Laboratório 4.2.9d Fluke LinkRunner Testes de LAN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Laboratório 4.2.9d Fluke LinkRunner Testes de LAN"

Transcrição

1 Laboratório 4.2.9d Fluke LinkRunner Testes de LAN Objetivo Familiarizar-se com as capacidades do Fluke LinkRunner Determinar se um cabo de acesso está ativo Identificar a velocidade, capacidades duplex e tipo de serviço do cabo de acesso Verificar a conectividade da camada da rede com o ping Fundamentos / Preparação Neste laboratório, o aluno trabalhará com cabos de acesso Ethernet que estão ligados a dispositivos de rede tais como hubs e switches. Isso determinará as características dos dispositivos e do cabeamento e identificará possíveis problemas de rede. Use algumas das capacidades mais importantes do Fluke LinkRunner, como atividade no cabo de acesso e ping, para fazer a análise. À medida que as redes vão aumentando de velocidade e se tornem mais complexas, o cabeamento de infra-estrutura e os dispositivos precisam operar a níveis mais precisos em um ambiente de desempenho mais restrito. Como resultado, mais ou menos 80% dos problemas de rede provêm de problemas simples na fiação e nas conexões. Os seguintes recursos serão necessários: Hub e switch Ethernet Vários patch cables Ethernet diretos Lance de cabo que vai de um espelho de parede até o switch através de um patch panel 1-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

2 Os seguintes URLs fornecem informações sobre o Fluke LinkRunner. O primeiro é uma demonstração virtual das capacidades do LinkRunner, e o segundo é um link até onde pode ser feito o download do Guia de Referência Rápida do LinkRunner em vários idiomas. Etapa 1 Familiarize-se com as capacidades do Fluke LinkRunner Faça o acesso à demonstração virtual do LinkRunner usando o primeiro URL indicado acima. Tente diferentes testes para familiarizar-se com suas capacidades. Etapa 2 Obtenha acesso ao Guia de Referência Rápida do LinkRunner Obtenha acesso ao Guia de Referência Rápida diretamente online, ou faça o download a um PC usando o link fornecido acima. É também possível que o instrutor tenha disponível uma cópia do Guia de Referência Rápida. As páginas selecionadas do Guia de Referência Rápida foram copiadas neste laboratório. A ilustração abaixo mostra as conexões e botões do LinkRunner. Etapa 3 Configure o LinkRunner a. A partir de qualquer tela, acesse a configuração principal ao pressionar simultaneamente os dois botões. Existe a opção para configurar o LinkRunner ou ir para a configuração do Ping. b. Ao pressionar o botão esquerdo você será levado à configuração do LinkRunner onde existe o endereço MAC do LinkRunner e a tela poderá ser alternada entre pés e metros. Qual é o endereço MAC (controle de acesso ao meio) da Camada 2? c. Ao pressionar o botão direito, você será levado à configuração com Ping, que será estudada mais tarde. Etapa 4 Teste os links ativos de estações de trabalho a um switch a. O LinkRunner permite determinar a qual tipo de serviço os usuários estão conectados, como Ethernet, Token Ring ou à Telefônica. Nos segmentos Ethernet é possível determinar se o cabo de acesso está ativo, identificar a velocidade, capacidades duplex, e as configurações de negociação automática. 2-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

3 b. Este teste determinará se o cabo de acesso está ativo durante a identificação da velocidade, duplex e tipo de serviço (10 ou 10/100 indica Ethernet). c. Ligue o LinkRunner, pressionando o botão pequeno no canto inferior direito. d. Desconecte de uma estação de trabalho um patch cable de LAN que está funcionando e conecte-o na porta LAN RJ-45 do LinkRunner. Este é um teste não destrutivo dado que pode ser realizado em uma rede ativa. O cabo deve ser conectado a um espelho de parede, que depois será conectado a um switch através de um patch panel em um wiring closet. O cabeamento deverá estar conforme os padrões atuais de cabeamento estruturado. e. Observe a tela no LinkRunner e anote as informações para Cabo de Acesso #1 na tabela seguinte. Um exemplo de uma tela do guia de referência rápida é exibida abaixo da tabela. f. Obtenha outro patch cable de qualquer comprimento, e ligue uma das extremidades diretamente no switch. Ligue a outra extremidade na porta LAN do LinkRunner. Anote as informações para o Cabo de Acesso #2 na tabela abaixo. Link ativo? Tipo de Cabo / Status do Link Velocidade / duplex anunciada Velocidade efetiva do link / duplex Utilização da rede Cabo de acesso #1 Cabo de acesso #2 g. Desconecte do switch a extremidade do cabo e observe a tela. Qual foi o resultado? 3-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

4 Etapa 5 Teste um link direto a um hub a. Obtenha outro patch cable de qualquer comprimento, e ligue uma das extremidades diretamente à porta regular ativa do hub. Ligue a outra extremidade na porta LAN do LinkRunner. Descreva os resultados. b. Como esta tela difere daquela de um cabo de acesso ligado a um switch? c. Desconecte a força do hub e descreva a tela agora. d. Ligue o hub novamente. e. Mova o cabo de uma das portas regulares no hub para a porta do uplink no hub. Cedrtifique-se de que o uplink não esteja ativo, e o botão não deverá estar empurrado para dentro. Descreva os resultados. f. Ative a porta uplink ao empurrar o botão para dentro. O que aconteceu com os fios na tela? g. Por que isto aconteceu? Etapa 6 Use a função Ping DHCP para verificar a conectividade da camada da rede Se a porta LAN em um ambiente de rede DHCP estiver conectada, o LinkRunner funcionará como um cliente DHCP. Ele adquirirá um endereço IP e verificará a conectividade básica para dispositivos-chave ao fazer ping do gateway padrão ou roteador e servidor DNS. Consulte o diagrama abaixo para ver um exemplo do que aparece na tela. a. Ligue o LinkRunner, pressionando o botão pequeno no canto inferior direito. b. Obtenha um patch cable de qualquer tamanho e ligue uma das extremidades no switch em uma LAN que tenha servidor DHCP disponível. Ligue a outra extremidade na porta LAN do LinkRunner. c. Espere que o LinkRunner obtenha um endereço IP do servidor DHCP, e depois pressione a Softkey da direita, que é o ping. d. Qual foi o endereço IP que o LinkRunner obteve? e. Pressione a Softkey da esquerda ou botão lupa, que proporciona detalhes do ping. f. Qual é o endereço IP do roteador ou gateway padrão? g. Qual é o tempo de ida e volta do ping ao roteador padrão? h. Qual é o endereço IP do servidor DNS? i. Qual é o tempo de ida e volta do ping ao servidor DNS? j. Se um tempo de resposta é mais lento que o outro, por que é assim? 4-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

5 Etapa 7 Faça ping do endereço IP definido pelo usuário O LinkRunner pode ser usado para fazer ping de endereços IP definidos pelo usuário para até 4 objetivos de ping de endereços IP comuns. Observe o diagrama abaixo para ver um exemplo do que aparece na tela usada para editar o endereço IP para o objetivo 1 do computador. Este teste supõe que o Link Runner, como cliente DHCP, tenha obtido um endereço IP compatível, máscara de sub-rede e gateway padrão na etapa anterior. Caso negativo, veja a observação na etapa 7j abaixo. a. Ligue o LinkRunner, pressionando o botão pequeno no canto inferior direito. b. Desconecte quaisquer cabos do LinkRunner. c. Pressione a SoftKey da direita (chave) para acessar as opções de configuração. d. Pressione novamente a SoftKey da direita (ping e chave). Ao trabalhar em uma rede com um servidor DHCP, desligue o cliente DHCP do LinkRunner, removendo a marca da caixa de verificação DHCP. Pressione a SoftKey da direita (marca) para desmarcá-la. e. Pressione a SoftKey da esquerda (seta para baixo) para chegar ao ícone do computador. Em seguida pressione a SoftKey da direita (computador, IP, e chave) para acessar a função de configuração do endereço IP. f. Pressione a SoftKey da direita (seta para baixo e computador) para rolar pelos quatro objetivos IP. Zero indica nenhum ping para o objetivo do computador. Selecione objetivo IP número 1. g. Pressione a SoftKey da esquerda (seta para baixo) para acessar o endereço IP, e pressione a SoftKey da direita (IP x.x.x.x) para começar a configuração do endereço IP para o computador objetivo 1. Veja a figura abaixo. h. Identifique o endereço IP de um servidor de laboratório ou uma estação de trabalho parceira e anote aqui. i. Pressione a SoftKey da esquerda (seta para a direita) para avançar o cursor de um número até o próximo no endereço IP. Pressione a SoftKey da direita (IP e seta para cima) para modificar o valor do número. Todos os 12 dígitos decimais, inclusive zeros, precisam ser considerados. Enquanto estiver trabalhando com o primeiro dígito de qualquer um dos 4 octetos, pressione quatro ou cinco vezes a seta para cima. Qual é o número máximo permitido pelo LinkRunner para a definição do primeiro número de um octeto? j. Quando terminar com o último dígito, a SoftKey da esquerda se transformará em seta para baixo. Pressione a SoftKey da esquerda até que apareça o X (saída), e em seguida pressione a SoftKey da direita (X). Pressione a SoftKey da esquerda (seta para baixo novamente, até que você chegue até o X e pressione a SoftKey da direita novamente para sair da função de configuração. 5-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

6 Observação: Se o LinkRunner não tiver obtido um endereço IP e máscara de sub-rede compatíveis do DHCP na Etapa 6 anterior, configure-os antes de prosseguir. Em vez de selecionar o ícone do computador para configurar, selecione o ícone do LinkRunner e siga os mesmos procedimentos básicos conforme descrito acima para configurar o endereço IP e a máscara de sub-rede. O endereço IP do gateway padrão para o LinkRunner deverá também ser configurado nesta ocasião. k. Depois que o endereço IP foi configurado para ser feito o ping, faça a conexão de um patch cable a partir da porta LAN no LinkRunner até um espelho de parede, hub ou switch na rede que vai receber o ping. Qual é aparência da tela de cabo? l. Pressione a SoftKey da direita (ping) para iniciar a função do ping. Deve haver na tela um ícone da estação de trabalho com um objetivo número 1. A estação de trabalho possui linhas sólidas ou linhas pontilhadas? O que quer dizer isso? m. Pressione a SoftKey da esquerda (lupa) para ver os endereços IP de todos os dispositivos que estão recebendo ping e o tempo de ida e volta para cada um em milissegundos. n. Quais dispositivos estavam recebendo o ping e quais eram os tempos de ida e volta para cada um? o. Pressione a SoftKey da direita (X) duas vezes para sair da tela detalhada e da função do ping. Etapa 8 Desconecte o equipamento e armazene o cabeamento e os dispositivos 6-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Laboratório 4.2.9e Fluke LinkRunner Testes de Cabos e de Placa de Rede

