Pós em Direito Tributário (semanal) ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pós em Direito Tributário (semanal) ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013"

Transcrição

1 Pós em Direito Tributário (semanal) ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

2 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração pública e privada do país. Esse objetivo foi ampliado ao longo do tempo, expandindo o foco de atuação da FGV para o campo das ciências sociais. A atuação marcada pelo pioneirismo e pela inovação levou a FGV a inaugurar, no Brasil, a graduação e a pós-graduação stricto sensu em Administração Pública e de Empresas e a pósgraduação em Economia, Psicologia, Ciências Contábeis e Educação. Além disso, iniciativas como a elaboração do balanço de pagamento, das contas nacionais e dos índices econômicos ajudaram o profissional em busca de formação e o cidadão comum a entender melhor o desempenho econômico e social brasileiro além de contribuir para seu permanente desenvolvimento. ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DIREITO GV O posicionamento do Brasil no rol das potências e lideranças mundiais tem levado à redefinição dos conteúdos das áreas clássicas do direito e ao surgimento de novas áreas e novos tipos de advocacia, o que torna premente a necessidade de formação de quadros profissionais que sejam, além de altamente qualificados, capazes de atuar em patamares diferenciados. Para responder às demandas do mercado atual, os alunos da DIREITO GV são preparados para atuar nas esferas pública e privada e para dialogar com outros campos do conhecimento, a fim de que possam influenciar positiva e profundamente o cenário jurídico no Brasil e no exterior. No que concerne à pós-graduação, a DIREITO GV busca aumentar sua inserção substantiva no mercado jurídico, tendo em mente a integração entre o direito e outros campos do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades importantes para o desempenho das atividades profissionais de seus alunos. Seu Programa de Pós-Graduação Lato Sensu diferencia-se por dispor de grupos de pesquisa dedicados à produção de material didático e bibliográfico próprio, a fim de oferecer a seus alunos conteúdo atualizado e em consonância com as premissas da DIREITO GV. Com tais pressupostos e ações em mente, a DIREITO GV pretende consolidar-se como alternativa ao modelo tradicional de ensino do Direito e manter a postura crítica sempre assumida em relação a esse campo de saber.

3 PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO Objetivos A Pós em Direito Tributário é um curso intensivo, com duração de dezoito meses e imersão completa do aluno em questões práticas que envolvem o Direito Tributário. O curso é marcado pelo que há de melhor e inovador em metodologia do ensino do direito, nos últimos dez anos da experiência revolucionária da DIREITO GV. O programa retrata a prática do Direito Tributário pelo estudo da jurisprudência administrativa e judicial, em especial do STJ e STF. Mediante a análise e o debate de cerca de 200 decisões que demarcam e emolduram os principais debates do Direito Tributário brasileiro, o aluno é instigado a tornar-se ator central e protagonista do processo de conhecimento do Direito. Assim, o objetivo principal da Pós em Direito Tributário é oferecer vasto conteúdo e visão global e estratégica integrada dos tributos incidentes sobre as mais diversas atividades empresariais, além de se preocupar em incrementar capacidades analíticas e argumentativas, buscando a excelência na formação técnica e na aquisição das habilidades necessárias para pensar e atuar com destaque no exercício profissional do Direito Tributário. Público-Alvo É dirigido ao público recém-formado, na área de Direito, que tenha interesse e disponibilidade para dedicar-se intensamente ao curso nesse período de formação, aprendendo e compreendendo a prática e a lógica da dinâmica normativa que orienta o Direito Tributário, em conexão com outros saberes. ESTRUTURA PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO O programa é realizado ao longo de dezoito meses e suas disciplinas podem ser de três tipos: Eixo, Formação e TCC. EIXO 1 EIXO 2 EIXO 3 68 h-aa 68 h-a 68 h-a EIXO 4 68 h-a Formação 1 32 ha - Formação 2 32 h-a Formação 3 Formação 4 TCC TCC 32 h-a 32 h-a 16 h-a 16 -h-a As disciplinas do Eixo referem-se ao tema principal da pós-graduação lato sensu em Direito Tributário. O programa conta com quatro disciplinas, cada uma com 68 horas-aula. O aluno deverá cursar uma disciplina do Eixo por semestre.

