Os geógrafos utilizam as viagens, leituras, o estudo de estatísticas, mapas, para atualizar e aprofundar o conhecimento. A geografia precisa das

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os geógrafos utilizam as viagens, leituras, o estudo de estatísticas, mapas, para atualizar e aprofundar o conhecimento. A geografia precisa das"

Transcrição

1

2 Os geógrafos utilizam as viagens, leituras, o estudo de estatísticas, mapas, para atualizar e aprofundar o conhecimento. A geografia precisa das outras áreas do conhecimento:como a geologia, historia, física, matemática, astronomia, biologia, ecologia, etc. O estudo se inicia na infância e estende-se até a universidade, porque auxilia no desenvolvimentos de diversas habilidades e competências.

3 Como vimos o espaço está em constantes modificações, muitas delas realizadas pelo homem e outras por fenômenos naturais como tsunamis, furacões, terremotos, vulcões entre outros.

4 espaço geográfico é a união dos elementos físicos e culturais da paisagem (Prof. Roberto Lobato Corrêa) espaço geográfico é a natureza socializada, pois, muitos fenômenos apresentados como se fossem naturais, são, de fato, sociais (Prof. Milton Santos) o espaço é formado por elementos naturais ou artificiais construídos pelo homem, ou seja, a interrelação existente entre sociedade e natureza delimitada numa porção da superfície terrestre. (Prof. Humberto Catuzzo)

5 Extensão (Friederich Ratzel) É preciso delimitar o fato a ser estudado, localizando-o na superfície terrestre. (Escala Geográfica) Analogia (Karl Ritter) e (Paul Vidal de La Blache) Comparar o fato e a área estudada com outros fatos e áreas da superfície terrestre, observando as diferenças e semelhanças entre eles. Casualidade (Alexandre von Humboldt) Buscar as causas e examinar as consequências dos fatos observados, explicar o porquê dos fenômenos.

6 Atividade (Jean Brunhes) É preciso conhecer o passado para compreender o presente e prever a evolução. Conexidade ou Princípio da Interação (Jean Brunhes) Os fatos geográficos não estão isolados, existe uma estreita relações entre eles, devendo, portanto, serem observadas essas relações.

7 Precursor: O alemão Friedrich Ratzel O meio natural e todos os seus atributos determinam o comportamento humano e seu avanço. O homem segundo essa ideia, é dependente dos aspectos e fenômenos naturais, não sendo capaz de superá-los.

8 Desenvolvido pelo alemão Friedrich Ratzel é o espaço necessário para a expansão territorial de um povo, não apenas a restauração das fronteiras, mas também a conquista de espaço onde as necessidades, relativas à dominação territorial e recursos minerais desse povo seriam supridas. Hitler se apoiou nesta teoria para justificar a expansão da Alemanha. ESPAÇO É PODER, ou seja, quanto maior o seu território maior o seu poder.

9 Segundo a teoria da Seleção Natural de Charles Darwin a adaptação e especialização dos seres vivos ao meio faz com que os mais fortes sobrevivam. E na teoria determinista a nação que melhor se adaptar ao espaço geográfico e conquistar um maior número de territórios passa a ter o poder perante as nações que tiverem uma menor adaptação.

10 Precursor: O francês Paul Vidal de La Blache O homem, nessa corrente, tem as condições necessárias para se adaptar à natureza e transformá-la para o seu próprio benefício.

11 O objetivo principal desta corrente de pensamento se deteve em construir uma geografia universal. Também é conhecida como quantitativa, em decorrência do uso da matemática como base de comprovações científicas. Com base nessa corrente nasce o IBGE

12 Tornar o indivíduo um ser capaz de articular conceitos, refletir sobre conceitos em que vive e de participar de transformações analisando e considerando seus aspectos históricos, políticos e sociais. Yves Lacoste Milton Santos

13 Determinismo: O meio natural e todos os seus atributos determinam o comportamento humano e seu avanço. Possibilismo: O homem, nessa corrente, tem as condições necessárias para se adaptar à natureza e transformá-la para o seu próprio benefício. Nova Geografia ou Quantitativa: Construção de uma geografia universal, entendida por todos. Transformando dados numéricos em informações. Geografia Crítica: Tornar o homem um ser pensante, ligando os aspectos históricos, políticos e sociais formando um pensamento.

14 É onde guardamos nossas referências pessoas, uma parte do espaço apropriada a vida pela qual temos afeto e criamos identidade. Nele acontece a relação sujeito-objeto, também pode gerar vários sentimentos: conflitos, saudade, dominação, reflexão, etc

15

16 Base da reprodução da vida (vivência afetiva) e pode ser analisado pela tríade habitanteidentidade-lugar. O não-lugar são lugares de passagem, como aeroportos, estradas, supermercados, local de trabalho etc., não existindo uma relação ou mesmo uma identidade com o indivíduo. Local está relacionado a um determinado ponto de um lugar (coordenada geográfica)

17 É um espaço dominado por relações de poder, alguém ou algum organismo que domina uma área. Nele ocorrem relações de agentes sociais, econômicos e políticos que exercem posição de comando em determinado espaço. Pode ser um quarteirão de cidade ou um país inteiro. Nas palavras de Ruy Moreira, grande teórico da Geografia: "Do ponto de vista da representação, tudo começa na categoria paisagem, mas se explícita na categoria espaço mediada na categoria do território." (MOREIRA, Ruy p. 116)

18 O estudo do território sempre tem ligação com alguma forma de poder político ou econômico. Exemplo: território nacional, território ocupado por criminosos, território explorado por uma mineradora. A conquista territorial sempre foi o principal motivo das guerras e conflitos no mundo.

19

20

21 É o ponto de partida para a Geografia. Ela engloba tudo o que nossa visão alcança e tem caráter social, é percebida pelos sentidos e contém elementos do passado e do presente, elementos naturais e sociais. É uma imagem que de certa forma fala conosco e nos revela várias situações, possui então um certa sensibilidade que deve ser capitada para posteriores análises.

22

23 As paisagens podem ser: urbanas, rurais, natural, cultural, transformada, etc. Paisagem natural é a paisagem sem a ação modificadora do homem, ou seja, as bases geológicas (geognóstica) e climáticas (vegetacional). Paisagem cultural é modelada a partir de uma paisagem natural por meio de um grupo cultural. A cultura é o agente, a área natural é o meio e a paisagem cultural é o resultado.

24 O termo região é frequentemente banalizado no dia a dia, mas para os geógrafos é um conceito intelectualmente produzido, é uma maneira abstrata de conhecer a realidade. Região: um conceito complexo foi citado várias formas de definir o termo região ao longo da história

25

26 No conceito de Região Natural, influenciado pela corrente geográfica determinista, foi definida como um ecossistema onde seus elementos acham-se integrados e são integrantes. Herbertson, com base no clima, no solo e considerando a vegetação, divide o planeta em regiões, buscando uma base para estudos sistemáticos, focados na concepção ambientalista, compreendendo a relação homem e natureza. Nos estudos deterministas, esses geógrafos, impulsionados pela expansão imperialistas, definiram a natureza como fator predominante na caracterização dos diferentes modos de relações sociais, legitimando as colonizações, o imperialismo

27 GEOGRAFIA FÍSICA e GEOGRAFIA HUMANA A aplicação dos estudos geográficos se completam quando dois grandes ramos se fundem, pois fatores físicos e humano constituem a sociedade. Trata-se de uma interação contínua e dinâmica.

28 Climatologia: Estudo dos climas Hidrografia: Estudo das massas líquidas (rios, mares e oceanos) Geomorfologia: Estuda a forma do relevo e seus agentes. Biogeografia: Estudo da distribuição dos animais e plantas. Geologia: A Origem e formação das rochas Pedologia: A origem e estudo dos solos

29 População: estuda o crescimento e distribuição e as estrutura das populações e movimentos populacionais. Agrária: estuda a transformação na agricultura. Urbana: estuda as transformações das cidades. Indústrias: estuda a classificação, desenvolvimento e a distribuição das industrias. Serviços: estuda atividades ligada ao transporte, comunicações, setores bancários e outros serviços. Redes, Logistíca, Planejamento, Orientação e Localização, etc.

Conceito. Após anos de evolução, atualmente a Geografia pode ser definida como:

Conceito. Após anos de evolução, atualmente a Geografia pode ser definida como: Introdução A Geografia originou-se na Grécia com estudos no campo da geodésia e da classificação fisiográfica das diversas regiões. Etimologicamente podemos explicar Geografia (γεογραπηία) a partir de

Leia mais

GEOGRAFIA. História da Geografia. Profa. Ana Cátia

GEOGRAFIA. História da Geografia. Profa. Ana Cátia GEOGRAFIA Profa. Ana Cátia - A palavra geografia vem do grego antigo: geo = terra e graphia = estudo. - Conceito em destaque: A geografia é uma ciência social dinâmica que busca conhecer o nível social,

Leia mais

A CIÊNCIA GEOGRÁFICA

A CIÊNCIA GEOGRÁFICA A CIÊNCIA GEOGRÁFICA A Geografia serve, antes de tudo, para fazer a guerra. Yves Lacoste GEOGRAFIA Geografia escrever sobre a Terra Até o século XIX, a Geografia consistia em um conhecimento disperso GRANDES

Leia mais

Introdução a Ciência Geográfica

Introdução a Ciência Geográfica Introdução a Ciência Geográfica O Desenvolvimento da Geografia A humanidade desde os tempos mais remotos tem a necessidade de compreender o mundo, do que acontece a sua volta a partir das inter-relações

Leia mais

Pensamento Geográfico CAIO CARDOZO PIMENTA

Pensamento Geográfico CAIO CARDOZO PIMENTA Pensamento Geográfico CAIO CARDOZO PIMENTA Geografia Qual é a etimologia da palavra GEOGRAFIA? O geógrafo Carlos Walter Porto-Golçalves propõe uma outra etimologia, recorrendo ao sifgnificado originário

Leia mais

LEITURA DA GEOGRAFIA

LEITURA DA GEOGRAFIA LEITURA DA GEOGRAFIA Natália Micheli Villa 1 Lucinea Ap. Rezende 2 Resumo: A pesquisa consiste na leitura da Geografia e as demais leituras que nos possibilitam uma construção e visão de mundo a partir

Leia mais

O estudo da Geografia

O estudo da Geografia O estudo da Geografia A partir de agora daremos início ao módulo de estudos de Geografia, e para tanto devemos primeiramente compreender os objetivos dos estudos nesta disciplina. A palavra Geografia derivada

Leia mais

Introdução aos Estudos Geográficos

Introdução aos Estudos Geográficos DA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ÀS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS (OU ESPACIAIS) (Escolas da Geografia) Prof. Henrique A construção do conhecimento geográfico é resultado da contribuição de diferentes pensadores nas

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA Sem Código Nome da Disciplina no Currículo CH PCC Créd. 1 GEO0028 Geografia Física I 80 20 4 1 GEO0029 Introdução à Geografia 80 4 1 GEO0030 Geografia da População

Leia mais

Resumo da história do pensamento Geográfico desde sua formação até a Geografia Tradicional

Resumo da história do pensamento Geográfico desde sua formação até a Geografia Tradicional Resumo da história do pensamento Geográfico desde sua formação até a Geografia Tradicional GREGOS Posição privilegiada da Grécia; Grécia como centro de uma sociedade escravista; Momento de coleta e aprofundamento

Leia mais

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização através de passeios, fotos,

Leia mais

Os conceitos geográficos fundamentais

Os conceitos geográficos fundamentais Os conceitos geográficos fundamentais GEOGRAFIA GREGOS - ANTIGUIDADE GEOGRAFIA TERRA DESCREVER ESCREVER SOBRE A TERRA GEOGRAFIA Geografia é a ciência que estuda a Terra e as relações entre esta e o homem

Leia mais

Conceito de GEOGRAFIA Espaço Geográfico e Paisagem

Conceito de GEOGRAFIA Espaço Geográfico e Paisagem Conceito de GEOGRAFIA Espaço Geográfico e Paisagem A Geografia e o Espaço Geográfico A Geografia estuda os processos responsáveis pela formação das paisagens decorrentes da ação humana. A Geografia também

Leia mais

Por que estudamos Geografia

Por que estudamos Geografia A GEOGRAFIA E COMPREENSÃO DO MUNDO Por que estudamos Geografia Para entender como as sociedades se relacionam com a natureza e, com isso, compreender melhor o lugar onde moramos. Para entendermos como

Leia mais

Correntes do pensamento Geográfico. prof.: Robert Oliveira Cabral

Correntes do pensamento Geográfico. prof.: Robert Oliveira Cabral Correntes do pensamento Geográfico prof.: Robert Oliveira Cabral robertgeografia@gmail.com Alexandre von humboldt e karl Ritter: a geografia tradicional É de uma Alemanha, ainda não consolidada (Prússia),

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação 2018 35 pts 6º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

O QUE VEREMOS NESTA AULA?

O QUE VEREMOS NESTA AULA? O QUE VEREMOS NESTA AULA? 1.ACEPÇÃO À PALAVRA GEOGRAFIA 2.SUB-DIVISÕES DA GEOGRAFIA 3.HISTÓRIA DA GEOGRAFIA 4.NASCIMENTO DA GEOGRAFIA CRÍTICA 5.COMO CONCEITUAR A GEOGRAFIA HOJE 6.CATEGORIAS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Leia mais

Correntes do pensamentoo Geográfico. prof.: Robert Oliveira Cabral

Correntes do pensamentoo Geográfico. prof.: Robert Oliveira Cabral Correntes do C pensamentoo R t r Geográfico e P o r R f b o prof.: Robert Oliveira Cabral robertgeografia@gmail.com Alexandre von humboldt e karl Ritter: a geografia tradicional É de uma Alemanha, ainda

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Geografia Departamento/Setor: Geografia Disciplina: Geografia e Sociedade Código: Ano: 2012 Distribuição De Carga Horária Carga

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Edson Pereira de Souza [1] Universidade Federal de Mato Grosso do Sul edson.souza1984@gmail.com CAMPO GRANDE (MS) 07 / MARÇO / 2016 [1] Professor de Geografia

Leia mais

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 5 MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

O que é Geografia? Categorias geográficas Princípios da Geografia

O que é Geografia? Categorias geográficas Princípios da Geografia O que é Geografia? Categorias geográficas Princípios da Geografia GEOGRAFIA DESCRITIVA A Geografia é a ciência que estuda a distribuição dos fenômenos físicos, biológicos e humanos pela superfície da Terra,

Leia mais

3. Paisagem geomorfológica em perpétua evolução

3. Paisagem geomorfológica em perpétua evolução 3. Paisagem geomorfológica em perpétua evolução O termo paisagem é bastante utilizado em diversos contextos sociais e culturais que imprimem significados distintos e nem sempre assemelham-se à definição

Leia mais

Disciplina: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Carga horária total: 90 H PLANO DE CURSO I - EMENTA:

Disciplina: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Carga horária total: 90 H PLANO DE CURSO I - EMENTA: Disciplina: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Carga horária total: 90 H PLANO DE CURSO I - EMENTA: A construção do conhecimento geográfico; A institucionalização da geografia como ciência; As escolas do

Leia mais

6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria.

6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria. HABILITAÇÃO: BACHARELADO 1ª Série 6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria. 6GEO054 CLIMATOLOGIA Bases teóricas da climatologia:

Leia mais

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra 1º Período UNIDADE 1 O Planeta Terra O planeta onde vivemos; Conhecendo a Terra; Continentes e oceanos; Conhecer algumas características e a estrutura do planeta Terra; Reconhecer a Terra como parte do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1 Professor: Fabiano A. Oliveira 2017 Afinal, o que é Geomorfologia?

Leia mais

Recomendada. Coleção Geografia em Construção. Por quê? A coleção. Na coleção, a aprendizagem é entendida como

Recomendada. Coleção Geografia em Construção. Por quê? A coleção. Na coleção, a aprendizagem é entendida como 1ª série (144 p.): Unidade 1. Quem é você?; Unidade 2. A vida em família; Unidade 3. Moradia; Unidade 4. Escola; Unidade 5. Rua, que lugar é esse? 2ª série (144 p.): Unidade 1. O lugar onde você vive;

Leia mais

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho A UU L AL A Decifrar as formas Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na interpretação das formas que as diferentes paisagens assumem. Vamos perceber que a crosta terrestre, ou litosfera,

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas 1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas UNIDADE 1 O Planeta Terra Tema 1: O planeta onde vivemos; Tema 2: Conhecendo a Terra; Tema 3: Continentes e oceanos; Tema 4: Trabalhando com mapas..

Leia mais

Saber orientar-se pelas direções cardeais e por meio de mapa simples.

Saber orientar-se pelas direções cardeais e por meio de mapa simples. DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização

Leia mais

Matéria: Geografia Assunto: Geopolítica Prof. Luciano Teixeira

Matéria: Geografia Assunto: Geopolítica Prof. Luciano Teixeira Matéria: Geografia Assunto: Geopolítica Prof. Luciano Teixeira Geografia 1. Geopolítica Geopolítica é o conjunto de estratégias adotadas pelo estado para administrar seu território. Desta forma, Geopolítica

Leia mais

Professor Roberto W. Lourenço Professor Darllan Collins

Professor Roberto W. Lourenço Professor Darllan Collins Professor Roberto W. Lourenço Professor Darllan Collins Sorocaba, 2012 Introdução O que é paisagem? Bela Vista Um espaço de terreno que Se abrange num lance de vista (Dicionário Aurélio) Pintores, geógrafos,

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 Identificar diferentes tipos de representação da superfície terrestre (globo terrestre, maquetes, mapas, plantas, croquis). Identificar diferenças entre as representações do espaço geográfico. Comparar

Leia mais

Programação anual. 6.ºa n o

Programação anual. 6.ºa n o Programação anual 6.ºa n o 1. A melhor forma de entender o mundo 2. O planeta Terra no Universo 3. Cartografia: localizar e orientar 4. Cartografia e as diversas formas de representar o espaço 5. Atmosfera

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS 1º SEMESTRE LETIVO DE 2016

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS 1º SEMESTRE LETIVO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS 1º SEMESTRE LETIVO DE 2016 A Coordenação do Curso de Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) faz saber aos alunos interessados que estarão abertas as

Leia mais

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE PESQUISA. Prof.ª Larissa da Silva Ferreira Alves TCC II

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE PESQUISA. Prof.ª Larissa da Silva Ferreira Alves TCC II PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE PESQUISA Prof.ª Larissa da Silva Ferreira Alves TCC II Necessidade de compreensão de que MÉTODO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (METODOLOGIA) ALVES, 2008. MÉTODO NA GEOGRAFIA

Leia mais

Objetivos. Conteúdo Programático

Objetivos. Conteúdo Programático DADOS DA COMPONENTE CURRICULAR Nome da Disciplina: GEOGRAFIA Curso: Ensino Técnico Integrado em Controle Ambiental Série: 1º ANO Carga Horária: 67h Docente Responsável: MARCOS ANTONIO SILVA Ementa Geografia:

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas)

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Jose Eduardo Nunes do Nascimento

Leia mais

Descrever o lugar. Nesta aula, que inicia o segundo módulo do

Descrever o lugar. Nesta aula, que inicia o segundo módulo do A U A UL LA Descrever o lugar Nesta aula, que inicia o segundo módulo do Telecurso de Geografia do 2º grau, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na investigação do espaço. Veremos como o lugar onde

Leia mais

Geologia: Histórico, conceitos, divisão e aplicação da Geologia CCTA/UACTA/UFCG. Geologia, geomorfologia, origem do Universo e da Terra.

Geologia: Histórico, conceitos, divisão e aplicação da Geologia CCTA/UACTA/UFCG. Geologia, geomorfologia, origem do Universo e da Terra. GERAL -AULA 1- Geologia: Histórico, conceitos, divisão e aplicação da Geologia Prof. Alexandre Paiva da Silva CCTA/UACTA/UFCG HISTÓRICO JAMES HUTTON (1726-1797) 1797) 2 THEORY of the EARTH; or an INVESTIGATION

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica e economia do pós-segunda

Leia mais

Compensação de Ausência 3º Bimestre Geografia 3º ano

Compensação de Ausência 3º Bimestre Geografia 3º ano Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Compensação de Ausência 3º Bimestre

Leia mais

GEOGRAFIA 2013/2014 LOGO DOCENTE: PEDRO MOREIRA.

GEOGRAFIA 2013/2014 LOGO DOCENTE: PEDRO MOREIRA. GEOGRAFIA 2013/2014 LOGO www.themegallery.com DOCENTE: PEDRO MOREIRA A Geografia 1. Etimologia (Grego) Geografia= geo + graphen Terra Descrever Definição de Geografia Geografia Física Humana Definição

Leia mais

CESAR Serviço Educativo Municipal de Paredes

CESAR Serviço Educativo Municipal de Paredes CESAR Serviço Educativo Municipal de Paredes Centro de Educação e Sensibilização Ambiental e Rural Percurso pela história e pela natureza Planificação Guia da Atividade 1.º ciclo Duração: 1 dia Descrição:»

Leia mais

A Geografia no Contexto do Pensamento Geográfico

A Geografia no Contexto do Pensamento Geográfico Departamento de Geografia Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo Iniciação à Pesquisa em Geografia I A Geografia no Contexto do Pensamento Geográfico Prof. Dr. Fernando

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Geopolítica,Regionalização e Integração. Ementa 09/02/2012. William Zacariotto Quarta Quinta

Geopolítica,Regionalização e Integração.  Ementa 09/02/2012. William Zacariotto Quarta Quinta Geopolítica,Regionalização e Integração William Zacariotto Quarta Quinta Zacariotto@hotmail.com www.zacariotto.com.br Ementa Geopolítica 1.1. As relações entre Sociedade, Espaço e Poder. 1.2. Estado e

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE PLANO ANUAL ANO 2016 TURMA: 6º Ano Perío: 1º BIMESTRE PROFESSOR: Sergio Correia de Souza e Alisson Conceição Desenvolver a capacidade leitora atan uma abordagem que contribua para a formação de um aluno

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2015 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Lucas Data: / /2015 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Geografia Resultado / Rubrica

Leia mais

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Capítulo 1: Identificar a. Exposição dialogada Orientação para se. importância do Sol

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Capítulo 1: Identificar a. Exposição dialogada Orientação para se. importância do Sol CEAI PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA TURMA: 4º ANO CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER QUAL O SIGNIFICADO PARA VIDA PRÁTICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Capítulo 1: Explicar as formas de

Leia mais

EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA

EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA A divisão regional do Brasil não foi sempre a mesma. A primeira sugestão de regionalização foi apresentada em 1913 e, depois dela, outras propostas surgiram tentando

Leia mais

Ano Lectivo 2006/2007 3º Ciclo 7º Ano

Ano Lectivo 2006/2007 3º Ciclo 7º Ano AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação DISCIPLINA DE GEOGRAFIA Ano Lectivo 2006/2007 3º Ciclo 7º Ano Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação A TERRA

Leia mais

Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra. Anexo B. Habilitações. Habilitação: Analista de Suporte à Decisão... B-2

Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra. Anexo B. Habilitações. Habilitação: Analista de Suporte à Decisão... B-2 UFRJ Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra Anexo B Habilitações Habilitação: Analista de Suporte à Decisão... B-2 Habilitação: Ciências da Terra e Patrimônio Natural... B-5 Habilitação: Sensoriamento

Leia mais

Descobrir as ligações

Descobrir as ligações A UU L AL A Descobrir as ligações Nesta aula, vamos aprender como os geógrafos procuram decifrar as ligações entre os diversos elementos que compõem a paisagem. Vamos verificar que as relações complexas

Leia mais

O contexto filosófico e histórico em Paul Vidal de la Blache

O contexto filosófico e histórico em Paul Vidal de la Blache O contexto filosófico e histórico em Paul Vidal de la Blache Deyse Cristina Brito Fabrício deyse_nytzah@hotmail.com IG/UNICAMP Antonio Carlos Vitte IG/UNICAMP Palavras-chave: História da Geografia, Paul

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia A proposta A proposta de ensino para esta área de conhecimento considera o espaço como construção humana em que sociedade e natureza

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE . A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE Darlene Marques Da Silva Massaranduba darlene_msm@hotmail.com Universidade de

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Os vários tipos de Mapas

Os vários tipos de Mapas MAPAS TEMÁTICOS Os vários tipos de Mapas Os mapas temáticos existem em uma variedade considerável. Cada tipo representa melhor algum tipo de dado. A informação no nível do endereço demanda um tipo de mapa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA A energia e os fundamentos da vida. Os ciclos biogeoquímicos. Padrões de distribuição e organização dos seres vivos na superfície terrestre. Evolução e caracterização dos biomas terrestres; A

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6 o - Ensino Fundamental Professores: Bento e Joyce Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 3 / 2019 Aluno(a): N o : Turma: Caros alunos, BEM VINDOS!!!!!!!

Leia mais

Aula4 OBJETO(S) E MÉTODO(S), TRADIÇÕES CLÁSSICAS E ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS EM GEOGRAFIA. Rosana de Oliveira Santos Batista

Aula4 OBJETO(S) E MÉTODO(S), TRADIÇÕES CLÁSSICAS E ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS EM GEOGRAFIA. Rosana de Oliveira Santos Batista Aula4 OBJETO(S) E MÉTODO(S), TRADIÇÕES CLÁSSICAS E ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS EM GEOGRAFIA META Compreender a epistemologia da ciência geográfica desde a Modernidade OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno

Leia mais

piauí GEOGRAFIA: 0117P18053 LEITURAS E INTERAÇÃO DIRETRIZES CURRICULARES DA REDE ESTADUAL DO ESTADO DO CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD

piauí GEOGRAFIA: 0117P18053 LEITURAS E INTERAÇÃO DIRETRIZES CURRICULARES DA REDE ESTADUAL DO ESTADO DO CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD DIRETRIZES CURRICULARES DA REDE ESTADUAL DO ESTADO DO GEOGRAFIA: piauí LEITURAS E INTERAÇÃO PNLD 2018 OBRAS APROVADAS CÓDIGO DA COLEÇÃO MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo

Leia mais

DISCIPLINA CIÊNCIAS NATURAIS

DISCIPLINA CIÊNCIAS NATURAIS 5º ANO A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO_MATERIAIS TERRESTRES A importância das rochas e do solo na manutenção da vida A importância da água para os seres vivos A importância do ar para os seres vivos INSTRUMENTOS

Leia mais

DISCIPLINA: GEOMORFOLOGIA ESCULTURAL E APLICADA - GB 060. PROF. DR. LEONARDO JOSÉ CORDEIRO SANTOS

DISCIPLINA: GEOMORFOLOGIA ESCULTURAL E APLICADA - GB 060. PROF. DR. LEONARDO JOSÉ CORDEIRO SANTOS DISCIPLINA: GEOMORFOLOGIA ESCULTURAL E APLICADA - GB 060 PROF. DR. LEONARDO JOSÉ CORDEIRO SANTOS santos.ufpr@gmail.com PROGRAMA DA DISCIPLINA Introdução Fatores externos responsáveis pela elaboração do

Leia mais

1) Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto.

1) Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto. 1) Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto. a) A realização de mapeamentos temáticos muito detalhados requer a utilização de produtos de sensoriamento remoto de alta resolução

Leia mais

Territórios e Regionalização. Professor Diego Alves de Oliveira

Territórios e Regionalização. Professor Diego Alves de Oliveira Territórios e Regionalização Professor Diego Alves de Oliveira Conceitos de território Pode ser associado a vários elementos: Biológicos: área dominada por uma espécie animal; Sociais: área vivida por

Leia mais

PORTARIA IGCE/DTA nº 120/2011, de 19 de dezembro de 2011

PORTARIA IGCE/DTA nº 120/2011, de 19 de dezembro de 2011 PORTARIA IGCE/DTA nº 120/2011, de 19 de dezembro de 2011 Dispõe sobre a sequência aconselhada para o cumprimento da estrutura curricular do Curso de Graduação em Geografia - período integral. O Diretor

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 6 Ano Ensino Fundamental II 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1 - A GEOGRAFIA E A COMPREENSÃO DO ESPAÇO FÍSICO 1- Observar, comparar e analisar territórios, lugares e paisagens geográficas.

Leia mais

Resoluções das Atividades

Resoluções das Atividades Resoluções das Atividades Sumário Módulo 1 Ciência geográfica... 1 Módulo 2 Os meios de orientação e os fusos horários... 4 Módulo 3 Cartografia, elementos de um mapa e projeções cartográficas... 6 Módulo

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Geografia 3ª Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 1.- Geografia: C 1: Categorias da Geografia Compreender a Geografia como ciência do espaço geográfico, reconhecendo-se, de forma crítica,

Leia mais

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 Conceituação de Solo Profª. Drª. Mariana Soares Domingues 1 INTRODUÇÃO Quanto de nosso planeta é terra? Os continentes ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. 2 CONCEITUAÇÃO

Leia mais

GEOMORFOLOGIA I. Professor: Diego Alves de Oliveira 2017

GEOMORFOLOGIA I. Professor: Diego Alves de Oliveira 2017 GEOMORFOLOGIA I Professor: Diego Alves de Oliveira 2017 Ciências da Natureza Geociências Geomorfologia A Geomorfologia parte da análise e explicação da paisagem terrestre. Sua compreensão e organização

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 1º bim Orientações: - Leia atentamente as questões propostas; - Realize-as com muita atenção

Leia mais

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0183P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Geografia Professor: Talita, Renata, Gilberto E Caio. Curricular: Segmento: Anos Finais Ano/Série: 7 ano Apresentação da disciplina Os objetivos de aprendizagem estão relacionados a características

Leia mais

EIXO TECNOLÓGICO: Ciências Humanas e suas Tecnologias DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: ARIOMAR DA LUZ OLIVEIRA E MÁRCIO EMANOEL DANTAS ESTEVAM

EIXO TECNOLÓGICO: Ciências Humanas e suas Tecnologias DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: ARIOMAR DA LUZ OLIVEIRA E MÁRCIO EMANOEL DANTAS ESTEVAM CURSO: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ciências Humanas e suas Tecnologias DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: ARIOMAR DA LUZ OLIVEIRA E MÁRCIO EMANOEL

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA LICENC. (Currículo iniciado em 2014)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA LICENC. (Currículo iniciado em 2014) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA LICENC. (Currículo iniciado em 2014) BIOGEOGRAFIA 136 H/A 2902 Fundamentos da Biogeografia. Meio Abiótico e Biótico. Regiões Biogeográficas

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0233P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

O que é a Geografia? É uma ciência que estuda a inter-relação entre os fenómenos naturais e humanos existentes na superfície terrestre.

O que é a Geografia? É uma ciência que estuda a inter-relação entre os fenómenos naturais e humanos existentes na superfície terrestre. O que é a Geografia? Com os Descobrimentos e o aumento significativo de informação GEOGRAFIA Geo (Terra) Grafia (Descrição) A Geografia abandona, então, o seu caráter puramente descritivo e passa a explicar

Leia mais

Ciências do Ambiente. Prof. M.Sc. Alessandro de Oliveira Limas Engenheiro Químico (UNISUL ) Mestre em Engenharia de Alimentos (UFSC )

Ciências do Ambiente. Prof. M.Sc. Alessandro de Oliveira Limas Engenheiro Químico (UNISUL ) Mestre em Engenharia de Alimentos (UFSC ) Ciências do Ambiente Prof. M.Sc. Alessandro de Oliveira Limas Engenheiro Químico (UNISUL - 1995) Mestre em Engenharia de Alimentos (UFSC - 2002) Ciências Ambientais Estudo sistemático tico da natureza

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P1-3º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender o conceito de solo e sua formação; Identificar as

Leia mais

I - LICENCIATURA E BACHARELADO - Períodos e disciplinas comuns às modalidades

I - LICENCIATURA E BACHARELADO - Períodos e disciplinas comuns às modalidades PORTARIA IGCE/DTA nº 013/2018, de 24 de janeiro de 2018. de Rio Claro, no uso de suas atribuições, e Dispõe sobre a sequência aconselhada para o cumprimento da estrutura curricular do Curso de Graduação

Leia mais

Cultura e espaço. (CLAVAL, 2001, p.

Cultura e espaço. (CLAVAL, 2001, p. 09) Cultura e espaço (CLAVAL, 2001, p. A diversidade estende-se ao sotaque e à melodia das línguas e das músicas variadas. Ela é sentida no odor ácido ou condimentado das cozinhas. Torna-se inquietante,

Leia mais

Conteúdo Programático para Exame

Conteúdo Programático para Exame DISCIPLINA: ARTES Teoria das Cores Apostila: Caderno 2 Capítulo 1 Apostila: Caderno 3 Capítulo 1 Capítulo 2 Apostila: Caderno 4 Capítulo 1 Anotações em Caderno Individual A Arte de Combinar Sons Representações

Leia mais

DISCIPLINA:GEOGRAFIA PLANIFICAÇÃO Trimestral DE GEOGRAFIA 8º ANO...

DISCIPLINA:GEOGRAFIA PLANIFICAÇÃO Trimestral DE GEOGRAFIA 8º ANO... DISCIPLINA:GEOGRAFIA PLANIFICAÇÃO Trimestral DE GEOGRAFIA 8º ANO... Competências a desenvolver Conteúdos Tempo 1 (continuação da matéria do 7º ano) Distinguir estado do tempo de clima. Definir clima; Identificar

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO Thayná Nogueira Gomes 1 A construção do pensamento geográfico inicia-se com os impérios grego e romano, passando por períodos de subordinação ao Estado e recentemente

Leia mais

ECOLOGIA. Conceitos fundamentais e relações alimentares

ECOLOGIA. Conceitos fundamentais e relações alimentares ECOLOGIA Conceitos fundamentais e relações alimentares A ECOLOGIA estuda as relações dos seres vivos entre si e deles com o ambiente onde vivem. Assunto da atualidade: crescimento exagerado da população

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 1º SÉRIE - EM ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 1º SÉRIE - EM ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 1º SÉRIE - EM ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final Disciplina: Professor (a): GEOGRAFIA FLÁVIA MARIA CHAVES

Leia mais

Estudante: 6ºano/Turma: Educador: Bianca Correa C. Curricular: Geografia OBJETIVOS: Questão 01

Estudante: 6ºano/Turma: Educador: Bianca Correa C. Curricular: Geografia  OBJETIVOS: Questão 01 Estudante: 6ºano/Turma: Educador: Bianca Correa C. Curricular: Geografia Estudo Dirigido OBJETIVOS: Conhecer os principais conceitos da geografia. Entender a formação da biosfera e as paisagens geográficas.

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo)

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo) (2º ciclo) 5º ano Compreender a como um planeta especial. Compreender que o solo é um material terrestre de suporte de vida. Compreender a importância das rochas e dos minerais. Compreender a importância

Leia mais

Texto 5: BACKHEUSER, E. Geopolítica e geografia política. In: Revista Brasileira de Geografia. Jan-Mar, 1942.

Texto 5: BACKHEUSER, E. Geopolítica e geografia política. In: Revista Brasileira de Geografia. Jan-Mar, 1942. Texto 5: BACKHEUSER, E. Geopolítica e geografia política. In: Revista Brasileira de Geografia. Jan-Mar, 1942. Disciplina: Geografia Política 2015.1 Prof.ª Dr.ª Larissa da Silva Ferreira Alves 1º interpretação:

Leia mais

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia 1. Localização e orientação Forma e movimento da Terra Coordenadas geográficas Fusos horários Horário de verão 2. Os mapas Evolução dos mapas Escalas Representação do relevo

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) DADOS DA COMPONENTE CURRICULAR Nome da Disciplina: GEOGRAFIA I Curso: Técnico Integrado

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROF. ALESSANDRA

ROTEIRO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROF. ALESSANDRA ROTEIRO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROF. ALESSANDRA Conteúdo para estudo e consulta: Caderno 1 ANGLO Questão 1 Leia o trecho da cantiga popular. Se essa rua, se essa rua fosse minha

Leia mais