REGULAMENTO ETAPA NACIONAL. Programa Primeiro Museu Etapa Nacional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO ETAPA NACIONAL. Programa Primeiro Museu Etapa Nacional"

Transcrição

1 REGULAMENTO ETAPA NACIONAL Programa Primeiro Museu Etapa Nacional O Instituto Cultural Ingá e o Museu da Família, ambos com sede e foro na cidade de Maringá-PR, no cumprimento de seus objetivos institucionais e inspirados no Plano Nacional Setorial de Museus, tornam pública a abertura do processo de inscrição para o Programa Primeiro Museu Etapa Nacional, nas condições e exigências estabelecidas a seguir. 1. DO OBJETO 1.1. O objeto da presente Chamada Pública consiste em selecionar propostas de Pessoas Jurídicas de direito público e privado sem fins lucrativos, de natureza cultural, em todo território nacional, interessadas em obter apoio técnico e financeiro a projetos que contemplem a implantação de museus ou espaços museais, mediante financiamento federal, estadual ou privado. 2. DO PROGRAMA 2.1. O Programa atenderá nos anos de 2014 e 2015 um total de 60 (sessenta) inscritos com projetos de valor máximo de R$ ,00 (seiscentos mil reais) para cada município. 2.2 Os projetos serão modelados visando a excelência técnica e a obtenção de recursos por meio do Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e demais fontes identificadas durante a elaboração dos projetos. 2.3 Os projetos selecionados farão parte de um banco de projetos e serão apoiados de acordo com a disponibilidade orçamentária de patrocinadores privados ou outros mecanismos, e das fontes por estes identificadas, não conferindo direito subjetivo ao participante de financiamento. 3. DO PRAZO DE VIGÊNCIA 3.1. Esta Chamada Pública tem prazo até 23 de janeiro de 2015 e atenderá na ordem de inscrição os 80 primeiros municípios interessados, que deverão preencher o formulário de inscrição no Programa e atender as condições de participação. 4. DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO 4.1. Poderão participar Pessoas Jurídicas de direito público, de âmbito municipal (Prefeituras, Câmaras Municipais, Fundos Municipais, Fundações, Autarquias), as associações civis sem fins lucrativos, as entidades filantrópicas, as instituições de ensino públicas e privadas, clubes esportivos, instituições religiosas e as cooperativas de qualquer ramo ou segmento, desde que comprovem vínculo com a comunidade a ser beneficiada e que possuam como uma de suas finalidades o desenvolvimento de ações ou atividades culturais.

2 4.2. Os participantes deverão ter sede e/ou atuação nos municípios para os quais serão desenvolvidos e implantados os museus ou espaços museais. 4.3 Os municípios beneficiados não poderão ter museu formalmente constituído e em funcionamento na data de inscrição. 5. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO 5.1. As inscrições estarão abertas de 25 de setembro de 2014 a 23 de janeiro de 2015* e deverão ser feitas via site do Programa ( onde os dados básicos do projeto serão apresentados e detalhados O Formulário de Inscrição online, Regulamento e informações sobre o Programa estão disponíveis no site *POR DELIBERAÇÃO DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA A DATA FINAL PARA INSCRIÇÕES FOI PRORROGADA EM FUNÇÃO DA GRANDE PROCURA DE PREFEITURAS INTERESSADAS, PASSANDO PARA 80 O NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS. 6. DA DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO 6.1. O proponente deverá enviar via upload, nos campos previstos do sistema de inscrição online, os documentos válidos digitalizados a seguir relacionados, obrigatoriamente na ordem estabelecida: a) Dois comprovantes de localização da instituição, conforme modalidades estabelecidas no item 4.1; b) Comprovação de que a pessoa que assinará os documentos junto ao Programa detém competência para este fim específico (Contrato Social, Ata de Posse, Estatuto Social da instituição interessada ou similar); c) Cópia do CPF e RG do representante legal da instituição. d) Ao enviar sua inscrição significa que o Proponente concorda e declara que: I - que todas as informações aqui prestadas em seus anexos, assim como os documentos apresentados são verdadeiros e de minha responsabilidade, podendo a qualquer momento ser comprovados, sem prejuízo das sanções civis, penais e administrativas cabíveis, no caso de quaisquer irregularidades. II - que a entidade que represento dispõe de capacidade técnica e operacional para efetivamente implementar o projeto que será estruturado; III - ter ciência e concordância com os termos do regulamento do Programa Primeiro Museu, comprometendo-me ao cumprimento de todas as exigências nele estabelecidas. IV - ter ciência e concordância de que a inexatidão dos itens informados inviabilizará a habilitação da entidade para fins de celebrar o Termo de Cooperação Técnica. 7. DA HABILITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES 7.1. As inscrições serão habilitadas por ordem de inscrição no site do Programa, bem como conferência documental de cada proponente Caberá ao Museu da Família e ao Instituto Cultural Ingá a validação das inscrições.

3 7.3. Após a validação da inscrição será elaborado Termo de Cooperação Técnica prevendo a elaboração de diagnóstico de oportunidades, modelagem e inscrição de projeto cultural nos instrumentos de financiamentos disponíveis no âmbito federal e estadual quando houver, bem como efetuar o pagamento do valor de R$ 6.300,00 a um dos agentes do Programa (Museu da Família ou Instituto Cultural Ingá) - a ser definido quando da formalização do Termo Esse investimento por parte do proponente selecionado será utilizado para custear despesas diversas relativas a customização do museu virtual a ser implantado no prazo de até 60 dias a contar do pagamento, bem como para a contratação de profissionais responsáveis pela elaboração dos projetos técnicos No caso de atendimento inloco, quando solicitado pelo proponente, as despesas relativas a deslocamento e hospedagem da visita serão assumidos pelo proponente e acordados entre as partes previamente Após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, o Instituto Cultural Ingá e Museu da Família efetivarão a inscrição do proponente e município no Programa Primeiro Museu. 8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 8.1. A habilitação, seleção e inscrição no Programa não conferem qualquer direito subjetivo quanto à obtenção de apoio financeiro do Museu da Família ou do Instituto Cultural Ingá A inscrição do proponente implica na prévia e integral concordância com as normas contidas neste Programa Em caso de comprovação de falsidade das informações prestadas, o Instituto Cultural Ingá e o Museu da Família poderão, a qualquer momento, excluir o proponente do processo seletivo, assim como anular o Termo eventualmente firmado Toda e qualquer informação deverá ser encaminhada para o contato@primeiromuseu.org.br Todas as informações complementares do Programa Primeiro Museu constam no site do Programa ( e devem ser declaradas como de conhecimento dos inscritos nesta Chamada Pública Os casos omissos serão apreciados e resolvidos pelo Instituto Cultural Ingá e Museu da Família, ficando desde logo eleito o foro da Comarca de Maringá-PR para dirimir eventuais questões decorrentes desta Chamada Pública. Maringá-PR, 25 de setembro de Orlando Chiqueto Presidente do Instituto Cultural Ingá Regina Pereira Presidente do Museu da Família

