TDAH: DISFUNÇÕES (TRANSTORNO) INDIDUAL OU PROBLEMA SOCIAL?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TDAH: DISFUNÇÕES (TRANSTORNO) INDIDUAL OU PROBLEMA SOCIAL?"

Transcrição

1 TDAH: DISFUNÇÕES (TRANSTORNO) INDIDUAL OU PROBLEMA SOCIAL? Cláudia Elizabete da Costa Moraes Mondini Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Nádia Cristina Bureman Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Eixo Temático: Identificação, encaminhamento, diagnóstico e inclusão escolar 1. Introdução O número de encaminhamentos de alunos com dificuldades escolares para os serviços de saúde tem aumentado significativamente. Entre as principais queixas estão: desatenção, agitação, indisciplina, agressividade, dificuldades na aquisição da leitura e da escrita. Dentre esses a banalização do diagnostico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), questiona-se até mesmo a sua própria existência como patologia, como relatam Moysés e Collares (2011, p. 16): Ainda não existem evidências científicas que sustentem uma alteração neurobiológica nem a segurança de tratamento com psicoestimulante. Ao contrário. Entretanto, a pressão é tão grande que se chega ao absurdo de precisar provar que não existe o que nunca ninguém provou que existe. Em ciência, algo absolutamente surrealista.. Essa constatação tem promovido alguns debates no cenário nacional, em especial entre duas formas distintas de analisar as dificuldades nos processos de escolarização: uma que acredita que as origens de tais problemas estão no nível individual e decorrem de fatores orgânicos, e outra que os considera na sua dimensão social e histórica como resultado da produção social do fracasso escolar. Para a Psicologia Sócio-Histórica as funções psicológicas superiores e tipicamente humanas se desenvolvem no âmbito social, com base nas condições concretas de vida dos sujeitos. Assim sendo, o substrato biológico é importante para o desenvolvimento do sujeito, mas não é o único responsável por este processo. Com base na Psicologia Sócio-Histórica, as autoras EIDT e TULESKI (2010) esclarecem que não pretendem negar a existência de crianças agitadas e desatentas, especialmente no contexto escolar, nem desmerecer o esforço dos profissionais que as

2 atendem. Antes, objetivam problematizar a atribuição de causas biológicas ao TDAH e questionar os tratamentos à base de medicamentos, procurando propor outra via de análise do fenômeno que contemple o desenvolvimento humano não apenas pelo aspecto maturacional. 2. Objetivos Este trabalho tem por objetivo analisar os efeitos dos processos de medicalização da educação na produção social do fracasso escolar no tocante ao diagnostico do TDAH, e verificar possibilidades de enfrentamento à naturalização da queixa escolar e a sua patologização. 3. Métodos O método de trabalho foi o materialismo histórico e dialético e a estratégia de pesquisa foi a revisão de literatura. Foram utilizadas publicações científicas referentes à temática nas áreas da Educação, Psicologia, Psiquiatria e Neurologia. Sendo fontes de pesquisas: livros, revistas, jornais, artigos científicos, teses e dissertações que representam as duas formas antagônicas de compreensão das queixas escolares. As palavras-chave utilizadas nos sites de busca da internet foram as seguintes: Medicalização da Educação/Medicalização da Aprendizagem, Fracasso Escolar e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. 4. Resultados Os estudos enfatizam a transformação de problemas sociais, que ocorrem nos contextos escolares, em problemas médicos com encaminhamentos que na maioria das vezes resultam em diagnósticos e tratamentos medicamentosos. A prescrição do Metilfenidato é amplamente criticada e seus malefícios são explicitados. Sena e Souza (2008), esclarecem que até os anos de 1960 os dois manuais, DMS-II E CID-9 à época, compartilhavam da mesma compreensão e nominavam o TDAH como reação hipercinética da infância e síndrome hipercinética, respectivamente. No entanto, na década de 1980, houve um distanciamento entre os dois sistemas classificatórios. O DSM-III, inseriu a categoria distúrbio do déficit de atenção; e em sua revisão em 1987, o DSM-III-R, modificou o termo para distúrbio do déficit de atenção/hiperatividade. Somente em 1993 com uma nova versão da CID, a CID-10 (em vigência até os dias atuais), foi inserida a categoria nosológica transtornos hipercinéticos. Enquanto isso, o DSM em suas revisões nos anos de 1990, a saber:

3 DSM-IV e DSM-IV-TR, passa a utilizar o conceito de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, vigente também na sua última versão, o DSM Discussão Para Duarte (1991 apud EIDT; TULESKI, 2010), algumas estruturas do sistema nervoso não se formam por meio dos processos de maturação e sim em decorrência das atividades que o sujeito realiza. Eidt e Tuleski (2010) acentuam que para a Psicologia Sócio- Histórica o processo de maturação depende da ativação do cérebro, das condições históricosociais em que as atividades são desenvolvidas e neste aspecto estão incluídas as mediações estabelecidas no seu processo de vida e de educação. Assim sendo, o substrato orgânico é a base do desenvolvimento mental mas não o determina.. No DSM-V para o diagnóstico do TDAH seis ou mais sintomas devem ter sido demonstrados por pelo menos seis meses em um grau discrepante com o nível de desenvolvimento e causar impactos negativos nas atividades sociais e acadêmicas ou profissionais. Há uma nota explicando que os sintomas não podem ser manifestações de comportamento opositor, desafio, hostilidade, dificuldade para compreender tarefas ou instruções; o diagnóstico em adolescentes e adultos exige a presença de pelo menos cinco sintomas. Destaca-se que alguns comportamentos tidos como indicadores do TDAH no DSM-V podem fazer parte do repertório de crianças normais, porém, são patologizados e passam a indicar o suposto transtorno. O próprio manual da CID-10 indica cuidado no diagnóstico, pois a hiperatividade e a desatenção de tipos diferentes dos presentes no transtorno hipercinético podem surgir como sintomas de transtornos ansiosos ou depressivos. O início agudo de comportamento hiperativo em uma criança em idade escolar é com maior probabilidade decorrente de algum tipo de transtorno reativo (psicogênico ou orgânico). (OMS, 1993, p. 259). Correlacionando os dois manuais, percebe-se que o DSM-5 estabelece ligações diretas entre as dificuldades e a criança, explicando as dificuldades por fatores biológicos enquanto a CID-10 é mais criteriosa e orienta sobre a necessidade de análise crítica do quadro antes do fechamento do diagnóstico, considerando-se também aspectos relacionados aos sistemas de ensino, embora a compreensão da gênese dos transtornos também seja biológica.

