Tribunal de Contas da União

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tribunal de Contas da União"

Transcrição

1 Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 400/95 - Plenário - Ata 37/95 Processo nº TC /95-0 Interessado: Paulo José Maestrali, Diretor da firma Maestrali Corretora e Administradora de Seguros Ltda. Entidade: Caixa Econômica Federal Vinculação: Ministério da Fazenda Relator: Ministro ADHEMAR PALADINI GHISI. Representante do Ministério Público: não atuou Unidade Técnica: 8ª SECEX Especificação do "quorum": Ministros presentes: Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça (Presidente), Adhemar Paladini Ghisi (Relator), Carlos Átila Álvares da Silva, Homero dos Santos, Paulo Affonso Martins de Oliveira e Olavo Drummond e os Ministros-Substitutos Bento José Bugarin e José Antonio Barreto de Macedo. Assunto: Representação de licitante Ementa: Representação formulada por entidade privada contra CEF. Licitação. Tomada de Preços. Contratação de empresa seguros contra incêndio, danos elétricos e outros. Alegação de restrição ao caráter competitivo. Considerações sobre a matéria. Conhecimento para considerá-la improcedente. Data DOU: 04/09/1995 Página DOU: Data da Sessão: 16/08/1995 Relatório do Ministro Relator: GRUPO II - Classe V - Plenário TC /95-0

2 Natureza: Representação Ementa: Representação contra licitação promovida pela Caixa Econômica Federal para contratação de seguro. Inconformismo relativo a cláusula editalícia que facultou à CEF a indicação da Corretora. Nos seguros contratados por órgãos e entidades do Poder Público é vedada a corretagem. Adoto como Relatório a Instrução do AFCE Murilo do Nascimento Alves, da 8ª SECEX: "O presente processo trata de Representação apresentada pela empresa MAESTRALI CORRETORA E ADMINISTRADORA DE SEGUROS LTDA. contra ato da Comissão Permanente de Licitação da Matriz da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL-CPL/MZ, relativamente à Tomada de Preços nº 003/95, objetivando a contratação de empresa seguradora, para cobertura de seguros contra Incêndio, Danos Elétricos e outros, na modalidade Blanket, dos bens de propriedade daquele órgão. 2. Segundo a signatária, o Edital de Tomada de Preços nº 003/95, apresentou os seguintes pontos, que poderiam ser considerados irregulares: "item Indicação de Corretora: será indicada pela CEF" "item O proponente arcará com a remuneração da Corretora, que será de 1%, sobre o valor do prêmio líquido, devendo ser repassado à Corretora nas mesmas condições de pagamento do prêmio". 3. A impetrante, verificando, segundo seu entendimento, que tais dispositivos agridem legislação vigente, em tempo hábil, apresentou impugnação ao Edital. 4. Diante do indeferimento da impugnação apresentada (fls.78) a signatária decidiu oferecer esta Representação, pelas razões de direito a seguir alinhadas e comentadas em seguida. 5. Para a signatária, "De acordo com a Lei de , regulamentada pelo Decreto-lei 73/66, o Corretor de Seguros (pessoa física ou jurídica) é, legalmente, o intermediário na contratação de qualquer tipo de seguro..." 6. A Lei nº 4.594/64, informa, no seu art.18: "As sociedades de seguros, por suas matrizes, filiais, sucursais ou representantes, só poderão receber proposta de contrato de seguros: a) por intermédio de corretor de seguros devidamente habilitado; b) diretamente das proponentes ou seus legítimos

3 representantes." 7. Portanto, existem duas formas de recebimento de proposta de contrato de seguros, por parte das sociedades de seguro, e não apenas uma. Para melhor compreensão da matéria remeta-se à Lei de , que altera o art.19 da precitada Lei 4.594/64. Essa Lei prevê alteração nas destinações da importância habitualmente cobrada a título de comissão, calculada de acordo com a respectiva tarifa, nos casos de aceitação de propostas pela forma a que se refere a alínea "b" do art.18 da Lei 4.594/64. Em conclusão, sobre o tópico, o Corretor de Seguros pode, legalmente, não ser chamado a intervir na contratação. 8. Afirma a signatária que "o item 4.6 do Edital acima transcrito, fere frontalmente a Lei, pois pretende que a indicação seja feita pela própria Caixa Econômica Federal" e relaciona esse fato com restrições ao caráter competitivo e ainda à quebra do sigilo, por possibilitar "acordos", que prejudicariam o órgão licitante. 9. Não vemos como, nesta Tomada de Preços, uma Corretora de Seguros possa quebrar o sigilo nem como ensejar "acordos" danosos ao órgão licitante, posto que os participantes - sociedades seguradores estão competindo entre si, não se conhecendo ainda as condições ofertadas, pelo menos em tese. 10. Por outro lado, ao responder à impugnação da MAESTRALI CORRETORA E ADMINISTRADORA DE SEGUROS LTDA., a CEF informa que "todavia, se caracterizada pela CEF a necessidade de contratar Corretora de Seguros, tal contratação dar-se-á observando-se tudo o que dispuser a Lei 8.666/93" (fls.78). Será observada, portanto, a Lei 8.666/93, banindo qualquer procedimento ilegal, por parte da CEF. 11. No que tange ao item 4.8 do Edital, a signatária entende não ser possível a fixação da Comissão de Corretagem, numa licitação de menor preço global, porque esta remuneração é o resultado de entendimentos entre o Corretor e a Seguradora Consideramos esse aspecto uma incoerência do Edital, por inviabilizar, de plano, a licitação futura para escolha da Corretora de Seguros, considerando que qualquer uma delas seria renumerada pelo mesmo percentual do valor do prêmio líquido. Então, como escolher a melhor proposta para a Administração, garantindo os princípios básicos da impessoalidade, da moralidade e sem restringir o seu caráter competitivo?

4 Considerando que o contido no item 4.6 do edital da Tomada de Preços nº 003/95-CPL/MZ não assegura que eventual contratação de corretora dar-se-á mediante procedimento licitatório regular; considerando que a fixação prévia pela CEF do percentual sobre o valor do prêmio líquido, a título de remuneração da corretora, conforme disposto no item 4.8 do citado edital, inviabiliza a competição entre corretoras, na eventualidade de ser realizada a licitação mencionada no expediente de fl.78; considerando a incompatibilidade entre a opção feita pela CEF de contratar empresa seguradora na forma prevista no art.18, alínea "b" da Lei nº 4.594/64 e o disposto no item 4.6 do mesmo edital; considerando que, uma vez tendo optado pela contratação de empresa seguradora, sem interveniência de corretora, parece descabido o item 4.6 do citado edital e a futura licitação aventada; e considerando que a data para abertura dos envelopes "proposta" está prevista para as 15 horas do dia (doc. às fls.4); submetemos os autos à consideração superior com proposta no sentido de que o E. Tribunal: a) conheça da presente representação, nos termos do 1º do art.113 da Lei nº 8.666/93 para, no mérito, considerá-la parcialmente procedente; b) com fulcro no art.71, inciso IX da Constituição Federal, no art.45 da Lei nº 8.443/92 e 2º do art.113 da Lei nº 8.666/93, determinar, alternativamente, a Caixa Econômica Federal que adote providências no sentido de: b.1) adequar o edital da Tomada de Preços nº 003/95-CPL/MZ para excluir os itens 4.6 e 4.8, uma vez que são incompatíveis com a opção feita pela CEF de contratar empresa seguradora na forma prevista no art.18, alínea "b" da Lei nº 4.594/64, atentando para o disposto no art.21, 4º da Lei nº 8.666/93; b.2) anular o edital de Tomada de Preços nº 003/95-CPL/MZ para dar início a procedimento licitatório para contratar empresa seguradora nos moldes previstos no art.18, alínea "a" da Lei nº 4.594/64." A Sra. Diretora de Divisão e o Titular da Unidade Técnica anuiriam à proposta do Analista. É o Relatório. Voto do Ministro Relator:

5 O Sr. Paulo José Maestrali, Diretor da empresa Maestrali Seguros, ao remeter a Representação que ora se aprecia, pretendeu retirar da Caixa Econômica Federal a discricionariedade na indicação da Corretora responsável por intermediar a contratação da operação de seguro dos bens de propriedade ou responsabilidade da CEF. Assim, apontou como irregular o item 4.6 do Edital de Tomada de Preços nº 3/95 - CPL/MZ, que dispunha: "4.6 Indicação de Corretora: será indicada pela CEF." Sua maior alegação foi de que estaria havendo cerceamento à livre participação de qualquer Corretor no processo. 2. O Representante signatário enalteceu, ainda, a necessidade da contratação de Corretor para a operação, uma vez que, segundo destacou, "o Corretor de Seguros (pessoa física ou jurídica) é, legalmente, `o intermediário na contratação de qualquer tipo de seguro'" (grifo do original). 3. A Unidade Técnica, por sua vez, contestou a imprescindibilidade da contratação de Corretor de seguros, arrimada no art. 18, alínea "b" da Lei nº 4.594/64, que prevê a hipótese de contratação de seguro diretamente pelos proponentes. 4. Consoante verifiquei, a contratação de Corretor de seguros na transação que ora se aprecia não é, na verdade, facultada, como defendeu a Unidade Técnica, mas em verdade, vedada. 5. A Lei nº 4.595/64, alterada pela Lei nº 6.317/75, ao dispor sobre a profissão do Corretor de Seguros, previu: "Art. 1º. O corretor de seguros, seja pessoa física ou jurídica, é o intermediário legalmente autorizado a angariar e promover contratos de seguros, admitidos pela legislação vigente, entre as Sociedades de Seguros e as pessoas físicas ou jurídicas, `de direito público ou privado'."(grifo nosso) 6. Conforme se observa, o art. 1º retrotranscrito atribuía competência ao corretor de seguros para intermediar transações, inclusive com pessoas jurídicas de direito público. Contudo, tal intermediação não era obrigatória, consoante se verifica do texto do art. 18 da mesma Lei: "Art. 18. As sociedades de seguros, por suas matrizes, filiais, sucursais, agências ou representantes, só poderão receber proposta de contrato de seguros: a) por intermédio do corretor de seguros devidamente habilitado; b) diretamente dos proponentes, ou seus legítimos representantes."

6 7. Entretanto, a mencionada Lei nº 4.595/64 foi revogada pelo art. 153 do Decreto-lei nº 73, de , que alterou substancialmente a competência dos corretores de seguros, ao prever em seus arts. 23 e 122: "Art. 23. Os seguros dos bens, direitos, créditos e serviços dos órgãos do Poder Público, bem como os de terceiros que garantam operações com ditos órgãos, `serão contratados diretamente com a Sociedade Seguradora Nacional' que for escolhida mediante sorteio. 1º. Nos casos de seguros não tarifados, a escolha da Sociedade Seguradora será feita por concorrência pública.... Art O corretor de seguros, pessoa física ou jurídica, é o intermediário legalmente autorizado a angariar e promover contratos de seguro entre as Sociedades Seguradoras `e as pessoas jurídicas de direito privado'." (grifos nossos) 8. No presente caso, clara está a intenção do legislador de eliminar a intermediação na contratação de seguros pelos órgãos do Poder Público. E para que não pairassem dúvidas quanto ao alcance da expressão "órgãos do Poder Público" mencionada no dito art. 23, foi editado, em , o Decreto-lei nº 296, alterando a redação do art. 23 do Decreto-lei nº 73/66, introduzindo após a expressão "órgãos do Poder Público" o complemento "da administração direta e indireta". 9. A mesma intenção foi reafirmada mais recentemente, nos 3º e 6º do Decreto nº /86, sendo "in verbis": "Art. 16. Compete ao IRB realizar sorteios e concorrências públicas para colocação dos seguros dos bens, direitos, créditos e serviços dos Órgãos do Poder Público da Administração Direta e Indireta, bem como os de bens de terceiros que garantam operações com ditos Órgãos.... 3º. Na formalização dos seguros previstos neste artigo é vedada a interveniência de corretores ou intermediários, no ato da contratação e enquanto vigorar o ajuste, admitindo-se, todavia, que a entidade segurada contrate serviços de assistência técnica de empresa administradora de seguros.... 6º. Consideram-se órgãos da administração indireta para os fins de aplicação do art. 23 do Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966, além das autarquias e empresas públicas, as

7 fundações e sociedades de economia mista quando criadas por lei federal. 10. Assim, não merece guarida a intenção do Representante signatário em ver democratizado o rol dos corretores a serem contratados pela CEF, posto que na verdade tal contratação carece de amparo legal. Tampouco pode ser agasalhada a proposta da 8ª SECEX, que acena para a realização de procedimento licitatório objetivando a contratação de empresa seguradora por intermédio de corretor de seguros devidamente habilitado. 11. Isto posto, resta comentar, então, da desnecessidade de ser tornada nula a Tomada de Preços nº 003/95-CPL/MZ. Verifique-se que o objeto daquela Tomada de Preços era tão-somente a contratação de empresa seguradora. A cláusula editalícia dispondo que a corretora seria indicada diretamente pela CEF, em que pese sua ilegalidade, em nada interferiu no resultado do certame, uma vez que o percentual de corretagem foi previamente fixado em 1%, sendo, portanto, considerado de forma idêntica na proposta de todos os concorrentes. Conforme bem ressaltou a CEF em sua resposta dada ao signatário Representante, quando de sua tentativa de impugnação do edital de licitação ainda na esfera administrativa, "a licitação destina-se à contratação de empresa seguradora, para cobertura de seguros, conforme especificado no item 1 do edital, não sendo, dessa forma, destinada à contratação de Empresa Corretora de Seguros." 12. Ademais, vale observar que a contratação da seguradora e a pretensa indicação de corretora, pela CEF, constituem processos administrativos distintos. Assim, a existência de vício em um deles não implica na necessária mácula do outro, conforme nos ensina a melhor doutrina do direito administrativo. 13. Acrescente-se, ainda, que a CEF acenou com a possibilidade de sequer promover a contratação de corretor de seguros, conforme se abstrai da leitura de sua resposta dada ao signatário Representante, na oportunidade referida no item 11 deste Voto, quando mencionou: "...`se caracterizada a necessidade de contratar Corretora de Seguros', tal contratação dar-se-á observando-se tudo o que dispuser a Lei nº 8.666/93." (grifo nosso) 14. Assim, feitas estas considerações, escuso-me por divergir das conclusões da Unidade Técnica e VOTO no sentido de que o Tribunal adote a Decisão que ora submeto ao Colegiado.

8 Decisão: O Tribunal Pleno, diante das razões expostas pelo Relator, DECIDE: 1. conhecer da presente Representação, formulada nos termos do art. 113, Parágrafo único, da Lei nº 8.666/93, para, no mérito, considerá-la improcedente; 2. levar ao conhecimento da Caixa Econômica Federal o impedimento de ser utilizado corretor na intermediação das operações de contratação de seguro dos bens de sua propriedade, em vista do disposto no art. 23 do Decreto-lei nº 73, de , alterado pelo Decreto-lei nº 296, de , c/c art. 16, 3º e 6º, do Decreto nº , de ; 3. determinar a oportuna juntada destes autos ao processo de prestação de contas da Caixa Econômica Federal relativa ao exercício de 1995, para exame em conjunto, oportunidade em que a 8ª SECEX deverá verificar o cumprimento dos dispositivos legais mencionados no item 8.2 desta Decisão; 4. encaminhar ao Interessado e à Caixa Econômica Federal cópia desta Decisão, acompanhada do Relatório e Voto que a fundamentaram. Indexação: Representação; Princípios Básicos da Licitação; Seguro; Licitação; Tomada de Preços; Igualdade de Direitos entre Licitantes; Entidade Privada; Contrato; CEF;

Assunto: Representação com fundamento no art. 113, 1º, da Lei nº 8.666/93.

Assunto: Representação com fundamento no art. 113, 1º, da Lei nº 8.666/93. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 408/95 - Plenário - Ata 37/95 Processo nº TC 500.085/95-1 Interessada: CONTHÁBIL Auditoria, Consultoria e Planejamento Ltda. Entidade: Departamento

Leia mais

Assunto: Representação com fundamento no art. 113, 1º, da Lei nº 8.666/93.

Assunto: Representação com fundamento no art. 113, 1º, da Lei nº 8.666/93. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 202/95 - Plenário - Ata 20/95 Processo nº TC 011.004/94-0 Interessadas: Dom Bosco Administradora e Corretora de Seguros Ltda e Sul América Companhia

Leia mais

- Obrigatoriedade do órgão público realizar licitação para contratação de seguros nas operações com garantia de bens de terceiros. Considerações.

- Obrigatoriedade do órgão público realizar licitação para contratação de seguros nas operações com garantia de bens de terceiros. Considerações. Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0587-36/98-P Identidade do documento: Decisão 587/1998 - Plenário Ementa: Representação formulada por licitante contra o Banco do Brasil. Contratação

Leia mais

Interessados: INTERESSADA: ELESERVICE do Brasil - Componentes Eletrônicos Ltda.

Interessados: INTERESSADA: ELESERVICE do Brasil - Componentes Eletrônicos Ltda. Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0255-19/99-P Identidade do documento: Decisão 255/1999 - Plenário Ementa: Representação formulada por licitante. Possíveis irregularidades praticadas

Leia mais

Assunto: Consulta sobre pagamento de despesas não empenhadas nem contratadas e sem crédito orçamentário.

Assunto: Consulta sobre pagamento de despesas não empenhadas nem contratadas e sem crédito orçamentário. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 321/95 - Plenário - Ata 30/95 Processo nº TC 325.129/95-9. Interessada (consulente): Maria José Santos de Santana, Assessora de Auditoria e Controle

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0054-04/00-P. Identidade do documento: Decisão 54/2000 - Plenário

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0054-04/00-P. Identidade do documento: Decisão 54/2000 - Plenário Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0054-04/00-P Identidade do documento: Decisão 54/2000 - Plenário Ementa: Representação formulada por licitante. Possíveis irregularidades praticadas

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 885/97 - Plenário - Ata 53/97 Processo nº TC 017.843/93-6 Interessado: Adyr da Silva, Presidente. Entidade: Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária

Leia mais

Assunto: Acompanhamento da publicação de extratos de contratos e dispensas de licitação no D.O.U.

Assunto: Acompanhamento da publicação de extratos de contratos e dispensas de licitação no D.O.U. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 503/96 - Plenário - Ata 32/96 Processo nº TC 625.062/96-5 Responsável: Ricardo Leônidas Ribas Entidade: Banco Meridional S/A Relator: Ministro Humberto

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 528/96 - Plenário - Ata 33/96 Processo nº TC 575.337/93-1 c/ 13 Volumes anexos Apensos: TC 016.272/92-7 (Representação da Procuradoria da República

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 668/96 - Plenário - Ata 42/96 Processo nº TC 015.702/95-2 Responsável: Eufrásio Mathias Sousa Neto, Diretor-Geral. Órgão: Superior Tribunal Militar

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 563/97 - Plenário - Ata 35/97 Processo nº TC 003.561/94-1 Interessado: Murílio de Avellar Hingel, Ministro de Estado da Educação e do Desporto Órgão:

Leia mais

Assunto: Representação acerca de procedimento licitatório - inexigibilidade.

Assunto: Representação acerca de procedimento licitatório - inexigibilidade. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 323/94 - Segunda Câmara - Ata 44/94 Processo nº TC 625.141/94-6 Responsável: Dra. Marga Inge Barth Tessler, Juiza Federal Diretora do Foro. Órgão: Justiça

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 41/96 - Plenário - Ata 05/96 Processo nº TC 010.652/95-7 Interessado: Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul - Dr.

Leia mais

Assunto: Inspeção realizada por solicitação de Senador, aprovada pelo Senado Federal (Ofício nº 1.451-SF, de 23/10/96).

Assunto: Inspeção realizada por solicitação de Senador, aprovada pelo Senado Federal (Ofício nº 1.451-SF, de 23/10/96). Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 126/97 - Plenário - Ata 10/97 Processo nº TC 016.583/96-5 Interessado: Senador Teotonio Vilela Filho, Primeiro Vice-Presidente do Senado Federal, no

Leia mais

Assunto: Representação acerca de irregularidades na aplicação da Lei n. 8.666/93.

Assunto: Representação acerca de irregularidades na aplicação da Lei n. 8.666/93. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 20/98 - Plenário - Ata 04/98 Processo TC n. 700.226/97-4. Interessada: Compuadd Computadores Ltda. Entidade: Conselho Regional de Medicina do Estado

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 217/94 - Plenário - Ata 12/94 Processo nº TC 014.056/93-3 Interessado: Dante Martins de Oliveira - Prefeito Entidade: Prefeitura Municipal de Cuiabá/MT

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 236/97 - Plenário - Ata 42/97 Processo nº TC 299.048/93-4. Interessados: Byron Costa Queiroz, Presidente, e Osmundo Evangelista Rebouças, Presidente

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 79/94 - Plenário - Ata 35/94 Processo nº TC 649.118/92-8 Responsáveis: Telmo Marques Weber, Paulo Schuller Maciel, Alexandre Tesheiner Bessil, Luiz

Leia mais

Assunto: Relatório da Auditoria realizada na área de contratos, licitações e pessoal.

Assunto: Relatório da Auditoria realizada na área de contratos, licitações e pessoal. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 364/98 - Plenário - Ata 23/98 Processo nº TC 725.037/97-0. Entidade: Conselho Regional de Medicina do Tocantins - CRM/TO. Responsável: Neuza Gonçalves

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 291/97 - Primeira Câmara - Ata 40/97 Processo nº TC 002.679/96-5 Interessado: Oscar Sebastião Leão Órgãos: Delegacia de Administração do MF/DF Relator:

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 444/95 - Plenário - Ata 40/95 Processo nº TC 650.170/93-8 Responsáveis: Douglas de Macedo de Mesquita; Tertuliano Xavier de Brito; Walmor de Luca; Lourenço

Leia mais

Entidade: Órgão de Origem: Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região/RJ

Entidade: Órgão de Origem: Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região/RJ Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0809-46/98-P Identidade do documento: Decisão 809/1998 - Plenário Ementa: Denúncia. Possíveis irregularidades no TRT da 1a Região. Nomeação de suplente

Leia mais

Entidade: Órgão de Origem: Secretaria do Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina

Entidade: Órgão de Origem: Secretaria do Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0776-48/99-P Identidade do documento: Decisão 776/1999 - Plenário Ementa: Inspeção. Secretaria de Justiça de Santa Catarina. Pedido de reexame de decisão

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 227/97 - Plenário - Ata 38/97 Processo nº TC 575.315/96-2 Responsável: Geraldo Di Biase Filho (Diretor-Geral) Órgão: Hospital de Ipanema - RJ Vinculação:

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 374/94 - Plenário - Ata 24/94 Processo nº TC 014.243/93-8 Interessado: Laboratório Universal - Pesquisas e Análises Clínicas Ltda. Órgão: Secretaria

Leia mais

Interessados: Interessado: Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL

Interessados: Interessado: Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0483-30/01-P Identidade do documento: Decisão 483/2001 - Plenário Ementa: Acompanhamento. ANATEL. Licitação. Outorga de direito de concessão para a exploração

Leia mais

Interessados: Interessado: Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL

Interessados: Interessado: Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0182-12/01-P Identidade do documento: Decisão 182/2001 - Plenário Ementa: Acompanhamento. Licitação para outorga de Direito de Exploração de Serviço

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 470/93 - Plenário - Ata 53/93 Processo nº TC 014.861/93-3 Entidade: Ministério da Justiça Relator: Ministra Élvia L. Castello Branco Redator da Decisão

Leia mais

Entidade: Órgão de Origem: Estado Maior das Forças Armadas - EMFA (extinto)

Entidade: Órgão de Origem: Estado Maior das Forças Armadas - EMFA (extinto) Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0450-28/01-P Identidade do documento: Decisão 450/2001 - Plenário Ementa: Representação formulada por licitante. Possíveis irregularidades praticadas

Leia mais

Assunto: Denúncia de irregularidades na concessão de financiamentos com recursos do FGTS.

Assunto: Denúncia de irregularidades na concessão de financiamentos com recursos do FGTS. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 130/94 - Plenário - Ata 08/94 Processo nº TC 013.218/92-1, com 8 Volumes e 1 Anexo (TC 700.585/93-1 - Relatório de Inspeção Ordinária). Interessados:

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 64/96 - Plenário - Ata 18/96 Processo nº TC 030.818/91-5 Interessada: Deputada Federal Jandira Feghali. Órgão: Hospital Geral de Bonsucesso - HGB/RJ.

Leia mais

Entidade: Unidade: Coordenação de Serviços Gerais da Secretaria de Administração-Geral do Ministério da Educação e do Desporto

Entidade: Unidade: Coordenação de Serviços Gerais da Secretaria de Administração-Geral do Ministério da Educação e do Desporto Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0237-21/99-1 Identidade do documento: Acórdão 237/1999 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas. Coordenação de Serviços Gerais da Secretaria de Administração-Geral

Leia mais

Assunto: Consulta sobre a obrigatoriedade, ou não, de processo licitatório para aquisição de passagens e outros serviços de transporte aéreo.

Assunto: Consulta sobre a obrigatoriedade, ou não, de processo licitatório para aquisição de passagens e outros serviços de transporte aéreo. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 409/94 - Plenário - Ata 30/94 Processo nº TC 015.440/93-1 Interessado: Senador Humberto Lucena Órgão: Senado Federal Relator: Ministro ADHEMAR PALADINI

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Assunto: Representação. Colegiado: Plenário. Classe: Classe VII

Tribunal de Contas da União. Assunto: Representação. Colegiado: Plenário. Classe: Classe VII Tribunal de Contas da União Assunto: Representação Colegiado: Plenário Classe: Classe VII Sumário: Representação formulada com base no art. 113 da Lei nº 8.666/93 contra possíveis irregularidades em tomada

Leia mais

Assunto: Representação relativa a irregularidades na execução de obras públicas

Assunto: Representação relativa a irregularidades na execução de obras públicas Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 246/95 - Plenário - Ata 23/95 Processo nº TC 400.080-94-0 Responsável: Juvêncio César da Fonseca Entidade: Prefeitura Municipal de Campo Grande - MS

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 18/98 - Plenário - Ata 07/98 Processo nº TC 014.945/95-9 Interessados: Vânia Regina Soares Marques, Francisco Eduardo Pereira, Sérgio Eduardo Langkjer

Leia mais

Assunto: Denúncia sobre possíveis irregularidades na doação de aparas de papel.

Assunto: Denúncia sobre possíveis irregularidades na doação de aparas de papel. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 74/97 - Plenário - Ata 06/97 Processo nº TC 016.626/94-0 (Sigiloso) Responsável: Ary Cícero de Moraes Ribeiro, ex-diretor-geral. Interessado: Antônio

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0337-31/99-1. Identidade do documento: Acórdão 337/1999 - Primeira Câmara

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0337-31/99-1. Identidade do documento: Acórdão 337/1999 - Primeira Câmara Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0337-31/99-1 Identidade do documento: Acórdão 337/1999 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Convênio. FAE. Prefeitura Municipal de Magé

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 243/95 - Primeira Câmara - Ata 36/95 Processo nº TC 625.046/94-3 Responsáveis: José Alcides Marques Menezes, Antonio Carlos Menna Barreto Filho, Cléber

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0208-34/00-P. Identidade do documento: Acórdão 208/2000 - Plenário

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0208-34/00-P. Identidade do documento: Acórdão 208/2000 - Plenário Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0208-34/00-P Identidade do documento: Acórdão 208/2000 - Plenário Ementa: Representação formulada por Equipe de Auditoria do TCU. Possíveis irregularidades

Leia mais

INDEXAÇÃO Representação; Inexigibilidade de Licitação; Serviço de Telefonia; Órgão Público;

INDEXAÇÃO Representação; Inexigibilidade de Licitação; Serviço de Telefonia; Órgão Público; Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0196-13/01-P Identidade do documento: Decisão 196/2001 - Plenário Ementa: Representação formulada por licitante. Questionamentos quanto à legalidade

Leia mais

SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO TOCANTINS EDITAL PREGÃO PRESENCIAL 008/2015 ASSUNTO:

SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO TOCANTINS EDITAL PREGÃO PRESENCIAL 008/2015 ASSUNTO: SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO TOCANTINS EDITAL PREGÃO PRESENCIAL 008/2015 ASSUNTO: Impugnação ao Edital oferecida pela empresa QATIVE TECNOLOGIA E EVENTOS LTDA. DECISÃO DA COMISSÃO PERMANENTE

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 212/98 - Segunda Câmara - Ata 19/98 Processo TC nº 375.248/97-8. Responsáveis: Léa Lúcia Cecílio Braga, Vânia Ferreira dos Santos, Aparecida dos Santos,

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 641/94 - Segunda Câmara - Ata 32/94 Processo nº TC 249.035/92-8 - Apenso: TC 225.172/91-7 (c/1 vol. anexo) R.I.O. Interessado: Juiz Antônio Carlos Marinho

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 446/95 - Plenário - Ata 40/95 Processo nº TC 020.528/94-9 Interessado: Representante da empresa Lynch Representações e Participações Ltda. Entidade:

Leia mais

A Empresa SPRINK SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO LTDA. interpõe tempestivamente impugnação ao Edital de Pregão supra referenciado pelos motivos a seguir:

A Empresa SPRINK SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO LTDA. interpõe tempestivamente impugnação ao Edital de Pregão supra referenciado pelos motivos a seguir: PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Referência: Pregão nº 17/2009 Processo: 1.00.000.000102/2009-16, Fase: Impugnação de Edital A Empresa SPRINK SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO LTDA.

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 618/96 - Plenário - Ata 38/96 Processo nº TC 016.034/94-5 Interessado: Exmo. Sr. Juiz Federal Substituto da Seção Judiciária do Estado do Acre, Dr.

Leia mais

Entidade: Órgão de Origem: Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região/PB

Entidade: Órgão de Origem: Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região/PB Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0414-27/01-P Identidade do documento: Decisão 414/2001 - Plenário Ementa: Representação formulada pela Procuradoria Regional do Trabalho 13ª Região PB.

Leia mais

PARECER/CONSULTA TC-001/2006 PROCESSO - TC-3050/2005 INTERESSADO - BANESTES SEGUROS S/A ASSUNTO - CONSULTA

PARECER/CONSULTA TC-001/2006 PROCESSO - TC-3050/2005 INTERESSADO - BANESTES SEGUROS S/A ASSUNTO - CONSULTA PROCESSO - TC-3050/2005 INTERESSADO - BANESTES SEGUROS S/A ASSUNTO - CONSULTA DISPENSA DE LICITAÇÃO ARTIGO 24, INCISO VIII, DA LEI Nº 8.666/93 NÃO INCIDÊNCIA EM RELAÇÃO A ÓRGÃO OU ENTIDADE INTEGRANTE DA

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 82/96 - Segunda Câmara - Ata 07/96 Processo nº TC 023.823/92-5 Interessado: Darlan José Dórea Santos (Diretor-Executivo) Entidade: Agência Especial

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0180-15/99-P. Identidade do documento: Decisão 180/1999 - Plenário

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0180-15/99-P. Identidade do documento: Decisão 180/1999 - Plenário Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0180-15/99-P Identidade do documento: Decisão 180/1999 - Plenário Ementa: Representação formulada por parlamentar. Possíveis irregularidades na FUNAI.

Leia mais

Representante do Ministério Público: UBALDO ALVES CALDAS;

Representante do Ministério Público: UBALDO ALVES CALDAS; Tribunal de Contas da União Representante do Ministério Público: UBALDO ALVES CALDAS; Dados Materiais: c/ 01 volume Assunto: Recurso de Reconsideração Acórdão: VISTOS, relatados e discutidos estes autos

Leia mais

Interessados: INTERESSADO: identidade preservada (art. 55, 1º, da Lei nº 8.443/92 c/c o art. 35, 4º, inciso II, da Resolução TCU nº 77/96)

Interessados: INTERESSADO: identidade preservada (art. 55, 1º, da Lei nº 8.443/92 c/c o art. 35, 4º, inciso II, da Resolução TCU nº 77/96) Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0859-48/98-P Identidade do documento: Decisão 859/1998 - Plenário Ementa: Denúncia. Possíveis irregularidades na PETROBRÁS - Refinaria Presidente Bernardes

Leia mais

Assunto: Denúncia acerca de possíveis irregularidades ocorridas na aquisição de imóvel pelo CRC/MG.

Assunto: Denúncia acerca de possíveis irregularidades ocorridas na aquisição de imóvel pelo CRC/MG. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 383/97 - Plenário - Ata 24/97 Processo nº TC 002.280/97-3 (Sigiloso). Responsável: Jayme Crusoé Loures de Macedo Meira, Presidente. Entidade: Conselho

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 6/96 - Segunda Câmara - Ata 02/96 Processo nº TC 011.074/94-9 Responsáveis : Francisco das Chagas Alves (Diretor) e Raimundo Ivanildo de Sena Entidade:

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0199-14/00-2. Identidade do documento: Acórdão 199/2000 - Segunda Câmara

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0199-14/00-2. Identidade do documento: Acórdão 199/2000 - Segunda Câmara Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0199-14/00-2 Identidade do documento: Acórdão 199/2000 - Segunda Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Auxílio financeiro. MEC. Liga Parnaibana de

Leia mais

Interessados: INTERESSADO: Neilton Araújo de Oliveira Secretário Municipal de Saúde

Interessados: INTERESSADO: Neilton Araújo de Oliveira Secretário Municipal de Saúde Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0175-10/00-P Identidade do documento: Decisão 175/2000 - Plenário Ementa: Consulta formulada pelo Secretário Municipal de Saúde de Palmas TO. Solicitação

Leia mais

INDEXAÇÃO Representação; Licitação; INPI; Concorrência; Edital; Capacidade Técnica; Atestado; Prestação de Serviços; Assistência Médica;

INDEXAÇÃO Representação; Licitação; INPI; Concorrência; Edital; Capacidade Técnica; Atestado; Prestação de Serviços; Assistência Médica; Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-1027-47/00-P Identidade do documento: Decisão 1027/2000 - Plenário Ementa: Representação formulada por licitante. Possíveis irregularidades praticadas

Leia mais

Interessados: Interessada: Denise Almeida de Figueiredo Barreto - Diretora do Departamento Regional do SENAI/SE.

Interessados: Interessada: Denise Almeida de Figueiredo Barreto - Diretora do Departamento Regional do SENAI/SE. Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0639-39/98-P Identidade do documento: Decisão 639/1998 - Plenário Ementa: Consulta formulada pela Diretoria do SENAI SE. Possibilidade de aplicação de

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0145-41/98-P. Identidade do documento: Acórdão 145/1998 - Plenário

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0145-41/98-P. Identidade do documento: Acórdão 145/1998 - Plenário Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0145-41/98-P Identidade do documento: Acórdão 145/1998 - Plenário Ementa: Tomada de Contas Especial. Convênio. MINTER. Prefeitura Municipal de Cravolândia

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 41/98 - Plenário - Ata 11/98 Processo nº TC 011.640/95-2 Interessado: Identidade Preservada Entidade: Prefeitura Municipal de Quedas do Iguaçu/PR Relator:

Leia mais

RESPOSTA A RECURSO ADMINISTRATIVO CONCORRÊNCIA N 006/2009

RESPOSTA A RECURSO ADMINISTRATIVO CONCORRÊNCIA N 006/2009 RESPOSTA A RECURSO ADMINISTRATIVO CONCORRÊNCIA N 006/2009 Trata-se de procedimento licitatório, modalidade Concorrência, cujo objeto é a contratação de empresa do ramo da construção civil para execução

Leia mais

DECISÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 04/2014 PROCESSO LICITATÓRIO Nº 034/2014

DECISÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 04/2014 PROCESSO LICITATÓRIO Nº 034/2014 DECISÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 04/2014 PROCESSO LICITATÓRIO Nº 034/2014 Impugnação ao edital da licitação em epígrafe, proposta por PLANINVESTI ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS LTDA, mediante

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Assunto: Solicitação do Congresso Nacional. Colegiado: Plenário. Classe: Classe II

Tribunal de Contas da União. Assunto: Solicitação do Congresso Nacional. Colegiado: Plenário. Classe: Classe II Tribunal de Contas da União Assunto: Solicitação do Congresso Nacional. Colegiado: Plenário Classe: Classe II Sumário: Solicitação de Auditoria na Prefeitura Municipal de Cajuri - MG, para esclarecer questões

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS E PARTICIPAÇÃO POPULAR VIVA CIDADÃO

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS E PARTICIPAÇÃO POPULAR VIVA CIDADÃO Folha nº Processo nº Rubrica: Matrícula: Processo n.º 148030/2015 Assunto: Análise do pedido de impugnação do Edital do Pregão nº 13/2015 referente à contratação de empresa especializada na aquisição e

Leia mais

Superavit financeiro em balanço patrimonial de autarquia como fonte de recurso para abertura de crédito suplementar

Superavit financeiro em balanço patrimonial de autarquia como fonte de recurso para abertura de crédito suplementar RELATOR: CONSELHEIRO MAURI TORRES Superavit financeiro em balanço patrimonial de autarquia como fonte de recurso para abertura de crédito suplementar DICOM TCEMG EMENTA: CONSULTA CONTROLADORIA-GERAL DO

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0360-34/99-1. Identidade do documento: Acórdão 360/1999 - Primeira Câmara

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC-0360-34/99-1. Identidade do documento: Acórdão 360/1999 - Primeira Câmara Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0360-34/99-1 Identidade do documento: Acórdão 360/1999 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Convênio. FNS. Prefeitura Municipal de Guapimirim

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Formulário de Telecom

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Formulário de Telecom 1. IDENTIFICAÇÃO TC n : Órgão concedente: Objeto da outorga: Local: 2. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL a Constituição Federal, art. 21, XI; b - Lei n.º 9.472/97; c - Resolução ANATEL n.º 65/98 e 73/98; d - Lei n.º

Leia mais

Assunto: Tomada de Contas Especial instaurada em razão da omissão no dever de prestar contas.

Assunto: Tomada de Contas Especial instaurada em razão da omissão no dever de prestar contas. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 309/96 - Primeira Câmara - Ata 31/96 Processo nº TC 450.133/95-8 Responsável: Raimundo Pereira Barbosa, Prefeito. Unidade: Prefeitura Municipal de Palestina

Leia mais

Relação de processos submetidos ao Plenário, para votação, na forma do art. 143 do Regimento Interno.

Relação de processos submetidos ao Plenário, para votação, na forma do art. 143 do Regimento Interno. Tribunal de Contas da União Data DOU: 10/03/2005 Colegiado: Plenário Número da Ata: 06/2005 Texto do Documento: RELAÇÃO Nº 01/2005 - Plenário Gabinete do Ministro Marcos Vinicios Vilaça Relação de processos

Leia mais

Outros Representantes do Ministério Público: Dra. Maria Alzira Ferreira e Dr. Paulo Soares Bugarin.

Outros Representantes do Ministério Público: Dra. Maria Alzira Ferreira e Dr. Paulo Soares Bugarin. Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0569-42/00-1 Identidade do documento: Acórdão 569/2000 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Convênio. FNDE. Prefeitura Municipal de Bom

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO CONSELHEIRO ANTONIO ROQUE CITADINI DESPACHO DO CONSELHEIRO ANTONIO ROQUE CITADINI

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO CONSELHEIRO ANTONIO ROQUE CITADINI DESPACHO DO CONSELHEIRO ANTONIO ROQUE CITADINI DESPACHO DO CONSELHEIRO ANTONIO ROQUE CITADINI DATA: 13.4.2003. PROCESSO: TC-020.013/026/2002 - EXAME PRÉVIO DE EDITAL REPRESENTANTE:COBRA INSTALACIONES Y SERVICIOS S/A Ignácio Carrieña Toro, representante

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 105/94 - Segunda Câmara - Ata 15/94 Processo nº TC 001.084/92-5 Responsáveis:Ney Fontes de Melo Tavora - Presidente de 01.01.90 a 14.03.90; e Eduardo

Leia mais

DECRETO N 001 A / 2015 De 02 de janeiro de 2015.

DECRETO N 001 A / 2015 De 02 de janeiro de 2015. DECRETO N 001 A / 2015 De 02 de janeiro de 2015. EMENTA: Regulamenta o Sistema de Registro de Preços SRP previsto no art. 15 da Lei nº 8.666/93, no âmbito do Município de Central Bahia. O PREFEITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

Interessados: RESPONSÁVEIS: João Paulo Bastos Hildebrandt e Paulo Macedo de Carvalho Mesquita

Interessados: RESPONSÁVEIS: João Paulo Bastos Hildebrandt e Paulo Macedo de Carvalho Mesquita Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0054-06/99-1 Identidade do documento: Acórdão 54/1999 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas. Centro Psiquiátrico Pedro II. Exercício de 1997. Garantias

Leia mais

Interessados: Responsáveis: Francisco das Chagas de Mariz Fernandes (Diretor-Geral)..

Interessados: Responsáveis: Francisco das Chagas de Mariz Fernandes (Diretor-Geral).. Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0142-40/98-P Identidade do documento: Acórdão 142/1998 - Plenário Ementa: Prestação de Contas. Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte. Exercício

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0686-41/98-P. Identidade do documento: Decisão 686/1998 - Plenário

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0686-41/98-P. Identidade do documento: Decisão 686/1998 - Plenário Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0686-41/98-P Identidade do documento: Decisão 686/1998 - Plenário Ementa: Representação formulada por licitante contra o Banco do Brasil SA e a CEF.

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 218/97 - Plenário - Ata 36/97 Processo nº TC 013.710/95-8 Responsáveis/Recorrentes: Dr. Marco Antônio Becker (ex-presidente do Cons.); Dr. Flávio Moura

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0554-34/98-P. Identidade do documento: Decisão 554/1998 - Plenário

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0554-34/98-P. Identidade do documento: Decisão 554/1998 - Plenário Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0554-34/98-P Identidade do documento: Decisão 554/1998 - Plenário Ementa: Representação formulada por Parlamentar. Possíveis irregularidades nas operações

Leia mais

Apreciação de Recurso Administrativo Pregão Presencial nº. 18/2007

Apreciação de Recurso Administrativo Pregão Presencial nº. 18/2007 Processo: A 07/204 Interessado: Assunto: Gerência Administrativa Contratação de empresa especializada para a prestação de serviços em implementação de windows server 2003 enterprise, active directory,

Leia mais

Processo nº 002.081000.15.4 Licitação: CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL

Processo nº 002.081000.15.4 Licitação: CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL Processo nº 002.081000.15.4 Licitação: CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL Assunto: Análise da IMPUGNAÇÃO AO EDITAL apresentada pelo Sr. José Ubiratan Porto de Ávila, devidamente qualificado na peça impugnatória.

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 187/96 - Plenário - Ata 14/96 Processo nº TC 011.152/94-0 - Sigiloso Interessado: Deputado Estadual Wagner Siqueira, membro da Assembléia Legislativa

Leia mais

PARECER/CONSULTA TC-005/2010 PROCESSO - TC-6947/2008 INTERESSADO - BANESTES SEGUROS S/A ASSUNTO - CONSULTA

PARECER/CONSULTA TC-005/2010 PROCESSO - TC-6947/2008 INTERESSADO - BANESTES SEGUROS S/A ASSUNTO - CONSULTA DOE 5.11.2010 PROCESSO - TC-6947/2008 INTERESSADO - BANESTES SEGUROS S/A ASSUNTO - CONSULTA CONTRATO DE DOAÇÃO GLOBAL ANUAL DE SUCATA PERTENCENTE À EMPRESA PÚBLICA PARA ENTIDADES FILANTRÓPICAS - POSSIBILIDADE

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO Processo n.º: 08008.000216/2014-11 Interessado: COSEG Assunto: Resposta à Impugnação do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Trabalho Temporário e Serviços Terceirizáveis do DF SEAC/DF, ao Pregão

Leia mais

Representante do Ministério Público: UBALDO ALVES CALDAS;

Representante do Ministério Público: UBALDO ALVES CALDAS; Tribunal de Contas da União Representante do Ministério Público: UBALDO ALVES CALDAS; Assunto: Aposentadoria Colegiado: Primeira Câmara Classe: Classe V Sumário: Aposentadoria. Erro na apuração do tempo

Leia mais

INDEXAÇÃO Tomada de Contas Especial; Convênio; FNDE; Prefeitura Municipal; Paço do Lumiar MA; Inexecução de Convênio; Material; Multa;

INDEXAÇÃO Tomada de Contas Especial; Convênio; FNDE; Prefeitura Municipal; Paço do Lumiar MA; Inexecução de Convênio; Material; Multa; Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0613-45/00-1 Identidade do documento: Acórdão 613/2000 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Convênio. FNDE. Prefeitura Municipal de Paço

Leia mais

Entidade: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Entidade: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0348-20/01-2 Identidade do documento: Acórdão 348/2001 - Segunda Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Pessoa física. CNPq. Concessão de bolsa de

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO Gabinete do Conselheiro Robson Marinho

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO Gabinete do Conselheiro Robson Marinho Segunda Câmara Sessão: 19/2/2013 01 TC-014557/026/10 - INSTRUMENTOS CONTRATUAIS Contratante: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP. Contratada: VS Telecom Ltda. Autoridade(s) Responsável(is)

Leia mais

Interessados: Interessada: Maria Antonieta dos Santos ex-secretária de Estado de Educação de Rondônia

Interessados: Interessada: Maria Antonieta dos Santos ex-secretária de Estado de Educação de Rondônia Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0178-47/98-P Identidade do documento: Acórdão 178/1998 - Plenário Ementa: Inspeção. Governo do Estado de Rondônia. Convênio. FNDE. Pedido de reexame

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 001/2010 BNDES ATA DA REUNIÃO DE JULGAMENTO DOS RECURSOS

CONCORRÊNCIA AA Nº 001/2010 BNDES ATA DA REUNIÃO DE JULGAMENTO DOS RECURSOS CONCORRÊNCIA AA Nº 001/2010 BNDES ATA DA REUNIÃO DE JULGAMENTO DOS RECURSOS Aos 15 dias do mês de junho do ano de dois mil e dez, reuniram-se os membros da Comissão Especial de Licitação do BNDES, designados

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0148-17/00-2. Identidade do documento: Decisão 148/2000 - Segunda Câmara

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0148-17/00-2. Identidade do documento: Decisão 148/2000 - Segunda Câmara Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0148-17/00-2 Identidade do documento: Decisão 148/2000 - Segunda Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Convênio. Fundo Nacional de Saúde. Prefeitura

Leia mais

Objeto: Aquisição de um Mamógrafo e um Digitalizador de Imagens, conforme especificações descritas no Anexo II Termo de Referência.

Objeto: Aquisição de um Mamógrafo e um Digitalizador de Imagens, conforme especificações descritas no Anexo II Termo de Referência. SOCORRO, 18 DE JUNHO DE 2015. À Exmo. Sr. Prefeito Municipal PROCESSO Nº 030/2015/PMES PREGÃO PRESENCIAL Nº 011/2015 Objeto: Aquisição de um Mamógrafo e um Digitalizador de Imagens, conforme especificações

Leia mais

Ata de julgamento de Impugnação ao Pregão Eletrônico AA 37/2007

Ata de julgamento de Impugnação ao Pregão Eletrônico AA 37/2007 Ata de julgamento de Impugnação ao Pregão Eletrônico AA 37/2007 COMBRAS ENGENHARIA LTDA. apresentou Impugnação ao Edital do Pregão Eletrônico AA nº 37/2007, que tem por objeto a contratação de empresa

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE MINAS GERAIS AUTARQUIA CRIADA PELA LEI Nº 4.769, DE 09/09/1965

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE MINAS GERAIS AUTARQUIA CRIADA PELA LEI Nº 4.769, DE 09/09/1965 COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Referência : Processo n.º 6/2014 Carta Convite nº 01/2014 Ementa: Análise do recurso administrativo apresentado pela licitante Borges 2 Borges Consultoria e Treinamento

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 192/98 - Plenário - Ata 13/98 Processo nº TC TC 003.062/97-0 Interessado: Carlos Augusto Guimarães Entidade: Empresa de Processamento de Dados da Previdência

Leia mais

A ABERTURA DO MERCADO BRASILEIRO DE RESSEGUROS

A ABERTURA DO MERCADO BRASILEIRO DE RESSEGUROS REVISTA JURÍDICA CONSULEX ONLINE Conjuntura Walter Douglas Stuber e Adriana Maria Gödel Stuber WALTER DOUGLAS STUBER é Advogado especializado em Direito Empresarial, Bancário e Mercado de Capitais e sócio-fundador

Leia mais

M I N I S T É R I O P Ú B L I C O

M I N I S T É R I O P Ú B L I C O MANIFESTAÇÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 075/2012-MP/PA PREGOEIRA: ANDRÉA MARA CICCIO EMPRESA RECORRENTE: PREMIUM SERVICE LTDA CONTRARRAZÕES: TREVO COMERCIO E SERVICO LTDA - ME OBJETO:

Leia mais

2) ESCLARECIMENTO QUANTO AO ACESSO DE DADOS REQUERIDO.

2) ESCLARECIMENTO QUANTO AO ACESSO DE DADOS REQUERIDO. PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO N º 02 PE Nº 06/2013 Apresento abaixo as sínteses das alegações apresentadas pela empresa VIVO e as respectivas análises e respostas formuladas. 1) AUSÊNCIA DE ORÇAMENTO ESTIMADO DOS

Leia mais

IMPUGNAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO

IMPUGNAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO ILUSTRÍSSIMO SENHOR ABDIAS DA SILVA OLIVEIRA DESIGNADO PREGOEIRO PARA O PREGÃO ELETRÔNICO Nº 4/2015 DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR PREGÃO ELETRÔNICO: 4/2015 COQUEIRO &

Leia mais

JULGAMENTO DE RECURSO DE IMPUGNAÇÃO DE EDITAL

JULGAMENTO DE RECURSO DE IMPUGNAÇÃO DE EDITAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO REITORIA PROCESSO: 23249.023345/2011-95. REFERENTE: CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 01/2011 IMPUGNANTE: LTM CONSTRUÇÕES LTDA JULGAMENTO DE RECURSO

Leia mais