RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPIA DE AVALIAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPIA DE AVALIAÇÃO"

Transcrição

1 RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPIA DE AVALIAÇÃO 1. DADOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) Instituto Federal Catarinense - Câmpus Concórdia 1.1 Dados de Identificação e Estrutura Organizacional Nome/ Código da IES: Instituto Federal Catarinense-Câmpus Concórdia Caracterização de IES: Instituição pública, federal, sem fins lucrativos Região: Sul Estado: Santa Catarina Município: Concórdia Endereço: SC-283, Km 8, Concórdia SC CEP Site: Administração Geral (Direção) Jolcemar Ferro 1.3 Administração dos Cursos Superiores (Coordenador Geral de Ensino/212) Liamara Teresinha Fornari 1.4 Composição da CPA Nome Segmento 1- *Lucio Pereira Rauber Docente 2- Flaviane Predebon Titon Docente 3- Felipe Geraldo Pappen (suplente) Docente 4 - Keli Maurina (suplente) Docente 7- Fernanda Camillo TAE 8- Julio Ramos Silva (suplente) TAE 9- Juliana Comunello Discente

2 1- Ivanete Fátima Blauth (suplente) Discente 11- Valdir Silveira Avila/Associação dos Engenheiros Agrônomos Sociedade Civil de Concórdia AGROCON 12- Ernani José Andreis AGROCON (suplente) Sociedade Civil Período de mandato da CPA: 22/3/211-22/3/213 *Coordenador da CPA 2. AUTOAVALIAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS CONCÓRDIA O presente relatório foi elaborado com base no questionário de Autoavaliação Institucional desenvolvido por um grupo de trabalho constituído pelos Presidentes das CPAs de cada Câmpus do Instituto Federal Catarinense (CCA) e aplicado pelas Comissões no período de 26 a 28 de novembro de 212. O relatório tem por objetivo caracterizar a visão de discentes, docentes e técnicos administrativos sobre o Instituto Federal Catarinense Câmpus Concórdia, em relação à estrutura física e administrativa, assim como avaliar o desempenho docente no processo de ensino e aprendizagem dos cursos superiores ofertados no Câmpus. 2.1 Cursos Superiores - Tecnólogo em Alimentos; - Engenharia de Alimentos; - Licenciatura em Física; - Licenciatura em Matemática; - Bacharelado em Medicina Veterinária. 2.2 Seguimentos consultados - Discentes dos cursos superiores; - Docentes; - Técnicos Administrativos.

3 2.3 Metodologia Para a realização da Avaliação Institucional do Instituto Federal Catarinense foi construído um questionário com 11 perguntas de múltipla escolha, abordando as dez dimensões avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A aplicação do questionário foi por meio digital, com prévio trabalho de divulgação, tanto em sala de aula quanto em reunião com todos os servidores do Câmpus Concórdia, numa ação colaborativa entre professores, coordenadores de curso e membros da CPA. O questionário foi disponibilizado na forma on-line, na página principal do Câmpus na internet, para todos os discentes do ensino superior, docentes e técnicos administrativos, entre os dias 26 e 28 de novembro de 212. Na ocasião, responderam ao questionário 18 discentes do ensino superior (cerca de 58% do total), 33 docentes (cerca de 55%) e 19 técnicos administrativos (cerca de 26%). A dinâmica de análise de dados do questionário foi mediante a utilização de uma metodologia ancorada no Teorema de Pareto, consensualizada como sistema de análise pela CCA (Comissão Central de Avaliação), onde devem ser considerados dois blocos, o primeiro com respostas SEMPRE, QUASE SEMPRE e ÀS VEZES indica satisfação quando atinge valor igual ou superior a 8% das respostas. E o segundo bloco, com respostas RARAMENTE, NUNCA ou NÃO SEI RESPONDER, indica que medidas administrativas devem ser consideradas quando os índices atingem 2% ou mais das respostas. 2.4 Resultados e Discussão Baseado nas dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que tem por objetivo avaliar o Ensino Superior nos aspectos que contemplam ensino, pesquisa e extensão, promovendo melhorias na qualidade do ensino superior do Instituto Federal Catarinense, foi elaborado um questionário contendo 11 questões de múltipla escolha. No seguimento são apresentados os resultados de cada uma das dimensões e realizadas as discussões acerca dos mesmos.

4 2.4.1 Dimensão 1: Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Missão do IFC é de contribuir para o desenvolvimento socioambiental, econômico e cultural, ofertando uma educação de excelência, pública e gratuita, com ações de ensino, pesquisa e extensão. Gráfico 1 O Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) está em consonância com programas e projetos executados pela administração? O gráfico mostra que as respostas dos professores e dos técnicos administrativos aproximam-se na medida em que a maioria considera que quase sempre o PDI está de acordo com as ações da administração. Os alunos, porém, mostraram desconhecimento do assunto uma vez que a maioria optou pela opção não sei responder. Encaminhamento: promover ações de divulgação do PDI como conhecimento de base; emitir e divulgar pareceres anuais que demonstrem os pontos que estão sendo alcançados para a comunidade escolar.

5 2.4.2 Dimensão 2: Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão No PDI constam como objetivos a realização de pesquisas aplicadas e atividades de extensão, como estímulo ao desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, assim como articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais. Já, quanto aos demais elementos do PDI, pode-se destacar uma espacial ênfase na produção, propiciando benefícios à comunidade por meio de difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos. Nesse sentido, foram questionados aos professores, técnicos administrativos e alunos o conhecimento sobre as ações desenvolvidas pela instituição no sentido de articular os três pilares institucionais ensino, pesquisa e extensão. Gráfico 2 O IF Catarinense está desenvolvendo ações efetivas à integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão? Novamente observa-se uma aproximação percentual em relação às respostas de professores e técnicos administrativos no sentido de entenderem que quase sempre a integração é realizada. Entre os alunos, a maioria considera que às vezes essas ações são de fato articuladas.

6 2.4.3 Dimensão 3: Responsabilidade social da instituição Historicamente as intenções das Instituições Federais de Educação sempre estiveram voltadas para a educação profissional e para o desenvolvimento econômico do país. Atualmente, com as novas políticas de governo, o incentivo às ações que foquem a responsabilidade social é manifestado por meio de medidas inclusivas e socioambientais. Gráfico 3 O IF Catarinense oferece diversos cursos de formação inicial e continuada, além de programas como Mulheres Mil, Programa de Educação Tutorial (PET), e outros programas voltados à extensão. Estes programas estão atendendo às demandas e/ou às expectativas da comunidade? Com relação a Dimensão 3, pelos dados representados no gráfico, percebe-se maior semelhança entre os docentes e técnicos administrativos, no sentido de consideração positiva frente ao atendimento dos referidos programas. Contudo, entre os discentes do ensino superior evidencia-se um menor conhecimento acerca dos referidos programas. Encaminhamento: tornar públicas as ações desenvolvidas pelo Câmpus, também no meio estudantil.

7 2.4.4 Dimensão 4: Comunicação com a sociedade Uma das metas do PDI está na divulgação e na difusão de informações sobre o IFC junto à sociedade. Para avaliar a comunicação entre o Câmpus e a sociedade perguntou-se: Gráfico 4 O IF Catarinense possui canais de comunicação interna/externa: ouvidoria, site institucional, murais, folders, cartazes, informativo semanal, jornal, redes sociais, entre outros. Estes mecanismos de divulgação da Instituição são eficazes? Nessa dimensão, observa-se uma convergência das respostas das diferentes categorias (docente, TA s e discentes), evidenciando-se a eficácia dos mecanismos de divulgação.

8 2.4.5 As políticas de pessoal, desenvolvimento profissional (corpo docente e técnicoadministrativo) As questões 5 e 6 abordam as políticas de desenvolvimento e capacitação do quadro funcional do IFC. Gráfico 5 As políticas de capacitação incentivam a qualificação profissional e o aperfeiçoamento? Observas-se a partir do gráfico 5 que os docentes e técnicos administrativos consideram as políticas de capacitação insuficientes, pois consideram que raramente são incentivados a qualificar-se profissionalmente. Encaminhamento: deve ser divulgado aos servidores o número de colegas em capacitação e o tipo de capacitação que estes estão realizando. Também é sugerida a divulgação das normas para as capacitações para que todos servidores compreendam os critérios de seleção de quais servidores tem direito naquele momento.

9 Gráfico 6 As condições de trabalho/estudo oferecidas pelo IF Catarinense são adequadas para o exercício de suas funções acadêmicas? Sobre as condições de trabalho, 16,67% dos servidores técnicos administrativos não souberam responder se suas condições de trabalho são adequadas. Encaminhamento: Tornar públicos os direitos e deveres dos servidores.

10 2.4.6 Dimensão 6: Organização e gestão da instituição Em relação à organização e gestão da Instituição, os segmentos foram questionados sobre o funcionamento dos conselhos superiores, dos colegiados de cursos, dos núcleos docentes e de gestão do Câmpus. Gráfico 7 Com relação à organização e à gestão institucional, o Conselho Superior, o Conselho do Câmpus e os Colegiados de Cursos estão funcionando adequadamente? Apesar da maioria dos docentes estarem satisfeitos com a gestão e organização institucional, 15,15% consideram que os segmentos supracitados raramente funcionam adequadamente. A resposta dos docentes pode estar relacionada a recente regulamentação de órgãos com o colegiados de curso. Encaminhamento: A divulgação do recente trabalho desenvolvido por estes setores pode ser suficiente para resolução deste problema.

11 2.4.7 Dimensão 7: Infra-estrutura física Gráfico 8 A infraestrutura do Câmpus (salas de aula, biblioteca, laboratórios, recursos de informação e comunicação e instalações específicas do curso) possibilita o desenvolvimento das atividades dos cursos? No que se refere à infra-estrutura e espaço físico, pode-se considerar uma concordância bastante positiva entre os três segmentos.

12 2.4.8 Dimensão 8: Planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional No que se refere ao Câmpus Concórdia, os trabalhos de autoavaliação institucional iniciaram em Março de 211, com a composição do quadro pessoal da CPA. A função da comissão no Câmpus é a de coordenar o processo interno de autoavaliação, analisando e divulgando os dados, assim como o delineamento de ações visando à melhoria institucional e encaminhando-as às autoridades competentes. Em relação à dimensão do planejamento e avaliação, foi realizado o seguinte questionamento. Gráfico 9 A gestão utiliza os resultados da auto-avaliação para planejar e executar suas ações? Fica claro neste quesito que todos os segmentos pesquisados não sabem se os dados gerados pela auto-avaliação institucional são utilizados no planejamento das ações do Câmpus. Encaminhamento: Realizar uma melhor divulgação, por parte da CPA, dos resultados da auto-avaliação institucional e da utilização destes dados pela direção.

13 2.4.9 Dimensão 9: Política de atendimento aos estudantes Gráfico 1 O IF Catarinense possui atendimento aos estudantes, tais como: Programas de Auxílio Estudantil, Núcleo Pedagógico, Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE) e Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Como você avalia estas ações de Atendimento ao Discente? Insuficiente As políticas de atendimento aos alunos foi considerada satisfatória por professores e alunos, mas foi considerada insuficiente para 22,22% dos técnicos administrativos consultados. De acordo com a metodologia empregada neste relatório, podemos afirmar que ainda há espaço para melhorias no atendimento ao discente. Encaminhamento: pesquisar quais políticas de atendimento ao discente estão deixando a desejar e concentrar forças para sua melhoria.

14 2.4.1 Dimensão 1: Sustentabilidade financeira da instituição Gráfico 11 Existe a divulgação da distribuição de recursos financeiros para cada Curso Superior? De acordo com os dados levantados, principalmente os docentes não souberam responder esta questão. Encaminhamento: apesar de ser divulgada a distribuição dos recursos no Câmpus, a destinação por curso deve pode ser melhor divulgada.

15 3. AÇÕES Considerando as analises acima descritas, a Comissão Própria de Avaliação do IFC Câmpus Concórdia descreve abaixo algumas considerações acerca de ações que podem ser adotadas e implementadas pela administração/gestão do Câmpus, no sentido de melhorar aspectos avaliados no questionário de autoavaliação institucional. 1: Promover ações de divulgação do PDI como conhecimento de base; emitir e divulgar pareceres anuais que demonstrem os pontos que estão sendo alcançados para a comunidade escolar. 2: Tornar públicas as ações desenvolvidas por meio de reuniões com as representações estudantis, com os professores e técnicos. 3: Ampliar a divulgação das ações públicas desenvolvidas pelo Câmpus no meio estudantil e sociedade concordiense. 4: Divulgar aos servidores o número de colegas em capacitação e o tipo de capacitação que estes estão realizando. Também é sugerida a divulgação das normas para as capacitações para que todos servidores compreendam os critérios de seleção de quais servidores tem direito naquele momento. Tornar públicos os direitos e deveres dos servidores. 5: Divulgar o trabalho desenvolvido pelos colegiados de curso, conselho do Câmpus e conselho superior. 6: Realizar uma melhor divulgação, por parte da CPA, dos resultados da auto-avaliação institucional e da utilização destes dados pela direção. 7: Pesquisar quais políticas de atendimento ao discente estão deixando a desejar e concentrar forças para sua melhoria. 8: Divulgar a destinação por curso dos recursos financeiros no Câmpus. Instituto Federal Catarinense Câmpus Concórdia, março de 213. Assinaturas:

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 Reitor FRANCISCO JOSÉ MONTÓRIO SOBRAL Pró-Reitorias: Administração FERNANDO DILMAR BITENCOURT Ensino JOSETE MARA STAHELIN PEREIRA Extensão JOSÉ CARLOS BRANCHER

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACTU

RELATÓRIO FINAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACTU RELATÓRIO FINAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACTU Rua Rio Preto, 422 Centro UNAÍ MG CEP: 38.610-000 TELEFAX: (38) 3676 6222. Home Page: e-mail:factu@factu.br INTEGRANTES

Leia mais

Reitor FRANCISCO JOSÉ MONTÓRIO SOBRAL Pró-Reitorias Administração FERNANDO DILMAR BITENCOURT Ensino JOSETE MARA STAHELIN PEREIRA Extensão JOSÉ CARLOS

Reitor FRANCISCO JOSÉ MONTÓRIO SOBRAL Pró-Reitorias Administração FERNANDO DILMAR BITENCOURT Ensino JOSETE MARA STAHELIN PEREIRA Extensão JOSÉ CARLOS Reitor FRANCISCO JOSÉ MONTÓRIO SOBRAL Pró-Reitorias Administração FERNANDO DILMAR BITENCOURT Ensino JOSETE MARA STAHELIN PEREIRA Extensão JOSÉ CARLOS BRANCHER Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação JOÃO CÉLIO

Leia mais

Autoavaliação Institucional

Autoavaliação Institucional PROGRAD Autoavaliação Institucional COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Ufersa RN SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Instituído pela Lei n 10.861, de 14 de abril de 2004 AVALIAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA DOCENTES, TÉCNICOS E GESTORES 2012-2013 RESULTADOS DAS PESQUISAS REALIZADAS E QUE COMPORÃO O RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UESC

Leia mais

Avaliação Institucional Docentes

Avaliação Institucional Docentes Avaliação Institucional Docentes A avaliação é um processo fundamental para a qualidade do trabalho desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior. Nesse sentido, a Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Leia mais

Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição de Ensino Superior

Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição de Ensino Superior 72 73 No que concerne na autoavaliação para o ensino, pesquisa, a pós-graduação e a extensão, os dados apontam a satisfação para as questões da dimensão 2. Com exceção, do nível de formação dos alunos

Leia mais

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação 25 de maio de 2016 EIXO 1: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e avaliação Fragilidades Melhorar as reuniões da CPA e reestruturar

Leia mais

Comissão Setorial de Avaliação Institucional CSA Campus - Cariacica. Resultados da Autoavaliação Institucional 2017

Comissão Setorial de Avaliação Institucional CSA Campus - Cariacica. Resultados da Autoavaliação Institucional 2017 Comissão Setorial de Avaliação Institucional CSA Campus - Cariacica Resultados da Autoavaliação Institucional 2017 Gráficos comparativo da participação por segmento no triênio 2015 a 2017 8 7 6 5 4 Ano

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2017 DO CAMPUS ITAITUBA

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2017 DO CAMPUS ITAITUBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2017 DO CAMPUS ITAITUBA RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO

Leia mais

O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012.

O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012. O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012. O que será apresentado no encontro? O que é a CPA, objetivos, composição,

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACTU

RELATÓRIO FINAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACTU RELATÓRIO FINAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACTU Rua Rio Preto, 422 Centro UNAÍ MG CEP: 38.610-000 TELEFAX: (38) 3676 6222. Home Page: www.factu.br e-mail:factu@factu.br

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2015 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2016 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2018

RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2018 RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 18 Nos últimos anos, o papel da CPA na instituição vem ganhando espaço e trabalhando junto com a comunidade acadêmica e, principalmente, o núcleo gestor

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2016 DO CAMPUS BELÉM RELATÓRIO PARCIAL

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2013

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2013 RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2013 Reitor FRANCISCO JOSÉ MONTÓRIO SOBRAL Pró-Reitorias: Administração FERNANDO DILMAR BITENCOURT Ensino JOSETE MARA STAHELIN PEREIRA Extensão JOSÉ CARLOS BRANCHER

Leia mais

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO 2013-2015 Documento elaborado pela CPA, atendendo às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, instituído

Leia mais

Questionário de Percepção discente Sobre a Disciplina, o Desempenho Docente e as Condições de Oferta

Questionário de Percepção discente Sobre a Disciplina, o Desempenho Docente e as Condições de Oferta Questionário de Percepção discente Sobre a Disciplina, o Desempenho Docente e as Oferta Escala: 1 2 3 4 5 Insatisfatório Excelente NA: Não Aplicável 1. Disciplina 1 2 3 4 5 NA 1.1 Clareza na descrição

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional/2009

Relatório de Autoavaliação Institucional/2009 Relatório de Autoavaliação Institucional/2009 A Autoavaliação Institucional do Centro Universitário de Anápolis UniEVANGÉLICA - é coordenada pela CPA Comissão Própria de Avaliação, com participação da

Leia mais

EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação Institucional* Título da Ação (o que?

EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação Institucional* Título da Ação (o que? ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO CCSH Questão Geral 1.1 Como você percebe a utilização dos resultados da autoavaliação como subsídio à revisão, proposição e implementação das ações

Leia mais

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013 Relatório de Autoavaliação Institucional 2013 Março/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA RELATÓRIO

Leia mais

PROJETO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

PROJETO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA PROJETO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Atualizado em Fevereiro, 2018 1 JUSTIFICATIVA A busca pela qualidade nos diversos segmentos da sociedade tem sido uma exigência cada vez mais crescente. Nas instituições

Leia mais

CPA. Previstas no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição.

CPA. Previstas no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição. CPA CPA Previstas no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição. Composição da CPA Representantes: docentes discentes funcionários comunidade

Leia mais

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO DIRETORIA ACADÊMICA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO DIRETORIA ACADÊMICA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO DIRETORIA ACADÊMICA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DOCENTE SÃO LUÍS 2012 1. INTRODUÇÃO O Plano de Desenvolvimento Institucional PDI do Instituto

Leia mais

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013 Relatório de Autoavaliação Institucional 2013 Março/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA RELATÓRIO

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS DA

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA - FATS

FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA - FATS FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA - FATS A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra (FATS) é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação

Leia mais

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg Apresentação Nas páginas a seguir, estão organizadas, de maneira objetiva, as principais informações que balizam o processo de Autoavaliação Institucional

Leia mais

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional Como você avalia a gestão ambiental da Instituição? Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional 4 3,36% 8,53% Boa 28 23,53% 36,91% Como você avalia a divulgação dos resultados da Pesquisa de

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - 2013 RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA - 2013 DA COMISSÃO A Comissão para 2013 foi reestruturada e passou a contar com novos membros, passa

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS RURAIS

Leia mais

PRÉ-RELATÓRIO DA CPA GAROPABA (ano base 2016) Comissão Própria de Avaliação (CPA)

PRÉ-RELATÓRIO DA CPA GAROPABA (ano base 2016) Comissão Própria de Avaliação (CPA) PRÉ-RELATÓRIO DA CPA GAROPABA (ano base 2016) Comissão Própria de Avaliação (CPA) Escalas e Critérios de Análise Para coleta dos dados primários, o questionário elaborado contou com escalas ordinais do

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA EM CACHOEIRA

Leia mais

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013 Relatório de Autoavaliação Institucional 2013 Março/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA RELATÓRIO

Leia mais

BOLETIM DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

BOLETIM DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA BOLETIM DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA NÚMERO 3 OUTUBRO 2011 CPA O QUE É ISSO? A Comissão própria de Avaliação (CPA) tem por objetivo coordenar e articular o processo interno de avaliação da Instituição,

Leia mais

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2 Entidade Promotora Faculdade IDEAU Entidade Executora Faculdade IDEAU 2 INTRODUÇÃO A avaliação de uma IES é

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

Comissão. Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016

Comissão. Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016 Comissão INSTITUTO FEDERAL Farroupilha Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016 Núcleo São Borja Anelise Silva Cruz Deise Busnelo Prestes Roos Éderson Tavares dos Santos Renilza Carneiro Disconci Sabrina

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE ARTES E LETRAS

Leia mais

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 A pesquisa aplicada aos discentes, aos docentes e aos técnicos administrativos produziu os resultados a seguir. Estes foram objeto de análise pela CPA,

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL- CAL/2009

RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL- CAL/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE ARTES E LETRAS RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL- CAL/2009 SUBCOMISSÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CAL Santa Maria, Janeiro de 2010 1 UNIVERSIDADE

Leia mais

RELATÓRIO DE RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2016/2 Este relatório objetiva publicitar os resultados da auto avaliação do

RELATÓRIO DE RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2016/2 Este relatório objetiva publicitar os resultados da auto avaliação do RELATÓRIO DE RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2016/2 Este relatório objetiva publicitar os resultados da auto avaliação do Curso de Ciências Contábeis, realizada pelos discentes

Leia mais

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7)

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

EIXO 2 DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

EIXO 2 DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL EIXO 1 DIMENSÃO 8 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO 1 O plano de desenvolvimento do instituto PDI ( http://www.ufopa.edu.br/arquivo/portarias/2015/pdi20122016.pdf/view ) faz referência a todos os processos internos

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2017

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2017 Comissão Própria de Avaliação CPA cpa.institucional@ifpa.edu.br

Leia mais

Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional Centro Universitário Estácio da Amazônia ESTÁCIO AMAZÔNIA. IES nº 1702

Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional Centro Universitário Estácio da Amazônia ESTÁCIO AMAZÔNIA. IES nº 1702 Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2018 Centro Universitário Estácio da Amazônia ESTÁCIO AMAZÔNIA IES nº 1702 Boa Vista RR Março de 2019 Centro Universitário Estácio da Amazônia CORPO DIRIGENTE:

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2016 DO CAMPUS BRAGANÇA

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2016 DO CAMPUS BRAGANÇA MINISTÉRIO DA EDUCA SECRETARIA DE EDUCA PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIA DE 2016 DO CAMPUS BRAGANÇA Comissão Própria de Avaliação

Leia mais

E I X O S

E I X O S 0011 0010 1010 1101 0001 0100 1011 5 E I X O S 10 dimensões 5 eixos 8- Planejamento e Avaliação. 1- Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional. 0011 3- Responsabilidade 0010 1010 1101 Social 0001

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO BRANCO Rua Afonso Sardinha, nº 90 - Bairro Pioneiros Ouro Branco

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2016 DO CAMPUS ITAITUBA

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2016 DO CAMPUS ITAITUBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2016 DO CAMPUS ITAITUBA Comissão Própria

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2012

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2012 Faculdade Católica de Santa Catarina FACASC Comissão Própria de Avaliação CPA RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2012 Florianópolis (SC), março de 2012. 1 DADOS DA INSTITUIÇÃO 1.1 Sobre a mantenedora Nome: Fundação

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS Gerais 1.1; 1.2; Gerais 1.1; 1.2; Gerais 1.1; 1.2; EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação * Implementação

Leia mais

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.382, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2016-207 São Luís 2016 1 INTRODUÇÃO O plano de ações da CPA define os rumos dos trabalhos que serão desenvolvidas pela

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Campus Sorriso FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Esta pesquisa tem por objetivo obter informações sobre as variáveis em

Leia mais

Síntese das ações de melhoria realizadas no CESUPA

Síntese das ações de melhoria realizadas no CESUPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Coord. Profa. Gisele Abrahim Síntese das ações de melhoria realizadas no CESUPA Volume 1, edição 1 Belém, 17 de dezembro de 2013. Nesta edição: Ações em 2011 2 Ações

Leia mais

34,65% respondentes. 28,0% Agroecologia. 34,92% Física/ Licenciatura. 19,69% Gestão Ambiental. braganca.ifpa.edu.br. facebook.com/ifpa.

34,65% respondentes. 28,0% Agroecologia. 34,92% Física/ Licenciatura. 19,69% Gestão Ambiental. braganca.ifpa.edu.br. facebook.com/ifpa. Este relatório de autoavaliação foi elaborado pela Comissão Própria de Avaliação do IFPA camus Braganca, cuja função é coordenar e aricular o processo interno de avaliação da instituição, vindo ao encontro

Leia mais

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS ATUAÇÃO DA CPA Avaliação do ensino superior Roteiro Avaliação do Ensino Superior Legislação SINAES Autoavaliação Institucional Dimensões Autoavaliação na UFMS Instrumentos AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN FW: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN FW: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE FREDERICO WESTPHALEN

Leia mais

CPA. Comissão Própria de Avaliação RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

CPA. Comissão Própria de Avaliação RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CPA Comissão Própria de Avaliação RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Pindamonhangaba, SP - 2013 1 DADOS DA INSTITUIÇÃO Mantenedora: Fundação Universitária Vida Cristã (FUNVIC) Nome: Faculdade de

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL São Paulo, 2017 SUMÁRIO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO... 2 1.1 Introdução... 2 2 IMPLEMENTAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO NA FACULDADE RUDOLF STEINER... 3 3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

BOLETIM DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA NÚMERO 3 OUTUBRO 2011 CPA O QUE É ISSO?

BOLETIM DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA NÚMERO 3 OUTUBRO 2011 CPA O QUE É ISSO? BOLETIM DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA NÚMERO 3 OUTUBRO 2011 CPA O QUE É ISSO? A Comissão própria de Avaliação (CPA) tem por objetivo coordenar e articular o processo interno de avaliação da Instituição,

Leia mais

Questões Nota % DE NOTAS 4 e 5

Questões Nota % DE NOTAS 4 e 5 O conhecimento adquirido no curso com relação às suas necessidades profissionais (as suas necessidades profissionais foram atendidas com o conhecimento adquirido? Pontue de 1 a 5) 1 - Um - Fraco - 12 (2.19%)

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO 2015

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO 2015 1.2 - QG ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO 2015 Divulgação dos resultados da autoavaliação institucional para a comunidade da sua unidade / subunidade EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

Leia mais

Engenharia Civil. 1- Em relação ao trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, como você avalia:

Engenharia Civil. 1- Em relação ao trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, como você avalia: Engenharia Civil Senhor (a) coordenador (a), a seguir estão os dados referentes às respostas obtidas no questionário de autoavaliação da Comissão Própria de Avaliação, aplicado entre os meses de agosto

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE - FAS

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE - FAS FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE - FAS A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde (FAS) é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.264, DE 17 DE OUTUBRO DE 2008.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.264, DE 17 DE OUTUBRO DE 2008. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.264, DE 17 DE OUTUBRO DE 2008. Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018.

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. Relatório de Autoavaliação Institucional Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. SUMÁRIO 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO... 2 2 CURSOS AVALIADOS... 3 ADMINISTRAÇÃO (EaD)... 4 PEDAGOGIA (EaD)... 12 1 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO

Leia mais

Case Universidade Federal de Uberlândia: Caderno de Respostas - uma estratégia para incentivar a participação na autoavaliação institucional

Case Universidade Federal de Uberlândia: Caderno de Respostas - uma estratégia para incentivar a participação na autoavaliação institucional Case Universidade Federal de Uberlândia: Caderno de Respostas - uma estratégia para incentivar a participação na autoavaliação institucional Profa. Dra. Sezimária de Fátima Pereira Saramago - O que é um

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional Comissão Própria de Avaliação - CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós s Graduação 2007 Comissão Própria de Avaliação CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós Graduação

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Resultado/relatório das avaliações realizadas no 2º semestre de 2015 De 03 a 13 de novembro de 2015 foi disponibilizado no login dos alunos

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2013/01 a 2013/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Diagnóstico

Leia mais

FATEP Faculdade Pentágono

FATEP Faculdade Pentágono mantida pelo Instituto Pentágono de Ensino Superior. RELATÓRIO AUTO-AVALIAÇÃO 2012 I. DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome/ Código da IES - Faculdade Tecnologia Pentágono - 3978 Caracterização da IES: Particular,

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC 2008 1. APRESENTAÇÃO O presente Manual para Avaliação Institucional é resultado do trabalho que a CPA da Faculdade Educacional

Leia mais

RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DISCENTE DO CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS DO ANO DE 2014

RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DISCENTE DO CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS DO ANO DE 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DISCENTE DO CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS Gerais 1.1; 1.2; EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação * Implementação de plano de trabalho da

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação 1 Publicização dos resultados no sítio

Leia mais

CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO TRIENAL. Triênio 2018 a 2020

CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO TRIENAL. Triênio 2018 a 2020 - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO TRIENAL Triênio 2018 a 2020 Faculdade Guilherme Guimbala FGG Joinville 2018 AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Documento elaborado pela da FGG Faculdade Guilherme

Leia mais

RESULTADOS DA CONSULTA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA 2016

RESULTADOS DA CONSULTA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA 2016 RESULTADOS DA CONSULTA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA 2016 INTRODUÇÃO A missão de acompanhar a expansão da educação superior no Brasil atribuiu à ferramenta da avaliação maior significado na gestão universitária:

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO BASE Americana SP Março de 2017

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO BASE Americana SP Março de 2017 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO BASE 2016 Americana SP Março de 2017 2 1.DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE DADOS E INFORMAÇÕES 1.1. Avaliação Planejamento e

Leia mais

Avaliação Institucional Estudantes

Avaliação Institucional Estudantes Avaliação Institucional Estudantes A avaliação é um processo fundamental para a qualidade do trabalho desenvolvido nas Instituições de Ensino. Nesse sentido, a CPA (Comissão Própria de Avaliação) do Instituto

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA. Relatório Final Comissão Própria de Avaliação Instituto de Ensino Superior de Londrina

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA. Relatório Final Comissão Própria de Avaliação Instituto de Ensino Superior de Londrina INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA Relatório Final Comissão Própria de Avaliação Instituto de Ensino Superior de Londrina 2005 INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA Relatório Final Comissão Própria

Leia mais

Processo eleitoral COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

Processo eleitoral COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Processo eleitoral COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA 2015-2018 O QUE É UMA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO? COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO REGIMENTO GERAL A CPA é um órgão de assessoramento do IFRN. Regulamentação:

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO CTISM

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO CTISM ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO CTISM EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação * Ação prevista em 1.1 Divulgar, efetivamente, os 2015 e não

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral A experiência da autoavaliação institucional na UFRN: 1994-2004 Maria Pepita Vasconcelos de Andrade Coordenadora

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMG CAMPUS FORMIGA REFERÊNCIA ANO 2016

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMG CAMPUS FORMIGA REFERÊNCIA ANO 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS FORMIGA COMISSÃO PRÓPRIA LOCAL DE AUTOAVALIAÇÃO Rua São

Leia mais

RELATO INSTITUCIONAL

RELATO INSTITUCIONAL FACULDADE IEDUCARE - FIED COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA RELATO INSTITUCIONAL 2014-2016 Tianguá-CE Março 2016 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATO INSTITUCIONAL 2014-2016 Tianguá-CE Março 2016

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO - AVALIAÇÃO DO CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise dos

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSO GRADUAÇÃO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA FORMULÁRIO: DOCENTE

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSO GRADUAÇÃO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA FORMULÁRIO: DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSO GRADUAÇÃO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA FORMULÁRIO: DOCENTE 2016 CURSO EM AVALIAÇÃO: PROGRAMA AO QUAL O CURSO ESTÁ VINCULADO [VINCULAÇÃO AUTOMÁTICA]:

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO FACULDADE DAS AMÉRICAS CPA

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO FACULDADE DAS AMÉRICAS CPA RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO FACULDADE DAS AMÉRICAS CPA 2015 1 Este documento traz a síntese do processo de autoavaliação e as proposições da Comissão Própria de Avaliação - CPA para o planejamento das políticas

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Curso de Comunicação Social - Jornalismo

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Curso de Comunicação Social - Jornalismo Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Curso de Comunicação Social - Jornalismo 1 Identificação Título do Projeto: Proposta de auto avaliação continuada do curso de Jornalismo

Leia mais

Questões Levantadas no Questionário do Fórum dos NAUs

Questões Levantadas no Questionário do Fórum dos NAUs Questões Levantadas no Questionário do Fórum dos NAUs Questionário O Questionário foi enviado em 10 de outubro de 2017 pela coordenação do Fórum dos NAUs. Foram obtidas 23 respostas de 15 NAUs (são 29

Leia mais

FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - FCT

FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - FCT FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - FCT A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação autônoma em relação aos conselhos

Leia mais