Drenoxol está indicado como adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Drenoxol está indicado como adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica."

Transcrição

1 RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1.NOME DO MEDICAMENTO Drenoxol 3 mg/ml xarope Drenoxol 30 mg/10 ml xarope 2.COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Composição centesimal (100 ml) Substância ativa: Cloridrato de ambroxol ,00 mg Excipientes com efeito conhecido: Para-hidroxibenzoato de metilo (E 218) - 1,42 mg/ml Para-hidroxibenzoato de propilo (E 216) - 0,14 mg/ml Solução de sorbitol 70% mg/ml Lista completa de excipientes, ver secção FORMA FARMACÊUTICA Xarope. 4.INFORMAÇÕES CLÍNICAS 4.1.Indicações terapêuticas Drenoxol está indicado como adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica. 4.2.Posologia e modo de administração Xarope para administração por via oral Apresentação em Frasco com copo medida População pediátrica: Até 2 anos: 2,5 ml (copo medida) 2 vezes ao dia. De 2 a 6 anos: 2,5 ml (copo medida) 2 a 3 vezes ao dia. Mais de 6 anos: 5,0 ml (copo medida) 3 vezes ao dia. Adultos: Em média 90 mg/dia, divididos em três tomas <> 5 ml (copo medida) 3 vezes ao dia. Idoso: Drenoxol (ambroxol) é apropriado para a utilização no idoso.

2 Recomenda-se precaução em caso de existência de doença ulcerosa péptica (ver secções 4.3. e 4.4.) Apresentação em ampolas de abertura fácil Adultos: Em média, 1 ampola (10 ml <> 30 mg) três vezes ao dia. Partir o bico da ampola e espremer o conteúdo diretamente para a boca. 4.3.Contraindicações Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes mencionados na secção 6.1. Drenoxol está contraindicado em doentes com úlcera gastroduodenal. 4.4.Advertências e precauções especiais de utilização Tem havido notificações de reações cutâneas graves tais como eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson (SJS)/necrólise epidérmica tóxica (NET) e pustulose exantematosa generalizada aguda (PEGA) associadas à administração de cloridrato de ambroxol. Se existirem sintomas ou sinais de uma erupção cutânea progressiva (por vezes associada a bolhas ou lesões na mucosa), o tratamento com cloridrato de ambroxol deve ser imediatamente descontinuado e deve procurar-se ajuda médica. Em doentes com insuficiência renal ou insuficiência hepática grave, Drenoxol só deverá ser utilizado mediante indicação médica. No caso de insuficiência renal grave, à semelhança de qualquer medicamento metabolizado hepaticamente e eliminado pela via renal, é esperada a acumulação de metabolitos de ambroxol gerados no fígado. O uso do mucolítico implica uma diminuição da viscosidade e a remoção do muco, tanto através da atividade ciliar do epitélio, quer pelo reflexo da tosse, sendo portanto de esperar um aumento do fluxo das secreções com expetoração e tosse. Em doentes asmáticos e/ou com insuficiência respiratória grave e doentes debilitados, pela diminuição do reflexo da tosse, há risco de obstrução da via aérea consequente do aumento da quantidade de secreções. Aconselha-se uma administração cuidadosa aos doentes asmáticos. Os mucolíticos como têm a capacidade de destruir a barreira mucosa gástrica deverão ser utilizados com precaução em indivíduos com antecedentes de úlcera péptica. Em doentes dispépticos recomenda-se a administração do fármaco depois das refeições. Em doentes mais sensíveis, sobretudo se as doses recomendadas forem ultrapassadas, pode ocorrer diarreia, devido a ação osmótica do sorbitol. Este medicamento contém sorbitol. Doentes com doenças hereditários raros de intolerância à frutose não devem tomar este medicamento. Este medicamento contém parabenos. Pode causar reações alérgicas (possivelmente retardadas). 4.5.Interações medicamentosas e outras formas de interação Não estão descritos, à data atual, casos relevantes de interações medicamentosas ou de qualquer outro tipo em que o ambroxol estivesse implicado e de que resultassem prejuízos para o doente.

