RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS SELEÇÃO DE SEMENTES PARA O PEQUENO PRODUTOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS SELEÇÃO DE SEMENTES PARA O PEQUENO PRODUTOR"

Transcrição

1 INFORMA N.68 MAIO / 2006 RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS SELEÇÃO DE SEMENTES PARA O PEQUENO PRODUTOR Eli Santana dos Santos¹ 1 IMPORTÂNCIA DAS SEMENTES O uso de sementes de boa qualidade é o caminho mais seguro para se aumentar a produção de uma lavoura. Por isso, na hora de realizar o plantio, é importante escolher sempre sementes de boa qualidade, ou seja, do mesmo tipo, tamanho, sem mofo, insetos e que não estejam chochas e quebradas. Com a semente de boa qualidade, o plantio será mais uniforme, vigoroso e resistente às pragas e doenças. Assim, a semente de boa qualidade é a base do sucesso de qualquer plantio, porque de nada adianta o agricultor escolher um bom terreno, fazer a adubação, irrigar, capinar, combater as pragas e doenças, se as sementes não forem de boa qualidade. 2 SELEÇÃO DE SEMENTES Quando não se pode ter uma boa semente adquirida no comércio, é importante que os agricultores selecionem em suas lavouras as sementes que serão usadas no próximo plantio. Para isso, alguns passos devem ser seguidos: 13ª Tiragem exemplares - julho / Engº. Agrº., M.Sc, Divisão de Produção Vegetal, EBDA, Salvador-BA

2 EBDA INFORMA 68, EBDA, maio / 06, p.2 PARA A CULTURA DO MILHO 2.1 Escolha das Plantas de Milho - Escolher as plantas do mesmo tipo do milho plantado; - Escolher as plantas da mesma altura; - Não escolher as plantas muito pequenas ou muito altas, e sim as de tamanho médio; - Escolher as plantas vigorosas; - Não escolher as plantas que estejam com insetos (lagartas e/ou besouros); - Não escolher as plantas que tenham doenças (mofo e/ou ferrugem); - Escolher as plantas que apresentem duas ou mais espigas. 2.2 Escolhas das Espigas Seleção das Plantas As espigas do milho que vão ser selecionadas devem ser: - espigas sadias, ou seja, sem insetos e ou doenças; - espigas bem formadas, quer dizer, espigas de um só tamanho e que estejam cheias de sementes; - espigas grandes. 2.3 Escolha das Sementes Seleção das Espigas Na seleção das sementes, a atenção do agricultor deve ser maior para que se tenha uma semente de boa qualidade. Por conseguinte, alguns cuidados devem ser tomados: - eliminar as pontas das espigas selecionadas por apresentarem maior quantidade esementes estragadas, principalmente por insetos. Estas sementes não devem ser escolhidas, pois demoram para germinar e dão origem a plantas de vários tamanhos; - selecionar as sementes da parte central da espiga por estarem mais protegidas dos insetos, serem mais vigorosas e do mesmo tamanho, o que garantirá a formação de plantios uniformes.

3 EBDA INFORMA 68, EBDA, maio / 06, p.3 PARA A CULTURA DO FEIJÃO 2.4 Escolha das Plantas de Feijão - Escolher as plantas da melhor mancha de solo; - Escolher plantas do mesmo tipo do feijão plantado; - Escolher plantas mais vigorosas; - Escolher plantas que não estejam atacadas por insetos; - Escolher plantas que não tenham doenças (ferrugem, mofo e manchas escuras nas folhas). 2.5 Escolha das Vagens Seleção das Plantas As vagens que serão selecionadas devem ser: - sem manchas de doenças (mofo, ferrugem e manchas escuras); - livres de inseto (lagarta e besouro); - sem contato com o terreno; - de bom desenvolvimento em tamanho. 2.6 Escolha das Sementes Seleção das Vagens As sementes devem ser escolhidas através de uma catação manual, procurando eliminar: - sementes com características anormais (quebradas, mofadas e germinadas); - sementes muito pequenas, quebradas, germinadas, mofadas e ardidas; - sementes danificadas por insetos; - sementes manchadas por doenças; - sementes de variedades diferentes; - sementes de cor diferente e pequena; - pedaços de paus, pedras, terras, folhas, galhos e outras impurezas, além de sementes miúdas e de outras espécies. Seleção de Sementes

4 EBDA INFORMA 68, EBDA, maio / 06, p.4 3 COLHEITA Na época da colheita deve-se colher primeiro as plantas de feijão e ou milho selecionadas e não deixar por muito tempo, depois de maduras, as vagens e ou espigas no campo, pois a quantidade de sementes com doenças e atacadas por insetos aumentam, reduzindo, assim, o vigor e a germinação das mesmas. 4 SECAGEM As vagens de feijão e ou as espigas de milho devem ser colocadas para secarem no terreiro e sempre reviradas para que a secagem seja por igual. 5 BENEFICIAMENTO Logo depois da primeira secagem faz-se a batedura do feijão e a debulha do milho e, em seguida, a catação manual, procurando eliminar as sementes anormais, chochas, quebradas, mofadas, ardidas, estragadas por insetos, com manchas de doença, pequenas e diferentes do tipo plantado. As palhas, pedras e folhas devem ser eliminadas a fim de se ter uma semente de boa qualidade física. Feita essa seleção, deve-se secar novamente as sementes até atingirem de 11% a 13% de umidade. Isso é observado quando as sementes forem pressionadas com as unhas e ou dentes e não ficar marca. Com esse nível de umidade, o ataque de insetos e a instalação de doenças são dificultados, além de facilitar o armazenamento por mais tempo. 6 GERMINAÇÃO Antes de armazenar as sementes em silos, latas, sacos e/ou caixotes, o agricultor deve retirar, sem escolher, 100 sementes de feijão e ou milho, e colocar para germinar no fundo da casa em latas ou caixotes e molhar todos os dias. Após sete dias, contam-se as que germinaram. Se este número for igual ou superior a 90%, as sementes são de boa qualidade, podendo ser armazenadas e utilizadas no plantio da próxima safra. Depois do período de armazenamento, antes da realização do plantio, deve ser repetido o teste de germinação, seguindo os mesmos passos acima descritos. Neste teste, a germinação deve ser igual ou superior a 80%, o que vai garantir um plantio uniforme. 7 ARMAZENAMENTO O armazenamento tem o objetivo de conservar as características das sementes selecionadas até a época do próximo plantio, mantendo-as livres de insetos e mofo. Por isso, no armazenamento, são necessários os seguintes cuidados: - Armazenar as sementes só com umidade entre 11 e 13%; - Armazenar as sementes em locais limpos e secos; - Armazenar as sementes distantes de adubos e ou material corrosivo; - Armazenar os sacos, latas, silos ou caixotes em cima de pedaços de madeira, para que as sementes não fiquem em contato com o piso do armazém. As sementes, antes do armazenamento, devem passar por um tratamento. Como os produtos químicos são muito caros e prejudicam a saúde do homem, dos animais e a natureza, podem ser utilizados produtos alternativos como:

5 EBDA INFORMA 68, EBDA, maio / 06, p5 1 Armazenar com areia - Utilizar uma caixa de madeira ou outro material, cobrindo o fundo com uma camada de areia limpa e seca. Esta camada de areia deve ter quatro centímetros de altura. Coloca-se sobre a areia uma camada de sementes com sete centímetros. O trabalho continua colocando-se uma camada de areia e outra de sementes, até encher o recipiente. A última camada deve ser de areia, e a caixa deve ser fechada com uma tampa. 2 Armazenar com cinza - Misturar as sementes, depois de limpas e secas, com cinza de qualquer tipo de madeira. Devem ser usados 300 gramas de cinza para 100 quilos de sementes. 3 Armazenar com pó de batedura de feijão - Após a batedura do feijão deve-se retirar o pó grosso. Com o pó fino das folhas, faz-se a mistura das sementes, podendo ser armazenadas em caixas ou tambores. 4 Armazenar com pimenta-do-reino - Deve-se usar um tambor ou lata, limpa e seca; em seguida, colocar uma camada de pimenta-doreino moída no fundo do recipiente e colocar uma camada de feijão. Quando encher até uma altura de 35 centímetros, colocar uma nova camada de pimenta-do-reino. 5 Armazenar com óleo vegetal - Depois de limpo e seco, mistura-se o feijão com óleo de soja, mamona ou amendoim. Usa-se a quantidade de dois copos de óleo para 100 quilos de sementes. Esta camada de óleo que cobre as sementes controla os gorgulhos. 6 Armazenar com pasta de mamona - Pisar em um pilão um quilo de sementes de mamona e depois colocar um pouco de água para que se forme uma pasta. A pasta obtida deve ser misturada com o feijão em cima de plástico ou piso de cimento. Um quilo de pasta dá para misturar em cinqüenta quilos de feijão. Quando o feijão for para o consumo humano, deve ser lavado com água três vezes, antes de ser cozido. 7 Armazenar com folhas ou raspa de marmeleiro - O marmeleiro é conhecido no Nordeste como mato do campo e das pastagens. Raspa-se a casca da planta e mistura-se com as sementes. Quando se usa a folha verde, coloca-se uma camada de três centímetros de folhas no fundo do saco ou caixa. Em seguida, uma camada de 20 quilos de feijão, seguindo-se o mesmo processo alternando camadas de folhas e sementes. Com o uso do marmeleiro, as sementes ficam livres do ataque de gorgulhos por um período de sete meses. 8 Armazenar com cachaça - Mistura-se meio litro de cachaça em 60 quilos de feijão. A mistura da cachaça com o feijão deve ser feita em cima de um plástico, e a semente deve estar seca. Quando o feijão se destinar à alimentação, deve ser colocado de molho na água, de um dia para o outro, para eliminar o gosto da cachaça.

6 EBDA INFORMA 68, EBDA, maio / 06, p.6 9 Armazenar com folhas de eucalipto - O eucalipto é usado para conservar o milho em espiga e com palha em paiol. O paiol deve estar limpo. Coloca-se no paiol uma camada de três centímetros de folha de eucalipto; em seguida, 17 centímetros de milho em palha, seguindo-se o processo de forma alternada até que a ultima camada seja de eucalipto. Com o uso do eucalipto, o milho fica livre dos insetos por três meses. Quando as sementes vão ser tratadas com produtos químicos, esta operação deve ser feita com aorientação do técnico. Nesse caso, procure o escritório da EBDA no seu município, para obter maiores informações. 8 BIBLOGRAFIA CONSULTADA EMATER-GO. Recomendações técnicas para o cultivo de feijão. Brasília: p. MOVIMENTO DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA (Feira de Santana,BA) - Armazenamento caseiro de grãos. s.n.t. n.p. TOLEDO, F. F.; MARCOS FILHO, J. Manual de sementes: tecnologia da produção. São Paulo: Agronômica Ceres, p. il. EBDA - SEDE Av. Dorival Caymmi, Itapuã CEP Salvador - BA Tel.: (71) R Fax: (71) ebda.difusao@ebda.ba.gov.br

Padrões para a classificação do MILHO. Caroline Matheus Larissa Gabriela

Padrões para a classificação do MILHO. Caroline Matheus Larissa Gabriela Padrões para a classificação do MILHO Caroline Matheus Larissa Gabriela Introdução O milho (Zea mays) é, sem dúvida, um dos alimentos mais importantes da cadeia alimentar animal. Muito trabalho tem sido

Leia mais

ABC. Caupi. da Agricultura Familiar. O feijão do Sertão

ABC. Caupi. da Agricultura Familiar. O feijão do Sertão ABC da Agricultura Familiar Caupi O feijão do Sertão Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Informação Tecnológica Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Caupi O feijão do Sertão

Leia mais

CALDA DE NEEM. Manual de Capacitação

CALDA DE NEEM. Manual de Capacitação CALDA DE NEEM Manual de Capacitação 1 O que é ` É um produto agrícola feito na propriedade rural, fácil de ser feito, atóxico para seres humanos e animais, líquido, protetor da planta contra doenças e

Leia mais

Consociando milho e feijão-nhemba para aumentar o rendimento

Consociando milho e feijão-nhemba para aumentar o rendimento Consociando milho e feijão-nhemba para aumentar o rendimento Para mais informações contacte: O seu agente de extensão ou Departamento de Formação Documentação e Difusão do IIAM/CZC Contacto: +25123692

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE SOJA Padrão comercial. Adriana de Marques Freitas Embrapa Soja

CLASSIFICAÇÃO DE SOJA Padrão comercial. Adriana de Marques Freitas Embrapa Soja CLASSIFICAÇÃO DE SOJA Padrão comercial Adriana de Marques Freitas Embrapa Soja Normas utilizadas: CLASSIFICAÇÃO DE SOJA Padrão comercial Instrução Normativa MAPA N O 11, de 15 de maio de 2007 com as alterações

Leia mais

PIMENTA LONGA PRODUÇÃO DE MUDAS POR SEMENTES. Amazônia Oriental

PIMENTA LONGA PRODUÇÃO DE MUDAS POR SEMENTES. Amazônia Oriental PIMENTA LONGA PRODUÇÃO DE MUDAS POR SEMENTES Amazônia Oriental Embrapa-CPATUDocumentos, n 100 Exemplares desta puplicação podem ser solicitados a: Embrapa Amozônia Oriental Travessa Dr. Enéas Pinheiro,

Leia mais

Semente Caiçara Ltda. A força da qualidade

Semente Caiçara Ltda. A força da qualidade MANUAL DE PLANTIO Semente Caiçara Ltda. A força da qualidade Temos à pronta entrega a quantidade que você necessita. As sementes são inspecionadas, beneficiadas, mantendo-se assim, ao longo dos anos, o

Leia mais

Pós-colheita, Qualidade e Classificação de Soja.

Pós-colheita, Qualidade e Classificação de Soja. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL LABORATÓRIO DE PÓS-COLHEITA, INDUSTRIALIZAÇÃO E QUALIDADE

Leia mais

Grãos cozidos. Ingredientes 1 copo grande (200 gramas) de grãos de soja escolhidos, sem lavar 6 copos grandes (dos de requeijão) de água fervente

Grãos cozidos. Ingredientes 1 copo grande (200 gramas) de grãos de soja escolhidos, sem lavar 6 copos grandes (dos de requeijão) de água fervente Grãos cozidos 1 copo grande (200 gramas) de grãos de soja escolhidos, sem lavar 6 copos grandes (dos de requeijão) de água fervente Lavar a soja em 3 copos de água fervente, escorrer, e se necessário,

Leia mais

Série Tecnológica Cafeicultura Defeitos do café

Série Tecnológica Cafeicultura Defeitos do café Série Tecnológica Cafeicultura Defeitos do café SÉRIE TECNOLÓGICA CAFEICULTURA DEFEITOS DO CAFÉ De acordo com a sua natureza, os defeitos em um lote de café podem ser atribuídos tanto às imperfeições do

Leia mais

02 IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DAS SEMENTES

02 IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DAS SEMENTES 02 IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DAS SEMENTES O estabelecimento inicial de uma lavoura depende essencialmente do potencial fisiológico das sementes utilizadas na semeadura. A porcentagem, velocidade e uniformidade

Leia mais

A práticas realizadas após a colheita são tão importantes quanto àquelas realizadas antes da colheita;

A práticas realizadas após a colheita são tão importantes quanto àquelas realizadas antes da colheita; 6 - Colheita 1 6.1 - Introdução A práticas realizadas após a colheita são tão importantes quanto àquelas realizadas antes da colheita; Da colheita às vezes depende a quantidade e também a qualidade do

Leia mais

Secagem, Beneficiamento e Armazenamento de Grãos

Secagem, Beneficiamento e Armazenamento de Grãos 15 Secagem, Beneficiamento e Armazenamento de Grãos Eduardo da Costa Eifert José Geraldo da Silva Jaime Roberto Fonseca Edson Herculano Neves Vieira 442 Por que o grão/semente de feijão deve ser secado?

Leia mais

Determinação dos Grãos de Soja Avariados (IN11) nas Safras 2014/15 a 2016/17

Determinação dos Grãos de Soja Avariados (IN11) nas Safras 2014/15 a 2016/17 Determinação dos Grãos de Soja Avariados (IN11) nas Safras 2014/15 a 2016/17 10 Irineu Lorini 1 ; José de Barros França-Neto 1 ; Ademir Assis Henning 1 ; Francisco Carlos Krzyzanowski 1 ; Fernando Augusto

Leia mais

Culturas. A Cultura da Pupunha

Culturas. A Cultura da Pupunha 1 de 6 10/16/aaaa 11:24 Culturas A Cultura da Pupunha Nome Cultura da Pupunha Produto Informação Tecnológica Data Maio -2000 Preço - Linha Culturas Informações resumidas Resenha sobre a a produção do palmito

Leia mais

11. Colheita, Beneficiamento e Classificação do Arroz

11. Colheita, Beneficiamento e Classificação do Arroz 11. Colheita, Beneficiamento e Classificação do Arroz COLHEITA Ponto de colheita: Critério visual 2/3 do ápice os grãos vítreos 1/3 da base de grãos farináceos Critério técnico determinação da umidade

Leia mais

ASPECTOS A CONSIDERAR DENTRO DE UMA UBS DE SEMENTES DE FORRAGEIRAS ENG. AGR. DR. EVALDO CERVIERI FILHO VETORSEEDS CONSULTORIA LTDA

ASPECTOS A CONSIDERAR DENTRO DE UMA UBS DE SEMENTES DE FORRAGEIRAS ENG. AGR. DR. EVALDO CERVIERI FILHO VETORSEEDS CONSULTORIA LTDA ASPECTOS A CONSIDERAR DENTRO DE UMA UBS DE SEMENTES DE FORRAGEIRAS ENG. AGR. DR. EVALDO CERVIERI FILHO VETORSEEDS CONSULTORIA LTDA SEMENTES DAS PRINCIPAIS CULTURAS NO BRASIL MILHO 11% ALGODÃO ARROZ 0,5%

Leia mais

Amaldo Ferreira da Silva Antônio Carlos Viana Luiz André Correa. r José Carlos Cruz 1. INTRODUÇÃO

Amaldo Ferreira da Silva Antônio Carlos Viana Luiz André Correa. r José Carlos Cruz 1. INTRODUÇÃO CRUZ, 1987 J.C. SEMEADURA DO MILHO 1. INTRODUÇÃO Amaldo Ferreira da Silva Antônio Carlos Viana Luiz André Correa r José Carlos Cruz O milho é a cultura mais largamente plantada no Brasil, com cerca de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2 SEMESTRE ANO 2017 QUANTIDADE ESTIMADA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2 SEMESTRE ANO 2017 QUANTIDADE ESTIMADA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2 SEMESTRE ANO 2017 QUANTIDADE ESTIMADA Nº ITEM QUANTIDAD E UNIDADE MEDIDA DESCRIÇÃO E CRITÉRIOS

Leia mais

Qualidade Comercial dos Grãos de Soja nas Safras 2014/15 a 2017/18. Irineu Lorini Embrapa Soja, Londrina, PR

Qualidade Comercial dos Grãos de Soja nas Safras 2014/15 a 2017/18. Irineu Lorini Embrapa Soja, Londrina, PR Qualidade Comercial dos Grãos de Soja nas Safras 2014/15 a 2017/18 Irineu Lorini Embrapa Soja, Londrina, PR Produção Brasileira de Grãos 238,9 Mt de Grãos 2018/19 Soja (114,8 Mt) Milho (97,0Mt) Arroz (10,5Mt)

Leia mais

Aumente o rendimento da soja

Aumente o rendimento da soja Aumente o rendimento da soja Para mais informações contacte: O seu agente de extensão ou Departamento de Formação Documentação e Difusão do IIAM/CZC Contacto: +25123692 Chimoio, Moçambique. 1 Preparação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUÍNA MT SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE SAMMA

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUÍNA MT SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE SAMMA Palestra: Como fazer uma horta Ildamir Teixeira de Faria/Diretor de Meio Ambiente SAMMA; Roselaine Mezz/Estudante de agropecuária IFMT/Estagiaria SAMMA; PREFEITURA MUNICIPAL DE JUÍNA MT SECRETARIA MUNICIPAL

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Clima Temperado Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Clima Temperado Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Documentos Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Clima Temperado Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ISSN 1516-8840 Outubro, 2015 Documentos397 Caderno de Pós-Colheita Produção

Leia mais

A Energia que vem do campo Linha de Produtos

A Energia que vem do campo Linha de Produtos A Energia que vem do campo Linha de Produtos CASTELHANO Santa Cecília 10 anos Visão Estar entre os três maiores produtores de biodiesel no Brasil Missão Participar do desenvolvimento sustentável do planeta

Leia mais

SELECIONAR E CONSERVAR MANIVA-SEMENTE DE MANDIOCA

SELECIONAR E CONSERVAR MANIVA-SEMENTE DE MANDIOCA 1996 Embrapa Amapá INFORMA {) 1- I ISSN 1413-3334 FL-04136 COMO SELECIONAR E CONSERVAR MANIVA-SEMENTE DE MANDIOCA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa Agroflorestal do Amapá Ministério

Leia mais

QUALIDADE DE SEMENTES CARACTERÍSTICAS QUE AFETAM A QUALIDADE DAS SEMENTES. Componentes:

QUALIDADE DE SEMENTES CARACTERÍSTICAS QUE AFETAM A QUALIDADE DAS SEMENTES. Componentes: LPV - 0638: PRODUÇÃO DE SEMENTES CARACTERÍSTICAS QUE AFETAM A QUALIDADE DAS SEMENTES Julio Marcos Filho Departamento de Produção Vegetal USP/ESALQ INSTALAÇÃO DE CULTURAS Planejamento Estrutura disponível

Leia mais

Circuito Tecnológico APROSOJA Safra 2013/14

Circuito Tecnológico APROSOJA Safra 2013/14 Circuito Tecnológico APROSOJA Safra 2013/14 Metodologia Informações Gerais Para a realização desta pesquisa foi utilizado o método quantitativo através de entrevistas presenciais. Paradas foram obrigatórias

Leia mais

FICHA TECNICA. 3 INDICAÇÕES DE USO - Assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos em áreas externas e/ou internas especiais.

FICHA TECNICA. 3 INDICAÇÕES DE USO - Assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos em áreas externas e/ou internas especiais. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Argamassa Macx/Cola Plus Exteriores ACII Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de

Leia mais

Processos de armazenamento e conservação de forragens. Alberto Amorim de Souza Daniel Barbosa de Miranda Geraldo Alves de Farias Embrapa Semiárido

Processos de armazenamento e conservação de forragens. Alberto Amorim de Souza Daniel Barbosa de Miranda Geraldo Alves de Farias Embrapa Semiárido Processos de armazenamento e conservação de forragens Alberto Amorim de Souza Daniel Barbosa de Miranda Geraldo Alves de Farias Embrapa Semiárido 1 Introdução ARMAZENAR: Guardar; CONSERVAR: Manter; FORRAGEM:

Leia mais

SISTEMA DE PLANTIO E PRODUTIVIDADE DA MAMONEIRA CULTIVADA EM ÁREA DE SEQUEIRO NO MUNICÍPIO DE CASA NOVA-BA

SISTEMA DE PLANTIO E PRODUTIVIDADE DA MAMONEIRA CULTIVADA EM ÁREA DE SEQUEIRO NO MUNICÍPIO DE CASA NOVA-BA SISTEMA DE PLANTIO E PRODUTIVIDADE DA MAMONEIRA CULTIVADA EM ÁREA DE SEQUEIRO NO MUNICÍPIO DE CASA NOVA-BA Marcos Antonio Drumond 1, José Barbosa dos Anjos 2 e Luiz Balbino Morgado 3 Embrapa Semi-Árido

Leia mais

Estratégias de colheita e beneficiamento para fibra de alta qualidade Engº Agrônomo Édio Brunetta Dir. Agroindustrial Grupo Itaquerê

Estratégias de colheita e beneficiamento para fibra de alta qualidade Engº Agrônomo Édio Brunetta Dir. Agroindustrial Grupo Itaquerê Estratégias de colheita e beneficiamento para fibra de alta qualidade Engº Agrônomo Édio Brunetta Dir. Agroindustrial Grupo Itaquerê Introdução: A qualidade da fibra do algodão é influenciada direta e

Leia mais

Embrapa Milho e Sorgo

Embrapa Milho e Sorgo REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Ministro da Agricultura e do Abastecimento MARCUS VINíCIUS PRATINI DE MORAES Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Presidente ALBERTO

Leia mais

COLHEITA MECANICA DO MILHO

COLHEITA MECANICA DO MILHO COLHEITA MECANICA DO MILHO Evandro Chartuni Mantovani 1. INTRODUÇÃO A colheita mecânica de milho é uma prática que começa a apresentar importância para os agricultores brasileiros. Geralmente, o agricultor

Leia mais

S U M Á R I O. 1 O que são Pragas? 2 Métodos de Controle das Pragas? 3 Receitas Caseiras para o Controle das Pragas? 4 Referências.

S U M Á R I O. 1 O que são Pragas? 2 Métodos de Controle das Pragas? 3 Receitas Caseiras para o Controle das Pragas? 4 Referências. AGRONOMIA MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA O CONTROLE DE PRAGAS EM HORTALIÇAS POR PROFESSORA DRª CRISTINA SILVEIRA GRAVINA S U M Á R I O 1 O que são Pragas? 2 Métodos de Controle das Pragas? 3 Receitas Caseiras

Leia mais

Colheita e pós-colheita

Colheita e pós-colheita Cultivo do Milho Economia da Produção Zoneamento Agrícola Clima e Solo Ecofisiologia Manejo de Solos Fertilidade de Solos Cultivares Plantio Irrigação Plantas daninhas Doenças Pragas Colheita e pós-colheita

Leia mais

GUIA CULTIVARES DE AVEIA 2019

GUIA CULTIVARES DE AVEIA 2019 GUIA CULTIVARES DE AVEIA 2019 A SEMENTES GIOVELLI PRODUZ E COMERCIALIZA SEMENTES CERTIFICADAS, COM EXCELÊNCIA E COMPROMETIMENTO HÀ MAIS DE 15 ANOS. SOJA, TRIGO, AVEIA E LINHO FAZEM PARTE DE UM PORTFÓLIO

Leia mais

FICHA TECNICA. 3 INDICAÇÕES DE USO - Assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos em pisos e paredes internas.

FICHA TECNICA. 3 INDICAÇÕES DE USO - Assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos em pisos e paredes internas. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Argamassa Macx/Cola interiores ACI Nome da empresa: Endereço: Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de Paula

Leia mais

QUALIDADE DE SEMENTES CARACTERÍSTICAS QUE AFETAM A QUALIDADE DAS SEMENTES QUALIDADE DE SEMENTES 1. PUREZA GENÉTICA. Sementes geneticamente puras

QUALIDADE DE SEMENTES CARACTERÍSTICAS QUE AFETAM A QUALIDADE DAS SEMENTES QUALIDADE DE SEMENTES 1. PUREZA GENÉTICA. Sementes geneticamente puras LPV - 0638: PRODUÇÃO DE SEMENTES CARACTERÍSTICAS QUE AFETAM A QUALIDADE DAS SEMENTES Julio Marcos Filho Departamento de Produção Vegetal USP/ESALQ INSTALAÇÃO DE CULTURAS Estrutura disponível Planejamento

Leia mais

Fruticultura. A Cultura do Umbu. Nome Cultura do Umbu Produto Informação Tecnológica Data Janeiro Preço - Linha Fruticultura Resenha

Fruticultura. A Cultura do Umbu. Nome Cultura do Umbu Produto Informação Tecnológica Data Janeiro Preço - Linha Fruticultura Resenha 1 de 6 10/16/aaaa 11:30 Fruticultura A Cultura do Umbu Nome Cultura do Umbu Produto Informação Tecnológica Data Janeiro -2001 Preço - Linha Fruticultura Resenha Informações resumidas sobre a Cultura do

Leia mais

RELATÓRIO ANO

RELATÓRIO ANO RELATÓRIO ANO 2009-2010 QUALIDADE FÍSICA, GENÉTICA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES Pesquisadora: MSc. SHEILA FANAN Primavera do Leste-MT Dezembro/2010 2 Semente de boa qualidade física, fisiológica, sanitária

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO PORTARIA Nº 268, DE 22 DE AGOSTO DE 1984

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO PORTARIA Nº 268, DE 22 DE AGOSTO DE 1984 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO PORTARIA Nº 268, DE 22 DE AGOSTO DE 1984 O Ministro de Estado da Agricultura, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto na Lei nº 6.305, de 15

Leia mais

Milho e Sorqo. ~ BYoFORT 6(0 HarvestPlus. '" ui o, (9 Ü. c..,. o -e. Agrl~~~;~~;:i~!"Ujrll o I "O " o."l", Abast.,lmento. 'C01. '.

Milho e Sorqo. ~ BYoFORT 6(0 HarvestPlus. ' ui o, (9 Ü. c..,. o -e. Agrl~~~;~~;:i~!Ujrll o I O  o.l, Abast.,lmento. 'C01. '. Milho e Sorqo ORGANIZAÇÃO PATROCINIO ~ BYoFORT 6(0 HarvestPlus c..,. Agrl~~~;~~;:i~!"Ujrll o I "O " o."l", Abast.,lmento. 'C01. '. U" 1'0 ':'" o -e '" ui o, (9 Ü Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Leia mais

EFEITO DO GRAU DE UMIDADE DOS FRUTOS DE MAMONEIRA SOBRE A EFICIÊNCIA DO PROCESSO DE DESCASCAMENTO MECÂNICO

EFEITO DO GRAU DE UMIDADE DOS FRUTOS DE MAMONEIRA SOBRE A EFICIÊNCIA DO PROCESSO DE DESCASCAMENTO MECÂNICO EFEITO DO GRAU DE UMIDADE DOS FRUTOS DE MAMONEIRA SOBRE A EFICIÊNCIA DO PROCESSO DE DESCASCAMENTO MECÂNICO Franklin Magnum de Oliveira Silva 1, Valdinei Sofiatti 2, Odilon Reny Ribeiro Ferreira da Silva

Leia mais

COLHEITA DE SEMENTES INTRODUÇÃO LPV : PRODUÇÃO DE SEMENTES. Objetivo Básico da Colheita de Sementes PROBLEMAS DA COLHEITA. Conceito.

COLHEITA DE SEMENTES INTRODUÇÃO LPV : PRODUÇÃO DE SEMENTES. Objetivo Básico da Colheita de Sementes PROBLEMAS DA COLHEITA. Conceito. LPV - 0638: PRODUÇÃO DE SEMENTES COLHEITA DE SEMENTES Julio Marcos Filho Tecnologia de Sementes DEPTO. DE PRODUÇÃO VEGETAL USP/ESALQ INTRODUÇÃO Planta produtora de grãos: Vegetação Florescimento Frutificação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: FITOTERAPIA PROF.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: FITOTERAPIA PROF.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: FITOTERAPIA PROF.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO COLHEITA, SECAGEM ARMAZENAMENTO E CONTROLE DE QUALIDADE DE PLANTAS MEDICINAIS COLHEITA:

Leia mais

AVEIA BRANCA FORRAGEIRA IPR ESMERALDA

AVEIA BRANCA FORRAGEIRA IPR ESMERALDA AVEIA BRANCA FORRAGEIRA RELAÇÃO FOLHA/COLMO Proporção 1,5:1 2,3:1 SEMENTES SUGESTÃO DE SEMEADURA A cultivar está registrada no Registro Nacional de Cultivares (RNC/MAPA) sob o nº. 29.873. Sementes podem

Leia mais

Art. 2º - A castanha de caju, segundo sua forma de apresentação, será classificada em 02 (dois) grupos, assim denominados:

Art. 2º - A castanha de caju, segundo sua forma de apresentação, será classificada em 02 (dois) grupos, assim denominados: Especificações para a padronização, classificação e comercialização interna da castanha de caju, fruto do cajueiro Anacardium occidentale L., aprovadas pela Portaria Ministerial nº 644 de 11 de setembro

Leia mais

Construção de um "silo secador

Construção de um silo secador Construção de um "silo secador Ao decidir por finalizar a secagem durante o armazenamento ou secagem em silo e que a construção seja realizada na fazenda, um passo muito importante é a escolha do local.

Leia mais

POUPA LENHA MÓVEL PASSOS A SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DO FOGÃO POUPA LENHA MÓVEL

POUPA LENHA MÓVEL PASSOS A SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DO FOGÃO POUPA LENHA MÓVEL POUPA LENHA MÓVEL PASSOS A SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DO FOGÃO POUPA LENHA MÓVEL 1. Fazer a colecta do barro na fonte e molhar; 2. Guardar em buracos feitos na terra e forrados com plástico do fundo ao topo

Leia mais

Agroindústria. Agroindústria: Processamento Artesanal de Hortaliças Tomate

Agroindústria. Agroindústria: Processamento Artesanal de Hortaliças Tomate 1 de 5 10/16/aaaa 10:47 Agroindústria Agroindústria: Processamento Artesanal de Hortaliças Tomate Processamento Nome artesanal de hortaliças : tomate Produto Informação Tecnológica Data Junho -2000 Preço

Leia mais

PORTARIA Nº 845 DE 8 DE NOVEMBRO DE 1976

PORTARIA Nº 845 DE 8 DE NOVEMBRO DE 1976 PORTARIA Nº 845 DE 8 DE NOVEMBRO DE 1976 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, USANDO DA ATRIBUIÇÃO QUE LHE CONFERE O ARTIGO Nº 39, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, ÍTEM VIII, DO DECRETO-LEI Nº 200, DE 25 DE

Leia mais

Espírito Santo Colheita e Processamento

Espírito Santo Colheita e Processamento Espírito Santo Colheita e Processamento Introdução qualidade tem sido o diferencial para a sustentabilidade da cafeicultura, Aespecialmente para o café das montanhas do Espírito Santo. Os cafés arábica

Leia mais

Doenças na cultura do milho e influência na qualidade de grãos. Ricardo Trezzi Casa - Dr. Fitopatologia

Doenças na cultura do milho e influência na qualidade de grãos. Ricardo Trezzi Casa - Dr. Fitopatologia Doenças na cultura do milho e influência na qualidade de grãos Ricardo Trezzi Casa - Dr. Fitopatologia 1. Introdução Qualidade do grão de milho versus composição = Endosperma e embrião - 61% amido - 15%

Leia mais

FICHA TECNICA. - Assentar pedras naturais escuras em pisos e paredes de áreas internas e externas.

FICHA TECNICA. - Assentar pedras naturais escuras em pisos e paredes de áreas internas e externas. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Argamassa Macx/Flex ACIII Piso sobre Piso Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de

Leia mais

Resultados do Circuito Tecnológico Aprosoja Safra 2010/11 18 A 29 DE OUTUBRO 2010

Resultados do Circuito Tecnológico Aprosoja Safra 2010/11 18 A 29 DE OUTUBRO 2010 Resultados do Circuito Tecnológico Aprosoja Safra 2010/11 18 A 29 DE OUTUBRO 2010 APRESENTAÇÃO O Circuito Tecnológico Aprosoja no Campo Safra 2010/11, idealizado pela Associação dos Produtores de Soja

Leia mais

IRGA 424 OPÇÃO DE PRODUTIVIDADE

IRGA 424 OPÇÃO DE PRODUTIVIDADE IRGA 424 OPÇÃO DE PRODUTIVIDADE A IRGA 424 apresenta como diferencial o alto potencial produtivo, responde muito bem ao manejo e às altas adubações. Origem: cruzamento IRGA 370-42-1-1F-B5/BR IRGA 410//IRGA

Leia mais

INSTRUÇÃO INTERNA N.º 06/2016 REF.: NORMAS DE RECEPÇÃO DA SAFRA DE VERÃO 2015/2016 SOJA CONVENCIONAL INDUSTRIAL E TRANSGÊNICA TERCEIROS

INSTRUÇÃO INTERNA N.º 06/2016 REF.: NORMAS DE RECEPÇÃO DA SAFRA DE VERÃO 2015/2016 SOJA CONVENCIONAL INDUSTRIAL E TRANSGÊNICA TERCEIROS INSTRUÇÃO INTERNA N.º 06/2016 REF.: NORMAS DE RECEPÇÃO DA SAFRA DE VERÃO 2015/2016 SOJA CONVENCIONAL INDUSTRIAL E TRANSGÊNICA 01. RECEPÇÃO TERCEIROS A soja transgênica será recebida nas seguintes unidades,

Leia mais

Consórcio Milho-Braquiária

Consórcio Milho-Braquiária Gessí Ceccon Consórcio Milho-Braquiária 1Oque é. É o cultivo simultâneo de milho safrinha com braquiária utilizando a semeadora de soja, ajustando-a para uma linha de milho safrinha e outra de braquiária.

Leia mais

INSTRUÇÃO INTERNA N.º 05/2015 REF.: NORMAS DE RECEPÇÃO DA SAFRA DE VERÃO 2014/2015 SOJA CONVENCIONAL INDUSTRIAL E TRANSGÊNICA

INSTRUÇÃO INTERNA N.º 05/2015 REF.: NORMAS DE RECEPÇÃO DA SAFRA DE VERÃO 2014/2015 SOJA CONVENCIONAL INDUSTRIAL E TRANSGÊNICA 1 INSTRUÇÃO INTERNA N.º 05/2015 REF.: NORMAS DE RECEPÇÃO DA SAFRA DE VERÃO 2014/2015 SOJA CONVENCIONAL INDUSTRIAL E TRANSGÊNICA 01. RECEPÇÃO A soja será recebida nas seguintes unidades: LOCAL CONSUMO SEMENTE

Leia mais

8. COLHEITA DO MILHO

8. COLHEITA DO MILHO 8. COLHEITA DO MILHO COLHEITA MANUAL Evitar atraso Colher direto no reservatório do meio de transporte COLHEITA MECÂNICA Evitar atraso Essencial a boa regulagem da máquina (cálculo das perdas) Umidade

Leia mais

NORMA DE IDENTIDADE, QUALIDADE, EMBALAGEM, MARCAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO GIRASSOL

NORMA DE IDENTIDADE, QUALIDADE, EMBALAGEM, MARCAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO GIRASSOL NORMA DE IDENTIDADE, QUALIDADE, EMBALAGEM, MARCAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO GIRASSOL 1. Objetivo: a presente norma tem por objetivo definir as características de identidade, qualidade, embalagem, marcação e

Leia mais

-Logo após o ponto de maturidade fisiológica dos grãos, teoricamente, a colheita já pode ser realizada;

-Logo após o ponto de maturidade fisiológica dos grãos, teoricamente, a colheita já pode ser realizada; 7 - Secagem 1 7.1 - Introdução -Logo após o ponto de maturidade fisiológica dos grãos, teoricamente, a colheita já pode ser realizada; -Na prática isso não ocorre em função do alto teor de umidade nessa

Leia mais

MÉTODOS DE ENXERTIA PARA A GRAVIOLEIRA EM RIO BRANCO-ACRE

MÉTODOS DE ENXERTIA PARA A GRAVIOLEIRA EM RIO BRANCO-ACRE ISSN 0104-9038 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa Agroflorestal do Acre Ministério da Agricultura e do Abastecimento BR-364, km 14 (Rio Branco/Porto Velho), Caixa Postal 392,

Leia mais

Evolução dos defeitos da soja comercial durante o armazenamento em função da infestação de percevejos na lavoura

Evolução dos defeitos da soja comercial durante o armazenamento em função da infestação de percevejos na lavoura Evolução dos defeitos da soja comercial durante o armazenamento em função da infestação de percevejos na lavoura Bocatti, C. R. 1 ; Lorini, I. 2 ; Quirino, J. R.. 3 ; Rosa, E. S. 3 ; Corrêa-Ferreira, B.

Leia mais

TERREIRO PAVIMENTADO COM LAMA ASFÁLTICA

TERREIRO PAVIMENTADO COM LAMA ASFÁLTICA TERREIRO PAVIMENTADO COM LAMA ASFÁLTICA TERREIRO PAVIMENTADO COM LAMA ASFÁLTICA INTRODUÇÃO Este folheto foi elaborado visando a produção de cafés de qualidade, com enfoque na redução do investimento em

Leia mais

Produção de Sorgo Epuripur, Uganda

Produção de Sorgo Epuripur, Uganda Publicado em TECA (http://teca.fao.org) Produção de Sorgo Epuripur, Uganda SUMÁRIO: O sorgo (também conhecido por massambala e mapira, respetivamente em Angola e Moçambique) é o terceiro cereal alimentar

Leia mais

Qualidade do trigo brasileiro: realidade versus necessidade. Eliana Maria Guarienti Pesquisadora da Embrapa Trigo

Qualidade do trigo brasileiro: realidade versus necessidade. Eliana Maria Guarienti Pesquisadora da Embrapa Trigo Qualidade do trigo brasileiro: realidade versus necessidade Eliana Maria Guarienti Pesquisadora da Embrapa Trigo 84 anos 15 anos Linha do tempo 1999 19 anos 1994 1992 1990 1977 1925 1 cruzamento artificial

Leia mais

Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, PR. Estagiária na Embrapa Soja.

Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, PR. Estagiária na Embrapa Soja. Defeitos da Classificação Comercial da Soja Devido a Infestação de Percevejos na Lavoura e Sua Evolução no Armazenamento 03 Camila Rafaeli Bocatti 1 ; Irineu Lorini 2 ; José Ronaldo Quirino 3 ; Elivanio

Leia mais

Cultivo de oleaginosas em Unidade de Observação no município de Resende-RJ

Cultivo de oleaginosas em Unidade de Observação no município de Resende-RJ Cultivo de oleaginosas em Unidade de Observação no município de Resende-RJ RJ Convênio: Prefeitura Municipal de Resende Instituto Nacional de Tecnologia Objetivo: Verificar o desenvolvimento de variedades

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOSTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENERGIA NA AGRICULTURA - PPGEA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOSTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENERGIA NA AGRICULTURA - PPGEA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOSTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENERGIA NA AGRICULTURA - PPGEA CORNELIO PRIMIERI Eng. Agrônomo/Professor/Pesquisador FAG Faculdade Assis Gurgacz

Leia mais

Colheita e armazenamento

Colheita e armazenamento 1 de 5 10/16/aaaa 11:19 Culturas A Cultura do Arroz Irrigado Nome Cultura do arroz irrigado Produto Informação Tecnológica Data Maio -2000 Preço - Linha Culturas Informações resumidas Resenha sobre a cultura

Leia mais

Produtividade: Interação entre Adubação Fosfatada de Pastagens e Suplementação Mineral

Produtividade: Interação entre Adubação Fosfatada de Pastagens e Suplementação Mineral 0 Produtividade: Interação entre Adubação Fosfatada de Pastagens e Suplementação Mineral Paulo Rodrigo Santos de Souza Zootecnista, Msc. Produção Animal 1 Pecuária Brasileira no Mundo Brasil é o maior

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO OPERACIONAL DE UM EQUIPAMENTO PARA DESCASCAMENTO DE MAMONA DA CULTIVAR BRS ENERGIA

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO OPERACIONAL DE UM EQUIPAMENTO PARA DESCASCAMENTO DE MAMONA DA CULTIVAR BRS ENERGIA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO OPERACIONAL DE UM EQUIPAMENTO PARA DESCASCAMENTO DE MAMONA DA CULTIVAR BRS ENERGIA Ricardo Calisto Dutra 1, Valdinei Sofiatti 2, Odilon Reny Ribeiro Ferreira da Silva 2, Aldo Muniz

Leia mais

Lançamento Soja marca Pioneer no Sul do Brasil. Ricardo B. Zottis Ger. Produto RS/SC

Lançamento Soja marca Pioneer no Sul do Brasil. Ricardo B. Zottis Ger. Produto RS/SC Lançamento Soja marca Pioneer no Sul do Brasil Ricardo B. Zottis Ger. Produto RS/SC Agenda 1. Histórico Soja marca Pioneer 2. Pesquisa Soja Brasil 3. Qualidade das Sementes DuPont Pioneer 4. Cultivares

Leia mais

Técnicas de Experimentação Agrícola

Técnicas de Experimentação Agrícola ProSavana Programa Especial de Capacitação e Treinamento Técnicas de Experimentação Agrícola Embrapa Arroz e Feijão Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos Universidade Federal de Goiás Nampula,

Leia mais

Comunicado 125 Técnico Maniva-semente: como selecionar e conservar Introdução Quantidade de material necessário para plantio

Comunicado 125 Técnico Maniva-semente: como selecionar e conservar Introdução Quantidade de material necessário para plantio Comunicado Técnico ISSN 125 1517-4077 Dezembro, 2012 Macapá, AP Maniva-semente: como selecionar e conservar Valeria Saldanha Bezerra 1 Introdução A mandioca é um dos principais cultivos presentes na agricultura

Leia mais

FICHA TECNICA. 3 INDICAÇÕES DE USO - Aplicação em sobreposição, de revestimentos novos sobre antigos em ambientes internos.

FICHA TECNICA. 3 INDICAÇÕES DE USO - Aplicação em sobreposição, de revestimentos novos sobre antigos em ambientes internos. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Argamassa Macx/Cola ACII Piso sobre Piso Interno Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº. 001/2018 RESULTADO PARCIAL

CHAMADA PÚBLICA Nº. 001/2018 RESULTADO PARCIAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA CAMPUS FEIRA DE SANTANA COMISSÃO DE LICITAÇÃO Portaria nº 25 de 12 de julho de 2018 Av. Dep. Luís Eduardo

Leia mais

ESCOLA DE GASTRONOMIA

ESCOLA DE GASTRONOMIA ESCOLA DE GASTRONOMIA SALADAS Olá, nesse e-book nós vamos ensinar algumas opções de saladas para compor seu cardápio. Mas antes, para garantir uma alimentação segura, vamos aprender como fazer uma correta

Leia mais

SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores.

SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores. 74 Fotos: Milton Parron Padovan SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores. SAF de base pecuária com árvores nativas implantadas em linhas. SAF com arranjo de espécies vegetais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Segue abaixo uma breve explicação sobre os dados agropecuários analisados neste Boletim. Pesquisa, acompanhamento e avaliação de safras O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em conjunto

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS PARA A CULTURA DO MILHO

INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS PARA A CULTURA DO MILHO INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS PARA A CULTURA DO MILHO AVANÇOS E DESAFIOS NO MANEJO DO MILHO André Aguirre Ramos M.Sc. Eng Agrônomo andre.aguirreramos@gmail.com (62) 99992-2330 ÍNDICE 1) EVOLUÇÃO DOS

Leia mais

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO Arroz: Na parte Oeste do Estado, as lavouras começam a entrar em fase de maturação de forma mais acelerada, sendo que 10% do total, em nível estadual, atingem esta fase, podendo

Leia mais

FICHA TECNICA. Produto: REJUNTE MACX/COLA AR-I. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

FICHA TECNICA. Produto: REJUNTE MACX/COLA AR-I. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Rejunte Macx/Cola AR-I Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de Paula S/N Lt. 6A/6B/7A

Leia mais

Preparando silagem. ABC da Agricultura Familiar Alimentação das criações na seca 3 - BIBLIOTECA EMBRAPA SEMI,ARIDO. preparando silag em.

Preparando silagem. ABC da Agricultura Familiar Alimentação das criações na seca 3 - BIBLIOTECA EMBRAPA SEMI,ARIDO. preparando silag em. ABC da Agricultura Familiar Alimentação das criações na seca 3 - Preparando silagem EMBRAPA SEMI,ARIDO BIBLIOTECA preparando silag em. FL _15647 2004 11\\1~~I'Jl~\\ ~1i I~I\~ Apresentação o lançamento

Leia mais

O produtor pergunta, a Embrapa responde. Editores Técnicos Luís Fernando Stone José Aloísio Alves Moreira Raimundo Ricardo Rabelo Marina Biava

O produtor pergunta, a Embrapa responde. Editores Técnicos Luís Fernando Stone José Aloísio Alves Moreira Raimundo Ricardo Rabelo Marina Biava O produtor pergunta, a Embrapa responde. Editores Técnicos Luís Fernando Stone José Aloísio Alves Moreira Raimundo Ricardo Rabelo Marina Biava Embrapa Informação Tecnológica Brasília, DF 2001 3 Exemplares

Leia mais

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO Arroz: O cenário orizícola não teve alterações em relação ao desenvolvimento das lavouras, já as expectativas com os preços do grão continuam baixas. A Federarroz vem trabalhando

Leia mais

BOLINHOS DE LEGUMES PASTA DE GRÃO DE SÉSAMO. Ingredientes. Ingredientes Legumes cozidos ( ± 0,5 kg, variados) 250 gr de farinha 2dl de leite sal q.

BOLINHOS DE LEGUMES PASTA DE GRÃO DE SÉSAMO. Ingredientes. Ingredientes Legumes cozidos ( ± 0,5 kg, variados) 250 gr de farinha 2dl de leite sal q. BOLINHOS DE LEGUMES PASTA DE GRÃO DE SÉSAMO Legumes cozidos ( ± 0,5 kg, variados) 250 gr de farinha 2dl de leite sal q.b Desfazer a farinha no leite e tempere. Envolver os legumes cortados e fritar pequenas

Leia mais

Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul. Introdução

Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul. Introdução Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul Machado, J.R. de A. 1 ; Guimarães, L.J.M. 2 ; Guimarães, P.E.O. 2 ; Emygdio, B.M. 3 Introdução As variedades sintéticas

Leia mais

TÉCNICA CULTURAL PARA PRODUÇÃO DE SEMENTES

TÉCNICA CULTURAL PARA PRODUÇÃO DE SEMENTES 1 TÉCNICA CULTURAL PARA PRODUÇÃO DE SEMENTES 1. Introdução Silvio Moure Cicero Instalação de campos de produção de sementes requer planejamento muito criterioso: diferentes espécies requerem técnicas especiais;

Leia mais

*Será segregado com prazo determinado conforme andamento da Safra.

*Será segregado com prazo determinado conforme andamento da Safra. ESPECIAL DE SAFRA * PUBLICAÇÃO SEMESTRAL DA COOPERATIVA CASTROLANDA * 25.01.2017 1. LOCAIS DE RECEBIMENTO, PRODUTOS, SEGREGAÇÃO E HORÁRIOS: UNIDADES DE RECEBIMENTO PRODUTOS SEGREGAÇÃO DIAS HORÁRIOS Matriz

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO PORTARIA Nº 065, DE 16 DE FEVEREIRO DE 1993

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO PORTARIA Nº 065, DE 16 DE FEVEREIRO DE 1993 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO PORTARIA Nº 065, DE 16 DE FEVEREIRO DE 1993 O Ministro de Estado da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

Receitas Sazonais. EDIÇÃO DE OUTONO Por Sustentarea, a Rede Alimentar

Receitas Sazonais. EDIÇÃO DE OUTONO Por Sustentarea, a Rede Alimentar Receitas Sazonais EDIÇÃO DE OUTONO Por Sustentarea, a Rede Alimentar Sumário Outono Abóbora assada Abobrinha refogada Casca de banana empanada Geleia de caqui Hambúrguer de feijão com cascas da manga e

Leia mais

OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS DO CONSÓRCIO DE MILHO (Zea mays) E FEIJÃO (Vigna unguiculata L. Walp)

OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS DO CONSÓRCIO DE MILHO (Zea mays) E FEIJÃO (Vigna unguiculata L. Walp) OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS DO CONSÓRCIO DE MILHO (Zea mays) E FEIJÃO (Vigna unguiculata L. Walp) Éley Rute Oliveira da Costa 1 ; Edivânia de Oliveira Santana 2 ; Ricardo Aparecido Bento 3 ; Evandro

Leia mais

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO NOTÍCIAS AGRÍCOLAS

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO NOTÍCIAS AGRÍCOLAS CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO Trigo: Atualmente 98% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo (perfilhamento ou alongamento), ao passo que 2% da área já está em floração. As lavouras apresentam boa população

Leia mais

INTRODUÇÃO ARMAZENAMENTO DAS SEMENTES INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO PRODUÇÃO DE SEMENTES ANA DIONISIA L. COELHO NOVEMBRE IMPORTÂNCIA

INTRODUÇÃO ARMAZENAMENTO DAS SEMENTES INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO PRODUÇÃO DE SEMENTES ANA DIONISIA L. COELHO NOVEMBRE IMPORTÂNCIA INTRODUÇÃO ARMAZENAMENTO PRODUÇÃO DE SEMENTES ANA DIONISIA L. COELHO NOVEMBRE ARMAZENAR É... EM TECNOLOGIA DE SEMENTES, TEM O OBJETIVO DE CONSERVAR AS SEMENTES COMERCIAIS, BÁSICAS, GENÉTICAS E DE BANCOS

Leia mais

1.2. Situação da Cultura do Trigo no Brasil e no Mundo

1.2. Situação da Cultura do Trigo no Brasil e no Mundo 1.2. Situação da Cultura do Trigo no Brasil e no Mundo TRIGO BALANÇO MUNDIAL Ano Área Produção Consumo Consumo Estoque final (mil ha) (mil t) (mil t) per capta (mil t) (kg/hab/ano) 2007/08 217.102 612.708

Leia mais

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira Edwin Baur Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira 1O que é. É uma estratégia que o produtor pode utilizar para melhorar o desempenho da atividade leiteira. O planejamento alimentar deverá ser

Leia mais