ESTATÍSTICA Prof. Uanderson Rebula de Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTATÍSTICA Prof. Uanderson Rebula de Oliveira"

Transcrição

1 Universidade Estácio de Sá Engenharia de Produção PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA Prof. Uanderson Rebula de Oliveira uanderson@csn.com.br CADERNO DE EXERCÍCIOS PARTE INTEGRANTE DA APOSTILA

2 1.3 VOCABULÁRIO BÁSICO DE ESTATÍSTICA 1. Classifique as variáveis em qualitativas ou quantitativas (contínuas ou discretas): Variável Tipo de variável Cor dos cabelos dos alunos de uma escola ( ) Quantitativa ( ) Discreta ( ) Contínua Número de filhos de casais residentes em uma ( ) Quantitativa ( ) Discreta ( ) Contínua cidade O ponto obtido em cada jogada de um dado ( ) Quantitativa ( ) Discreta ( ) Contínua Número de peças produzidas por certa máquina ( ) Quantitativa ( ) Discreta ( ) Contínua Diâmetro de peças produzidas por certa máquina ( ) Quantitativa ( ) Discreta ( ) Contínua Cor dos olhos dos alunos de uma escola ( ) Quantitativa ( ) Discreta ( ) Contínua Temperaturas de uma cidade durante a semana ( ) Quantitativa ( ) Discreta ( ) Contínua Número de ações negociadas na bolsa de valores de ( ) Quantitativa ( ) Discreta ( ) Contínua São Paulo Salários dos funcionários de uma empresa ( ) Quantitativa ( ) Discreta ( ) Contínua Comprimento dos pregos produzidos por uma ( ) Quantitativa ( ) Discreta ( ) Contínua máquina Sexo dos filhos de casais residentes na cidade de ( ) Quantitativa ( ) Discreta ( ) Contínua Resende Número de livros de uma biblioteca da ( ) Quantitativa ( ) Discreta ( ) Contínua Universidade Estácio de Sá Número de defeitos nos aparelhos produzidos em ( ) Quantitativa ( ) Discreta ( ) Contínua uma linha de montagem Ganhos $ em um ano das indústrias de uma cidade ( ) Quantitativa ( ) Discreta ( ) Contínua. Ao se cadastrar em um site de comércio eletrônico, o usuário deve preencher um questionário com estas oito perguntas: 1. Você tem computador em casa?. Quantas vezes por semana você acessa a Internet? 3. Numa escala de zero a 10, qual seu índice de confiança na segurança do comércio eletrônico? 4. Quantos cartões de crédito você possui? 5. A residência em que vive é própria ou alugada?. Qual é o provedor que você utiliza para acessar a rede? 7. Qual é o tempo médio de acesso à Internet? 8. Já comprou algum produto via Internet? Cada uma das questões anteriores define uma variável. Classifique as como qualitativas ou quantitativas (discretas ou contínuas).

3 3 3. Num cursinho pré vestibular os estudantes inscritos responderam a um questionário no qual constavam, entre outras, as seguintes questões: 1. Qual é a área da carreira universitária pretendida?. Você cursou o ensino médio em escola particular ou pública? 3. Qual é a renda familiar mensal? 4. Qual é o grau de escolaridade do chefe da família? 5. Qual é a sua disciplina favorita?. Quantas vezes você já fez cursinho? 7. Você é usuário da lnternet? 8. Quanto tempo de estudo diário pretende dedicar ao cursinho? Cada uma das questões anteriores define uma variável. Classifique as como qualitativas ou quantitativas (discretas ou contínuas). 1.4 POPULAÇÃO E AMOSTRA Amostragem aleatória simples 1) Uma empresa desenvolveu um novo tipo de pneu e quer saber o aumento da durabilidade em termos de kilometragem em relação à atual linha da empresa. Produziu N=350 pneus e deseja selecionar 15 amostras para testes iniciais, pelo método de amostragem aleatória simples. Utilize a tabela de números aleatórios para selecionar as amostras: a) a partir da 1ª linha, coluna B no sentido horizontal, da esquerda para a direita ( ). b) a partir da ª linha, coluna C, no sentido vertical, de cima para baixo ( ). c) a partir da 5ª linha, coluna Y, no sentido horizontal, da direita para a esquerda ( ). d) a partir da 34ª linha, coluna D, no sentido vertical, de baixo para cima ( ). e) a partir da 1ª linha, coluna k, no sentido diagonal descendente ( ). ) Uma empresa deseja selecionar uma amostra de n = 15 trabalhadores de horário integral de uma população N = 800 empregados de expediente integral, no intuito de coletar informações sobre gastos de um plano odontológico que ele patrocina. Selecione as amostras pelo método de amostragem aleatória simples: a) a partir da 33ª linha, coluna F, no sentido vertical, de baixo para cima ( ). b) a partir da 3ª linha, coluna Z, no sentido horizontal, da direita para a esquerda ( ) c) a partir da ª linha, coluna B no sentido horizontal, da esquerda para a direita ( ). d) a partir da 1ª linha, coluna E, no sentido vertical, de cima para baixo ( ). e) a partir da 34ª linha, coluna A, no sentido diagonal ascendente ( ).

4 4 3) Pretende se estudar o efeito de um novo medicamento para curar determinada doença. É selecionado um grupo de 95 doentes, administrando se o novo medicamento a 10 desses doentes que serão escolhidos ao acaso e o medicamento habitual aos restantes. Selecione dez doentes pelo método de amostragem aleatória simples: a) a partir da 3ª linha, coluna D, no sentido vertical, de baixo para cima ( ). b) a partir da 4ª linha, coluna Z, no sentido horizontal, da direita para a esquerda ( ) c) a partir da 3ª linha, coluna A no sentido horizontal, da esquerda para a direita ( ). d) a partir da ª linha, coluna B, no sentido vertical, de cima para baixo ( ). e) a partir da 34ª linha, coluna A, no sentido diagonal ascendente ( ). 4) A tabela a seguir refere se aos diâmetros de 30 eixos produzidos por uma indústria automobilística: Nº Eixo Diâmetro mm 3mm mm 19mm 0mm mm 30mm 31mm 17mm 0mm Nº Eixo Diâmetro 1mm 17mm 8mm 15mm mm 19mm 14mm 1mm 1mm mm Nº Eixo Diâmetro 7mm 31mm 13mm mm 18mm 9mm 18mm 1mm 1mm 4mm a) Extrair uma amostra aleatória simples de tamanho 5, a partir da ª linha, coluna B no sentido horizontal, da esquerda para a direita ( ). b) Extrair uma amostra aleatória simples de tamanho 8, a partir da 4ª linha, coluna C no sentido horizontal, da esquerda para a direita ( ). Amostragem aleatória estratificada 1) Supondo a população do rebanho N=90, com 40 bois (enumerados de 01 40) e 50 vacas (enumeradas de 41 90), forme os estratos, considerando uma amostra de tamanho n = 9 (10% da população). Use a tabela de números aleatórios, a partir da 5ª linha, coluna E, sentido horizontal, da esquerda para direita ( ).