3 4.6.Fertilidade, gravidez e aleitamento O cloridrato de amboxol atravessa a barreira placentária. Estudos animais não revelaram efeitos prejudiciais, diretos ou indiretos, na gravidez, no desenvolvimento embrionário/fetal, no parto ou no desenvolvimento pós-natal. Vasta experiência clínica após as 28 semanas de gestação revelou a inexistência de efeitos prejudiciais para o feto. No entanto, as precauções usuais relativamente à utilização de medicamentos durante a gravidez deverão ser observadas, especialmente tendo em conta que a utilização de Drenoxol não está recomendada no primeiro trimestre. O cloridrato de ambroxol é excretado no leite materno. Embora não sejam esperados efeitos adversos em lactentes, não se recomenda a utilização se estiver a amamentar Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas Embora não tenham sido efetuados estudos, não existem dados empíricos que evidenciem que o Drenoxol possa interferir com a capacidade de conduzir e utilizar máquinas Efeitos indesejáveis Doenças do sistema imunitário: Raros: reações de hipersensibilidade,, broncospasmo Desconhecido: reações anafiláticas incluindo choque anafilático, angioedema e prurido Afeções dos tecidos cutâneos e subcutâneos Raros: erupção cutânea, urticária, rash. Desconhecido: reações adversas cutâneas graves (incluindo eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson/necrólise epidérmica tóxica e pustulose exantematosa generalizada aguda). Doenças gastrointestinais: Frequentes: náuseas Pouco frequentes: vómitos, diarreia, dispepsia, dores abdominais, boca seca. Frequentes: hipoestesia oral e faríngea Muito raro: hemorragia digestiva Desconhecido: garganta seca Doenças do sistema nervoso: Frequentes: Disgeusia (alteração do paladar) Notificação de suspeitas de reações adversas A notificação de suspeitas de reações adversas após a autorização do medicamento é importante, uma vez que permite uma monitorização contínua da relação benefício-risco do medicamento. Pede-se aos profissionais de saúde que notifiquem quaisquer suspeitas de reações adversas diretamente ao, I.P.:, I.P. Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil Lisboa

4 Tel: Linha do Medicamento: (gratuita) Fax: Sítio da internet: Sobredosagem Não foram registados sintomas específicos de sobredosagem no homem até à data. Com base em relatos de sobredosagem acidental e/ou erro de medicação, constatou-se que os sintomas observados são consistentes com os efeito indesejáveis descritos para o Drenoxol nas doses recomendadas, podendo necessitar de tratamento sintomático. 5.PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS 5.1. Propriedades farmacodinâmicas Grupo Farmacoterapêutico: Aparelho respiratório. Antitússicos e expetorantes. Expetorantes, código ATC: R05CB06. O ambroxol é um metabolito activo N-desmetilado da bromexina. Difere da bromexina pela ausência de um grupo metilo e a inclusão de um grupo hidroxilo na posição para-trans do anel ciclo-hexilo. Embora o seu modo de ação não esteja ainda completamente esclarecido, encontraram-se em vários estudos efeitos queratolíticos, secretolíticos e secretomotores. No animal de experiência sabe-se que aumenta a quantidade de secreção brônquica serosa. Diminuindo a viscosidade e ativando o epitélio ciliado, fica facilitada a remoção de muco. Provou-se que a administração de ambroxol aumenta a síntese e a secreção de surfactante ( ativação de surfactante ). Além disso, há informações de que aumenta a permeabilidade da barreira broncovascular. Após a administração oral, o início de ação é de 30 minutos, em média, e persiste até 6 a 12 horas, dependendo da quantidade da dose individual Propriedades farmacocinéticas Após a administração oral, o ambroxol é absorvido rápida e quase completamente. A Tmax após administração oral é de 1 a 3 horas. A biodisponibilidade absoluta do ambroxol reduz-se em cerca de 1/3 após a administração oral, devido a um efeito de metabolismo de primeira passagem. Neste processo formam-se metabolitos (por exemplo ácido dibromantranílico e glucuronidos) que são eliminados pelos rins. A ligação às proteínas plasmáticas é de cerca de 85% (80 a 90%). A semi-vida plasmática terminal é de 7 a 12 horas. A semi-vida plasmática do ambroxol e dos seus metabolitos, em conjunto, é de cerca de 22 horas. Aproximadamente 90% são eliminados pelos rins sob a forma de metabolitos formados no fígado. Menos de 10% da eliminação renal consiste em ambroxol não-metabolizado.

