Laboratório 4.2.9d Fluke LinkRunner Testes de LAN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Laboratório 4.2.9d Fluke LinkRunner Testes de LAN"

Transcrição

1 Laboratório 4.2.9d Fluke LinkRunner Testes de LAN Objetivo Familiarizar-se com as capacidades do Fluke LinkRunner Determinar se um cabo de acesso está ativo Identificar a velocidade, capacidades duplex e tipo de serviço do cabo de acesso Verificar a conectividade da camada da rede com o ping Fundamentos / Preparação Neste laboratório, o aluno trabalhará com cabos de acesso Ethernet que estão ligados a dispositivos de rede tais como hubs e switches. Isso determinará as características dos dispositivos e do cabeamento e identificará possíveis problemas de rede. Use algumas das capacidades mais importantes do Fluke LinkRunner, como atividade no cabo de acesso e ping, para fazer a análise. À medida que as redes vão aumentando de velocidade e se tornem mais complexas, o cabeamento de infra-estrutura e os dispositivos precisam operar a níveis mais precisos em um ambiente de desempenho mais restrito. Como resultado, mais ou menos 80% dos problemas de rede provêm de problemas simples na fiação e nas conexões. Os seguintes recursos serão necessários: Hub e switch Ethernet Vários patch cables Ethernet diretos Lance de cabo que vai de um espelho de parede até o switch através de um patch panel 1-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

2 Os seguintes URLs fornecem informações sobre o Fluke LinkRunner. O primeiro é uma demonstração virtual das capacidades do LinkRunner, e o segundo é um link até onde pode ser feito o download do Guia de Referência Rápida do LinkRunner em vários idiomas. Etapa 1 Familiarize-se com as capacidades do Fluke LinkRunner Faça o acesso à demonstração virtual do LinkRunner usando o primeiro URL indicado acima. Tente diferentes testes para familiarizar-se com suas capacidades. Etapa 2 Obtenha acesso ao Guia de Referência Rápida do LinkRunner Obtenha acesso ao Guia de Referência Rápida diretamente online, ou faça o download a um PC usando o link fornecido acima. É também possível que o instrutor tenha disponível uma cópia do Guia de Referência Rápida. As páginas selecionadas do Guia de Referência Rápida foram copiadas neste laboratório. A ilustração abaixo mostra as conexões e botões do LinkRunner. Etapa 3 Configure o LinkRunner a. A partir de qualquer tela, acesse a configuração principal ao pressionar simultaneamente os dois botões. Existe a opção para configurar o LinkRunner ou ir para a configuração do Ping. b. Ao pressionar o botão esquerdo você será levado à configuração do LinkRunner onde existe o endereço MAC do LinkRunner e a tela poderá ser alternada entre pés e metros. Qual é o endereço MAC (controle de acesso ao meio) da Camada 2? c. Ao pressionar o botão direito, você será levado à configuração com Ping, que será estudada mais tarde. Etapa 4 Teste os links ativos de estações de trabalho a um switch a. O LinkRunner permite determinar a qual tipo de serviço os usuários estão conectados, como Ethernet, Token Ring ou à Telefônica. Nos segmentos Ethernet é possível determinar se o cabo de acesso está ativo, identificar a velocidade, capacidades duplex, e as configurações de negociação automática. 2-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

3 b. Este teste determinará se o cabo de acesso está ativo durante a identificação da velocidade, duplex e tipo de serviço (10 ou 10/100 indica Ethernet). c. Ligue o LinkRunner, pressionando o botão pequeno no canto inferior direito. d. Desconecte de uma estação de trabalho um patch cable de LAN que está funcionando e conecte-o na porta LAN RJ-45 do LinkRunner. Este é um teste não destrutivo dado que pode ser realizado em uma rede ativa. O cabo deve ser conectado a um espelho de parede, que depois será conectado a um switch através de um patch panel em um wiring closet. O cabeamento deverá estar conforme os padrões atuais de cabeamento estruturado. e. Observe a tela no LinkRunner e anote as informações para Cabo de Acesso #1 na tabela seguinte. Um exemplo de uma tela do guia de referência rápida é exibida abaixo da tabela. f. Obtenha outro patch cable de qualquer comprimento, e ligue uma das extremidades diretamente no switch. Ligue a outra extremidade na porta LAN do LinkRunner. Anote as informações para o Cabo de Acesso #2 na tabela abaixo. Link ativo? Tipo de Cabo / Status do Link Velocidade / duplex anunciada Velocidade efetiva do link / duplex Utilização da rede Cabo de acesso #1 Cabo de acesso #2 g. Desconecte do switch a extremidade do cabo e observe a tela. Qual foi o resultado? 3-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

4 Etapa 5 Teste um link direto a um hub a. Obtenha outro patch cable de qualquer comprimento, e ligue uma das extremidades diretamente à porta regular ativa do hub. Ligue a outra extremidade na porta LAN do LinkRunner. Descreva os resultados. b. Como esta tela difere daquela de um cabo de acesso ligado a um switch? c. Desconecte a força do hub e descreva a tela agora. d. Ligue o hub novamente. e. Mova o cabo de uma das portas regulares no hub para a porta do uplink no hub. Cedrtifique-se de que o uplink não esteja ativo, e o botão não deverá estar empurrado para dentro. Descreva os resultados. f. Ative a porta uplink ao empurrar o botão para dentro. O que aconteceu com os fios na tela? g. Por que isto aconteceu? Etapa 6 Use a função Ping DHCP para verificar a conectividade da camada da rede Se a porta LAN em um ambiente de rede DHCP estiver conectada, o LinkRunner funcionará como um cliente DHCP. Ele adquirirá um endereço IP e verificará a conectividade básica para dispositivos-chave ao fazer ping do gateway padrão ou roteador e servidor DNS. Consulte o diagrama abaixo para ver um exemplo do que aparece na tela. a. Ligue o LinkRunner, pressionando o botão pequeno no canto inferior direito. b. Obtenha um patch cable de qualquer tamanho e ligue uma das extremidades no switch em uma LAN que tenha servidor DHCP disponível. Ligue a outra extremidade na porta LAN do LinkRunner. c. Espere que o LinkRunner obtenha um endereço IP do servidor DHCP, e depois pressione a Softkey da direita, que é o ping. d. Qual foi o endereço IP que o LinkRunner obteve? e. Pressione a Softkey da esquerda ou botão lupa, que proporciona detalhes do ping. f. Qual é o endereço IP do roteador ou gateway padrão? g. Qual é o tempo de ida e volta do ping ao roteador padrão? h. Qual é o endereço IP do servidor DNS? i. Qual é o tempo de ida e volta do ping ao servidor DNS? j. Se um tempo de resposta é mais lento que o outro, por que é assim? 4-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

5 Etapa 7 Faça ping do endereço IP definido pelo usuário O LinkRunner pode ser usado para fazer ping de endereços IP definidos pelo usuário para até 4 objetivos de ping de endereços IP comuns. Observe o diagrama abaixo para ver um exemplo do que aparece na tela usada para editar o endereço IP para o objetivo 1 do computador. Este teste supõe que o Link Runner, como cliente DHCP, tenha obtido um endereço IP compatível, máscara de sub-rede e gateway padrão na etapa anterior. Caso negativo, veja a observação na etapa 7j abaixo. a. Ligue o LinkRunner, pressionando o botão pequeno no canto inferior direito. b. Desconecte quaisquer cabos do LinkRunner. c. Pressione a SoftKey da direita (chave) para acessar as opções de configuração. d. Pressione novamente a SoftKey da direita (ping e chave). Ao trabalhar em uma rede com um servidor DHCP, desligue o cliente DHCP do LinkRunner, removendo a marca da caixa de verificação DHCP. Pressione a SoftKey da direita (marca) para desmarcá-la. e. Pressione a SoftKey da esquerda (seta para baixo) para chegar ao ícone do computador. Em seguida pressione a SoftKey da direita (computador, IP, e chave) para acessar a função de configuração do endereço IP. f. Pressione a SoftKey da direita (seta para baixo e computador) para rolar pelos quatro objetivos IP. Zero indica nenhum ping para o objetivo do computador. Selecione objetivo IP número 1. g. Pressione a SoftKey da esquerda (seta para baixo) para acessar o endereço IP, e pressione a SoftKey da direita (IP x.x.x.x) para começar a configuração do endereço IP para o computador objetivo 1. Veja a figura abaixo. h. Identifique o endereço IP de um servidor de laboratório ou uma estação de trabalho parceira e anote aqui. i. Pressione a SoftKey da esquerda (seta para a direita) para avançar o cursor de um número até o próximo no endereço IP. Pressione a SoftKey da direita (IP e seta para cima) para modificar o valor do número. Todos os 12 dígitos decimais, inclusive zeros, precisam ser considerados. Enquanto estiver trabalhando com o primeiro dígito de qualquer um dos 4 octetos, pressione quatro ou cinco vezes a seta para cima. Qual é o número máximo permitido pelo LinkRunner para a definição do primeiro número de um octeto? j. Quando terminar com o último dígito, a SoftKey da esquerda se transformará em seta para baixo. Pressione a SoftKey da esquerda até que apareça o X (saída), e em seguida pressione a SoftKey da direita (X). Pressione a SoftKey da esquerda (seta para baixo novamente, até que você chegue até o X e pressione a SoftKey da direita novamente para sair da função de configuração. 5-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

6 Observação: Se o LinkRunner não tiver obtido um endereço IP e máscara de sub-rede compatíveis do DHCP na Etapa 6 anterior, configure-os antes de prosseguir. Em vez de selecionar o ícone do computador para configurar, selecione o ícone do LinkRunner e siga os mesmos procedimentos básicos conforme descrito acima para configurar o endereço IP e a máscara de sub-rede. O endereço IP do gateway padrão para o LinkRunner deverá também ser configurado nesta ocasião. k. Depois que o endereço IP foi configurado para ser feito o ping, faça a conexão de um patch cable a partir da porta LAN no LinkRunner até um espelho de parede, hub ou switch na rede que vai receber o ping. Qual é aparência da tela de cabo? l. Pressione a SoftKey da direita (ping) para iniciar a função do ping. Deve haver na tela um ícone da estação de trabalho com um objetivo número 1. A estação de trabalho possui linhas sólidas ou linhas pontilhadas? O que quer dizer isso? m. Pressione a SoftKey da esquerda (lupa) para ver os endereços IP de todos os dispositivos que estão recebendo ping e o tempo de ida e volta para cada um em milissegundos. n. Quais dispositivos estavam recebendo o ping e quais eram os tempos de ida e volta para cada um? o. Pressione a SoftKey da direita (X) duas vezes para sair da tela detalhada e da função do ping. Etapa 8 Desconecte o equipamento e armazene o cabeamento e os dispositivos 6-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Laboratório 4.2.9e Fluke LinkRunner Testes de Cabos e de Placa de Rede

Laboratório 4.2.9e Fluke LinkRunner Testes de Cabos e de Placa de Rede Laboratório 4.2.9e Fluke LinkRunner Testes de Cabos e de Placa de Rede Objetivo Familiarizar-se com as capacidades do Fluke LinkRunner Verificar o comprimento e a integridade dos cabos Determina onde um

Leia mais

Laboratório 2.6.1: Orientação de Topologia e Construção de uma Pequena Rede

Laboratório 2.6.1: Orientação de Topologia e Construção de uma Pequena Rede Laboratório 2.6.1: Orientação de Topologia e Construção de uma Pequena Rede Diagrama de Topologia Rede Peer-to-Peer Objetivos Rede Comutada Com a conclusão deste laboratório, você será capaz de: Identificar

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

Modem e Rede Local Guia do Usuário

Modem e Rede Local Guia do Usuário Modem e Rede Local Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez MAXIFY ib4010 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando um cabo USB 1 Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez MAXIFY

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG7510 Sistema Operacional Windows 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG7510 Sistema Operacional Windows

Leia mais

1. Após o boot se completar, será exibida a tela de inicial do Redo exibida abaixo, onde o usuário deverá escolher a opção Start Redo Backup.

1. Após o boot se completar, será exibida a tela de inicial do Redo exibida abaixo, onde o usuário deverá escolher a opção Start Redo Backup. RESTAURAÇÃO DE COMPUTADORES PREGÃO 83/2008 UTILIZANDO REDO BACKUP 1) RESTAURAÇÃO ATRAVÉS DE DISPOSITIVO USB COM IMAGEM DO SISTEMA O processo de restauração de imagem nos multiterminais deve ser feito utilizando-se

Leia mais

Instalando a sua multifuncional em outros computadores na sua rede. MAXIFY MB5310 Mac OS

Instalando a sua multifuncional em outros computadores na sua rede. MAXIFY MB5310 Mac OS Instalando a sua multifuncional em outros computadores na sua rede MAXIFY MB5310 Mac OS 1 Preparando para Conectar na Rede Requisitos da Rede Antes de conectar sua multifuncional à rede, verifique se a

Leia mais

Este guia irá auxilia-lo a configuração do PIN para conexão WPS.

Este guia irá auxilia-lo a configuração do PIN para conexão WPS. Este guia irá auxilia-lo a configuração do PIN para conexão WPS. IMPORTANTE: Para primeira instalação é necessário o uso de Internet via cabo para configurar. O uso de Internet sem fio (wireless) impossibilitará

Leia mais

Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Access Point

Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Access Point 1 Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Access Point No modo Access Point o DWL-G700AP se conecta a várias máquinas, sejam elas notebooks ou desktops com adaptador wireless. Nesse Manual

Leia mais

Conectando um PC na console de um Roteador

Conectando um PC na console de um Roteador Conectando um PC na console de um Roteador Objetivos Este é o primeiro de uma série de tutoriais que visam aprofundar os conhecimentos necessários à formação Cisco CCNA. Neste tutorial mostrarei como estabelecer

Leia mais

1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi)

1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi) 1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi) Antes de conectar, você precisará de: um roteador sem fio. verificar se o seu roteador sem fio é compatível com WPS (Wi-Fi Protected Setup). NOTA: Se você

Leia mais

24-Port 10/100Mbps Web Smart PoE Switch with 4 Gigabit Ports and 2 Mini-GBIC Slots TPE-224WS ŸGuia de Instalação Rápida (1) ŸTroubleshooting (3)

24-Port 10/100Mbps Web Smart PoE Switch with 4 Gigabit Ports and 2 Mini-GBIC Slots TPE-224WS ŸGuia de Instalação Rápida (1) ŸTroubleshooting (3) 24-Port 10/100Mbps Web Smart PoE Switch with 4 Gigabit Ports and 2 Mini-GBIC Slots TPE-224WS ŸGuia de Instalação Rápida (1) ŸTroubleshooting (3) 1.12 PORTUGUÊS 1. Antes de Iniciar Conteúdo da Embalagem

Leia mais

Experiência 04: Comandos para testes e identificação do computador na rede.

Experiência 04: Comandos para testes e identificação do computador na rede. ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CONFIGURAÇÃO INICIAL INÍCIO

MANUAL DO USUÁRIO CONFIGURAÇÃO INICIAL INÍCIO 3 para guardas MANUAL DO USUÁRIO INÍCIO. Faça uma lista com os nomes dos locais onde os buttons serão fixados, identifique cada button com seu respectivo local. Exemplo: Recepção, Gerência, Reunião, etc....

Leia mais

Guia de Instalação. Roteador Greatek

Guia de Instalação. Roteador Greatek Guia de Instalação Roteador Greatek WR-2500HP Por favor leia o Manual do Usuário cuidadosamente garantindo uma utilização correta deste produto e guarde este manual para uma referencia futura. 1- Visão

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MX531 Sistema Operacional Windows 1 Preparando para Conectar a Multifuncional na Rede Requisitos da Rede Antes de conectar sua multifuncional

Leia mais

Network Camera. Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura.

Network Camera. Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura. 4-441-095-71 (1) Network Camera Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura. 2012 Sony Corporation Índice Salvar

Leia mais

Guia de Uso - Mobile ID

Guia de Uso - Mobile ID Guia de Uso - Mobile ID Sumário 1. Introdução 3 2. Objetivo 3 3. Requisitos 3 4. Instalação e Configuração do Aplicativo MobileID no ios 3 4.1. Instalação do Aplicativo MobileID 3 4.2. Configurando o Aplicativo

Leia mais

Roteiro para experiências de laboratório. AULA 3: Simuladores de eletrônica. Alunos: 2-3-

Roteiro para experiências de laboratório. AULA 3: Simuladores de eletrônica. Alunos: 2-3- Campus SERRA COORDENADORIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Disciplinas: Circuitos em Corrente Contínua Turma: AN1 Professor: Vinícius Secchin de Melo Roteiro para experiências de laboratório AULA 3: Simuladores

Leia mais

IBRX Sistemas Eletrônicos. Manual técnico. Configuração: IBRX Módulo portão Rev 020216 2. O IBRX Portão funciona em 4 tipos de conexão:

IBRX Sistemas Eletrônicos. Manual técnico. Configuração: IBRX Módulo portão Rev 020216 2. O IBRX Portão funciona em 4 tipos de conexão: IBRX Portão IBRX Módulo portão Rev 020216 2 Manual técnico O IBRX Portão funciona em 4 tipos de conexão: Servidor Cliente Online DHCP Cliente Online Cliente Offline Modo Servidor: Neste modo o módulo cria

Leia mais

Como criar uma conta e a 1ª campanha no Adwords

Como criar uma conta e a 1ª campanha no Adwords Como criar uma conta e a 1ª campanha no Adwords Olá, aqui é o Samuel de Almeida. Este é um dos materiais bônus que você recebeu ao comprar o nosso curso de Vendas Online com o Google Adwords. É um material

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG3510 Mac OS 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG3510 Mac OS Preparando para Conectar Minha Multifuncional

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre a ferramenta Importar do Excel.

Bem-vindo ao tópico sobre a ferramenta Importar do Excel. Bem-vindo ao tópico sobre a ferramenta Importar do Excel. 1 Neste tópico, você verá como importar cadastros de parceiros de negócios, dados do cadastro do item e listas de preços usando a ferramenta Importar

Leia mais

Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS. Figura 2

Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS. Figura 2 Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS Passo 1 É importante que o KTS esteja conectado ao computador (via porta USB ou serial) e na energia, vide figura 1. Observar também se o LED verde

Leia mais

Guia de referência rápida do Konftel 55Wx

Guia de referência rápida do Konftel 55Wx PORTUGUÊS Guia de referência rápida do Konftel 55Wx O Konftel 55Wx é uma unidade de conferência que pode ser conectada ao seu telefone de mesa, ao seu celular e ao seu computador. Ele transforma suas ferramentas

Leia mais

Samsung Auto Backup Guia do Usuário da Ferramenta de Atualização

Samsung Auto Backup Guia do Usuário da Ferramenta de Atualização Samsung Auto Backup Guia do Usuário da Ferramenta de Atualização Informações Preliminares As versões posteriores ao Samsung Auto Backup v4.2.7140.404 não já suportam o backup compactado/criptografado.

Leia mais

MS1122 v3.0 Instalação e Considerações Importantes

MS1122 v3.0 Instalação e Considerações Importantes MS1122 v3.0 Instalação e Considerações Importantes O conteúdo deste documento é destinado a quem já possui algum conhecimento e deseja utilizar algumas REDEs comerciais disponíveis... V3.0 R2 Operadoras

Leia mais

Apresentando a impressora

Apresentando a impressora Apresentando a impressora Visão geral da impressora 1 Trava do papel Porta frontal Painel do operador Unidade dúplex opcional Bandeja padrão de 250 folhas Bandeja opcional de 500 folhas Bandeja de saída

Leia mais

Certificado Digital A1/S1 e A3/S3. Instalação das Cadeias de Certificação

Certificado Digital A1/S1 e A3/S3. Instalação das Cadeias de Certificação Instalação das Cadeias de Certificação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (todos os modelos) Para que

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO DNS, DHCP, Endereços Privados, Proxy e NAT EDGARD JAMHOUR. Segundo Bimestre

EXERCÍCIOS DE REVISÃO DNS, DHCP, Endereços Privados, Proxy e NAT EDGARD JAMHOUR. Segundo Bimestre EXERCÍCIOS DE REVISÃO DNS, DHCP, Endereços Privados, Proxy e NAT EDGARD JAMHOUR Segundo Bimestre Exercício 1: Considere a seguinte configuração de árvore de nomes DNS. ZONA.br dns (200.0.0.1) SOA br dns2

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Copyright GVT 2015 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 1 Cloud... 3 2 Instalacão do Cloud... 4 3 Configuração e uso do Cloud... 6 3.1 Home... 6 3.2 Fotos... 9

Leia mais

Faculdade de Engenharia - FENG AUTOMACAO

Faculdade de Engenharia - FENG AUTOMACAO Seção 02 - Procedimento Configuração da Arquitetura do CompactLogix L32E 1 de 22 2 de 22 1. Início do projeto do controlador. Clique no ícone do software RSLogix5000 na área de trabalho para iniciar o

Leia mais

Tutorial: Como Acessar Remotamente a Estação de Trabalho do STF. windows

Tutorial: Como Acessar Remotamente a Estação de Trabalho do STF. windows Tutorial: Como Acessar Remotamente a Estação de Trabalho do STF windows SUMÁRIO 1. Verificando a permissão de acesso remoto no computador do STF... 3 2. Instalação do aplicativo necessário... 5 2.1. Aplicativo

Leia mais

Guia Planejando a Infra-estrutura de Rede Privada TCP/IP

Guia Planejando a Infra-estrutura de Rede Privada TCP/IP Guia Planejando a Infra-estrutura de Rede Privada TCP/IP Sumário Introdução... 2 Definindo a Classe IP... 2 Modelo de Rede Privada 1 Única Rede... 4 Etapas... 4 Configurações da Rede Privada... 4 Roteador...

Leia mais

Resolvendo problemas de impressão

Resolvendo problemas de impressão Resolvendo de impressão 1 O display do painel do operador está em branco ou só exibe diamantes. Os trabalhos não imprimem. O autoteste da impressora falhou. A impressora não está pronta para receber dados.

Leia mais

O DHCP pode atribuir endereço IP para um equipamento de rede de três formas:

O DHCP pode atribuir endereço IP para um equipamento de rede de três formas: O DHCP pode atribuir endereço IP para um equipamento de rede de três formas: Configuração manual; Configuração automática; Configuração dinâmica. 1 Neste caso, é possível atribuir um endereço IP a uma

Leia mais

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink.

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. 12 de maio de 2011 Tutorial de Instalação Linux Educacional Este tutorial

Leia mais

Centro de Serviços Compartilhados TI

Centro de Serviços Compartilhados TI / 7 Configuração de Estrutura Pedagógica no. V.. Pearson Sistemas Brasil Pearson, Centro de Serviços Compartilhados - Avenida Presidente Kennedy, 2295 Lagoinha. Ribeirão Preto SP Brasil Pag./7 2/ 7 Sumário.

Leia mais

Guia de início rápido do Bomgar B200

Guia de início rápido do Bomgar B200 Guia de início rápido do Bomgar B200 Este guia o orientará pela configuração inicial de seu Bomgar Box. Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo número +01.601.519.0123 ou support@bomgar.com. Pré-requisitos

Leia mais

Referência Rápida do B660

Referência Rápida do B660 Referência Rápida do B660 Observação: Todas as imagens deste manual são apenas para sua referência. Para detalhes sobre o modelo que você escolheu, contate seu provedor de serviço. Verifique as informações

Leia mais

BASE DE DADOS ACERVO JUDICIÁRIO DO ARQUIVO NACIONAL

BASE DE DADOS ACERVO JUDICIÁRIO DO ARQUIVO NACIONAL BASE DE DADOS ACERVO JUDICIÁRIO DO ARQUIVO NACIONAL Manual para procedimentos básicos A tela inicial irá apresentar um menu com as seguintes opções: Introdução, Manual, Vocabulário, Consulta e Sair. 1

Leia mais

ABB Automação. Indicador Digital Processos Pt100 e TAP s MODO DE USO. Dados Técnicos Conexões elétricas Utilização do teclado Dimensional

ABB Automação. Indicador Digital Processos Pt100 e TAP s MODO DE USO. Dados Técnicos Conexões elétricas Utilização do teclado Dimensional Indicador Digital Processos Pt100 e TAP s MODO DE USO Dados Técnicos Conexões elétricas Utilização do teclado Dimensional ABB Automação Hartmann & Braun Dados Técnicos (NRB5180) Entrada Características

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

Manual de Instalação/Configuração:

Manual de Instalação/Configuração: 1/12 Manual de Instalação/Configuração: CERTIINSTALLER / TOKEN GD BURTI Índice 2/12 Objetivo... 3 Ambientes... 3 Pré-Requisitos... 3 Inicio da instalação... 3 Como instalar o GD Burti no seu computador

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre importação de um plano de contas usando o Data Transfer Workbench.

Bem-vindo ao tópico sobre importação de um plano de contas usando o Data Transfer Workbench. Bem-vindo ao tópico sobre importação de um plano de contas usando o Data Transfer Workbench. 1 Neste tópico, você verá como importar um plano de contas usando o Data Transfer Workbench. 2 Neste cenário

Leia mais

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Aplicativo Xerox App Gallery Guia de Utilização Rápida 702P03997 Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Use o Aplicativo Xerox App Gallery para localizar

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Fundamentos de Redes II Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Site da disciplina http://echaia.com Ementa: Camada física do modelo OSI; Camada

Leia mais

VIP X1600 XFM4 VIP-X1600-XFM4A/VIP-X1600-XFM4B. Guia de instalação rápida

VIP X1600 XFM4 VIP-X1600-XFM4A/VIP-X1600-XFM4B. Guia de instalação rápida VIP X1600 XFM4 VIP-X1600-XFM4A/VIP-X1600-XFM4B pt Guia de instalação rápida VIP X1600 XFM4 Informações gerais pt 2 1 Informações gerais Estas instruções "Guia de instalação rápida" referem-se aos módulos

Leia mais

Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO. Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos.

Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO. Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos. Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos. Passo 1: Para a empresa que ainda não tem cadastro no Indea você deve acessar

Leia mais

1.0 Informações de hardware

1.0 Informações de hardware 1.0 Informações de hardware 1.1 Botões e ligações 6 1 7 2 8 3 9 4 5 6 10 1 Ligar / Desligar 2 Conetor Micro USB 3 Botão Voltar 4 Conetor Mini HDMI 5 Microfone 6 Webcam 7 Entrada para fone de ouvido 8 Botão

Leia mais

Manual do KLinkStatus. Paulo Moura Guedes Tradução: Marcus Gama

Manual do KLinkStatus. Paulo Moura Guedes Tradução: Marcus Gama Paulo Moura Guedes Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o KLinkStatus 6 3 Configurando o KLinkStatus 8 4 Créditos e Licença 11 5 Instalação e compilação 12 Resumo KLinkStatus é um verificador

Leia mais

Exemplo de configuração da opção de DHCP 82 do controlador do Wireless LAN

Exemplo de configuração da opção de DHCP 82 do controlador do Wireless LAN Exemplo de configuração da opção de DHCP 82 do controlador do Wireless LAN Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Opção de DHCP 82 Configurar Configurar o controlador

Leia mais

Configurando seu Modem TP-Link, 1 - Conectando os Cabos ao Modem

Configurando seu Modem TP-Link, 1 - Conectando os Cabos ao Modem Configurando seu Modem TP-Link, 1 - Conectando os Cabos ao Modem Conecte seu PC na porta LAN do Modem através de um cabo de rede conforme mostrado na figura abaixo. Conecte o cabo de telefone com conector

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DA IMPRENSA NACIONAL PESQUISA NOS DIÁRIOS OFICIAIS

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DA IMPRENSA NACIONAL PESQUISA NOS DIÁRIOS OFICIAIS MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DA IMPRENSA NACIONAL PESQUISA NOS DIÁRIOS OFICIAIS Brasília, 18 de setembro de 2012. 1 APRESENTAÇÃO Com a finalidade de suprir as necessidades da Imprensa Nacional, foi desenvolvido

Leia mais

Tutorial Simplificado do GPS Utility 5.23 THIAGO GOMES

Tutorial Simplificado do GPS Utility 5.23 THIAGO GOMES 1 Tutorial Simplificado do GPS Utility 5.23 THIAGO GOMES O GPS Utility é um software livre que tem funcionalidades como: descarregar os dados do GPS; abrir arquivos do Google Earth (KML/KMZ); e fazer conversões

Leia mais

Especificar. Simplificando o extraordinário. Como jogar

Especificar. Simplificando o extraordinário. Como jogar PENSE ANTES DE IMPRIMIR Especificar Como jogar O jogo Especificar ajuda os alunos a formular e fazer perguntas sobre diversos assuntos. Também promove o pensamento analítico dos alunos da pré-escola. O

Leia mais

DHCP. Prof. Hederson Velasco Ramos REDES

DHCP. Prof. Hederson Velasco Ramos REDES Prof. Hederson Velasco Ramos REDES DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) É um protocolo, parte da pilha de serviços TCP/IP, que disponibiliza endereços ip por concessão e as configurações a dispositivos

Leia mais

Verificando a Especificação de Nome de Usuário e de Senha para a Configuração do Cliente Cisco IP SoftPhone

Verificando a Especificação de Nome de Usuário e de Senha para a Configuração do Cliente Cisco IP SoftPhone Verificando a Especificação de Nome de Usuário e de Senha para a Configuração do Cliente Cisco IP SoftPhone Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Especificando o

Leia mais

Imprimindo e excluindo trabalhos retidos. Reconhecendo quando ocorre erro na formatação. Verificando trabalhos de impressão

Imprimindo e excluindo trabalhos retidos. Reconhecendo quando ocorre erro na formatação. Verificando trabalhos de impressão Ao enviar um trabalho para a impressora, você pode especificar no driver que a impressora deve reter o trabalho na memória. Quando você desejar imprimir o trabalho, vá até a impressora e utilize os menus

Leia mais

Conhecer algumas funcionalidades do software VMware Player e do sistema operacional

Conhecer algumas funcionalidades do software VMware Player e do sistema operacional ROTEIRO: CONFIGURANDO O WINDOWS 7 OBJETIVO Conhecer algumas funcionalidades do software VMware Player e do sistema operacional Windows 7. INTRODUÇÃO Devido à necessidade de de auxilio nesta configuração.

Leia mais

Plano Nacional de Formação de Professores

Plano Nacional de Formação de Professores Plano Nacional de Formação de Professores Professor, se você ainda não é formado em curso de licenciatura ou dá aula de uma matéria diferente de sua área de formação, inscreva-se para uma vaga no Plano

Leia mais

TTS estão orgulhosos de fazer parte de

TTS estão orgulhosos de fazer parte de Garantia & Support Este produto é fornecido com garantia de um ano para problemas encontrados durante o uso normal. O mal uso ou Flexi-Scope a abertura da unidade invalidará esta garantia. Tudo, exceto

Leia mais

ANEXO: Como conectar a rede

ANEXO: Como conectar a rede ANEXO: Como conectar a rede A. Como ajustar o endereço IP do DVR e abrir a porta TCP do roteador? É necessário configurar redirecionamento da porta para permitir o acesso do DVR através do roteador. 1.

Leia mais

REDES LOCAIS. Quando você precisar ir além do computador em cima de sua mesa, esta na hora de instalar uma rede local.

REDES LOCAIS. Quando você precisar ir além do computador em cima de sua mesa, esta na hora de instalar uma rede local. 1. Introdução 1.1. - Conceitos REDES LOCAIS Quando você precisar ir além do computador em cima de sua mesa, esta na hora de instalar uma rede local. 1 1.2. Tipos de Aplicações As Redes Locais têm em geral

Leia mais

Escrito por Eng. Bruno Andrade Ter, 12 de Novembro de :20 - Última revisão Ter, 12 de Novembro de 2013

Escrito por Eng. Bruno Andrade Ter, 12 de Novembro de :20 - Última revisão Ter, 12 de Novembro de 2013 Palavras-chave: gerenciador, critérios, V16, V17 Existem diversos critérios nos Sistemas CAD/TQS, e cada um deles deve ser definido de forma correta, tornando então a definição de seus valores uma das

Leia mais

Notas de aplicativos: Serviço de Nuvem OneTouch AT

Notas de aplicativos: Serviço de Nuvem OneTouch AT Notas de aplicativos: Serviço de Nuvem OneTouch AT O Serviço de Nuvem OneTouch AT da Fluke Networks estende a capacidade de solução de problemas do Assistente de Rede OneTouch AT com nova visibilidade

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Introdução Protegido... 3 3 Instalação do APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 Local de instalação do Filho Protegido... 5 3.2 Tela de

Leia mais

Usando o email e a Internet

Usando o email e a Internet Usando o email e a Internet Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia

Leia mais

Manual de Programação TED1000 versão TC100 Ethernet

Manual de Programação TED1000 versão TC100 Ethernet Manual de Programação TED1000 versão TC100 Ethernet Indice: Configurações iniciais...2 Configuração de IP...2 Teclas especiais...2 Cabo de rede...2 Programação...3 Abrindo a comunicação (abreip)...3 Enviando

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PDV CAKE - NFCE

MANUAL DE OPERAÇÃO PDV CAKE - NFCE MANUAL DE OPERAÇÃO PDV CAKE - NFCE COMO FAZER O LINK DO PDV No primeiro acesso ao PDV será necessário fazer o link do aplicativo com o Cake Web. Para isso, é preciso fazer login com um usuário administrador

Leia mais

Aula Pratica 3 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP

Aula Pratica 3 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP 1 Aula Pratica 3 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como configurar equipamentos em redes Ethernet com os protocolos TCP/IP.

Leia mais

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.1 Copyright Vivo 2014 http://vivosync.com.br 1 Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:... 11 3.2.2 Download:...

Leia mais

TXA100 Kit Configurador KNX Easy Guia rápido

TXA100 Kit Configurador KNX Easy Guia rápido TXA100 Kit Configurador KNX Easy 09/2015 6LE001660A 1. PRIMEIRA INICIALIZAÇÃO... 3 1.1 LIGAÇÃO DA MALETA... 3 1.2 INSTALAÇÃO DO LAUNCHER... 4 1.3 SELEÇÃO DA REDE WI-FI... 4 1.4 INICIALIZAÇÃO DO SOFTWARE...

Leia mais

SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL 1. Como é feita a entrega do Certificado Digital? Resposta: O certificado digital é entregue ao cliente após o procedimento de Validação Presencial, o qual consiste na

Leia mais

Itens e depósitos Soluções

Itens e depósitos Soluções Itens e depósitos Soluções : Itens Tópico: Métodos de avaliação Ao concluir este exercício, você estará apto a: Descrever as configurações para estoque permanente Criar e utilizar um item com o método

Leia mais

Ligar e Desligar o Computador em segurança

Ligar e Desligar o Computador em segurança Ligar e Desligar o Computador em segurança Com este módulo aprenderá a ligar e desligar o computador em segurança. Terá ainda acesso a ligações que poderá consultar para saber mais sobre as principais

Leia mais

Passo a passo para configuração da Impressora Lexmark MX410de

Passo a passo para configuração da Impressora Lexmark MX410de Passo a passo para configuração da Impressora Lexmark MX410de 1 ) Retirar todos os lacres de segurança externos, abrir a impressora, retirar o toner e o depósito para retirar os lacres de segurança. 2)

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Birigui SP Setembro - 2013 1. Configurando o Ambiente. Este documento mostra como configurar o ambiente do GigaChef para usar o Tablet

Leia mais

Gerenciamento da impressora

Gerenciamento da impressora Impressora a laser Phaser 4400 Gerenciamento da impressora Visão geral Siga os procedimentos abaixo para iniciar o programa de instalação Xerox no seu sistema operacional. As seguintes seções também contêm

Leia mais

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Página 1 de 16 Índice DonD - Sistema para Teste de Acuidade Visual...3 Componentes do Produto...4 Instalação...5 Abrindo o sistema do DonD...5 Configuração...6

Leia mais

Guia do Revendedor Windows Índice

Guia do Revendedor Windows Índice Guia do Revendedor Windows Índice Alterando sua senha... 3 Configurando seu Painel de Controle... 3 Passo 1: GlobalSettings - Configurações Gerais... 3 Passo 2: Domain Settings Página de Parkeado Personalizada...

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Equipe de Pesquisadores do Projeto Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Criação da Equipe do Projeto (Proposta Inicial)... 3 2.1. Inclusão e configuração do Pesquisador Responsável (PR)...

Leia mais

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil 2015 I F P A 1 0 5 a n o s SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 1 CALENDÁRIO

Leia mais

CRIPTOGRAFIA E ASSINATURA DIGITAL DE NO GROUPWISE

CRIPTOGRAFIA E ASSINATURA DIGITAL DE  NO GROUPWISE MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CORREDENADORIA DE SUPORTE TÉCNICO DIVISÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CRIPTOGRAFIA E ASSINATURA DIGITAL DE E-MAIL NO GROUPWISE Introdução

Leia mais

Como pesquisar casos na Central de atendimento ao cliente Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. 1

Como pesquisar casos na Central de atendimento ao cliente Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. 1 Como pesquisar casos na Central de atendimento ao cliente 1 Este módulo mostrará como pesquisar casos na Central de atendimento ao cliente. Observe que, embora o My Cisco dê suporte a 17 idiomas, a Central

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI GUIA DO USUÁRIO COMUNICADOR SPARK INÍCIO O comunicador SPARK

Leia mais

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Configurar computador para o IIS... 3 3. Configurar o serviço do IIS (Servidor Web)... 5 4. Instalar mymix Mobile no Coletor... 7 5. Configurar

Leia mais

A instalação e desinstalação do agente de usuário de Sourcefire

A instalação e desinstalação do agente de usuário de Sourcefire A instalação e desinstalação do agente de usuário de Sourcefire Índice Introdução Pré-requisitos Requisito de instalação A instalação do agente de usuário de Sourcefire Desinstalação do agente de usuário

Leia mais

Gerente 6.x das comunicações unificadas: Crie uma imagem de fundo personalizada para o Cisco IP Phone

Gerente 6.x das comunicações unificadas: Crie uma imagem de fundo personalizada para o Cisco IP Phone Gerente 6.x das comunicações unificadas: Crie uma imagem de fundo personalizada para o Cisco IP Phone Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Crie os arquivos

Leia mais

Auxiliar em Administração de Redes Redes de Computadores I

Auxiliar em Administração de Redes Redes de Computadores I Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Auxiliar em Administração de Redes Redes de Computadores

Leia mais

Prática de Acionamentos e Comandos Elétricos II

Prática de Acionamentos e Comandos Elétricos II Data: / / 20 Aluno(a): 1ª Aula Prática: Partida de motores de indução monofásicos com contatores. Prof. Epaminondas de Souza Lage 1 - Objetivos: -Identificar as partes constituintes do motor de indução

Leia mais

Guia de Uso. Certisign MobileID Desktop

Guia de Uso. Certisign MobileID Desktop Certisign Certificadora Digital Certisign 2016 2/33 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. PRÉ - REQUISITOS... 3 4. AMBIENTES HOMOLOGADOS... 3 5. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO MOBILEID DESKTOP...

Leia mais

6.3.2.7 Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows 7

6.3.2.7 Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows 7 5.0 6.3.2.7 Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá configurar uma placa de rede Ethernet para usar

Leia mais

SISTEMA PROVINHA BRASIL GUIA DE USO ESCOLAS DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAEB

SISTEMA PROVINHA BRASIL GUIA DE USO ESCOLAS DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAEB SISTEMA PROVINHA BRASIL GUIA DE USO ESCOLAS DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAEB REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC SECRETARIA EXECUTIVA DO MEC INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TEW-623PI 3.02

Guia de Instalação Rápida TEW-623PI 3.02 Guia de Instalação Rápida TEW-623PI 3.02 Índice Português 1. Antes de Iniciar 1 2. Como Instalar 2 3. Usando o Adaptador Wireless 4 Troubleshooting 5 Version 02.05.2010 1. Antes de Iniciar Português Conteúdo

Leia mais

Conexões e Protocolo Internet (TCP/IP)

Conexões e Protocolo Internet (TCP/IP) "Visão geral da configuração da rede" na página 3-2 "Escolhendo um método de conexão" na página 3-3 "Conectando via Ethernet (recomendado)" na página 3-3 "Conectando via USB" na página 3-4 "Configurando

Leia mais