Laboratório 4.2.9e Fluke LinkRunner Testes de Cabos e de Placa de Rede Laboratório 4.2.9e Fluke LinkRunner Testes de Cabos e de Placa de Rede Objetivo Familiarizar-se com as capacidades do Fluke LinkRunner Verificar o comprimento e a integridade dos cabos Determina onde um

Leia mais

Laboratório Configuração do TCP/IP em uma Rede de PCs

Laboratório Configuração do TCP/IP em uma Rede de PCs Laboratório 1.1.6 Configuração do TCP/IP em uma Rede de PCs Objetivo Identificar as ferramentas utilizadas para descobrir a configuração de redes do computador com vários sistemas operacionais. Coletar

Leia mais

Laboratório 2.6.1: Orientação de Topologia e Construção de uma Pequena Rede

Laboratório 2.6.1: Orientação de Topologia e Construção de uma Pequena Rede Laboratório 2.6.1: Orientação de Topologia e Construção de uma Pequena Rede Diagrama de Topologia Rede Peer-to-Peer Objetivos Rede Comutada Com a conclusão deste laboratório, você será capaz de: Identificar

Leia mais

Conectar a uma LAN sem fio utilizando a configuração manual

Conectar a uma LAN sem fio utilizando a configuração manual Observe que neste documento são mencionadas páginas do manual sobre função Wi-Fi. Consulte o site da Canon do Brasil para baixar o documento completo em formato PDF. Selecionar a Rede Sem Fio Quando [Encontrar

Leia mais

Guia de Configuração Rápida da Rede

Guia de Configuração Rápida da Rede Guia de Configuração Rápida da Rede WorkCentre M123/M128 WorkCentre Pro 123/128 701P42078_pt-BR 2004. Todos os direitos reservados. A proteção de copyright aqui reclamada inclui todas as formas e assuntos

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software por meio de uma conexão USB ou de rede. A conexão de rede não está disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF. Para

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

APRESENTAÇÃO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

APRESENTAÇÃO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 2000 APRESENTAÇÃO Parabéns! Você acaba de adquirir um produto Leucotron, construído sob as normas ISO 9001 com tecnologia de ponta, aprovado de acordo com as normas de telecomunicações vigentes. Este Manual

Leia mais

Procedimentos para configuração de WDS With AP

Procedimentos para configuração de WDS With AP Procedimentos para configuração de WDS With AP No modo WDS with AP, o DWL-2100AP se conecta a várias redes, embora ainda funcionando como um Access Point wireless. WDS (Wireless Distribution System) permite

Leia mais

Rede EtherTalk Macintosh (MacOS 8.x/9.x/X, versão 10.1)

Rede EtherTalk Macintosh (MacOS 8.x/9.x/X, versão 10.1) Impressora a laser em cores Phaser 6200 Rede EtherTalk Macintosh (MacOS 8.x/9.x/X, versão 10.1) Esta seção fornece as etapas de instalação e solução de problemas para Macintosh (MacOS 8 até X, versão 10.1):

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA APPLIANCE VIRTUAL GRAVITYZONE

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA APPLIANCE VIRTUAL GRAVITYZONE MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA APPLIANCE VIRTUAL GRAVITYZONE Para instalar e configurar a Appliance Virtual: 1. Importe a imagem da Appliance Virtual GravityZone em seu ambiente virtualizado. 2.

Leia mais

Guia Rápido Roteador RE041. quickguide_rv1.indd 1 21/09/ :42:40

Guia Rápido Roteador RE041. quickguide_rv1.indd 1 21/09/ :42:40 Guia Rápido Roteador RE041 quickguide_rv1.indd 1 21/09/2012 14:42:40 quickguide_rv1.indd 2 21/09/2012 14:42:40 3 Sumário Sumário...3 1. Conectando o roteador...4 2. Login no roteador...6 3. Conectando

Leia mais

Cabos de fibra ótica devem ser utilizados no backbone e risers (conexões verticais) em todos os projetos de cabeamento. Cabos de Categoria 6 UTP

Cabos de fibra ótica devem ser utilizados no backbone e risers (conexões verticais) em todos os projetos de cabeamento. Cabos de Categoria 6 UTP Projeto de camada 1 Um dos componentes mais importantes a considerar no projeto de uma rede é o cabeamento. Hoje, a maior parte do cabeamento das redes locais é baseada na tecnologia Fast Ethernet. Fast

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DOS ACCESS POINT EM MODO AP REPEATE (REPETIDOR) TL-WA501G E TL-WA601G. Roteadores Versão:

CONFIGURAÇÃO DOS ACCESS POINT EM MODO AP REPEATE (REPETIDOR) TL-WA501G E TL-WA601G. Roteadores Versão: CONFIGURAÇÃO DOS ACCESS POINT EM MODO AP REPEATE (REPETIDOR) TL-WA501G E TL-WA601G Roteadores Versão: 080429 CONECTANDO O PONTO DE ACESSO 1. Primeiro, conecte o cabo de força no painel traseiro do TL-WA501G.

Leia mais

Guia do AirPrint. Versão 0 BRA-POR

Guia do AirPrint. Versão 0 BRA-POR Guia do AirPrint Versão 0 BRA-POR Definições das observações Utilizamos o ícone a seguir ao longo deste manual do usuário: Observação Os ícones de Observação ensinam como agir em determinada situação ou

Leia mais

Este guia irá auxilia-lo a configuração do PIN para conexão WPS.

Este guia irá auxilia-lo a configuração do PIN para conexão WPS. Este guia irá auxilia-lo a configuração do PIN para conexão WPS. IMPORTANTE: Para primeira instalação é necessário o uso de Internet via cabo para configurar. O uso de Internet sem fio (wireless) impossibilitará

Leia mais

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez MAXIFY ib4010 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando um cabo USB 1 Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez MAXIFY

Leia mais

Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003

Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-16 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-16 "Outros métodos de instalação" na página 3-17

Leia mais

BIT. Boletim de Informação Técnica

BIT. Boletim de Informação Técnica Produto Modem ADSL W-M2100g Nº. 002/2010 Referência Configuração do modem C3Tech Responsável Leandro Martins Data 18. Janeiro. 2010 Este documento descreve os passos básicos para a configuração do modem

Leia mais

Guia Rápido de Instalação SL-D300N. Guia Rápido de Instalação

Guia Rápido de Instalação SL-D300N. Guia Rápido de Instalação Guia Rápido de Instalação SL-D300N Guia Rápido de Instalação Roteador Wireless SL-D300N Conteúdo do Pacote Um Modem Roteador Wireless SL-D300N Um Adaptador de Energia Um cabo Rj45 Dois Cabos Rj11 Guia

Leia mais

VigorTalk ATA. Quick Start Guide. Versão 1.0

VigorTalk ATA. Quick Start Guide. Versão 1.0 VigorTalk ATA Quick Start Guide Versão 1.0 Verifique o conteúdo da embalagem Uma VigorTalk; O Quick Start Guide do VigorTalk (este documento); CD incluindo o Manual do Usuário do VigorTalk; Um cabo de

Leia mais

No. Comp Roteador SOHO DSL SpeedStream. Guia de referência rápida

No. Comp Roteador SOHO DSL SpeedStream. Guia de referência rápida No. Comp. 007-5004-00 Roteador SOHO DSL SpeedStream Guia de referência rápida xxxx Antes de iniciar: Verifique se os itens a seguir vieram com o seu kit DSL: SpeedStream SpeedStream Safety and Certifications

Leia mais

Guia de Configurações do Wi-Fi

Guia de Configurações do Wi-Fi Guia de Configurações do Wi-Fi Conexões Wi-Fi com a Impressora Como conectar a um computador por meio de um roteador Wi-Fi Como conectar diretamente a um computador Como conectar a um dispositivo inteligente

Leia mais

Emparelhamento Bluetooth. Guia do Usuário

Emparelhamento Bluetooth. Guia do Usuário Emparelhamento Bluetooth Guia do Usuário Copyright 2012, 2016 HP Development Company, L.P. Microsoft, Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. A marca comercial

Leia mais

PROGRAMA ACESSA ESCOLA. Tutorial Configuração de BIOS para ativação do HD (Estação dos alunos) Itautec I5 ST 4273

PROGRAMA ACESSA ESCOLA. Tutorial Configuração de BIOS para ativação do HD (Estação dos alunos) Itautec I5 ST 4273 PROGRAMA ACESSA ESCOLA Tutorial Configuração de BIOS para ativação do HD (Estação dos alunos) Itautec I5 ST 4273 2014 O procedimento que será descrito neste tutorial se refere às configurações de BIOS

Leia mais

ResponseCard AnyWhere Guia do Usuário

ResponseCard AnyWhere Guia do Usuário ResponseCard AnyWhere Guia do Usuário Visão geral Não tem um computador, projetor, software ou tempo para uma preparação aprimorada? Com ResponseCard AnyWhere usufrua dos benefícios das perguntas interativas

Leia mais

Windows 98 e Windows Me

Windows 98 e Windows Me Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-32 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-32 "Outros métodos de instalação" na página 3-33 "Solução de problemas do Windows 98 e Windows

Leia mais

Modem e Rede Local Guia do Usuário

Modem e Rede Local Guia do Usuário Modem e Rede Local Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TEW-639GR 2.01

Guia de Instalação Rápida TEW-639GR 2.01 Guia de Instalação Rápida TEW-639GR 2.01 Índice Português 1 1. Antes de Iniciar 1 2. Instalação de Hardware 2 3. Configurando o Roteador Wireless 3 Troubleshooting 5 Version 03.04.2010 1. Antes de Iniciar

Leia mais

Guia do Wi-Fi Direct. Configuração fácil usando Wi-Fi Direct. Solução de problemas

Guia do Wi-Fi Direct. Configuração fácil usando Wi-Fi Direct. Solução de problemas Guia do Wi-Fi Direct Configuração fácil usando Wi-Fi Direct Solução de problemas Conteúdo Como ler os manuais... 2 Símbolos usados nos manuais... 2 Isenção de responsabilidade... 2 1. Configuração fácil

Leia mais

Manual de Ativação AhF01 Fog IoT

Manual de Ativação AhF01 Fog IoT Manual de Ativação Sumário Introdução 3 Conteúdo da Embalagem 3 Requisitos para Instalação 3 Guia de Configuração Rápida 3 Acessando o 4 Para acessar a interface de configuração do : 4 Configurações avançadas

Leia mais

Guia Primeiros Passos da Bomgar B400

Guia Primeiros Passos da Bomgar B400 Guia Primeiros Passos da Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio 2010 Guia Primeiros Passos da Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio 2010 Obrigado por usar a Bomgar. Na Bomgar, o atendimento

Leia mais

Manual de Configuração.

Manual de Configuração. O NX WiFi é um conversor de Serial e Ethernet para WiFi, com isso eliminando o cabeamento em suas instalações e deixando-os equipamentos com mais mobilidade. NX WiFi Modo STA Modo STA Neste modo o NXWiFi

Leia mais

Antes de usar o equipamento Brother. Modelos aplicáveis. Definições das observações. Marcas comerciais. Observação importante. Modelos aplicáveis

Antes de usar o equipamento Brother. Modelos aplicáveis. Definições das observações. Marcas comerciais. Observação importante. Modelos aplicáveis Guia do AirPrint Antes de usar o equipamento Brother Modelos aplicáveis Definições das observações Marcas comerciais Observação importante Modelos aplicáveis Este Guia do Usuário aplica-se aos seguintes

Leia mais

Wireless N 300 ADSL2+ Router GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA

Wireless N 300 ADSL2+ Router GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA Wireless N 300 ADSL2+ Router GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CONTEÚDO DA EMBALAGEM CONTEÚDO Wireless N 300 ADSL2+ Router PORTUGUÊS ADAPTADOR DE ENERGIA ADAPTADOR CABO ETHERNET (CABO RJ-45) CONECTE O MODEM NO

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

Manual de utilização Módulo TCP/IP MTCP-4E4S

Manual de utilização Módulo TCP/IP MTCP-4E4S INSTALAÇÃO 1 - Conecte a fonte 12Vcc/1A a tomada e em seguida ao módulo MTCP-4E4S. 2 - Conecte o cabo de rede que acompanha o produto ao módulo TCP/IP (conector RJ45) e em seguida ao roteador ou servidor

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG7510 Sistema Operacional Windows 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG7510 Sistema Operacional Windows

Leia mais

Fichas técnicas. Ficha técnica: validar a conectividade da rede em menos de 10 segundos. Os principais recursos incluem:

Fichas técnicas. Ficha técnica: validar a conectividade da rede em menos de 10 segundos. Os principais recursos incluem: Fichas técnicas Ficha técnica: validar a conectividade da rede em menos de 10 segundos Os principais recursos incluem: Rápido e fácil de usar Entenda se um problema de conectividade de rede está no computador

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura I - Redes Locais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura I - Redes Locais Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Infraestrutura I - Redes Locais Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Unidade IV Análise de Projeto

Leia mais

IQ Express Instruções de Ethernet

IQ Express Instruções de Ethernet IQ Express Instruções de Ethernet Honeywell Analytics 651 South Main Street Middletown, CT 06457 (800) 711-6776 (860) 344-1079 Fax (860) 344-1068 Número de peça 13-289 Versão 2.40 26 de maio de 2011 O

Leia mais

Configuração de Internet em modo Bridge

Configuração de Internet em modo Bridge Configuração de Internet em modo Bridge Para acesso as configurações avançada do modem digite: 192.168.1.1/main.html 1-Para realizar essa configuração o computador deve estar conectado via cabo Ethernet

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez PIXMA ip110 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando o cabo USB 1 Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez PIXMA ip110

Leia mais

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras:

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras: Windows NT 4.x Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-26 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-26 "Solução de problemas do Windows NT 4.x (TCP/IP)" na página 3-30 Etapas preliminares

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP 1. INFORMAÇÕES DO PRODUTO 1.1 INTRODUÇÃO Bem vindo ao manual do usuário do app RoIP. Neste você encontrará instruções de como configurar e colocar em operação o MoniVox app RoIP. 1.2 DIREITOS AUTORAIS

Leia mais

Montagem de um ponto de acesso de um provedor de Internet utilizando a tecnologia 5.8 GHz.

Montagem de um ponto de acesso de um provedor de Internet utilizando a tecnologia 5.8 GHz. ATIVIDADE AVALIADA Equipe: Adélcio Magalhães Milhorini 10282037 José Carlos Guimarães Junior 10282052 Pedro Henrique Botelho de Melo 10281028 Montagem de um ponto de acesso de um provedor de Internet utilizando

Leia mais

6.3.2.7 Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows 7

6.3.2.7 Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows 7 5.0 6.3.2.7 Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá configurar uma placa de rede Ethernet para usar

Leia mais

Referência Rápida do B660

Referência Rápida do B660 Referência Rápida do B660 Observação: Todas as imagens deste manual são apenas para sua referência. Para detalhes sobre o modelo que você escolheu, contate seu provedor de serviço. Verifique as informações

Leia mais

1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi)

1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi) 1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi) Antes de conectar, você precisará de: um roteador sem fio. verificar se o seu roteador sem fio é compatível com WPS (Wi-Fi Protected Setup). NOTA: Se você

Leia mais

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P Utilize o usuário e senha padrão para ter acesso às configurações do aparelho USUÁRIO: easycam SENHA: vetti Conheça a tabela de resoluções: Definição

Leia mais

Network Camera. Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura.

Network Camera. Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura. 4-441-095-71 (1) Network Camera Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura. 2012 Sony Corporation Índice Salvar

Leia mais

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 TUBARÃO 2012 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 Manual técnico

Leia mais

Manual de utilização NSE Módulo TCP/IP MTCP-1E1S

Manual de utilização NSE Módulo TCP/IP MTCP-1E1S INSTALAÇÃO 1 Conecte a fonte 12Vcc/1A (ou 24Vcc/1A) a tomada e em seguida ao módulo MTCP-1E1S ( Negativo externo ---(o--- Positivo interno ). 2 Conecte o cabo de rede que acompanha o produto ao módulo

Leia mais

Aula Pratica 3 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP

Aula Pratica 3 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP 1 Aula Pratica 3 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como configurar equipamentos em redes Ethernet com os protocolos TCP/IP.

Leia mais

Laboratório 5.2.7 Estabelecendo uma Conexão de Console para um Roteador ou Switch

Laboratório 5.2.7 Estabelecendo uma Conexão de Console para um Roteador ou Switch Laboratório 5.2.7 Estabelecendo uma Conexão de Console para um Roteador ou Switch Objetivo Criar uma conexão de console desde um PC até um roteador ou switch usando o cabo apropriado Configurar o HyperTerminal

Leia mais

Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Access Point

Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Access Point 1 Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Access Point No modo Access Point o DWL-G700AP se conecta a várias máquinas, sejam elas notebooks ou desktops com adaptador wireless. Nesse Manual

Leia mais

Manual de Programação TED1000 versão TC100 V.Intranet

Manual de Programação TED1000 versão TC100 V.Intranet Manual de Programação TED1000 versão TC100 V.Intranet Indice: Configurações iniciais...2 Configuração de IP...2 Teclas especiais...2 Cabo de rede...2 Programação...3 Testando a comunicação...3 Programando

Leia mais

Guia Wi-Fi Direct. Versão 0 BRA-POR

Guia Wi-Fi Direct. Versão 0 BRA-POR Guia Wi-Fi Direct Versão 0 BRA-POR Modelos aplicáveis Este Manual do Usuário aplica-se aos modelos a seguir: MFC-J4310DW/J4410DW/J4510DW/J4610DW/J4710DW Definições das observações Utilizamos o ícone a

Leia mais

Guia do AirPrint. Este Manual do usuбrio aplica-se aos seguintes modelos: DCP-J105, MFC-J200. Versão 0 BRA-POR

Guia do AirPrint. Este Manual do usuбrio aplica-se aos seguintes modelos: DCP-J105, MFC-J200. Versão 0 BRA-POR Guia do AirPrint Este Manual do usuбrio aplica-se aos seguintes modelos: DCP-J05, MFC-J00 Versão 0 BRA-POR Definições das observações Utilizamos os seguintes ícones ao longo deste manual do usuário: OBSERVAÇÃO

Leia mais

Procedimentos para Redirecionamento de portas

Procedimentos para Redirecionamento de portas Procedimentos para Redirecionamento de portas 1- Para realizar a configuração de Redirecionamento de portas no modem, o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2730B,

Leia mais

Guia de instalação sem fios L575/L655/L656

Guia de instalação sem fios L575/L655/L656 Guia de instalação sem fios L575/L655/L656 Conteúdo Guia de instalação sem fios... 5 Utilização do painel de controle... 6 Botões e luzes do painel de controle... 6 Ícones de estado... 7 Digitar caracteres

Leia mais

Windows. Atualizar o firmware da câmera SLR digital. Preparação

Windows. Atualizar o firmware da câmera SLR digital. Preparação Atualizar o firmware da câmera SLR digital Windows Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como executar esta atualização do firmware. Se você não tiver certeza de que possa executar

Leia mais

Atualizar o firmware da câmera SLR digital

Atualizar o firmware da câmera SLR digital Atualizar o firmware da câmera SLR digital Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como executar esta atualização do fi r m w a re.se você não tiver certeza de que possa executar a atualização

Leia mais

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1- Para realizar o procedimento de configuração em modo Bridge o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2640B

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa de 8 I/Os Ethernet suporte@cerne-tec.com.br www.cerne-tec.com.br Sumário 1. Reconhecendo o Kit 03 2. Reconhecendo a Placa de I/O Ethernet 04 3. Entradas

Leia mais

Configurar endereçamento de IHM e testar conexões TCP/IP em redes industrias usando os comandos Ping.

Configurar endereçamento de IHM e testar conexões TCP/IP em redes industrias usando os comandos Ping. 1 Configurar endereçamento de IHM e testar conexões TCP/IP em redes industrias usando os comandos Ping. Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como testar a conectividade de uma rede

Leia mais

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB.

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-300U deve ser conectado via cabo

Leia mais

Conectando um PC na console de um Roteador

Conectando um PC na console de um Roteador Conectando um PC na console de um Roteador Objetivos Este é o primeiro de uma série de tutoriais que visam aprofundar os conhecimentos necessários à formação Cisco CCNA. Neste tutorial mostrarei como estabelecer

Leia mais

Se você possui uma tomada de telefone no padrão TeleBrás siga este diagrama:

Se você possui uma tomada de telefone no padrão TeleBrás siga este diagrama: 1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: Se você possui uma tomada de telefone no padrão Americano siga

Leia mais

Enviar imagens de uma câmera para um iphone (PowerShot SX60 HS)

Enviar imagens de uma câmera para um iphone (PowerShot SX60 HS) Enviar imagens de uma câmera para um iphone (PowerShot SX60 HS) IMPORTANTE Na explicação a seguir, os procedimentos de configuração de iphone são indicados pelo ícone e os procedimentos de configuração

Leia mais

Blackboard Collaborate AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO COLLABORATE. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

Blackboard Collaborate AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO COLLABORATE. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO COLLABORATE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Blackboard Collaborate Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é o Blackboard Collaborate? 2. Como acessar ao Blackboard

Leia mais

24-Port 10/100Mbps Web Smart PoE Switch with 4 Gigabit Ports and 2 Mini-GBIC Slots TPE-224WS ŸGuia de Instalação Rápida (1) ŸTroubleshooting (3)

24-Port 10/100Mbps Web Smart PoE Switch with 4 Gigabit Ports and 2 Mini-GBIC Slots TPE-224WS ŸGuia de Instalação Rápida (1) ŸTroubleshooting (3) 24-Port 10/100Mbps Web Smart PoE Switch with 4 Gigabit Ports and 2 Mini-GBIC Slots TPE-224WS ŸGuia de Instalação Rápida (1) ŸTroubleshooting (3) 1.12 PORTUGUÊS 1. Antes de Iniciar Conteúdo da Embalagem

Leia mais

Guia de instalação em rede WF-100

Guia de instalação em rede WF-100 Guia de instalação em rede WF-100 Conteúdo Guia de instalação em rede... 5 Utilização do painel de controle... 6 Botões do painel de controle... 6 Visor LCD... 7 Ícones de estado... 7 Como mudar o idioma

Leia mais

Enviar imagens de uma câmera para um smartphone Android PowerShot G1 X Mark II, PowerShot SX600 HS, PowerShot N100, PowerShot SX700 HS, PowerShot

Enviar imagens de uma câmera para um smartphone Android PowerShot G1 X Mark II, PowerShot SX600 HS, PowerShot N100, PowerShot SX700 HS, PowerShot Enviar imagens de uma câmera para um smartphone Android PowerShot G1 X Mark II, PowerShot SX600 HS, PowerShot N100, PowerShot SX700 HS, PowerShot ELPH 340 HS IMPORTANTE Na explicação a seguir, procedimentos

Leia mais

TeamViewer Manual Wake-on-LAN

TeamViewer Manual Wake-on-LAN TeamViewer Manual Wake-on-LAN Rev 11.1-201601 TeamViewer GmbH Jahnstraße 30 D-73037 Göppingen www.teamviewer.com Sumário 1 Sobre Wake-on-LAN 3 2 Requisitos 5 3 Configuração do Windows 6 3.1 Configuração

Leia mais

Guia de instalação sem fios L475

Guia de instalação sem fios L475 Guia de instalação sem fios L475 Conteúdo Guia de instalação sem fios... 5 Utilização do painel de controle... 6 Botões e luzes do painel de controle... 6 Como ajustar a posição do painel de controle...

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUIDOS

SISTEMAS DISTRIBUIDOS 1 2 O que são Sistemas Distribuídos? Sistemas Distribuídos consistem em uma coleção de computadores autônomos ligados por uma rede de comunicação. O uso de tais sistemas tem se expandido nos últimos anos

Leia mais

1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo:

1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: 1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: Se você possui uma tomada de telefone no padrão Americano siga

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

Aula Prática Wi-fi Professor Sérgio Teixeira

Aula Prática Wi-fi Professor Sérgio Teixeira Aula Prática Wi-fi Professor Sérgio Teixeira INTRODUÇÃO Os Access Points ou ponto de acesso wi-fi são os equipamentos empregados na função de interconexão das redes sem fio e com fio (infraestrutura).

Leia mais

Como usar o P-touch Transfer Manager

Como usar o P-touch Transfer Manager Como usar o P-touch Transfer Manager Versão 0 BRA-POR Introdução Aviso importante O conteúdo deste documento e as especificações deste produto estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. A Brother se

Leia mais

Aastra 6721ip Telefone Microsoft Lync Guia de Referência Rápida

Aastra 6721ip Telefone Microsoft Lync Guia de Referência Rápida Aastra 6721ip Telefone Microsoft Lync Guia de Referência Rápida TM 41-001366-10 Rev 01 12.2012 Índice Aastra 6721ip Lync Phone.................................................................................

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO CHAT MODE Versão 1.0

GUIA DE UTILIZAÇÃO CHAT MODE Versão 1.0 GUIA DE UTILIZAÇÃO CHAT MODE 16.04.2013 Versão 1.0 O QUE É O CHAT MODE? AUMENTE A EMOÇÃO CONVERSANDO DURANTE O JOGO! Convide amigos do Facebook para um bate-papo em grupo. A função Guia de Programação

Leia mais

ROTEAMENTO REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC

ROTEAMENTO REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC ROTEAMENTO REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ INTRODUÇÃO A comunicação entre nós de uma rede local é realizada a partir da comutação (seja por circuito, seja por pacotes). Quem realiza essa função é o switch

Leia mais

Exemplo de Configuração de Ponto de Acesso como Ponte de Grupo de Trabalho

Exemplo de Configuração de Ponto de Acesso como Ponte de Grupo de Trabalho Exemplo de Configuração de Ponto de Acesso como Ponte de Grupo de Trabalho Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Configuração Diagrama de Rede

Leia mais

Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos)

Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos) Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos) Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA.

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Painel de controle. Impressora Multifuncional em Cores Xerox WorkCentre 6655 Tecnologia Xerox ConnectKey 2.0

Painel de controle. Impressora Multifuncional em Cores Xerox WorkCentre 6655 Tecnologia Xerox ConnectKey 2.0 Tecnologia Xerox ConnectKey.0 Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário.

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO WR-3300N

GUIA DE INSTALAÇÃO WR-3300N GUIA DE INSTALAÇÃO WR-3300N Roteador e Repetidor Parabéns! O Roteador e Repetidor Wireless WR-3300N possui excelente alcance, com velocidade que permite realizar a montagem de um sistema de rede wireless

Leia mais

Este artigo é um em uma série para auxiliar na instalação, no troubleshooting e na manutenção de produtos Cisco Small Business.

Este artigo é um em uma série para auxiliar na instalação, no troubleshooting e na manutenção de produtos Cisco Small Business. Índice Introdução Como posso eu estabelecer um roteador VoIP da empresa de pequeno porte de Cisco usando o serviço de Internet DSL? Informações Relacionadas Introdução Este artigo é um em uma série para

Leia mais

Procedimentos para Suporte Técnico

Procedimentos para Suporte Técnico GPON DSL-2750B Speedy Fibra Wi-Fi (Fibra - Cliente GPON DSL-2750B Speedy Fibra Wi-Fi) Descrição Ponto de Atenção! DSL-2750B Speedy Fibra Wi-Fi Descrição Visão Geral do Produto Descrição do Equipamento

Leia mais

Ajuda da HP Photosmart C6200 All-in-One series

Ajuda da HP Photosmart C6200 All-in-One series Ajuda da HP Photosmart C6200 All-in-One series Conteúdo 1 Ajuda a HP Photosmart C6200 All-in-One series...3 2 Visão geral o HP Photosmart Visão geral o HP Photosmart...5 Visão geral do painel de controle...6

Leia mais

Máquina de Bordar Suplemento ao Manual de Operações

Máquina de Bordar Suplemento ao Manual de Operações Máquina de Bordar Suplemento ao Manual de Operações Código do Produto: 884-T07 Recursos adicionais da PR650e Os recursos a seguir foram adicionados às versões 2 e. Antes de usar a máquina, leia cuidadosamente

Leia mais

TCI 7300-U. Cabo de programação MPI-PC p/ interface USB. Manual de Instalação

TCI 7300-U. Cabo de programação MPI-PC p/ interface USB. Manual de Instalação TCI 7300-U Cabo de programação MPI-PC p/ interface USB Manual de Instalação O cabo de programação TCI 7300-U atende as famílias de PLC s Siemens S7-300 e S7-400 utilizando o protocolo MPI, suporta as taxas

Leia mais

PROGRAMA ACESSA ESCOLA. Tutorial Configuração de BIOS para ativação do HD (Estação dos alunos) Positivo ProEducar

PROGRAMA ACESSA ESCOLA. Tutorial Configuração de BIOS para ativação do HD (Estação dos alunos) Positivo ProEducar PROGRAMA ACESSA ESCOLA Tutorial Configuração de BIOS para ativação do HD (Estação dos alunos) Positivo ProEducar 2014 O procedimento que será descrito neste tutorial refere-se às configurações de BIOS

Leia mais

Tutorial TP-link Roteadores

Tutorial TP-link Roteadores Como configurar a função WDS no TP-LINK Roteadores Wireless O Wireless Distribution System (WDS) é um sistema que permite a interligação sem fio de pontos de acesso de uma rede de IEEE 802.11. Ele permite

Leia mais

Manual de Instalação Sisbr 2.0

Manual de Instalação Sisbr 2.0 Manual de Instalação Sisbr 2.0 Manual do Usuário Versão 1.1 Histórico Data Versão Descrição Autor 27/05/2011 1.0 Criação do Procedimento Documentado Carina Souza 04/07/2011 1.1 Atualização Carina Souza

Leia mais

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Configuração de VPN para os sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7 Windows X Mac *Atenção: Em caso

Leia mais