O aluno receberá um Cartão de Identificação, de porte obrigatório, para acesso e uso das instalações da escola.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O aluno receberá um Cartão de Identificação, de porte obrigatório, para acesso e uso das instalações da escola."

Transcrição

1 MANUAL DO ALUNO

2 1. CARTÃO DE ACESSO AO PRÉDIO O aluno receberá um Cartão de Identificação, de porte obrigatório, para acesso e uso das instalações da escola. Em caso de perda ou extravio do cartão, deverá solicitar uma segunda via, no item requerimentos, e será cobrada uma taxa de serviço de acordo com o edital vigente. 2. ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS A BSP frequentemente envia, por , comunicados, atualizações de calendários, cronogramas, convites de palestras, avisos de cancelamentos de aulas, oportunidades de emprego, entre outras notificações de interesse ao aluno. Por isso, é essencial que seu cadastro esteja sempre atualizado. Os endereços residencial e eletrônico, assim como o(s) telefone(s) utilizado(s) para a comunicação com o aluno, são aqueles informados na inscrição para o Processo Seletivo. Uma vez matriculado, o aluno deve efetuar a atualização das informações sempre que necessário. Para tanto, deve acessar a área de Serviços para Alunos (Central de Atendimento On-line), no portal, e escolher a opção Atualização de Cadastro. Em caso de erro no nome, o aluno deve comparecer à Central de Atendimento ao Aluno e entregar uma cópia do RG com nome correto para regularizar sua situação. Para alteração no nome, por motivos de casamento ou divórcio, deve entregar cópia da Certidão de Casamento/Divórcio e RG com o nome alterado. O aluno é responsável por garantir um endereço eletrônico ativo e números telefônicos atualizados. A BSP não se responsabiliza por eventuais falhas de comunicação e extravios de correspondências que possam decorrer de informações cadastrais desatualizadas ou incorretas. 3. ÁREA DO ALUNO (SISTEMA ACADÊMICO) Blackboard: ferramenta que a BSP disponibiliza para que seus alunos tenham acesso às informações acadêmicas, tais como: plano de ensino, plano de aulas e download dos materiais de aula. Portal BSP: nele, o aluno poderá acessar os serviços on-line (atualização de dados, consulta de notas e faltas, impressão da 2ª via de boleto e abertura de requerimentos). Para isso, deverá acessar o site da BSP (www.bsp.edu.br) e, na área do aluno, colocar seu login e senha. 4. SENHA DE ACESSO À AREA DO ALUNO O aluno receberá, no ato da matrícula, uma senha para acesso aos serviços da escola. Em caso de esquecimento da senha, poderá recuperá-la por meio do portal. Para tanto, deve acessar a seção Serviços para Alunos e escolher a opção Esqueci Minha Senha. Em seguida, digitar o cadastrado e clicar em Enviar, para que a senha seja encaminhada por .

3 5. ESTRUTURA E SERVIÇOS DA BSP 5.1. Biblioteca O aluno poderá utilizar as bibliotecas de todos os câmpus da Universidade Anhembi Morumbi. Com um acervo composto por livros, revistas semanais e ambientes de estudos, as bibliotecas dispõem, ainda, de um sistema de pesquisa que auxilia na busca de fonte de pesquisas nos mercados nacional e internacional. Por meio do site da biblioteca (www.anhembi.br/biblioteca), é possível fazer reservas e renovações de empréstimos de livros, utilizando os dados de acesso do aluno. É preciso ficar atento ao Regulamento da Biblioteca Internet sem Fio Em todo o ambiente da escola é possível conectar-se pela rede Wi-Fi. Basta identificar-se com login e senha (a mesma do blackboard) para ter acesso à internet Central de Cópias O aluno poderá utilizar as Centrais de Cópias, localizadas em todos os câmpus. Os valores para impressões e cópias devem ser consultados na própria Central de Cópias. Para utilizar o serviço, é necessário apresentar a carteirinha da escola Estacionamento A BSP possui convênio com o Estacionamento ROD, que conta com serviço de manobrista. É importante ressaltar que o estacionamento é independente da BSP, portanto, toda e qualquer negociação deverá ser feita diretamente pelo próprio aluno com a ROD. 6. LOCALIZAÇÃO DAS SALAS No início de cada semestre, os assistentes e analistas de cursos enviam a grade do curso, com as disciplinas, professores, horários de aulas e número da sala. Contudo, em todos os câmpus, o aluno pode contar com o auxílio de atendentes da BSP para localizar a sala de aula. 7. ATENDIMENTO AOS ALUNOS 7.1. Portal BSP No site da BSP, é possível obter informações acadêmicas, como notas, faltas e outros serviços, além de efetuar solicitações, via requerimento. Basta acessar a Área do Aluno em Recepção da Escola O aluno poderá obter informações acadêmicas diretamente no Atendimento Acadêmico, em seu respectivo câmpus.

4 7.3. Horário de Atendimento Atendimento presencial na BSP: Segunda a sexta-feira, das 16h às 21h Atendimento Central de Atendimento ao Aluno (CAA): Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 11h30 Telefones: (regiões metropolitanas) e (demais localidades). * O canal escolhido para atendimento (web, presencial, atendimento acadêmico ou CAA) deverá ser mantido até o final da solicitação. 8. CALENDÁRIO SEMESTRAL O aluno receberá o calendário com as datas de aulas até o final do curso. Neste calendário constarão, além dos dias das aulas, as datas de reposição de aulas, pontes de feriados e período de férias. Este documento poderá ser alterado pela Secretaria Acadêmica sem consulta prévia. As mudanças serão notificadas aos alunos via CRONOGRAMA DE AULAS Neste documento constarão a sequência das disciplinas, o horário das aulas, o número de sessões e os professores que ministrarão as aulas. O cronograma poderá ser alterado pela Secretaria Acadêmica sem consulta prévia. As mudanças serão notificadas aos alunos via AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Notas O aluno deverá cursar todas as disciplinas curriculares do programa e obter nota mínima de aprovação em cada disciplina igual ou superior a 7,0 (sete) Procedimentos para Revisão de Notas O aluno que necessitar de revisão de notas deverá, em primeiro lugar, conversar com o professor e entender o porquê da reprovação. Se, mesmo com a explicação do professor, o aluno não estiver de acordo, deverá solicitar, via requerimento, a revisão da nota para a coordenação. A coordenação levará o assunto para o conselho e o aluno terá uma resposta em até 30 dias. Obs.: Será cobrada uma taxa de serviço de acordo com o edital vigente, caso a solicitação seja indeferida.

5 10.2. Frequência O aluno deverá manter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada disciplina. O professor é responsável pela verificação diária da frequência dos alunos e apontamento do total de faltas no sistema de gestão acadêmica. O aluno que não puder comparecer às aulas, por motivos de trabalho ou outros, deverá controlar suas faltas dentro do limite de 25% (vinte e cinco por cento), pois a lei educacional não autoriza o abono de faltas Totalização das faltas A totalização de faltas é realizada mediante a soma do total de faltas apuradas na Primeira Etapa da aula (antes do intervalo) e na Segunda Etapa da aula (após o intervalo). Cada dia que o aluno falta, equivale a 4 faltas no total (4 horas/aula). Caso o total de faltas apuradas em uma determinada disciplina seja superior a 25% da carga horária, o aluno estará reprovado na disciplina, independente do desempenho obtido nos processos de avaliação (notas) Abono de faltas A legislação educacional brasileira não permite abonos de faltas (exceção feita a militares sob convocação ou representação oficial do País em competições esportivas). Não há abono de faltas em troca de trabalho ou prova de recuperação na BSP Doença infecto-contagiosa Em caso de doença infecto-contagiosa, o aluno deverá apresentar o atestado médico com o CID (Código Internacional de Doenças) na coordenação, para a devida análise, em até 10 dias corridos, a partir do início do afastamento. Após esse prazo, a solicitação será indeferida e o aluno permanecerá com as faltas. ATENÇÃO: Não serão aceitos atestados para períodos de afastamento inferiores a 5 (cinco) dias. Esses serão indeferidos imediatamente pela coordenação. Para esses casos, o aluno deverá usufruir o limite de 25% de faltas às atividades Licença - Gestantes Na pós-graduação, a gestante deverá adiar os módulos do período em que estiver afastada e fazer as disciplinas posteriormente, sem custos. Neste caso, a aluna deverá abrir a solicitação de adiamento de módulo pela web e, em seguida, entregar o atestado médico com o CID no Atendimento Acadêmico da BSP ou em uma das Centrais de Atendimento ao Aluno (CAA). O atestado será anexado à solicitação de adiamento de módulo, para devida análise da coordenação e Secretaria. Para solicitar o reingresso nas disciplinas adiadas, a aluna deverá abrir um protocolo pelo site, solicitando cursar DPs e Adaptações.

6 10.3. Projeto Final Individual No prazo estipulado pela coordenação e constante do calendário de aulas, o aluno deverá entregar o Projeto Final Individual. As condições de preparação, entrega, escolha do orientador e critérios de avaliação estão determinadas em regulamento próprio disponibilizado pela coordenação. O Manual, com todas as normas para o desenvolvimento do Projeto Final, é enviado aos alunos, além de ser disponibilizado no link Material de Aula, no Blackboard. É importante ressaltar que o Projeto Final passa por duas fases: 1ª fase Planejamento do Projeto Final: disciplina on-line para desenvolvimento do pré-projeto. O aluno deve, nesta primeira etapa do projeto, guardar consigo as orientações, tendo em vista que serão úteis na segunda etapa do seu projeto de conclusão de curso. O aluno só poderá prosseguir para a 2ª fase se for aprovado na 1ª fase. 2ª fase Projeto Final: disciplina presencial, com quatro encontros com o orientador indicado pela coordenação, para desenvolvimento da pesquisa e finalização do projeto. As disciplinas de Planejamento do Projeto Final (on-line) e Projeto Final (orientação presencial) não podem ser adiadas, pois se tratam da fase final da pós-graduação. 11. PROVA SUBSTITUTIVA A prova substituta só será aplicada em casos de afastamento médico por mais de 5 dias e comprovados por atestado médico com o CID (Código Internacional de Doenças). O aluno que se ausentar na data agendada para realização da prova substitutiva está reprovado. 12. ADIAMENTO DE MÓDULOS O aluno tem o direito de adiar 2 módulos, sem ônus, no decorrer do curso, desde que seja por motivo de viagem a trabalho (devidamente comprovada com uma carta do diretor da empresa para a qual trabalha e com cópias das passagens da viagem) ou por motivos de saúde, em que o afastamento seja superior a 15 dias (devidamente comprovado com o atestado médico com CID). As solicitações de adiamento de módulo passarão por análise da coordenação, podendo ser deferidas ou indeferidas. As solicitações que não apresentarem os devidos documentos comprobatórios e/ ou que o período de ausência comprovado esteja dentro do limite de 25% de faltas permitidas na disciplina, serão imediatamente indeferidas pela coordenação. O aluno deve abrir a solicitação antes do início do módulo. Caso abra a solicitação com a disciplina em andamento, terá a solicitação indeferida pela coordenação, por estar fora do prazo. Se o aluno já adiou os 2 (dois) módulos no início do curso, por se matricular mais tarde, automaticamente perde o direito de solicitar novamente o adiamento de módulo. O aluno tem o prazo de 1 (um) ano após o término do curso para solicitar o reingresso nas disciplinas adiadas. Caso ultrapasse o prazo, as disciplinas serão consideradas como DPs. Para solicitar o reingresso nas disciplinas adiadas, o aluno deverá abrir um protocolo pelo site, solicitando cursar DPs e Adaptações.

