AUTONOMIA DAS ENTIDADES NACIONAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AUTONOMIA DAS ENTIDADES NACIONAIS"

Transcrição

1 LEI N 176/2015 REGULAMENTA A EXPLORAÇÃO DAS ATIVIDADES ESPORTIVAS RECREATIVAS EM VOOS DUPLOS COM PARAPENTES NO MUNICÍPIO DE ARACATI-CE, NAS FALÉSIAS DE CANOA QUEBRADA SOB A ÉGIDE DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA DEFESA DO CONSUMIDOR, DA VALORIZAÇÃO DO TRABALHO, DA LIVRE INICIATIVA, DA AUTONOMIA DAS ENTIDADES NACIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO DESPORTIVAS, LEVANDO-SE EM CONTA SUA COMPETÊNCIA DISCIPLINADA PELOS INCISOS I E II DO ARTIGO 30 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. O PREFEITO MUNICIPAL DE ARACATI, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal de Aracati aprovou e é sancionada e promulgada a seguinte Lei: Art. 1º. A exploração comercial de voos duplos esportivos realizados a qualquer título através de Parapente no Município de Aracati-CE respeitará os termos desta Lei. Art. 2º. Fica estabelecido que cabe às Associações/Clubes de Prática Desportiva de Parapente atuantes no âmbito desta cidade, que estiverem em conformidade com as exigências emanadas pela Entidade Nacional de Administração Esportiva, em pleno desempenho, de acordo com o estabelecido pela Lei nº 9.615/98 (Lei Geral do Desporto Brasileiro), e as que porventura sucederem, o gerenciamento das atividades de vôo livre estabelecidas neste Município junto a seus associados, e em especial as realizadas na Praia de Canoa Quebrada. 1º A Entidade de Administração Esportiva, a que se refere este artigo, deverá manter critérios objetivos de Norma Regulamentar e Sistema de Gestão Esportivo que comprove e documente os critérios utilizados no nivelamento dos seus praticantes.

2 2º A Entidade de Administração Esportiva deverá provar que seus estatutos seguem as determinações da Lei nº 9.615/98, em especial as consignadas em seus artigos 22, e 23. Art. 3º. A expedição dos alvarás para a exploração comercial de voos duplos esportivos de Parapentes está vinculada ao cumprimento das exigências expressas nesta Lei. Art. 4º. Somente poderá praticar o voo duplo na circunscrição deste Município aquele que tiver alvará fornecido pela Secretaria de Esporte de Aracati. 1º. O ALVARÁ de que refere o caput deste artigo somente será concedido a quem for piloto de nível IV (quatro), atestado pela Associação Brasileira de Voo Livre ABVL. 2º. Aquele que descumprir as condições e requisitos estabelecidos nesta Lei, na prática de voo de parapente, fica sujeito à apreensão dos seus equipamentos, além de outras sanções legais. 3º. As Associações/Clubes de Prática Desportiva de Parapente de que trata o artigo segundo deverão ser cadastradas no Município, e para isto deverão provar sua existência e efetiva prática dos seus membros há, pelo menos, 12 meses. 4º. Com relação aos praticantes habituais do voo solo/esportivo nesta circunscrição, estes deverão preencher cadastro individual na Secretaria Municipal de Esportes, tendo, para fins de veracidade, duas testemunhas. é obrigatório: Art. 5º. Para o cadastro da Associação/Clube de que refere o art. 2º desta Lei I Comprovar sua vinculação à Associação Brasileira de Voo Livre; da entidade; II Apresentar a norma regulamentar interna e o sistema de Gestão Esportiva

3 III Submeter-se a área de exploração dos voos para fins de decolagens, pouso e espaço aéreo para respectiva atividade, bem como a altitude máxima para o voo solo e o voo duplo. Parágrafo único Caberá à Prefeitura Municipal de Aracati estabelecer a área referida no inciso III deste artigo. Art. 6º. A pessoa física interessada na exploração comercial de voos duplos esportivos realizados a qualquer título, através de Parapentes, solicitará alvará devendo cumprir os seguintes requisitos: I Ser instrutor/monitor em situação regular com a Entidade Nacional de Administração Esportiva (ABVL) nos termos dessa Lei; II Possuir declaração e carteira expedida pela(s) Associação(s)/Clube(s) de Prática Esportiva deste Município e pela Entidade Nacional de Administração Esportiva que preencha os requisitos desta Lei; III Ser filiado a quaisquer das entidades locais de prática esportiva de que trata esta Lei. 1º As pessoas a que se refere o "caput" deste artigo deverão solicitar registro na Secretaria de Finanças do Município para a expedição dos alvarás munidos dos documentos exigidos nesta Lei. 2º O alvará terá validade de um ano. Art. 7º. São obrigações do piloto do voo duplo: I Obedecer à fila única operacional; artigo 5º, inciso III; II Decolar somente do lugar estabelecido pela associação nos termos do III Apresentar anualmente relatórios de suas atividades no momento em que for renovar o alvará junto à Secretaria de Esportes do Município.

