Artes. Tema 01: Abstração e Figuração. 6 A - Volume 01 Professor: Alexandro Lima

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Artes. Tema 01: Abstração e Figuração. 6 A - Volume 01 Professor: Alexandro Lima"

Transcrição

1 01 Artes Tema 01: Abstração e Figuração 6 A - Volume 01 Professor: Alexandro Lima

2 02 Professor: Alexandro Lima Abstração e Figuração História da arte

3 03 Nada existe realmente a que se possa dar o nome Arte. Existem somente artistas. Outrora, eram homens que apanhavam um punhado de terra colorida e com ela modelavam toscamente as formas de um bisão na parede de uma caverna; hoje, alguns compram suas tintas e desenham cartazes para tapumes; eles fazem e fazem muitas outras coisas. (E. H. Gombrich. A História da Arte, 1950, p.15).

4 Abstração e figuração 04 Introdução Você sabia que existem formas de retrato que não correspondem diretamente às características físicas de seu retratado? Pois bem, este volume traz dois assuntos que serão desenvolvidos em sala pelo professor da disciplina de Artes. Com o primeiro, abstração e figuração, você conhecerá duas formas de representações artísticas bastante utilizadas por artistas do mundo todo e poderá perceber que em arte existem muito mais significados do que aqueles que percebemos à primeira vista.

5 Abstração e figuração 05 No tema retrato, você notará que as formas de representação da figura humana podem extrapolar a simples representação de características físicas perceptíveis ao olhar, um retrato pode ser muito mais do que uma mera fotografia. Participe das aulas, tire suas duvidas e auxilie seu professor, socializando com os colegas seus conhecimentos sobre o assunto. Bem-vindo(a) às aulas de Artes!

6 Abstração e figuração 06 No que você pensa ao ler as seguintes palavras: abstração e Figuração? As duas palavras podem remeter a algumas expressões muito comuns usadas cotidianamente. Você já deve ter ouvido alguma vez: Não se preocupa com isso, abstrai!, ou ainda: Você é uma figura! O que essas expressões querem dizer? Para começar, busque num dicionário da língua portuguesa o que significam essas palavras. Na sua apostila, aproveite para anotar o resultado que você encontrar. Abstrato Figurativo

7 Abstração e figuração Agora você sabe o que essas palavras significam na língua portuguesa. Mas, em arte, significam a mesma coisa? 07 De maneira geral, sim. Possuímos no léxico* de nosso idioma uma quantidade quase infindável de palavras que são abstratas. Por exemplo: amor, saudade, felicidade, tristeza, paz, fome, educação, liberdade, ciência, arte. *Léxico: vocabulário. Essas palavras são consideradas abstratas por não representarem diretamente uma coisa em si, fisicamente, ou seja, são emoções, ideias e conceitos abstratos que temos a respeito de coisas que sentimos ou pensamos. Ou alguém já viu pelas ruas o amor passeando de mãos dadas com a saudade?

8 Abstração e figuração Nesta disciplina usaremos as expressões abstrato e figurativo quando queremos nos referir a formas de expressão artística. Porém, em arte as coisas são vistas, ouvidas ou percebidas pelos nossos sentidos* e, para tanto, o artista deve demonstrar essas palavras abstratas sem pronunciá-las. 08 *Sentidos: quase todos os humanos são dotados de cinco sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição.

9 Figura 01 Saudade (1899), José Ferraz de Almeida Júnior. 197 x 101 cm. 09

10 Abstração e figuração 10 Observe a imagem da obra Saudade, de José Ferraz de Almeida Júnior (figura 01). Trata-se de uma pintura figurativa. É possível notar nessa reprodução do quadro que uma mulher, bem junto a uma janela, está lendo uma carta. O ambiente onde a personagem está é bastante simples, mas os detalhes na pintura não são poucos; tente percebê-los. Quais características presentes na pintura nos fazem ter a certeza de que a personagem está realmente com saudade de alguém? Observe o detalhe da figura 01:

11 Figura 01 Saudade (1899), José Ferraz de Almeida Júnior. (Detalhe ). 11

12 Abstração e figuração 12 Esse é um exemplo de uma palavra abstrata, que não possui uma forma definida, mas que em arte pode se tomar uma figura. Figuração é tudo aquilo que conseguimos identificar a partir de uma forma, por exemplo, a pintura de Almeida Júnior (figura 01) na qual podemos perceber todos os objetos que estão representados na pintura. Quase todas as imagens tendem a provocar no observador a lembrança de um significado. A partir desse significado, que pode ser comum a todas as pessoas ou não, criamos nos discursos sobre as obras de arte e também sobre as demais coisas do mundo.

13 Figura 02 Paisagem cósmica ( ), Danilo di Prete. 150 x 150 cm. 13

14 Abstração e figuração 14 Observe a pintura de Danilo di Prete, Paisagem cósmica (figura 02). Essa pintura é um exemplo de uma obra abstrata. Você consegue identificar algum elemento nessa imagem? É comum identificarmos figuras em determinadas imagens que só alguns percebem e outros não, isso é possível por conta das experiências que vivenciamos individualmente. A abstração possui aparente descaso e falta de cuidado com a configuração final da obra, mas maioria dos trabalhos de arte abstrata existe uma intencionalidade pensada pelo artista. É possível em obras abstratas percebermos os espaços criados, se são grandes ou pequenos, cheios ou vazios, profundos ou rasos, claros ou escuros, entre outros efeitos de sentido. Parece muito abstrato tudo isso?

