ACTIVIDADES DE AVENTURA SAÚDE? SEGURANÇA?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ACTIVIDADES DE AVENTURA SAÚDE? SEGURANÇA?"

Transcrição

1 ? Existem várias designações, mas entre as mais consensuais poderemos nomeálas como actividades de exploração da natureza, actividades de animação, desporto aventura, desporto de natureza, turismo activo, actividades outdoor, entre outras.. É uma área que tem tido um grande desenvolvimento nas últimas décadas, sendo hoje um dos grandes motores do desenvolvimento desportivo e da actividade física, quer no lazer, no turismo, na saúde, no ambiente, na vertente educativa ou na competitiva

2 Tem sido uma área problemática onde a tutela do Desporto tem responsabilidades e para as quais pouco tem contribuído, avolumando os problemas. Quais são as problemáticas desta área. 1- TRANSVERSALIDADE É uma área transversal, com todas as implicações positivas e negativas que daí advêm. Quais são as actividades que fazem parte desta área? Qual o critério para estarem ou não integradas?

3 2- O MEIO ONDE SE DESENVOLVEM O facto de se desenvolverem num meio incerto, a natureza, o que implica o domínio e o seu conhecimento, que não se esgota em abordagens teóricas ou em práticas pontuais. Não são cursos com 30 horas práticas que podem formar técnicos para operar nestas áreas. 3- ACTIVIDADES DE RISCO Normalmente consideradas actividades de risco acrescido ou de risco controlado. Esta visão implica várias reflexões: A primeira é o que é o risco? O risco é a probabilidade de um acontecimento vir a ocorrer, ou a probabilidade do mesmo não ocorrer.

4 O perigo é real, existe, está associado a forças da natureza ou a situações sobre as quais não temos controlo. O risco tem a ver com a nossa intervenção, com a acção humana sobre essas situações. O risco é essencialmente uma probabilidade que podemos controlar, conhecendo os fenómenos com os quais interagimos. Risco para os participantes, de que estamos a falar? Falamos sobretudo dos praticantes que frequentam as actividades, por sua própria iniciativa, com os clubes, as instituições, as empresas, nas nossas ruas, nos nossos espaços desportivos, etc. Como avaliam o risco? Como decidem as suas respostas?

5 O que podem ser factores potenciadores do risco para a nossa área? O domínio técnico das actividades, conhecer e manusear os materiais, saber ler e interpretar as condições naturais, dominar conceitos de meteorologia, conhecer a resistência dos materiais, ter conhecimentos de primeiros socorros e resgate de acordo com a actividade e o nível de dificuldade em que trabalha, saber dirigir e coordenar grupos, ter competências ao nível da capacidade de trabalhar em situações de fadiga e stress, entre outras. 4- ENQUADRAMENTO LEGAL Um outro problema é a questão do enquadramento legal. Este tem Implicações com as mais diversas áreas: Com a área económica, nomeadamente o turismo e os serviços, Com a área ambiental com a utilização dos espaços naturais, parques e reservas, Com a área náutica, com todas as actividades desenvolvidas em meio aquático e que estão sob jurisdição das autoridades marítimas, Com a área aeronáutica, com as actividades de voo, que estão sob jurisdição das autoridades aeronáuticas. Com os ministérios que tutelam o território nomeadamente da agricultura (utilização das terras e florestas, não tuteladas pelo ambiente), administração interna com todo o tipo de provas que implique com as vias de comunicação e ordem pública. Com as autarquias locais, pelas actividades desenvolvidas dentro da sua área de jurisdição. Com o Instituto da Juventude, em relação às actividades desenvolvidas nos Campos de Férias. Com o Desporto, como tutela de várias actividades desportivas que são realizadas nos espaços/ áreas acima referidos.

6 Vários ministérios têm produzido legislação parcelar, que tem criado um quadro legal de referência, ajudando a regular e melhorar o exercício destas actividades (embora desconexos e contraditórios em muitos dos casos). Numa análise por áreas, poderemos citar alguns decretos, os mais relevantes, iniciando pelo primeiro decreto onde se fala de Desporto de Natureza Decreto-Lei n.º 47/99 de 16 de Fevereiro, do Ministério da Economia (articulação com o Ministério do Ambiente) Âmbito Define e regula o turismo em espaço natural e, entre outros itens, aborda o que denominaram de Desporto de Natureza, no Artigo 9. - Modalidades, nº Consideram-se actividades de desporto de natureza todas as que sejam praticadas em contacto directo com a natureza e que, pelas suas características, possam ser praticadas de forma não nociva para a conservação da natureza.

7 Decreto Regulamentar n.º 18/99 27 de Agosto, do Ministério do Ambiente (mais tarde revogado pelo Dec. Reg. 17/ 2003) Regula a animação ambiental nas modalidades de animação, interpretação ambiental e desporto de natureza nas áreas protegidas, bem como o processo de licenciamento das iniciativas e projectos de actividades, serviços e instalações de animação ambiental 3 - Constituem actividades e serviços de desporto de natureza as iniciativas ou projectos que integrem: a) O pedestrianismo; b) O montanhismo; c) A orientação; d) A escalada; e) O rapel; f) A espeleologia; g) O balonismo; h) O pára-pente; i) A asa delta sem motor; j) A bicicleta todo o terreno (BTT); l) O hipismo; m) A canoagem; n) O remo; o) A vela; p) O surf; q) O windsurf; r) O mergulho; s) O rafting; t) O hidrospeed; u) Outros desportos e actividades de lazer cuja prática não se mostre nociva para a conservação da natureza.

8 Artigo 8.º Licença 1 - Sem prejuízo de outras autorizações ou licenças exigíveis por lei, as iniciativas ou projectos que integrem as actividades, serviços e instalações de animação previstos no artigo 3.º carecem de licença, titulada por documento a emitir pelo ICN após parecer prévio da Direcção-Geral do Turismo (DGT) ou do Instituto Nacional do Desporto (IND), nas situações previstas no n.º 3 do mesmo artigo,. Os ministérios da Economia e do ambiente legislam sobre áreas de influência tradicional do desporto, remetendo para o IDP a análise curricular, mas a pergunta é: A análise curricular é feita com que critérios? Como vão garantir aos outros ministérios que aqueles técnicos têm habilitações para coordenar e dirigir as actividades?

