Material de restauração nano-híbrido universal. Grandio SO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Material de restauração nano-híbrido universal. Grandio SO"

Transcrição

1 Material de restauração nano-híbrido universal

2 COMO O DENTE NATURAL O compósito restaurador perfeito caracteriza-se por propriedades físicas semelhantes às dos dentes naturais, combinadas a óptimas qualidades de manuseamento e a uma estética natural. Para além da cor, há uma ampla série de parâmetros físicos decisivos para que um compósito possua estas características. Tais parâmetros determinam, basicamente, a estabilidade e a duração de uma restauração e, com isso, a satisfação a longo prazo dos seus pacientes. As seguintes propriedades são especialmente relevantes: Dureza superficial Desgaste Estabilidade Resistência Comportamento térmico Comportamento elástico Vídeo informativo São exactamente estas propriedades do dente natural que a VOCO tomou como exemplo para desenvolver um compósito cujos parâmetros físicos, em conjunto, permitem obter uma perfeita semelhança às estruturas dentárias. GrandioSO Como o dente natural!

3 GRandio SO RESTAURAÇÕES INTACTAS A LONGO PRAZO GrandioSO é o mais moderno material restaurador universal fabricado pela VOCO. Graças à admirável combinação de nanopartículas funcionais avançadas com vitrocerâmicas especiais, o material possui um conteúdo de carga extraordinariamente elevado, de 89% w/w. Isto resulta numa fracção diminuta de resina e, consequentemente, numa contracção de polimerização mínima. O stress gerado pela contracção é igualmente minimizado. No entanto, a integridade de uma restauração a longo prazo não é determinada apenas pelos dois factores acima mencionados, ambos de carácter estático. Especialmente os factores de stress dinâmicos, como as cargas mastigatórias e as alterações de temperatura, às quais o material de restauração é permanentemente submetido, representam um grande desafio para a dentisteria restauradora. Somente a utilização de um compósito adaptado ao comportamento elástico e térmico do dente natural possibilita compensar com êxito a influência destes factores recorrentes. Fonte: Prof. Dr. D. Behrend, Universidade de Rostock 60% de nanopartículas funcionais (20-40 nm) na fracção de resina Vitrocerâmicas [GPa] Módulo de elasticidade de diferentes compósitos [μm] Alteração de volume (neste gráfico: contracção) de origem térmica Módulo de elasticidade da dentina 2, ,0 10 1, , ,5 0 Ceram X Mono Estelite Quick Filtek Supreme XTE Herculite XRV Ultra Kalore N Durance Premise Spectrum TPH 3 Synergy D6 Tetric EvoCeram Venus Diamond 0 Estelite Quick Filtek Supreme XTE Herculite XRV Ultra Kalore Spectrum TPH 3 Tetric EvoCeram Venus Diamond Fonte: VOCO GmbH, ensaio interno, dados em arquivo Fonte: VOCO GmbH, cálculo-modelo com base em dados de medição do coeficiente de expansão térmica α (ø Kavität = 5mm, ΔT = 11 C) O módulo de elasticidade indica a resistência que um material, neste caso, o compósito restaurador, oferece à deformação. Idealmente, um material de restauração deve ter um módulo de elasticidade igual ao do dente natural. O módulo de elasticidade da dentina varia de 16,55 a 18,62 GPa. Com um módulo de elasticidade de 16,65 GPa, GrandioSO é o compósito que mais se assemelha à dentina em termos de comportamento elástico. O gráfico mostra quantos milímetros a mais cada material contrai em comparação ao esmalte dentário circundante. É evidente que a união adesiva impede que os materiais se contraiam livremente. No entanto, a reduzida alteração de volume de GrandioSO gera forças de tracção nitidamente menores que as observadas nos outros materiais examinados. Isto garante, por longos períodos, a integridade marginal das restarações, apesar das variações térmicas a que estas estão sujeitas diariamente.

4 MÁXIMA RESISTÊNCIA E ESTABILIDADE Assim como o próprio dente, os materiais de restauração são submetidos constante e repetidamente à acção de forças mastigatórias extremamente altas. Para resistir a estas cargas, GrandioSO foi desenvolvido com o objectivo de oferecer máxima estabilidade e resistência. Ensaios recentes investigam a deformação dos compósitos quando submetidos a cargas de compressão, o designado de creep ou permanent set. Quando uma força incide sobre um corpo, este é primeiramente comprimido (no gráfico abaixo: I). Após a rápida compressão inicial, tem lugar uma compressão lenta, que pode durar desde alguns minutos até horas. Esta última compressão, subsequente à deformação inicial, é descrita como um processo de rastejamento (creep) interno do material (II). Assim que a aplicação da força é interrompida, o processo dá-se na direcção inversa. Rapidamente, o material passa a sofrer expansão, readquirindo entre 80 e 90% da sua forma inicial. No entanto, mesmo depois de decorrido o tempo de dissipação das tensões, o volume inicial não mais é alcançado. Esta diferença que se mantém é denominada permanent set, ou deformação plástica (III). O valor expressa a deformação inelástica do material, sendo particularmente relevante para as restaurações posteriores: se um material não é capaz de resistir às constantes cargas mastigatórias, ocorrem deformações na restauração ao longo dos anos e, com isso, o comprometimento da oclusão. Portanto, o creep deve ser o menor possível para que a estabilidade de forma seja duradoura, e constitui um critério determinante para avaliar a qualidade de um compósito. Alteração de volume [%] 0,8 0,6 0,4 I II Creep III Carga: 36 MPa 1,6 1,4 1,2 1,0 0,8 GrandioSO possui um creep e um permanent set significativamente menores do que outros compósitos. Prof. D. Watts Creep Permanent set 0,6 0,2 0,4 0, Set 0,2 0,0 GrandioSO Compósito convencional, com um conteúdo de carga de 79% w/w Tempo [h] Fonte: D.C. Watts, N. Silikas, Universidade de Manchester, 2010, dados em arquivo Comparação de outros parâmetros físicos GrandioSO Ceram X Mono Estelite Filtek Herculite XRV Venus Tetric Kalore Quick Supreme XTE Ultra diamond EvoCeram Contracção [% V/V] 1,61 1,97 2,04 1,92 2,4 1,52 1,6 1,86 Resistência à compressão [MPa] Resistência à tracção [MPa] Resistência à flexão [MPa] Fonte: VOCO GmbH, ensaio interno, 2010, dados em arquivo GrandioSO situa-se entre os compósitos da mais alta qualidade não só pelos excelentes valores de resistência e estabilidade que exibe, mas também por todas as suas outras propriedades físicas, quando avaliadas em conjunto.

5 GRandio SO RESTAURAÇÕES COM BRILHO PERMANENTE Um polimento fácil de realizar, que proporcione alto brilho à restauração, é de grande valor para si e para os seus pacientes. A estabilidade da restauração, porém, depende de uma alta dureza superficial. A combinação de ambas as qualidades em princípio, contraditórias evidencia a alta qualidade de um compósito. GrandioSO estabelece novos paradigmas também no que diz respeito a este aspecto. Dureza superficial extrema GrandioSO possui uma dureza superficial até duas vezes maior que a de outros compósitos. O seu grau de dureza é o que mais se aproxima do do esmalte dentário ( MHV). Desse modo, as restaurações com GrandioSO apresentam longa resistência à abrasão e elevada estabilidade de forma. [MHV] Dureza superficial (microdureza Vickers) Ceram X Mono Estelite Quick Filtek Supreme XTE Herculite XRV Ultra Kalore N Durance Premise Spectrum TPH 3 Tetric EvoCeram Venus Diamond Fonte: Prof. Dr. D. Behrend, Universidade de Rostock, 2010, dados em arquivo Alto brilho de longa duração O último passo para a obtenção de uma restauração perfeita é o polimento de alto brilho. Apesar da sua elevada dureza superficial, GradioSO possui excelentes qualidades de polimento, que permitem obter restaurações com superfícies lisas e de brilho intenso. Há inúmeros estudos que demonstram o alto brilho e a baixa rugosidade superficial de GrandioSO após o polimento. Nas análises ópticas mostradas abaixo, observa-se a superfície homogénea de GrandioSO após o polimento. GrandioSO Tetric EvoCeram Venus Diamond Alto brilho após o polimento Y Z X X = 12 mm Y = 12 mm Z = 12.9 µm Y Z X X = 12 mm Y = 12 mm Z = 18.7 µm Y Z X µm 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 5 5,5 6 6,5 7 7,5 8 8,5 9 9, , , , , , , , , , ,5 20 Fonte: Dr. G. Fleming, Universidade de Dublin, 2010, dados em arquivo

6 MÁXIMA PRATICIDADE Aplicação universal Não apenas em virtude das suas propriedades físicas, mas também dos aspectos relacionados com a estética, GrandioSO é um compósito restaurador de uso universal. Com GrandioSO, é possível obter óptimos resultados estéticos com apenas uma cor, mesmo na região anterior. A opacidade e a transluscência do material foram harmonizadas de tal modo que as restaurações em dentes anteriores sejam indistinguíveis da estrutura dentária circunjacente. Com a criação da cor A5, atendeu-se ao desejo, frequentemente manifestado pelos profissionais, de terem à sua disposição uma cor mais escura, especialmente para as cavidades de classe V. A cor A3.25 foi introduzida para reduzir o intervalo entre as cores A3 e A3.5 e, com isso, possibilitar uma óptima adaptação de cor. A cor cinzenta e o grau de reflexão do corpo do novo leque de cores GrandioSO baseiam-se no cartão cinzento utilizado na técnica da fotografia. Este cartão permite uma avaliação de cores reproduzível, sob condições de iluminação variáveis e de ofuscamento reduzido (dentes brancos ), como as existentes na clínica. A realização de procedimentos estéticos é especialmente facilitada pelas novas cores, muito úteis na prática clínica diária, e o leque de cores especial de GrandioSO. Óptimas qualidades de manuseamento A rapidez no trabalho depende das qualidades de manuseamento de cada material, sendo favorecida, p. ex., por uma consistência plástica e não pegajosa, assim como por características que facilitem a condensação e a modelagem do material. Num estudo realizado por Frankenberger et al. (2010), diferentes propriedades de manuseamento foram avaliadas por médicos dentistas num teste cego. GrandioSO foi comparado neste estudo ao Tetric EvoCeram, tendo alcançado excelentes resultados Avaliação das qualidades de manuseamento (1 = melhor avaliação; 4 = pior avaliação) GrandioSO Tetric EvoCeram Excelentes propriedades de polimento 1 Consistência plástica para uma fácil modelagem Estabilidade à luz: 4 min e 30 s, ou seja, bom tempo de trabalho Polimento Estabilidade à luz Consistência firme Homogeneidade Modelagem Adaptação Consistência não pegajosa Facilidade de aplicação Tempo de polimerização de apenas 10 s para as cores A1, A2, A3, B1 e BL Fonte: Prof. Dr. R. Frankenberger, Universidade de Marburg, 2010, dados em arquivo

7 GRandio SO APLICAÇÃO PRÁTICA Caso clínico 1 Restaurações de amálgama com cáries secundárias (não visíveis nesta imagem) Dentes preparados Dente 15 já restaurado; dente 14 preparado para a restauração Resultado final: funcional e esteticamente perfeito Caso clínico 2 As restaurações nos dentes 14 e 15 devem ser substituídas devido a cáries secundárias Dentes preparados Crista distal do dente 15 reconstruída Restaurações concluídas, indistinguíveis dos dentes naturais Fonte: Dr. Walter Denner, Fulda

8 GRandio SO RESTAURAÇÕES SEMELHANTES AO DENTE Indicações Restaurações de classes I a V Reconstrução de dentes anteriores fracturados Facetas em dentes anteriores com alterações de cor Correcções da forma e da cor para melhorar a estética União, ferulização de dentes anteriores com mobilidade Reparação de facetas Restauração de dentes decíduos Construção de núcleos Inlays de compósito Vantagens Material semelhante aos tecidos dentários para restaurações estáveis e resistentes Atende aos mais elevados requisitos restauradores nas regiões anterior e posterior aplicação universal Alta estabilidade à luz Opacidade e transluscência harmónicas, para resultados naturais utilizando uma só cor Sistema de cores inteligente, com as novas cores A3.25 e A5 para cada situação clínica Consistência plástica e não pegajosa, favorável à modelagem Fácil polimento de alto brilho superfícies permanentemente lisas Compatível com todos os adesivos convencionais Apresentações Sets REF 2600 REF 2601 REF 2640 set: 5 x 4 g seringas (A2, A3, A3.25, A3.5, A5), escala de cores set + bond: 5 x 4 g seringas (A2, A3, A3.25, A3.5, A5), escala de cores, 50 Futurabond NR SingleDose, acessórios set: 80 x 0,25 g cápsulas (16 x cada cor: A2, A3, A3.25, A3.5, A5), escala de cores REF 2641 set + adesivo: 80 x 0,25 g cápsulas (16 x cada cor: A2, A3, A3.25, A3.5, A5), escala de cores, 50 Futurabond NR SingleDose, acessórios REF 2607 escala de cores Cores individuais Cor 1 seringa de 4 g 16 cápsulas de 0,25 g A1 A2 A3 A3.25 A3.5 A4 REF 2610 REF 2611 REF 2612 REF 2613 REF 2614 REF 2615 REF 2650 REF 2651 REF 2652 REF 2653 REF 2654 REF 2655 A5 REF 2616 REF 2656 B1 REF 2619 REF 2659 Cor 1 seringa de 4 g 16 cápsulas de 0,25 g B2 B3 C2 D3 OA1 OA2 OA3.5 BL REF 2620 REF 2621 REF 2624 REF 2627 REF 2630 REF 2631 REF 2633 REF 2635 REF 2660 REF 2661 REF 2664 REF 2667 REF 2670 REF 2671 REF 2673 REF 2675 Ceram X Mono, Estelite Quick, Filtek Supreme XTE, Herculite XRV Ultra, Kalore, N Durance, Premise, Spectrum TPH3, Synergy D6, Tetric EvoCeram e Venus Diamond não são marcas comerciais registadas da VOCO GmbH. VOCO GmbH P.O. Box Cuxhaven Alemanha Encomendas: Tel.: +49 (0) Fax: +49 (0) info@voco.com PT 1010 V

MATERIAL DE RESTAURAÇÃO UNIVERSAL NANO-HÍBRIDO. Grandio SO

MATERIAL DE RESTAURAÇÃO UNIVERSAL NANO-HÍBRIDO. Grandio SO MATERIAL DE RESTAURAÇÃO UNIVERSAL NANO-HÍBRIDO COMO O DENTE NATURAL O compósito restaurador perfeito caracteriza-se pelas propriedades físicas semelhantes às dos dentes naturais, combinadas a óptimas qualidades

Leia mais

Aprovados sem restrições para cavidades oclusais. Diamond

Aprovados sem restrições para cavidades oclusais. Diamond Grandio SO Heavy Grandio SO Heavy Aprovados sem restrições para cavidades oclusais Com o lançamento do compósito compactável, a VOCO introduziu no mercado um material de restauração semelhante ao dente

Leia mais

Grandio SO. Editors Choice Material de restauração nano-híbrido universal

Grandio SO.   Editors Choice Material de restauração nano-híbrido universal www.dentaladvisor.com Editors Choice + + + + + Material de restauração nano-híbrido universal COMO O DENTE NATURAL O compósito restaurador perfeito caracteriza-se por propriedades físicas semelhantes às

Leia mais

Materiais de restauração (Compósitos) x-tra fil. x-tra fil Caps. Material de restauração posterior fotopolimerizável

Materiais de restauração (Compósitos) x-tra fil. x-tra fil Caps. Material de restauração posterior fotopolimerizável x-tra fil x-tra fil Caps Material de restauração posterior fotopolimerizável x-tra fil em cápsulas de aplicação directa Restaurações classe I e II Reconstrução de núcleos Fotopolimerizável em camadas de

Leia mais

Structur 3. Structur 3. Brilha sem polimento!

Structur 3. Structur 3. Brilha sem polimento! Compósito para a confeção de coroas e pontes provisórias Brilha sem polimento! 3 PARA COROAS E PONTES PROVISÓRIoS BRILHANTES é um compósito autopolimerizável para a confeção de coroas e pontes provisórias,

Leia mais

GrandTEC. Tiras de fibra de vidro impregnadas com resina para uso em técnicas adesivas odontológicas

GrandTEC. Tiras de fibra de vidro impregnadas com resina para uso em técnicas adesivas odontológicas GrandTEC Tiras de fibra de vidro impregnadas com resina para uso em técnicas adesivas odontológicas GrandTEC Técnica inovadora Somente aplicando os mais modernos materiais da técnica adesiva, o clínico

Leia mais

Amaris naturalmente simples. simplesmente Bonito!

Amaris naturalmente simples. simplesmente Bonito! Naturalmente simples. Simplesmente bonito! Amaris Elegância natural Dois passos simples Estratificação natural Resultados brilhantes Técnica simples Ao longo de décadas, os dentistas utilizaram uma escala

Leia mais

Admira Fusion. Admira Fusion x-tra

Admira Fusion. Admira Fusion x-tra Admira Fusion Admira Fusion Admira Fusion x-tra Materiais de restauração de ORMOCER nano-híbridos Admira Fusion EXCLUSIVAMENTE À BASE DE CERÂMICA A inovadora tecnologia de ORMOCER desenvolvida pelo Instituto

Leia mais

Structur 2 SC / Structur Premium

Structur 2 SC / Structur Premium Structur Structur 2 SC / Structur Premium Excelentes provisórios com Structur Fácil aplicação O tratamento protético dos seus pacientes, em particular o tratamento provisório, requer a utilização de produtos

Leia mais

Protemp TM 4. Material Provisório à Base de Bisacril. Restauração provisória. qualidade. com a 3M ESPE

Protemp TM 4. Material Provisório à Base de Bisacril. Restauração provisória. qualidade. com a 3M ESPE Protemp TM 4 Material Provisório à Base de Bisacril Restauração provisória com a qualidade 3M ESPE Protemp TM 4 Com 40 anos de experiência em materiais provisórios e amplo conhecimento em produtos com

Leia mais

www.dentaladvisor.com Quick Up Editors Choice + + + + +

www.dentaladvisor.com Quick Up Editors Choice + + + + + www.dentaladvisor.com Material autopolimerizável para a fixação de attachments e elementos secundários em próteses Editors Choice + + + + + A SOLUÇÃO EM UM KIT É muito comum as próteses totais apresentarem

Leia mais

Admira Fusion. nano-híbridos

Admira Fusion. nano-híbridos Admira Fusion Materiais de restauração de ORMOCER nano-híbridos EXCLUSIVAMENTE À BASE DE CERÂMICA A inovadora tecnologia de ORMOCER desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer para a investigação de silicatos

Leia mais

Profilaxia. Verniz de flúor transparente com fluoreto de cálcio e de sódio. Bifluorid 12 em embalagens Single Dose. Indicações: Indicações:

Profilaxia. Verniz de flúor transparente com fluoreto de cálcio e de sódio. Bifluorid 12 em embalagens Single Dose. Indicações: Indicações: Bifluorid 12 Bifluorid 12 Single Dose Verniz de flúor transparente com fluoreto de cálcio e de sódio Bifluorid 12 em embalagens Single Dose Reparação de cerâmica directa Tratamento de hipersensibilidade

Leia mais

ENSAIOS MECÂNICOS Permitem perceber como os materiais se comportam quando lhes são aplicados esforços

ENSAIOS MECÂNICOS Permitem perceber como os materiais se comportam quando lhes são aplicados esforços ENSAIOS MECÂNICOS Permitem perceber como os materiais se comportam quando lhes são aplicados esforços Tipos Ensaios Destrutivos provocam a inutilização do material ensaiado Ensaios Não Destrutivos Ensaio

Leia mais

Admira Fusion. nano-híbridos

Admira Fusion. nano-híbridos Admira Fusion Admira Fusion Materiais de restauração de ORMOCER nano-híbridos Admira Fusion EXCLUSIVAMENTE À BASE DE CERÂMICA A inovadora tecnologia de ORMOCER desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer para

Leia mais

Ufi Gel SC/P Ufi Gel hard/c. Ufi Gel SC / P Ufi Gel hard / C. aplicação

Ufi Gel SC/P Ufi Gel hard/c. Ufi Gel SC / P Ufi Gel hard / C. aplicação Ufi Gel SC/P Ufi Gel hard/c Ufi Gel SC / P Ufi Gel hard / C O sistema reembasador para qualquer aplicação Ufi Gel SC/P Ufi Gel hard/c O sistema reembasador para qualquer aplicação A atrofia do osso alveolar

Leia mais

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB fitas de montagem permanente Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Pode uma fita substituir realmente sistemas de fixação mecânica? Sim.

Leia mais

Materiais de restauração (Ionómero de vidro) VOCO Ionofil Molar. VOCO Ionofil Molar Jumbo Mix. Cimento de ionómero de vidro compactável

Materiais de restauração (Ionómero de vidro) VOCO Ionofil Molar. VOCO Ionofil Molar Jumbo Mix. Cimento de ionómero de vidro compactável VOCO Ionofil Molar VOCO Ionofil Molar Jumbo Mix Cimento de ionómero de vidro compactável Restaurações de classe I (não sujeitas a forças oclusais de estrutura dentária VOCO Ionofil Molar em cápsulas de

Leia mais

blocs Grandio blocs bloco cad / cam de compósito nano-híbrido

blocs Grandio blocs bloco cad / cam de compósito nano-híbrido blocs BLOCO CAD / CAM DE COMPÓSITO NANO-HÍBRIDO Expertise em nano-híbridos agora também na área do CAD / CAM Cerâmica de silicato, dissilicato de lítio, cerâmica híbrida, compósito, óxido de zircónio.

Leia mais

Processos de Fabrico. Ensaios de Dureza. A. M. Vasconcelos Lima

Processos de Fabrico. Ensaios de Dureza. A. M. Vasconcelos Lima Processos de Fabrico 1 É um dos ensaios mais comuns para avaliar e controlar as propriedades mecânicas dos materiais e dos processos tecnológicos. As aplicações destes ensaios incluem: Determinação da

Leia mais

UERJ CRR FAT Disciplina ENSAIOS DE MATERIAIS A. Marinho Jr

UERJ CRR FAT Disciplina ENSAIOS DE MATERIAIS A. Marinho Jr Tópico 05 ENSAIOS MECÂNICOS - DUREZA Parte A - Dureza Brinell Introdução A dureza de um material é uma propriedade difícil de definir, que tem diversos significados dependendo da experiência da pessoa

Leia mais

The Synergy of Colors

The Synergy of Colors The Synergy of Colors The Synergy of Colors Tratamento e Cor Revolucionários Características de Tratamento Incomparáveis Características Ópticas Nano Excelentes Formula Polimento muito acetinado em tempo

Leia mais

Scanner de películas de memória VistaScan Mini pequeno, mas forte

Scanner de películas de memória VistaScan Mini pequeno, mas forte Scanner de películas de memória VistaScan Mini pequeno, mas forte Ar comprimido Aspiração Imagiologia Conservação dos dentes Higiene A nova dimensão do diagnóstico radiográfico Chairside O scanner de películas

Leia mais

Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos Qualificação de Procedimentos Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas,

Leia mais

5 DISCUSSÃO. 5.1 Influência dos resfriadores no fundido. Capítulo 5 77

5 DISCUSSÃO. 5.1 Influência dos resfriadores no fundido. Capítulo 5 77 Capítulo 5 77 5 DISCUSSÃO 5.1 Influência dos resfriadores no fundido. A finalidade do uso dos resfriadores no molde antes da fundição das amostras Y block foi provocar uma maior velocidade de resfriamento

Leia mais

Aula 7 - Ensaios de Materiais

Aula 7 - Ensaios de Materiais Aula 7 - Ensaios de Materiais Tecnologia dos Materiais II Prof. Lincoln B. L. G. Pinheiro 23 de setembro de 2010 1 Ensaios de Dureza A dureza é uma propriedade mecânica que mede a resistência do material

Leia mais

CAPÍTULO 1 MEDIÇÃO E O ERRO DE MEDIÇÃO

CAPÍTULO 1 MEDIÇÃO E O ERRO DE MEDIÇÃO CAPÍTULO 1 MEDIÇÃO E O ERRO DE MEDIÇÃO 1.1. Definições do Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) Metrologia: Ciência das medições [VIM 2.2]. Medição: Conjunto de operações que têm por objectivo

Leia mais

Bifix QM. Sistema de cimentação resinosa de

Bifix QM. Sistema de cimentação resinosa de Bifix QM Bifix QM Sistema de cimentação resinosa de polimerização Dual Bifix QM Sistema de cimentação resinosa de polimerização dual Uma cimentação duradoura de metais e ligas não-metálicas, cerâmicas

Leia mais

MÁQUINAS DE EQUILÍBRIO

MÁQUINAS DE EQUILÍBRIO MÁQUINAS DE EQUILÍBRIO MFPINTO IMPORT. EXPORT. DE PEÇAS, S.A. CMT - 47 Tr Polimer A CMT - 47 Tr Polimer, é uma máquina de equilíbrio de última geração. Esta máquina possibilita o equilíbrio de um elevado

Leia mais

ISO 9001:2008. A International Organization for Standardization (ISO) publicou em 2008-11- 14 a nova edição da Norma ISO 9000:

ISO 9001:2008. A International Organization for Standardization (ISO) publicou em 2008-11- 14 a nova edição da Norma ISO 9000: A International Organization for Standardization (ISO) publicou em 2008-11- 14 a nova edição da Norma ISO 9000: ISO 9001:2008 Esta nova edição decorre do compromisso da ISO em rever e actualizar as Normas,

Leia mais

Tecnologia 4K ultra HD. Nosso foco é permitir que você veja todos os detalhes, em todos os lugares

Tecnologia 4K ultra HD. Nosso foco é permitir que você veja todos os detalhes, em todos os lugares Tecnologia 4K ultra HD Nosso foco é permitir que você veja todos os detalhes, em todos os lugares 2 Tecnologia 4K ultra HD Permitindo que você veja todos os detalhes, em qualquer lugar Cobrir grandes áreas

Leia mais

Carga imediata de arco oclusal pleno com implantes Seven e Mistral

Carga imediata de arco oclusal pleno com implantes Seven e Mistral Maio/Junho 2010 Caso Clínico Carga imediata de arco oclusal pleno com implantes Seven e Mistral Di Alberti L, Donnini F, Camerino M, Di Alberti C, Rossi G, Perfetti G, Dolci M, Trisi P do Department of

Leia mais

Filtek Z350 XT Resina Composta Universal. perfil técnico do produto. Filtek

Filtek Z350 XT Resina Composta Universal. perfil técnico do produto. Filtek Resina Composta Universal perfil técnico do produto Filtek ÍNDICE Índice INTRODUÇÃO DESCRIÇÃO DO PRODUTO Indicação de Uso Composição Cores Fluorescência e Opalescência Instrução sobre Seleção de Cores

Leia mais

Curso de Extensão em Clínica Odontológica Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

Curso de Extensão em Clínica Odontológica Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP Restauração Indireta em Dente Posterior Associando Adesivo e Compósito com Nanopartículas Mario Fernando de Góes Cristiana Azevedo Vinicius Di Hipólito Luís Roberto Martins Cláudio Bragoto Curso de Extensão

Leia mais

Iluminação para ambientes exigentes

Iluminação para ambientes exigentes E2 Iluminação para ambientes exigentes 2 ETAP Luminárias com elevado fator de proteção E2 Em espaços húmidos e/ou altamente sujos, vai precisar de luminárias fechadas. Com a E2, a ETAP fornece uma solução

Leia mais

Ensaio de tração: cálculo da tensão

Ensaio de tração: cálculo da tensão Ensaio de tração: cálculo da tensão A UU L AL A Você com certeza já andou de elevador, já observou uma carga sendo elevada por um guindaste ou viu, na sua empresa, uma ponte rolante transportando grandes

Leia mais

DUREZA DE CORPOS SINTERIZADOS Por Domingos T. A. Figueira Filho

DUREZA DE CORPOS SINTERIZADOS Por Domingos T. A. Figueira Filho DUREZA DE CORPOS SINTERIZADOS Por Domingos T. A. Figueira Filho 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Como os corpos sinterizados são compostos de regiões sólidas e poros, os valores de macrodureza determinados pelos

Leia mais

Dureza de materiais metálicos

Dureza de materiais metálicos Dureza de materiais metálicos Podemos considerar a dureza de um material de engenharia como sendo a propriedade mecânica de resistir à penetração ou riscamento na sua superfície. No caso dos materiais

Leia mais

MONTAGENS EQUATORIAIS TAKAHASHI EM-2 e EM-200

MONTAGENS EQUATORIAIS TAKAHASHI EM-2 e EM-200 MONTAGENS EQUATORIAIS TAKAHASHI EM-2 e EM-200 Pedro Ré http://www.astrosurf.com/re A firma TAKAHASHI foi fundada em 1932 por Kitaro TAKAHASHI. Foi somente após a 2ª guerra mundial (1946) que foram produzidos

Leia mais

As peças a serem usinadas podem ter as

As peças a serem usinadas podem ter as A U A UL LA Fresagem As peças a serem usinadas podem ter as mais variadas formas. Este poderia ser um fator de complicação do processo de usinagem. Porém, graças à máquina fresadora e às suas ferramentas

Leia mais

Nós acreditamos. Conheça o seu novo laboratório!

Nós acreditamos. Conheça o seu novo laboratório! Nós acreditamos. Conheça o seu novo laboratório! Bons profissionais procuram bons parceiros e fornecedores. Trabalhar com profissionais diferenciados, prestando serviços de alta qualidade é a nossa prioridade.

Leia mais

BALINIT resultados magníficos em puncionamento e conformação

BALINIT resultados magníficos em puncionamento e conformação BALINIT resultados magníficos em puncionamento e conformação A fórmula de sucesso para garantir a eficácia em puncionamento e conformação Os revestimentos extra-duros BALINIT possuem apenas algumas milésimas

Leia mais

Comportamento Eletromagnético de Transformadores e Fontes UV

Comportamento Eletromagnético de Transformadores e Fontes UV Comportamento Eletromagnético de Transformadores e Fontes UV Márcio Moraes dos Santos 17/05/2006 RESUMO O presente artigo discutirá importantes aspectos relacionados ao comportamento dos campos eletromagnéticos

Leia mais

Corte e dobra. Nesta aula, você vai ter uma visão geral. Nossa aula. Princípios do corte e da dobra

Corte e dobra. Nesta aula, você vai ter uma visão geral. Nossa aula. Princípios do corte e da dobra A U A UL LA Corte e dobra Introdução Nesta aula, você vai ter uma visão geral de como são os processos de fabricação por conformação, por meio de estampos de corte e dobra. Inicialmente, veremos os princípios

Leia mais

Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal. Materiais Dentários. Professora: Patrícia Cé

Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal. Materiais Dentários. Professora: Patrícia Cé Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Materiais Dentários Professora: Patrícia Cé Introdução AULA II Materiais de Moldagem Alginato Polissulfeto Poliéter Silicone de condensação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014

PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014 PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014 CARGO E UNIDADES: Odontólogo (Unidade Móvel) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova: 3 (três) horas. I N S T R

Leia mais

*Imagens meramente ilustrativas COLORÍMETRO. Manual de Instruções www.v8brasil.com.br

*Imagens meramente ilustrativas COLORÍMETRO. Manual de Instruções www.v8brasil.com.br *Imagens meramente ilustrativas COLORÍMETRO Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. INTRODUÇÃO O Colorímetro V8 Brasil é um equipamento desenvolvido com objetivo de proporcionar às oficinas de funilaria

Leia mais

Escolha da Objectiva. Quais as principais características das objectivas que servem de base para a escolha das suas lentes?

Escolha da Objectiva. Quais as principais características das objectivas que servem de base para a escolha das suas lentes? Escolha da Objectiva Quais as principais características das objectivas que servem de base para a escolha das suas lentes? As lentes, também conhecidas como objectivas, são a parte mais importante do seu

Leia mais

SEQUÊNCIA DE POLIMENTO DE CERÔMEROS

SEQUÊNCIA DE POLIMENTO DE CERÔMEROS SEQUÊNCIA DE POLIMENTO DE CERÔMEROS Dr. Alex Antônio Maciel de Oliveira Especialista em Implantodontia Consultor científico do Sistema Friccional de Implantes Kopp Contato: alexamaciel@hotmail.com Nos

Leia mais

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA!

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA! SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA! INTRODUÇÃO Um sorriso bonito, saudável e harmônico faz toda a diferença! Na autoestima traz diversos benefícios, pois quem sorri abertamente acredita em si mesmo

Leia mais

PROPRIEDADES MECÂNICAS V

PROPRIEDADES MECÂNICAS V INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA PROGRAMA DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS PROPRIEDADES MECÂNICAS V Propriedades dos Materiais Ten Cel Sousa Lima, D. C. SUMÁRIO Dureza Fatores de projeto/segurança Durômetro Rockwell

Leia mais

Capítulo 3 Propriedades Mecânicas dos Materiais

Capítulo 3 Propriedades Mecânicas dos Materiais Capítulo 3 Propriedades Mecânicas dos Materiais 3.1 O ensaio de tração e compressão A resistência de um material depende de sua capacidade de suportar uma carga sem deformação excessiva ou ruptura. Essa

Leia mais

EBS ETAP Central Battery Systems

EBS ETAP Central Battery Systems EBS ETAP Central Battery Systems A gama de EBS da ETAP faculta sistemas de bateria centrais para instalações de iluminação de emergência e os seus diversos produtos podem ser utilizados em grandes e pequenos

Leia mais

Fill-Up! Fundo. Rápido. Perfeito.

Fill-Up! Fundo. Rápido. Perfeito. COMPÓSITO BULK DE POLIMERIZAÇÂO Fill-Up! Fundo. Rápido. Perfeito. www.coltene.com Fundo Espessura ilimitada de camada do enchimento, já que Fill-Up! é de polimerização dupla Polimerização completa garantida,

Leia mais

para todos os casos! 44,30 88,80 311,00 NOVO Highlight 3: Highlight 1: Futurabond U Highlight 4: Vococid Highlight 2: FuturaBond

para todos os casos! 44,30 88,80 311,00 NOVO Highlight 3: Highlight 1: Futurabond U Highlight 4: Vococid Highlight 2: FuturaBond fertas Válidas de 01/04/2013 a 30/09/2013 Novidade mundial para a IDS! Um FuturaBond para todos os casos! Highlight 1: Futurabond U Highlight 2: Futurabond U Highlight 3: Futurabond U Highlight 4: Vococid

Leia mais

CURSO EXTENSIVO DE ENCERAMENTO E CERÂMICA

CURSO EXTENSIVO DE ENCERAMENTO E CERÂMICA Dr. Dario Adolfi Dr. Ivan Ronald Huanca Duração: 6 meses/módulos de 2 dias. Datas: 11 e 12 de março de 2010 8 e 9 de abril de 2010 13 e 14 de maio de 2010 17 e 18 de junho de 2010 15 e 16 de julho de 2010

Leia mais

Adper Easy One. Adesivo Autocondicionante. Um adesivo Um frasco. Muitas vantagens

Adper Easy One. Adesivo Autocondicionante. Um adesivo Um frasco. Muitas vantagens Adper Easy One Adesivo Autocondicionante Um adesivo Um frasco Muitas vantagens Um adesivo. Uma camada. Uma única etapa. Rápido! PRATICIDADE EM UM FRASCO Com o Adper Easy One, você precisa de apenas um

Leia mais

Observação do Contato Concreto-Solo da Ponta de Estacas Hélice Contínua

Observação do Contato Concreto-Solo da Ponta de Estacas Hélice Contínua Observação do Contato Concreto-Solo da Ponta de Estacas Hélice Contínua Rubenei Novais Souza Petrobras S/A Rio de Janeiro - Brasil RESUMO: O trabalho apresenta uma verificação expedita realizada em uma

Leia mais

A pista de fórmula 1 para recipientes

A pista de fórmula 1 para recipientes A pista de fórmula 1 para recipientes Ele alcança altas velocidades e é impressionante devido a sua alta performance e eficiência: o sistema para transporte de recipientes HEUFT conveyor é uma verdadeira

Leia mais

Performance Ratio. Conteúdo. Factor de qualidade para o sistema fotovoltaico

Performance Ratio. Conteúdo. Factor de qualidade para o sistema fotovoltaico Performance Ratio Factor de qualidade para o sistema fotovoltaico Conteúdo A Performance Ratio é uma das unidades de medida mais importantes para a avaliação da eficiência de um sistema fotovoltaico. Mais

Leia mais

PROPRIEDADES MECÂNICAS

PROPRIEDADES MECÂNICAS Elementos de Máquinas Elementos de Fixação Revisão sobre esforços mecânicos Prof. Geraldo Sales dos Reis Curso Técnico em Mecânica Módulo VI PROPRIEDADES MECÂNICAS POR QUÊ ESTUDAR? A determinação e/ou

Leia mais

REABILITAÇÃO ATRAVÉS DE HÍBRIDA APARAFUSADA.

REABILITAÇÃO ATRAVÉS DE HÍBRIDA APARAFUSADA. LABORATÓRIO Joaquín Madrueño Arranz Direção Técnica em laboratório de prótese dental próprio Formação e Peritagem em próteses dentais (Fotografias clínicas cedidas pelo Dr. Villar) REABILITAÇÃO ATRAVÉS

Leia mais

Cimentos para cimentação

Cimentos para cimentação Curso de Auxiliar em Saude Bucal - ASB Faculdade de Odontologia - UPF Requisitos de um agente cimentante ideal Cimentos para cimentação Ser adesivo; Ser insolúvel no meio bucal; Permitir bom selamento

Leia mais

Retificação: conceitos e equipamentos

Retificação: conceitos e equipamentos Retificação: conceitos e equipamentos A UU L AL A Até a aula anterior, você estudou várias operações de usinagem executadas em fresadora, furadeira, torno, entre outras. A partir desta aula, vamos estudar

Leia mais

Projeção Fulldome. VELVET 1600 Sistemas Fulldome

Projeção Fulldome. VELVET 1600 Sistemas Fulldome Projeção Fulldome VELVET 1600 Sistemas Fulldome Edição: 06-2012 O Preto Definitivo para Projeções Brilhantes. Projetor VELVET na estrutura de montagem O sistema de projeção perfeito para a perfeita cúpula

Leia mais

SOLUÇÕES EM METROLOGIA SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS

SOLUÇÕES EM METROLOGIA SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS SOLUÇÕES EM METROLOGIA SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS TRUsimplicity TM MEDIÇÃO MAIS FÁCIL E RÁPIDA PORTÁTIL E SEM SUPORTE. MOVIMENTAÇÃO LIVRE AO REDOR DA PEÇA USO FACILITADO. INSTALAÇÃO EM

Leia mais

CONFIE NO ORIGINAL PRODUZIDO NO BRASIL COM ENGENHARIA ALEMÃ

CONFIE NO ORIGINAL PRODUZIDO NO BRASIL COM ENGENHARIA ALEMÃ Em 1958, Otto Pfannenberg inventou o primeiro ventilador com filtro da indústria, um verdadeiro marco no setor de climatização industrial. Hoje, a Pfannenberg fornece uma ampla variedade de soluções para

Leia mais

27/05/2014. Dentística I. Classe III. Classe I. Classe V. Terapêutica ou protética; Simples, composta ou complexa.

27/05/2014. Dentística I. Classe III. Classe I. Classe V. Terapêutica ou protética; Simples, composta ou complexa. Mauro A Dall Agnol UNOCHAPECÓ mauroccs@gmail.com Classe I Classe II Classe III Classe IV Classe V Classe I Classe II Classe III Classe IV Classe V Dentística I Terapêutica ou protética; Simples, composta

Leia mais

ODONTOLOGIA ESTÉTICA

ODONTOLOGIA ESTÉTICA ODONTOLOGIA ESTÉTICA O sorriso enaltece os dentes que podem assim como outros elementos da face denunciar a idade cronológica do ser humano por meio de desgastes ou mesmo pela alteração da cor. Nesse contexto,

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO MAJ MONIZ DE ARAGÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO Idade do concreto. Verificação da resistência. Módulo de

Leia mais

LISTA 3 EXERCÍCIOS SOBRE ENSAIOS DE COMPRESSÃO, CISALHAMENTO, DOBRAMENTO, FLEXÃO E TORÇÃO

LISTA 3 EXERCÍCIOS SOBRE ENSAIOS DE COMPRESSÃO, CISALHAMENTO, DOBRAMENTO, FLEXÃO E TORÇÃO LISTA 3 EXERCÍCIOS SOBRE ENSAIOS DE COMPRESSÃO, CISALHAMENTO, DOBRAMENTO, FLEXÃO E TORÇÃO 1. Uma mola, com comprimento de repouso (inicial) igual a 30 mm, foi submetida a um ensaio de compressão. Sabe-se

Leia mais

Acumuladores de Calor

Acumuladores de Calor Acumuladores de Calor Em virtude da atividade de muitas pessoas se desenvolver, diariamente, no interior de edifícios, tal obriga a que as condições de conforto, principalmente as relacionadas com a qualidade

Leia mais

VOCO THE DENTALISTS. Para maiores informações entre em contato conosco. Tel: (51) 3337 5153 E-mail: info@voco.com.br

VOCO THE DENTALISTS. Para maiores informações entre em contato conosco. Tel: (51) 3337 5153 E-mail: info@voco.com.br PROGRAMA DENTAL 2016 2017 ÍNDICE VOCO THE DENTALISTS A odontologia moderna exige materiais de altíssima qualidade e fácil manuseio. O objetivo maior da VOCO é precisamente oferecer soluções eficientes

Leia mais

---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO

---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CNPq/FAPERJ/CAPES ---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO COORDENAÇÃO LUIZ CÉSAR DE QUEIROZ RIBEIRO EQUIPE RESPONSÁVEL ANDRÉ RICARDO SALATA LYGIA GONÇALVES

Leia mais

Construção. Adesivo para colagem estrutural. Descrição do produto Campos de aplicação. Características / Vantagens. Testes. Dados do Produto.

Construção. Adesivo para colagem estrutural. Descrição do produto Campos de aplicação. Características / Vantagens. Testes. Dados do Produto. Ficha de Produto Edição 02/09/2010 Identificação n 02 04 01 04 001 0 000001 Sikadur 30 Adesivo para colagem estrutural. Descrição do produto Campos de aplicação Características / Vantagens Testes Sikadur

Leia mais

Casos Clínicos. Caso Clínico: Importância do Acabamento e Polimento na Obtenção de Excelência Estética com Resina Composta Direta.

Casos Clínicos. Caso Clínico: Importância do Acabamento e Polimento na Obtenção de Excelência Estética com Resina Composta Direta. Autor: Dr. LUIZ RAFAEL CALIXTO ESPECIALISTA EM DENTÍSTICA PELA UNESP- ARARAQUARA/SP MESTRE EM DENTÍSTICA PELA UNESP- ARARAQUARA/SP DOUTORANDO EM DENTÍSTICA PELA UNESP- ARARAQUARA/SP PROFESSOR DOS CURSOS

Leia mais

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Em um dente íntegro, suas imagens são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Estudamos as imagens das estruturas anatômicas, suas

Leia mais

Geopolímero para reparo e reabilitação de vigas de concreto armado por P. Balaguru, Professor Stephen Kurtz e Jon Rudolph

Geopolímero para reparo e reabilitação de vigas de concreto armado por P. Balaguru, Professor Stephen Kurtz e Jon Rudolph Geopolímero para reparo e reabilitação de vigas de concreto armado por P. Balaguru, Professor Stephen Kurtz e Jon Rudolph À prova de fogo Reparos externos e reabilitação estrutural para infraestruturas

Leia mais

MANUAL PRÁTICO ARI 01

MANUAL PRÁTICO ARI 01 MANUAL PRÁTICO ARI 01 CONHECIMENTOS BÁSICOS CABOS DE AÇO Desenvolvido por Gustavo Cassiolato Construção é o termo empregado para designar as características do cabo de aço, como: 1) Número de pernas e

Leia mais

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Propriedades do Concreto EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons PROPRIEDADES DO CONCRETO O concreto fresco é assim considerado até

Leia mais

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Aula 7: Tratamentos em Metais Térmicos Termoquímicos CEPEP - Escola Técnica Prof.: Transformações - Curva C Curva TTT Tempo Temperatura Transformação Bainita Quando um aço carbono

Leia mais

CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT

CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT 1 - Objetivos: Este trabalho tem por objetivo apresentar as principais características técnicas dos capacitores convencionais do tipo imerso em

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE ABRANTES Área Disciplinar de Biologia e Geologia ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS ALUNOS (1º PERÍODO 2013/2014)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE ABRANTES Área Disciplinar de Biologia e Geologia ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS ALUNOS (1º PERÍODO 2013/2014) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE ABRANTES Área Disciplinar de Biologia e Geologia ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS ALUNOS (1º PERÍODO 2013/2014) (Anexo à ata nº 4, da reunião de 07-03-2014) A. LEITURA GLOBAL DOS

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

Pintar numa Nova Dimensão.

Pintar numa Nova Dimensão. Pintar numa Nova Dimensão. Spies Hecker mais perto de si. O futuro é agora! Hi-TEC a nova Base Bicamada 480 aquosa da Spies Hecker. Permahyd Hi-TEC Base Bicamada 480 da Spies Hecker é um marco histórico

Leia mais

- online Shaft Calculation

- online Shaft Calculation - online Shaft Calculation O Eficiente Software de Cálculo do Grupo Schaeffler Além de fornecer componentes de alta qualidade para atender as aplicações de nossos clientes, o suporte técnico é uma importante

Leia mais

Materiais em Engenharia. Aula Teórica 6. Ensaios mecânicos (continuação dos ensaios de tracção, ensaios de compressão e de dureza)

Materiais em Engenharia. Aula Teórica 6. Ensaios mecânicos (continuação dos ensaios de tracção, ensaios de compressão e de dureza) Aula Teórica 6 Ensaios mecânicos (continuação dos ensaios de tracção, ensaios de compressão e de dureza) 1 ENSAIO DE TRACÇÃO A partir dos valores da força (F) e do alongamento ( I) do provete obtêm-se

Leia mais

Cobertura com telhas asfálticas. Cobertura com telhas asfálticas

Cobertura com telhas asfálticas. Cobertura com telhas asfálticas Cobertura com telhas asfálticas Cobertura com telhas asfálticas A cobertura conhecida como shingle é uma manta asfáltica composta por elementos descontínuos. A telha possui, na composição, camadas à base

Leia mais

EXCELLUM. Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável DALI. Excellum Network

EXCELLUM. Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável DALI. Excellum Network EXCELLUM Excellum Network DALI Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável O EXCELLUM COMBINA POUPANÇA COM CONFORTO NA ILUMINAÇÃO O Excellum é um sistema de controlo de iluminação

Leia mais

ESTRUTURA METÁLICA Vantagens da Construção em Aço. Maior limpeza de obra: Devido à ausência de entulhos, como escoramento e fôrmas.

ESTRUTURA METÁLICA Vantagens da Construção em Aço. Maior limpeza de obra: Devido à ausência de entulhos, como escoramento e fôrmas. ESTRUTURA METÁLICA Vantagens da Construção em Aço Menor tempo de execução: A estrutura metálica é projetada para fabricação industrial e seriada, de preferência, levando a um menor tempo de fabricação

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

PROGRAMA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL POR SOLDAGEM

PROGRAMA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL POR SOLDAGEM PROGRAMA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL POR SOLDAGEM Know-How no Segmento Industrial de Forjaria A Eutectic Castolin acumulou vasto conhecimento nos principais setores industriais do Brasil e possui um programa

Leia mais

E.S. de Valença. Trabalho realizado por: Tiago Emanuel Urze Afonso nº21 10ºB

E.S. de Valença. Trabalho realizado por: Tiago Emanuel Urze Afonso nº21 10ºB E.S. de Valença Trabalho realizado por: Tiago Emanuel Urze Afonso nº21 10ºB Valença, 26 de Outubro de 2003 Índice Pág.2 Introdução Pág.3 e 4 Material utilizado e procedimentos efectuados nas experiências

Leia mais

NOVO: As fissuras já não são corrigidas, são curadas! Com

NOVO: As fissuras já não são corrigidas, são curadas! Com NOVO: As fissuras já não são corrigidas, são curadas! Com O monstro das fissuras pode atacar em qualquer lugar. E em qualquer momento! Causas de fissuras: Tensões mecânicas na cerâmica: Coroa com fissura

Leia mais

AÇOS ESTRUTURAIS. Fabio Domingos Pannoni, M.Sc., Ph.D. 1

AÇOS ESTRUTURAIS. Fabio Domingos Pannoni, M.Sc., Ph.D. 1 ESTRUTURAIS Fabio Domingos Pannoni, M.Sc., Ph.D. 1 INTRODUÇÃO Dentre os materiais encontrados no nosso dia-a-dia, muitos são reconhecidos como sendo metais, embora, em quase sua totalidade, eles sejam,

Leia mais

Fornece novos benefícios para o mercado postal

Fornece novos benefícios para o mercado postal Entrega de Pacotes e Encomendas Classificação de correspondências e pacotes Vantage TM Sorting Solution Classificadora flexível e de alta velocidade Fornece novos benefícios para o mercado postal A classificadora

Leia mais

TECNOLOGIA DE SUPERFÍCIE TECNOLOGIA DE SUPERFÍCIES

TECNOLOGIA DE SUPERFÍCIE TECNOLOGIA DE SUPERFÍCIES TECNOLOGIA DE SUPERFÍCIES Sorocaba - SP Porto Alegre - RS Betim - MG Recife - PE R. de Janeiro - RJ A CASCADURA Simões Filho - BA Fundada em 1950, na cidade de São Paulo. Atualmente, possui 06 fábricas

Leia mais

PORTUGUÊS (PORTUGIESISCH)

PORTUGUÊS (PORTUGIESISCH) PORTUGUÊS (PORTUGIESISCH) DENTAL PROGRAMME 2010 / 2011 VOCO OS DENTALISTAS A VOCO é uma empresa líder no sector médico dentário a nível internacional, cujo trabalho de investigação define continuadamente

Leia mais

ARG. COLANTE REVESTIMENTO REJUNTE COMPONENTES DO REVESTIMENTO

ARG. COLANTE REVESTIMENTO REJUNTE COMPONENTES DO REVESTIMENTO TECNOLOGIA DE REVESTIMENTO Componentes do sistema BASE CHAPISCO Base Características importantes: Avidez por água - inicial e continuada Rugosidade EMBOÇO ARG. COLANTE REVESTIMENTO REJUNTE Chapisco Função:

Leia mais