Informática Básica. Ensino Fundamental II

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informática Básica. Ensino Fundamental II"

Transcrição

1 Informática Básica Ensino Fundamental II

2 Caro(a) cursista, Estamos dando início a disciplina de informática básica, com o objetivo de auxiliá-lo nesta nova etapa produzimos e selecionamos materiais com objetivo de unir conhecimentos teóricos e práticos baseados em uma linguagem acessível e motivacional, capaz de aprofundar o conhecimento prévio dos envolvidos com a disciplina em questão. Esperamos que você esteja preparada para conhecer o universo da informática e dominar cada dia mais essa tecnologia tão importante para os dias atuais. Salientamos porém, que este não deve ser o único material a ser consultado. É importante que você estejam sempre atentos a caixas de diálogos e ícones específicos. Eles aparecem durante todo o texto e têm como objetivo principal, dialogar com o leitor afim de que o mesmo se torne interlocutor ativo desse material.

3 Ícones : 1.VOCÊ SABIA convida-o a conhecer outros aspectos daquele tema/conteúdo. São curiosidades ou informações relevantes que podem ser associadas à discussão proposta. 2 INDICAÇÃO DE LEITURAS neste campo, você encontrará sugestões de livros, sites, vídeos. A partir deles, você poderá aprofundar seu estudo, conhecer melhor determinadas perspectivas teóricas ou outros olhares e interpretações sobre aquele tema. 3 SUGESTÕES DE ATIVIDADES consistem em condições de atividades para você realizar autonomamente em seu processo de auto-estudo.

4 SUMÁRIO 1.Apresentação 4 2 Conceito Fundamental de Informática 9 3. Evolução dos computadores 10

5 Apresentação, Por que estudar Informática básica? Ao conhecer o conteúdo deste módulo, indicado no sumário, você pode se perguntar: por que estudar informática básica? Qual o interesse em fazer algo que a todo momento está em mudanças constantes? Qual a aplicabilidade deste modulo no ensino de informática? Veja bem: o estudo da informática básica nos currículos está sendo cada dia mais requisitado essa pode ser uma boa resposta para que você se dedique um pouco mais em apreender sobre este dispositivo. A constate mudança no universo digital é uma realidade cada dia mais volátil. Adequa-se a essa realidade significa conhecer apreender e explorar o máximo cada ferramenta disponível, se predispor a apreender significar acompanhar o avanço tecnológico e quem sabe propor novas possibilidades de criação ou mesmo utilização das ferramentas! Este material será seu guia virtual ou impresso de um possível caminho a ser seguido ele é dotado de estratégias definidas para que você aprenda com facilidade o conhecimento acerca das ferramentas computacional, bem como, a própria evolução dos computadores.

6 Conceitos fundamentais da informática É chamado de sistema de computação, o conjunto de hardware e software através do qual executamos um processamento. O HARDWARE é o equipamento físico, representado no computador por suas partes mecânicas, eletrônicas e magnéticas. A máquina em si, tudo o que se pode tocar. Pode ser basicamente formado por: unidade central de processamento, memória e unidades de entrada ou saída de dados. O SOFTWARE é o conjunto de programas (instruções) que faz com que o computador realize o processamento e produza o resultado desejado. Para facilitar o entendimento, podemos dizer que um toca discos está para o hardware, assim como a música está para o software, ou seja, o seu equipamento (hardware) só tem utilidade com o auxílio de programas (software). Fique Atento! https://www.youtube.com/watch?v=6g2rus2dw5y

7

8 Componentes funcionais do computador Unidade Central de Processamento Unidade de Controle Unidade Lógica e Aritmética Memória Memória Principal (RAM, ROM) Memória Secundária Unidades de Entrada e Saída: Teclado Drive Winchester, Disco Rígido ou HD Vídeo ou Monitor Caneta Óptica Mouse Joystick Impressoras (Matricial, Jato de Tinta, Laser) Modem Scanner Multimídia Equipamentos de processamento Placa Mãe Monitores e Vídeos

9 Agora vamos as atividades. Agora que você conhece as partes funcional do computador que tal colocar a mão no teclado para pesquisar a função de cada uma delas com suas respectivas imagens?

10 Pensando no conceito de computador!

11

12 Evolução dos Computadores : Nascer nos anos de 1990, significa acompanhar a tecnologia computacional no Brasil, com a sua mais completa evolução a internet, entretanto, muito antes deste período os computadores não eram desta forma. Vamos acompanhar a evolução dos computadores?

