Escola da Previdência Social. Data: outubro/2008

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola da Previdência Social. Data: outubro/2008"

Transcrição

1 Escola da Previdência Social Data: outubro/2008

2 Missão e Visão Missão Favorecer o desenvolvimento de competências corporativas e contribuir para a disseminação do conhecimento previdenciário por meio da educação continuada visando atingir os objetivos estratégicos do Sistema Previdenciário Visão Ser referência em formação continuada do Sistema Previdenciário no âmbito da administração pública.

3 Principais Atribuições da EPS Elaborar, em parceria com RH do MPS, INSS e DATAPREV, a proposta de Política de Formação Continuada do Sistema Previdenciário; Propor diretrizes para viabilizar e compatibilizar as ações de capacitação em conformidade com os direcionadores estratégicos da organização; Promover integração entre as áreas visando fomentar estudos e pesquisas sobre o sistema previdenciário brasileiro e de outros países de maneira a implementar a gestão do conhecimento no âmbito da Previdência Social; Promover a gestão do processo de Educação a Distância, por meio de: a) coordenação das ações de EaD no MPS, INSS e DATAPREV; b) desenvolvimento de cursos de educação a distância; c) aperfeiçoamento das ferramentas de educação à distância; d) busca de novas tecnologias de educação a distância; e e) identificação e disseminação de tecnologias educacionais inovadoras.

4 Modelo de Relacionamento

5 Parcerias da EPS Com entidades externas Em andamento Projeto Casa Brasil/ ITI /Casa Civil ANFIP e Fundação ANFIP SERPRO Ministério da Educação Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio CIEE Centro de Integração Empresa Escola Em estudo (contatos iniciais) Ministério do Desenvolvimento Agrário

6 Números de 2007 Nome do projeto Oportunidades de capacitação oferecidas Quantidade de aprendizes inscritos Quantidade de aprendizes capacitados Ambientação dos novos servidores NTEP MAPROF Formação de Tutores CNIS (suspenso) 200 SGA (piloto) Entendendo NMG(piloto) TOTAL

7 Números de 2008 Cursos em andamento Nome do Projeto Oportunidades de capacitação Aprender a distância na Previdência SGA-Tutorial (Sistema de Gerenciamento do Atendimento) SAE-SGA Capacitação (Sistema de Agendamento Eletrônico) Comunidade de Aprendizagem EAD 600 Recursos CRPS 500 TCE 450 FormaÇão de tutores 430 PEP/Casa Brasil 360

8 Tutoria na Escola da Previdência Social

9 A "Formação de Tutores para Cursos on-line" destina-se a qualificar servidores das diversas áreas de conhecimento do Sistema Previdenciário a exercerem o papel de tutor nos cursos oferecidos pela Escola da Previdência Social em parceria com as áreas de Recursos Humanos do Ministério da Previdência Social, Instituto Nacional do Seguro Social e DATAPREV. Essa capacitação é realizada na modalidade blended ou seja, uma parte à distância e uma parte presencial, seguidas de um estágio supervisionado.

10 Mapa da Formação de Tutores Formação de Tutores para Cursos on-line Bases Conceituais da Tutoria (on-line) Prática da Tutoria no Ambiente Virtual (presencial) Estágio Supervisionado (on-line)

11 Etapa à Distância O objetivo dessa etapa é capacitar o aluno: Bases Conceituais sobre Tutoria (on-line) identificar as competências básicas do tutor para cursos on-line; analisar o papel do tutor; explicar o que é Educação a Distância. apontar as principais fases históricas da Educação a Distância. identificar as principais características das ações de treinamento, desenvolvimento e educação das organizações modernas. distinguir os diferentes modelos de cursos a distância. analisar a importância da comunicação e da interação no processo de aprendizagem virtual. identificar as características da aprendizagem do adulto das organizações. descrever as principais atividades desenvolvidas pelo tutor. identificar os recursos básicos da Informática necessários à EAD.

12 Etapa Presencial O objetivo dessa etapa é capacitar o aluno: Prática da Tutoria no Ambiente Virtual (presencial) operar as principais funcionalidades do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle; aplicar os recursos básicos da Informática necessários à EAD; utilizar as ferramentas de interação; analisar as competências do tutor e aluno; elaborar o Plano de Tutoria; redigir mensagens de boas-vindas; enviar e receber mensagens no AVA avaliar a participação dos fóruns e atividades diversas; redigir Relatório de Tutoria. Neste módulo, busca-se a vivência da prática do papel do tutor, por isso esse módulo é realizado em laboratório de informática onde o aluno pode acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para utilizar as ferramentas de interação. Nesse encontro presencial, o aluno tem a oportunidade de analisar a relação aprendiz/tutor por meio de estudo de caso e situações-problema

13 Estágio Supervisionado O objetivo dessa etapa é avaliar o desempenho do aluno durante a sua primeira atuação como tutor. Ao término do estágio supervisionado, o aluno deve demonstrar identificação com o papel de tutor, ao atuar com qualidade em sua primeira experiência. Nesta ocasião, o aluno vai realiza ações definidas no seu Plano de Tutoria, elaborado no encontro presencial com base no passo-a-passo do tutor. Durante a atuação do aluno como tutor, ele é acompanhado pelo coordenador do curso da EPS.

14 Estágio Supervisionado No estágio supervisionado, o aluno é avaliado pelos seguintes critérios: Índice de cumprimento do roteiro de atividades do tutor - percentual de atividades previstas no Plano de Tutoria que foram concluídas no prazo previsto. Índice de interatividade tutor/aprendiz - número de mensagens postadas pelos aprendizes nos fóruns, dividido pelo número de mensagens postadas pelo tutor. Média de participação dos Tutores nos fóruns - número de mensagens postadas pelos tutores nos fóruns, dividido pelo número de tutores e pelo número de fóruns propostos. Índice de satisfação dos aprendizes em realização ao tutor indicador da Avaliação de Reação. Qualidade na comunicação com o aprendiz clareza, coerência e objetividade nas mensagens avaliação do coordenador dos tutores. Atuação proativa iniciativa de promover a participação do aprendiz com atuação incentivadora.

15 Carga Horária e Avaliação Para o processo da Formação de Tutores, foi definida a carga horária de 50 horas, distribuídas da seguinte forma: 20h na modalidade a distância; 20h na modalidade presencial; 10h no estágio supervisionado. O aluno é avaliado nas seguintes atividades: Participação em fórum temático - 10 pontos Realização de um trabalho em grupo e análise individual - 30 pontos Elaboração de um Plano de Tutoria 20 pontos Elaboração de um Relatório de Tutoria 10 pontos Realização de atividade com questões objetivas - 30 pontos O certificado de participação dos alunos nos módulos presencial e online desde que atinja média igual ou superior a 70% da nota final e freqüência, no mínimo, de 75%, no módulo presencial.

16 Acompanhamento dos tutores Atualmente a EPS possui em seu cadastro 400 tutores já capacitados. A equipe de gestão do curso é composta por 3 servidores da EPS.

17 Avaliação dos alunos em relação ao curso de formação de tutores da EPS

18 Avaliação dos alunos Desempenho do aluno Conhecimento do assunto Recursos Didáticos Atuação do tutor Linguagem tutor Atendimento EPS

19 Depoimento do aluno Achei o curso de ótima qualidade, tanto a parte presencial quanto a virtual. Realmente tivemos contato muito próximo com o conteúdo, os demais aprendizes e a tutoria. O ambiente foi o mais amistoso e animado possível e certamente todos nós agregamos uma grande quantidade de novos conhecimentos e habilidades para lidar com tutoria. Muito obrigado (aluno do CFT-004)

20 Anexos Plano de Tutoria Relatório de Tutoria Curso de Formação de Tutores (AVA da EPS)

21 RELATÓRIO DE TUTORIA Dados da Capacitação Curso: Período de oferta: Coordenação: Carga horária: Dados do Tutor Nome: Matrícula: Lotação: Cargo/função: Grau de instrução: Área da graduação: Realizou formação de tutores da EPS?: ( ) sim ( ) Não Área da pósgraduação: Possui algum curso de instrutoria?: ( ) sim ( ) Não

22 RELATÓRIO DE TUTORIA Dados da atividade realizada Tempo de dedicação diário do tutor: Número total de mensagens postadas pelos alunos nos fóruns de aprendizagem: Número total de mensagens postadas pelos tutores nos fóruns de aprendizagem: Número total de mensagens postadas pelos alunos nos demais fóruns; Número total de mensagens postadas pelos tutores nos demais fóruns: Somar todos os Fóruns Somar todos os Fóruns Houve atividades síncronas: ( ) Sim ( ) Não Qual? Número de participantes nas atividades síncronas: Houve problemas técnicos: ( ) Sim ( ) Não Quais?

23 Estatísticas de aproveitamento do curso RELATÓRIO DE TUTORIA Número de participantes inscritos: Quantidade de alunos que concluíram o curso com aproveitamento igual ou superior à 70% de aproveitamento: Quantidade de alunos que concluíram o curso com aproveitamento inferior à média (entre 0 e 70%): Quantidade de alunos que desistiram do curso (média final igual a 0): Média de aproveitamento dos alunos não desistentes (média maior que 0): Estatísticas de ritmo do curso/aluno O tempo para realização das atividades foi suficiente? (sim; não) Alunos foram impedidos pela chefia de realizar o treinamento? (sim; não) Alunos conseguiram realizar as atividades no tempo previsto? (sim; não)

24 RELATÓRIO DE TUTORIA Sugestões de Melhoria Outras observações Declaro serem verdadeiras as informações aqui prestadas. Nome do tutor

25 PLANO DE TUTORIA AÇÃO (o quê) PASSO- A-PASSO INICIO FIM STATUS (passe o mouse) Antes do curso 1 Navegar no Curso em andamento 2 Confirmar a lista dos aprendizes de sua turma; realizado 3 Analisar Perfil da Turma realizado 4 Enviar mensagem de boas-vindas realizado Postar mensagem de apresentação no Fórum Encontro dos Aprendizes; Postar mensagem inicial dos Fóruns de Aprendizagem Postar comunicado em Mensagem da Tutoria sobre atualização do perfil na plataforma Moodle realizado realizado realizado

26 PLANO DE TUTORIA Atividades Contínuas Durante o curso 8 Acessar diariamente o ambiente virtual para acompanhar os acessos e o desempenho dos alunos. Diariament e em andamento 9 Incentivar a participação nas atividades do curso e estimular a aprendizagem. Diariament e em andamento 10 Dar e solicitar feedbacks com precisão. Diariament e não iniciado 11 Orientar e acompanhar o aluno na realização das avaliações. Diariament e não iniciado 12 Auxiliar os alunos na resolução de problemas técnicos, reportar problemas da plataforma para a coordenação e relatar sugestões de melhoria Diariament e não iniciado

27 PLANO DE TUTORIA Atividades com prazo 13 Enviar mensagem aos aprendizes que ainda não acessaram o curso não iniciado 14 Comunicar a realização de chat aos aprendizes não iniciado 15 Avaliar as participações nos fóruns e atividades até 24h após a data de término do fórum ou atividade não iniciado 16 Responder às solicitações dos aprendizes no prazo máximo de 24h não iniciado 17 Postar, em Mensagens da Tutoria, comunicado sobre a proximidade da finalização do curso e incentivando a realização das atividades finais e avaliação de reação não iniciado

28 PLANO DE TUTORIA Após o curso 18 Enviar Mensagem na Plataformaaos aprendizes parabenizando-os pela conclusão do curso não iniciado 19 Realizar download, em excel, do Relatório final de Notas de sua turma, salvar em pasta pessoal e Anexar no local apropriado na Plataforma Moodle não iniciado 20 Elaborar, em formulário publicado na plataforma, relatório de Tutoria e anexá-lo no local apropriado não iniciado 21 Preencher, em formulário publicado na plataforma, Declaração de Execução de Atividades, assinar, escanear e e anexá-lo no local apropriado não iniciado

29 Escola da Previdência Social:

EDITAL Nº 005/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR

EDITAL Nº 005/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR EDITAL Nº 005/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA PARA ATUAR NOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO OFERTADOS PELA COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

Aestudantes geograficamente distantes, e

Aestudantes geograficamente distantes, e TUTORIA EM EaD Sobre a tutoria a distância tutoria a distância atua a partir da instituição, mediando o processo pedagógico junto a Aestudantes geograficamente distantes, e referenciados aos pólos descentralizados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE TUTORIA ON-LINE

Leia mais

REDAÇÃO PLANO DE CURSO

REDAÇÃO PLANO DE CURSO REDAÇÃO PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA... 2 3. OBJETIVO... 3 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO... 3 5. PROPOSTA METODOLÓGICA... 4 6. PROPOSTA AVALIATIVA... 5 7. APROVAÇÃO E REQUISITO

Leia mais

Período de Inscrição: 13/11/2018 a 28/11/2018. Para inscrição, acesse o link

Período de Inscrição: 13/11/2018 a 28/11/2018. Para inscrição, acesse o link UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO UNESP EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CURSISTAS QUE ATUAM COMO TUTORES OU COORDENADORES DE TUTORIA NO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO GRUPODE DE ESTUDO EM EDUCAÇÃO CULTURA E MEIO AMBIENTE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO GRUPODE DE ESTUDO EM EDUCAÇÃO CULTURA E MEIO AMBIENTE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO GRUPODE DE ESTUDO EM EDUCAÇÃO CULTURA E MEIO AMBIENTE EDITAL GEAM/UFPA/MEC Nº 002/2015, - PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE TUTORES para atuar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB EDITAL Nº 336, DE 11 DE OUTUBRO DE 2018 EDITAL PARA SELEÇÃO

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2017 Seja bem-vindo ao Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata! Este manual tem a finalidade de manter o aluno informado sobre suas diretrizes

Leia mais

Manual de Procedimentos do CCC POP Nº 03 - CCC

Manual de Procedimentos do CCC POP Nº 03 - CCC POP Nº 03 - CCC PROCESSO ÁREA DE ATUAÇÃO POP Nº PRESTAR SERVIÇO DE CURSOS A DISTÂNCIA CURSOS E CONCURSOS 03 - CCC UNIDADE GESTORA DATA DA ELABORAÇÃO REVISÃO / DATA Coordenação de Cursos e Concursos - CCC

Leia mais

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância 1 Programa de Estágio Docência em Educação a Distância CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O Programa de Estágio Docência em Educação a Distância é destinado ao aprimoramento da formação de discentes

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em junho de 2016, no Polo

Leia mais

Diretoria de Educação a Distância do IFSP

Diretoria de Educação a Distância do IFSP Diretoria de Educação a Distância do IFSP Responsável por: I. coordenar a formulação de políticas de EaD no âmbito da instituição; II. realizar articulação junto à SETEC/SESU/MEC a fim de viabilizar condições

Leia mais

Curso Presencial de Formação Continuada de Professores de Inglês como Língua Adicional. Modalidade Presencial e a Distância

Curso Presencial de Formação Continuada de Professores de Inglês como Língua Adicional. Modalidade Presencial e a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Centro de Formação Continuada de Professores

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009 Estabelece as normas do Processo de Seleção de Tutores Presenciais e Tutores a Distância

Leia mais

Regulamento do Curso. Português Jurídico. Regulamento do Curso

Regulamento do Curso. Português Jurídico. Regulamento do Curso Regulamento do Curso Português Jurídico Regulamento do Curso 1 2 Português Jurídico Sumário 1 APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO CURSO... 5 1.1 APRESENTAÇÃO DO CURSO... 5 1.2 OBJETIVOS... 5 1.3 MODALIDADE...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC CHAMADA PÚBLICA PARA CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES PARA EaD EM SAÚDE

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REGULAMENTO

REGULAMENTO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REGULAMENTO REGULAMENTO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REGULAMENTO Regulamenta o funcionamento do curso de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização,

Leia mais

TREINAMENTO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SIMULTÂNEAS DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO (SISDPU) PLANO DE CURSO

TREINAMENTO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SIMULTÂNEAS DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO (SISDPU) PLANO DE CURSO TREINAMENTO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SIMULTÂNEAS DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO (SISDPU) PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA... 2 3. OBJETIVO... 2 4. METODOLOGIA... 2 5. PROPOSTA

Leia mais

Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem FORMAÇÃO SÓLIDA E BENEFÍCIOS PARA VOCÊ O curso realizado

Leia mais

EDITAL Nº 01/2016, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016, DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, REDE E-TEC BRASIL

EDITAL Nº 01/2016, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016, DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, REDE E-TEC BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REDE E-TEC BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO TUTOR A DISTÂNCIA. Chamada Interna nº 002/2018 de 18 de Janeiro de 2018.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO TUTOR A DISTÂNCIA. Chamada Interna nº 002/2018 de 18 de Janeiro de 2018. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO TUTOR A DISTÂNCIA Chamada Interna nº 002/2018 de 18 de Janeiro de 2018. O Coordenador Geral do Núcleo de Educação a Distância

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO

Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO Bem-vindo (a) ao curso de Ambiente Virtual de Aprendizagem! Parceria entre a Uaitec e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o curso Ambiente Virtual de

Leia mais

EDITAL N 26/2017 CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTOR

EDITAL N 26/2017 CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTOR EDITAL N 26/2017 CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTOR EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTOR PARA ATUAR NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE DE

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho PROGEP Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos CDRH Gerência de Capacitação - GC PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO NOME

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL, TUTORIA E AMBIENTES VIRTUAIS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

O Estágio Curricular Supervisionado é realizado de acordo com o que determina a Resolução CNE/CES 10/2004, de 16 de Dezembro de 2004, que institui as

O Estágio Curricular Supervisionado é realizado de acordo com o que determina a Resolução CNE/CES 10/2004, de 16 de Dezembro de 2004, que institui as O Estágio Curricular Supervisionado é realizado de acordo com o que determina a Resolução CNE/CES 10/2004, de 16 de Dezembro de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL MODALIDADE A DISTÂNCIA CURITIBA 2015 1 Plano de de Melhorias

Leia mais

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Centro de Educação a Distância Universidade Aberta do Brasil. Guia do Tutor

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Centro de Educação a Distância Universidade Aberta do Brasil. Guia do Tutor Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Centro de Educação a Distância Universidade Aberta do Brasil Guia do Tutor SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL O programa Universidade Aberta do

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 019/2016 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 019/2016 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 019/2016 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova a Alteração do Regulamento do Curso de Bacharelado em Relações Públicas Modalidade a Distância - Currículo 1. O Diretor

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Escola SENAI Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle Regulamento do Estágio de Complementação Educacional - Vivência Profissional

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE CONSULTOR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO MÉDICA EDITAL Nº 0003 DE 10/07/2018

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE CONSULTOR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO MÉDICA EDITAL Nº 0003 DE 10/07/2018 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE CONSULTOR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO MÉDICA EDITAL Nº 0003 DE 10/07/2018 Projeto Capacitação em Preceptoria de Residência Médica O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) desenvolve

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO INFORMES GERAIS PARA CURSISTAS OURO PRETO 2014 APRESENTAÇÃO O Curso de Especialização em

Leia mais

OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE. Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva

OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE. Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva Objetivos Apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Instituto Aggeu Magalhães FIOCRUZ/PE.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG INSTITUTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS - ICB CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDE Edital Nº 02/2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG INSTITUTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS - ICB CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDE Edital Nº 02/2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG INSTITUTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS - ICB CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDE Edital Nº 02/2008 Estabelece normas do Processo Seletivo de Tutores de Presenciais e

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTOR CURSOS DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 03/2016 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS A Universidade Federal da Bahia - UFBA, por

Leia mais

EDITAL Nº 28/2014, DE 16 DE JUNHO DE 2014, COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, REDE E-TEC BRASIL

EDITAL Nº 28/2014, DE 16 DE JUNHO DE 2014, COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, REDE E-TEC BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº 28/2014, DE 16 DE JUNHO DE

Leia mais

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL PLANO DE CURSO

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL PLANO DE CURSO DESENVOLVIMENTO GERENCIAL PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA... 2 3. OBJETIVO... 2 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO... 2 5. PROPOSTA METODOLÓGICA... 4 6. PROPOSTA AVALIATIVA... 6 7. APROVAÇÃO

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA

AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE) Charles Ielpo Mourão (UECE) Germana Costa Paixão (UECE) INTRODUÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE EAD

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE EAD UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 016 DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância

Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância Seminário de Educação a Distância na Administração Pública: Cursos Mistos e Redes Virtuais Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância

Leia mais

Administrativo Atos e Processo Administrativo

Administrativo Atos e Processo Administrativo Curso Direito Administrativo Atos e Processo Administrativo Turma 01/2019 CONTEUDISTA E TUTOR Antonio Carlos Torres de Siqueira de Maia e Pádua Defensor Público Federal PLANO DO CURSO Sumário 1 INFORMAÇÕES

Leia mais

EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD).

EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD). EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD). CRONOGRAMA 14/10/16 Publicação do Edital de Abertura das Inscrições.

Leia mais

EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD

EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA COMPLEMENTAR DE CURSISTAS PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO POLO IBAITI A Universidade Federal do Paraná (UFPR),

Leia mais

FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF. Março 2018

FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF. Março 2018 1 FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF Março 2018 2 1. Introdução A Educação a Distância EAD, é uma modalidade que proporciona a milhares de pessoas, no mundo todo,

Leia mais

EDITAL Nº 37 SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA IFRO/SEDUC ANEXO I PONTUAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

EDITAL Nº 37 SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA IFRO/SEDUC ANEXO I PONTUAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS EDITAL Nº 37 SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA IFRO/SEDUC ANEXO I PONTUAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE COMPONENTES AVALIADOS PONTUAÇÃO EQUIPE MULDISCIPLINAR 1 02: Tempo de experiência profissional na área de Educação

Leia mais

Soluções para universidades corporativas

Soluções para universidades corporativas Soluções para universidades corporativas Módulos Funcionalidades EDITOR E-LEARNING TREINAMENTO PRESENCIAL VÍDEOS BASE DE CONHECIMENTO FÓRUM VISÃO EMPRESA VISÃO ALUNO VIDEOCONFERÊNCIA CHAT WEBINAR SCORM

Leia mais

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD?

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? Educação à distância A educação a distância (EaD) é definida como [...] o aprendizado planejado que ocorre normalmente em

Leia mais

O USO DE FORMULÁRIOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS SALAS VIRTUAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

O USO DE FORMULÁRIOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS SALAS VIRTUAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO O USO DE FORMULÁRIOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS SALAS VIRTUAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Serra ES - Abril 2012 Categoria: C Métodos e Tecnologias Setor

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA (UNILAB)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA (UNILAB) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA (UNILAB) RESOLUÇÃO N 03, DE 22 DE MARÇO DE 2013. Aprova o Regimento Interno do Polo de Apoio Presencial de

Leia mais

Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial no Curso de Graduação em Ciências Contábeis:

Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial no Curso de Graduação em Ciências Contábeis: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Resolução nº 003/2015-CCGCC/CCSA Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade

Leia mais

Diagnóstico eixo temático Gestão Educacional: CORPO DOCENTE DA EAD: DOCENTES E TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Diagnóstico eixo temático Gestão Educacional: CORPO DOCENTE DA EAD: DOCENTES E TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Diagnóstico eixo temático Gestão Educacional: CORPO DOCENTE DA EAD: DOCENTES E TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Organização e Gestão de Pessoal Na UNIPAMPA, os profissionais que atuam nos cursos a distância

Leia mais

CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES

CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO UEMANET CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES - REGULAMENTO PARA O ESTUDANTE - 2 SUMÁRIO TÍTULO I CAPÍTULO I DA INSCRIÇÃO

Leia mais

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a do aluno Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a concepção do curso, metodologia e avaliação

Leia mais

EDITAL N 124/ Não ser bolsista da UAB, ou FNDE/CAPES para aperfeiçoamento de professores.

EDITAL N 124/ Não ser bolsista da UAB, ou FNDE/CAPES para aperfeiçoamento de professores. EDITAL N 124/2013 EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA PARA ATUAR NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA DIVERSIDADE NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TURMA 2013

Leia mais

EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) CRONOGRAMA 17/09/2018 Publicação do Edital de Abertura das Inscrições. 17/09 a 24/09/2018 (até

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO Gênero e diversidade na escola: sexualidade, violência, olhares sobre práticas contemporâneas. Modalidade a Distância

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO Gênero e diversidade na escola: sexualidade, violência, olhares sobre práticas contemporâneas. Modalidade a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Guia do aluno. Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Guia do aluno. Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino Guia do aluno Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino Faculdade de Letras da UFMG Janeiro de 2019 1 Índice 1. Boas vindas... 3 2. Introdução... 3 3. Perfil do aluno... 4 4. Avaliação...

Leia mais

Sumário. Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AVA 2014/2

Sumário. Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AVA 2014/2 Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Sumário 1. Introdução 2 2. Objetivos 2 3. AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem 2 4. Navegue pelo AVA e conheça suas funcionalidades 3 5. Conheça os

Leia mais

PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE TUTORES

PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE TUTORES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88.040-900 - FLORIANÓPOLIS SC Telefone:

Leia mais

Sumário. Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AVA 2015/2

Sumário. Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AVA 2015/2 Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Sumário 1. Introdução 2 2. Objetivos 2 3. AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem 2 4. Navegue pelo AVA e conheça suas funcionalidades 3 5. Conheça os

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE TUTORIA PARA A QUALIDADE DA EAD NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Ma. Karen Diana Macedo Arsenovicz Dra.

CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE TUTORIA PARA A QUALIDADE DA EAD NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Ma. Karen Diana Macedo Arsenovicz Dra. CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE TUTORIA PARA A QUALIDADE DA EAD NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL Ma. Karen Diana Macedo Arsenovicz Dra. Cristiane Machado Foz do Iguaçu 09/2017 Objetivo de relacionar a prática

Leia mais

Relatório Coordenadoria de Capacitação de Pessoal em EaD

Relatório Coordenadoria de Capacitação de Pessoal em EaD Relatório Coordenadoria de Capacitação de Pessoal em EaD No ano de 2018 foram realizadas 13 capacitações com 576 participações, com foco no treinamento e aperfeiçoamento da equipe da educação a distância,

Leia mais

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS (LICENCIATURA A DISTÂNCIA)

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS (LICENCIATURA A DISTÂNCIA) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS (LICENCIATURA A DISTÂNCIA) Edital 01/2010 - Seleção Simplificada para Tutor a Distância A Coordenação

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO TUTOR A DISTÂNCIA. Chamada Interna nº 13/2018 de 04 de Setembro de 2018.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO TUTOR A DISTÂNCIA. Chamada Interna nº 13/2018 de 04 de Setembro de 2018. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO TUTOR A DISTÂNCIA Chamada Interna nº 13/2018 de 04 de Setembro de 2018. O Coordenador Geral do Núcleo de Educação a Distância

Leia mais

1. DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

1. DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO A COORDENAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UFPE UAB/UFPE convid a os interessados a se inscreverem no processo de seleção simplificada para Cadastro de Reserva de Bolsistas CAPES como Tutor para

Leia mais

Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância. Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância. Giulliana Panzer Sobral

Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância. Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância. Giulliana Panzer Sobral Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância Giulliana Panzer Sobral O Papel do Tutor no cenário EaD O tutor é o mediador entre o professor coordenador

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Edital UFRGS EAD 13 Fomento para a Produção de Materiais Didáticos Digitais para uma prática didática inovadora (Programa UAB/CAPES) I. APRESENTAÇÃO A Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da Universidade

Leia mais

Maria Luzia Paiva de Andrade

Maria Luzia Paiva de Andrade Maria Luzia Paiva de Andrade DISCIPLINA: LINGUAGENS E PESQUISA AULA DE APRESENTAÇÃO 2019-1 Bem-vindos! APRESENTAÇÃO DA TUTORA Meu nome é Maria Luzia, sou formada em Letras, Especialista em Língua Portuguesa

Leia mais

REDAÇÃO OFICIAL PLANO DE CURSO

REDAÇÃO OFICIAL PLANO DE CURSO REDAÇÃO OFICIAL PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA... 2 3. OBJETIVO... 3 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO... 3 5. PROPOSTA METODOLÓGICA... 4 6. PROPOSTA AVALIATIVA... 5 7. APROVAÇÃO E

Leia mais

EDITAL PREAE Nº 94, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2014.

EDITAL PREAE Nº 94, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2014. EDITAL PREAE Nº 94, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2014. Processo Seletivo para Tutor a Distância para atuar no Curso de Extensão Produção de Material Didático para a Diversidade. O PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO, CULTURA

Leia mais

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NA MODALIDADE EAD (20%)

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NA MODALIDADE EAD (20%) REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NA MODALIDADE EAD (20%) REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS EM ENSINO A DISTANCIA (EaD) DA UNICEPLAC VIRTUAL Resolução nº 01, de 1 de agosto de 2017. Institui o Regulamento

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017.

Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017. Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017. Dispõe sobre os procedimentos para o desenvolvimento das atividades didáticas e da produção de material didático nos cursos técnicos ofertados

Leia mais

PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE TUTORES

PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE TUTORES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88.040-900 - FLORIANÓPOLIS SC Telefone:

Leia mais

Edital. 003/2010 SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL PARA O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

Edital. 003/2010 SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL PARA O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ Centro de Educação Aberta e a Distância CEAD Rua Olavo Bilac Nº. 1148 Praça Saraiva Centro/CEP

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 7º Salão de Ensino da UFRGS. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social - FABICO UFRGS-

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 7º Salão de Ensino da UFRGS. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social - FABICO UFRGS- Universidade Federal do Rio Grande do Sul 7º Salão de Ensino da UFRGS Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social - FABICO UFRGS- Autores: Patrícia Kunrath Silva e André Iribure Rodrigues Laboratório

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES ONLINE PARA FORMAÇÃO À DISTÂNCIA EM PROGRAMAS DE ESPORTE E LAZER

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES ONLINE PARA FORMAÇÃO À DISTÂNCIA EM PROGRAMAS DE ESPORTE E LAZER CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES ONLINE PARA FORMAÇÃO À DISTÂNCIA EM PROGRAMAS DE ESPORTE E LAZER 1. Disposições gerais 1.1 Os Programas Esporte e Lazer, desenvolvidos por intermédio da Secretaria

Leia mais

EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE PREAE/UAB/UFMS

EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE PREAE/UAB/UFMS EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012. PREAE/UAB/UFMS O Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Curso de Engenharia de Produção Ituverava SP 1 FINALIDADE 1.1 Introdução Este manual tem por finalidade orientar o acadêmico do Curso de Engenharia de Produção

Leia mais

Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância

Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância Klaus Schlünzen Junior klaus@reitoria.unesp.br Núcleo de Educação a Distância EaD da Unesp já ofereceu 26 cursos a distância (Graduação, Pós-Graduação e Extensão) Beneficiaram mais de 99 mil pessoas Repositório

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade Presencial

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade Presencial Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 ÍNDICE MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Manual TCC - Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 3 Apresentação 3 Qual

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/8 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SGT/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: Capacitar Servidores Planejamento Anual ELABORADO EM:22/06/2016 REVISADO EM:15/07/2016

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING MODALIDADE A DISTÂNCIA CURITIBA 2015 Plano de de Melhorias O

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

1.7 O cronograma do curso será disponibilizado no endereço eletrônico https://unbeducacaopobreza.wordpress.com/

1.7 O cronograma do curso será disponibilizado no endereço eletrônico https://unbeducacaopobreza.wordpress.com/ EDITAL EPDS/UNB N. 01/2017, DE 13 DE OUTUBRO DE 2017 PARA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL, MODALIDADE SEMIPRESENCIAL. O Coordenador

Leia mais

Curso de Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (EPS em Movimento) Modalidade Semipresencial

Curso de Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (EPS em Movimento) Modalidade Semipresencial UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ESCOLA DE ENFERMAGEM EducaSaúde Projeto SUS Educador MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE DEPARTAMENTO

Leia mais

EDITAL 002/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES RESPONSÁVEIS PARA ATUAÇÃO NOS CURSOS A DISTÂNCIA DO CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO

EDITAL 002/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES RESPONSÁVEIS PARA ATUAÇÃO NOS CURSOS A DISTÂNCIA DO CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL 002/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES RESPONSÁVEIS PARA ATUAÇÃO NOS CURSOS A DISTÂNCIA DO CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO O Magnífico Reitor do Claretiano - Centro Universitário,

Leia mais

FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1SEM2017 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1SEM2017 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1SEM2017 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Constituída em atendimento à Lei nº 10.861/2004, regulamentada pela Portaria

Leia mais

ANEXO I FORMAÇÃO REQUERIDA

ANEXO I FORMAÇÃO REQUERIDA ANEXO I FORMAÇÃO REQUERIDA Professor Formador e Professor Mediador a Distância DISCIPLINA 1. Ambientação em Educação a Distância FORMAÇÃO REQUERIDA Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo na área de computação;

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UFCSPA ANO V 2014 I. Curso de Ambientação Acadêmica Público: professores recém ingressantes Periodicidade: semestral Datas: 1º semestre: março (11, 13,

Leia mais