POLÍTICA DE SUITABILITY

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POLÍTICA DE SUITABILITY"

Transcrição

1 POLÍTICA DE SUITABILITY

2 2 INTRODUÇÃO A presente Política e Procedimentos para o Processo de Suitability ( Política ) estabelece os procedimentos a serem adotados pela Azimut Brasil Wealth Management Ltda. ( AZBWM ) para a verificação da adequação do investimento em ativos financeiros e de crédito sujeitos à fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários e/ou Banco Central do Brasil pretendidos por investidores a seus respectivos perfis de investimentos ( Suitability ), inclusive em atendimento ao Código da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais de Regulação e Melhores Práticas para Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro no Mercado Doméstico. Assim, o objetivo desta Política é não somente criar mecanismos de controle e padronização na execução das regras de Suitability determinadas pela legislação em vigor, mas também como forma de alinhar a AZBWM aos mais altos padrões com relação à administração de recursos de terceiros, seja por meio de carteiras administradas, seja por meio de fundos de investimento. Neste sentido, a AZBWM, por meio das respectivas áreas de Compliance/Jurídico e Gestão, desenvolveram a presente Política, como guia de procedimentos obrigatórios destinados à área de gestão para a avaliação do perfil de investimento dos clientes de carteiras administrada pela AZBWM, seja o produto no modelo discricionário ou não. CAPÍTULO 1 - DA VERIFICAÇÃO DO PERFIL DO INVESTIDOR O processo de verificação do perfil do investidor envolve a área de gestão da AZBWM e tem o objetivo de identificar todas as informações relevantes da situação financeira e perfil de risco do investidor, de maneira que as sugestões de alocação sejam adequadamente individualizadas. Tais informações devem ser coletadas pela área por meio do preenchimento obrigatório do Cadastro de Cliente, cujas informações serão posteriormente utilizadas para a elaboração da Política de Investimentos do Investidor, que, junto do Cadastro de Cliente, servirá de base para o monitoramento da equipe de gestão quanto à adequação do portfólio de cada um dos investidores. Neste sentido, o Cadastro de Cliente conterá ao menos as seguintes informações de cada um dos potenciais investidores, a saber: 1) Nome do investidor; 2) Patrimônio líquido do investidor; 3) Perfil de investimento, isto é, (i) conservador, (ii) moderado e (iii) arrojado;

3 3 4) Rentabilidade alvo; 5) Custo de oportunidade; 6) Necessidade de saques periódicos; 7) Objetivos de utilização dos recursos; 8) Percentual mínimo de recursos disponíveis prontamente; 9) Demandas específicas, como restrição a fundos de investimento ou classes de ativos; 10) Descritivo da experiência anterior do cliente com investimentos; e 11) Informações sobre a carteira atual do investidor. Além da geração e manutenção do Cadastro de Cliente, a AZBWM atentará para os seguintes tipos de clientes: Clientes de integridade ou honestidade questionáveis; Clientes que recusem ou dificultem o fornecimento de informações ou documentação requerida; Clientes relacionados com comércio reconhecido como de origem duvidosa ou cuja receita atribuída ao negócio seja, em primeiro momento, incompatível com o tipo de negócio; Clientes que demonstrem descaso ou não se preocupem com datas de resgate, taxas e tarifas, acarretando perdas nos rendimentos; Para pessoas jurídicas, deve-se observar a linha de produção, analisando instalações, volume de produção e equipamentos; Para pessoas físicas, sempre que possível, é importante que se visite os clientes em seu escritório comercial para constatar a natureza de suas atividades e fontes de receitas; Clientes que oferecem caixinhas, gorjetas ou propinas para que as operações se realizem; e Contas de clientes idosos, ou ingênuos, controladas por não familiares.

4 4 É de responsabilidade do Comitê de Compliance da AZBWM manter atualizados todos os dados e documentos referentes a clientes, inclusive as informações relativas ao cumprimento das regras contidas na Instrução CVM nº 301, de 16 de abril de 1999, conforme alterada, cabendo-lhe, ainda, verificar a aprovação do cliente e a aposição dos vistos e carimbos pertinentes nas respectivas fichas cadastrais. É de responsabilidade do Comitê de Compliance da AZBWM verificar, periodicamente, a regularidade do Cadastro de Cliente, assim compreendidos os dados, informações e documentos relativos aos clientes, em atendimento às normas pertinentes Objetivo de retorno (itens 3 a 5) As informações coletadas para esta seção deverão servir como base para identificação da expectativa do investidor em relação ao retorno de seus investimentos. O processo de análise implica na revisão das expectativas do investidor, de maneira a adequá-las às condições vigentes de mercado e à sua situação financeira. Os itens 3 e 4 acima têm como objetivo enquadrar o investidor em perfis de investimento genéricos, que forneçam informações sobre a expectativa do investidor em relação ao seu patrimônio, quais sejam, (i) ultraconservador, cujo objetivo é apenas a preservação de capital por meio da manutenção do poder de compra, com nível de risco e prazo possivelmente menores; (ii) conservador, cujo objetivo é a preservação de capital com algum ganho real de rentabilidade, com baixo nível de risco e liquidez relativamente alta; (iii) moderado, cujo objetivo é o crescimento de capital, o que implica em rentabilidade acima da inflação somada a uma taxa de juros real, com prazo e risco maiores do que os perfis anteriores; (iv) arrojado, cujo objetivo é o crescimento relativamente alto de capital, o que implica remunerar o capital sem considerar um indicador específico, pressupondo prazo e risco maiores; e(v) agressivo, cujo objetivo é o retorno total, com os mais altos níveis de risco e prazo. Além disso, é definido para cada perfil limites de volatilidades anualizados, utilizando os últimos doze meses de dados. Estes limites são: (i) até 1% (um por cento) para perfil conservador, (ii) até 4% (quatro por cento) para o perfil moderado; e (iii) até 9% (nove por cento) para perfil arrojado. Este último limite estabelecido poderá ser ultrapassado, desde que mediante expresso consentimento do investidor. O item 5 deverá ser utilizado para alinhamento das expectativas em relação ao indicador que o investidor considera mais adequado para comparação dos seus investimentos.

5 Política de liquidez (itens 6 a 8) Um dos aspectos mais relevantes da análise do perfil de risco é a necessidade de identificação das restrições quanto à liquidez do investidor. E, por tal razão, é fundamental que a área de gestão identifique o fluxo de caixa ideal, bem como a parcela necessária para situações emergenciais (rainy day) do investidor. O item 7 deverá ser utilizado para detalhar os objetivos e prazo estimado de utilização dos recursos, de forma a permitir a análise das características esperadas para cada período. Assim, o portfólio do investidor pode ser estruturado de maneira a contemplar os flucos de caixas relevantes com o devido alinhamento entre risco e retorno Demandas específicas (item 9) Neste item, a AZBWM arguirá o investidor a respeito de determinadas especificidades que possam ser relevantes para a elaboração de uma política de investimentos individualizada. O objetivo deste quesito é entender de que forma a experiência anterior afeta a tomada de decisões do investidor hoje e como ela influenciará na construção de seu portfólio pela AZBWM Carteira atual (item 10) Além de fornecer informações para a sugestão de alocação, esta seção fornece subsídios para a análise da área de gestão a respeito da expectativa do investidor, se esta seção estiver alinhada com seu perfil de risco e retorno esperado dos investimentos atuais Definição da política de investimentos do investidor No caso dos clientes de carteiras administradas, após a análise das informações fornecidas pela área comercial através do Cadastro de Cliente, a área de gestão deverá elaborar a Política de Investimento do Investidor, que será utilizada como base para a tomada de decisões da equipe de gestão a respeito de cada investidor. Ainda, a Política de Investimento do Investidor terá como principais objetivos os seguintes: Estabelecer expectativas realistas, bem como objetivos para os investimentos, de acordo com o nível de risco do investidor; Detalhar os limites de investimento dentro das classes de ativos permitidas, bem como as restrições específicas determinadas pelo investidor; Servir como instrumento de avaliação dos objetivos do investidor.

6 6 Neste sentido, a Política de Investimento do Investidor deverá conter as seguintes informações mínimas: objetivos de investimento, horizonte de investimentos, demandas e/ou restrições específicas, estratégia de investimentos, liquidez, tolerância a risco e monitoramento dos investimentos. Abaixo, algumas informações a respeito de cada uma das seções acima para nortear a elaboração da Política de Investimento do Investidor pela área de gestão: Objetivos de investimento, demandas e/ou restrições específicas e liquidez: devem refletir as informações disponibilizadas no Cadastro de Cliente. Horizonte de investimentos: para o estabelecimento de um prazo não superior a 5 (cinco) anos, conforme as condições financeiras atuais, bem como os objetivos de cada investidor. Estratégia de investimentos: deverá detalhar as classes de ativos utilizadas na alocação do investidor, bem como os percentuais mínimos, máximo e alocação-alvo de seu portfólio. Tolerância a risco: apresenta estatísticas de simulação histórica da alocação-alvo. Monitoramento dos investimentos: estabelece a periodicidade com que os investimentos serão reavaliados pelo investidor. CAPÍTULO 2 - CONTROLES ADOTADOS PARA A VERIFICAÇÃO DA NECESSIDADE DE MA- NUTENÇÃO OU ALTERAÇÃO DO PERFIL DO INVESTIDOR Encerrada a fase de verificação e adequação do perfil do investidor, cliente de carteira administrada, a área de gestão deverá, então, utilizar-se dos controles apresentados neste Capítulo para a execução adequada do monitoramento das carteiras de clientes sob sua administração, para garantir que o perfil desses investidores esteja sempre aderente às suas condições e que sua política de investimentos esteja refletida integralmente em seu portfólio: 1) Revisão periódica do perfil de risco: o processo de revisão do perfil deve ser efetuado com periodicidade mínima de 12 (doze) meses e deve seguir os mesmos procedimentos descritos no Capítulo 1 desta Política. Em caso de alteração significativa da situação financeira do investidor, a revisão do perfil de risco deve ser realizada imediatamente.

