EMPREENDEDORISMO: O FENÔMENO GLOBAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMPREENDEDORISMO: O FENÔMENO GLOBAL"

Transcrição

1 EMPREENDEDORISMO: O FENÔMENO GLOBAL Bianca Santos de Abreu Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio RESUMO: Este artigo aborda alguns aspectos sobre empreendedorismo, suas características e importância para o desenvolvimento da economia mundial. Bem como apresenta dados da pesquisa Global Entrepeneurship Monitor GEM, que comprovam o crescimento das atividades empreendedoras no Brasil, que indica que é um país em potencial. Apresenta também o conceito e características dos iconoclastas. As semelhanças entre o perfil dos iconoclastas e dos empreendedores, que é o grande diferencial competitivo de um negócio. PALAVRAS CHAVE: Percepção. Inovação. Desafio. A palavra empreendedor originou-se do verbo francês entreprendre que significa fazer algo. Conforme Brito e Wever (2003, p.17), uma das primeiras definições da palavra empreendedor, foi elaborada no inicio do século XIX pelo economista francês J.B. Say, como aquele que transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento. O empreendedorismo é hoje um fenômeno global, sobre o qual diversas instituições públicas e privadas têm investido para pesquisar e incentivar. Existe uma clara correlação entre o empreendedorismo e

2 o crescimento econômico. Os resultados mais explícitos manifestamse na forma de inovação, desenvolvimento tecnológico e geração de novos postos de trabalho. A riqueza gerada pelos empreendedores contribui para a melhoria da qualidade de vida da população e, não raras vezes, é reinvestida em novos empreendimentos e, de maneira indireta, nas próprias comunidades. (BRITO; WEVER, 2003, p. 18) O conceito de empreendedorismo está baseado em indivíduos que misturam inovação com as melhores práticas de comercialização de novos produtos e serviços e que resultam em empresas de crescimento acelerado. O empreendedorismo contribui de diversas formas para o desenvolvimento dos paises, gera crescimento econômico, avanços tecnológicos, cria novas oportunidades de emprego, tendo como resultado uma melhor qualidade de vida da população. De acordo com pesquisa realizada no site SebraeSP (acesso em 31 ago. 2009) Empreendedorismo é o ato de criar e gerenciar um negócio, assumindo riscos em busca de lucro. Abrir um novo negócio implica em correr alguns riscos para que o sucesso financeiro seja alcançado. Empreender um novo negócio é sempre um desafio. Um desafio que motiva os empreendedores a lutar pelos seus ideais e realizar seus objetivos. De acordo com pesquisa realizada no site wikipedia (acesso em 31 ago. 2009) Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hirsch, em seu livro Empreendedorismo. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

3 Empreendedorismo é a criação de algo novo, que necessita de idéias, planejamento, dedicação, esforço e tendo como recompensa reconhecimento profissional, retorno financeiro, satisfação pessoal. O processo de empreender envolve todas as funções, atividades e ações associadas à percepção de oportunidades. Na verdade, é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades. Com esse arsenal, transforma idéias em realidade, para benefício próprio e para o benefício da comunidade. Por ter criatividade e um alto nível de energia, o empreendedor demonstra imaginação e perseverança, aspectos que, combinados adequadamente, o habilitam a transformar uma idéia simples e mal-estruturada em algo concreto e bemsucedido no mercado. (CHIAVENATO, 2007, p. 7) Empreender é aproveitar as oportunidades para colocar as idéias em prática assumindo riscos calculados, é inovar. O empreendedor projeta as suas idéias no futuro e as coloca em prática. Estão sempre dispostos a mudar situações, caso elas não ocorram como esperado, com o objetivo de fazer o melhor, de superar as expectativas buscando a qualidade total para o sucesso do seu negócio. São autoconfiantes, otimistas, determinados, não desanimam no primeiro obstáculo, pois acreditam que são capazes de realizar o seu projeto. Em uma época em que ser empreendedor é quase um imperativo, é muito importante lembrar que por trás das novas idéias que vêm revolucionando a sociedade, existe muito mais do que a visão de futuro e talento individual. Análise, planejamento estratégicooperacional e capacidade de implementação são elementos essenciais no sucesso de empreendimentos inovadores. (DORNELAS, 2001, p.13)

4 Uma característica básica para um empreendedor bem sucedido é a busca de informações. Procurar informar-se sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, como produzir um determinado produto ou prestar um serviço, consultar especialistas para obter informações técnicas. Após ter as informações necessárias é preciso fazer o planejamento, definir metas e objetivos de curto e longo prazo; estabelecer prazo para cada atividade; rever todas as etapas pré-estabelecidas e fazer mudanças quando necessário. Saber o caminho o qual se deve seguir é a maneira mais rápida e eficaz de se atingir o objetivo final. Algumas idéias equivocadas ainda existem no senso comum. Uma delas é a de que o empreendedor é um herói solitário. Na realidade, colaboração é a palavra-chave. Para que haja essa colaboração os empreendedores utilizam uma característica marcante, o poder, a persuasão que exerce sobre as pessoas. Ele utiliza essa característica como estratégia para recrutar pessoas que tenham grande potencial e que possam agregar valores e contribuir para o sucesso do seu empreendimento. O empreendedorismo é um fenômeno global, o qual as organizações têm investido, pois contribui para o crescimento econômico dos países. Os resultados obtidos pelos empreendedores, tais como, desenvolvimento tecnológico, inovação e geração de novos postos de trabalho, contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população. Em 1999, foi criado o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), trata-se de uma pesquisa que mede as atividades empreendedoras nos países, que tem como objetivo influenciar os programas institucionais que a apóiam as atividades empreendedoras. Na pesquisa GEM de 2008 (onde quarenta e três países participaram), os países da América Latina e o Caribe foram os mais empreendedores, já os países da Europa ocuparam as ultimas posições no ranking, como Bélgica, em último lugar, precedida por Rússia e Alemanha.

5 Segundo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade - IBQP, concebido em 1999, o Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2008) é o maior projeto de pesquisa sobre a atividade empreendedora, cobrindo mais de 60 países consorciados com indiscutível representatividade em termos econômicos (aproximadamente 95% do PIB mundial) e demográficos (mais de dois terços da população mundial). As atividades empreendedoras no Brasil estão em constante crescimento. De acordo com o GEM de 2008, o Brasil ocupou a 13ª posição no ranking mundial. A Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA) brasileira foi de 12%, aproximam-se das taxas de países desenvolvidos, como os estados Unidos. Tais indicadores são muito importantes para o Brasil, pois as atividades empreendedoras desenvolvidas pelo país são responsáveis pelo crescimento econômico nacional. A média da TEA brasileira entre os anos de 2001 e 2008, foi 75% maior do que a média dos demais países participantes da pesquisa. No G-20 (grupo que compõe as vinte maiores economias do mundo), o Brasil ocupou a terceira posição em empreendedorismo, entre os 15 países participantes do estudo. De acordo com pesquisa realizada no site ibqp (acesso em 19 out. 2009) [...] A taxa de empreendedores por oportunidade no País ficou em 8,03%, o equivalente a 9,78 milhões de pessoas. Já os empreendedores por necessidade obtiveram índice de 3,95%, um total de 4,81 milhões de pessoas. Conforme a pesquisa GEM de 2008 dobrou o número de brasileiros que empreendem por oportunidade em relação aos que fazem por necessidade, isso mostra que o empreendedorismo no Brasil está ocorrendo de forma mais planejada, com empreendedores mais preparados, melhorando assim a qualidade das atividades empreendedoras.

6 Surge um novo conceito que pode ser confundido com empreendedor, por possuir características semelhantes, o iconoclasta. Este possui um perfil desafiador, que faz o que dizem que não pode ser feito. O iconoclasta percebe as coisas de maneira diferente das outras pessoas, pois eles vêem de uma maneira que nunca foi vista antes. Segundo Berns, em entrevista publicada na revista HSM Management (2009, p.66), Grandes descobertas tendem a vir de um sistema de percepção que é confrontado com algo que ele não é capaz de interpretar. Grandes inovadores desafiam nossa percepção precária ao se colocar fora das circunstâncias normais. Os iconoclastas possuem características importantes, que são o grande diferencial, são inovadores, identificam oportunidades, quebram paradigmas, possuem grande poder de persuasão, estão sempre abertos a coisas novas, a explorar ambientes fora do seu cotidiano, a descobertas, que faz com que tenham uma nova visão e compreensão das experiências passadas. Assim como os empreendedores, os iconoclastas são pessoas de grande contribuição em um negócio, possuem novas idéias, soluções inovadoras e utilizam da persuasão para a aceitação das mudanças propostas. REFERÊNCIAS BRITO, Francisco; WEVER, Luiz. Empreendedores Brasileiros. 4ª ed. Rio de Janeiro: Negócios, O que é empreendedorismo?. Disponível em: < smo>. Acesso em: 31 de agosto Empreendedorismo. Disponível em: <pt.wikipedia.org/wiki/empreendedorismo>. Acesso em: 31 de agosto 2009.

7 CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: Dando Assas ao Espírito Empreendedor. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, MCCLELLAND, D. C. A sociedade competitiva: realização & progresso social. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, IBQP Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade. GEM Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil Curitiba, Melhora qualidade do empreendedorismo no Brasil. Disponível em: < SSID=rfpkqzktvqodkh>. Acesso em: 19 de outubro WATT, Stephen. Iconoclastas e as três diferenças. Revista HSM Manegement, São Paulo-SP, n 76, p , 2009.

O EMPREENDEDORISMO. SUAS PERCEPÇÕES, DIMENSÃO E DESENVOLVIMENTO NO BRASIL

O EMPREENDEDORISMO. SUAS PERCEPÇÕES, DIMENSÃO E DESENVOLVIMENTO NO BRASIL O EMPREENDEDORISMO. SUAS PERCEPÇÕES, DIMENSÃO E DESENVOLVIMENTO NO BRASIL JARDEL JAVARINI BONELI ROSANY SCARPATI RIGUETTI ADMINISTRAÇÃO GERAL FACULDADE NOVO MILÊNIO RESUMO: Este artigo objetiva apresentar

Leia mais

INOVAÇÃO COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL EMPREENDEDORISMO DE SUCESSO

INOVAÇÃO COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL EMPREENDEDORISMO DE SUCESSO EMPREENDER PARA TRANSFORMAR INOVAR PARA COMPETIR Apresentação Nome: JOSÉ CARLOS CAVALCANTE Formação: Administrador de Empresas e Contador Pós-Graduação: Administração Financeira e Controladoria Cursos

Leia mais

Empreendedorismo. Empreendedor

Empreendedorismo. Empreendedor Empreendedorismo A palavra empreendedor tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo de novo. Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. Antonio Celso Duarte FATEC-SP 2011 FATEC SP 2011

Empreendedorismo. Prof. Antonio Celso Duarte FATEC-SP 2011 FATEC SP 2011 Empreendedorismo FATEC-SP 2011 Objetivos da disciplina Empreendedorismo A disciplina é orientada para uma abordagem conceitual e prática para fins de empreendimento profissional. Reúne três conjuntos de

Leia mais

PESQUISAS IBQP GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR

PESQUISAS IBQP GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR PESQUISAS IBQP GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR GEM O programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de abrangência mundial, é uma avaliação anual do nível nacional da atividade empreendedora.

Leia mais

PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA. Prof. Araken Patusca Linhares

PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA. Prof. Araken Patusca Linhares PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA Prof. Araken Patusca Linhares UNIDADE I Surgimento do Empreendedorismo Postura e comportamento do Empreendedor A importância do Empreendedor na sociedade Motivação do

Leia mais

EMPREENDEDORISMO NA AMÉRICA LATINA

EMPREENDEDORISMO NA AMÉRICA LATINA Missão Contribuir para o desenvolvimento sustentável do País através da melhoria constante da produtividade, da qualidade e da inovação nas organizações dos setores privado e público Nossos Valores Aumento

Leia mais

Empreendedorismo no Mercado de Seguros. Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia

Empreendedorismo no Mercado de Seguros. Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia Empreendedorismo no Mercado de Seguros Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia Novos Desafios do Corretor O conceito de venda mudou! - Empoderamento do Cliente - Maior Concorrência - Mercado em Mudança

Leia mais

Aula III - Projetos. Prof.: Alessandra Miranda

Aula III - Projetos. Prof.: Alessandra Miranda Aula III - Projetos Prof.: Alessandra Miranda Empreendedorismo É o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 Sandra Puhl Dos Santos 2, Helton Antonio Petrolli 3. 1 Projeto de Pesquisa - Atividade Prática Supervisionada- APS realizada

Leia mais

O Executivo como Líder Empreendedor

O Executivo como Líder Empreendedor O Executivo como Líder Empreendedor Líder x Chefe Chefe Resultado Líder Pessoas Há, competências diferentes, o que significa dizer que em alguns momentos o chefe é a melhor solução, e em outros a liderança

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E APLICANDO O EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E APLICANDO O EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO APLICANDO O EMPREENDEDORISMO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Discutir os impactos sociais e econômicos do empreendedorismo Conhecer as características

Leia mais

Empreendedorismo A Administração da revolução

Empreendedorismo A Administração da revolução EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo A Administração da revolução O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20 Timmons,

Leia mais

Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Prof. Esp. André Luís Belini. Gestão de pessoas

Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Prof. Esp. André Luís Belini. Gestão de pessoas Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini Gestão de pessoas 2 1 A Gestão de Pessoas ou Equipes, é um item muito importante dentro da Gestão de Projetos, pois não se pode

Leia mais

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO Plano de Negócios Módulo E Ementa da disciplina: PLANO DE ENSINO 2015-1 Carga Horária: 47 h Estudo de negócios fundamentado no seu aspecto conceitual, elementos integrantes do projeto desde a ideia até

Leia mais

Moreira, Alessandro Messias. M835e Empreendedorismo: característica empreendedora / Alessandro Messias Moreira. Varginha, 2015. 36 slides; il.

Moreira, Alessandro Messias. M835e Empreendedorismo: característica empreendedora / Alessandro Messias Moreira. Varginha, 2015. 36 slides; il. Moreira, Alessandro Messias. M835e Empreendedorismo: característica empreendedora / Alessandro Messias Moreira. Varginha, 2015. 36 slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

Rodrigo Ramos

Rodrigo Ramos Rodrigo Ramos www.r2consult.com Rodrigo Ramos, Empreendedor, Administrador (UFF) com MBA em Gestão Estratégica (USP), atualmente trabalha com Consultoria/Coaching e Coordenação de Projetos. Trabalhar para

Leia mais

EMPREENDEDORISMO A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO.

EMPREENDEDORISMO A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO. EMPREENDEDORISMO A expressão empreendedor, segundo o dicionário Etimológico Nova Fronteira, teria surgi- do na língua portuguesa no século XVI. Todavia, a expressão empreendedorismo foi originada da tradução

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio EMPREENDEDORISMO Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio RESUMO: O trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo e iconoclastas, bem

Leia mais

Curso técnico em Biotecnologia. Prof. Me. Samuel Ferreira de Mello

Curso técnico em Biotecnologia. Prof. Me. Samuel Ferreira de Mello Curso técnico em Biotecnologia Prof. Me. Samuel Ferreira de Mello Samuel.mello@ifsc.edu.br Biotecnologia? Empreendedorismo? O que é empreendedorismo? Por que é importante o empreendedorismo? País? Você?

Leia mais

GEM 2018 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR

GEM 2018 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR GEM 2018 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR January/2019 Objetivo: Estudo da atividade empreendedora no mundo 49 países em 2018. No ano anterior participaram 54 países Análise por estágio do empreendedor

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA O que é empreender? Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforços

Leia mais

O que é ser um Empreendedor?

O que é ser um Empreendedor? Sobre a Autora Meu nome é Cristiane Guerra, sou especialista em Gestão da Qualidade e Processos de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Também possuo certificação Internacional em Coaching. Atuei durante

Leia mais

Conceito de Plano de Negócio e seu uso como ferramenta de planeamento e gestão.

Conceito de Plano de Negócio e seu uso como ferramenta de planeamento e gestão. Conceito de Plano de Negócio e seu uso como ferramenta de planeamento e gestão. Direcção de Desenvolvimento Agrário DIRDEA Msc. Eng. Agrónoma Elielda Fernandes elieldafernandes@sodepacangola.com Como ser

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Projeto Consultor

EMPREENDEDORISMO. Projeto Consultor EMPREENDEDORISMO Projeto Consultor Empreendedor Para Babson College, uma das universidades mais respeitadas no ensino de empreendedorismo, o empreendedor é aquele que tem a capacidade de ver o que está

Leia mais

COMO LEIS FACILITAM OU PREJUDICAM NEGÓCIOS?

COMO LEIS FACILITAM OU PREJUDICAM NEGÓCIOS? BAPTISTA LUZ ADVOGADOS R. Ramos Batista. 444. Vila Olímpia 04552-020. São Paulo SP COMO LEIS FACILITAM OU PREJUDICAM NEGÓCIOS? / Laura Rodrigues da Cunha Felicíssimo INTRODUÇÃO A legislação brasileira

Leia mais

IFPB - CAMPUS MONTEIRO - ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO. Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600

IFPB - CAMPUS MONTEIRO - ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO. Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 IFPB - CAMPUS MONTEIRO - ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 1 Entender o conceito e a finalidade da disciplina para sua formação

Leia mais

Atuação da Empresa Júnior no desenvolvimento do empreendedorismo nos acadêmicos de Engenharia de Produção

Atuação da Empresa Júnior no desenvolvimento do empreendedorismo nos acadêmicos de Engenharia de Produção Atuação da Empresa Júnior no desenvolvimento do empreendedorismo nos acadêmicos de Engenharia de Produção Beatriz L. Reis¹, Ana Carla Fernandes Gasques² ¹ ²Universidade Estadual de Maringá (UEM) ¹ bia.lavezo@gmail.com

Leia mais

Crescimento do empreendedorismo no Brasil.

Crescimento do empreendedorismo no Brasil. Professora Cíntia Crescimento do empreendedorismo no Brasil. Professora Cíntia 1 Conceito Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Gilberto Campião. Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com MBA em business administration no Brasil e exterior. Especialista em comercio exterior,

Leia mais

A EMPRESARIAS QUE ENRIQUECEM. As 10 principais características da mulher empreendedora.

A EMPRESARIAS QUE ENRIQUECEM. As 10 principais características da mulher empreendedora. A EMPRESARIAS QUE ENRIQUECEM As 10 principais características da mulher empreendedora. AS EMPRESÁRIAS QUE ENRIQUECEM Ser empreendedor não é condição exclusiva de empresários ou de quem está à frente de

Leia mais

Balanced Scorecard. Daciane de Oliveira Silva. Referências: Livro Estratégias de Empresas: Lobato et.al (Cap. 7)

Balanced Scorecard. Daciane de Oliveira Silva. Referências: Livro Estratégias de Empresas: Lobato et.al (Cap. 7) Balanced Scorecard Daciane de Oliveira Silva Referências: Livro Estratégias de Empresas: Lobato et.al (Cap. 7) Ferramenta de implementação e controle das estratégias, com enfoque financeiro e não financeiro.

Leia mais

http://www.youtube.com/watch?v=d0fptv_kq9s XII WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA 8º ENCONTRO DO FÓRUM DE COORDENADORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Aprendendo a Empreender Um novo desafio Mauricio

Leia mais

ANÁLISE DO PERFIL COMPORTAMENTAL EMPREENDEDOR EM INDÚSTRIA METAL MECÂNICA DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1

ANÁLISE DO PERFIL COMPORTAMENTAL EMPREENDEDOR EM INDÚSTRIA METAL MECÂNICA DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1 ANÁLISE DO PERFIL COMPORTAMENTAL EMPREENDEDOR EM INDÚSTRIA METAL MECÂNICA DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1 Linéia Carneiro 2, Liane Beatriz Rotili 3, Adriane Fabricio 4, Gilberto Castro Vargas

Leia mais

SISTEMA EPR Estratégia Projetos - Resultados

SISTEMA EPR Estratégia Projetos - Resultados Workshop IV Aprimoramento do Sistema de Gestão da Inovação SISTEMA EPR Estratégia Projetos - Resultados SISTEMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO EPR SISTEMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO Definir 1 ESTRATÉGIA Gerenciar 2

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM TRABALHADAS Conhecer as características do comportamento empreendedor. Temas da Aula de

Leia mais

GEM SÃO PAULO 2016 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Agosto/2017

GEM SÃO PAULO 2016 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Agosto/2017 GEM SÃO PAULO 2016 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR Agosto/2017 A pesquisa é realizada desde 1999. O Brasil passou a fazer parte do projeto GEM em 2000. 65 países em 2016-69% da população global e 84% do

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL. O que é Gestão?

GESTÃO EMPRESARIAL. O que é Gestão? O que é Gestão? E o gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula.

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. PLANO DE CURSO DISCIPLINA: PRINCIPIOS DE EMPREENDEDORISMO II (CÓD.: ENUN 60036) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

1 O problema Introdução

1 O problema Introdução 1 O problema Esta dissertação de mestrado se dedica a discutir questões referentes ao intra-empreendedorismo, um conceito cada vez mais difundido nas organizações, nos últimos tempos. Segundo Micheletti

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Williana Souza, Ma.

EMPREENDEDORISMO. Williana Souza, Ma. EMPREENDEDORISMO Williana Souza, Ma. A era da economia, a era da internet, das startups e das redes sociais... Boas ideias + Know-How + Planejamento + Equipe motivada = = Negócios grandiosos em certo

Leia mais

Mês da Micro e pequena empresa

Mês da Micro e pequena empresa Mês da Micro e pequena empresa O QUE VOCÊ PRECISA PRA MELHORAR o seu negócio. ACESSE LOJASEBRAEAM.COM.BR PROGRAMAÇÃO UNIDADE CENTRO OUTUBRO / 2017 (AV. LEONARDO MALCHER, 924, CENTRO) CURSO DATA HORÁRIO

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS. Sumário

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS. Sumário Sumário 1 Informações Gerais...3 1.1Empresa...3 1.2Endereço...3 1.3Telefones...3 1.4Endereço Web...3 1.5E-mail...3 1.6Responsável para contato com a INTEC...3 1.6.1Nome...3 1.6.2E-mail...3 1.6.3Telefones...3

Leia mais

Resizing aula 2 segunda parte

Resizing aula 2 segunda parte Resizing aula 2 segunda parte Professor Douglas Pereira da Silva 1 Revisão da Estratégia A revisão deve ser precedida de uma análise no ambiente interno e externo à empresa. Mudanças bruscas no ambiente

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO 1 FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Ciências Contábeis Disciplina: Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 7º Semestre Professor: Período: Ementa da

Leia mais

EMPREENDEDORISMO AULA 01 - APRESENTAÇÃO. Curso Técnico em Edificações Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA

EMPREENDEDORISMO AULA 01 - APRESENTAÇÃO. Curso Técnico em Edificações Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA EMPREENDEDORISMO AULA 01 - APRESENTAÇÃO Curso Técnico em Edificações Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

A Startupização do Mercado

A Startupização do Mercado A Startupização do Mercado INVENTANDO PALAVRINHAS LEGAIS 1 Capítulo Recebi isso no e-mail: Startupizar??? Ah mano, sério? Para de inventar essas P###!!! Startupizar... mas que %$#@ é essa? Disclaimer:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Inovação, Gestão do Conhecimento e Empreendedorismo

Inovação, Gestão do Conhecimento e Empreendedorismo Inovação, Gestão do Conhecimento e Empreendedorismo Uma abordagem Sistêmica no Contexto do Século XXI Fabricio Lopes, Sistema FIEP Federação das Industrias do Estado do Paraná C2i Centro Internacional

Leia mais

Tema Nº 2 Conceito de Empreendedorismo e o Processo Empreendedor

Tema Nº 2 Conceito de Empreendedorismo e o Processo Empreendedor Tema Nº 2 Conceito de Empreendedorismo e o Processo Empreendedor Habilidades a Desenvolver: Compreender o que é empreendedorismo e o que é ser ou estar empreendedor. Identificar e comparar as características

Leia mais

Corra. na frente da concorrencia

Corra. na frente da concorrencia Corra na frente da concorrencia O segundo semestre vem com uma programação especial de capacitações para você completar 2018 ampliando os horizontes e cultivando novas oportunidades de negócios. Confira

Leia mais

Empreendedorismo no Feminino Mo.vações Obstáculos Desafios. 29 Março de 2017

Empreendedorismo no Feminino Mo.vações Obstáculos Desafios. 29 Março de 2017 Empreendedorismo no Feminino Mo.vações Obstáculos Desafios 29 Março de 2017 seies@cooperativaseies.org FALAR DE IGUALDADE CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO Qualquer tentativa de criação de : um novo negócio

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Um pouco sobre o PMI PMI - Project Management Institute PMI Instituição internacional sem fins lucrativos criada em 1969 Desenvolve normas,

Leia mais

Inovação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Inovação. Alberto Felipe Friderichs Barros Inovação Alberto Felipe Friderichs Barros O desenvolvimento e a difusão de novas tecnologias são essenciais para o crescimento da produção e aumento da produtividade. A inovação e o conhecimento desempenham

Leia mais

SEM0530. Problemas de Engenharia Mecatrônica II - Introdução Marcelo A. Trindade

SEM0530. Problemas de Engenharia Mecatrônica II - Introdução Marcelo A. Trindade SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II Prof. Marcelo A. Trindade Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia de São Carlos - USP Sala 2º andar Prédio da Mecatrônica (ramal 739400)

Leia mais

Soluções Complementares

Soluções Complementares Soluções Complementares Atendimento ao Cliente: Como satisfazer e encantar seus clientes Reconhecer a importância da qualidade do atendimento ao cliente como diferencial competitivo para manter e ampliar

Leia mais

Data: 22/02/2015 Nome: Milton Barreto

Data: 22/02/2015 Nome: Milton Barreto ÂNCORAS DE CARREIRA Perfil de Competência Profissional Data: 22/02/2015 Nome: Milton Barreto Avaliado: Milton Barreto Introdução Âncoras de Carreira é um Mapeamento dos Principais fatores de motivação

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Eficiência, Eficácia e Efetividade Professor Rafael Ravazolo Conhecimento Específico EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE Segundo Chiavenato, o desempenho de cada organização deve

Leia mais

Empreender com Competência Internacional

Empreender com Competência Internacional Empreender com Competência Internacional Odair Soares 1 de abril de 2013 1 O QUE TRATAREMOS HOJE: 1. Sociedade do Conhecimento 2. Empreendedorismo Novidade do Século XXI 3. 2 1 Sociedade do Conhecimento

Leia mais

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016 Tipos de Indicadores 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho ; OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

CORRETOR DE SEGUROS EMPRESÁRIO DE SUCESSO

CORRETOR DE SEGUROS EMPRESÁRIO DE SUCESSO CORRETOR DE SEGUROS EMPRESÁRIO DE SUCESSO Palestrante: Apresentação Formado em Comunicação com pós-graduação em Gestão Empresarial e RH pela PUC RJ Mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de

Leia mais

TÍTULO: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ESTUDO DE CASO: EMPRESA R.A HORT FRUT

TÍTULO: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ESTUDO DE CASO: EMPRESA R.A HORT FRUT TÍTULO: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ESTUDO DE CASO: EMPRESA R.A HORT FRUT CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS SUBÁREA: Administração INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DAS AMÉRICAS

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Aula 02 Características do Comportamento Empreendedor (CCEs)

Empreendedorismo. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Aula 02 Características do Comportamento Empreendedor (CCEs) Empreendedorismo Aula 02 Características do Comportamento Empreendedor (CCEs) Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br OBJETIVO CURSO Despertar / Acelerar / Fomentar.. o Espirito Empreendedor

Leia mais

Eficiência e Eficácia

Eficiência e Eficácia Eficiência e Eficácia Desempenho das Organizações A eficiência é determinante da eficácia: caso haja recursos disponíveis, e estes forem utilizados corretamente, a probabilidade de atingir os objetivos

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E APLICANDO O EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E APLICANDO O EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO APLICANDO O EMPREENDEDORISMO Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-2 Objetivos Conhecer as principais motivações para empreender Conhecer os tipos comuns de empreendedores

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

PROGRAMA DE DISCIPLINA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CÂMPUS DE ARAGUAÍNA CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Avenida Paraguai esq. com a rua Uxiramas, S/N, Setor CIMBA 77.824-838 Araguaína/TO (63)

Leia mais

Comportamentos do Empreendedor.

Comportamentos do Empreendedor. Comportamentos do Empreendedor ACS JOVEM O ACS Jovem é um programa de jovens empreendedores da Associação Comercial de Santos que tem como missão promover a integração e participação dos associados em

Leia mais

Gestão e Empreendedorismo

Gestão e Empreendedorismo Gestão e Empreendedorismo Gestão e Empreendorismo O que faz a diferença entre o fracasso e sucesso é o que as pessoas fazem com os recursos que elas tem. Empreendedorismo é o estado de atenção às oportunidades

Leia mais

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios é de capacitar os profissionais

Leia mais

SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II

SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II Prof. Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia de São Carlos - USP Sala 2º andar Prédio da Mecatrônica (ramal 739400) E-mail: trindade@sc.usp.br

Leia mais

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal Desenvolvimento de Carreira Aula - 01 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Mercado de trabalho Macroeconomia Inflação Dólar Petróleo Crise Oriente Médio

Leia mais

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO.

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. PROCESSO EMPREENDEDOR SE DESENVOLVE AO LONGO DO TEMPO E SE MOVE POR MEIO DE FASES DISTINTAS, MAS INTIMAMENTE

Leia mais

Empreendedorismo. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Patricia Bellotti Carvalho

Empreendedorismo. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Patricia Bellotti Carvalho Empreendedorismo Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Patricia Bellotti Carvalho Quais os conceitos da Disciplina de Empreendedorismo? Conhecer e refletir sobre

Leia mais

GEM 2016 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR

GEM 2016 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR GEM 2016 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR Abril/2017 Objetivo: A Pesquisa em 2016 Estudo da atividade empreendedora no mundo 65 países em 2016 (70% da população e 83% do PIB mundial) No ano anterior participaram

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E O EMPREENDEDORISMO EMPREENDEDORISMO E OS EMPREENDEDORES. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E O EMPREENDEDORISMO EMPREENDEDORISMO E OS EMPREENDEDORES. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO O EMPREENDEDORISMO E OS EMPREENDEDORES Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Apresentar o empreendedorismo Conhecer a relação entre o empreendedorismo e a inovação

Leia mais

Gestão e Empreendedorismo

Gestão e Empreendedorismo Unidade III Gestão e Empreendedorismo Eliomar Borges Furquim Plano de negócios (PN): uma Visão geral. Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de compreender o que é um Plano de

Leia mais

EMPREENDEDORISMO PARTE 2. ISCTE Business School - Paulo Sousa Marques

EMPREENDEDORISMO PARTE 2. ISCTE Business School - Paulo Sousa Marques EMPREENDEDORISMO PARTE 2 EMPREENDEDORISMO SOCIAL Conceito O trabalho dos empreendedores sociais é ver onde a sociedade está estacionada e encontrar uma nova forma de resolver o problema. Eles não querem

Leia mais

INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO - PIO XII

INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO - PIO XII TÍTULO: MULHERES EMPREENDEDORAS DO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS SUBÁREA: Administração INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO

Leia mais

Aula 2: Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedor. Por que planejar? Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo.

Aula 2: Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedor. Por que planejar? Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo. Aula 2: Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedor. Por que planejar? Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo. 2.Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedorismo. 2.1 Papel do planejamento no

Leia mais

EMPREENDEDORISMO PROF. LUCIANO SCANDELARI PPGEB-UTFPR

EMPREENDEDORISMO PROF. LUCIANO SCANDELARI PPGEB-UTFPR EMPREENDEDORISMO PROF. LUCIANO SCANDELARI PPGEB-UTFPR EMENTA DA DISCIPLINA 3 créditos / 45 aulas Conceitos e características do empreendedor e intraempreendedor. As características do empreendedor O empreendedor

Leia mais

ESTUDO DO CAPITAL INTELECTUAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE PATROCÍNIO - MG

ESTUDO DO CAPITAL INTELECTUAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE PATROCÍNIO - MG Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. ESTUDO DO CAPITAL INTELECTUAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE PATROCÍNIO - MG Ana Luiza

Leia mais

Apresentação da Disciplina. Empreendedorismo Aula 01 vídeo 01. Conceito de Empreendedorismo Aula 01 vídeo 02. Objetivos da Aula/Rota

Apresentação da Disciplina. Empreendedorismo Aula 01 vídeo 01. Conceito de Empreendedorismo Aula 01 vídeo 02. Objetivos da Aula/Rota Apresentação da Disciplina vídeo 01 Ademir Bueno 02 Feudalismo e as Revoluções Industriais 01 Conceitos e contexto empreendedor 03 Desen. do Capitalismo e Empreend. 04 Inovação e is mo 06 Sustentabilida

Leia mais

ANÁLISE DAS CARACTERISTICAS EMPREENDEDORAS DE EMPRESARIOS VAREJISTAS DA REGIÃO FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1

ANÁLISE DAS CARACTERISTICAS EMPREENDEDORAS DE EMPRESARIOS VAREJISTAS DA REGIÃO FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1 ANÁLISE DAS CARACTERISTICAS EMPREENDEDORAS DE EMPRESARIOS VAREJISTAS DA REGIÃO FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1 Letícia Luísa Ullerich 2, Duane Alessandra Dos Santos 3, Leidi Lacieli Da Luz 4,

Leia mais

Jamili Saulit De Borba 2, Maria Odete Dos Santos Garcia Palharini 3, Luis Juliani 4. Programa de Incubação e empreendedorismo UNIJUI 2

Jamili Saulit De Borba 2, Maria Odete Dos Santos Garcia Palharini 3, Luis Juliani 4. Programa de Incubação e empreendedorismo UNIJUI 2 SISTEMA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE EMPRESAS INCUBADAS CRIATEC INCUBADORA DE EMPRESAS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA UNIJUI 1 MONITORING AND EVALUATION SYSTEM OF INCUBATED COMPANIES CRIATEC INCUBATOR OF COMPANIES

Leia mais

ADMINISTRADORES E MERCADO DE TRABALHO: rumos, possibilidades e desafios rumo ao empreendedorismo 1

ADMINISTRADORES E MERCADO DE TRABALHO: rumos, possibilidades e desafios rumo ao empreendedorismo 1 ADMINISTRADORES E MERCADO DE TRABALHO: rumos, possibilidades e desafios rumo ao empreendedorismo 1 Maria Tatiane Pereira BATISTA 2 Patrícia Almeida da SILVA 3 Felipe de Moura BARRETO 4 Resumo O presente

Leia mais

SUMÁRIO AULA. Empreendedorismo. Curso de Empreendedorismo USP Escola de Engenharia de Lorena. Aula 04 Planejamento Mercadológico

SUMÁRIO AULA. Empreendedorismo. Curso de Empreendedorismo USP Escola de Engenharia de Lorena. Aula 04 Planejamento Mercadológico Empreendedorismo Aula 04 Planejamento Mercadológico SUMÁRIO AULA Pesquisa e análise de mercado Estratégias e ações para atingir o mercado Análise Concorrência Como criar negócios de alto crescimento Habitats

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E O EMPREENDEDORISMO EMPREENDEDORISMO E OS EMPREENDEDORES. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E O EMPREENDEDORISMO EMPREENDEDORISMO E OS EMPREENDEDORES. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO O EMPREENDEDORISMO E OS EMPREENDEDORES Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-2 Objetivos Apresentar o empreendedorismo Conhecer a relação entre o empreendedorismo e a inovação

Leia mais

EI Empreendedores em Informática

EI Empreendedores em Informática Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível EI Empreendedores em Informática Terceiro nível Quarto nível» Quinto nível Luciane Meneguin Ortega

Leia mais

Habilidades e competências do empreendedor

Habilidades e competências do empreendedor Empreendedorismo O empreendedor Papel importante na dinamização do mercado. No exterior: recebem fomento à sua capacidade de inovação e superação. No Brasil: sinônimo de empresário, deve possuir auto-suficiência.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDOR NA GESTÃO ORGANIZACIONAL

A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDOR NA GESTÃO ORGANIZACIONAL A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDOR NA GESTÃO ORGANIZACIONAL Aliete de Andrade França Araújo RESUMO Este artigo apresenta o empreendedorismo de maneira ampla no mundo dos negócios. É apresentado o conceito de

Leia mais

Relatório de Pesquisa. Ex-achievers edição 2014

Relatório de Pesquisa. Ex-achievers edição 2014 Relatório de Pesquisa Ex-achievers edição 2014 Destaques O Programa Miniempresa, segundo os Ex-achievers Motiva a iniciar a carreira profissional a estabelecer novos objetivo para a vida Desenvolve Trabalho

Leia mais

II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil

II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil EMPREENDEDORISMO SOCIAL E GESTÃO DE PESSOAS: O CAPITAL HUMANO E INTELECTUAL É O QUE FAZ A DIFERENÇA. Manoel Izidorio Cabral Neto Discente do curso tecnológico de gestão de recursos humanos Centro universitário

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The

Leia mais

C O M I D A S E N E G Ó C I O S

C O M I D A S E N E G Ó C I O S C O M I D A S E N E G Ó C I O S PARA TER SUCESSO NÃO BASTA ABRIR UM NEGÓCIO. O EMPREENDEDOR PRECISA TER VISÃO E SE PREPARAR PARA A JORNADA EMPRESARIAL. AÇÕES ESTRATÉGICAS COMO FINANÇAS, MARKETING, REGULARIZAÇÕES

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins UFT Disciplina: Empreendedorismo Aluno: Marcelo Claudio Matricula: EMPREENDEDORISMO

Universidade Federal do Tocantins UFT Disciplina: Empreendedorismo Aluno: Marcelo Claudio Matricula: EMPREENDEDORISMO Universidade Federal do Tocantins UFT Disciplina: Empreendedorismo Aluno: Marcelo Claudio Matricula: 2009214986 EMPREENDEDORISMO 29 de setembro de 2013 Universidade Federal do Tocantins UFT Disciplina:

Leia mais

FAZ A TUA OPORTUNIDADE OBJETIVOS. Contribuir para o desenvolvimento do espírito de iniciativa. Motivar os jovens para o empreendedorismo.

FAZ A TUA OPORTUNIDADE OBJETIVOS. Contribuir para o desenvolvimento do espírito de iniciativa. Motivar os jovens para o empreendedorismo. Instituição privada sem fins lucrativos e de utilidade pública, criada a 25 de Setembro de 1989, pela mão de 21 instituições públicas e privadas. De âmbito nacional, a Fundação da Juventude tem Sede na

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela Portaria Cetec 735, de 10-9-2015,

Leia mais

O perfil empreendedor do contador no município de Custódia-Pe

O perfil empreendedor do contador no município de Custódia-Pe Revista RAITES (antes Panorama Administrativo) Recibido: 16 de junio de 2016 Aceptado: 03 de enero de 2017 O perfil empreendedor do contador no município de Custódia-Pe Figueirôa de Vasconcelos Stefany

Leia mais