5 5 ) Pretende se estudar o efeito de um novo medicamento para curar determinada doença. Os resultados variam do sexo masculino para o feminino. É selecionado um grupo de 5 doentes, sendo 5 homens (enumerados de 1 5) e 40 mulheres (enumeradas de 5). Forme os estratos, pois pretende se administrar o novo medicamento a apenas 10 desses doentes (15% da população) que serão escolhidos ao acaso e o medicamento habitual aos restantes. Use a tabela de números aleatórios, a partir da ª linha, coluna B, sentido horizontal, da esquerda para direita ( ). 3) Um fabricante de pneus desenvolveu dois novos tipos de pneus e quer saber o aumento da durabilidade em termos de kilometragem em relação à atual linha da empresa. Produziu N=150 pneus, sendo 95 pneus para chuva (enumerados de 1 95) e 55 pneus para alta velocidade (enumerados de 9 150). Forme os estratos, considerando uma amostra de tamanho n = 1 (8% da população). Use a tabela de números aleatórios, a partir da ª linha, coluna B, no sentido vertical, de cima para baixo ( ). 4) A tabela a seguir refere se aos diâmetros de 30 eixos produzidos por uma indústria automobilística, sendo os 10 primeiros eixos para carros e 0 restantes para caminhões: Eixos para carros Nº Eixo Diâmetro mm 3mm mm 19mm 0mm mm 30mm 31mm 17mm 0mm Eixos para caminhões Nº Eixo Diâmetro 1mm 17mm 8mm 15mm mm 19mm 14mm 1mm 1mm mm Nº Eixo Diâmetro 7mm 31mm 13mm mm 18mm 9mm 18mm 1mm 1mm 4mm Extrair uma amostra estratificada de tamanho 9 (30% da população), a partir da ª linha, coluna B no sentido horizontal, da esquerda para a direita ( ).

6 5) Uma empresa deseja selecionar uma amostra de n = 1 trabalhadores (8% da população) de horário integral de uma população N = 00 empregados, no intuito de coletar informações sobre gastos de um plano de saúde que ele patrocina. A idade influencia no gasto. De 00 empregados, 140 (enumerados de 1 140) são da idade entre 18 e 45 e 0 são da idade entre 4 e 55. Extrair uma amostra estratificada a partir da ª linha, coluna B no sentido horizontal, da esquerda para a direita ( ). Amostragem aleatória por conglomerado 1) Na população do rebanho de bois de tamanho N=1.000, divida em 0 conglomerados e extraia uma amostra de tamanho 150, partindo da 1ª linha, coluna A, sentido horizontal e da esquerda para direita ( ) da tabela aleatória. ) Na população de pneus do tipo para chuva, divida em 50 conglomerados e extraia uma amostra de tamanho 400, partindo da 1ª linha, coluna A, sentido horizontal e da esquerda para direita ( ) da tabela aleatória. 3) Na população de Eixos de automóveis, divida em 5 conglomerados e extraia uma amostra de tamanho 3.00, partindo da 1ª linha, coluna A, sentido horizontal e da esquerda para direita ( ) da tabela aleatória. 4) Na população de pessoas portadoras de AIDS, divida em 50 conglomerados e extraia uma amostra de tamanho , partindo da 1ª linha, coluna A, sentido horizontal e da esquerda para direita ( ) da tabela aleatória. Amostragem sistemática 1) Deseja se retirar uma amostra sistemática de n = 10 unidades de uma população de tamanho N = Informe as posições das amostras que serão escolhidas. ) Deseja se retirar uma amostra sistemática de n = 5 unidades de uma população de tamanho N = 150. Informe as posições das amostras que serão escolhidas. 3) Deseja se retirar uma amostra sistemática de n = 5 unidades de uma população de tamanho N = 500. Informe as posições das amostras que serão escolhidas.

7 7.1 CONCEITOS E TIPOS DE SÉRIES 1) Classifique as Séries abaixo: ) Construção de tabelas: a) Verificou se, em 1993, a seguinte quantidade de Importação de Máquinas Agrícolas (Dados fictícios) oriundas dos Estados Unidos; oriundas da Inglaterra; oriundas do México; oriundas da China b) A empresa Automobil tem um registro estatístico da quantidade de carros defeituosos entre 1995 e 000. No ano de 1995 foram registrados 80 carros defeituosos e, para cada ano seguinte, reduziram se de 5 carros. Dados fictícios.

8 8 3) Construção de Gráficos a) Represente as tabelas utilizando gráficos em barras: b) Represente as tabelas utilizando gráficos em colunas:

9 9 c) Represente as tabelas utilizando gráficos em linhas: d) Represente as tabelas utilizando gráficos em setores:

10 10. DISTRIBUIÇÃO DE FREQUENCIA 1) Uma loja de produtos de informática resolveu fazer uma pesquisa com seus 100 clientes adolescentes para saber a idade da maioria deles. Para tanto, selecionou aleatoriamente uma amostra com 5 clientes. As idades dos componentes da amostra eram (adaptado de SMOLE e DINIZ, 005, p ): a) Construa a tabela de distribuição de frequência f, fr(%), Fa e FRa(%). b) Construa um histograma da distribuição de frequência. c) Qual a idade mais freqüente segundo a amostra? d) Quantos clientes têm idade até 14 anos? e) Qual a porcentagem de clientes com idade até 14 anos? Idade dos clientes f Fr(%) Fa FRa(%) Histograma f= 100% ) Considerando a distribuição de freqüência correspondente aos diferentes preços (R$) de um produto em lojas pesquisadas em Resende no ano de 001. Construa uma tabela de frequências fr(%), Fa e FRa(%). Preços Nº lojas Fr(%) Fa FRa(%) R$50 R$51 5 R$5 R$53 R$54 1 f=0 100% Informe: a) O nº de lojas com preço até R$5 b) O nº de lojas com preço menor que R$5 c) A % de lojas com preço de $53? d) A % de lojas com preço até R$53? e) O nº total de lojas pesquisadas f) O nº de lojas com preço entre R$5 e R$53 g) A % de lojas com preço entre R$5 e R$53 3) Um dado foi lançado 50 vezes, obtendo os seguintes resultados (adaptado de SMOLE e DINIZ, 005, p 3): Face f a) Qual a frequência com que saiu a face 3? b) Qual a porcentagem de saída da face? c) Qual a frequência de saída acumulada até 4? d) Qual a frequência com que saiu a face 5? e) Qual porcentagem de saída acumulada até a face? f) Qual porcentagem de saída acumulada até a face 3?

11 11 4) Os salários mensais, em R$, dos 0 funcionários de uma empresa são (adaptado de GIOVANNI, 00 p. 455): a) Construa a tabela de distribuição de frequência f, fr(%), Fa e FRa(%). b) Construa um histograma da distribuição de frequência. c) Qual o salário mais freqüente? d) Quantos funcionários recebem até R$840? e) Qual a % de funcionários com salários até R$840? f) Quantos funcionários recebem entre R$70 e R$800? Salário(R$) f Fr(%) Fa FRa(%) Histograma f= 100% 5) Analise o histograma abaixo, relativo às notas dos alunos após uma prova: Número de alunos Desempenho dos alunos na prova ,0 5,0,0 7,0 8,0 9,0 Nota 1 Após a análise dos dados, pode se afirmar que: I. O número total de alunos é 5. II. A nota que tem maior frequência é 4,0 e a menor é,0. III. A frequência acumulada (Fa) das notas 5,0 e,0 é 7. IV. A frequência relativa (fr%) da nota,0 é 3%. V. A frequência acumulada (Fa) até a nota 7,0 é 18. VI. A frequência relativa acumulada (FRa) até a nota 5,0 é 13% a. As proposições I, III e VI estão corretas. b. Apenas as proposições I e II estão corretas. c. As proposições I, III e IV estão corretas. d. As proposições III, V e VI estão corretas. e. As proposições I, III e V estão corretas. ) Complete as distribuições de frequência abaixo (adaptado de CRESPO, 1999, p.8): Nº de defeitos nas máquinas em um mês Nº de peças com defeito em um dia Tipo f Fr(%) Fa FRa(%) Máquina A 35 Máquina B 47 Máquina C 9 Máquina D 114 Máquina E 10 f= 100% T f Fr(%) Fa FRa(%) Peça A 1 5% Peça B 5% Peça C 9 Peça D 17 Peça E 3 100% f=0 100%

