CISTO DENTÍGERO, UM RELATO DE CASO DENTIGEROUS CYST, A REPORT CASE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CISTO DENTÍGERO, UM RELATO DE CASO DENTIGEROUS CYST, A REPORT CASE"

Transcrição

1 CISTO DENTÍGERO, UM RELATO DE CASO DENTIGEROUS CYST, A REPORT CASE Autores: Dr. Reinaldo Jose de Oliveira Coordenador do curso de Especialização em Radiologia Odontogica e Imaginologia na FMU Faculdades Metropolitanas Unidas - Titular em Radiologia Odontogica e Imaginologia na UNIMES-Santos Dr.Andre Yuri Simoes Especialista em Radiologia Odontologica e Imaginologia - Radiologista do Grupo Papaiz Associados Diagnostico por Imagem Dr. Paulo Sergio Kozara Especialista em Endodontia, Cirurgião Dentista em Unidade de Terapia Intensiva Mestrando em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Resumo O Cisto Dentígero (CD), é o cisto odontogênico não inflamatório mais comum, sendo a mandíbula, osso mais afetado. Radiograficamente, o CD costuma-se apresentar como uma imagem radiolucida, de limites definidos, delimitados por halo radiopaco, aderido à junção amelo-cementaria do elemento dental envolvido. Paciente, gênero masculino, leucoderma, 16 anos, ao exame radiográfico apresentava extensa área radiolucida de limites definidos e corticalizados em corpo de mandíbula, direita, com o dente 47 deslocado de sua trajetória de erupção. Por sua dimensão, a lesão sugeria, radiograficamente, aspecto tumoral. Porém, o resultado histopatológico foi de CD, apesar de não possuir o padrão imaginológico clássico de um CD ou de suas variantes.

2 Abstract The dentigerous cyst is the most commom non-inflamatory odontogenic cyst, and the mandible is more affected than the upper jaw. Radiographically, the dentigerous cyst usually appears as a radiolucency well delimited and corticated associated with the crown of a impacted tooth. Male subject, leucoderm, 16 year old, at the radiographic exam, showed extensive radiolucency of well and corticated limits on mandible s body, at right side, and the element was 47 dislocated from its irruption course. Its large size suggests, radiographically, tumoral aspect. Howhever the histopathological outcome was dentigerous cyst, although radiographically, the aspects do not suggested a classical or a variant case of dentigerous cyst.

3 Introdução Por definição, cisto é uma cavidade patológica envolta por epitélio, contendo material liquido, sólido ou semissólido. Por serem lesões crônicas, possuem crescimento lento, assintomático, sendo detectados na maioria das vezes em exames radiográficos de rotina (Freitas e Freitas, 2004). O cisto dentígero (CD) é aquele que se forma ao redor da coroa de um dente não irrompido, ou semi-irrompido. Inicia-se pelo acumulo de líquido nas camadas do epitélio reduzido do órgão do esmalte ou entre o epitélio e a coroa do dente. Pacientes do gênero masculino, leucodermas, na terceira década de vida são os mais acometidos, sendo os dentes mais envolvidos os terceiros molares inferiores seguidos dos caninos superiores (Papaiz, Capella e Oliveira, 2011). Radiograficamente, os CDs tem aspecto radiolúcido de limites bem definidos envoltos por cortical; halo radiopaco, sempre associado às coroas de dentes retidos e se fixam na junção amelo-cementária (Gebrim, Chammas, Gomes, 2010). De acordo com Shear e Speight (2011), o CD mostra-se área radiolúcida sempre unilocular e possui margem esclerótica bem delimitada, a menos que esteja infectado. Para Freitas et al (2006), os cistos dentígeros podem apresentar três variações radiográficas de acordo com o envolvimento com a coroa : tipo central, lateral e circunferencial. O diagnóstico diferencial dessa lesão é Ameloblastoma (AMELO) e Tumor Odontogenico Ceratocístico (TOC), quando de lesões mais extensas. Os cistos dentígeros não costumam reabsorver raízes, sendo esta característica mais comum aos AMELOs, aonde os dentes envolvidos apresentam reabsorção radicular em ponta de faca (ou de flauta). Segundo Neville et al (2009), cistos dentígeros de grandes dimensões são incomuns e a maioria das lesões consideradas como grandes cistos dentígeros ao exame radiográfico, podem sugerir uma lesão tumoral como o Tumor Odontogenico Ceratocistico (TOC) ou Ameloblastoma (AMELO). Porém, os achados radiográficos não são diagnósticos de um cisto dentígero, porque

4 tanto os TOCs e AMELOs uniloculares, além de outros tumores odontogenicos e não odontogenicos podem apresentar características radiográficas que são essencialmente idênticas àquelas do cisto dentígero. Seu tratamento consiste na remoção do dente associado e a enucleação cuidadosa do componente é o tratamento definitivo na maioria dos casos de CD, embora os de grandes dimensões podem ser tratados com marsupialização (Sette-Dias et al, 2008). Relato de Caso Paciente do gênero masculino, leucoderma, 16 anos compareceu à clinica de radiologia odontológica. A incidência panorâmica mostra imagem radiolúcida unilocular de limites bem definidos em corpo de mandíbula do lado direito. A lesão se apresenta desde a região periapical do dente 45 estendendo-se ao dente 48 (semi-irrompido, com rizogênese completa e coroa voltada para mesial). Nota-se que o dente 47 encontra-se deslocado de sua trajetória de erupção. O trajeto do canal da mandíbula e o forame mentual também se encontram deslocados. Nas raízes dos dentes 45 e 46, observa-se reabsorção radicular externa, em aspecto de ponta de faca como mostra a figura 1.

5 As hipóteses de diagnóstico neste caso podem ser; um tumor unilocular, um ameloblastoma ou um tumor odontogênico ceratinizante, dado o tamanho da área de lise óssea, deslocamento do elemento 47 bem como a reabsorção radicular em ponta de faca dos dentes 45 e 46. Entretanto o diagnóstico histopatológico foi de CD. Nota-se neste CD, que seus aspecto radiográfico foge do padrão clássico do saco pericoronario aumentado, com fixação do halo radiopaco ao coloco anatomico. Nem mesmo de uma variante do CD, como padrão central, lateral ou circunferencial. A figura 2 mostra o aspecto pós operatório da lesão. Discussão Este relato de caso mostra que os aspectos radiográficos, muitas vezes considerados pelos radiologistas como patognomônicos de uma certa afecção, podem estar equivocados, ao exame histopatológico. Radiograficamente, o padrão clássico do CD é imagem radiolucida, unilocular, de limites definidos, com cortical aderida à junção cemento esmalte (Freitas e Freitas, 2004; Sette-Dias et al, 2008; Neville et al, 2009; Shear e Speight, 2011; Papaiz, Capella e Oliveira, 2011).

6 Para Freitas et al. (2006), o cisto dentígero possui três variações (central, lateral e circunferencial) e o diagnóstico diferencial do cisto dentígero pode ser de AMELO, TOC, tumor odontogenico adenomatóide, Cisto de Gorlin ou Tumor de Pindborg. Lesões uniloculares mais extensas, com reabsorção radicular externa de dentes circunvizinhos sugerem afecção de caráter mais agressivo como AMELO, TOC ou Fibroma Ameloblastico (Sette-Dias et al, 2008). Sendo a reabsorção em ponta de faca (ou flauta) comum aos AMELOs (Freitas et. al, 2006). Contudo, o aspecto radiográfico de uma lesão não conclui o correto diagnóstico por si só, sendo necessária a observação da peça anatômica e do exame histológico (Neville, et al 2009). O caso clínico apresentado, pela incidência panorâmica, não possui o clássico padrão imaginologico de CD ou de suas variantes, apesar do dente 47 apresentar-se não irrompido. Além disso, a dimensão da área de lise óssea e idade do paciente sugerem lesão de aspecto tumoral. Um terceiro plano dimensional poderia mostrar possível envolvimento da lesão com a coroa do elemento dental. Contudo, mesmo com a observação de outros planos dimensionais, exames de imagem não concluem o diagnóstico por si só. Sendo, portanto, imprescindível o exame histopatológico, a fim de determinar um plano de tratamento e prognóstico. Conclusão Os CDs são encontrados geralmente em exames radiográficos de rotina, pois possuem curso clínico insidioso e a expansão de corticais muitas vezes não é notada pelo paciente. Mesmo que o clássico padrão radiográfico do CD esteja sedimentado na concepção de clínicos e radiologistas, variações no seu padrão de imagem podem remeter a hipóteses de diagnóstico que projetam um prognóstico mais preocupante. Este relato de caso mostra que padrões iconográficos não guardam, necessariamente, sinais patognomônicos característicos das lesões tumorais.

7 As imagens foram gentilmente cedidas pela Papaiz e Associados. Referências Bibliográficas Freitas CF, Panella J, Ferreira TLD, Cruvinel LMCM. Estudo Radiográfico dos Cistos dos Maxilares In: Panella J. Radiologia Odontológica e Imaginologia. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, Capítulo 14. Estudo Radiográfico dos Cistos dos Maxilares; p Freitas L, Freitas A. Aspectos Radiográficos dos Cistos da Cavidade Bucal. In: Freitas A, Rosa JE, Souza IF. Radiologia odontológica 6ªed.. São Paulo, Editora Artes Medicas, Capítulo 22. Aspectos Radiográficos dos Cistos da Cavidade Bucal p Neville BW, Damm DD, Allen CM, Bouquot JE. Patologia Oral e Maxilofacial. Rio de Janeiro: Elsevier, Capítulo 15. Cistos e Tumores Odontogênicos; p Papaiz EG; Capella LRC, Oliveira RJ. Atlas de Tomografia Computadorizada por Feixe Conico para o Cirurgião-dentista. São Paulo: Editora Santos, p 15. Safira LC, Paim JM, Carneiro Jr B, Queiroz CS, Oliveira TB, Ramalho LP, Sarmento VA. Cisto Dentígero em Mandíbula : relato de caso clínico. R. Ci. méd. biol., Salvador, v.8, n.2, p , mai./ago Shear M, Speight PM. Cistos da Região Bucomaxilofacial. São Paulo : Editora Santos, Capitulo 4. Cisto Dentígero. P Sette-Dias AC; Abdo EN, Mesquita RA, Dutra CEA, Noman-Ferreira LC. Cisto Dentígero Sequencial: Relato de caso. Robrac. 2008;17(44):

Patologia Buco Dental Prof. Dr. Renato Rossi Jr.

Patologia Buco Dental Prof. Dr. Renato Rossi Jr. Cistos Odontogênicos Introdução Os cistos derivados dos tecidos odontogênicos são caracterizados como lesões de extraordinária variedade. O complexo desenvolvimento das estruturas dentárias é refletido

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA X INTEGRAL NOTURNO PLANO DE ENSINO Disciplina: Departamento:

Leia mais

ENUCLEAÇÃO DE CISTO RADICULAR MAXILAR DE GRANDE EXTENSÃO: RELATO DE CASO

ENUCLEAÇÃO DE CISTO RADICULAR MAXILAR DE GRANDE EXTENSÃO: RELATO DE CASO ENUCLEAÇÃO DE CISTO RADICULAR MAXILAR DE GRANDE EXTENSÃO: RELATO DE CASO Ivna Freitas de Sousa Alves¹; Jordanna Paiva de Mesquita¹; Nayanne Barros Queiroz¹; Gislyane Lima de Queiroz¹; Ana Roberta de Almeida

Leia mais

*** Iane Souza Nery Silva Titulação: * Especialista. ** Cirurgiã Dentista, Especialista em Endodontia. *** Mestre.

*** Iane Souza Nery Silva   Titulação: * Especialista. ** Cirurgiã Dentista, Especialista em Endodontia. *** Mestre. C U R S O O D O N O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: Radiologia Código: - Pré-requisito: Anatomia II: Cabeça

Leia mais

Relação diagnóstica entre folículo pericoronário e cisto dentígero

Relação diagnóstica entre folículo pericoronário e cisto dentígero ORIGINAL ORIGINAL Relação diagnóstica entre folículo pericoronário e cisto dentígero Diagnostic relationship between pericoronal follicle and dentigerous cyst João Paulo de CARLI 1 Juliana Tereza COLPANI

Leia mais

O uso da tomografia computadorizada multislice como meio auxiliar no diagnóstico do Ameloblastoma: relato de um caso clínico

O uso da tomografia computadorizada multislice como meio auxiliar no diagnóstico do Ameloblastoma: relato de um caso clínico O uso da tomografia computadorizada multislice como meio auxiliar no diagnóstico do Ameloblastoma: relato de um caso clínico The use of multislice computed tomography as an aid in the diagnosis of ameloblastoma:

Leia mais

Cisto periapical residual: relato de caso clínico-cirúrgico

Cisto periapical residual: relato de caso clínico-cirúrgico Cisto periapical residual: relato de caso clínico-cirúrgico Residual periapical cyst: clinical and surgical case report Residual quiste periapical: reporte de un caso clínico y quirúrgico Jose Carlos GARCIA

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Jônatas Catunda de Freitas

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Jônatas Catunda de Freitas Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço Jônatas Catunda de Freitas Fortaleza 2010 Lesões raras, acometendo principalmente mandíbula e maxila Quadro clínico

Leia mais

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA COMO MÉTODO AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE LESÕES INTRA-ÓSSEAS: CASO CLÍNICO DE ODONTOMA COMPOSTO

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA COMO MÉTODO AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE LESÕES INTRA-ÓSSEAS: CASO CLÍNICO DE ODONTOMA COMPOSTO REL ELATO DE CASO TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA COMO MÉTODO AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE LESÕES INTRA-ÓSSEAS: CASO CLÍNICO DE ODONTOMA COMPOSTO COMPUTED TOMOGRAPHY AS AUXILIARY METHOD IN THE DIAGNOSTIC

Leia mais

TUMORES ODONTOGÊNICOS

TUMORES ODONTOGÊNICOS TUMORES ODONTOGÊNICOS Graduação em Odontologia 4 o e 5 o períodos Disciplina: Patologia Oral 14/11/12 Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira 2012 TUMORES ODONTOGÊNICOS Grupo complexo de lesões de diversos

Leia mais

Centro Universitário Cesmac CAMILA MARIA BEDER RIBEIRO

Centro Universitário Cesmac CAMILA MARIA BEDER RIBEIRO Centro Universitário Cesmac CAMILA MARIA BEDER RIBEIRO TUMORES ODONTOGÊNICOS Tumores odontogênicos - grupo de doenças heterogêneas que vão desde hamartomas ou proliferação de tecido não neoplásico a neoplasias

Leia mais

Aspectos imaginológicos de um cisto radicular atípico no interior do seio maxilar

Aspectos imaginológicos de um cisto radicular atípico no interior do seio maxilar Aspectos imaginológicos de um cisto radicular atípico no interior do seio maxilar Aspects imaging of an atypical radicular cyst in maxillary sinus Cláudia Assunção e Alves Cardoso 1 Jéssica Alba de Oliveira

Leia mais

Disciplina: Patologia Oral PARTE. Curso: Odontologia 4º e 5º Períodos

Disciplina: Patologia Oral PARTE. Curso: Odontologia 4º e 5º Períodos Graduação em Odontologia Disciplina: Patologia Oral PATOLOGIA ÓSSEA { 4 a PARTE Curso: Odontologia 4º e 5º Períodos h t t p : / / l u c i n e i. w i k i s p a c e s. c o m Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira

Leia mais

MÚLTIPLOS CISTOS DO COMPLEXO MAXILO-MANDIBULAR: REVISTA DE LITERATURA E RELATO DE UM CASO NÃO-SINDRÔMICO

MÚLTIPLOS CISTOS DO COMPLEXO MAXILO-MANDIBULAR: REVISTA DE LITERATURA E RELATO DE UM CASO NÃO-SINDRÔMICO REL ELATO DE CASO MÚLTIPLOS CISTOS DO COMPLEXO MAXILO-MANDIBULAR: REVISTA DE LITERATURA E RELATO DE UM CASO NÃO-SINDRÔMICO MANY CYSTS OF THE MAXILLOMANDIBULAR COMPLEX: A REVIEW OF THE LITERATURE AND A

Leia mais

ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE

ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE O órgão dentário, um dos elementos do aparelho mastigatório, é constituído por tecidos especificamente dentais (esmalte, dentina, polpa) e por tecidos periodontais

Leia mais

Cisto dentígero: modalidades de tratamento

Cisto dentígero: modalidades de tratamento REVISTA DE ODONTOLOGIA DA UNESP CASO CLÍNICO Rev Odontol UNESP. 2013 Nov-Dec; 42(6): 458-462 2013 - ISSN 1807-2577 Cisto dentígero: modalidades de tratamento Dentigerous cyst: modalities of treatment Rubens

Leia mais

Métodos radiográficos no diagnóstico de quartos molares mandibulares

Métodos radiográficos no diagnóstico de quartos molares mandibulares Métodos radiográficos no diagnóstico de quartos molares mandibulares Radiographics methods in the diagnosis of fourths molars Daniela Nascimento Silva* Marcelo Ferraro Bezerra** Karis Barbosa Guimarães**

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BRUNO TREVISAN CISTO RESIDUAL: RELATO DE CASO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BRUNO TREVISAN CISTO RESIDUAL: RELATO DE CASO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BRUNO TREVISAN CISTO RESIDUAL: RELATO DE CASO Porto Alegre 2010 BRUNO TREVISAN Nº Cartão 00136148 CISTO

Leia mais

ODONTOMA COMPOSTO COMO FATOR DE RETENÇÃO DENTÁRIA - RELATO DE CASO CLÍNICO

ODONTOMA COMPOSTO COMO FATOR DE RETENÇÃO DENTÁRIA - RELATO DE CASO CLÍNICO ODONTOMA COMPOSTO COMO FATOR DE RETENÇÃO DENTÁRIA - RELATO DE CASO CLÍNICO Dario GCS 1, Santos GLF 2, Canettieri ACV 3,Picosse LR4 4 1 UNIVAP- Universidade do Vale do Paraíba,Curso de Odontologia, 2 Av.

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista. 11 3894 3030 papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna a Papaiz edição XII Setembro 2015 de

Assessoria ao Cirurgião Dentista. 11 3894 3030 papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna a Papaiz edição XII Setembro 2015 de Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna a Papaiz edição XII Setembro 2015 de Escrito por: Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030

Leia mais

Tracionamento ortodôntico: possíveis consequências nos caninos superiores e dentes adjacentes

Tracionamento ortodôntico: possíveis consequências nos caninos superiores e dentes adjacentes I n s i g h t O r t o d ô n t i c o Tracionamento ortodôntico: possíveis consequências nos caninos superiores e dentes adjacentes Parte 1: reabsorção radicular nos incisivos laterais e pré-molares Alberto

Leia mais

U.C. I 7ª e 8ª Aulas. DentaScan Joaquim Agostinho - Unidade Clinica I 1

U.C. I 7ª e 8ª Aulas. DentaScan Joaquim Agostinho - Unidade Clinica I 1 U.C. I 7ª e 8ª Aulas DentaScan 15-11-2012 Joaquim Agostinho - Unidade Clinica I 1 História para corresponder aos anseios dos doentes, de substituição de dentes em falta, por próteses funcional e estéticamente

Leia mais

INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL

INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL Davide Carlos Joaquim 1, Ana Caroline Rocha Melo de Leite 2, Ciro Benevides

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista

Assessoria ao Cirurgião Dentista Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna a Papaiz edição IV agosto de 2014 Escrito por: Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

Cisto Dentígero na Infância Relato de Caso e Revisão de Literatura

Cisto Dentígero na Infância Relato de Caso e Revisão de Literatura CASO CLÍNICO Cisto Dentígero na Infância Relato de Caso e Revisão de Literatura Dentigerous Cyst in Infants Literature Review and Case Report Daniela Silva BARROSO* João Adolfo Costa HANEMANN** Olinda

Leia mais

CEMENTOBLASTOMA BENIGNO: RELATO DE CASO

CEMENTOBLASTOMA BENIGNO: RELATO DE CASO CEMENTOBLASTOMA BENIGNO: RELATO DE CASO BENIGN CEMENTOBLASTOMA: CASE REPORT Marcelo Júnior Zanda Marcelo Lupion Poleti Thais Maria Freire Fernandes Renata Sathler Eduardo Sant Ana Alberto Consolaro Doutor

Leia mais

FREQÜÊNCIA DE RAÍZES FUSIONADAS, SEPARADAS DIVERGENTES, SEPARADAS CONVERGENTES, SEPARADAS RETILÍNEAS E DILACERADAS DOS TERCEIROS MOLARES

FREQÜÊNCIA DE RAÍZES FUSIONADAS, SEPARADAS DIVERGENTES, SEPARADAS CONVERGENTES, SEPARADAS RETILÍNEAS E DILACERADAS DOS TERCEIROS MOLARES Rev. Odont. UNESP, São Paulo, 19:277-282,1990. FREQÜÊNCIA DE RAÍZES FUSIONADAS, SEPARADAS DIVERGENTES, SEPARADAS CONVERGENTES, SEPARADAS RETILÍNEAS E DILACERADAS DOS TERCEIROS MOLARES Roberto Antonio NICODEMO*

Leia mais

Tumor odontogênico adenomatoide: relato de um caso clínico destacando os seus principais diagnósticos diferenciais

Tumor odontogênico adenomatoide: relato de um caso clínico destacando os seus principais diagnósticos diferenciais Comunicação Breve/Estomatologia/Patologia Bucal :: DOI: http://dx.doi.org/10. 18363/rbo.v73n4.p.348 Tumor odontogênico adenomatoide: relato de um caso clínico destacando os seus principais diagnósticos

Leia mais

Marsupialização como tratamento definitivo de cistos odontogênicos: relato de dois casos

Marsupialização como tratamento definitivo de cistos odontogênicos: relato de dois casos Marsupialização como tratamento definitivo de cistos odontogênicos: relato de dois casos Marsupialization as definitive treatment of odontogenic cysts: report of two cases Gustavo Nascimento de Souza Pinto

Leia mais

C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: RADIOLOGIA Código: ODO-014 Pré-requisito: ANATOMIA

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIÁPICE

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIÁPICE ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIÁPICE AMPLIAR AS IMAGENS E ESTUDAR COM MUITA ATENÇÃO - EXISTEM MUITOS DETALHES O órgão pulpar é semelhante a outros tecidos conjuntivos que reage a infecção bacteriana

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DOS ESTRUTURAS DO DENTE

ASPECTO RADIOGRÁFICO DOS ESTRUTURAS DO DENTE ASPECTO RADIOGRÁFICO DOS ESTRUTURAS DO DENTE O órgão dentário, um dos elementos do aparelho mastigatório, é constituído por tecidos especificamente dentários (esmalte, dentina, polpa) e por tecidos periodontais

Leia mais

Os tumores odontogênicos são neoplasias que se desenvolvem

Os tumores odontogênicos são neoplasias que se desenvolvem DOI: 10.1590/0100-69912016006013 Artigo Original Tumor odontogênico ceratocístico Keratocystic odontogenic tumor Brenda de Souza Moura 1 ; Maria Aparecida Cavalcante 1 ; Wagner Hespanhol 1. R E S U M O

Leia mais

GISELI PAVEZZI MIXOMA ODONTOGÊNICO: REVISÃO DE LITERATURA

GISELI PAVEZZI MIXOMA ODONTOGÊNICO: REVISÃO DE LITERATURA GISELI PAVEZZI MIXOMA ODONTOGÊNICO: REVISÃO DE LITERATURA Londrina 2014 GISELI PAVEZZI MIXOMA ODONTOGÊNICO: REVISÃO DE LITERATURA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Medicina

Leia mais

Incidência de anormalidades histológicas em tecido correspondente ao espaço pericoronário de terceiros molares inclusos e semi-inclusos

Incidência de anormalidades histológicas em tecido correspondente ao espaço pericoronário de terceiros molares inclusos e semi-inclusos REVISTA DE ODONTOLOGIA DA UNESP Rev Odontol UNESP. 2015 Jan.-Feb.; 44(1): 18-23 2014 - ISSN 1807-2577 Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.1004 Incidência de anormalidades histológicas em tecido correspondente

Leia mais

Etiologia, Diagnóstico e Tratamento do Mesiodens Relato de Caso Clínico Atípico

Etiologia, Diagnóstico e Tratamento do Mesiodens Relato de Caso Clínico Atípico Etiologia, Diagnóstico e Tratamento do Mesiodens Relato de Caso Clínico Atípico Etiology, diagnosis and treatment of mesiodens - case report atypical Stephanie de Cássia Carvalho Rocha 1 Bruno LadeiraVidigal

Leia mais

Cisto ósseo simples: relato de casos clínicos

Cisto ósseo simples: relato de casos clínicos Cisto ósseo simples: relato de casos clínicos Simple bone cyst: report of cases Erika Barboza Ribeiro * Flávia Carneiro Tagliari Bisol ** Lilian Cristina Vessoni Iwaki *** Mariliani Chicarelli da Silva

Leia mais

Professora. Castro. Domingos Vieira. Maria Augusta. intra-orais, acidentes DATA. 05/Março. radiográficos. 10/Março. 12/Março.

Professora. Castro. Domingos Vieira. Maria Augusta. intra-orais, acidentes DATA. 05/Março. radiográficos. 10/Março. 12/Março. FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E DIAGNÓSTICO ORAL DISCIPLINA: RADIOLOGIA ORAL (ODP-311) REQUISITOS: ANATOMIA OII BMA 128 p CRÉDITOS: 03 Professora Responsável: Andréa de Castro Domingos

Leia mais

Odontoma complexo associado a cisto dentígero: relato de dois casos clínicos. Complex odontoma associated with dentigerous cyst: a report of two cases

Odontoma complexo associado a cisto dentígero: relato de dois casos clínicos. Complex odontoma associated with dentigerous cyst: a report of two cases Recebido em 24/02/2012 Aprovado em 26/03/2012 V12N3 Odontoma complexo associado a cisto dentígero: relato de dois casos clínicos Complex odontoma associated with dentigerous cyst: a report of two cases

Leia mais

TUMORES ODONTOGÊNICOS

TUMORES ODONTOGÊNICOS 37 TUMORES ODONTOGÊNICOS Classificação: Inúmeras são as classificações propostas para os tumores odontogênicos, mas nenhuma universalmente aceita, principalmente em decorrência das dúvidas ainda existentes

Leia mais

TUMOR ODONTOGÊNICO ADENOMATÓIDE EM MAXILA ADENOMATOID ODONTOGENIC TUMOR IN MAXILLA

TUMOR ODONTOGÊNICO ADENOMATÓIDE EM MAXILA ADENOMATOID ODONTOGENIC TUMOR IN MAXILLA TUMOR ODONTOGÊNICO ADENOMATÓIDE EM MAXILA ADENOMATOID ODONTOGENIC TUMOR IN MAXILLA Belmiro Cavalcanti do Egito VASCONCELOS * Emanuel DIAS DE OLIVEIRA E SILVA ** Riedel FROTA *** Suzana Célia Soares CARNEIRO

Leia mais

Cisto paradental uma atualização e relato de caso

Cisto paradental uma atualização e relato de caso Cisto paradental uma atualização e relato de caso Paradental cyst an update and case report Alvimar Lima de Castro* Daniel Galera Bernabé** Antonio Augusto Polizel Ranieri*** Marcelo Macedo Crivelini****

Leia mais

The Odontogenic Cyst in Children: Analysis of the Surgical Decompression in 2 Cases

The Odontogenic Cyst in Children: Analysis of the Surgical Decompression in 2 Cases Cistos odontogênicos em crianças: análise da descompressão cirúrgica em dois casos The Odontogenic Cyst in Children: Analysis of the Surgical Decompression in 2 Cases Recebido em 05/02/2008 Aprovado em

Leia mais

Departamento ODT. Horário 2 as e 5 as feiras, das 13:30 às 14:20h 3 as feiras, das 08:20 às 11:50h 2ª, 3ª. e 5ª das 14:20 às 17:10h

Departamento ODT. Horário 2 as e 5 as feiras, das 13:30 às 14:20h 3 as feiras, das 08:20 às 11:50h 2ª, 3ª. e 5ª das 14:20 às 17:10h 1 UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina ODT 7003 - Radiologia Odontológica Professores da disciplina

Leia mais

DEFEITO ÓSSEO DE STAFNE

DEFEITO ÓSSEO DE STAFNE DEFEITO ÓSSEO DE STAFNE Stafne bone defect Guilherme Augusto Alves de OLIVEIRA, 1 Riviane Alessandra Amaral da CUNHA. 1,2 1- Mestrando em Clínica Odontológica pela Pontífice Universidade Católica de Minas

Leia mais

Divergências de Tratamento do Cisto Dentígero: Revisão Sistemática. Differences in the treatment of a dentigerous cyst: a systematic review

Divergências de Tratamento do Cisto Dentígero: Revisão Sistemática. Differences in the treatment of a dentigerous cyst: a systematic review Recebido em 15/06/2011 Aprovado em 13/10/2011 V12N1 Divergências de Tratamento do Cisto Dentígero: Revisão Sistemática Differences in the treatment of a dentigerous cyst: a systematic review Natália Medella

Leia mais

DISCIPLINA DE PATOLOGIA BUCAL CÓDIGO E NOME DA DISCIPLINA: PTL Patologia Bucal

DISCIPLINA DE PATOLOGIA BUCAL CÓDIGO E NOME DA DISCIPLINA: PTL Patologia Bucal DISCIPLINA DE PATOLOGIA BUCAL CÓDIGO E NOME DA DISCIPLINA: PTL 7003 - Patologia Bucal SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA

Leia mais

Importância do conhecimento da anatomia radiográfica para a interpretação de patologias ósseas

Importância do conhecimento da anatomia radiográfica para a interpretação de patologias ósseas COMUNICAÇÃO COMMUNICATION Importância do conhecimento da anatomia radiográfica para a interpretação de patologias ósseas Importance of knowledge about radiographic anatomy for the interpretation of bone

Leia mais

THAÍSA GONÇALVES DE SOUZA

THAÍSA GONÇALVES DE SOUZA THAÍSA GONÇALVES DE SOUZA ANÁLISE RETROSPECTIVA DOS CISTOS E TUMORES ODONTOGÊNICOS ATENDIDOS NO SETOR DE CIRURGIA BUCAL DA CLÍNICA ODONTOLÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA Londrina 2014 THAÍSA

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º/2016. Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia Ruiz Spyere

PLANO DE ENSINO - 1º/2016. Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia Ruiz Spyere ! PLANO DE ENSINO - º/206. IDENTIFICAÇÃO: 2. Curso: Odontologia Disciplina: Endodontia II Carga Horária: 60h/a Teórica: 40 h/a Prática: 20 h/a Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia Ruiz

Leia mais

Imagem da Semana: Ressonância nuclear magnética

Imagem da Semana: Ressonância nuclear magnética Imagem da Semana: Ressonância nuclear magnética Imagem 01. Ressonância Margnética do Abdomen Imagem 02. Angiorressonância Abdominal Paciente masculino, 54 anos, obeso, assintomático, em acompanhamento

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista

Assessoria ao Cirurgião Dentista Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna a Papaiz edição VIII março de 2015 Escrito por: Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

CISTOS ODONTOGÊNICOS

CISTOS ODONTOGÊNICOS 13 CISTOS ODONTOGÊNICOS INTRODUÇÃO São cistos resultantes da proliferação de remanescentes epiteliais associados à formação dos dentes. O epitélio presente em cada um dos cistos odontogênicos é derivado

Leia mais

Cirurgiã Dentista, Especialista em Radiologia, Especializanda em Ortodontia PLANO DE CURSO

Cirurgiã Dentista, Especialista em Radiologia, Especializanda em Ortodontia PLANO DE CURSO C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: RADIOLOGIA Código: ODO-14 Pré-requisito: ANATOMIA

Leia mais

Tumor Odontogênico Ceratocístico

Tumor Odontogênico Ceratocístico 0 Ricardo Pinto Diniz Tumor Odontogênico Ceratocístico Monografia apresentada ao Programa de Especialização da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito parcial para

Leia mais

ANEXO II TABELA DO IAMESC. Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL

ANEXO II TABELA DO IAMESC. Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL ANEXO II TABELA DO IAMESC Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL COD PROCEDIMENTOS CHO Valor seg. Valor inst. Valor total 01 70110000 Consulta Inicial 157 15,07 35,16 50,24 02 70115000 Profilaxia

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Na imagem radiográfica de um dente íntegro todas as partes são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Agora começamos

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento Odontologia

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento Odontologia UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial II Departamento Odontologia

Leia mais

AMELOBLASTOMA: TRATAMENTO CIRÚRGICO CONSERVADOR OU RADICAL? AMELOBLASTOMA: RADICAL OR CONSERVATIVE SURGICAL TREATMENT?

AMELOBLASTOMA: TRATAMENTO CIRÚRGICO CONSERVADOR OU RADICAL? AMELOBLASTOMA: RADICAL OR CONSERVATIVE SURGICAL TREATMENT? Rev. Cir. Traumat. Buco-Maxilo-Facial, AMELOBLASTOMA: TRATAMENTO CIRÚRGICO CONSERVADOR OU RADICAL? AMELOBLASTOMA: RADICAL OR CONSERVATIVE SURGICAL TREATMENT? Ana Cláudia Amorim GOMES * Emanuel DIAS **

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Cistos Odontogénicos - Estudo observacional na Clínica Universitária da Universidade Católica Portuguesa Dissertação

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina Departamento Carga horária semestral prática Carga horária

Leia mais

Cisto do ducto nasopalatino: relato de caso clínico e revisão da literatura

Cisto do ducto nasopalatino: relato de caso clínico e revisão da literatura Rev Inst Ciênc Saúde 2007 jul-set; 25(2):193-7 Cisto do ducto nasopalatino: relato de caso clínico e revisão da literatura Nasopalatine duct cyst: report of case and literature review Manoela Domingues

Leia mais

Tumores Odontogênicos

Tumores Odontogênicos Karla Mayra Rezende Marcelo Bönecker Tumores Odontogênicos Introdução Tumores odontogênicos compreendem grupos de neoplasias que tem como origem os tecidos formadores dos dentes. O clinico tem como responsabilidade

Leia mais

TUMORES OSSEOS EM CABEÇA E PESCOÇO

TUMORES OSSEOS EM CABEÇA E PESCOÇO CABEÇA E PECOÇO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ HOSPITAL WALTER CANTÍDIO Residência em Cirurgia de Cabeça e Pescoço TUMORES OSSEOS EM Geamberg Macêdo Agosto - 2006 TUMORES ÓSSEOS BÊNIGNOS OSTEOMA CONDROMAS

Leia mais

Cistos e cavidades pulmonares

Cistos e cavidades pulmonares Cistos e cavidades pulmonares Gustavo de Souza Portes Meirelles 1 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP 1 Definições Cistos e cavidades são condições em que há aumento da transparência

Leia mais

CISTO ÓSSEO SIMPLES - RELATO DE CASO CLÍNICO

CISTO ÓSSEO SIMPLES - RELATO DE CASO CLÍNICO CASOS CLÍNICOS CISTO ÓSSEO SIMPLES - RELATO DE CASO CLÍNICO Anne Lopes Oliveira*, Jandson Michel Santos**, Adriano Assis**, Sílvia Regina de Almeida Reis***, Alena Ribeiro Alves Peixoto Medrado*** Autor

Leia mais

GRANULOMA CENTRAL DE CÉLULAS GIGANTES: RELATO DE CASO CENTRAL GIANT CELL GRANULOMAS: A CASE REPORT

GRANULOMA CENTRAL DE CÉLULAS GIGANTES: RELATO DE CASO CENTRAL GIANT CELL GRANULOMAS: A CASE REPORT GRANULOMA CENTRAL DE CÉLULAS GIGANTES: RELATO DE CASO CENTRAL GIANT CELL GRANULOMAS: A CASE REPORT Recebido em 26/11/2003 Aprovado em 12/04/2004 Ana Cláudia Amorim GOMES* Emanuel DIAS de Oliveira e Silva**

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE ODONTOLOGIA CISTO DE DESENVOLVIMENTO DO DUCTO NASOPALATINO - RELATO DE CASO COM PROSERVAÇÃO DE UM ANO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE ODONTOLOGIA CISTO DE DESENVOLVIMENTO DO DUCTO NASOPALATINO - RELATO DE CASO COM PROSERVAÇÃO DE UM ANO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE ODONTOLOGIA CISTO DE DESENVOLVIMENTO DO DUCTO NASOPALATINO - RELATO DE CASO COM PROSERVAÇÃO DE UM ANO LUANA PONTES BARROS LOPES MANAUS 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Odontoma em paciente odontopediátrico: diagnóstico e tratamento. Relato de caso clínico

Odontoma em paciente odontopediátrico: diagnóstico e tratamento. Relato de caso clínico Caso Clínico/ Report Case Odontoma em paciente odontopediátrico: diagnóstico e tratamento. Relato de caso clínico Odontoma in pediatric patient: diagnosis and treatment. A case report Marcelle Danelon

Leia mais

ASPECTOS RADIOLÓGICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DO GRANULOMA CENTRAL DE CÉLULAS GIGANTES*

ASPECTOS RADIOLÓGICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DO GRANULOMA CENTRAL DE CÉLULAS GIGANTES* Artigo Original Aspectos radiológicos e epidemiológicos do granuloma central de células gigantes ASPECTOS RADIOLÓGICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DO GRAULOMA CETRAL DE CÉLULAS GIGATES* José Wilson oleto 1, Edson

Leia mais

OSTEOSCLEROSE IDIOPÁTICA DOS MAXILARES. um estudo sobre a influência de diferentes critérios de diagnóstico

OSTEOSCLEROSE IDIOPÁTICA DOS MAXILARES. um estudo sobre a influência de diferentes critérios de diagnóstico OSTEOSCLEROSE IDIOPÁTICA DOS MAXILARES um estudo sobre a influência de diferentes critérios de diagnóstico Cesar Augusto Rodenbusch Poletto OSTEOSCLEROSE IDIOPÁTICA DOS MAXILARES um estudo sobre a influência

Leia mais

Diagnóstico diferencial de lesões radiolúcidas em medicina dentária FMDUP

Diagnóstico diferencial de lesões radiolúcidas em medicina dentária FMDUP II Unidade Curricular de endodontia Artigo de revisão bibliográfica Diagnóstico Diferencial de Lesões Radiolúcidas em Medicina Dentária Viviane Sales da Silva Aluna do 5º Ano do Curso Mestrado Integrado

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 3 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

Introdução à Disciplina de Patologia Oral

Introdução à Disciplina de Patologia Oral Disciplina: Patologia Oral Introdução à Disciplina de Patologia Oral Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira 2º Semestre - 2012 Introdução à Disciplina de Patologia Bucal CONCEITOS Patologia - É o estudo

Leia mais

Cisto Ósseo aneurismático: relato de caso. Aneurysmal Bone Cyst: a case report

Cisto Ósseo aneurismático: relato de caso. Aneurysmal Bone Cyst: a case report Recebido em 16/11/2011 Aprovado em 05/12/2011 V12N1 Cisto Ósseo aneurismático: relato de caso Aneurysmal Bone Cyst: a case report Carlos Alberto Medeiros Martins I Fernando Vacilotto Gomes II Fabiana Ckless

Leia mais

Caso Clínico. Paciente do sexo masculino, 41 anos. Clínica: Dor em FID e região lombar direita. HPP: Nefrolitíase. Solicitado TC de abdome.

Caso Clínico. Paciente do sexo masculino, 41 anos. Clínica: Dor em FID e região lombar direita. HPP: Nefrolitíase. Solicitado TC de abdome. Caso Clínico Paciente do sexo masculino, 41 anos. Clínica: Dor em FID e região lombar direita. HPP: Nefrolitíase. Solicitado TC de abdome. Apendicite.

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE DENTISTAS DA AERONÁUTICA (CADAR 2013) LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

COMANDO DA AERONÁUTICA EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE DENTISTAS DA AERONÁUTICA (CADAR 2013) LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. COMANDO DA AERONÁUTICA VERSÃO B EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE DENTISTAS DA AERONÁUTICA (CADAR 2013) ESPECIALIDADE: RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

Leia mais

Ameloblastoma em crianças e adolescentes: revisão da literatura

Ameloblastoma em crianças e adolescentes: revisão da literatura 51 Scherma AP, Monteiro RM, Oliveira RV. Ameloblastoma em crianças e adolescentes: revisão da literatura. ClipeOdonto 2013;5(1):51-57. Ameloblastoma em crianças e adolescentes: revisão da literatura Ameloblastoma

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA. 1. Identificação. 2. Ementa. 3. Objetivo Geral. 4. Objetivos Específicos

PLANO DE DISCIPLINA. 1. Identificação. 2. Ementa. 3. Objetivo Geral. 4. Objetivos Específicos 1. Identificação PLANO DE DISCIPLINA Departamento: Formação Específica Disciplina: Estomatopatologia Cód.: FFE00043 Período Ministrado / Semestre / Ano / Turma: 6º P; 7º P; 8º P; 9º P / 1º S / 2010 / F1

Leia mais

EXTENSÕES DOS SEIOS MAXILARES DETECTADAS EM RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS*

EXTENSÕES DOS SEIOS MAXILARES DETECTADAS EM RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS* ARTIGO EXTENSÕES DOS SEIOS MAXILARES DETECTADAS EM RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS* MAXILLARY SINUS EXTENSION DETECTED BY PERIAPICAL RADIOGRAPHIES Arieta, Luciana Correa** Silva, Mariana Álvares de Abreu e**

Leia mais

ENDODONTIA: USO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA CONE BEAN COMO RECURSO DE DIAGNÓSTICO COMPLEMENTAR

ENDODONTIA: USO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA CONE BEAN COMO RECURSO DE DIAGNÓSTICO COMPLEMENTAR ENDODONTIA: USO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA CONE BEAN COMO RECURSO DE DIAGNÓSTICO COMPLEMENTAR FOULETTO, S.Y.E.A 1, KOUBIK, A.C.G.A 2 1- Pós-graduanda do Curso de Radiologia Odontológica e Imaginologia

Leia mais

CEMENTOBLASTOMA BILATERAL: UM RARO RELATO DE CASO BILATERAL CEMENTOBLASTOMA : A RARE CASE REPORT

CEMENTOBLASTOMA BILATERAL: UM RARO RELATO DE CASO BILATERAL CEMENTOBLASTOMA : A RARE CASE REPORT CEMENTOBLASTOMA BILATERAL: UM RARO RELATO DE CASO BILATERAL CEMENTOBLASTOMA : A RARE CASE REPORT Roberto Koubik 1 ; Luciano A. Francio 2 1 Pós-graduando do Curso de Especialização em Radiologia Odontológica

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA CLÁUDIO PEREIRA DOS SANTOS JÚNIOR

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA CLÁUDIO PEREIRA DOS SANTOS JÚNIOR CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA CLÁUDIO PEREIRA DOS SANTOS JÚNIOR RELATO DE CASOS AMELOBLASTOMA: EXISTE CONSENSO ENTRE SUAS FORMAS DE TRATAMENTO CAMPINA GRANDE/PB 2014

Leia mais

ConScientiae Saúde ISSN: Universidade Nove de Julho Brasil

ConScientiae Saúde ISSN: Universidade Nove de Julho Brasil ConScientiae Saúde ISSN: 1677-1028 conscientiaesaude@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Domingues Martins, Manoela; Alves Rosa, Orsine; Trevizani Martins, Marco Antônio; Kalil Bussadori, Sandra;

Leia mais

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ. Wendel Alessandro Ribeiro Silva

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ. Wendel Alessandro Ribeiro Silva UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ Wendel Alessandro Ribeiro Silva CISTO DENTÍGERO-UMA REVISÃO DE LITERATURA CURITIBA 2010 CISTO DENTÍGERO- UMA REVISÃO DE LITERATURA Curitiba 2010 Wendel Alessandro Ribeiro

Leia mais

ANATOMIA RADIOGRÁFICA DA MAXILA EM RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS

ANATOMIA RADIOGRÁFICA DA MAXILA EM RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS ANATOMIA RADIOGRÁFICA DA MAXILA EM RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS O exame radiográfico pelo método periapical para avaliação dos dentes e estruturas da maxila permite a observação de uma série de imagens de

Leia mais

IMAGENS DA ANATOMIA RADIOGRÁFICA DA MAXILA

IMAGENS DA ANATOMIA RADIOGRÁFICA DA MAXILA IMAGENS DA ANATOMIA RADIOGRÁFICA DA MAXILA O exame radiográfico periapical para avaliação dos dentes e estruturas da maxila permite a observação de imagens de estruturas anatômicas, características de

Leia mais

Imagiologia de lesões quísticas ou tipo quisto da maxila e mandíbula

Imagiologia de lesões quísticas ou tipo quisto da maxila e mandíbula Manuel António B. Baptista Imagiologia de lesões quísticas ou tipo quisto da maxila e mandíbula Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências da Saúde Porto, 2014 II Manuel António B. Baptista Imagiologia

Leia mais

Cisto periapical residual tratado por descompressão: relato de caso clínico-cirúrgico

Cisto periapical residual tratado por descompressão: relato de caso clínico-cirúrgico Cisto periapical residual tratado por descompressão: relato de caso clínico-cirúrgico Residual cyst periapical treated by decompression: clinical and surgical case report Quisto periapical residual tratado

Leia mais

Cisto ósseo simples relatos de casos

Cisto ósseo simples relatos de casos Recebido em 15/01/2014 Aprovado em 26/02/2014 V14N3 Cisto ósseo simples relatos de casos Simple bone cyst case reports Francesco Salvatore Mannarino I Luis Fernando de Oliveira Gorla II Mario Francisco

Leia mais

Pericoronal space mensurement in lower third molars

Pericoronal space mensurement in lower third molars MENSURAÇÃO DO ESPAÇO PERICORONÁRIO EM TERCEIROS MOLARES INFERIORES Pericoronal space mensurement in lower third molars Recebido em 1/1/26 Aprovado em 1/3/26 Maria Palma Barreto* Márcia Maria Fonseca da

Leia mais

Marsupialization as an Early treatment for nasopalatine duct cyst

Marsupialization as an Early treatment for nasopalatine duct cyst MARSUPIALIZAÇÃO COMO TRATAMENTO INICIAL DE CISTO DO DUCTO NASOPALATINO Marsupialization as an Early treatment for nasopalatine duct cyst Recebido em 12/2004 Aprovado em 03/2005 Felipe Firme Igreja* Ilna

Leia mais

TABELAS DE ODONTOLOGIA

TABELAS DE ODONTOLOGIA TABELAS DE ODONTOLOGIA 710001- Clínico Geral. 01 70110000 Consulta Inicial 178,57 15,00 35,00 50,00 02 70115000 Profilaxia + Raspagem Coronária 90,85 7,63 17,81 25,44 03 73910000 Rest. de Amálgama 1 face

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA NÍVEL MESTRADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA NÍVEL MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA NÍVEL MESTRADO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO CLÍNICA ODONTOLÓGICA - PERIODONTIA Linha de pesquisa: Epidemiologia,

Leia mais

CANINOS RETIDOS EM PACIENTE PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN RELATO DE CASO CLÍNICO CIRÚRGICO

CANINOS RETIDOS EM PACIENTE PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN RELATO DE CASO CLÍNICO CIRÚRGICO 57 CANINOS RETIDOS EM PACIENTE PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN IMPACTED CANINE IN PATIENTS WITH DOWN'S SYNDROME SURGICAL CLINICAL CASE REPORT Letícia NADAL * Mariana Giongo VARGAS * Soliana MARCHIORE * Luis

Leia mais

Apresentação clínica e histológica da utilização do substituto ósseo sintético Gen Phos ( ßTCP) em odontologia.

Apresentação clínica e histológica da utilização do substituto ósseo sintético Gen Phos ( ßTCP) em odontologia. Apresentação clínica e histológica da utilização do substituto ósseo sintético Gen Phos ( ßTCP) em odontologia. Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar o comportamento do substituto ósseo sintético

Leia mais

DISCIPLINA DE PATOLOGIA BUCAL CÓDIGO E NOME DA DISCIPLINA: PTL Patologia Bucal

DISCIPLINA DE PATOLOGIA BUCAL CÓDIGO E NOME DA DISCIPLINA: PTL Patologia Bucal DISCIPLINA DE PATOLOGIA BUCAL CÓDIGO E NOME DA DISCIPLINA: PTL 7003 - Patologia Bucal DEPARTAMENTO: PTL - Patologia PROFESSORES DA DISCIPLINA: Dra Liliane Janete Grando, Dra Elena Riet Correa Rivero, Dr.

Leia mais

Desenvolvimento. Anomalias dentárias. Ambientais

Desenvolvimento. Anomalias dentárias. Ambientais ANOMALIAS DENTÁRIAS Desenvolvimento Anomalias dentárias Ambientais Desenvolvimento e Morfologia Normais Tecidos mineralizados Órgão do esmalte formado Diafragma (bainha) de Hertwig DESENVOLVIMENTO 1.Estágio

Leia mais

Cementoblastoma benigno na mandíbula: Relato de caso

Cementoblastoma benigno na mandíbula: Relato de caso Recebido em 15/05/13 Aprovado em 23/07/13 V13N3 Cementoblastoma benigno na mandíbula: Relato de caso Benign cementoblastoma in mandible: a case report Laudimar Alves de Oliveira I Conrado Matheus Peres

Leia mais

ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE

ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE O órgão dentário, um dos elementos do aparelho mastigatório, é constituído por tecidos especificamente dentais (esmalte, dentina, polpa) e por tecidos periodontais

Leia mais