ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2015 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2015 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando à contextualização dos dados relativos ao curso em questão; b) a pontuação na escala de 0-5; c) a média aritmética simples da pontuação resultante do aspecto avaliado; d) o número dos professores (total, por curso, série ou turma) em médias ou porcentagens; e) a relação professor por disciplina; f) os aspectos coincidentes, mais frequentes e a evolução, ou não, comparando-se o resultado das três últimas avaliações institucionais realizadas como referencial de cálculo e de análise. II A partir dos resultados obtidos na avaliação, são realizados: a) redirecionamentos operacionais de ordem acadêmico-administrativa; b) apoios de caráter pedagógico e/ou instrumental para o enriquecimento do ensino (apoio docente/discente); c) programas de capacitação docente; d) atualização do Projeto Pedagógico do curso; e) adequação de metodologia/estratégias de ensino; f) adequação das instalações e recursos audiovisuais, dentre outras providências de caráter específico. III O monitoramento dos resultados tem possibilitado uma tendência evolutiva positiva do desempenho institucional, em geral, como pode ser observado nos seguintes gráficos: ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO 1) Média da pontuação dos Docentes/Disciplina por curso e série/termo observação: O curso de Arquitetura e Urbanismo apresentou média da pontuação dos docentes/disciplina positiva, acima de quatro, em 2015.

2 2) Média geral mais alta dos docentes por curso na Avaliação Docente pelo Discente Observação: A média geral mais alta foi considerada ótima, pois ficou próxima de cinco. 3) Média geral mais baixa dos docentes por curso na Avaliação Docente pelo Discente Observação: A média geral mais baixa dos docentes ficou num patamar inferior a 3,5, mas superior a 3,0, apontando necessidade de acompanhamento pedagógico. 4) Número/porcentagem de docentes, geral e por curso, com pontuação inferior a 3,5 (escala de 0 a 5)

3 Observação: Este gráfico apresenta dados gerais da instituição com o objetivo de contextualizarmos os resultados de cada curso em relação ao global. Considerou-se o número de professores/disciplina com médias inferiores a 3,5, na escala de zero a cinco, e sua respectiva porcentagem. Comparativamente houve variação de percentual nos últimos 3 anos, com tendência à queda. b) Por curso Arquitetura e Urbanismo Observação: Em relação ao contexto organizacional, o curso apresenta menor número de docentes com média inferior a 3,5, em ) Comparativo das Médias da Avaliação Docente, por curso, nas turmas de ingressantes (série inicial) e concluintes. Observação: Ao compararmos a média dos docentes nas turmas de alunos ingressantes e concluintes, nos anos de 2013, 2014 e 2015, nos cursos oferecidos pela Toledo, verificamos que: a) Na coluna ingressante/matriculado/ano (análise vertical) houve pequena variação na média dos docentes nos cursos oferecidos. Vale ressaltar que o curso de Ciências Econômicas não possui ingressantes em 2013, 2014 e Os cursos de Administração, Direito, Contábeis e Marketing apresentam média menor nos ingressantes; b) Na coluna aluno concluinte/ano (análise vertical) houve também pouca variação da média dos docentes; c) Ao compararmos as médias dos docentes nas turmas de alunos ingressantes e concluintes (análise horizontal por curso), verificamos uma tendência positiva em Serviço Social e Gestão Financeira

4 (2013 e 2015). Em Contábeis e Sistemas de Informação constatou-se queda nos últimos três anos, na média dos docentes nas turmas de concluintes. Os demais apresentaram menor oscilação. d) Os cursos de Engenharia Civil (noturno e integral), Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Produção foram criados em 2015, não sendo possível estabelecer comparações neste item. b) Por curso: ingressantes e concluintes Arquitetura e Urbanismo Observação: A média de avaliação docente nas turmas ingressantes, em 2015, está acima de 4,0, considerada satisfatória. 6) Item da Avaliação Docente que apresentou pontuação mais alta Itens Avaliados É pontual (2013) Esclarece os alunos quanto à contribuição de sua disciplina na formação de seu futuro profissional Demonstra respeito para com os alunos Controla a disciplina da classe Demonstra conhecimento de sua disciplina Dá exemplos esclarecedores da teoria em situações práticas Avalia bem e com justiça o desempenho dos alunos Apresenta e explica seu Plano de Ensino no início do semestre letivo (*) Obs.: itens não comparados em virtude de não terem pontuação. Relaciona-se cordialmente com os alunos É claro e objetivo em suas explicações Motiva a participação dos alunos no processo de aprendizagem Publica os Planos de Aula no Toledo Portal Universitário Propõe atividades extraclasse (*) Utiliza metodologias de ensino inovadoras da aprendizagem? (*) Desenvolve conteúdos a:

5 Observação: a) Em 2013, todos os itens foram contemplados com pontuação máxima b) Em 2014 e 2015, o item atividades extraclasse não obteve pontuação máxima.