12 1 agrupamento em classes 1 Numa amostragem de 40 alunos da Estácio de Sá, as estaturas (em cm) da tabela são as seguintes: a) Construa as classes com intervalo b) Construa a tabela f, fr (%), Fa, FRa (%) e Xi c) Elabore o histograma e o polígono de freqüência; d) Elabore a ogiva. Distribuição de freqüência das estaturas de 40 alunos da Estácio de Sá Cálculo do intervalo de classe i Estaturas (cm) f Fr(%) Fa FRa(%) Xi f= 100% Histograma e Polígono de frequência Ogiva Perguntas: a) Qual a quantidade de classes (i) b) Qual a amplitude de classe (h)? c) Qual a amplitude total da distribuição (AT)? d) Qual a amplitude amostral (AA)? e) Qual o limite superior da quinta classe? f) Qual o limite inferior da terceira classe? g) Qual o ponto central da quarta classe? h) Qual o ponto central da primeira classe? i) Existem quantos alunos entre o intervalo de 154 cm e 158 cm? j) Qual a frequência da quinta classe? k) Qual a frequência acumulada da quinta classe? l) Qual a freqüência relativa da segunda classe? m) Qual a frequência relativa acumulada da quarta classe?

13 13 Considerando as distribuições de frequência seguintes, confeccione, para cada uma, o histograma e polígono de frequência; e a ogiva (CRESPO, 1999, p7): a) b) c) i Pesos (Kg) f i Estaturas (cm) f i Salários (R$) f f= f= a) Histograma e Polígono de frequência Ogiva f=44 b) Histograma e Polígono de frequência Ogiva c) Histograma e Polígono de frequência Ogiva

14 14 3 Examinando o histograma abaixo, que corresponde às velocidades dos veículos na rodovia presidente Dutra, nas proximidades de Resende, informe (adaptado de BRUNI, 008, p. 30): Quantidade de veículos Resultados dos registros de um radar Velocidade (Km/h) a) O nº total de veículos b) A amplitude total (AT) da distribuição c) O intervalo com maior frequência d) O intervalo com menor frequência e) A frequência do intervalo f) O nº veículos com velocidades inferiores 110 km/h g) O nº veículos com velocidades entre 100 e 130 h) A frequência acumulada até o 3º intervalo i) A frequência acumulada até o 5º intervalo 4 Dado as 50 notas dos alunos do colégio Resende, construa a distribuição de freqüência f com intervalo Os números abaixo representam os pesos de 30 peças selecionadas para análise de qualidade. Construa a distribuição de freqüência f com intervalo

15 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL Média simples e aparada 1) Calcule a Média simples e a Média aparada a 10% dos dados abaixo: a) 5, 40, 4, 43, 44, 44, 4, 47, 49, 450 R = 81 e 44 b) 150, 50, 15, 145, 15, 130, 10, 15, 140, 138 R = 334 e 134 c) 50, 55, 5, 49,, 48, 53, 50, 5, 47, 15, 48, 51, 5, 51, 49, 5, 14 R = 54,94 e 50,5 d) 50, 15, 5, 49, 450, 53, 48, 51 R = 0 e 50 ) Uma empresa exige que a Média do comprimento de determinada peça esteja entre 50cm e 55cm. A tabela abaixo representa 10 amostras de peças. Peça A B C D E F G H I J Cm 5cm 43cm 44cm 45cm 4cm 50cm 51cm 5cm 53cm 135cm a) Calcule a média simples das amostras e verifique se a exigência foi atendida. b) Há valores discrepantes. Calcule a média aparada a 10% das amostras e verifique se a exigência foi atendida. 3) Você é Engenheiro de Produção e, para ser contratado, exige que a média de salário hora do setor de sua especialidade seja no mínino R$70. Os salários hora dos empregados do setor da empresa que deseja te contratar constam abaixo: Nome José Mário Luiza João Maria Yoná Luiz Luis Robson Eder R$ a) Calcule a média simples dos salários hora. Você aceitaria a proposta de contratação? b) Há valores discrepantes. Calcule a média aparada a 10% dos salários hora. Você aceitaria a proposta de contratação? 4) Os dados seguintes referem se às quantidades mensais de CDs do cantor X vendidos durante um ano Em quantos meses as vendas mensais superaram a Média simples de CDs vendidos? 5) Um produto é acondicionado em lotes contendo cada um deles 10 unidades. O lote só é aprovado se apresentar um peso superior a 40Kg. Se as unidades que compõem determinado lote pesam 3; 4; 3,5; 5,0 ;3,5; 4; 5; 5,5; 4; 5, este lote será aprovado? Qual o peso médio simples do produto R = sim. 4,5Kg

16 1 Média ponderada 1) Supondo que uma Universidade adote como critério de aprovação a Média,0, sendo que as provas bimestrais são ponderadas com pesos 3, 1, 4 e, respectivamente para o 1º bim, º bim, 3º bim e 4º bim. Considerando as notas de Felipe Melo (na ordem bimestral crescente), informe se foi aprovado. R=5 Notas: 5,0 9,5,0 8,5 ) Um feirante possuía 50 Kg de maça para vender em uma manhã. Começou a vender por R$,50/Kg e, com o passar das horas, reduziu o preço para não haver sobras. A tabela informa a quantidade de maçãs vendidas em cada período, bem como os diferentes preços cobrados pelo feirante. Período Preço/Kg Nº de Kg de maçã vendidos Até às 10h R$,50 3 Das 10h às 11h R$,00 13 Das 11h às 1h R$1,40 5 Naquela manhã, por quantos R$ foi vendido, em média, o Kg da maçã? R = R$, 3) Um ônibus de excursão partiu com 40 turistas a bordo, dos quais 8 reservaram a viagem com antecedência e pagaram, cada um, R$ 300. Os demais pagaram, cada um, R$ 340 pela viagem. Qual foi o preço médio que cada turista pagou nessa excursão? R = R$33 Preço N turistas R$300 8 R$ ) Uma empresa é constituída de 40 funcionários, sendo os seus salários representados pela tabela a seguir: Qual o salário médio dos empregados dessa empresa? R = R$75 N funcionários Salário R$ ) Suponha que os Custos de Produção e as Quantidades produzidas por três filiais A, B e C constam na tabela abaixo. O custo médio de produção para a empresa em seu conjunto é: R = R$ 1,1 Filial Custo de Quantidade produção R$ produzida A 1,0 500 B 1,0 00 C 1, Uma loja vende cinco produtos básicos A, B, C, D, E. O lucro por unidade comercializada destes produtos vale respectivamente $00; $300; $500; $1.000; A loja vendeu em determinado mês 0; 30; 0; 10; 5 unidades respectivamente. Qual foi o lucro médio por unidade comercializada por esta loja? R = 8/peça 7. Em um grupo de pessoas, 70% não possuem curso superior e 30% possuem. O salário dos que não possuem curso superior é de R$ 500 e o salário dos que possuem é de R$ Qual o salário médio? R = R$ 800