13 Evolução dos Computadores 951/ Computadores de primeira geração: Circuitos eletrônicos e válvulas Uso restrito Precisava ser reprogramado a cada tarefa Grande consumo de energia Problemas devido à muito aquecimento As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por exemplo no ENIAC. Normalmente quebrava após algumas horas de uso e tinha o processamento bastante lento. Nesta geração os computadores calculavam com uma velocidade de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.

14 1959/ Computadores de segunda geração: Início do uso comercial Tamanho gigantesco Capacidade de processamento muito pequena Uso de transistores em substituição às válvulas A válvula foi substituída pelo transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável. Os computadores desta geração já calculavam em microssegundos (milionésimos) e eram programados em linguagem montadora.

15 1965/ Computadores de terceira geração: Surgem os circuitos integrados Diminuição do tamanho Maior capacidade de processamento Início da utilização dos computadores pessoais Os transistores foram substituídos pela tecnologia de circuitos integrados (associação de transistores em pequena placa de silício). Além deles, outros componentes eletrônicos foram miniaturizados e montados num único CHIP, que já calculavam em nanossegundos (bilionésimos). Os computadores com o CI (Circuito Integrado) são muito mais confiáveis, bem menores, tornando os equipamentos mais compactos e rápidos, pela proximidade dos circuitos; possuem baixíssimo consumo de energia e menor custo. Nesta geração surge a linguagem de alto nível, orientada para os procedimentos.

16 Aparecimento dos aplicativos de quarta geração: Surgem os softwares integrados Processadores de Texto Planilhas Eletrônicas Gerenciadores de Banco de Dados Gráficos Gerenciadores de Comunicação Em 1975/77, ocorreram avanços significativos, surgindo os microprocessadores, os microcomputadores e os supercomputadores. Em 1977 houve uma explosão no mercado de microcomputadores, sendo fabricados em escala comercial e a partir daí a evolução foi sendo cada vez maior, até chegar aos micros atuais. O processo de miniaturização continuou e foram denominados por escalas de integração dos circuitos integrados: LSI (Large Scale of Integration), VLSI (Very Large Scale of Integration) e ULSI (Ultra Large Scale of Integration), utilizado a partir de Nesta geração começa a utilização das linguagens de altíssimo nível, orientadas para um problema.

17 Aparecimento dos aplicativos de quarta geração 19?? - 19?? - As principais características da quinta geração: Supercomputadores Automação de escritórios Automação comercial e industrial CAD/CAM e CAE Robótica Imagem virtual Multimídia Era on-line (comunicação através da Internet) O primeiro supercomputador, de fato, surgiu no final de As aplicações para eles são muito especiais e incluem laboratórios e centro de pesquisa aeroespacial como a NASA, empresas de altíssima tecnologia, produção de efeitos e imagens computadorizadas de alta qualidade, entre outros. Eles são os mais poderosos, mais rápidos e de maior custo.

18 Referências https://www.google.com.br/search?q=computadores+d e+segunda+gera%c3%a7%c3%a3o&biw=1366&bih= 659&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiBo 5zVorzMAhVKi5AKHROwAWIQ_AUIBigB#tbm=isch&q=1 965%2F Computadores+de+terceira+gera%C3%A7%C3%A3o :+, acessado dia as 22hs. ag3.htm. acessado dia as 08hs. acessado dia as 22hs.

História dos Computadores

História dos Computadores História dos Computadores Tudo começou com o Sr. Charles Babbage no início do século XIX. Charles Babbage dedicou sua vida a construção de duas máquinas calculadoras. Ambas as tentativas foram fracassadas.

Leia mais

ATIVIDADE DA DÉCIMA SEMANA

ATIVIDADE DA DÉCIMA SEMANA ATIVIDADE DA DÉCIMA SEMANA Caro aluno, segue abaixo a atividade para ser realizada nessa semana. Disciplina: Arquitetura Computacional Período: 06/10 a 11/10 Prazo: 20/10 Atividade 2: Reflita, analise

Leia mais

História e Evolução dos computadores DISCIPLINA: BIOINFORMÁTICA PROF. RAPHAEL DE MELO GALVÃO

História e Evolução dos computadores DISCIPLINA: BIOINFORMÁTICA PROF. RAPHAEL DE MELO GALVÃO 1 História e Evolução dos computadores DISCIPLINA: BIOINFORMÁTICA PROF. RAPHAEL DE MELO GALVÃO Definição do Termo Informática 2 - Informática pode ser definida como sendo a ciência que estuda o tratamento

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

O que é um microprocessador?

O que é um microprocessador? MICROPROCESSADORES O que é um microprocessador? É um circuito integrado com milhares, ou mesmo milhões, de transistores, que estão interligados por superfinos traços de alumínio. Os transistores trabalham

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

As Gerações dos Computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares

As Gerações dos Computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares As Gerações dos Computadores Professor Leonardo Cabral da R. Soares Primeira Geração (1946 1954) A primeira geração de computadores utilizava válvulas eletrônicas e possuía dimensões gigantescas. Um dos

Leia mais

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01 Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Diogo Pedrosa Hardware Aula 01 Computador Combinação de diversos dispositivos e circuitos digitais que podem executar uma seqüência de operações

Leia mais

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Professor: Luiz A. P. Neves neves@ufpr.br e lapneves@gmail.com 1 Roteiro Objetivos Conceitos Básicos Processamento de Dados Modalidade de Computadores

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO Componentes do Sistema de Computador Unidade Central de Processamento Unidade Unidade de Lógicoaritmética Controle Processadores com Finalidades Cache Especiais de

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Conceitos Iniciais Mensuramento da Informação Sistemas de Numeração Binário Dois Símbolos Octal Oito Símbolos Decimal Dez Simbolos Hexadecimal Dezesseis

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Professor: Araken de Medeiros Santos INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

Hardware. Objetivos do Capítulo

Hardware. Objetivos do Capítulo Objetivos do Capítulo Identificar os principais tipos, tendências e usos de microcomputadores, computadores de médio porte e mainframes. Caracterizar as principais tecnologias e usos de periféricos de

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD CLC 5 Formador

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD CLC 5 Formador 1 de 14 Computador 2 de 14 Índice Introdução Desenvolvimento 1. Capítulo 1 Evolução do computador ao longo do tempo 2. Capítulo 2 As suas principais funcionalidades 3. Capítulo 3 Impacto no desenvolvimento

Leia mais

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles CP 1015.1 Prof. Msc. Carlos de Salles PROGRAMA 1. CONCEITO DE SISTEMAS 1.1 Sistemas e sua classificação 1.2 Informações e Dados 1.3 O Processamento de Dados 1.4 O Computador e sua História 2. ESTRUTURA

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA. Histórico. Gerações

INFORMÁTICA APLICADA. Histórico. Gerações INFORMÁTICA APLICADA Histórico Gerações 00001 As gerações dos computadores Os computadores são máquinas capazes de realizar vários cálculos automaticamente, além de possuir dispositivos de armazenamento

Leia mais

Aula Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware. Introdução à Engenharia da Computação

Aula Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware. Introdução à Engenharia da Computação Aula 02 - Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware Slide 1 de - Qual é a origem etimológica da palavra COMPUTADOR? Computador procede do latim computatore.

Leia mais

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador ALP Algoritmos e Programação Iniciação aos computadores. Breve Histórico da Computação. Conceito de Informática. 1 . Computador é uma máquina composta de elementos físicos do tipo eletrônico, que executa

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

FundamentosemInformática

FundamentosemInformática FundamentosemInformática 03 Bit e Byte 1 -Introdução Toda informação inserida no computador passa pelo Microprocessador e é jogada na memória RAM para ser utilizada enquanto seu micro trabalha. Essa informação

Leia mais

CIRCUITOS INTEGRADOS E VLSI

CIRCUITOS INTEGRADOS E VLSI CIRCUITOS INTEGRADOS E VLSI ALUNOS ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS André, Andreia Aquino, Gabriele Aquino e Renato Junior O QUE SÃO OS CIRCUITOS INTEGRADOS? Os circuitos integrados (microchip, chip

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE COMPUTADORES «Todos os computadores são sistemas de componentes para entrada, processamento, saída, armazenamento

Leia mais

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS Prof.: MARCIO HOLLWEG Email: mhollweg@terra.com.br MSN: marciohollweg@hotmail.com Twitter: @mhollweg SMS: (041) 8854-3722 Site: www.marciohollweg.com.br CRONOGRAMA

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Introdução à Informática Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 2 Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema de

Leia mais

Professor: Lau Cheuk Lung

Professor: Lau Cheuk Lung Introdução à Informática Professor: Lau Cheuk Lung Conceitos Básicos Sistemas computacionais 2 partes básicas: hardware e software HARDWARE SOFTWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes

Leia mais

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: INFORMÁTICA Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) CONCEITOS

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática

Conceitos Básicos de Informática Conceitos Básicos de Informática Estamos vivendo a era da Informática e, há algumas décadas, todas as tecnologias giram em torno do uso de microcomputadores. Essa realidade modificou tanto a forma de aquisição,

Leia mais

LIC. Organização e Estrutura Básica Computacional. Prof. Marcelo Costa Oliveira 2006, Marcelo Costa oliveira

LIC. Organização e Estrutura Básica Computacional. Prof. Marcelo Costa Oliveira 2006, Marcelo Costa oliveira LIC Organização e Estrutura Básica Computacional Prof. Marcelo Costa Oliveira licufal@gmail.com História 1946 Inventado o 1º computador eletrônico de grande porte ENIAC Universidade da Pensilvania: 18.000

Leia mais

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional Roteiro

Leia mais

Introdução e Windows. Instrutor: Antonio Fernando de Oliveira

Introdução e Windows. Instrutor: Antonio Fernando de Oliveira Introdução e Windows : Antonio Fernando de Oliveira antonio@nce.ufrj.br Informação e Tratamento Uma informação pode ser: Notícia Conhecimento Comunicação Esclarecimento Tratamentos da informação:: Receber

Leia mais

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Roteiro Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 1 Sistemas de Computação Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional

Leia mais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Aula 04 Introdução ao Computador Arthur Porto - IFNMG Campus Salinas arthur.porto@ifnmg.edu.br arthurporto.com.br Aula 04 Introdução ao Computador Softwares,

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática. Profª Patricia Schiavon

Conceitos Básicos de Informática. Profª Patricia Schiavon Conceitos Básicos de Informática Profª Patricia Schiavon O QUE É INFORMÁTICA? Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento

Leia mais

Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios. Tecnologias da Informação e Comunicação

Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios. Tecnologias da Informação e Comunicação Agrupamento Campo Aberto - Beiriz Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Áreas de Aplicação das TIC n n n Computação l l Informática Burótica Comunicação

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores. Histórico. Gerações

Arquitetura e Organização de Computadores. Histórico. Gerações Histórico Gerações 00001 As gerações dos computadores Os computadores são máquinas capazes de realizar vários cálculos automaticamente, além de possuir dispositivos de armazenamento e de entrada e saída.

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o

Leia mais

Hardware - Processador

Hardware - Processador Hardware - Processador O processador (ou CPU) é uma das partes principais do hardware do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o

Leia mais

Objetivos da disciplina. Alguns pontos importantes: Introdução à Computação 29/02/2016. Apresentação:

Objetivos da disciplina. Alguns pontos importantes: Introdução à Computação 29/02/2016. Apresentação: Introdução à Computação Bacharel Rosélio Marcos Santana roseliomarcos@yahoo.com.br Apresentação: Bacharel em Sistemas de Informação pela FAMINAS- Faculdade de Minas em Muriaé MG. Especializado em Matemática

Leia mais

Apresentação. Prof.: Roitier Campos Gonçalves

Apresentação. Prof.: Roitier Campos Gonçalves Apresentação Ano Letivo: 2017 Período: 1º Unidade Curricular: Introdução a Informática Carga Horária: 40hs Prof.: Roitier Campos Gonçalves http://roitier.pro.br Ementa Conceitos básicos de sistemas de

Leia mais

Fundamentos em Informática Introdução e Conceitos

Fundamentos em Informática Introdução e Conceitos Fundamentos em Informática 01 - Introdução e Conceitos Subsequente / 2011 - Disciplina: Fundamentos ago/2011 em Informática - 1 Introdução Informática: ciência do tratamento automático das informações

Leia mais

INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque

INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE de Albuquerque Ementa Conceitos de Hardware e Software Dispositivos de Entrada e Saída Processadores e Memórias Componentes das janelas Paint e WordPad Arquivos

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Grupo V Mestrado Informática Educacional Introdução à Informática Conceitos Fundamentais Dados conjuntos de informação em bruto que, através de determinados processos, se transformam em informação. Processamento

Leia mais

EVOLUÇÃO DA COMPUTAÇÃO MODERNA Arquitetura de Computadores. Prof. Gabriel F. C. Campos camposg.com.br

EVOLUÇÃO DA COMPUTAÇÃO MODERNA Arquitetura de Computadores. Prof. Gabriel F. C. Campos camposg.com.br EVOLUÇÃO DA COMPUTAÇÃO Arquitetura de Computadores Prof. Gabriel F. C. Campos gabriel.campos@ifpr.edu.br camposg.com.br ARQUITETURA DE COMPUTADORES Horário de atendimento: Segunda e Sexta, 9:45-10:45 RETOMANDO

Leia mais

Sistemas de Computação. O Computador. Eng. Jorge Munguambe. Lic. em Engenharia Informática

Sistemas de Computação. O Computador. Eng. Jorge Munguambe. Lic. em Engenharia Informática O Computador Eng. Jorge Munguambe O que é um computador? É uma unidade Funcional programável, composta por uma ou mais unidades de processamento associadas e por equipamentos periférico, que é controlado

Leia mais

Blog: om.br/ Facebook: https://www.facebook.

Blog:  om.br/ Facebook: https://www.facebook. Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.c om.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Livro Informática para Concursos Teoria e Questões - 3a

Leia mais

Componentes de um Computador Típico

Componentes de um Computador Típico Componentes de um Computador Típico Assim como em um aparelho de dvd, no qual é necessário ter o aparelho de dvd e um dvd contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMÁTICA E CONTABILIDADE Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMAÇÃO Informação significa fatos. Expressada verbalmente, visualmente, por ondas, etc. Primórdios do processamento da informação:

Leia mais

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2)

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2) Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Sistemas Operacionais (SOP A2) Conceitos de Hardware e Software Referências: Arquitetura de Sistemas Operacionais. F. B. Machado, L. P. Maia. Editora

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

7) Qual a importância da Unidade de Controle?

7) Qual a importância da Unidade de Controle? 2) 3) 4) 5) 6) 7) Qual a importância da Unidade de Controle? Vamos considerar cada um dos componentes da arquitetura genérica dos computadores com maiores detalhes: Dispositivos de Entrada e Saída Caixa

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Introdução à Computação EXERCÍCIOS

Leia mais

Introdução à Informática. Aprenda o essencial da informática para sobreviver no mundo digital.

Introdução à Informática. Aprenda o essencial da informática para sobreviver no mundo digital. Introdução à Informática Aprenda o essencial da informática para sobreviver no mundo digital. A máquina por dentro e por fora O Computador Funcionamento Básico Componentes Externos Componentes Internos

Leia mais

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. 1.º Período. Aula 5, 6. 1 Magda Lopes

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. 1.º Período. Aula 5, 6. 1 Magda Lopes Tecnologias de Informação e Comunicação 7ºAno 1.º Período Aula 5, 6 1 - Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.3 Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático. informático

Leia mais

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE Msc. Eliezio Soares eliezio.soares@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/elieziosoares Sistema de Computação Um sistema é definido como um conjunto de partes coordenadas

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS COMPUTACIONAIS

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS COMPUTACIONAIS Matéria: Sistema Computacional INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS COMPUTACIONAIS Prof. Esp. Patricia Dias da Silva Peixoto O QUE É INFORMÁTICA? Em 1957, o alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik:

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES

SISTEMAS OPERACIONAIS. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES SISTEMAS OPERACIONAIS TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES www.tassiogoncalves.com.br tassiogoncalvesg@gmail.com EMENTA Estudos fundamentais dos Sistemas Operacionais. Os serviços e estruturas do Sistema Operacional.

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Módulo 1 Sistemas Operacionais 1 Competências: SOP 1. Compreender as abstrações de um sistema operacional e operar um sistema operacional Unix/Linux como

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Aula 03 Prof. Msc Ubirajara Junior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com.br Características do computador sistema eletrônico é rápido e

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA AULA

INFORMÁTICA BÁSICA AULA INFORMÁTICA BÁSICA AULA 01 2014 1 História dos Computadores Antigamente os computadores eram grandes e difíceis de usar; Eram usados principalmente para fazer cálculos, ou seja, computar, por isso eram

Leia mais

Sumário. Introdução. Revisão da Aula. Fatos Históricos Estrutura Básica Principais Componentes. Hardware: Software;

Sumário. Introdução. Revisão da Aula. Fatos Históricos Estrutura Básica Principais Componentes. Hardware: Software; Sumário Introdução Fatos Históricos Estrutura Básica Principais Componentes Hardware: Processador (UCP); Memória; e Periféricos. Software; Sistema Operacional Revisão da Aula 1 Oqueéumcomputador: Máquina

Leia mais

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017 Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com Componentes Básicos de um Computador Principais Componentes do Gabinete 3 4 CPU ou UCP (Processador)

Leia mais

DR2-Contexto profissional O Computador

DR2-Contexto profissional O Computador DR2-Contexto profissional O Computador Área- Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC) Coordenadora: Helena Oliveira Trabalho realizado por: Ana Fonseca nº3 Marta Dinis nº13 Introdução Índice Computador Definição

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

INFORMÁTICA APLICADA AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA PROF.ª DANIELLE CASILLO SUMÁRIO Objetivos; Ementa; Técnicas

Leia mais

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES TIPO DE COMPUTADORES DESKTOPS 1 - NOTEBOOKS 2 - NETBOOKS VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES 1 VALE A PENA CONHECER TABLETS VALE A PENA CONHECER TABLETS E/OU NETBOOKS 2 SISTEMA COMPUTACIONAL COMPLETO PEOPLEWARE

Leia mais

Hardware. Informática

Hardware. Informática Hardware Informática l Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores = hardware b) Os programas = software c) Os seres humanos

Leia mais

O Que é Informação? Dados = Informação? Na realidade, a informação é o resultado de dados processados pelo computador. Processamento.

O Que é Informação? Dados = Informação? Na realidade, a informação é o resultado de dados processados pelo computador. Processamento. A Informática Assuntos O Que é Computação? O Que é Informação? O Que é o Computador? Gerações dos Microcomputadores Dispositivos do Computador Partes que Compõe o Computador Software Aplicação do Computador

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores

Montagem e Manutenção de Computadores Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,

Leia mais

FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES

FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES www.tassiogoncalves.com.br tassiogoncalvesg@gmail.com APRESENTAÇÃO TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES Mestrando em Informática pela UFAL Especialista

Leia mais

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. 05 Aula 05 Fundamentos de Hardware e Software Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Site Disciplina: http://fundti.blogspot.com.br/ Fundamentos de Hardware Sistemas de Computação Sistemas de Computação Computador

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

20/08/2013. Software e Hardware. Prof. Rogério Ferreira. Software

20/08/2013. Software e Hardware. Prof. Rogério Ferreira. Software Software e Hardware Prof. Rogério Ferreira Software 2 1 SOFTWARE São os programas usados para obter os resultados esperados pelo computador. São divididos em: software básico, aplicativos e utilitários.

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Sistemas Computacionais Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br

Leia mais

Informática para o MPU. Prof. Jefferson Moreira 1

Informática para o MPU. Prof. Jefferson Moreira 1 Informática para o MPU Prof. Jefferson Moreira 1 Sites e contato Email e msn: jefferson.jbsm@hotmail.com www.projetofuturoservidor.wordpress.com Twitter: @jeff_bala Orkut: Jefferson Moreira Prof. Jefferson

Leia mais

Ivinhema-MS. Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens.

Ivinhema-MS. Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens. 1 Ivinhema-MS Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com NOÇOES BÁSICAS DE PERIFÉRICOS E ARQUITETURA DOS COMPUTADORES. Um sistema de informações é um conjunto de componentes

Leia mais

6. Natureza dos circuitos digitais

6. Natureza dos circuitos digitais Sumário: Electrónica digital Circuitos integrados LEI FÍSICA 1 Electrónica digital: Electrónica digital é o conjunto de determinadas técnicas e dispositivos integrados, que se utilizam principalmente na

Leia mais

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 2 2 Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 3 Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a CPU, a memória e os dispositivos de entrada/saída de um sistema de computador

Leia mais

Processamento. É onde os dados são processados para gerar um determinado resultado.

Processamento. É onde os dados são processados para gerar um determinado resultado. Hardware e Software Processamento É onde os dados são processados para gerar um determinado resultado. O computador executa um arquivo. Como por ex: o cálculo salarial, uma complexa expressão matemática,

Leia mais

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry MARÇO/2016 O QUE É HARDWARE? É a parte física de um computador; Formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas,

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Fundamentos Hardware

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Fundamentos Hardware Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Fundamentos Hardware Prof. Renato Pimentel 1 Informática Informática: ciência que estuda métodos para o tratamento da informação por meios computacionais.

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESTRUTURA DO COMPUTADOR HARDWARE são os componentes físicos do computador, ou seja, a máquina propriamente dita. É composto

Leia mais

Informática: termo que provém da contração das palavras Informação. Processamento de dados: operações que se praticam com dados.

Informática: termo que provém da contração das palavras Informação. Processamento de dados: operações que se praticam com dados. Informática: termo que provém da contração das palavras Informação automática. É a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação. Principais funções: - desenvolvimento de novas máquinas

Leia mais

Componentes básicos de um sistema de computador (Capítulo 1)

Componentes básicos de um sistema de computador (Capítulo 1) Componentes básicos de um sistema de computador (Capítulo 1) INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Benefícios 2. Componentes 3. Redes 4. Classificação

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Slides N. 2 C / Prof. SIMÃO Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares elaborados pelo Prof. Robson Linhares http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~robson/ Jean Marcelo SIMÃO

Leia mais

Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos

Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos Introdução Computador Máquina destinada a realizar cálculos complexos. Matéria Prima Série de atividades

Leia mais

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis Unidade I Organização de Computadores Prof. Renato Lellis O que é um computador? Computador Datação 1789 cf. MS1 Acepções substantivo masculino 1 o que computa; calculador, calculista 2 Rubrica: informática.

Leia mais

Arquitetura de Um Computador

Arquitetura de Um Computador Arquitetura de Um Computador José Costa Introdução à Arquitetura de Computadores Departamento de Engenharia Informática (DEI) Instituto Superior Técnico 2013-09-20 José Costa (DEI/IST) Arquitetura de Um

Leia mais

Centro Paula Souza ETEC. Padre José Nunes Dias

Centro Paula Souza ETEC. Padre José Nunes Dias Centro Paula Souza ETEC. Padre José Nunes Dias Conceitos básicos de Informática Aline Priscila Schmidt MONTE APRAZÍVEL 2011 Introdução; Roteiro Definição e origem do termo Informática ; Elementos e Conceitos

Leia mais

CES-10 Introdução à Computação. Prof. Paulo André IEC - ITA

CES-10 Introdução à Computação. Prof. Paulo André IEC - ITA CES-10 Prof. Paulo André Estrutura do Curso Conceitos Básicos de Programação Algoritmos Estruturas de Controle Comandos de Entrada e Saída e Manipulação de Arquivos Rotinas, Variáveis Estruturadas e Ponteiros

Leia mais

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Professor Marlon Marcon Introdução Alguns pesquisadores consideram STONEHENGE o 1º computador feito pelo homem. Trata-se de um monumento paleolítico construído de pedras de 3

Leia mais

Aula 02. Prof. Laurence Rodrigues do Amaral FACOM/UFU. Prof. Laurence Rodrigues do Amaral UFU/FACOM/Patos de Minas

Aula 02. Prof. Laurence Rodrigues do Amaral FACOM/UFU. Prof. Laurence Rodrigues do Amaral UFU/FACOM/Patos de Minas Aula 02 Prof. Laurence Rodrigues do Amaral FACOM/UFU Índice Dados históricos Gerações de Computadores Características Exemplos Gerações dos Computadores 1ª Geração (1936 a ~1957) Computadores baseados

Leia mais

Prof. Alex Pereira Moretti Aymbiré

Prof. Alex Pereira Moretti Aymbiré Prof. Alex Pereira Moretti Aymbiré Por quê conhecer a estrutura de um computador? É necessário que o profissional possua noções claras das técnicas de processamento de dados para poder estabelecer um bom

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivos Ao final desta apostila,

Leia mais

11 Evolução dos microcomputadores

11 Evolução dos microcomputadores A U A UL LA Evolução dos microcomputadores Um problema Vivemos numa era em que a quantidade de informações é fantástica. Graças à tecnologia de que dispomos hoje, temos acesso quase imediato às informações

Leia mais