6 b) Por curso Arquitetura e Urbanismo Observação: Dos 12 itens em que os docentes foram avaliados, em apenas 4 os professores obtiveram pontuação máxima. 7) Item da Avaliação Docente que apresentou pontuação mais baixa Observação: a) O item propõe atividades extraclasse se destaca em 2013, 2014 e 2015 com pontuação mais baixa, apresentando ligeira oscilação. b) Por curso Arquitetura e Urbanismo

7 Observação: No curso de Arquitetura e Urbanismo, repete-se o mesmo item da instituição com avaliação mais baixa. 8) Item da Autoavaliação Docente que apresentou média mais alta Observação: A autoavaliação docente apresenta constância do mesmo item com ligeira tendência de alta na média em 2013, 2014 e Deve-se destacar que o respeito é um valor que caracteriza o perfil do docente na instituição. b) Por curso Arquitetura e Urbanismo

8 Observação: Na autoavaliação docente os dois itens apontados no curso com pontuação mais alta não coincidem com a avaliação institucional geral, em ) Item da Autoavaliação Docente que apresentou média mais baixa Observação: Em 2013, 2014 e 2015, o item sobre complementação do ensino com atividades extraclasse se mantém com percentuais altos e expressam pouca variação e tendência de alta. Constitui-se em indicador a ser monitorado.

9 b) Por curso Arquitetura e Urbanismo Observação: O item da autoavaliação docente que apresentou média mais baixa, complementação de ensino com atividades extraclasse, coincide com a avaliação institucional geral.

10 ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DISCENTE ) Item da Autoavaliação Discente que apresentou média mais alta Itens Avaliados Sou assíduo Tenho postura ética em trabalhos e provas Sou pontual Aprimoro meus conhecimentos fora do horário das aulas Permaneço em sala durante toda aula Relaciono os conteúdos programáticos das diversas disciplinas dos cursos Comporto-me com disciplina em sala de aula Consulto os Planos de Aula no Toledo Portal Universitário e executo as atividades propostas Demonstro respeito para com o professor Utilizo ferramentas de tecnologia de aprendizagem indicadas pelos professores Sou atento e participativo nas aulas Observação: Deve-se ressaltar que o item que apresenta média mais alta na autoavaliação discente coincide com a autoavaliação docente, nos últimos 3 anos. O respeito mútuo (professor/aluno) é indicador de valor institucional b) Por curso Arquitetura e Urbanismo Observação: O mesmo item, respeito para com o professor, presente na avaliação institucional geral, se destaca em 2015 na autoavaliação discente no curso de Arquitetura e Urbanismo.

11 2) Item da Autoavaliação Discente que apresentou média mais baixa a) Em 2013, a consulta dos Planos de Aula pelos alunos evidenciou-se em virtude de sua implantação no Portal e formação de cultura de consulta dos Planos de aula pelos alunos. b) Em 2014 e 2015, destacou-se o item aprimoramento discente extraclasse; b) Por curso Arquitetura e Urbanismo Observação: A média mais baixa na autoavaliação discente coincide com a avaliação institucional geral, em 2015, e refere-se ao aprimoramento do conhecimento fora do horário das aulas.

12 3) Item da Avaliação da classe pelo docente que apresentou média mais alta Itens Avaliados Os alunos são assíduos OS alunos são pontuais Os alunos permanecem em sala durante as aulas Os alunos comportam-se com disciplina em sala de aula Os alunos demonstram respeito para com o professor Os alunos são participativos e interagem com o professor e com os colegas durante as aulas Os alunos têm postura ética em trabalhos e provas Os alunos realizam as atividades extraclasse propostas Os alunos relacionam o conteúdo de sua disciplina com as diversas disciplinas do curso Os alunos utilizam ferramentas tecnológicas com facilidade Os alunos realizam atividades propostas nos Planos de Aula postados no Toledo Portal Universitário Observação: ressaltar que, na autoavaliação docente, o respeito é o item de média mais alta o que coincide com a avaliação da classe pelo docente. Confirma-se o respeito como valor do perfil institucional. b) Por curso Arquitetura e Urbanismo Obs.: A média mais alta na avaliação da classe coincide com a avaliação institucional geral, neste item respeito para com o professor.