17 17 Média de distribuição de frequência Calcule a média das distribuições de frequências abaixo: Pesos de alunos da turma A R = 50,77kg i Pesos (Kg) f f= Pesos de 30 peças coletadas para amostra R = 47,7kg i Pesos (Kg) f f=30 Estaturas de 30 funcionários de uma empresa. R = 17,40 cm i Estaturas (cm) f f=30 Tamanho de 40 peças coletadas para amostra. R = 1,1 mm i (mm) f f=40 Salários de 40 empregados da Volkswagen de Resende i Salários (R$) f R = R$ f=40 Salários de 40 empregados da Prefeitura de Resende i Salários (R$) f f=40 R = R$950 Calcule a média das notas dos alunos abaixo: R = 7,0 Calcule a média das velocidades abaixo: R = 104,5 Quantidade de veículos Resultados dos registros de um radar Velocidade (Km/h) 10

18 18 Média Geométrica 1. Supondo que os Engenheiros de Produção de uma fábrica tiveram um aumento salarial de 35% em 001, 0% em 00, 30% em 003 e 10% em 004, qual o percentual médio anual de aumento? R = 1,337 = 3,37%. Considerando o aumento das vendas de determinado produto em uma empresa, demonstrado na tabela abaixo, calcule a média geométrica. R = 1,450 = 4,50% Mês Vendas (R$) Razão Janeiro Fevereiro ,4 Março , Abril ,3 Maio , / Considerando o aumento das compras de matérias primas para fabricação de determinado produto em uma empresa, demonstrado na tabela abaixo, calcule a média geométrica. R = 1,450 = 4,50% Mês Vendas (R$) Razão Junho Julho Agosto Setembro Maio Suponha que uma fábrica teve um incremento em sua produção de: 15% no ano 1998, 10% em 1999 e % em 001. Achar o crescimento médio anual. R = 1,107 = 10,7% 5. Se um investimento rende 10% no primeiro ano e 0% no segundo ano, qual o rendimento médio desse investimento? R = 1,1489 = 14,89%. Se a população do Brasil teve um crescimento de 5% em 000, 1% em 00, 3% em 004, 7% em 00 e 15% em 008, qual foi o crescimento médio bianual da população brasileira? R = 1,009 =,09% Mediana e Moda...comparando medidas de tendência central 1. Encontre a Mediana e a Moda dos dados abaixo: a) 1,, 3, 4, 5, 5,, 7, 8, 9, 10 d) 777, 888, 555, 777, 999,, 999, 111, 999 b) 5,, 3, 1, 7, 10, 4, 9, 8,, 5 e) 1345, 37, 134, 4573, 3987, 45 c) 1, 44, 34, 18, 9, 41, 7, 1 f) 1, 3, 5, 8,, 1, 4,, 9, 4, 1 g), 1, 17, 9, 1, 34, 1, 1, 1, 1

19 19. Ache a Média, a Mediana e a Moda dos salários de 10 empregados do setor A da Volkswagen: $900 $900 $1100 $1150 $100 $150 $180 $190 $195 $0000 Qual medida representaria melhor este conjunto de dados? 3. Ache a Média, a Mediana e a Moda dos salários de 10 empregados do setor B da Volkswagen $80 $80 $80 $80 $80 $700 $701 $70 $703 $8000 Qual medida representaria melhor este conjunto de dados? 4. Ache a Média, a Mediana e a Moda dos salários de 10 empregados do setor C da Volkswagen $705 $705 $710 $715 $70 $75 $730 $73 $735 $73 Qual medida representaria melhor este conjunto de dados? 5. Encontre a Média, Mediana e a Moda da distribuição de 15 veículos, abaixo. Quantidade de veículos Resultados dos registros de um radar Quantidade de veículos Resultados dos registros de um radar Velocidade (Km/h) Velocidade (Km/h) Quantidade de veículos Resultados dos registros de um radar Velocidade (Km/h) 1

20 0 3. MEDIDAS DE VARIAÇÃO Variância e Desvio padrão amostral 1. Durante o ano letivo as notas de Luis Fabiano, Dunga e Felipe Melo estão abaixo. Para aprovação na instituição, é exigido a Média simples de 7,0. a. Calcule a Média simples de cada aluno e informe se foram aprovados; b. Calcule o Desvio padrão das notas de cada aluno; c. Interprete o Desvio padrão; d. Informe o aluno com o melhor, o mediano e o pior aproveitamento; Notas de Luis Fabiano 5,5 9,0 8,5 7,0 Notas de Dunga 4,0 9,5,5 10,0 Notas de Felipe Melo 7,4 8,,3 7,7. Constam abaixo as temperaturas das cidades da região em uma semana comercial (Seg à Sex): Cidades Conjunto de valores Barra Mansa 4, 3, 7,, 4 Volta Redonda, 3, 4, 5, Barra do Piraí 15,, 9, 33, 1 a) Calcule o Desvio padrão das temperaturas de cada cidade; b) Interprete o Desvio padrão; c) Informe a cidade com menor dispersão.

21 1 3. A tabela abaixo apresenta o comprimento de grupos de peças coletadas pelo método de amostragem aleatória por conglomerado, para análise no laboratório de qualidade. Serão aprovados os conglomerados com Média 55mm e Desvio padrão máximo de 4mm. Conglomerado Comprimento das peças coletadas A 50mm 54mm 58mm 53mm 0mm B 51mm 59mm 49mm 5mm 0mm C 4mm 55mm 50mm 1mm 3mm D 5mm 5mm 54mm 5mm 57mm a) Calcule o desvio padrão de cada conglomerado; b) Interprete os resultados; c) Quais os conglomerados aprovados? 4. Os dados representam os gastos anuais com combustível para o Sr. Armando ir ao trabalho de carro $3.000 $.800 $3.00 $.400 $3.700 Ache a Média, Mediana, a Moda, a Variância e o Desvio padrão de seus gastos anuais.

22 Coeficiente de variação 1. Faça a distribuição de variabilidade e ache o Coeficiente de variação do exercício 1 (pág. 0) Alunos Média das notas Desvio padrão das notas Cv(%). Faça a distribuição de variabilidade e ache o Coeficiente de variação do exercício (pág. 0) Cidades Média das temperaturas Desvio padrão das temperaturas Cv(%) 3. Faça a distribuição de variabilidade e ache o Coeficiente de variação do exercício 3 (pág. 1) Conglomerados Média dos comprimentos das peças Desvio padrão dos comprimentos das peças Cv(%) 4. Ache o Coeficiente de variação do exercício 4 (pág. 1) Nome do trabalhador Média dos gastos anuais com combustível Desvio padrão dos gastos com combustível Cv(%)

Nome: nº Data: / /2013 9º ano manhã Professora: CLAUDIA FRANCHI Atividade para Nivelamento (Recuperação) - IFEM - Nota:

Nome: nº Data: / /2013 9º ano manhã Professora: CLAUDIA FRANCHI Atividade para Nivelamento (Recuperação) - IFEM - Nota: Nome: nº Data: / /0 9º ano manhã Professora: CLAUDIA FRANCHI Atividade para Nivelamento (Recuperação) - IFEM - Nota:. Classifique as variáveis em qualitativas ou quantitativas (contínuas ou discretas);

Leia mais

Exercícios referentes a média, mediana, moda e separatrizes

Exercícios referentes a média, mediana, moda e separatrizes CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI CURSO: ENGENHARIAS DISCIPLINA: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PROFESSORAS: GRAZIELLE JENSKE e CRISTIANE BONATTI Exercícios referentes a média, mediana, moda e separatrizes

Leia mais

Lista de exercicios 1 Prof.: Marcus Guimaraes Disciplina: Introdução a Estatística Econômica

Lista de exercicios 1 Prof.: Marcus Guimaraes Disciplina: Introdução a Estatística Econômica Lista de exercicios 1 Prof.: Marcus Guimaraes Disciplina: Introdução a Estatística Econômica 1) Quer se estudar o numero de erros de impressão de um livro. Para isso escolheu-se uma amostra de 50 paginas,

Leia mais

Estatística Descritiva Lista 1 de exercícios (nivelamento)

Estatística Descritiva Lista 1 de exercícios (nivelamento) 1. População é um conjunto de: a) Pessoas. b) Elementos quaisquer. c) Pessoas com uma característica comum. d) Elementos com pelo menos uma característica em comum. e) Indivíduos de um mesmo município,

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1 - Administração

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1 - Administração Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1 - Administração 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem. 2) Indique as fases principais do método estatístico.

Leia mais

Exercícios Propostos Análise Exploratória dos dados

Exercícios Propostos Análise Exploratória dos dados Eercícios Propostos Análise Eploratória dos dados 1. Você deseja retirar uma amostra de 8 pessoas de uma população de 100 pessoas. Se as 100 pessoas estiverem numeradas de 1 a 100, quais delas farão parte

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1. 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem.

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1. 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem. Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem. 2) Indique as fases principais do método estatístico. 3) Suponha

Leia mais

No erros páginas ) Lançou-se um dado 100 vezes, obtendo-se os seguintes resultados:

No erros páginas ) Lançou-se um dado 100 vezes, obtendo-se os seguintes resultados: 1) A tabela abaixo relata o número de erros encontrados em cada página de um livro. a) Complete a tabela com f r, F e F r. b) Calcule a moda,a mediana e a média. No erros páginas 0 35 1 20 2 13 3 6 4 4

Leia mais

DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO PERÍODO: ª LISTA DE EXERCÍCIOS

DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO PERÍODO: ª LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO PERÍODO: 2012.2 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS 1) Classifique as seguintes variáveis (Nominal, Ordinal, Discreta e Continua): a) Número de ações vendidas diariamente

Leia mais

ESTATÍSTICA. PROF. RANILDO LOPES U.E PROF EDGAR TITO

ESTATÍSTICA. PROF. RANILDO LOPES  U.E PROF EDGAR TITO ESTATÍSTICA PROF. RANILDO LOPES http://ueedgartito.wordpress.com U.E PROF EDGAR TITO Introdução à Estatística Básica 1- O que é Estatística? A Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios

Leia mais

Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA

Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA O que é estatística? É conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO 3 ENGENHARIA AMBIENTAL. LISTA DE EXERCÍCIOS VALENDO NOTA N o 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO 3 ENGENHARIA AMBIENTAL. LISTA DE EXERCÍCIOS VALENDO NOTA N o 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO 3 ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS VALENDO NOTA N o 1 Disciplina: Estatística para Engenharia Ambiental Data/horário de entrega:

Leia mais

Adilson Cunha Rusteiko

Adilson Cunha Rusteiko Janeiro, 2015 Estatística , A Estatística Estatística: É a parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação

Leia mais

1. Registou-se o número de assoalhadas de 100 apartamentos vendidos num bairro residencial

1. Registou-se o número de assoalhadas de 100 apartamentos vendidos num bairro residencial Escola Superior de Tecnologia de Viseu Fundamentos de Estatística 2006/2007 Ficha nº 1 1. Registou-se o número de assoalhadas de 100 apartamentos vendidos num bairro residencial 0; 0; 0; 1; 2; 0; 0; 1;

Leia mais

Professor: Alessandro Monteiro Curso: Probabilidade e Estatística Lista 4: Estatística

Professor: Alessandro Monteiro Curso: Probabilidade e Estatística Lista 4: Estatística Professor: Alessandro Monteiro Curso: Probabilidade e Estatística Lista 4: Estatística 01. A distribuição abaixo indica o número de acidentes ocorridos com 80 motoristas de uma empresa de ônibus. Determine:

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Profa. Isabel Espinosa

Unidade I ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Profa. Isabel Espinosa Unidade I ESTATÍSTICA DESCRITIVA Profa. Isabel Espinosa Estatística Veremos nesta unidade: Variáveis Tabela de frequência Gráficos Medidas de tendência central - media,mediana e moda Medidas de dispersão

Leia mais

1 Estatística Descritiva

1 Estatística Descritiva 1 Estatística Descritiva A estatística descritiva é parte da estatística que lida com a organização, resumo e apresentação de dados. Esta é feita por meio de: Tabelas; Gráficos; Medidas Descritivas (média,

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1 - Agronomia. 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem.

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1 - Agronomia. 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem. Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1 - Agronomia 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem. 2) Indique as fases principais do método estatístico.

Leia mais

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA ONALDO CHAVES ESTATÍSTICA BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: 1 Estatística Aplicada Autores: Larson e Farber Editora: Pearson 4ª edição 2009 2 Estatística para Ciências Humanas Autor: Levin, Fox e Ford Editora: Pearson

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística 1 Introdução Definição: Estatística é um conjunto de conceitos e métodos científicos para coleta, organização, descrição, análise

Leia mais

2) Dados os valores a seguir, , determinar a moda dos mesmos.

2) Dados os valores a seguir, , determinar a moda dos mesmos. 1) O gráfico abaixo, apresenta dados referentes a faltas por dia em uma classe, durante um certo período de tempo. 1 De acordo com o gráfico, no período observado, ocorreram: (A) 15 faltas em 8 dias. (B)

Leia mais

Conceito de Estatística

Conceito de Estatística Conceito de Estatística Estatística Técnicas destinadas ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos, observáveis. Unidade Estatística um fenômeno individual é uma unidade no conjunto que irá constituir

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Aula 07 Estatística Descritiva

ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Aula 07 Estatística Descritiva ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2 Estatística Descritiva O que fazer com as observações que coletamos? Primeira etapa da análise: Resumo dos dados: organizar, descrever e resumir os dados coletados Estatística

Leia mais

( ) Referem-se aos dados coletados e podem ser

( ) Referem-se aos dados coletados e podem ser Universidade Estadual de Maringá - UEM Programa de Integração Estudantil - PROINTE Preceptoria de Bioestatística Farmácia Professora: Nazaré Barata Mateus Preceptora: Rafaela Ferreira de Souza Lista 1

Leia mais

Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes

Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes 1 Estatística População Características Técnicas de amostragem Amostra Análise descritiva Conclusões sobre as características da

Leia mais

1) Uma população de trabalhadores de um garimpo é constituída de crianças, adolescentes e adultos, de acordo com a tabela abaixo.

1) Uma população de trabalhadores de um garimpo é constituída de crianças, adolescentes e adultos, de acordo com a tabela abaixo. EXERCÍCIOS DE REVISÃO ESTATÍSTICA ELEMENTAR 2 a / 3 a SÉRIE ENSINO MÉDIO MANHÃ ASSUNTOS : População, amostragem, distribuição de freqüência, Medidas de posição e Medidas de dispersão, Probabilidade. ==========================================================================================

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um

Leia mais

Unidade I. Profa. Ana Carolina Bueno

Unidade I. Profa. Ana Carolina Bueno Unidade I ESTATÍSTICA Profa. Ana Carolina Bueno Estatística Interpretar processos em que há variabilidade. Estatísticas indica qualquer coleção de dados quantitativos, ou ainda, ramo da matemática que

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Questões discursivas

Leia mais

(a) Use cinco intervalos e construa um histograma e o polígono de frequência. (b) Determine uma medida de posição central e uma medida de dispersão.

(a) Use cinco intervalos e construa um histograma e o polígono de frequência. (b) Determine uma medida de posição central e uma medida de dispersão. Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática 1 a Lista de Exercícios de Probabilidade e Estatística Prof a : Marina Sequeiros 1. Contou-se o número de erros de

Leia mais

MATEMÁTICA NOTA ENSINO MÉDIO SÉRIE: 3ª TURMAS: ABC TIPO: U ETAPA: 2ª PROFESSOR(ES): MAGNA CAMPOS DA SILVEIRA ALUNO(A): Nº: DATA: / /2017

MATEMÁTICA NOTA ENSINO MÉDIO SÉRIE: 3ª TURMAS: ABC TIPO: U ETAPA: 2ª PROFESSOR(ES): MAGNA CAMPOS DA SILVEIRA ALUNO(A): Nº: DATA: / /2017 MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO NOTA ENSINO MÉDIO SÉRIE: 3ª TURMAS: ABC TIPO: U ETAPA: 2ª PROFESSOR(ES): MAGNA CAMPOS DA SILVEIRA ALUNO(A): Nº: DATA: / /2017 I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo

Leia mais

Introdução. Quem nunca ouviu a palavra estatística referindo-se a um número ou conjunto de números?

Introdução. Quem nunca ouviu a palavra estatística referindo-se a um número ou conjunto de números? Estatística Disciplina de Estatística 2012/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa E-mail: lessavaleria@gmail.com 1 Introdução Quem nunca ouviu a palavra estatística

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSTICA Uanderson Rebula de Oliveira

ANÁLISE ESTATÍSTICA Uanderson Rebula de Oliveira ANÁLISE ESTATÍSTICA de Oliveira uanderson@csn.com.br www.uandersonrebula.blogspot.com CADERNO DE EXERCÍCIOS Tabelas e Gráficos Estatísticos 1) Classifique as Séries abaixo: ) Construção de tabelas: a)

Leia mais

PRO Lista de Exercícios - Amostragem e Estatística Descritiva

PRO Lista de Exercícios - Amostragem e Estatística Descritiva PRO32 - Lista de Exercícios - Amostragem e Estatística Descritiva 1. Para cada uma das amostras abaixo, informar o tipo do processo de amostragem: P - Amostragem probabilística NP - Amostragem não probabilística

Leia mais

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS 1

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS 1 Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti GRÁFICOS ESTATÍSTICOS 1 O gráfico estatístico é uma forma de apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é o de produzir,

Leia mais

EXERCÍCIOS SEÇÃO 1 - ESTATÍSTICA 1

EXERCÍCIOS SEÇÃO 1 - ESTATÍSTICA 1 EXERCÍCIOS SEÇÃO 1 - ESTATÍSTICA 1 1. População ou universo é: a) Um conjunto de pessoas; b) Um conjunto de elementos quaisquer c) Um conjunto de pessoas com uma característica comum; d) Um conjunto de

Leia mais

b) 5 6 d) 1 6 e) 7 6

b) 5 6 d) 1 6 e) 7 6 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 21. Em estatística, duas medidas são de grande importância na análise de dados, medidas de tendência central e de dispersão. Dentre as medidas indicadas abaixo, são, respectivamente,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 1- Ordene os dados indicando o 1º, 2º e 3º quartil 45, 56, 62, 67, 48, 51, 64, 71, 66, 52, 44, 58, 55, 61, 48, 50, 62, 51, 61, 55 2- Faça a análise da

Leia mais

Estatística. O que é: Conceitos: Divisão da estatística: 2. Estatística indutiva

Estatística. O que é: Conceitos: Divisão da estatística: 2. Estatística indutiva Estatística O que é: É a ciência que coleta, organiza e interpreta dados colhidos entre um grupo aleatório de pessoas. Divisão da estatística: Estatística geral Visa elaborar métodos gerais aplicáveis

Leia mais

PARTE 1. Profa. Dra. Alessandra de Ávila Montini

PARTE 1. Profa. Dra. Alessandra de Ávila Montini PARTE 1 Programa de Pós-graduação do Departamento de Administração PPGA Agenda 2 14:00 15:30 Fundamentação Teórica 15:30 15:45 Coffee break 15:45 17:00 Fundamentação Teórica 17:00 18:00 Exercícios de Fixação

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística Origem relacionada com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu: a coleta de dados representa somente um dos aspectos

Leia mais

Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte I

Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte I Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte I 2012/02 1 Amostra e População 2 3 4 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Calcular e interpretar as seguintes medidas de uma amostra:

Leia mais

PROCESSOS GERENCIAIS KIT PEAD Estatística aplicada. Prof.ª Kellen Cristina Campos Fernandes. Plantão: Segunda-feira. Horário: 18h10-19h

PROCESSOS GERENCIAIS KIT PEAD Estatística aplicada. Prof.ª Kellen Cristina Campos Fernandes. Plantão: Segunda-feira. Horário: 18h10-19h PROCESSOS GERENCIAIS KIT PEAD 2017-2 Estatística aplicada Prof.ª Kellen Cristina Campos Fernandes Plantão: Segunda-feira Horário: 18h10-19h Sala: 513 PROGRAMA ESPECIAL DE ADAPTAÇÕES E DEPENDÊNCIAS (PEAD)

Leia mais

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 26 de março de 2018 Londrina 1 / 32 Definição Tipos de variáveis Definição

Leia mais

Conceitos Iniciais de Estatística Módulo 6 : PROBABILIDADE VARIÁVEL ALEATÓRIA CONTÍNUA Prof. Rogério Rodrigues

Conceitos Iniciais de Estatística Módulo 6 : PROBABILIDADE VARIÁVEL ALEATÓRIA CONTÍNUA Prof. Rogério Rodrigues Conceitos Iniciais de Estatística Módulo 6 : PROBABILIDADE VARIÁVEL ALEATÓRIA CONTÍNUA Prof. Rogério Rodrigues 0 1 CONCEITOS INICIAIS DE ESTATÍSTICA: PROBABILIDADE / VARIÁVEL ALEATÓRIA CONTÍNUA CURSO :

Leia mais

Lista de Exercícios de estatística

Lista de Exercícios de estatística Lista de Exercícios de estatística 1 - As notas de um candidato em suas provas de um concurso foram: 8,4; 9,1; 7,2; 6,8; 8,7 e 7,2. A nota média, a nota mediana e a nota modal desse aluno, são respectivamente:

Leia mais

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 16 ESTATÍSTICA

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 16 ESTATÍSTICA MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 16 ESTATÍSTICA 13% 7% 25% 55% Como pode cair no enem (ENEM) Um sistema de radar é programado para registrar automaticamente a velocidade de todos os veículos trafegando por

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES Curso Serviço Social Estatística I 1º Ano 1º Semestre 2005/2006

UNIVERSIDADE DOS AÇORES Curso Serviço Social Estatística I 1º Ano 1º Semestre 2005/2006 UNIVERSIDADE DOS AÇORES Curso Serviço Social Estatística I 1º Ano 1º Semestre 2005/2006 Ficha de trabalho nº 1 Estatística Descritiva 1. Num conjunto de jovens estudantes pretende-se estudar; 1.1 A profissão

Leia mais

Depois passamos para a Tabela de Frequências, separar os valores da variável e depois numa outra coluna, colocar sua frequência absoluta, assim:

Depois passamos para a Tabela de Frequências, separar os valores da variável e depois numa outra coluna, colocar sua frequência absoluta, assim: Aula 2 5Tabelas de frequência Para atingir os objetivos de uma pesquisa, é preciso que os dados estejam organizados de forma a facilitar o entendimento do leitor A primeira etapa após o levantamento dos

Leia mais

Cargo 131 Analista Administrativo - Estatística

Cargo 131 Analista Administrativo - Estatística Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Edital n o 04 Área Administrativa, de 20/2/2014 Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia Concurso Público para Provimento

Leia mais

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 24 de abril de 2017 É o que está sendo medido em uma população,