7 7 2) Com base em informações extraídas da base de dados do sistema de carteiras e dos custodiantes de fundos, foi criado um sistema de monitoramento SM, que possibilita avaliar o nível de liquidez para os clientes de carteiras administradas, a posição de cada fundo ou classe de ativos do investidor, e compará-las aos limites mínimo, máximo e alvo de alocação que constam em sua política de investimentos. Essa análise deverá ser realizada com o intuito de constatar divergências da alocação e subsidiar o processo de rebalanceamento dos portfólios, conforme detalhado abaixo. O processo de rebalanceamento consiste em alinhar periodicamente o portfólio do cliente de carteira administrada à alocação-alvo, evitando que a valorização dos ativos cause desbalanceamento e alteração significativa do número de risco determinado. Dessa forma, com base nas informações do SM, as alocações atualizadas do investidor são comparadas aos limites de alocação determinados em seu perfil em periodicidade mensal. As informações coletadas durante a fase de verificação e adequação do perfil do investidor também serão utilizadas para monitoramento das transações realizadas pelo investidor para fins de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. Com essa finalidade, as informações de cada investidor serão confrontadas com as movimentações praticadas de maneira a permitir a identificação de operações que possam configurar indícios da ocorrência de crimes previstos na Lei nº 9.613, de 03 de março de 1998, conforme alterada, ou a eles relacionadas, nos termos da Instrução CVM nº 301, de 16 de abril de Caso algum desses indícios ou atividades suspeitas sejam identificadas, a AZBWM deverá comunica-los às autoridades competentes (COAF e/ou CVM), nos termos da legislação aplicável. CAPÍTULO 3 - SOLUÇÃO DE DIVERGÊNCIA COM O INVESTIDOR Este Capítulo destina-se especificamente a dirimir eventuais discrepâncias entre o perfil determinado para o investidor e as posições mantidas em seu portfólio, após a execução dos controles citados no Capítulo 2 acima. Discrepâncias ocorrerão quando houver o desenquadramento ativo ou passivo de determinada carteira administrada, afetando o nível de liquidez e alocação por classes de ativos, os quais têm impacto direto no nível de risco esperado pelos clientes. Neste sentido, desenquadramento passivo ocorre quando um ou mais ativos que compõem a carteira do investidor apresentam valorização muito discrepante em relação aos outros ativos, seja negativa ou positiva, alterando a composição de seu portfólio de investimentos, de maneira que os limites de alocação estabelecidos para seu perfil de risco não são respeitados. Esse tipo de evento ocorre com frequência reduzida no curto prazo, sendo mais comum nos prazos superiores a 1 (um) ano.

8 8 Desta forma, para os casos de desenquadramento passivo de clientes de carteiras administradas, o processo de rebalanceamento, conforme descrito acima, é suficiente para corrigi-lo, servindo de base para a equipe de gestão elaborar uma nova sugestão de alocação com o objetivo de enquadramento da carteira. Por outro lado, o desenquadramento ativo é o resultado de resgates relevantes efetuados pelo investidor, de modo que sua detecção é imediata. Neste contexto, no dia em que resgates relevantes são efetuados, a equipe de gestão deve elaborar sugestão de alocação com base nos limites estipulados na Política de Investimento do Investidor. Em ambas hipóteses, isto é, desenquadramentos passivos e ativos, caso o cliente não aceite a sugestão de realocação dentro de 10 (dez) dias do envio da sugestão de realocação de seu portfólio, a Política de Investimento do Investidor será revisada para contemplar as novas características de liquidez e risco, com base na alocação atual. Caso o investidor não concorde com a nova Política de Investimento do Investidor para seu perfil, a relação com a AZBWM deverá ser rescindida.

MANUAL INTERNO DE SUITABILITY REDASSET GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Red ou Sociedade )

MANUAL INTERNO DE SUITABILITY REDASSET GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Red ou Sociedade ) MANUAL INTERNO DE SUITABILITY REDASSET GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Red ou Sociedade ) Página 1 de 8 SUMÁRIO 1. Objetivo... 3 2. Abrangência... 3 3. Metodologia de Coleta de Informações:... 3 I. Ficha Cadastral...

Leia mais

REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA. JULHO DE 2016

REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA. JULHO DE 2016 REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE COTAS E SUITABILITY JULHO DE 2016 1 1. OBJETIVO 1.1. A REAG Gestora de Recursos Ltda. ( REAG Gestora ) não exercerá outras atividades no mercado

Leia mais

POLÍTICA DE CADASTRO. Set.16

POLÍTICA DE CADASTRO. Set.16 POLÍTICA DE CADASTRO Set.16 1. INTRODUÇÃO 3 2. ABRANGÊNCIA 3 3. INCLUSÃO CADASTRAL 4 4. ATUALIZAÇÃO CADASTRAL / RENOVAÇÃO CADASTRAL 6 5. TIPOS DE COTISTAS 8 6. PERFIL DE RISCO SUITABILITY 8 7. ENVIO DE

Leia mais

MANUAL DE CADASTRO RBR ASSET MANAGEMENT

MANUAL DE CADASTRO RBR ASSET MANAGEMENT MANUAL DE CADASTRO RBR ASSET MANAGEMENT 1. OBJETIVO 1.1. Este Manual de Cadastro visa atender às exigências da Lei 9.613/98 e suas alterações, bem como da Instrução CVM 301/99, conforme alterada. 1.2.

Leia mais

SUITABILITY. A Área de risco efetuará o monitoramento e comunicará ao Diretor de Suitability qualquer inadequação identificada.

SUITABILITY. A Área de risco efetuará o monitoramento e comunicará ao Diretor de Suitability qualquer inadequação identificada. SUITABILITY Este documento definirá as normas, controles internos e processos referentes a definição do Perfil de Investidor e ao acompanhamento da adequação das operações realizadas pelos Clientes da

Leia mais

NORMA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO GESTÃO DE RECURSOS DE TERCEIROS

NORMA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO GESTÃO DE RECURSOS DE TERCEIROS NORMA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO GESTÃO DE RECURSOS DE TERCEIROS Versão: outubro/2018 1. OBJETIVO Em conformidade com as diretrizes de Prevenção à Lavagem

Leia mais

DE REGRAS, PROCEDIMENTOS

DE REGRAS, PROCEDIMENTOS MANUAL DE REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS I Objetivo O objetivo deste documento é descrever as regras, procedimentos e controles internos para os processos realizados

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO A GARIN adota as melhores práticas no conhecimento de seus clientes ( Clientes ) e na prevenção e combate à Lavagem de Dinheiro. Nesse sentido, a GARIN avalia