15 Abstração e figuração 15 Saiba que as imagens que você vê nesta apostila, ou mesmo num livro de arte, servem apenas como uma lembrança da verdadeira obra*; por melhor que seja a reprodução da imagem, muitos dos aspectos citados neste material não podem ser percebidos. Por conta disso, não perca a oportunidade de visitar os museus e os espaços culturais de sua cidade, aproveite para olhar com mais cuidado as imagens e obras de arte que estão a sua volta, é possível que em sua casa você tenha obras originais ou réplicas bastante significativas. *Verdadeira obra: obra original, vista ao vivo.

16 História da Arte 16 Na Cultura ocidental, somente no século XX a abstração começou a ser praticada em diversas modalidades da arte*. Vários movimentos artísticos se identificaram com essa maneira de representação. Por conta disso, não é possível configurar o abstracionismo como um grupo único de artistas praticantes, mas ao contrário, incorporaram-se a esse movimento diversos artistas, tais como: Wassily Kandinsky, Paul Klee e Joan Miró. Esses artistas da primeira metade do século XX viam a abstração como uma maneira de atingir o espírito humano. A obra de arte deveria fazer vibrar harmoniosamente o espírito do observador e de modo algum perturbá-io ao invés da distorção e da redução radical das formas. *Modalidades artísticas: pintura, escultura, gravura, aquarela, desenho e objeto, entre outras. (WALTHER, F. Ingo; RUHRBERG, Karl. Arte do século XX: pintura, escultura, novas mídias, fotografia. Índia: Ed, Taschen, v. 1.)

17 Figura 03 Sem título ( ), Wassily Kandinsky. 19,6 x 64,8 cm. 17

18 História da Arte 18 Após observar a obra de Kandinsky (figura 03). Você consegue identificar alguma figura? O artista escreveu o seguinte sobre sua obra: Já foi dito vezes suficientes que é impossível explicar o objetivo de uma obra de arte através de palavras. [...] Esta afirmação é também correta porque o próprio artista nunca consegue abarcar ou reconhecer totalmente o seu próprio objetivo. (KANDINSKY Wassily. In: STANGOS, Nikos. Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.)

19 História da Arte 19 A fim de compor essas obras, que objetivavam fazer vibrar harmoniosamente o espírito das pessoas que as observam, os artistas utilizam os elementos da linguagem visual*. É provável que você esteja pensando: uma obra como essa eu também faço! E possivelmente faça mesmo! Alguns artistas abstratos diziam que é na criança que se encontra a verdadeira forma de representação do mundo, ou seja, é no olhar de quem vê o mundo pela primeira vez, o interpreta e o representa em forma artística que está o belo. Então, será que o que você faz nas aulas de Artes ou em casa é obra de arte? Essa é uma excelente discussão para você propor ao seu professor de Artes. *Elementos da linguagem visual: elementos configuram as imagens: ponto, linha, cor, textura e volume.

20 Observe a pintura. Essa pintura é um exemplo de uma obra abstrata ou figurativa? Você consegue identificar quais elementos nessa imagem? Figura Extra Composição 8 (1923), Wassily Kandinsky. 140 x 201 cm. 20

21 Figura Extra Insula Dulcamara (1938), Paul Klee. 88 x 176 cm. Observe a pintura. Essa pintura é um exemplo de uma obra abstrata ou figurativa? Você consegue identificar quais elementos nessa imagem? 21

22 Observe a pintura. Figura Extra Caipira picando fumo (1893), Almeida Júnior. Essa pintura é um exemplo de uma obra abstrata ou figurativa? Você consegue identificar quais elementos nessa imagem? 22

23 Figura Extra Monalisa ou Gioconda (1502), Leonardo da Vinci. 76 x 56 cm. Observe a pintura. Essa pintura é um exemplo de uma obra abstrata ou figurativa? Você consegue identificar quais elementos nessa imagem? 23

24 História da Arte 24 Síntese Abstração & figuração Arte abstrata De maneira geral, abstracionismo faz referência às imagens de arte que não estão ligadas pelas regras da figuração e pela tentativa de copiar o mundo. Num sentido específico, a expressão refere-se às vanguardas europeias das décadas de 10 e 20 do século passado, que negavam a representação ilusionista da natureza. Decomposição da figura, busca pela simplificação da forma, criação de novos usos para a cor, reelaboração da luz e da sombra, o não uso da perspectiva tradicional*, o abandono das técnicas de modelagem e o uso diversificado de materiais são algumas características dessas obras. No século XX, a partir de 1930, essa vertente artística tornou-se central na produção de muitos artistas. Diversos movimentos artísticos apresentam como característica de suas obras a abstração. *Perspectiva tradicional: perspectiva renascentista ou brunelleschiana desenvolvida na Itália durante o século XV.

25 História da Arte 25 Síntese Abstração & figuração Arte figurativa Qualquer forma de representação artística que se faz através de uma figura, ou seja, de uma imagem que somos capazes de identificar, por exemplo: um cachorro, uma árvore, uma criança. Figura é tudo aquilo que possui uma forma identificável e que, para uma determinada cultura ou indivíduo, significa algo e/ou faz referência a algum conceito, ideia ou emoção.

