CARNES. Curso: Gastronomia Turma: 1 Semestre Disciplina: MAPA Professor: Acácio Sacerdote

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARNES. Curso: Gastronomia Turma: 1 Semestre Disciplina: MAPA Professor: Acácio Sacerdote"

Transcrição

1 Curso: Gastronomia Turma: 1 Semestre Disciplina: MAPA

2 CONCEITO: A carne é o conjunto de tecidos, de cor e consistência características que recobre o esqueleto dos animais. (PHILIPPI, 2014)

3 CONCEITO: Comercialmente, denomina-se carne, todas as partes dos animais que servem de alimentos ao homem, inclusive as provenientes de aves, caça, peixes e frutos do mar. (PHILIPPI, 2014)

4 ESTRUTURA (TECIDO MUSCULAR) Tecido Muscular: É compostos de feixes de fibras microscópicas, de forma tubular, que se afinam nas extremidades. Essas fibras variam de tamanho, tendo em média de 2,5 cm a 5,0 cm de comprimento.

5 ESTRUTURA (TECIDO MUSCULAR) O tamanho dos feixes musculares e a quantidade de tecido conjuntivo, que os mantêm ligados, determinam a textura da carne. Será mais macia, quando as fibras apresentarem pequeno diâmetro.

6 ESTRUTURA (TECIDO MUSCULAR) As carnes mais macias são de animais novos. Depende da espécie do animal, do tipo de alimentação, da intensidade de atividade física do animal e forma de abate.

7 ESTRUTURA (TECIDO CONJUNTIVO) O tecido conjuntivo forma as paredes das fibras musculares, ligando-as em feixes, envolvendo os músculos, formando tendões e ligamentos. Branco ou amarelo

8 ESTRUTURA (OSSOS E CARTILAGEM) A cartilagem é uma variedade de tecidos conjuntivos, de cor acinzentada ou branca que reveste a extremidade dos ossos. Ossos de animais adultos são duros e quebradiços, enquanto os de animais novos são mais maleáveis, menos quebradiços e apresentam um tom róseo.

9 ESTRUTURA (GORDURA) A gordura encontrada nas carnes está geralmente localizada entre as células do tecido conjuntivo. Os principais depósitos estão situados ao redor dos órgãos internos (gordura cavitária ou sebo), entre os músculos e em volta destes, e diretamente sob a pele.

10 ESTRUTURA (GORDURA) A gordura melhora o sabor, a suculência e a maciez da carne cozida, reduz o tempo de cocção e diminui as perdas de sucos por evaporação. Mesmo que a membrana se rompa nos processos de subdivisão e cocção não ocorre a perda de gordura totalmente porque se encontra retida na estrutura celular.

11 ESTRUTURA (GORDURA)

12 COR DA CARNE Os pigmentos responsáveis pela coloração vermelha da carne são a hemoglobina e a mioglobina. A superfície da carne bovina logo que é cortada e exposta ao oxigênio, apresenta uma coloração vermelho brilhante. MIOGLOBINA + OXIGÊNIO = OXIMIOGLOBINA

13 COR DA CARNE. Quando aquecida a mais de 64 C a mioglobina decompõe-se originando a hematina, substância de cor marrom.. Com um termômetro no interior da carne é possível determinar quando atingiu 64 C e está cozida.

14 REAÇÃO DE MAILLARD. A reação de Maillard (RM) é uma reação de escurecimento não enzimático e que pode ocorrer em alimentos e organismos vivos entre a carbonila de açúcares redutores e o grupamento amina de proteínas.. (C=O) Carboidrato + (-NH2) Aminoácido = melanoidinas. OBS: Não confundir com a caramelização.

15 REAÇÃO DE MAILLARD. A reação gera compostos responsáveis pelas transformações do aroma, cor, sabor e textura de alimentos submetidos a um processamento térmico, sendo estes determinantes para a escolha do alimento pelo consumidor.. Produção de acroleína, acrilamida e aminas heterocíclicas aromáticas (prejudiciais a saúde)

16 TEMPERATURA DE COÇÃO:

17 TEMPO DE COÇÃO:

18 Assados: Quando as peças de carnes se destinam à assados, deve ser mantidas a pele e a gordura que recobrem, pois estas impedem a perda de suco e melhoram o sabor. Obs:As carnes podem ser simples ou recheadas.

19 VALOR NUTRITIVO: As carnes são fontes de proteínas de alto valor biológico (10 a 20%), gorduras (10 a 30%), vitaminas principalmente do complexo B, (B1, B2, B12 e niacina), Vitamina A, e minerais (ferro, cálcio, fósforo, além do zinco, magnésio, sódio e potássio) Alta biodisponibilidade do ferro: (15 a 35%)

20 CARNES

21 DIGESTIBILIDADE: Os extratos da carne estimulam a secreção de sucos digestivos, e dessa forma contribuem para digestão de outros alimentos.. Absorção de proteínas 87%. Absorção de gordura 96%

22 QUALIDADE DA CARNE O estado de maturação influencia na consistência da carne, mesmo depois de abatido o animal produz glicose e ácido lático. Por não haver circulação ambos depositam-se, fazendo com que a carcaça fique rígida Rigor mortis O ácido lático, porém tem uma ação reversível, agindo depois sobre as proteínas e hidrolisando-as, tornando o musculo novamente macio.

23 CARNES

24 RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E MACIEZ A palatabilidade da carne é julgada pela maciez (determinada pela idade do animal) e pela quantidade e deposição da gordura. Os cortes mais macios são o filé mignon, lombo e costelas.

25 RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E MACIEZ As partes mais exercitadas do animal são os músculos do pescoço, pernas e quarto dianteiro (pescoço, acém, peito, músculo, cupim, tutano), que têm paredes celulares mais espessas e tecido conjuntivo mais denso, resultando em carne menos tenra (macia). Os cortes mais duros são acém, paleta, coxão duro e músculo.

26 VITELA A carne de vitela é proveniente do novilho com menos de 6 meses de idade. Vitelas de leite: são abatidas depois de 20 dias de nascidas; geralmente são animais machos. Vitelas de confinamento: são alimentadas depois do desmame. Carne com sabor suave e pouca gordura.

27 AGENTES AMACIADORES: Ação mecânica: batedor de bife para amaciar a carne. Em cozinhas industriais, ao amaciamento é utilizado com um equipamento que contém várias lâminas que seccionam as fibras da carne, tornado-se mais macia.