Leia mais

Política de Suitability

Política de Suitability Política de Suitability Suitability quer dizer adequação, compatibilidade (numa tradução livre do inglês). A ideia é que quando um cliente recebe uma recomendação para uma (ou mais) categoria de fundo,

Leia mais

NORMA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO NA GESTÃO DE RECURSOS DE TERCEIROS

NORMA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO NA GESTÃO DE RECURSOS DE TERCEIROS NORMA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO NA GESTÃO DE RECURSOS DE TERCEIROS Versão: setembro/2016 1. OBJETIVO Em conformidade com as diretrizes de Prevenção à Lavagem

Leia mais

MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO

MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO 20 Com o objetivo de alinhar e regulamentar as atividades internas da TAG de acordo com as normas de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro: Índice

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Atualizado em 30 de Março de 2017 1 Índice INTRODUÇÃO... 3 1. Manuais e políticas internas... 3 2. Segurança da Informação... 3 3. Programa de Treinamento... 4 4. Investimentos Pessoais...

Leia mais

SUITABILITY. A Área de risco efetuará o monitoramento e comunicará ao Compliance qualquer inadequação identificada.

SUITABILITY. A Área de risco efetuará o monitoramento e comunicará ao Compliance qualquer inadequação identificada. SUITABILITY Este documento definirá as normas, controles internos e processos referentes a definição do Perfil de Investidor e ao acompanhamento da adequação das operações realizadas pelos Clientes da

Leia mais

MANUAL DE REGRAS, PRODECIMENTOS E CONTROLES INTERNOS

MANUAL DE REGRAS, PRODECIMENTOS E CONTROLES INTERNOS MANUAL DE REGRAS, PRODECIMENTOS E CONTROLES INTERNOS Versão: Setembro 2018 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Princípios Gerais... 3 3. O Comitê de Risco & Compliance... 4 4. Regras, Procedimentos, Políticas,

Leia mais

Política de Suitability Objetivo SR Consultoria de Valores Mobiliários Empresa

Política de Suitability Objetivo SR Consultoria de Valores Mobiliários Empresa Política de Suitability Objetivo Estabelecer os procedimentos para verificação da adequação dos produtos, serviços e operações recomendados pela SR Consultoria de Valores Mobiliários (doravante Empresa

Leia mais

POLÍTICA DE SUITABILITY

POLÍTICA DE SUITABILITY POLÍTICA DE SUITABILITY Janeiro de 2018 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. Diretrizes... 3 2.1. Forma de atuação... 3 2.2. Verificação do perfil do cliente... 4 2.3. Manutenção dos documentos... 4 2.4. Treinamento...

Leia mais

Política de Suitability. Janeiro/2012 Versão 4.0

Política de Suitability. Janeiro/2012 Versão 4.0 Política de Suitability Janeiro/2012 Versão 4.0 1. INTRODUÇÃO A presente Política de Suitability disciplina os critérios utilizados pela XP Investimentos para a identificação e monitoramento do perfil

Leia mais

POLÍTICA DE SUITABILITY

POLÍTICA DE SUITABILITY POLÍTICA DE SUITABILITY Alterado em: Responsável: Modificações: 15/08/2017 Karoline Silva Criação deste Manual. 04/10/2017 Karoline Silva Atualização. Objetivo Esta política de Suitability ( Política de

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO Outubro/2016 1. Objetivo Esta Política de Gestão de Riscos foi elaborada de acordo com as políticas internas da MAGNETIS GESTORA DE RECURSOS LTDA. ( Gestora ), inclusive o Código

Leia mais

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo. São Paulo, dezembro de 2013 Versão 1

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo. São Paulo, dezembro de 2013 Versão 1 São Paulo, dezembro de 2013 Versão 1 Sumário 1. Introdução... 1 2. Conceitos... 1 3. Objetivos... 1 4. Área de aplicação... 1 5. Responsabilidades... 2 6. Confidencialidade... 2 7. Comunicação... 2 8.

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o OURINVEST CASH SOBERANO FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA, administrado e gerido por MAGLIANO S/A CORRETORA DE CÂMBIO E VALORES MOBILIÁRIOS.

Leia mais

MANUAL DE SUITABILITY KRATHUS GESTORA DE ATIVOS H LTDA.

MANUAL DE SUITABILITY KRATHUS GESTORA DE ATIVOS H LTDA. MANUAL DE SUITABILITY KRATHUS GESTORA DE ATIVOS H LTDA. NIRE 35.225.639.776 CNPJ 13.960.151/0001-33 Março de 2016 Krathus 1. Introdução O presente manual tem o objetivo de estabelecer as diretrizes à prestação

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Risco de Liquidez de Fundos de Investimento da Sparta Administradora de Recursos Ltda.

Manual de Gerenciamento de Risco de Liquidez de Fundos de Investimento da Sparta Administradora de Recursos Ltda. Manual de Gerenciamento de Risco de Liquidez de Fundos de Investimento da Sparta Administradora de Recursos Ltda. Atualizado em 12/02/2015 Capítulo I Finalidade e Abrangência Art. 1º O presente Manual

Leia mais

MANUAL DE REGRAS, PRODECIMENTOS E CONTROLES INTERNOS

MANUAL DE REGRAS, PRODECIMENTOS E CONTROLES INTERNOS MANUAL DE REGRAS, PRODECIMENTOS E CONTROLES INTERNOS Versão: Setembro 2017 1. Introdução Este Manual de Regras, Procedimentos e Controles Internos ( Manual ) foi elaborado com o intuito de garantir, por

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS JUNHO / 2016 SUMÁRIO POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS... Erro! Indicador não definido. 1.1. Objetivo...1 1.2. Abrangência...2 1.3. Princípios...2 1.4. Diretrizes...2 1.5. Responsabilidades...3