26 História da Arte Atividades 26 01) Identificando e diferenciando abstração e figuração. Com base no entendimento que você conseguiu obter até o momento sobre abstração, retire de revistas cinco imagens abstratas e cinco figurativas. Cole todas as figuras no Diário de Bordo e dê título para elas, assim como faz um artista. Numa outra folha de papel, escolha uma palavra abstrata da língua portuguesa e crie dois desenhos usando os elementos da linguagem visual, um representando de maneira abstrata a palavra, e outro de maneira figurativa a mesma palavra. 02) Construindo uma marca. Ainda refletindo sobre abstração e figuração, procure em anúncios publicitários de jornais e revistas produtos que utilizem marcas símbolos abstratos e outros que façam uso de símbolos figurativos.

27 História da Arte 27 Atividades Recorte essas imagens e use-as como um "banco de dados" para auxiliá-lo (a) a imaginar um produto fictício, para o qual você deverá criar primeiro uma marca figurativa e depois uma abstrata. Entre as marcas de seu "banco de dados", escolha a que você acha que identifica melhor o seu produto. Apresente aos colegas e ao professor e explique qual é a relação entre o produto e o símbolo da marca que você desenvolveu.

28 História da Arte 28 Atividades 03) Mosaico abstrato com textura Selecione várias superfícies com texturas diferentes. Pode ser uma pedra, uma parede, um pedaço de madeira etc. Identifique o maior número possível de texturas. Providencie alguns pedaços de papel branco e giz de cera. Coloque o papel sobre a superfície escolhida e passe sobre ele o giz de cera. Utilize cores variadas para uma mesma textura. Quanto mais colorido melhor. Repita o procedimento em outras superfícies. Recorte essas texturas em pedaços com formatos geométricos diferentes. Monte sua composição colando os pedaços de papel em um papel maior. Você formará uma imagem abstrata com elementos da realidade.

29 REFERÊNCIAS COLÉGIO ENERGIA. Atitudes elementares. 6 ano volume 01. Florianópolis: gráfica ed. Energia., GOMBRICH, Ernest H. A História da Arte. LTC Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. Rio de Janeiro,

30 Obrigado!!! Alessandro Lima 30

31 Essa marca é um exemplo de uma obra abstrata ou figurativa? Você consegue identificar quais elementos nessa imagem? 31

32 Essa marca é um exemplo de uma obra abstrata ou figurativa? Você consegue identificar quais elementos nessa imagem? 32

33 Essa marca é um exemplo de uma obra abstrata ou figurativa? Você consegue identificar quais elementos nessa imagem? 33

1. Primeiros conceitos

1. Primeiros conceitos CORE CURRÍCULO - ARTES E SUAS LINGUAGENS (1) Profa. Maria Bernardete Toneto 1. Primeiros conceitos O que você pensa ao ver um por do sol? O que sente ao ouvir uma música como Bolero, de Maurice Ravel?

Leia mais

FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I CONTEÚDO E HABILIDADES ARTES. Conteúdo: Aula 1: O ponto e a linha Aula 2: Logotipos e símbolos

FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I CONTEÚDO E HABILIDADES ARTES. Conteúdo: Aula 1: O ponto e a linha Aula 2: Logotipos e símbolos CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I Conteúdo: Aula 1: O ponto e a linha Aula 2: Logotipos e símbolos 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Arte Prof.: Paula Caroline de Souza Turmas: 61 e 62 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR

Leia mais

O Expressionimo das Formas

O Expressionimo das Formas O Expressionimo das Formas Na sua opinião existem formas diferentes de representar uma mesma idéia ou uma mesma emoção? Como você representaria, por exemplo, a dor e o sofrimento humano? Mas, e o que é

Leia mais

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY O que é arte? Arte, para JANSON (1993, pg. 11), é, em primeiro lugar, uma palavra que pode significar tanto o conceito de arte como a existência do objeto arte. Para KOSIK (2002) a arte é parte integrante

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE E ESTÉTICA. Professora: Kenniane Nogueira

HISTÓRIA DA ARTE E ESTÉTICA. Professora: Kenniane Nogueira HISTÓRIA DA ARTE E ESTÉTICA Professora: Kenniane Nogueira UNIDADE I O QUE É ARTE? SEGUNDO COLI, ARTE SÃO CERTAS MANIFESTAÇÕES DA ATIVIDADE HUMANA DIANTE DAS QUAIS NOSSO SENTIMENTO É ADMIRATIVO, ISTO É:

Leia mais

Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem:

Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem: Ensino Fundamental II Artes Visuais: Desenhos. Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem: Conhecer o conceito de desenho no espaço e desenho contemporâneo Produzir um desenho no espaço e intervir no

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - Artes Visuais 1º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - Artes Visuais 1º ANO Temas Conteúdos e aprendizagens Apropriação e Reflexão Descoberta e organização progressiva de volumes: Explorar e tira plasticidade: terra, areia, barro. Modelagem e escultura:. Interpretação e Comunicação

Leia mais

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX Os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Movimentos vanguardistas

Leia mais

Artes. Década de 1980 reaproximação à pintura. 7 ano Volume 4 Professor: Alexandro Lima