4 1º. Será punido com apreensão dos equipamentos quem infringir os incisos I e II, e sua reincidência passível de cancelamento de alvará. 2º. A norma dos incisos I e II não se aplica aos pilotos de voo solo, contudo não podem estes invadir a área reservada à prática de voo duplo. Art. 8º. Na realização de voos disciplinados por esta Lei é proibido utilizar equipamentos ou técnicas desportivas em desacordo com as normas emitidas pelos fabricantes dos equipamentos empregados, das Entidades Nacionais de Administração Esportivas e Clubes de Pratica Esportiva registrados neste Município. Parágrafo único Somente poderão ser utilizados equipamentos fabricados especificamente para a realização de voos duplos, respeitando o limite máximo de peso do parapente, sendo seu fabricante identificável, estando vedados aqueles sem a homologação aceita pela respectiva Entidade Nacional de Administração Esportiva. Art. 9º. É obrigatório que o passageiro, o qual irá desenvolver a atividade disciplinada nesta Lei, seja alertado pelo instrutor/monitor ou equipe que estiver sob sua responsabilidade, em relação aos riscos envolvidos, posturas que devem ser observadas durante a atividade, ao vestuário correto, ao modo de prender os cabelos, adornos ou qualquer outro objeto ou atitude que o exponha a alguma possibilidade de dano. Art. 10. Durante o desenvolvimento das atividades de que trata esta legislação, é obrigatório o monitoramento das condições meteorológicas, devendo o(s) Clube(s) de Prática Esportiva habilitados indicar quais os limites operacionais, sendo os mesmos responsáveis por suspender as atividades em caso de comprometimento da segurança dos praticantes. Art. 11. Os instrutores/monitores habilitados nos termos desta Lei são obrigados a comunicar os acidentes ou incidentes ocorridos na exploração comercial da atividade para os Clubes de Prática Esportiva habilitados, que manterão o registro dos fatos que serão repassados para as Secretarias de Finanças, Esporte e Lazer e Infraestrutura.

5 Art. 12. Os instrutores/monitores habilitados deverão fornecer aos Clubes de Prática Esportiva, os quais forem associados, lista dos equipamentos utilizados na exploração dos voos duplos com Parapentes, contendo as seguintes informações: I tipo do equipamento; II nome do fabricante; III data de fabricação; IV descrição documentada das instruções do fabricante do equipamento, contendo informações sobre suas condições de uso e manutenção; V descrição das medidas adotadas para a conservação e manutenção do equipamento. Art. 13. É obrigatória a utilização dos equipamentos indicados na lista a que se refere o artigo anterior, sendo que sua substituição será realizada nos mesmos termos. Art. 14. Os Clubes e Associações de Prática Esportiva habilitados, em conjunto com a Entidade Nacional de Administração Esportiva, referidas no artigo 2º desta Lei, por suas comissões técnicas, deverão: I Estabelecer parâmetros de uso e manutenção dos equipamentos; II Proibir técnicas e equipamentos que entenderem inadequados; III Estabelecer medidas assecuratórias para a prevenção de acidentes e aumento da segurança da atividade esportiva recreativa, inclusive designar fiscal de rampa para orientação de decolagens e pousos, e prever penas de advertência, suspensão e cassação do alvará para os pilotos reincidentes em caso de acidentes; IV Determinar roupas, calçados e equipamentos de proteção que serão permitidos na realização dos voos duplos, desde que devidamente chancelados nos termos do art. 8º desta Lei; V Estabelecer o número máximo de equipamentos que poderão estar ao mesmo tempo em voo com a finalidade de preservar a segurança da operação; VI Indicar os encarregados pela fiscalização das atividades entre seus participantes.

6 Art. 15. Fica estabelecido que a poligonal proposta pelas entidades de prática esportiva a que se refere esta Lei e homologada pelo Município de Aracati será utilizada concomitantemente por até 12 (doze) pilotos, sendo o referido espaço utilizado por até 06 (seis) pilotos de voo solo, e 06 (seis) pilotos de voo duplo comercial, por um período ininterrupto de até 30 (trinta) minutos para cada piloto. 1º O tempo de voo previsto no caput deste artigo poderá ser flexibilizado de acordo com a demanda de decolagens (fila de espera para voo). 2º A entidade de prática esportiva a que o piloto estiver associado deverá, juntamente com o fiscal do Município, controlar o tempo de voo a que se refere o caput deste artigo. Art. 16. Os instrutores/monitores habilitados nos termos desta Lei deverão manter, na área de decolagem, placa suficiente, visível, informando o telefone e para sugestões e reclamações dos Clubes de Prática Esportiva habilitados que preencherem os requisitos desta Lei. Art. 17. O passageiro da atividade regulada nesta Lei, após ser esclarecido sob os itens previstos no art. 10, antes do procedimento de decolagem, deve assinar Termo de Conhecimento de Risco e Responsabilidade pela prática de Voo Duplo e, no caso dos menores, subscritos pelos responsáveis legais, comprometendo-se a respeitar as regras de segurança e as orientações do instrutor/monitor. Art. 18. As Secretarias de Finanças, Esporte e Lazer e Infraestrutura fiscalizarão o exercício desta atividade, podendo contar com o auxilio das Entidades indicadas no art. 2 desta Lei. Art. 19. Os fiscais do Município, nos limites de suas atribuições, são competentes para lavrar autos de infração, aplicar penalidades e realizar relatórios sobre a atividade nos termos do Código Tributário Municipal. Art. 20. Cabe aos Clubes de voo livre deste Município que preencherem os requisitos desta Lei estabelecerem um plano de evacuação de feridos, em casos de acidentes, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, sendo responsabilidade dos mesmos os danos causados aos passageiros bem como a terceiros.

7 Art. 21. Os impostos e taxas referentes à exploração comercial das atividades esportivas recreativas em voos duplos com Parapente seguirão as disposições contidas ou equiparadas do Código Tributário Municipal, bem como à Legislação auxiliar atinente à matéria. Art. 22. Os demais casos não previstos nesta Lei serão regulamentados por Decreto do Chefe do Executivo Municipal. Art. 23. DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS. Parágrafo único - Fica estabelecido que a Secretaria Municipal de Esporte, atendendo aos critérios estabelecidos nesta Lei, fornecerá a título provisório o ALVARÁ PROVISÓRIO aos pilotos para o exercício da atividade, com validade para 120 dias, período em que o gestor municipal, por decreto, regulamentará esta Lei. Art. 24. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário. PAÇO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACATI, aos vinte e quatro dias do mês de junho do ano de dois mil e quinze. FRANCISCO IVAN SILVÉRIO DA COSTA PREFEITO MUNICIPAL DE ARACATI

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS, NATUREZA E FINALIDADE DO DESPORTO

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS, NATUREZA E FINALIDADE DO DESPORTO São Paulo, 31 de Maio de 2016. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS, NATUREZA E FINALIDADE DO DESPORTO O Diretor de Esportes da Associação Brasileira de Pilotos e Instrutores de Voo Livre no exercício de suas atribuições

Leia mais

LEI Nº DE 06 DE DEZEMBRO DE 1979

LEI Nº DE 06 DE DEZEMBRO DE 1979 SMAJ Coordenadoria Setorial de Documentação Biblioteca Jurídica Advertência LEI Nº 4.959 DE 06 DE DEZEMBRO DE 1979 (Publicação DOM 07/12/1979) Regulamentada pelo Decreto nº 6.170, de 22/08/1980 Regulamentada

Leia mais

PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO ESTÂNCIA BALNEÁRIA ESTADO DE SÃO PAULO

PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO ESTÂNCIA BALNEÁRIA ESTADO DE SÃO PAULO PROJETO DE LEI Nº / 2017 Institui normas para a operação do transporte alternativo de passageiros e de mercadorias nos supermercados. O PREFEITO MUNICIPAL de São Sebastião, usando das atribuições que lhe

Leia mais

Prefeitura Municipal de Andorinha publica:

Prefeitura Municipal de Andorinha publica: Prefeitura Municipal de Andorinha 1 Terça-feira Ano IV Nº 1091 Prefeitura Municipal de Andorinha publica: Lei N 054 de - Dispõe sobre a proibição de entrada e permanência de pessoas em estabelecimentos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA GABINETE DO PREFEITO. DECRETO Nº de 26 de outubro de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA GABINETE DO PREFEITO. DECRETO Nº de 26 de outubro de 2012 PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 5.060 de 26 de outubro de 2012 Dispõe sobre o procedimento de fiscalização para fins de SUSPENSÃO e CANCELAMENTO de Alvará de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBAITABA

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBAITABA DECRETO Nº 257/2011 Regulamenta os procedimentos para Escrituração Fiscal e estabelece obrigatoriedade de emissão de Nota Fiscal Eletrônica de ISSQN Imposto Sobres Serviços de Qualquer Natureza. ALEXANDRE

Leia mais

Câmara Municipal de Lajinha

Câmara Municipal de Lajinha LEI COMPLEMENTAR Nº 044/2013 Institui a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFSe dá outras providências. O Prefeito Municipal de Lajinha, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, faço

Leia mais

REGULAMENTO DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA (CIUNI)

REGULAMENTO DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA (CIUNI) UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRO-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITARIOS COORDENADORIA DE ESPORTES E LAZER REGULAMENTO DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA (CIUNI) JANEIRO-2016 CAPÍTULO I DA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU P.32818/99 LEI Nº 4553, DE 08 DE JUNHO DE 2000 Dispõe sobre Perfuração de Poços para Captação de Águas Subterrâneas no Município de Bauru e dá outras providências. NILSON COSTA, Prefeito Municipal de Bauru,

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2018. Dispõe sobre o registro das organizações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, R E S

Leia mais

Terça-feira, 15 de Dezembro de 2015 Edição N 795 Cardeno I

Terça-feira, 15 de Dezembro de 2015 Edição N 795 Cardeno I LEI N.º 893 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2015. Altera e acrescenta dispositivos da Lei nº 803, de 30 de dezembro de 2009, que institui Novo Código Tributário e de Rendas do Município de Conde - Bahia, e dá outras

Leia mais

ESOLUÇÃO CFC Nº 1.390, DE 30 DE MARÇO DE 2012 DOU Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis.

ESOLUÇÃO CFC Nº 1.390, DE 30 DE MARÇO DE 2012 DOU Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. ESOLUÇÃO CFC Nº 1.390, DE 30 DE MARÇO DE 2012 DOU 24.04.2012 Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016

PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016 PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016 Dispõe sobre a prestação dos serviços de controle de vetores e pragas urbanas por empresas especializadas e da outras providencias. A DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos do

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001

DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 MINISTÉRIO DO ESPORTE E TURISMO EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 A Diretoria da EMBRATUR

Leia mais

Prefeitura de Júlio de Castilhos

Prefeitura de Júlio de Castilhos DECRETO Nº 6.012 DE 15 DE JANEIRO DE 2016 Regulamenta a Lei 3.112 de 16 de outubro de 2013 que dispõe sobre o exercício das atividades de mototáxi e motofrete no município de Júlio de Castilhos e da outras

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL RESOLUÇÃO NORMATIVA No 21, DE 20 DE MARÇO DE 2015.

CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL RESOLUÇÃO NORMATIVA No 21, DE 20 DE MARÇO DE 2015. CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL RESOLUÇÃO NORMATIVA No 21, DE 20 DE MARÇO DE 2015. Altera os critérios e procedimentos para requerimento, emissão, revisão, extensão, suspensão e

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2014/SFM/UFT, de 25 de ju lho de Cadastro Eletrônico de Empresas Não Estabelecidas em Joinville - CENE

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2014/SFM/UFT, de 25 de ju lho de Cadastro Eletrônico de Empresas Não Estabelecidas em Joinville - CENE INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2014/SFM/UFT, de 25 de ju lho de 2014. Cadastro Eletrônico de Empresas Não Estabelecidas em Joinville - CENE Dispõe sobre a abertura de inscrição no Cadastro Mobiliário Municipal,

Leia mais

Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL DE ERVAL VELHO

Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL DE ERVAL VELHO Lei Complementar n 024, de 16 de outubro de 2009. Regulamenta o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas, às empresas de pequeno porte e aos microempresários individuais de que trata a Lei

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VERA CRUZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE VERA CRUZ temporária de excepcional interesse público houver sido precedida de regular processo seletivo, em cumprimento de preceito legal. Art. 4º - O nomeado ou designado, antes da posse, declarará por escrito