Leia mais

Data da última atualização 03/10/2017

Data da última atualização 03/10/2017 Política Política de Gestão de Riscos dos Fundos de Investimento e Carteiras Data da última atualização 03/10/2017 1. Objetivo Este documento estabelece princípios, diretrizes e responsabilidades adotados

Leia mais

Política de Controles Internos

Política de Controles Internos Política de Controles Internos Indice 1. OBJETIVO... 3 2. PÚBLICO ALVO E VIGÊNCIA... 3 3. REGULAMENTAÇÕES APLICÁVEIS... 3 4. DIRETRIZES... 3 4.1. FINALIDADE... 3 4.2. AMBIENTE DE CONTROLE... 3 4.3. AVALIAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE RISCOS DE MERCADO Modal Administradora de Recursos Ltda. MAR & Modal Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Modal DTVM

MANUAL DE RISCOS DE MERCADO Modal Administradora de Recursos Ltda. MAR & Modal Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Modal DTVM MANUAL DE RISCOS DE MERCADO Modal Administradora de Recursos Ltda. MAR & Modal Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Modal DTVM Última atualização: Janeiro / 2019 ÍNDICE I. OBJETIVO 3 II. DIRETRIZES

Leia mais

O questionário é composto por 12 questões de múltipla escolha para Pessoas Físicas (Anexo I), de tal forma que seja possível definir:

O questionário é composto por 12 questões de múltipla escolha para Pessoas Físicas (Anexo I), de tal forma que seja possível definir: POLÍTICA DE SUITABILITY Alterado em: Responsável: Modificações: 15/08/2017 Karoline Silva Criação deste Manual. Objetivo Esta política de Suitability ( Política de Suitability ), foi elaborada de acordo

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Atualizado em 08 de Dezembro de 2018 Ultima versão: novembro de 2018 1 Índice INTRODUÇÃO... 3 1. Manuais e políticas internas... 4 2. Segurança da Informação... 4 3. Programa de

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS 1. Introdução ao Manual de Riscos 1.1. Objetivo O presente Manual de Gestão de Riscos ( Manual ) tem como objetivo elencar as políticas relacionadas ao processo de gerenciamento

Leia mais

Política de Administração de Carteira de Valores Mobiliários e Controles Internos

Política de Administração de Carteira de Valores Mobiliários e Controles Internos Política de Administração de Carteira de Valores Mobiliários e Controles Internos Ouvidoria: 0800-724-4010 ouvidoria@spinelli.com.br 1 Índice 1. Segregação de Atividade 4 2. Perfil de investidor 5 2.1

Leia mais

REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS

REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS Junho/2016. REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS Versão: 01 Revisada: Compliance Aprovação: Mario Celso Coutinho de Souza Dias Presidente 30/06/2016 Em atendimento ao disposto no art. 19 da ICVM

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS Janeiro de 2019 1 OBJETIVO Pelo presente documento, a EOS Investimentos Ltda. ( EOS ou Gestora ), vem, nos termos da Instrução CVM n.º 558/15, do Código ANBIMA de Regulação

Leia mais

REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV

REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV 1) Do Objeto Este documento estabelece as normas gerais aplicáveis ao Programa de Perfil de Investimentos (Multiportfólio) da CargillPrev. O programa constitui-se

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DE RISCO DE LIQUIDEZ

MANUAL DE GESTÃO DE RISCO DE LIQUIDEZ MANUAL DE GESTÃO DE RISCO DE LIQUIDEZ Versão Janeiro/2019 1 MANUAL DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ (GRL) O presente Manual de Gerenciamento de Risco de Liquidez ( Manual ) tem como objetivo estabelecer

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO MAIO / 2016 SUMÁRIO 1.1. Introdução... 3 1.2. Lavagem de dinheiro... 3 1.3. Conceitos... 4 1.4. Ferramentas de Combate e Prevenção aos crimes de Lavagem de Dinheiro...

Leia mais

JIVE Asset Gestão de Recursos Ltda.

JIVE Asset Gestão de Recursos Ltda. JIVE Asset Gestão de Recursos Ltda. Política de Suitability Este documento foi desenvolvido e é atualizado periodicamente pela Jive Asset Gestão de Recursos Ltda, em prazo não superior a 24 (vinte e quatro)

Leia mais

SAFRA INFRAESTRUTURA PROFIT FIC FIM CRÉDITO PRIVADO

SAFRA INFRAESTRUTURA PROFIT FIC FIM CRÉDITO PRIVADO 1. PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DUVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO: A ADMINISTRADORA colocará mensalmente à disposição dos cotistas as informações relativas à composição e diversificação da CARTEIRA.

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI INTELIGENTE RENDA FIXA CURTO PRAZO 02.908.347/0001-62 Informações referentes a Agosto de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Política Controles Internos

Política Controles Internos Política Controles 1. Objetivo Esta política estabelece diretrizes e responsabilidades para a implementação e manutenção do Sistema de Controles integrado ao Gerenciamento de Risco Operacional aplicável

Leia mais

Data: Outubro de 2017 POLÍTICA DE DIVISÃO DE LOTES E ALOCAÇÃO DE CONTRATOS

Data: Outubro de 2017 POLÍTICA DE DIVISÃO DE LOTES E ALOCAÇÃO DE CONTRATOS Data: Outubro de 2017 POLÍTICA DE DIVISÃO DE LOTES E ALOCAÇÃO DE CONTRATOS SUMÁRIO 1. Objetivo... 3 2. Classificação dos Fundos... 3 2.1. Fundos de Renda Fixa... 3 2.2. Fundos de Ações... 3 2.3. Fundos

Leia mais

SAFRA MIX AÇÕES FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES

SAFRA MIX AÇÕES FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES 1. PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DUVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO: A ADMINISTRADORA colocará mensalmente à disposição dos cotistas as informações relativas à composição e diversificação da CARTEIRA.