4 O DSM-5 assume uma visão biologicista e reducionista, afirmando que o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade tem origem biológica, enquanto a CID-10 não utiliza esse conceito por acreditar que sejam necessários mais estudos sobre os aspectos psicológicos dos transtornos hipercinéticos. A CID-10 afirma que a etiologia desses transtornos ainda é desconhecida e alerta para o perigo de mascaramento de outros transtornos por meio do diangóstico equivocado baseado apenas nos sintomas de desatenção e hiperatividade. Há questionamentos em torno da banalização do medicamento metilfenidato, inclusive pela portaria n. 986 do ano de 2014 a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo restringiu a sua distribuição na rede publica. Sob o argumento que é necessário acompanhamento com a equipe multidisciplinar, e cadastro na secretaria de saúde, para então liberar o remédio. Tal medida se explica pelo aumento absurdo das prescrições do referido medicamento pelos profissionais da medicina. Compreende-se que dentro na ordem capitalista a produção social do TDAH atende a diferentes interesses, da indústria farmacêutica e mantém uma rede de atendimentos de profissionais de diferentes áreas. 6. Conclusão Percebe-se uma forte tendência à patologização e biologização de comportamentos de crianças e adolescentes, o que desencadeia um processo de medicalização que inclui o encaminhamento para diferentes profissionais da área da saúde. Neste sentido, a escola perde a sua autonomia ao buscar fora dela as soluções para os problemas que estão no seu interior. Ela também se isenta da responsabilidade que lhe cabe na situação. Há, portanto, a culpabilização do aluno e de sua família pelo quadro apresentado. Para a tendência hegemônica o aluno, sujeito biológico, é analisado de forma pseudoconcreta, pois não está inserido na sua realidade concreta. Trata-se de um sujeito abstrato e a-histórico analisado de forma fragmentada e acrítica. Na teia que se forma em torno do diagnóstico de TDAH a Psicologia é uma das áreas envolvidas e cabe a ela atuar criticamente refletindo sobre os interesses de quem seu fazer atende, não mais compactuando com a patologização da adolescência. A naturalização do diagnostico do TDAH e a utilização de medicamentos psicoestimulantes pode estar mascarando reais problemas, de base biológica ou adquirida socialmente como a ansiedade e depressão.

5 A respeito da indicação de tratamento medicamentoso em crianças com diagnóstico de TDAH, Eidit e Tuleski (2010) fazem alguns questionamentos: Há muitas questões que ainda necessitam de respostas, tais como: qual é a perspectiva teórica acerca da constituição do psiquismo humano que norteia a prática medicamentosa como alternativa para contenção de comportamentos tidos como desviantes? Em uma perspectiva históricocultural, como se compreende o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, especialmente a atenção e o autocontrole do comportamento? O que levaria a um desenvolvimento parcial dessas funções? Ou será que esse desenvolvimento parcial deveria ser entendido apenas como uma não maturação biológica? O TDAH deve ser entendido e tratado como mera questão médica? De que modo a pedagogia e a psicologia poderiam atuar no contexto escolar, visando ao máximo desenvolvimento das funções psicológicas superiores? (p. 123). As autoras recuperam as críticas de Vigotsky sobre a psicologia idealista, para a qual as faculdades especificamente humanas seriam consequência do amadurecimento orgânico, fazendo abstração do psiquismo humano e desconsiderando as determinações econômicas e sociais envolvidas na sua constituição. Por esse ponto de vista, o que fugia à concepção burguesa de normalidade era compreendido como disfunções individuais. Esse processo de deslocamento de questões sociais para o nível individual tornou-se ainda mais intenso com a emergência das ideias neoliberais. 7. Referências AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. 5 ed. Porto Alegre: Armed, BENEDETTI, Ieda. A produção do TDA/H: transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade. São Paulo: Scortecci, EIDT, Nadia Maria; TULESKI, Silvana Calvo. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Psicologia Histórico-Cultural. In: Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p , janeiro./abril Disponível em: < Acesso em 10 fev MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso; COLLARES, Cecília Azevedo Lima. Dislexia e TDAH: uma análise a apartir da ciência médica. In: Medicalização de Crianças e Adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos. Conselho Regional de Psicologia de São Paulo; Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (Orgs.). São Paulo: Casa do Psicólogo, p

6 ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) (Coord.). Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diangósticas. Porto Alegre: Artmed, SENA, Soraya da Silva; SOUZA, Luciana Karine de. Desafios teóricos e metodológicos na pesquisa psicológica sobre TDAH. In: Temas em Psicologia , Vol. 16, no 2,

A PATOLOGIZAÇÃO DAS QUEIXAS ESCOLARES E A MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NOS DIAGNÓSTICOS DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

A PATOLOGIZAÇÃO DAS QUEIXAS ESCOLARES E A MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NOS DIAGNÓSTICOS DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) A PATOLOGIZAÇÃO DAS QUEIXAS ESCOLARES E A MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NOS DIAGNÓSTICOS DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Cláudia Elizabete da Costa Moraes Mondini 1 Claudia.mondini@ufms.br

