APROVADO EM INFARMED

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APROVADO EM INFARMED"

Transcrição

1 FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILZADOR Farmocefe 500 mg Pó para solução injectável Farmocefe 1000 mg Pó para solução injectável Farmocefe 2000 mg Pó para solução injectável Cefepiroma Leia atentamente este folheto informativo antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico. - Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas. - Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico. Neste folheto: 1. O que é Farmocefe e para que é utilizado 2. Antes de utilizar Farmocefe 3. Como utilizar Farmocefe 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Farmocefe 6. Outras informações 1. O QUE É FARMOCEFE E PARA QUE É UTILIZADO Farmocefe é um pó estéril sem solvente, para uso injectável, acondicionado em frasco de vidro tipo II com rolha de borracha de bromobutilo, selada com cápsula de alumínio. A cefepiroma pertence ao grupo farmacoterapêutico Antibacterianos - Cefalosporinas de 4ª geração. Farmocefe está indicado no tratamento de:. Infecções graves, nomeadamente nosocomiais (adquiridas no hospital) e/ou adquiridas na comunidade que sejam causadas por organismos bacterianos sensíveis à cefepiroma.. Infecções causadas por organismos sensíveis à cefepiroma: Infecções do tracto respiratório inferior, Infecções complicadas do tracto urinário inferior e superior, Infecções da pele e tecidos moles, Infecções em pacientes neutropénicos e imunodeprimidos, Septicémia, Infecções graves em pacientes de cuidados intensivos, Infecções causadas pelos seguintes patogéneos que foram tratados com sucesso em ensaios clínicos:

2 Staphylococcus aureus e Staphylococcus spp. coagulase negativos (Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus saprophyticus, Staphylococcus hominis, Staphylococcus warneri), estreptococos hemolíticos e não hemolíticos, Sreptococcus pyogenes (Grupo A), estreptococos dos serogrupos B e F, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus agalactiae, estreptococos do grupo viridans, Enterococcus faecalis, Corynebacterium spp. Escherichia coli, Enterobacter spp., Klebsiella spp. indol-positivo e indol-negativo e Proteus spp., Morganella morganii, Providencia spp., Citrobacter spp., Salmonella spp., Hafnia alvei, Serratia marcescens, Pasteurella multocida, Haemophilus influenzae e outras espécies de Haemophilus, Moraxella catarrhalia, Neisseria spp., Alcalagines spp., Pseudomonas aeruginosa e outras espécies de Pseudomonas, Acinetobacter calcoaceticus, Bacteróides spp. Os seguintes organismos mostram sensibilidade in vitro: Staphylococcus aureus (incluindo estirpes resistentes à penicilina), Staphylococcus spp. coagulase-negativo (incluindo espécies resistentes à penicilina), Streptococcus Grupos A (Streptococcus pyogenes), B (Streptococcus agalactiae), C, F e G, Streptococcus mitis, Streptococcus sanguis, Streptococcus viridans, Streptococcus pneumoniae, Propionibacterium acnes, Peptostreptococcus anaerobius, Corynebacterium diphtheriae, Corynebacterium pyogenes. Citrobacter spp., Escherichia coli, Slamonella spp., Shigella spp., Klebsiella spp. (indol-positiva e indol-negativa), Enterobacter spp., Hafnia alvei, Serratia spp., Proteus mirabilis, Proteus vulgaris, Proteus rettgeri, Morganella morganii, Providência spp., Yersínia enterocolítica, Pasteurella multocida, Haemophilus influenza, Haemophilus ducreyi, Moraxella catarrhalis, Neisseria meningitidis, Neisseria gonorrhoeae, Aeromonas hydrophilia. A maioria das seguintes espécies mostra sensibilidade in vitro: Enterococcus faecalis, Clostridium spp. Pseudomonas aeruginosa, Pseudomonas spp. (não aeruginosa), Acinetobacter spp., Bacteroides fragilis (estirpes não produtoras de β-lactamase). A maioria das estirpes das seguintes espécies são resistentes in vitro: Staphylococcus spp. (estirpes resistentes à meticilina), Enterococcus faecium, Listeria monocytogenes, Clostridium difficile.

3 Xanthomonas maltophilia, Fusobacterium varium, Bacteroides fragilis (estirpes produtoras de β- lactamase). 2. ANTES DE UTILIZAR FARMOCEFE Não utilize Farmocefe Se apresentar hipersensibilidade às cefalosporinas; Tome especial cuidado com Farmocefe Se existe a possibilidade de sensibilidade cruzada em doentes hipersensíveis às penicilinas. A função renal deve ser monitorizada se Farmocefe for administrado em associação com aminoglicosidos ou diuréticos da ansa. Não foi adquirida experiência clínica adequada com cefepiroma em crianças. Utilizar Farmocefe com outros medicamentos Informe o seu médico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica. Apesar de não haver evidência de que a cefepiroma afecte adversamente a função renal em doses terapêuticas normais, as cefalosporinas podem potenciar os efeitos nefrotóxicos de certos medicamentos (p.ex. aminoglicosidos). Outras interacções relevantes Pode ser obtido um resultado falso positivo do teste de Coombs em casos raros. Os métodos não enzimáticos para a determinação da glicosúria podem também dar um resultado falso positivo. A glicosúria deve portanto ser determinada por métodos enzimáticos durante o tratamento com Farmocefe. A cefepiroma dá uma reacção falsa positiva quando são usados.os doseamentos de creatinina baseados no método do picrato. O uso de um método enzimático é recomendado para evitar resultados falsamente elevados. Probenecid interfere com a depuração renal da cefepiroma, reduzindo a sua excreção e, consequentemente aumentando a sua concentração plasmática. Gravidez e aleitamento Consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicamento. Mães a amamentar não devem ser tratadas com Farmocefe antes de maior experiência clínica. Condução de veículos e utilização de máquinas Não existe evidência de que a cefepiroma reduza a capacidade para guiar ou operar máquinas.

4 Incompatibilidades A cefepiroma não deve ser administrada em solução de bicarbonato de sódio. 3. COMO TOMAR FARMOCEFE A posologia e o modo de administração dependem da gravidade da infecção, sensibilidade dos patogéneos e estado geral do paciente. Excepto se prescrito de outro modo, são usadas as seguintes dosagens em adultos e adolescentes: Indicação Infecções complicadas do tracto urinário superior e inferior Infecções da pele e tecidos moles Infecções do tracto respiratório inferior Septicémia Infecções graves em pacientes de cuidados intensivos Infecções em doentes neutropénicos e imunodeprimidos Dose única (mg) Intervalo de dosagem (horas) Dose diária total (mg) ou ou Para infecções do tracto urinário, de pele e tecidos moles, a dose unitária pode ser aumentada para 2000 mg em casos muito graves. Posologia em doentes com insuficiência da função renal: a dose deve ser reduzida em doentes com insuficiência renal. São recomendadas as seguintes doses: Função renal normal Infecção grave Infecção ameaçadora da vida > 50 ml/min 1000 mg b.i.d 2000 mg b.i.d. 50 ml/min 1000 mg dose de ataque 2000 mg dose de ataque Depois Ajustamento da dose Ajustamento da dose ml/min 500 mg b.i.d 1000 mg b.i.d 20 5 ml/min 500 mg uma vez/ dia 1000 mg uma vez/ dia < 5 ml/min (pacientes em hemodiálise) 500 mg diariamente mg imediatamente após diálise 1000 mg diariamente mg imediatamente após diálise

5 Seleccionar a dose de manutenção em função da clearence da creatinina Baseado no nível da creatinina sérica, a clearance da creatinina pode ser calculada usando a seguinte fórmula (equação de Cockcroft): Homens: clearance da creatinina (ml/min) = Peso corporal (Kg) x (140 idade em anos) 72 x creatinina sérica (mg/dl) Mulheres: multiplicação do produto da equação acima por Modo e via de administração Injecção intravenosa: O conteúdo de um frasco de 1000 ou 2000 mg de cefepiroma é dissolvido em 10 ou 20 ml respectivamente de água estéril para uso injectável, e depois injectados durante 3 a 5 minutos quer directamente na veia ou na parte distal de um tubo de perfusão fechado. Para doentes com insuficiência renal, 250 ou 500 mg de cefepiroma são dissolvidos respectivamente em 2 ou 5 ml de água para uso injectável. Perfusão intravenosa curta: O conteúdo de um frasco de 1000 ou 2000 mg de cefepiroma é dissolvido em 100 ml de água estéril para injecções e depois infundidos durante 20 a 30 minutos. As seguintes soluções de perfusão também podem ser usadas: solução de cloreto de sódio a 0,9%, solução de Ringer, infusões electrolíticas padrão, solução de glucose a 5 e 10%, solução de frutose a 5%, solução de glucose a 6% + solução de cloreto de sódio a 0,9%. Ocorre efervescência por dissolução da cefepiroma, e o frasco tem de ser agitado cuidadosamente durante aproximadamente 1 minuto antes da cefepiroma ser completamente dissolvida. A solução pode ainda conter bolhas de dióxido de carbono, mas estas não têm efeitos adversos na eficácia. Os frascos contendo o pó e o solvente devem ser mantidos horizontalmente quando preparando a solução de perfusão e a cânula deve ser inserida rapidamente. Soluções de cefepiroma devem ser administradas assim que são preparadas. Não devem ser armazenadas à temperatura ambiente por mais de 6 horas e não mais de 3 dias no frigorífico a +2 a +8ºC. Durante o armazenamento pode ocorrer alguma intensificação da cor. No entanto, desde que as condições de armazenagem recomendadas sejam observadas, isto não indica uma alteração de potência ou segurança. A duração do tratamento depende da resposta clínica e bacteriológica do doente. Deve prolongarse durante pelo menos três dias após a temperatura corporal ter voltado ao normal e os sintomas terem desaparecido. Se tomar mais Farmocefe do que deveria Até ao momento, não há experiência clínica com sobredosagens de cefepiroma. Níveis séricos de cefepiroma podem ser reduzidos por diálise peritoneal e hemodiálise.

6 4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS Como os demais medicamentos, Farmocefe pode ter efeitos secundários em algumas pessoas. Podem ser observadas as seguintes reacções adversas durante o tratamento com cefalosporinas: Reacções de hipersensibilidade Podem ocorrer reacções alérgicas cutâneas: exantema, urticária (raros); febre medicamentosa; reacções agudas graves (anafilaxia) que requerem tratamento de emergência (muito raros). Efeitos no tracto gastrointestinal Náuseas e vómitos, diarreia (raros); colite pseudomembranosa (muito raros). Efeitos na função hepática: Aumento das enzimas hepáticas no soro (p.ex. ASAT [GOT], ALAT [GPT], fosfatase alcalina) (muito raros). Efeitos na função renal Foram observados aumentos ligeiros da creatinina sérica (muito raros) em ensaios clínicos, mas raramente constituirão uma razão para interrupção do tratamento. Modificações nos constituintes do sangue Trombocitopénia, eosinofilia (raros); anemia hemolítica (muito raro). Tal como com outros antibióticos β-lactâmicos, pode-se desenvolver granulocitopénia e, mais raramente, agranulocitose durante o tratamento com cefepiroma, particularmente se dada durante longos períodos. Para durações de tratamento superiores a 10 dias, o hemograma deve portanto ser monitorizado. Reacções locais Irritação inflamatória da parede venosa e dor no local de injecção. Outros Outros: Superinfecções, distúrbios de sabor pouco tempo após a injecção, prostração e cefaleias. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico. 5. COMO CONSERVAR FARMOCEFE Manter fora do alcance e da vista das crianças. Não utilize Farmocefe após o prazo de validade impresso na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação. Conservar na embalagem de origem.

7 6. OUTRAS INFORMAÇÕES Qual a composição de Farmocefe A substância activa é a cefepiroma (sob a forma de sulfato). Os outros componentes são: carbonato de sódio anidro, estéril. Qual o aspecto de Farmocefe e conteúdo da embalagem Farmocefe é fornecido na forma de pó para solução injectável. O pó de cefepiroma para reconstituição é apresentado em frascos de vidro tipo II com rolha de borracha de bromobutilo, selada com cápsulas de alumínio. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante FARMOZ - Sociedade Técnico-Medicinal S.A. Rua Professor Henrique de Barros, Edifício Sagres 3 º A Prior Velho Tel Fax farmoz@mail.telepac.pt Fabricado por: Reig Jofré, S.A C/ Jarama, s/n - Poligono Industrial E Toledo Espanha Este folheto foi aprovado pela última vez em

MODIVID, 1000 mg/ 4 ml, pó e solvente para solução injectável MODIVID, 2000 mg/ 10 ml, pó e solvente para solução injectável

MODIVID, 1000 mg/ 4 ml, pó e solvente para solução injectável MODIVID, 2000 mg/ 10 ml, pó e solvente para solução injectável FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

Composição Cada comprimido contém 601,44 mg de cefuroxima-axetil equivalente a 500mg de cefuroxima

Composição Cada comprimido contém 601,44 mg de cefuroxima-axetil equivalente a 500mg de cefuroxima Folheto Informativo Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cefuroxima Basi, 250 mg 500 mg, Comprimidos revestidos

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cefuroxima Basi, 250 mg 500 mg, Comprimidos revestidos FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cefuroxima Basi, 250 mg 500 mg, Comprimidos revestidos Cefuroxima Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento APROVADO EM Conserve este

Leia mais

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR AUTRITIS 4%, 40 mg/ ml, SOLUÇÃO CUTÂNEA Indometacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ceftriaxona Ciclum 500 mg/2 ml Pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona Ciclum 1000 mg/3,5 ml Pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO CEFIMIX Cefixima (sob a forma de trihidrato) Frasco com pó para reconstituição de 50 ml de suspensão oral a 100 mg/5 ml COMPOSIÇÃO Cefixima (sob a forma de trihidrato)... Excipiente

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. APROVADO EM Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Peditrace, associação, concentrado para solução para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Peditrace, associação, concentrado para solução para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Peditrace, associação, concentrado para solução para perfusão Associação APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar utilizar este medicamento.

Leia mais

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da,

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da, FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto informativo antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen 125 mg supositórios Supofen 250 mg supositórios Supofen 500 mg supositórios Paracetamol APROVADO EM Este folheto contém informações importantes

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

I-1.b.-(2) Medicamentos ati-infecciosos. Antiabacterianos. Cefalosporinas da 2ª geração.

I-1.b.-(2) Medicamentos ati-infecciosos. Antiabacterianos. Cefalosporinas da 2ª geração. FOLHETO INFORMATIVO Cefuroxima Labesfal 250 mg pó e solvente para solução injectável Cefuroxima Labesfal 250 mg pó e solvente para suspensão injectável Cefuroxima Labesfal 750 mg pó e solvente para solução

Leia mais

Ceftriaxona Generis 250 mg Pó e Solvente para Solução Injectável I.M. 250 mg/2 ml pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona

Ceftriaxona Generis 250 mg Pó e Solvente para Solução Injectável I.M. 250 mg/2 ml pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ceftriaxona Generis 250 mg Pó e Solvente para Solução Injectável I.M. 250 mg/2 ml pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona Leia atentamente este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Addamel N, Associação, concentrado para solução para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Addamel N, Associação, concentrado para solução para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Addamel N, Associação, concentrado para solução para perfusão Associação Leia atentamente este folheto antes de tomar utilizar este medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rifex 300 mg Cápsulas Rifampicina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

1. O QUE É SILVESPRAY E PARA QUE É UTILIZADO?

1. O QUE É SILVESPRAY E PARA QUE É UTILIZADO? FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto: Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. - Este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Acetilcisteína Sandoz300 mg/3 ml Solução Injectável APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. ETALPHA, 2µg/ml, solução para perfusão. Alfacalcidol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. ETALPHA, 2µg/ml, solução para perfusão. Alfacalcidol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ETALPHA, 2µg/ml, solução para perfusão Alfacalcidol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Biostim Infantil 1 mg cápsulas Glicoproteínas Klebsiella pneumoniae Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Folinato de cálcio Normon 350 mg Pó para solução injectável Folinato de cálcio

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Folinato de cálcio Normon 350 mg Pó para solução injectável Folinato de cálcio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Folinato de cálcio Normon 350 mg Pó para solução injectável Folinato de cálcio Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED BETASPORINA CEFTRIAXONA COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA BETASPORINA 250mg/2ml Injectável IM Fórmula por frasco: Ceftriaxona (sob a forma de Ceftriaxona sódica) - - - - - - 250mg Ampola de 2ml de

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Cefradur 250 mg/5 ml Pó para suspensão oral Cefradur 500 mg/5 ml Pó para suspensão oral Cefradur 1000 mg comprimidos revestidos Cefradur 500 mg cápsulas

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Generis 10 mg/ml Solução para perfusão Leia atentamente este folheto. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso ainda

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. FOLHETO INFORMATIVO Nazonite 120 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO SULTACIL IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial :Sultacil Substância activa:sultamicilina Forma farmacêutica:comprimidos Composição: Cada comprimido de 375 mg contém: Sultamicilina

Leia mais

1. O que é Piperacilina + Tazobactam Generis Phar e para que é utilizado

1. O que é Piperacilina + Tazobactam Generis Phar e para que é utilizado FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Piperacilina + Tazobactam Generis Phar 2000 mg + 250 mg Pó para solução injectável Piperacilina + Tazobactam Generis Phar 4000 mg + 500 mg Pó para solução

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR AMPLAMOX 500 mg cápsulas Amoxicilina APROVADO EM Leia atentamente este folheto informativo antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Atral Atralxitina CEFOXITINA

FOLHETO INFORMATIVO. Atral Atralxitina CEFOXITINA Atral Atralxitina CEFOXITINA FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o

Leia mais

Devem ser tomadas em consideração as orientações oficiais sobre o uso apropriado de agentes antibacterianos.

Devem ser tomadas em consideração as orientações oficiais sobre o uso apropriado de agentes antibacterianos. Folheto informativo: Informação para o utilizador Maxipime 1000 mg pó para solução injetável ou para perfusão Cefepima Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Claritine 10 mg comprimido efervescente Loratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Cefixima Bonocef 400 mg Comprimidos Composição: Cada comprimido contém 400 mg de Cefixima. Embalagem de 1 comprimido a 400 mg Embalagem de 6 comprimidos a 400 mg Embalagem de 12 comprimidos

Leia mais

Comprimidos revestidos em embalagens de 1, 6 e 12 comprimidos Pó para suspensão oral em frascos de 60 ml e 100 ml.

Comprimidos revestidos em embalagens de 1, 6 e 12 comprimidos Pó para suspensão oral em frascos de 60 ml e 100 ml. FOLHETO INFORMATIVO CEFIXIMA LABESFAL 400 mg comprimidos revestidos CEFIXIMA LABESFAL 100 mg/5 ml pó para suspensão oral Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto.

Leia mais

A substância activa é a cefotaxima (sob a forma de cefotaxima sódica).

A substância activa é a cefotaxima (sob a forma de cefotaxima sódica). FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto informativo antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico

Leia mais

ZINFORO ceftarolina fosamila

ZINFORO ceftarolina fosamila ZINFORO ceftarolina fosamila I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Zinforo Nome genérico: ceftarolina fosamila APRESENTAÇÃO Zinforo pó para solução para infusão contendo 600 mg de ceftarolina

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

Grupo farmacoterapêutico: Medicamentos usados em afecções cutâneas. Antiinfecciosos de aplicação na pele. Antibacterianos Código ATC: D06BA01

Grupo farmacoterapêutico: Medicamentos usados em afecções cutâneas. Antiinfecciosos de aplicação na pele. Antibacterianos Código ATC: D06BA01 Folheto informativo: Informação para o Utilizador SICAZINE, 10 mg/g, creme Sulfadiazina de prata Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Azitromicina Farmoz 500 mg Pó para solução para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Azitromicina Farmoz 500 mg Pó para solução para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Azitromicina Farmoz 500 mg Pó para solução para perfusão Azitromicina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

1.1.5 Medicamentos anti-infecciosos. Antibacterianos. Associações de penicilinas com inibidores das β-lactamases.

1.1.5 Medicamentos anti-infecciosos. Antibacterianos. Associações de penicilinas com inibidores das β-lactamases. FOLHETO INFORMATIVO Amoxicilina + Ácido Clavulânico Aristo 875 mg + 125 mg comprimidos revestidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

ZINFORO ceftarolina fosamila

ZINFORO ceftarolina fosamila ZINFORO ceftarolina fosamila I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Zinforo Nome genérico: ceftarolina fosamila APRESENTAÇÃO Zinforo pó para solução para infusão contendo 600 mg de ceftarolina

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR RESIBELACTA 500 mg/2 ml Pó e solvente para solução injectável RESIBELACTA IV 1000 mg/4 ml Pó e solvente para solução injectável Cefotaxima Leia atentamente

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ALGIFENE, 25 MG + 300 MG, COMPRIMIDOS REVESTIDOS Cloridrato de D-propoxifeno, Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO CLAMOXYL. Pó e solvente para solução injectável

FOLHETO INFORMATIVO CLAMOXYL. Pó e solvente para solução injectável FOLHETO INFORMATIVO CLAMOXYL Pó e solvente para solução injectável Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas,

Leia mais

ZINFORO ceftarolina fosamila

ZINFORO ceftarolina fosamila ZINFORO ceftarolina fosamila I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Zinforo Nome genérico: ceftarolina fosamila APRESENTAÇÃO Zinforo pó para solução para infusão contendo 600 mg de ceftarolina

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Amoxicilina + Ácido clavulânico Beecham 25 mg/ml + 6, 25 mg/ml pó para suspensão oral Amoxicilina + Ácido clavulânico Beecham 50 mg/ml + 12,5

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Água para Injectáveis Fresenius, solvente para uso parentérico.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Água para Injectáveis Fresenius, solvente para uso parentérico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Água para Injectáveis Fresenius, solvente para uso parentérico. APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar utilizar este medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Amoxicilina + Ácido clavulânico AlenFarma 875 mg mg Comprimidos

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Amoxicilina + Ácido clavulânico AlenFarma 875 mg mg Comprimidos FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Amoxicilina + Ácido clavulânico AlenFarma 875 mg + 125 mg Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Cefuroxima Hikma, 750 mg/ 6ml, pó e solvente para solução injectável, IV Cefuroxima Hikma, 1500 mg/ 16ml, pó e solvente para solução injectável,

Leia mais

Ceftriaxona Sidefarma 1000 mg Pó para Solução Injectável ou para Perfusão Ceftriaxona Sidefarma 2000 mg Pó para Solução Injectável ou para Perfusão

Ceftriaxona Sidefarma 1000 mg Pó para Solução Injectável ou para Perfusão Ceftriaxona Sidefarma 2000 mg Pó para Solução Injectável ou para Perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ceftriaxona Sidefarma 1000 mg Pó para Solução Injectável ou para Perfusão Ceftriaxona Sidefarma 2000 mg Pó para Solução Injectável ou para Perfusão Leia

Leia mais

Cefixima MephaTM 100 mg/5 ml pó para suspensão oral

Cefixima MephaTM 100 mg/5 ml pó para suspensão oral FOLHETO INFORMATIVO Cefixima MephaTM 100 mg/5 ml pó para suspensão oral Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. -Caso tenha

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Meropenem Green Avet 500 mg Pó para solução injectável Meropenem Green Avet 1000 mg Pó para solução injectável Meropenem (sob a forma tri-hidratada) APROVADO

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Ceftazidima Sidefarma 1000 mg pó para solução injectável ou perfusão Ceftazidima Sidefarma 2000 mg pó para solução injectável ou perfusão

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cefuroxima Farmalider 500 mg Comprimidos revestidos por película Cefuroxima axetil

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cefuroxima Farmalider 500 mg Comprimidos revestidos por película Cefuroxima axetil FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cefuroxima Farmalider 500 mg Comprimidos revestidos por película Cefuroxima axetil APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Albumina Humana AMPDR 200 g/l Solução para perfusão Albumina Humana

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Albumina Humana AMPDR 200 g/l Solução para perfusão Albumina Humana FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Albumina Humana AMPDR 200 g/l Solução para perfusão Albumina Humana Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Loratadina Generis 10 mg Comprimidos APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen, 500 mg, Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Alertin 10 mg comprimidos Loratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Teicoplanina Pergamus Pharma 200 mg/3 ml Pó e solvente para solução injectável. Teicoplanina Pergamus Pharma 400 mg/3 ml Pó e solvente para solução injectável

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Augmentin 1000/100 mg, pó para solução para perfusão Augmentin 2000/200 mg, pó para solução para perfusão Amoxicilina/Ácido clavulânico Leia atentamente

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Spinefe, 30 mg /ml, Solução injectável Cloridrato de Efedrina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película Paracetamol Cafeína APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZOREF 125 mg granulado para suspensão oral ZOREF 250 mg granulado para suspensão oral Cefuroxima axetil Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

cefadroxila Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 Pó para suspensão e Cápsula dura FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES

cefadroxila Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 Pó para suspensão e Cápsula dura FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES cefadroxila Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 Pó para suspensão e Cápsula dura FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Cápsula, 500 mg. Embalagem contendo 8 cápsulas. Pó para suspensão 250 mg/5 ml.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Denominação do Medicamento A X I M O X 500 mg + 125 mg cápsula A X I M O X 250 250 mg/5 ml + 62,5 mg/5 ml Pó para suspensão oral A X I M O X 125 125 mg/5 ml + 31,25 mg/5 ml Pó para

Leia mais

Amoxicilina+Ácido clavulânico Rovi 2000mg+200mg

Amoxicilina+Ácido clavulânico Rovi 2000mg+200mg Folheto Informativo Amoxicilina+Ácido clavulânico Rovi 2000mg+200mg Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Amoxicilina Cinfa 500 mg cápsulas Amoxicilina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

AMOXICILINA + ÁCIDO CLAVULÂNICO GP 875 mg mg Comprimidos

AMOXICILINA + ÁCIDO CLAVULÂNICO GP 875 mg mg Comprimidos FOLHETO INFORMATIVO O seu médico e o seu farmacêutico dispõem de informação adicional sobre este medicamento. AMOXICILINA + ÁCIDO CLAVULÂNICO GP 875 mg + 125 mg Comprimidos Leia este folheto com atenção

Leia mais

AMOXICILINA, cápsula. AMOXICILINA, cápsula ANTIBIÓTICO, ANTIINFECCIOSO, TUBERCULOSTÁTICO

AMOXICILINA, cápsula. AMOXICILINA, cápsula ANTIBIÓTICO, ANTIINFECCIOSO, TUBERCULOSTÁTICO Nome Genérico: amoxicilina Classe Química: penicilina semi-sintética da classe das aminopenicilinas Classe Terapêutica: penicilina de amplo espectro Forma Farmacêutica e Apresentação: Amoxicilina 500 mg,

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucosamina ToLife 1500 mg Pó para solução oral Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Ondansetron Alpharma 2 mg/ml Solução Injectável APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

KEFADIM. ceftazidima pentaidratada. Pó para solução injetável 1g

KEFADIM. ceftazidima pentaidratada. Pó para solução injetável 1g KEFADIM ceftazidima pentaidratada Pó para solução injetável 1g 1 KEFADIM (ceftazidima pentaidratada) LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO KEFADIM Nome

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 19 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO AMOXYCOL suspensão injectável para bovinos, suínos e cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cefamezin IV, 250 mg/5 ml, pó e solvente para solução injectável Cefamezin IV, 500 mg/10 ml, pó e solvente para solução injectável Cefamezin IV, 1000 mg/10

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ralopar, 500 mg/2 ml pó e solvente para solução injectável Ralopar, 1000 mg/4 ml pó e solvente para solução injectável Cefotaxima Leia atentamente este

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVA C A R D U R A Doxazosina Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. AMOCLAVAM, 500 mg mg, comprimidos revestidos Amoxicilina + Ácido Clavulânico

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. AMOCLAVAM, 500 mg mg, comprimidos revestidos Amoxicilina + Ácido Clavulânico FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR AMOCLAVAM, 500 mg + 125 mg, comprimidos revestidos Amoxicilina + Ácido Clavulânico APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fucidine 500 mg Pó e solvente para solução para perfusão Fusidato de sódio

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fucidine 500 mg Pó e solvente para solução para perfusão Fusidato de sódio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fucidine 500 mg Pó e solvente para solução para perfusão Fusidato de sódio Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve

Leia mais

1 - O QUE É TEICOPLANINA VANCOMBEX E PARA QUE É UTILIZADO

1 - O QUE É TEICOPLANINA VANCOMBEX E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Teicoplanina Vancombex Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. -Caso ainda

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Dermimade Cloranfenicol 20 mg/g Pomada Cloranfenicol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR AMPLAMOX 250/5 ml Pó para suspensão oral AMPLAMOX 500/5 ml Pó para suspensão oral Amoxicilina APROVADO EM Leia atentamente este folheto informativo antes

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o voltar a ler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

1. O QUE É PIPERACILINA + TAZOBACTAM Teva E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É PIPERACILINA + TAZOBACTAM Teva E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Piperacilina + Tazobactam Teva 2000 mg + 250 mg Pó para solução injectável Piperacilina + Tazobactam Teva 4000 mg + 500 mg Pó para solução injectável (Piperacilina

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Molaxole Pó para solução oral Macrogol 3350 Cloreto de sódio Bicarbonato de sódio Cloreto de potássio Este folheto contém informações importantes para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é Azitromicina Zitrozina 500 mg Comprimidos Revestidos e para que é utilizado

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é Azitromicina Zitrozina 500 mg Comprimidos Revestidos e para que é utilizado FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o voltar a ler. Caso tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

Evolução de Resistências e Carta microbiológica 2018

Evolução de Resistências e Carta microbiológica 2018 , epe Unidade Local de Saúde de M atosinhos Serviço de Patologia Clínica - Microbiologia Evolução de Resistências e Carta microbiológica 2018 Os dados apresentados correspondem às estirpes isoladas no

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR LISOPAN Pó para solução oral a 125 mg, 250 mg e 500 mg Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função.

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucosamina Minitil 1500 mg pó para solução oral Sulfato de glucosamina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Sodiofolin 50 mg/ml, solução injectável ou para perfusão Ácido folínico (como folinato dissódico) Leia atentamente este folheto antes de utilizar este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cefuroxima AlenFarma 25 mg/ml granulado para suspensão oral Cefuroxima AlenFarma 50 mg/ml granulado para suspensão oral Cefuroxima axetil Leia atentamente

Leia mais

Cefalexina 1000 mg. Uso Veterinário

Cefalexina 1000 mg. Uso Veterinário CEFEX1G Cefalexina 1000 mg Uso Veterinário Antimicrobiano à base de cefalexina FÓRMULA: Cada drágea contém: Cefalexina (monoidratada)...1,0 g Excipiente q.s.p...1,2 g GENERALIDADES: A cefalexina é uma

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Piperacilina + Tazobactam Tecnimede 2000 mg + 250 mg Pó para solução injectável Piperacilina + Tazobactam Tecnimede 4000 mg + 500 mg Pó para solução injectável

Leia mais