Artes. Década de 1980 reaproximação à pintura. 7 ano Volume 4 Professor: Alexandro Lima Artes Década de 1980 reaproximação à pintura 7 ano Volume 4 Professor: Alexandro Lima 1 Artes Professor: Alexandro Lima Década de 1980 reaproximação à pintura Atividades Artes Uma pintura só está acabada

Leia mais

ARTE ABSTRATA O INTRÍNSECO DA INFÂNCIA. Comunicação- Relato de Experiência

ARTE ABSTRATA O INTRÍNSECO DA INFÂNCIA. Comunicação- Relato de Experiência ARTE ABSTRATA O INTRÍNSECO DA INFÂNCIA Patrícia da Silva Faria patyartesufu@gmail.com EMEI Professora Maria Barbosa de Souza-SME Comunicação- Relato de Experiência Resumo: Este relato apresenta a experiência

Leia mais

TUDO COMEÇA NUM PONTO. Fernanda Vianna e Malu Ferreira Fundamental

TUDO COMEÇA NUM PONTO. Fernanda Vianna e Malu Ferreira Fundamental TUDO COMEÇA NUM PONTO Fernanda Vianna e Malu Ferreira Fundamental 2 2015 Kandinsky Wassily Kandinsky nasceu em Moscou, Rússia, 1866. Era ainda bem pequeno quando seus pais se separaram e ele foi morar

Leia mais

REVISÃO 2º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 2º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 2º BIM 6ºs anos Professora Cristina UNIDADE 2 LINGUAGEM E ARTE Módulo 3: O que é linguagem? 1. Língua e linguagem Hieróglifos egípcios. Linguagem é diferente de língua. Língua é linguagem, porém

Leia mais

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 1º BIM 6ºs anos Professora Cristina UNIDADE 1 O UNIVERSO DA ARTE Módulo 1: A arte Aula 1. O que é arte? Aula 1. O que é arte? Existem alguns instrumentos que nos auxiliam na decisão do que seja

Leia mais

Nome Nº Ano Ensino Turma

Nome Nº Ano Ensino Turma Nome Nº Ano Ensino Turma 7º Fund. II 7ABC Disciplina Professora Natureza Trimestre/Ano Data Arte Cátia Roteiro 2º/2016 Temas: A Linha- Arte Romana e Bizantina-Mondrian e o Neoplasticismo 1. Orientações

Leia mais

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como chamamos a arte produzida atualmente. Período: final

Leia mais

Prova Prática de Artes Visuais

Prova Prática de Artes Visuais Prova Prática de Artes Visuais 1. Leia e execute as tarefas indicadas nos itens A, B e C. A. A estrutura oculta de um quadrado. Observe a figura abaixo: A localização do círculo preto poderia ser descrita

Leia mais

ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA

ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia- Corpo, movimento e linguagem na era da informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.2 Conteúdos Cores

Leia mais

3.3.3 As imagens de Alexandre França

3.3.3 As imagens de Alexandre França a primeira imagem [Figura 66] observamos a tônica que orientará a imagem de Hélio de Lima, uma leitura muito lúdica em que Hélio surge descontraído, alegre. Atitude pública, que muitas pessoas teriam dificuldade

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano Desenvolver e explorar as percepções manuais, artísticas e de ludicidade, desenvolvendo ainda as habilidades motoras e intelectuais. Estimular os sentidos e a sensibilidade

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Natureza: A natureza e os animais- preservação da natureza que Deus criou

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza

Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza O livro é rico em conteúdo, nele são abordados ensinamento,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

Entender a Arte. Arte ao longo do tempo. Estilos artísticos. Marcas e pegadas GAB 1. D 2. C ( ) 2. B 1. B 1. C

Entender a Arte. Arte ao longo do tempo. Estilos artísticos. Marcas e pegadas GAB 1. D 2. C ( ) 2. B 1. B 1. C Entender a Arte EM18_1_ART_01 1. 24 (08 + 16) Arte ao longo do tempo EM18_1_ART_02 Estilos artísticos EM18_1_ART_03 1. Sugestão de resposta: Rodin chegou a ser acusado em sua época de elaborar esculturas

Leia mais

LISTA DE TRABALHO - 2º BIMESTRE 4º Ano

LISTA DE TRABALHO - 2º BIMESTRE 4º Ano LISTA DE TRABALHO - 2º BIMESTRE 4º Ano Todos os trabalhos deverão ser entregues nas datas estipuladas e serão avaliados com notas de 0 a 10. De modo que o atraso na entrega haverá desconto na nota. O trabalho

Leia mais

QUESTÃO 1. 1.a Certificação de Habilidade Específica de 2013 Prova de Habilidades Específicas Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura)

QUESTÃO 1. 1.a Certificação de Habilidade Específica de 2013 Prova de Habilidades Específicas Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura) QUESTÃO 1 Wladimir Tatlin. Contra-relevo. 1914-15 (reconstruído em 1932). Wassily Kandinsky. Primeira Aquarela Abstrata. 1910, aquarela s/ papel, 50 cm 65 cm, Coleção Nina Kandinsky, Paris. Pablo Picasso.

