2 Cartilha de Estágio Univale CARTILHA DE ESTÁGIO UNIVALE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2 Cartilha de Estágio Univale CARTILHA DE ESTÁGIO UNIVALE"

Transcrição

1

2 2 Cartilha de Estágio Univale CARTILHA DE ESTÁGIO UNIVALE

3 Apresentação 3 Prezados alunos da UNIVALE, Com o objetivo de socializar as informações sobre estágio obrigatório e não obrigatório na UNIVALE, elaboramos esta cartilha onde foram reunidas as perguntas e respostas mais frequentes. Recentemente foi aprovada a norma de estágio da UNIVALE pela Resolução CONSEPE 015/2015, que teve como base a Lei nº /2008, conhecida como Lei do Estágio. A regularização do estágio, conforme determina a Lei, dar-se-á pela formalização obrigatória do contrato de estágio (Termo de Compromisso de Estágio - TCE), firmado entre o estudante e a empresa concedente de estágio, com a interveniência compulsória da UNIVALE. O Setor de Estágio da UNIVALE, localizado no Bloco D2 do Campus Antônio Rodrigues Coelho (Campus II), é responsável pela parte legal do estágio, oferecendo apoio e orientações sobre todo o processo. Para saber sobre a carga horária e início do estágio, bem como dos relatórios e documentos necessários para a avaliação final do estágio, o aluno deve procurar o professor orientador de estágio do curso. No Portal do Aluno encontram-se disponíveis todos os modelos de documento de estágio, bem como as orientações sobre convênios e aproveitamento de atividades profissionais. Entre no site da UNIVALE ( e acesse o Portal do Aluno. Click no item Acadêmico do menu principal e selecione Formulários de Estágio. Estamos à disposição para mais esclarecimentos. Professora Rosalva Braga Setor de Estágio da UNIVALE estagio@univale.br Telefones: Convênio: Estágio: Informações para contato Horário de Funcionamento: Convênio: 14h00 às 18h00 Estágio: 08h00 às 21h00

4 Estágio: Perguntas e Respostas 4 Cartilha de Estágio Univale 1. O que é estágio? Conforme definido na Lei /2008, estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação do educando para o trabalho produtivo e ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional. 2. Quais são os tipos de estágio? O estágio pode ser obrigatório ou não obrigatório. Estágio obrigatório é aquele definido como tal no Projeto Pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. Já o estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, adicionada à carga horária regular e obrigatória. 3. Quando começa o estágio obrigatório? O início e a carga horária do estágio obrigatório estão definidos no Projeto Pedagógico de cada curso. Entre em contato com o seu professor orientador de estágio e solicite estas informações. 4. Quando começa o estágio não obrigatório? O estágio não obrigatório poderá ser realizado ao longo do curso. Serão consideradas como estágio não obrigatório, as atividades desenvolvidas que forem inerentes ao curso de graduação do estagiário e previsto no Projeto Pedagógico do curso. 5. Quem pode conceder estágio? Podem conceder estágio as pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional. Na legislação são conhecidos como parte concedente.

5 5 Cartilha de Estágio Univale 6. A empresa concedente precisa celebrar convênio de estágio com a UNIVALE? Sim. A empresa concedente precisa celebrar convênio com a UNIVALE antes de assinar o termo de compromisso do aluno. Portanto, antes de ir para o campo de estágio, verifique no Setor de Estágio se a empresa escolhida tem parceria com a UNIVALE. Caso afirmativo, o aluno já pode providenciar o termo de compromisso. Caso negativo, o aluno deve entrar em contato com o Setor de Estágio para solicitar informações sobre o processo de convênio, que pode levar de 30 a 40 dias para ser concluído. 7. Se eu fizer o estágio não obrigatório eu fico dispensado do estágio obrigatório? Não. A realização de estágio não obrigatório pelo educando não o exime de cumprir o estágio obrigatório previsto no Projeto Pedagógico do curso. 8. É preciso termo de compromisso para fazer o estágio não obrigatório? Sim. O termo de compromisso deve ser firmado mesmo que o estágio seja na modalidade não obrigatório. A falta deste documento pode criar vínculo empregatício de qualquer natureza entre as partes envolvidas e descaracterizar o estágio. 9. O que deve constar no termo de compromisso? No termo de compromisso serão indicadas obrigatoriamente a identificação das partes envolvidas, carga horária e período de realização do estágio, entre outras informações. O plano de atividades do estagiário deverá ser anexado ao termo de compromisso, onde estará previsto as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso. 10. Como escolher o local de estágio? O estudante poderá escolher o local de estágio, bem como selecionar a empresa concedente a partir da lista de empresas conveniadas, organizada pelo Setor de Estágio da UNIVALE ou pelos agentes de integração. Caso tenha dificuldades, procure o Setor de Estágio ou o professor orientador e se informe sobre o campo de estágio.

6 6 Cartilha de Estágio Univale 11. Para realização do estágio obrigatório e não obrigatório o que compete ao aluno? Para realização do estágio obrigatório e não obrigatório, compete ao aluno: - Providenciar o local de estágio; - Estar matriculado e cursando o período definido para estágio no Projeto Pedagógico do curso; - Após a celebração do convênio de estágio com a empresa concedente (caso não exista), protocolar no Setor de Estágio o termo de compromisso e o plano de estágio em três vias; - Cumprir integralmente o estágio, - Entregar ao professor orientador do estágio, em prazo não superior a seis meses, o relatório das atividades desenvolvidas no campo de estágio, a ser elaborado com o supervisor da parte concedente. OBS.: A ausência do relatório semestral das atividades inviabilizará o aproveitamento do estágio, mesmo que o estudante venha a entregar o relatório final. 12. O que acontece se eu não fizer o estágio obrigatório? O não cumprimento do estágio obrigatório acarretará matrícula em dependência sujeita às mesmas condições de pagamento para as demais disciplinas ou componentes curriculares. 13. Quais as atividades que podem ser equiparadas ao estágio? Poderão ser equiparadas ao estágio, nos termos da Lei, caso esteja previsto no Projeto Pedagógico do curso, as atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante. 14. Eu posso aproveitar as minhas atividades profissionais como estágio obrigatório? Sim. Para o cumprimento do estágio obrigatório, o discente da UNIVALE que estiver exercendo atividades laborais compatíveis com sua área/curso de formação, poderá requerer o aproveitamento das atividades profissionais junto ao colegiado de curso. O aproveitamento das atividades profissionais como estágio, na totalidade ou em parte, fica condicionado à aprovação do colegiado de curso, em conformidade com a legislação em vigor, o Projeto Pedagógico do curso e as especificidades das áreas profissionais. As orientações sobre como solicitar o aproveitamento estão disponíveis no Portal do Aluno ( Click no item Acadêmico do menu principal e acesse Formulários de Estágio.

7 7 Cartilha de Estágio Univale 15. Eu posso ficar quanto tempo na empresa fazendo estágio não obrigatório? A duração do estágio não obrigatório em uma mesma concedente não pode exceder a dois anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência. Havendo interesse das partes na continuidade das atividades do estágio não obrigatório, as mesmas podem ser prorrogadas mediante formalização de termo aditivo, desde que não ultrapasse os dois anos previstos na Lei de estágio. 16. Quando é que eu tenho direito a bolsa, seguro e auxilio transporte? Quando você estiver fazendo o estágio não obrigatório. Neste caso, a empresa concedente de estágio está obrigada a conceder bolsa ou outra forma de contraprestação ao estagiário, bem como seguro e o auxílio transporte, devendo constar nas cláusulas do Termo de Compromisso de Estágio. 17. Qual é o prazo para protocolar o Termo de Compromisso no Setor de Estágio da UNIVALE? O prazo máximo para o protocolo é de dez dias após a data prevista para o início do estágio, constante na cláusula 2ª do Termo de Compromisso. 18. No caso de estágio obrigatório, a empresa concedente está obrigada a oferecer bolsa, seguro e vale transporte? Não. No entanto, caso seja de interesse da empresa concedê-los, os mesmos devem estar previstos nas cláusulas do Termo de Compromisso de Estágio. Esta obrigatoriedade é apenas para o estágio não obrigatório. 19. A atividade de estágio pode caracterizar vínculo de emprego? As modalidades de estágio (obrigatório e não obrigatório) não criam vínculo empregatício de qualquer natureza entre as partes envolvidas se observados os seguintes requisitos: a) Matrícula e frequência regular do aluno no curso superior; b) Celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a UNIVALE; c) Compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso.

8 8 Cartilha de Estágio Univale 20. O que são os agentes de integração? Os agentes de integração são serviços públicos ou privados que atuam como auxiliares no processo de aperfeiçoamento do estágio. Os mais conhecidos são o CIEE, AGIEL, IEL, NUBE, CEDEP. As instituições de ensino e as partes concedentes de estágio podem, a seu critério, recorrer a serviços de agentes de integração mediante condições acordadas em instrumento jurídico apropriado. 21. Qual a jornada de atividade do estagiário? A jornada será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o estagiário, deve constar do termo de compromisso, ser compatível com as atividades escolares e observar limite de seis horas diárias e 30 horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior. 22. O estagiário tem direito a férias? É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a um ano, período de recesso de 30 dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares. Os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional, nos casos de o estágio ter duração inferior a um ano. 23. O período de recesso é remunerado? O recesso deverá ser remunerado quando o estagiário receber bolsa ou outra forma de contraprestação. 24. Qual o número máximo de estagiários que poderão exercer a atividade em uma empresa concedente? A empresa concedente de estágio deverá indicar funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar até dez estagiários simultaneamente.

9

Resolução CONSEPE:015/2015

Resolução CONSEPE:015/2015 Resolução CONSEPE:015/2015 Aprova Norma que regulamenta o Estágio Obrigatório e Não Obrigatório na Universidade Vale do Rio Doce UNIVALE. O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - CONSEPE, da Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 017 CONSUPER/2013

RESOLUÇÃO Nº 017 CONSUPER/2013 RESOLUÇÃO Nº 017 CONSUPER/2013 Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad referendum nº 014/2013, de 17/05/2013. O Presidente do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense IFCatarinense,

Leia mais

CONSIDERANDO a Orientação Normativa nº 7, de 30 de outubro de 2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão,

CONSIDERANDO a Orientação Normativa nº 7, de 30 de outubro de 2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, RESOLUÇÃO nº 04 DE 08 DE JUNHO DE 2009 Dispõe sobre a realização de Estágios obrigatórios e não obrigatórios por alunos da UFPel O Presidente do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão

Leia mais

Considerando que a Faculdade Pilares está em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e;

Considerando que a Faculdade Pilares está em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e; RESOLUÇÃO CONSEPE 01/2009 REFERENDA A PORTARIA DG 04/2008 QUE APROVOU A INSERÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS OFERTADOS PELA. O Presidente do Conselho

Leia mais

Elaboração de Convênios Controle e acompanhamento Publicação Instrução Divulgação de vagas de estágio

Elaboração de Convênios Controle e acompanhamento Publicação Instrução Divulgação de vagas de estágio Elaboração de Convênios Controle e acompanhamento Publicação Instrução Divulgação de vagas de estágio Art. 1 o Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Do trabalho em condições especiais. Estágio e aprendizagem. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Do trabalho em condições especiais. Estágio e aprendizagem. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Do trabalho em condições especiais Prof. Cláudio Freitas - Estágio Lei 11.788/08, Art. 1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa

Leia mais

RESOLUÇÃO 036/2011 CEPE/UENP

RESOLUÇÃO 036/2011 CEPE/UENP RESOLUÇÃO 036/2011 CEPE/UENP Súmula Aprova o Regulamento de Estágio Supervisionado Não Obrigatório dos estudantes dos cursos de graduação da UENP. CONSIDERANDO os artigos 61 e 82 da Lei de Diretrizes e

Leia mais

Perguntas Frequentes (Lei /2008)

Perguntas Frequentes (Lei /2008) Perguntas Frequentes (Lei 11.788/2008) O que é o estágio? Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes.

Leia mais

NOVA LEI DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NOVA LEI DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOVA LEI DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC NÚCLEO DE CARREIRA PROFISSIONAL MAIO 2012 CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º. Este regulamento tem por finalidade disciplinar as atividades

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA Do Programa Artigo 1º O Programa de Estágios da Faculdade de Engenharia da UNESP Campus de Ilha Solteira

Leia mais

LEI No , DE 25 DE SETEMBRO DE 2008

LEI No , DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 LEI No - 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio

Leia mais

NEC - NO V A LEI DO E STÁGI O

NEC - NO V A LEI DO E STÁGI O NEC - NO V A LEI DO E STÁGI O LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei

Leia mais

CONTRATO DE ESTÁGIO. Lei /2008

CONTRATO DE ESTÁGIO. Lei /2008 Primeiramente convém esclarecer que não pode ser firmado contrato estágio apenas entre o estagiário e a empresa A participação da instituição de ensino é obrigatória Inclusive isso fica bem evidente no

Leia mais

PORTARIA GD Nº 06, DE 23/04/2010

PORTARIA GD Nº 06, DE 23/04/2010 PORTARIA GD Nº 06, DE 23/04/2010 Aprova o Regulamento do Programa de Estágios da Faculdade de Engenharia da UNESP - Campus de Ilha Solteira. O Diretor da Faculdade de Engenharia do Campus de Ilha Solteira,

Leia mais

Orientação para a prática profissional - Estágio com base na Lei: de 25/09/2008

Orientação para a prática profissional - Estágio com base na Lei: de 25/09/2008 Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. Paulo Freire Orientação para a prática profissional - Estágio com base

Leia mais

CAPÍTULO I - DA DEFINIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E RELAÇÕES DE ESTÁGIO

CAPÍTULO I - DA DEFINIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E RELAÇÕES DE ESTÁGIO LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 DOU 26.09.2008 Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 6 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação

Leia mais

Principais Dúvidas Sobre o Estágio

Principais Dúvidas Sobre o Estágio Principais Dúvidas Sobre o Estágio Lei 11.788, de 25 de Setembro de 2008. Centro de Integração Ensina Emprega 1 Sumário O que é o estágio?...4 Qual o objetivo do estágio?...4 Quem pode ser estagiário?...4

Leia mais

LEI Nº , DE 25 DE SETEMBRO DE

LEI Nº , DE 25 DE SETEMBRO DE ANEXO 3 NORMAS GERAIS ESTÁGIO CURRICULAR LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 DOU 26.09.2008 (Transcrição) A3-126 LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 DOU 26.09.2008 Dispõe sobre o estágio de estudantes;

Leia mais

O P R E S I D E N T E D A R E P Ú B L I C A Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O P R E S I D E N T E D A R E P Ú B L I C A Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Ano CXLV No- 187 Brasília - DF, sexta-feira, 26 de setembro de 2008 Nº 187, sexta-feira, 26 de setembro de 2008 1 ISSN 1677-7042 3 LEI No- 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Dispõe sobre o estágio de estudantes;

Leia mais

ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO

ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO 2019 ESTÁGIOS Manual do Aluno Apresentação Este manual visa esclarecer e orientar sobre as normas dos Estágios Curriculares Obrigatórios e Não Obrigatórios. A leitura deste material

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 002/2019, de 19 de junho de 2019.

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 002/2019, de 19 de junho de 2019. RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 002/2019, de 19 de junho de 2019. Dispõe sobre regulamentação de Estágio Supervisionado no âmbito da UFERSA na condição de Instituição de Ensino. O Presidente em exercício do

Leia mais

Guia do Estagiário. O que você precisa saber antes de iniciar um estágio não obrigatório

Guia do Estagiário. O que você precisa saber antes de iniciar um estágio não obrigatório Guia do Estagiário O que você precisa saber antes de iniciar um estágio não obrigatório Caro(a) estudante! O estágio é um processo fundamental durante a vida acadêmica. O Guia do Estagiário tem o objetivo

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO. ORGANIZAÇÃO CONCEDENTE Razão Social: Endereço: Cidade: Estado: CEP: Tel.: Supervisor Técnico do Estágio:

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO. ORGANIZAÇÃO CONCEDENTE Razão Social: Endereço: Cidade: Estado: CEP: Tel.:   Supervisor Técnico do Estágio: TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO Neste ato, celebram acordo entre a parte concedente do estágio, a instituição de ensino, agente de integração e o estagiário, conforme Lei n. 11.788/08, o Termo de Compromisso

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes 1) O que é o Estágio? O Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam

Leia mais

ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS

ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS 2017 ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de

Leia mais

Instituto Superior de Tecnologia de Petrópolis - ISTCC-P. Índice

Instituto Superior de Tecnologia de Petrópolis - ISTCC-P. Índice Índice I. Apresentação... 2 II. Caracterização do Estágio... 2 II.1. O que é o Estágio Supervisionado... 2 II.2. Quem pode contratar o Estagiário... 2 II.3. Quais os pré-requisitos para o Estágio Supervisionado...

Leia mais

1º O estagio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de se integrar o itinerário formativo do educando.

1º O estagio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de se integrar o itinerário formativo do educando. REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO UNIFLU Da Definição: Lei 11788 Capitulo I: Art 1º Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO DÚVIDAS FREQUENTES. O que é. estágio?

MANUAL DE ESTÁGIO DÚVIDAS FREQUENTES. O que é. estágio? MANUAL DE ESTÁGIO DÚVIDAS FREQUENTES O que é estágio? 1 - O que é estágio? Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho

Leia mais

CARTILHA SOBRE A NOVA LEI DO ESTÁGIO (Lei n o /08), DE ACORDO COM O MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (www.mte.gov.br)

CARTILHA SOBRE A NOVA LEI DO ESTÁGIO (Lei n o /08), DE ACORDO COM O MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (www.mte.gov.br) CARTILHA SOBRE A NOVA LEI DO ESTÁGIO (Lei n o 11.788/08), DE ACORDO COM O MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (www.mte.gov.br) 1. O que é estágio? A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio

Leia mais

UniBrasil Centro Universitário

UniBrasil Centro Universitário 1 UniBrasil Centro Universitário REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURITIBA MARÇO DE 2014 2 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Do estágio e sua finalidade...3 CAPÍTULO 2 Das condições...3

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO (Lei nº /2008 e Resolução 20/2015 CCEPE)

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO (Lei nº /2008 e Resolução 20/2015 CCEPE) PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO (Lei nº 11.788/2008 e Resolução 20/2015 CCEPE) O que é o estágio? Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO Conforme Resolução da UNIPAMPA, nº 20, de 26 de novembro de 2010, Art.19, é necessária a existência de convênio entre a UNIPAMPA e a parte concedente do estágio.

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS TIPOS DE ESTÁGIO O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área

Leia mais

Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010.

Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010. Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010. Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010. A Presidenta do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Acre, no uso de suas atribuições

Leia mais

ESCLARECIMENTOS SOBRE ESTÁGIO

ESCLARECIMENTOS SOBRE ESTÁGIO ESCLARECIMENTOS SOBRE ESTÁGIO Tendo em vista que muitos profissionais nos questionam acerca da concessão de estagiários de EDUCAÇÃO FÍSICA e sendo a regularização do estágio uma OBRIGAÇÃO daquele que o

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Estabelece as normas institucionais para a realização de Estágios Curriculares Supervisionados, componentes dos Projetos Pedagógicos dos Cursos

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018

ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018 ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018 Este Manual do Estagiário tem o objetivo de oferecer aos alunos a orientação específica e informações necessárias para melhor compreensão e consequente

Leia mais

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MINISTÉRIO DA FEDERAL INSTITUTO

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MINISTÉRIO DA FEDERAL INSTITUTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIAA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL

Leia mais

Prefeitura Municipal de Anagé publica:

Prefeitura Municipal de Anagé publica: 1 Segunda-feira Ano X Nº 923 Prefeitura Municipal de Anagé publica: Decreto nº 53/2017: Regulamenta o estágio de estudantes em órgãos municipais, com base na Lei Federal nº 11.788, de 29 de janeiro de

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO - UFPEL INSTITUIÇÃO DE ENSINO

TERMO DE COMPROMISSO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO - UFPEL INSTITUIÇÃO DE ENSINO TERMO DE COMPROMISSO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO - UFPEL INSTITUIÇÃO DE ENSINO As partes a seguir qualificadas e ao final assinadas, de um lado,, fundação de direito público,

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba Diretoria de Extensão Seção de Estágio

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba Diretoria de Extensão Seção de Estágio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba Diretoria de Extensão Seção de Estágio SUMÁRIO Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008 Perguntas e respostas

Leia mais

Resolução nº 031/2009-ConEPE-UnP Natal-RN, 16 de março de 2009.

Resolução nº 031/2009-ConEPE-UnP Natal-RN, 16 de março de 2009. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ConEPE Resolução nº 031/2009-ConEPE-UnP Natal-RN, 16 de março de 2009. Aprova o novo Regulamento dos Estágios Curriculares da Universidade Potiguar. A Presidente

Leia mais

Cartilha. Lei de estágio /08

Cartilha. Lei de estágio /08 Cartilha Lei de estágio 11.788/08 Atualizada em Janeiro/2016 Cartilha Nube Lei de Estágio 11.788/08 Olá! O Nube preparou a Cartilha de Estágio do Nube com o objetivo de trazer à sua empresa as principais

Leia mais

1º - O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

1º - O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM METEOROLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE BAURU (Aprovado em Reunião do Conselho do Curso em 19/01/2016)

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO. Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO. Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN Este Regulamento foi aprovado pelo CONSEPE e entrou em vigor em abril de 2017 Regulamento do Estágio Curricular Obrigatório e Não

Leia mais

Prof.ª Liane Maria Calarge

Prof.ª Liane Maria Calarge RESOLUÇÃO Nº. 170, DE 09 DE AGOSTO DE 2018. A PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando

Leia mais

ANEXO I DA PORTARIA Nº 0943, DE 26 DE SETEMBRO DE 2013 TERMO DE CONVÊNIO PARA ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS

ANEXO I DA PORTARIA Nº 0943, DE 26 DE SETEMBRO DE 2013 TERMO DE CONVÊNIO PARA ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS ANEXO I DA PORTARIA Nº 0943, DE 26 DE SETEMBRO DE 2013 TERMO DE CONVÊNIO PARA ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS TERMO DE CONVÊNIO Nº. xxxx/20xx, QUE ENTRE SI CELEBRAM O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

Leia mais

TERMO DE CONVÊNIO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

TERMO DE CONVÊNIO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO MODELO DO TERMO DE CONVÊNIO DE ESTÁGIO. 2 vias EM PAPEL TIMBRADO DA UNIDADE CONCEDENTE DO ESTÁGIO CÓPIA DO CNPJ - CÓPIA DO ATO DE NOMEAÇÃO DO REPRESENTANTE LEGAL E/OU CONTRATO SOCIAL E ÚLTIMA ALTERAÇÃO

Leia mais

Termo de Compromisso de Estágio TCE A (Pessoa Jurídica Profissional Liberal)

Termo de Compromisso de Estágio TCE A (Pessoa Jurídica Profissional Liberal) Termo de Compromisso de Estágio TCE A (Pessoa Jurídica Profissional Liberal) A Instituição (Razão social da empresa), situada à (Endereço da empresa), CNPJ nº (CNPJ da empresa), ou O Profissional Liberal

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização do Estágio Curricular

Leia mais

Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura. Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO

Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura. Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO Art. 1º. A unidade curricular Estágio Supervisionado visa o aprendizado de competências

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CONVÊNIO nº / UEPA Processo nº / UEPA CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ UEPA E A, OBJETIVANDO DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO. Pelo presente instrumento

Leia mais

Câmpus de Presidente Prudente

Câmpus de Presidente Prudente REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISONADO CURSO DE ARQUITETURA E URBANSMO Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente

Leia mais

Fundamento Legal Lei nº , de 25 de setembro de 2008.

Fundamento Legal Lei nº , de 25 de setembro de 2008. 128 TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO TCE Fundamento Legal Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Com base na legislação vigente, as partes a seguir nomeadas acordam e estabelecem entre si as cláusulas

Leia mais

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de 2 015. Dispõe sobre a regulamentação de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação".

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da Faculdade Redentor tem por objetivos gerais: I. Propiciar ao discente uma ação

Leia mais

CAPÍTULO I - DA CONCEPÇÃO DO ESTÁGIO.

CAPÍTULO I - DA CONCEPÇÃO DO ESTÁGIO. RESOLUÇÃO Nº 677/2008. EMENTA: estabelece normas para organização e regulamentação do Estágio Curricular Não Obrigatório como atividade opcional para os estudantes dos Cursos de Graduação e Técnico Profissionalizante

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memorando: 07/16 Coordenação São Carlos, 08 de Fevereiro de 2016. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI

Leia mais

São Paulo, 30 de setembro de Ofício CETEC / GRUPOS Nº825/2008. REF: Estágio Supervisionado. Prezado(s) Senhor(es)

São Paulo, 30 de setembro de Ofício CETEC / GRUPOS Nº825/2008. REF: Estágio Supervisionado. Prezado(s) Senhor(es) São Paulo, 30 de setembro de 2008. Ofício CETEC / GRUPOS Nº825/2008. REF: Estágio Supervisionado Prezado(s) Senhor(es) À luz da Lei Nº 11.788, sancionada pelo Governo Federal em 25 de setembro de 2008

Leia mais

RELAÇÃO DE TRABALHO.

RELAÇÃO DE TRABALHO. RELAÇÃO DE TRABALHO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. RELAÇÕES DE TRABALHO...5 Estágio... 5 Conceito de Estágio... 5 Requisitos Formais da Relação de Estágio...6 Matrícula e frequência...7 Requisitos Materiais

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura Curso Noturno de Arquitetura e Urbanismo

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura Curso Noturno de Arquitetura e Urbanismo ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO TÍTULO I Das Definições sobre a disciplina Estágio Curricular Supervisionado e suas Finalidades Art. 1º - Nos termos da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de

Leia mais

Dispõe sobre o estágio de estudantes em órgãos da Administração Municipal.

Dispõe sobre o estágio de estudantes em órgãos da Administração Municipal. LEI Nº 2.168/2013 Dispõe sobre o estágio de estudantes em órgãos da Administração Municipal. Hilário Casarin, Prefeito Municipal de São Miguel das Missões, RS, no uso de suas atribuições que lhe confere

Leia mais

Equipe de Elaboração: Adriana Albuquerque do Nascimento Maria do Socorro Miranda Silva Neusa Margarete Gomes Fernandes Ronaldo Meireles Martins

Equipe de Elaboração: Adriana Albuquerque do Nascimento Maria do Socorro Miranda Silva Neusa Margarete Gomes Fernandes Ronaldo Meireles Martins MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ Equipe de Elaboração: Adriana Albuquerque do Nascimento Maria do Socorro Miranda

Leia mais

D3 - TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO (Estudante da UFG realizando estágio curricular em Empresas/Instituições/Profissional Liberal)

D3 - TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO (Estudante da UFG realizando estágio curricular em Empresas/Instituições/Profissional Liberal) D3 - TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO (Estudante da UFG realizando estágio curricular em Empresas/Instituições/Profissional Liberal) 1. Modalidade do estágio: [ ] Estágio Curricular Obrigatório [ ] Estágio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROTOCOLO DE ESTÁGIO Nº... /... Protocolo que entre si celebram a Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do Colegiado de Ciências

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO UNIDADE DE ENSINO DE LORENA REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO UNIDADE DE ENSINO DE LORENA REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO UNIDADE DE ENSINO DE LORENA REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS E FINALIDADES Artigo 1º - O presente atualiza o

Leia mais

PROF. VALMAR CORRÊA DE ANDRADE

PROF. VALMAR CORRÊA DE ANDRADE RESOLUÇÃO Nº 677/2008. EMENTA: Estabelece normas para organização e regulamentação do Estágio Curricular Não Obrigatório como atividade opcional para os estudantes dos Cursos de Graduação e Técnico Profissionalizante

Leia mais

FORMALIZAÇÃO DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

FORMALIZAÇÃO DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO FORMALIZAÇÃO DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO a) Modalidades do estágio curricular Existem duas modalidades de estágio e é fundamental verificar em qual delas o estudante está apto conforme o Projeto

Leia mais

01. Qual o Local e horário de funcionamento da Coordenação de Estágios e Relações Empresarias da Reitoria do IFPB?

01. Qual o Local e horário de funcionamento da Coordenação de Estágios e Relações Empresarias da Reitoria do IFPB? Perguntas Frequentes 01. Qual o Local e horário de funcionamento da Coordenação de Estágios e Relações Empresarias da Reitoria do IFPB? A Coordenação de Estágio e Relações Empresariais é o setor da Pró-Reitoria

Leia mais

CONSIDERANDO a Orientação Normativa nº 7, de 30 de outubro de 2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão,

CONSIDERANDO a Orientação Normativa nº 7, de 30 de outubro de 2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, RESOLUÇÃO nº 03 DE 08 DE JUNHO DE 2009 Dispõe sobre os Estágios obrigatórios e não obrigatórios, concedidos pela UFPel O Presidente do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão - COCEPE,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N , DE 25 DE SETEMBRO DE 2008.

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N , DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. L 788 Page of6 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação

Leia mais

I REUNIÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

I REUNIÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Universidade Estadual de Londrina I REUNIÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Orientações Gerais - Lei n 11.788/2008 e Resolução CEPE n 0166/2008 Público convidado: ACADÊMICOS DA UEL DIVISÃO CENTRAL DE ESTÁGIOS

Leia mais

A Nova Lei Do Estágio E Suas Principais Vertentes

A Nova Lei Do Estágio E Suas Principais Vertentes BuscaLegis.ccj.ufsc.br A Nova Lei Do Estágio E Suas Principais Vertentes Adriano Martins Pinheiro Bacharelando em Direito Articulista e colaborador de diversos sites e jornais locais. Atuante em Escritório

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGOS

REGULAMENTO DOS ESTÁGOS Telefone - (48) 3721-4075 - E-mail: biblioteconomia.estagios@ufsc.br 1 REGULAMENTO DOS ESTÁGOS DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 Este regulamento fixa as normas para os estágios do Curso de Graduação

Leia mais

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve:

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Regulamento Interno de Estágio O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Art. 1º Aprovar o Regulamento Interno de Estágio dos alunos

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO (Estudante da UFG realizando estágio curricular em Empresas/Instituições/Profissional Liberal) 1. Modalidade do estágio: [ ] Estágio Curricular Obrigatório [ ] Estágio Curricular

Leia mais

CONVÊNIO DE CONCESSÃO DE ESTÁGIO

CONVÊNIO DE CONCESSÃO DE ESTÁGIO CONVÊNIO DE CONCESSÃO DE ESTÁGIO CONVÊNIO DE CONCESSÃO DE ESTÁGIO CELEBRADO ENTRE A SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE ITAPEVA S/S LTDA., MANTENEDORA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA,

Leia mais

NESE - Núcleo de Estágio e Empregabilidade O que é um estágio? Como funciona o estágio obrigatório... 6

NESE - Núcleo de Estágio e Empregabilidade O que é um estágio? Como funciona o estágio obrigatório... 6 NESE - Núcleo de Estágio e Empregabilidade... 3 O que é um estágio?... 5 Como funciona o estágio obrigatório... 6 Como funciona o estágio não-obrigatório... 7 Documentos necessários... 8 Passo a passo

Leia mais

Perguntas e respostas sobre estágio 2017

Perguntas e respostas sobre estágio 2017 Perguntas e respostas sobre estágio 2017 Texto por Arlene de Jesus Mendes Caldas Luciana de Sousa Alves da Silva Revisor de Textos Robert Silva Mendes Editora de Publicações Maísa Brito Passos Cartilha

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 018/2017

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 018/2017 RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 018/2017 Dispõe sobre a realização de Estágios Curriculares Supervisionados nos Cursos de Ensino Superior. A Presidente do Conselho Universitário CONSUN da Universidade do Contestado

Leia mais

UniAGES Centro Universitário AGES Paripiranga (BA) MANUAL DE ESTÁGIO

UniAGES Centro Universitário AGES Paripiranga (BA) MANUAL DE ESTÁGIO UniAGES Centro Universitário AGES Paripiranga (BA) MANUAL DE ESTÁGIO MANUAL DE ESTÁGIO APRESENTAÇÃO O Núcleo Curricular Flexível NCF é o órgão da Diretoria de Extensão e Pesquisa do Centro Universitário

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO Aos 27 de abril de 2009, neste ato, as partes a seguir nomeadas: INSTITUIÇÃO DE ENSINO Razão Social: () CNPJ: 51.843.795/0001-30 Endereço: Rodovia Washington Luiz (SP 310)

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO (Lei nº /2008 e Resolução 20/2015 CCEPE e suas alterações)

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO (Lei nº /2008 e Resolução 20/2015 CCEPE e suas alterações) PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO (Lei nº 11.788/2008 e Resolução 20/2015 CCEPE e suas alterações) 1. O que é o estágio? Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho,

Leia mais