4 O Programa Primeiro Museu é uma iniciativa do Museu da Família e do Instituto Cultural Ingá no sentido de promover processos museológicos em pequenas comunidades visando à preservação da memória e do patrimônio cultural local. PREMISSAS A preservação da história, da identidade, do patrimônio cultural e a memória é um direito que deve ser garantido pelo Estado, em cooperação com a comunidade e do cidadão. Os museus comunitários são instituições comprometidas com o direito à memória e necessárias ao desenvolvimento social, e no fortalecimento de uma cidadania responsável e comprometida com a comunidade. Na maioria dos municípios brasileiros, principalmente nos de menor população, tornase urgente a realização de ações e projetos que apoiem a manutenção de suas identidades culturais, pela preservação da memória e salvaguarda de seus patrimônios culturais e referências identitárias. OBJETIVO Apoiar comunidades na implantação de processos museológicos visando à conservação da memória. RESULTADOS O Programa terá como resultado para cada comunidade atendida: 1) Museu comunitário de tipologia virtual implantado; 2) Um projeto cultural para implantação de museu físico, enquadrado nos instrumentos de renúncia fiscal existentes; 3) Capacitação de agentes locais na gestão do projeto PARTICIPAÇÃO Poderão participar do Programa entidades politicas e comunitárias, como Prefeituras, Câmaras Municipais, Associações Civis (sem fins lucrativos), entidades filantrópicas, Instituições de Ensino, Clubes Esportivos, Igrejas, Cooperativas, dentre outros, desde que comprovem vínculo com a comunidade a ser beneficiada. Os museus comunitários poderão atender a todo o município, ou a localidades específicas, como distritos, regiões administrativas ou bairros.

5 PLANO DE TRABALHO FASES 1. Diagnóstico: análise do contexto atual, potencial cultural e histórico e ambiente da comunidade beneficiada e vinculada ao participante; Museu Comunitário (Virtual) 2. Banco de Dados Virtual: implantação de museu digital, através da disponibilização de ferramenta de Banco de Dados para preservação da memória individual, das famílias e da comunidade beneficiada. Prevê capacitação de agentes locais. Museu Comunitário (Físico) 3. Pré-projeto cultural: elaboração de proposta cultural de institucionalização e implantação física do museu comunitário; 4. Formalização do museu comunitário de acordo com a legislação pertinente; 5. Enquadramento: apresentação da proposta junto ao PRONAC (Lei Rouanet), e outros instrumentos de incentivo fiscal; 6. Captação dos recursos: plano de captação e comunicação. 7. Implantação física: obra civil e equipagem; 8. Equipe: capacitação e seleção dos colaboradores; 9. Avaliação final e replanejamento: apresentação da memória e relatório final.

6 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS Fase 1 DIAGNÓSTICO: Esta fase analisará as potencialidades identificadas, estudando as características físicas e históricas e os agentes sociais envolvidos, buscando identificar as oportunidades e as relações possíveis entre agentes sociais, o participante e o projeto, norteando a elaboração do museu comunitário nas fases seguintes. O diagnóstico avaliará as possibilidades de incentivo oferecidas e identificará potenciais parceiros e patrocinadores. Essa fase deve apresentar como resultado um documento básico para discussão com a comunidade. MUSEU COMUNITÁRIO (tipologia virtual) Fase 2 - BANCO DE DADOS VIRTUAL: Implantação de museu virtual, através da disponibilização de ferramenta de Banco de Dados do Museu da Família, para preservação da memória individual, das famílias e da comunidade beneficiada. Serão realizadas palestras e oficinas de capacitação de agentes locais. Nesta fase terá início a sensibilização da comunidade apresentando, de forma sucinta, conceitos gerais sobre o direito à memória, a importância da preservação do patrimônio cultural local, buscando identificar os agentes sociais mais comprometidos com a proposta para integrá-los ao processo. A implantação da Ferramenta Virtual proporcionará a interação da comunidade e com seus valores culturais, sua história coletiva a partir da narrativa da pessoa ou das famílias que a integram. Esta fase deve apresentar como resultado a disponibilização da ferramenta para as famílias e agentes locais, capacitação de pelo menos três agentes locais e um museu comunitário de tipologia virtual funcionando.

7 Fase 3 - PRÉ PROJETO CULTURAL: Elaboração do pré-projeto cultural de implantação do Museu Comunitário, compreendendo a realização de reuniões de trabalho com o ente participante e com a comunidade, a definição dos parâmetros que fundamentarão o conteúdo programático a ser desenvolvido e a subsequente apresentação de versões preliminares para discussão e análise. Esta fase deve proporcionar como resultado um pré-projeto de museografia, um estudo preliminar de arquitetura, conteúdos e temas da expografia, custos e cronograma de implantação, estimados segundo parâmetros locais. Fase 4 FORMALIZAÇÃO: Nesta fase será estudado e elaborado um modelo jurídico da futura entidade museológica, contendo uma proposta de governança a ser apresentada e aprovada pela comunidade. Será apresentada uma minuta do estatuto para aprovação. Esse material dará oportunidade da constituição da nova entidade. Fase 5 ENQUADRAMENTO: Apresentação do projeto cultural ao PRONAC Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), após configuração do mesmo de acordo com as modernas técnicas de modelagem para enquadramento na legislação de renúncia fiscal vigente. Esta fase deve apresentar como resultado o projeto cultural apto à aprovação e captação junto ao PRONAC. Deverá obter também a aprovação junto a outros instrumentos de incentivo de financiamento à cultura quando houver. As aprovações junto aos instrumentos de incentivo poderão ser de forma parcial, contemplando diferentes partes do projeto, conforme cada instrumento. Esta fase inclui as atividades de acompanhamento dos trâmites de aprovação dos projetos nas diversas instâncias de governo e órgãos vinculados. Fase 6 CAPTAÇÃO: Nesta fase será elaborada a estratégia e a campanha de captação de recursos. Será produzido material de divulgação. Os técnicos do Programa organizarão reuniões com possíveis patrocinadores. O projeto será inscrito nos editais de patrocínio existentes. Será disponibilizada a tecnologia do CAPTARTE Programa de Captação de Recursos