4 As disciplinas de Formação referem-se à base complementar em áreas afins ao Direito; o aluno deverá cursar quatro disciplinas que compõem o currículo do curso, cada uma com 32 horas-aula. Por fim, o currículo prevê duas disciplinas obrigatórias relacionadas à estruturação do projeto e acompanhamento da realização do Trabalho de Conclusão de Curso TCC, que totalizam 32 horas-aula. DISCIPLINAS DO EIXO Conceitos fundamentais do Direito Tributário: da norma ao conceito jurídico (68 horasaula) Tributação & desenvolvimento. Fato gerador da obrigação. Tributo e espécies tributárias. Norma e incidência. Validade, vigência e eficácia das normas tributárias. Competência tributária. Normas gerais de direito tributário. Imunidade tributária. Isenção tributária. Sistema e princípios tributários. Sujeição passiva, responsabilidade, substituição e diferimento. Lançamento tributário. Decadência do direito de o fisco lançar. Prescrição na execução e na repetição do indébito. Desafios da Reforma Tributária no Brasil. Tributação sobre os serviços e a renda (68 horas-aula) Apresentação do curso e da metodologia. Serviço materialidade e seus conflitos de competências. ISS base de cálculo, preço do serviço e alíquotas. ISS sujeito ativo e seus conflitos. ISS contribuinte, responsável e cadastros municipais. ISS importação e exportação de serviços. Renda materialidade e princípios informadores. IRPJ. Contribuintes e responsáveis. IRPJ Apuração do lucro real I. IRPJ apuração do lucro real II. IRPJ operações societárias e seus reflexos. IRPJ lucro presumido e arbitrado. Incentivos fiscais à exportação. Elisão, evasão e planejamento tributário. Ilícitos e sanções tributárias no imposto sobre a renda. Tributação sobre o consumo e o patrimônio (68 horas-aula) Logística do ICMS: competência, materialidades e operações interestaduais. Não cumulatividade no ICMS: questões controvertidas. Sujeição passiva, substituição tributária e cálculo do ICMS. Conflito horizontal e vertical de competências: guerra fiscal, choque de materialidades e reforma tributária. Processo administrativo estadual. Logística do IPI: competência e materialidades. Não cumulatividade no IPI: questões controvertidas. Não cumulatividade no PIS e na Cofins: questões controvertidas. Processo administrativo federal. Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. Responsabilidade tributária dos administradores. Responsabilidade tributária na sucessão empresarial. Tributação sobre o patrimônio: ITCMD, ITBI e sucessão patrimonial. Tributação sobre o patrimônio: questões controvertidas de IPTU, IPVA e ITR. Aula de encerramento: desafios da reforma tributária na tributação sobre o consumo e sobre o patrimônio.