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 220, DE

LEI COMPLEMENTAR Nº 220, DE LEI COMPLEMENTAR Nº 220, DE 10-06-1996 Institui a obrigatoriedade de limpeza e esgotamento das caixas de gordura, fossas sépticas e filtros anaeróbicos no município de Santos e dá outras providências.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CENTRO ESPORTIVO UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DO CENTRO ESPORTIVO UNIVERSITÁRIO TÍTULO II OBJETIVOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CENTRO ESPORTIVO UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DO CENTRO ESPORTIVO UNIVERSITÁRIO TÍTULO II OBJETIVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CENTRO ESPORTIVO UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DO CENTRO ESPORTIVO UNIVERSITÁRIO Art.lº - O CEU - Centro Esportivo Universitário, Órgão suplementar da

Leia mais

Parágrafo único... (NR)

Parágrafo único... (NR) LEI Nº 12.423, DE 14 DE JUNHO DE 2018. Altera o caput do art. 21 da Lei nº 8.133, de 12 de janeiro de 1998; altera a ementa; altera o art. 1º; altera o caput do art. 2º; altera o caput, renomeia o parágrafo

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 3.961/2015. REGULAMENTA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE E TRANSPORTE DE MERCADORIAS MOTO- FRETE, E CONTÉM OUTRAS DISPOSIÇÕES.

LEI MUNICIPAL Nº 3.961/2015. REGULAMENTA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE E TRANSPORTE DE MERCADORIAS MOTO- FRETE, E CONTÉM OUTRAS DISPOSIÇÕES. LEI MUNICIPAL Nº 3.961/2015. REGULAMENTA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE E TRANSPORTE DE MERCADORIAS MOTO- FRETE, E CONTÉM OUTRAS DISPOSIÇÕES. RENATO GEMELLI BONADIMAN, Prefeito Municipal de Seberi, Estado do

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SELVIRIA ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE SELVIRIA ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL LEI Nº 955 de 03 de Julho 2015 Regulamenta as realizações de feiras itinerantes e temporárias de vendas de produtos e mercadorias a varejo e atacado, no Município de Selvíria - MS. O Excelentíssimo Senhor

Leia mais

NORMA REGULAMENTAR ABP Revisão Abril/2012

NORMA REGULAMENTAR ABP Revisão Abril/2012 Capítulo I - Disposições Gerais A. A presente norma regulamenta a prática em Parapente no Brasil, segundo o parágrafo primeiro do artigo 01 concomitante o artigo 16 da lei 9615 de 24 de Março de 1998,

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE JACINTO MACHADO

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE JACINTO MACHADO LEI Nº 574 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2009 REGULAMENTA O TRATAMENTO DIFERENCIADO E FAVORECIDO ÀS MICROEMPRESAS, ÀS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE E AOS MICROEMPRESÁRIOS INDIVIDUAIS DE QUE TRATA A LEI COMPLEMENTAR

Leia mais

DECRETO MUNICIPAL (SP) Nº , DE

DECRETO MUNICIPAL (SP) Nº , DE Altera o Decreto nº 56.981, de 10 de maio de 2016, dispondo sobre requisitos mínimos a serem exigidos dos condutores e veículos para a exploração de atividade econômica privada de transporte individual

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL AUTARQUIA FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 9ª REGIÃO ESTADO DO PARANÁ CREF9/PR

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL AUTARQUIA FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 9ª REGIÃO ESTADO DO PARANÁ CREF9/PR RESOLUÇÃO N. 093 de 01 Maio de 2015. Dispõe sobre as funções e atribuições do Profissional de educação Física no Exercício da Responsabilidade Técnica nos estabelecimentos prestadores de serviços no campo

Leia mais

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica:

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano V Nº 1756 Prefeitura Municipal de publica: Lei Nº 957 de 17 de setembro de 2014 - Altera a Lei Municipal 416/2001, de 28 de dezembro de 2001, que cria regulamento da inspeção

Leia mais

LEI Nº 1312/2014 De 08 de setembro de 2014.

LEI Nº 1312/2014 De 08 de setembro de 2014. LEI Nº 1312/2014 De 08 de setembro de 2014. Dispõe sobre o Licenciamento Ambiental Municipal de empreendimentos Minerários destinados a extração de areia, cascalho e argila (Minerais Classe II), Regulamenta

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 011/2011

PROJETO DE LEI Nº 011/2011 PROJETO DE LEI Nº 011/2011 "INSTITUI MEIA-ENTRADA PARA ESTUDANTES EM LOCAIS E NAS CONDIÇÕES QUE MENCIONA, SOB PENA DE MULTA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS." FILIPE CARDOSO CARIELO, Vereador da Câmara Municipal

Leia mais

PREFEITURA DE SÃO LUÍS

PREFEITURA DE SÃO LUÍS PORTARIA Nº 0790 de 09 de outubro de 2015. Estabelece normas relativas à obtenção de cadastramento dos condutores autônomos e empresas exploradoras do serviço de transporte escolar no âmbito do Município

Leia mais

0054/2012 Disciplina o tráfego de veículos de tração animal e dá outras providências.

0054/2012 Disciplina o tráfego de veículos de tração animal e dá outras providências. PROJETO DE INDICAÇÃO N 12012 0054/2012 Disciplina o tráfego de veículos de tração animal e dá outras providências. o Vereador abaixo assinado, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com o

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO fevereiro de 2016 a 04 de março de 2016. PALÁCIO RIO BRANCO, 22 de fevereiro de 2016. Ailton Cardozo de Araujo : Presidente Poder Executivo PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA - PMC DECRETO Nº 140 Regulamenta

Leia mais

CAPÍTULO I DO ALVARÁ

CAPÍTULO I DO ALVARÁ LEI COMPLEMENTAR Nº 191, de 09 de dezembro de 2008. "ESTABELECE NORMAS PARA EXPEDIÇÃO DO ALVARÁ DE LICENÇA PARA LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO NO MUNICÍPIO E ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI COMPLEMENTAR N 110/2003."