Leia mais

POLÍTICA DE SUITABILITY

POLÍTICA DE SUITABILITY POLÍTICA DE SUITABILITY Suitability quer dizer adequação, compatibilidade (numa tradução livre do inglês). A ideia é que quando um cliente recebe uma recomendação para uma (ou mais) categoria de fundo,

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE Regras, procedimentos e controles internos. SAGA GESTÃO DE INVESTIMENTOS FINANCEIROS LTDA. ( Sociedade ) CAPITULO I Introdução

MANUAL DE COMPLIANCE Regras, procedimentos e controles internos. SAGA GESTÃO DE INVESTIMENTOS FINANCEIROS LTDA. ( Sociedade ) CAPITULO I Introdução MANUAL DE COMPLIANCE Regras, procedimentos e controles internos SAGA GESTÃO DE INVESTIMENTOS FINANCEIROS LTDA. ( Sociedade ) CAPITULO I Introdução 1.1. O presente Manual tem por objetivo a definição de

Leia mais

POLÍTICA PLD-FT POLÍTICA REVISÃO PÁGINAS ÁREA DESCRIÇÃO DA ALTERAÇÃO /09/15 - Compliance Criação da Política 02 06/06/16 - Compliance

POLÍTICA PLD-FT POLÍTICA REVISÃO PÁGINAS ÁREA DESCRIÇÃO DA ALTERAÇÃO /09/15 - Compliance Criação da Política 02 06/06/16 - Compliance Pág.: 1 / 5 POLÍTICA REVISÃO PÁGINAS ÁREA Nº DATA ALTERADAS RESPONSÁVEL DESCRIÇÃO DA ALTERAÇÃO 01 21/09/15 - Compliance Criação da Política 02 06/06/16 - Compliance Aprimoramento do monitoramento de operações

Leia mais

MANUAL DE RISCOS DE MERCADO Modal Administradora de Recursos Ltda. MAR & Modal Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Modal DTVM

MANUAL DE RISCOS DE MERCADO Modal Administradora de Recursos Ltda. MAR & Modal Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Modal DTVM MANUAL DE RISCOS DE MERCADO Modal Administradora de Recursos Ltda. MAR & Modal Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Modal DTVM Última atualização: Setembro / 2018 ÍNDICE I. OBJETIVO 3 II. DIRETRIZES

Leia mais

BONSUCESSO ASSET ADMINISTRADORA DE RECURSOS LTDA

BONSUCESSO ASSET ADMINISTRADORA DE RECURSOS LTDA ELABORAÇÃO: APROVAÇÃO: GERÊNCIA DE RISCOS JULIANA PENTAGNA GUIMARÃES Diretoria da Sociedade LEANDRO SALIBA Diretoria da Sociedade INDICE 1. OBJETIVO... 2 2. REFERÊNCIAS... 2 3. CONCEITO... 2 4. ABRANGÊNCIA...

Leia mais

Apresentação: Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para Administração de Recursos de Terceiros

Apresentação: Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para Administração de Recursos de Terceiros Apresentação: Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para Administração de Recursos de Terceiros CÓDIGO DE DE DE TERCEIROS Direcionadores Mudança de escopo de produto para atividade Definição clara

Leia mais

MANUAL DE SUITABILITY

MANUAL DE SUITABILITY MANUAL DE SUITABILITY Política de Suitability Suitability quer dizer adequação, compatibilidade (numa tradução livre do inglês). A ideia é que quando um cliente recebe uma recomendação para uma (ou mais)

Leia mais

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA A ATIVIDADE DE PRIVATE BANKING NO MERCADO DOMÉSTICO DELIBEAÇÃO Nº 06

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA A ATIVIDADE DE PRIVATE BANKING NO MERCADO DOMÉSTICO DELIBEAÇÃO Nº 06 CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA A ATIVIDADE DE PRIVATE BANKING NO MERCADO DOMÉSTICO DELIBEAÇÃO Nº 06 O Conselho de Regulação e Melhores Práticas da para a Atividade de Private Banking no

Leia mais

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 65

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 65 CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 65 O Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento, no exercício das atribuições a ele conferidas

Leia mais

Manual de Procedimentos de Controles Internos Instrução CVM nº 592/2017

Manual de Procedimentos de Controles Internos Instrução CVM nº 592/2017 UBS Brasil Serviços de Assessoria Financeira Ltda. Tel. +55 11-2767-6500 Manual de Procedimentos de s Internos Instrução CVM nº 592/2017 UBS Brasil Serviços de Assessoria Financeira Ltda. Classification

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO Junho/2016. POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO Versão: 01 Revisada: Compliance Aprovação: Mario Celso Coutinho de Souza Dias Presidente 30/06/2016 1 OBJETIVO A Política de Gestão de Risco tem como objetivo definir

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER LIQUIDEZ SIMPLES RENDA FIXA CURTO PRAZO 05.211.884/0001-47 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Administração de Fundos

Administração de Fundos 27 /11/ 2017 P.P18.001.01 P.P18.001.01 Política de Seleção de Prestadores de Serviços Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivo... 3 3. Contratação de Prestadores de Serviços... 3 3.1 Pré Seleção:... 4 3.2

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DA GERIBÁ INVESTIMENTOS LTDA.