5 Tributação sobre a Receita e as Operações Internacionais (68 horas-aula) PIS e Cofins: base de incidência, alíquotas e regimes de apuração. PIS e Cofins: regimes de recolhimento (caixa e competência), exclusões de base de cálculo e inadimplência. PIS e Cofins: regime não cumulativo, tomada de créditos e definição de insumos. PIS e Cofins: incidência na importação, compensação e restituição de créditos. Imposto sobre a Renda e compensação de prejuízos fiscais. Ágio na aquisição de participações societárias: efeitos fiscais. Planejamento tributário, IR e ganho de capital. IRPF x IRPJ. Tributação de coligadas e controladas no exterior. Paraísos fiscais. Tratados internacionais para evitar a dupla tributação. Preços de transferência na importação. Preços de transferência na exportação. Decadência e multas qualificadas no planejamento tributário. Aula de encerramento. DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO Estratégias processuais (32 horas-aula) Introdução ao Direito Processual Tributário. Categorias processuais tributárias fundamentais. Jurisdição e tutela jurisdicional tributária. Processo, Teoria geral da prova, repercussão no plano processual tributário. Teoria geral dos recursos, coisa julgada e ação rescisória. Execução contra a Fazenda Pública e execução fiscal. Tendências da tributação mundial (32 horas-aula) Desafios da tributação no mundo globalizado. Moralidade tributária e eficácia dos sistemas tributários. Tributação e sistema político: o problema da ofuscação e da ilusão tributária. Transparência e simplicidade como paradigmas da tributação moderna. Experiências internacionais de reforma tributária no mundo. Experiências de reforma tributária na América Latina. Reforma tributária no Brasil: desafios e perspectivas. Tributação em Operações Societárias (32 horas-aula) Aspectos tributários das fusões, cisões e incorporações. Tributação do ágio na aquisição de participação societária. Juros sobre o capital próprio. Implicações tributárias das atividades de filiais, sucursais e agências. Aspectos tributários das estruturas e dos grupos societários. Tributação de operações de mercado de capitais. Tributação de filiais e de sociedades controladas e coligadas no exterior. Regras brasileiras de utilização de paraísos fiscais. Doing business in Brazil: aspectos tributários. Regras de thin capitalization.

6 Contabilidade fiscal (32 horas-aula) Conceitos fundamentais de contabilidade e balanço patrimonial. Balanço patrimonial: avaliação e registro dos ativos, passivos e patrimônio líquido. Custos e demonstração do resultado do exercício. A contabilidade e sua relação com a tributação sobre a renda: conceitos. A contabilidade e sua relação com a tributação sobre a renda: caso prático. Análise das demonstrações financeiras: conceitos. Análise das demonstrações financeiras: caso prático. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) A disciplina obrigatória de Metodologia e Orientação para TCC possui carga horária de 32 horas-aula presenciais, distribuídas em dois módulos no último semestre do curso, respectivamente denominados: MOT I e MOT II. As aulas de metodologia e orientação para TCC são ministradas de forma intercalada, sendo que, da carga horária total, 12 horas-aula são reservadas às aulas de metodologia e 20 horasaula, aos encontros de orientação. O primeiro módulo (MOT I) é composto de duas aulas de metodologia com 4 horas-aula cada e dois encontros de orientação com 4 horas-aula cada, dispostos da seguinte forma: metodologia/orientação/metodologia/orientação. O segundo módulo (MOT II) é composto de três encontros de orientação com 4 horas-aula cada e uma aula de metodologia com 4 horas-aula, assim distribuídos: orientação/orientação/ metodologia/orientação. No decorrer da disciplina, o aluno deve produzir um texto acadêmico que reflita as técnicas de pesquisa aplicadas à sua prática profissional e construídas ao longo de todo o curso, durante o contato com o seu professor-orientador. Com vistas à definição de seus temas, são previamente divulgadas linhas de pesquisa para cada uma das áreas de especialização. Os melhores trabalhos produzidos a cada semestre concorrerão ao Prêmio Pós-DIREITO GV. Para auxiliar os estudantes no processo de elaboração de seu texto acadêmico, a Escola oferece um Manual para elaboração do trabalho de conclusão de curso, no qual são apresentados o regulamento do TCC, a estrutura dos cursos de MOT, seu conteúdo mínimo, um exemplo de projeto de pesquisa e um modelo de cronograma, além de indicações de formatação dos trabalhos e sugestões de fontes online de pesquisa. Conteúdo: Apontamentos sobre a pesquisa acadêmica e seu produto: o texto acadêmico e suas peculiaridades; definição de tema/problema de pesquisa: justificativa da importância de investigação de determinado tema. Tipos de pesquisa jurídica e técnicas relevantes: pesquisa de jurisprudência, estudo de caso, revisão bibliográfica, casos difíceis. Especificação das peculiaridades do texto acadêmico: normas da ABNT; principais dúvidas com relação a citações e paráfrases; exemplificação por meio de trabalhos concretos; esclarecimentos sobre plágio e sua diferenciação com a paráfrase; a publicação como instrumento de valorização do produto da pesquisa acadêmica.