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS LEI Nº 1.881/2009 REGULAMENTA O TRATAMENTO DIFERENCIADO E FAVORECIDO ÀS MICROEMPRESAS, ÀS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE E AOS MICROEMPRESÁRIOS INDIVIDUAIS DE QUE TRATA A LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 123, DE

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cocos BA Rua Presidente Juscelino, 115, Centro Cocos BA Cep Fone/Fax (77) CNPJ:

Prefeitura Municipal de Cocos BA Rua Presidente Juscelino, 115, Centro Cocos BA Cep Fone/Fax (77) CNPJ: 52 - Ano V - Nº 234 LEI Nº 648, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2013. Institui a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços e dispõe sobre a Declaração Mensal do Imposto sobre a Prestação de Serviços de Qualquer Natureza.

Leia mais

Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II.

Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II. INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 13, DE 22 DE OUTUBRO DE 2009 Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de

Leia mais

Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005)

Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005) Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005) Fica estabelecidos, por meio do presente regulamento, os requisitos mínimos relativos à obrigatoriedade,

Leia mais

LEI Nº 955, DE 18 DE JULHO DE O POVO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 955, DE 18 DE JULHO DE O POVO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 955, DE 18 DE JULHO DE 2017. Autoriza ao Poder Executivo a conceder Ajuda de Custo a título de bolsa de estudo aos estudantes de nível superior, residentes no Município de Comendador Levy Gasparian

Leia mais

LEI Nº DE 22 DE DEZEMBRO DE A Câmara Municipal de Tiradentes aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei: CAPÍTULO I

LEI Nº DE 22 DE DEZEMBRO DE A Câmara Municipal de Tiradentes aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei: CAPÍTULO I LEI Nº 2.493 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2009. Institui a Lei Municipal relativa ao Empreendedor Individual e dá outras providências A Câmara Municipal de Tiradentes aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono

Leia mais

DECRETO Nº De 21 de Junho de 2011 D E C R E T A. CAPÍTULO I Da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços - NF-e. SEÇÃO I Da Definição da NF-e

DECRETO Nº De 21 de Junho de 2011 D E C R E T A. CAPÍTULO I Da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços - NF-e. SEÇÃO I Da Definição da NF-e DECRETO Nº 1434 De 21 de Junho de 2011 Dispõe sobre a instituição da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços no âmbito da Administração Municipal de Araçoiaba da Serra e dá outras Providências. JOÃO FRANKLIN

Leia mais

LEI Nº 1312/2014 De 26 de agosto de 2014.

LEI Nº 1312/2014 De 26 de agosto de 2014. LEI Nº 1312/2014 De 26 de agosto de 2014. Dispõe sobre o Licenciamento Ambiental Municipal de empreendimentos Minerários destinados a extração de areia, cascalho e argila (Minerais Classe II), Regulamenta

Leia mais

PORTARIA Nº 42, DE 23 DE JUNHO DE 2015

PORTARIA Nº 42, DE 23 DE JUNHO DE 2015 PORTARIA Nº 42, DE 23 DE JUNHO DE 2015 A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO Campus Cuiabá - Bela Vista, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela

Leia mais

INSTRUÇÃO PREVIC Nº 28, DE 12 DE MAIO DE 2016.

INSTRUÇÃO PREVIC Nº 28, DE 12 DE MAIO DE 2016. EDIÇÃO 91, SEÇÃO I, PÁGINA 183, DE 13 DE MAIO DE 2016 INSTRUÇÃO PREVIC Nº 28, DE 12 DE MAIO DE 2016. Estabelece procedimentos para certificação, habilitação e qualificação dos membros da diretoria-executiva,

Leia mais

LEI Nº 277 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018.

LEI Nº 277 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018. LEI Nº 277 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018. Cria o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ARACI,, no uso de suas atribuições legais e nos termos

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CONCEA Nº 16, DE 30 DE ABRIL DE 2014

RESOLUÇÃO NORMATIVA CONCEA Nº 16, DE 30 DE ABRIL DE 2014 REVOGADA PELA RESOLUÇÃO CONCEA Nº 21/ 2015 RESOLUÇÃO NORMATIVA CONCEA Nº 16, DE 30 DE ABRIL DE 2014 Altera os critérios e procedimentos para requerimento, emissão, revisão, extensão, suspensão e cancelamento

Leia mais

LEI Nº 2.278/2001 DECRETO Nº 6.213/2000. ANTONIO TERUO KATO, PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ, ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais,

LEI Nº 2.278/2001 DECRETO Nº 6.213/2000. ANTONIO TERUO KATO, PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ, ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais, LEI Nº 2.278/2001 DECRETO Nº 6.213/2000 CRIA E REGULAMENTA O PASSE LIVRE DO ESTUDANTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. ANTONIO TERUO KATO, PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ, ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas

Leia mais

LEI N 1.772/2006 Dispõe sobre o tempo de atendimento ao público nos atendimentos bancários e dá outras providências em defesa do consumidor

LEI N 1.772/2006 Dispõe sobre o tempo de atendimento ao público nos atendimentos bancários e dá outras providências em defesa do consumidor LEI N 1.772/2006 Dispõe sobre o tempo de atendimento ao público nos atendimentos bancários e dá outras providências em defesa do consumidor O Povo do Município de Viçosa, por seus representantes legais,

Leia mais

Lei Complementar n 063, de 18 de dezembro de 2009.