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DA GERIBÁ INVESTIMENTOS LTDA. POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DA GERIBÁ INVESTIMENTOS LTDA. 1. DO OBJETO A área de risco da GERIBÁ INVESTIMENTOS LTDA. ( GESTORA ) tem como objetivo monitorar a exposição aos fatores de risco inerentes

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE

MANUAL DE COMPLIANCE MQ.04 rev.00 Pagina 1 MANUAL DE COMPLIANCE MQ.04 rev.00 Pagina 2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DEFINIÇÕES BÁSICAS E OBJETIVO DOS CONTROLES NOS PROCESSOS INTERNOS... 4 3. RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES

Leia mais

SAFRA PREV FIX VIP FIC FI RENDA FIXA PREVIDENCIÁRIO

SAFRA PREV FIX VIP FIC FI RENDA FIXA PREVIDENCIÁRIO 1. PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DUVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO: A ADMINISTRADORA colocará mensalmente à disposição dos cotistas as informações relativas à composição e diversificação da CARTEIRA.

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI FAFEM RENDA FIXA REFERENCIADO DI / Informações referentes a Outubro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI FAFEM RENDA FIXA REFERENCIADO DI / Informações referentes a Outubro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI FAFEM RENDA FIXA REFERENCIADO DI 67.150.417/0001-01 Informações referentes a Outubro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI PETROBRAS AÇÕES / Informações referentes a Novembro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI PETROBRAS AÇÕES / Informações referentes a Novembro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI PETROBRAS AÇÕES 03.917.096/0001-45 Informações referentes a Novembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

MANUAL DE SUITABILITY MANUAL DE SUITABILITY DATA 30/10/2016

MANUAL DE SUITABILITY MANUAL DE SUITABILITY DATA 30/10/2016 MANUAL DE SUITABILITY 1 DATA 30/10/2016 DIRETRIZES PARA ADEQUAÇÃO DO PRODUTO, SERVIÇO OU OPERAÇÃO AO PERFIL DO INVESTIDOR CAPÍTULO I OBJETIVO Art. 1º - Estas Diretrizes tem por objetivo dar continuidade

Leia mais

POLÍTICA DE SUITABILITY

POLÍTICA DE SUITABILITY POLÍTICA DE SUITABILITY 20 de Março de 2017 1. OBJETIVO Este manual tem por objetivo apresentar e disciplinar os critérios utilizados pela Eagle Capital S/S Ltda, gestor a identificação e monitoramento

Leia mais

Manual de Administração de Riscos. JULHO de 2014

Manual de Administração de Riscos. JULHO de 2014 Manual de Administração de Riscos JULHO de 2014 Versão Atualizado Área 01 Julho de 2014 Risco INTRODUÇÃO Este Manual de Risco (Manual) foi desenvolvido para auxiliar todos os colaboradores (conselheiros,

Leia mais

MANUAL DE RISCOS DE MERCADO Modal Administradora de Recursos Ltda. - MAR

MANUAL DE RISCOS DE MERCADO Modal Administradora de Recursos Ltda. - MAR MANUAL DE RISCOS DE MERCADO Modal Administradora de Recursos Ltda. - MAR Última atualização: Junho / 2016 EXCLUSIVO PARA USO INTERNO Produzido pelas áreas de Risco Operacional e Compliance, Controladoria

Leia mais

Índice. 015/1 - Classificação de Investidores versão 1.0 Página 1 de 9

Índice. 015/1 - Classificação de Investidores versão 1.0 Página 1 de 9 Índice 1. Definição... 2 2. Público alvo... 2 3. Segmentação dos Clientes por Tipo de Investidor... 2 3.1. Tipo de Cliente e respectivo faturamento/renda... 2 3.1.1. Pessoa Jurídica... 2 3.1.2. Pessoa

Leia mais

2ª Edição este documento cancela, substitui e altera o emitido em 30 de abril de 2015.

2ª Edição este documento cancela, substitui e altera o emitido em 30 de abril de 2015. 1. INTRODUÇÃO: O objetivo deste manual é orientar os profissionais da BRL TRUST DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIPARIOS S.A. ( BRL ) quanto aos seus procedimentos de distribuição de valores mobiliários,

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI EMPRESAS RENDA FIXA REFERENCIADO DI 23.964.465/0001-68 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

O Papel do Banco Central no Sistema Nacional de PLD/CFT

O Papel do Banco Central no Sistema Nacional de PLD/CFT O Papel do Banco Central no Sistema Nacional de PLD/CFT Composição Orgãos normativos Entidades supervisoras SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Operadores Conselho Monetário Nacional - CMN Banco Central do Brasil

Leia mais

POLÍTICA DE SUITABILITY

POLÍTICA DE SUITABILITY POLÍTICA DE SUITABILITY 1. OBJETIVO A Política de Suitability adotada pela TERRA NOVA tem como objetivo normatizar procedimentos capazes de verificar a adequação do investimento realizado pelo cliente

Leia mais

SAFRA EXECUTIVE MAX RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO

SAFRA EXECUTIVE MAX RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO 1. PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DUVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO: A ADMINISTRADORA colocará mensalmente à disposição dos cotistas as informações relativas à composição e diversificação da CARTEIRA.