9 Decreto-Lei n.º 204/2000 de 1 de Setembro, do Ministério da Economia. Regula o acesso e o exercício da actividade das empresas de animação turística. Umas das preocupações desta legislação foi salvaguardar os direitos e interesses dos consumidores. Mais uma vez, as actividades desportivas são amplamente referidas Artigo 2.º Noção 1 - São empresas de animação turística as que tenham por objecto a exploração de actividades lúdicas, culturais, desportivas ou de lazer, que contribuam para o desenvolvimento turístico de uma determinada região,..

10 Artigo 3.º Actividades próprias e acessórias das empresas de animação turística 1 - Sem prejuízo do regime legal aplicável a cada uma das actividades previstas nas alíneas seguintes, são consideradas actividades próprias das empresas de animação turística as actividades de animação previstas no n.º 1 do artigo anterior desenvolvidas em: a) Marinas, portos de recreio e docas de recreio, predominantemente destinados ao turismo e desporto; b) Autódromos e kartódromos; c) Balneários termais e terapêuticos; d) Parques temáticos; e) Campos de golfe; f) Embarcações com e sem motor, destinadas a passeios marítimos e fluviais de natureza turística; g) Aeronaves com e sem motor, destinadas a passeios de natureza turística, desde que a sua capacidade não exceda um máximo de seis tripulantes e passageiros; h).. i) Centros equestres e hipódromos destinados à prática de equitação desportiva e de lazer; j) Instalações e equipamentos de apoio à prática do windsurf, surf, bodyboard, wakeboard, esqui aquático, vela, remo, canoagem, mergulho, pesca desportiva e outras actividades náuticas; l) Instalações e equipamentos de apoio à prática da espeologia, do alpinismo, do montanhismo e de actividades afins; m) Instalações e equipamentos destinados à prática de pára-quedismo, balonismo e parapente; n) Instalações e equipamentos destinados a passeios de natureza turística em bicicletas ou outros veículos de todo o terreno; o) Instalações e equipamentos destinados a passeios de natureza turística em veículos automóveis, sem prejuízo do disposto no artigo 16.º; p) Instalações e equipamentos destinados a passeios em percursos pedestres e interpretativos; q) As actividades, serviços e instalações de animação ambiental previstas no Decreto Regulamentar n.º 18/99, de 27 de Agosto, sem prejuízo das mesmas terem de ser licenciadas de acordo com o disposto nesse diploma; r) Outros equipamentos e meios de animação turística, nomeadamente de índole cultural, desportiva, temática e de lazer..

11 Todas as disposições legais se resumem à obrigação da utilização de um seguro de acidentes pessoais. Onde para a tutela do desporto? Como podem garantir os direitos dos utentes sem que exista uma definição do que é um técnico desta área. Qual é o currículo de um técnico? Quem o pode formar? Qual o modelo de formação? Quem o pode credenciar? Estas são as respostas urgentes que o Desporto tem de dar. Com o Decreto-lei N.º 407/99, o Estado reconhece a importância da formação, embora o decreto seja principalmente dirigido ao modelo desportivo federado, pode ser um bom ponto de partida assim se cumpra o estipulado.

12 Ao longo dos últimos anos, entre outros contributos, as empresas associadas na PACTA, têm sugerido soluções para o sector, a tutela tem estado parada, será que é desta que vamos arrancar e iniciar a resolução deste problema? O que é preciso 1- Definir o modelo de formação 2- Definir os currículos (tronco comum e específicos) 3- Acreditar as entidades formadoras 4- Acreditar os formadores. 5- Iniciar a formação É reconhecido que, para a formação na área do lazer e das empresas, que trabalham na área do Desporto Aventura, o modelo actual ou o modelo Federativo que venha a existir é curto e desenquadrado, o que o estado deveria fazer é, em articulação com as associações representativas do sector, criar um modelo de formação e currículos adequado às necessidades de qualidade e segurança. O desafio aqui fica

GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011

GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011 GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011 Empresas de Animação Turística Entidades que exercem regularmente actividades lúdicas, culturais, desportivas ou de lazer destinadas a

Leia mais

International Exhibition of Boating, Sports, Adventure, Caravanning and Swimming Pools

International Exhibition of Boating, Sports, Adventure, Caravanning and Swimming Pools Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto, Aventura, Caravanismo e Piscinas International Exhibition of Boating, Sports, Adventure, Caravanning and Swimming Pools Desportos e Actividades Náuticas

Leia mais

Declaração de interesse para o turismo

Declaração de interesse para o turismo Declaração de interesse para o turismo Decreto Regulamentar n.º 22/98 de 21 de Setembro (Alterado pelo Decreto Regulamentar n.º 1/2002, de 3 de Janeiro, rectificado nos termos da Declaração de Rectificação

Leia mais

Ministério do Ambiente. Decreto Regulamentar n.º 18/99 de 27 de Agosto

Ministério do Ambiente. Decreto Regulamentar n.º 18/99 de 27 de Agosto Ministério do Ambiente Decreto Regulamentar n.º 18/99 de 27 de Agosto A Resolução do Conselho de Ministros n.º 112/98, de 25 de Agosto, criou o Programa Nacional de Turismo de Natureza aplicável na Rede

Leia mais

CARTA DE DESPORTO DE NATUREZA

CARTA DE DESPORTO DE NATUREZA CARTA DE DESPORTO DE NATUREZA Parque Nacional da Peneda-Gerês II Congresso Internacional da Montanha Estoril, 27 de Novembro Carla Rodrigues * Cristina Machado * * Coordenadoras da Carta de Desporto de

Leia mais

Os artigos 1. o a3. o e6. o do Decreto Regulamentar n. o 22/98, de 21 de Setembro, passam a ter a seguinte redacção:

Os artigos 1. o a3. o e6. o do Decreto Regulamentar n. o 22/98, de 21 de Setembro, passam a ter a seguinte redacção: 10 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 2 3 de Janeiro de 2002 MINISTÉRIOS DA JUSTIÇA E DA SAÚDE Portaria n. o 1/2002 de 3 de Janeiro O Decreto-Lei n. o 96/2001, de 26 de Março, redefiniu as condições para

