1ª MOSTRA DE SUSTENTABILIDADE VOCÊ SABE O QUE É CONSUMO CONSCIENTE?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1ª MOSTRA DE SUSTENTABILIDADE VOCÊ SABE O QUE É CONSUMO CONSCIENTE?"

Transcrição

1 1ª MOSTRA DE SUSTENTABILIDADE VOCÊ SABE O QUE É CONSUMO CONSCIENTE? 1ºs anos A, B, C e D Curso Técnico Integrado em Informática

2 Carta do leitor A revista pergunta Acompanhe nossas dicas Pesquisas Entrevista Papo com o leitor Fique ligado Nossa opinião Você sabia? Artigo Para ler e assistir Fala leitor! Nossos patrocinadores

3

4 CARTA DO LEITOR Olá, Depois de ler a reportagem sobre o consumo consciente comecei a refletir em tudo o que eu comprei ano passado, e vi que muita coisa era desnecessária. Esse ano vou procurar a me controlar mais nas minhas compras, quais são as dicas de vocês para "controlar" esse consumo? Paula Gabriela. Olá Paula, A nossa dica é você comprar só o que for realmente necessário, sempre antes de pagar a conta,veja se você realmente precisa daquilo. Outra dica é você criar uma planilha de orçamentos, nela você verá e provavelmente se assustará com tudo o que você gasta, isso vai te ajudar a rever seus conceitos de compras. Espero que tenha gostado das nossas dicas, obrigado por ler nosso post, fique atenta em nossas próximas edições. Atenciosamente, a redação.

5

6 A REVISTA PERGUNTA Como colocar em prática o consumo consciente? Sem desperdícios de comida, reutilizar óleo de fritura, acumular menos louça, evitar deixar a luz ligada durante o dia, tomar banhos curtos. Essas são algumas dicas que podem facilitar muito a pratica do consumo consciente, mas existem várias outras formas de praticar esse tipo de consumo. Quem é o consumidor consciente? O Consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. O que é consumo consciente? Consumo consciente significa adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração do seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.

7 ACOMPANHE NOSSAS DICAS DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE NA ESCOLA Fazer o reaproveitamento de livros e cadernos. Não gastar muita água, seja no bebedouro ou no banheiro. Reciclagem de livros, cadernos e lixo. Não gastar tanta energia em salas de aula e nos corredores. Não desperdiçar os alimentos que são comprados ou ganhos.

8 ACOMPANHE NOSSAS DICAS

9 PESQUISAS Você acha que deveria existir leis no Brasil sobre o Consumo? Sim Não Meninas Meninos Meninas Meninos

10 Em uma festa/aniversário, você utiliza mais que 1 copo descartável? Sim Não Na sua casa existe a preocupação de separar o lixo? Sim Não Antes de comprar um produto, você preocupa-se com a forma que irá consumi-lo e descartá- Sim Não

11

12 ENTREVISTA Entrevistador: Ana Carolina Rossi de Souza Entrevistada: Mariana Rossi de Souza (Mãe) Você consome conscientemente? Explique Eu consumo moderadamente, ás vezes com um certo exagero. Qual a sua ação para preservar o meio ambiente? Separo o lixo, consumo conscientemente o papel, economizo energia elétrica e água. É importante para você cuidar do meio ambiente? Por quê? Sim, porque desejo um mundo menos poluído e com recursos naturais abundantes para as próximas gerações. Uma frase sobre consumo consciente. Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes. Como você acha que estará o mundo quando seus filhos estiverem com a sua idade? Acredito que as novas gerações têm hábitos de consciência ecológica muito mais enraizados, portanto, viverão em um mundo bem mais preservado do que o que vivemos hoje.

13 PAPO COM O LEITOR SIM OU NÃO? RESPONDA: 1) Na casa em que você vive com sua família, nos cômodos em que a luzes ficam acesas por mais de 4 horas, as lâmpadas são econômicas (fluorescentes)? (Sim ou não) 2) Quando você toma banho, você demora mais do que 10 minutos? 3) Você deixa a torneira aberta ao escovar os dentes? 4) Na casa ou prédio em que você vive com sua família, a calçada é limpa com vassoura ao invés de água? 5) Você e sua família dão preferência às frutas e verduras da estação? 6) Você e sua família consomem produtos orgânicos? 7) Você e sua família fazem a separação dos materiais recicláveis? 8) Quando fazem compras, você e sua família dão preferência a materiais com embalagens recicláveis? 9)Quando você não está usando aparelhos eletrônicos você os desliga? 10) Você costuma utilizar o verso das folhas de papéis já utilizadas?

14 FIQUE LIGADO

15 FIQUE LIGADO 10 passos para ser um consumidor consciente. 1-Planeje suas compras. 2-Avalie os impactos de seu consumo. 3-Reflita sobre seu valores. 4-Consuma apenas o necessário. 5-Reutilize os produtos e embalagens. 6-Separe o seu lixo. 7-Conheça e valorize as praticas de responsabilidade das empresas. 8-contribua para a melhoria dos produtos e serviços. 9-Cobre os políticos. 10-Divulgue o Consumo Consciente. Quais os benefícios do consumo consciente? -Tranquilidade financeira. -Usar e consumir o necessário. -Preserva o meio ambiente. Qual o dia nacional do consumo consciente? Dia 15 de outubro e é comemorado há dois anos, com o conceito de consumir o necessário e as pessoas se conscientizarem para evitar os impactos negativos no meio ambiente

16 FIQUE LIGADO

17 FIQUE LIGADO

18 FIQUE LIGADO

19 FIQUE LIGADO

20 NOSSA OPINIÃO O site do Ministério do Meio Ambiente (MMA) aborda o tema consumo consciente, citando o que é consumo consciente e no que ele pode ser prejudicial. Infelizmente, um de seus pontos negativos é dizer que o consumo consciente é uma questão de hábito e que pequenas mudanças no nosso dia-a-dia têm grande impacto no futuro, sem citar quais poderiam ser essas pequenas mudanças, ou, que causa impacto na economia, nas relações sociais, na natureza, sem dizer quais são esses impactos, e no que eles podem ser prejudiciais. Acredito que por ser um site do Governo, poderia ser mais objetivo e informativo, porque deveria ter como visão, induzir as pessoas a consumirem conscientemente, não apenas abordar o assunto. Seu principal ponto positivo é a qualidade do texto, apesar de todas essas partes que poderiam ser inseridas e não foram, o autor escolheu bem as palavras, fazendo um texto que pessoas de todas as classes sociais, e com nível básico de escolaridade possam entender e compreender. Lucas Felipe Cassol Seixas

21 NOSSA OPINIÃO O site consumidorconsciente.eco.br, permite conhecer mais sobre os assuntos relacionados ao consumo consciente. O conteúdo do site não é extenso, ou seja, não cansa quem estiver lendo, os textos são bem claros e objetivos, a cada novo conteúdo imagens e vídeos relacionados, e ainda possibilita a oportunidade do leitor compartilhar essas informações com outras pessoas em suas redes sociais como por exemplo: Digg, Facebook, Twitter, linkedln, technorati, Google Bookmarks entre outros.

22 VOCÊ SABIA?

23 VOCÊ SABIA? A MENINA QUE CALOU O MUNDO POR 6 MINUTOS Severn Cullis-Suzuki nasceu em Vancouver, Canadá. Sua mãe é a escritora Tara Elizabeth Cullis. Seu pai ativista ambiental David Suzuki é a terceira geração de Canadenses-Japoneses. Com 9 anos, enquanto cursava Imersão Francesa na Lord Tennyson Elementery School, ela fundou a Environmental Children s Organization(ECO), grupo de crianças dedicado aos problemas ambientais. Em 1992, com 12 anos, Cullis-Suzuki juntou dinheiro com os membros da ECO para participarem na Conferência da Terra no Rio de Janeiro. Com seu grupo, apresentou os problemas ambientais sob a perspectiva de uma criança. Cullis-Suzuki se graduou na Yale University em 2002 em ecologia e biologia evolutiva.

24 ARTIGO O consumismo, com o passar do tempo, tem prejudicado cada vez mais o meio ambiente. O lixo excessivo tem causado grandes problemas ambientais. Por outro lado, há o consumo consciente, fonte de muitas discussões, que tem como objetivo levar às pessoas a comprarem o que realmente precisam. A sociedade atual tem consumido de forma desenfreada, o que tem agravado os problemas ambientais. Devido a essa forma de consumo, surgem muitos pontos negativos, sendo o mais grave, a poluição. Do ponto de vista político, o consumismo é bom, fortalece a economia e alguns fatores sociais. Entretanto, o meio ambiente deve vir em primeiro lugar, pois é com ele que garantimos uma melhor qualidade de vida. Os consumidores devem ter plena sabedoria de como usarão e descartarão seus produtos, para que não haja desperdício e mais poluição. Com simples ações cotidianas, não podem se deixar levar pelos impulsos de ter a todo momento coisas novas, e sim praticar atos que levem à sustentabilidade. Assim, as pequenas atitudes realizadas pela sociedade, causarão grandes impactos, tanto na economia, como no meio ambiente, futuramente. Gustavo da Silva Vargas

25 PARA LER E ASSISTIR FILME INSTITUTO AKATU - CONSUMO CONSCIENTE Super Size Me A Dieta do Palhaço (Super Size Me) País: Estados Unidos Ano: 2004 Diretor: Morgan Spurlock Duração: 1h38 Resumo: seguindo o estilo performático de Michael Moore, o diretor Morgan Spurlock se propõe a passar um mês tendo uma alimentação baseada nos produtos da rede McDonald s. De um jeito cômico e crítico, o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.

26 PARA LER E ASSISTIR INTELIGÊNCIA ECOLÓGICA Livro destaca a importância do consumo consciente Escrito pelo especialista Daniel Goleman, o livro Inteligência Ecológica enfatiza a importância do consumo consciente para que possamos mudar a atual lógica do mercado, baseada, apenas, nos princípios econômicos. O livro pode ser comprado nas livrarias do país e, também, no site da Editora Campus-Elsevier.

27 FALA LEITOR!

28 NOSSOS PATROCINADORES

29 NOSSOS PATROCINADORES

30 NOSSOS PATROCINADORES

31 NOSSOS PATROCINADORES

ENERGIA NATUREZA SUSTENTABILIDADE CONSUMO MEIO AMBIENTE. Guia Financeiro

ENERGIA NATUREZA SUSTENTABILIDADE CONSUMO MEIO AMBIENTE. Guia Financeiro ENERGIA SUSTENTABILIDADE NATUREZA MEIO AMBIENTE CONSUMO Guia Financeiro 3 Você é um consumidor responsável? Analisar hábitos de consumo deve fazer parte do seu planejamento financeiro, sabia? Você não

Leia mais

O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE

O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE Autores: Alice Batschike Schlick Eduardo de Alencar Tedardi Gabriela Ayumi Ercoles Glória Garcia da Silva Victor Hugo Teixeira Sustentabilidade é cuidar do que temos

Leia mais

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 3 RESULTADOS E DISCUSSÃO CONSUMO CONSCIENTE: É NOSSA RESPONSABILIDADE RESUMO: A sociedade atual tem discutido nos últimos anos um tema que interfere diariamente em nossos hábitos: o consumo consciente. Diante deste pressuposto

Leia mais

Apenas 28% dos brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil

Apenas 28% dos brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil Apenas 28% dos brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil Indicador abrange práticas financeiras, ambientais e sociais. 25% consideram como principal vantagem a satisfação por fazer algo

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES. Fabio Abdala Gerente de Sustentabilidade

CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES. Fabio Abdala Gerente de Sustentabilidade CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES Fabio Abdala Gerente de Sustentabilidade 1 Agenda Apresentações Consumo consciente: do que se trata? Economize o Planeta: o que é? como usar? Ações para reduzir emissões:

Leia mais

CONSUMO CONSCIENTE. Junho de Slide 1

CONSUMO CONSCIENTE. Junho de Slide 1 CONSUMO CONSCIENTE Junho de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Formar um indicador para medir os conhecimentos e níveis de práticas de consumo consciente pelo brasileiro. Mapear o entendimento que os consumidores

Leia mais

Hábitos de Consumo e Meio Ambiente

Hábitos de Consumo e Meio Ambiente Hábitos de Consumo e Meio Ambiente Roberta Atherton Diante da consciência de que os recursos naturais são bens finitos e de valor inestimável, temos o desafio de compatibilizar a promoção do crescimento

Leia mais

VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO?

VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO? VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO? Olá, amiguinho! Você sabe quem é a Boa Vista? A Boa Vista é uma empresa brasileira que está ao seu lado e ao lado de sua família quando o assunto é cuidar do dinheiro

Leia mais

Indicador de. de Campinas

Indicador de. de Campinas Indicador de de Campinas PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA Outubro de 2015 O consumidor consciente Assim como o desenvolvimento econômico não se traduz diretamente em desenvolvimento humano e social, o

Leia mais

PESQUISA SUSTENTABILIDADE NA UFF

PESQUISA SUSTENTABILIDADE NA UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PESQUISA SUSTENTABILIDADE NA UFF Com objetivo de mensurarmos os conceitos de sustentabilidade na comunidade acadêmica e administrativa da universidade, realizamos uma pesquisa

Leia mais

Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar.

Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar. Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar. cartilha_uso_água.indd 1 23/08/16 09:08 SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Fundação Brasil Cidadão estão juntos nessa campanha. A crise no abastecimento

Leia mais

VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO?

VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO? VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO? A Boa Vista é uma empresa brasileira que está ao seu lado e ao lado de sua família quando o assunto é cuidar do dinheiro de vocês. Não é difícil controlar o orçamento

Leia mais

cuide da água com MEANDROS

cuide da água com MEANDROS cuide da água com www.econectando.com.br Quanto tempo você demora no banho? Menos de 5 minutos de 5 a 0 minutos de 0 a 5 minutos mais de 5 minutos 4 2 Como é a sua dieta? vegana 4 vegetariana consumo de

Leia mais

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR INTRODUÇÃO Todo cidadão pode desenvolver habilidades para melhorar sua qualidade de vida e a de seus familiares, a partir de atitudes comportamentais e de conhecimentos básicos

Leia mais

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL Rua do Paraíso, 760 / Rua Oliveira Melo, 474 +55 11 3937 9900 / 3738 7000 www.sigmasolucoes.com.br INTRODUÇÃO A maneira como lidamos com o dinheiro, é herança

Leia mais

Apresenta: Dicas para quem tem sede de sustentabilidade

Apresenta: Dicas para quem tem sede de sustentabilidade Apresenta: Dicas p ara qu em tem se de de s us tentab i lidade CAPItao VAREJO em: consumo consciente de agua Enquanto isso, no seu esconderijo secreto... Até que enfim a minha merecida folga chegou! Vou

Leia mais

CONSUMO CONSCIENTE 2016

CONSUMO CONSCIENTE 2016 CONSUMO CONSCIENTE 2016 Julho de 2016 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Formar um indicador para medir os conhecimentos e níveis de práticas de consumo consciente pelo brasileiro. Mapear o entendimento que os

Leia mais

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA O endividamento inicia com o hábito de primeiro gastar e depois ver como pagar ou, se a mensalidade cabe no bolso, efetuar a compra. Para que isso não aconteça, o primeiro

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO SOCIOECONÔMICO (PASE) EDUCAÇÃO FINANCEIRA

PROGRAMA DE APOIO SOCIOECONÔMICO (PASE) EDUCAÇÃO FINANCEIRA PROGRAMA DE APOIO SOCIOECONÔMICO (PASE) EDUCAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTO PESSOAL O orçamento é fundamental para cuidar melhor das finanças pessoais, pois permite o planejamento dos gastos. São benefícios

Leia mais

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento 10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento Fizemos uma seleção de dicas muito importantes para que você aprenda a controlar o seu orçamento e mantenha a sua vida econômica em dia. Seguindo à risca as

Leia mais

OBJETIVOS DO ESTUDO. Slide 2

OBJETIVOS DO ESTUDO. Slide 2 CONSUMO CONSCIENTE OBJETIVOS DO ESTUDO Formar um indicador para medir os conhecimentos e níveis de práticas de consumo consciente pelo brasileiro. Mapear as percepções e o entendimentos do consumidores

Leia mais

IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA MÃES QUE QUEREM TRABALHAR EM CASA!

IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA MÃES QUE QUEREM TRABALHAR EM CASA! 5 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA MÃES QUE QUEREM TRABALHAR EM CASA! É dona de casa ou mãe que amamenta? Você precisa de ideias de negócios que você possa fazer e obter uma renda extra a partir da sua casa? Então

Leia mais

Dicas práticas para um consumidor consciente

Dicas práticas para um consumidor consciente + Dicas práticas para um consumidor consciente O consumo não é um ato isolado, e sim um processo, que começa antes da compra e termina depois que nós usamos o que compramos. Isso envolve escolhas, como:

Leia mais

planetasustentavel.abril.com.br

planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br

Leia mais

O que os cidadãos de Rio Branco pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade.

O que os cidadãos de Rio Branco pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Consumo Sustentável Programa Água Brasil e Instituto Ibope apresentam: O que os cidadãos de pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Introdução O Programa Água

Leia mais

INFORMATIVO AMBIENTAL

INFORMATIVO AMBIENTAL Nº24 Use menos possível equipamento e veículos que possam poluir o meio ambiente, pois provocam a poluição do ar. Procure sempre fazer caminhada, pois faz bem à saúde e ao bem estar. Assim você estará

Leia mais

Meu Controle Financeiro

Meu Controle Financeiro Meu Controle Financeiro POR TODO BRASIL O Meu Controle Financeiro é uma ação promovida pela FENASBAC Federação de Associações dos Servidores do Banco Central, e integra a programação de ações da 5ª Semana

Leia mais

AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS.

AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS. AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS. A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DA JORNADA E PODER COMPARTILHAR

Leia mais

Apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil

Apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil Apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil Indicador abrange práticas financeiras, ambientais e sociais. Em meio à crise econômica, consumidor contem despesas e

Leia mais

5 passos para a valorização profissional. Nara Araujo Nutricionista e Coach

5 passos para a valorização profissional. Nara Araujo Nutricionista e Coach 5 passos para a valorização profissional Nara Araujo Nutricionista e Coach Olá se você ainda não me conhece meu nome é Nara Araujo, sou Nutricionista, coach de emagrecimento e coach de carreira de Nutricionistas.

Leia mais

PROJETO EAThink2015 Unidade de Aprendizagem de Educação para a Cidadania Global 1º CICLO. Não Faças Lixo!

PROJETO EAThink2015 Unidade de Aprendizagem de Educação para a Cidadania Global 1º CICLO. Não Faças Lixo! PROJETO EAThink2015 Unidade de Aprendizagem de Educação para a Cidadania Global 1º CICLO Não Faças Lixo! www.eathink2015.org 120 min AUTOR: Kopin PAÍS: Malta TÍTULO: Não faças lixo! IDADE DOS ESTUDANTES:

Leia mais

Líder: Ana Carolina Freire RA: Organizador: Vanessa Rocha RA:

Líder: Ana Carolina Freire RA: Organizador: Vanessa Rocha RA: Líder: Ana Carolina Freire RA: 010522010 Organizador: Vanessa Rocha RA:007762013 Programador:Carlos Eduardo RA:027409 Construtor: Felipe Avilez RA:121908 Produtor:Carlos Eduardo RA:027409 O nosso objetivo

Leia mais

CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente.

CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente. CONSUMO: Gera impactos positivos e negativos CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente. Desperdício Degradação ambiental Núcleo de Educação Ambiental Conforto Bem estar Qualidade de vida Produção

Leia mais

Almanaque nº 12 - CONSUMO CONSCIENTE

Almanaque nº 12 - CONSUMO CONSCIENTE Estar presente na comunidade e poder falar de Educação Ambiental de uma forma lúdica aliada ao conceito de um almanaque cultural, assim nasceu o Almanaque Menino Caranguejo. Com o objetivo de trazer em

Leia mais

Eu me conheço? Danielle Custódio

Eu me conheço? Danielle Custódio Introdução Olá meninas esse é meu mais novo trabalho em E-book e ele foi exclusivamente elaborado com muito carinho para ajudar você mulher. Desejo de todo coração que você o curta aproveitando o máximo

Leia mais

O NIVEL DE CONCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DO FREQUENTADOR DA 10ª EDIÇÃO DA AGROTINS 2010, PALMAS, TOCANTINS

O NIVEL DE CONCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DO FREQUENTADOR DA 10ª EDIÇÃO DA AGROTINS 2010, PALMAS, TOCANTINS O NIVEL DE CONCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DO FREQUENTADOR DA 10ª EDIÇÃO DA AGROTINS 2010, PALMAS, TOCANTINS Albert Lennon Lima Martins 1 Edvaldo Vieira Pacheco Sant Ana 2 1 Aluno do Curso Técnico em Gestão do

Leia mais

Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades para a ação do Profissional de Secretariado. Wagner Brunini 29/10/2011

Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades para a ação do Profissional de Secretariado. Wagner Brunini 29/10/2011 Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades para a ação do Profissional de Secretariado Wagner Brunini 29/10/2011 Definição Sustentabilidade é uma atitude estratégica para gerenciar os negócios junto aos

Leia mais

Plano de aula: Consumo Consciente de Embalagens

Plano de aula: Consumo Consciente de Embalagens Plano de aula: Consumo Consciente de Embalagens 4 aulas Objetivos: Trabalhar sobre como as embalagens, quando mal utilizadas, impactam o meio ambiente e como repensar o seu uso a partir dos 4 Rs (repensar,

Leia mais

4º ao 5º ano do Ensino Fundamental I

4º ao 5º ano do Ensino Fundamental I INSTRUÇÕES: A duração desta prova é de 3 horas. As questões possuem alternativas de resposta (a, b, c, d, e) e somente uma delas está correta. O caderno contém 15 questões, a reposta certa deve ser marcada

Leia mais

Ferramenta 5R REDUZIR. Lauro R.D.Volaco Sócio-diretor

Ferramenta 5R REDUZIR. Lauro R.D.Volaco Sócio-diretor Ferramenta 5R Lauro R.D.Volaco Sócio-diretor QUE É? Produzir da forma mais eficaz para preservar as matérias primas e diminuir a quantidade de resíduos QUE É? Comprar somente o necessário Comprar produtos

Leia mais

LISTA PREPARATÓRIA PARA RECUPERAÇÃO FINAL Ciências (6º ano)

LISTA PREPARATÓRIA PARA RECUPERAÇÃO FINAL Ciências (6º ano) 1. Você poderia imaginar que a água que fez parte do corpo dos dinossauros pode estar hoje em você? Pois é, a água utilizada pelos seres vivos sempre retorna, de alguma forma, para o ambiente. Utilizando

Leia mais

HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO FORA DE CASA

HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO FORA DE CASA HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO FORA DE CASA Tâmara Freitas Barros A maioria dos moradores da Grande Vitória não se alimenta em restaurantes self-service, porém 39,1% deles afirmaram se alimentar nesse tipo de

Leia mais

FÓRUM MULTIENTIDADES. GT: Comunidade Sustentável e Consumo Consciente. Julia Drezza, Elizandra Cerqueira e Gilson Rodrigues

FÓRUM MULTIENTIDADES. GT: Comunidade Sustentável e Consumo Consciente. Julia Drezza, Elizandra Cerqueira e Gilson Rodrigues FÓRUM MULTIENTIDADES GT: Comunidade Sustentável e Consumo Consciente Julia Drezza, Elizandra Cerqueira e Gilson Rodrigues Comunidade Sustentável e Consumo Consciente Consumo Consciente é o ato de adquirir

Leia mais

Preserve o que você ajuda a construir

Preserve o que você ajuda a construir 18ª Edição Quarta-feira 7 de novembro de 2012 informativo Meio ambiente Preserve o que você ajuda a construir Além de promover desenvolvimento para uma região, a empresa também se preocupa em conscientizar

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 25 / 8 / 2017 Orientações para o estudo

Leia mais

Orientar sobre práticas de Economia de energia? Conta comigo!

Orientar sobre práticas de Economia de energia? Conta comigo! Orientar sobre práticas de Economia de energia? Conta comigo! Tudo o que você precisa saber sobre economia de energia! Quando se fala em energia elétrica em condomínios a missão é sempre a mesma: economizar.

Leia mais

Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus.

Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus. Cartilha Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus. Você sabe como é feito o tratamento da água

Leia mais

embuscadaáguaperdida Câmara Municipal de Arcos de Valdevez

embuscadaáguaperdida Câmara Municipal de Arcos de Valdevez embuscadaáguaperdida Câmara Municipal de Arcos de Valdevez EMBARCA COMIGO NA AVENTURA EM BUSCA DA ÁGUA PERDIDA Embarca com o salpico na aventura em busca da água perdida!!! este livro é para ti!!! Torna-te

Leia mais

O que os cidadãos de Pirenópolis pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade.

O que os cidadãos de Pirenópolis pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Consumo Sustentável Programa Água Brasil e Instituto Ibope apresentam: O que os cidadãos de pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Introdução O Programa Água

Leia mais

O conteúdo deste ebook foi registrado na Biblioteca Nacional. O único site que tem autorização para distribuir por download este ebook é o. Nenhum outro site está autorizado a disponibilizar o download

Leia mais

Preocupação com a alimentação saudável

Preocupação com a alimentação saudável Preocupação com a alimentação saudável Projeto: Nossa alimentação nossa vida Você cuida da sua alimentação? Nosso objetivo é conhecer os alimentos e incentivar as pessoas a comerem alimentos mais saudáveis.

Leia mais

Curso de Capacitação em Educação Ambiental Multiplicadores em Educação Ambiental

Curso de Capacitação em Educação Ambiental Multiplicadores em Educação Ambiental 1) Com que frequência você come carne vermelha? a) Nunca b) Com pouca frequência (três porções por semana) c) Ocasionalmente (uma porção por dia) d) Frequentemente (uma porção por dia no almoço e outra

Leia mais

Opinião da população sobre o uso das sacolas plásticas. Agosto de 2012

Opinião da população sobre o uso das sacolas plásticas. Agosto de 2012 1 Opinião da população sobre o uso das sacolas plásticas Agosto de 2012 Índice 2 Objetivo Metodologia Perfil da amostra Hábitos de compra em supermercados Posicionamento sobre a decisão judicial que retira

Leia mais

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE DICAS PARA CUIDAR DO PLANETA

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE DICAS PARA CUIDAR DO PLANETA Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 2 o ano (1 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE Disciplina/Valor Português 4,0 Eixo temático Perceber e atuar Matemática 3,0 Hist./Geog.

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Inayara Soares Um dos assuntos mais pautados na mídia atualmente, seja no Brasil ou no mundo, é a sustentabilidade. O interesse pelo tema acontece principalmente porque a população

Leia mais

Dinâmica do Dia Mundial da Água

Dinâmica do Dia Mundial da Água Dinâmica do Dia Mundial da Água 1 No dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A ONU criou essa data em 1993 após constatar grandes índices de poluição ambiental no planeta, por isso, este dia

Leia mais

O consumo de Água no mundo.

O consumo de Água no mundo. O consumo de Água no mundo. A água do planeta Terra Visto de fora, o planeta deveria se chamar Água, pois: Cerca de 2/3 de sua superfície são dominados pelos oceanos; Os pólos estão cobertos pelas águas

Leia mais

HÁBITOS ALIMENTARES. Raquel Rocha Gomes / Jamila Rainha

HÁBITOS ALIMENTARES. Raquel Rocha Gomes / Jamila Rainha HÁBITOS ALIMENTARES Raquel Rocha Gomes / Jamila Rainha No dia 16 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação e 62% dos moradores da Grande Vitória disseram que costumam tomar algum cuidado com

Leia mais

1. Planilhas de Gastos Pessoais

1. Planilhas de Gastos Pessoais Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Para começar, quando você está buscando uma planilha de gastos no Google (ou no Bing), não fica claro (para as ferramentas de

Leia mais

5ºano. 3º período 1.5 CIÊNCIAS. 1º de outubro de 2012

5ºano. 3º período 1.5 CIÊNCIAS. 1º de outubro de 2012 5ºano 15 CIÊNCIAS 3º período 1º de outubro de 2012 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras Tudo isso será considerado na correção

Leia mais

*Distribuição interna gratuita, direito autoral e propriedade Abipla.

*Distribuição interna gratuita, direito autoral e propriedade Abipla. Realização Apoio *Distribuição interna gratuita, direito autoral e propriedade Abipla. Sim, mas antes tenho que separar as roupas, ver se têm manchas e usar os produtos corretos, senão acabo gastando muito

Leia mais

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos + Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos Email: 4elementos.bio@gmail.com Fones: (62) 9397-4574 (62) 8252-2502 + ÁGUA Sabemos consumi-la com responsabilidade?

Leia mais

COORDENADORIA DE EXTENSÃO

COORDENADORIA DE EXTENSÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO PROJETO DE EXTENSÃO A questão dos resíduos sólidos e da conservação da água na visão de estudantes do ensino médio: a percepção ambiental como subsídio para a elaboração de um

Leia mais

Economia começa dentro de casa!

Economia começa dentro de casa! 10 Guia Financeiro Economia começa dentro de casa! Você já reparou que, trabalhando bem em equipe, fica mais fácil atingir um objetivo? Nas finanças da família, também funciona assim: quando todos participam,

Leia mais

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos Resíduos Perigosos

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos Resíduos Perigosos Resíduos Perigosos O QUE SÃO? Resíduos Perigosos definem-se como um tipo de resíduos que contêm propriedades perigosas, sejam elas inflamáveis, explosivas ou toxicas. Podem ser encontrados em vários produtos,

Leia mais

CONSUMO CONSCIENTE 2016

CONSUMO CONSCIENTE 2016 CONSUMO CONSCIENTE 2016 Julho 2016 Pelo segundo ano consecutivo, SPC Brasil mede o nível de consumo consciente do brasileiro. Indicador mostra o aumento da preocupação com as práticas financeiras, mas

Leia mais

RESUMÃO VOLUME 3 - FECHAMENTO E DICAS EXTRAS

RESUMÃO VOLUME 3 - FECHAMENTO E DICAS EXTRAS RESUMÃO VOLUME 3 - FECHAMENTO E DICAS EXTRAS O que você vai encontrar neste ebook Passo 5 - Fechamento Bonus - Dicas extras INTRODUÇÃO Este E-book foi escrito com a intenção de facilitar as vendas e negociações

Leia mais

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 137

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 137 PONTO DE APOIO Edição 137 NO PONTO DE APOIO, INDICAMOS SUGESTÕES DE ATIVIDADES E REFLEXÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA

Leia mais

Plano de Educação Financeira

Plano de Educação Financeira Plano de Educação Financeira SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO 2. FATOS 3. DICAS 4. DIFERENÇA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLE FINANCEIRO 5. COMO FUNCIONA O APLICATIVO EVERCAST Com a alta da tecnologia

Leia mais

Meu Controle Financeiro

Meu Controle Financeiro Meu Controle Financeiro POR TODO BRASIL O Meu Controle Financeiro é uma ação promovida pela FENASBAC Federação de Associações dos Servidores do Banco Central, e integra a programação de ações da 6ª Semana

Leia mais

04- De acordo com o texto, dê exemplo de um ambiente não construído. 05- Marque com um X o que podemos fazer para preservar os ambientes naturais.

04- De acordo com o texto, dê exemplo de um ambiente não construído. 05- Marque com um X o que podemos fazer para preservar os ambientes naturais. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== O chão e o céu. Pedras, água, ar, nuvens

Leia mais

UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas. Projeto RENEW Renewable Energy Group

UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas. Projeto RENEW Renewable Energy Group UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas Projeto RENEW Renewable Energy Group Coordenador: Marcio Rodrigo Loos marcio.loos@ufsc.br Criação: Ana Paula Meneguzzi

Leia mais

Consumo consciente! Orientador: Maicom Daniel

Consumo consciente! Orientador: Maicom Daniel Consumo consciente! Orientador: Maicom Daniel Maicomsegprev@gmail.com Olá 035-991730245 035-991803900 Graduado em Direito Pericia trabalhista Pericia ambiental Orientador: Maicom Daniel Técnico em segurança

Leia mais

O que tu tá comendo? Não sei! - O consumismo e o valor nutricional de alimentos industrializados.

O que tu tá comendo? Não sei! - O consumismo e o valor nutricional de alimentos industrializados. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Letras - Teoria e Prática de Leitura 2017 O que tu tá comendo? Não sei! - O consumismo e o valor nutricional de alimentos industrializados. Felipe

Leia mais

Felipe Mandelli OS 6 LIVROS QUE TREINARÃO SEU CÉREBRO PARA O SUCESSO EM QUALQUER ÁREA

Felipe Mandelli OS 6 LIVROS QUE TREINARÃO SEU CÉREBRO PARA O SUCESSO EM QUALQUER ÁREA Felipe Mandelli OS 6 LIVROS QUE TREINARÃO SEU CÉREBRO PARA O SUCESSO EM QUALQUER ÁREA EXISTE UMA FORMA DE TREINAR O CÉREBRO PARA O SUCESSO? Olá, meu nome é Felipe Mandelli da página Inspirando Sucesso.

Leia mais

QUE TAL CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O AMBIENTE EM QUE UMA DAS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA VIVE?

QUE TAL CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O AMBIENTE EM QUE UMA DAS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA VIVE? 2ºano 1.2 CIÊNCIAS 2º período 11 de junho de 2014 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 18/5/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,0 Nota: Eixo temático Água, vida e progresso

Leia mais

Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book

Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book Índice 03. Introdução 05. Soluções energéticas 09. Destinação de resíduos 11. Atenção à água Introdução Empregar novos hábitos no gerenciamento do

Leia mais

Educação ambiental. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (

Educação ambiental. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio ( Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Educação ambiental Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz 19/05/2016 15h04 - Atualizado em 23/05/2016 14h19 Em um mundo

Leia mais

GUIA BÁSICO. Como usar as redes sociais para impulsionar o negócio

GUIA BÁSICO. Como usar as redes sociais para impulsionar o negócio GUIA BÁSICO Como usar as redes sociais para impulsionar o negócio OLÁ! Obrigado por baixar o ebook GUIA BÁSICO - Como usar as redes socias p ara impulsionar o negócio As redes sociais não podem mais ser

Leia mais

SALVE O MEIO AMBIENTE

SALVE O MEIO AMBIENTE SALVE O MEIO AMBIENTE D O W N L O A D S A U D A V E L W W W. V I V A M E L H O R O N L I N E. C O M Lixo e mais lixo, desmatamentos em série, queimadas que já se tornaram naturais, consumo exagerado de

Leia mais

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira Gestão de Finanças Pessoais Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira AVISO Apresentação disponibilizada pelo Banco Central do Brasil para ações de educação financeira alinhadas às

Leia mais

INTERVENÇÃO. Um plano para salvar o planeta. CONTEXTUALIZAÇÃO

INTERVENÇÃO. Um plano para salvar o planeta. CONTEXTUALIZAÇÃO INTERVENÇÃO Um plano para salvar o planeta. Por: Gabriele Milbradt Glasenapp CONTEXTUALIZAÇÃO Cuidar do planeta é dever de todo o ser humano, e isso deve ser ensinado desde as séries iniciais nas escolas.

Leia mais

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias)

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) Reunião nº 04/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA

Leia mais

Os 17 passos obrigatórios de uma boa estratégia de marketing (e uma dica bônus) VIVER DE BLOG Página 1

Os 17 passos obrigatórios de uma boa estratégia de  marketing (e uma dica bônus) VIVER DE BLOG Página 1 Os 17 passos obrigatórios de uma boa estratégia de email marketing (e uma dica bônus) VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Assim como o seu blog, sua lista de emails é um dos ativos mais importantes que você

Leia mais

O uso de recursos da natureza. Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro

O uso de recursos da natureza. Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro O uso de recursos da natureza Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro IMPACTO E REFLEXOS DO LIXO Na sociedade má qualidade de vida e saúde perdas materiais e humanas ; atrai insetos

Leia mais

Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa SEGURANÇA: Controle sistemático,

Leia mais

Estudo: Mães & Internet

Estudo: Mães & Internet Estudo: Mães & Internet Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por

Leia mais

Viver de Contrabaixo

Viver de Contrabaixo Viver de Contrabaixo Encare o desafio e realize o seu sonho. Olá, Tudo bem? Você é daqueles baixistas que tem dúvidas sobre o seu futuro profissional? Fica sempre na corda bamba quando o assunto é viver

Leia mais

O que os cidadãos de Natal pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade.

O que os cidadãos de Natal pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Consumo Sustentável Programa Água Brasil e Instituto Ibope apresentam: O que os cidadãos de pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Introdução O Programa Água

Leia mais

O QUE FALAR SOBRE O CURSO QUE EU VOU PROMOVER COMO AFILIADO?

O QUE FALAR SOBRE O CURSO QUE EU VOU PROMOVER COMO AFILIADO? O QUE FALAR SOBRE O CURSO QUE EU VOU PROMOVER COMO AFILIADO? Método simples, que eu utilizo para ter ideias de conteúdo estratégico. Por: Tatiane Faria 02 I N T R O D U Ç Ã O Olá, seja bem vindo(a)! É

Leia mais

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental Manual Coleta Seletiva DGA Diretoria de Gestão Ambiental Universidade Federal de Pernambuco Superintendência de Infraestrutura Diretoria de Gestão Ambiental Diretora Maria de Fátima Morais Xavier Gerência

Leia mais

Agenda - 10 a 16 de dezembro

Agenda - 10 a 16 de dezembro ACONTECE Agenda - 10 a 16 de dezembro Entrega do brinde de Natal da Serjus a seus associados Data: de 10 a 19 de dezembro Horário: das 13 às 19 horas Local: Sala dos brigadistas (119 A) Reunião da Comissão

Leia mais

Relação dos consumidores com sacolas plásticas. Junho de 2011

Relação dos consumidores com sacolas plásticas. Junho de 2011 1 Relação dos consumidores com sacolas plásticas Junho de 2011 Objetivo 2 O estudo tem como objetivo conhecer a relação dos consumidores com as sacolas plásticas de uso doméstico, desde o momento da sua

Leia mais

ESCALA DE INSEGURANÇA ALIMENTAR Crianças, adolescentes, adultos, idosos e grávidas

ESCALA DE INSEGURANÇA ALIMENTAR Crianças, adolescentes, adultos, idosos e grávidas A preencher pelo entrevistador: ESCALA DE INSEGURANÇA ALIMENTAR Crianças, adolescentes, adultos, idosos e grávidas As próximas perguntas serão sobre a alimentação da sua família Q1. Qual das seguintes

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019 Dia Mundial da Água 3 Estima-se que um bilhão de pessoas carece de acesso a um abastecimento de água suficiente, definido

Leia mais

DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Nº da inscrição: 010 Produto: Sapateira Siena

DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Nº da inscrição: 010 Produto: Sapateira Siena DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Nº da inscrição: 010 Produto: Sapateira Siena Funcionalidade: Para não deixar sua casa bagunçada e cheio de pares de sapatos pelo chão, temos a Sapateira Siena que é uma moderna

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA HÁBITOS DE USO DO DINHEIRO

EDUCAÇÃO FINANCEIRA HÁBITOS DE USO DO DINHEIRO EDUCAÇÃO FINANCEIRA HÁBITOS DE USO DO DINHEIRO METODOLOGIA Público alvo: residentes em todas as capitais brasileiras, com idade igual ou superior a 18 anos, ambos os sexos e todas as classes sociais. Método

Leia mais

COMO SÃO RARAS ESSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES?

COMO SÃO RARAS ESSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES? COMO SÃO RARAS ESSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES? Interlocuções entre associações de familiares de pessoas com doenças raras e a promoção do direito à saúde de crianças e adolescentes com condições crônicas,

Leia mais