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social O FENÔMENO DA MEDICALIZAÇÃO NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A REDUÇÃO DO HUMANO AO ASPECTO BIOLÓGICO Nilza Sanches Tessaro Leonardo (Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade

Leia mais

A MEDICALIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A MEDICALIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A MEDICALIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Rejane Abadia de Alvarenga¹ Janaina Cassiano Silva² Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGEDUC Universidade Federal de Goiás/Regional

Leia mais

XVI SIMPÓSIO DE PESQUISA E INTERCÂMBIO CIENTÍFICO DA ANPEPP

XVI SIMPÓSIO DE PESQUISA E INTERCÂMBIO CIENTÍFICO DA ANPEPP XVI SIMPÓSIO DE PESQUISA E INTERCÂMBIO CIENTÍFICO DA ANPEPP Pesquisa em Psicologia: dimensões éticas e produção científica XVI SIMPÓSIO DE PESQUISA E INTERCÂMBIO CIENTÍFICO DA ANPEPP 07 a 10 de maio de

Leia mais

MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS Erica Piovam de Ulhôa Cintra (DTP/UEM) Letícia Cristina Franco (G - Pedagogia/UEM) Minicurso INTRODUÇÃO O presente minicurso visa apresentar, em linhas

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicopatologia Infantil Professor(es): Cristine Lacet Maria Regina Brecht Albertini Núcleo Temático:

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X PREVALÊNCIA DO USO DE METILFENIDATO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ Silvana Hoffmann* Lizia Helena Nagel Introdução O Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) tem sido um assunto de contínuo

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social RESULTADOS DE UMA PESQUISA PSICOPEDAGÓGICA

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social RESULTADOS DE UMA PESQUISA PSICOPEDAGÓGICA RESULTADOS DE UMA PESQUISA PSICOPEDAGÓGICA Suzi Maria Nunes Cordeiro* (Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, Brasil); Solange Franci Raimundo Yaegashi (Departamento

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia Escolar I Professor(es) e DRTs Carla Biancha Angelucci 112428-7 Marcos Vinícius de Araújo 110930-4

Leia mais

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO 1

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO 1 TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO 1 Simone Simões Oliveira 2, Henrique Da Silva Dos Santos 3, Angélica Dos Santos Motta 4, Ricardo Da Silva Hammarstron 5, Simone Simões Oliveira 6 1 Trabalho apresentado

Leia mais

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL "A EDUCAÇÃO MEDICALIZADA: DESVER O MUNDO, PERTURBAR OS SENTIDOS" Salvador - Bahia 1 a 4 de Setembro de 2015

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL A EDUCAÇÃO MEDICALIZADA: DESVER O MUNDO, PERTURBAR OS SENTIDOS Salvador - Bahia 1 a 4 de Setembro de 2015 TDAH E A MEDICALIZAÇÃO DA VIDA COTIDIANA BIOLOGIZAÇÃO, PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO DO TRANSTORNO Cristiane Aparecida Augusto Marcelo Oliveira de Campos Robson Luan Almeida Modesto RESUMO Este estudo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE e SAÚDE Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

Apresentação. Fabiola Colombani Luengo

Apresentação. Fabiola Colombani Luengo Apresentação Fabiola Colombani Luengo SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros LUENGO, FC. A vigilância punitiva: a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância [online].

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Distúrbios neurológicos. Crianças. Aprendizado. Professores.

PALAVRAS-CHAVE Distúrbios neurológicos. Crianças. Aprendizado. Professores. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Disfunção encefálica mínima. Hiperatividade. Desatenção. Impulsividade. Diagnóstico. INTRODUÇÃO

RESUMO. Palavras-chave: Disfunção encefálica mínima. Hiperatividade. Desatenção. Impulsividade. Diagnóstico. INTRODUÇÃO O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE, COM FOCO NOS DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS DESCRITOS PELO DSM-V THE ATTENTION DEFICIT DISORDER AND HYPERACTIVITY, WITH FOCUS ON THE DIFFERENTIAL DIAGNOSES

Leia mais

TDA/H: EM BUSCA DO CONSENSO PARA UM TRANSTORNO COM DÉFICT DE DIAGNÓSTICO

TDA/H: EM BUSCA DO CONSENSO PARA UM TRANSTORNO COM DÉFICT DE DIAGNÓSTICO TDA/H: EM BUSCA DO CONSENSO PARA UM TRANSTORNO COM DÉFICT DE DIAGNÓSTICO Resumo Vanusa dos Reis Coêlho 1 - PUCSP Grupo de Trabalho - Psicopedagogia Agência Financiadora: não contou com financiamento O

Leia mais

EDUCAÇÃO ESCOLAR: DISCUTINDO A MEDICALIZAÇÃO BRUTAL EM UMA SOCIEDADE HIPERATIVA.

EDUCAÇÃO ESCOLAR: DISCUTINDO A MEDICALIZAÇÃO BRUTAL EM UMA SOCIEDADE HIPERATIVA. EDUCAÇÃO ESCOLAR: DISCUTINDO A MEDICALIZAÇÃO BRUTAL EM UMA SOCIEDADE HIPERATIVA. Taysa Sharleny Alves de Amorim Universidade Estadual da Paraiba Email: Sharlenyamorim@gmail.com Orientadora: Kátia Farias

Leia mais

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA ISSN: Universidade Estadual de Maringá 12, 13 e 14 de Novembro de 2014

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA ISSN: Universidade Estadual de Maringá 12, 13 e 14 de Novembro de 2014 UMA APRECIAÇÃO CRÍTICA DA INTERVENÇÃO ANALÍTICO- COMPORTAMENTAL EM INDIVÍDUOS DIAGNOSTICADOS COM TDAH Heloisa Kracheski Tazima (Programa de Iniciação Científica, Departamento de Psicologia,, Maringá-PR,

Leia mais

O menor F.P., de 08 anos, foi submetido a avaliação psiquiátrica à pedido da psicopedagoga que o acompanha. Segundo a genitora, desde os 04 anos de

O menor F.P., de 08 anos, foi submetido a avaliação psiquiátrica à pedido da psicopedagoga que o acompanha. Segundo a genitora, desde os 04 anos de O menor F.P., de 08 anos, foi submetido a avaliação psiquiátrica à pedido da psicopedagoga que o acompanha. Segundo a genitora, desde os 04 anos de idade, surgiram queixas de dispersão na atenção em sala

Leia mais

Residência Médica 2019

Residência Médica 2019 CASO 1 Questão 1. Valor máximo = 3 pontos Possíveis: Mudança clara do funcionamento e estado mental. / Intensidade significativa dos sintomas. / Pervasividade dos sintomas. / Falta de controle sobre os

Leia mais

PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO

PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO.... 3 FICHA TÉCNICA.... 3 OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM.... 3 COORDENADOR... 4 ESTRUTURA DETALHADA... 4 METODOLOGIA...

Leia mais

Transtornos Mentais no Trabalho. Carlos Augusto Maranhão de Loyola CRM-PR Psiquiatra.

Transtornos Mentais no Trabalho. Carlos Augusto Maranhão de Loyola CRM-PR Psiquiatra. Transtornos Mentais no Trabalho Carlos Augusto Maranhão de Loyola CRM-PR 20879. Psiquiatra. carlosamloyola@icloud.com No período Medieval - caráter de Possuído. O tratamento: pregações, exorcismo, santificação

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE A EMOÇÃO - AS CONCEPÇÕES HEGEMÔNICAS E O ENFOQUE DA PSICOLOGIA HISTORICO-CULTURAL. *Renata da Silva (Mestre em Psicologia pela UEM; Maringá-Pr, Brasil). Contato: refenix@yahoo.com.br.

Leia mais

LEVANTAMENTO DE CASOS E DIAGNÓSTICO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

LEVANTAMENTO DE CASOS E DIAGNÓSTICO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR LEVANTAMENTO DE CASOS E DIAGNÓSTICO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR CLÁUDIA BARRETO claudiabarreto.ufg@gmail.com UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CELMO PORTO

Leia mais

O que é o Autismo? Novos Critérios Diagnósticos para Transtorno do Espectro do Autismo

O que é o Autismo? Novos Critérios Diagnósticos para Transtorno do Espectro do Autismo 01 O que é o Autismo? O Transtorno do Espectro do Autismo é um Transtorno do Neurodesenvolvimento e não um Transtorno Neurodegenerativo! A Essência do autismo é: interação e comunicação social (Dr. José

Leia mais

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Introdução

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Introdução 421 O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Amanda Ferreira dos Santos², Felipe Vidigal Sette da Fonseca²,

Leia mais

Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico

Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico Profa. Dra. Nádia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga.

Leia mais

Capacitação Multidisciplinar Continuada. TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA-TDAH) e NEURODESENVOLVIMENTO

Capacitação Multidisciplinar Continuada. TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA-TDAH) e NEURODESENVOLVIMENTO Capacitação Multidisciplinar Continuada TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA-TDAH) e NEURODESENVOLVIMENTO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO Os conflitos que começam a surgir quando uma criança não consegue

Leia mais

ESCOLA, PRÁTICAS DE CONTROLE E MEDICALIZAÇÃO DA VIDA

ESCOLA, PRÁTICAS DE CONTROLE E MEDICALIZAÇÃO DA VIDA ESCOLA, PRÁTICAS DE CONTROLE E MEDICALIZAÇÃO DA VIDA Este estudo é parte de uma pesquisa de doutorado, com interesse em avaliar e pesquisar de que forma e intensidade a prática da medicalização poderá

Leia mais

II curso Transtornos Afetivos ao Longo da Vida GETA TDAH (TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE)

II curso Transtornos Afetivos ao Longo da Vida GETA TDAH (TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE) II curso Transtornos Afetivos ao Longo da Vida GETA TDAH (TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE) O QUE É TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE TDAH é a condição crônica de saúde

Leia mais

Cellos repudia juiz que concedeu liminar parcial para tratar homossexualidade

Cellos repudia juiz que concedeu liminar parcial para tratar homossexualidade Cellos repudia juiz que concedeu liminar parcial para tratar homossexualidade NOTA DE REPÚDIO À 14ª VARA DA JUSTIÇA FEDERAL PELA CONCESSÃO DE LIMINAR PARCIAL PARA TRATAMENTO DA HOMOSSEXUALIDADEBreve Fundamentação

Leia mais

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS UMA VISÃO GERAL Feinstein, 1970 DEFINIÇÃO Presença

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA INFÂNCIA Aluna do Curso de Psicologia Luana Paula Vizotto*; Docente Curso de Psicologia Dr.ª Daniele Andrade Ferrazza

Leia mais

82 TCC em Re-vista 2012

82 TCC em Re-vista 2012 82 TCC em Re-vista 2012 MARTINS, Juleide Lopes de Miranda 1. Reflexões sobre a medicalização do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2012. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação

Leia mais

DISLEXIA, O DIAGNÓSTICO TARDIO E SUA RELAÇÃO COM PROBLEMAS EMOCIONAIS.