5 Devido à elevada ligação às proteínas plasmáticas e ao elevado volume de distribuição, assim como à lenta redistribuição dos tecidos para o sangue, não é de esperar que haja uma eliminação substancial do ambroxol por diálise ou forçando a diurese. A depuração do ambroxol é reduzida em 20 a 40% no caso de uma doença hepática grave. Em doentes com insuficiência renal grave, a semi-vida de eliminação dos metabolitos do ambroxol está prolongada. O ambroxol ultrapassa a barreira hematoencefálica e a placenta e encontra-se no leite materno Dados de segurança pré-clínica Toxicidade O cloridrato de ambroxol tem um baixo índice de toxicidade aguda. Estudos de dose repetida revelaram os seguintes níveis de efeitos adversos não observados (NOAEL): 150 mg/kg/dia (murganho, 4 semanas), 50 mg/kg/dia (rato, 52 e 78 semanas), 40 mg/kg/dia (coelho, 26 semanas) e 10 mg/kg/dia (cão, 52 semanas). Não foram detetados órgãos-alvo. Estudos de toxicidade com a duração de 4 semanas realizados em ratos (4,16 e 64 mg/kg/dia) e em cães (45, 90 e 120 mg/kg/dia (infusão 3h/dia)) não revelaram toxicidade aguda local ou sistémica, incluindo histopatologia. Todos os efeitos adversos foram reversíveis. Teratogenicidade O cloridrato de ambroxol não revelou potencial embriotóxico ou teratogénico em doses orais até 3000 mg/kg/dia em ratos e até 200 mg/kg/dia em coelhos. A fertilidade em ratos machos e fêmeas não foi afetada até 500 mg/kg/dia. Num estudo de desenvolvimento peri- e pós-natal o NOAEL foi de 50 mg/kg/dia. O cloridrato de ambroxol revelou ser ligeiramente tóxico em mães e crias em doses de 500 mg/kg/dia, comprovado pelo atraso no desenvolvimento do peso corporal e no volume reduzido das fezes. Carcinogenicidade Estudos de genotoxicidade in vitro (testes de Ames e de aberração cromossomática) e in vivo (teste de micronúcleo no rato) não revelaram potencial mutagénico do cloridrato de ambroxol. Estudos de carcinogenicidade não revelaram potencial tumorogénico do cloridrato de ambroxol em musaranhos (50, 200 e 800 mg/kg/dia) e ratos (65, 250 e 1000 mg/kg/dia) quando administrado na alimentação durante 105 e 116 semanas, respetivamente. 6.INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS 6.1.Lista dos excipientes Para-hidroxibenzoato de metilo (E 218), Para-hidroxibenzoato de propilo (E 216), Solução de sorbitol 70%, Aroma de morango silvestre, Ácido cítrico anidro, Propilenoglicol e

6 Água purificada. 6.2.Incompatibilidades O Drenoxol não tem incompatibilidades maiores. 6.3.Prazo de validade Drenoxol 3 mg/ml xarope: 5 anos Drenoxol 30 mg/10 ml xarope: 30 meses 6.4.Precauções especiais de conservação Conservar a temperatura inferior a 25ºC. 6.5.Natureza e conteúdo do recipiente Drenoxol 3 mg/ml xarope Frasco: frasco de vidro âmbar (tipo III), contendo 200 ml de uma solução de Cloridrato de ambroxol, na concentração de 15 mg/5 ml, incluindo um copo medida na embalagem. Drenoxol 30 mg/10 ml xarope Ampolas: ampola termomoldável, constituída por uma película de PVC/PVDC/PE transparente, gravada e com abertura fácil, contendo 10 ml de uma solução de Cloridrato de ambroxol, na concentração de 30 mg/10ml. 6.6.Precauções especiais de eliminação e manuseamento Ver secção 4.2 Não utilizar o xarope se este se tornar turvo. 7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Laboratórios Vitória, S.A. Rua Elias Garcia, Amadora Portugal 8.NÚMEROS DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

7 Drenoxol 3 mg/ml xarope: Nº de registo: ml de xarope, 3 mg/ml, frasco Drenoxol 30 mg/10 ml xarope: Nº de registo: ml de xarope, 30 mg/10 ml, 20 ampolas 9.DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Data da primeira autorização: 20 outubro 1982 Data de revisão: 20 junho 1995 Data da última renovação: 20 junho DATA DA REVISÃO DO TEXTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada mililitro de xarope contém 3mg de cloridrato de Ambroxol.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada mililitro de xarope contém 3mg de cloridrato de Ambroxol. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Benflux 3mg/ml xarope 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada mililitro de xarope contém 3mg de cloridrato de Ambroxol. Excipiente(s)

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada comprimido contém: Cloridrato de Ambroxol... 30mg

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada comprimido contém: Cloridrato de Ambroxol... 30mg RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Benflux 30mg comprimidos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Cloridrato de Ambroxol... 30mg Excipiente(s)

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Drenoxol 30 mg comprimidos Cloridrato de ambroxol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

Broncoliber pertence a um grupo de medicamentos denominado expetorantes.

Broncoliber pertence a um grupo de medicamentos denominado expetorantes. Folheto informativo: Informação para o utilizador Broncoliber 30 mg comprimidos Ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 30 mg comprimidos. Ambroxol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 30 mg comprimidos. Ambroxol Folheto informativo: Informação para o utilizador Broncoliber 30 mg comprimidos Ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Lisomucin 2mg/ml gotas orais, solução Cada ml contém 2mg de cloridrato de bromexina

Lisomucin 2mg/ml gotas orais, solução Cada ml contém 2mg de cloridrato de bromexina RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém 2mg de cloridrato de bromexina Excipiente(s) com efeito conhecido: Sacarose - 400

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Ambroxol Generis

2. O que precisa de saber antes de tomar Ambroxol Generis Folheto informativo: Informação para o utilizador Ambroxol Generis 3 mg/ml Xarope Ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 120 mg cápsulas de libertação prolongada. Ambroxol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 120 mg cápsulas de libertação prolongada. Ambroxol Folheto informativo: Informação para o utilizador Broncoliber 120 mg cápsulas de libertação prolongada Ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico. Folheto informativo: Informação para o doente Broncosil 6 mg/ml Xarope Ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para si. Tome

Leia mais

Mucosolvan está indicado como adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias em presença de hipersecreção brônquica.

Mucosolvan está indicado como adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias em presença de hipersecreção brônquica. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Mucosolvan 30 mg/5 ml Xarope Cloridrato de ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica.

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica. Folheto informativo: Informação para o utilizador Fluidrenol 6 mg/ml xarope Ambroxol Leia com atenção este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informações importantes para si.

Leia mais

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica.

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica. Folheto informativo: Informação para o utilizador Mucotosse 6 mg/ml xarope Ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Mucosolvan

2. O que precisa de saber antes de tomar Mucosolvan Folheto Informativo: Informação para o utilizador Mucosolvan 6 mg/ml Xarope Cloridrato de ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Bisolvon Linctus Criança 0,8 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 8 mg/5 ml xarope Cloridrato de bromexina

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 8 mg/5 ml xarope Cloridrato de bromexina Folheto informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon 8 mg/5 ml xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon Linctus Adulto 1, 6 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon Linctus Adulto 1, 6 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Folheto informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon Linctus Adulto 1, 6 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÂO DO MEDICAMENTO Procto-Glyvenol 50 mg/g + 20 mg/g Creme rectal 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de Procto-Glyvenol creme rectal

Leia mais

Bromax é usado para facilitar a ação mucolítica do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias em presença de hipersecreção brônquica.

Bromax é usado para facilitar a ação mucolítica do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias em presença de hipersecreção brônquica. Folheto informativo: Informação para o utilizador Bromax 30 mg comprimidos Ambroxol (sob a forma de cloridrato) Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Posologia: A posologia habitual corresponde à ingestão de uma cápsula, três vezes por dia, no momento das principais refeições.

Posologia: A posologia habitual corresponde à ingestão de uma cápsula, três vezes por dia, no momento das principais refeições. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Venosmil 200 mg cápsula 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Composição por cápsula: Substância ativa: Cada cápsula contém 200 mg de

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon Linctus Adulto 1, 6 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon Linctus Adulto 1, 6 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Folheto informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon Linctus Adulto 1, 6 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Folheto informativo: Informação para utilizador. Benflux 3 mg/ml Xarope Benflux 30 mg Comprimidos Benflux Forte 6 mg/ml Xarope Cloridrato de ambroxol

Folheto informativo: Informação para utilizador. Benflux 3 mg/ml Xarope Benflux 30 mg Comprimidos Benflux Forte 6 mg/ml Xarope Cloridrato de ambroxol Folheto informativo: Informação para utilizador Benflux 3 mg/ml Xarope Benflux 30 mg Comprimidos Benflux Forte 6 mg/ml Xarope Cloridrato de ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador

Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Ambroxol Farmoz 30 mg Comprimidos Ambroxol (sob a forma de cloridrato) Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

RESPONSÁVEL PELA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

RESPONSÁVEL PELA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO FLUIMUCIL 4% Solução Oral Acetilcisteína Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Lisomucin 2mg/ml gotas orais, solução Lisomucin 1,6 mg/ml xarope Cloridrato de bromexina

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Lisomucin 2mg/ml gotas orais, solução Lisomucin 1,6 mg/ml xarope Cloridrato de bromexina Folheto informativo: Informação para o utilizador Lisomucin 2mg/ml gotas orais, solução Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon Linctus Adulto, 1.6 mg / ml, xarope Cloridrato de bromexina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO TONSILOTREN 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 comprimido (250 mg) contém: Substâncias activas: Atropinum sulfuricum trit. D5 Hepar

Leia mais

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica.

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica. Folheto informativo: Informação para o utilizador Mucoral 20 mg/ml xarope Carbocisteína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 2 mg/ml Solução oral Cloridrato de bromexina

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Bisolvon 2 mg/ml Solução oral Cloridrato de bromexina Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Bisolvon 2 mg/ml Solução oral Cloridrato de bromexina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser

Leia mais

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infecções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica.

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infecções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1.DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Fluimucil 100 mg Granulado para solução oral Fluimucil 200 mg Granulado para solução oral Fluimucil 600 Comprimido efervescente 2.COMPOSIÇÃO

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Duspatal Retard 200 mg cápsulas de libertação prolongada

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Duspatal Retard 200 mg cápsulas de libertação prolongada RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Duspatal Retard 200 mg cápsulas de libertação prolongada 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada cápsula de gelatina dura de libertação

Leia mais

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Mucosolvan 30 mg Comprimido cloridrato de ambroxol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Ambroxol Fluidox

2. O que precisa de saber antes de tomar Ambroxol Fluidox Folheto informativo: Informação para o utilizador Ambroxol Fluidox 30 mg comprimidos Ambroxol Fluidox 6 mg/ml xarope Cloridrato de Ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO MEDICAMENTO. Acetilcisteína Azevedos 600 mg Comprimidos efervescentes

RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO MEDICAMENTO. Acetilcisteína Azevedos 600 mg Comprimidos efervescentes RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO MEDICAMENTO 1. Denominação do Medicamento Acetilcisteína Azevedos 600 mg Comprimidos efervescentes 2. Composição Qualitativa e Quantitativa Cada comprimido efervescente contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pulmiben Lisina 2700 mg Pó para solução oral Carbocisteina, lisinato mono-hidratado Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

Acetilcisteína Azevedos 600 mg Comprimidos efervescentes Acetilcisteína

Acetilcisteína Azevedos 600 mg Comprimidos efervescentes Acetilcisteína Folheto Informativo Acetilcisteína Azevedos 600 mg Comprimidos efervescentes Acetilcisteína Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento: Conserve este folheto. Pode ter necessidade de

Leia mais

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO. Biafine 6,7 mg/g emulsão cutânea

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO. Biafine 6,7 mg/g emulsão cutânea RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Biafine 6,7 mg/g emulsão cutânea 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada 100,0 g de emulsão contém 0,670 g de Trolamina. Excipientes

Leia mais

Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes mencionados na secção 6.1.

Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes mencionados na secção 6.1. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Daflon 500 500 mg comprimidos revestidos por película 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA e QUANTITATIVA Bioflavonoides (Fração flavonóica purificada

Leia mais

Venoruton (com sabor a laranja), 1000 mg, pó para solução oral

Venoruton (com sabor a laranja), 1000 mg, pó para solução oral RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Venoruton (com sabor a laranja), 1000 mg, pó para solução oral 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada saqueta contém 1000 mg de Oxerrutinas.

Leia mais

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Mucosolvan Perlonguets 75 mg Cápsula dura de libertação prolongada cloridrato de ambroxol

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Mucosolvan Perlonguets 75 mg Cápsula dura de libertação prolongada cloridrato de ambroxol Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Mucosolvan Perlonguets 75 mg Cápsula dura de libertação prolongada cloridrato de ambroxol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

FLUISOLVAN. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL

FLUISOLVAN. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL FLUISOLVAN Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL 3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Você não deve usar Fluisolvan se tiver alergia ao ambroxol (substância ativa)

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada saqueta de contém as seguintes substâncias activas:

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada saqueta de contém as seguintes substâncias activas: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Molaxole pó para solução oral 2. COMPOSICÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada saqueta de contém as seguintes substâncias activas: Macrogol

Leia mais

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas FOLHETO INFORMATIVO LEIA ATENTAMENTE ESTE FOLHETO ANTES DE TOMAR O MEDICAMENTO. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o voltar a ler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

cloridrato de ambroxol Xarope Pediátrico 15mg/5mL Xarope Adulto 30mg/5mL

cloridrato de ambroxol Xarope Pediátrico 15mg/5mL Xarope Adulto 30mg/5mL cloridrato de ambroxol Xarope Pediátrico 15mg/5mL Xarope Adulto 30mg/5mL MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE cloridrato de ambroxol Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Xarope

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Tratamento sintomático da obstipação em crianças com idade entre 6 meses e 8 anos.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Tratamento sintomático da obstipação em crianças com idade entre 6 meses e 8 anos. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Casenlax 500 mg/ml solução oral 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml de produto contém 500 mg de Macrogol 4000. Lista completa

Leia mais

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da,

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da, FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto informativo antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico

Leia mais

Eres Pó, 9.1mg/g Pó Hidrossolúvel Oral.

Eres Pó, 9.1mg/g Pó Hidrossolúvel Oral. 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Eres Pó, 9.1mg/g Pó Hidrossolúvel Oral. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada g contém: Substância Activa: Bromexina (Cloridrato) 9.1 mg Para lista completa de

Leia mais

CLORIDRATO DE AMBROXOL. Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 5mg/5mL 30mg/5mL

CLORIDRATO DE AMBROXOL. Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 5mg/5mL 30mg/5mL CLORIDRATO DE AMBROXOL Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 5mg/5mL 30mg/5mL BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 CLORIDRATO DE AMBROXOL Medicamento genérico Lei nº 9.787,

Leia mais

CLORIDRATO DE AMBROXOL

CLORIDRATO DE AMBROXOL CLORIDRATO DE AMBROXOL Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope Pediátrico 15mg/5mL Xarope Adulto 30mg/5mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: CLORIDRATO DE AMBROXOL Medicamento genérico Lei

Leia mais

NEOSSOLVAN. (cloridrato de ambroxol)

NEOSSOLVAN. (cloridrato de ambroxol) NEOSSOLVAN (cloridrato de ambroxol) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope Pediátrico 15mg/5mL Xarope Adulto 30mg/5mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: NEOSSOLVAN (cloridrato de ambroxol)

Leia mais

EUPHON. Pastilhas. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Erísimo (extracto seco aquoso)...10,000 mg Excipientes, ver 6.1

EUPHON. Pastilhas. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Erísimo (extracto seco aquoso)...10,000 mg Excipientes, ver 6.1 EUPHON Pastilhas RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO EUPHON, pastilhas EUPHON pastilhas sem açúcar 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Erísimo (extracto seco aquoso)...10,000

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Fucidine H 20 mg/g + 10 mg/g Creme 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Ácido fusídico 20 mg/g e Acetato de hidrocortisona 10 mg/g.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Zemalex 18 mg/g creme Zemalex 20 mg/ml solução para pulverização cutânea 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Zemalex creme: 2 g de

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1.NOME DO MEDICAMENTO Diclofenac Bluepharma, 10 mg/g, gel 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de gel contém 10 mg de diclofenac de sódio equivalente

Leia mais

APRESENTAÇÕES Xarope adulto de 30 mg/5 ml: frascos com 100 ml acompanhados de copo-medida graduado. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS

APRESENTAÇÕES Xarope adulto de 30 mg/5 ml: frascos com 100 ml acompanhados de copo-medida graduado. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS Fluibron cloridrato de ambroxol CHIESI FARMACÊUTICA APRESENTAÇÕES Xarope adulto de 30 mg/5 ml: frascos com 100 ml acompanhados de copo-medida graduado. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS

Leia mais

BRONQTRAT cloridrato de ambroxol. FORMA FARMACÊUTICA Xarope

BRONQTRAT cloridrato de ambroxol. FORMA FARMACÊUTICA Xarope BRONQTRAT cloridrato de ambroxol FORMA FARMACÊUTICA Xarope APRESENTAÇÕES BRONQTRAT: Xarope adulto de 30mg/5mL: Linha Farma: Frasco plástico âmbar contendo 100 ml acompanhado de copo-medida. USO ORAL USO

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Q10 Forte, 30 mg de Ubidecarenona (Coenzima Q10), cápsula. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma cápsula de Q10 Forte contém 30mg de ubidecarenona (coenzima

Leia mais

CLORIDRATO DE AMBROXOL. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL

CLORIDRATO DE AMBROXOL. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL CLORIDRATO DE AMBROXOL Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL MODELO DE BULA PARA O PACIENTE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de

Leia mais

Solução retal. A solução é viscosa, incolor e contém pequenas bolhas de ar incorporadas.

Solução retal. A solução é viscosa, incolor e contém pequenas bolhas de ar incorporadas. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO MICROLAX, 450 mg/5 ml + 45 mg/5 ml, Solução retal MICROLAX, 270 mg/3 ml + 27 mg/3 ml, Solução retal 2. Composição qualitativa e quantitativa

Leia mais

cloridrato de ambroxol

cloridrato de ambroxol cloridrato de ambroxol Medicamento Genérico Lei n 9.787, de 1999 NATIVITA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA XAROPE ADULTO 30 MG/ML XAROPE PEDIÁTRICO 15 MG/ML cloridrato de ambroxol Medicamento Genérico Lei n 9.787,

Leia mais

Exxelir é utilizado como adjuvante do tratamento antibacteriano de infeções respiratórias quando existe secreção brônquica excessiva.

Exxelir é utilizado como adjuvante do tratamento antibacteriano de infeções respiratórias quando existe secreção brônquica excessiva. Folheto informativo: Informação para o utilizador Exxelir 600 mg Comprimidos efervescentes Acetilcisteína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

CLORIDRATO DE AMBROXOL

CLORIDRATO DE AMBROXOL CLORIDRATO DE AMBROXOL CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. XAROPE 15 MG/5 ML E 30 MG/5 ML I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de ambroxol Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES

Leia mais

AMBROXMEL cloridrato de ambroxol

AMBROXMEL cloridrato de ambroxol AMBROXMEL cloridrato de ambroxol CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. XAROPE 15 MG/5 ML e 30 MG/5 ML I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Ambroxmel cloridrato de ambroxol APRESENTAÇÕES USO ORAL USO ADULTO

Leia mais

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com alterações hepáticas ou renais graves.

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com alterações hepáticas ou renais graves. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Fluibron A cloridrato de ambroxol APRESENTAÇÕES Solução inalatória. Cada flaconete contém 7,5 mg/ml de cloridrato de ambroxol. Embalagem com 10 flaconetes contendo 2 ml cada.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Eres 10mg/g Pó para administração na água de bebida para bovinos, suínos e cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO BASINAL 100mg comprimidos APROVADO EM 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 100mg de cloridrato de naltrexona.

Leia mais

cloridrato de ambroxol EMS S/A xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/5 ml

cloridrato de ambroxol EMS S/A xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/5 ml cloridrato de ambroxol EMS S/A xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/5 ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de ambroxol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Xarope

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota).

FOLHETO INFORMATIVO. Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota). FOLHETO INFORMATIVO FLÚOR LACER 3.25 mg/ml Gotas orais, solução (Fluoreto de Sódio) COMPOSIÇÃO Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota). 1 ml =

Leia mais

APRESENTAÇÕES Xarope adulto de 30 mg/5 ml: frascos com 100 ml acompanhados de copo-medida graduado. USO ORAL USO ADULTO ACIMA DE 12 ANOS

APRESENTAÇÕES Xarope adulto de 30 mg/5 ml: frascos com 100 ml acompanhados de copo-medida graduado. USO ORAL USO ADULTO ACIMA DE 12 ANOS Fluibron cloridrato de ambroxol CHIESI FARMACÊUTICA APRESENTAÇÕES Xarope adulto de 30 mg/5 ml: frascos com 100 ml acompanhados de copo-medida graduado. USO ORAL USO ADULTO ACIMA DE 12 ANOS Xarope pediátrico

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. Denominação do medicamento Enema Fleet 2. Composição qualitativa e quantitativa Fosfato monossódico di-hidratado Fosfato dissódico 8.0 % w/v 18.1 % w/v A dose

Leia mais

cloridrato de ambroxol NOVA QUÍMICA FARMACÊUTICA LTDA. xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/5 ml

cloridrato de ambroxol NOVA QUÍMICA FARMACÊUTICA LTDA. xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/5 ml cloridrato de ambroxol NOVA QUÍMICA FARMACÊUTICA LTDA. xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/5 ml I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de ambroxol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de

Leia mais

Comprimido revestido. Valdispert 450 mg são comprimidos revestidos brancos, redondos, brilhantes e biconvexos.

Comprimido revestido. Valdispert 450 mg são comprimidos revestidos brancos, redondos, brilhantes e biconvexos. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Valdispert 450 mg comprimidos revestidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido revestido contém: 450 mg de extrato (como

Leia mais

Extracto seco de raiz de valeriana 45 mg (3-6:1, etanol 70% (v/v)), por comprimido revestido.

Extracto seco de raiz de valeriana 45 mg (3-6:1, etanol 70% (v/v)), por comprimido revestido. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Valdispert 45 mg comprimidos revestidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido revestido contém: Substância activa: Extracto

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE RELMUS 4 mg cápsulas RELMUS 8 mg cápsulas Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Excipientes: cada comprimido contém 268,36 mg de sacarose e 102,99 mg de glucose.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Excipientes: cada comprimido contém 268,36 mg de sacarose e 102,99 mg de glucose. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Xonkor 450 mg Comprimidos revestidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido revestido contém 450 mg de extracto (sob a

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Transpulmina (Infantil) 25 mg/g mg/g Pomada. Cânfora Eucaliptol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Transpulmina (Infantil) 25 mg/g mg/g Pomada. Cânfora Eucaliptol Folheto informativo: Informação para o utilizador Transpulmina (Infantil) 25 mg/g + 100 mg/g Pomada Cânfora Eucaliptol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função.

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucosamina Labesfal 1500 mg pó para solução oral Sulfato de glucosamina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

cloridrato de ambroxol EMS S/A xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/5 ml

cloridrato de ambroxol EMS S/A xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/5 ml cloridrato de ambroxol EMS S/A xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/5 ml I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de ambroxol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Xarope

Leia mais

Adultos e crianças com mais de 6 anos: Uma pastilha 3 vezes ao dia. O tratamento não deve exceder os 7 dias.

Adultos e crianças com mais de 6 anos: Uma pastilha 3 vezes ao dia. O tratamento não deve exceder os 7 dias. RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Tantum Verde, 3 mg, pastilhas, sabor a menta 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada Pastilha contém 3 mg de cloridrato de benzidamina

Leia mais

Linha Hospitalar: Caixa contendo 50 frascos plásticos âmbar com 100 e 120 ml,

Linha Hospitalar: Caixa contendo 50 frascos plásticos âmbar com 100 e 120 ml, BRONQTRAT cloridrato de ambroxol FORMA FARMACÊUTICA Xarope APRESENTAÇÕES BRONQTRAT: Xarope adulto de 30mg/5mL: Linha Hospitalar: Caixa contendo 50 frascos plásticos âmbar com 100 e 120 ml, acompanhados

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Maltofer, 100 mg/ 5ml, solução oral Dose unitária Ferro (III) na forma de Complexo de hidróxido férrico-polimaltose Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Broncoterol 0,001 mg/ml Xarope Cloridrato de Clenbuterol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento - Conserve este folheto.