7 CORPO DOCENTE Professor Aldo de Paula Junior Doutor e Mestre pela PUC-SP, Especialista pelo IBET e ex-assessor no Supremo Tribunal Federal (STF). Professor Carmine Rullo Mestre em Contabilidade pela FEA-USP. Professor Daniel Monteiro Peixoto Mestre e Doutor em Direito Tributário pela PUCSP. Professor Gustavo da Silva Amaral Mestre e doutorando em Direito Tributário pela PUCSP. Professor Gustavo Vettori Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Professor Isaías Coelho Doutor em Economia e Finanças Públicas pela University of Rochester. Ex-chefe da Divisão de Política Tributária do FMI. Atual Consultor do FMI. Pesquisador Sênior do NEF. Professor Paulo Cesar Conrado Doutor em Direito pela PUCSP e Juiz Federal. Professora Vanessa Rahal Canado Mestre e doutoranda em Direito Tributário pela PUCSP. REALIZAÇÃO Carga Horária Total: 432 horas-aula Data de início: 05/08/2013 Dias da semana: segundas e terças-feiras Horário: das 19h00 às 22h40

8 Disciplinas CH Dia da Semana Início Término Provas Estratégias Processuais 32 h-a segunda-feira 05/08/ /09/ /09/13 sex - Conceitos Fundamentais do Direito Tributário 68 h-a terça-feira 06/08/ /11/ /10/13 sex - Contabilidade Fiscal 32 h-a segunda-feira 23/09/ /11/ /11/13 sex Tendências da Tributação Mundial 32 h-a segunda-feira 20/01/ /03/ /03/14 sex - Tributação em Operações Societárias 32 h-a segunda-feira 17/03/ /05/ /05/14 sex - Tributação sobre Serviço e a Renda 68 h-a terça-feira 21/01/ /05/ /03/14 sex 23/05/13 sex Tributação sobre o Consumo e o Patrimônio 68 h-a segunda-feira 14/07/ /10/ /09/14 sex 31/10/14 sex Tributação sobre a Receita e as Operações Internacionais 68 h-a terça-feira 15/07/ /10/ /09/14 sex 07/11/14 sex MOT I 16 h-a segunda-feira 20/10/ /11/ MOT II 16 h-a segunda-feira 17/11/ /12/ As provas e reposições de aula serão agendadas às sextas-feiras no período noturno. O programa se reserva ao direito de alterar dias de aulas ou ordem de disciplinas, se necessário. INVESTIMENTO Valor à vista: R$ ,00 I - Matrículas efetivadas no período de 10/04/13 a 30/04/13 receberão um desconto de R$ 2.000,00 (dois mil reais) sobre o valor global do curso. II - Matrículas efetivadas no período de 01/05/13 a 31/05/13 receberão um desconto de R$ 1.500,00 (hum e quinhentos reais) sobre o valor global do curso. III - Matrículas efetivadas no período de 01/06/13 a 30/06/13 receberão um desconto de R$ 1.000,00 (hum mil) sobre o valor global do curso. IV Matrículas efetivadas no período de 01/07/13 a 31/07/13 receberão um desconto de R$ 500,00 (quinhentos reais) sobre o valor global do curso. V - Matrículas efetivadas a partir de 01/08/13 não contemplam os descontos acima mencionados.