13 4) Item da Avaliação da classe pelo docente que apresentou média mais baixa Observação: Em 2013 e 2015, destaca-se a pontualidade do aluno. Em 2014, o item relativo a atividades extraclasse, confirma a necessidade de valorização dessas atividades, conforme autoavaliação discente. b) Por curso Arquitetura e Urbanismo Obs.: Em 2015, a avaliação da classe, apresentou média mais baixa no item realização de atividades propostas nos Planos de Aula, item diferente dos que ocorreram na avaliação institucional geral.

14 ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E APOIO Observação: Na metodologia utilizada para análise dos melhores itens avaliados em serviços e apoio, foram selecionados os que se repetiram nos últimos três anos. Deve-se ressaltar que, ao compararmos os últimos três anos, verifica-se que os percentuais mais altos são relativos ao Portal (facilidade de utilização de ferramentas e informações), em Observa-se que, em 2015, houve queda de percentual em todos os itens destacados.

15 Observação: Na análise dos serviços e apoio com pontuação mais baixa, foram selecionados os itens que se repetiram nos últimos três anos. Comparando-se 2014 com o ano anterior (2013), constata-se um aumento da insatisfação nos itens relativos à Internet seguido de tendência a queda em 2015 e ligeira diminuição em relação ao item estacionamento (segurança) em O item relativo à internet (velocidade) apresenta pequena oscilação.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2015 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2015 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2016 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2016 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2016 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2016 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NOTURNO

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NOTURNO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2016 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2016 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL INTEGRAL

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL INTEGRAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2016 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2016 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL 2013-2015

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL 2013-2015 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2015 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2015 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL 2012-2014

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL 2012-2014 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2014 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2014 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL 2012-2014

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL 2012-2014 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2014 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2014 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL 2012-2014 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL 2012-2014 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2014 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2014 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL 2012-2014

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL 2012-2014 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2014 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2014 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

1.1. ANÁLISE DOS DADOS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores

1.1. ANÁLISE DOS DADOS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores 1.1. ANÁLISE DOS DADOS 1.1.1. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores O questionário aplicado na Avaliação Interna passou por algumas atualizações em 2013, o

Leia mais

UNI-RN - Centro Universitário do Rio Grande do Norte CPA - Comissão Própria de Avaliação

UNI-RN - Centro Universitário do Rio Grande do Norte CPA - Comissão Própria de Avaliação Resumo da avaliação dos cursos de graduação, quanto a participação das turmas, alunos e docentes. Informação Turmas Aptos Avaliados Não Avaliados Participação(%) 166 84 82 50,60 Alunos 4.079 2.639 1.440

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Domínio da matéria 8,79 Transmissão da matéria 8,02 Relacionamento com os alunos 8,31 Postura profissional e ética 8,70 Interesse na aprendizagem dos alunos 8,40 Média geral 8,44

Leia mais

Católica de Santa Catarina em Joinville. Autoavaliação Institucional 2015/1 Resultados Gerais

Católica de Santa Catarina em Joinville. Autoavaliação Institucional 2015/1 Resultados Gerais Católica de Santa Catarina em Joinville Autoavaliação Institucional 2015/1 Resultados Gerais CURSO % RESPONDENTES ADMINISTRAÇÃO - NOTURNO 49,47 Respondentes por Curso ARQUITETURA E URBANISMO 40,67 ARQUITETURA

Leia mais

CPA RESULTADOS ESTATÍSTICOS Autoavaliação do Desempenho Discente da FACENE

CPA RESULTADOS ESTATÍSTICOS Autoavaliação do Desempenho Discente da FACENE CPA RESULTADOS ESTATÍSTICOS Autoavaliação do Desempenho Discente da FACENE - Foram analisadas as respostas dos alunos da FACENE no período letivo. e., a um questionário estruturado, perfazendo um total

Leia mais

CAPITULO III ANÁLISE DOS DADOS 3.1 ANÁLISE DOS DADOS - SEGMENTOS: PROFESSORES E ALUNOS

CAPITULO III ANÁLISE DOS DADOS 3.1 ANÁLISE DOS DADOS - SEGMENTOS: PROFESSORES E ALUNOS Núcleo de Avaliação UnUCET 2006 _ CAPITULO III ANÁLISE DOS DADOS 3.1 ANÁLISE DOS DADOS - SEGMENTOS: PROFESSORES E ALUNOS Para a análise dos dados dessa pesquisa, que foi realizada por meio de questionários

Leia mais

Relatório da Avaliação de Disciplinas

Relatório da Avaliação de Disciplinas Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Engenharia de Bauru Relatório da Avaliação de Disciplinas 2014-2016 Sumário Introdução...3 Análise por Curso...4 Participação dos Alunos...4

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

1 APRESENTAÇÃO 2 METODOLOGIA

1 APRESENTAÇÃO 2 METODOLOGIA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ANO 2017 1 APRESENTAÇÃO A Comissão de Curso e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos apresenta

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

ORIENTAÇÕES AVALIAÇÃO DA EQUIPE PRONATEC

ORIENTAÇÕES AVALIAÇÃO DA EQUIPE PRONATEC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO- PRONATEC

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Avaliação do Processo Acadêmico ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Campus Zona Sul 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

Avaliação do Processo Acadêmico ENGENHARIA MECÂNICA. Campus Canoas 2018/1

Avaliação do Processo Acadêmico ENGENHARIA MECÂNICA. Campus Canoas 2018/1 Avaliação do Processo Acadêmico ENGENHARIA MECÂNICA Campus Canoas 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - CHOPINZINHO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - CHOPINZINHO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - CHOPINZINHO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO Avaliação do Processo Acadêmico ARQUITETURA E URBANISMO Campus Canoas 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA - RIO DE JANEIRO

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA - RIO DE JANEIRO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA - RIO DE JANEIRO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

Avaliação Geral dos Coordenadores e Docente pelos Alunos UNIFIL/CPA

Avaliação Geral dos Coordenadores e Docente pelos Alunos UNIFIL/CPA Avaliação Geral dos Coordenadores e Docente pelos Alunos 1 Percentual de Satisfação quanto a ação do Coordenador 9,5 84,3 74,9 72,7 69,6,1 Em algum momento do curso o coordenador apresentou aos alunos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

ENGENHARIA AMBIENTAL

ENGENHARIA AMBIENTAL Avaliação do Processo Acadêmico ENGENHARIA AMBIENTAL Campus Zona Sul 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - LAGES

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - LAGES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - LAGES Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

Auto-Avaliação do Desempenho Sistêmico da FACENE 2012 Funcionários

Auto-Avaliação do Desempenho Sistêmico da FACENE 2012 Funcionários Auto-Avaliação do Desempenho Sistêmico da FACENE Funcionários Foram analisadas as respostas dos funcionários técnico-administrativos da FACENE no período letivo e, a um questionário estruturado, perfazendo

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - PRUDENTÓPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - PRUDENTÓPOLIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - PRUDENTÓPOLIS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PETROLINA - PETROLINA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PETROLINA - PETROLINA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PETROLINA - PETROLINA Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - BRASÍLIA Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e visa

Leia mais

PROCESSOS GERENCIAIS Graduação Executiva

PROCESSOS GERENCIAIS Graduação Executiva Avaliação do Processo Acadêmico PROCESSOS GERENCIAIS Graduação Executiva Campus Zona Sul 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DOCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2 Entidade Promotora Faculdade IDEAU Entidade Executora Faculdade IDEAU 2 INTRODUÇÃO A avaliação de uma IES é

Leia mais

Avaliação do Processo Acadêmico MARKETING. Campus FAPA 2018/1

Avaliação do Processo Acadêmico MARKETING. Campus FAPA 2018/1 Avaliação do Processo Acadêmico MARKETING Campus FAPA 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS... 5 RESULTADOS

Leia mais

Auto-avaliação 1.º Semestre Ano Lectivo 2010/2011

Auto-avaliação 1.º Semestre Ano Lectivo 2010/2011 O presente relatório é o resultado do processo de auto-avaliação realizado no 1.º semestre do ano lectivo 2010/2011. Os dados foram obtidos através das respostas dos alunos aos questionários de auto-avaliação,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC COMISSÃO DE ENSINO INTERDEPARTAMENTAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC COMISSÃO DE ENSINO INTERDEPARTAMENTAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC COMISSÃO DE ENSINO INTERDEPARTAMENTAL Joinville, de dezembro de 9. Ilmo. Sr Diretor de Ensino Prof. Dr. José de Oliveira Att: Relatório final da avaliação

Leia mais

Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. Autoavaliação Institucional 2015/1 Resultados Gerais

Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. Autoavaliação Institucional 2015/1 Resultados Gerais Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul Autoavaliação Institucional 2015/1 Resultados Gerais CURSO % RESPONDENTES ADMINISTRAÇÃO - MATUTINO 61,54 Respondentes por Curso ADMINISTRAÇÃO - NOTURNO 44,26

Leia mais

Autoavaliação do Desempenho Sistêmico da FAMENE 2013 Funcionários

Autoavaliação do Desempenho Sistêmico da FAMENE 2013 Funcionários Autoavaliação do Desempenho Sistêmico da FAMENE Funcionários Foram analisadas as respostas dos funcionários técnico-administrativos da FACENE no período letivo e, a um questionário estruturado, perfazendo

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA INSTITUCIONAL DE OUTUBRO DE 2011

RELATÓRIO DA PESQUISA INSTITUCIONAL DE OUTUBRO DE 2011 1 RELATÓRIO DA PESQUISA INSTITUCIONAL DE OUTUBRO DE 2011 A pesquisa foi realizada no período de 3 a 5 de Outubro, com o deslocamento dos alunos por classe dos cursos aos laboratórios de informática, para

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade do Extremo Sul Catarinense no município: CRICIUMA SUMÁRIO

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - BRASILIA

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - BRASILIA ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - BRASILIA Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS 3o. Quadrimestre de 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS 3o. Quadrimestre de 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC CENTRO DE MATEMÁTICA, COMPUTAÇÃO E COGNIÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS o. Quadrimestre de JULHO - 8 Introdução Este relatório

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC COMISSÃO DE ENSINO INTERDEPARTAMENTAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC COMISSÃO DE ENSINO INTERDEPARTAMENTAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC COMISSÃO DE ENSINO INTERDEPARTAMENTAL Joinville, 04 de novembro de 2010. Ilmo. Sr Diretor de Ensino Prof. Dr. José de Oliveira Att: Relatório final da avaliação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DA UNIDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DA UNIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DA UNIDADE RELATÓRIO DA ANÁLISE DOS DADOS DA AVALIAÇÃO DO SEMESTRE 2014/2 DA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS:

Leia mais

Avaliação do Processo Acadêmico GASTRONOMIA. Campus FAPA 2018/1

Avaliação do Processo Acadêmico GASTRONOMIA. Campus FAPA 2018/1 Avaliação do Processo Acadêmico GASTRONOMIA Campus FAPA 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS... 5

Leia mais

FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS

FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame

Leia mais

Público alvo: CORPO DISCENTE

Público alvo: CORPO DISCENTE FACULDADES INTEGRADAS DE ITARARÉ FAFIT Comissão Própria de Avaliação CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2017 Público alvo: CORPO DISCENTE Mais do que um instrumento de aferição, um instrumento de aprimoramento

Leia mais

ENADE Relatório da IES. Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

ENADE Relatório da IES. Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Faculdade de Nova Serrana no município: NOVA SERRANA SUMÁRIO Apresentação...

Leia mais

MARKETING GRADUAÇÃO EXECUTIVA Canoas

MARKETING GRADUAÇÃO EXECUTIVA Canoas Avaliação do Processo Acadêmico MARKETING GRADUAÇÃO EXECUTIVA Canoas 2017/2 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CUIABÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CUIABÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CUIABÁ Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal de Santa Catarina no município: FLORIANOPOLIS SUMÁRIO

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - BRASILIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - BRASILIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - BRASILIA Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CASCAVEL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CASCAVEL UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CASCAVEL Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Fundação Universidade Federal da Grande Dourados no município: DOURADOS

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES DOURADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES DOURADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES DOURADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F

Leia mais

Avaliação do Processo Acadêmico ENGENHARIA AMBIENTAL ZONA SUL 2017/2

Avaliação do Processo Acadêmico ENGENHARIA AMBIENTAL ZONA SUL 2017/2 Avaliação do Processo Acadêmico ENGENHARIA AMBIENTAL ZONA SUL 2017/2 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

Resultado da Autoavaliação AVALIAÇÃO REALIZADA PELOS ALUNOS

Resultado da Autoavaliação AVALIAÇÃO REALIZADA PELOS ALUNOS Resultado da Autoavaliação Institucional 2015 AVALIAÇÃO REALIZADA PELOS ALUNOS Resultado da Avaliação do Curso MÉDIAS DISCENTES Médias das Avaliações dos Discentes quanto Curso 100 80 89,1 80,6 85,8 76,4

Leia mais

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GRADUAÇÃO EXECUTIVA ZONA SUL