Leia mais

AMBROL. Brasterápica Indústria Farmacêutica Ltda. XAROPE Adulto - 30 mg/5 ml Pediátrico - 15 mg/5 ml

AMBROL. Brasterápica Indústria Farmacêutica Ltda. XAROPE Adulto - 30 mg/5 ml Pediátrico - 15 mg/5 ml AMBROL Brasterápica Indústria Farmacêutica Ltda. XAROPE Adulto - 30 mg/5 ml Pediátrico - 15 mg/5 ml Ambrol cloridrato de ambroxol APRESENTAÇÕES Ambrol Adulto: Xarope - 30mg/5mL - Embalagem contendo 1 frasco

Leia mais

Módulo beta-histina gp 16 mg comprimidos

Módulo beta-histina gp 16 mg comprimidos Módulo 1.3.2 FOLHETO INFORMATIVO O seu médico e o seu farmacêutico dispõem de informação adicional sobre este medicamento. beta-histina gp 16 mg comprimidos Leia este folheto com atenção antes de tomar

Leia mais

cloridrato de ambroxol Farmace Indústria Químico-Farmacêutica Cearense LTDA xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/ 5 ml

cloridrato de ambroxol Farmace Indústria Químico-Farmacêutica Cearense LTDA xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/ 5 ml cloridrato de ambroxol Farmace Indústria Químico-Farmacêutica Cearense LTDA xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/ 5 ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de ambroxol Medicamento Genérico,

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada cápsula contém 5,9 mg de cloridrato de flunarizina (eq. a 5 mg de flunarizina)

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada cápsula contém 5,9 mg de cloridrato de flunarizina (eq. a 5 mg de flunarizina) RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO SIBELIUM 5 mg cápsulas SIBELIUM 10 mg comprimidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada cápsula contém 5,9 mg de cloridrato

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Dolenio 1500 mg, Comprimidos revestidos por película 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um comprimido revestido por película contém

Leia mais

APROVADO EM 18-02-2008 INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO. Dagravit 8 Associação Solução oral

APROVADO EM 18-02-2008 INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO. Dagravit 8 Associação Solução oral RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Dagravit 8 Associação Solução oral 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 ml = 30 gotas Um mililitro de solução oral contém: Ácido ascórbico

Leia mais

Não tome Doxi-Om - Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

Não tome Doxi-Om - Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6). FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Doxi-Om 500 mg cápsula Dobesilato de cálcio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. FOLHETO INFORMATIVO Nazonite 120 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha

Leia mais

CLORIDRATO DE BROMEXINA

CLORIDRATO DE BROMEXINA CLORIDRATO DE BROMEXINA Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope infantil 4mg/5mL Xarope adulto 8mg/5mL Você não deve usar o cloridrato de bromexina se tiver alergia a bromexina (substância ativa) ou

Leia mais

EXPECTUSS (cloridrato de ambroxol) EMS S/A xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/5 ml

EXPECTUSS (cloridrato de ambroxol) EMS S/A xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/5 ml EXPECTUSS (cloridrato de ambroxol) EMS S/A xarope adulto 30 mg/5 ml xarope pediátrico 15 mg/5 ml I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO EXPECTUSS cloridrato de ambroxol APRESENTAÇÕES Xarope adulto de 30 mg/5 ml.

Leia mais

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função.

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucosamina Minitil 1500 mg pó para solução oral Sulfato de glucosamina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Um grama de pomada contém 20 mg de fusidato de sódio.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Um grama de pomada contém 20 mg de fusidato de sódio. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Fucidine 20 mg/g pomada 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um grama de pomada contém 20 mg de fusidato de sódio. Excipientes com efeito

Leia mais

CLORIDRATO DE AMBROXOL. Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 15mg/5ml e 30mg/5ml

CLORIDRATO DE AMBROXOL. Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 15mg/5ml e 30mg/5ml CLORIDRATO DE AMBROXOL Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 15mg/5ml e 30mg/5ml BULA PARA PROFISSIONAL DE SAÚDE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 CLORIDRATO DE AMBROXOL Medicamento genérico

Leia mais

Cloridrato de bromexina

Cloridrato de bromexina Cloridrato de bromexina EMS SIGMA PHARMA LTDA Xarope infantil 0,8 mg/ ml Cloridrato de bromexina xarope profissional Cloridrato de bromexina medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Xarope

Leia mais

O uso do Miostenil deverá restringir-se a doentes adultos (dada a ausência de dados noutros grupos etários).

O uso do Miostenil deverá restringir-se a doentes adultos (dada a ausência de dados noutros grupos etários). 1. NOME DO MEDICAMENTO Miostenil 250 mg + 250 mg comprimidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 250 mg de aspartato de magnésio e 250 mg de aspartato de potássio. Excipiente(s)

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Veroven 20 mg/g gel Hidrosmina APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Mucovit. Cloridrato de Ambroxol

Mucovit. Cloridrato de Ambroxol 1 Anexo A Folha de rosto para a bula Mucovit Cloridrato de Ambroxol Vitapan Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 15 mg/5ml e 30 mg/5ml 2 USO ADULTO ACIMA DE 12 ANOS E PEDIÁTRICO VIA ORAL FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o doente. Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral. Cobamamida

Folheto informativo: Informação para o doente. Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral. Cobamamida Folheto informativo: Informação para o doente Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral Cobamamida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais