GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA COLETA DE DADOS E DIAGNÓSTICOS SOBRE ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA EM PERSPECTIVA NACIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA COLETA DE DADOS E DIAGNÓSTICOS SOBRE ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA EM PERSPECTIVA NACIONAL"

Transcrição

1 GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA COLETA DE DADOS E DIAGNÓSTICOS SOBRE ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA EM PERSPECTIVA NACIONAL Autor: Ailton Fernando S. de Oliveira

2 INTRODUÇÃO A atualidade histórica revela-se por meios de comunicação nunca antes experimentados, com grande diversidade de informações, tendo como conseqüência a dificuldade de acompanhamento das mudanças que estão ocorrendo ao nosso redor. Necessita-se assim, mais que nunca de organização de informações que possibilite a construção do conhecimento em áreas específicas

3 Pierre Levy, Economia da atenção. INTRODUÇÃO Nas suas palavras, as nossas escolhas ou atenção para um determinado produto ou conhecimento é determinante para o seu crescimento e fortalecimento, principalmente no mundo cada vez mais coletivo

4 INTRODUÇÃO O esporte e as atividades físicas conquistam cada dia mais adeptos no Brasil, seja em busca de oportunidades de lazer, de performance esportiva, de saúde ou de estética, diversificam os praticantes e os modos de práticas..

5 INTRODUÇÃO Entretanto, como hipótese admite-se que os dados de observação desses fatos têm sofrido descontinuidade e fragmentação, quando se procura compreender como tem sido construído e sistematizado o conhecimento no Brasil, em termos de coleta de dados e diagnósticos sobre o esporte, as atividades físicas, suas práticas e infra-estrutura esportiva.

6 PROBLEMA Necessidade da realização de um estudo sobre coleta de dados e diagnósticos do esporte no Brasil, partindo de uma análise comparativa do que se tem produzido no Brasil e no exterior sobre esse tema.

7 PROBLEMA Pressuposto: A inexistência de conceitos e procedimentos padrão para coleta de dados sobre o esporte no Brasil tem gerado descontinuidade e fragmentação da informação, dificultando uma gestão adequada do conhecimento já existente na área esportiva. Esta problematização em princípio incide sobre os conceitos e procedimentos padrão que dariam maior eficiência e propriedade para coleta de dados e diagnósticos para o esporte nacional.

8 QUESTÕES INVESTIGADAS a) Conceitual: Quais os conceitos, procedimentos e conhecimentos existentes mais adequados e apropriados que possam ser adaptados para elaboração de um modelo de coleta de dados para diagnósticos do setor esportivo no Brasil?

9 QUESTÕES INVESTIGADAS b) Procedimentais: Como têm sido construídos os diagnósticos e as coletas de dados sobre o esporte e atividade física no Brasil? De que forma essas coletas de dados têm auxiliado nas definições de demandas, tomada de decisão, para as práticas, a infra-estrutura do esporte e das atividades físicas? Como outros países selecionados têm tratado essa questão? Quais as experiências ou os métodos adotados para exemplificar uma gestão do conhecimento sobre o tema proposto no Brasil?

10 OBJETIVOS Definir procedimentos básicos com relação à coleta de dados e organização de estatísticas sobre o esporte no Brasil, possibilitando análises mais apropriadas para tomada de decisões, estabelecimento da governança e acompanhamento de políticas públicas por parte do governo como também das ações de entidades privadas.

11 RELEVÂNCIA A relevância incide na coleta apropriada de dados que ofereçam informações detalhadas e relevantes, contribuindo na identificação de demandas, na análise de contextos socioculturais e econômicos, e que evite a fragmentação e descontinuidade das informações pertinentes ao auxílio a definições de políticas públicas e de interesses esportivos privados.

12 PRODUÇÃO NO BRASIL COM DELIMITAÇÃO NACIONAL o Diagnóstico da Educação Física/Desportos no Brasil (DACOSTA, 1971); Inventário da Infra-estrutura Desportiva Brasileira, (IBGE, 2000); Atlas do Esporte do Brasil (DACOSTA, 2005); Perfil dos Municípios Brasileiros (IBGE, 2006a) Pesquisa do Esporte 2003 (IBGE, 2006b), Dossiê Esporte um estudo sobre o esporte na vida do brasileiro (IPSOS MARPLAN, 2006).

13 INSTRUMENTOS DE PESQUISAS INTERNACIONAIS Compass European Network Coordinated Monitoring of Participation in Sports (COMPASS) IPAQ - International Physical Activity Questionnaire

14 METODOLOGIA DA PESQUISA Primeiro Momento Definição das categorias objeto de análise: - Tipologia - Abrangência da pesquisa - Forma de publicação - Impacto observado (pequeno, médio e grande) - Fontes e metodologia de coleta - Propósito para políticas públicas para a população - Detecção de fatores socioeconômicos

15 METODOLOGIA DA PESQUISA Segundo Momento - Levantamento historiográfico das produções existentes sobre coletas de dados e diagnósticos do esporte e das atividades físicas no Brasil; - Análise do COMPASS e IPAQ.

16 METODOLOGIA DA PESQUISA Terceiro Momento Análise dos dados de forma que possibilitassem um estudo comparativo por diferenças e semelhanças incidentes sobre os elementos principais de conceitos, procedimentos e padrões que se tem adotado sobre coleta de dados, diagnósticos e levantamentos do esporte no Brasil. (OYEN, 1992).

17 METODOLOGIA DA PESQUISA Quarto Momento Produção de um levantamento (survey) aplicado junto aos gestores de áreas esportivas do estado de Sergipe, com finalidade de identificar possibilidades de construção de diagnóstico local sobre esporte, lazer e atividade física.

18 METODOLOGIA DA PESQUISA Quinto Momento Definição dos resultados partindo dos dados encontrados tanto no Brasil como em outros países, tendo como parâmetro o COMPASS e os conceitos sobre gestão do conhecimento e estratégias, estabelecidos em Valentim (2003), Senge (2004) e Robert (1998).

19 ANÁLISE DOS DADOS Tipologia das Instalações Esportivas - Síntese Semelhanças - Em comum a todos diagnósticos e levantamentos, há dados sobre piscina, quadra esportiva, campo de futebol, ginásio de esporte e pista de atletismo ( Dossie Esporte excluído por não abranger instalações). Diferenças - Os diagnósticos e levantamentos têm um conjunto específico e peculiar de categorias quantificáveis; - As categorias estrutura física, iluminação, aspectos administrativos, organizacional e localização urbana ou rural, aparecem eventualmente e em contextualizações distintas entre si; - A localização das categorias não obedece a um critério único: ora aborda-se a delimitação geográfica, ora a vinculação administrativa; (níveis de governo e particulares); na localização geográfica focaliza-se município, estado, ou o país como um todo de modo desarticulado; - Não há uma lógica nos diagnósticos e nos levantamentos quanto ao uso da quantificação e da qualificação das categorias.

20 Tipologia Diversas Síntese Comparativa Semelhanças Diferenças - As tipologias Educação Física no ensino superior e escolar é a que mais se apresenta entre os diagnósticos e levantamentos, estando presente em quatro dos seis pesquisados (o Inventário INDESP e o Dossiê Esporte não se propuseram a esse tipo de estudos); - Observa-se também semelhanças entre os diagnósticos e levantamentos na tipologia instalações esportivas, ressalvadas as particularidades já debatidas nesse tema. - As tipologias apresentam uma diversidade muito grande entre os diagnósticos e levantamentos; - Essas diversidades de tipologia são agravadas em suas diferenças, quando observamos as categorias selecionadas em cada tipologia, como: estrutura, delimitação, abrangência geográfica, organização, administração entre outros; - As categorias investigadas para as tipologias da educação física no ensino superior e escolar; - A profundidade dos temas abordados entre os diagnósticos e levantamentos; o inventário INDESP apresenta somente dados quantitativos, os demais ora apresentam dados quantitativos ora os dados são acompanhados de análise qualitativa.

21 Abrangência da Pesquisa Síntese Comparativa Semelhanças Diferenças - Com exceção do Dossiê Esporte que metodologicamente fez a opção de coletar dados apenas das grandes capitais, as demais pesquisas se assemelham por apresentar seus dados em perspectiva nacional. - Diversificação nas categorias administrativa. Algumas pesquisas coletam seus dados apenas de gestores municipais, como a Perfil dos Municípios ; outras de gestores estaduais como a Pesquisa Estado e outras de todas as esferas administrativas como o Diagnóstico do Brasil e O Atlas do Esporte no Brasil ; - As pesquisas apresentam grande diversificação na forma de apresentação de seus dados.

22 Forma de Publicação Síntese Comparativa Semelhanças Diferenças - Com exceção do Diagnóstico do Brasil e do Inventário do INDESP, que apresentaram seus dados em livros, as demais pesquisas apresentam seus resultados em livro, Cd-Rom e na internet. - Nesse item não identificamos diferenças.

23 Impacto Observado com Relação à Aplicação Prática e à Incorporação do Conhecimento Semelhanças Diferenças - As pesquisas Diagnóstico do Brasil e Atlas do Esporte no Brasil apresentam informações mais qualitativas e diversificadas propiciando novos conhecimentos e aplicações prática pelos profissionais e pesquisadores da área, favorecendo assim uma gestão do conhecimento para o setor; - Observa-se que as pesquisas que apresentaram seus dados com pouca discussão qualitativa e delimitação da área administrativa em uma só esfera, obtiveram pequeno ou médio impacto e pouca utilização por parte dos profissionais e pesquisadores da área (Inventário INDESP, Pesquisa Estado, pesquisa Município e Dossiê Esporte). Mostrando pouca utilidade para gestão do conhecimento para o setor. - No impacto e na utilização das informações coletadas para construção de uma gestão do conhecimento para o setor.

24 Fontes e Instrumentos de Coletas Síntese Comparativa Semelhanças Diferenças - Falta de padronização de procedimentos metodológicos tanto para os instrumentos de coleta como para a unidade de informação. - Os diagnósticos e Levantamentos apresentaram fonte e instrumentos de coleta diferenciados.

25 Propósito Para Políticas Públicas e Privadas para a População Síntese Comparativa Semelhanças - Com exceção do Diagnóstico do Brasil e do Atlas do Esporte no Brasil, que apresentam uma visão mais geral e pormenorizada do setor, as demais pesquisas, seja pela poucas informações prestadas, ou pela pequena delimitação administrativa, não oferecem uma visão geral em perspectiva nacional que favoreça a tomada de decisão e definições de políticas para a área. Diferenças - Apresentam diferenças quanto à qualidade e importância dos dados pesquisados.

26 Detecção de Fatores Sócio-Econômicos Sobre o Esporte e seus Praticantes Síntese Comparativa Semelhanças Diferenças - Com exceção do Levantamento do INDESP, as outras pesquisas mesmo de forma diferenciadas apresentam dados sobre questões sociais e econômicas do esporte. - Os dados coletados sobre questões sociais e econômicas apresentam grande diferenciação, dificultando no conhecimento pormenorizado do impacto do esporte nesses aspectos.

27 Levantamento Survey sobre Coleta de Dados para o Esporte - Síntese Comparativa dos Municípios em % TABELAS MUITO RELEVANTE E RELEVANTE CATEGORIA % RAZOÁVEL SEM NECESSIDADE Tabela 25 74,07 % 25,92% 0% Tabela 26 83,32% 16,66% 0% Tabela 27 72,21% 27,77% 0% Tabela 28 77,77% 20,37% 1,85% Tabela 29 66,66% 33,33% 0% Tabela 30 68,51% 31,48% 0% Tabela 31 55,54% 44,44% 0% Tabela 32 59,25% 40,74% 0% Tabela 33 70,36% 27,77% 1,85% Tabela 34 75,92% 24,07% 0%

28 Densidade Populacional e Desenvolvimento Econômico Síntese Comparativa em % QUESTÕES INVESTIGADAS MUNICÍPIO - PEQUENO PORTE MUITO RELEVANTE E RELEVANTE % RAZOAVEL % MUNICÍPIO - MÉDIO PORTE MUITO RELEVANTE E RELEVANTE % RAZOAVEL % MUNICÍPIO - GRANDE PORTE MUITO RELEVANTE E RELEVANTE % RAZOAVEL % 1 64,86 35, ,71 14, ,07 18, ,0 3 67,56 32, ,71 14, ,26 27, ,43 28, ,55 32, ,0 6 62,15 37, ,71 14, ,34 48, ,85 57, ,75 43, ,85 57, ,26 27, ,43 28, ,67 24, ,13 42,85

29 Localização Geográfica Síntese Comparativa Sobre os indicadores Muito Relevante e Relevante em % TERRITORIOS SERGIPANOS SUL CENTRO SUL GRANDE LESTE ALTO MÉDIO BAIXO SÃO AGRESTE QUESTÕES SERGIPANO MUITO MUITO ARACAJU MUITO SERGIPANO MUITO SERTÃO MUITO SERTÃO MUITO FRANCISCO MUITO CENTRAL MUITO RELEVANTE / RELEVANTE / RELEVANTE / RELEVANTE / RELEVANTE / RELEVANTE / RELEVANTE / RELEVANTE / RELEVANTE RELEVANTE RELEVANTE RELEVANTE RELEVANTE RELEVANTE RELEVANTE RELEVANTE 1 87, ,7 85, , , , , ,13 42, , , ,71 57, , , , , ,71 71, , ,57 71, , ,85 71, , , ,13 85, , , ,88 80

30 CONSIDERAÇÕES FINAIS Primeira Vertente Baseada no referencial teórico Segunda Vertente Baseada nos estudos e análises dos dados dos diagnósticos e levantamentos produzidos no Brasil e dos instrumentos internacionais aqui apresentados. Terceira Vertente Baseada nas respostas do levantamento Survey aplicados aos gestores do esporte em Sergipe

31 CONSIDERAÇÕES FINAIS O valor social e econômico do esporte, Planejamento, acompanhamento e monitoramento para tomada de decisões, Suporte para políticas públicas, interesse privado, estudos socioeconômicos e embasar pesquisas acadêmicas, Possibilite uma governança efetiva para a área com ética, transparência e accoutability.

32 CONSIDERAÇÕES FINAIS As empresas e instituições precisam estabelecer uma nova relação com o meio e a sociedade, aprendendo a utilizar e gerenciar essas informações, adentrando assim, no mundo do conhecimento.

33 CONSIDERAÇÕES FINAIS Assim sendo sugerimos aos órgãos estatísticos e governamentais a adoção do conceito e dos procedimentos do COMPASS com a possibilidade de ser acrescido com as necessidades e características locais para a coleta de dados sobre o esporte e a atividade física no Brasil. Permitindo análises comparativas e entender/conhecer melhor esse setor.

34 OBRIGADO

DIAGNÓSTICO DO ESPORTE NO BRASIL: ELEMENTOS A INVESTIGAR.

DIAGNÓSTICO DO ESPORTE NO BRASIL: ELEMENTOS A INVESTIGAR. DIAGNÓSTICO DO ESPORTE NO BRASIL: ELEMENTOS A INVESTIGAR. 1. Introdução AILTON FERNANDO SANTANA DE OLIVEIRA 1,2,4,5 MARCELO DE CASTRO HAIACHI 2,5 GYLTON BRANDÃO DA MATTA 3 CELI NELZA ZULKE TAFFAREL 1,4

Leia mais

TRAJETÓRIA DA ABORDAGEM DE ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA: Uma análise das obras de Paula Jarzabkowski e de Richard Whittington

TRAJETÓRIA DA ABORDAGEM DE ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA: Uma análise das obras de Paula Jarzabkowski e de Richard Whittington TRAJETÓRIA DA ABORDAGEM DE ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA: Uma análise das obras de Paula Jarzabkowski e de Richard Whittington Cláudio Luiz Melo da Luz 1 ; Silvana Anita Walter 2 INTRODUÇÃO A estratégia das

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO. CBAt

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO. CBAt PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2017-2020 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO CBAt MISSÃO Buscar a excelência no atletismo pela inovação e promoção do esporte, realizando eventos e aumentando as conquistas internacionais

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da Evolução do Pensamento Administrativo I Semestre 1º Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua

Leia mais

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL - AELBRA Credenciado pela Portaria Ministerial nº 1.198, de 13/06/2001 DOU de 15/06/2001 Recredenciado pela Portaria Ministerial n 1.381, de 23/11/2012 DOU de

Leia mais

Indicadores para Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos: uma Comparação Inicial

Indicadores para Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos: uma Comparação Inicial Indicadores para Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos: uma Comparação Inicial Raissa Pereira CETESB / FSP-USP Profª Wanda Günther FSP-USP Prof. Flávio Ribeiro CETESB A Problemática

Leia mais

Pesquisas Institucionais. uma forma científica de conhecer o público interno

Pesquisas Institucionais. uma forma científica de conhecer o público interno uma forma científica de conhecer o público interno Comunicação Interna Fluxos de Comunicação Chefe Subchefes Sub-sub Front office D e s c e n d e n t e A s c e n d e n t e 2 Conceito Identificação, coleta

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRA4007 EDITAL Nº 02/2010 1. Perfil: 1 3. Qualificação educacional: Pós-graduação em Turismo, Administração ou Marketing 4. Experiência profissional:

Leia mais

4. Metodologia da Pesquisa

4. Metodologia da Pesquisa 4. Metodologia da Pesquisa 4.1. Tipo de Pesquisa Entre as diversas estratégias que a pesquisa qualitativa abarca, o presente trabalho ficou restrito a uma determinada empresa - a Empresa Júnior da PUC-Rio

Leia mais

LEI Nº /2013 CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL

LEI Nº /2013 CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL LEI Nº. 1.282/2013 Ementa: Institui o Plano Plurianual do Município de Ouricuri para o período de 2014 a 2017. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE OURICURI/PE, no uso de suas atribuições legais, faz saber que A

Leia mais

Políticas e programas públicos relacionados aos determinantes sociais da saúde desenvolvidos no Nordeste brasileiro

Políticas e programas públicos relacionados aos determinantes sociais da saúde desenvolvidos no Nordeste brasileiro Conferência Regional sobre os Determinantes Sociais da Saúde - Nordeste Recife, 02 a 04 de setembro de 2013 Políticas e programas públicos relacionados aos determinantes sociais da saúde desenvolvidos

Leia mais

PROGRAMA KLABIN DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: APOIO AO PLANEJAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

PROGRAMA KLABIN DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: APOIO AO PLANEJAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL PROGRAMA KLABIN DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: APOIO AO PLANEJAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL São Paulo, 11 de setembro de 2018 Chamada de Casos: Gestão empresarial e políticas públicas para

Leia mais

Contribuições do método experiencial à avaliação de políticas públicas.

Contribuições do método experiencial à avaliação de políticas públicas. Contribuições do método experiencial à avaliação de políticas públicas. Lea Carvalho Rodrigues Universidade Federal do Ceará Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) Objetivos 1. Abordar duas

Leia mais

DIAGNÓSTICO DOS POÇOS TUBULARES E A QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICIPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ

DIAGNÓSTICO DOS POÇOS TUBULARES E A QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICIPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ DIAGNÓSTICO DOS POÇOS TUBULARES E A QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICIPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ José Joeferson Soares dos Santos 1 Ricardo Souza Araújo 2 Nayanne Lis Morais Sampaio 3 Thais

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2015/004

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2015/004 UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2015/004 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida profissionais

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1

ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1 ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1 Luís Fernando Irgang Dos Santos 2, Claudio Rodrigo Machado Fraga 3. 1 Pesquisa realizada na disciplina

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PPSIG - PROGRAMA DE DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PPSIG - PROGRAMA DE DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS Resolução Nº 02/2014 EMENTA: Aprova e Regulamenta as regras para a aprovação do Projeto de Tese e realização do Exame de Qualificação. O COLEGIADO DO CURSO, no uso de suas atribuições previstas no Artigo

Leia mais

APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO

APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO Marina Gomes Murta MORENO 1 ; Bruna MACIEL 2 RESUMO A pesquisa desenvolvida diz respeito à elaboração de um modelo de gerenciamento

Leia mais

5. Contribuições do PMBOK para o MQL

5. Contribuições do PMBOK para o MQL 68 5. Contribuições do PMBOK para o MQL Em termos conceituais e de abrangência funcional o LFA e o PMBOK se complementam, o PMBOK se foca na dimensão de operacionalização do projeto, enquanto o LFA está

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA Graduação 1 UNIDADE 2 A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Nesta segunda unidade vamos compreender qual é a função do método na elaboração da pesquisa. Este é um mecanismo

Leia mais

Avaliação de Processo e de Produto

Avaliação de Processo e de Produto Avaliação de Processo e de Produto Maria de Fátima Ramos Brandão Universidade de Brasília Abril,2008 O objetivo desta unidade é estabelecer as bases conceituais necessárias para promover a avaliação dos

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRZ4012 EDITAL Nº 005/2010 1. Perfil: TR 007/2010-CGS - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICÁVEIS 3. Qualificação educacional: Graduação na área de CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

Recomendada. Coleção Geografia em Construção. Por quê? A coleção. Na coleção, a aprendizagem é entendida como

Recomendada. Coleção Geografia em Construção. Por quê? A coleção. Na coleção, a aprendizagem é entendida como 1ª série (144 p.): Unidade 1. Quem é você?; Unidade 2. A vida em família; Unidade 3. Moradia; Unidade 4. Escola; Unidade 5. Rua, que lugar é esse? 2ª série (144 p.): Unidade 1. O lugar onde você vive;

Leia mais

PROGRAMA DE DIMENSIONAMENTO DAS NECESSIDADES DE PESSOAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PROGRAMA DE DIMENSIONAMENTO DAS NECESSIDADES DE PESSOAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PROGRAMA DE DIMENSIONAMENTO DAS NECESSIDADES DE PESSOAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá-Ap UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS

Leia mais

Plano de Urbanização da Área Envolvente à VL10 - Nó de Gervide/ Rua Rocha Silvestre Termos de referência

Plano de Urbanização da Área Envolvente à VL10 - Nó de Gervide/ Rua Rocha Silvestre Termos de referência Plano de Urbanização da Área Envolvente à VL10 - Nó de Gervide/ Rua Rocha Silvestre Termos de referência O PU-VL10 possui uma área com cerca de 41,9 ha, inscrevendo-se integralmente na Unidade Operativa

Leia mais

Elementos de Gestão para Educação a Distância: um estudo a partir dos Fatores Críticos de Sucesso e da Visão Baseada em Recursos

Elementos de Gestão para Educação a Distância: um estudo a partir dos Fatores Críticos de Sucesso e da Visão Baseada em Recursos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Elementos de Gestão para Educação a Distância: um estudo a partir dos Fatores Críticos de Sucesso e da Visão

Leia mais

10 ICUH 2011 Belo Horizonte Termo de Parceria UFMG - FIOCRUZ Observatório de Saúde Urbana Fiocruz Em construção...

10 ICUH 2011 Belo Horizonte Termo de Parceria UFMG - FIOCRUZ Observatório de Saúde Urbana Fiocruz Em construção... Sociedade Internacional de Saúde Urbana/ ICUH - 2002 David Vlahov, Jo Ivey Boufford ICUH 2014 Manchester, England, March 4-7, 2014 "Crossing Boundaries Partnerships for Global Urban Health" The International

Leia mais

Metodologia da Pesquisa. Metodologia Tecnológica

Metodologia da Pesquisa. Metodologia Tecnológica Metodologia da Pesquisa Metodologia Tecnológica O PROJETO DE PESQUISA O projeto de pesquisa é o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar uma certa realidade. Deve oferecer

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 04 - Segmentação de Mercado. Cursos de Computação

Empreendedorismo. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 04 - Segmentação de Mercado. Cursos de Computação Cursos de Computação Empreendedorismo Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 04 - Segmentação de Mercado Referência: Slides do professor Jose Sergio Resende Casagrande Segmentação de Mercado Segmentação de mercado

Leia mais

PROJETO NOSSO IFNMG. em números. Agosto de 2017

PROJETO NOSSO IFNMG. em números. Agosto de 2017 PROJETO 03 NOSSO IFNMG em números Agosto de 2017 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 5 3. MAPA ESTRATÉGICO... 5 4. METODOLOGIA... 6 5 LOGOMARCA DO SISTEMA... 6 1. INTRODUÇÃO O Instituto Federal

Leia mais

AULA 10 Questão de pesquisa e amostragem

AULA 10 Questão de pesquisa e amostragem 1 AULA 10 Questão de pesquisa e amostragem Ernesto F. L. Amaral 03 de setembro de 2010 Metodologia (DCP 033) Fonte: Flick, Uwe. 2009. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed. pp.33-42 & 43-55.

Leia mais

CURSO BÁSICO [156 HORAS]

CURSO BÁSICO [156 HORAS] FGV/CLEAR ForMA O objetivo do ForMA, Curso Básico de Formação em Monitoramento e Avaliação, é proporcionar ao aluno um contato abrangente com todas as etapas inerentes a processos de avaliação de programas

Leia mais

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA: Compreendendo os fatores que influenciam na implementação da estratégia.

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA: Compreendendo os fatores que influenciam na implementação da estratégia. UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA 1 PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO GESTÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E LOGÍSTICA ALINHAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA:

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA MODALIDADE SPECIAL SERVICE AGREEMENT. CÓDIGO DE CONTROLE: BRA/98/012 Avaliação Final

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA MODALIDADE SPECIAL SERVICE AGREEMENT. CÓDIGO DE CONTROLE: BRA/98/012 Avaliação Final TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA MODALIDADE SPECIAL SERVICE AGREEMENT CÓDIGO DE CONTROLE: BRA/98/012 Avaliação Final Prazo para envio de candidaturas: 05 de Julho 1. Unidade

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA Teoria e Análise das Organizações Comportamento Organizacional Tópicos Contemporâneos em Administração 1 Prof. Dr. Onofre R. de Miranda 1 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Apresentar conceitos

Leia mais

Desmatamento, Urbanização e Desenvolvimento Humano:

Desmatamento, Urbanização e Desenvolvimento Humano: Desmatamento, Urbanização e Desenvolvimento Humano: Análise Exploratória da Relação entre as Variáveis Um Estudo de Caso nos Municípios do Distrito Florestal Sustentável da BR-163 (Pará) CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia mais

Encontro Nacional do Programa Segundo Tempo AVALIANDO O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO. Dezembro de São Paulo/SP

Encontro Nacional do Programa Segundo Tempo AVALIANDO O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO. Dezembro de São Paulo/SP Encontro Nacional do Programa Segundo Tempo AVALIANDO O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO Dezembro de 2010 - São Paulo/SP SISTEMA DE MONITORAMENTO & AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS ESPORTE E LAZER DA CIDADE E SEGUNDO TEMPO

Leia mais

Revisão Sistemática da Literatura. M. Eng. Sérgio A. Loureiro

Revisão Sistemática da Literatura. M. Eng. Sérgio A. Loureiro Revisão Sistemática da Literatura M. Eng. Sérgio A. Loureiro Revisão Sistemática A revisão sistemática responde a uma pergunta claramente formulada utilizando métodos sistemáticos e explícitos para identificar,

Leia mais

DO ESTADO DO CEARÁ EXISTE TRANSPARÊNCIA NO QUE DIZ RESPEITO À APROPRIAÇÃO DO SALDO REMANESCENTE?

DO ESTADO DO CEARÁ EXISTE TRANSPARÊNCIA NO QUE DIZ RESPEITO À APROPRIAÇÃO DO SALDO REMANESCENTE? EXISTE TRANSPARÊNCIA NO QUE DIZ RESPEITO À APROPRIAÇÃO DO SALDO REMANESCENTE? Área temática: Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor Autora: Liliana Costa de Oliveira I CONTEXTUALIZAÇÃO BRASIL:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PPSIG - PROGRAMA DE DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PPSIG - PROGRAMA DE DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS Resolução Nº 02/2014 EMENTA: Aprova e Regulamenta as regras para a aprovação do Projeto de Tese e realização do Exame de Qualificação. O COLEGIADO DO CURSO, no uso de suas atribuições previstas no Artigo

Leia mais

Norma de Gestão de Risco de Liquidez

Norma de Gestão de Risco de Liquidez 23/ /06/206 29/ /06/207-8. OBJETIVO Esta norma estabelece a Política de gestão de Risco de Liquidez, observando as melhores práticas de mercado através da governança, metodologias, processos e sistemas

Leia mais

Diagnóstico eixo temático Perfil Institucional: OBJETIVOS E METAS METODOLOGIA

Diagnóstico eixo temático Perfil Institucional: OBJETIVOS E METAS METODOLOGIA Diagnóstico eixo temático Perfil Institucional: OBJETIVOS E METAS METODOLOGIA As ações relacionadas ao acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 a fim de monitorar o documento

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DA REGIÃO NORTE-FLUMINENSE - RJ. (SIGNO)

SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DA REGIÃO NORTE-FLUMINENSE - RJ. (SIGNO) Andreza Rohem Gualberto, Maurício Nunes Lamonica. Instituto Federal Fluminense- Campus Campos Centro, e-mail: andrezarohem@hotmail.com; lamonica@iff.edu.br SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DA

Leia mais

Profa. Carolina Andion, Dra

Profa. Carolina Andion, Dra Avaliação de Projetos Públicos Profa. Carolina Andion, Dra Referências MARINO, E. Manual de Avaliação de projetos sociais.. São Paulo: Saraiva/Instituto Ayrton Senna, 2003. OLIVEIRA, M. O sentido da avaliação..

Leia mais

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Aula 6 A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Nosso Blog... 1 Nome do Projeto 7 Objetivos 2 3 Título Nome do Orientador Introdução 8 9 Metodologia Cronograma 4 Problema de Pesquisa 10 Referências

Leia mais

INTRODUÇÃO. A principal conseqüência do processo de urbanização é a produção

INTRODUÇÃO. A principal conseqüência do processo de urbanização é a produção INTRODUÇÃO A principal conseqüência do processo de urbanização é a produção desordenada de novos espaços, retirando o natural e reproduzindo neste, espaços seguindo determinados modelos urbanos. É o que

Leia mais

Escolas estaduais com uma única etapa de atendimento e seus reflexos no desempenho dos alunos

Escolas estaduais com uma única etapa de atendimento e seus reflexos no desempenho dos alunos SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO Escolas estaduais com uma única etapa de atendimento e seus reflexos no desempenho dos alunos COORDENADORIA DE INFORMAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS...

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... GESTÃO DE RISCOS Folha 1/10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. GESTÃO DE RISCOS... 3 5. ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... 4 5.1. Identificação dos Riscos:...

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL O DESAFIO DA GESTÃO DAS REGIÕES METROPOLITANAS EM PAÍSES FEDERATIVOS

SEMINÁRIO INTERNACIONAL O DESAFIO DA GESTÃO DAS REGIÕES METROPOLITANAS EM PAÍSES FEDERATIVOS SEMINÁRIO INTERNACIONAL O DESAFIO DA GESTÃO DAS REGIÕES METROPOLITANAS EM PAÍSES FEDERATIVOS A POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E AS REGIÕES METROPOLITANAS Antonio Carlos F. Galvão (SDR-MI)

Leia mais

Curso de Especialização em Gestão Pública MATRIZ CURRICULAR. Módulo 1/Semestre 1 Carga horária total: 30h. 30h -

Curso de Especialização em Gestão Pública MATRIZ CURRICULAR. Módulo 1/Semestre 1 Carga horária total: 30h. 30h - Curso de Especialização em Gestão Pública CÂMPUS Florianópolis MATRIZ CURRICULAR Módulo 1/Semestre 1 Carga horária total: 30h Introdução a Informática e Ambiente Virtual de Ensino- Aprendizagem (AVEA)

Leia mais

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA)

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) 1 IV. Estudos de Alternativas Apresentar as alternativas tecnológicas e locacionais para implantação do empreendimento e a análise que culminou com a escolha da alternativa

Leia mais

CARTA DO DESPORTO DO CONCELHO DE PONTA DELGADA. CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA DELGADA Dezembro de 2007

CARTA DO DESPORTO DO CONCELHO DE PONTA DELGADA. CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA DELGADA Dezembro de 2007 CARTA DO DESPORTO DO CONCELHO DE PONTA DELGADA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA DELGADA Dezembro de 2007 INDICE NOTA INTRODUTÓRIA METODOLOGIA APRESENTAÇÃO DO CONCELHO DE PONTA DELGADA Geografia... 2 Mapa do Concelho...

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito FOLHA DE CONTROLE Título Política de Controles Internos Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Superintendência de Controles Internos e Gestão de Riscos - SUCIR Pré-aprovação Diretoria Colegiada

Leia mais

Tipos de dados. Nominal Ordenado Relativo Absoluto. Cor. Valor. Tamanho. Cor. Valor. Valor. Tamanho. Zonal Granulação

Tipos de dados. Nominal Ordenado Relativo Absoluto. Cor. Valor. Tamanho. Cor. Valor. Valor. Tamanho. Zonal Granulação Apresentação caderno Cartografia em foco foi elaborado para o aprofundamento O dos estudos de Geografia a partir de exercícios de cartografia temática. Ao desenvolver as propostas de atividades deste caderno,

Leia mais

ARTICULAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UM REQUISITO PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

ARTICULAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UM REQUISITO PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ARTICULAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UM REQUISITO PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Suzana Salvador

Leia mais

Gestão de dados de monitoramento para melhor controle ambiental em empreendimentos

Gestão de dados de monitoramento para melhor controle ambiental em empreendimentos Engenheiro Fabio Callia, Coordenador do Nucleo de Licenciamento do IBAMA/SP em 27 de abril de 2017 Gestão de dados de monitoramento para melhor controle ambiental em empreendimentos Os problemas enfrentados

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Escritório de Gestão de Processos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Escritório de Gestão de Processos - ANVISA Escritório de Gestão de Processos III Congresso Paraibano da Qualidade IV Seminário em Busca da Excelência João Pessoa - PB 25/08/2010 Cenário Desejado Cumprimento efetivo de sua missão Agência

Leia mais

Seminários Digitais Parte VI. Do universo, da amostra e da delimitação do corpus na pesquisa

Seminários Digitais Parte VI. Do universo, da amostra e da delimitação do corpus na pesquisa Seminários Digitais Parte VI Do universo, da amostra e da delimitação do corpus na pesquisa Curso de Comunicação em Mídias Digitais Pesquisa Aplicada em Comunicação e Mídias Digitais Marcos Nicolau Do

Leia mais

2º Semestre. 1º Semestre

2º Semestre. 1º Semestre MECANISMO DE FINANCIAMENTO Programa Operacional Regional do Norte ON.2, DESIGNAÇÃO DA OPERAÇÃO Complexo Desportivo de Ribeira de Pena Infraestruturas de Apoio e Arrelvamento EIO DE INTERVENÇÃO Eixo IV

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL TERMO DE ADESÃO AO COMPROMISSO NACIONAL PELA PARTICIPAÇÃO SOCIAL O Município (NOME), representado

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Classificação com base em seus objetivos Pesquisas exploratórias

Leia mais

TIC Saúde 2015 Apresentação dos principais resultados CBIS 2016

TIC Saúde 2015 Apresentação dos principais resultados CBIS 2016 TIC Saúde 15 Apresentação dos principais resultados CBIS 16 Goiânia 28 de Novembro de 16 SOBRE O CETIC.br PRODUÇÃO DE ESTATÍSTICAS TIC PARA POLÍTICAS PÚBLICAS Modelo Multissetorial de Governança da Internet

Leia mais

As principais etnias que originaram a população do Brasil. Aspectos gerais da população brasileira

As principais etnias que originaram a população do Brasil. Aspectos gerais da população brasileira Magno/geografia CONTEÚDO DO SEGUNDO BIMESTRE As principais etnias que originaram a população do Brasil A estrutura etária e sexual da população do Brasil e seus aspectos socioeconômicos Aspectos gerais

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL PROCEDIMENTOS PARA SUA CONSTITUIÇÃO Cuiabá, 26 de janeiro de 2012. Eng. Agr. MSc. José Juarez Pereira de Faria ASES/SADE/ Pressupostos da Atuação em APL Desenvolvimento não

Leia mais

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília/DF, jun. 2015

Leia mais

Componente de Formação Técnica

Componente de Formação Técnica CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE TURISMO 3º ANO-Ano Letivo:2014/2015 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: TURISMO-INFORMAÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICA Componente de Formação Técnica 1- Elenco Modular Duração de referência

Leia mais

PO 020 GESTÃO ESTRATÉGICA - 003

PO 020 GESTÃO ESTRATÉGICA - 003 PO 020 GESTÃO ESTRATÉGICA - 003 1 - OBJETIVO Estabelecer as orientações para a elaboração, execução e monitoramento do planejamento estratégico pelo SESI e SENAI. 2 - AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE Atividade

Leia mais

Formulário de Apresentação de Candidatura. Formação Modular para Empregados e Desempregados

Formulário de Apresentação de Candidatura. Formação Modular para Empregados e Desempregados Formulário de Apresentação de Candidatura Formação Modular para Empregados e Desempregados Região: Estrutura Local: Nome do responsável: Notas Importantes para elaboração da candidatura: 1 Nesta candidatura

Leia mais

A experiência do CGEE em estudos estratégicos para o desenvolvimento nacional

A experiência do CGEE em estudos estratégicos para o desenvolvimento nacional A experiência do CGEE em estudos estratégicos para o desenvolvimento nacional Mayra Juruá G. Oliveira SEMINÁRIO INICIATIVAS EM PROSPECÇÃO ESTRATÉGICA GOVERNAMENTAL NO BRASIL Fiocruz, 27 de julho de 2016

Leia mais

2 Trajetória da pesquisa

2 Trajetória da pesquisa 21 2 Trajetória da pesquisa No primeiro semestre no Programa de Pós-Graduação da PUC - Rio, além das disciplinas obrigatórias, cursei a disciplina eletiva Sociologia da Educação, escolha coerente com meu

Leia mais

PRINCÍPIOS DA PERMISSÃO DE USO DO SETOR DE ESPORTES

PRINCÍPIOS DA PERMISSÃO DE USO DO SETOR DE ESPORTES PRINCÍPIOS DA PERMISSÃO DE USO DO SETOR DE ESPORTES 1. Os espaços PISTA DE ALTLETISMO, CAMPO DE FUTEBOL, CAMPO SOCIETY, QUADRA COBERTA, GINÁSIO, SALA DE DANÇA, SALA DE MUSCULAÇÃO, SALA DE GINÁSTICA, e

Leia mais

2. Revisão de literatura e Referencial teórico

2. Revisão de literatura e Referencial teórico PROJETO DE PESQUISA 1. Introdução 1.1 Assunto 1.2 Tema 1.3 Justificativa 1.4 Problema 1.5 Hipóteses 1.6 Objetivos 2. Revisão de literatura e Referencial teórico 3. Procedimentos metodológicos 4. Cronograma

Leia mais

Indicadores de capacidade institucional e finanças municipal: apresentação dos resultados para os municípios receptores de rendas petrolíferas 1

Indicadores de capacidade institucional e finanças municipal: apresentação dos resultados para os municípios receptores de rendas petrolíferas 1 Indicadores de capacidade institucional e finanças municipal: apresentação dos resultados para os municípios receptores de rendas petrolíferas 1 Tania Moreira Braga UCAM/Campos Introdução Os indicadores

Leia mais

PROJETO CIDADES Cidades Bases das Seleções 2014 URBAN SYSTEMS TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

PROJETO CIDADES Cidades Bases das Seleções 2014 URBAN SYSTEMS TODOS OS DIREITOS RESERVADOS Cidades Bases das Seleções 1 CIDADES SEDES ESTÁDIOS Em Janeiro de 2009 a FIFA selecionou as 12 Cidades Sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, descartando 6 cidades que se candidataram. Ao lado, em azul,

Leia mais

2.1 As principais características dos desenhos de pesquisa quantitativos. Métodos e Técnicas de Pesquisa I/2015 Márcia Lima

2.1 As principais características dos desenhos de pesquisa quantitativos. Métodos e Técnicas de Pesquisa I/2015 Márcia Lima 2.1 As principais características dos desenhos de pesquisa quantitativos Métodos e Técnicas de Pesquisa I/2015 Márcia Lima Roteiro da Aula Métodos e Técnicas: distinções entre quantitativo e qualitativo

Leia mais

III CONGRESSO DE MINERAÇÃO DA AMAZÔNIA BELÉM PARÁ 08 Novembro de The world s leading sustainability consultancy

III CONGRESSO DE MINERAÇÃO DA AMAZÔNIA BELÉM PARÁ 08 Novembro de The world s leading sustainability consultancy III CONGRESSO DE MINERAÇÃO DA AMAZÔNIA BELÉM PARÁ 08 Novembro de 2012 IBRAM - ERM Projeto - Inventário da evolução da Gestão de Sustentabilidade na Mineração em 20 anos Publicação: Gestão para a sustentabilidade

Leia mais

ESTUDO DE GOVERNANÇA ASPECTOS CONCEITUAIS

ESTUDO DE GOVERNANÇA ASPECTOS CONCEITUAIS ESTUDO DE GOVERNANÇA ASPECTOS CONCEITUAIS CONCEITO DE GOVERNANÇA Governança é a reflexão das pessoas envolvidas em grupos com interesses e objetivos em comum. É, portanto, a preocupação de como garantir

Leia mais

Políticas Públicas Integradas no Território A experiência da UPP SOCIAL*

Políticas Públicas Integradas no Território A experiência da UPP SOCIAL* Políticas Públicas Integradas no Território A experiência da UPP SOCIAL* Ricardo Henriques Seminário Internacional: Determinantes sociais da saúde, intersetorialidade e equidade social na América Latina

Leia mais

Pesquisa Nacional de Saneamento Básico PNSB /09/2009

Pesquisa Nacional de Saneamento Básico PNSB /09/2009 Pesquisa Nacional de Saneamento Básico PNSB 2008 09/09/2009 HISTÓRICO 1974: o primeiro levantamento estatístico sobre saneamento básico foi realizado, num convênio firmado com o Ministério da Saúde, no

Leia mais

Estágio I. Prof. Jader Costa

Estágio I. Prof. Jader Costa Estágio I Prof. Jader Costa Estágio I Apresentação da disciplina; Metodologia da disciplina (elaboração do projeto); Avaliação da disciplina; Dicas/Sugestões ( temas/ bibliografia); MÉTODOS E TÉCNICAS

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

Profa. Ms. Cacilda Mendes Amaral

Profa. Ms. Cacilda Mendes Amaral Profa. Ms. Cacilda Mendes Amaral cacilda.amaral@gmail.com Não há legislação específica; Estatuto de Defesa do Torcedor Lei 10671/2003 Decreto nº 6.795/2009 Portaria com os laudos Técnicos Segurança do

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA E CONDUTAS DE SAÚDE

EDUCAÇÃO FÍSICA E CONDUTAS DE SAÚDE Mesa Temática 4: Epidemiologia da Atividade Física EDUCAÇÃO FÍSICA E CONDUTAS DE SAÚDE Dra.Maria Cecília Marinho Tenório Universidade Federal Rural de Pernambuco cecilia.tenorio@ufrpe.br Roteiro Relação

Leia mais

Diálogo Público -TCU Auditoria no Sinapi

Diálogo Público -TCU Auditoria no Sinapi Diálogo Público do Tribunal de Contas da União Diálogo Público -TCU Auditoria no Sinapi 06/08/2013 Acórdão 56/2013 Processo: TC-017.206/2012-4 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Sumário Acordo

Leia mais

4. Devem ser seguidas instruções em vermelho ao longo do modelo, e elas devem ser retiradas antes de imprimir.

4. Devem ser seguidas instruções em vermelho ao longo do modelo, e elas devem ser retiradas antes de imprimir. Normas básicas: ANEXO I Edital 4/2019 MODELO DO PROJETO DE PESQUISA Modelo para apresentação de projetos de pesquisa ao Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) 1. O projeto deve ser apresentado em

Leia mais

Nossas soluções para o setor sucroenergético

Nossas soluções para o setor sucroenergético www.pwc.com.br Nossas soluções para o setor sucroenergético Centro PwC Brasil de Excelênca em Agribusiness Serviços PwC para o setor sucroenergético Agrícola Gestão de fornecedores de cana Revisão da estrutura

Leia mais

Desenvolvimento Humano das Regiões do Orçamento Participativo

Desenvolvimento Humano das Regiões do Orçamento Participativo Desenvolvimento Humano das Regiões do Orçamento Participativo 2000 2010 2.433 Setores Censitários 335 Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) 83 Bairros do OP IBGE ObservaPOA PMPA/OP IBGE/ObservaPOA

Leia mais

Secretaria do Desenvolvimento Urbano. Ações SEDU/PARANACIDADE Mobilidade Urbana no Estado do Paraná

Secretaria do Desenvolvimento Urbano. Ações SEDU/PARANACIDADE Mobilidade Urbana no Estado do Paraná Ações SEDU/PARANACIDADE Mobilidade Urbana no Estado do Paraná 19/05/2017 Ações Paranacidade Missão do PARANACIDADE prestar assistência institucional e técnica aos municípios, desenvolver atividades dirigidas

Leia mais

1. O PROBLEMA Introdução

1. O PROBLEMA Introdução 1. O PROBLEMA 1.1. Introdução Esse trabalho visa analisar as características relevantes de um sistema de distribuição eletrônica para hotéis, usando diretrizes baseadas no mercado e explorando variantes

Leia mais

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva Eleita 103ª 5ª melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil Ranking 500 NGOs Global Geneva AM MA GO onde estamos Elaboração, execução e avaliação de programas e projetos sociais; Desenvolvimento

Leia mais

Avaliação de Desempenho e Monitoramento Redes de Computadores. Gerenciamento de Redes. Professor Airton Ribeiro de Sousa

Avaliação de Desempenho e Monitoramento Redes de Computadores. Gerenciamento de Redes. Professor Airton Ribeiro de Sousa Gerenciamento de Redes Professor Airton Ribeiro de Sousa airton.ribeiros@gmail.com Introdução - Gerenciamento de Redes As redes de computadores são compostas por uma grande variedade de dispositivos que

Leia mais

3 MÉTODO DE PESQUISA

3 MÉTODO DE PESQUISA 3 MÉTODO DE PESQUISA Li e Cavusgil (1995) classificam as abordagens existentes para a investigação e sumarização do estado da arte de uma área específica em: método Delphi (método estimativo), meta-análise

Leia mais

PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO)

PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO) PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO) DIRETORIA DE ENSINO ESCOLA Equipe Gestora Diretor: Vice-diretor: Professor Coordenador: Data do registro: Informante: Cargo/Função:

Leia mais

Bem vindos! Bienvenido! Welcome!

Bem vindos! Bienvenido! Welcome! Bem vindos! Bienvenido! Welcome! A relação entre a Academia e os Treinadores Andre Rodacki Universidade Federal do Paraná - Departamento de Educação Física; CAPES Ministério da Educação Modelo SPLISS Sport

Leia mais

APLs como Estratégia de Desenvolvimento Atuação do Governo Federal nos últimos 12 anos

APLs como Estratégia de Desenvolvimento Atuação do Governo Federal nos últimos 12 anos XIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral X Encontro do Comitê Temático Rede Brasileira de APL de Base Mineral - CT RedeAPLmineral APLs como Estratégia de Desenvolvimento Atuação

Leia mais