9 Período de Matrícula Valor Total do curso à vista com desconto Valor total parcelado em até 1+17 vezes Total a pagar 10/04/13 a 30/04/13 R$ ,00 R$ 1.508,71 R$ ,75 01/05/13 a 31/05/13 R$ ,00 R$ 1.540,14 R$ ,51 01/06/13 a 30/06/13 R$ ,00 R$ 1.571,57 R$ ,28 01/07/13 a 31/07/13 R$ ,00 R$ 1.603,00 R$ ,04 A partir de 01/08/13 R$ ,00 R$ 1.634,43 R$ ,81 PROCESSO SELETIVO O ingresso dar-se-á por meio de classificação no Processo Seletivo, observados os procedimentos, condições, regras e critérios descritos no Edital. O presente Processo Seletivo tem validade para o segundo semestre letivo de 2013, não havendo reserva de vaga para semestres posteriores. Período: 10/04/2013 a 24/07/2013. Inscrições: site Os interessados deverão realizar sua inscrição, sem qualquer ônus financeiro, exclusivamente pela internet. É obrigatório o preenchimento de todos os campos solicitados na ficha de inscrição e a inserção de arquivo digital com o curriculum vitae do candidato. Seleção dos candidatos: Os candidatos serão selecionados por análise curricular e entrevista individual. É necessário documento de identificação com foto para a realização da entrevista. RESULTADO Período: processo seletivo contínuo A divulgação dos aprovados será feita via comunicação eletrônica ( ). É responsabilidade exclusiva do candidato manter seus dados de contatos atualizados, acompanhar a divulgação dos resultados, averiguar sua eventual aprovação e consequente convocação para a matrícula. Não haverá divulgação do desempenho dos candidatos, nem sua classificação relativa, apenas a informação quanto à aprovação ou não. INFORMAÇÕES Central de Atendimento Telefone: (11) gvlaw@fgv.br

DIREITO TRIBUTÁRIO NA JURISPRUDÊNCIA DOS TRIBUNAIS SUPERIORES 1º SEMESTRE DE 2014

DIREITO TRIBUTÁRIO NA JURISPRUDÊNCIA DOS TRIBUNAIS SUPERIORES 1º SEMESTRE DE 2014 DIREITO TRIBUTÁRIO NA JURISPRUDÊNCIA DOS TRIBUNAIS SUPERIORES 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu

Leia mais

Direito do Consumidor: a Visão da Empresa e a Jurisprudência ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Direito do Consumidor: a Visão da Empresa e a Jurisprudência ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Direito do Consumidor: a Visão da Empresa e a Jurisprudência ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS CONTABILIDADE APLICADA AO DIREITO 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTRATOS EMPRESARIAIS

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTRATOS EMPRESARIAIS PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTRATOS EMPRESARIAIS ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS REROGANIZAÇÕES SOCIETÁRIAS: GRUPOS E OPERAÇÕES 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO DOS NEGÓCIOS 1º SEMESTRE DE 2014

DIREITO ADMINISTRATIVO DOS NEGÓCIOS 1º SEMESTRE DE 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO DOS NEGÓCIOS 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em

Leia mais

REORGANIZAÇÕES SOCIETÁRIAS: GRUPOS E OPERAÇÕES 2º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

REORGANIZAÇÕES SOCIETÁRIAS: GRUPOS E OPERAÇÕES 2º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) REORGANIZAÇÕES SOCIETÁRIAS: GRUPOS E OPERAÇÕES 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS HABEAS CORPUS E O DIREITO DE DEFESA NOS CRIMES ECONÔMICOS 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

MERCADO DE CAPITAIS: ASPECTOS JURÍDICOS 1º SEMESTRE DE 2014

MERCADO DE CAPITAIS: ASPECTOS JURÍDICOS 1º SEMESTRE DE 2014 MERCADO DE CAPITAIS: ASPECTOS JURÍDICOS 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades

Leia mais

Finanças para Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Finanças para Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Finanças para Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para

