A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE EM NUVEM PARA O CÁLCULO DE NOTAS E FREQUÊNCIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE EM NUVEM PARA O CÁLCULO DE NOTAS E FREQUÊNCIAS"

Transcrição

1 A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE EM NUVEM PARA O CÁLCULO DE NOTAS E FREQUÊNCIAS Luana Graziele Stanganini ICMC (lugs93@gmail.com) Letícia Gomes Rodrigues - IFSC (leticiagomesrodrigues@gmail.com) Marina Cancio Rodrigues ICMC (macancio7@gmail.com) Pedro de Araújo Queiroz - ICMC (pedroarqueiroz@gmail.com) Esther de Almeida Prado Rodrigues ICMC (epaprado@icmc.usp.br) Miriam Cardoso Utsumi - ICMC (mcutsumi@gmail.com) Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES Modalidade: Oficina RESUMO Esta oficina propõe a elaboração de planilhas para o cálculo de notas e frequências de alunos. As atividades desta oficina trabalharão temas como construção de tabelas, cálculos de notas e frequências, dentre outras ferramentas básicas do software. Serão utilizadas planilhas do Google Drive. Com a utilização deste recurso, o participante poderá ter acesso mais rápido ao material que necessita controlar, editando pelo celular ou computador. Essas situações propiciam uma aquisição de conhecimentos sobre as ferramentas básicas da planilha e ajuda a facilitar as atividades dos participantes, economizando tempo para ser utilizado em outras atividades ou tarefas inerentes ao trabalho escolar. Serão oferecidas 20 vagas, limitadas à capacidade da sala e quantidade de computadores.

2 INTRODUÇÃO A informática está presente no nosso cotidiano, portanto é preciso que nos habituemos ao uso desses recursos, procurando utilizar tanto na vida social como profissional, neste caso, no controle de notas e frequências de alunos. Assim, o nosso objetivo nesta oficina é desenvolver uma planilha da plataforma Google Drive, para elaborar tabelas e desenvolver o cálculo de notas e de frequências, armazenar na nuvem e vivenciar as possibilidades e dificuldades que o usuário pode encontrar. Foi escolhido trabalhar com esse software e esta plataforma por serem recursos acessíveis, gratuitos e online, tendo em vista a praticidade de poder compartilhar com outras pessoas, até mesmo com os próprios alunos, deixar salvo em nuvem podendo ter acesso de qualquer computador ou celular, sendo editável a qualquer momento. MATERIAIS E MÉTODOS O programa usado será a Planilha Google, que é um editor de planilhas gratuito e online, o objetivo é desenvolver algumas das ferramentas que o mesmo oferece aos usuários, no caso inserção de tabelas, funções de operações básicas. O local utilizado para esta oficina será uma sala equipada com pelo menos 20 computadores e um projetor multimídia. É necessário um computador por participante ou por duplas de participantes. Essa oficina é voltada para todos os públicos, sendo oferecidas 20 vagas, caso dispusermos de pelo menos 10 computadores.

3 DESENVOLVIMENTO A oficina será dividida em 2 etapas: apresentação das ferramentas e montagem da planilha. Apresentação das ferramentas A primeira etapa se desenvolverá como um tutorial de utilização do software. 1) Conta Google; O participante deve acessar sua conta Google, ou caso não a possua, criar uma. Então, no canto superior direito, clicar no ícone de um quadrado formado por nove outros e selecionar o Drive. 2) Criar uma planilha; Ao abrir o Google Drive, no canto esquerdo da tela se localiza o botão vermelho NOVO, utilizado para criar novas pastas, documentos e planilhas. No nosso caso, deve-se criar uma Planilha Google. 3) Barra de Ferramentas; A barra de ferramentas se localiza na parte superior da tela e nela se encontram os botões de formatação de texto, de números, de células e fórmulas.

4 Imagem 1: barra de ferramentas. Da esquerda para direita, em amarelo botões de formatação de números; em verde, formatação de texto; em laranja, formatação de células; em azul, inserção de elementos; em roxo, funções. Formatação de números: é possível alterar o tipo do número inserido na célula, por exemplo, alterar entre unidades dinheiro, porcentagem, horário, decimal, etc. Formatação de texto: é possível escolher a fonte, tamanho, negrito, itálico, sublinhado, cor ou o posicionamento do texto. Formatação de célula: altera a cor do fundo da célula, suas bordas ou as mescla. Entre os botões de inserção é possível colocar hiperlink, adicionar comentário ou gráficos. O botão de função insere uma função predefinida do software na célula em questão, por exemplo, é possível criar somatórios, tirar médias, escolher o maior valor, etc. 4) Células Cada retângulo é chamado de célula e cada célula tem seu respectivo nome formado pela combinação de uma letra e um número que se encontram na vertical e horizontal, respectivamente.

5 Imagem 2: em destaque a célula C3 selecionada e com o texto abc123. Na célula pode-se escrever tanto números quanto letras simultaneamente. 5) Funções Uma função no software tem como objetivo devolver um valor em resposta a uma equação escrita ou predefinida com relação a uma ou mais células escolhidas. Imagem 3: refere-se a função em H3 que devolve o valor da seguinte equação: (B4+C4-D4)*E4/F4. Para se criar uma função em uma célula, inicia-se o texto com o caractere =, como visto na Imagem 3. Ao citar uma célula na função, ela faz os cálculos com o valor dentro da célula referenciada. 6) Formatação Condicional

6 A formatação condicional funciona de tal maneira que uma ou mais células vão ser formatadas em função do conteúdo de suas células. Imagem 4: a célula H3, em destaque, está programada para ficar com o fundo vermelho quando seu conteúdo for menor que 0. Para se adicionar formatação condicional em células, basta selecionálas e clicar em Formatar >> Formatação Condicional, localizado na barra de ferramentas. Uma janela, como a da Imagem 4 se abrirá no canto direito da tela pedindo para que se insira quais células deverão ser formatadas e qual seu critério, no exemplo foi utilizado o critério Menor que e o número 0. Podese acrescentar mais de uma formatação condicional, por exemplo, colocar para que um número fique vermelho quando negativo, verde quando positivo e amarelo quando 0. 7) Nova página No canto inferior esquerdo há um botão semelhante a uma adição, que nele se criam novas páginas.

7 A vantagem de criar novas páginas em um único documento é de ter planilhas relacionadas, com mesmo intuito ou iguais, mas com dados diferentes e podendo relacioná-las. Por exemplo, duas planilhas que recebem as notas de alunos, mas de diferentes turmas e que com uma função é possível mostrar automaticamente a maior média entre elas ou mesmo calcular a média das médias de todas as turmas. Montagem das planilhas de frequências e notas 1) Planilha de frequências Os participantes deverão iniciar uma planilha em branco. Primeiramente, vamos criar a estrutura da tabela da seguinte forma: na coluna A colocaremos a numeração correspondente ao número de sala de cada aluno. E então, na coluna B serão colocados os nomes de cada aluno, o objetivo é que cada linha seja correspondente a um aluno identificado por seu nome e número. Caso seja importante o R.A. do aluno como forma de identificá-lo, pode-se também acrescentar mais uma coluna para isso. As próximas colunas corresponderão aos dias de aula, por exemplo, se suas aulas são às terças e sextas e a primeira aula tenha sido dia 05/07, então espera-se que o participante identifique as colunas como 05/07; 08/07; 12/07; 15/07; 19/07; 22/07; 26/07 e assim por diante, lembrando de retirar os feriados e outros dias sem aula. Na coluna de cada dia, o professor ficará responsável em preenchê-la com 1 nas linhas correspondentes a alunos que estiveram presentes na aula; e 0 ou F ou simplesmente deixar em branco as linhas de alunos ausentes. Na coluna depois de todas aulas, o participante acrescentará as fórmulas que são convenientes a um professor, por exemplo: um somatório das presenças de cada aluno (linha) para representar o número de aulas que ele esteve presente; uma divisão entre o número de aulas presentes pelo número

8 total de aulas, para identificar a frequência de cada aluno podendo ser separado por bimestre, ou não. Uma pergunta será proposta para os participantes responderem de tal forma que quem esteja conduzindo a oficina poderá ter uma ideia de como está o entendimento dos participantes. Pergunta: Digamos que seja conveniente para o professor saber quantos alunos faltam por dia. Como devemos fazer? Resposta: Na última linha, após o último aluno, criar um somatório das ausências. Ou subtrair o número de alunos da sala pelo somatório de presenças no dia. Em seguida, vamos utilizar a formatação condicional para ressaltar os alunos com frequência maior ou igual que a exigida na escola e de vermelho os alunos com frequência inferior. Selecionar a coluna com as porcentagens de frequência dos alunos e então utilizar a ferramenta de formatação condicional e colocar como critérios para célula maior ou igual ao mínimo de frequência, pintar o fundo de verde e acrescentar um segundo critério, para células inferiores sendo pintadas de vermelho. 2) Planilha de médias Os participantes deverão, na planilha de frequências, criar uma nova página, conforme a primeira etapa da oficina. Então em uma planilha em branco, os passos de identificação do aluno deverão ser semelhantes: colunas com os números de sala de cada aluno, nome completo e R.A. caso necessário. Nas demais colunas, os participantes deverão colocar as notas dos alunos em todas as atividades valendo nota, por exemplo, provas, visto de caderno, trabalhos, apresentações, jogos, etc. Assim, em cada coluna, deveremos ver a nota de cada aluno em determinada atividade.

9 Da mesma forma que na planilha de frequências, na última coluna deveremos acrescentar a fórmula com critério de cálculo de média de notas, o participante terá a liberdade de escolher qualquer média conforme preferir, por exemplo, 0,6*(P1 + P2) + 0,1*(CADERNO) + 0,3*(TRABALHO). E então, será proposto acrescentar a formatação condicional para as médias dos alunos. O participante deverá selecionar a coluna das notas finais e escolher como critério maior ou igual a média da escola: verde; menor que a média da escola: vermelho. CONSIDERAÇÕES FINAIS As atividades que serão desenvolvidas com a planilha em nuvem possibilitam abordar enfoques, que em um ambiente fora da planilha não seria tão claro e de rápida inserção. Essas situações propiciam uma aquisição de conhecimentos sobre as ferramentas básicas da planilha e ajuda a facilitar as atividades dos participantes, economizando tempo para ser utilizado em outras atividades ou tarefas inerentes ao trabalho escolar. REFERÊNCIAS STIELER, Eugênio Carlos; FERREIRA, Márcio Violante. Um Estudo Da Aplicação Da Planilha Do Excel No Ensino De Matemática Financeira. Rio Grande do Sul: Santa Maria, STANGANINI, Luana Graziele. Relatório PIBID - CAPES/ICMC-USP. São Paulo: São Carlos, 2015.

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1 Microsoft Excel Aula 2 Objetivo Explorar e fixar: Seleção de células, linhas e colunas Inclusão de colunas Inclusão de linhas Uso das funções SE, MÁXIMO, MÉDIA, MÍNIMO, ContSe, SOMA Ordenação de dados

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA Prof. Paulo França CÂMARA DOS DEPUTADOS 1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 2. EDITORES DE TEXTO 3. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 4. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE INTERNET

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais

Oficina de produção de tutoriais Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais SABRINA - TUTORIAL Calc Lista de Compras Oficina de produção

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Através da pesquisa rápida do Windows digita Excel e abre o programa. Cria uma pasta na tua pen de nome Excel. Guarda o teu trabalho com o nome finanças. Começa por assistir ao vídeo Conceitos Básicos.

Leia mais

Criar sequências/sucessões/progressões com alça de arrastamento

Criar sequências/sucessões/progressões com alça de arrastamento Inserir linhas e colunas O Excel trabalha à esquerda da coluna selecionada e acima da linha selecionada. Depois de selecionares uma linha ou uma coluna, coloca o cursor do rato sobre a mesma, clica no

Leia mais

Calc. É o editor de planilhas eletrônicas semelhante ao excel do microsoft office.

Calc. É o editor de planilhas eletrônicas semelhante ao excel do microsoft office. É o editor de planilhas eletrônicas semelhante ao excel do microsoft office. 02 Barra de Fórmulas: se divide nas caixas Área da Planilha e Linha de Entrada; 03 Planilha: é toda a área quadriculada. Cada

Leia mais

CURSO BrOFFICE.org CALC

CURSO BrOFFICE.org CALC CURSO BrOFFICE.org CALC Público Alvo: Professores da Educação Básica TOLEDO 2012 2 AULA 1 1 : Conhecendo o BrOffice Calc e suas potencialidades Calc é um software desenvolvido para a criação e manipulação

Leia mais

Gráfico de barras e linhas: como fazer

Gráfico de barras e linhas: como fazer Este tutorial tem como objetivo mostrar o passo a passo para a criação do gráfico de barras e linhas usando o conceito de Pareto no Excel 2010. O gráfico de Pareto é um gráfico de colunas que coloca em

Leia mais

Conhecendo a aba Início

Conhecendo a aba Início Conhecendo a aba Início Grupo: Células... pág. 2 1º Exercício... pág. 6 Grupo: Alinhamento... pág. 7 2º Exercício... pág. 7 Grupo: Número... pág. 8 3º Exercício... pág. 9 Grupo: Fonte... pág. 10 4º Exercício...

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Através da pesquisa rápida do Windows digita Excel e abre o programa. Cria uma pasta na tua pen de nome Excel. Guarda o teu trabalho com o nome finanças. Atenção: Em qualquer altura podes consultar os

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

Unidade 2: Navegação e Edição Básica

Unidade 2: Navegação e Edição Básica Unidade 2: Navegação e Edição Básica 2.0 Introdução Na Unidade 1: O Painel de Controle do Excel foram descritos os vários componentes da interface do Excel. Esta segunda unidade mostra os usos mais básicos

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação e Aplicativos Instrumentais

Introdução à Lógica de Programação e Aplicativos Instrumentais MATEMÁTICA Tema da aula: Introdução à Lógica de Programação e Aplicativos Instrumentais Professor: Dr. Rodrigo Choji de Freitas 2 Algoritmo AREACIRCUNFERENCIA VAR RAIO, AREA: REAL INÍCIO ESCREVA ( DIGITE

Leia mais

Observando o formato das células

Observando o formato das células Se você quer entender como trabalhar com datas no Excel, ampliar o conhecimento de como elas funcionam é um bom caminho para a realização de um trabalho de qualidade com o software, já que existem diversas

Leia mais

1. Transposição de dados de linhas para colunas

1. Transposição de dados de linhas para colunas Como se sabe, o Excel é uma das mais completas ferramentas para se trabalhar com planilhas, gráficos, cálculos e relatórios. Frequentemente adotado no ambiente corporativo para melhor gestão de tarefas,

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Resposta Escrita Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Organizar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Excel BÁSICO Aula 3 Formatação de Planilhas. Prof. Cassiano Isler Turma 4

Excel BÁSICO Aula 3 Formatação de Planilhas. Prof. Cassiano Isler Turma 4 Excel BÁSICO 3 de Prof. Cassiano Isler 2016.2 - Turma 4 das Tabelas Documentos Prof. Cassiano Isler Excel BÁSICO - 3 2 / 40 GÓMEZ, Luis Alberto. Excel para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 1.

Leia mais

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014)

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) 81. No sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, deseja-se organizar os arquivos de maior interesse, de modo que eles possam ser vistos a

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Informática Básica. Aula 2.9 Formatação no Writer. Prof. Dr. Bruno Moreno

Informática Básica. Aula 2.9 Formatação no Writer. Prof. Dr. Bruno Moreno Informática Básica Aula 2.9 Formatação no Writer Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br 2 Notas de Rodapé Menu Inserir / Notas de Rodapé Para isso, o cursor de texto deve estar onde a nota será

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

Apostila de Excel 2007

Apostila de Excel 2007 1 Apostila de Excel 2007 Índice 1-Guias do excel... 3 1.1 Início... 3 1.2 Inserir... 4 1.3 Layout de Página... 5 1.4 Formulas... 6 1.5 Dados... 7 1.6 Revisão... 8 1.7 Exibição... 9 2 Conceito de células...

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Excel BÁSICO Aula 4 Tratamento de Dados. Prof. Cassiano Isler Turma 4

Excel BÁSICO Aula 4 Tratamento de Dados. Prof. Cassiano Isler Turma 4 Excel BÁSICO 4 Tratamento de Dados Prof. Cassiano Isler 2016.2 - Turma 4 Prof. Cassiano Isler Excel BÁSICO - 4 2 / 36 GÓMEZ, Luis Alberto. Excel para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 1. Disponível

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Fórmulas com funções

Leia mais

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio a Jul/2011

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio a Jul/2011 AULA Nº 13 (29/06/2011) MANUAL Criar Tabela em Excel (folha de cálculo) 1ª Regra p/ utilizar o Excel: Por defeito em o Excel encosta à esquerda o texto e os números à direita Iniciar a tabela colocando

Leia mais

Tela Inicial do Writer

Tela Inicial do Writer UbuntUCA Instituto Compartilhado: uma parceria IFRN e uma escola estadual para manutenção do projeto de inclusão digital de um computador por aluno (UCA) Writer O Writer é o editor de textos do UbuntUCA,

Leia mais

BrOffice.org? BrOffice Calc. Planilha Eletrônica. Inicializando o Calc. BrOffice - Calc 27/07/2011

BrOffice.org? BrOffice Calc. Planilha Eletrônica. Inicializando o Calc. BrOffice - Calc 27/07/2011 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 BrOffice.org? UNIDADE III INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: PLANILHA ELETRÔNICA As diversas planilhas que eu tenho no Micro$oft

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Identificar elementos no Texto Para a produção

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 6

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 6 Atividade 6 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la para o seguinte endereço de email: tic.profissionais@gmail.com 1. A

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Completar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Planilha de cálculos Prof. Jonatas Bastos p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção de planilhas de

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS SUPERIORES DE GESTÃO TECNOLÓGICA MANUAL DE FORMATAÇÃO DO PIM SÃO PAULO 2011 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como objetivo, oferecer

Leia mais

Aula 02 Calc Noções Iniciais e Formatação

Aula 02 Calc Noções Iniciais e Formatação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Tecnologia em Alimentos Disciplina: Informática Aula 02 Calc Noções Iniciais e Formatação Prof. Diego Pereira

Leia mais

EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan

EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan ÍNDICE ÍNDICE... 2 MS EXCEL 2010... 2 Interface... 3 Guias de Planilha... 3 Movimentação na planilha... 4 Entrada de

Leia mais

Como utilizar a validação de dados com lista suspensa

Como utilizar a validação de dados com lista suspensa Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série A validação de dados é um recurso muito importante e facilitador do Microsoft Excel. Com a validação é possível elaborar planilhas

Leia mais

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3 INTERMEDIÁRIO Gráficos Prof. Cassiano Isler 2017.1 - Turma 3 por Prof. Cassiano Isler INTERMEDIÁRIO - Aula 1 2 / 67 por GÓMEZ, Luis Alberto. para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 2. Disponível

Leia mais

Centro Digital Aula 3

Centro Digital Aula 3 Centro Digital Aula 3 Dê um duplo clique na Aula 01 no Menu, irá abrir a pagina modelo, faça as alterações a seguir: Utilize alinhamento Justificado, tamanho de fonte 16. 2 Clique em Editar Conteúdo abaixo:

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta:

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta: INFORMÁTICA 01. Todos os aplicativos abaixo são usados para edição de texto, EXCETO a) WordPad b) NotePad c) MS Word d) Windows Media Player e) BrOffice.org Writer 01. D Comentário: Os aplicativos que

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais. AMANDA - TUTORIAL Criando um Jornal

Oficina de produção de tutoriais. AMANDA - TUTORIAL Criando um Jornal Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais AMANDA - TUTORIAL Criando um Jornal Oficina de produção de

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Como criar menus para as suas planilhas

Como criar menus para as suas planilhas Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série O Excel possui excelentes recursos que possibilitam a criação de planilhas com diversas finalidades. Um desses recursos é

Leia mais

Introdução à Informática Engenharia Agrícola

Introdução à Informática Engenharia Agrícola Conceitos Básicos Excel Introdução à Informática Engenharia Agrícola Uma referência básica Material didático disponibilizado na página da disciplina. Elaborado pelo prof. Edmar André Bellorini Tutorial

Leia mais

O que são e quando utilizá-las:

O que são e quando utilizá-las: Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série Trabalhar com Excel é uma tarefa muito comum nos dias atuais, seja para uso pessoal ou profissional. Dentre a infinidade de fórmulas

Leia mais

Módulo I. Conhecendo a aba Início

Módulo I. Conhecendo a aba Início Módulo I Conhecendo a aba Início Grupo: Área de Trabalho... pág. 2 Grupo: Fonte... pág. 4 Grupo: Alinhamento... pág. 5 Grupo: Número... pág. 6 Grupo: Células... pág. 8 +Mais... pág. 11 Exercícios... pág.

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 1

LibreOffice Calc: aula 1 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel LibreOffice Calc: aula 1 Objetivos Apresentar o LibreOffice Calc Criar uma planilha

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 2

LibreOffice Calc: aula 2 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos Explorar e fixar: LibreOffice Calc: aula 2 Seleção de células, linhas

Leia mais

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Objetivos Elaboração de provas utilizando o recurso Formulários do Google Docs; Compreender as funcionalidades do Formulário; Gerar planilhas

Leia mais

Tutorial Google Docs

Tutorial Google Docs Tutorial Google Docs Drive virtual onde você cria, faz upload e compartilha documentos (textos, planilhas, formulários,etc). Podemos utiliza-lo como alternativa para salvar os documentos criados pelos

Leia mais

Passo 1: Acesso ao site. Planilhas Google: como fazer planilhas melhores que Excel

Passo 1: Acesso ao site. Planilhas Google: como fazer planilhas melhores que Excel Sabe-se que o Excel é uma excelente ferramenta para se trabalhar com planilhas, gráficos, funções entre outros recursos. Se você usa ou já usou, sabe da importância de ter conhecimentos básicos e avançados

Leia mais

Folha de Cálculo Funcionalidades Avançadas

Folha de Cálculo Funcionalidades Avançadas Folha de Cálculo Funcionalidades Avançadas Formatação condicional 1 Formatação condicional Através da formatação condicional pode formatar a informação de acordo com determinadas condições Por exemplo

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

Introdução à Computação Engenharia Civil

Introdução à Computação Engenharia Civil Conceitos Básicos Excel Introdução à Computação Engenharia Civil Uma referência básica Material didático disponibilizado na página da disciplina. Elaborado pelo prof. Edmar André Bellorini Excel O Microsoft

Leia mais

Informática. Apresentações Google. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Apresentações Google. Professor Márcio Hunecke. Informática Apresentações Google Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática APRESENTAÇÕES GOOGLE O Google Apresentações é um editor de apresentações que faz parte do Google Docs,

Leia mais

TRE/RJ INFORMÁTICA. Prof. Paulo França

TRE/RJ INFORMÁTICA. Prof. Paulo França TRE/RJ INFORMÁTICA Prof. Paulo França TRE/RJ 1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE INFORMÁTICA 2. PLANILHAS ELETRÔNICAS: LibreOffice Calc e Excel 3. EDITORES DE TEXTO: LibreOffice Writer e Word 4. APRESENTAÇÕES:

Leia mais

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia.

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. TEXTO: A idéia é facilitar o aprendizado através das telas capturadas,

Leia mais

No Excel podemos definir um nome para um intervalo de células, ou simplesmente para uma célula a fim de facilitar trabalhos que possam envolvê-las.

No Excel podemos definir um nome para um intervalo de células, ou simplesmente para uma célula a fim de facilitar trabalhos que possam envolvê-las. O frequente uso do Excel muitas vezes traz a necessidade de se agilizar determinadas tarefas, seja para redução de tempo de trabalho ou até mesmo por comodidade do usuário. Deste modo, o aprendizado de

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 8

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 8 Atividade 8 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la para o seguinte endereço de email: tic.profissionais@gmail.com 1. A

Leia mais

Tutorial de utilização do editor HTML

Tutorial de utilização do editor HTML Tutorial de utilização do editor HTML Neste tutorial, você vai entender como utilizar o editor HTML na plataforma Moodle. Quando já logado(a) na disciplina de interesse na plataforma Moodle da Fundação

Leia mais

INSTITUTO BRIO CONHECIMENTOS ESCOLA DE CARREIRAS CONCURSOS PÚBLICOS, PROCESSOS SELETIVOS, CURSOS e CAPACITAÇÃO

INSTITUTO BRIO CONHECIMENTOS ESCOLA DE CARREIRAS CONCURSOS PÚBLICOS, PROCESSOS SELETIVOS, CURSOS e CAPACITAÇÃO PROVA 01 07:00H O texto a seguir trata-se de um resumo dos quatro pilares da educação. Essas poucas palavras serão utilizadas para demonstrar o seu conhecimento referente a formatação de textos no Microsoft

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Formatação condicional

Formatação condicional Formatação condicional Formatar condicional é estabelecer condições para que um evento ocorra. Clicando em FORMATAR e escolhendo FORMATAÇÃO CONDICIONAL abrirá a seguinte tela: Nessa tela determinamos quais

Leia mais

Aula 08 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 08 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 08 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 Gráficos no Excel Para início de conversa temos de ter dados, certo? Afinal, você não pode criar um gráfico sem ter o que exibir. No meu exemplo

Leia mais

Jclic Alfabeto Sonoro

Jclic Alfabeto Sonoro Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Alfabeto Sonoro Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em:

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em: [Ferramentas] O Office 365 Online disponibiliza vários programas com versões que podem ser utilizadas diretamente do navegador. Neste documento você conhecerá os programas Word, Power Point e Excel, acompanhando

Leia mais

EXCEL Atividade Prática

EXCEL Atividade Prática EXCEL Atividade Prática Construa a Planilha exatamente conforme a figura abaixo (o gráfico será feito posteriormente). Siga as instruções contidas nas observações abaixo e utilize os Comandos básicos apresentados

Leia mais

Desvendando o Excel. Prof. Bruno Gomes

Desvendando o Excel. Prof. Bruno Gomes Desvendando o Excel Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br @profbrunogomes Quem é Bruno? Professor de Sistemas de Informação do IFRN/Cang Doutor em Engenharia Elétrica

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD Relembrando... Gabinete Relembrando... São três passos básicos para ligar o Computador Relembrando... Área de trabalho Barra de tarefas

Leia mais

BANCO DO BRASIL COMENTÁRIO CADERNO BRANCO DATA: 12/08/2007 FORTALEZA-CE

BANCO DO BRASIL COMENTÁRIO CADERNO BRANCO DATA: 12/08/2007 FORTALEZA-CE BANCO DO BRASIL COMENTÁRIO CADERNO BRANCO DATA: 12/08/2007 FORTALEZA-CE Prova fácil, sem problemas em sua resolução. Considerando a figura acima, que mostra uma janela do Word 2002 com um texto em processo

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD O que é? Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware. MS Windows XP O Microsoft Windows XP é uma família de sistemas

Leia mais

CURSO EXCEL NÍVEL I 24/09/ FORMATAÇÃO DE PLANILHA. Dimensionamento de linhas e colunas. Dimensionamento de linhas e colunas

CURSO EXCEL NÍVEL I 24/09/ FORMATAÇÃO DE PLANILHA. Dimensionamento de linhas e colunas. Dimensionamento de linhas e colunas 6. FORMATAÇÃO DE PLANILHA CURSO EXCEL NÍVEL I Neste Capítulo veremos como adequar a aparência da planilha. Aspectos relativos ao dimensionamento de células, linhas e colunas, alinhamento, cores e bordas

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels. Tabelas

Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels. Tabelas Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels Tabelas Sumário Alinhamento de conteúdo Autoformatação Barra suspensa Como criar uma tabela Como excluir elementos Como inserir elementos

Leia mais

INFORMÁTICA Prof. Paulo França MPRN ORGANIZADORA:COMPERVE DATA PROVÁVEL: 07/05

INFORMÁTICA Prof. Paulo França MPRN ORGANIZADORA:COMPERVE DATA PROVÁVEL: 07/05 INFORMÁTICA Prof. Paulo França MPRN ORGANIZADORA:COMPERVE DATA PROVÁVEL: 07/05 PROCEDIMENTOS DE BACKUP Termo atribuído às copias de segurança realizadas pelo usuário. TIPOS DE BACKUP 1. Normal, Total,

Leia mais

Oficina: Planilha Eletrônica

Oficina: Planilha Eletrônica Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Índice: Apresentação _ 3 O que é o Word 3 Iniciando o Word _ 3 Representação Gráfica de Interface do Word _ 4 Abrindo um documento _ 5 Formatação de Texto _6 Inserindo

Leia mais

Como Funciona o Excel

Como Funciona o Excel O Excel é um aplicativo do pacote Office utilizado para a realização de planilhas eletrônicas que facilitam o dia a dia através da utilização de fórmulas entre outros recursos para a organização diária.

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

Tutorial básico excel 2000

Tutorial básico excel 2000 Tutorial básico excel 2000 Unicentro Izabela Hendrix Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Informática Aplicada à Arquitetura Prof. Willi de Barros Gonçalves Conceito de planilha eletrônica O Excel usa

Leia mais

A formatação condicional, usando cores no Excel é, sem dúvidas, um recurso que facilita muito a interpretação de planilhas.

A formatação condicional, usando cores no Excel é, sem dúvidas, um recurso que facilita muito a interpretação de planilhas. Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Avançadas Ver 11 posts dessa série A formatação condicional, usando cores no Excel é, sem dúvidas, um recurso que facilita muito a interpretação de planilhas.

Leia mais

Aula 01 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a),

Aula 01 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a), Aula 01 Computação para Engenharia Civil INTRODUÇÃO Prezado(a) Aluno(a), Sou o professor Marcio e fico muito satisfeito em poder trabalhar com vocês nesta disciplina. Nela você encontrará atividades importantes

Leia mais

Os motivos que podem levar um usuário a criar gráficos variam desde simplesmente mostrar seus dados de maneira diferente, até facilitar análises dos

Os motivos que podem levar um usuário a criar gráficos variam desde simplesmente mostrar seus dados de maneira diferente, até facilitar análises dos 1 Os motivos que podem levar um usuário a criar gráficos variam desde simplesmente mostrar seus dados de maneira diferente, até facilitar análises dos dados obtendo tendências e verificações que podem

Leia mais

A utilização de gráficos no Excel tem como objetivo exibir dados de forma a facilitar a análise e compreensão de certas informações em uma planilha.

A utilização de gráficos no Excel tem como objetivo exibir dados de forma a facilitar a análise e compreensão de certas informações em uma planilha. Este conteúdo faz parte da série: Excel Gráficos Ver 9 posts dessa série A utilização de gráficos no Excel tem como objetivo exibir dados de forma a facilitar a análise e compreensão de certas informações

Leia mais