28 AGENTES AMACIADORES: Ação enzimática: utiliza enzimas naturais como a papaína (mamão) e a bromelina (abacaxi). Ou Industrializadas.

29 AGENTES AMACIADORES: Ação química: deixar a carne em vinha d alhos (temperos e vinagre ou vinho).

30 AGENTES AMACIADORES: Maturação a vácuo: a carne desossada é embalada a vácuo, em sacos plásticos laminados e mantidas sob refrigeração (0ºC) por até 60 dias. A embalagem a vácuo protege contra contaminação microbiana e o laminado contra ação da luz.

31 CORTES: CARNES Todos os cortes possuem praticamente o mesmo valor Nutritivo, sendo mito a afirmação de que o corte de primeira é melhor que o de segunda. O que existe na verdade, são diferentes teores de gordura, formas corretas de preparação, específica para cada corte.

32 CARNES

33 1 Pescoço: um dos cortes com mais gordura. 2 Acém: corte do lombo do boi, dura e gordurosa. 3 Peito: carne dura. 4 Braço, pá ou paleta: carne dura. 5 Fraldinha: corte pequeno de fibras longas; é a parte da carne que forra o abdômen.

34 Peito com osso Peito sem osso Acém Braço ou paleta Ossobuco Bisteca

35 7 Filé mignon: macio, localizado ao longo do dorso do animal. 9 Contra-filé: carne macia, de forma redonda, fica ao longo da parte externa da coluna vertebral. 10 Capa de filé: textura desigual, muitos nervos.

36 Filé mignon Contra filé Capa de filé Maminha Picanha

37 11 Alcatra: forma alongada e fibras semelhantes às do coxão mole. 12 Patinho: parte menos macia que a alcatra. 13 Coxão duro ou de fora: um pouco fibroso. 14 Coxão mole ou de dentro: músculo do interior da perna, de consistência macia.

38 15 Lagarto: parte da coxa do boi. 16 e 17 Músculo: consistência rija. 19 Maminha de alcatra: corte macio. 20 Picanha: macia, muito usada para churrascos. 21 Cupim:corte com bastante gordura.

39 Lagarto Rabo Alcatra Coxão duro Coxão mole Patinho

40 FORMAS DE PREPARO: Cortes mais macios tem menos tecido conjuntivo filé, alcatra, contra-filé, picanha podem ser preparados em calor seco (grelha, forno ou fritos). Cortes para grelha espessura de 2 a 3 cm Chapas e frigideiras bifes finos

41 FORMAS DE PREPARO: Cortes menos macios como coxão mole, coxão duro, lagarto, patinho, acém e paleta devem ser preparados em calor úmido, cozidos ou fritos em líquidos ou gorduras. Alguns podem ser feitos no forno cuidando para que o assado não fique seco, tenha molho (regar a carne com líquidos ou usar papel laminado).

42 FORMAS DE PREPARO: CARNES O fatiamento das peças de carnes para a retirada de bifes deve ser feito no sentido transversal à fibra, seccionando-a, pois cortar a carne no sentido da fibra torna-a dura após a cocção. Para que não se tornem ressecados, os bifes devem ter espessura de 1 a 1,5 cm.

43 FORMAS DE PREPARO: CARNES Medalhão: com aproximadamente 150 g e 3 cm de altura apresenta um formato arredondado ou oval.

44 FORMAS DE PREPARO: CARNES Turnedô: Com aproximadamente 180g, 4 a 5cm de altura, formato arredondado, contronado com uma fatia de bacon presa por um barbante;

45 FORMAS DE PREPARO: CARNES Chateaubriant: com aproximadamente 300 a 400 g e 6 a 7 cm de altura, formato arredondado.

46 FORMAS DE PREPARO: CARNES Escalope: pequena fatia de carne (aproximadamente 60g), cortada no sentido transversal à fibra, geralmente batida para diminuir a espessura e preparada como bife.

47 Picados Brochette ou Espeto: cubos de aproximadamente 3 cm. Goulash: cubos de aproximadamente 4 cm. Picadinho: cubos de aproximadamente 2 cm. Iscas: tiras de aproximadamente 5 cm (comprimento) x 1 cm (largura).

48 Moída Cuidado com as condições higiênico-sanitárias. Pode ser empregada em diversas preparações tais como hambúrgueres, almôndegas, bolinhos, recheios, quibe.

49 CARNES

50 BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ORNELLAS, L. H. Técnica dietética: seleção e preparo de alimentos. 8. ed. São Paulo: Atheneu, PHILIPPI, S. T. Nutrição e técnica dietética. 3. ed. São Paulo: Manole, SILVA JÚNIOR., Êneo Alves da Manual de Controle Higiênico Sanitário em Alimentos. 7 ed. São Paulo: Livraria Varela, 2014.

51 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: TEICHMANN, Ione Mendes. Tecnologia Culinária. 2.ed. Caxias do Sul (RS): EDUCS, INSTITUTO AMERICANO DE CULINÁRIA. Chef Profissional. 4 ed. Ed. Senac São Paulo, DUCHENE, L.; JONES, B. Le Cordon Bleu: todas as técnicas culinárias. 9ª Reimpressão, São Paulo: Marco Zero, SEBESS, Mariana G. Técnicas de Cozinha Profissional. 2ª Reimpressão, São Paulo: SENAC, O grande livro dos ingredientes São Paulo: Publifolha

DEFINIÇÃO MATÉRIA DOS ANIMAIS UTILIZADA COMO ALIMENTO

DEFINIÇÃO MATÉRIA DOS ANIMAIS UTILIZADA COMO ALIMENTO CARNES DEFINIÇÃO MATÉRIA DOS ANIMAIS UTILIZADA COMO ALIMENTO MÚSCULO ÓRGÃOS OUTROS TECIDOS CARNE VERMELHA X CARNE BRANCA CARNE VERMELHA APLICÁVEL À POUCAS DAS 3000 ESPÉCIES MAMÍFERAS CARNE BRANCA AVES,

Leia mais

ÓLEOS E GORDURAS. Curso: Gastronomia Turma: 1 Semestre Disciplina: MAPA Professor: Acácio Sacerdote

ÓLEOS E GORDURAS. Curso: Gastronomia Turma: 1 Semestre Disciplina: MAPA Professor: Acácio Sacerdote ÓLEOS E GORDURAS Curso: Gastronomia Turma: 1 Semestre Disciplina: MAPA CONCEITO: ÓLEOS E GORDURAS São compostos encontrado nos organismos vivos, geralmente insolúveis em agua, mas solúveis em solventes

Leia mais

Recomendações dos cortes bovinos ideais para cada tipo de preparo

Recomendações dos cortes bovinos ideais para cada tipo de preparo CARTILHA TÉCNICA Recomendações dos cortes bovinos ideais para cada tipo de preparo Lucas Arantes Pereira Mestre em Engenharia de Alimentos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo

Leia mais

Catálogo Digital (51) (51) (51) (51)

Catálogo Digital (51) (51) (51) (51) Catálogo Digital (51) 3341-1400 - (51) 3341-3199 (51) 9394-8475 - (51) 9395-2754 saogabrielcarnes.com.br facebook.com/carnessaogabriel Quem somos O Frigorífico São Gabriel trabalha com diversas marcas

Leia mais

Mapa do boi: saiba qual é o melhor preparo para cada tipo de corte. Confira!