8 para Projetos Culturais para potencializar a angariação de recursos ao projeto Museu Comunitário. Fase 7 - IMPLANTAÇÃO FÍSICA: Nesta fase o projeto terá as ações de intervenção física. Serão elaborados os estudos e projetos necessários para a obtenção de licenças em conformidade com a legislação ambiental e observados os aspectos inerentes à implantação da entidade cultural, conforme os incentivos fiscais e urbanísticos pleiteados. Também serão executadas as obras civis, incluindo a construção das unidades administrativas, de apoio ao visitante e expositiva. As exposições de longa duração serão montadas. Poderá ser incluída a montagem de uma biblioteca especializada e a aquisição de acervo. Fase 8 EQUIPE: O processo de seleção e capacitação da equipe da entidade gestora será iniciado. Os cursos de capacitação serão ministrados por especialistas. O processo de seleção dos colaboradores e voluntários poderá ser terceirizado conforme escolha do ente participante. Fase 9 AVALIAÇÃO / REPLANEJAMENTO: Serão elaboradas a memória e a avaliação do projeto, com realização de reunião com o nível diretivo do ente participante, visando à consolidação de resultados e a apresentação de recomendações ao funcionamento do equipamento cultural. Esta fase deverá apresentar como produto um relatório memória do projeto e recomendações para os primeiros cinco anos de funcionamento. Serão elaboradas diretrizes para recuperar os pontos deficientes identificados, e para potencializar as oportunidades. MÉTODO DE TRABALHO Serão estabelecidos contatos quinzenais, específicas de cada fase do projeto, estruturadas e conduzidas pela equipe técnica do Programa. Estes acontecerão de forma virtual, através de s, envios de questionários e relatórios, solicitação de documentação digital (fotos, vídeos, documentos, plantas arquitetônicas, outros), vídeo conferência e ligações telefônicas.

9 Também caberá à equipe técnica do Programa a orientação metodológica, a concepção, coleta e sistematização de dados e informações. As informações produzidas serão discutidas, ordenadas e validadas em uma reunião de consolidação a ser realizada pela equipe do programa e relatadas à direção do ente participante. Havendo necessidade de reuniões presenciais, solicitada pelo ente participante, estas deverão ser realizadas sempre com pauta definida e agendamento prévio. Os custos destas e despesas relativas a deslocamento serão assumidos pelo ente participante. Acontecerão ao final de cada fase ou sempre que necessário. Será apresentado um relatório por etapa, considerando as recomendações dos colaboradores e uma análise circunstanciada das informações obtidas nas etapas anteriores. PROGRAMA DE TRABALHO Fase 1 Metas Detalhamento do programa de trabalho, contendo o passo-a-passo das atividades a serem executadas na fase; Estudo das leis de incentivo, potencialidades e outras fontes de financiamento do projeto; Identificação dos potenciais parceiros e patrocinadores. Duração: 3 semanas Fase 2 Metas Implantação da metodologia do Museu da Família e do Banco de Dados para utilização do participante; Implantação do Museu Virtual da Comunidade; Capacitação dos agentes e usuários locais. Duração: 4 semanas Fase 3 Metas Elaboração de pesquisa histórica; Definição do conceito museológico; Dimensionamento do programa arquitetônico; Elaboração de anteprojeto arquitetônico, orçamento e cronograma; Consulta a comunidade direta; Consolidação do pré-projeto cultural. Duração: 5 semanas

10 Fase 4 Metas Institucionalização da entidade participante; Cadastramento junto aos órgãos públicos; Alvará de funcionamento. Duração: 3 semanas Fase 5 Metas Enquadramento da proposta no PRONAC (Lei Rouanet); Enquadramento do projeto junto a outros instrumentos de financiamento existentes. Duração: 8 semanas Fase 6 Meta Captação de 60% dos valores do projeto básico ou da primeira etapa de implantação. Duração: 6 semanas (estimado) Fase 7 Metas Construção das unidades expositivas, de apoio ao visitante e administrativa; Aquisição de acervo. Montagem da exposição de longa duração; Duração: 24 semanas Fase 8 Metas Seleção da equipe; Capacitação. Duração: 8 semanas Fase 9 Metas Consolidação dos resultados do projeto; Análise e avaliação; Recomendações. Duração: 3 semanas Quaisquer dúvidas poderão ser submetidas ao comitê técnico deste Programa, por meio do primeiromuseu@museudafamilia.org.br. Maringá, 01 de setembro de Orlando Chiqueto Presidente do Instituto Cultural Ingá Regina Pereira Presidente do Museu da Família

Programa Primeiro Museu

Programa Primeiro Museu R E G U L A M E N T O Programa Primeiro Museu O Instituto Cultural Ingá e o Museu da Família, ambos com sede e foro na cidade de Maringá-PR, no cumprimento de seus objetivos institucionais e inspirados

Leia mais

EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL - EAmbJr PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO. EDITAL N.º 1 EAmbJr / DRH , DE 25 DE SETEMBRO DE 2015.

EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL - EAmbJr PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO. EDITAL N.º 1 EAmbJr / DRH , DE 25 DE SETEMBRO DE 2015. EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL - EAmbJr PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO EDITAL N.º 1 EAmbJr / DRH 2015.2, DE 25 DE SETEMBRO DE 2015. EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL (EAmbJr) realizará processo

Leia mais

Chamada Interna nº 01/2019 FOMENTO DE AÇÕES MUSEOLÓGICAS

Chamada Interna nº 01/2019 FOMENTO DE AÇÕES MUSEOLÓGICAS Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Extensão Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura Chamada Interna nº 01/2019 FOMENTO DE AÇÕES MUSEOLÓGICAS A Rede de Museus e Espaços de Ciências

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 16/2018, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

PROCESSO SELETIVO Nº 16/2018, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PROCESSO SELETIVO Nº 16/2018, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO A Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV), entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional

Leia mais

EDITAL CONTÍNUO DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INCENTIVO AO ESPORTE (LEIS FEDERAIS)

EDITAL CONTÍNUO DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INCENTIVO AO ESPORTE (LEIS FEDERAIS) EDITAL CONTÍNUO DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INCENTIVO AO ESPORTE (LEIS FEDERAIS) REGULAMENTO DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INCENTIVO AO ESPORTE (LEI FEDERAL DE INCENTIVO AO ESPORTE) 1. SOBRE O MERCADO LIVRE

Leia mais

EDITAL DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSCAR PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017

EDITAL DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSCAR PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 EDITAL DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSCAR PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 JUSTIFICATIVA Em atenção ao art. 66 e seu parágrafo único do Estatuto Geral da Universidade Federal de São Carlos UFSCar, e

Leia mais

3.1. As inscrições estarão abertas no período de 2 de maio até 29 de junho de A inscrição será realizada em duas etapas:

3.1. As inscrições estarão abertas no período de 2 de maio até 29 de junho de A inscrição será realizada em duas etapas: EDITAL BOLSA DE FOTOGRAFIA ZUM/IMS 2018 O Instituto Moreira Salles, entidade cultural sem fins lucrativos, institui o presente edital, que regulamenta o concurso para selecionar os projetos eleitos à BOLSA

Leia mais

Seleção de projetos Fundação Telefônica Vivo

Seleção de projetos Fundação Telefônica Vivo Seleção de projetos Fundação Telefônica Vivo Edital 2018 São Paulo, 4 de junho de 2018 fundacaotelefonica.org.br/apoio-aos-fundos/ Sumário 1. Objetivo... 04 2. Quem pode participar... 04 3. Pré-requisitos

Leia mais

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PROGRAMA CAIXA DE APOIO A FESTIVAIS DE TEATRO E DANÇA PATROCÍNIO 2012 REGULAMENTO

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PROGRAMA CAIXA DE APOIO A FESTIVAIS DE TEATRO E DANÇA PATROCÍNIO 2012 REGULAMENTO CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PROGRAMA CAIXA DE APOIO A FESTIVAIS DE TEATRO E DANÇA PATROCÍNIO 2012 REGULAMENTO 1. OBJETO 1.1 O presente Regulamento tem por objeto a seleção para patrocínio de projetos de festivais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA IMPLANTAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO VIDA NO TRÂNSITO

Leia mais

EDITAL BOLSA DE FOTOGRAFIA ZUM / IMS 2014

EDITAL BOLSA DE FOTOGRAFIA ZUM / IMS 2014 EDITAL BOLSA DE FOTOGRAFIA ZUM / IMS 2014 O Instituto Moreira Salles, entidade cultural sem fins lucrativos, institui o presente edital, que regulamenta o concurso para selecionar os projetos eleitos à

Leia mais

DIA DO VOLUNTARIADO EDITAL PARA SELEÇÃO DE INSTITUIÇÕES SOCIAIS PARA O 19º DIA DO VOLUNTARIADO. REV.: 04 Pág.: 1 de 7. Data Emissão 12/06/2017

DIA DO VOLUNTARIADO EDITAL PARA SELEÇÃO DE INSTITUIÇÕES SOCIAIS PARA O 19º DIA DO VOLUNTARIADO. REV.: 04 Pág.: 1 de 7. Data Emissão 12/06/2017 REV.: 04 Pág.: 1 de 7 A Manaus Ambiental torna público a abertura das inscrições para a seleção de Instituições Sociais de forma a atender o 19º Dia do Voluntariado da concessionária de Água do município.

Leia mais

JORNAL OFICIAL DO MUNICÍPIO DE FREI MARTINHO-PB PREFEITURA MUNICIPAL DE FREI MARTINHO Lei Municipal Nº 41/1967, de 22 de julho de 1967.

JORNAL OFICIAL DO MUNICÍPIO DE FREI MARTINHO-PB PREFEITURA MUNICIPAL DE FREI MARTINHO Lei Municipal Nº 41/1967, de 22 de julho de 1967. JORNAL OFICIAL DO MUNICÍPIO DE FREI MARTINHO-PB PREFEITURA MUNICIPAL DE FREI MARTINHO Lei Municipal Nº 41/1967, de 22 de julho de 1967. ATOS DO GABINETE DO PREFEITO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO

Leia mais

O prazo de vigência do contrato será de até 02 (dois) anos podendo ser estendido por prazo não superior a do contrato celebrado com a Setre.

O prazo de vigência do contrato será de até 02 (dois) anos podendo ser estendido por prazo não superior a do contrato celebrado com a Setre. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL NUMERO 01/2019 PARA O CENTRO PUBLICO DE ECONOMIA SOLIDARIA DO BAIXO SUL DO INSTITUTO DE GESTÃO E POLÍTICAS SOCIAIS - ORGANIZAÇÃO SOCIAL, NO ESTADO

Leia mais

EDITAL CONTÍNUO DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INCENTIVO À CULTURA - LEI ROUANET REGULAMENTO DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INCENTIVO À CULTURA - LEI ROUANET

EDITAL CONTÍNUO DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INCENTIVO À CULTURA - LEI ROUANET REGULAMENTO DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INCENTIVO À CULTURA - LEI ROUANET EDITAL CONTÍNUO DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INCENTIVO À CULTURA - LEI ROUANET REGULAMENTO DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INCENTIVO À CULTURA - LEI ROUANET 1. SOBRE O MERCADO LIVRE 1.1 O Mercado Livre é um ecossistema

Leia mais

saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e

saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e Cotação Prévia de Preço Nº. 27/2016 Convênio Nº 811902/2014 - MTE/SENAES CAMP Projeto: Economia Solidária e População em Situação de Rua: estratégias de valorização do saber-fazer a partir da inclusão

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Apresentar relatórios periódicos das atividades realizadas ou sempre que demandada;

TERMO DE REFERÊNCIA. Apresentar relatórios periódicos das atividades realizadas ou sempre que demandada; TERMO DE REFERÊNCIA REF.: Contratação de serviços de Pessoa Jurídica para Serviços de Apoio Administrativo do Projeto Criando Oportunidades, convênio 033/2017 (6º aditivo) entre a STDS e o Instituto IDEAR.

Leia mais

Conheça o regulamento do Fundo Social. Juntos pelo desenvolvimento da região.

Conheça o regulamento do Fundo Social. Juntos pelo desenvolvimento da região. Sicredi União RS Conheça o regulamento do Fundo Social. Juntos pelo desenvolvimento da região. REGULAMENTO DO FUNDO SOCIAL DA SICREDI UNIÃO RS A Assembleia Geral Ordinária, de 17 de abril de 2019, amparada

Leia mais

ECOS EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 006/2018

ECOS EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 006/2018 ECOS EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 006/208 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE COORDENADORES, AGENTES COMUNITÁRIOS E TÉCNICOS PARA O PROJETO REDES URBANAS

Leia mais

Edital de Chamada Pública para Modernização de Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura

Edital de Chamada Pública para Modernização de Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura Diretoria do Livro, Leitura e Literatura e Bibliotecas Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas de Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura - 2013 ANEXO I FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PESSOA FÍSICA Nome

Leia mais

REGULAMENTO JUNTOS PELO BEM SICREDI FRONTEIRA SUL RS

REGULAMENTO JUNTOS PELO BEM SICREDI FRONTEIRA SUL RS REGULAMENTO JUNTOS PELO BEM SICREDI FRONTEIRA SUL RS 1. OBJETIVO: Com o objetivo de promover ações e projetos voltados para as comunidades da área de atuação da Sicredi Fronteira Sul RS, contribuindo para

Leia mais

1. DO OBJETO: 2. ESPECIFICAÇÕES:

1. DO OBJETO: 2. ESPECIFICAÇÕES: Cotação Prévia de Preço n 28/2016 Convênio nº 792864/2012 MTE/CAMP. Projeto: Fortalecimento e Expansão das Iniciativas de Fundos Solidários na Região Sul Critério: Menor Preço e Melhor Técnica. Cotação

Leia mais

Comprovar residência no Estado para o qual está se candidatando;

Comprovar residência no Estado para o qual está se candidatando; TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01/2013, de 09 de agosto de 2013 Seleção de Orientadores de Aprendizagem do projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para agentes comunitários

Leia mais

Patrocínio a Projetos Relativos ao Patrimônio Histórico e Arqueológico Brasileiro

Patrocínio a Projetos Relativos ao Patrimônio Histórico e Arqueológico Brasileiro Patrocínio a Projetos Relativos ao Patrimônio Histórico e Arqueológico Brasileiro O BNDES é hoje o maior patrocinador de ações de preservação do patrimônio histórico e arqueológico brasileiro. Desde 1997,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EDITAL Nº 04, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR BOLSISTA DO NÚCLEO DE LÍNGUAS (NUCLI) DO PROGRAMA IDIOMAS SEM

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 072/2014

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 072/2014 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 072/2014 O Instituto Agropolos do Ceará (IAC), entidade de direito privado e sem fins lucrativos, inscrito no CNPJ sob nº 04.867.567/0001-10, qualificado como Organização

Leia mais

EDITAL DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSCAR PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2017

EDITAL DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSCAR PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 EDITAL DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSCAR PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 JUSTIFICATIVA O estatuto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Capítulo 1, artigo 3º define como finalidade da UFSCar

Leia mais

CADASTRO DE PALESTRANTES, INSTRUTORES E MENTORES EDITAL 01/2019

CADASTRO DE PALESTRANTES, INSTRUTORES E MENTORES EDITAL 01/2019 CADASTRO DE PALESTRANTES, INSTRUTORES E MENTORES EDITAL 01/2019 O Presidente do PORTO SOCIAL, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições

Leia mais

4. DA INSCRIÇÃO E DA DOCUMENTAÇÃO

4. DA INSCRIÇÃO E DA DOCUMENTAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE COORDENADORES E AGENTES SOCIAIS PARA O PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE-PELC Três Rios - Processo: UFF/Ministério

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES, EDITAL Nº 13/ 2019.

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES, EDITAL Nº 13/ 2019. PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES, EDITAL Nº 13/ 2019. O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

I Edital para Propostas de Minicursos de Formação e Capacitação de Profissionais de Museus MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

I Edital para Propostas de Minicursos de Formação e Capacitação de Profissionais de Museus MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal I Edital para Propostas de Minicursos de Formação e Capacitação de Profissionais de Museus MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal 1. APRESENTAÇÃO O I Edital para Propostas de Minicursos de Formação e Capacitação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 19/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 19/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 19/2018 A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins FAPTO, personalidade jurídica de direito privado, CNPJ: 06.343.763/0001-11, situada à Orla 14, Praia da

Leia mais

EDITAL UFMS/PROPP N 103, DE 03 DE AGOSTO DE 2017.

EDITAL UFMS/PROPP N 103, DE 03 DE AGOSTO DE 2017. EDITAL UFMS/PROPP N 103, DE 03 DE AGOSTO DE 2017. A, por meio do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para

Leia mais

A contratação de shows artísticos difere de demais forma de contratação e será de acordo com a Lei Federal nº 8666/93.

A contratação de shows artísticos difere de demais forma de contratação e será de acordo com a Lei Federal nº 8666/93. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE BANDAS MUSICAIS DENTRO DA PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA DURANTE A MAREJADA AVENTURA PELOS MARES DO MUNDO 2015 MODALIDADE: SELEÇÃO DE PROJETOS

Leia mais

EDITAL PRÊMIO MEMORIAL DIGITAL

EDITAL PRÊMIO MEMORIAL DIGITAL EDITAL PRÊMIO MEMORIAL DIGITAL EDITAL DE INFRAESTRUTURA DE LABORATÓRIOS DE REPRODUÇÃO DE ACERVOS MEMORIAIS DE INSTITUIÇÕES COMPROMETIDAS COM POLÍTICAS DE DIGITALIZAÇÃO A REDE MEMORIAL e a PETROBRAS tornam

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA nº. 02/2014 SERVIÇO DE PESSOA JURÍDICA / SISTEMA WEB

COTAÇÃO PRÉVIA nº. 02/2014 SERVIÇO DE PESSOA JURÍDICA / SISTEMA WEB Rua Francílio Dourado, 11 - Sala 10 Água Fria - Fortaleza, Ceará, Brasil CEP: 60813-660 Telefone: +55 (85) 3114.9658 http://abraca.autismobrasil.org/ COTAÇÃO PRÉVIA nº. 02/2014 SERVIÇO DE PESSOA JURÍDICA

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA REF.:

TERMO DE REFERÊNCIA REF.: TERMO DE REFERÊNCIA REF.: Contratação de serviços de Pessoa Jurídica para Supervisão Operacional na execução do Projeto Criando Oportunidades, Termo de Colaboração N 017/2018, firmado entre a STDS e o

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS EDITAL Nº. 117/2018 1º FASE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÕES DE VAGAS DE ESTÁGIO 2º FASE PROCESSO SELETIVO CANOAS PARA ESTÁGIO NÍVEISMÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR O Município de Canoas, pessoa jurídica de

Leia mais

EDITAL Curso Educando para a Transparência Processo Seletivo para Organizações da Sociedade Civil 2019

EDITAL Curso Educando para a Transparência Processo Seletivo para Organizações da Sociedade Civil 2019 EDITAL Curso Educando para a Transparência Processo Seletivo para Organizações da Sociedade Civil 2019 APRESENTAÇÃO Acreditando no importante papel que as Organizações da Sociedade Civil têm junto à sociedade

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE JOVENS PARA AQUISIÇÃO GRATUITA DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO-CNH MINHA PRIMEIRA CARTEIRA

EDITAL DE SELEÇÃO DE JOVENS PARA AQUISIÇÃO GRATUITA DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO-CNH MINHA PRIMEIRA CARTEIRA EDITAL 002 / 2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE JOVENS PARA AQUISIÇÃO GRATUITA DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO-CNH MINHA PRIMEIRA CARTEIRA A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE EMPREENDEDORES PARA PRÉ-INCUBAÇÂO NA INCUBADORA TECNOLÓGICA ULBRATECH MANAUS 001/2018

EDITAL PARA SELEÇÃO DE EMPREENDEDORES PARA PRÉ-INCUBAÇÂO NA INCUBADORA TECNOLÓGICA ULBRATECH MANAUS 001/2018 EDITAL PARA SELEÇÃO DE EMPREENDEDORES PARA PRÉ-INCUBAÇÂO NA 001/2018 O Centro Universitário Luterano de Manaus CEULM/ULBRA, mantido pela Associação Educacional Luterana do Brasil AELBRA, localizado na

Leia mais

Edital nº 53, de 30 janeiro de 2017 Processo Seletivo Cursinho Popular IFSP-SRT 2017

Edital nº 53, de 30 janeiro de 2017 Processo Seletivo Cursinho Popular IFSP-SRT 2017 Edital nº 53, de 30 janeiro de 2017 Processo Seletivo Cursinho Popular IFSP-SRT 2017 O Diretor Geral do Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, de acordo com as disposições

Leia mais

Edital Projeto Pediatra Solidário - 01/2016

Edital Projeto Pediatra Solidário - 01/2016 Edital Projeto Pediatra Solidário - 01/2016 Seleção pública de entidades sociais para parceria com a Sociedade de Pediatria do Distrito Federal Projeto Pediatra Solidário A Sociedade de Pediatria do Distrito

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2016 EDITAL PERMANENTE DE CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS PARA COMERCIALIZAÇÃO/INTERMEDIAÇÃO NO USO DE ESPAÇOS DO

CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2016 EDITAL PERMANENTE DE CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS PARA COMERCIALIZAÇÃO/INTERMEDIAÇÃO NO USO DE ESPAÇOS DO CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2016 EDITAL PERMANENTE DE CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS PARA COMERCIALIZAÇÃO/INTERMEDIAÇÃO NO USO DE ESPAÇOS DO CENTRO DE CONVENÇÕES DO PARQUE TECNOLÓGICO DE SOROCABA A EMPRESA MUNICIPAL

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO LIVRE DE EXTENSÃO ENSINO DE LÓGICA E ALGORITMO COM ÊNFASE NA PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES, EDITAL Nº 12/ 2019.

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO LIVRE DE EXTENSÃO ENSINO DE LÓGICA E ALGORITMO COM ÊNFASE NA PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES, EDITAL Nº 12/ 2019. PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO LIVRE DE EXTENSÃO ENSINO DE LÓGICA E ALGORITMO COM ÊNFASE NA PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES, EDITAL Nº 12/ 2019. O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

CURSO ELETRICISTA DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA PROCESSOSELETIVO- CURSOSTÉCNICOS

CURSO ELETRICISTA DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA PROCESSOSELETIVO- CURSOSTÉCNICOS 04/2019 CURSO ELETRICISTA DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA Página 1 de 7 A Gerente do Centro de Formação Profissional do SENAI João Ribeiro CFP de Taquaralto, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO CIENTÍCO E TECNOLÓGICO DO TOCANTINS NÚCLEO DE PESSOAS EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA Nº 34/2019

FUNDAÇÃO DE APOIO CIENTÍCO E TECNOLÓGICO DO TOCANTINS NÚCLEO DE PESSOAS EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA Nº 34/2019 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA Nº 34/2019 A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins Fapto, CNPJ: 06.343.763/0001-11, situada à Orla 14, Praia da Graciosa, Av. Parque, QI. 04, Lote 03, Palmas

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017

PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPGI COORDENADORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017 A Pró-Reitoria de

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM Edital Nº 01/2017

CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM Edital Nº 01/2017 Tecnologias Emergentes - 1 CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM Edital Nº 01/2017 A coordenadora do Projeto de Extensão TECNOLOGIAS EMERGENTES A SEVIÇO DA APRENDIZAGEM, aprovado

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA DE COORDENADOR E PROFESSOR(A) PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA.

SELEÇÃO PÚBLICA DE COORDENADOR E PROFESSOR(A) PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA. UNIVERSIDADE SANTA URSULA - USU PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ACADÊMICOS - PRGA EDITAL N.2/2017 SELEÇÃO PÚBLICA DE COORDENADOR E PROFESSOR(A) PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 1.

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS EDITAL Nº. 118/2018 1º FASE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÃO DE VAGAS DE ESTÁGIO 2º FASE- PROCESSO SELETIVO DE CANOAS PARA ESTÁGIO - NÍVEL SUPERIOR O Município de Canoas, pessoa jurídica de Direito Público

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI EDITAL DEF Nº 01/2017 SELEÇÃO DE MONITOR REMUNERADO DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL, DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI, CAMPUS JK O

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA DE PROFESSORES(AS) PARA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA.

SELEÇÃO PÚBLICA DE PROFESSORES(AS) PARA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA. UNIVERSIDADE SANTA URSULA - USU PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ACADÊMICOS - PRGA EDITAL N.02/2018 SELEÇÃO PÚBLICA DE PROFESSORES(AS) PARA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA. 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

1.3 A inscrição no Processo Seletivo e efetivação da matrícula no curso implica na aceitação de todas as disposições expressas neste Edital.

1.3 A inscrição no Processo Seletivo e efetivação da matrícula no curso implica na aceitação de todas as disposições expressas neste Edital. Página 1 de 7 13/2017 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL A Gerente do Centro de Formação Profissional de Taquaralto (Posto Avançado de Porto Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento

Leia mais

CENTRO DE LÍNGUAS INTERCULTURALIDADE CONCESSÃO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

CENTRO DE LÍNGUAS INTERCULTURALIDADE CONCESSÃO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 CENTRO DE LÍNGUAS INTERCULTURALIDADE CONCESSÃO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO A Direção do Centro de Línguas e Interculturalidade faz

Leia mais

Rotary Club de Ponta Grossa Alagados Distrito 4730 de Rotary International REGULAMENTO PARA RECEBER SUBSÍDIOS PARA PROJETOS

Rotary Club de Ponta Grossa Alagados Distrito 4730 de Rotary International REGULAMENTO PARA RECEBER SUBSÍDIOS PARA PROJETOS Rotary Club de Ponta Grossa Alagados Distrito 4730 de Rotary International REGULAMENTO PARA RECEBER SUBSÍDIOS PARA PROJETOS EXPO&FLOR 6ª Edição - 2016 Princípios Gerais Artigo 1 O presente regulamento

Leia mais

EDITAL Nº 001/2019 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO. O presente edital regulamenta o processo para inscrição no INICIA.

EDITAL Nº 001/2019 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO. O presente edital regulamenta o processo para inscrição no INICIA. Página 1 EDITAL Nº 001/2019 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO O presente edital regulamenta o processo para inscrição no INICIA. 1. INTRODUÇÃO O INICIA é mais uma iniciativa da Associação de Desenvolvimento Econômico

Leia mais

EDITAL PF no. 002/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA

EDITAL PF no. 002/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA EDITAL PF no. 002/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

4º EDITAL AÇÕES DE PREVENÇÃO E ADVOCACY RELACIONADOS À EPIDEMIA DE IST/HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS.

4º EDITAL AÇÕES DE PREVENÇÃO E ADVOCACY RELACIONADOS À EPIDEMIA DE IST/HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS. 4º EDITAL - 2018 AÇÕES DE PREVENÇÃO E ADVOCACY RELACIONADOS À EPIDEMIA DE IST/HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS. 1. Apresentação O Fundo Nacional de Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil que trabalham

Leia mais

EDITAL UNIARP/SAE n.º002/2017

EDITAL UNIARP/SAE n.º002/2017 1 EDITAL UNIARP/SAE n.º002/2017 Regulamenta os critérios para Concessão de Bolsas de Pesquisa e Extensão do Programa do Fundo de Apoio a Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior FUMDES (Artigo

Leia mais

PROGRAMA ALÉM DOS MUROS

PROGRAMA ALÉM DOS MUROS PROGRAMA ALÉM DOS MUROS Regulamento para inscrição de projetos O Instituto Positivo (IP) é uma organização sem fins lucrativos, que tem o objetivo de gerenciar as atividades de investimento social do Grupo

Leia mais

Edital 03/2012. Participação em Eventos Científicos Internacionais

Edital 03/2012. Participação em Eventos Científicos Internacionais Edital 03/2012 Participação em Eventos Científicos Internacionais A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, FINATEC, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, tendo por finalidades

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA 16º SENADEN E 13º SINADEn

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA 16º SENADEN E 13º SINADEn ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM - ABEn Seção Santa Catarina EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA 16º SENADEN E 13º SINADEn Dispõe sobre a oferta de vagas para acadêmicos de graduação em enfermagem para

Leia mais

EDITAL Nº 03/ DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

EDITAL Nº 03/ DAS DISPOSIÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM EDITAL Nº 03/2019 EDITAL

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL DO PROJETO EDITAL Nº 004/2018

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL DO PROJETO EDITAL Nº 004/2018 CNPJ Nº 07363664/0001-64 Fundado em 15 de março de 2005 Reconhecido de Utilidade Pública Municipal - Lei Nº. 1.344/2006 Reconhecido de Utilidade Pública Estadual Lei Nº 10.632/2007 Organização Social -

Leia mais

REGULAMENTO DE INSCRIÇÕES DE PROJETOS SOCIAIS ACTIVE CITIZENS

REGULAMENTO DE INSCRIÇÕES DE PROJETOS SOCIAIS ACTIVE CITIZENS REGULAMENTO DE INSCRIÇÕES DE PROJETOS SOCIAIS ACTIVE CITIZENS As inscrições de projetos sociais da Active Citizens são destinadas à ONGs, movimentos, coletivos sociais e pessoas capacitadas pela metodologia

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EDITAL 2019/01

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EDITAL 2019/01 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EDITAL 2019/01 A (PROGRAD), através de sua Coordenação de Atividades Formativas e Estágios (COAFE), torna público o edital para submissão de propostas de Planos Departamentais

Leia mais

EDITAL Nº 001/INNE/ PRÉ-INCUBAÇÃO DE NEGÓCIOS

EDITAL Nº 001/INNE/ PRÉ-INCUBAÇÃO DE NEGÓCIOS EDITAL Nº 001/INNE/2017 - PRÉ-INCUBAÇÃO DE NEGÓCIOS A INNE - Incubadora de Negócios, laboratório do Curso de Administração, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, torna público que estão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM REGIONAL GOIÂNIA. EDITAL N o 001/2019

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM REGIONAL GOIÂNIA. EDITAL N o 001/2019 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM REGIONAL GOIÂNIA EDITAL N o 001/2019 A Coordenação do Centro Regional de Referência para formação permanente sobre Drogas da

Leia mais

EDITAL Nº 14/2018 (RETIFICADO EM 30 DE ABRIL DE 2018)

EDITAL Nº 14/2018 (RETIFICADO EM 30 DE ABRIL DE 2018) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

Regulamento do Fundo Social. Sicredi Ouro Verde MT

Regulamento do Fundo Social. Sicredi Ouro Verde MT Regulamento do Fundo Social Área Responsável Gerência de Relacionamento / Diretoria Executiva Substitui e revoga Versão: 1.0 Abrangência Externo Período de Vigência De: 2017 Sumário 1 INTRODUÇÃO... 3 2

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO INTRODUÇÃO À SEGURANÇA DO TRABALHO, NA MODALIDADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) - EDITAL Nº 08/ 2018.

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO INTRODUÇÃO À SEGURANÇA DO TRABALHO, NA MODALIDADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) - EDITAL Nº 08/ 2018. PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO INTRODUÇÃO À SEGURANÇA DO TRABALHO, NA MODALIDADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) - EDITAL Nº 08/ 2018. O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

EDITAL Nº 425/2018 1º FASE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÕES DE VAGAS DE ESTÁGIO 2º FASE PROCESSO SELETIVO CANOAS

EDITAL Nº 425/2018 1º FASE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÕES DE VAGAS DE ESTÁGIO 2º FASE PROCESSO SELETIVO CANOAS EDITAL Nº 425/2018 1º FASE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÕES DE VAGAS DE ESTÁGIO 2º FASE PROCESSO SELETIVO CANOAS PARA ESTÁGIO NÍVEIS MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR O Município de Canoas, pessoa jurídica de

Leia mais

EDITAL UNIARP/SAE n.º002/2015

EDITAL UNIARP/SAE n.º002/2015 1 EDITAL UNIARP/SAE n.º002/2015 Regulamenta os critérios para Concessão de Bolsas de Pesquisa e Extensão do Programa do Fundo de Apoio a Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior FUMDES (Artigo

Leia mais

EDITAL Nº 07/2018 Conviver/SE/UFPR

EDITAL Nº 07/2018 Conviver/SE/UFPR EDITAL Nº 07/2018 Conviver/SE/UFPR Processo seletivo simplificado para tutoras/es de apoio ao curso APRENDENDO A CONVIVER: Estratégias de Enfrentamento à Violência na Escola A (UFPR), por meio do Curso

Leia mais

EDITAL PF no. 005/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA

EDITAL PF no. 005/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA EDITAL PF no. 005/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Instituto Universidade Virtual Edital Nº 01/2019 da Coordenação do Curso de Licenciatura em Física à distância da UFC Cadastro de Candidatos a tutoria

Leia mais

EDITAL 023/2017. Dispõe sobre o processo de transferência externa /1 para os cursos de nível superior do IFSUL - Câmpus Passo Fundo

EDITAL 023/2017. Dispõe sobre o processo de transferência externa /1 para os cursos de nível superior do IFSUL - Câmpus Passo Fundo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO EDITAL 023/2017 Dispõe sobre o processo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS Nº 001/2017 PET-CONEXÕES CULTURA/UFES

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS Nº 001/2017 PET-CONEXÕES CULTURA/UFES EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS Nº 001/2017 PET-CONEXÕES CULTURA/UFES A Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões Cultura, Profª. Drª. Larissa Fabricio Zanin da Universidade Federal do Espírito Santo,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA REF.:

TERMO DE REFERÊNCIA REF.: TERMO DE REFERÊNCIA REF.: Contratação de serviços de Assessoria Técnica Pedagógica do Projeto Criando Oportunidades, Termo de Colaboração N 017/2018 entre a STDS e o Instituto IDEAR. 1. DO OBJETO Contratação

Leia mais

PROJETO BEM VIVER PARA AÇÃO 2 MOVIMENTO PARA EDITAL N 02/2018 Unesp/SANTANDER

PROJETO BEM VIVER PARA AÇÃO 2 MOVIMENTO PARA EDITAL N 02/2018 Unesp/SANTANDER PROJETO BEM VIVER PARA TOD@S AÇÃO 2 MOVIMENTO PARA TOD@S EDITAL N 02/2018 Unesp/SANTANDER Propostas para apoio à realização de atividades físicas nas Unidades por meio do Núcleo de Movimento e Inclusão

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO LIVRE DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO DIGITAL, EDITAL Nº 16/ 2018.

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO LIVRE DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO DIGITAL, EDITAL Nº 16/ 2018. PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO LIVRE DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO DIGITAL, EDITAL Nº 16/ 2018. O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano- Campus Petrolina,

Leia mais

EDITAL N 052/2014 INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE GESTOR DE POLO PARA O PROJETO UNIVERSIDADE PARA TODOS

EDITAL N 052/2014 INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE GESTOR DE POLO PARA O PROJETO UNIVERSIDADE PARA TODOS Secretaria da Educação do Estado da Bahia Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior CODES Coordenação de Ações Afirmativas CAA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB Pró-Reitoria de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÕES CULTURA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÕES CULTURA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS Nº 001/2018 PET-CONEXÕES CULTURA/UFES A Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões Cultura, Profª. Drª. Larissa Fabricio Zanin da Universidade Federal do Espírito Santo,

Leia mais

Especialista/Pós-graduado

Especialista/Pós-graduado PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO A Presidente da Fundação Universitária de Itaperuna - FUNITA, mantenedora do Instituto Superior de Educação do Município de ltaperuna - ISEMI, com sede na Rua Luis Carlos

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTORES(AS) PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) NA MODALIDADE À DISTÂNCIA DA USU.

SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTORES(AS) PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) NA MODALIDADE À DISTÂNCIA DA USU. UNIVERSIDADE SANTA URSULA - USU PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ACADÊMICOS - PRGA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NEAD EDITAL N.1/2017 SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTORES(AS) PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR EM FLUXO CONTÍNUO

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR EM FLUXO CONTÍNUO FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR EM FLUXO CONTÍNUO EDITAL N.º 04/2017 - FIOCRUZ/DIREH, de 18 de dezembro

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO CESED CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACISA PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES UNIFACISA EDITAL Nº.

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO CESED CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACISA PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES UNIFACISA EDITAL Nº. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO CESED CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACISA PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES UNIFACISA EDITAL Nº. 068/2019 A Reitora do Centro Universitário Unifacisa torna público

Leia mais

EDITAL N º 004/ PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR BOLSISTA DO NÚCLEO DE LÍNGUAS (NUCLI-IsF) DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS (IsF)

EDITAL N º 004/ PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR BOLSISTA DO NÚCLEO DE LÍNGUAS (NUCLI-IsF) DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS (IsF) EDITAL N º 004/ 2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR BOLSISTA DO NÚCLEO DE LÍNGUAS (NUCLI-IsF) DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS (IsF) A Coordenadora Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7646 Normas do Processo

Leia mais

EDITAL N.º 08/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

EDITAL N.º 08/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE CAMPUS HORIZONTE EDITAL N.º 08/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO

Leia mais

EDITAL nº 020/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO

EDITAL nº 020/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO EDITAL nº 020/15 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E

Leia mais

EDITAL N 050/2014 INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE PROFESSOR ESPECIALISTA PARA O PROJETO UNIVERSIDADE PARA TODOS

EDITAL N 050/2014 INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE PROFESSOR ESPECIALISTA PARA O PROJETO UNIVERSIDADE PARA TODOS Secretaria da Educação do Estado da Bahia Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior CODES Coordenação de Ações Afirmativas CAA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB Pró-Reitoria de

Leia mais

atender a equipe do projeto. Termo de Fomento Nº / MTE/SENAES - CAMP

atender a equipe do projeto. Termo de Fomento Nº / MTE/SENAES - CAMP Cotação Prévia de Preço n 02/2018 Termo de Fomento Nº 852621/2017 - MTE/SENAES - CAMP Projeto: Constituição da Rede Ubuntu de Cooperação Solidária. Critério: Menor Preço (Menor taxa de administração/ maior

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA DE PROFESSORES(AS) PARA CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO.

SELEÇÃO PÚBLICA DE PROFESSORES(AS) PARA CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO. UNIVERSIDADE SANTA URSULA - USU PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ACADÊMICOS - PRGA EDITAL N.02/2018 SELEÇÃO PÚBLICA DE PROFESSORES(AS) PARA CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO. 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 13/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 13/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 13/2018 A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins FAPTO, personalidade jurídica de direito privado, CNPJ: 06.343.763/0001-11, situada à Orla 14, Praia da

Leia mais