DISLEXIA, O DIAGNÓSTICO TARDIO E SUA RELAÇÃO COM PROBLEMAS EMOCIONAIS. 1 DISLEXIA, O DIAGNÓSTICO TARDIO E SUA RELAÇÃO COM PROBLEMAS EMOCIONAIS. CARDOSO, Marcelo 1 DOMINGUES, Camila A. 2 INTRODUÇÃO A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem constitucional,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga.

Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga. Contribuições das Neurociências para a Qualidade e Inclusão na Educação Profa. Dra. Nádia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga,

Leia mais

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UM OLHAR SOBRE CRIANÇAS PORTADORAS NO AMBIEMTE ESCOLAR

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UM OLHAR SOBRE CRIANÇAS PORTADORAS NO AMBIEMTE ESCOLAR TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UM OLHAR SOBRE CRIANÇAS PORTADORAS NO AMBIEMTE ESCOLAR Autor: Maria Inês Cabral Da Silva; Co-Autor: Elaine Cristina Queiroz Menezes; Orientador: Leonardo

Leia mais

FRACON, Thais Lima 1 - UNESP. VIOTTO FILHO, Irineu Aliprando Tuim 2 - UNESP. SANTOS, Ariana Aparecida Nascimento dos 3 - UNESP

FRACON, Thais Lima 1 - UNESP. VIOTTO FILHO, Irineu Aliprando Tuim 2 - UNESP. SANTOS, Ariana Aparecida Nascimento dos 3 - UNESP CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR E DAS ATIVIDADES LUDO-PEDAGÓGICAS NO ENFRENTAMENTO DESSA QUESTÃO Resumo FRACON, Thais

Leia mais

TDAH E A LEI DA INCLUSÃO 1 ADHD AND THE INCLUSION LAW. Isabela Albarello Dahmer 2

TDAH E A LEI DA INCLUSÃO 1 ADHD AND THE INCLUSION LAW. Isabela Albarello Dahmer 2 TDAH E A LEI DA INCLUSÃO 1 ADHD AND THE INCLUSION LAW Isabela Albarello Dahmer 2 1 Pesquisa livre realizada durante a graduação em Direito na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do

Leia mais

Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem)

Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem) Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem) Nervoso Agitado Desligado Desatento Muito infantil Diferente Agressivo Desajeitado Não vai bem na escola Transtornos do desenvolvimento Conseqüências

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social O DIREITO DE APRENDER: A PSICOLOGIA ESCOLAR NO COMPROMISSO DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES EM CONTRAPOSIÇÃO AO PROCESSO DE MEDICALIZAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Leia mais

TRASTORNO DE DÉFICIT DE ATENCIÓN E HIPERACTIVIDAD Y EL PROCESO DE BIOLOGIZACIÓN Y MEDICALIZACIÓN DE LAS QUEJAS ESCOLARES

TRASTORNO DE DÉFICIT DE ATENCIÓN E HIPERACTIVIDAD Y EL PROCESO DE BIOLOGIZACIÓN Y MEDICALIZACIÓN DE LAS QUEJAS ESCOLARES : Asunción (Paraguay) 15(1):121-135, 2018 ISSN 2218-0559 (CD R), E-ISSN2220-9026 TRASTORNO DE DÉFICIT DE ATENCIÓN E HIPERACTIVIDAD Y EL PROCESO DE BIOLOGIZACIÓN Y MEDICALIZACIÓN DE LAS QUEJAS ESCOLARES

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA HIPERATIVIDADE, INSUCESSO ESCOLAR E AÇÕES PEDAGÓGICAS. Dra. Nadia Bossa

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA HIPERATIVIDADE, INSUCESSO ESCOLAR E AÇÕES PEDAGÓGICAS. Dra. Nadia Bossa CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA HIPERATIVIDADE, INSUCESSO ESCOLAR E AÇÕES PEDAGÓGICAS Dra. Nadia Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em

Leia mais

ESTUDO DA DEPRESSÃO EM UMA VISÃO ANALÍTICO- COMPORTAMENTAL

ESTUDO DA DEPRESSÃO EM UMA VISÃO ANALÍTICO- COMPORTAMENTAL ESTUDO DA DEPRESSÃO EM UMA VISÃO ANALÍTICO- COMPORTAMENTAL FAVORITO, J. L.; MORI, L. K. L.; MORAES, C. E. L.; SILVA, L. C.; GENARI, J. P. RESUMO A Análise do Comportamento tem como objeto de estudo o comportamento

Leia mais

A PRESCRIÇÃO DE PSICOFÁRMACOS NA INFÂNCIA E O AUMENTO NO CONSUMO DA RITALINA.

A PRESCRIÇÃO DE PSICOFÁRMACOS NA INFÂNCIA E O AUMENTO NO CONSUMO DA RITALINA. A PRESCRIÇÃO DE PSICOFÁRMACOS NA INFÂNCIA E O AUMENTO NO CONSUMO DA RITALINA. Jussara Silva Costa Belmiro; Regiane Morais Morato; Thayse Lissa Lima Barbosa; Camila Araujo de Lima; Giovanni Tavares de Souza

Leia mais

TRASTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

TRASTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE TRASTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE Andreza Sanny Mendes de Aguiar Maria Isabel Martins Santiago da Silva Polyanna Ramos Cândido de Araújo Livânia Beltrão Tavares RESUMO O TDAH Transtorno

Leia mais

A criança é convencida que está doente, Sente-se culpada pelo trabalho constante que dá ao agressor e por tudo de mal que lhe é atribuído como causa,

A criança é convencida que está doente, Sente-se culpada pelo trabalho constante que dá ao agressor e por tudo de mal que lhe é atribuído como causa, A criança é convencida que está doente, Sente-se culpada pelo trabalho constante que dá ao agressor e por tudo de mal que lhe é atribuído como causa, para toda a vida Luci Pfeifferer DECLARO NÃO TER CONFLITO

Leia mais

Transtornos de Aprendizagem visão geral do curso

Transtornos de Aprendizagem visão geral do curso Transtornos de Aprendizagem visão geral do curso 1 - Um olhar diferenciado: Construindo um olhar diferenciado; Diferenciando dificuldade, problema, distúrbio e transtorno de aprendizagem; A necessidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA I. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Psicologia Semestre: 2018.2 Turma: 05319 Disciplina: PSI

Leia mais

UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) i

UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) i Anais da Semana de Pedagogia da UEM ISSN Online: 2316-9435 XXI Semana de Pedagogia IX Encontro de Pesquisa em Educação 20 a 23 de Maio de 2014 UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE

Leia mais

Aspectos neurológicos da deficiência mental (DM) e da paralisia cerebral (PC) - IV Congresso Paulista da ABENEPI - VI(s1)

Aspectos neurológicos da deficiência mental (DM) e da paralisia cerebral (PC) - IV Congresso Paulista da ABENEPI - VI(s1) P Paralisia Cerebral / Personalidade Borderline / Pesquisa / Prevenção / Psicanálise/ / Psicofarmacoterapia / Psicose / Psicoterapia / Psiquiatria Infantil PARALISIA CEREBRAL Aspectos neurológicos da deficiência

Leia mais

PSICOLOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

PSICOLOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EMENTA PSICOLOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL DISCIPLINA: Introdução à Terapia Cognitivo-Comportamental CARGA-HORÁRIA: 40 horas EMENTA: Surgimento da Terapia Cognitivo-Comportamental

Leia mais

Patologias psiquiátricas mais prevalentes na atenção básica: Alguns sintomas físicos ocorrem sem nenhuma causa física e nesses casos,

Patologias psiquiátricas mais prevalentes na atenção básica: Alguns sintomas físicos ocorrem sem nenhuma causa física e nesses casos, Diretrizes Gerais de Abordagem das Somatizações, Síndromes ansiosas e depressivas Alexandre de Araújo Pereira Patologias psiquiátricas mais prevalentes na atenção básica: Somatizações Transtornos Depressivos

Leia mais

O funcionamento cerebral da criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH

O funcionamento cerebral da criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH O funcionamento cerebral da criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO UEMANET CURSO ABERTO DE DIFICULDADES

Leia mais

A MEDICALIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR NA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS TEÓRICOS

A MEDICALIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR NA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS TEÓRICOS Anais da Semana de Pedagogia da UEM ISSN Online: 2316-9435 XXI Semana de Pedagogia IX Encontro de Pesquisa em Educação 20 a 23 de Maio de 2014 A MEDICALIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR NA REALIDADE EDUCACIONAL

Leia mais

Aspectos Anatômicos: CÉREBRO E TDAH

Aspectos Anatômicos: CÉREBRO E TDAH Entendendo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Parte I Aspectos Anatômicos: CÉREBRO E TDAH Ft. Alline Camargo Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Sorocaba (UNISO) (CREFITO-3/228939-F)

Leia mais

ATIVIDADE MOTORA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO TEA

ATIVIDADE MOTORA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO TEA ATIVIDADE MOTORA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO TEA Lucimar Ferreira Pires (1); Sandra Beltrão Tavares Costa (2) Universdad de Ciencias Sociales y Empresariales UCES sbtcosta@hotmail.com

Leia mais

PARECER CREMEC nº 10/ /11/2016

PARECER CREMEC nº 10/ /11/2016 PARECER CREMEC nº 10/2016 28/11/2016 Processo - Consulta Protocolo CREMEC nº 4174/2016 Assunto Escala de Depressão de Beck e Escala de Ansiedade de Beck Relatora: Conselheira Stela Norma Benevides Castelo

Leia mais

TDAH nas Escolas Como Identificar?

TDAH nas Escolas Como Identificar? TDAH nas Escolas Como Identificar? INTRODUÇÃO TDAH nas Escolas - Como Identificar? Para educadores que ainda não entenderam como identificar quando um aluno pode ser portador de TDAH, e nem como e

Leia mais

Qualquer um, sendo esse pai, mãe, professor(a), entre outros, possivelmente,

Qualquer um, sendo esse pai, mãe, professor(a), entre outros, possivelmente, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): comentários sobre os critérios de diagnóstico Larissa Feijó Orientadora. Professora doutora do curso de Psicologia ULBRA-SM. Fabricio Vielmo Graduando

Leia mais

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo Clínica Jorge Jaber Dependência Química Luciana Castanheira Lobo de Araújo Critérios para o diagnóstico Rio de Janeiro 2018 Resumo Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 1 - JUSTIFICATIVA A cada dia cresce a expectativa de que os profissionais da área da Psicologia possam oferecer para a população em geral,

Leia mais

EVIDÊNCIAS DE TDAH EM MENINAS NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ

EVIDÊNCIAS DE TDAH EM MENINAS NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ EVIDÊNCIAS DE TDAH EM MENINAS NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ SENHORINHA SUZANA DE OLIVEIRA CORRÊA ¹; MARIDALVA CARDOSO MACIEL ¹; NAHON DE SÁ GALENO¹; RUY JORNADA KREBS ²; RICARDO FIGUEIREDO PINTO³ 1 Universidade

Leia mais

Prefácio. Anna Maria Lunardi Padilha

Prefácio. Anna Maria Lunardi Padilha Anna Maria Lunardi Padilha SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros PADILHA, AML. Prefácio. In: BONADIO, RAA., and MORI, NNR. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade: diagnóstico da prática

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X EXCLUSÃO, MEDICALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO: CONTRIBUIÇÕES CRÍTICAS DA PSICOLOGIA ESCOLAR Marisa Eugênia Melillo Meira Esse trabalho analisa criticamente o processo crescente de medicalização

Leia mais

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO: ESTRATÉGIAS E DIFICULDADES DOS PROFESSORES

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO: ESTRATÉGIAS E DIFICULDADES DOS PROFESSORES DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO: ESTRATÉGIAS E DIFICULDADES DOS PROFESSORES Glaucea Valéria Batista Vitor (PIBIC//UENP) glauceacp95@hotmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Psicologia Clínica 3. Ciclo

Leia mais

O FRACASSO ESCOLAR NO CONTEMPORÂNEO: UM CASO DE MEDICALIZAÇÃO?

O FRACASSO ESCOLAR NO CONTEMPORÂNEO: UM CASO DE MEDICALIZAÇÃO? CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES Niterói RJ: ANINTER-SH/ PPGSD-UFF, 03 a 06 de Setembro de 2012, ISSN 2316-266X O FRACASSO ESCOLAR NO CONTEMPORÂNEO: UM CASO DE MEDICALIZAÇÃO?

Leia mais

QUEIXA ESCOLAR: UMA NOVA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO. Thaís Emília de Campos 1, Kelly Cristina dos Santos Silva 2, Caroline Kraus Luvizotto 3

QUEIXA ESCOLAR: UMA NOVA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO. Thaís Emília de Campos 1, Kelly Cristina dos Santos Silva 2, Caroline Kraus Luvizotto 3 1283 QUEIXA ESCOLAR: UMA NOVA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Thaís Emília de Campos 1, Kelly Cristina dos Santos Silva 2, Caroline Kraus Luvizotto 3 1 Aluna do Mestrado em Educação da UNESP Marília. 2 Aluna do

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA LORENA CARRILLO COLAÇO A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E A IMPLICAÇÃO

Leia mais

O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE?

O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE? APRESENTA O QUE É O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE? TDAH infância hiperatividade déficit de atenção falta de atenção comportamento O QUE É O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE

Leia mais

Transtorno de déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) Epidemiologia e impacto. Thaís Lesnovski Médica de Família e Comunidade

Transtorno de déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) Epidemiologia e impacto. Thaís Lesnovski Médica de Família e Comunidade Transtorno de déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) Epidemiologia e impacto Thaís Lesnovski Médica de Família e Comunidade I Seminário Brasileiro sobre Prevenção Quaternária em Atenção Primária

Leia mais

INFÂNCIA E MEDICALIZAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DE RESULTADOS DE PESQUISA

INFÂNCIA E MEDICALIZAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DE RESULTADOS DE PESQUISA XX VIII Encontro de Pesquisa em Educação / I Jornada Parfor INFÂNCIA E MEDICALIZAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DE RESULTADOS DE PESQUISA FRANCO, Letícia Cristina lele_franco_25@hotmail.com CINTRA, Erica Piovam

Leia mais

Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Dra Nadia Bossa  PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa O cérebro é constituído de vários circuitos neuronais, denominados sistemas funcionais. Esses sistemas são

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE NEUROCIENCIAS NAS ESCOLAS:

LIGA ACADÊMICA DE NEUROCIENCIAS NAS ESCOLAS: 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NA ESCOLA

O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NA ESCOLA O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NA ESCOLA Mirella Fernandes Alves, UEPB, mirellafalves@hotmail.com Erica Michele dos Santos Mateus, UEPB, erimichele@gmail.com Erlane Garcia Ferraz,

Leia mais

DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS NA/DA ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS NA/DA ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS NA/DA ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Adriana Watanabe SME/SP Renata Brandstatter SME/SP RESUMO O Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem NAAPA

Leia mais

Centro Universitário Maurício de Nassau Curso de Psicologia Disciplina de Neurofisiologia

Centro Universitário Maurício de Nassau Curso de Psicologia Disciplina de Neurofisiologia Centro Universitário Maurício de Nassau Curso de Psicologia Disciplina de Neurofisiologia Bases neurofisiológicas da atenção Profª Maria da Soledade Recife - 2015 Introdução Cérebro humano é confrontado

Leia mais

A PRODUÇÃO ACADÊMICA ACERCA DA MEDICALIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A PRODUÇÃO ACADÊMICA ACERCA DA MEDICALIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PRODUÇÃO ACADÊMICA ACERCA DA MEDICALIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Rejane Abadia de Alvarenga - PPGEDUC- UFG/ Regional Catalão 210 Janaina Cassiano Silva - PPGEDUC-

Leia mais

QUEIXAS ESCOLARES: ANÁLISE DOS ENCAMINHAMENTOS DE ALUNOS QUE INGRESSAM EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NA UEM 1

QUEIXAS ESCOLARES: ANÁLISE DOS ENCAMINHAMENTOS DE ALUNOS QUE INGRESSAM EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NA UEM 1 QUEIXAS ESCOLARES: ANÁLISE DOS ENCAMINHAMENTOS DE ALUNOS QUE INGRESSAM EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NA UEM 1 Ana Paula da Paz Tavares* Marilda Gonçalves Dias Facci Introdução Vários estudos acerca do fracasso

Leia mais

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO MEDIADA E SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO MEDIADA E SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO MEDIADA E SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Lucimar Barros de Almeida Delman Lains 1 - PUCCAMP Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha

Leia mais

VERSÃO DIGITAL ELABORADA POR PACO S AGÊNCIA DIGITAL PACO S DIGITAL

VERSÃO DIGITAL ELABORADA POR PACO S AGÊNCIA DIGITAL PACO S DIGITAL PACO S DIGITAL VERSÃO DIGITAL ELABORADA POR PACO S AGÊNCIA DIGITAL [ÍNDICE] GRANDES TEMAS DO CONHECIMENTO - PSICOLOGIA 04 PSICÓLOGO NA ESCOLA PÚBLICA, POR QUÊ? 07 ADOLESCÊNCIA, IDENTIDADE E PRESSÃO NO

Leia mais

A Loucura. O modelo psicossocial 05/11/2017. Definição de Loucura na perspectiva Sócio- Histórica

A Loucura. O modelo psicossocial 05/11/2017. Definição de Loucura na perspectiva Sócio- Histórica Definição de Loucura na perspectiva Sócio- Histórica A Loucura A concepção de homem como um sujeito sóciohistoricamente constituído Retardo Mental e Déficits de Aprendizagem foram muito abordados na perspectiva

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina: Introdução à Psicopatologia Núcleo Temático: Processos Clínicos em Psicologia Código da Disciplina: 0802405-7

Leia mais

A Psicopatologia e a Psicoterapia pela ótica da PSICOTERAPIA COGNITIVA NARRATIVA

A Psicopatologia e a Psicoterapia pela ótica da PSICOTERAPIA COGNITIVA NARRATIVA A Psicopatologia e a Psicoterapia pela ótica da PSICOTERAPIA COGNITIVA NARRATIVA Autores: Lina Sue Matsumoto Videira & Prof. Dr. Óscar F. Gonçalves e-mail: lina.sue@hotmail.com 1. INTRODUÇÃO: A metáfora

Leia mais

AS DISCUSSÕES SOBRE A MEDICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ ( ): CAMINHOS DE PESQUISA

AS DISCUSSÕES SOBRE A MEDICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ ( ): CAMINHOS DE PESQUISA Anais da Semana de Pedagogia da UEM ISSN Online: 2316-9435 XXI Semana de Pedagogia IX Encontro de Pesquisa em Educação 20 a 23 de Maio de 2014 AS DISCUSSÕES SOBRE A MEDICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS NOS CURSOS

Leia mais

Trabalhando a ansiedade do paciente

Trabalhando a ansiedade do paciente Trabalhando a ansiedade do paciente Juliana Ono Tonaki Psicóloga Hospitalar Título SOFRIMENTO... principal Sofrimento humano como condição à todos; Cada um sente à sua forma e intensidade; Manifestação

Leia mais

MEDICALIZAÇÃO NA INFÂNCIA

MEDICALIZAÇÃO NA INFÂNCIA Mostra de Iniciação Científica MEDICALIZAÇÃO NA INFÂNCIA Caroline Ribeiro de Lemos 1 Gilson Valério Menegol¹ Gislâine Ribeiro dos Santos¹ Kellen Menegotto¹ Simone Cristina Fabricio Lazari¹ Claudia Medeiros

Leia mais

TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de

Leia mais

DISTÚRBIOS, TRANSTORNOS, DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

DISTÚRBIOS, TRANSTORNOS, DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM DISTÚRBIOS, TRANSTORNOS, DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM Os termos distúrbios, transtornos, dificuldades e problemas de aprendizagem tem sido utilizados de forma aleatória, tanto na literatura

Leia mais

MANEJO DO TDAH E AS ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1

MANEJO DO TDAH E AS ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 MANEJO DO TDAH E AS ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 ABELIN, Daniele, M.²; SOARES, Priscila, S. 2 ; ABAID, Josiane L. W 3. 1 Trabalho de Pesquisa _UNIFRA 2 acadêmica de Psicologia do

Leia mais

DISFORIA DE GÊNERO E TRANSEXUALIDADE: UMA REVISÃO DOS CONCEITOS ª RESUMO

DISFORIA DE GÊNERO E TRANSEXUALIDADE: UMA REVISÃO DOS CONCEITOS ª RESUMO DISFORIA DE GÊNERO E TRANSEXUALIDADE: UMA REVISÃO DOS CONCEITOS ª Leonardo Romeira Salati Elisabete Beatriz Maldaner RESUMO Esta revisão narrativa tem como objetivo reunir conhecimentos teóricos acerca

Leia mais

FICHA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA OBJETIVOS

FICHA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA OBJETIVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Educação Especial CÓDIGO: GPE024 UNIDADE ACADÊMICA: FACED PERÍODO/SÉRIE: (período/série em que

Leia mais

A PATOLOGIZAÇÃO DA ATENÇÃO E(M) UMA PERSPECTIVA CRÍTICA. Paloma Batista Silva 1 Fernanda de Castro Modl 2 INTRODUÇÃO

A PATOLOGIZAÇÃO DA ATENÇÃO E(M) UMA PERSPECTIVA CRÍTICA. Paloma Batista Silva 1 Fernanda de Castro Modl 2 INTRODUÇÃO A PATOLOGIZAÇÃO DA ATENÇÃO E(M) UMA PERSPECTIVA CRÍTICA Paloma Batista Silva 1 Fernanda de Castro Modl 2 INTRODUÇÃO O fenômeno da atenção é um tema que tem sido muito referenciado na atualidade. Posições

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X A UTILIZAÇÃO DOS MANUAIS DE DIAGNÓSTICO NA PRÁTICA CLÍNICA DO PSICÓLOGO: UMA ANÁLISE EM PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL Jéssica Elise Echs Lucena* Fernanda Santos de Castro Suzana Tomal Brondani Talitha

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOPATOLOGIA Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOPATOLOGIA Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular PSICOPATOLOGIA Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular PSICOPATOLOGIA

Leia mais

tratamento do TDAH. Livia Perozim apresentou as últimas estatísticas em matéria para a Revista

tratamento do TDAH. Livia Perozim apresentou as últimas estatísticas em matéria para a Revista QUESTIONANDO A MEDICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE ESCOLARIZAÇÃO O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O TEMA NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, MEDICINA E PSICOLOGIA Juliana Garrido FCM/ UNICAMP Escolas

Leia mais