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GRADUAÇÃO EXECUTIVA ZONA SUL Avaliação do Processo Acadêmico GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GRADUAÇÃO EXECUTIVA ZONA SUL 2017/2 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES CHOPINZINHO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES CHOPINZINHO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES CHOPINZINHO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE NATAL G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

Avaliação do Processo Acadêmico PSICOLOGIA. Campus Zona Sul 2018/1

Avaliação do Processo Acadêmico PSICOLOGIA. Campus Zona Sul 2018/1 Avaliação do Processo Acadêmico PSICOLOGIA Campus Zona Sul 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PUBLICIDADE E PROPAGANDA Avaliação do Processo Acadêmico PUBLICIDADE E PROPAGANDA Campus Zona Sul 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS

Leia mais

Fisioterapia. Avaliação Acadêmica da CPA Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador

Fisioterapia. Avaliação Acadêmica da CPA Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador geral: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas Associadas (Quiosques e Cantinas) 8.62 4 6.6 381 8.75 1 1 2 3 4 5 por item: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas

Leia mais

Odontologia. Avaliação Acadêmica da CPA Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador

Odontologia. Avaliação Acadêmica da CPA Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador geral: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas Associadas (Quiosques e Cantinas) 8.13 54 6.54 234 1 1 5 1 15 2 25 por item: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas

Leia mais

NUTRIÇÃO Canoas 2017/2

NUTRIÇÃO Canoas 2017/2 Avaliação do Processo Acadêmico NUTRIÇÃO Canoas 2017/2 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS... 5 RESULTADOS

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DO NAU FAC/FAR 2014

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DO NAU FAC/FAR 2014 RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DO NAU FAC/FAR 2014 Núcleo de Avaliação da Unidade NAU: Faculdade de Farmácia Professores do NAU: Letícia Scherer Koester - Representante do FAR 02 e Coordenadora Adelina Mezzari

Leia mais

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO 2013-2015 Documento elaborado pela CPA, atendendo às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, instituído

Leia mais

Faculdade de Administração Canoas 2017/2

Faculdade de Administração Canoas 2017/2 Avaliação do Processo Acadêmico Faculdade de Administração Canoas 2017/2 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 3 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D E R A L PAÍS

Leia mais

AVALIAÇÃO DOCENTE EM RELAÇÃO AS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS QUE MINISTRAM

AVALIAÇÃO DOCENTE EM RELAÇÃO AS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS QUE MINISTRAM AVALIAÇÃO DOCENTE EM RELAÇÃO AS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS QUE MINISTRAM ASSIDUIDADE DOS ACADÊMICOS AS AULAS 335 1 6 80 202 46 3,85 335 0,30 1,79 23,88 60,30 13,73 3,85 Os acadêmicos são assíduos às aulas

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal do Rio Grande do Sul no município: PORTO ALEGRE SUMÁRIO

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO OURO PRETO

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO OURO PRETO ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO OURO PRETO G O V E R N O F E D E R A L Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D E R A L PAÍS

Leia mais

Questionário de Percepção discente Sobre a Disciplina, o Desempenho Docente e as Condições de Oferta

Questionário de Percepção discente Sobre a Disciplina, o Desempenho Docente e as Condições de Oferta Questionário de Percepção discente Sobre a Disciplina, o Desempenho Docente e as Oferta Escala: 1 2 3 4 5 Insatisfatório Excelente NA: Não Aplicável 1. Disciplina 1 2 3 4 5 NA 1.1 Clareza na descrição

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal de Goiás no município: GOIANIA SUMÁRIO Apresentação...

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES FACULDADE MARIA MILZA CRUZ DAS ALMAS

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES FACULDADE MARIA MILZA CRUZ DAS ALMAS ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES FACULDADE MARIA MILZA CRUZ DAS ALMAS G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D E R A L PAÍS

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal da Bahia no município: SALVADOR SUMÁRIO Apresentação...

Leia mais

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA - UNISANTA RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA - UNISANTA RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA - UNISANTA RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAI É preciso avaliar para aprimorar 6ª Avaliação On Line 2013 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO DA COSE Franklin Roberto da Costa Rosalvo Nobre Carneiro. CHEFE DE DEPARTAMENTO Jacimária Fonseca de Medeiros

GRUPO DE TRABALHO DA COSE Franklin Roberto da Costa Rosalvo Nobre Carneiro. CHEFE DE DEPARTAMENTO Jacimária Fonseca de Medeiros Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Assessoria de Avaliação Institucional - AAI RELATÓRIO DE

Leia mais