Leia mais

A ANIMAÇÃO TURÍSTICA: COMO NEGÓCIO E COMO ESTRATÉGIA DE ATRATIVIDADE DULCINEIA RAMOS 1

A ANIMAÇÃO TURÍSTICA: COMO NEGÓCIO E COMO ESTRATÉGIA DE ATRATIVIDADE DULCINEIA RAMOS 1 A ANIMAÇÃO TURÍSTICA: COMO NEGÓCIO E COMO ESTRATÉGIA DE ATRATIVIDADE DULCINEIA RAMOS 1 SUMÁRIO Parte 1- Animação Turística: definição, tipologias e impactes Parte 2- Fatores Críticos para o Sucesso das

Leia mais

ATIVIDADES DE TURISMO DE NATUREZA - ENTIDADES NÃO EMPRESARIAIS

ATIVIDADES DE TURISMO DE NATUREZA - ENTIDADES NÃO EMPRESARIAIS ATIVIDADES DE TURISMO DE NATUREZA - ENTIDADES NÃO EMPRESARIAIS Tipo de Entidade: nº 4, do artº 5º, do Decreto-Lei nº 108/2009, de 15 de maio, parcialmente alterado pelo Decreto-Lei nº 95/2013, de 19 de

Leia mais

GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011. Planeamento e metodologias para as práticas de Animação Turística.

GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011. Planeamento e metodologias para as práticas de Animação Turística. GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011 Planeamento e metodologias para as práticas de Animação Turística. Francisco Peça Francisco.peca@eshte.pt Aspectos Fundamentais da Animação

Leia mais

GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011. Francisco Peça.

GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011. Francisco Peça. GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011 Francisco Peça Francisco.peca@eshte.pt Objectivos da Animação Turística: Proporcionar ao turista uma agradável estadia; Bom usufruto do

Leia mais

Decreto-Lei n.º 204/2000 de 1 de Setembro (Alterado pelo Decreto-Lei n.º 108/2002, de 16 de Abril) Disposições gerais...2. Do licenciamento...

Decreto-Lei n.º 204/2000 de 1 de Setembro (Alterado pelo Decreto-Lei n.º 108/2002, de 16 de Abril) Disposições gerais...2. Do licenciamento... Decreto-Lei n.º 204/2000 de 1 de Setembro (Alterado pelo Decreto-Lei n.º 108/2002, de 16 de Abril) Disposições gerais...2 Noção...2 Actividades próprias e acessórias das empresas de animação turística...3

Leia mais

ES C O L A S U PERI O R A G RÁ RI A

ES C O L A S U PERI O R A G RÁ RI A Licenciatura em Ecoturismo Ref.ª : 1810005 Ano lectivo: 2009-10 DESCRITOR DA UNIDADE CURRICULAR INTRODUÇÃO AO TURISMO INTRODUCTION TO TOURISM 1. Unidade Curricular: 1.1 Área científica: 81 - Serviços Pessoais

Leia mais

ACIDENTES PESSOAIS DDGP

ACIDENTES PESSOAIS DDGP ACIDENTES PESSOAIS DDGP maio 11 2016 MANUAL TARIFÁRIO DE ACIDENTES PESSOAIS S E G U R O D E A C I D E N T E S P E S S O A I S P á g i n a 1 ÍNDICE ÍNDICE... 1 CULTURA E RECREIO... 2 DESPORTIVO... 3 FORMAÇÃO...

Leia mais

5932 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o MINISTÉRIO DO AMBIENTE

5932 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o MINISTÉRIO DO AMBIENTE 5932 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 200 27-8-1999 13. o Disposições transitórias 1 Nas situações em que o direito ao subsídio por assistência de terceira pessoa não tenha sido reconhecido ou tenha

Leia mais

O DESPORTO E A ANIMAÇÃO TURÍSTICA O DESPORTO E A ANIMAÇÃO TURÍSTICA

O DESPORTO E A ANIMAÇÃO TURÍSTICA O DESPORTO E A ANIMAÇÃO TURÍSTICA O DESPORTO E A ANIMAÇÃO TURÍSTICA CARATERIZAÇÃO DESPORTO DESPORTO DE NATUREZA E AVENTURA ANIMAÇÃO DESPORTIVA ANIMAÇÃO TURISTICA TURISMO CARATERIZAÇÃO DESPORTO TURISMO Profissões reguladas Treino Desportivo

Leia mais

Programa Montanhas d Acção

Programa Montanhas d Acção Programa Montanhas d Acção Julho 2011 1. Índice 1. Índice... 2 2. Introdução Histórica da Associação... 3 3. Objectivo do Programa... 4 4. Entidades Promotoras... 4 5. Áreas de Actividade... 4 6. Duração

Leia mais

O DESPORTO E O DESENVOLVIMENTO LOCAL A EXPERIÊNCIA DE ALMADA VEREADOR ANTÓNIO MATOS

O DESPORTO E O DESENVOLVIMENTO LOCAL A EXPERIÊNCIA DE ALMADA VEREADOR ANTÓNIO MATOS FÓRUM DO DESPORTO CONCELHO DE ALMADA O DESPORTO E O DESENVOLVIMENTO LOCAL A EXPERIÊNCIA DE ALMADA VEREADOR ANTÓNIO MATOS 31 DE MARÇO DE 2007 FÓRUM DO DESPORTO CONCELHO DE ALMADA INTERVENÇÃO NO DESPORTO:

Leia mais

Gestão de Complexos Desportivos

Gestão de Complexos Desportivos Gestão de Instalações Desportivas Gestão de Complexos Desportivos Módulo 5 sessão 2 Curso profissional de técnico(a) de L/O/G/O apoio à gestão desportiva ÍNDICE 1.5. Áreas multidisciplinares e técnicas

Leia mais

Estação Náutica Lago de Alqueva - Moura

Estação Náutica Lago de Alqueva - Moura Estação Náutica Lago de Alqueva - Moura Produto a desenvolver NÁUTICA NÁUTICA DE RECREIO E NÁUTICA DESPORTIVA Outros produtos associados Observação aves Gastronomia, vinhos e azeite Dark Sky Ciclo turismo

Leia mais

Estação Náutica do Baixo Guadiana

Estação Náutica do Baixo Guadiana Estação Náutica do Baixo Guadiana Vila Real de Santo António*Castro Marim*Alcoutim*Mértola*Ayamonte Lisboa, 15 de março de 2019 As Estações Náuticas de Portugal São uma rede de oferta turística náutica

Leia mais

RNAAT - Registo Nacional dos. Agentes de Animação Turística

RNAAT - Registo Nacional dos. Agentes de Animação Turística RNAAT - Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística Atividades das Empresas de Animação Turística São atividades de animação turística as atividades lúdicas de natureza recreativa, desportiva ou

Leia mais

INSTALAÇÕES DESPORTIVAS

INSTALAÇÕES DESPORTIVAS INSTALAÇÕES DESPORTIVAS Lei nº 5/2007 de 16 de Janeiro Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto Artigo 8º Política de infra-estruturas e equipamentos desportivos 1 O Estado, desenvolve uma política

Leia mais

Turismo Activo Náutico e de Natureza

Turismo Activo Náutico e de Natureza Turismo Activo Náutico e de Natureza Estação Náutica da Ria Formosa Pólo de Faro Câmara Municipal de Faro : Câmara Municipal Faro Divisão de Desporto e Juventude Câmara Municipal de Faro : Câmara Municipal

Leia mais

H - HABITAÇÃO C - COMÉRCIO

H - HABITAÇÃO C - COMÉRCIO H - HABITAÇÃO H 01 H 02 H 03 H 04 H 05 H 06 H 07 H 08 H 09 H 10 H 11 C 01 C 02 C 03 C 04 K 01 K 02 K 03 K 04 K 05 K 06 K 07 K 08 K 09 K 10 K 11 K 12 K 13 K 14 K 15 K 16 K 17 K 18 K 19 HABITAÇÃO UNIFAMILIAR

Leia mais

20 ANOS DE QUALIFICAÇÃO URBANA

20 ANOS DE QUALIFICAÇÃO URBANA 20 ANOS DE QUALIFICAÇÃO URBANA MARINA OEIRAS - PORTO DE RECREIO ENTRE Lisboa E Cascais OEIRAS CONCRETIZOU O SEU SONHO: - Concelho dinâmico e atractivo; - Inovador e orgulhoso do seu passado; - De elevado

Leia mais

Acidentes Pessoais Grupo Seguro Campos de Férias. Ficha de Produto

Acidentes Pessoais Grupo Seguro Campos de Férias. Ficha de Produto Acidentes Pessoais Grupo Seguro Campos de Férias Ficha de Produto 2 ÂMBITO DO PRODUTO Seguro obrigatório Dec Lei nº. 32/2011 de 07 de Março e Portaria nº 629/2004 de 12 de Junho Âmbito das Garantias Riscos

Leia mais

Estação Náutica Lago Alqueva - Moura

Estação Náutica Lago Alqueva - Moura Estação Náutica Lago Alqueva - Moura Estação Náutica Lago Alqueva - Moura Plano Geral de Intervenção Núcleo da Barragem de Alqueva Identificação Institucional Turismo Náutico O que vamos fazer? Desenvolver

Leia mais

Projecto de Resolução Nº 199/XI/1ª

Projecto de Resolução Nº 199/XI/1ª Projecto de Resolução Nº 199/XI/1ª Recomenda ao Governo que elabore uma estratégia integrada de prevenção e segurança para as actividades realizadas nas praias, piscinas e recintos de diversão aquática.

Leia mais

Lei n.º 44/2004, de 19 de Agosto

Lei n.º 44/2004, de 19 de Agosto Lei n.º 44/2004, de 19 de Agosto (Define o regime jurídico da assistência nos locais destinados a banhistas) A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição,

Leia mais

Apresentação do PDES Plano do Desenvolvimento Económico e Social da Região Autónoma da Madeira. Turismo

Apresentação do PDES Plano do Desenvolvimento Económico e Social da Região Autónoma da Madeira. Turismo Apresentação do PDES 2007-2013 Plano do Desenvolvimento Económico e Social da Região Autónoma da Madeira Turismo Orientações Estratégicas para o Turismo Diversificação da Oferta Turística; Rejuvenescimento

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 22/2004 TURISMO DE NATUREZA

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 22/2004 TURISMO DE NATUREZA DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 22/2004 TURISMO DE NATUREZA O Decreto-Lei n.º 47/99, de 16 de Fevereiro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 56/2002, de 11 de Março, criou, para todo o território

Leia mais

DECRETO N.º 189/IX DEFINE O REGIME JURÍDICO DA ASSISTÊNCIA NOS LOCAIS DESTINADOS A BANHISTAS. Artigo 1.º Objecto

DECRETO N.º 189/IX DEFINE O REGIME JURÍDICO DA ASSISTÊNCIA NOS LOCAIS DESTINADOS A BANHISTAS. Artigo 1.º Objecto DECRETO N.º 189/IX DEFINE O REGIME JURÍDICO DA ASSISTÊNCIA NOS LOCAIS DESTINADOS A BANHISTAS A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, para valer como

Leia mais

LEGISLAÇÃO IMPORTANTE

LEGISLAÇÃO IMPORTANTE LEGISLAÇÃO IMPORTANTE Constituição da República Portuguesa Lei nº 3/84, de 24 de Março Educação Sexual e Planeamento Familiar Lei nº 46/86, de 14 de Outubro - Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) com

Leia mais

PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL

PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL REGIME DE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS INSTALAÇÕES DESPORTIVAS DE USO PÚBLICO A instalação e funcionamento de infra-estruturas de carácter desportivo carece de

Leia mais

Linhas Orientadoras MDO 2012/2013

Linhas Orientadoras MDO 2012/2013 Linhas Orientadoras MDO 2012/2013 Princípios Gerais das MDO Metodologias Linhas orientadoras Papeis e Responsabilidades Regulamento adaptado para o desenvolvimento das MDO Procedimentos & Materiais Didácticos

Leia mais

II ENCONTRO DOS PARCEIROS DO CLUSTER DO CONHECIMENTO E DA ECONOMIA DO MAR AVEIRO 28 JANEIRO 2011

II ENCONTRO DOS PARCEIROS DO CLUSTER DO CONHECIMENTO E DA ECONOMIA DO MAR AVEIRO 28 JANEIRO 2011 SEMINÁRIO Pólos e Clusters: Oportunidades e Sinergias com o Setor do Turismo O Mar, um recurso a valorizar nas estratégias de promoção do destino Portugal Coimbra, 23 de Outubro de 2012 Rui Azevedo II

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 406/IX PROMOÇÃO DA SEGURANÇA NOS LOCAIS DESTINADOS A BANHISTAS

PROJECTO DE LEI N.º 406/IX PROMOÇÃO DA SEGURANÇA NOS LOCAIS DESTINADOS A BANHISTAS PROJECTO DE LEI N.º 406/IX PROMOÇÃO DA SEGURANÇA NOS LOCAIS DESTINADOS A BANHISTAS As praias marítimas; fluviais e; em geral, todos os locais destinados à prática de banhos constituem, pela sua natureza,

Leia mais

Vila do Conde Estação Náutica

Vila do Conde Estação Náutica Vila do Conde Estação Náutica Definição de Turismo Náutico Desfrutar de uma viagem ativa em contacto com a água, com a possibilidade de realizar todo o tipo de atividades náuticas, em lazer ou em competição.

Leia mais

Atenção! Informe corretamente os dados solicitados, pois eventuais erros poderão impossibilitar contatos com você. Dúvidas:

Atenção! Informe corretamente os dados solicitados, pois eventuais erros poderão impossibilitar contatos com você. Dúvidas: Atenção! Informe corretamente os dados solicitados, pois eventuais erros poderão impossibilitar contatos com você. Dúvidas: rh@enjoypromocoes.com.br. Data do Preenchimento do Formulário: Dados Pessoais

Leia mais

RELATÓRIO E PARECER À PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL REGIME JURÍDICO DA PESCA LÚDICA NAS AGUAS DOS AÇORES.

RELATÓRIO E PARECER À PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL REGIME JURÍDICO DA PESCA LÚDICA NAS AGUAS DOS AÇORES. RELATÓRIO E PARECER À PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL REGIME JURÍDICO DA PESCA LÚDICA NAS AGUAS DOS AÇORES. PONTA DELGADA, 6 DE FEVEREIRO DE 2007 A Comissão Permanente de Economia reuniu no dia

Leia mais

Valorizar, criar e estimular a oferta de produtos turísticos de excelência;

Valorizar, criar e estimular a oferta de produtos turísticos de excelência; SIVETUR SISTEMA DE INCENTIVOS A PRODUTOS TURÍSTICOS DE VOCAÇÃO ESTRATÉGICA FICHA DE MEDIDA Apoia projectos turísticos com elevado potencial de crescimento, efeitos indutores, externalidades, inovação e

Leia mais

O Turismo da Natureza e a sua relação com a Floresta na Região Centro

O Turismo da Natureza e a sua relação com a Floresta na Região Centro Turismo da Natureza e a sua relação com a Floresta na Região Centro António M. de Almeida Mar=ns Maio de 2012 Indíce referencial estratégico do Turismo Regional. A estruturação por produto turís=co. Conceito

Leia mais

Componente de Formação Técnica

Componente de Formação Técnica CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE TURISMO 3º ANO-Ano Letivo:2014/2015 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: TURISMO-INFORMAÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICA Componente de Formação Técnica 1- Elenco Modular Duração de referência

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL SOBRE A UTILIZAÇÃO DA EMBARCAÇÃO ESTOU PARA VER. A embarcação Estou Para Ver foi adquirida pelo Município de Cascais em

REGULAMENTO MUNICIPAL SOBRE A UTILIZAÇÃO DA EMBARCAÇÃO ESTOU PARA VER. A embarcação Estou Para Ver foi adquirida pelo Município de Cascais em REGULAMENTO MUNICIPAL SOBRE A UTILIZAÇÃO DA EMBARCAÇÃO ESTOU PARA VER NOTA JUSTIFICATIVA A embarcação Estou Para Ver foi adquirida pelo Município de Cascais em Junho de 2003, com verbas provenientes da

Leia mais

Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais

Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais Lisboa, 25 de Janeiro de 2007 1 Objectivo da sessão: Apresentar os princípios do novo modelo de financiamento

Leia mais

Os aspectos de âmbito nacional da actividade marítimo turística. 2014

Os aspectos de âmbito nacional da actividade marítimo turística. 2014 Os aspectos de âmbito nacional da actividade marítimo turística. 2014 QUEMSOMOS A APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, constituída por escritura pública

Leia mais

DESPORTO para TODOS. Agenda 2009

DESPORTO para TODOS. Agenda 2009 DESPORTO para TODOS Agenda 2009 Agenda 2009 ACTIVIDADES de FÉRIAS ACTIVIDADES LÚDICAS, DESPORTIVAS e de RECREAÇÃO ANDEBOL AVENTURA BTT, CICLOTURISMO, TRIATLO CAMINHADA, PASSEIOS a PÉ e PEDESTRIANISMO DESPORTOS

Leia mais

REGULAMENTO DO VOO BILUGAR EM ASA DELTA E PARAPENTE

REGULAMENTO DO VOO BILUGAR EM ASA DELTA E PARAPENTE REGULAMENTO DO VOO BILUGAR EM ASA DELTA E PARAPENTE Federação Portuguesa de Voo Livre 2006 CAPÍTULO I [Disposições Gerais] Artigo 1.º [Objecto] O presente documento tem por objectivo, no âmbito da FPVL,

Leia mais

Guia de Boas Práticas de Acessibilidade Turismo Ativo

Guia de Boas Práticas de Acessibilidade Turismo Ativo Guia de Boas Práticas de Acessibilidade Turismo Ativo Guia de Boas Práticas de Acessibilidade Turismo Ativo Trabalho desenvolvido em parceria com a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência

Leia mais

Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo da Região Autónoma da Madeira (PSOEM-Madeira) Subárea 2 da ZEE Um Mar com Futuro

Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo da Região Autónoma da Madeira (PSOEM-Madeira) Subárea 2 da ZEE Um Mar com Futuro Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo da Região Autónoma da Madeira (PSOEM-Madeira) Subárea 2 da ZEE Um Mar com Futuro 2ª Reunião Plenária da Comissão Consultiva da Madeira 17 de junho de

Leia mais

Diploma. Regulamenta o sistema de apoios à recuperação, conservação e valorização do património baleeiro da Região Autónoma dos Açores

Diploma. Regulamenta o sistema de apoios à recuperação, conservação e valorização do património baleeiro da Região Autónoma dos Açores Diploma Regulamenta o sistema de apoios à recuperação, conservação e valorização do património baleeiro da Região Autónoma dos Açores Decreto Regulamentar Regional n.º 24/2000/A Considerando que o Decreto

