O IDOSO INSTITUCIONALIZADO E A PEDAGOGIA SOCIAL 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O IDOSO INSTITUCIONALIZADO E A PEDAGOGIA SOCIAL 1"

Transcrição

1 O IDOSO INSTITUCIONALIZADO E A PEDAGOGIA SOCIAL 1 RESENDE, CRISTIANE SILVA DE 2. Silva, Irondina Fátima de 3. Vilela, Vera Lúcia Maria Luciano 4 Resumo O estudo realizado por esta pesquisa é parte do currículo do curso de Pedagogia da Unidade Básica das Humanidades do Centro Universitário de Mineiros-GO, como requisito básico para conclusão do curso. Foi realizada na UNIFIMES no 2º semestre de Constitui-se num estudo empírico bibliográfico, pautado no Estatuto Nacional dos idosos e estudiosos da Pedagogia Social. A escolha do tema deu-se em função da minha atuação como educadora social em uma casa de idosos, com muitas inquietações sobre as condições em que os mesmos chegam na instituição, e a falta de uma política de formação continuada para esses idosos. Além, desse problema temos também a carência de pessoas preparadas para cuidar e orientar os idosos. Sendo assim, decidi dedicar a minha pesquisa estudando sobre o tema. No intuito de me preparar melhor e também contribuir com outras pessoas que lidam com idosos. O objetivo da pesquisa consiste numa investigação cientifica empírica sobre a institucionalização do idoso e na descoberta das possibilidades que a pedagogia social pode proporcionar à formação continuada do idoso possibilitando-o uma melhor qualidade de vida. Os resultados dos estudos demonstram que A pedagogia social pode ser oferta de programas e projetos de formação continuada, que contribuirá, para que o idoso no Brasil torne-se um cidadão mais consciente, autônomo e valorizado pela sociedade tornando-o um cidadão emponderado nesta sociedade. Palavras Chaves: Idoso, Institucionalização, Pedagogia Social. Introdução O estudo realizado nesta pesquisa é parte do currículo do curso de Pedagogia da Unidade Básica das Humanidades do Centro Universitário de Mineiros-GO, como 1 Trabalho apresentado como componente curricular no 8º período do curso de Pedagogia da Unidade Básica das Humanidades como TCC, oferecido pela UNIFIMES, 2013/2 2 Professora titular do curso de Pedagogia UNIFIMES, Diretora de Pós-Graduação e Expansão, do Centro Universitário de Mineiro-GO localizado a rua 22 s/n setor aeroporto na cidade de Mineiros, GO 3 Concluinte do 8º período do Curso de Pedagogia da Unidade Básica das Humanidades oferecido pelo Centro Universitário de Mineiros no segundo semestre de Professora coordenadora do Projeto de Extensão FAMI (Faculdade Aberta a Melhor Idade), UNIFIMES, Centro Universitário de Mineiros-GO localizado à rua 22 s/n Setor Aeroporto na cidade de Mineiros, GO.

2 requisito básico para sua conclusão. A temática foi sobre a Institucionalização do Idoso e o papel da pedagogia social na sua formação em busca do seu Empoderamento. Os objetivos foram: a) Analisar o processo de institucionalização do idoso no Brasil. b) e identificar a concepção e a contribuição da Pedagogia social para a formação do idoso através das Universidades Abertas para terceira idade (UATIS). Discutiu-se no trabalho, os aspectos conceituais e históricos sobre a institucionalização do idoso, assim como a sua trajetória na história da humanidade, momento em que se constatou que, o maior problema do idoso no mundo e no Brasil, ocorreu e ocorre em decorrência da posição social e da condição econômica em que a família ocupa na sociedade. O problema da velhice, seu amparo e cuidados têm uma ligação forte com o nível social da família, a situação econômica do país, as políticas adotadas por cada um deles. No caso dos países desenvolvidos as políticas são bem melhores do que as dos países em desenvolvimento, por estarem num patamar de desenvolvimento em que os países pobres e em desenvolvimento ainda vão levar um bom tempo para chegar lá. As primeiras instituições de idosos surgem no Brasil para amparar os velhos soldados que lutaram na guerra. Observando a legislação brasileira a primeira regulamentação que definiu normas para o funcionamento de Casas de Repouso, Clínicas Geriátricas e outras instituições para idosos, foi a Portaria nº 810/1989. A política nacional do idoso, de acordo com a lei nº de 4 de janeiro de 1994, artigo 3º, regulamentada pelo decreto nº1948 de 3 de julho de (BRASIL, 1996, p. el). Ressalta-se que, a partir de 1988 a legislação brasileira avançou significativamente nas questões referentes aos direitos dos idosos no Brasil. Porém, é preciso avançar muito no sentido de fazer valer de fato esses direitos que ainda estão muito presos no papel. Não basta regulamentar, criar leis estatutos. É preciso buscar alternativas tanto o setor público quanto o privado. As parcerias entre poder público e privado, com a sociedade, associações e outras iniciativas são possibilidades que vem acelerar o processo no sentido de resgatar a dignidade do idoso no Brasil. A situação em nosso país é de atraso e muita discriminação em função da antiga cultura de falta de respeito para com as pessoas idosas. Os estudos demonstram que, embora a pedagogia social não seja uma doutrina científica, ela pode atuar como uma ação subsidiária, dependente tanto do Estado, quanto das instituições não governamentais, contribuindo de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida dos mesmos. Asseguram ainda que, a ênfase do trabalho social pedagógico concreto está na relação educativa estabelecida entre o educador e os educandos. Trata-se de uma relação pessoal e não deve ser impedida pelo burocratismo das instituições pedagógicas.

3 Os estudos sinalizam que, as Universidades e Instituições de Ensino Superior têm um importante papel a desempenhar no processo de formação continuada dos idosos, no sentido de transformá-los em pessoas mais autônomas, úteis e empodeiradas, com capacidade de, contribuir com a sociedade, e lutar pelos seus direitos que ainda continuam sem ser respeitados e cumpridos na sua a maioria. As estatísticas demostram que, o Brasil dentro de poucos anos entrará na lista dos países em que a maioria da população será idosa, o que fazer com tantos velhos? O país está preparado para acolher essa população que sempre foi considerada improdutiva? Um dos caminhos percebidos nesta pesquisa passa pela formação continuada ofertada pela Universidade, através dos seus programas e projetos: Universidade Aberta à terceira idade. Esses programas podem capacitar os idosos, para se tornarem cidadãos úteis, importantes e assim, com capacidade para continuarem uma vida mais digna, e com possibilidades reais de continuarem contribuindo com o desenvolvimento da sociedade. Material e método O material utilizado neste estudo se ateve a um estudo nos referenciais teóricos dos estudiosos no assunto citados na introdução. O método foi um estudo bibliográfico, e obedeceu ao critério de abordagem dos diferentes autores sobre a temática, foram autores que seguem a mesma filosofia e linha de raciocínio. Constitui-se em um estudo bibliográfico da Institucionalização do Idoso e papel da pedagogia social na sua formação em busca do seu Empoderamento. As principais referências bibliográficas que norteou este estudo foram: a Constituição Federal brasileira de 1988, a Lei nº de 4 de janeiro de 1994, regulamentada pelo decreto nº1948 de 3 de julho de E autores que tratam sobre a Pedagogia social como ferramenta para a formação continuada do idoso. Leis estas que estabelecem o Plano Nacional e o Estatuto do Idoso no Brasil. Resultados esperado A pesquisa foi feita em três momentos. No primeiro, apresentou-se um estudo sobre os aspectos conceituais e históricos das dimensões inerentes ao o idoso, a sua institucionalização e condições da institucionalização, as diferentes concepções da pedagogia bem com da pedagogia social, e possibilidade de Empoderamento do idoso. O estudo conceitual e histórico teve como objetivo facilitar a base de compreensão dos próximos capítulos. O segundo momento o estudo se referiu a institucionalização, as condições dos institucionalizados, a regulamentação para abrir instituições para idosos de longa permanência e a pedagogia social e o idoso.

4 O último discutiu sobre os resultados esperados e as a possibilidade da pedagogia social contribuir de forma prática, através das UATI a formação continuada e o Empoderamento do idoso. Foram discutidos no texto, os aspectos conceituais e históricos sobre a institucionalização do idoso, assim como a sua trajetória na história da humanidade. Nesse momento foi possível identificar que o problema da velhice, seu amparo e cuidados têm uma ligação forte com o nível social da família, a situação econômica do país, as políticas adotadas por cada um deles. No caso dos países desenvolvidos as políticas são bem melhores do que as dos países em desenvolvimento, por estarem num patamar de desenvolvimento em que os países pobres e em desenvolvimento ainda vão levar um bom tempo para chegar lá. A sociedade brasileira considera os idosos desempoderados, porque são vitalizados culturalmente, resultado da vulnerabilidade reforçada por preconceitos e estereótipos negativos relativos à velhice. Entretanto, os idosos se organizam e mobilizam-se para adquirir maior reconhecimento social, e assim, passam constituírem um desfio as estruturas existentes. Outro fato marcante diz respeito ao surgimento das primeiras Instituições de idosos no Brasil que, nascem por iniciativa de pessoas e não do governo para, amparar os velhos soldados que, lutaram na guerra. No que se refere à legislação brasileira para a criação e normatização para abertura e funcionamento de Casas de Repouso, Clínicas Geriátricas e outras Instituições para idosos, é muito recente no nosso país, foi a Portaria nº 810/1989. Os estudos demonstraram que os números de asilos no Brasil vêm crescendo assustadoramente, e é de extrema importância conhecer melhor este segmento de institucionalização para idosos e consequentemente quando inevitável a internação, para que se torne uma alternativa que proporcione dignidade e qualidade de vida. A instituição tem que romper com sua imagem histórica de segregação e se tornar uma saída, uma opção, na vida dos idosos. A Constituição Federal de 1988, deu origem a política nacional do idoso, com a criação da lei nº de 4 de janeiro de 1994, regulamentada pelo decreto nº1948 de 3 de julho de A legislação brasileira que trata das politicas para idosos é recente e trouxe muitas conquistas. Porém, os idosos ainda continuam muito discriminados e abandonados no Brasil. É urgente a necessidade de medidas que garantam a efetivação dos seus direitos que ainda continuam no papel. É preciso buscar alternativas fazer parcerias entre poder público, sociedade associações e outras iniciativas que venham a dar uma melhor qualidade de vida para o idoso.

5 O artigo 3º da constituição atesta que, a família, a sociedade e o estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem estar e garantindo-lhes o direito a vida. 1 Os programas de amparo aos idosos serão executados preferencialmente em seus lares, 2º aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos. (BRASIL, 2004, p. 56) A Pedagogia Social, neste estudo mostrou que, pode contribuir na formação do idoso através da educação não-formal que dizem respeito aos serviços sociais e políticas públicas, desde que esses tenham uma função educativa e não somente assistencial. O propósito central da Pedagogia social, conforme o estudo é de que quando ela se tornar permanente na vida dos idosos, é possível que eles também encontrem um novo sentido para a vida, tornando-o um ser mais crítico, participativo, autônomo, respeitado pela sociedade e com uma melhor qualidade de vida. E ainda reforça a tese dizendo que, o mais central trabalho social pedagógico concreto está na relação educativa estabelecida entre o educador e os educandos. Trata-se de uma relação pessoal que, não deve ser impedida pelo burocratismo das Instituições pedagógicas.. A Pedagogia social tem como primeira atribuição, cuidar da educação não formal no que diz respeito aos serviços sociais e políticas públicas, desde que esses tenham uma função educativa e não somente assistencial. Referências Bibliográficas ARANHA, M. L. História da educação e da pedagogia. 3. ed. São Paulo: Moderna, ARAUJO, Claudia Lysia de Oliveira; SOUZA, Luciana Aparecida de; FARO, Ana Cristina Mancussi e. Trajetória das Instituições de Longa Permanência Para Idosos no Brasil. Disponível em: < f>. Acesso em: 10 mai BRASIL. CESu/CFE. Parecer 977 de 03 de dezembro de Diário Oficial da União: 20/01/1966. Brasília, DF, Decreto nº 1.948, de 3 de julho de Regulamenta a Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União 1996; jul 4. [acesso 2010 fev 5]. Disponível em: < Acesso em: 01 set 2013.

6 . Decreto nº 6.800, de 19 de março de Dá nova redação ao art. 2º do Decreto nº 1.948, de 3 de julho de 1996, que regulamenta a Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso e dá outras providências. Disponível em: < Acesso em: 6 fev CFE. Parecer 77 de Publicado em 11 de fevereiro de 1969, Documenta, Brasília, DF, n. 98, p , Congresso Nacional. Lei de 28 de novembro de Diário Oficial da União: Brasília, DF, Ministério da Educação e Saúde Pública. Decreto de 11 de abril de Estatuto das Universidades Brasileiras. [S.l., s.n.].. Presidência da República. Lei de 20 de dezembro de Diário Oficial da União: 23/12/1996. Brasília, DF, LEI Nº , de 01 de Outubro de 2003, Estatuto do Idoso. Brasília 2003.

REFLEXÕES SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB

REFLEXÕES SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB REFLEXÕES SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB Lívia Maria Montenegro da Silva (Bolsista/PROLICEN) Maria Aparecida

Leia mais

O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1

O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1 O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1 Lívia Callegari Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil e de Portugal militante, exclusivamente,

Leia mais

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Fabieli Spessatto Coordenadora do Curso Caçador, 2016 RESOLUÇÃO CONSUN Nº 043, DE 07 DE DEZEMBRO

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO VII Da Família, da Criança, do Adolescente,

Leia mais

IX JORNADA DE ESTÁGIO: FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL DIREITOS DOS IDOSOS: CONHECER PARA RESPEITAR

IX JORNADA DE ESTÁGIO: FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL DIREITOS DOS IDOSOS: CONHECER PARA RESPEITAR IX JORNADA DE ESTÁGIO: FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL DIREITOS DOS IDOSOS: CONHECER PARA RESPEITAR SCHOAB Fabiane Maria, (estágio não curricular), e-mail: abiane_schoab@hotmail.com SANTOS,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 59(B)/CONSUN/2017

RESOLUÇÃO Nº. 59(B)/CONSUN/2017 RESOLUÇÃO Nº. 59(B)/CONSUN/2017 O Conselho Universitário do Centro Universitário de Mineiros, Goiás, em sua 68ª Sessão Plenária Extraordinária, realizada em 26 de junho de 2017, com a finalidade de regulamentar

Leia mais

FUNDO MUNICIPAL DO IDOSO JAGUARI

FUNDO MUNICIPAL DO IDOSO JAGUARI FUNDO MUNICIPAL DO IDOSO JAGUARI Cátia Siqueira Enfermeira Mestre em Gerontologia UFSM Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Jaguari 20/11/2017 - Porto Alegre RS ENVELHECIMENTO O envelhecimento

Leia mais

II Fórum dos Diretores de Ensino, Coordenadores de Ensino e de Cursos e Equipes Pedagógicas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro IFTM

II Fórum dos Diretores de Ensino, Coordenadores de Ensino e de Cursos e Equipes Pedagógicas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro IFTM II Fórum dos Diretores de Ensino, Coordenadores de Ensino e de Cursos e Equipes Pedagógicas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro IFTM Reflexões sobre a Prática Pedagógica e a Construção da Identidade

Leia mais

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Escola de Artes, Ciências e Humanidades Bacharelado em Gerontologia Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo Coordenação 2009-2011: Mônica Sanches Yassuda Marisa Accioly Domingues Inaugurada em fevereiro de 2005. Objetivos:

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA IDOSA COMO CAMPO DE CONHECIMENTO E DE INTERVENÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

PROJETO DE EXTENSÃO INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA IDOSA COMO CAMPO DE CONHECIMENTO E DE INTERVENÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO DE EXTENSÃO INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA IDOSA COMO CAMPO DE CONHECIMENTO E DE INTERVENÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA Raul Denner Duarte Araújo 1, David Halen Araújo Pinheiro 2, Fabiana Soares de Almeida

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 16-COU/UNICENTRO, DE 7 DE JANEIRO DE 2009. REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 1/2018- CEPE/UNICENTRO. O ANEXO III, DESTA RESOLUÇÃO, ESTÁ ALTERADO PELA RESOLUÇÃO Nº 18/2017- CEPE/UNICENTRO. A EMENTA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 55/2010/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e,

RESOLUÇÃO Nº 55/2010/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 55/2010/CONEPE Aprova Normas Específicas do Trabalho de Conclusão

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016

PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016 PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016 Dispõe sobre a obrigatoriedade na marcação de exames e consultas para pessoas com mais de 60 anos nas Unidades de Saúde Públicas pertencentes ao Governo do Estado de Goiás.

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, JURÍDICA, E DE ESTUDOS SOBRE A PESSOA IDOSA

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, JURÍDICA, E DE ESTUDOS SOBRE A PESSOA IDOSA VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, JURÍDICA, E DE ESTUDOS SOBRE A PESSOA IDOSA BANHOS 1, Fernanda Gomes; LAVORATTI 2, Cleide; MALUCELLI 3, Andressa Pacenko; OLIVEIRA

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DE SÃO LUÍS.

FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DE SÃO LUÍS. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DE SÃO LUÍS. Ione da Silva Guterres Especialista em Docência na Educação Infantil pela

Leia mais

O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA BESSA, Jaqueline Amaral 1 Mendes, Jorge Luis Antunes2 Zanela,Janice Pavan3 INTRODUÇÃO Este trabalho busca compreender o processo de envelhecimento da população

Leia mais

OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de PEREIRA 2, Douglas Willian Quirino Centro de Educação/ Departamento

Leia mais

I ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES REGIONAIS. Defesa de Direitos e Mobilização Social. Informática e Comunicação. Artes

I ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES REGIONAIS. Defesa de Direitos e Mobilização Social. Informática e Comunicação. Artes I ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES REGIONAIS Defesa de Direitos e Mobilização Social Informática e Comunicação Artes FENAPAES FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Sede em Brasília DF Detentora da marca APAE

Leia mais

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: formação social e política. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/ Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: formação social e política. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/ Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: formação social e política MOURA, Amanda da Rocha 1 SILVA, Andréa Benício da 2 SANTOS, Carolina Medeiros Lima dos 3 GUERRA, Suelyna Khivia Torres 4 AMORIM, Ana Luisa

Leia mais

Da Ordem Social: da família, da criança, do adolescente e do idoso.

Da Ordem Social: da família, da criança, do adolescente e do idoso. Da Ordem Social: da família, da criança, do adolescente e do idoso. Cretella Júnior e Cretella Neto Direito Constitucional III Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Base da ordem social

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE LIMEIRA DELIBERAÇÃO CME Nº. 01, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2010.

CONSELHO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE LIMEIRA DELIBERAÇÃO CME Nº. 01, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2010. CONSELHO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE LIMEIRA DELIBERAÇÃO CME Nº. 01, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2010. Dispõe sobre os procedimentos para o desenvolvimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das

Leia mais

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS LICENCIATURAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DA PARAÍBA

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS LICENCIATURAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DA PARAÍBA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS LICENCIATURAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DA PARAÍBA Maria Andriele Gadelha de Oliveira (1); Francisca Samara Avelino Carneiro(1); Pamela Karina de Melo Gois(4). INSTITUTO

Leia mais

Ângela Maria Paiva Cruz REITORA

Ângela Maria Paiva Cruz REITORA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 044/2017-CONSEPE, de 04 de abril de 2017. Dispõe sobre a Política Linguística da UFRN. A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Conte-me e eu esquecerei; ensina-me e eu me lembrarei; envolva-me e eu aprenderei Benjamim Franfklin O compromisso da ETEC Dona Escolástica Rosa é de contribuir para a formação

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICIPIO DE MINEIROS GO: SISTEMA ESTADUAL E MUNICIPAL

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICIPIO DE MINEIROS GO: SISTEMA ESTADUAL E MUNICIPAL EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICIPIO DE MINEIROS GO: SISTEMA ESTADUAL E MUNICIPAL 2011-2015 Laura Maria Bastos Gomes 1 Gean Fábio Carrijo Machado 2 Yasmin de Jesus Araújo 3 Irondina de Fátima Silva

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: DOS MARCOS REGULATÓRIOS À POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DOCENTE

EDUCAÇÃO INFANTIL: DOS MARCOS REGULATÓRIOS À POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DOCENTE EDUCAÇÃO INFANTIL: DOS MARCOS REGULATÓRIOS À POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DOCENTE Kelly Katia Damasceno. UFPA/SEDUC-MT/ SMECEL-VG. Soely Aparecida Dias Paes. SMECEL-VG/SEDUC-MT. Flávia Costa do Nascimento.

Leia mais

CONSIDERAÇÕES JURÍDICAS SOBRE A SENILIDADE: OS AVANÇOS DECORRENTES DA IMPLEMENTAÇÃO DO ESTATUTO DO IDOSO

CONSIDERAÇÕES JURÍDICAS SOBRE A SENILIDADE: OS AVANÇOS DECORRENTES DA IMPLEMENTAÇÃO DO ESTATUTO DO IDOSO CONSIDERAÇÕES JURÍDICAS SOBRE A SENILIDADE: OS AVANÇOS DECORRENTES DA IMPLEMENTAÇÃO DO ESTATUTO DO IDOSO Juvencio Almeida juvencio.almeida@hotmail.com, Universidade Federal da Paraíba Ana Karenina akr.almeida@gmail.com,

Leia mais

RELATÓRIO FINAL. Endereço: Avenida Délio Silva Brito, 630, Ed. Corumbá, 302, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha-ES

RELATÓRIO FINAL. Endereço: Avenida Délio Silva Brito, 630, Ed. Corumbá, 302, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha-ES 1 RELATÓRIO FINAL Nome: Vera Lucia Dias Santos Idade: 48 anos Escolaridade: Especialização em Saúde Coletiva e Profissão: Assistente Social e Licenciatura em Pedagogia Endereço: Avenida Délio Silva Brito,

Leia mais

A MUDANÇA DE NOMENCLATURA NOS TÍTULOS DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA BRASILEIRA DE DUCAÇÃO ESPECIAL

A MUDANÇA DE NOMENCLATURA NOS TÍTULOS DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA BRASILEIRA DE DUCAÇÃO ESPECIAL A MUDANÇA DE NOMENCLATURA NOS TÍTULOS DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA BRASILEIRA DE DUCAÇÃO ESPECIAL Patrícia Gonçalves de Oliveira Souza Priscila Bezerra Zioto Barros Viviane Aparecida Sotana Pansani

Leia mais

O PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUNS DADOS e

O PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUNS DADOS e 1 O PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUNS DADOS - 2001 e 2012. 1 Formação e Gestão em Processos Educativos Fernanda Zanette de Oliveira Introdução No ano de 2001 (BRASIL, 2001), o

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Dispõe sobre a Política Institucional de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense e o Plano de Acessibilidade e Inclusão UFF Acessível. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO Código: ENF-220 Pré-requisito: - ENF

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Atividade complementar é um componente curricular obrigatório do processo de formação, cuja normatização está contida nas Diretrizes Curriculares

Leia mais

PROTEÇÃO AOS IDOSOS: A REALIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NO ESTADO DA PARAÍBA

PROTEÇÃO AOS IDOSOS: A REALIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NO ESTADO DA PARAÍBA PROTEÇÃO AOS IDOSOS: A REALIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NO ESTADO DA PARAÍBA (ASFORA, J. V. S.) - Jamilla Viana Silva Asfora/Coautora e Orientadora da Pesquisa (¹) Faculdade de Ciências Médicas (FCM)

Leia mais

LEI N. 434, DE 18 DEDEZEMBRODE 2018

LEI N. 434, DE 18 DEDEZEMBRODE 2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÍTIO DO QUINTO ESTADO DA BAHIA CNPJ n. 13.452.958/0001-65 Praça João José do Nascimento, S/N, Centro CEP 48565-000 Telefax:(75)3296-2217 LEI N. 434, DE 18 DEDEZEMBRODE 2018 Altera

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CEE PLENO N. 3, DE 3 DE JULHO DE 2006.

ESTADO DE GOIÁS CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CEE PLENO N. 3, DE 3 DE JULHO DE 2006. Regulamenta a progressão parcial no ensino fundamental e médio e dá outras providências. O DE GOIÁS, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 160, da Constituição Estadual; com amparo nos Art 53 e

Leia mais

A UNIVERSIDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE: 25 anos de criação, empoderamento e protagonismo do idoso na UEPG

A UNIVERSIDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE: 25 anos de criação, empoderamento e protagonismo do idoso na UEPG 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL O USO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: TECNOLOGIAS ALIADAS AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Frances Larraike O. Damascena 1, Lauane A. de Paula 2, Leandra F. C. de Almeida 3, Maria

Leia mais

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: construindo espaços de promoção de cidadania

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: construindo espaços de promoção de cidadania DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: construindo espaços de promoção de cidadania ARAÚJO, Luana de 1 FONSECA, Ana Rafaella Martins 2 GONZAGA, Gigliolla Marcelino 3 MOREIRA, Camilla Gambarra 4 AMORIM,

Leia mais

POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EMANCIPATÓRIA:

POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EMANCIPATÓRIA: Revista Eventos Pedagógicos Desigualdade e Diversidade étnico-racial na educação infantil v. 6, n. 4 (17. ed.), número regular, p. 482-488, nov./dez. 2015 SEÇÃO ENTREVISTA POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EMANCIPATÓRIA:

Leia mais

PORTARIA D.IBB Nº 78/2015, de 03 de julho de 2015

PORTARIA D.IBB Nº 78/2015, de 03 de julho de 2015 D.IBB/MDC/rmjl PORTARIA D.IBB Nº 78/2015, de 03 de julho de 2015 Dispõe sobre o Regulamento do trabalho de conclusão de curso de Graduação em Ciências Biomédicas Estrutura Curricular 2013 do Instituto

Leia mais

Texto referência para a audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Relações Internacionais

Texto referência para a audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Relações Internacionais CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Texto referência para a audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Relações Internacionais Comissão da Câmara de Educação Superior

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 1, DE 21 DE JANEIRO DE 2004.(*)

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 1, DE 21 DE JANEIRO DE 2004.(*) CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 1, DE 21 DE JANEIRO DE 2004.(*) Estabelece Diretrizes Nacionais para a organização e a realização de Estágio de alunos da Educação

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Missão O Curso de Pedagogia tem por missão a formação de profissionais de educação autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar,

Leia mais

A EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: QUESTÕES LEGAIS E PEDAGÓGICAS.

A EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: QUESTÕES LEGAIS E PEDAGÓGICAS. A EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: QUESTÕES LEGAIS E PEDAGÓGICAS. Cristiane de Fátima Costa Freire; Disneylândia Maria Ribeiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. E-mails: crisnenem8@hotmail.com;

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/005/2008 * Aprova o Projeto Político Pedagógico do curso de graduação em Relações Internacionais - Bacharelado, do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas - CCBSA, Campus

Leia mais

Antônia Pereira da Silva Graduanda em Letras-Português pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí

Antônia Pereira da Silva Graduanda em Letras-Português pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí DIRETRIZES LEGAIS E DIVERSIDADES RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERRACIAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL Antônia Pereira da Silva E-mail: karllalayanne2009@hotmail.com

Leia mais

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE TANQUE NOVO, ESTADO DA BAHIA, usando de uma das suas atribuições que lhes são conferidas por lei, e

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE TANQUE NOVO, ESTADO DA BAHIA, usando de uma das suas atribuições que lhes são conferidas por lei, e PORTARIA Nº 01/2011 DE 01 DE DEZEMBRO DE 2011. Dispõe sobre o processo de matrícula/2012 dos alunos nas Unidades Escolares Municipais - UEM e organização do período letivo de ensino 2012 no município de

Leia mais

ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL

ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL José Júnior Bezerra da Silva 1 ; Vera Lúcia Gomes Rocha 2 ; Kryssia Layane Santos de Oliveira 3 ; Maria Cícera Bezerra da Silva

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.987, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 43/2012, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2012 PROCESSO Nº /

RESOLUÇÃO Nº 43/2012, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2012 PROCESSO Nº / SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 43/2012, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a regulamentação do Núcleo de Estudos

Leia mais

POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO UNIBAVE

POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO UNIBAVE CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PROADM PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - PROPPEX POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE

Leia mais

PERCURSO LEGAL PARA A IMPLANTAÇÃO DA CLASSE HOSPITALAR NO BRASIL

PERCURSO LEGAL PARA A IMPLANTAÇÃO DA CLASSE HOSPITALAR NO BRASIL 1 PERCURSO LEGAL PARA A IMPLANTAÇÃO DA CLASSE HOSPITALAR NO BRASIL O objetivo deste estudo é apresentar um panorama histórico do processo de implantação de Classes Hospitalares em hospitais da rede pública

Leia mais

NAPNE: UMA FERRAMENTA EM CONSTRUÇÃO PARA POLÍTICAS INCLUSIVAS DE ACESSO A EDUCAÇÃO.

NAPNE: UMA FERRAMENTA EM CONSTRUÇÃO PARA POLÍTICAS INCLUSIVAS DE ACESSO A EDUCAÇÃO. NAPNE: UMA FERRAMENTA EM CONSTRUÇÃO PARA POLÍTICAS INCLUSIVAS DE ACESSO A EDUCAÇÃO. 38 ANA CLAUDIA COUTINHO 1 RESUMO Este artigo tem como objetivo reunir dados sobre o Núcleo de Atendimento às Pessoas

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PARA POSTO DE TRABALHO DE VICE-DIRETOR PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA 2019 A Dirigente Regional de Ensino, nos termos da Resolução SE 53, de 22-09-2016 publicada pela Secretaria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» DE 06 DE OUTUBRO DE 1999

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» DE 06 DE OUTUBRO DE 1999 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» 2669 - DE 06 DE OUTUBRO DE 1999 EMENTA: Altera a Resolução N 1234/86 - CONSEP e define o Currículo do Curso de Licenciatura

Leia mais

ATIVIDADES LÚDICAS COMO FACILITADORAS PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL POR DOCENTES NO SEMIÁRIDO PARAIBANO.

ATIVIDADES LÚDICAS COMO FACILITADORAS PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL POR DOCENTES NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. ATIVIDADES LÚDICAS COMO FACILITADORAS PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL POR DOCENTES NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. Profa. Dra. Cláudia Maria Alves Pegado-Dantas(1) ; Prof. Dr. Francisco José Pegado Abílio(2). Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO Nº 02/2015 CCGSS/CCHLA/UFPB Estabelece normas de regimento para o Trabalho de Conclusão de Curso do BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Leia mais

Crimes do Estatuto do Idoso 10.741/03 Prof. Marcelo Daemon

Crimes do Estatuto do Idoso 10.741/03 Prof. Marcelo Daemon Crimes do Estatuto do Idoso 10.741/03 Prof. Marcelo Daemon I Fundamento Constitucional Art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar

Leia mais

10 Anos do Estatuto do Idoso e os entraves à sua consolidação

10 Anos do Estatuto do Idoso e os entraves à sua consolidação 10 Anos do Estatuto do Idoso e os entraves à sua consolidação Estatuto do Idoso uma década de... D I G N I D A D E F E L I C I D A D E AT I V I D A D E V I TA L I D A D E Q U A L I D A D E R E S P E I

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cardeal da Silva publica:

Prefeitura Municipal de Cardeal da Silva publica: 1 Ano X Nº 799 Prefeitura Municipal de publica: Decreto N.173 de 07 de dezembro de 2018-Nomeia Servidor Público Municipal e dá outras providências correlatas. Decreto N.175 de 07 de dezembro de 2018-Nomeia

Leia mais

Seminário de Apresentação de Trabalhos de Conclusão dos cursos de Pós- Graduação em Gestão de Segurança Pública e em Inteligência Criminal

Seminário de Apresentação de Trabalhos de Conclusão dos cursos de Pós- Graduação em Gestão de Segurança Pública e em Inteligência Criminal Seminário de Apresentação de Trabalhos de Conclusão dos cursos de Pós- Graduação em Gestão de Segurança Pública e em Inteligência Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Segurança Pública Florianópolis,

Leia mais

PORTARIA Nº01 DE 02/08/2010.

PORTARIA Nº01 DE 02/08/2010. PORTARIA Nº01 DE 02/08/2010. A Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Análise e desenvolvimento de sistemas (ANSI) da Faculdade Educacional de Araucária Facear, no uso de suas atribuições, considerando

Leia mais

Palavras-chave: Formação de professores; Educação de jovens e adultos; Políticas públicas.

Palavras-chave: Formação de professores; Educação de jovens e adultos; Políticas públicas. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA: INSTITUIÇÕES E POLÍTICAS Thamyres Xavier Moreira Universidade Federal de Ouro Preto Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com a aplicação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 16 DE SETEMBRO DE 2008

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 16 DE SETEMBRO DE 2008 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.751 DE 16 DE SETEMBRO DE 2008 Aprova o Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Bacharelado

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO RENDIMENTO MENSAL PER CAPITA, VALOR DA TERRA URBANA E SUAS IMPLICAÇÕES NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS RESUMO

DIAGNÓSTICO DO RENDIMENTO MENSAL PER CAPITA, VALOR DA TERRA URBANA E SUAS IMPLICAÇÕES NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS RESUMO DIAGNÓSTICO DO RENDIMENTO MENSAL PER CAPITA, VALOR DA TERRA URBANA E SUAS IMPLICAÇÕES NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS Karine Sales Arendt¹; Joelson Gonçalves Pereira ² UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79.804-970 Dourados

Leia mais

EdUECE - Livro

EdUECE - Livro 03209 PARADOXOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA Martha dos Reis Angélica Pal Oriani Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp-Marília Resumo Neste resumo são problematizados os paradoxos no ensino de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITARIO DE MINEIROS UNIFIMES

CENTRO UNIVERSITARIO DE MINEIROS UNIFIMES ERRATA 002 AO EDITAL Nº 02/2014 - VESTIBULAR PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 DO CENTRO UNIVERSITARIO DE MINEIROS UNIFIMES "Dispõe sobre a Retificação de datas do Vestibular para o Curso de Pedagogia Parcelada

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA REGULAMENTO SGAS 906, Conjunto A, Bloco 1 - Asa Sul - Distrito Federal DF -- CEP 70.390-060 Fone: (61) 3521.9300 - www.brasilia.mackenzie.br - fpmb@mackenzie.br REGULAMENTO

Leia mais

EnEPA. II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN:

EnEPA. II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN: EnEPA II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN: 978-85-7764-083-6 TIPO RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DE MINUTA PARA INSTITUIR A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DO IFES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DE MINUTA PARA INSTITUIR A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DO IFES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ENSINO Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 PROPOSTA DE MINUTA PARA INSTITUIR A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO SETOR DE AÇÃO COMUNITÁRIA E PASTORAL NO ENSINO SUPERIOR.

EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO SETOR DE AÇÃO COMUNITÁRIA E PASTORAL NO ENSINO SUPERIOR. EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO SETOR DE AÇÃO COMUNITÁRIA E PASTORAL NO ENSINO SUPERIOR. Autores: Lívia Ribeiro Barboza de Araújo Braga Jardelino Menegat Thiago de Oliveira Pereira Introdução

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Nos dois últimos períodos do curso, em fase conclusiva de todo o processo de formação do Curso de Pedagogia, será desenvolvido pelo aluno concluinte, como condição para a

Leia mais

Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC

Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC REFERENCIAL CURRICULAR NOS SISTEMAS DE ENSINO: da complexidade a praticidade. CONCEITO DE BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA Curso de Enfermagem

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA Curso de Enfermagem 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA Curso de Enfermagem Orientações para as atividades de prática supervisionada e estágios curriculares Apresentação Este documento destina-se a fornecer informações sobre

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições;

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 08/2012 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

TÍTULO: A EXTENSÃO E A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR : UM CAMINHO PARA O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE AUTORAS: Alba Lúcia Castelo Branco

TÍTULO: A EXTENSÃO E A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR : UM CAMINHO PARA O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE AUTORAS: Alba Lúcia Castelo Branco TÍTULO: A EXTENSÃO E A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR : UM CAMINHO PARA O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE AUTORAS: Alba Lúcia Castelo Branco (albacbraco@uol.com.br), Malvina Tania Tuttman (tuttman@rio.com.br),

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS 2018 Página 1 de 9 1. Apresentação Este documento apresenta as diretrizes para a realização das Atividades Complementares nos cursos

Leia mais

Avenida: Antonio Carlos Magalhães S/N. Centro São José da Vitória-BA. CEP: Tel.: (73) Ementa:

Avenida: Antonio Carlos Magalhães S/N. Centro São José da Vitória-BA. CEP: Tel.: (73) Ementa: RESOLUÇÃO CME Nº. 001/2008. Ementa: REGULAMENTA A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA 9 (N0VE) ANOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DA VITPORIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O CONSELHO MUNICIPAL

Leia mais

A Câmara Superior de Pós-Graduação CSPG, do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições;

A Câmara Superior de Pós-Graduação CSPG, do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 06/2010 Aprova o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização,

Leia mais

CONSIDERANDO os princípios referendados na Declaração Universal dos Direitos Humanos;

CONSIDERANDO os princípios referendados na Declaração Universal dos Direitos Humanos; RESOLUÇÃO Nº 066-CONSELHO SUPERIOR, de 14 de fevereiro de 2012. REGULAMENTA A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA IFRR. O PRESIDENTE DO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM IMAGEM E SOM REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR São Carlos, dezembro de 2014. 1 Regulamento de estágio obrigatório do curso de Bacharelado em Imagem

Leia mais

REGULAMENTO DO CENTRO DE PESQUISA (CEPES) DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB/IDP

REGULAMENTO DO CENTRO DE PESQUISA (CEPES) DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB/IDP REGULAMENTO DO CENTRO DE PESQUISA (CEPES) DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB/IDP TEXTO COMPILADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES - ACCs DO CURSO DE DIREITO CAMPUS BINACIONAL

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES - ACCs DO CURSO DE DIREITO CAMPUS BINACIONAL REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES - ACCs DO CURSO DE DIREITO CAMPUS BINACIONAL Art. 1 o Compreende-se como atividade complementar toda e qualquer atividade, não prevista no rol das disciplinas

Leia mais

COLEGIADOS ESCOLARES. Nas Unidades Escolares do Sistema Estadual de Ensino e a Gestão Democrática

COLEGIADOS ESCOLARES. Nas Unidades Escolares do Sistema Estadual de Ensino e a Gestão Democrática COLEGIADOS ESCOLARES Nas Unidades Escolares do Sistema Estadual de Ensino e a Gestão Democrática Objetivos: Esclarecer questões atinentes ao funcionamento dos Colegiados Escolares: seus objetivos, limites,

Leia mais

INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA

INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA 125 INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA Ana Paula Castro ¹ INTRODUÇÃO Estamos vivendo em um mundo que cada dia termos que nos adaptar e favorecer principalmente alunos que apresenta alguma

Leia mais

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL ISSN 2359-1277 O SERVIÇO SOCIAL E O CAMPO SÓCIO JURÍDICO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CENSE Camila Silvestre, email: camilamonteirosilva@hotmail.com.br Drielly Claro, email: driellyclaro@hotmail.com

Leia mais

PROJETO JORNAL UATI: comunicação e informação

PROJETO JORNAL UATI: comunicação e informação 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este Regulamento dispõe sobre as Atividades Complementares do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade

Leia mais

FACULDADE DE ARACRUZ - FAACZ PORTARIA Nº 018/2009 DE 31/03/2009

FACULDADE DE ARACRUZ - FAACZ PORTARIA Nº 018/2009 DE 31/03/2009 FACULDADE DE ARACRUZ - FAACZ Mantenedora: Fundação São João Batista PORTARIA Nº 018/2009 DE 31/03/2009 Regulamenta o Estágio Supervisionado/ Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Graduação da

Leia mais

ANEXO I NORMATIZAÇÃO E PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS PARA CURSOS DE EXTENSÃO

ANEXO I NORMATIZAÇÃO E PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS PARA CURSOS DE EXTENSÃO ANEXO I NORMATIZAÇÃO E PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS PARA CURSOS DE EXTENSÃO 1. Objetivo Normatizar a elaboração, acompanhamento, avaliação e certificação dos Cursos de Extensão no Instituto Federal de Educação,

Leia mais

INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO SUPERIOR. Av. Marechal Cândido Rondon, 850 Veneza I, Ipatinga - MG CEP: , Telefax:

INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO SUPERIOR. Av. Marechal Cândido Rondon, 850 Veneza I, Ipatinga - MG CEP: , Telefax: INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO E EXPERIÊNCIA DOCENTE Dispõe sobre a composição, atribuições e funcionamento do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência

Leia mais

OS GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O PROCESSO DA INCLUSÃO NA ESCOLA

OS GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O PROCESSO DA INCLUSÃO NA ESCOLA OS GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O PROCESSO DA INCLUSÃO NA ESCOLA Mara Rosane Souza Soares, Denise Macedo Ziliotto (orient.) Universidade La Salle Resumo A gestão tem sido objeto de estudo e reconhecimento,

Leia mais

POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. Apresentação

POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. Apresentação POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS Institui a política de acompanhamento de egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Apresentação O Instituto Federal de Educação,

Leia mais

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR Profª. Carla Verônica AULA 03 SUPERVISÃO E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Identificar os princípios da gestão participativa; Analisar a dialética do ambiente escolar; Perceber

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES Art. 1º - O presente regulamento estabelece as normas para a efetivação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA GABINETE DO REITOR PORTARIA Nº 198, de 26 de abril de 2007. Dispõe sobre a progressão funcional de professores para a Classe de Professor Associado, especifica as atividades a serem objeto de avaliação

Leia mais

apresentação dos documentos

apresentação dos documentos apresentação dos documentos Documentos Normativos para a Educação Superior no Brasil: As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a Formação Continuada e as Diretrizes

Leia mais