1ª VARA CÍVEL DE PASSOS-MG S E N T E N Ç A

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1ª VARA CÍVEL DE PASSOS-MG S E N T E N Ç A"

Transcrição

1 S E N T E N Ç A Vistos etc. Trata-se de ação de revisão de contrato, c.c. repetição de indébito movida por Carlos José de Oliveira em face de Banco Itaú S/A postulando a revisão de cláusulas contratuais e revisão de cálculos que incidiram nas transações levadas a efeito na sua conta corrente. Sustentou sobre: 01) revisão dos contratos dos cálculos e lançamentos ante a cobrança de juros de forma potestativa e capitalizada e a revisão dos lançamentos não explicados e desconhecidos; 02) cheque especial e a cobrança mensal de juros por uso de limite de crédito rotativo, sendo que não há qualquer pacto de juros e estes incidiram de forma potestativa e abusiva além de serem calculados de forma capitalizada, sendo lançados sob as epígrafes LIMITE LIS/ENCARGOS e sobre o mesmo fato gerador eram cobrados ENCARGOS CONTA CORRENTE; 03) Dos contratos de empréstimos que foram lançados na conta corrente sob os nome de crediário e autobank; 04) lançamentos indevidos que foram levados a débito na conta corrente sob estranhas e inexplicadas epígrafes, tais como, COMISSÃO CVL, PPI PREMIO, bem como SEGUROS ITAUVIDA, PREMIO SEG VIDA PIC; 05) abusividade dos juros, no caso da cobrança nas operações denominadas Crediário e Autobank; 06) capitalização dos juros; 07) restituição das quantias cobradas ao fato de ter ocorrido cobrança indébita nos lançamentos obscuros. Destarte requereu: 01) citação; 02) nulidade das taxas de juros cobradas; 03) nulidade das taxas de juros cobradas no cheque especial e empréstimos, limitando-as ao percentual de 12% ao ano; 04) revisão dos cálculos dos juros e encargos cobrados no cheque especial; 05) considerar indevidos os valores debitados sob as epígrafes obscuras; 06) considerar indevidos os valores debitados e não contratados; 07) restituição das quantias eventualmente cobradas a maior, seja em decorrência dos débitos indevidos e inexplicados, ou pela cobrança de juros a maior e expurgo da capitalização; 08) despesas de sucumbência, incluindo o pagamento das custas processuais e honorários advocatícios; 09) assistência judiciária.

2 Com a inicial vieram os documentos de fls.18/75. O requerido juntou os contratos às fls.85/87 e extratos às fls.91/98 e 100/114. Citado, o requerido apresentou contestação às fls.115/160 afirmando que o autor celebrou contrato denominado Lis, que nada mais é do que um contrato de cheque especial em conta corrente. No mérito alegou: 01) inaplicabilidade do CDC uma vez que os contratos não possuem finalidade de custear um consumidor final; 02) inexistência dos pressupostos da revisão contratual já que não houve sequer consignação do que se entendia devido; 03) que as cláusulas contratuais obedeceram os rigores da lei já que não está limitada em 12% ao ano; 04) ausência de provas da cobrança de juros capitalizados; 05) legalidade da cobrança de comissão de permanência e, 06) não configuração de enriquecimento sem causa. Manifestação às fls.161/163 postulando a aplicação da revelia e às fls.164/172 impugnação à contestação rechaçando a antítese apresentada. Despacho saneador à fl.175. Às fls.182/185 realização de audiência e deferimento da prova pericial. Agravo retido encontra-se às fls.192/195. Foi declarada preclusa a prova pericial (fl.214), tendo o autor apresentado suas razões finais às fls.215/219 e o requerido às fls.220/252. Agravo retido às fls.254/257 e resposta às fls.262/271. Sentença às fls.276/288. Embargos de Declaração às fls.290/293. Apelação às fls.293/321 e fls.326/335. Decisão dos embargos encontra-se à fl.323. Acórdão às fls.368/372. Laudo pericial encontra-se às fls.395/406. Manifestação do autor às fls.413/414 e esclarecimentos prestados às fls.423/427, sobre os quais, o requerente se manifestou (fls.430/431). Declarada encerrada a instrução, o autor apresentou alegações finais às fls.437/439. É o relatório. Fundamento e decido:

3 A respeito do limite de juros, já ficou decidido que não há qualquer limitação dos juros remuneratórios, pois é livre a sua estipulação decorrente das regras de mercado, obedecendo apenas às limitações do Conselho Monetário Nacional e o Banco Central do Brasil. A questão se encontra pacificada com a edição do enunciado n. 596 da Súmula do Supremo Tribunal Federal, que dispõe que as taxas de juros das instituições bancárias não estão sujeitas ao limite previsto na Lei de Usura: "As disposições do Decreto n /33 não se aplicam às taxas de juros e aos outros encargos cobrados nas operações realizadas por instituições públicas ou privadas, que integram o sistema financeiro nacional". Não se pode deixar de levar em consideração, que somente pela estabilidade econômica do país, a taxa de juros possa ser tida como abusiva, posto que deve levar em consideração os demais componentes do sistema financeiro, que remunera o custo final do dinheiro emprestado, e para a composição do valor da taxa a ser aplicada a instituição financeira leva em consideração o custo da capitação, o custo administrativo, tributário, taxa de risco e o lucro que é o objetivo da atividade que exerce. Não houve a devida demonstração da abusividade das taxas exigidas, mesmo porque a mera alegação não satisfaz o julgador, que depende de elementos de convicção, e somente com a demonstração que houve o afrontamento ao limite máximo permitido pelo Banco Central do Brasil, é que se daria a possibilidade da limitação da taxa de juros em face de suposta abusividade. Igualmente, não há qualquer limitação constitucional dos juros, uma vez que os parágrafos do artigo 192, da Constituição Federal foram revogados pela Emenda Constitucional nº 40/2003, e o E. Supremo Tribunal Federal já fixou a Súmula Vinculante nº 07, sobre a matéria: A norma do 3º do artigo 192 da Constituição, revogada pela Emenda Constitucional nº 40/2003,que limitava a taxa de juros reais a 12% ao ano, tinha sua aplicação condicionada à edição de lei complementar. Assim, a ilação que se extrai é que o requerido não está sujeito ao teto previsto na Lei de Usura, sendo, portanto, legal a cobrança de juros acima de 12% ao ano.