Leia mais

EXPRESSIONISMO ABSTRATO

EXPRESSIONISMO ABSTRATO EXPRESSIONISMO ABSTRATO O Expressionismo Abstrato foi o primeiro movimento de arte legitimamente norteamericana a ganhar destaque internacional na década de 1940. O movimento de arte privilegia a produção

Leia mais

Seja Belas Artes 1. Centro Universitário Leonardo da Vinci, Indaial, SC

Seja Belas Artes 1. Centro Universitário Leonardo da Vinci, Indaial, SC Seja Belas Artes 1 Alef Junior Rodrigues da SILVA 2 Pedro Gabriel Campos de OLIVEIRA 3 Giovane Diego da CUNHA 4 Leonardo Henrique THEISS 5 Micheli Carolina VICENZI 6 Anderson SACHETTI 7 Deivi Eduardo OLIARI

Leia mais

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR NOME: N. o : DATA: / /2015 FOLHETO DE ARTE (V.C. E R.V.) 6. o ANO Este folheto é um roteiro de estudo para você recuperar o conteúdo trabalhado em 2015. Como ele será utilizado

Leia mais

A P R E S E N T A Ç Ã O D O C U R SO. KRTES P L Á S T IC A S E A A L F A B E T IZ A Ç Ã O P A R A A LEITU R A P A IhIA O E M E D O M UNDO.

A P R E S E N T A Ç Ã O D O C U R SO. KRTES P L Á S T IC A S E A A L F A B E T IZ A Ç Ã O P A R A A LEITU R A P A IhIA O E M E D O M UNDO. 0-4 A P R E S E N T A Ç Ã O D O C U R SO KRTES P L Á S T IC A S E A A L F A B E T IZ A Ç Ã O P A R A A LEITU R A P A IhIA O E M E D O M UNDO." " A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o

Leia mais

Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras.

Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras. As cores Atividade 1 Atividade 2 Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras. Confecção do disco das cores. Materiais Papel branco, tinta guache, pincel, cola tesoura

Leia mais

SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE

SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE 1 Em meados do séc. XIX o Brasil passou por um período de crescimento econômico, estabilidade social e incentivo às letras, ciência e arte por parte do imperador

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS MARIA MARGARETE PEREIRA GALVÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS MARIA MARGARETE PEREIRA GALVÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS MARIA MARGARETE PEREIRA GALVÃO PRÁTICA DE ENSINO DE ARTES NO ENSINO MÉDIO VITÓRIA 2008 MARIA MARGARETE PEREIRA GALVÃO

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

Nome Nº Ano Ensino Turma

Nome Nº Ano Ensino Turma Nome Nº Ano Ensino Turma 6º Fund. II 6ABCD Disciplina Professora Natureza Trimestre/Ano Data Arte Cátia Roteiro 2º/2016 Temas: COR 1. Orientações para estudo Este Roteiro de Estudos tem o objetivo de rever

Leia mais

Acesse:

Acesse: Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Escola Secundária com 3.º CEB Poeta Al Berto Código Sines Ano letivo: 2016/2017 Planificação Anual

Escola Secundária com 3.º CEB Poeta Al Berto Código Sines Ano letivo: 2016/2017 Planificação Anual Departamento/Grupo disciplinar: 600 Artes Visuais Disciplina: Educação Visual Docentes: Vera Gonçalves e Maria Neves Não existe manual adotado Ano: 7.º.º Período 2.º Período 3.º Período 26 26 4 Apresentação/Avaliação

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE P2-1º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer elementos formais (ponto, linha, forma) e recursos (simetria

Leia mais

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL ARTES 7 ANO PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ARLENE AZULAY CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.1

Leia mais

TURMA 601. Aula 07. Formas Geométricas

TURMA 601. Aula 07. Formas Geométricas TURMA 601 Aula 07 Formas Geométricas As figuras geométricas sempre chamaram a atenção dos artistas plásticos. As composições com figuras geométricas é um trabalho de buscar o equilíbrio entre as formas.

Leia mais

Arte rupestre. Aprendendo

Arte rupestre. Aprendendo Arte rupestre Aprendendo Depois da criação de Adão e Eva, os primeiros grupos de pessoas eram nômades, isto quer dizer que vagavam de um lugar para outro, e frequentemente moravam em cavernas. Os objetos

Leia mais

Arte Abstrata. no Brasil COLÉGIO PEDRO II CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II PROF. SHANNON BOTELHO

Arte Abstrata. no Brasil COLÉGIO PEDRO II CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II PROF. SHANNON BOTELHO Arte Abstrata no Brasil COLÉGIO PEDRO II CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II PROF. SHANNON BOTELHO Entendendo... Abstracionismo refere-se às formas de arte não regidas pela figuração e pela imitação do mundo. Em significado

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 4º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 30,0 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Unidade 1 a 3 Manual de instrução Texto

Leia mais

6 (TEMPOS SEMANAIS) X (75MN +

6 (TEMPOS SEMANAIS) X (75MN + ÁREAS DE COMPETÊNCIA DO PERFIL DO ALUNO (Apresentação da disciplina: Objetivos, funcionamento e avaliação. Avaliação diagnóstica.) A Linguagens e Textos C Raciocínio e Resolução D Pensamento Crítico e

Leia mais

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX Entre os artistas que se destacaram na segunda metade do século XIX, estavam: Benedito Calixto de Jesus (1853-1927) Pedro Alexandrino( 1856-1942) Belmeiro de Almeida

Leia mais

Milton Dacosta. Carrossel, 1952, óleo sobre tela, 81 cm 100 cm, acervo particular, Brasil.