7 13. DISCIPLINA REPROVADA (DEPENDÊNCIA - DP) O aluno reprovado deverá refazer a disciplina, arcando com o ônus financeiro. Havendo disponibilidade de vagas e compatibilidade horária, o aluno poderá cursar em outras turmas as disciplinas em que foi reprovado. Para tanto, deverá abrir um protocolo solicitando cursar DPs e Adaptações no início de cada semestre, via site, na Área do Aluno (Serviços). Depois da análise da coordenação, serão indicadas as disciplinas a serem cursadas no semestre com seus respectivos CRT s (Códigos). Com esses dados, caso o aluno concorde com a análise, deverá aceitar a análise no sistema e solicitar Matrícula em DP presencialmente, junto à Central de Atendimento ao Aluno (CAA). 14. EMISSÃO DE DOCUMENTOS O aluno poderá solicitar declarações e/ou outros documentos via requerimento na Área do Aluno, no site, devendo arcar com o pagamento da respectiva taxa de serviço. Esses documentos são emitidos pela secretaria e o prazo de entrega para cada tipo de documento é informado na abertura do protocolo. O aluno deverá acompanhar a conclusão da solicitação pelo site, na Área do Aluno. 15. ENTREGA DO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO Constituem requisitos necessários para obtenção do certificado de Conclusão de Curso: 1. Cursar todas as disciplinas curriculares e obter nota mínima de aprovação em cada disciplina 7,0 (sete); 2. Manter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada disciplina; 3. Entregar e ser aprovado no Projeto Final Individual de Curso, que será feito de acordo com as normas pertinentes à elaboração do mesmo. Após a conclusão das etapas acima, o aluno deverá solicitar, via site, o certificado de conclusão da pós-graduação. A partir da data da solicitação, a BSP tem até 120 dias úteis para a emissão do certificado de conclusão de curso, sem ônus para o aluno. O aluno deverá acompanhar a conclusão da solicitação pelo site, na Área do Aluno. 16. PROGRAMA DE MELHORIA CONTÍNUA (Avaliação Institucional - ISED) A BSP, preocupada com a qualidade de seu ensino, procura manter um sistema de avaliação contínuo entre alunos e seus professores. A Avaliação Institucional ISED ocorre dentro do semestre letivo e avalia a comunidade docente e a infraestrutura da Escola. Comunicados explicativos são enviados diretamente para o mailing das turmas. A participação do aluno é voluntária, porém de grande valia, pois os resultados contribuem para a melhoria dos serviços educacionais prestados à comunidade acadêmica.

8 17. TRANCAMENTO DE MATRÍCULA O trancamento da matrícula corresponde à suspensão total das atividades acadêmicas por um determinado prazo, com direito de retorno ao período (semestre) interrompido, sem necessidade de novo processo seletivo. O retorno ao curso, por parte de aluno com matrícula trancada, está sujeito a: 1. Ofertas de turmas no respectivo curso,câmpus e horário pretendido; 2. Disponibilidade de vagas; 3. Adaptação curricular. O período máximo de trancamento de matrícula é de 1 (um) ano 2 semestres para os cursos de pós-graduação. Caso o aluno não retorne às atividades acadêmicas dentro do prazo de trancamento, será considerado desistente pela Universidade. Para reingresso, estará sujeito à participação em novo processo seletivo e eventual adaptação curricular, nos casos em que tenha havido mudança de currículo. Para trancamento de matrícula, o aluno deverá comparecer à Central de Atendimento ao Aluno do câmpus no qual está matriculado, a fim de efetuar sua solicitação. Importante ressaltar que o aluno deverá assumir os custos residuais do curso, bem como a multa prevista em contrato. Para retornar ao curso, é necessário solicitar a reabertura da matrícula, preenchendo requerimento na Área do Aluno, via site. 18. CANCELAMENTO DE MATRÍCULA O cancelamento da matrícula corresponde ao desligamento definitivo da Instituição, sem direito de retorno ao curso nem transferências para outras instituições de ensino. Para cancelamento da matrícula, é necessário comparecer à Central de Atendimento ao Aluno do câmpus no qual está matriculado, a fim de efetuar sua solicitação. Importante ressaltar que o aluno deverá assumir os custos residuais do curso, bem como a multa prevista em contrato. O cancelamento de matrícula do aluno ocorrerá: 1. Pelo preenchimento de um requerimento do próprio aluno; 2. Por ato da escola, decorridos 12 meses sem manifestação de retorno do aluno com matrícula trancada; 3. Por ato da direção da escola, quando cometido ato de irregularidade acadêmica ou indisciplinar. O reingresso é possível mediante a participação em novo Processo Seletivo, com direito ao aproveitamento de estudos (dispensa de disciplinas cursadas). 19. TRANSFERÊNCIA DE CURSO O aluno pode solicitar transferência de curso, porém é preciso ter finalizado o primeiro semestre. Essa solicitação deverá ser feita pelo site, via requerimento. Em seguida, a coordenação de curso realizará a análise curricular para verificar os possíveis aproveitamentos de disciplinas. Importante ressaltar que, ao transferir de curso, o aluno perde as possíveis bolsas adquiridas no outro curso, ou seja, é um novo processo seletivo.

9 20. REMATRÍCULA O aluno deverá realizar a sua rematrícula a cada semestre, tanto no curso de Master quanto no de MBA. Para tanto, deverá pagar o boleto no início do semestre, para validade da rematrícula. Caso contrário, perde a bolsa e o acesso aos materiais e notas disponíveis no site. Dúvidas devem ser sanadas na Central de Atendimento ao Aluno (CAA). 21. REGIME FINANCEIRO E MENSALIDADES Os boletos têm vencimento no 7º (sétimo) dia de cada mês. O mesmo aplica-se às disciplinas cursadas em regime de dependência e/ou adaptação. Não é possível a alteração dos vencimentos. Caso o pagamento seja efetuado após o vencimento, o aluno estará sujeito a cobrança de multa e juros devidos. Caso o aluno não receba o boleto via correio, deverá retirar a 2ª via pelo site. Para tanto, deverá acessar a área de Serviços para Alunos (Central de Atendimento On-line) no portal e escolher a opção Financeiro (2º via de Boletos). 22. CONDUTA INTERNA Muita atenção à conduta interna abaixo, que visa uma convivência harmoniosa e colaborativa em seu curso. O seu descumprimento poderá implicar desde uma notificação da parte da Direção até suspensão ou desligamento do curso. 1. Ler atentamente o contrato de prestação de serviços educacionais; 2. Respeitar os membros do corpo docente, discente e funcionários da escola; 3. Exercer com zelo e dedicação suas atividades escolares; 4. Não utilizar meios inidôneos na execução de atos ou trabalhos escolares, em benefício próprio ou de outrem; 5. Apresentar-se com trajes adequados nas atividades escolares, não sendo permitida a entrada de pessoas vestindo bermudas ou calçando chinelos; 6. Não causar dano ao patrimônio da escola, ficando obrigado à correspondente indenização; 7. Não ofender, caluniar ou difamar membro do corpo docente, discente e funcionários; 8. Não retirar, sem permissão da autoridade competente, objeto ou documento da escola; 9. Não praticar ato atentatório à moral ou aos bons costumes.

10 CENTRAL DE ATENDIMENTO (Regiões Metropolitanas) (Demais Localidades) UNIDADES CÂMPUS CENTRO Rua Dr. Almeida Lima, Mooca CÂMPUS MORUMBI Av. Roque Petroni Jr., Morumbi CÂMPUS PAULISTA 1 Av. Paulista, Bela Vista CÂMPUS PAULISTA 2 Rua Treze de Maio, Bela Vista CÂMPUS VILA OLÍMPIA Rua Casa do Ator, Vila Olímpia

1. ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS 2. QUALIDADE BSP - BUSINESS SCHOOL SÃO PAULO

1. ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS 2. QUALIDADE BSP - BUSINESS SCHOOL SÃO PAULO MANUAL DO PROFESSOR 1. ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS A BSP frequentemente envia, por e-mail, comunicados, convites de aulas, atualizações de calendários, cronogramas, convites de palestras, entre outras

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 2016

MANUAL DO ALUNO 2016 MANUAL DO ALUNO 2016 Este Manual tem como objetivo orientar os alunos em seus direitos e deveres para que possam usufruir de seus direitos e reconhecer suas obrigações como estudantes universitários. As

Leia mais

Faculdade Escola Paulista de Direito

Faculdade Escola Paulista de Direito Faculdade Escola Paulista de Direito MANUAL DO ALUNO Este manual tem por finalidade informar à comunidade universitária as normas e os procedimentos acadêmicos institucionais da Faculdade Escola Paulista

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015.

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015. ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015. Ao realizar a matrícula online, através do portal acadêmico do aluno, o

Leia mais

MANUAL DO DISCENTE DA FACULDADE UNIÃO DE ARARUAMA RIO DE JANEIRO

MANUAL DO DISCENTE DA FACULDADE UNIÃO DE ARARUAMA RIO DE JANEIRO Faculdade União Araruama de Ensino. Portaria Ministerial de Funcionamento 169 de 19/02/2009 D.O.U. de 20/02/2009 Rua Marechal Castello Branco nº 333 Centro CEP: 28970-000 Araruama RJ Telefax: (22) 2665-5930

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIDADE SÃO PAULO. Ingressantes 2010. Junho/2010 Página 1 de 14

REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIDADE SÃO PAULO. Ingressantes 2010. Junho/2010 Página 1 de 14 REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIDADE SÃO PAULO Ingressantes 2010 Página 1 de 14 SUMÁRIO 1. OBJETIVO DO CURSO 2. ESTRUTURA DO CURSO 2.1) Visão geral 2.2) Pré-requisitos 2.3) Critérios de contagem

Leia mais

GUIA ACADÊMICO MATRÍCULA E REMATRÍCULA DISPENSA DE DISCIPLINA REQUERIMENTOS

GUIA ACADÊMICO MATRÍCULA E REMATRÍCULA DISPENSA DE DISCIPLINA REQUERIMENTOS GUIA ACADÊMICO MATRÍCULA E REMATRÍCULA A matrícula é o ato formal do aluno com a UNIUV. Importa em direitos e deveres, tanto para o aluno como para a instituição. Sua efetivação ocorre após classificação

Leia mais

SUMÁRIO. Regimento da Matrícula...03. Reingresso do Aluno por Processo Seletivo Especial...04. Trancamento e Cancelamento de Matrícula...

SUMÁRIO. Regimento da Matrícula...03. Reingresso do Aluno por Processo Seletivo Especial...04. Trancamento e Cancelamento de Matrícula... SUMÁRIO Regimento da Matrícula...03 Reingresso do Aluno por Processo Seletivo Especial...04 Trancamento e Cancelamento de Matrícula...05 Transferências e Aproveitamento de Estudos...05 Critérios de Avaliação

Leia mais

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 1. CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 1. CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Prezado (a) estudante, NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Neste documento serão apresentadas orientações sobre a renovação de matrícula para o 2º semestre de 2015.

Leia mais

Regulamento de Matrícula

Regulamento de Matrícula Regulamento de Matrícula A Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Processus, juntamente com a Diretora do Curso, no exercício de suas atribuições, com o intuito de normatizar a efetividade e dinâmica

Leia mais

FACULDADE DIREÇÃO GERAL NORMA 029 1/5

FACULDADE DIREÇÃO GERAL NORMA 029 1/5 1. Dos Requisitos e Documentos para o Ingresso Para ingressar nos cursos de ensino superior o candidato deve ter concluído o Ensino Médio, prestar processo seletivo da IES ou ingressar por uma das formas

Leia mais

Manual de Orientações- Pós-Graduação Cursos Totalmente WEB (2012)

Manual de Orientações- Pós-Graduação Cursos Totalmente WEB (2012) 1 Manual de Orientações- Pós-Graduação Cursos Totalmente WEB (2012) 2 Introdução Este Manual visa atender às demandas sobre os cursos de Pós- Graduação do Centro Universitário UNISEB Interativo que são

Leia mais

Faculdade AGES AGENDA INSTITUCIONAL 2014-2 E 2015-1

Faculdade AGES AGENDA INSTITUCIONAL 2014-2 E 2015-1 Faculdade AGES AGENDA INSTITUCIONAL 2014-2 E 2015-1 ANO MÊS DIA EVENTO OUTUBRO Publicação da programação do semestre (disciplinas e horários) online no site da Faculdade. 30 Comunicar por e-mail e publicar

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu FACULDADE SATC

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu FACULDADE SATC REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu FACULDADE SATC 2014 ÍNDICE CAPÍTULO I... 3 Da Constituição, Natureza, Finalidade e Objetivos dos Cursos... 3 CAPÍTULO II... 3 Da Implantação dos Cursos...

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. Para consultar se uma instituição é credenciada é só acessar o endereço eletrônico

MANUAL DO ALUNO. Para consultar se uma instituição é credenciada é só acessar o endereço eletrônico 1 O CEPAN Centro de Ensino Panoramica, representante comercial com exclusividade da Faculdade Associada Brasil FAB, Credenciada e reconhecida pelo MEC através da Portaria nº. 1387, D.O. U de 09 de Julho

Leia mais

ESAMC. MBA Executivo. Unidades: Sorocaba. Itapetininga

ESAMC. MBA Executivo. Unidades: Sorocaba. Itapetininga ESAMC MBA Executivo Unidades: Sorocaba Itu Itapetininga REGULAMENTO INTERNO DA INSTITUIÇÃO ÚLTIMA REVISÃO: NOVEMBRO/2009 SUMÁRIO ii 1) DO REGIME ESCOLAR... 1 1.1) CRITÉRIO DE CONTAGEM DE CRÉDITOS... 1

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2014 Veteranos

Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2014 Veteranos Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2014 Veteranos Período de matrícula: de 01 a 15 de julho de 2014 1) Acesse o site da universidade www.cruzeirodosulvirtual.com.br; 2) No canto superior

Leia mais

FACULDADE DARCY RIBEIRO. Manual do Aluno FTDR. Fortaleza Ceará

FACULDADE DARCY RIBEIRO. Manual do Aluno FTDR. Fortaleza Ceará FACULDADE DARCY RIBEIRO Manual do Aluno FTDR Fortaleza Ceará SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 5 2. CURSOS... 5 3. PROCEDIMENTOS... 5 4. CARTEIRAS ESTUDANTIS... 12 5. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO... 13 6. REGIME

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015 RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015 ORIENTAÇÕES GERAIS Processo O processo de renovação de matrícula constitui-se de três etapas válidas para todos os alunos veteranos dos cursos de graduação:

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA (REMATRÍCULA)

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA (REMATRÍCULA) EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA (REMATRÍCULA) O Diretor Geral da Faculdade Sumaré, no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna pública, para conhecimento do corpo discente, a abertura do período,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS EDITAL N o 005/2015 ANEXO 03

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS EDITAL N o 005/2015 ANEXO 03 ANEXO 03 NORMAS DO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO 1 o SEMESTRE DE 2016 CAPÍTULO I DO CALENDÁRIO Art.

Leia mais

INFORMATIVO ACADÊMICO 2014 Secretaria de Pós-graduação e Pesquisa

INFORMATIVO ACADÊMICO 2014 Secretaria de Pós-graduação e Pesquisa INFORMATIVO ACADÊMICO 2014 Secretaria de Pós-graduação e Pesquisa - Início das aulas - Matricula - Matrícula para Reprovados (Cursos de Lato sensu) - Login e Senha - Boleto Mensalidade - Desconto: a. irmãos

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS EDITAL N o 002/2015 ANEXO 01

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS EDITAL N o 002/2015 ANEXO 01 ANEXO 01 NORMAS DO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS REMANEJAMENTO INTERNO 2 o SEMESTRE DE 2015 CAPÍTULO I DO CALENDÁRIO Art. 1 o Constitui o Calendário do Processo

Leia mais

Prezado Aluno. Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento.

Prezado Aluno. Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento. Prezado Aluno Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento. Atente-se ao seu e-mail e aos informativos no site da PUCPR, Portal

Leia mais

RESPOSTAS RÁPIDAS A PERGUNTAS FREQUENTES INSCRIÇÕES E MATRÍCULA

RESPOSTAS RÁPIDAS A PERGUNTAS FREQUENTES INSCRIÇÕES E MATRÍCULA RESPOSTAS RÁPIDAS A PERGUNTAS FREQUENTES INSCRIÇÕES E MATRÍCULA 1. Como fazer para me inscrever num dos Programas de Pós-graduação Lato Sensu da FADBA? Basta consultar nossa página através do site www.adventista.edu/pos.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM SAÚDE COLETIVA COM ENFOQUE NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS 2º SEMESTRE 2012 - Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM SAÚDE COLETIVA COM ENFOQUE NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS 2º SEMESTRE 2012 - Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM SAÚDE COLETIVA COM ENFOQUE NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS 2º SEMESTRE 2012 - Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

REGULAMENTO ACADÊMICO DOS CURSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO DO IFGOIAS

REGULAMENTO ACADÊMICO DOS CURSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO DO IFGOIAS REGULAMENTO ACADÊMICO DOS CURSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO DO IFGOIAS Goiânia 2010 REGULAMENTO ACADÊMICO DOS CURSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. Boa Leitura! INSTITUTO DIMENSÃO Pós- Graduação e Extensão Universitária

MANUAL DO ALUNO. Boa Leitura! INSTITUTO DIMENSÃO Pós- Graduação e Extensão Universitária MANUAL DO ALUNO O objetivo deste manual é facilitar a comunicação da Instituição com seus alunos. Ele responde a maioria das dúvidas frequentemente levantadas e catalogadas. Aqui você encontrará as informações

Leia mais

Manual de Orientações- Pós-Graduação a Distância (Ingressantes 2011 e 2012)

Manual de Orientações- Pós-Graduação a Distância (Ingressantes 2011 e 2012) 1 Manual de Orientações- Pós-Graduação a Distância (Ingressantes 2011 e 2012) 2 Introdução Este Manual visa atender às demandas sobre os cursos de Pós- Graduação do Centro Universitário UNISEB Interativo

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

INFORMATIVO N 001/2014-PPGE - ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS DO PPGE

INFORMATIVO N 001/2014-PPGE - ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS DO PPGE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE INFORMATIVO N 001/2014-PPGE - ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS DO PPGE

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES

REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES 1. DEFINIÇÃO DE CURSOS LIVRES 1.1. Os Cursos Livres, de acordo com o artigo 42, da Lei nº 9.394/1996, são cursos abertos à comunidade, condicionada

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO O Conselho de Administração, Ensino, Pesquisa e Extensão Consaepe, considerando as suas atribuições RESOLVE aprovar o Regulamento dos

Leia mais

Regulamento Interno da Secretaria Acadêmica. Faculdade da Cidade de Santa Luzia-FACSAL

Regulamento Interno da Secretaria Acadêmica. Faculdade da Cidade de Santa Luzia-FACSAL Regulamento Interno da Secretaria Acadêmica Faculdade da Cidade de Santa Luzia- 2014 SECRETARIA ACADÊMICA REGULAMENTO INTERNO DA SECRETARIA ACADÊMICA A Direção da Faculdade da Cidade de Santa Luzia - visando

Leia mais

Capital e Região Metropolitana: Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Caldazinha, Hidrolândia e Senador Canedo Interior: demais municípios

Capital e Região Metropolitana: Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Caldazinha, Hidrolândia e Senador Canedo Interior: demais municípios Principais dúvidas dos bolsistas: Capital e Região Metropolitana: Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Caldazinha, Hidrolândia e Senador Canedo Interior: demais municípios 01- Como posso obter a Bolsa Universitária?

Leia mais

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina Manual do Aluno Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina CORPO DIRETIVO ADMINISTRAÇÃO GERAL DO INSTITUTO LATO SENSU Diretor Geral Heulter Robson Nogueira Secretária Geral

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL 2016-1

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL 2016-1 PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL 2016-1 Dúvidas mais Frequentes 1. O que é Processo Seletivo ENEM? É o processo que oferece vagas aos candidatos que pretendem cursar a Faculdade a partir de Fevereiro/2016,

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE MAURICIO DE NASSAU DE BELÉM MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL CREDENCIAMENTO: PORTARIA Nº 571, DE 13 DE MAIO DE, DOU 16 DE MAIO DE SEÇÃO I EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 O Diretor da Faculdade

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CRA

PERGUNTAS E RESPOSTAS CRA PERGUNTAS E RESPOSTAS CRA 1. O que é a CRA? A CRA é a Central de Relacionamento com o Aluno. Um departamento criado para atender às solicitações acadêmicas e financeiras, através de diversificados canais

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM CONTABILIDADE DIGITAL

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM CONTABILIDADE DIGITAL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM CONTABILIDADE DIGITAL MANUAL DO ALUNO Prezado(a) Aluno(a), O Manual do Aluno é um instrumento normativo que descreve os padrões de qualidade dos processos acadêmicos

Leia mais

INSTITUTO CIMAS DE ENSINO

INSTITUTO CIMAS DE ENSINO INSTITUTO CIMAS DE ENSINO MANUAL DO ALUNO NORMAS E PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICO EM NÍVEL MÉDIO EM MAMOGRAFIA ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICO EM NÍVEL MÉDIO EM TOMOGRAFIA Autorização de Funcionamento

Leia mais

SUMÁRIO. MANUAL DO ALUNO ESTÁCIO Pós-Graduação LATO SENSU. 2) Renovação de Matrícula... 7. 3) Trancamento de Matrícula... 8

SUMÁRIO. MANUAL DO ALUNO ESTÁCIO Pós-Graduação LATO SENSU. 2) Renovação de Matrícula... 7. 3) Trancamento de Matrícula... 8 MANUAL DO ALUNO 1 SUMÁRIO MANUAL DO ALUNO ESTÁCIO Pós-Graduação LATO SENSU BOAS-VINDAS... 3 Histórico... 4 Organização... 5 Cursos de Pós-graduação Lato sensu... 6 Procedimentos Administrativos... 7 1)

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BOM DESPACHO - FACEB

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BOM DESPACHO - FACEB EDITAL CURSOS TÉCNICOS Instituto Bondespachense Presidente Antônio Carlos - IBPAC FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BOM DESPACHO - FACEB BOM DESPACHO 2013 SUMÁRIO 1 EDITAL... 03 2. HISTÓRICO... 04 3. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

GUIA DE INFORMAÇÕES AO ESTUDANTE Pronatec

GUIA DE INFORMAÇÕES AO ESTUDANTE Pronatec GUIA DE INFORMAÇÕES AO ESTUDANTE GUIA DE INFORMAÇÕES AO ESTUDANTE 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 O que é um curso técnico e quais seus benefícios? Quem pode participar? Os cursos são pagos? Tenho

Leia mais

Tecnologia da Informação na FG AUTO - ATENDIMENTO ALUNO

Tecnologia da Informação na FG AUTO - ATENDIMENTO ALUNO Tecnologia da Informação na FG AUTO - ATENDIMENTO ALUNO Jaboatão dos Guararapes / PE PAG.1 Tecnologia da Informação na Faculdade Guararapes A Faculdade Guararapes através do Setor de Tecnologia da Informação

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

Regulamento do Curso

Regulamento do Curso Regulamento do Curso Mestrado Profissional em Administração CAPÍTULO I DAS FINALIDADES DO PROGRAMA Artigo 1º - O Programa de Mestrado Profissional em Administração (MPA) tem os seguintes objetivos: I.

Leia mais

GUIA DO ALUNO 2014 1

GUIA DO ALUNO 2014 1 GUIA DO ALUNO 2014 1 GUI A DO ALUNO 1. Matrícula Para efetuar sua matrícula em Cursos PECE o candidato deverá comparecer no prazo estipulado, portando todos os documentos que são exigidos para a matrícula

Leia mais

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

prática, trabalhos acadêmicos, estudo de casos, dinâmicas, relatórios, entre outros. 1. REGISTRO ACADÊMICO

prática, trabalhos acadêmicos, estudo de casos, dinâmicas, relatórios, entre outros. 1. REGISTRO ACADÊMICO 1. REGISTRO ACADÊMICO Ao ingressar na Faculdade Pitágoras, o aluno é identificado por um número - seu Registro Acadêmico ou RA - que o acompanhará durante todo o curso de graduação, devendo ser mencionado

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 2014

MANUAL DO ALUNO 2014 MANUAL DO ALUNO 2014 APRESENTAÇÃO Caro Acadêmico, Agradecemos por você ter escolhido o IESG para sua formação profissional. No Manual do Aluno você encontrará informações importantes e necessárias para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 018 de 12 de maio de 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 018 de 12 de maio de 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 018 de 12 de maio de 2014 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS, NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EAD DA UFSM NO SEGUNDO SEMESTRE

Leia mais

Legislação Universitária de Interesse do Estudante. Aspectos da legislação universitária que dizem respeito ao estudante de graduação.

Legislação Universitária de Interesse do Estudante. Aspectos da legislação universitária que dizem respeito ao estudante de graduação. Legislação Universitária de Interesse do Estudante Aspectos da legislação universitária que dizem respeito ao estudante de graduação. Calendário Escolar O Calendário Escolar que é fixado através de Portaria

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. Caríssimo professor, Caríssima professora:

1. APRESENTAÇÃO. Caríssimo professor, Caríssima professora: MANUAL DO PROFESSOR 1. APRESENTAÇÃO Caríssimo professor, Caríssima professora: Temos a honra e o privilegio de poder contar com V. Sa. como nosso (a) parceiro (a), acreditamos que cada membro do corpo

Leia mais

FACULDADE DARCY RIBEIRO. Manual do Aluno FADR

FACULDADE DARCY RIBEIRO. Manual do Aluno FADR FACULDADE DARCY RIBEIRO Manual do Aluno FADR Fortaleza Ceará SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. CURSOS... 3 2. PROCEDIMENTOS... 3 3. CARTEIRAS ESTUDANTIS... 10 4. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO... 11 5. REGIME

Leia mais

EDITAL Nº 092/2015 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO - MODALIDADE PRESENCIAL

EDITAL Nº 092/2015 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO - MODALIDADE PRESENCIAL EDITAL Nº 092/2015 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO - MODALIDADE PRESENCIAL A Diretoria de Relacionamento e Serviços ao Aluno do Centro Universitário Senac torna pública

Leia mais

Normas e Procedimentos para os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (MBA, Especialização e Aperfeiçoamento)

Normas e Procedimentos para os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (MBA, Especialização e Aperfeiçoamento) Normas e Procedimentos para os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (MBA, Especialização e Aperfeiçoamento) 1 Contato com alunos O contato com o aluno de Pós-Graduação da UCS acontece, de forma preferencial,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

REGULAMENTO UNIDADE PAULISTA ATENÇÃO:

REGULAMENTO UNIDADE PAULISTA ATENÇÃO: REGULAMENTO UNIDADE PAULISTA ATENÇÃO: 1) Este regulamento SÓ se aplica aos contratos celebrados na unidade Paulista, por alunos matriculados nos cursos preparatórios para concursos públicos semestrais

Leia mais

Principais dúvidas dos bolsistas

Principais dúvidas dos bolsistas Principais dúvidas dos bolsistas Departamento da Contrapartida Capital Atendem os bolsistas que estudam nas Faculdades de Goiânia e de Aparecida de Goiânia. Departamento da Contrapartida do Interior Atendem

Leia mais

- De 2 de setembro de 2013 a 23 de outubro de 2013 - Ingresso 1º período de aula

- De 2 de setembro de 2013 a 23 de outubro de 2013 - Ingresso 1º período de aula EDITAL GR Nº 609/2013 - INGRESSO POR PROCESSOS EXTERNOS Edital de oferta de vagas em Cursos de Graduação a Distância da Unisul na modalidade de seleção e ingresso por Reingresso e Transferência Externa,

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, DE CURTA DURAÇÃO E DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, DE CURTA DURAÇÃO E DE EDUCAÇÃO CONTINUADA REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, DE CURTA DURAÇÃO E DE EDUCAÇÃO CONTINUADA Dispõe sobre o regulamento dos cursos de pósgraduação lato sensu, de curta duração e de educação continuada

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151. Site: www.faved.com.br E-mail: faleconosco@faved.com.br

Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151. Site: www.faved.com.br E-mail: faleconosco@faved.com.br GUIA INFORMATIVO Curso: PÓS-GRADUAÇÃO Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151 Rua Zacarias Roque - Nº 63 - Centro - Coronel Fabriciano-MG CEP 35.170-025 Prezado (a) aluno (a), seja bem-vindo

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E FACULDADE SUMARÉ CONDIÇÕES GERAIS PARA OBTENÇÃO E MANUTENÇÃO DA BOLSA INTEGRAL DE ESTUDO

PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E FACULDADE SUMARÉ CONDIÇÕES GERAIS PARA OBTENÇÃO E MANUTENÇÃO DA BOLSA INTEGRAL DE ESTUDO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E FACULDADE SUMARÉ CONDIÇÕES GERAIS PARA OBTENÇÃO E MANUTENÇÃO DA BOLSA INTEGRAL DE ESTUDO Capítulo I candidatos à Bolsa-Universidade Poderá candidatar-se a Educador Universitário

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU

ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A direção da Faculdade Aliança / Faculdade Maurício de Nassau no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais,

Leia mais

ESTÁCIO DE SÁ PÓS - GRADUAÇÃO NACIONAL. REGULAMENTO nº 02/2014 TÍTULO I DAS DIRETRIZES GERAIS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESTÁCIO DE SÁ PÓS - GRADUAÇÃO NACIONAL. REGULAMENTO nº 02/2014 TÍTULO I DAS DIRETRIZES GERAIS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESTÁCIO DE SÁ PÓS - GRADUAÇÃO NACIONAL REGULAMENTO nº 02/2014 TÍTULO I DAS DIRETRIZES GERAIS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Art. 1º - Os cursos de Pós - Graduação lato sensu estão distribuídos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Letras Diretoria Adjunta de Cultura e Extensão Cursos de Línguas Abertos à Comunidade

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Letras Diretoria Adjunta de Cultura e Extensão Cursos de Línguas Abertos à Comunidade UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Letras Diretoria Adjunta de Cultura e Extensão Cursos de Línguas Abertos à Comunidade EDITAL PARA PROCESSO DE INSCRIÇÃO NOS CURSOS DE LÍNGUAS ABERTOS

Leia mais

EDITAL Nº 090/2015 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO - MODALIDADE PRESENCIAL

EDITAL Nº 090/2015 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO - MODALIDADE PRESENCIAL EDITAL Nº 090/2015 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO - MODALIDADE PRESENCIAL A Diretoria de Relacionamento e Serviços ao Aluno do Centro Universitário Senac torna pública

Leia mais

MANUAL ALUNO FUPAC. Sabará

MANUAL ALUNO FUPAC. Sabará MANUAL do ALUNO FUPAC Sabará 2014 Sumário 04 05 06 06 07 07 08 09 09 10 10 10 11 12 13 13 14 15 15 16 16 16 17 17 17 18 19 19 20 21 Apresentação Histórico da FUPAC Breve História da Faculdade Missão Contatos

Leia mais

CURSO DESIGN: Gráfico Interiores Ficha técnica. Entidade Mantenedora Faculdade - INAP (FAT-INAP) Diretor Geral Prof. José Barbosa Sodré

CURSO DESIGN: Gráfico Interiores Ficha técnica. Entidade Mantenedora Faculdade - INAP (FAT-INAP) Diretor Geral Prof. José Barbosa Sodré GUIA ACADÊMICO CURSO DESIGN: Gráfico Interiores Ficha técnica Entidade Mantenedora Faculdade - INAP (FAT-INAP) Diretor Geral Prof. José Barbosa Sodré Diretor Administrativo Prof. Luiz Carlos Mattos Diretor

Leia mais

Até 15 dias letivos após o início das aulas disciplinas

Até 15 dias letivos após o início das aulas disciplinas EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2010 O Diretor da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA, no uso da suas atribuições, torna público o calendário e as normas para renovação de matrícula

Leia mais

EDITAL VESTIBULAR FLORENCE AGENDADO SEMESTRE LETIVO 2016.1

EDITAL VESTIBULAR FLORENCE AGENDADO SEMESTRE LETIVO 2016.1 EDITAL VESTIBULAR FLORENCE AGENDADO SEMESTRE LETIVO 2016.1 EDITAL N 15 2016 PROCESSO SELETIVO 2016.1 A Diretora Geral do Instituto Florence de Ensino Superior, no uso de suas atribuições regimentais, torna

Leia mais

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.1 e 2014.2

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.1 e 2014.2 1 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.1 e 2014.2 O Diretor Presidente do Grupo Ibmec Educacional SA, mantenedor das Faculdades de Economia e Finanças Ibmec e a Faculdade de Ciências

Leia mais

Diretora Acadêmica: Profª. Me. Otávia Borges Naves de Lira

Diretora Acadêmica: Profª. Me. Otávia Borges Naves de Lira FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 Fone:

Leia mais

Regulamento Geral. Programas Executivos IBMEC MG. REGULAMENTO GERAL PROGRAMAS EXECUTIVOS IBMEC BELO HORIZONTE Reprodução Proibida

Regulamento Geral. Programas Executivos IBMEC MG. REGULAMENTO GERAL PROGRAMAS EXECUTIVOS IBMEC BELO HORIZONTE Reprodução Proibida Regulamento Geral Programas Executivos IBMEC MG 0 TÍTULO I - DAS FINALIDADES Art. 1º - Os Programas CBA, MBA e LL.M. são atividades docentes do Ibmec MG, dirigidos à formação e aperfeiçoamento dos participantes,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 119/2011

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 119/2011 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 119/2011 Assunto: Altera a Resolução CEPE nº 96/2008, que dispõe sobre matrículas no Centro Universitário UNA. O Presidente

Leia mais

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula 2015/1

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula 2015/1 A rematrícula poderá ser feita acessando o site da Multivix e clicando no link Portal Acadêmico, ou digitando diretamente no seu navegador o endereço http://portal.. Na tela de login, entre com seus dados

Leia mais

1. ACADÊMICOS...3 1.3.1 SECRETARIA GERAL DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO...6 1.1.1 COMPETE À SECRETARIA ACADÊMICA DA FAP FACULDADE DE APUCARANA:...

1. ACADÊMICOS...3 1.3.1 SECRETARIA GERAL DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO...6 1.1.1 COMPETE À SECRETARIA ACADÊMICA DA FAP FACULDADE DE APUCARANA:... SUMÁRIO 1. ACADÊMICOS...3 1.1 SECRETARIA GERAL DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO...3 1.1.1 COMPETE À SECRETARIA ACADÊMICA DA FAP FACULDADE DE APUCARANA:...4 1.2 CENTRAL DE ATENDIMENTO / PROTOCOLO...5 1.2.1

Leia mais

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins.

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins. EDITAL NRCA-SJP N.º 09/2015 DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Coordenador do Núcleo

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA SECRETARIA ACADÊMICA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA SECRETARIA ACADÊMICA P A R A N A V A Í 2 0 1 1 1 APRESENTAÇÃO A Secretaria Acadêmica é o órgão que operacionaliza todas as atividades ligadas à vida acadêmica do aluno, desde

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 80, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2013.

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 80, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2013. INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 80, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2013. A DIRETORA EM EXERCÍCIO DO CÂMPUS DE PARANAÍBA da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve:

Leia mais

O regime adotado pela Faculdade Metodista Granbery é o seriado semestral. A matrícula é feita por períodos e renovada semestralmente.

O regime adotado pela Faculdade Metodista Granbery é o seriado semestral. A matrícula é feita por períodos e renovada semestralmente. INFORMAÇÕES ACADÊMICAS BÁSICAS 1. CURRÍCULO Para cada curso de graduação é organizado um currículo. O currículo abrange uma sequência de disciplinas/módulos hierarquizados(as) por períodos letivos, cuja

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM DO TRABALHO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

CAA WEB Lista de protocolos que devem ser solicitados pela web através do sol aluno. (http://www.unimonte.br/sol)

CAA WEB Lista de protocolos que devem ser solicitados pela web através do sol aluno. (http://www.unimonte.br/sol) CAA WEB Lista de protocolos que devem ser solicitados pela web através do sol aluno. (http://www.unimonte.br/sol) TIPO DE SOLICITAÇÃO - ONLINE ANTECIPAÇÃO DE MENSALIDADES EDU. CONTINUADA - DECLARAÇÃO DE

Leia mais

MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.2

MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.2 MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.2 NO SISTEMA NOVO, CASO VOCÊ AINDA NÃO TENHA ENTRADO, SEU USUÁRIO É A SUA MATRÍCULA EM MAIÚSCULAS, E SUA SENHA POR PADRÃO É 123456, E VOCÊ PODERÁ ALTERÁ-LA

Leia mais

BEM-VINDO AO IBMEC. Prezado(a) aluno(a), Seja bem-vindo (a) à pós-graduação do Ibmec! É com satisfação que lhe apresentamos o Manual do Aluno.

BEM-VINDO AO IBMEC. Prezado(a) aluno(a), Seja bem-vindo (a) à pós-graduação do Ibmec! É com satisfação que lhe apresentamos o Manual do Aluno. 1 BEM-VINDO AO IBMEC Prezado(a) aluno(a), É com satisfação que lhe apresentamos o Manual do Aluno. Este material é complementar ao Regulamento de Pós-Graduação, também entregue a você. Aqui você encontra

Leia mais