Lei Complementar n 063, de 18 de dezembro de 2009. Lei Complementar n 063, de 18 de dezembro de 2009. Regulamenta o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas, às empresas de pequeno porte e aos microempresários individuais de que trata a Lei

Leia mais

LIZ - LEI Nº 4702 DE 1º DE SETEMBRO DE 2010

LIZ -  LEI Nº 4702 DE 1º DE SETEMBRO DE 2010 LIZ - www.leismunicipais.com.br LEI Nº 4702 DE 1º DE SETEMBRO DE 2010 INSTITUI O SISTEMA DO ESTACIONAMENTO ROTATIVO PAGO NAS VIAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS DE PASSO FUNDO E AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A OUTORGAR

Leia mais

Considerando os Capítulos II, III e IV e V do Título III da Resolução CFP n o 003/07 - Consolidação das Resoluções do CFP, CAPÍTULO I DO REGISTRO

Considerando os Capítulos II, III e IV e V do Título III da Resolução CFP n o 003/07 - Consolidação das Resoluções do CFP, CAPÍTULO I DO REGISTRO RESOLUÇÃO CRP-12 Nº 001/2008 DE 19 DE JULHO DE 2008 EMENTA: Dispõe sobre Registro, Cadastro, Cancelamento, Responsabilidade Técnica, Infrações e Penalidades referentes às Pessoas Jurídicas com jurisdição

Leia mais

Estado de Santa Catarina

Estado de Santa Catarina LEI COMPLEMENTAR Nº 003/2009 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2009 REGULAMENTA O TRATAMENTO DIFERENCIADO E FAVORECIDO ÀS MICROEMPRESAS, ÀS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE E AOS MICROEMPRESÁRIOS INDIVIDUAIS DE QUE TRATA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BROTAS CNPJ /

PREFEITURA MUNICIPAL DE BROTAS CNPJ / ORLANDO PEREIRA BARRETO NETO, Prefeito Municipal de Brotas, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal de Brotas aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte

Leia mais

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE 2017.

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE 2017. DECRETO Nº 19.700, DE 13 DE MARÇO DE 2017. Regulamenta a Lei Municipal nº 12.162, de 9 de dezembro de 2016, que dispõe sobre o serviço de transporte motorizado privado e remunerado de passageiros. O PREFEITO

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 539, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2013, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA INSTRUÇÃO CVM Nº 554/14.

INSTRUÇÃO CVM Nº 539, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2013, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA INSTRUÇÃO CVM Nº 554/14. INSTRUÇÃO CVM Nº 539, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2013, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA INSTRUÇÃO CVM Nº 554/14. Dispõe sobre o dever de verificação da adequação dos produtos, serviços e operações ao perfil

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS RODOVIÁRIOS

SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS RODOVIÁRIOS RESOLUÇÃO Nº 003/2007 DP/SUSER Estabelece e regulamenta o Programa de Estacionamento Especial para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção e dá outras providências O DIRETOR PRESIDENTE DA SUPERINTENDÊNCIA

Leia mais

LEI Nº 77-A, DE

LEI Nº 77-A, DE LEI Nº 77-A, DE 12-09-1991 Dispõe sobre a instalação, conservação e o funcionamento de elevadores e outros aparelhos no município, e dá outras providencias. Processo nº 18.938/91 Antonio Fernando dos Reis,

Leia mais

RESOLUÇÃO CPAf nº 001/2017

RESOLUÇÃO CPAf nº 001/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas Av. dos Estados, 5001, Bairro Bangu, Santo André, SP, CEP 09210-580 Fone: (11)

Leia mais

LEI ORDINÁRIA MUNICIPAL Nº 2634, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2013.

LEI ORDINÁRIA MUNICIPAL Nº 2634, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2013. LEI ORDINÁRIA MUNICIPAL Nº 2634, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2013. Disciplina normas de controle para as rotinas da frota e transporte municipal e da outras providências. SÉRGIO DE MELLO, PREFEITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

DECRETO Nº Art. 2º - Nenhum anúncio ou veículo poderá ser exposto ao público ou mudado de local sem prévia autorização do Município.

DECRETO Nº Art. 2º - Nenhum anúncio ou veículo poderá ser exposto ao público ou mudado de local sem prévia autorização do Município. DECRETO Nº 12.590 Regulamenta a Lei nº 8279/99, quanto ao uso do Mobiliário Urbano com inserção de publicidade e a utilização de Veículos Publicitários, e dá outras providências. Art. 1º - A instalação

Leia mais

Manual de Normas de CIA de Distribuição Pública

Manual de Normas de CIA de Distribuição Pública de Versão: 05/05/2016 Documento Público 2 / 7 MANUAL DE NORMAS CERTIFICADO DE INVESTIMENTO AUDIOVISUAL DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO I DO OBJETIVO Artigo 1 O presente é instituído pela Cetip S.A. Mercados

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 1.070, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 1.070, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 1.070, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 Dispõe sobre os procedimentos para registro e revisão de registro das instituições de ensino e das entidades de classe de profissionais nos Creas e dá outras

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE CAMPINAS. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

O PREFEITO MUNICIPAL DE CAMPINAS. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei: LEI Nº 15.539 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017 (Publicação DOM 18/12/2017 p.1) Regulamentada pelo Decreto nº 19.779, de 08/02/2018 e Resolução SETRANSP (nº 84/2018), Dispõe sobre o serviço remunerado para transporte

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO ALPHAVILLE TÊNIS CLUBE

REGULAMENTO INTERNO DO ALPHAVILLE TÊNIS CLUBE 1/5 Artigo 1 - DO OBJETO Este Regulamento tem por objetivo estabelecer dispositivos quanto ao ingresso de associados, seus dependentes, acompanhantes cadastrados e convidados nas dependências do Clube

Leia mais

RESOLUÇÃO 003/2010, DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

RESOLUÇÃO 003/2010, DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA RESOLUÇÃO 003/2010, DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA Aprova criação da Comissão de Bolsas e critérios de concessão e manutenção de bolsas O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO RDC ANVISA Nº 308, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2002 (*) (D.O.U. de 05/12/02)