Milton Dacosta. Carrossel, 1952, óleo sobre tela, 81 cm 100 cm, acervo particular, Brasil. Questão Milton Dacosta. Carrossel,, óleo sobre tela, cm 00 cm, acervo particular, Brasil. Milton Dacosta foi um pintor, desenhista, gravador e ilustrador brasileiro. Inicialmente, Dacosta pintou composições

Leia mais

Textos teóricos como base para discussão e conceituação do conteúdo proposto como exercício prático.

Textos teóricos como base para discussão e conceituação do conteúdo proposto como exercício prático. DI81C - Disciplina de Desenho Gráfico e de Observação Planejamento Semestral Objetivo da disciplina Desenvolver a capacidade do traçado à mão livre de maneira que o aluno tenha noções básicas de proporção,

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÂO VISUAL 5ºANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÂO VISUAL 5ºANO PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÂO VISUAL 5ºANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO O aluno é capaz de: Distinguir características de vários materiais riscadores (lápis de grafite, lápis de cor, lápis de cera,

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2017 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI03EO05 Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive

Leia mais

1º ANO INTEGRADO LÍNGUA PORTUGUESA

1º ANO INTEGRADO LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO INTEGRADO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem Os sinais Placas de sinalização Símbolos, letras e números. As letras Poema Alfabeto Os nomes Convite de aniversário Letras maiúsculas

Leia mais

AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Ciências

AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Ciências AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Ciências Data: 17/02 Tema: Dengue, chicungunya: sintomas e prevenção Objetivo: Compartilhar conhecimento a respeito do tema Descrição da atividade: Jornal falado Participação

Leia mais

O que é arte para você?

O que é arte para você? O que é arte para você? Em uma pagina do caderno escreva a palavra ARTE e ao redor dela escreva palavras ou uma frase que para você resume o significado de arte. A arte esta presente em sua vida? De que

Leia mais

A fotografia como processo [Alterações no olhar] Curso de Comunicação Social 3º período Fotografia

A fotografia como processo [Alterações no olhar] Curso de Comunicação Social 3º período Fotografia A fotografia como processo [Alterações no olhar] Curso de Comunicação Social 3º período Fotografia Félix Nadar (1865) Retrato de Charles Baudelaire Professor Jorge Felz - 2007 2 A fotografia nasceu de

Leia mais

0 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

0 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS 0 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 41, DE 23 DE MARÇO DE 2010 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

- Traçados de formas geométricas (quadrado, triângulos, retângulo, utilizando régua, esquadro, transferidor e compasso).

- Traçados de formas geométricas (quadrado, triângulos, retângulo, utilizando régua, esquadro, transferidor e compasso). METAS/ DOMÍNI OS Representação R6 OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ATIVIDADES RECURSOS CALENDARI ZAÇÃO OBJETIVO GERAL (4): Conhecer as interações dos objetos no espaço. 4.1: Distinguir a posição

Leia mais

História das artes visuais Professora Vaz

História das artes visuais Professora Vaz História das artes visuais - 2015 Professora Vaz Antes da Renascença: - Naturalismo por si mesmo, - Pintura e escultura deixaram de ser totalmente símbolo, - Conexão com o mundo e não caráter transcendental

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2018

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2018 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 28 Tubos de cola de isopor 04 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com base no próprio repertório e na construção

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

ARTES 4 ARTES - 2 SÉRIE - VOL

ARTES 4 ARTES - 2 SÉRIE - VOL O fantástico baú da vovó 05 Arte na rua: o grafite 06 Pinturas rupestres 07 Tramas gráficas 09 Paul Klee 10 O trançado 11 Rosto na arte - máscaras 13 Fabricação de materiais: a tinta 16 Os Moais da ilha

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2501/12 - Artes Visuais. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2501/12 - Artes Visuais. Ênfase Curso 2501/12 - Artes Visuais Ênfase Identificação Disciplina 0003811B - Ateliê - Laboratório de Linguagem Pictórica Docente(s) Eliane Patrícia Grandini Serrano Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes

Leia mais

Escola Secundária Alves Martins

Escola Secundária Alves Martins Escola Secundária Alves Martins Guião de Avaliação Oficina de Arte ( 2017-2018) Domínios de Aprendizagem nas Artes Visuais AR: Apropriação e Reflexão; IC: Interpretação e Comunicação; EC: Experimentação

Leia mais

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:...

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:... Desenvolver a percepção visual, auditiva e a coordenação viso-motora. Desenvolver a orientação temporal (começo, meio e fim). Desenvolver orientação espacial. Coordenação viso-motora: 1. Desenho livre.