Leia mais

Fusões, Aquisições, Reorganizações Societárias e Due Diligence ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Fusões, Aquisições, Reorganizações Societárias e Due Diligence ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Fusões, Aquisições, Reorganizações Societárias e Due Diligence ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu

Leia mais

Tributação Internacional ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Tributação Internacional ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Tributação Internacional ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FUSÕES E AQUISIÇÕES 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS DIREITO DIGITAL APLICADO 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR: A VISÃO DA EMPRESA E DA JURISPRUDÊNCIA 1º SEMESTRE DE 2014

DIREITO DO CONSUMIDOR: A VISÃO DA EMPRESA E DA JURISPRUDÊNCIA 1º SEMESTRE DE 2014 DIREITO DO CONSUMIDOR: A VISÃO DA EMPRESA E DA JURISPRUDÊNCIA 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS MERCADO DE CAPITAIS: ASPECTOS JURÍDICOS 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

DIREITO PARA NÃO ADVOGADOS: PERSPECTIVA EMPRESARIAL 1º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

DIREITO PARA NÃO ADVOGADOS: PERSPECTIVA EMPRESARIAL 1º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) DIREITO PARA NÃO ADVOGADOS: PERSPECTIVA EMPRESARIAL 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS AVALIAÇÃO DE EMPRESAS 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO 1º SEMESTRE DE 2015 TURMA SEMANAL

PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO 1º SEMESTRE DE 2015 TURMA SEMANAL PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO 1º SEMESTRE DE 2015 TURMA SEMANAL FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS TENDÊNCIA EM LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ECONOMIA DIGITAL E PRIVACIDADE: ASPECTOS JURÍDICOS 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS DIREITO AMBIENTAL: NOVAS TENDÊNCIAS 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS REESTRUTURAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

Mercado de Capitais: Aspectos Jurídicos ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Mercado de Capitais: Aspectos Jurídicos ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Mercado de Capitais: Aspectos Jurídicos ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades

Leia mais

CRIMES ECONÔMICOS E PROCESSO PENAL 1º SEMESTRE DE 2014

CRIMES ECONÔMICOS E PROCESSO PENAL 1º SEMESTRE DE 2014 CRIMES ECONÔMICOS E PROCESSO PENAL 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL: NOVAS TENDÊNCIAS 1º SEMESTRE DE 2014

DIREITO AMBIENTAL: NOVAS TENDÊNCIAS 1º SEMESTRE DE 2014 DIREITO AMBIENTAL: NOVAS TENDÊNCIAS 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS IMPACTOS NA ADVOCACIA CONTENCIOSA 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO: DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO NA ÁREA EMPRESARIAL 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de

Leia mais

FINANÇAS PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

FINANÇAS PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FINANÇAS PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS DIREITO IMOBILIÁRIO REGISTRAL 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO 1º SEMESTRE DE 2015 TURMA AOS SÁBADOS

PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO 1º SEMESTRE DE 2015 TURMA AOS SÁBADOS PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO 1º SEMESTRE DE 2015 TURMA AOS SÁBADOS FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem

Leia mais

Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a

Leia mais

CONTRATOS EM INFRAESTRUTURA 2º SEMESTRE DE 2014

CONTRATOS EM INFRAESTRUTURA 2º SEMESTRE DE 2014 CONTRATOS EM INFRAESTRUTURA 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

Técnicas de Negociação ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Técnicas de Negociação ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Técnicas de Negociação ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS CONTRATOS EM INFRAESTRUTURA 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para

Leia mais

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 1º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 1º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS LEGAL ENGLISH 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS CONTRATOS TÍPICOS E ATÍPICOS: REGULAÇÃO E INTERPRETAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS LEGAL ENGLISH 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E AS REFORMAS PROCESSUAIS 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS CONTENCIOSO IMOBILIÁRIO 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a