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 492/X

PROJECTO DE LEI N.º 492/X Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 492/X Impõe limites à construção e edificação no denominado complexo Marina da Barra sito no concelho de Ílhavo, Distrito de Aveiro Exposição de motivos O Governo,

Leia mais

BOLETIM MENSAL Nº 63 NOVEMBRO DE VIANA DO CASTELO Náutica nas Escolas

BOLETIM MENSAL Nº 63 NOVEMBRO DE VIANA DO CASTELO Náutica nas Escolas BOLETIM MENSAL Nº 63 NOVEMBRO DE 2018 VIANA DO CASTELO Náutica nas Escolas BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI Um município ECOXXI evidencia um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes ao desenvolvimento

Leia mais

LEI Nº 6/2011 ACESSO E EXERCICIO DA ACTIVIDADE DE PRESTADORES DE SERVIÇO DE TURISMO

LEI Nº 6/2011 ACESSO E EXERCICIO DA ACTIVIDADE DE PRESTADORES DE SERVIÇO DE TURISMO LEI Nº 6/2011 ACESSO E EXERCICIO DA ACTIVIDADE DE PRESTADORES DE SERVIÇO DE TURISMO Direcção Geral do Turismo e Transportes QUALIDADE & SEGURANÇA INFRAESTRUTURAS BANDEIRA AZUL GREEN KEY CIDADES DIGITAIS

Leia mais

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Biodiversidade Biodiversidade é a grande variedade de formas de vida, ( animais e Vegetais)

Leia mais

Despacho. Assim, nos termos do n.º 1 do artigo 18º do Despacho n.º 5328/2011, de 28 de Março, determino o seguinte:

Despacho. Assim, nos termos do n.º 1 do artigo 18º do Despacho n.º 5328/2011, de 28 de Março, determino o seguinte: Despacho O Despacho n.º 5328/2011, de 28 Março, estabeleceu as regras e os princípios orientadores a observar na organização das escolas e na elaboração do horário semanal de trabalho do pessoal docente

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO DA CETS DO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS INVESTIMENTO TOTAL ,08 PNPG ASSOCIAÇÕES DE DESENVOLVIMENTO CÂMARAS MUNIC

PLANO DE ACÇÃO DA CETS DO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS INVESTIMENTO TOTAL ,08 PNPG ASSOCIAÇÕES DE DESENVOLVIMENTO CÂMARAS MUNIC FINANCIAMENTO DO PLANO DE ACÇÃO DA CETS DO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS DUARTE FIGUEIREDO Director-adjunto do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Norte do ICNB ALDA MESQUITA ADERE-PG PLANO

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL COMISSÃO DE ECONOMIA

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL COMISSÃO DE ECONOMIA Parecer da Comissão de Economia sobre a proposta de Decreto Legislativo Regional - REGULAMENTO DO SISTEMA TARIFÁRIO DOS PORTOS DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES. A Comissão de Economia reuniu, no dia 11 de

Leia mais

O Parque Aventura DiverLanhoso encontra-se sob a gestão da Diver-Natureza e Aventura.

O Parque Aventura DiverLanhoso encontra-se sob a gestão da Diver-Natureza e Aventura. O Parque Aventura DiverLanhoso encontra-se sob a gestão da Diver-Natureza e Aventura. A Diver Natureza e Aventura é uma empresa vocacionada para a gestão de áreas de lazer, divertimento e promoção de actividades

Leia mais

estação náutica município ílhavo

estação náutica município ílhavo estação náutica município ílhavo O que tem o Município de Ílhavo com interesse para a náutica? O que tem o Município de Ílhavo com interesse para a náutica? ~ 7 km de costa atlântica; ~ O maior porto da

Leia mais

Determinação da Aptidão para a Prática de Desportos de Natureza em Áreas Protegidas. Luís Quinta-Nova lnova@ipcb.pt

Determinação da Aptidão para a Prática de Desportos de Natureza em Áreas Protegidas. Luís Quinta-Nova lnova@ipcb.pt Determinação da Aptidão para a Prática de Desportos de Natureza em Áreas Protegidas Luís Quinta-Nova lnova@ipcb.pt Enquadramento Decreto-Lei n.º 108/2009, de 15 de Maio - Enquadramento legal das atividades

Leia mais

POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DO SISTEMA DESPORTIVO A EXPERIÊNCIA DE ALMADA

POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DO SISTEMA DESPORTIVO A EXPERIÊNCIA DE ALMADA POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DO SISTEMA DESPORTIVO A EXPERIÊNCIA DE ALMADA Congresso do Desporto Setúbal 28 e 29 de Janeiro INTERVENÇÃO NO DESPORTO: DAS RAZÕES ÀS ACÇÕES POLÍTICA GLOBAL DE QUALIFICAÇÃO DAS

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 21/2004

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 21/2004 DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 21/2004 MONUMENTO NATURAL REGIONAL DA CALDEIRA DA ILHA GRACIOSA Considerando que a classificação das áreas protegidas se rege pelo disposto no Decreto-Lei n.º 19/93, de

Leia mais

Projecto de Lei nº 48/X Regime Jurídico do Mergulho Desportivo

Projecto de Lei nº 48/X Regime Jurídico do Mergulho Desportivo Projecto de Lei nº 48/X Regime Jurídico do Mergulho Desportivo A prática do mergulho desportivo em Portugal é regulada por uma lei profundamente desajustada das reais necessidades e do actual quadro normativo

Leia mais

Decreto-Lei n.º 334/91 de 6 de Setembro

Decreto-Lei n.º 334/91 de 6 de Setembro Decreto-Lei n.º 334/91 de 6 de Setembro Gestão das instalações desportivas...2 Ordem de preferência na utilização...2 Cedência das instalações...3 Utilização das instalações...3 Intransmissibilidade das

Leia mais

PROGRAMA DESPORTO DE NATUREZA EM ÁREAS PROTEGIDAS

PROGRAMA DESPORTO DE NATUREZA EM ÁREAS PROTEGIDAS PROGRAMA DESPORTO DE NATUREZA EM ÁREAS PROTEGIDAS Decreto Regulamentar n.º 18/99, de 27 de Agosto (Alterado pelo Decreto Regulamentar n.º 17/2003, de 10 de Outubro) Âmbito...2 Definições...2 Tipologia...3

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2018-2019 Ano/Semestre curricular 2º Semestre Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua de