Leia mais

Arte. Paisagem. 6 A - Volume 02 Professor: Alexandro Lima

Arte. Paisagem. 6 A - Volume 02 Professor: Alexandro Lima 01 Arte Paisagem 6 A - Volume 02 Professor: Alexandro Lima 02 Paisagem História da arte Professor: Alexandro Lima 03 Em cada um de nós há um segredo, uma paisagem interior com planícies invioláveis, vales

Leia mais

plantas arquitetônicas a mão livre

plantas arquitetônicas a mão livre plantas arquitetônicas a mão livre g u i a p r á t i c o e-book por ana baronceli APRESENTAÇÃO ANA BARONCELI Meu nome é Ana Baronceli. Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade da Grande Dourados,

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e textura. Trabalhos artísticos de técnicas das cores primárias

Leia mais

ALÉM DA ILUSTRAÇÃO USO DA ICONOGRAFIA NA SALA DE AULA

ALÉM DA ILUSTRAÇÃO USO DA ICONOGRAFIA NA SALA DE AULA ALÉM DA ILUSTRAÇÃO USO DA ICONOGRAFIA NA SALA DE AULA PAUTA Abertura; História no Currículo do Estado de SP; Fontes Históricas e suas tipologias; Tipos de Fontes Iconográficas mais comuns; Porque usar

Leia mais

É possível levar um sapo ao lago?

É possível levar um sapo ao lago? É possível levar um sapo ao lago? Resumo da atividade Nesta atividade o professor proporá aos alunos um jogo de tabuleiro, sem contar para os alunos que o objetivo do jogo é impossível de se alcançar.

Leia mais

Ideias [COMPROVADAS] Ensina Passo a Passo Como Começar A Ganhar Dinheiro Na Internet!

Ideias [COMPROVADAS] Ensina Passo a Passo Como Começar A Ganhar Dinheiro Na Internet! 2016-6 Ideias [COMPROVADAS] Ensina Passo a Passo Como Começar A Ganhar Dinheiro Na Internet! www.maisdinheiroesaude.com Tenha Tempo Para A Sua Família, Com Paz, Segurança & Estabilidade Usando O Poder

Leia mais

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta.

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Desenhe sua escola de memória. Faça uma espécie de mapa ou planta baixa

Leia mais

A distribuição dos conteúdos a seguir poderá ser reformulada de acordo com as necessidades de adaptação a eventuais imprevistos.

A distribuição dos conteúdos a seguir poderá ser reformulada de acordo com as necessidades de adaptação a eventuais imprevistos. DI81C - Disciplina de Representação 2 Planejamento Semestral Objetivo da disciplina Desenvolver a capacidade do traçado à mão livre de maneira que o aluno tenha noções básicas de proporção, forma e configuração.

Leia mais

O som de uma infância desaparecendo 1. Fernando Luiz FAVERO 2 Maria Zaclis VEIGA 3 Universidade Positivo, Curitiba, PR

O som de uma infância desaparecendo 1. Fernando Luiz FAVERO 2 Maria Zaclis VEIGA 3 Universidade Positivo, Curitiba, PR O som de uma infância desaparecendo 1 Fernando Luiz FAVERO 2 Maria Zaclis VEIGA 3 Universidade Positivo, Curitiba, PR RESUMO É dito e repetido que a fotografia é um recorte da realidade. Mas de qual realidade?

Leia mais

Cartaz: VI Feira do Livro 1. Alan CASAES 2 Daniela Costa RIBEIRO 3 Faculdade Anísio Teixeira, Feira de Santana, BA

Cartaz: VI Feira do Livro 1. Alan CASAES 2 Daniela Costa RIBEIRO 3 Faculdade Anísio Teixeira, Feira de Santana, BA Cartaz: VI Feira do Livro 1 Alan CASAES 2 Daniela Costa RIBEIRO 3 Faculdade Anísio Teixeira, Feira de Santana, BA Resumo O trabalho apresentado tem como objetivo divulgar a VI Feira do Livro, Festival

Leia mais

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz TEORIA DO DESIGN Aula 03 Composição e a História da arte Prof.: Léo Diaz O QUE É ARTE? Definição: Geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa,

Leia mais

QUESTÃO 5 - Responda: A imagem ao lado é uma figura pintada em policromia ou monocromia?

QUESTÃO 5 - Responda: A imagem ao lado é uma figura pintada em policromia ou monocromia? ESCOLA MUNICIPAL IRENE SZUKALA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE ARTE - 1º BIMESTRE - 2019 ALUNO (A): Nº 6º ANO - MATUTINO - TURMA: A - DATA: / / PROFESSOR: Moisaniel Carlos NOTA: OBJETIVO: CONTEÚDOS: INSTRUÇOES:

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM Literatura contemporânea prof. André Araújo Literatura Brasileira Contemporânea Concretismo

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI02EO02 Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios EI02CG01 Apropriar-se de gestos e

Leia mais

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 Ensino Básico 1.º Ciclo EXPRESSÕES ARTÍSTICAS 3.º ANO Domínios Subdomínios Conteúdos programáticos Nº Tempos previstos (Horas) Modelagem e escultura. Construções. - Estimular

Leia mais

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR Trueffelpix / Shutterstock.com A MELHOR MANEIRA DE APRIMORAR A ESCRITA É... ESCREVENDO! Nas telas seguintes você conhecerá algumas estratégias interessantes para desenvolver

Leia mais

Fonte imagem:

Fonte imagem: Atividade extra As Artes Visuais Questão 1 Fonte imagem: http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura06.jpg Fonte imagem: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/file/tvmultimidia/imagens/2sociologia/2arteurbana.jpg

Leia mais

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo.

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo. EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS - 2019 MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 29 04 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com base no próprio repertório e na construção proposta nas investigações.

