Laboratório 4.2.9d Fluke LinkRunner Testes de LAN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Laboratório 4.2.9d Fluke LinkRunner Testes de LAN"

Transcrição

1 Laboratório 4.2.9d Fluke LinkRunner Testes de LAN Objetivo Familiarizar-se com as capacidades do Fluke LinkRunner Determinar se um cabo de acesso está ativo Identificar a velocidade, capacidades duplex e tipo de serviço do cabo de acesso Verificar a conectividade da camada da rede com o ping Fundamentos / Preparação Neste laboratório, o aluno trabalhará com cabos de acesso Ethernet que estão ligados a dispositivos de rede tais como hubs e switches. Isso determinará as características dos dispositivos e do cabeamento e identificará possíveis problemas de rede. Use algumas das capacidades mais importantes do Fluke LinkRunner, como atividade no cabo de acesso e ping, para fazer a análise. À medida que as redes vão aumentando de velocidade e se tornem mais complexas, o cabeamento de infra-estrutura e os dispositivos precisam operar a níveis mais precisos em um ambiente de desempenho mais restrito. Como resultado, mais ou menos 80% dos problemas de rede provêm de problemas simples na fiação e nas conexões. Os seguintes recursos serão necessários: Hub e switch Ethernet Vários patch cables Ethernet diretos Lance de cabo que vai de um espelho de parede até o switch através de um patch panel 1-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

2 Os seguintes URLs fornecem informações sobre o Fluke LinkRunner. O primeiro é uma demonstração virtual das capacidades do LinkRunner, e o segundo é um link até onde pode ser feito o download do Guia de Referência Rápida do LinkRunner em vários idiomas. Etapa 1 Familiarize-se com as capacidades do Fluke LinkRunner Faça o acesso à demonstração virtual do LinkRunner usando o primeiro URL indicado acima. Tente diferentes testes para familiarizar-se com suas capacidades. Etapa 2 Obtenha acesso ao Guia de Referência Rápida do LinkRunner Obtenha acesso ao Guia de Referência Rápida diretamente online, ou faça o download a um PC usando o link fornecido acima. É também possível que o instrutor tenha disponível uma cópia do Guia de Referência Rápida. As páginas selecionadas do Guia de Referência Rápida foram copiadas neste laboratório. A ilustração abaixo mostra as conexões e botões do LinkRunner. Etapa 3 Configure o LinkRunner a. A partir de qualquer tela, acesse a configuração principal ao pressionar simultaneamente os dois botões. Existe a opção para configurar o LinkRunner ou ir para a configuração do Ping. b. Ao pressionar o botão esquerdo você será levado à configuração do LinkRunner onde existe o endereço MAC do LinkRunner e a tela poderá ser alternada entre pés e metros. Qual é o endereço MAC (controle de acesso ao meio) da Camada 2? c. Ao pressionar o botão direito, você será levado à configuração com Ping, que será estudada mais tarde. Etapa 4 Teste os links ativos de estações de trabalho a um switch a. O LinkRunner permite determinar a qual tipo de serviço os usuários estão conectados, como Ethernet, Token Ring ou à Telefônica. Nos segmentos Ethernet é possível determinar se o cabo de acesso está ativo, identificar a velocidade, capacidades duplex, e as configurações de negociação automática. 2-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

3 b. Este teste determinará se o cabo de acesso está ativo durante a identificação da velocidade, duplex e tipo de serviço (10 ou 10/100 indica Ethernet). c. Ligue o LinkRunner, pressionando o botão pequeno no canto inferior direito. d. Desconecte de uma estação de trabalho um patch cable de LAN que está funcionando e conecte-o na porta LAN RJ-45 do LinkRunner. Este é um teste não destrutivo dado que pode ser realizado em uma rede ativa. O cabo deve ser conectado a um espelho de parede, que depois será conectado a um switch através de um patch panel em um wiring closet. O cabeamento deverá estar conforme os padrões atuais de cabeamento estruturado. e. Observe a tela no LinkRunner e anote as informações para Cabo de Acesso #1 na tabela seguinte. Um exemplo de uma tela do guia de referência rápida é exibida abaixo da tabela. f. Obtenha outro patch cable de qualquer comprimento, e ligue uma das extremidades diretamente no switch. Ligue a outra extremidade na porta LAN do LinkRunner. Anote as informações para o Cabo de Acesso #2 na tabela abaixo. Link ativo? Tipo de Cabo / Status do Link Velocidade / duplex anunciada Velocidade efetiva do link / duplex Utilização da rede Cabo de acesso #1 Cabo de acesso #2 g. Desconecte do switch a extremidade do cabo e observe a tela. Qual foi o resultado? 3-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

4 Etapa 5 Teste um link direto a um hub a. Obtenha outro patch cable de qualquer comprimento, e ligue uma das extremidades diretamente à porta regular ativa do hub. Ligue a outra extremidade na porta LAN do LinkRunner. Descreva os resultados. b. Como esta tela difere daquela de um cabo de acesso ligado a um switch? c. Desconecte a força do hub e descreva a tela agora. d. Ligue o hub novamente. e. Mova o cabo de uma das portas regulares no hub para a porta do uplink no hub. Cedrtifique-se de que o uplink não esteja ativo, e o botão não deverá estar empurrado para dentro. Descreva os resultados. f. Ative a porta uplink ao empurrar o botão para dentro. O que aconteceu com os fios na tela? g. Por que isto aconteceu? Etapa 6 Use a função Ping DHCP para verificar a conectividade da camada da rede Se a porta LAN em um ambiente de rede DHCP estiver conectada, o LinkRunner funcionará como um cliente DHCP. Ele adquirirá um endereço IP e verificará a conectividade básica para dispositivos-chave ao fazer ping do gateway padrão ou roteador e servidor DNS. Consulte o diagrama abaixo para ver um exemplo do que aparece na tela. a. Ligue o LinkRunner, pressionando o botão pequeno no canto inferior direito. b. Obtenha um patch cable de qualquer tamanho e ligue uma das extremidades no switch em uma LAN que tenha servidor DHCP disponível. Ligue a outra extremidade na porta LAN do LinkRunner. c. Espere que o LinkRunner obtenha um endereço IP do servidor DHCP, e depois pressione a Softkey da direita, que é o ping. d. Qual foi o endereço IP que o LinkRunner obteve? e. Pressione a Softkey da esquerda ou botão lupa, que proporciona detalhes do ping. f. Qual é o endereço IP do roteador ou gateway padrão? g. Qual é o tempo de ida e volta do ping ao roteador padrão? h. Qual é o endereço IP do servidor DNS? i. Qual é o tempo de ida e volta do ping ao servidor DNS? j. Se um tempo de resposta é mais lento que o outro, por que é assim? 4-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

5 Etapa 7 Faça ping do endereço IP definido pelo usuário O LinkRunner pode ser usado para fazer ping de endereços IP definidos pelo usuário para até 4 objetivos de ping de endereços IP comuns. Observe o diagrama abaixo para ver um exemplo do que aparece na tela usada para editar o endereço IP para o objetivo 1 do computador. Este teste supõe que o Link Runner, como cliente DHCP, tenha obtido um endereço IP compatível, máscara de sub-rede e gateway padrão na etapa anterior. Caso negativo, veja a observação na etapa 7j abaixo. a. Ligue o LinkRunner, pressionando o botão pequeno no canto inferior direito. b. Desconecte quaisquer cabos do LinkRunner. c. Pressione a SoftKey da direita (chave) para acessar as opções de configuração. d. Pressione novamente a SoftKey da direita (ping e chave). Ao trabalhar em uma rede com um servidor DHCP, desligue o cliente DHCP do LinkRunner, removendo a marca da caixa de verificação DHCP. Pressione a SoftKey da direita (marca) para desmarcá-la. e. Pressione a SoftKey da esquerda (seta para baixo) para chegar ao ícone do computador. Em seguida pressione a SoftKey da direita (computador, IP, e chave) para acessar a função de configuração do endereço IP. f. Pressione a SoftKey da direita (seta para baixo e computador) para rolar pelos quatro objetivos IP. Zero indica nenhum ping para o objetivo do computador. Selecione objetivo IP número 1. g. Pressione a SoftKey da esquerda (seta para baixo) para acessar o endereço IP, e pressione a SoftKey da direita (IP x.x.x.x) para começar a configuração do endereço IP para o computador objetivo 1. Veja a figura abaixo. h. Identifique o endereço IP de um servidor de laboratório ou uma estação de trabalho parceira e anote aqui. i. Pressione a SoftKey da esquerda (seta para a direita) para avançar o cursor de um número até o próximo no endereço IP. Pressione a SoftKey da direita (IP e seta para cima) para modificar o valor do número. Todos os 12 dígitos decimais, inclusive zeros, precisam ser considerados. Enquanto estiver trabalhando com o primeiro dígito de qualquer um dos 4 octetos, pressione quatro ou cinco vezes a seta para cima. Qual é o número máximo permitido pelo LinkRunner para a definição do primeiro número de um octeto? j. Quando terminar com o último dígito, a SoftKey da esquerda se transformará em seta para baixo. Pressione a SoftKey da esquerda até que apareça o X (saída), e em seguida pressione a SoftKey da direita (X). Pressione a SoftKey da esquerda (seta para baixo novamente, até que você chegue até o X e pressione a SoftKey da direita novamente para sair da função de configuração. 5-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

6 Observação: Se o LinkRunner não tiver obtido um endereço IP e máscara de sub-rede compatíveis do DHCP na Etapa 6 anterior, configure-os antes de prosseguir. Em vez de selecionar o ícone do computador para configurar, selecione o ícone do LinkRunner e siga os mesmos procedimentos básicos conforme descrito acima para configurar o endereço IP e a máscara de sub-rede. O endereço IP do gateway padrão para o LinkRunner deverá também ser configurado nesta ocasião. k. Depois que o endereço IP foi configurado para ser feito o ping, faça a conexão de um patch cable a partir da porta LAN no LinkRunner até um espelho de parede, hub ou switch na rede que vai receber o ping. Qual é aparência da tela de cabo? l. Pressione a SoftKey da direita (ping) para iniciar a função do ping. Deve haver na tela um ícone da estação de trabalho com um objetivo número 1. A estação de trabalho possui linhas sólidas ou linhas pontilhadas? O que quer dizer isso? m. Pressione a SoftKey da esquerda (lupa) para ver os endereços IP de todos os dispositivos que estão recebendo ping e o tempo de ida e volta para cada um em milissegundos. n. Quais dispositivos estavam recebendo o ping e quais eram os tempos de ida e volta para cada um? o. Pressione a SoftKey da direita (X) duas vezes para sair da tela detalhada e da função do ping. Etapa 8 Desconecte o equipamento e armazene o cabeamento e os dispositivos 6-6 CCNA 1: Conceitos Básicos de Redes v3.1 - Laboratório 4.2.9d Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Laboratório 4.2.9e Fluke LinkRunner Testes de Cabos e de Placa de Rede

Laboratório 4.2.9e Fluke LinkRunner Testes de Cabos e de Placa de Rede Laboratório 4.2.9e Fluke LinkRunner Testes de Cabos e de Placa de Rede Objetivo Familiarizar-se com as capacidades do Fluke LinkRunner Verificar o comprimento e a integridade dos cabos Determina onde um

Leia mais

Laboratório Configuração do TCP/IP em uma Rede de PCs

Laboratório Configuração do TCP/IP em uma Rede de PCs Laboratório 1.1.6 Configuração do TCP/IP em uma Rede de PCs Objetivo Identificar as ferramentas utilizadas para descobrir a configuração de redes do computador com vários sistemas operacionais. Coletar

Leia mais

Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida

Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida 1 Conectando o Roteador de Banda Larga Antes de conectar o hardware, assegure-se de desligar seu aparelho Ethernet, modem Cable / DSL e o Roteador de Banda

Leia mais

Laboratório Exibição de informações da placa de rede com e sem fio

Laboratório Exibição de informações da placa de rede com e sem fio Laboratório Exibição de informações da placa de rede com e sem fio Objetivos Parte 1: Identificar e trabalhar com placas de rede do PC Parte 2: Identificar e usar os ícones rede da bandeja do sistema Histórico/cenário

Leia mais

Laboratório 1.3.2: Revisão dos conceitos do Exploration 1 - Desafio

Laboratório 1.3.2: Revisão dos conceitos do Exploration 1 - Desafio Diagrama de topologia Objetivos de aprendizagem Após concluir este laboratório, você será capaz de: Criar uma topologia lógica diante de determinados requisitos de rede Criar sub-redes para atender aos

Leia mais

Conectar a uma LAN sem fio utilizando a configuração manual

Conectar a uma LAN sem fio utilizando a configuração manual Observe que neste documento são mencionadas páginas do manual sobre função Wi-Fi. Consulte o site da Canon do Brasil para baixar o documento completo em formato PDF. Selecionar a Rede Sem Fio Quando [Encontrar

Leia mais

Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows Vista

Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows Vista 5.0 6.3.2.8 Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá configurar uma placa de rede Ethernet para usar

Leia mais

Laboratório 2.6.1: Orientação de Topologia e Construção de uma Pequena Rede

Laboratório 2.6.1: Orientação de Topologia e Construção de uma Pequena Rede Laboratório 2.6.1: Orientação de Topologia e Construção de uma Pequena Rede Diagrama de Topologia Rede Peer-to-Peer Objetivos Rede Comutada Com a conclusão deste laboratório, você será capaz de: Identificar

Leia mais

Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows XP

Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows XP 5.0 6.3.2.9 Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá configurar uma placa de rede Ethernet para usar

Leia mais

Roteador LTE 4G Modelo: MR7015AL

Roteador LTE 4G Modelo: MR7015AL Roteador LTE 4G Modelo: MR7015AL Sky Banda Larga Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.901 26 Andar Brooklin Novo - São Paulo - SP CEP 04578-910 - Tel: 106 11 FABRICANTE: ARCADYAN TECHNOLOGY CORPORATION

Leia mais

Guia de Configuração Rápida da Rede

Guia de Configuração Rápida da Rede Guia de Configuração Rápida da Rede WorkCentre M123/M128 WorkCentre Pro 123/128 701P42078_pt-BR 2004. Todos os direitos reservados. A proteção de copyright aqui reclamada inclui todas as formas e assuntos

Leia mais

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP 1 Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como configurar equipamentos em redes Ethernet com os protocolos TCP/IP.

Leia mais

Lab - Configurando um Roteador sem fio no Windows 7

Lab - Configurando um Roteador sem fio no Windows 7 IT Essentials 5.0 6.8.3.8 Lab - Configurando um Roteador sem fio no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai configurar e testar as configurações sem fio no

Leia mais

Etapas de instalação rápida em CD-ROM

Etapas de instalação rápida em CD-ROM Macintosh Este tópico inclui: "Requisitos" na página 3-31 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-31 "Ativando e usando o EtherTalk para Mac OS 9.x" na página 3-31 "Ativando e usando o TCP/IP

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software por meio de uma conexão USB ou de rede. A conexão de rede não está disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF. Para

Leia mais

Lab - Configurar o Roteador sem fio no Windows Vista

Lab - Configurar o Roteador sem fio no Windows Vista IT Essentials 5.0 6.8.3.9 Lab - Configurar o Roteador sem fio no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai configurar e testar as configurações sem fio no

Leia mais

Conectar a uma LAN sem fio utilizando WPS

Conectar a uma LAN sem fio utilizando WPS Observe que neste documento são mencionadas páginas do manual sobre função Wi-Fi. Consulte o site da Canon do Brasil para baixar o documento completo em formato PDF. Fácil conexão por meio de WPS (modo

Leia mais

Etapas de instalação rápida em CD-ROM

Etapas de instalação rápida em CD-ROM "Requisitos" na página 3-32 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-32 "Ativando e usando o EtherTalk para Mac OS 9.x" na página 3-32 "Ativando e usando TCP/IP para Mac OS 9.x" na página 3-33

Leia mais

Lab - Conectando um Roteador Pela Primeira Vez

Lab - Conectando um Roteador Pela Primeira Vez 5.0 6.8.3.5 Lab - Conectando um Roteador Pela Primeira Vez Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai configurar as definições básicas no Linksys E2500. Equipamento Recomendado

Leia mais

Lab - Teste de cabos UTP através de um Plug Loopback e um medidor de cabo

Lab - Teste de cabos UTP através de um Plug Loopback e um medidor de cabo 5.0 2.2.4.5 Lab - Teste de cabos UTP através de um Plug Loopback e um medidor de cabo Plug loopback Acoplador Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai usar um plug loopback

Leia mais

Conexões e endereço IP

Conexões e endereço IP Este tópico inclui: "Configuração da impressora" na página 3-2 "Configuração da conexão" na página 3-6 Configuração da impressora As informações desta seção estão também armazenadas na impressora como

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

Monitore o WAP125 e o WAP581 usando o painel

Monitore o WAP125 e o WAP581 usando o painel Monitore o WAP125 e o WAP581 usando o painel Objetivo Um ambiente ótimo para sem fio usuários conectados é a maneira de manter a produção e o negócio que são executado lisamente. A página do painel é usada

Leia mais

APRESENTAÇÃO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

APRESENTAÇÃO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 2000 APRESENTAÇÃO Parabéns! Você acaba de adquirir um produto Leucotron, construído sob as normas ISO 9001 com tecnologia de ponta, aprovado de acordo com as normas de telecomunicações vigentes. Este Manual

Leia mais

Guia Rápido de Instalação do Roteador de Banda Larga em Rede Sem Fio Modelo WA2204B.

Guia Rápido de Instalação do Roteador de Banda Larga em Rede Sem Fio Modelo WA2204B. A fim de evitar acesso direto ao seu Roteador de Banda Larga em Rede Sem Fio, sugerimos que utilize um mecanismo de segurança, como WEP, WPA ou defina uma Identificação/Senha para login de configuração

Leia mais

Roteador Wireless manual de instruções

Roteador Wireless manual de instruções Roteador Wireless manual de instruções 1 RE170 1. Conteúdo da Embalagem 2. Conexão de Hardware 2.1. Desligue seu Modem. 2.2. Conecte a porta WAN do Roteador Multilaser à porta LAN do Modem com um cabo

Leia mais

Procedimentos para configuração em modo WDS with AP

Procedimentos para configuração em modo WDS with AP Procedimentos para configuração em modo WDS with AP 1- No modo WDS with AP, o DAP-1353 se conecta a várias redes, embora ainda funcionando como um Access Point wireless. WDS (Wireless Distribution System)

Leia mais

CONFIGURANDO O ROTEADOR

CONFIGURANDO O ROTEADOR CONFIGURANDO O ROTEADOR Preparando seu roteador Antes de iniciar a configuração do roteador através de um computador, siga os passos abaixo para preparar o roteador. 1. Ligue o equipamento na energia.

Leia mais

Procedimentos para configuração em modo WDS with AP

Procedimentos para configuração em modo WDS with AP Procedimentos para configuração em modo WDS with AP 1- No modo WDS with AP, o DAP-1353 se conecta a várias redes, embora ainda funcionando como um Access Point wireless. WDS (Wireless Distribution System)

Leia mais

Procedimentos para configuração de WDS With AP

Procedimentos para configuração de WDS With AP Procedimentos para configuração de WDS With AP No modo WDS with AP, o DWL-2100AP se conecta a várias redes, embora ainda funcionando como um Access Point wireless. WDS (Wireless Distribution System) permite

Leia mais

Laboratório - Uso do Wireshark para examinar uma captura UDP DNS

Laboratório - Uso do Wireshark para examinar uma captura UDP DNS Laboratório - Uso do Wireshark para examinar uma captura UDP DNS Topologia Objetivos Parte 1: Registrar as informações de configuração IP de um PC Parte 2: Usar o Wireshark para capturar consultas e respostas

Leia mais

Rede EtherTalk Macintosh (MacOS 8.x/9.x/X, versão 10.1)

Rede EtherTalk Macintosh (MacOS 8.x/9.x/X, versão 10.1) Impressora a laser em cores Phaser 6200 Rede EtherTalk Macintosh (MacOS 8.x/9.x/X, versão 10.1) Esta seção fornece as etapas de instalação e solução de problemas para Macintosh (MacOS 8 até X, versão 10.1):

Leia mais

No. Comp Roteador SOHO DSL SpeedStream. Guia de referência rápida

No. Comp Roteador SOHO DSL SpeedStream. Guia de referência rápida No. Comp. 007-5004-00 Roteador SOHO DSL SpeedStream Guia de referência rápida xxxx Antes de iniciar: Verifique se os itens a seguir vieram com o seu kit DSL: SpeedStream SpeedStream Safety and Certifications

Leia mais

COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR

COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR INTRODUÇÃO Para que uma rede de computadores exista precisamos preencher alguns requisitos tais como: 1 Devem existir 2 ou mais computadores ou então não seria necessária

Leia mais

Guia Rápido de Instalação SL-D300N. Guia Rápido de Instalação

Guia Rápido de Instalação SL-D300N. Guia Rápido de Instalação Guia Rápido de Instalação SL-D300N Guia Rápido de Instalação Roteador Wireless SL-D300N Conteúdo do Pacote Um Modem Roteador Wireless SL-D300N Um Adaptador de Energia Um cabo Rj45 Dois Cabos Rj11 Guia

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA APPLIANCE VIRTUAL GRAVITYZONE

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA APPLIANCE VIRTUAL GRAVITYZONE MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA APPLIANCE VIRTUAL GRAVITYZONE Para instalar e configurar a Appliance Virtual: 1. Importe a imagem da Appliance Virtual GravityZone em seu ambiente virtualizado. 2.

Leia mais

Este guia irá auxilia-lo a configuração do PIN para conexão WPS.

Este guia irá auxilia-lo a configuração do PIN para conexão WPS. Este guia irá auxilia-lo a configuração do PIN para conexão WPS. IMPORTANTE: Para primeira instalação é necessário o uso de Internet via cabo para configurar. O uso de Internet sem fio (wireless) impossibilitará

Leia mais

Projeto de Redes (Individual)

Projeto de Redes (Individual) Projeto de Redes (Individual) Aluno: Data: 15/10/2018 Insira na área de trabalho: Um PC e um Laptop; Conectar uma placa wireless no notebook - Desligue o notebook - Conecte a placa WPC300N - Religue o

Leia mais

Para realizar o procedimento de configuração de Bridge with AP, será necessário que os DAP-1360 estejam ligados ao computador por um cabo Ethernet.

Para realizar o procedimento de configuração de Bridge with AP, será necessário que os DAP-1360 estejam ligados ao computador por um cabo Ethernet. 1- No modo Bridge with AP, o DAP-1360 se conecta a várias redes, embora ainda funcionando como um Access Point wireless. WDS (Wireless Distribution System) permite o acesso de um DAP-1360 com o outro DAP-1360

Leia mais

Guia rápido de instalação 007-SE Gigaset. Modem Roteador ADSL sem fio SE567/SE568

Guia rápido de instalação 007-SE Gigaset. Modem Roteador ADSL sem fio SE567/SE568 Guia rápido de instalação 007-SE06-001 Gigaset Modem Roteador ADSL sem fio SE567/SE568 Antes de começar: Verifique se os seguintes itens acompanham o kit DSL: 1 2 1 Modem Roteador Gigaset 2 Documentação

Leia mais

Câmera DS-2CD2620F-IZS

Câmera DS-2CD2620F-IZS Câmera DS-2CD2620F-IZS Configurações de câmera de rede pela LAN Para visualizar e configurar a câmera através de uma LAN, você precisa conectar a câmera de rede na mesma sub-rede com seu computador e instalar

Leia mais

Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003

Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-16 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-16 "Outros métodos de instalação" na página 3-17

Leia mais

BIT. Boletim de Informação Técnica

BIT. Boletim de Informação Técnica Produto Modem ADSL W-M2100g Nº. 002/2010 Referência Configuração do modem C3Tech Responsável Leandro Martins Data 18. Janeiro. 2010 Este documento descreve os passos básicos para a configuração do modem

Leia mais

Emparelhamento Bluetooth. Guia do Usuário

Emparelhamento Bluetooth. Guia do Usuário Emparelhamento Bluetooth Guia do Usuário Copyright 2012, 2016 HP Development Company, L.P. Microsoft, Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. A marca comercial

Leia mais

CP860 Yealink Este manual fornece informações básicas e instruções de instalação do telefone de conferência IP CP860. A seguir será apresentado tópicos para uma clara explicação do seu dispositivo. Conectando

Leia mais

Cabos de fibra ótica devem ser utilizados no backbone e risers (conexões verticais) em todos os projetos de cabeamento. Cabos de Categoria 6 UTP

Cabos de fibra ótica devem ser utilizados no backbone e risers (conexões verticais) em todos os projetos de cabeamento. Cabos de Categoria 6 UTP Projeto de camada 1 Um dos componentes mais importantes a considerar no projeto de uma rede é o cabeamento. Hoje, a maior parte do cabeamento das redes locais é baseada na tecnologia Fast Ethernet. Fast

Leia mais

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas CST Redes de Computadores Comunicação de Dados 2 Aula 13 Planejamento de Redes Prof. Jéferson Mendonça de Limas LANs Realizando a Conexão Física Planejamento e Cabeamento de uma Rede LANs Realizando a

Leia mais

Modem e rede local Guia do usuário

Modem e rede local Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

GUIA RÁPIDO de INSTALAÇÃO e CONFIGURAÇÃO

GUIA RÁPIDO de INSTALAÇÃO e CONFIGURAÇÃO GUIA RÁPIDO de INSTALAÇÃO e CONFIGURAÇÃO ROTEADORES WIRELESS 802.11G TL-WR340G TL-WR340GD TL-WR541G TL-WR542G TL-WR641G TL-WR642G Rev1.0.0 090129 ÍNDICE Informações importantes 1. Conexões físicas do Roteador

Leia mais

Guia Rápido Roteador RE041. quickguide_rv1.indd 1 21/09/ :42:40

Guia Rápido Roteador RE041. quickguide_rv1.indd 1 21/09/ :42:40 Guia Rápido Roteador RE041 quickguide_rv1.indd 1 21/09/2012 14:42:40 quickguide_rv1.indd 2 21/09/2012 14:42:40 3 Sumário Sumário...3 1. Conectando o roteador...4 2. Login no roteador...6 3. Conectando

Leia mais

Laboratório - Configuração do Firewall no Windows 7 e no Vista

Laboratório - Configuração do Firewall no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você explorará o Firewall do Windows e definirá algumas configurações avançadas. Equipamentos Recomendados Dois computadores conectados diretamente ou através de uma rede

Leia mais

1 Introdução Características...5 Requisitos do Dispositivo Conhecendo o dispositivo... 7

1 Introdução Características...5 Requisitos do Dispositivo Conhecendo o dispositivo... 7 1 A Centerdigital Produtos Eletrônicos e Serviços Ltda. reservase o direito de melhorar, aprimorar e modificar os recursos e especificações de seus produtos sem prévia notificação. Copyright 1993-2011.

Leia mais

Configurações de Rede Para Servidores DVR E Configuração de Usuários SEKRON DIGITAL

Configurações de Rede Para Servidores DVR E Configuração de Usuários SEKRON DIGITAL Configurações de Rede Para Servidores DVR E Configuração de Usuários SEKRON DIGITAL - CONFIGURAÇÃO DA REDE LOCAL Para que o Técnico possa efetuar a configuração de rede, terá que seguir os seguintes procedimentos.

Leia mais

Guia de Configurações do Wi-Fi

Guia de Configurações do Wi-Fi Guia de Configurações do Wi-Fi Conexões Wi-Fi com a Impressora Como conectar a um computador por meio de um roteador Wi-Fi Como conectar diretamente a um computador Como conectar a um dispositivo inteligente

Leia mais

Laboratório - Uso do CLI IOS com tabelas de endereços MAC do switch

Laboratório - Uso do CLI IOS com tabelas de endereços MAC do switch Laboratório - Uso do CLI IOS com tabelas de endereços MAC do switch Topologia Tabela de Endereçamento Dispositivo Interface Endereço IP Máscara de Sub-Rede Gateway Padrão R1 G0/1 192.168.1.1 255.255.255.0

Leia mais

Conectando-se a uma LAN sem fio através de configuração manual

Conectando-se a uma LAN sem fio através de configuração manual Observe que, neste documento, as páginas no manual Wi-Fi do produto são referenciadas. Consulte o site da Canon para baixar o PDF completo. Selecionar a rede sem fio Quando [Find network (Encontrar rede)]

Leia mais

GAC2500 Grandstream.

GAC2500 Grandstream. GAC2500 Grandstream Contendo instruções básicas incluindo a lista de conteúdo de pacote e também informações para obter uma melhor performance com a GAC2500. Nota: verifique o pacote antes da instalação.

Leia mais

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº2

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº2 Redes de Computadores Curso de Eng. Informática Curso de Eng. de Electrónica e Computadores Trabalho de Laboratório Nº2 Configuração de TCP/IP numa rede computadores Utilização do Ping e Tracert 1 Objectivo

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DOS ACCESS POINT EM MODO AP REPEATE (REPETIDOR) TL-WA501G E TL-WA601G. Roteadores Versão:

CONFIGURAÇÃO DOS ACCESS POINT EM MODO AP REPEATE (REPETIDOR) TL-WA501G E TL-WA601G. Roteadores Versão: CONFIGURAÇÃO DOS ACCESS POINT EM MODO AP REPEATE (REPETIDOR) TL-WA501G E TL-WA601G Roteadores Versão: 080429 CONECTANDO O PONTO DE ACESSO 1. Primeiro, conecte o cabo de força no painel traseiro do TL-WA501G.

Leia mais

Configurar configurações de porta do protocolo de descoberta da camada de enlace (LLDP) em um interruptor

Configurar configurações de porta do protocolo de descoberta da camada de enlace (LLDP) em um interruptor Configurar configurações de porta do protocolo de descoberta da camada de enlace (LLDP) em um interruptor Objetivo A descoberta do valor-limite dos media do protocolo de descoberta da camada de enlace

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TEW-639GR 2.01

Guia de Instalação Rápida TEW-639GR 2.01 Guia de Instalação Rápida TEW-639GR 2.01 Índice Português 1 1. Antes de Iniciar 1 2. Instalação de Hardware 2 3. Configurando o Roteador Wireless 3 Troubleshooting 5 Version 03.04.2010 1. Antes de Iniciar

Leia mais

Laboratório - Uso do Wireshark para observar o handshake triplo do TCP

Laboratório - Uso do Wireshark para observar o handshake triplo do TCP Laboratório - Uso do Wireshark para observar o handshake triplo do TCP Topologia Objetivos Parte 1: Preparar o Wireshark para capturar pacotes Selecionar uma interface apropriada da placa de rede para

Leia mais

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez. MAXIFY ib4010 Mac OS

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez. MAXIFY ib4010 Mac OS Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez MAXIFY ib4010 Mac OS 1 Preparando para Conectar na Rede Requisitos da Rede Antes de conectar sua multifuncional à rede, verifique se a configuração

Leia mais

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez MAXIFY ib4010 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando um cabo USB 1 Instalando sua Impressora na sua rede pela primeira vez MAXIFY

Leia mais

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1 Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1- Para realizar o procedimento de configuração em modo Bridge o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2640T

Leia mais

Fichas técnicas. Ficha técnica: validar a conectividade da rede em menos de 10 segundos. Os principais recursos incluem:

Fichas técnicas. Ficha técnica: validar a conectividade da rede em menos de 10 segundos. Os principais recursos incluem: Fichas técnicas Ficha técnica: validar a conectividade da rede em menos de 10 segundos Os principais recursos incluem: Rápido e fácil de usar Entenda se um problema de conectividade de rede está no computador

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:6810-6

GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:6810-6 GWR -130 Repetidor Wireless 300Mpbs GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:6810-6 Repetidor Wireless 300 Mbps GWR -130 Guia de Instalação Rápida REV.1.0 1. INTRODUÇÃO O Repetidor Wireless 300Mbps (2T2R), modelo

Leia mais

O seu fone de ouvido. Fone de ouvido Cisco 521 e 522. Fone de ouvido Cisco 521 e 522, na página 1 Cisco Headset 561 e 562, na página 4

O seu fone de ouvido. Fone de ouvido Cisco 521 e 522. Fone de ouvido Cisco 521 e 522, na página 1 Cisco Headset 561 e 562, na página 4 Fone de ouvido Cisco 521 e 522, na página 1 Cisco Headset 531 e 532, na página 2 Cisco Headset 561 e 562, na página 4 Documentação relacionada, na página 12 Fone de ouvido Cisco 521 e 522 Os fones de ouvido

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Modem e Rede Local Guia do Usuário

Modem e Rede Local Guia do Usuário Modem e Rede Local Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Guia do AirPrint. Versão 0 BRA-POR

Guia do AirPrint. Versão 0 BRA-POR Guia do AirPrint Versão 0 BRA-POR Definições das observações Utilizamos o ícone a seguir ao longo deste manual do usuário: Observação Os ícones de Observação ensinam como agir em determinada situação ou

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TE100-MP1UN

Guia de Instalação Rápida TE100-MP1UN Guia de Instalação Rápida TE100-MP1UN V1 Índice Português 1 1. Antes de Iniciar 1 2. Como Instalar 2 3. Imprimindo 7 4. Enviando Fax 8 5. Scanner 9 Troubleshooting 10 Version 05.15.2010 1. Antes de Iniciar

Leia mais

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 TUBARÃO 2012 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 Manual técnico

Leia mais

Lab - Montando Cabos UTP Direto e Cruzado (Crossover)

Lab - Montando Cabos UTP Direto e Cruzado (Crossover) IT Essentials 5.0 6.4.2.4 Lab - Montando Cabos UTP Direto e Cruzado (Crossover) Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá montar e testar cabos de rede Ethernet de par

Leia mais

Laboratório - Projeto e implantação de um esquema de endereçamento VLSM

Laboratório - Projeto e implantação de um esquema de endereçamento VLSM Laboratório - Projeto e implantação de um esquema de endereçamento VLSM Topologia Objetivos Parte 1: Examinar os requisitos da rede Parte 2: Criar o esquema de endereços VLSM Parte 3: Cabear e configurar

Leia mais

Nota Técnica. 2 Procedimento *Tenha o backup da sua aplicação antes de qualquer procedimento.

Nota Técnica. 2 Procedimento *Tenha o backup da sua aplicação antes de qualquer procedimento. Nota Técnica Assunto: Objetivo: Realizar Download e Upload na linha UniStream. Descrever o procedimento, para realizar download na linha de CLP com IHM incorporada UniStream, via USB e Ethernet. 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

QUICK INSTALLATION GUIDE

QUICK INSTALLATION GUIDE SHARECENTER 2-BAY CLOUD NETWORK STORAGE QUICK INSTALLATION GUIDE GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CONTEÚDO DA EMBALAGEM CONTEÚDO CD DE INSTALAÇÃO INCLUIDO GUIA DE INSTALAÇÃO E MANUAL TÉCNICO D-LINK CLOUD STORAGE

Leia mais

VigorTalk ATA. Quick Start Guide. Versão 1.0

VigorTalk ATA. Quick Start Guide. Versão 1.0 VigorTalk ATA Quick Start Guide Versão 1.0 Verifique o conteúdo da embalagem Uma VigorTalk; O Quick Start Guide do VigorTalk (este documento); CD incluindo o Manual do Usuário do VigorTalk; Um cabo de

Leia mais

GUIA GPS DISCOVERY. Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração

GUIA GPS DISCOVERY. Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração GUIA GPS DISCOVERY Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração Introdução Este guia foi feito para suprir as necessidades de conhecimento sobre os produtos Aquarius Brasil junto a

Leia mais

Busca Preço G2 Manual de Usuário

Busca Preço G2 Manual de Usuário Busca Preço G2 Manual de Usuário Rev 01/ 07-2018 1 - CARACTERÍSTICAS Fonte de alimentação automática de 90 a 240 VAC (saída de 5V / 1,5A) Consumo de corrente: 350mA Temperatura de operação: 0 até 40 ⁰C

Leia mais

Manual Técnico para Parceiros

Manual Técnico para Parceiros Manual Técnico para Parceiros Apresentação O serviço VPN SW GSURFNET está em produção no mercado desde 2006, conduzindo o tráfego das operações TEF sobre IP através de qualquer meio de acesso à Internet

Leia mais

Guia do AirPrint. Este Manual do usuário aplica-se aos seguintes modelos: MFC-J6520DW/J6720DW/J6920DW. Versão 0 BRA-POR

Guia do AirPrint. Este Manual do usuário aplica-se aos seguintes modelos: MFC-J6520DW/J6720DW/J6920DW. Versão 0 BRA-POR Guia do AirPrint Este Manual do usuário aplica-se aos seguintes modelos: MFC-J650DW/J670DW/J690DW Versão 0 BRA-POR Definições das observações Utilizamos os estilos de observações a seguir ao longo deste

Leia mais

Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ

Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ 3.03.0a Número de peça HP C8S69-96029 Publicado: Junho de 2013 Edição 1 Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft

Leia mais

Guia de instalação. 1. Instalar o equipamento. 2. Instalar o software. Painel de controle

Guia de instalação. 1. Instalar o equipamento. 2. Instalar o software. Painel de controle Guia de instalação. Instalar o equipamento. Instalar o software Painel de controle . Instalar o equipamento 0 cm (4.0 inches) 33 cm (3 inches) 0 cm (7.9 inches) 0 cm (7.9 inches) 3 89,6 0 50 5 80 Fonte

Leia mais

Nota O produto usado neste Guia de Instalação é o TD,W8950ND, TD-W8960N e TD-W8970N.

Nota O produto usado neste Guia de Instalação é o TD,W8950ND, TD-W8960N e TD-W8970N. Nota O produto usado neste Guia de Instalação é o TD,W8950ND, TD-W8960N e TD-W8970N. Nota Por favor, para configuração, use o equipamento ligado somente via cabo. Desligue todos os equipamentos de rede,

Leia mais

Conteúdo da embalagem

Conteúdo da embalagem Marcas comerciais NETGEAR, o logotipo NETGEAR e Connect with Innovation são marcas registradas e/ou marcas comerciais registradas da NETGEAR, Inc. e/ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros

Leia mais

Laboratório - Projeto e implantação de um esquema de endereçamento de sub-rede IPv4

Laboratório - Projeto e implantação de um esquema de endereçamento de sub-rede IPv4 Laboratório - Projeto e implantação de um esquema de endereçamento de sub-rede IPv4 Topologia Tabela de Endereçamento Dispositivo Interface Endereço IP Máscara de Sub-Rede Gateway Padrão Objetivos R1 G0/0

Leia mais

W-R2000nL v1.3 Guia de instalação

W-R2000nL v1.3 Guia de instalação W-R2000nL v1.3 Guia de instalação Sumário Instalação...3 Configurando seu computador...4 Acessando a tela de configurações...5 Configuração de Roteamento...6 Alterando senha da rede sem fio...11 Repetição

Leia mais

Acesso Inicial. Por default DVG-5112S é servidor DHCP na porta LAN e isso pode causar instabilidades na sua rede.

Acesso Inicial. Por default DVG-5112S é servidor DHCP na porta LAN e isso pode causar instabilidades na sua rede. Acesso Inicial - Configure o seu PC para receber IP automaticamente na porta LAN (DHCP). - Conecte um cabo Ethernet do seu PC até a porta LAN do DVG-5112S - Poder ser um cabo direto ou cruzado, o DVG-5112

Leia mais

Instalação. Por favor, use apenas redes com cabos para configurar o roteador.

Instalação. Por favor, use apenas redes com cabos para configurar o roteador. Instalação Nota O modelo do produto mostrado como exemplo neste Guia é o TD-W8961ND/N. Nota Por favor, use apenas redes com cabos para configurar o roteador. Desligue todos os seus dispositivos de rede,

Leia mais

Como atribuir um endereço IP e acessar seu dispositivo

Como atribuir um endereço IP e acessar seu dispositivo Manual do Usuário Índice Introdução................................................. 3 Suporte a navegadores........................................... 3 Sobre endereços IP..............................................

Leia mais

Manual de Configuração.

Manual de Configuração. O NX WiFi é um conversor de Serial e Ethernet para WiFi, com isso eliminando o cabeamento em suas instalações e deixando-os equipamentos com mais mobilidade. NX WiFi Modo STA Modo STA Neste modo o NXWiFi

Leia mais

GUIA DE CONFIGURAÇÃO RÁPIDA

GUIA DE CONFIGURAÇÃO RÁPIDA GUIA DE CONFIGURAÇÃO RÁPIDA Pontos de Acesso do Ruckus Wireless ZoneFlex 2925 Este Guia de Configuração Rápida descreve passo-a-passo como configurar um Ponto de Acesso (PA) do Ruckus Wireless ZoneFlex

Leia mais

GUIA GPS Quatro Rodas

GUIA GPS Quatro Rodas GUIA GPS Quatro Rodas Tutorial de soluções rápidas Introdução Objetivo: Suprir as necessidades de conhecimento sobre os produtos Aquarius Brasil junto a você, nosso cliente. Campo de aplicação: Este documento

Leia mais

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras:

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras: Windows NT 4.x Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-26 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-26 "Solução de problemas do Windows NT 4.x (TCP/IP)" na página 3-30 Etapas preliminares

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Fundamentos de Redes II Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Endereçamento IP Euber Chaia Cotta

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Introdução Como eu conecto meu roteador de Linksys a um roteador VoIP de Linksys? Informações Relacionadas

Introdução Como eu conecto meu roteador de Linksys a um roteador VoIP de Linksys? Informações Relacionadas Índice Introdução Como eu conecto meu roteador de Linksys a um roteador VoIP de Linksys? Informações Relacionadas Introdução Este artigo é um em uma série para auxiliar na instalação, no troubleshooting

Leia mais