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1) Um pesquisador que ordena uma lista de cidades segundo o ritmo de vida, do mais lento para o mais acelerado, está operando no nível de medida: (A)

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO Componente Curricular: ESTATÍSTICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Código: ADM - 121 Pré-requisito: ---- Período Letivo: 2011.2 CH Total: 60 horas Turma:

Leia mais

1 a Lista de PE. Universidade de Brasília Departamento de Estatística

1 a Lista de PE. Universidade de Brasília Departamento de Estatística Universidade de Brasília Departamento de Estatística 1 a Lista de PE 1. Dadas as populações abaixo, classifique as suas respectivas variáveis como qualitativas (ordinal ou nominal) ou quantitativas (contínuas

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva 1 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um dos

Leia mais

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL AULA 1 RESUMO DE DADOS

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL AULA 1 RESUMO DE DADOS RESUMO DE DADOS 1 TIPOS DE VARIÁVEIS Em estatística, uma variável é um atributo mensurável que tipicamente varia entre indivíduos de uma população. As variáveis podem ser classificadas em quantitativas

Leia mais

ESTATÍSTICA. Prof.º Mário Castro

ESTATÍSTICA. Prof.º Mário Castro ESTATÍSTICA Prof.º Mário Castro Estatística O que é: É a ciência que coleta, organiza e interpreta dados colhidos entre um grupo aleatório de pessoas. Divisão da estatística: Estatística geral Visa elaborar

Leia mais

Estatística

Estatística Estatística 1 2016.2 Sumário Capítulo 1 Conceitos Básicos... 3 MEDIDAS DE POSIÇÃO... 3 MEDIDAS DE DISPERSÃO... 5 EXERCÍCIOS CAPÍTULO 1... 8 Capítulo 2 Outliers e Padronização... 12 VALOR PADRONIZADO (Z)...

Leia mais

Lista de Exercícios para Segundo Exercício Escolar

Lista de Exercícios para Segundo Exercício Escolar Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Estatística Contato: Professora Fernanda De Bastiani, coord-area-2@de.ufpe.br Lista de Exercícios para Segundo

Leia mais

UFRGS - Graduação em Estatística Disciplina: Mat2282 Análise Estat. Não Paramétrica Lista de exercícios 02: testes paramétricos de hipóteses

UFRGS - Graduação em Estatística Disciplina: Mat2282 Análise Estat. Não Paramétrica Lista de exercícios 02: testes paramétricos de hipóteses 01. Dados os valores: 4, 6, 3, 6 e 6, de uma amostra aleatória de 5 (cinco) observações de uma variável X, estime a média e a variância de X e admitindo que X tenha uma distribuição normal, teste, a 5%,

Leia mais

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Estatística Básica para Engenharia Prof. Mariana Albi 7 a Lista de Exercícios Assuntos: Estatística Descritiva.

Leia mais

Estatística. O que é Estatística? Estatística pode ser: Estatística Descritiva. Ivonete Melo de Carvalho. Conteúdo

Estatística. O que é Estatística? Estatística pode ser: Estatística Descritiva. Ivonete Melo de Carvalho. Conteúdo Estatística Estatística Descritiva Ivonete Melo de Carvalho Conteúdo Definições; Tabelas e Gráficos; Medidas de tendência central; Medidas de dispersão. Objetivos Diferenciar população e amostra. Elaborar

Leia mais

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Estatística Básica para Engenharia Prof. Mariana Albi 8 a Lista de Exercícios Assuntos: Inferência Estatística.

Leia mais

Prof.Letícia Garcia Polac. 28 de agosto de 2017

Prof.Letícia Garcia Polac. 28 de agosto de 2017 Bioestatística Prof.Letícia Garcia Polac Universidade Federal de Uberlândia UFU-MG 28 de agosto de 2017 Sumário 1 Introdução 2 Conceitos Básicos de Estatística 3 Introdução Introdução A Estatística é a

Leia mais

CONCEITOS BASICOS, ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA

CONCEITOS BASICOS, ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA DISCIPLINA: MÉTODOS QUANTITATIVOS PROFESSORA: GARDÊNIA SILVANA DE OLIVEIRA RODRIGUES CONCEITOS BASICOS, ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA MOSSORÓ/RN 2015 1 POR QUE ESTUDAR

Leia mais

Matemática do Zero ESTATÍSTICA

Matemática do Zero ESTATÍSTICA Matemática do Zero DEFINIÇÃO A ciência encarregada de coletar, organizar e interpretar dados é chamada de. Seu objetivo é obter compreensão sobre os dados coletados. Muitas vezes utiliza-se de técnicas

Leia mais

1ª Lista de Estatística Básica. Professor: Alessandro Monteiro

1ª Lista de Estatística Básica. Professor: Alessandro Monteiro 01. O que é estatística? 02. Quais que elementos que compõe uma tabela estatística? 03. Uma tabela estatística pode ser fechada, ou seja, ser delimitada nos extremos? Justifique. 04. Quais os tipos de

Leia mais

UNIDADE III ESTUDO DIRIGIDO

UNIDADE III ESTUDO DIRIGIDO UNIDADE III ESTUDO DIRIGIDO 1 No setor de uma indústria metalúrgica, 11 prensas estão ligadas a uma chave automática que desliga quando a corrente atinge 50A. No estudo do comportamento deste processo,

Leia mais

Estatística para Cursos de Engenharia e Informática

Estatística para Cursos de Engenharia e Informática Estatística para Cursos de Engenharia e Informática Pedro Alberto Barbetta / Marcelo Menezes Reis / Antonio Cezar Bornia São Paulo: Atlas, 2004 Cap. 3 Análise exploratória de dados APOIO: Fundação de Apoio

Leia mais

Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica Professor: Carlos Sérgio

Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica Professor: Carlos Sérgio Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica Professor: Carlos Sérgio LISTA DE EXERCÍCIOS I - ESTATÍSTICA BÁSICA 1. Classifique as seguintes variáveis como

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística Origem relacionada com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu: a coleta de dados representa somente um dos aspectos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL LISA DE EXERCÍCIOS 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL LISA DE EXERCÍCIOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL LISA DE EXERCÍCIOS 1 Disciplina: Estatística I 1. Defina com suas próprias palavras o que é estatística descritiva

Leia mais

ASSUNTO ESTATÍSTICA- PROF. CARLINHOS

ASSUNTO ESTATÍSTICA- PROF. CARLINHOS 1.A empresa que fornece eletricidade para a cidade "Mar de Dezembro" colocou um gráfico nas contas de luz, no mês de janeiro, para explicar os gastos e receitas da empresa. O gráfico usado é semelhante

Leia mais

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2019 Estatística Descritiva e Análise Exploratória Etapas iniciais. Utilizadas para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de uma grande quantidade

Leia mais

Departamento de Estatística UFSCar Probabilidade e Estatística Lista de Exercícios 2 Prof. José Carlos Fogo (11/09/2014)

Departamento de Estatística UFSCar Probabilidade e Estatística Lista de Exercícios 2 Prof. José Carlos Fogo (11/09/2014) Departamento de Estatística UFSCar Probabilidade e Estatística Lista de Exercícios 2 Prof. José Carlos Fogo (11/09/2014) 1) Seja X v.a. representando o número de usuários de um microcomputador no período

Leia mais

Lista de Exercícios Cap. 2

Lista de Exercícios Cap. 2 Lista de Exercícios Cap. 2 ) Considere os dados de Sexo e Raça para os dados abaixo: Sexo F M M F M F F F M M M M M M F F F M F F F F M M F M M Raça B B B B B B B B B B B B B B B B B P B B B A B B B B

Leia mais

ASSUNTO: ESTATÍSTICA COM DADOS AGRUPADOS

ASSUNTO: ESTATÍSTICA COM DADOS AGRUPADOS ASSUNTO: ESTATÍSTICA COM DADOS AGRUPADOS 1) Analise as afirmativas a seguir, sobre conjuntos de dados. I) X é o valor que possui a maior frequência absoluta. II) Y é o quociente entre a soma dos elementos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 1-BIOESTATÍSTICA II (CE020) AMOSTRAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 1-BIOESTATÍSTICA II (CE020) AMOSTRAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 1-BIOESTATÍSTICA II (CE020) Prof. Benito Olivares Aguilera 1 o Sem./19 AMOSTRAGEM 1. Avalie, para os casos a seguir,

Leia mais

CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte

CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte 4.3 Medidas de posição 4.4 Medidas de dispersão 4.5 Separatrizes Prof. franke 2 Vimos que a informação contida num conjunto de dados pode ser resumida

Leia mais

Número de erros de impressão durante 50 dias

Número de erros de impressão durante 50 dias EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 1) Contou-se o número de erros de impressão da primeira página de um jornal durante 50 dias, obtendo-se os resultados abaixo: 8 11 8 12 14 13 11 14 14 15 6 10 14 19 6 12 7 5 8 8 10

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

ESTATÍSTICA DESCRITIVA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos Elementos básicos: Tabelas Gráficos Resumos numéricos Coleta de dados Há várias maneiras

Leia mais

Grupo A - 1 semestre de 2012 Lista de exercícios 2 - Estatística Descritiva II C A S A (gabarito)

Grupo A - 1 semestre de 2012 Lista de exercícios 2 - Estatística Descritiva II C A S A (gabarito) Exercício 1. (1,0 ponto) Considere os dados abaixo sobre a distribuição de salário em (reais) num grupo de 1000 indivíduos. Tabela 1: Distribuição de frequências dos salários Classe de Salário Total Frequência

Leia mais

CAPÍTULO 4 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

CAPÍTULO 4 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES CAPÍTULO 4 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES. INTRODUÇÃO - Conceito de população desconhecida π e proporção da amostra observada P. π P + pequeno erro Perguntas: - Qual é o pequeno erro?

Leia mais

Estatística. 1 Introdução 2 Tabelas Estatísticas 3 População, Amostra e Variáveis 4 Gráficos e Distribuição de Freqüências.

Estatística. 1 Introdução 2 Tabelas Estatísticas 3 População, Amostra e Variáveis 4 Gráficos e Distribuição de Freqüências. Estatística 1 Introdução 2 Tabelas Estatísticas 3 População, Amostra e Variáveis 4 Gráficos e Distribuição de Freqüências Renata Souza Técnicas de Estatística Descritiva técnicas para extrair informações

Leia mais

Número: Dois. Lista de Exercícios Estatística/Introdução a Estatística

Número: Dois. Lista de Exercícios Estatística/Introdução a Estatística /Introdução a Professor: Assunto(s): Curso(s): William Costa Rodrigues Inferência ; Tipo de Variáveis, Tipos de Amostras; Tamanho da Amostra; Medidas de tendência central: Medidas de Variação. Engenharia

Leia mais

Engenharia da Qualidade. Profa. Luciana Rosa Leite

Engenharia da Qualidade. Profa. Luciana Rosa Leite Engenharia da Qualidade Profa. Luciana Rosa Leite Unidade 1 Introdução à Engenharia Da Qualidade 1.1 Evolução da Gestão da Qualidade 1.2 Revisão de conceitos estatísticos Exercícios Evolução da Gestão

Leia mais

Trabalho para entregar, valendo 1,5 pontos para a primeira avaliação. Entregar na próxima aula.

Trabalho para entregar, valendo 1,5 pontos para a primeira avaliação. Entregar na próxima aula. Estatística aplicada 16/10/2014. Trabalho para entregar, valendo 1,5 pontos para a primeira avaliação. Entregar na próxima aula. Construa as tabelas e os gráficos correspondentes a partir das informações

Leia mais

Introdução à análise exploratória de dados

Introdução à análise exploratória de dados Introdução à análise exploratória de dados Wagner H. Bonat Elias T. Krainski Fernando P. Mayer Universidade Federal do Paraná Departamento de Estatística Laboratório de Estatística e Geoinformação LEG/DEST/UFPR

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Disciplina Estatística Aplicada Curso Engenharia Mec Gest Industrial º Semestre º Folha Nº3: Variáveis Aleatórias De um lote que contém 0 parafusos, dos quais 5 são defeituosos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Segunda Lista de Exercícios

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Segunda Lista de Exercícios UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Cálculo das Probabilidades e Estatística I Professora: Juliana Freitas Pires Segunda Lista de Exercícios Questão 1. Descreva o espaço amostral para cada um dos seguintes

Leia mais

20 Sidia M. Callegari-Jacques

20 Sidia M. Callegari-Jacques 1 Organização de dados quantitativos Uma contribuição importante da estatística no manejo das informações foi a criação de procedimentos para a organização e o resumo de grandes quantidades de dados. A

Leia mais

Estatística e Probabilidade. Aula 11 Cap 06

Estatística e Probabilidade. Aula 11 Cap 06 Aula 11 Cap 06 Intervalos de confiança para variância e desvio padrão Confiando no erro... Intervalos de Confiança para variância e desvio padrão Na produção industrial, é necessário controlar o tamanho

Leia mais

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA NOÇÕES DE ESTATÍSTICA 1. INTRODUÇÃO A Estatística trata dos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, visando também a tomada de decisões. . POPULAÇÃO E AMOSTRA

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Visão geral da estatística Estatística: Conjunto de métodos e processos destinados a permitir o entendimento de um universo submetido a certas condições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Lista de Exercícios Terceira Prova. Parte I: Distribuição Amostral

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Lista de Exercícios Terceira Prova. Parte I: Distribuição Amostral UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Cálculo das Probabilidades e Estatística I Professora: Juliana Freitas Pires Lista de Exercícios Terceira Prova Parte I: Distribuição Amostral Questão 1. Seja X N(90; 26).

Leia mais

CAP1: Estatística Descritiva para análise da variabilidade uma amostra de dados quantitativos

CAP1: Estatística Descritiva para análise da variabilidade uma amostra de dados quantitativos CAP1: Estatística Descritiva para análise da variabilidade uma amostra de dados quantitativos O aluno deverá utilizar calculadora científica Resumo Numérico dos dados Suponha que os dados sejam representados

Leia mais

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB.

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 1) Classifique as seguintes variáveis aleatórias como discretas ou contínuas. X : o número de acidentes de automóvel por ano na rodovia BR 116. Y :

Leia mais

Escola Politécnica da USP Engenharia de Petróleo e Gás DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE CONTÍNUA. Aulas 10, 11,12 e 13 - Prof. Regina Meyer Branski

Escola Politécnica da USP Engenharia de Petróleo e Gás DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE CONTÍNUA. Aulas 10, 11,12 e 13 - Prof. Regina Meyer Branski Escola Politécnica da USP Engenharia de Petróleo e Gás DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE CONTÍNUA Aulas 10, 11,12 e 13 - Prof. Regina Meyer Branski Objetivos Distribuição Normal e Distribuição Normal Padrão

Leia mais

SINTETIZANDO DADOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS

SINTETIZANDO DADOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS SINTETIZANDO DADOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS Prof. Dr. Ivan Bezerra Allaman Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Cronograma Dados qualitativos 1 Dados qualitativos 2 3 Para sintetizarmos as informações

Leia mais