RESOLUÇÃO RDC ANVISA Nº 308, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2002 (*) (D.O.U. de 05/12/02) RESOLUÇÃO RDC ANVISA Nº 308, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2002 (*) (D.O.U. de 05/12/02) Dispõe sobre as prescrições a serem atendidas pelos fornecedores de câmaras de bronzeamento e estabelecimentos que executam

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica:

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2404 Prefeitura Municipal de publica: Lei nº 461 de 03 de setembro de 2018-Dispõe sobre a proibição de cobrança de taxas de religação do fornecimento de água e energia

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA DECRETO nº 255, de 22 de novembro de 2018. Institui a Sala do Empreendedor e o Fluxo de Atendimento, no município de Jaguaquara-BA. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JAGUAQUARA, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas

Leia mais

Folha: Revisão: 1/11. Processo: Normatizador

Folha: Revisão: 1/11. Processo: Normatizador 1/11 1. FINALIDADE Estabelecer os procedimentos necessários para os serviços de vistoria e interdição de elevadores, escadas e esteiras rolantes com o objetivo de garantir as informações mínimas necessárias

Leia mais

Manual de Normas Letra Financeira

Manual de Normas Letra Financeira Versão: 27/07/2015 Documento Público 2 / 10 MANUAL DE NORMAS LETRA FINANCEIRA SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO II DOS PARTICIPANTES 4 Seção I Do Registrador de 4 Seção II Das atribuições do Emissor

Leia mais

LEI N.º DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016.

LEI N.º DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016. LEI N.º 1.698 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016. Dispõe sobre o Transporte Alternativo de Passageiros e dá outras providências. ADELINO DA SILVA CARNEIRO, Prefeito do Município de Dumont, Estado de São Paulo,

Leia mais

CLUBE DE ENGENHARIA DE GOIÁS ANEXO II PENALIDADES

CLUBE DE ENGENHARIA DE GOIÁS ANEXO II PENALIDADES CLUBE DE ENGENHARIA DE GOIÁS ANEXO II PENALIDADES Novembro de 2016 CAPÍTULO I DAS PENALIDADES Art.1 - As infrações ao Estatuto e ao Regimento Interno praticadas pelos associados, contribuintes, dependentes

Leia mais

REGULAMENTO DO VOO BILUGAR EM ASA DELTA E PARAPENTE

REGULAMENTO DO VOO BILUGAR EM ASA DELTA E PARAPENTE REGULAMENTO DO VOO BILUGAR EM ASA DELTA E PARAPENTE Federação Portuguesa de Voo Livre 2006 CAPÍTULO I [Disposições Gerais] Artigo 1.º [Objecto] O presente documento tem por objectivo, no âmbito da FPVL,

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 270, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019 DOU de 01/03/2019 [Página 68] Dispõe sobre a migração

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANGÃO

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANGÃO LEI COMPLEMENTAR 019 de 24 Maio de 2010. REGULAMENTA O TRATAMENTO DIFERENCIADO E FAVORECIDO ÀS MICROEMPRESAS INDIVIDUAIS DE QUE TRATA A LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006, E DÁ

Leia mais

Decreto N N de 06 de Dezembro de Regulamenta a lei Nº 3.939, de , que instituiu o passe escolar.

Decreto N N de 06 de Dezembro de Regulamenta a lei Nº 3.939, de , que instituiu o passe escolar. Lei Passe Escolar Decreto N 3.076-N de 06 de Dezembro de 1990. Regulamenta a lei Nº 3.939, de 18.06.1987, que instituiu o passe escolar. O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso das atribuições

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Penalidades Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 256. A autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar,

Leia mais

ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAAPIRANGA PODER EXECUTIVO Gabinete do Prefeito - GAB Trabalhando para todos

ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAAPIRANGA PODER EXECUTIVO Gabinete do Prefeito - GAB Trabalhando para todos LEI MUNICIPAL Nº 001/2015 De 28 de abril de 2015. AUTORIZA A PERMISSÃO DE USO DE BEM MÓVEL DE PROPRIEDADE DO MUNICÍPIO DE CAAPIRANGA/AM QUE ESPECÍFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. ZILMAR ALMEIDA DE SALES,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio RESOLUÇÃO n. 01/15 Disciplina o funcionamento das feiras ambulantes de hortigranjeiros do Município de Porto

Leia mais

Portaria DAEE nº 761, de 09 de Março de 2015

Portaria DAEE nº 761, de 09 de Março de 2015 Portaria DAEE nº 761, de 09 de Março de 2015 O Superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE, no uso de suas atribuições legais e com fundamento no artigo 11, incisos I e XVI do Decreto

Leia mais

Dê-se ao projeto a seguinte redação: O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Dê-se ao projeto a seguinte redação: O CONGRESSO NACIONAL decreta: Substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei Complementar nº 441-D de 2017 do Senado Federal (PLS nº 212/2017 na Casa de origem), que Altera a Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 021/11. O GOVERNADOR DO ESTADO DE RORAIMA: Faço saber que a Assembleia Legislativa aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

PROJETO DE LEI Nº 021/11. O GOVERNADOR DO ESTADO DE RORAIMA: Faço saber que a Assembleia Legislativa aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: GABINETE DEPUTADO BRITO BEZERRA PROJETO DE LEI Nº 021/11 Dispõe sobre a prática do turismo de aventura no Estado de Roraima e dá outras providências O GOVERNADOR DO ESTADO DE RORAIMA: Faço saber que a

Leia mais

DECRETO Nº , de 17 de junho de O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no uso de suas atribuições legais, D E C R E T A:

DECRETO Nº , de 17 de junho de O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no uso de suas atribuições legais, D E C R E T A: DECRETO Nº 14.573, de 17 de junho de 2004. Dispõe sobre a instalação de aeródromos destinados a helicópteros no Município de Porto Alegre e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE,

Leia mais

DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010.

DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010. DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010. DISPÕE SOBRE O USO DAS VAGAS DE ESTACIONAMENTO NAS VIAS E LOGRADOUROS DO MUNICÍPIO DE CANOAS DESTINADAS AOS IDOSOS E ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA QUE TENHAM DIFICULDADE

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE MEDIDAS DISCIPLINARES

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE MEDIDAS DISCIPLINARES 7/05/203. INTRODUÇÃO O Procedimento de Medidas Disciplinares tem por objetivo estabelecer as regras para garantir os padrões de comportamento exigidos pela Melhoramentos CMPC. Deverá ser aplicado em todas

Leia mais

PREFEITO MUNICIPAL DE ARACATI

PREFEITO MUNICIPAL DE ARACATI LEI N 159/2015. AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CRIAR O COMPONENTE MUNICIPAL DO PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E QUALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA PMAQ- AB MUNICIPAL, NA FORMA DE INCENTIVO FINANCEIRO DE DESEMPENHO.

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 1.716, DE

RESOLUÇÃO CFM Nº 1.716, DE RESOLUÇÃO CFM Nº 1.716, DE 11-02-2004 (Diário Oficial da União nº 35, de 19 de fevereiro de 2004, Seção I, pg. 205) O Conselho Federal de Medicina, no uso das atribuições que lhe confere a Lei n.º 3.268,

Leia mais

INSTITUI O PROGRAMA DE TRANSPORTE COLETIVO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PONTE SERRADA SC.

INSTITUI O PROGRAMA DE TRANSPORTE COLETIVO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PONTE SERRADA SC. INSTITUI O PROGRAMA DE TRANSPORTE COLETIVO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PONTE SERRADA SC. PREFEITO MUNICIPAL DE PONTE SERRADA, Estado do Santa Catarina, Senhor Alceu Alberto Wrubel FAZ SABER, no uso das atribuições

Leia mais

Alterações ao Código de Mineração Promovidas pela MP Nº 790/2017

Alterações ao Código de Mineração Promovidas pela MP Nº 790/2017 ENCONTRO DE DIRIGENTES DO DNPM Alterações ao Código de Mineração Promovidas pela MP Nº 790/2017 José Antonio Alves dos Santos Brasília, 26 de julho de 2017 MOTIVAÇÃO DA ALTERAÇÃO O atual Código de Mineração,

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO DRF/URA Nº 006/2013, de 31 de maio de Regulamenta o Controle de Acesso de Pessoas e Veículos no PSR/URA.

ORDEM DE SERVIÇO DRF/URA Nº 006/2013, de 31 de maio de Regulamenta o Controle de Acesso de Pessoas e Veículos no PSR/URA. Delegacia da Receita Federal do Brasil em Uruguaiana ORDEM DE SERVIÇO DRF/URA Nº 006/2013, de 31 de maio de 2013. Regulamenta o Controle de Acesso de Pessoas e Veículos no PSR/URA. O AUDITOR-FISCAL DA

Leia mais

RESOLUÇÃO ANAC Nº, DE DE DE 2014.

RESOLUÇÃO ANAC Nº, DE DE DE 2014. RESOLUÇÃO ANAC Nº, DE DE DE 2014. Regulamenta a apresentação de Informações, relativas à Movimentação Aeroportuária, pelas Concessionárias de Serviço Público de Infraestrutura Aeroportuária e pelos administradores

Leia mais

O Plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais - Coren/MG, no uso de suas atribuições consignadas no Regimento Interno;

O Plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais - Coren/MG, no uso de suas atribuições consignadas no Regimento Interno; DECISÃO NORMATIVA COREN/MG Nº 97, de 24/11/2016 Regulamenta a Resolução COFEN nº 509, de 04 de abril de 2016, que estabelece o procedimento para a Anotação de Responsabilidade Técnica dos Serviços de Enfermagem,

Leia mais

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO CENTRO ESPORTIVO UNIVERSITÁRIO - CEU REGULAMENTO DE ULTILIZAÇÃO DO CEU CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Apresentamos o presente manual que regulamenta a utilização das dependências

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LEI MUNICIPAL N. 1181 DE 25 DE NOVEMBRO DE 2010. Institui a Lei Geral Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual. PREFEITO MUNICIPAL DE GRAMADO XAVIER, no uso das

Leia mais

DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO - DSPCI

DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO - DSPCI ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO - DSPCI ALTERAÇÕES DA LEI COMPLEMENTAR

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO SISTEMA CONFEA/CREA - CIE-MG ESTATUTO CAPÍTULO I. Natureza, Finalidade e Composição

COLÉGIO ESTADUAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO SISTEMA CONFEA/CREA - CIE-MG ESTATUTO CAPÍTULO I. Natureza, Finalidade e Composição COLÉGIO ESTADUAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO SISTEMA CONFEA/CREA - CIE-MG ESTATUTO CAPÍTULO I Natureza, Finalidade e Composição Art. 1º - O Colégio Estadual de Instituições de Ensino do CREA-MG (CIE-MG)

Leia mais

SOCIEDADE RECREATIVA AQUARIUS REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Da admissão dos sócios

SOCIEDADE RECREATIVA AQUARIUS REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Da admissão dos sócios SOCIEDADE RECREATIVA AQUARIUS REGULAMENTO INTERNO Capítulo I Da admissão dos sócios 1 - Os novos sócios da Sociedade Recreativa Aquarius serão admitidos, por proposição escrita do interessado na forma

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º, DE 2016 (Da Sra. Deputada Federal LAURA CARNEIRO) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI N.º, DE 2016 (Da Sra. Deputada Federal LAURA CARNEIRO) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N.º, DE 2016 (Da Sra. Deputada Federal LAURA CARNEIRO) Dispõe sobre a regulamentação do exercício das profissões de instrutor de voo livre e condutor de voo duplo turístico de aventura.

Leia mais