Leia mais

DIREITO ECONÔMICO E SETORES REGULADOS 1º SEMESTRE DE 2014

DIREITO ECONÔMICO E SETORES REGULADOS 1º SEMESTRE DE 2014 DIREITO ECONÔMICO E SETORES REGULADOS 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades

Leia mais

Liderança para Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Liderança para Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Liderança para Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o

Leia mais

TRIBUTAÇÃO DOS NEGÓCIOS DE TECNOLOGIA E DE PROPRIEDADE INTELECTUAL 1º SEMESTRE DE 2014

TRIBUTAÇÃO DOS NEGÓCIOS DE TECNOLOGIA E DE PROPRIEDADE INTELECTUAL 1º SEMESTRE DE 2014 TRIBUTAÇÃO DOS NEGÓCIOS DE TECNOLOGIA E DE PROPRIEDADE INTELECTUAL 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV)

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS TRIBUTAÇÃO NO AGRONEGÓCIO 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS COMPLIANCE 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FASHION LAW 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO 1º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO 1º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo

Leia mais

Pós-Graduação em Direito Tributário

Pós-Graduação em Direito Tributário Pós-Graduação em Direito Tributário FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 1º SEMESTRE DE 2017 TURMA SEMANAL

PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 1º SEMESTRE DE 2017 TURMA SEMANAL PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 1º SEMESTRE DE 2017 TURMA SEMANAL FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar

Leia mais

PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 2º SEMESTRE DE 2017 TURMA SEMANAL

PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 2º SEMESTRE DE 2017 TURMA SEMANAL PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 2º SEMESTRE DE 2017 TURMA SEMANAL FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar

Leia mais

PÓS EM DIREITO ADMINISTRATIVO 1º SEMESTRE DE 2014

PÓS EM DIREITO ADMINISTRATIVO 1º SEMESTRE DE 2014 PÓS EM DIREITO ADMINISTRATIVO 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em DIREITO TRIBUTÁRIO

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em DIREITO TRIBUTÁRIO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em DIREITO TRIBUTÁRIO 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA THIAGO VIEIRA MATHIAS DE OLIVEIRA Doutorando pela PUC/SP Mestre pela Universidade Estadual de Londrina 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

Estratégias Societárias, Planejamento Tributário e Sucessório ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Estratégias Societárias, Planejamento Tributário e Sucessório ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Estratégias Societárias, Planejamento Tributário e Sucessório ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 1º SEMESTRE DE 2017 TURMA SÁBADOS QUINZENAIS

PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 1º SEMESTRE DE 2017 TURMA SÁBADOS QUINZENAIS PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 1º SEMESTRE DE 2017 TURMA SÁBADOS QUINZENAIS FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

VALORES MOBILIÁRIOS E RECEBÍVEIS 1º SEMESTRE DE 2014

VALORES MOBILIÁRIOS E RECEBÍVEIS 1º SEMESTRE DE 2014 VALORES MOBILIÁRIOS E RECEBÍVEIS 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2018

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2018 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2018 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a

Leia mais

Pós-Graduação em Direito Empresarial 1º Semestre de Turma quinzenal, às quartas, quintas e sextas-feiras

Pós-Graduação em Direito Empresarial 1º Semestre de Turma quinzenal, às quartas, quintas e sextas-feiras Pós-Graduação em Direito Empresarial 1º Semestre de 2016 - Turma quinzenal, às quartas, quintas e sextas-feiras FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE & PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE & PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE & PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 1 OBJETIVOS Os elevados valores e riscos envolvidos exigem o melhor dos profissionais da área tributária. O objetivo do curso é preparar para tomar

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação, xiii

SUMÁRIO. Apresentação, xiii SUMÁRIO Apresentação, xiii 1 A Contabilidade e a Gestão Tributária, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Os objetivos da atividade de gestão tributária, 1 1.3 Características profissionais exigidas para o cargo de

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO PÓS

DIREITO TRIBUTÁRIO PÓS Pós em Direito CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DIREITO TRIBUTÁRIO INFORMAÇÕES BÁSICAS ÁREA: Direito Tributário COORDENADORES: Eduardo Sabbag INÍCIO MÓDULO I: 02/03/2018 INÍCIO MÓDULO II: 31/08/2018 DIAS DA SEMANA

Leia mais

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro...