Mapa do boi: saiba qual é o melhor preparo para cada tipo de corte. Confira! Mapa do boi: saiba qual é o melhor preparo para cada tipo de corte. Confira! O marinheiro de primeira viagem já passou por isso. Você está no açougue, olhando todos aqueles pedaços e nomes de carne. Para

Leia mais

CARCAÇA BOVINA E CORTES COMERCIAIS

CARCAÇA BOVINA E CORTES COMERCIAIS CARCAÇA BOVINA E CORTES COMERCIAIS A maciez, principal atributo de qualidade da carne, está relacionada a vários fatores, entre eles, o posicionamento do músculo na carcaça do animal. Por exemplo, músculos

Leia mais

Os segredos da carne bovina

Os segredos da carne bovina Os segredos da carne bovina 01 Cortes Pra começar, que tal aprendermos de onde vem cada corte do boi? Observe o desenho abaixo. 1. Rabo 12. Fraldinha 2. Lagarto 13. Ponta de agulha 3. Coxão duro 14. Capa

Leia mais

Fernando Henrique de Oliveira

Fernando Henrique de Oliveira Do Verdadeiro 2/60 ÍNDICE Conservação...9 Introdução...9 Resfriar...9 Congelar...10 Condições iniciais do produto...11 Teor de gordura...11 Embalagem para congelamento...11 Tipo de congelamento...11 Grandes

Leia mais

Aquisição de gêneros alimentícios (carnes, salgados e frios).

Aquisição de gêneros alimentícios (carnes, salgados e frios). Processo: 23083.012429 Pregão: 64/2018 Vigência: 09/11/2018 a 08/11/2019 Gestor: MATILDES DAS DORES DE OLIVEIRA CARNEIRO E-mail: proaes@ufrrj.br Telefone: 3787-3748 Objeto: Aquisição de gêneros alimentícios

Leia mais

FICHAS TÉCNICAS CORTES BOVINO

FICHAS TÉCNICAS CORTES BOVINO FICHAS TÉCNICAS CORTES BOVINO CORTES BOVINOS 1- Pescoço 2- Acém 3 - Peito 4 - Paleta 5 - Fraldinha 6 - Ponta de Agulha 7- File Mignon 8 - Filé de Costela 9 - Contra Filé 10 Capa de Filé 11- Alcatra 12

Leia mais

GUIA ESPECIAL DA CARNE PARA IMPRESSIONAR ATÉ QUEM DOMINA O CHURRASCO

GUIA ESPECIAL DA CARNE PARA IMPRESSIONAR ATÉ QUEM DOMINA O CHURRASCO GUIA ESPECIAL DA CARNE PARA IMPRESSIONAR ATÉ QUEM DOMINA O CHURRASCO VOCÊ VAI DOMINAR O CHURRASCO OBA RESERVE.................... OBA SELEÇÃO DIA A DIA................ CORTES OBA RESERVE................

Leia mais

ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PREGÃO 021/2017 FRIGORIFICADOS - AQUISIÇÃO PARA 06 MESES Item Qtde Und Descrição Valor Unit. Valor Total 1 100 KG ACEM CONGELADO 2 280 KG 3 160 KG ALCATRA BOVINA, PEÇA

Leia mais

TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E SOLOS TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL Prof: Daniel M. Tapia T. Eng. Agrônomo MSc 2006 Depende de uma serie

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Curso de Nutrição e Metabolismo Disciplina: Técnica Dietética CARNES

Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Curso de Nutrição e Metabolismo Disciplina: Técnica Dietética CARNES Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Curso de Nutrição e Metabolismo Disciplina: Técnica Dietética CARNES Novembro 2017 SUMÁRIO CONCEITO; CLASSIFICAÇÃO; ESTRUTURA E INFUÊNCIA

Leia mais

BEEFBISTRÔ APRESENTAÇÃO

BEEFBISTRÔ APRESENTAÇÃO PARA QUEM AMA CARNE APRESENTAÇÃO Somos um novo conceito em carnes e gastronomia. Especializados no fornecimento e corte de carnes, cuja qualidade é garantida desde a criação do animal até a disponibilização

Leia mais

ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PREGÃO 008/16 FRIGORIFICADOS QTDE QTDE Item Qtde Und Descrição Valor Unit. Valor Total SESC SENAC 1 600 0 600 KG 005.002.0026 - ACEM CONGELADO 2 1200 350 1550 KG 3 1200

Leia mais

Anexo I Especificação de carne completa

Anexo I Especificação de carne completa Item ESPECIFICAÇÃO 1 ACEM MOIDO: Carne Bovina de 2ª Moída Magra (Acém): Carne bovina; acém; moída; resfriada; e no máximo 10% de sebo e gordura, com aspecto, cor, cheiro e sabor próprios; embalada em saco

Leia mais

Linha do Tempo. Uma história de sucesso. Início da história do Grupo Supremo, com a. Belo Horizonte/MG. A Supremo é uma das pioneiras no estado

Linha do Tempo. Uma história de sucesso. Início da história do Grupo Supremo, com a. Belo Horizonte/MG. A Supremo é uma das pioneiras no estado Guia de Vendas Linha do Tempo Uma história de sucesso Início da história do Grupo Supremo, com a 1988 abertura do açougue São Sebastião, em Belo Horizonte/MG. 1990 Inauguração da Supremo Alimentos, em

Leia mais

ANEXO AO COMUNICADO: PAUTA PARA CÁLCULO DO ICMS DE GADO E CARNE ORIGINADAS DE SÃO PAULO

ANEXO AO COMUNICADO: PAUTA PARA CÁLCULO DO ICMS DE GADO E CARNE ORIGINADAS DE SÃO PAULO I - GADO EM CONDIÇÕES DE ABATE DISCRIMINAÇÃO UNIDADE VALOR - R$ BOI CABEÇA 2.550,00 NOVILHO PRECOCE (BOVINO) CABEÇA 2.250,00 BÚFALO CABEÇA 2.240,00 BÚFALO PRECOCE (IDADE ATÉ 24 MESES) CABEÇA 2.100,00 VACA

Leia mais

ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PREGÃO 045/16 FRIGORIFICADOS QTDE QTDE Item Qtde Und Descrição Valor Unit. Valor Total SESC SENAC 1 800 0 800 KG 005.002.0026 - ACEM CONGELADO 2 1200 350 1550 KG 3 1200

Leia mais

O riginária da Escócia, a raça Angus é criada há mais de cem anos no Brasil. DA FAZENDA. para sua MESA.

O riginária da Escócia, a raça Angus é criada há mais de cem anos no Brasil. DA FAZENDA. para sua MESA. DA FAZENDA para sua MESA. O riginária da Escócia, a raça Angus é criada há mais de cem anos no Brasil. Em média, os animais são abatidos aos 36 meses. Já os Angus da Fazenda Santa Mônica são com 13 meses,

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO N 43/2012 REGISTRO DE PREÇOS Nº 36/2012 LISTAGEM DO MENOR PREÇO REGISTRADO ALIMENTOS PERECÍVEIS FRIOS, DERIVADOS, CARNES

PREGÃO ELETRÔNICO N 43/2012 REGISTRO DE PREÇOS Nº 36/2012 LISTAGEM DO MENOR PREÇO REGISTRADO ALIMENTOS PERECÍVEIS FRIOS, DERIVADOS, CARNES PREGÃO ELETRÔCO N 43/2012 REGISTRO DE PREÇOS Nº 36/2012 LISTAGEM DO MENOR PREÇO REGISTRADO ALIMENTOS PERECÍVEIS FRIOS, DERIVADOS, CARNES VALIDADE: Início: 28/06/2012 Témino: 27/06/2013 ITEM QUANT ANUAL

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00001/ SRP

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00001/ SRP 52131 - COMANDO DA MARINHA 784330 - CAPITANIA DOS PORTOS DO PIAUI RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00001/2017-000 SRP 1 - Itens da Licitação 1 - ACHOCOLATADO ACHOCOLATADO, APRESENTAÇÃO PÓ, SABOR

Leia mais

PROCESSO DE QUALIDADE NO ABATE

PROCESSO DE QUALIDADE NO ABATE PROCESSO DE QUALIDADE NO ABATE PQ do Abate Documento/Revisão Data elaboração Data revisão 28/08/2015 Pagina 01/15 Quarto traseiro, quarto dianteiro, Composição: ponta de agulha Características da Qualidade.

Leia mais

ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Item QTDE SESC QTDE SENAC 1 200 120 320 KG 2 2700 0 2700 KG ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PREGÃO 035/15 FRIGORIFICADOS Qtde Und Descrição Valor Unit. Valor Total PERU INTEIRO CONGELADO SADIA, PERDIGÃO,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE LOTE 01 AMPLA PARTICIPAÇÃO 00001 00025038 CARNE BOVINA EM CUBOS CHA DE FORA HIGIÊNICAS PROVENIENTES DE ANIMAIS EM BOAS CONDIÇÕES DE SAÚDE, ABATIDOS SOB INSPEÇÃO VETERINÁRIA; A CARNE DEVE APRESENTAR-SE

Leia mais

CARCAÇAS BOVINAS E QUALIDADE DA CARNE

CARCAÇAS BOVINAS E QUALIDADE DA CARNE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA CARCAÇAS BOVINAS E QUALIDADE DA CARNE Ricardo Zambarda Vaz Zootecnista Doutor em Produção animal Jaqueline Schneider Lemes Médica Veterinária Pós-doutora

Leia mais

Site: 2. Relação de Produtos Fabricados

Site:  2. Relação de Produtos Fabricados ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DA PESCA COMPANHIA INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA DE SANTA CATARINA DIRETORIA TÉCNICA GERENCIA DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

Leia mais

Aproveitamento de cortes da carcaça bovina e formação de preços ao produtor e na indústria

Aproveitamento de cortes da carcaça bovina e formação de preços ao produtor e na indústria Aproveitamento de cortes da carcaça bovina e formação de preços ao produtor e na indústria Valorização do produtos Ao produtor Ao consumidor RICARDO ZAMBARDA VAZ Doutor em Produção animal Grupo de Cadeias

Leia mais

Ingredientes das Preparações da Semana 23/02 à 01/03:

Ingredientes das Preparações da Semana 23/02 à 01/03: Ingredientes das Preparações da Semana 23/02 à 01/03: Segunda-feira Almoço: Filé de frango à Milanesa: Filé de frango, sal, alho, cebola, ovo, farinha de trigo e de rosca. (Contém glúten) Carne de Panela:

Leia mais

S TO DU O E PR D O G LO TÁ A C 1

S TO DU O E PR D O G LO TÁ A C 1 1 CATÁLOGO DE PRODUTOS NOSSA HISTÓRIA Fundada em 1983 na cidade de Propriá, no estado de Sergipe, pelo grande empresário visionário, o sergipano Murilo Dantas, a Nutrial se estabeleceu no ramo de frigorífico,

Leia mais

PROPRIEDADES DA CARNE. Sandra R. S. T. de Carvalho Departamento de Zootecnia UFSC

PROPRIEDADES DA CARNE. Sandra R. S. T. de Carvalho Departamento de Zootecnia UFSC PROPRIEDADES DA CARNE Sandra R. S. T. de Carvalho Departamento de Zootecnia UFSC A cor da carne é considerada como o principal aspecto no momento da comercialização (apelo visual). COR Vermelha Hemoglobina

Leia mais

Cort Nobr. *Todas as imagens deste catálogo são meramente ilustrativas

Cort Nobr. *Todas as imagens deste catálogo são meramente ilustrativas Cort Nobr *Todas as imagens deste catálogo são meramente ilustrativas Assad D r (Duro Por ) Reúna os amigos para aquele churrasco, faça um assado de tira suína e sinta o sabor que só as tiras acrescentam

Leia mais

Preparo dos alimentos Profa Dra Betzabeth Slater OPERAÇÕES TÉRMICAS DE COCÇÃO

Preparo dos alimentos Profa Dra Betzabeth Slater OPERAÇÕES TÉRMICAS DE COCÇÃO + Preparo dos alimentos Profa Dra Betzabeth Slater OPERAÇÕES TÉRMICAS DE COCÇÃO + OPERAÇÕES TÉRMICAS DE COCÇÃO 2 Define-se como cocção o procedimento de aplicação de calor, resultando em alterações na

Leia mais

Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Cereais e derivados Arroz, integral, cru 12 359 1502 8 2 0 78 5,0 Arroz, tipo 1, cru 13 359

Leia mais

Tipificação e Classificação de Carcaças Bovinas (2/3)

Tipificação e Classificação de Carcaças Bovinas (2/3) Tipificação e Classificação de Carcaças Bovinas (2/3) Descreveremos agora um dos dois métodos pelos quais carcaças bovinas podem ser classificadas nos EUA. Classificação por Qualidade Características de

Leia mais

Sa- Mono- Poli- Número do Descrição do Alimento Lipídeos turados insaturados insaturados 12:0 14:0 16:0 18:0 20:0 22:0 24:0 Alimento (g) (g) (g) (g)

Sa- Mono- Poli- Número do Descrição do Alimento Lipídeos turados insaturados insaturados 12:0 14:0 16:0 18:0 20:0 22:0 24:0 Alimento (g) (g) (g) (g) Sa- Mono- Poli- Número do Descrição do Alimento Lipídeos turados insaturados insaturados 12:0 14:0 16:0 18:0 20:0 22:0 24:0 Alimento (g) (g) (g) (g) (g) (g) (g) (g) (g) (g) (g) &HUHDLVÃHÃGHULYDGRVÃ 1 Arroz,

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 14/2014-FCT

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 14/2014-FCT ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 14/2014-FCT PROCESSO Nº: 1939/2014-FCT ASSUNTO: REGISTRO DE PREÇO PELO 12 MESES, PARA AQUISIÇÃO DE CARNES, AVES E PEIXES RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS

Leia mais

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Ao final deste capítulo, você poderá Ø Explicar rótulos de alimentos Ø Decidir quais alimentos são melhores com base em três fatores Capítulo 13 Nutrição:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GANDU

PREFEITURA MUNICIPAL DE GANDU 1/6 EXTRATO ATA CONTRATO REGISTRO DE PREÇO CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE GANDU - CONTRATADA: D S COMERCIAL DE ALIMENTOS LTDA -ME, inscrita no CNPJ sob o nº 04.991.973/0001-90 - OBJETO - AQUISIÇÃO DE GÊNEROS

Leia mais

Tecnologia de Produtos de Origem Animal

Tecnologia de Produtos de Origem Animal UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA DEAS Tecnologia de Produtos de Origem Animal Prof. Daniel M. Tapia T. Eng. Agrônomo MSc. INTRODUÇÃO Produto de qualidade Aquele que atende perfeitamente, de forma

Leia mais

Autor(es) Bem Estar Social Orientações práticas para o Trabalho na Cozinha

Autor(es) Bem Estar Social Orientações práticas para o Trabalho na Cozinha 1 de 5 10/16/aaaa 11:09 Bem Estar Social Frutas : boas fontes de energia, vitaminas e minerais Frutas: Boas fontes de Nome energia, vitaminas e minerais Produto Folder Data Preço - Bem Estar Social : Linha

Leia mais

CARDÁPIO SEMANAL UNIDADE: Universidade Regional de Cariri MÊS: AGOSTO 2016

CARDÁPIO SEMANAL UNIDADE: Universidade Regional de Cariri MÊS: AGOSTO 2016 Repolho roxo, Bife à parmegiana Frango ao forno com, tomate e DOCE/TANGERINA (coxão duro) 50% batatas pepino SEG 8-ago 9-ago QUA 10-ago 11-ago 12-ago Frango xadrez (cubos de frango) Cupim ao molho de maionese

Leia mais

TIPOS DE ALIMENTOS E FORMAS DE PRODUÇÃO

TIPOS DE ALIMENTOS E FORMAS DE PRODUÇÃO E FORMAS DE PRODUÇÃO Curso: Gastronomia Turma: 1 Semestre Disciplina: MAPA Que tipo de alimento você é? Que tipo de alimento você quer ser? CONCEITO (ALIMENTOS) Alimento é toda substância ou mistura de

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS Todas os alimentos deverão seguir o critério geral de: 1) Características microscópicas: Isento de substâncias estranhas de qualquer natureza. 2) Rotulagem:

Leia mais

Institui Lista de Preços Mínimos para os produtos oriundos da pecuária matogrossense, e dá outras providências.

Institui Lista de Preços Mínimos para os produtos oriundos da pecuária matogrossense, e dá outras providências. PORTARIA N 265/2014 - SEFAZ Institui Lista de Preços Mínimos para os produtos oriundos da pecuária matogrossense, e dá outras providências. O SECRETÁRIO ADJUNTO DA RECEITA PÚBLICA, no exercício das atribuições

Leia mais

Com diversas opções de cortes temperados, que oferecem mais sabor e praticidade para o dia a dia do consumidor, a linha Apreciatta torna seus

Com diversas opções de cortes temperados, que oferecem mais sabor e praticidade para o dia a dia do consumidor, a linha Apreciatta torna seus Com diversas opções de cortes temperados, que oferecem mais sabor e praticidade para o dia a dia do consumidor, a linha Apreciatta torna seus momentos em família ainda mais prazerosos. Alcatra Carne suína

Leia mais

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco.

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. PROTEÍNAS São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. Classificação: Proteínas simples e Proteínas conjugadas. - Proteínas simples

Leia mais

Menos Sal, Mais Saúde

Menos Sal, Mais Saúde img. sxc.hu Informação facultada por: Serviço de Dietética e Nutrição designed by: CHAlg - GCOM 2014 Menos Sal, Mais Saúde Maio - Mês do Coração 13 de Maio Ervas Aromáticas e Especiarias Especiarias As

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS (Prof. Dr. Tiago André Kaminski) EXERCÍCIOS PARA 2ª PROVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS (Prof. Dr. Tiago André Kaminski) EXERCÍCIOS PARA 2ª PROVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS (Prof. Dr. Tiago André Kaminski) EXERCÍCIOS PARA 2ª PROVA BIOQUÍMICA DOS OVOS 1) Complete as sentenças. a) A membrana da casca protege

Leia mais

DIFERENTES TÉCNICAS DE COCÇÃO, AMACIAMENTO DA CARNE E SEU USO EM PREPARAÇÕES.

DIFERENTES TÉCNICAS DE COCÇÃO, AMACIAMENTO DA CARNE E SEU USO EM PREPARAÇÕES. DIFERENTES TÉCNICAS DE COCÇÃO, AMACIAMENTO DA CARNE E SEU USO EM PREPARAÇÕES. Thais Sousa Florentino¹; Lidinayde Kelly Morais²; Carolina da Silva Ponciano³;Vanessa Bordin Viera 4 ; Nilcimelly Rodrigues

Leia mais

RECEITAS PARA. Linha de Grill s Britânia

RECEITAS PARA. Linha de Grill s Britânia To p G r i ll Fla t RECEITAS PARA Linha de Grill s Britânia Tudo na Grelha!!! Estas são as receitas dos grelhados... São rápidas de preparar, saborosas e, claro, com poucas calorias!!! Para uma alimentação

Leia mais

bem-vindo a autêntica steakhouse dry aged:

bem-vindo a autêntica steakhouse dry aged: MENU bem-vindo a autêntica steakhouse dry aged: Nossa casa é pioneira na implantação de processos que garantem excelente maturação das carnes nobres. Adotamos o método de maturação à seco, chamado de método

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 16/0008-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS

PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 16/0008-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 16/0008-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS ITEM USO INTERNO (Nº DA RCMS E ITEM) DESCRIÇÃO Sesc Deodoro QUANTIDADE ESTIMADA Sesc Turismo/ Condomínio Total Estimado

Leia mais

Bovino. Talho. Origem

Bovino. Talho. Origem A carne, peixe e ovos são constituídos principalmente por proteínas e gordura. São uma fonte de proteínas de alto valor biológico. As vísceras destacam-se por serem ricas em diversos nutrientes: vitamina

Leia mais

Benefícios da Quinoa. Enjoy the journey

Benefícios da Quinoa. Enjoy the journey Benefícios da Quinoa ORIGINÁRIA DA AMÉRICA DO SUL, ESTE CEREAL DOS INCAS, É APONTADO COMO O MELHOR ALIMENTO DE ORIGEM VEGETAL PARA CONSUMO HUMANO DEVIDO À SUA RIQUEZA NUTRICIONAL. SE PRETENDE TER UMA ALIMENTAÇÃO

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS E PRINCIPAIS TIPOS DE TECIDOS

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS E PRINCIPAIS TIPOS DE TECIDOS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS E PRINCIPAIS TIPOS DE TECIDOS Profª MSc Monyke Lucena Átomos Compostos químicos Célula Tecidos Órgão Sistema Organismo Os animais apresentam diferentes tipos de tecidos,

Leia mais

ANEXO I DESCRITIVO (ESPECIFICAÇÃO)

ANEXO I DESCRITIVO (ESPECIFICAÇÃO) Item ESPECIFICAÇÃO 1 2 3 Cação em postas: Produto congelado. Isento de peles, cartilagens, ossos e parasitas, dentro dos padrões estabelecidos pelo Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de origem

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO É o ato de se nutrir por meio dos alimentos. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Planejada com alimentos de todos os grupos. Preferir os alimentos

Leia mais

ANEXO I NOMENCLATURA DE CARNES E DERIVADOS DE AVES E COELHOS

ANEXO I NOMENCLATURA DE CARNES E DERIVADOS DE AVES E COELHOS ANEXO I NOMENCLATURA DE CARNES E DERIVADOS DE AVES E COELHOS a) PRODUTOS RESFRIADOS 1. Frango Resfriado (7) 2. Frango Resfriado (sem miúdos) 3. Frango Resfriado (meio frango) 4. Frango Desossado Resfriado

Leia mais

24/10/2018. Carnes, aves e peixes. Carne termo genérico. Gordura. Pigmentos. Valor nutritivo e composição química. Principais constituintes

24/10/2018. Carnes, aves e peixes. Carne termo genérico. Gordura. Pigmentos. Valor nutritivo e composição química. Principais constituintes 2 Carne termo genérico Tradicionalmente o termo carne é todo tecido muscular ou porção comestível que tenha sofrido mudanças químicas e físicas após o abate. Podem ser de mamíferos entre os quais estão

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Professor Renato Moreira Nunes Profa. Cristiane G de Oliveira Departamento de Nutrição Curso de Nutrição

Universidade Federal de Juiz de Fora Professor Renato Moreira Nunes Profa. Cristiane G de Oliveira Departamento de Nutrição Curso de Nutrição NUT Universidade Federal de Juiz de Fora Cronograma de Aulas 1 TÉCNICA DIETÉTICA NUT 005 Conteúdo Programático 15 Semanas de aula 02 aulas teóricas e 02 aulas práticas por semana 1. Ementa: 1) Conceituação

Leia mais

ANATOMIA E FISIOLOGIA. Sistema Esquelético

ANATOMIA E FISIOLOGIA. Sistema Esquelético ANATOMIA E FISIOLOGIA Sistema Esquelético SISTEMA ESQUELÉTICO 09/02/2018 2 SISTEMA ESQUELÉTICO O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens. 09/02/2018 3 SISTEMA ESQUELÉTICO Ossos são órgãos

Leia mais

ANATOMIA E FISIOLOGIA. Sistema Esquelético

ANATOMIA E FISIOLOGIA. Sistema Esquelético ANATOMIA E FISIOLOGIA Sistema Esquelético 2 SISTEMA ESQUELÉTICO 3 SISTEMA ESQUELÉTICO O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens. 4 SISTEMA ESQUELÉTICO Ossos são órgãos esbranquiçados, muito

Leia mais

Anexo I Consumo anual

Anexo I Consumo anual Item ESPECIFICAÇÃO 1 2 3 4 5 ACEM MOIDO: Carne Bovina de 2ª Moída Magra (Acém): Carne bovina; acém; moída; resfriada; e no máximo 10% de sebo e gordura, com aspecto, cor, cheiro e sabor próprios; embalada

Leia mais

RECEITAS À BASE DE PEIXE

RECEITAS À BASE DE PEIXE RECEITAS À BASE DE PEIXE Lasanha de Peixe 2 cebolas picadas 2 dentes de alho picados 1 colher (sopa) de óleo Sal a gosto 3 tomates maduros picados 1 pimentão Orégano, pimenta-do-reino e cominho a gosto

Leia mais

COLÉGIO DE S. JOSÉ Semana de 2 a 6 de outubro de 2017 Almoço

COLÉGIO DE S. JOSÉ Semana de 2 a 6 de outubro de 2017 Almoço Semana de 2 a 6 de outubro de 2017 Sopa Sopa de couve lombarda 1,3,5,6,7,8,12 Douradinhos de pescada com arroz 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,13,14 Feijoada com arroz 8,12 Sopa Creme de Legumes 1,3,5,6,7,8,12

Leia mais

ÍNDICE VOCÊ É O CHEF! GOURMET...8 PRATICIDADE...10 TEMPERADOS CONGELADOS...14 TEMPERADOS RESFRIADOS...16 FESTA...18 FOOD SERVICES FATIADOS...

ÍNDICE VOCÊ É O CHEF! GOURMET...8 PRATICIDADE...10 TEMPERADOS CONGELADOS...14 TEMPERADOS RESFRIADOS...16 FESTA...18 FOOD SERVICES FATIADOS... CATÁLOGO 2016 ÍNDICE VOCÊ É O CHEF! GOURMET...8 PRATICIDADE...10 TEMPERADOS CONGELADOS...14 TEMPERADOS RESFRIADOS...16 FESTA...18 FOOD SERVICES FATIADOS...37 DELÍCIAS TRADICIONAIS SALAMES...20 CURADOS

Leia mais

Como preparar churrasquinho de medalhão

Como preparar churrasquinho de medalhão Como preparar churrasquinho de medalhão Aprenda a preparar espetinho de medalhão Gilberto Rodrigues Belo Horizonte Minas Gerais Brasil Edição 2016 O BACON É toucinho defumado, parte da barriga do porco,

Leia mais

BILU INDÚSTRIA DE ALIMENTOS LTDA

BILU INDÚSTRIA DE ALIMENTOS LTDA CATÁLOGO DE PRODUTOS Especificações Técnicas Embalagens MANDIOCA CHIPS S/SAL MANDIOCA CHIPS C/SAL - Mandioca; - Óleo de Palma. ALÉRGICOS: PODE CONTER DERIVADOS DE SOJA E DERIVADOS DE CEVADA (SEM GLÚTEN).

Leia mais

SECRETARIA ESPECIAL DE ESTADO DE GESTÃO SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E SERVIÇOS LOGÍSTICOS

SECRETARIA ESPECIAL DE ESTADO DE GESTÃO SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E SERVIÇOS LOGÍSTICOS RELAÇÃO DE ITENS Item Serviço Unidade Qtd 1 Água mineral sem gás, e embalada em 2 Água mineral sem gás, embalada em garrafa transparente de 1,5, Ph de 4,1 a 9,2 a 25 C, validade mínima de 12 meses. 3 Água

Leia mais

AS MOLÉCULAS DA VIDA. COMPOSIÇÃO DOS SERES VIVOS De que são formados os seres vivos? ELEMENTOS QUÍMICOS QUE COMPÕEM OS

AS MOLÉCULAS DA VIDA. COMPOSIÇÃO DOS SERES VIVOS De que são formados os seres vivos? ELEMENTOS QUÍMICOS QUE COMPÕEM OS AS MOLÉCULAS DA VIDA COMPOSIÇÃO DOS SERES VIVOS De que são formados os seres vivos? ELEMENTOS QUÍMICOS QUE COMPÕEM OS SERES VIVOS CERCA DE TRINTA ELEMENTOS CONSTITUEM AS CÉLULAS QUE COMPÕEM OS SERES VIVOS.

Leia mais

A CARNE VERMELHA. Principais Tipos

A CARNE VERMELHA. Principais Tipos A CARNE VERMELHA Em latim seu nome era vivenda, que significa o que sustenta a vida. Pelo seu alto valor nutritivo a carne sustenta o nosso organismo, e pela sua versatilidade é a arma forte de toda cozinha

Leia mais

Como preparar churrasquinho de medalhão

Como preparar churrasquinho de medalhão Como preparar churrasquinho de medalhão Aprenda a preparar espetinho de medalhão Gilberto Rodrigues Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil Edição 2016 O BACON É toucinho defumado, parte da barriga do porco,

Leia mais

Carbo- Fibra Número do Umidade Energia Proteína Lipídeos Colesterol idrato Alimentar Cinzas Cálcio Magnésio Alimento Descrição do Alimento (%) (kcal)

Carbo- Fibra Número do Umidade Energia Proteína Lipídeos Colesterol idrato Alimentar Cinzas Cálcio Magnésio Alimento Descrição do Alimento (%) (kcal) Carbo- Fibra Número do Umidade Energia Proteína Lipídeos Colesterol idrato Alimentar Cinzas Cálcio Magnésio Alimento Descrição do Alimento (%) (kcal) (kj) (g) (g) (mg) (g) (g) (g) (mg) (mg) &HUHDLVÃHÃGHULYDGRVÃ

Leia mais

Anexo I Consumo anual

Anexo I Consumo anual Item 1 2 3 ESPECIFICAÇÃO ACEM MOIDO: Carne Bovina de 2ª Moída Magra (Acém): Carne bovina; acém; moída; resfriada; e no máximo 10% de sebo e gordura, com aspecto, cor, cheiro e sabor próprios; embalada

Leia mais

SISTEMA ESQUELÉTICO. O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens.

SISTEMA ESQUELÉTICO. O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens. SISTEMA ESQUELÉTICO Conceito de Sistema Esquelético O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens. Conceito de Ossos: Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindos-se aos outros,

Leia mais

catálogo de produtos

catálogo de produtos catálogo de produtos Uma empresa genuinamente brasiliense criada para atender de maneira diferenciada apreciadores de uma boa carne. A Capital Beef Box comercializa carnes selecionadas, para o seu dia-a-dia

Leia mais

A bioquímica celular é o ramo da biologia que estuda a composição e as propriedades químicas dos seres vivos.

A bioquímica celular é o ramo da biologia que estuda a composição e as propriedades químicas dos seres vivos. 1) Introdução A bioquímica celular é o ramo da biologia que estuda a composição e as propriedades químicas dos seres vivos. 2) Elementos químicos da matéria viva Existem 96 elementos químicos que ocorrem

Leia mais

Dog Star Foods Natural 15kg

Dog Star Foods Natural 15kg Dog Star Foods Natural 15kg Proteína Bruta Extrato Etéreo Matéria Mineral (Mín.) 23% (Mín.) 10% (Máx.) 8% Matéria Fibrosa (Máx.) 4,5% Cálcio (Máx.) 2% Fósforo (Mín.) 1% Cereais Integrais Probióticos Carne

Leia mais

Origem do Barbecue BAR BEER - CUE. Bar Cerveja - Palpite

Origem do Barbecue BAR BEER - CUE. Bar Cerveja - Palpite O termo Barbecue Origem do Barbecue Na América, as roadhouses anunciavam: BAR-BEER-CUE (Bar-Cerveja-Tacos de Bilhar). No Texas virou: Bar B Q e depois BBQ Será que foi o Ken, ao dizer: Hey, Barbie s cute

Leia mais

Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ESQUELÉTICO

Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ESQUELÉTICO Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ESQUELÉTICO SISTEMA ESQUELÉTICO Composto de ossos e cartilagens. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio)

Leia mais

Nhoque com molho de cogumelos e paillard de filé

Nhoque com molho de cogumelos e paillard de filé Nhoque com molho de cogumelos e paillard de filé Olá, a receita de hoje é de um prato super saboroso! Vamos fazer para 04 pessoas! O molho de cogumelos é um coringa vai bem com massas, carnes e até sozinho

Leia mais

CARNE. As vísceras destacam-se por serem ricas em diversos nutrientes: vitamina A (retinol), B12, ferro e zinco.

CARNE. As vísceras destacam-se por serem ricas em diversos nutrientes: vitamina A (retinol), B12, ferro e zinco. A carne, o pescado e os ovos são constituídos principalmente por proteínas e gordura. São uma fonte de proteínas completas, sendo, no caso do ovo, proteínas de alto valor biológico. As vísceras destacam-se

Leia mais

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO UFSC 19/10 à 25/10/2015

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO UFSC 19/10 à 25/10/2015 RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO UFSC 19/10 à 25/10/2015 19/10/2015 SEGUNDA-FEIRA Parboilizado parbo, alho, sal, óleo, água. Integral integral, alho, sal, óleo, água. Feijão Feijão, alho, sal e óleo. Lentilha

Leia mais

03/01/2016. Proteína INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE CADEIA PROTÉICA FUNÇÕES FUNÇÕES BIOLÓGICAS

03/01/2016. Proteína INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE CADEIA PROTÉICA FUNÇÕES FUNÇÕES BIOLÓGICAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Disciplina: Química e Bioquímica de Alimentos Componentes principais Proteína INTRODUÇÃO Proteínas Macromoléculas compostas de vários

Leia mais

Inspeção de Conservas

Inspeção de Conservas Conceito Inspeção de Conservas Subprodutos cárneos preparados adicionadas de sais, conservantes, corantes e/ou temperos preparados através de processo de cura e destinados à alimentação humana. 1 2 CARNE

Leia mais

Dietas hospitalares especiais. - Preparar os cardápios e montar os pratos em porções de acordo com o quadro abaixo. DIETA HIPOLIPÍDICA CARDÁPIO

Dietas hospitalares especiais. - Preparar os cardápios e montar os pratos em porções de acordo com o quadro abaixo. DIETA HIPOLIPÍDICA CARDÁPIO PRÁTICA 2 DIETAS MODIFICADAS II Objetivos: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE NÚCLEO DE NUTRIÇÃO Dietas hospitalares especiais - Preparar os cardápios e montar os

Leia mais

Nelore e muito sabor. Volverine FIV Carpa. Conheça os cortes. Eduardo Biagi

Nelore e muito sabor. Volverine FIV Carpa. Conheça os cortes. Eduardo Biagi 1 10 11 11 8 9 12 6 7 14 13 5 15 4 16 17 3 2 18 21 20 19 Nelore e muito sabor Conheça os cortes Volverine FIV Carpa O preparo de um belo corte começa muito antes do que imaginamos. Tem início lá atrás,

Leia mais

02/05/2016 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE ANÁLISE DE ALIMENTOS

02/05/2016 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE ANÁLISE DE ALIMENTOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Disciplina: Análise de Alimentos ANÁLISE DE ALIMENTOS É a parte da química que trata de determinações qualitativas e/ou quantitativas

Leia mais

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico Ficha técnica MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico REGISTRO: Isento de registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287244 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Arroz branco, pernil, linguiça calabresa, bacon e milho em conserva.

Arroz branco, pernil, linguiça calabresa, bacon e milho em conserva. Abobrinha Americana 1. Período: 01 a 05/04/2019 Abobrinha Recheada com Lentilha Abobrinha Temperada Acelga - Acelga com Uvas passas - Alface Roxa - Almeirão - Arroz Carreteiro Assado de Soja com Cenoura

Leia mais

Ateliê Dany Bello CARDÁPIO

Ateliê Dany Bello CARDÁPIO CARDÁPIO Alimentação artesanal com toque gourmet e baixos teores de sódio e de gordura; Acondicionamento em embalagens especiais para ir direto do freezer ou congelador direto ao forno micro-ondas não

Leia mais

Departamento de Produção Animal. Avaliação de Ovinos. http://www.usmef.org/tradelibrary/internationalmeatmanual.asp

Departamento de Produção Animal. Avaliação de Ovinos. http://www.usmef.org/tradelibrary/internationalmeatmanual.asp Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia FMVZ Campus de Botucatu Departamento de Produção Animal Avaliação de Ovinos Industriais i Fonte: Adaptado de... http://www.usmef.org/tradelibrary/internationalmeatmanual.asp

Leia mais

AZ Vit. Ficha técnica. Suplemento Vitamínico Mineral. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10.

AZ Vit. Ficha técnica. Suplemento Vitamínico Mineral. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10. Ficha técnica AZ Vit Suplemento Vitamínico Mineral REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS: 7898171287350 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Análise do Fator de Cocção de Alimentos

Análise do Fator de Cocção de Alimentos Análise do Fator de Cocção de Alimentos Patrícia Chaves e Silva 1, Maria Aurenice Rodrigues Josino 1, Larissa Gabriella Holanda Gadelha 1, Jéssica Cyntia Menezes Pitombeira 1, Celso Lourenço de Arruda

Leia mais

Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos:

Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos: Provitae Aleitamento Ómega-3 + Silimarina + Vitaminas + Minerais Suplemento alimentar especialmente desenvolvido para a mulher a amamentar Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados

Leia mais

Questionário de Frequência Alimentar

Questionário de Frequência Alimentar 1 Instruções de Preenchimento QFA 2013 QUANTAS VEZES VOCÊ COME? Unidade D= dia S= semana M= mês A= ano 1. O(a) Sr(a) costuma consumir leite? (SE SIM) 1.2 Este consumo é por dia, semana, mês ou ano? 1.3.

Leia mais