Leia mais

A Mediação Cultural: Estratégias de Apreciação Artística no Museu Nogueira da Silva ANEXO 4

A Mediação Cultural: Estratégias de Apreciação Artística no Museu Nogueira da Silva ANEXO 4 Fichas de actividades apresentadas nas sessões de preparação das visitas ao Museu já com as alterações e adaptações feitas em conjunto com a professora de cada turma. Ficha de Actividades Sexto ano Público

Leia mais

Regulamento da XIX Maratona Cultural ACESC Mostra ACESC de Artes Plásticas e Fotografia. e Mostra ACESC de Artes Plásticas Infantojuvenil

Regulamento da XIX Maratona Cultural ACESC Mostra ACESC de Artes Plásticas e Fotografia. e Mostra ACESC de Artes Plásticas Infantojuvenil Regulamento da XIX Maratona Cultural ACESC Mostra ACESC de Artes Plásticas e Fotografia Página 1 e Mostra ACESC de Artes Plásticas Infantojuvenil Capítulo I DA INSCRIÇÃO Art. 1 As inscrições dos clubes

Leia mais

COLÉGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL FERNANDO DE ALMEIDA. Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016

COLÉGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL FERNANDO DE ALMEIDA. Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016 Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016 Trabalho de português 1) faca uma pesquisa e com desenhos monte um livrinho com um tema que você escolher: Exemplo: capa, paginas, figuras, falas...etc.

Leia mais

PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) - Incentivar a criatividade na produção escrita e na oralidade através de textos jornalísticos.

PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) - Incentivar a criatividade na produção escrita e na oralidade através de textos jornalísticos. PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) Professor (a): Taciane Tonin Sgarabotto Diferentes portadores de texto: FOLDERS/CONVITES/CARTAZES/RÓTULOS /RECEITAS/PROPAGANDA Competências Oralidade; produção textual;

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS. Educação Visual - 7ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS. Educação Visual - 7ºANO - 7ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Técnica T7 - Desenhar objetos simples presentes no espaço envolvente, utilizando materiais básicos de desenho técnico

Leia mais

Eixos/temas Noções / Conceitos Competências e Habilidades UNIDADE 1 SOU UM SER HUMANO COM NOME E IDENTIDADE UNIDADE 2 EU VIVO UNIDADE 3 MEU CORPO

Eixos/temas Noções / Conceitos Competências e Habilidades UNIDADE 1 SOU UM SER HUMANO COM NOME E IDENTIDADE UNIDADE 2 EU VIVO UNIDADE 3 MEU CORPO AMNT ND 1 O AL F NSINO RLIGIOSO 1 ANO 2 VIVO u vivo u vivo com os outros u cuido do outro 3 u tenho um nome que me identifica. u gosto de... u desejo e sonho com... SO M SR HMANO COM NOM IDNTIDAD M CORPO

Leia mais

REVISÃO 4º BIM. 9ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 4º BIM. 9ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 4º BIM 9ºs anos Professora Cristina REFLEXOS NO MUNDO DAS ARTES (AULA 24) A arte, muitas vezes, absorve a mensagem de outras culturas, sem repudiar sua origem. As máscaras africanas, carregadas

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel ABSTRACIONISMO

ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel ABSTRACIONISMO ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel Curva Dominante ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel No final do século XIX August Endell (pintor e arquiteto alemão) afirmara

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 Quando desenhamos objetos em perspectiva, eles passam a sofrer uma série de deformações e alterações. Desta maneira, ainda que um objeto possa se apresentar com deformações, ele precisa estar de acordo

Leia mais

Universidade Cidade de São Paulo UNICID. Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária. Core Curriculum: Arte e suas Linguagens

Universidade Cidade de São Paulo UNICID. Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária. Core Curriculum: Arte e suas Linguagens Universidade Cidade de São Paulo UNICID Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária Core Curriculum: Arte e suas Linguagens Pesquisa e Análise de Obra de Arte Nome Completo CA Priscila Nakayama

Leia mais

Planificação anual 5.º ano ATIVIDADES (UNIDADES TEMÁTICAS) RECURSOS AVALIAÇÃO. Diagnóstico

Planificação anual 5.º ano ATIVIDADES (UNIDADES TEMÁTICAS) RECURSOS AVALIAÇÃO. Diagnóstico Educação Visual Planificação anual 5.º ano Domínios Objetivos gerais Conteúdos ATIVIDADES (UNIDADES TEMÁTICAS) RECURSOS AVALIAÇÃO 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO T5 TÉCNICA 1. Conhecer materiais respetivos suportes

Leia mais

na Rede Rede IDEIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE Maestro Assessoria Educacional

na Rede Rede IDEIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE Maestro Assessoria Educacional B la Rede na la na Rede na Rede IDEIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS Maestro Assessoria Educacional PROPOSTA 1 Observe a obra de Arte feita por Tarsila Amaral e liste quais pessoas poderiam representar

Leia mais

Vivenciando o ensino do desenho em perspectiva: um estudo de caso

Vivenciando o ensino do desenho em perspectiva: um estudo de caso Capítulo 6 Vivenciando o ensino do desenho em perspectiva: um estudo de caso O fazer desenho em perspectiva à mão livre exige do desenhista algumas habilidades e conhecimentos específicos para conseguir

Leia mais