4 No que diz respeito à cobrança de juros sobre juros, mensalmente, verifica-se que o contrato de em discussão foi firmado após a edição da Medida Provisória nº /2000, reeditada pela Medida Provisória nº /2001. Tal medida provisória, em seu art. 5º, caput, previa a capitalização de juro em período inferior a um ano: Art. 5 Nas operações realizadas pelas instituições integrantes do Sistema Financeira Nacional, é admissível a capitalização de juros com periodicidade inferior a um ano. O E. Superior Tribunal de Justiça vem firmando entendimento no sentido de que a aludida medida provisória deve ser aplicada nos contratos firmados após 31/03/2000, data da primeira publicação do artigo 5º, da Medida Provisória 1.963/2000, reeditada sob o n 2 170/2001: "Direito processual civil Bancário Agravo no recurso especial Contrato de financiamento com garantia fiduciária. Disposições de ofício. Capitalização mensal. Mora - Está firmado no STJ o entendimento segundo o qual é inviável a revisão de ofício de cláusulas consideradas abusivas em contratos que regulem relação de consumo Ressalva pessoal - Nos contratos bancários celebrados após à vigência da Medida Provisória n /2000 (reeditada sob o n 2 170/36), admite-se a capitalização mensal de juros, desde que pactuada e após sua publicação que foi em 31/03/ Não basta o ajuizamento de ação revisional para a descaracterização da mora Precedentes Negado provimento ao agravo no recurso especial" (AgRg no REsp /RS, Rei Ministra NANCY ANDRIGHI, TER- CEIRA TURMA, julgado em , DJ p 285 grifei). "AGRAVO REGIMENTAL CONTRATO BANCÁRIO CAPITALIZA- ÇÃO MENSAL DE JUROS MP CAPITALIZAÇÃO MENSAL NÃO PACTUADA MORA SUCUMBÊNCIA - A eg Segunda Seção desta Corte, no julgamento dos REsps ns /RS e /RS, da relatora do Ministro Antônio de Pádua Ribeiro, publicados no DJ de 21/3/2005, firmou o entendimento de que, nos contratos celebrados após 31/3/2000, data da publicação da MP n , revigorada pela MP n , publicada no D.O.U. de 12/9/2001, é admissível a capitalização dos juros em período inferior a um ano, desde que assim pactuada - Não estando demonstrado na instância ordinária contratação expressa de capitalização mensal, a verificação de tal aspecto nesta Corte importaria, necessariamente, no reexame de prova e dos termos do contrato Incidência da Súmulas 5 e 7-STJ - Autorizada a cobrança de juros moratórios à taxa de 12% ao ano, tal como contratado, desnecessária a declaração de que o de-

5 vedor se encontra em mora "O Juiz pode compensar a dívida pelos honorários, em caso de sucumbência recíproca Condenada uma das partes a verba honorária, o advogado do vencedor tem direito autônomo de executar a sentença, nessa parte" (REsp , relator Ministro Ruy Rosado de Aguiar - Agravo improvido" (AgRg no REsp /RS, Rei Ministro BARROS MONTEIRO, QUARTA TURMA, julgado em , DJ p grifei). No presente caso, é de se ressaltar que há menção expressa quanto à forma de cálculo dos juros remuneratórios, conforme cláusula 4ª do contrato. Ademais, por se tratar de uma cédula de crédito bancário, o art. 38, 1º, inc. I, da Lei nº /04, permite a capitalização mensal dos juros. Portanto, não há como o autor alegar desconhecimento da forma de cálculo dos juros. Não há, também, qualquer irregularidade a considerar no cálculo dos juros remuneratórios. Em relação à comissão de permanência, cabe dizer que ela foi instituída pela Resolução nº 1.129/86, do Banco Central do Brasil, nos seguintes termos: Facultar aos bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, bancos de investimento, caixas econômicas, cooperativas de crédito, sociedades de crédito, financiamento e investimento e sociedades de arrendamento mercantil cobrar de seus devedores por dia de atraso no pagamento ou na liquidação de seus débitos, além de juros de mora na forma da legislação em vigor, "comissão de permanência", que será calculada às mesmas taxas pactuadas no contrato original ou à taxa de mercado do dia do pagamento (grifei). Sua incidência é plenamente aceita, desde que não cumulada com outros encargos, como correção monetária, juros remuneratórios, juros moratórios e multa contratual. Desse modo, sua cobrança isolada não se revela abusiva, desde que contratada, nos termos da Súmula nº 294 do Superior Tribunal de Justiça: "Não é potestativa a cláusula contratual que prevê a comissão de permanência, calculada pela taxa média de mercado apurada pelo Banco Central do Brasil, limitada à taxa do contrato".

6 Posteriormente, a Súmula nº 472, também do e. STJ, excluiu a possibilidade de cobrança da comissão de permanência com juros de mora, juros remuneratórios e multa contratual: A cobrança de comissão de permanência - cujo valor não pode ultrapassar a soma dos encargos remuneratórios e moratórios previstos no contrato - exclui a exigibilidade dos juros remuneratórios, moratórios e da multa contratual". No presente caso, o perito judicial esclareceu que não constatamos a cumulação de correção monetária e comissão de permanência, como sugere o quesito (fl. 401). Não há que se falar, portanto, em cobrança de comissão de permanência cumulada com correção monetária. Dispositivo: Por tudo acima exposto, IMPROCEDENTE os pedidos, nos termos do art. 269, I, do CPC. Em razão da sucumbência, condeno a parte autora ao pagamento das custas processuais, mais honorários advocatícios, que fixo, por equidade, em R$ 2.000,00. Contudo, fica suspensa a sua exigibilidade por ser beneficiário da justiça gratuita. P.R.I. Passos, 08 de julho de FLÁVIO BARROS MOREIRA Juiz de Direito

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.283.604 - RS (2011/0222584-2) RELATOR RECORRENTE ADVOGADOS ADVOGADA RECORRIDO ADVOGADO : MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO : BANCO DIBENS S/A : MARIANE CARDOSO MACAREVICH E OUTRO(S)

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.269.033 - MG (2011/0113445-8) RELATOR : MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO RECORRENTE : UNIBANCO UNIÃO DE BANCOS BRASILEIROS S/A ADVOGADOS : GUILHERME OCTAVIO SANTOS RODRIGUES E

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.364.956 - RS (2013/0020782-7) RELATOR : MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA RECORRENTE : DIBENS LEASING S/A ARRENDAMENTO MERCANTIL ADVOGADOS : ROSÂNGELA DA ROSA CORRÊA MARIANE CARDOSO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.270.806 - RS (2011/0194559-2) RELATOR : MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA RECORRENTE : BANCO DIBENS S/A ADVOGADOS : MARIANE CARDOSO MACAREVICH E OUTRO(S) GUSTAVO CÉSAR DE SOUZA MOURÃO

Leia mais

SENTENÇA. Dispensado o relatório, nos termos do art. 38 da Lei nº /1995.

SENTENÇA. Dispensado o relatório, nos termos do art. 38 da Lei nº /1995. fls. 1 SENTENÇA Processo Físico nº: 0005171-93.2012.8.26.0073 Classe Assunto: Procedimento do Juizado Especial Cível - Assunto Principal do Processo > Requerente: Marco

Leia mais

CÍRIO ADMINISTRADORA DE VALORES LTDA.

CÍRIO ADMINISTRADORA DE VALORES LTDA. Processo nº: 057/1.04.0002010-5 COMARCA DE LAGOA VERMELHA - 2ª VARA JUDICIAL Nº de Ordem: Processo nº: 057/1.04.0002010-5 Natureza: Revisão de contrato Autor: Móveis Rodial Ltda. Réu: Círio Administradora

Leia mais

SABRINA DE MELO SPOSITO MAGALHÃES

SABRINA DE MELO SPOSITO MAGALHÃES fls. 248 SENTENÇA Processo nº: 0525997-17.2017.8.05.0001 Classe Assunto: Procedimento Comum - Revisão do Saldo Devedor Autor: Réu: SABRINA DE MELO SPOSITO MAGALHÃES e outro Banco Itau Unibanco SA SABRINA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 5 Pretensão de reforma da sentença que julgou improcedente o pedido inicial para limitação dos juros remuneratórios contratados em 12% ao ano Cabimento Hipótese em que os juros remuneratórios estipulados

Leia mais

Voto nº Apelação n Comarca: Mauá Apelante/Apelado: F.A.D.P.L.; Crefisa S/A Crédito Financiamento e Investimento

Voto nº Apelação n Comarca: Mauá Apelante/Apelado: F.A.D.P.L.; Crefisa S/A Crédito Financiamento e Investimento fls. 38 Registro: 2019.0000218503 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação Cível nº 1007669-86.2018.8.26.0348, da Comarca de Mauá, em que é apelante/apelada F.A.P.L., é apelado/apelante

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.550.999 - RS (2011/0262666-8) RELATOR RECORRENTE ADVOGADOS ADVOGADA RECORRIDO ADVOGADO AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADOS ADVOGADA : MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA : UNIBANCO

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... ª VARA CÍVEL DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... ª VARA CÍVEL DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... ª VARA CÍVEL DO FORO............ (nome completo),........ (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), portador da cédula de identidade RG nº...

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte IX Prof. Francisco Saint Clair Neto CLÁUSULAS QUE OBRIGUEM O CONSUMIDOR A RESSARCIR OS CUSTOS DE COBRANÇA DE SUA OBRIGAÇÃO, SEM QUE IGUAL DIREITO LHE SEJA CONFERIDO CONTRA O

Leia mais

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC Prof. Samantha Marques O que se tem de novo? A forma de cumprimento da sentença, nas obrigações de pagar quantia certa, poderá ser realizado de forma provisória ou

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores LUIS CARLOS DE BARROS (Presidente sem voto), ÁLVARO TORRES JÚNIOR E CORREIA LIMA.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores LUIS CARLOS DE BARROS (Presidente sem voto), ÁLVARO TORRES JÚNIOR E CORREIA LIMA. ACÓRDÃO Registro: 2012.0000626196 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0001752-55.2011.8.26.0411, da Comarca de Pacaembu, em que é apelante M. G. CALÇADOS DE PACAEMBU INDUSTRIA E COMERCIO

Leia mais

Trata-se de Ação Revisional de Cláusula Contratual com pagamento em consignação e pedido de antecipação de tutela, proposta por ROMARIO AURELIANO DA

Trata-se de Ação Revisional de Cláusula Contratual com pagamento em consignação e pedido de antecipação de tutela, proposta por ROMARIO AURELIANO DA Processo nº: 201700194555 Natureza: REVISIONAL Requerente: ROMARIO AURELIANO DA SILVA Requerido: BANCO J SAFRA SENTENÇA Trata-se de Ação Revisional de Cláusula Contratual com pagamento em consignação e

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.047.084 - RS (2008/0077831-7) RELATOR : MINISTRO VASCO DELLA GIUSTINA (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/RS) RECORRENTE : UNIBANCO UNIÃO DE BANCOS BRASILEIROS S/A ADVOGADOS : MARIANE

Leia mais

tribunal de justiça do estado de goiás APELAÇÃO CÍVEL N' ( ) DE GOIÂNIA

tribunal de justiça do estado de goiás APELAÇÃO CÍVEL N' ( ) DE GOIÂNIA II (i(a c?.x" APELAÇÃO CÍVEL N' 182583-51.2012.8.09.0051 (201291825835) DE GOIÂNIA APELANTE BANCO SAFRA S/A APELADO MÁRCIO JOSÉ DAS NEVES DUARTE RELATOR DESEMBARGADOR CARLOS ESCHER CÂMARA 4a CÂMARA CÍVEL

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DA BAHIA TRIBUNAL DE JUSTIÇA Primeira Câmara Cível 5ª Av. do CAB, nº Centro - CEP: Salvador/BA RELATÓRIO

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DA BAHIA TRIBUNAL DE JUSTIÇA Primeira Câmara Cível 5ª Av. do CAB, nº Centro - CEP: Salvador/BA RELATÓRIO fls. 1 RELATÓRIO Classe : Apelação n.º 0410222-27.2012.8.05.0001 Foro de Origem : Salvador Órgão : Apelante : LS Transportes & Turismo Ltda - Me Apelante : Leilane Sousa da Fonseca Apelante : Pedro Roberto

Leia mais

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM APELACAO CIVEL

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM APELACAO CIVEL RELATOR : DESEMBARGADOR FEDERAL PAULO BARATA EMBARGANTE : PROFABRIL ENGENHARIA LTDA ADVOGADO : EDISON FREITAS DE SIQUEIRA E OUTROS EMBARGADO : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS PROCURADOR : CATIA

Leia mais

Processo nº: Autor: Emerson Ferreira Pinto Réu: Banco J. Safra S/A Ação Ordinária SENTENÇA I RELATÓRIO

Processo nº: Autor: Emerson Ferreira Pinto Réu: Banco J. Safra S/A Ação Ordinária SENTENÇA I RELATÓRIO 1 de 5 06/01/2017 14:36 Processo nº: 1997530-33.2012.8.13.0024 Autor: Emerson Ferreira Pinto Réu: Banco J. Safra S/A Ação Ordinária SENTENÇA I RELATÓRIO Trata-se de ação de revisão contratual c/c repetição

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A União, por não ter recursos suficientes para cobrir despesas referentes a investimento público urgente e de relevante interesse nacional, instituiu, por meio da

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECLAMAÇÃO Nº 16.306 - MA (2014/0020922-1) RELATORA : MINISTRA MARIA ISABEL GALLOTTI RECLAMANTE : BV FINANCEIRA S/A CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO ADVOGADO : RICARDO LUIZ BLUNDI STURZENEGGER E OUTRO(S)

Leia mais

SENTENÇA. Os pressupostos de existência e desenvolvimento válido e regular estão presentes.

SENTENÇA. Os pressupostos de existência e desenvolvimento válido e regular estão presentes. fls. 178 SENTENÇA Processo Digital nº: Classe - Assunto Requerente: Requerido: 1010XXX-94.2015.8.26.0100 Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro VERA LUCIA K. e outro PDG

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.245.403 - SC (2011/0070682-3) RELATOR : MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO RECORRENTE : UNIBANCO UNIÃO DE BANCOS BRASILEIROS S/A ADVOGADOS : PRISCILA GEZISKI E OUTRO(S) LUCIANO CORREA

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 3 Registro: 2015.0000367711 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0029261-67.2011.8.26.0602, da Comarca de Sorocaba, em que é apelante BANCO VOLKSWAGEN S/A, é apelado EXPRESSO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 35.155 - PR (2011/0106440-4) RELATORA AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : MINISTRA MARIA ISABEL GALLOTTI : BANCO ITAÚ S/A : DANIEL HACHEM E OUTRO(S) : PEDRO EDUARDO LEAL

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete da Desembargadora Federal Margarida Cantarelli

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete da Desembargadora Federal Margarida Cantarelli APELAÇÃO CÍVEL Nº 528299-SE (0002185-94.2010.4.05.8500) APTE : CEF - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ADV/PROC : BIANCO SOUZA MORELLI e outros APDO : HERÁCLITO SANTOS DA VITÓRIA REPTE : DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 8 03/06/2014 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 808.142 DISTRITO FEDERAL RELATORA AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) ADV.(A/S)

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 341 SENTENÇA Processo nº: 1060954-64.2015.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Marcia Aparecida de Vasconcellos Peres Requerido:

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.296.951 - RS (2011/0290800-2) RELATOR : MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA RECORRENTE : UNIBANCO UNIÃO DE BANCOS BRASILEIROS S/A ADVOGADO : LUCIANO CORREA GOMES E OUTRO(S) ADVOGADOS

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 15 Prof(a). Bethania Senra Inclusão dos honorários advocatícios no ressarcimento de perdas e danos: CC, art. 389. Não cumprida a obrigação,

Leia mais

O Exmº. Sr. Desembargador Federal EDILSON PEREIRA NOBRE JÚNIOR (Relator):

O Exmº. Sr. Desembargador Federal EDILSON PEREIRA NOBRE JÚNIOR (Relator): PROCESSO Nº: 0801004-58.2015.4.05.8400 - APELAÇÃO APELANTE: MARINHO E ALVARES LTDA (e outro) ADVOGADO: SEBASTIÃO RODRIGUES LEITE JUNIOR (e outros) APELADO: CAIXA ECONOMICA FEDERAL - CEF RELATOR(A): DESEMBARGADOR(A)

Leia mais

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PERÍCIAS FINANCEIRAS. Paulo Cordeiro de Mello Giancarlo Zannon

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PERÍCIAS FINANCEIRAS. Paulo Cordeiro de Mello Giancarlo Zannon CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PERÍCIAS FINANCEIRAS Paulo Cordeiro de Mello Giancarlo Zannon Instituições Financeiras e a Justiça: O setor bancário está em destaque na lista que classifica

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.286.447 - RS (2011/0237966-0) RELATOR : MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA RECORRENTE : UNIBANCO UNIÃO DE BANCOS BRASILEIROS S/A ADVOGADO : LUCIANO CORREA GOMES E OUTRO(S) ADVOGADOS

Leia mais

5) É válido o contrato celebrado em moeda estrangeira desde que no momento do pagamento se realize a conversão em moeda nacional.

5) É válido o contrato celebrado em moeda estrangeira desde que no momento do pagamento se realize a conversão em moeda nacional. Edição n. 48 Brasília, 18 de dezembro de 2015 As teses aqui resumidas foram elaboradas pela Secretaria de Jurisprudência, mediante exaustiva pesquisa na base de jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça,

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL DÉCIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL - SERVIÇO DE APOIO À JURISDIÇÃO AMAURI DE OLIVEIRA SALES A C Ó R D Ã O

APELAÇÃO CÍVEL DÉCIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL - SERVIÇO DE APOIO À JURISDIÇÃO AMAURI DE OLIVEIRA SALES A C Ó R D Ã O AÇÃO REVISIONAL. CÉDULA DE CRÉDITO BANCÁRIO. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA. JULGAMENTO COM BASE NO ART. 285-A, DO CPC. AUSÊNCIA DO CONTRATO. DECISÃO PROFERIDA DE FORMA VIRTUAL. DESCONSTITUIÇÃO. No caso concreto,

Leia mais

/2016/ / (CNJ: )

/2016/ / (CNJ: ) COMARCA DE NOVO HAMBURGO 3ª VARA CÍVEL Rua Dr. Bayard de Toledo Mércio, 66 Processo nº: 019/1.15.0007533-4 (CNJ:.0013902-79.2015.8.21.0019) Natureza: Cobrança Autor: Jose Barbieri Réu: Porto Seguro Companhia

Leia mais

Aula 43. Juros sobre Honorários Advocatícios

Aula 43. Juros sobre Honorários Advocatícios Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Honorários Advocatícios / 43 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 43 Juros sobre Honorários Advocatícios Art. 85,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 307 SENTENÇA Processo Digital nº: Classe - Assunto Requerente: Requerido: 10396XX-58.2015.8.26.0100 Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Andreia A. B. Even Sp 46/10

Leia mais

I - RELATÓRIO. Iron Rodrigues de Oliveira ingressou com ação revisional/consignatória em face de Banco Bradesco e Financiamento S/A.

I - RELATÓRIO. Iron Rodrigues de Oliveira ingressou com ação revisional/consignatória em face de Banco Bradesco e Financiamento S/A. I - RELATÓRIO Iron Rodrigues de Oliveira ingressou com ação revisional/consignatória em face de Banco Bradesco e Financiamento S/A. Verifico que a parte autora firmou com a ré contrato de empréstimo de

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 20 de abril de 2017.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 20 de abril de 2017. Registro: 2017.0000280390 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1017735-45.2015.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ORNELAS SETTI EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. Gabinete do Desembargador Orloff Neves Rocha PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL

PODER JUDICIÁRIO. Gabinete do Desembargador Orloff Neves Rocha PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL AGRAVO REGIMENTAL NA APELAÇÃO CÍVEL N 474552-19.2011.8.09.0175 (201194745520) COMARCA :GOIÂNIA AGRAVANTE :LUCIANO PEREIRA DA SILVA AGRAVADO :ESTADO DE GOIÁS RELATOR :Desembargador

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 850.019 - RS (2006/0102054-6) RELATOR : MINISTRO HÉLIO QUAGLIA BARBOSA RECORRENTE : BANCO ITAÚ S/A ADVOGADO : FRANCISCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA STOCKINGER E OUTROS RECORRIDO : DIONE ALVES

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.289.180 - RS (2011/0256598-9) RELATOR : MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA RECORRENTE : UNIBANCO UNIÃO DE BANCOS BRASILEIROS S/A ADVOGADOS : MARIANE CARDOSO MACAREVICH E OUTRO(S)

Leia mais

SENTENÇA. Cinta Brasil Tecnologia em Transporte de Cargas Ltda

SENTENÇA. Cinta Brasil Tecnologia em Transporte de Cargas Ltda SENTENÇA Processo Físico nº: 0033825-43.2011.8.26.0100 Classe - Assunto Falência de Empresários, Sociedades Empresáriais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Inadimplemento Requerente: BANCO SAFRA

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 781.250 RIO GRANDE DO SUL RELATORA RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL - ASJ : JOSÉ

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO 869.727 PARANÁ RELATORA RECTE.(S) RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :ROZILI DE ANDRADE :IRACI ALVES DE ANDRADE :ADAIR JOSÉ ALTÍSSIMO :COOPERATIVA DE CRÉDITO

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES : FLÁVIO CÉSAR INNOCENTI E OUTRO(A/S)

: MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES : FLÁVIO CÉSAR INNOCENTI E OUTRO(A/S) RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 896.087 RIO GRANDE DO SUL RELATOR RECTE.(S) : MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES ADV.(A/S) :CLÁUDIO ROBERTO NUNES GOLGO E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S) :BRADESCO

Leia mais

07ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro ( ) E M E N T A

07ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro ( ) E M E N T A Agravo de Instrumento - Turma Espec. II - Tributário Nº CNJ : 0002655-25.2015.4.02.0000 (2015.00.00.002655-0) RELATOR : Desembargador Federal FERREIRA NEVES AGRAVANTE : COLEGIO CASTRO E SILVA LTDA ADVOGADO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO ACÓRDÃO Registro: 2011.0000336971 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 9101235-42.2009.8.26.0000, da Comarca de São Caetano do Sul, em que é apelante CLAUDIO FERNANDES sendo apelado

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. EMPRÉSTIMO: comodato e múto

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. EMPRÉSTIMO: comodato e múto EMPRÉSTIMO: comodato e múto 1. Conceito de empréstimo Empréstimo é o contrato estabelecido entre duas pessoas, e uma delas entrega gratuitamente a outra um bem para que o utilize e restitua-o no prazo

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 637.608 - SP (2004/0040369-9) RELATOR : MINISTRO CARLOS ALBERTO MENEZES DIREITO RECORRENTE : BANCO ITAÚ S/A ADVOGADO : ANDRÉ VIDIGAL DE OLIVEIRA E OUTROS RECORRIDO : SÉRGIO AUGUSTO

Leia mais

BEMEC BETIM MECÂNICA INDUSTRIAL LTDA., HARPA FACTORING SOCIEDADE DE FOMENTO MERCANTIL LTDA. OS MESMOS

BEMEC BETIM MECÂNICA INDUSTRIAL LTDA., HARPA FACTORING SOCIEDADE DE FOMENTO MERCANTIL LTDA. OS MESMOS APELAÇÃO CÍVEL. DECLARATÓRIA DE NULIDADE DE TÍTULO C/C SUSTAÇÃO DE PROTESTO. NOTA PROMISSÓRIA GARANTIDORA DE DÍVIDA COM EMPRESA DE FACTORING. ALEGAÇÃO DE ABUSIVIDADE DE COBRANÇA DE JUROS. NÃO- OCORRÊNCIA

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 940.898 - RS (2007/0082996-6) RELATOR : MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO RECORRENTE : BANCO DIBENS S/A ADVOGADOS : SERGIO EDUARDO GOMES SAYÃO LOBATO E OUTRO(S) THIAGO LUIZ BLUNDI

Leia mais

Vistos. Em sua contestação (fls. 108/138), a ré requer, preliminarmente, extinção do lauda 1

Vistos. Em sua contestação (fls. 108/138), a ré requer, preliminarmente, extinção do lauda 1 fls. 224 SENTENÇA Processo Digital nº: 1106979-38.2015.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Cezar Augusto Nakano e outro Requerido: Esser

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 214.435 - DF (2012/0165409-1) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : MINISTRO SIDNEI BENETI : BANCO DO BRASIL S/A : CARLOS JOSE MARCIERI E OUTRO(S) : OLAVO

Leia mais

Trata-se de AÇÃO ORDINÁRIA DE REVISÃO DE CONTRATO BANCÁRIO C/C DECLARATÓRIA DE NULIDADE DE CLÁUSULAS CONTRATUAIS E DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C

Trata-se de AÇÃO ORDINÁRIA DE REVISÃO DE CONTRATO BANCÁRIO C/C DECLARATÓRIA DE NULIDADE DE CLÁUSULAS CONTRATUAIS E DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C Trata-se de AÇÃO ORDINÁRIA DE REVISÃO DE CONTRATO BANCÁRIO C/C DECLARATÓRIA DE NULIDADE DE CLÁUSULAS CONTRATUAIS E DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C REPETIÇÃO DE INDÉBITO C/C COMPENSAÇÃO E FIXAÇÃO DO SALDO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECLAMAÇÃO Nº 16.299 - PE (2014/0020548-1) RELATORA : MINISTRA MARIA ISABEL GALLOTTI RECLAMANTE : BV FINANCEIRA S/A CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO ADVOGADO : RICARDO LUIZ BLUNDI STURZENEGGER E OUTRO(S)

Leia mais

lauda 1

lauda 1 fls. 167 SENTENÇA Processo Digital nº: 1083405-15.2017.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Juliano Barreto da Silva Quiterio e outro

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 291 Registro: 2017.0000346518 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1029116-06.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante CALGARY INVESTIMENTOS IMOBILIARIOS-

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores EUTÁLIO PORTO (Presidente), VERA ANGRISANI E ROBERTO MARTINS DE SOUZA.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores EUTÁLIO PORTO (Presidente), VERA ANGRISANI E ROBERTO MARTINS DE SOUZA. Registro: 2016.0000537423 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0014422-69.2010.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante MR AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA

Leia mais

Nº /PR

Nº /PR Agravo de Instrumento Nº 5013008-53.2013.404.0000/PR EMENTA AGRAVO DE INSTRUMENTO. SUSPENSÃO DA EXECUÇÃO FISCAL ATÉ O ESGOTAMENTO DAS INSTÂNCIAS ORDINÁRIAS. PREMATURIDADE DA LIQUIDAÇÃO DA FIANÇA BANCÁRIA.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 16ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 16ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE 16ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte Avenida Augusto de Lima, 1549, Sala: P374, Barro Preto, BELO HORIZONTE - MG - CEP: PROCESSO

Leia mais

Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº /PR

Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº /PR 24/10/2018 ACOR Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº 5004121-27.2016.4.04.7000/PR RELATORA: DESEMBARGADORA FEDERAL MARGA INGE BARTH TESSLER APELANTE: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Leia mais

ANEXO - SÚMULAS DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA SOBRE DIREITO DO CONSUMIDOR AMPLO DATA DO JULGAMENTO ÓRGÃO JULGADOR INCLINAÇÃO ENUNCIADO OBSERVAÇÃO

ANEXO - SÚMULAS DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA SOBRE DIREITO DO CONSUMIDOR AMPLO DATA DO JULGAMENTO ÓRGÃO JULGADOR INCLINAÇÃO ENUNCIADO OBSERVAÇÃO NÚMERO ANEXO - SÚMULAS DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA SOBRE DIREITO DO CONSUMIDOR AMPLO 30 09/10/1991 SEGUNDA SEÇÃO CONSUMIDOR A COMISSÃO DE PERMANENCIA E A CORREÇÃO MONETARIA SÃO INACUMULAVEIS. 37 12/03/1992

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL Sentença 2014 tipo B Processo nº 45312-96.2012.4.01.3400 Ação Ordinária Autora: Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal - ADPF Ré: União 096.01.004-B SENTENÇA 1. RELATÓRIO Trata-se de ação

Leia mais

/2014/ / (CNJ: )

/2014/ / (CNJ: ) 8ª Vara da Fazenda Pública / 1º Juizado Processo n.º: 001/1.11.0204265-0 Ação Anulatória de Débito Fiscal c/c pedido de Antecipação de Tutela Requerente: Faccenter S/A Requerido: Município de Porto Alegre

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 379 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000184378 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1107797-87.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FH 10 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE Qualificação completa do autor, nacionalidade, estado civil, profissão, portadora da cédula de identidade RG nº, inscrito no Cadastro

Leia mais

SENTENÇA. Afirmam que adquiriram imóvel na planta junto à requerida em 8 de novembro de 2013.

SENTENÇA. Afirmam que adquiriram imóvel na planta junto à requerida em 8 de novembro de 2013. fls. 144 SENTENÇA Processo Digital nº: 1004129-65.2016.8.26.0068 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Paulo Roberto Mazurega e outro Requerido:

Leia mais

IV - APELACAO CIVEL Nº

IV - APELACAO CIVEL Nº Nº : 0003863 16.2005.4.02.5102 CNJ RELATOR : DESEMBARGADOR FEDERAL GUILHERME DIEFENTHAELER APELANTE : CAIXA ECONOMICA FEDERAL CEF ADVOGADO : CRISTINA LEE E OUTROS APELADO : PAULO CESAR SOUZA DE ANDRADE

Leia mais

II. Ausência de vedação legal para utilização da TR como indexador do contrato, desde que livremente pactuada. ACÓRDÃO

II. Ausência de vedação legal para utilização da TR como indexador do contrato, desde que livremente pactuada. ACÓRDÃO Superior Tribunal de Justiça Revista Eletrônica de Jurisprudência IMPRIMIR RECURSO ESPECIAL Nº 453.171 - RS (2002 0095042-0) RELATOR : MINISTRO ALDIR PASSARINHO JUNIOR RECORRENTE : BBA FOMENTO COMERCIAL

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 312 Registro: 2017.0000181291 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1109983-83.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante PROJETO IMOBILIÁRIO A 11 LTDA.,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.309.840 - PR (2012/0034685-6) RELATOR : MINISTRO SIDNEI BENETI RECORRENTE : SANDIVAL VIGIANI ADVOGADO : ELISON LUIZ CALEGARI E OUTRO(S) RECORRIDO : UNIBANCO UNIÃO DE BANCOS BRASILEIROS

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 38ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 38ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO. Registro: ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2012.0000390065 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0035685-43.2010.8.26.0576, da Comarca de São José do Rio Preto, em que são apelantes ARANTES ALIMENTOS LTDA.

Leia mais

COMARCA DE PORTO ALEGRE VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL ALTO PETRÓPOLIS Av. Protásio Alves, 8144

COMARCA DE PORTO ALEGRE VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL ALTO PETRÓPOLIS Av. Protásio Alves, 8144 COMARCA DE PORTO ALEGRE VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL ALTO PETRÓPOLIS Av. Protásio Alves, 8144 Processo nº: 001/1.17.0014045-1 (CNJ:.0001042-46.2017.8.21.2001) Natureza: Declaratória Autor: Carlos Ribeiro

Leia mais

Vistos. 1018XXX lauda 1

Vistos. 1018XXX lauda 1 fls. 176 SENTENÇA Processo Digital nº: Classe Assunto: Requerente: Requerido: 1018XXX-71.2015.8.26.0564 Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Jesus C. L. e outros Acs Beta

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000658746 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1095575-53.2016.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante ELBRUS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA, é apelado

Leia mais

l llllll mil mil um mu mu um IIÍU MI mi

l llllll mil mil um mu mu um IIÍU MI mi TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACÓRDÃO T *J5w - DE JUST ÇA DE SÃO PAULO ACORDAO/DECISAO MONOCRÁTICA REGISTRADO(A) SOB N l llllll mil mil um mu mu um IIÍU MI mi Vistos, relatados e discutidos estes autos

Leia mais

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO Editora OAB/SC Florianópolis, 2005 CATALOGAÇÃO NA FONTE J332d Janczeski, Célio Armando Direito Processual Tributário/Célio Armando

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 326 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000166041 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1041904-52.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante GRANADA INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro fls. 168 SENTENÇA Processo Digital nº: 1042356-28.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Antonio Alves Bizerra Requerido: Projeto

Leia mais

SENTENÇA. A petição inicial foi instruída com os documentos de fls. 15/81.

SENTENÇA. A petição inicial foi instruída com os documentos de fls. 15/81. fls. 184 C O N C L U S Ã O Aos 27 de janeiro de 2017, faço estes autos conclusos à MM. Juíza de Direito da 37ª Vara Cível Central da Comarca de São Paulo, Dra. Adriana Cardoso dos Reis. Eu, Juliana Araki

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO TEORI ALBINO ZAVASCKI PROCURADOR : CESAR AUGUSTO BINDER E OUTRO(S) EMENTA TRIBUTÁRIO. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL. MASSA FALIDA. JUROS MORATÓRIOS. ATIVO SUFICIENTE PARA PAGAMENTO DO PRINCIPAL.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EDcl no RECURSO ESPECIAL Nº 1.285.333 - RS (2011/0240883-3) RELATOR : MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA EMBARGANTE : COMPANHIA ITAULEASING DE ARRENDAMENTO MERCANTIL ADVOGADOS : DENISE CABREIRA GOLAMBIESKI

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECLAMAÇÃO Nº 14.256 - RJ (2013/0300366-3) RELATORA RECLAMANTE ADVOGADO RECLAMADO INTERES. ADVOGADO : MINISTRA MARIA ISABEL GALLOTTI : BANCO BRADESCO FINANCIAMENTOS S/A : JOSÉ ANTÔNIO MARTINS E OUTRO(S)

Leia mais

lauda 1

lauda 1 fls. 133 SENTENÇA Processo Digital nº: 1035565-30.2014.8.26.0224 Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Bancários Requerente: Carlos Dulius Oliveira Lima Requerido: Banco do Brasil S/A. Justiça Gratuita

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA Porto Velho - Fórum Cível Av Lauro Sodré, 1728, São João Bosco,

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA Porto Velho - Fórum Cível Av Lauro Sodré, 1728, São João Bosco, CONCLUSÃO Vara:, Falências e Recuperações Judiciais Classe: Procedimento Ordinário (Cível) XXXXxxx ajuizou a presente ação de revisão contratual cumulado com pedido de nulidade de cláusula contratual em

Leia mais

RIO GRANDE ENERGIA S A

RIO GRANDE ENERGIA S A APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXIGIBILIDADE DE COBRANÇA C/C REPETIÇÃO DE INDÉBITO E INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL. LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ. ADVOGADO. A garantia do livre acesso ao Judiciário é direito

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 967.520 - SP (2007/0159010-1) RELATOR : MINISTRO HAMILTON CARVALHIDO RECORRENTE : INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO IPESP PROCURADOR : MÁRCIA MARIA CORRÊA MUNARI E OUTRO(S)

Leia mais

SENTENÇA. Vistos. A tutela foi parcialmente concedida (folhas 101/102), sobrevindo agravo de instrumento de folhas 216/217.

SENTENÇA. Vistos. A tutela foi parcialmente concedida (folhas 101/102), sobrevindo agravo de instrumento de folhas 216/217. fls. 260 SENTENÇA Processo Digital nº: 1012968-56.2016.8.26.0011 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Manuel de Freitas Pereira e outro Requerido:

Leia mais

SENTENÇA FUNDAMENTO E DECIDO.

SENTENÇA FUNDAMENTO E DECIDO. fls. 170 SENTENÇA Reclamação: 1021071-08.2017.8.26.0564 - Procedimento Comum Data da Audiência: Data e Hora da Audiência Selecionada > Requerente: Thiago Devido dos Santos e

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.046.768 - RS (2008/0077464-2) RELATOR RECORRENTE ADVOGADOS RECORRIDO ADVOGADO : MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA : UNIBANCO UNIÃO DE BANCOS BRASILEIROS S/A : MARIANE CARDOSO MACAREVICH

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER Sessão da Tarde com o Prof. Joseval Martins Viana 1 2 Foro Competente - Artigo 101, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DE DESEMBARGADOR

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DE DESEMBARGADOR ( Agravo de Instrumento no. 041.2007.002068-4/001 Relator: Des. José Di Lorenzo Serpa Agravante: Município de Conde, representado por seu Prefeito Adv. Marcos Antônio Leite Ramalho Junior e outros Agravado:

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS AÇÃO MONITÓRIA DA AÇÃO MONITÓRIA Art. 700. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de

Leia mais

Sentença publicada em secretaria aos vinte e dois dias do mês de março de 2013, sexta-feira, às 17 horas. VISTOS, ETC.

Sentença publicada em secretaria aos vinte e dois dias do mês de março de 2013, sexta-feira, às 17 horas. VISTOS, ETC. Fl. 1 Processo n. 839/11 Rito: Ordinário Origem: Reclamante: Bruna Martins Pereira Reclamado: Consórcio Público da Associação dos Municípios do Litoral Norte Sentença publicada em secretaria aos vinte

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECLAMAÇÃO Nº 16.249 - PB (2014/0017762-3) RELATORA : MINISTRA MARIA ISABEL GALLOTTI RECLAMANTE : BV FINANCEIRA S/A CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO ADVOGADO : GUSTAVO CÉSAR DE SOUZA MOURÃO E OUTRO(S)

Leia mais

Clique aqui para acessar o conteúdo completo. E-book. Autor: Alberto Araújo

Clique aqui para acessar o conteúdo completo. E-book. Autor: Alberto Araújo Clique aqui para acessar o conteúdo completo E-book DEFESA DE DÍVIDAS BANCÁRIAS E DE AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO DE VEÍCULOS Autor: Alberto Araújo Índice 1. A flexibilização do principio pacta sunt servanda.

Leia mais

CLEVERSON AUGUSTO FLORES BRUM. Vistos, relatados e discutidos os autos.

CLEVERSON AUGUSTO FLORES BRUM. Vistos, relatados e discutidos os autos. APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE COBRANÇA PELO RITO ORDINÁRIO. SEGURO OBRIGATÓRIO. DPVAT. Não há que se falar em necessidade de ser realizada pelo Instituto Médico Legal, porquanto o laudo médico juntado aos autos

Leia mais