Leia mais

BENEFÍCIOS CONDIÇÕES

BENEFÍCIOS CONDIÇÕES protocolos adefacec BENEFÍCIOS CONTACTOS Diver Lanhoso Lugar de Porto de Bois - Oliveira 4830-602 Póvoa de Lanhoso Telefone: 253 635 763 www.diver.com.pt info@diver.com.pt INFORMAÇÕES Data do Protocolo

Leia mais

DIREÇÃO DE SERVIÇOS DO DESPORTO ESCOLAR

DIREÇÃO DE SERVIÇOS DO DESPORTO ESCOLAR DIREÇÃO DE SERVIÇOS DO DESPORTO ESCOLAR 1 INTRODUÇÃO O Desporto Escolar (DE) tem de ser entendido como uma responsabilidade da comunidade escolar e é à escola, que compete criar as condições necessárias

Leia mais

Estações Náuticas da Região de Coimbra Estação Náutica Polinucleada. Rota do Náutico 14 de Março BTL 2019

Estações Náuticas da Região de Coimbra Estação Náutica Polinucleada. Rota do Náutico 14 de Março BTL 2019 Estação Náutica Polinucleada Rota do Náutico 14 de Março BTL 2019 Mar- Rio- Albufeira Estação Polinucleada que apresenta 11 pólos diferentes: Cantanhede, Figueira da Foz, Mira, Coimbra, Montemor-o-Velho,

Leia mais

REGULAMENTA O REGISTO NACIONAL DE TURISMO E DEFINE O ÂMBITO E AS SUAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO

REGULAMENTA O REGISTO NACIONAL DE TURISMO E DEFINE O ÂMBITO E AS SUAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO REGULAMENTA O REGISTO NACIONAL DE TURISMO E DEFINE O ÂMBITO E AS SUAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO Aprovado pela Portaria n.º 1087/2010, de 22 de outubro Entrada em vigor: 23-10-2010. Não dispensa a consulta

Leia mais

Ministérios do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território e do Ambiente. Portaria n.º 783/98 de 19 de Setembro

Ministérios do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território e do Ambiente. Portaria n.º 783/98 de 19 de Setembro Ministérios do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território e do Ambiente Portaria n.º 783/98 de 19 de Setembro Considerando a utilização crescente das albufeiras para a navegação através

Leia mais

LUTA CONTRA A DOPAGEM - DADOS ESTATÍSTICOS CONSELHO NACIONAL ANTIDOPAGEM

LUTA CONTRA A DOPAGEM - DADOS ESTATÍSTICOS CONSELHO NACIONAL ANTIDOPAGEM LUTA CONTRA A DOPAGEM - DADOS ESTATÍSTICOS 2006 - CONSELHO NACIONAL ANTIDOPAGEM Conselho Nacional AntiDopagem NÚMERO DE AMOSTRAS RECOLHIDAS DE 1976 A 2006 ANO 2006 2004 2002 2000 1998 1996 1994 1992 1990

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS DL 30/2009 O presente decreto-lei consagra o novo regime jurídico das instalações desportivas, procedendo à revogação do -Lei 317/97, de 25 de Novembro, fundamentalmente, pela necessidade de compatibilização

Leia mais

REGULAMENTO CENTRO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE CICLISMO. UVP/FPC - Federação Portuguesa de Ciclismo 2006 Página 0-14

REGULAMENTO CENTRO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE CICLISMO. UVP/FPC - Federação Portuguesa de Ciclismo 2006 Página 0-14 REGULAMENTO CENTRO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE CICLISMO UVP/FPC - Federação Portuguesa de Ciclismo 2006 Página 0-14 ÍNDICE CENTRO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE CICLISMO...2 PREÂMBULO...2 1. DISPOSIÇÕES

Leia mais

CENTRO DE CULTURA E DESPORTO DO PESSOAL DO MUNICÍPIO DE CASCAIS

CENTRO DE CULTURA E DESPORTO DO PESSOAL DO MUNICÍPIO DE CASCAIS CENTRO DE CULTURA E DESPORTO DO PESSOAL DO MUNICÍPIO DE CASCAIS PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2018 Índice 1. Introdução... 3 2. Eixos Estratégicos... 4 3. Objetivos Estratégicos... 5 4. Notas Finais...

Leia mais

Decreto n.º , de 6 de Abril de 1963

Decreto n.º , de 6 de Abril de 1963 Decreto n.º 45 116, de 6 de Abril de 1963 (Alterado pelo Decreto n.º 45 339, de 6 de Novembro de 1963 e pelo Decreto n.º 254/73, de 19 de Maio) REGULAMENTO DA PESCA PRATICADA POR AMADORES... 2 Disposições

Leia mais

Europass Curriculum Vitae

Europass Curriculum Vitae Europass Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada(s) Endereço(s) de correio electrónico Caminho Velho, Nº 31, 9700-368 Porto Judeu Angra do Heroísmo (Portugal) Telefone(s)

Leia mais

1. Introdução. Luís Carvalhinho* Pedro Sequeira* António Serôdio-Fernandes** José Rodrigues*

1. Introdução. Luís Carvalhinho* Pedro Sequeira* António Serôdio-Fernandes** José Rodrigues* A emergência do sector de desporto de natureza e a importância da formação El surgimiento del sector de deporte en la naturaleza y la importancia de la formación The emergence of the outdoor activities

Leia mais

E vós, Tágides minhas, pois criado Tendes em mim um novo engenho ardente, Se sempre em verso humilde celebrado Foi de mim vosso rio alegremente,

E vós, Tágides minhas, pois criado Tendes em mim um novo engenho ardente, Se sempre em verso humilde celebrado Foi de mim vosso rio alegremente, E vós, Tágides minhas, pois criado Tendes em mim um novo engenho ardente, Se sempre em verso humilde celebrado Foi de mim vosso rio alegremente, Dai-me agora um som alto e sublimado, Um estilo grandíloquo

Leia mais

Anexo IX. Regulamento. Contributos para a Carta de Desporto da Natureza do Parque Natural da Serra da Estrela

Anexo IX. Regulamento. Contributos para a Carta de Desporto da Natureza do Parque Natural da Serra da Estrela Anexo IX Regulamento Contributos para a Carta de Desporto da Natureza do Parque Natural da Serra da Estrela Contributos para o Regulamento CDN do PNSE Portaria N.º XX/201X A Resolução do Conselho de Ministros

Leia mais

parecer n.º 5/CCAP/2010

parecer n.º 5/CCAP/2010 parecer n.º 5/CCAP/2010 aplicação dos PADRÕES DE DESEMPENHO DOCENTE AO REGIME DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE setembro de 2010 parecer n.º 5/CCAP/2010 aplicação dos PADRÕES DE DESEMPENHO DOCENTE AO

Leia mais

ÁREA - CONHECIMENTOS. 9º Ano

ÁREA - CONHECIMENTOS. 9º Ano ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE À PRÁTICA DE ATIVIDADES

Leia mais

CATÁLOGO ATIVIDADES DE AVENTURA

CATÁLOGO ATIVIDADES DE AVENTURA CATÁLOGO ATIVIDADES DE AVENTURA 2 COIMBRA... 11 ERICEIRA... 7 INFORMAÇÃO GERAL E CONTACTOS... 12 LISBOA... 8 RIBEIRA DE PENA... 9 SESIMBRA / ARRÁBIDA... 3 SINTRA... 6 3 SESIMBRA / ARRÁBIDA BTT Passeios

Leia mais

D.R. Nº 226, DE 29 DE SETEMBRO DE 2000 QUADRO LEGAL

D.R. Nº 226, DE 29 DE SETEMBRO DE 2000 QUADRO LEGAL D.R. Nº 226, DE 29 DE SETEMBRO DE 2000 QUADRO LEGAL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS EXERCÍCIO DA PESCA MARÍTIMA DIRIGIDA A ESPÉCIES ANIMAIS E VEGETAIS COM FINS LÚDICOS.

Leia mais

PREÂMBULO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1.º Âmbito

PREÂMBULO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1.º Âmbito PREÂMBULO O presente Regulamento visa disciplinar a utilização das viaturas municipais de passageiros, de forma a tornar mais transparentes as regras de utilização desses veículos. Constituem leis habilitantes

Leia mais

Gestão do Risco para a Saúde

Gestão do Risco para a Saúde Gestão do Risco para a Saúde As Directivas de Águas Balneares e a Vigilância Sanitária DIRECTIVA 2006/7/CE GESTÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS BALNEARES DIVISÃO DE SAÚDE AMBIENTAL DIRECÇÃO GERAL DA SAÚDE Índice

Leia mais

Normas de Utilização/Conduta de desportos de natureza na Serra da Lousã

Normas de Utilização/Conduta de desportos de natureza na Serra da Lousã Normas de Utilização/Conduta de desportos de natureza na Serra da Lousã Pretende-se com o presente normativo disciplinar e orientar as utilizações da Serra da Lousã no que respeita à prática do BTT, Pedestrianismo

Leia mais

MUNICÍPIO DE MOIMENTA DA BEIRA Mapa de Pessoal - Artigo 5.º LVCR - Ano de 2013

MUNICÍPIO DE MOIMENTA DA BEIRA Mapa de Pessoal - Artigo 5.º LVCR - Ano de 2013 Unidade orgânica Sub-Unidade DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E OBRAS Serviço de Apoio ao Departamento Apoio técnico-administrativo às actividades desenvolvidas pelos orgãos e serviços municipais.

Leia mais

ESTRATÉGIAS de DINAMIZAÇÃO NATUREZA. Palmela Setembro de 2011

ESTRATÉGIAS de DINAMIZAÇÃO NATUREZA. Palmela Setembro de 2011 ESTRATÉGIAS de DINAMIZAÇÃO do PRODUTO TURISMO DE NATUREZA Palmela Setembro de 2011 1. PENT - estratégia para o desenvolvimento do Turismo em Portugal RCM 53/2007, de 04 de Abril 2. O desenvolvimento da

Leia mais

Circular n.º 18/2008 Série II

Circular n.º 18/2008 Série II Proc. o AMB (22) / 2006 DSRA Circular n.º 18/2008 Série II Assunto: Procedimento de controlo aduaneiro a implementar quando da importação de pneus novos e pneus usados 1 para recauchutagem, reciclagem

Leia mais

PLMJ Advogamos com Valor

PLMJ Advogamos com Valor PLMJ Advogamos com Valor Dezembro 2009 DIREITO DO ambiente Alguns aspectos recentes EDITORIAL Manuel Silva Gomes Associado Senior msg@plmj.pt CONTEÚDOS EDITORIAIS Nesta edição propomo-nos examinar novas

Leia mais

ÁREAS DE FORMAÇÃO Área formativa 1: Gestão Desportiva

ÁREAS DE FORMAÇÃO Área formativa 1: Gestão Desportiva ÁREAS DE FORMAÇÃO Área formativa 1: Gestão Desportiva Planeamento e Gestão de Projectos Marketing do Desporto Financiamento Fiscalidade Administração e Gestão de um Clube desportivo Gestão de Instalações

Leia mais

centro desportivo nacional do JAmor

centro desportivo nacional do JAmor centro desportivo nacional do JAmor Há 75 anos, a 10 de junho de 1944, é inaugurado o Estádio Nacional do Jamor também designado por Estádio de Honra do Centro Desportivo Nacional do Jamor (CDNJ). Este

Leia mais

UNIVERSIDADE DE COIMBRA Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física INQUÉRITO

UNIVERSIDADE DE COIMBRA Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física INQUÉRITO UNIVERSIDADE DE COIMBRA Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física INQUÉRITO O presente inquérito destina-se à elaboração de uma Monografia em Ciências do Desporto, subordinada ao tema Condicionalismos

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL O desporto e a actividade física são elementos que contribuem para o bem-estar, para a saúde e para a qualidade de vida dos cidadãos. Assim,

Leia mais

PROJECTO ENCOSTAS DO DOURO

PROJECTO ENCOSTAS DO DOURO PROJECTO ENCOSTAS DO DOURO Porto 4.150 ha Gondomar 13.500 ha Vila Nova de Gaia 17.000 ha Projecto Encostas do Douro 1.960 ha DA PONTE D. MARIA PIA ATÉ LEVER Missão Definir os mecanismos de planeamento,

Leia mais

Secretarias Regionais de Educação e das Finanças e Administração Pública

Secretarias Regionais de Educação e das Finanças e Administração Pública Secretarias Regionais de Educação e das Finanças e Administração Pública Regime de aplicação de taxas pela utilização de infraestruturas desportivas sob tutela da Secretaria Regional de Educação A existência

Leia mais