Leia mais

POLÍTICA CONHEÇA SEU CLIENTE

POLÍTICA CONHEÇA SEU CLIENTE ÍNDICE PÁGINA A SUA ORIGEM E IMPORTÂNCIA 02 B OBJETIVO 02 C ABRANGÊNCIA 02 D POLÍTICA CONHEÇA SEU 02 E CADASTRO DE 03 F APROVAÇÃO DO 03 G AVALIAÇÃO DE RISCO 05 H MANUTENÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO CADASTRAL 05

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Resolução 3.988/2011. Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Resolução 3.988/2011. Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital Sumário RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 3 1. INTRODUÇÃO... 3

Leia mais

POLÍTICA DE SUITABILITY

POLÍTICA DE SUITABILITY POLÍTICA DE SUITABILITY Suitability quer dizer adequação, compatibilidade (numa tradução livre do inglês). A ideia é que quando um cliente recebe uma recomendação para uma (ou mais) categoria de fundo,

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Liquidez Modal Administração de Recursos

Manual de Gerenciamento de Liquidez Modal Administração de Recursos Manual de Gerenciamento de Liquidez Modal Administração de Recursos Última atualização: Maio/2018 EXCLUSIVO PARA USO INTERNO Produzido pela(s) área(s) de GRC e Risco Aprovado e revisado por Comitê de Risco

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI TITULOS PUBLICOS RENDA FIXA REFERENCIADO DI 04.682.022/0001-30 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

POLÍTICA DE FISCALIZAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS

POLÍTICA DE FISCALIZAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS POLÍTICA DE FISCALIZAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS Versão 2017.2 Editada em outubro de 2017 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. DA POLÍTICA... 2 2.1. Dos prestadores de serviços... 2 2.2. Atribuições e responsabilidades...

Leia mais

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Objetivo Promover a adequação

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER IRF-M 1 TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA / Informações referentes a Maio de 2018

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER IRF-M 1 TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA / Informações referentes a Maio de 2018 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER IRF-M 1 TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA 10.979.025/0001-32 Informações referentes a Maio de 2018 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

Manual de Gestão de Riscos

Manual de Gestão de Riscos Manual de Gestão de Riscos Porto Alegre, 31 de agosto de 2018 1 Introdução O Manual de Gestão de Riscos elaborado pela AGM BRASIL Investimentos busca estabelecer as políticas e normas que norteiam a gestão

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Liquidez CHARLES RIVER ADMINISTRADORA DE RECURSOS FINANCEIROS LTDA. ( Sociedade ) Versão Dezembro/2015

Manual de Gerenciamento de Liquidez CHARLES RIVER ADMINISTRADORA DE RECURSOS FINANCEIROS LTDA. ( Sociedade ) Versão Dezembro/2015 Manual de Gerenciamento de Liquidez CHARLES RIVER ADMINISTRADORA DE RECURSOS FINANCEIROS LTDA. ( Sociedade ) Versão Dezembro/2015 A Sociedade é uma gestora de recursos independente, especializada e focada

Leia mais

POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO E SUITABILITY CHARLES RIVER ADMINISTRADORA DE RECURSOS FINANCEIROS LTDA. ( Sociedade )

POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO E SUITABILITY CHARLES RIVER ADMINISTRADORA DE RECURSOS FINANCEIROS LTDA. ( Sociedade ) POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO E SUITABILITY CHARLES RIVER ADMINISTRADORA DE RECURSOS FINANCEIROS LTDA. ( Sociedade ) Versão: Agosto/2017 Objetivo: a presente Política de Distribuição e Suitability ( Política

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS ÍNDICE POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS... 2 I. Apresentação... 2 II. Abrangência... 2 III. Objetivos... 2 IV. Estrutura... 3 A. Sub- Comitê de Compliance...

Leia mais

Política de Suitability

Política de Suitability Política de Suitability Objetivo Estabelecer os procedimentos para verificação da adequação dos produtos, serviços e operações recomendados pela VITA Investimentos ao perfil de cada cliente na prestação

Leia mais

Turim 21 Investimentos Ltda.

Turim 21 Investimentos Ltda. Turim 21 Investimentos Ltda. 1 de 8 SUMÁRIO I. a. Aplicação e Objeto b. Princípios Gerais c. Risco de Liquidez d. Risco de Mercado e. Risco de Crédito/Contraparte f. Risco Operacional g. Risco de Concentração

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS KAPITALO INVESTIMENTOS LTDA.

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS KAPITALO INVESTIMENTOS LTDA. POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS KAPITALO INVESTIMENTOS LTDA. Novembro de 2016 Sumário POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS... 3 1.1. Introdução... 3 1.2. Objetivo... 3 1.3. Metodologia de Gerenciamento de Risco...

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SELECT ADVANCED RENDA FIXA REFERENCIADO DI FIC FI 26.507.128/0001-30 Informações referentes a Agosto de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

Política Gerenciamento de Risco de Crédito, de Concentração e de Contraparte dos Fundos e Carteiras Geridos pelo Sicredi

Política Gerenciamento de Risco de Crédito, de Concentração e de Contraparte dos Fundos e Carteiras Geridos pelo Sicredi Política dos Fundos e Carteiras Geridos pelo Sicredi Período de Vigência De: 06/11/2018 Até: Indeterminado ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. DEFINIÇÕES E ORIENTAÇÕES... 3 2.1 Variáveis de avaliação de risco de

Leia mais

MANUAL DE ENVIO DE INFORMAÇÕES E CONTROLES INTERNOS

MANUAL DE ENVIO DE INFORMAÇÕES E CONTROLES INTERNOS MANUAL DE ENVIO DE INFORMAÇÕES E CONTROLES INTERNOS Atualização: 08/03/2019 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 3 2. DEFINIÇÕES 3 3. ASPECTOS GERAIS 4 3.1. Objetivo 4 3.2. Principais obrigações 4 4. RESPONSABILIDADES

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS

MANUAL DE COMPLIANCE REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS MANUAL DE COMPLIANCE REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS PETRA ASSET GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA PETRA CAPITAL GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA Publicação 19/06/2018 - versão 006 Propriedade das Gestoras

Leia mais