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA... 1 1 Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... 3 1.1 Definição de tributo... 4 1.2 Conceito de Sistema Tributário Brasileiro...

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2017 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 1º SEMESTRE DE 2018 TURMA SEMANAL

PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 1º SEMESTRE DE 2018 TURMA SEMANAL PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 1º SEMESTRE DE 2018 TURMA SEMANAL FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início às suas atividades em 1944 com o objetivo de

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E DE CURTA DURAÇÃO 1º SEMESTRE/2018

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E DE CURTA DURAÇÃO 1º SEMESTRE/2018 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E DE CURTA DURAÇÃO 1º SEMESTRE/2018 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a

Leia mais

PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 1º SEMESTRE DE 2018 TURMA SÁBADO

PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 1º SEMESTRE DE 2018 TURMA SÁBADO PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 1º SEMESTRE DE 2018 TURMA SÁBADO FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início às suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS VALORES IMOBILIÁRIOS E RECEBÍVEIS 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2016 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ARBITRAGEM 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

Unidade I Teoria Geral dos Tributos. Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3. Capítulo 2 Os Impostos Capítulo 3 As Taxas...

Unidade I Teoria Geral dos Tributos. Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3. Capítulo 2 Os Impostos Capítulo 3 As Taxas... S u m á r i o Unidade I Teoria Geral dos Tributos Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3 1.1. Conceito de Tributo... 3 1.2. As Espécies Tributárias... 8 Capítulo 2 Os Impostos... 18 2.1. Teoria

Leia mais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais Objetivos do Workshop 1 Conhecer e Atualizar os Conhecimentos acerca da Legislação Tributária e Fiscal Vigente 2 Adotar Procedimentos

Leia mais

Pós em Direito Societário ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Pós em Direito Societário ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Pós em Direito Societário ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017 ABERTURA A IBE-FGV, em parceria com o programa de Pós Graduação GVlaw pós graduação lato sensu FGV DIREITO SP (GVlaw) torna

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26/09/2013 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Planejamento Tributário Empresarial Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2019

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2019 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2019 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para

Leia mais

PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 2º SEMESTRE DE 2018 TURMA SEMANAL

PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 2º SEMESTRE DE 2018 TURMA SEMANAL PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 2º SEMESTRE DE 2018 TURMA SEMANAL FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar

Leia mais

PÓS GVLAW EM DIREITO ADMINISTRATIVO

PÓS GVLAW EM DIREITO ADMINISTRATIVO PÓS GVLAW EM DIREITO ADMINISTRATIVO GRADE E CORPO DOCENTE: 1º SEMESTRE DE 2017 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

PÓS EM DIREITO SOCIETÁRIO 1º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

PÓS EM DIREITO SOCIETÁRIO 1º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) PÓS EM DIREITO SOCIETÁRIO 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

Capítulo 1 ITR Capítulo 2 II E IE... 53

Capítulo 1 ITR Capítulo 2 II E IE... 53 Sumário Capítulo 1 ITR... 31 1. Aspecto material... 31 2. Aspecto temporal... 35 3. Aspecto espacial... 35 4. Aspecto subjetivo... 36 5. Aspecto quantitativo... 41 6. Imunidade e isenção... 46 7. Informações

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLADORIA E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLADORIA E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLADORIA E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Objetivos do Curso O foco do curso é de formar pessoas aptas de gestão capacitada na área de controladoria e planejamento

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PÓS EM DIREITO SOCIETÁRIO 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para

Leia mais

PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Direito ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Contabilidade Aplicada ao Direito ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Contabilidade Aplicada ao Direito ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais