4 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado"

Transcrição

1 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado 39 4 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado 4.1. Maturity A Maturity ou Maturidade é definida como o prazo para o vencimento de uma operação, independente do pagamento de juros ou de amortizações intermediárias. Consiste na forma mais simples de gestão de risco de mercado para instrumentos pré-fixados. A importância da Maturity em ativos de renda-fixa está no fato de o descasamento de prazos ser o principal risco que envolve taxa de juros. 4.. Duration O conceito da duração foi introduzido primeiramente por Frederick Macaulay em 1938 ao tentar definir a medida correta da vida de um investimento de renda-fixa. Dado que a maturidade ignora os montantes e os períodos de todo o fluxo de caixa exceto o fluxo final, Macaulay definiu como vida de um investimento de renda-fixa considerando cada pagamento como um bond de cupom zero (desconto puro). A Duration, Duração ou Duração de Macaulay é definida como o prazo médio das operações ponderado pelos fluxos de caixa. A Duration originalmente foi desenvolvida para taxas contínuas. Ao se tratarem de taxas discretas, como taxas anuais, por exemplo, a sensibilidade da carteira pode ser aproximada em primeira ordem pela Duration Modificada. Enquanto a Maturity considera apenas o prazo para o vencimento do principal, a Duration leva em conta, além do principal, os pagamentos intermediários de juros e amortizações, representando, portanto, uma melhor ferramenta de avaliação de descasamento de prazo.

2 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado 40 A Duration pode ser calculada assim: D = n i= 1 n i= 1 VP t i VP i i (16) onde: VP i é o valor presente do i-ésimo fluxo de caixa; t i é o prazo decorrente i-ésimo fluxo de caixa; D é a Duration. A Duration pode ser interpretada também como indicador de elasticidade à taxa de juros. Ela pode ser calculada a partir da derivada primeira da função preço em relação à taxa de juros: P = FC 1 + FC FC t1 t ( 1+ r) ( 1+ r) ( 1+ r) tn + n K + (17) onde FC i é o i-ésimo fluxo de caixa da carteira; r é a taxa de juros; P é o valor presente da carteira. Derivando a eq.(17) em relação a r e realizando algum algebrismo, obtémse: D = dp P dr r ( 1+ ) (18) A eq.(18) mostra que a Duration corresponde a sensibilidade do preço da carteira frente a pequenas oscilações da taxa de juros. A maneira como é obtida a eq.(18) a partir da eq.(17) está descrita no Apêndice A.

3 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado 41 Pode-se melhorar a Duração através da expansão de Taylor do termo dp, obtendo-se a eq.(19) 7 : dp P D 1 = dr + Cdr (19) ( 1+ r) Onde: C = 1 d P P dr A Convexity ou Convexidade, correspondente ao parâmetro C da eq.(19), representa um fator de ajuste para a Duration. A Convexity mede a curvatura da relação entre preço e taxa de juros. A Duration fornece uma medida aproximada da sensibilidade do valor de instrumentos de renda-fixa em função da variação da taxa de juros. A Convexity, por sua vez, representa uma ferramenta auxiliar utilizada para aumentar a precisão e melhorar a acuidade da Duração, além de ser um indicador secundário do grau de proteção a movimentos relevantes da curva de juros. Portfólios comprados em papéis de renda-fixa de alta convexidade em geral pagam um prêmio adicional pela assimetria positiva de sensibilidade de sua carteira. A seguir encontra-se um gráfico (figura ) mostrando a variação do preço de um bond em função da variação da taxa de juros associada, para uma aproximação de primeira (curva D) e de segunda ordem (curva C). Analisando as curvas, percebe-se que a inclinação da reta D corresponde a Duration, enquanto que a concavidade de C equivale a um meio da Convexidade. Pode-se inclusive notar o erro associado à aproximação de primeira ordem, em detrimento a de segunda ordem. 7 A descrição dos passos para a obtenção da eq.(19) encontram-se no Apêndice B.

4 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado 4 Erro Figura - Variação do preço de um bond em função da variação da taxa e juros associada, para uma aproximação de primeira ordem (curva D) e de segunda ordem (curva C). A duração de Macaulay pode ser modificada a fim determinar a variação do preço do bond para variações pequenas nas taxas de juros. O termo Duração Modificada (D*) é dado pela duração de Macaulay (Eq.(16)), dividido por (1+r): * D D = 1+ r (0) Substituindo na eq.(19), tem-se: dp P * 1 = D dr + Cdr Para pequenas variações, pode-se considerar dr 0, como conseqüência: dp = D * dr (1) P

5 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado 43 A eq.(1) mostra que uma variação do preço de um bond pode ser aproximada para o produto negativo da duração modificada e da variação da taxa de juros. Assim há uma relação negativa entre a duração modificada e a variação aproximada do preço do bond para uma dada variação da taxa de juros, que é consistente com o princípio de que os preços de um bond movem-se no sentido oposto ao das taxas de juros. A Duration Modificada sozinha não possibilita estimativas adequadas, pois não modela precisamente a curvatura existente entre a variação percentual do valor ou preço de um título pré-fixado e a variação percentual da taxa de juros de mercado. Apesar desta restrição, a Duration Modificada é confiável principalmente quando o nível e a volatilidade das taxas de juros são baixos. Além disso, possibilita rápidas estimativas da sensibilidade da carteira de títulos de renda-fixa sem ser necessário trazer todos os fluxos de caixa a valor presente. Note que, em certas situações, dependendo da quantidade de operações de uma instituição financeira, o recálculo através do valor presente pode demandar bastante tempo e esforço computacional. Neste caso, uma estimativa através da Duration pode ser extremamente viável. Outra restrição da Duration Modificada é a suposição de que as taxas de juros de mercado são flat, ou seja, para qualquer prazo as taxas de juros são as mesmas (constantes). Fluxos de caixa que vencem no curto prazo, por exemplo, são trazidos a valor presente pela mesma taxa que os fluxos de caixa com vencimentos mais distantes (Figura 3). taxa de juros r Estrutura temporal de taxa de juros(flat) tempo Figura 3 - Hipótese da Duration Modificada: Estrutura Temporal da Taxa de Juros é Flat.

6 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado Value at Risk O Value at Risk foi concebido para medir a exposição de uma carteira ao risco de mercado. Trata-se da estimação da quantia em que uma posição assumida por uma instituição pode vir a declinar devido ao movimento do mercado, durante um período de tempo. Do ponto de vista de uma instituição financeira, o VaR pode ser definido como a perda máxima da posição financeira durante um determinado período de tempo e com uma certa probabilidade. O VaR de uma posição comprada ao longo do horizonte de tempo l e com probabilidade p pode ser definido como: [ V ( ) VaR] p = P l () onde: V (l) é a mudança sofrida no valor dos ativos da posição financeira durante o período l. Como se está comprado na posição financeira, a perda ocorre quando V ( l) < 0 e o VaR da eq.() assume valor negativo. Caso fosse utilizada uma posição vendida, isto se inverteria e o VaR seria definido assim: [ V ( l) VaR] = 1 P[ V ( ) VaR] p = P l As definições vistas até o momento mostram que em posições compradas, a cauda esquerda é importante no cálculo do Value at Risk, já em posições vendidas, a cauda direita é que deve ser levada em conta.

7 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado 45 Analisando a definição de VaR, percebe-se que este é simplesmente o p-ésimo quantil da distribuição de retornos da carteira. Na prática, o cálculo do VaR envolve: 1. A probabilidade de interesse p, como por exemplo, p = 0,01 ou p = 0,05;. O horizonte de tempo l (por exemplo, 1 dia, 10 dias); 3. A freqüência dos dados (normalmente são diários, podendo ser diferente de l ); 4. A função de distribuição cumulativa ou seus quantis, dependendo do tipo de abordagem; 5. A quantia da posição assumida. O VaR pode ser medido de forma relativa, consistido na perda em relação a média, ou de forma absoluta, onde a perda não é calculada usando-se uma referência a valor esperado. Segundo Jorion (003), o VaR relativo é o mais aconselhável, porém, quando o horizonte é pequeno, o retorno médio pode ser pequeno, o que acarretaria o VaR relativo e o VaR absoluto estimarem aproximadamente o mesmo valor. Considerando Wo como o investimento inicial, r a taxa de retorno e W valor da carteira no final do horizonte, o VaR relativo pode ser obtido da seguinte forma: VaR rel = E(W) W* (3) Onde W* representa o menor valor da carteira para um nível de confiança c. Só que: W = Wo (1 + r) e W* = Wo (1 + r*) Onde r* representa o menor retorno para o nível de confiança c. Tem-se, então: VaR rel = E(W) W* = E[ Wo (1 + r)] Wo (1 + r*) VaR rel = Wo E[(1 + r)] Wo (1 + r*) = Wo (1 + E[r]) Wo (1 + r*)

8 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado 46 Chamando de µ o retorno esperado de r: VaR rel = Wo (1 + µ) Wo (1 + r*) VaR rel = Wo + Wo µ Wo Wo r* = Wo (r* µ) (4) O VaR absoluto fica: VaR abs = Wo W* = Wo Wo (1 + r*) = Wo Wo Wo r* VaR abs = Wo r* (5) 4.4. Metodologias para o Cálculo do VaR Jorion (003) classifica os modelos de cálculo de valor em risco em dois grupos: o paramétrico, que compreende o método da matriz de variânciacovariância e o baseado em avaliação plena, que compreende a Simulação histórica, Simulação de Monte-Carlo e teste de stress. Este trabalho irá dividir os métodos de cálculo de VaR em quatro grupos: Método da Matriz de Variância- Covariância, que compreende a metodologia inicialmente desenvolvida pela RiskMetrics, Método da Simulação Histórica, Método da Simulação de Monte- Carlo e Teoria dos Valores Extremos, que será abordada no próximo capítulo RiskMetrics: Matriz de Variância-Covariância O banco J.P. Morgan foi quem primeiro desenvolveu a metodologia RiskMetrics para o cálculo do VaR. Na sua forma simples, a metodologia RiskMetrics assume que os retornos diários de um portfólio seguem uma distribuição normal condicional às informações passadas:

9 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado 47 rt Ft 1 ~ N( µ t, σ t ) (6) onde µ t é a média condicional; σ t é a variância condicional; r t é o retorno logaritmo diário. O método assume ainda que µ = 0 e que a variância segue o modelo de alisamento exponencial, abordado anteriormente. t Na metodologia adotada pelo RiskMetrics, tem-se que rt [ k] ~ N(0, kσ t+1 ) onde k é o horizonte de tempo em que se deseja obter o VaR. Isso implica que o desvio padrão de r t [k] seja kσ t+ 1. Como resultado, para um horizonte de um dia e de k dias, o cálculo do VaR com confiança de 95% fica: VaR(1 dia) = Quantidade na Posição 1,65σ t+ 1 VaR( + k) = Quantidade na Posição 1,65σ t 1 k Onde 1,65σ t+ 1 representa o quantil de 5%. Conseqüentemente, na metodologia do RiskMetrics, tem-se: VaR( k) = VaR(1 dia) k Isto é conhecido como a regra da raiz quadrada do tempo.

10 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado Posições Múltiplas Em algumas aplicações, o investidor pode assumir posições múltiplas e precisar do cálculo do VaR de tais posições em conjunto. Mais uma vez, a metodologia RiskMetrics facilita e muito os cálculos, pois através desta, basta que saibam-se as correlações( ρ ) entre os ativos em questão e seus VaRs individuais. A forma generalizada fica: VaR = m i= 1 VaR i + m i< j ρ VaR ij i VaR j (7) onde ρ ij é o coeficiente de correlação entre os retornos dos instrumentos i e j. Uma alternativa de cálculo é fazer uma análise matricial para levantar a variância da carteira e a partir daí realizar o cálculo do VaR. Para calcular a variância ( σ ) da carteira em questão, utiliza-se a seguinte equação: ' = Wt Σ W t σ (8) onde: Σ é a matriz de variância e covariância dos ativos que compõe a carteira; W t é o vetor com os pesos dos ativos dentro da carteira. De posse da variância e da média dos retornos da carteira pode-se calcular o valor em risco.

11 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado Renda-fixa: Mapeamento de Fluxos de Caixa À primeira vista, o cálculo de VaR utilizando matriz de variância e covariância parece simples. Entretanto, para carteiras de instrumentos de rendafixa, seria preciso calcular as volatilidades e correlações de cada taxa de juros. Assim, carteiras contendo fluxos de caixa com vencimentos muito longos dariam origem a esforços computacionais muito grandes no levantamento do valor em risco. Para evitar um crescimento exagerado do número de volatilidades e correlações a serem calculadas, define-se um número fixo de vértices onde os fluxos de caixa devem ser mapeados. Como um fluxo de caixa estará situado, necessariamente, entre dois vértices adjacentes, mapeá-lo significa transformar o fluxo original em dois fluxos, um em cada vértice e rearranjar a carteira original, composta de um número qualquer de fluxos com diversos vencimentos, numa carteira padronizada contendo fluxos localizados em um número fixo de vértices. Na metodologia de mapeamento de fluxos de caixa propostos pela RiskMetrics, três premissas devem ser cumpridas: O fluxo de caixa original deve ser preservado, ou seja, os fluxos resultantes do mapeamento devem resultar em valor igual ao fluxo mapeado; O risco de mercado associado ao fluxo de caixa deve ser mantido após o mapeamento; O sinal do fluxo de caixa não deve ser alterado. Para que as premissas sejam válidas, a metodologia RiskMetrics propõe uma equação simplificada para efetuar o mapeamento. Consiste em decompor o fluxo de caixa em dois fluxos de caixa pertencentes a vértices básicos (um com prazo anterior e outro com prazo posterior ao fluxo de caixa em questão). Seguindo as premissas propostas, tem-se:

12 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado 50 σ = ασ 1 + ( 1 α) σ 1 + ( 1 α) σ + α (1 α) σ1 σ ρ1, σ = α σ α σ1 + σ ασ + α σ + α σ1 σ ρ1, α σ1 σ ρ1, σ = 0 α ( σ1 + σ σ 1 σ ρ1, ) + α(σ 1 σ ρ1, σ ) + σ σ = 0 aα + bα + c = 0 (9) Com: 1 + σ σ 1 σ ρ1, a = σ b = σ 1 σ ρ1, σ σ c = σ onde: σ 1 é a volatilidade da taxa de prazo igual ao vértice imediatamente anterior; posterior; σ é a volatilidade da taxa de prazo igual ao vértice imediatamente σ é a volatilidade da taxa de prazo igual ao fluxo de caixa mapeado; ρ 1, é o coeficiente de correlação entre as taxas de prazos imediatamente anterior e imediatamente posterior. Portanto, para se obter o α, basta resolver a eq.(9). O α nada mas é do que o peso a ser multiplicado pelo fluxo mapeado, dando origem ao fluxo no vértice imediatamente anterior. O valor do fluxo no vértice imediatamente posterior pode ser obtido multiplicando-se o fluxo mapeado por ( 1 α ). Note que 0 α 1.

13 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado 51 O procedimento anterior funciona bem para a maioria dos casos, porém apresenta inconsistência sob algumas circunstâncias. No Brasil, o Banco Central propôs uma modificação no mapeamento dos fluxos de caixa com a introdução da Circular n o 07, onde se passou a adotar o mapeamento linear. Segundo Arcoverde (001), testes empíricos mostram que esta modificação introduziu melhora na estimação do VaR quando comparada com a proposta pela RiskMetrics, não se tratando portanto de mera simplificação da metodologia. O Banco Central do Brasil adotou como vértices padrão os de valores 1, 4, 63, 16, 5, 504 e 756 dias úteis. Os fluxos de caixa com prazo inferior a 1 dias úteis devem ser alocados no vértice 1 dias com peso T / 1 (onde T é o prazo do fluxo). Caso os fluxos sejam superiores a 756, estes devem ser alocados no vértice 756 com valor equivalente ao peso T / 756 multiplicado pelo valor de mercado do vértice de 756 dias úteis Os fluxos entre 1 e 756 dias úteis devem seguir a metodologia a seguir: Valor alocado no vértice anterior: P P j j T P j 1 VM Valor alocado no vértice posterior: T P P j P j 1 j 1 VM Onde: T é o prazo do fluxo de caixa; P j é o prazo do vértice imediatamente posterior; P j 1 é o prazo do vértice imediatamente anterior; VM é o valor de mercado do fluxo de caixa. O Banco Central fornece diariamente as volatilidades e correlações entre os vértices, não havendo necessidade do cálculo de tais fatores.

14 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado Discussão sobre a metodologia RiskMetrics As proposições adotadas pelo RiskMetrics na sua metodologia para cálculo de VaR simplificam muito os cálculos necessários no levantamento do valor em risco de uma posição financeira, porém muitas vezes não correspondem a realidade. Por exemplo, considerar que o retorno dos ativos avaliados segue uma distribuição normal não é uma das melhores aproximações possíveis, pois nota-se que a distribuição de tais retornos freqüentemente possui caudas pesadas (fat tails). Ao assumir-se a distribuição como normal, subestima-se o Value at Risk. Além disso, a regra da raiz quadrada para a variância agregada no tempo só é válida quando se assume que os retornos possuem média zero. Como vantagens dessa metodologia, pode-se citar sua concisão computacional e flexibilidade de manipulação, além de ser considerada modelo padrão para cálculo de risco pelos órgãos reguladores de mercado Simulação Histórica Este método consiste em voltar no tempo, considerando a composição da carteira e o histórico dos retornos, montar um histograma de variações da carteira e obter a medida do VaR para um intervalo de confiança desejado. As distribuições de ganhos e perdas são construídas a partir do portfólio atual, analisando as variações nos preços dos fatores de mercado durante cada um dos n dias passados. Trata-se de um modelo não paramétrico, ou seja, não há a necessidade de cálculo de parâmetros como, por exemplo, a variância. Nenhuma suposição quanto ao tipo de distribuição dos retornos dos ativos é feita na aplicação da metodologia.

15 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado 53 Os procedimentos necessários para o cálculo do VaR utilizando a Simulação Histórica são os seguintes: Identificar os fatores de risco de mercado no portfólio; Obter os valores históricos dos fatores de risco de mercado para os últimos n períodos; Sujeitar o portfólio às variações nas taxas e preços observados em cada um dos n dias passados, calculando os ganhos e perdas diários que ocorreriam caso este portfólio existisse no passado; Ordenar ganhos e perdas; Selecionar a perda que iguala ou excede (1- α)% das vezes; este será o VaR do portfólio. Dentre as vantagens do modelo estão a facilidade de cálculo, o baixo custo operacional e computacional e o fato do modelo incorporar não-linearidades e distribuições não normais. As desvantagens são: o modelo assume que o passado representa bem o futuro, em períodos de grande volatilidade o modelo perde eficiência e a escolha do tamanho da amostra influencia muito na qualidade dos resultados obtidos Simulação de Monte Carlo O processo de Monte Carlo é utilizado para simular uma série de cenários distintos para uma carteira em uma certa data. A partir disto, o VaR poderá ser determinado diretamente da distribuição de valores simulados. Devido a sua flexibilidade, este modelo é considerado o mais poderoso no cálculo do VaR, uma vez que é capaz de captar de forma mais adequada a não linearidade dos contratos, se aproximando mais da realidade. O conceito básico da Simulação de Monte Carlo é simular, repetidamente, um processo estocástico para as variáveis financeiras de interesse, cobrindo grande quantidade de situações possíveis.

16 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado 54 Analogamente aos outros modelos, sua modelagem consiste em primeiro identificar os fatores de risco que influenciam os ativos que compõem a carteira, depois cada ativo é descrito como uma função destes fatores de risco identificados. A partir daí, pode-se simular as variações de cada um dos fatores de risco que influenciam a carteira analisada de forma a calcular a variação resultante no valor do portfólio. Desta forma, após a realização de um número suficiente de possíveis variações no valor da carteira, pode-se construir uma curva de probabilidade para a carteira, dado um nível de confiança definido, e observar a perda potencial no valor do portfólio causado pela variação nos fatores de risco encontrados nos ativos, ou seja, o VaR. Dentre as vantagens da Simulação de Monte Carlo estão sua robustez para o cálculo de risco e conseguir captar a não-linearidade de determinados ativos. Como desvantagens estão a demanda computacional alta e a atribuição a priori de uma dada distribuição para os ativos, como no modelo paramétrico da matriz de variância-covariância. Uma solução para a problemática da adoção antecipada de uma distribuição de retornos do ativo analisado é o uso da técnica Bootstrap, que consiste no sorteio de dados históricos com reposição. Uma grande vantagem de tal metodologia é a de que a distribuição de valores obtida pode conter saltos ou caudas pesadas, o que não ocorreria se distribuições de probabilidades, como a distribuição normal, fossem adotadas Backtesting Verificar se os modelos de cálculo de VaR estão perto da realidade é tarefa necessária quando se desejam respostas consistentes de estimativas de valor em risco. O instrumento mais utilizado para realizar a validação dos modelos de Value at Risk é conhecido como Backtesting.

17 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado 55 O Backtesting é uma ferramenta estatística que tem por objetivo verificar a consistência entre as perdas observadas e as perdas estimadas pelos modelos. Resumindo, isto implica em comparar o histórico das perdas estimadas pelo VaR com os retornos observados da carteira. Ele será muito útil no capítulo 7, quando se estiver avaliando se os modelos de VaR testados estão bem ajustados e qual deles possibilita uma melhor estimativa das perdas. Neste capítulo, serão descritos os procedimentos adotados para a realização do Backtesting Backtesting Hipotético É o mais útil dos métodos de Backtesting. Consiste em congelar a carteira analisada para um determinado dia e aplicar variações históricas nos preços de fechamento dos ativos que a compõe, gerando uma série com perdas e ganhos hipotéticos. O cálculo do VaR é realizado diariamente, possibilitando a determinação do número e percentual de exceções por meio da comparação entre as estimativas diárias de VaR e os resultados do dia posterior Backtesting Utilizando Retornos Depurados O retorno depurado consiste no retorno atual subtraído de valores que não são marcados a mercado. É a metodologia mais utilizada por instituições financeiras, porém apresenta menor significado estatístico que o Backtesting hipotético, porque os ganhos e perdas apurados estão contaminados com outras grandezas além das alterações nos preços dos ativos, incluindo comissões, taxas e corretagem, resultados de intra-day trading (resultados de compra e venda de ativos durante um mesmo dia), etc Validação de um Modelo de VaR Utilizando a Taxa de Exceções Na prática, dificilmente o número de exceções encontrado empiricamente é exatamente o estimado. As estimativas deverão estar num intervalo descrito por uma distribuição binomial, que descreve a probabilidade de um determinado número de exceções ocorrer numa amostra.

18 Modelos de Mensuração de Risco de Mercado 56 O método mais popular e de maior poder para validar-se o Backtesting é o desenvolvido por Kupiec baseado na teoria binomial e onde a taxa de falhas é decorrente da diferença entre o VaR e o histórico de perdas. Kupiec (1995) gerou regiões de confiança usando a razão de log-verossimilhança: [ T N N p) p ] N LR ln (1 + ln 1 T T N = N T N Onde: p é o intervalo de confiança utilizado no VaR; N é o número de violações ocorridas no Backtesting; T é o número de dias em que se realizou o Backtesting. A razão de log-verossimilhança possui distribuição assintótica quiquadrado com um grau de liberdade. Portanto, realizando um teste de hipótese com confiança de 95%, rejeita-se o modelo onde LR > χ 5%,1, ou seja, onde LR > 3,84.

9DOXHDW5LVNHUHWRUQRGHXPLQYHVWLPHQWR

9DOXHDW5LVNHUHWRUQRGHXPLQYHVWLPHQWR 9DOXHDWLVNHUHWRUQRGHXPLQYHVWLPHQWR O Value at Risk (VaR) é um método de mensuração de risco de mercado que utiliza técnicas estatísticas amplamente difundidas. De outra forma o VaR mede a pior perda esperada

Leia mais

Introdução Introdução

Introdução Introdução Introdução 15 1 Introdução O mercado de renda-fixa no Brasil tem apresentado um crescimento sem precedentes nos últimos anos. Parte desse movimento se deve a um ambiente econômico de relativa estabilidade,

Leia mais

5 MEDIDAS DE RISCO 5.1 INTRODUÇÃO

5 MEDIDAS DE RISCO 5.1 INTRODUÇÃO 5 MEDIDAS DE RISCO 5.1 INTRODUÇÃO Neste capítulo, são apresentadas as medidas de risco usadas no setor elétrico e em finanças, analisando as propriedades da definição de medida de risco coerente [30].

Leia mais

Metodologia de gestão de Risco de Mercado

Metodologia de gestão de Risco de Mercado Metodologia de gestão de Risco de Mercado Data Criação: Ago/11 Data última revisão: Jun/13 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Risco de mercado... 3 3. Métodos de gerenciamento de risco... 3 4. Controle de

Leia mais

6 Geração de Cenários

6 Geração de Cenários 6 Geração de Cenários O planejamento do setor elétrico para operações hidrotérmicas de longo prazo de cada subsistema, atualmente, está fundamentado na avaliação dos resultados da simulação de diversos

Leia mais

1. Informação gerencial: exposição ao risco assumido pelos operadores, 2. Aumento das operações em bolsa e balcão: ações e títulos de renda fixa,

1. Informação gerencial: exposição ao risco assumido pelos operadores, 2. Aumento das operações em bolsa e balcão: ações e títulos de renda fixa, Análise de Risco Agenda Aula 6 1. Introdução ao Risco de Mercado (RM) 2. Importância da Mensuração do RM Risco de Mercado 3. RiskMetrics J. P. Morgan (JPM) 4. DEAR - daily earnings at risk 5. VAR - value

Leia mais

H11 GESTÃO DE RECURSOS LTDA.

H11 GESTÃO DE RECURSOS LTDA. H11 GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Empresa: Documento: H11 Gestão de Recursos Ltda. Versão anterior: 30/09/2015 Atualização: 18/02/2016 Data Emissão / Revisão n.º revisão: 18/02/2016 ver. 2 Página: 2 Introdução:

Leia mais

3 Revisão de Literatura e Conceituação da Medida Ômega 3.1. Avaliação de Carteiras

3 Revisão de Literatura e Conceituação da Medida Ômega 3.1. Avaliação de Carteiras 3 Revisão de iteratura e Conceituação da Medida Ômega 3.1. Avaliação de Carteiras O sucesso na decisão de investimento está em obter o máximo de retorno com um mínimo de investimento em determinado ativo.

Leia mais

Gestão de Riscos e Investimentos

Gestão de Riscos e Investimentos Existem duas abordagens gerais para calcular o VAR 1. Avaliação Local (local valuation) Métodos que vimos até agora São procedimentos em geral analíticos Baseiam-se no valor inicial do instrumento ou carteira

Leia mais

VERIFICAÇÃO DOS RECURSOS NECESSÁRIOS. Capítulo 1 VARIÁVEIS E AMOSTRAS 1

VERIFICAÇÃO DOS RECURSOS NECESSÁRIOS. Capítulo 1 VARIÁVEIS E AMOSTRAS 1 PREFÁCIO VERIFICAÇÃO DOS RECURSOS NECESSÁRIOS xiii DO EXCEL... xv Capítulo 1 VARIÁVEIS E AMOSTRAS 1 VARIÁ VEIS 4 NÚMERO DE VARIÁVEIS 5 CLASSIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS 6 ESCALA DE MEDIÇÃO DAS VARIÁVEIS 7 POPULAÇÃO

Leia mais

Teoria dos Valores Extremos: Valor em Risco para Ativos de Renda-Fixa

Teoria dos Valores Extremos: Valor em Risco para Ativos de Renda-Fixa Renato Rangel Leal de Carvalho Teoria dos Valores Extremos: Valor em Risco para Ativos de Renda-Fixa Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre

Leia mais

Gestão de Riscos e Investimentos

Gestão de Riscos e Investimentos Gestão de Riscos e Investimentos Gestão de Riscos e Investimentos A evolução da análise de risco Procedimentos quantitativos para analisar riscos individuais e agregados não são novidade 1938 Duration

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS fonte de graus de soma de quadrado variação liberdade quadrados médio teste F regressão 1 1,4 1,4 46,2 resíduo 28 0,8 0,03 total 2,2 A tabela de análise de variância (ANOVA) ilustrada acima resulta de

Leia mais

PARTE 1 ANÁLISE DE REGRESSÃO COM DADOS DE CORTE TRANSVERSAL CAPÍTULO 2 O MODELO DE REGRESSÃO SIMPLES

PARTE 1 ANÁLISE DE REGRESSÃO COM DADOS DE CORTE TRANSVERSAL CAPÍTULO 2 O MODELO DE REGRESSÃO SIMPLES PARTE 1 ANÁLISE DE REGRESSÃO COM DADOS DE CORTE TRANSVERSAL CAPÍTULO 2 O MODELO DE REGRESSÃO SIMPLES 2.1 DEFINIÇÃO DO MODELO DE REGRESSÃO SIMPLES Duas variáveis: y e x Análise explicar y em termos de x

Leia mais

6 Estudo de Casos: Valor da Opção de Investimento em Informação por Aproximação com Números Fuzzy 6.1. Introdução

6 Estudo de Casos: Valor da Opção de Investimento em Informação por Aproximação com Números Fuzzy 6.1. Introdução 6 Estudo de Casos: Valor da Opção de Investimento em Informação por Aproximação com Números Fuzzy 6.1. Introdução Este capítulo apresenta o segundo estudo de casos, no qual também são empregados números

Leia mais

Autoria: Patrícia Barros Ramos, Josete Florencio dos Santos, Eduardo Facó Lemgruber. Resumo

Autoria: Patrícia Barros Ramos, Josete Florencio dos Santos, Eduardo Facó Lemgruber. Resumo Estimativas do Valor em Risco e das Perdas Esperadas Além do : Uma Aplicação de Metodologias Incondicionais e Condicionais à Posições Lineares e não Lineares no Ativo Petrobrás PN. Autoria: Patrícia Barros

Leia mais

3 Especificação Estatística da Dispersão dos Modos de Polarização em Cabos de Fibra Óptica

3 Especificação Estatística da Dispersão dos Modos de Polarização em Cabos de Fibra Óptica em Enlaces Ópticos 0 3 Especificação Estatística da Dispersão dos Modos de Polarização em Cabos de Fibra Óptica Teoria básica da especificação estatística da dispersão dos modos de polarização em cabos

Leia mais

Aula 2 Uma breve revisão sobre modelos lineares

Aula 2 Uma breve revisão sobre modelos lineares Aula Uma breve revisão sobre modelos lineares Processo de ajuste de um modelo de regressão O ajuste de modelos de regressão tem como principais objetivos descrever relações entre variáveis, estimar e testar

Leia mais

Capítulo 2. Distribuições de Probabilidade Estimativas de parâmetros e tempos-atéfalha. Flávio Fogliatto

Capítulo 2. Distribuições de Probabilidade Estimativas de parâmetros e tempos-atéfalha. Flávio Fogliatto Capítulo 2 Distribuições de Probabilidade Estimativas de parâmetros e tempos-atéfalha Flávio Fogliatto 1 Ajustes de distribuições Em estudos de confiabilidade, dados são amostrados a partir de uma população

Leia mais

Capítulo 3: Elementos de Estatística e Probabilidades aplicados à Hidrologia

Capítulo 3: Elementos de Estatística e Probabilidades aplicados à Hidrologia Departamento de Engenharia Civil Prof. Dr. Doalcey Antunes Ramos Capítulo 3: Elementos de Estatística e Probabilidades aplicados à Hidrologia 3.1 - Objetivos Séries de variáveis hidrológicas como precipitações,

Leia mais

Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção

Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção Projetos de Experimento e Confiabilidade de Sistemas da Produção Prof. Claudio Luis C. Frankenberg 3ª parte Conforme foi apresentado

Leia mais

ANÁLISE NUMÉRICA DO MÉTODO DE NEWTON PARA OBTENÇÃO DE ZEROS DE FUNÇÕES.

ANÁLISE NUMÉRICA DO MÉTODO DE NEWTON PARA OBTENÇÃO DE ZEROS DE FUNÇÕES. ANÁLISE NUMÉRICA DO MÉTODO DE NEWTON PARA OBTENÇÃO DE ZEROS DE FUNÇÕES. Edevilson Gomes Pereira PUCPR- edevilson.pereira@pucpr.b Viviana Cocco Mariani PUCPR- viviana.mariani@pucpr.br Resumo: Neste artigo

Leia mais

Cap. 8 - Intervalos Estatísticos para uma Única Amostra

Cap. 8 - Intervalos Estatísticos para uma Única Amostra Intervalos Estatísticos para ESQUEMA DO CAPÍTULO 8.1 INTRODUÇÃO 8.2 INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MÉDIA DE UMA DISTRIBUIÇÃO NORMAL, VARIÂNCIA CONHECIDA 8.3 INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MÉDIA DE UMA DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Cap. 4 - Estimação por Intervalo

Cap. 4 - Estimação por Intervalo Cap. 4 - Estimação por Intervalo Amostragem e inferência estatística População: consiste na totalidade das observações em que estamos interessados. Nº de observações na população é denominado tamanho=n.

Leia mais

3 Filtro de Kalman Discreto

3 Filtro de Kalman Discreto 3 Filtro de Kalman Discreto As medidas realizadas por sensores estão sujeitas a erros, como pode ser visto no Capítulo 2. Os filtros são aplicados aos sinais medidos pelos sensores para reduzir os erros,

Leia mais

3 Modelo Matemático Definições Iniciais. Denote-se, em geral, o desvio-padrão do processo por σ = γσ 0, sendo σ 0 o

3 Modelo Matemático Definições Iniciais. Denote-se, em geral, o desvio-padrão do processo por σ = γσ 0, sendo σ 0 o Modelo Matemático 57 3 Modelo Matemático Este trabalho analisa o efeito da imprecisão na estimativa do desvio-padrão do processo sobre o desempenho do gráfico de S e sobre os índices de capacidade do processo.

Leia mais

Gerenciamento de Risco

Gerenciamento de Risco 2010 Gerenciamento de Risco Nota Técnica 03 Diretoria de Investimentos Previ-Rio 09/2010 Nota técnica 03 Gerenciamento de Risco O gerenciamento de risco é um instrumento essencial para a otimização do

Leia mais

7 Avaliação de Opções Reais Através do Método LSM

7 Avaliação de Opções Reais Através do Método LSM Avaliação de Opções Reais Através do Método LSM 88 7 Avaliação de Opções Reais Através do Método LSM Neste capítulo, iremos aplicar o método desenvolvido por Longstaff & Schwartz para a avaliação de opções

Leia mais

Comparação entre intervalos de confiança calculados com métodos bootstrap e intervalos assintóticos

Comparação entre intervalos de confiança calculados com métodos bootstrap e intervalos assintóticos Comparação entre intervalos de confiança calculados com métodos strap e intervalos assintóticos Selene Loibel Depto. de Estatística, Matemática Aplicada e Computação, IGCE, UNESP, Rio Claro, SP E-mail:sloibel@rc.unesp.br,

Leia mais

$QiOLVHGHVHQVLELOLGDGHHVWDWtVWLFD

$QiOLVHGHVHQVLELOLGDGHHVWDWtVWLFD $QiOLVHGHVHQVLELOLGDGHHVWDWtVWLFD,QWRGXomR Alguns métodos para a análise de sensibilidade e a importância destes foram apresentados no capítulo 3 O capítulo atual trata da análise de sensibilidade estatística

Leia mais

5 Decisão Sob Incerteza

5 Decisão Sob Incerteza 5 Decisão Sob Incerteza Os problemas de decisão sob incerteza são caracterizados pela necessidade de se definir valores de variáveis de decisão sem o conhecimento prévio da realização de parâmetros que,

Leia mais

Gestão de Riscos e Investimentos

Gestão de Riscos e Investimentos Generalizando o modelo... Investimento inicial: Taxa de retorno: R W Valor final da carteira no horizonte considerado: Retorno esperado: Volatilidade do retorno: E R Menor valor final da carteira no nível

Leia mais

1a Questão: a) (1,0) Interprete detalhadamente cada uma das seguintes equações do CCAPM: ~p t+1 + Y ~ (~c t+ ) (c. t )

1a Questão: a) (1,0) Interprete detalhadamente cada uma das seguintes equações do CCAPM: ~p t+1 + Y ~ (~c t+ ) (c. t ) Fundação Getúlio Vargas Curso: Ciências Econômicas Disciplina: Teoria das Decisões Financeiras Professor: Marcelo Pessoa Data: /06/009 a Prova Obs: Consultas não serão permitidas. Poderá ser feita a lápis

Leia mais

)XQGDPHQWRVGHSUREDELOLGDGHHHVWDWtVWLFD

)XQGDPHQWRVGHSUREDELOLGDGHHHVWDWtVWLFD )XQGDPHQWRVGHUREDELOLGDGHHHVWDWtVWLFD,QWURGXomR A história da estatística pode ser dividida em três fases. De acordo com PEANHA (00), a estatística inicialmente não mantinha nenhuma relação com a probabilidade,

Leia mais

Medida de Risco via Teoria de Valores Extremos. Análise de Risco (8) R.Vicente

Medida de Risco via Teoria de Valores Extremos. Análise de Risco (8) R.Vicente Medida de Risco via Teoria de Valores Extremos Análise de Risco (8) R.Vicente 1 Resumo EVT: Idéia geral Medidas de risco Teoria de Valores Extremos (EVT) Distribuição de Máximos Distribuição de Exceedances

Leia mais

5 Agregação das Reservas das Entidades

5 Agregação das Reservas das Entidades 5 Agregação das Reservas das Entidades Neste capítulo é apresentado o procedimento de agregação das reservas das entidades. É importante ressaltar que as entidades probabilísticas sofrem agregação probabilística,

Leia mais

3.1. Primeira Premissa: valor presente sem flexibilidade é o melhor estimador do valor de mercado

3.1. Primeira Premissa: valor presente sem flexibilidade é o melhor estimador do valor de mercado 3 Modelo teórico O modelo teórico utilizado para o desenvolvimento deste estudo é baseado em duas premissas. A primeira é que o Valor Presente do projeto sem flexibilidade é o melhor estimador do seu valor

Leia mais

VAR, value at risk, como ferramenta de mensuração de risco de mercado.

VAR, value at risk, como ferramenta de mensuração de risco de mercado. VAR, value at risk, como ferramenta de mensuração de risco de mercado. Mardey Teixeira, Prof. Dr. Moises Cunha. Resumo - Este trabalho tem como objetivo verificar se o risco de mercado para uma determinada

Leia mais

Métodos Empíricos de Pesquisa I. } Análise Bidimensional

Métodos Empíricos de Pesquisa I. } Análise Bidimensional Métodos Empíricos de Pesquisa I } Análise Bidimensional 1 Aula de hoje } Temas } Associação entre variáveis } Qualitativas e Quantitativas } Covariância: conceitos e propriedades } Coeficiente de correlação

Leia mais

Decisões de Financiamentos e Estrutura de Capital. Professor: Francisco Tavares

Decisões de Financiamentos e Estrutura de Capital. Professor: Francisco Tavares Decisões de Financiamentos e Estrutura de Capital Professor: Francisco Tavares RISCO E RETORNO Definição de risco Em administração e finanças, risco é a possibilidade de perda financeira. Os ativos (reais

Leia mais

Econometria em Finanças e Atuária

Econometria em Finanças e Atuária Ralph S. Silva http://www.im.ufrj.br/ralph/especializacao.html Departamento de Métodos Estatísticos Instituto de Matemática Universidade Federal do Rio de Janeiro Maio-Junho/2013 Modelos condicionalmente

Leia mais

Coeficiente de Assimetria

Coeficiente de Assimetria Coeficiente de Assimetria Rinaldo Artes Insper Nesta etapa do curso estudaremos medidas associadas à forma de uma distribuição de dados, em particular, os coeficientes de assimetria e curtose. Tais medidas

Leia mais

( ) Estimação do valor em risco (VaR) de uma carteira de ativos através de método bayesiano. α, é definido como:

( ) Estimação do valor em risco (VaR) de uma carteira de ativos através de método bayesiano. α, é definido como: Estimação do valor em risco (VaR) de uma carteira de ativos através de método bayesiano Orlando V. Sampaio Jr. (POLI-USP) orlando.sampaio@gmail.com Celma de Oliveira Ribeiro (POLI-USP) celma@usp.br André

Leia mais

Distribuição Normal. Prof a Dr a Alcione Miranda dos Santos. Abril, 2011

Distribuição Normal. Prof a Dr a Alcione Miranda dos Santos. Abril, 2011 Distribuição Normal Prof a Dr a Alcione Miranda dos Santos Universidade Federal do Maranhão Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva email:alcione.miranda@gmail.com Abril, 2011 1 / 18 Sumário Introdução

Leia mais

Universidade Federal do Paraná (UFPR) Bacharelado em Informática Biomédica. Regressão. David Menotti.

Universidade Federal do Paraná (UFPR) Bacharelado em Informática Biomédica. Regressão. David Menotti. Universidade Federal do Paraná (UFPR) Bacharelado em Informática Biomédica Regressão David Menotti www.inf.ufpr.br/menotti/ci171-182 Hoje Regressão Linear ( e Múltipla ) Não-Linear ( Exponencial / Logística

Leia mais

Risco genérico sobre instrumentos de dívida e títulos de capital

Risco genérico sobre instrumentos de dívida e títulos de capital 9. RISCO DE MERCADO A carteira de negociação é constituída por posições detidas com o objetivo de obtenção de ganhos de curto prazo, por vendas ou reavaliação, sendo estas posições geridas ativamente e

Leia mais

Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade

Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade Mestrado e Doutorado em Controladoria e Contabilidade Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes www.marcelobotelho.com mbotelho@usp.br Turma: 2º / 2016 1 Agenda

Leia mais

Variância pop. * conhecida Teste t Paramétrico Quantitativa Distribuição normal Wilcoxon (teste dos sinais, Wilcoxon p/ 1 amostra)

Variância pop. * conhecida Teste t Paramétrico Quantitativa Distribuição normal Wilcoxon (teste dos sinais, Wilcoxon p/ 1 amostra) Testes de Tendência Central (média, mediana, proporção) Classificação Variável 1 Variável 2 Núm ero Gru pos Dependência Teste Z Paramétrico Quantitativa - 1 - Premissas Variância pop. * conhecida Teste

Leia mais

O uso de Máquina de Suporte Vetorial para Regressão (SVR) na Estimação da Estrutura a Termo da Taxa de Juros do Brasil 12

O uso de Máquina de Suporte Vetorial para Regressão (SVR) na Estimação da Estrutura a Termo da Taxa de Juros do Brasil 12 1 Introdução No Brasil, o grande aumento na adesão a planos de previdência privada nos últimos tempos implicou em maiores preocupações de bancos e seguradoras em fazer investimentos visando garantir o

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Em uma grande escola, 10% dos alunos são comprovadamente fracos. Um teste educacional conseguiu identificar corretamente 80% entre aqueles que são fracos e 85% entre aqueles que

Leia mais

PROVAS Ciência da Computação. 2 a Prova: 13/02/2014 (Quinta) Reavaliação: 20/02/2014 (Quinta)

PROVAS Ciência da Computação. 2 a Prova: 13/02/2014 (Quinta) Reavaliação: 20/02/2014 (Quinta) PROVAS Ciência da Computação 2 a Prova: 13/02/2014 (Quinta) Reavaliação: 20/02/2014 (Quinta) Ajuste de Curvas Objetivo Ajustar curvas pelo método dos mínimos quadrados 1 - INTRODUÇÃO Em geral, experimentos

Leia mais

6.1 Características da Opção sobre Futuro de Depósitos Financeiros de 1 dia

6.1 Características da Opção sobre Futuro de Depósitos Financeiros de 1 dia 50 6 Implementação Neste capítulo serão discutidas algumas características do ativo objeto de nossa análise, assim como outros fatores de suma importância para o trabalho, tais como: fonte de dados, taxa

Leia mais

Estatística Aplicada ao Serviço Social

Estatística Aplicada ao Serviço Social Estatística Aplicada ao Serviço Social Módulo 7: Correlação e Regressão Linear Simples Introdução Coeficientes de Correlação entre duas Variáveis Coeficiente de Correlação Linear Introdução. Regressão

Leia mais

5 Modelos de previsão

5 Modelos de previsão 5 Modelos de previsão 5.1 Previsão de séries temporais Um método comum para escrever o problema de previsão de séries temporais em uma estrutura de estimação por regressão é considerar as séries temporais

Leia mais

Análise de Dados Longitudinais Aula

Análise de Dados Longitudinais Aula 1/35 Análise de Dados Longitudinais Aula 08.08.2018 José Luiz Padilha da Silva - UFPR www.docs.ufpr.br/ jlpadilha 2/35 Sumário 1 Revisão para dados transversais 2 Como analisar dados longitudinais 3 Perspectiva

Leia mais

AULAS 14 E 15 Modelo de regressão simples

AULAS 14 E 15 Modelo de regressão simples 1 AULAS 14 E 15 Modelo de regressão simples Ernesto F. L. Amaral 18 e 23 de outubro de 2012 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) Fonte: Wooldridge, Jeffrey M. Introdução à econometria: uma abordagem

Leia mais

PUC-GOIÁS - Departamento de Computação

PUC-GOIÁS - Departamento de Computação PUC-GOIÁS - Departamento de Computação Fundamentos IV/Enfase Clarimar J. Coelho Goiânia, 28/05/2014 O que é interpolação polinomial? Ideia básica Permite construir um novo conjunto de dados a partir de

Leia mais

Relatório Coppead é uma publicação do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Relatório Coppead é uma publicação do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Relatório Coppead é uma publicação do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Comissão de Pesquisa Angela Rocha Paulo Fernando Fleury Ricardo Leal Gerência de

Leia mais

3 Metodologia Objetivo da análise

3 Metodologia Objetivo da análise 3 Metodologia 3.1. Objetivo da análise Esse trabalho tem como objetivo comparar os prêmios de referência da BM&F Bovespa para as opções de dólar e de futuro de Ibovespa, disponíveis a cada data analisada,

Leia mais

Fernando de Pol Mayer

Fernando de Pol Mayer Fernando de Pol Mayer Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG) Departamento de Estatística (DEST) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Este conteúdo está disponível por meio da Licença Creative

Leia mais

Cálculo Numérico. Santos Alberto Enriquez-Remigio FAMAT-UFU 2015

Cálculo Numérico. Santos Alberto Enriquez-Remigio FAMAT-UFU 2015 Cálculo Numérico Santos Alberto Enriquez-Remigio FAMAT-UFU 2015 1 Capítulo 1 Solução numérica de equações não-lineares 1.1 Introdução Lembremos que todo problema matemático pode ser expresso na forma de

Leia mais

2 Conceitos básicos 2.1 ALM

2 Conceitos básicos 2.1 ALM 2 Conceitos básicos Para a definição do modelo na seção 4, é necessário o entendimento de alguns conceitos básicos. Nesta seção foram destacados os principais deles, iniciando pelo mais fundamental que

Leia mais

Norma de Gestão de Risco de Mercado

Norma de Gestão de Risco de Mercado 23/06/206 20/06/206 -. OBJETIVO Esta norma estabelece a Política de Risco de Mercado, observando as melhores práticas de mercado através da governança, metodologias, processos e sistemas necessários para

Leia mais

2.1. Construção da Pista

2.1. Construção da Pista 2 Malha de Controle Para que se possa controlar um dado sistema é necessário observar e medir suas variáveis de saída para determinar o sinal de controle, que deve ser aplicado ao sistema a cada instante.

Leia mais

Séries Temporais e Modelos Dinâmicos. Econometria. Marcelo C. Medeiros. Aula 9

Séries Temporais e Modelos Dinâmicos. Econometria. Marcelo C. Medeiros. Aula 9 em Econometria Departamento de Economia Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Aula 9 Data Mining Equação básica: Amostras finitas + muitos modelos = modelo equivocado. Lovell (1983, Review

Leia mais

Capitulo 6 Viabilidade Econômica em Situação de Incerteza

Capitulo 6 Viabilidade Econômica em Situação de Incerteza 1 Capitulo 6 Viabilidade Econômica em Situação de Incerteza Nos capítulos anteriores, ao construir o fluxo de caixa de um projeto de investimento, supusemos que os valores eram conhecidos com certeza.

Leia mais

4 Modelo de Black-Derman-Toy

4 Modelo de Black-Derman-Toy 31 4 Modelo de Black-Derman-Toy O modelo de estrutura a termo desenvolvido em 1990 por Fischer Black, Emanuel Derman e William Toy é um modelo de não-arbitragem unifatorial, isto é, os preços dos títulos

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML Dezembro 2016 1 Ouvidoria Telefone: 0800-8862000 e-mail: ouvidoria_bamlbrasil@baml.com Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3400-18º Andar

Leia mais

Testes de Hipóteses para. uma Única Amostra. Objetivos de Aprendizagem. 9.1 Teste de Hipóteses. UFMG-ICEx-EST-027/031 07/06/ :07

Testes de Hipóteses para. uma Única Amostra. Objetivos de Aprendizagem. 9.1 Teste de Hipóteses. UFMG-ICEx-EST-027/031 07/06/ :07 -027/031 07/06/2018 10:07 9 ESQUEMA DO CAPÍTULO 9.1 TESTE DE HIPÓTESES 9.2 TESTES PARA A MÉDIA DE UMA DISTRIBUIÇÃO NORMAL, VARIÂNCIA CONHECIDA 9.3 TESTES PARA A MÉDIA DE UMA DISTRIBUIÇÃO NORMAL, VARIÂNCIA

Leia mais

4 Aplicação para o mercado brasileiro

4 Aplicação para o mercado brasileiro 4 Aplicação para o mercado brasileiro 4.1 Dados Uma aplicação da metodologia de Simulação Histórica Filtrada (SHF) foi realizada, a partir dos preços de opções do mercado brasileiro, como forma de verificar

Leia mais

Instrumentação Industrial. Fundamentos de Instrumentação Industrial: Introdução a Metrologia Incerteza na Medição

Instrumentação Industrial. Fundamentos de Instrumentação Industrial: Introdução a Metrologia Incerteza na Medição Instrumentação Industrial Fundamentos de Instrumentação Industrial: Introdução a Metrologia Incerteza na Medição Introdução a Metrologia O que significa dizer: O comprimento desta régua é 30cm. A temperatura

Leia mais

Risco x Retorno. Fundamentos de Risco e Retorno: Fundamentos de Risco e Retorno. Risco de um Ativo Individual. Risco de uma Carteira de Ativos.

Risco x Retorno. Fundamentos de Risco e Retorno: Fundamentos de Risco e Retorno. Risco de um Ativo Individual. Risco de uma Carteira de Ativos. Risco x Retorno Fundamentos de Risco e Retorno. Risco de um Ativo Individual. Risco de uma Carteira de Ativos. Fundamentos de Risco e Retorno: Em administração e finanças, risco é a possibilidade de perda

Leia mais

VERIFICAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DO MODELO DE ANÁLISE DE VARIÂNCIA ANÁLISE DE RESÍDUOS

VERIFICAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DO MODELO DE ANÁLISE DE VARIÂNCIA ANÁLISE DE RESÍDUOS VERIFICAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DO MODELO DE ANÁLISE DE VARIÂNCIA ANÁLISE DE RESÍDUOS Conforme foi apresentado anteriormente, o modelo de análise de variância assume que as observações são independentes e normalmente

Leia mais

Regressão linear simples

Regressão linear simples Regressão linear simples Universidade Estadual de Santa Cruz Ivan Bezerra Allaman Introdução Foi visto na aula anterior que o coeficiente de correlação de Pearson é utilizado para mensurar o grau de associação

Leia mais

TP537 Transmissão Digital 1ª Avaliação 27/10/ :00h Prof. Dayan Adionel Guimarães. Aluno(a):

TP537 Transmissão Digital 1ª Avaliação 27/10/ :00h Prof. Dayan Adionel Guimarães. Aluno(a): TP537 Transmissão Digital ª Avaliação 7//4 8:h Prof. Dayan Adionel Guimarães ota: Aluno(a): ª questão (4 pontos) Prova com consulta ao livro texto, com duração de 3 horas. A interpretação é parte integrante

Leia mais

Inferência. 1 Estimativa pontual de uma média 2 Estimativa intervalar de uma média. Renata Souza

Inferência. 1 Estimativa pontual de uma média 2 Estimativa intervalar de uma média. Renata Souza Inferência 1 Estimativa pontual de uma média 2 Estimativa intervalar de uma média Renata Souza Aspectos Gerais A estatística descritiva tem por objetivo resumir ou descrever características importantes

Leia mais

Seja (X,Y) uma v.a. bidimensional contínua ou discreta. Define-se valor esperado condicionado de X para um dado Y igual a y da seguinte forma:

Seja (X,Y) uma v.a. bidimensional contínua ou discreta. Define-se valor esperado condicionado de X para um dado Y igual a y da seguinte forma: 46 VALOR ESPERADO CONDICIONADO Seja (X,Y) uma v.a. bidimensional contínua ou discreta. Define-se valor esperado condicionado de X para um dado Y igual a y da seguinte forma: Variável contínua E + ( X Y

Leia mais

Estatística - Análise de Regressão Linear Simples. Professor José Alberto - (11) sosestatistica.com.br

Estatística - Análise de Regressão Linear Simples. Professor José Alberto - (11) sosestatistica.com.br Estatística - Análise de Regressão Linear Simples Professor José Alberto - (11 9.7525-3343 sosestatistica.com.br 1 Estatística - Análise de Regressão Linear Simples 1 MODELO DE REGRESSÃO LINEAR SIMPLES

Leia mais

Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental

Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental Prof. Zwinglio Guimarães o semestre de 06 Tópico 7 - Ajuste de parâmetros de funções (Máxima Verossimilhança e Mínimos Quadrados) Método da máxima

Leia mais

Modelo de Regressão Múltipla

Modelo de Regressão Múltipla Modelo de Regressão Múltipla Modelo de Regressão Linear Simples Última aula: Y = α + βx + i i ε i Y é a variável resposta; X é a variável independente; ε representa o erro. 2 Modelo Clássico de Regressão

Leia mais

Ações de bancos e risco sistêmico

Ações de bancos e risco sistêmico Ações de bancos e risco sistêmico GV INVEST 15 Este artigo descreve um método para a análise tanto da correlação dos retornos de ações de bancos como da velocidade de mudança dessa correlação ambos sendo

Leia mais

2 Modelos de sintetização de séries temporais de atenuação por chuva

2 Modelos de sintetização de séries temporais de atenuação por chuva 2 Modelos de sintetização de séries temporais de atenuação por chuva Alguns modelos estocásticos de sintetização de séries temporais de atenuação por chuva são baseados no modelo proposto por Maseng &

Leia mais

PESQUISA EM MERCADO DE CAPITAIS. Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

PESQUISA EM MERCADO DE CAPITAIS. Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc. PESQUISA EM MERCADO DE CAPITAIS Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Cap. 4 Características do Conjunto de Oportunidades em Condições de Risco ELTO, E.; GRUBER, M.; BROW, S., GOETZMA, W. Moderna Teoria

Leia mais

MANUAL DE RISCOS DE MERCADO Modal Administradora de Recursos Ltda. - MAR

MANUAL DE RISCOS DE MERCADO Modal Administradora de Recursos Ltda. - MAR MANUAL DE RISCOS DE MERCADO Modal Administradora de Recursos Ltda. - MAR Última atualização: Junho / 2016 EXCLUSIVO PARA USO INTERNO Produzido pelas áreas de Risco Operacional e Compliance, Controladoria

Leia mais

Métodos Estatísticos em Física Experimental. Prof. Zwinglio Guimarães 1 o semestre de 2015 Aulas 11 e 12

Métodos Estatísticos em Física Experimental. Prof. Zwinglio Guimarães 1 o semestre de 2015 Aulas 11 e 12 Métodos Estatísticos em Física Experimental Prof. Zwinglio Guimarães 1 o semestre de 015 Aulas 11 e 1 O método dos mínimos quadrados (revisão) O método dos mínimos quadrados consiste em determinar os parâmetros

Leia mais

SISTEMAS DE MANUTENÇÃO E CONFIABILIDADE TP077

SISTEMAS DE MANUTENÇÃO E CONFIABILIDADE TP077 SISTEMAS DE MANUTENÇÃO E CONFIABILIDADE TP077 6 DISPONIBILIDADE DE EQUIPAMENTOS 6.1 INTRODUÇÃO Diversas teorias em confiabilidade pressupõem o descarte dos componentes de interesse após a primeira falha.

Leia mais

7 Imunização utilizando o modelo de imunização estocástica

7 Imunização utilizando o modelo de imunização estocástica 139 7 Imunização utilizando o modelo de imunização estocástica No capítulo anterior apresentamos e definimos uma série de novos conceitos em duração e em imunização. odos estes conceitos teóricos servem

Leia mais

AULA 09 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 17 de setembro de 2012

AULA 09 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 17 de setembro de 2012 1 AULA 09 Regressão Ernesto F. L. Amaral 17 de setembro de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à

Leia mais

Risco de Portfólios em Múltiplas Frequências

Risco de Portfólios em Múltiplas Frequências Risco de Portfólios em Múltiplas Frequências Joana Ramos FCUP 25 de Janeiro de 2013 Joana Ramos (FCUP) Risco de Portfólios em Múltiplas Frequências 25 de Janeiro de 2013 1 / 26 Abstract Portfolio risk

Leia mais

PESQUISA EM MERCADO DE CAPITAIS. Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

PESQUISA EM MERCADO DE CAPITAIS. Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc. PESQUISA EM MERCADO DE CAPITAIS Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Cap. 7 A Estrutura de Correlações dos Retornos dos Ativos: modelo de índice único ELTO, E.; GRUBER, M.; BROW, S., GOETZMA, W. Moderna

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples - parte I

Modelos de Regressão Linear Simples - parte I Modelos de Regressão Linear Simples - parte I Erica Castilho Rodrigues 19 de Agosto de 2014 Introdução 3 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Usar modelos de regressão para construir

Leia mais

Coleta e Modelagem dos Dados de Entrada

Coleta e Modelagem dos Dados de Entrada Slide 1 Módulo 02 Coleta e Modelagem dos Dados de Entrada Prof. Afonso C. Medina Prof. Leonardo Chwif Três Etapas Coleta Tratamento Inferência Coleta dos Dados 1. Escolha adequada da variável de estudo

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 1 Conceitos preliminares 1. CAPÍTULO 2 Descrição de dados: análise monovariada 47

Sumário. CAPÍTULO 1 Conceitos preliminares 1. CAPÍTULO 2 Descrição de dados: análise monovariada 47 CAPÍTULO 1 Conceitos preliminares 1 Introdução........................................................1 O que é estatística?.................................................. 4 Papel dos microcomputadores.........................................

Leia mais

9 Correlação e Regressão. 9-1 Aspectos Gerais 9-2 Correlação 9-3 Regressão 9-4 Intervalos de Variação e Predição 9-5 Regressão Múltipla

9 Correlação e Regressão. 9-1 Aspectos Gerais 9-2 Correlação 9-3 Regressão 9-4 Intervalos de Variação e Predição 9-5 Regressão Múltipla 9 Correlação e Regressão 9-1 Aspectos Gerais 9-2 Correlação 9-3 Regressão 9-4 Intervalos de Variação e Predição 9-5 Regressão Múltipla 1 9-1 Aspectos Gerais Dados Emparelhados há uma relação? se há, qual

Leia mais

Mensuração, Gestão de Performance e Risco

Mensuração, Gestão de Performance e Risco Na tentativa de montar uma carteira de ações, sintetizando as variações do Ibovespa, um investidor deve observar: a) o Beta b) o Índice de Sharpe c) A duration d) A moda Na tentativa de montar uma carteira

Leia mais

MEEMF-2010 Aula 01. Noções de inferência estatística: Diferença entre máxima verossimilhança e abordagem bayesiana

MEEMF-2010 Aula 01. Noções de inferência estatística: Diferença entre máxima verossimilhança e abordagem bayesiana MEEMF-2010 Aula 01 Noções de inferência estatística: Diferença entre máxima verossimilhança e abordagem bayesiana O que é inferência estatística? Inferência estatística é o importante ramo da Estatística

Leia mais

Estatística. 1 Medidas de Tendência Central 2 Medidas de Posição 3 Medidas de Dispersão. Renata Souza

Estatística. 1 Medidas de Tendência Central 2 Medidas de Posição 3 Medidas de Dispersão. Renata Souza Estatística 1 Medidas de Tendência Central 2 Medidas de Posição 3 Medidas de Dispersão Renata Souza Medidas Depois que você conheceu os conceitos de coleta de dados, variação, causas comuns e causas especiais,

Leia mais

Estatística Aplicada I. } Análise Bidimensional

Estatística Aplicada I. } Análise Bidimensional Estatística Aplicada I } Análise Bidimensional 1 Aula de hoje } Temas } Associação entre variáveis } Qualitativas e Quantitativas } Covariância: conceitos e propriedades } Coeficiente de correlação } Observações

Leia mais

Contabilometria. Aula 9 Regressão Linear Inferências e Grau de Ajustamento

Contabilometria. Aula 9 Regressão Linear Inferências e Grau de Ajustamento Contabilometria Aula 9 Regressão Linear Inferências e Grau de Ajustamento Interpretação do Intercepto e da Inclinação b 0 é o valor estimado da média de Y quando o valor de X é zero b 1 é a mudança estimada

Leia mais

Exercícios de programação

Exercícios de programação Exercícios de programação Estes exercícios serão propostos durante as aulas sobre o Mathematica. Caso você use outra linguagem para os exercícios e problemas do curso de estatística, resolva estes problemas,

Leia mais