Informática Básica. Ensino Fundamental II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informática Básica. Ensino Fundamental II"

Transcrição

1 Informática Básica Ensino Fundamental II

2 Caro(a) cursista, Estamos dando início a disciplina de informática básica, com o objetivo de auxiliá-lo nesta nova etapa produzimos e selecionamos materiais com objetivo de unir conhecimentos teóricos e práticos baseados em uma linguagem acessível e motivacional, capaz de aprofundar o conhecimento prévio dos envolvidos com a disciplina em questão. Esperamos que você esteja preparada para conhecer o universo da informática e dominar cada dia mais essa tecnologia tão importante para os dias atuais. Salientamos porém, que este não deve ser o único material a ser consultado. É importante que você estejam sempre atentos a caixas de diálogos e ícones específicos. Eles aparecem durante todo o texto e têm como objetivo principal, dialogar com o leitor afim de que o mesmo se torne interlocutor ativo desse material.

3 Ícones : 1.VOCÊ SABIA convida-o a conhecer outros aspectos daquele tema/conteúdo. São curiosidades ou informações relevantes que podem ser associadas à discussão proposta. 2 INDICAÇÃO DE LEITURAS neste campo, você encontrará sugestões de livros, sites, vídeos. A partir deles, você poderá aprofundar seu estudo, conhecer melhor determinadas perspectivas teóricas ou outros olhares e interpretações sobre aquele tema. 3 SUGESTÕES DE ATIVIDADES consistem em condições de atividades para você realizar autonomamente em seu processo de auto-estudo.

4 SUMÁRIO 1.Apresentação 4 2 Conceito Fundamental de Informática 9 3. Evolução dos computadores 10

5 Apresentação, Por que estudar Informática básica? Ao conhecer o conteúdo deste módulo, indicado no sumário, você pode se perguntar: por que estudar informática básica? Qual o interesse em fazer algo que a todo momento está em mudanças constantes? Qual a aplicabilidade deste modulo no ensino de informática? Veja bem: o estudo da informática básica nos currículos está sendo cada dia mais requisitado essa pode ser uma boa resposta para que você se dedique um pouco mais em apreender sobre este dispositivo. A constate mudança no universo digital é uma realidade cada dia mais volátil. Adequa-se a essa realidade significa conhecer apreender e explorar o máximo cada ferramenta disponível, se predispor a apreender significar acompanhar o avanço tecnológico e quem sabe propor novas possibilidades de criação ou mesmo utilização das ferramentas! Este material será seu guia virtual ou impresso de um possível caminho a ser seguido ele é dotado de estratégias definidas para que você aprenda com facilidade o conhecimento acerca das ferramentas computacional, bem como, a própria evolução dos computadores.

6 Conceitos fundamentais da informática É chamado de sistema de computação, o conjunto de hardware e software através do qual executamos um processamento. O HARDWARE é o equipamento físico, representado no computador por suas partes mecânicas, eletrônicas e magnéticas. A máquina em si, tudo o que se pode tocar. Pode ser basicamente formado por: unidade central de processamento, memória e unidades de entrada ou saída de dados. O SOFTWARE é o conjunto de programas (instruções) que faz com que o computador realize o processamento e produza o resultado desejado. Para facilitar o entendimento, podemos dizer que um toca discos está para o hardware, assim como a música está para o software, ou seja, o seu equipamento (hardware) só tem utilidade com o auxílio de programas (software). Fique Atento!

7

8 Componentes funcionais do computador Unidade Central de Processamento Unidade de Controle Unidade Lógica e Aritmética Memória Memória Principal (RAM, ROM) Memória Secundária Unidades de Entrada e Saída: Teclado Drive Winchester, Disco Rígido ou HD Vídeo ou Monitor Caneta Óptica Mouse Joystick Impressoras (Matricial, Jato de Tinta, Laser) Modem Scanner Multimídia Equipamentos de processamento Placa Mãe Monitores e Vídeos

9 Agora vamos as atividades. Agora que você conhece as partes funcional do computador que tal colocar a mão no teclado para pesquisar a função de cada uma delas com suas respectivas imagens?

10 Pensando no conceito de computador!

11

12 Evolução dos Computadores : Nascer nos anos de 1990, significa acompanhar a tecnologia computacional no Brasil, com a sua mais completa evolução a internet, entretanto, muito antes deste período os computadores não eram desta forma. Vamos acompanhar a evolução dos computadores?

13 Evolução dos Computadores 951/ Computadores de primeira geração: Circuitos eletrônicos e válvulas Uso restrito Precisava ser reprogramado a cada tarefa Grande consumo de energia Problemas devido à muito aquecimento As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por exemplo no ENIAC. Normalmente quebrava após algumas horas de uso e tinha o processamento bastante lento. Nesta geração os computadores calculavam com uma velocidade de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.

14 1959/ Computadores de segunda geração: Início do uso comercial Tamanho gigantesco Capacidade de processamento muito pequena Uso de transistores em substituição às válvulas A válvula foi substituída pelo transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável. Os computadores desta geração já calculavam em microssegundos (milionésimos) e eram programados em linguagem montadora.

15 1965/ Computadores de terceira geração: Surgem os circuitos integrados Diminuição do tamanho Maior capacidade de processamento Início da utilização dos computadores pessoais Os transistores foram substituídos pela tecnologia de circuitos integrados (associação de transistores em pequena placa de silício). Além deles, outros componentes eletrônicos foram miniaturizados e montados num único CHIP, que já calculavam em nanossegundos (bilionésimos). Os computadores com o CI (Circuito Integrado) são muito mais confiáveis, bem menores, tornando os equipamentos mais compactos e rápidos, pela proximidade dos circuitos; possuem baixíssimo consumo de energia e menor custo. Nesta geração surge a linguagem de alto nível, orientada para os procedimentos.

16 Aparecimento dos aplicativos de quarta geração: Surgem os softwares integrados Processadores de Texto Planilhas Eletrônicas Gerenciadores de Banco de Dados Gráficos Gerenciadores de Comunicação Em 1975/77, ocorreram avanços significativos, surgindo os microprocessadores, os microcomputadores e os supercomputadores. Em 1977 houve uma explosão no mercado de microcomputadores, sendo fabricados em escala comercial e a partir daí a evolução foi sendo cada vez maior, até chegar aos micros atuais. O processo de miniaturização continuou e foram denominados por escalas de integração dos circuitos integrados: LSI (Large Scale of Integration), VLSI (Very Large Scale of Integration) e ULSI (Ultra Large Scale of Integration), utilizado a partir de Nesta geração começa a utilização das linguagens de altíssimo nível, orientadas para um problema.

17 Aparecimento dos aplicativos de quarta geração 19?? - 19?? - As principais características da quinta geração: Supercomputadores Automação de escritórios Automação comercial e industrial CAD/CAM e CAE Robótica Imagem virtual Multimídia Era on-line (comunicação através da Internet) O primeiro supercomputador, de fato, surgiu no final de As aplicações para eles são muito especiais e incluem laboratórios e centro de pesquisa aeroespacial como a NASA, empresas de altíssima tecnologia, produção de efeitos e imagens computadorizadas de alta qualidade, entre outros. Eles são os mais poderosos, mais rápidos e de maior custo.

18 Referências e+segunda+gera%c3%a7%c3%a3o&biw=1366&bih= 659&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiBo 5zVorzMAhVKi5AKHROwAWIQ_AUIBigB#tbm=isch&q=1 965%2F Computadores+de+terceira+gera%C3%A7%C3%A3o :+, acessado dia as 22hs. ag3.htm. acessado dia as 08hs. acessado dia as 22hs.

História e Evolução dos Computadores

História e Evolução dos Computadores História e Evolução dos Computadores Nos dias de hoje, quando se ouve falar em processadores de 1 GHz até nos dá sono, de tão comuns que eles já se tornaram. Pouca gente já ouviu falar no 8088, que foi

Leia mais

Ricardo Castro 10ºC nº30

Ricardo Castro 10ºC nº30 Agrupamento de Escolas Santa Bárbara Ricardo Castro 10ºC nº30 2013 Índice História e Evolução dos Computadores... 3 RESUMO DA EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES... 5 1951/1959 - Computadores de primeira geração:...

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO NR. 1

PROPOSTA DE TRABALHO NR. 1 PROPOSTA DE TRABALHO NR. 1 1- Elabore um pequeno trabalho sobre a evolução tecnológica dos computadores. RESUMO DA EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES 1951/1959 - Computadores de primeira geração: Circuitos electrónicos

Leia mais

História dos Computadores

História dos Computadores História dos Computadores Tudo começou com o Sr. Charles Babbage no início do século XIX. Charles Babbage dedicou sua vida a construção de duas máquinas calculadoras. Ambas as tentativas foram fracassadas.

Leia mais

História e Evolução dos computadores DISCIPLINA: BIOINFORMÁTICA PROF. RAPHAEL DE MELO GALVÃO

História e Evolução dos computadores DISCIPLINA: BIOINFORMÁTICA PROF. RAPHAEL DE MELO GALVÃO 1 História e Evolução dos computadores DISCIPLINA: BIOINFORMÁTICA PROF. RAPHAEL DE MELO GALVÃO Definição do Termo Informática 2 - Informática pode ser definida como sendo a ciência que estuda o tratamento

Leia mais

1.Introdução capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem gerar um determinado resultado

1.Introdução capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem gerar um determinado resultado 1.Introdução O computador ou dispositivo é capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem para gerar um determinado resultado, o qual atenda a uma necessidade específica (ex.: realizar

Leia mais

ATIVIDADE DA DÉCIMA SEMANA

ATIVIDADE DA DÉCIMA SEMANA ATIVIDADE DA DÉCIMA SEMANA Caro aluno, segue abaixo a atividade para ser realizada nessa semana. Disciplina: Arquitetura Computacional Período: 06/10 a 11/10 Prazo: 20/10 Atividade 2: Reflita, analise

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

Informática Básica. 1.Introdução a Informática e Tecnologia

Informática Básica. 1.Introdução a Informática e Tecnologia Informática Básica Curso Técnico em Informática 1º Ano Tarde CEEP Ruy Leite Berger Filho Professora Evelyn Karinne Silva www.evelynkarinne.wordpress.com 1.Introdução a Informática e Tecnologia A Informáticae

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

O que é um microprocessador?

O que é um microprocessador? MICROPROCESSADORES O que é um microprocessador? É um circuito integrado com milhares, ou mesmo milhões, de transistores, que estão interligados por superfinos traços de alumínio. Os transistores trabalham

Leia mais

Informática Básica INFORMAÇÃO AUTOMATIZADA. 1.Introdução a Informática e Tecnologia. 1.Introdução a Informática e Tecnologia

Informática Básica INFORMAÇÃO AUTOMATIZADA. 1.Introdução a Informática e Tecnologia. 1.Introdução a Informática e Tecnologia 1.Introdução a Informática e Tecnologia Informática Básica Curso Técnico em Informática 1º Ano Tarde CEEP Ruy Leite Berger Filho Professora Evelyn Karinne Silva www.evelynkarinne.wordpress.com A Informática

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Professor: Luiz A. P. Neves neves@ufpr.br e lapneves@gmail.com 1 Roteiro Objetivos Conceitos Básicos Processamento de Dados Modalidade de Computadores

Leia mais

SCC-120 INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

SCC-120 INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SCC-120 INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Zhao Liang O Sistema de Computador RESULTADOS PROCESSAMENTO DADOS Um computador é um dispositivo físico que recebe dados como entrada, transforma esses

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

INTRODUÇÃO. Introdução a Informática. Vinícius Pádua

INTRODUÇÃO. Introdução a Informática. Vinícius Pádua INTRODUÇÃO Introdução a Informática Introdução Para que serve o computador? Word, Filme, Facebook,... Resolver problemas do usuário Coletar, manipular e fornecer os resultados Processamento eletrônico

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO Componentes do Sistema de Computador Unidade Central de Processamento Unidade Unidade de Lógicoaritmética Controle Processadores com Finalidades Cache Especiais de

Leia mais

As Gerações dos Computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares

As Gerações dos Computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares As Gerações dos Computadores Professor Leonardo Cabral da R. Soares Primeira Geração (1946 1954) A primeira geração de computadores utilizava válvulas eletrônicas e possuía dimensões gigantescas. Um dos

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Conceitos Iniciais Mensuramento da Informação Sistemas de Numeração Binário Dois Símbolos Octal Oito Símbolos Decimal Dez Simbolos Hexadecimal Dezesseis

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD CLC 5 Formador

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD CLC 5 Formador 1 de 14 Computador 2 de 14 Índice Introdução Desenvolvimento 1. Capítulo 1 Evolução do computador ao longo do tempo 2. Capítulo 2 As suas principais funcionalidades 3. Capítulo 3 Impacto no desenvolvimento

Leia mais

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01 Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Diogo Pedrosa Hardware Aula 01 Computador Combinação de diversos dispositivos e circuitos digitais que podem executar uma seqüência de operações

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Professor: Araken de Medeiros Santos INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary A era da computação; Informática, ou ainda, automação da informação. Uma das mais importantes ferramentas de trabalho nos dias atuais; Uso para trabalho e pessoal;

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 1

Introdução à Informática. Aula 1 Introdução à Informática Aula 1 Site da disciplina sites.google.com/site/ifbagustavo/ Ementa Introdução ao HARDWARE; Conceitos e operacionais; utilização de sistemas Utilização de Processador de texto;

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA. Histórico. Gerações

INFORMÁTICA APLICADA. Histórico. Gerações INFORMÁTICA APLICADA Histórico Gerações 00001 As gerações dos computadores Os computadores são máquinas capazes de realizar vários cálculos automaticamente, além de possuir dispositivos de armazenamento

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary Informática, ou ainda, automação da informação. Sem dúvida, se não a maior, uma das mais importantes ferramentas de trabalho nos dias atuais; Presente em todos

Leia mais

Hardware. Objetivos do Capítulo

Hardware. Objetivos do Capítulo Objetivos do Capítulo Identificar os principais tipos, tendências e usos de microcomputadores, computadores de médio porte e mainframes. Caracterizar as principais tecnologias e usos de periféricos de

Leia mais

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador ALP Algoritmos e Programação Iniciação aos computadores. Breve Histórico da Computação. Conceito de Informática. 1 . Computador é uma máquina composta de elementos físicos do tipo eletrônico, que executa

Leia mais

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete.

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete. O processador é responsável pelo fluxo da informação na máquina, dessa forma podemos chamá-lo de CPU (Unidade de Processamento e Controle), o processador é um chip localizado na placa-mãe do computador.

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles CP 1015.1 Prof. Msc. Carlos de Salles PROGRAMA 1. CONCEITO DE SISTEMAS 1.1 Sistemas e sua classificação 1.2 Informações e Dados 1.3 O Processamento de Dados 1.4 O Computador e sua História 2. ESTRUTURA

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE COMPUTADORES «Todos os computadores são sistemas de componentes para entrada, processamento, saída, armazenamento

Leia mais

Sistemas Computacionais. helioesperidiao.com

Sistemas Computacionais. helioesperidiao.com Sistemas Computacionais PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO helioesperidiao.com O que é informática? Em 1957, o alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik: Automatische Informationsverarbeitung

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS Prof.: MARCIO HOLLWEG Email: mhollweg@terra.com.br MSN: marciohollweg@hotmail.com Twitter: @mhollweg SMS: (041) 8854-3722 Site: www.marciohollweg.com.br CRONOGRAMA

Leia mais

Aula Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware. Introdução à Engenharia da Computação

Aula Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware. Introdução à Engenharia da Computação Aula 02 - Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware Slide 1 de - Qual é a origem etimológica da palavra COMPUTADOR? Computador procede do latim computatore.

Leia mais

Introdução à Informática UFRPE - UAST

Introdução à Informática UFRPE - UAST Objetivos Introdução à Informática UFRPE - UAST Um pouco da História Descrever as três características fundamentais dos computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema de computador: entrada,

Leia mais

Objetivos da disciplina. Alguns pontos importantes: Introdução à Computação 29/02/2016. Apresentação:

Objetivos da disciplina. Alguns pontos importantes: Introdução à Computação 29/02/2016. Apresentação: Introdução à Computação Bacharel Rosélio Marcos Santana roseliomarcos@yahoo.com.br Apresentação: Bacharel em Sistemas de Informação pela FAMINAS- Faculdade de Minas em Muriaé MG. Especializado em Matemática

Leia mais

Professor: Lau Cheuk Lung

Professor: Lau Cheuk Lung Introdução à Informática Professor: Lau Cheuk Lung Conceitos Básicos Sistemas computacionais 2 partes básicas: hardware e software HARDWARE SOFTWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes

Leia mais

CIRCUITOS INTEGRADOS E VLSI

CIRCUITOS INTEGRADOS E VLSI CIRCUITOS INTEGRADOS E VLSI ALUNOS ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS André, Andreia Aquino, Gabriele Aquino e Renato Junior O QUE SÃO OS CIRCUITOS INTEGRADOS? Os circuitos integrados (microchip, chip

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática

Conceitos Básicos de Informática Conceitos Básicos de Informática Estamos vivendo a era da Informática e, há algumas décadas, todas as tecnologias giram em torno do uso de microcomputadores. Essa realidade modificou tanto a forma de aquisição,

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO I 1. A placa-mãe (motherboard) de um computador é o hardware responsável por conectar e interligar todos os componentes. Um componente que já vem instalado

Leia mais

LIC. Organização e Estrutura Básica Computacional. Prof. Marcelo Costa Oliveira 2006, Marcelo Costa oliveira

LIC. Organização e Estrutura Básica Computacional. Prof. Marcelo Costa Oliveira 2006, Marcelo Costa oliveira LIC Organização e Estrutura Básica Computacional Prof. Marcelo Costa Oliveira licufal@gmail.com História 1946 Inventado o 1º computador eletrônico de grande porte ENIAC Universidade da Pensilvania: 18.000

Leia mais

Introdução e Windows. Instrutor: Antonio Fernando de Oliveira

Introdução e Windows. Instrutor: Antonio Fernando de Oliveira Introdução e Windows : Antonio Fernando de Oliveira antonio@nce.ufrj.br Informação e Tratamento Uma informação pode ser: Notícia Conhecimento Comunicação Esclarecimento Tratamentos da informação:: Receber

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES

SISTEMAS OPERACIONAIS. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES SISTEMAS OPERACIONAIS TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES www.tassiogoncalves.com.br tassiogoncalvesg@gmail.com EMENTA Estudos fundamentais dos Sistemas Operacionais. Os serviços e estruturas do Sistema Operacional.

Leia mais

FundamentosemInformática

FundamentosemInformática FundamentosemInformática 03 Bit e Byte 1 -Introdução Toda informação inserida no computador passa pelo Microprocessador e é jogada na memória RAM para ser utilizada enquanto seu micro trabalha. Essa informação

Leia mais

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Introdução à Informática Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 2 Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema de

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática. Profª Patricia Schiavon

Conceitos Básicos de Informática. Profª Patricia Schiavon Conceitos Básicos de Informática Profª Patricia Schiavon O QUE É INFORMÁTICA? Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento

Leia mais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Aula 04 Introdução ao Computador Arthur Porto - IFNMG Campus Salinas arthur.porto@ifnmg.edu.br arthurporto.com.br Aula 04 Introdução ao Computador Softwares,

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS COMPUTACIONAIS

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS COMPUTACIONAIS Matéria: Sistema Computacional INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS COMPUTACIONAIS Prof. Esp. Patricia Dias da Silva Peixoto O QUE É INFORMÁTICA? Em 1957, o alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik:

Leia mais

Apresentação. Prof.: Roitier Campos Gonçalves

Apresentação. Prof.: Roitier Campos Gonçalves Apresentação Ano Letivo: 2017 Período: 1º Unidade Curricular: Introdução a Informática Carga Horária: 40hs Prof.: Roitier Campos Gonçalves http://roitier.pro.br Ementa Conceitos básicos de sistemas de

Leia mais

História da Computação

História da Computação História da Computação Aula #3.1 EBS 111 ICC Prof. Luiz Fernando S. Coletta luizfsc@tupa.unesp.br Campus de Tupã Processo de Downsizing Downsizing: migração de sistemas corporativos de mainframes para

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Grupo V Mestrado Informática Educacional Introdução à Informática Conceitos Fundamentais Dados conjuntos de informação em bruto que, através de determinados processos, se transformam em informação. Processamento

Leia mais

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Roteiro Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 1 Sistemas de Computação Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema

Leia mais

7) Qual a importância da Unidade de Controle?

7) Qual a importância da Unidade de Controle? 2) 3) 4) 5) 6) 7) Qual a importância da Unidade de Controle? Vamos considerar cada um dos componentes da arquitetura genérica dos computadores com maiores detalhes: Dispositivos de Entrada e Saída Caixa

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Módulo 1 Sistemas Operacionais 1 Competências: SOP 1. Compreender as abstrações de um sistema operacional e operar um sistema operacional Unix/Linux como

Leia mais

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira Revisão FUI Tiago Alves de Oliveira Definição de Informática O que é informática? Onde é usado a informática nos dias atuais? Definição de Informática Informática é um termo usado para descrever o conjunto

Leia mais

Fundamentos em Informática Introdução e Conceitos

Fundamentos em Informática Introdução e Conceitos Fundamentos em Informática 01 - Introdução e Conceitos Subsequente / 2011 - Disciplina: Fundamentos ago/2011 em Informática - 1 Introdução Informática: ciência do tratamento automático das informações

Leia mais

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: INFORMÁTICA Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) CONCEITOS

Leia mais

Hardware - Processador

Hardware - Processador Hardware - Processador O processador (ou CPU) é uma das partes principais do hardware do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o

Leia mais

I N T R O D U Ç Ã O A O S S I S T E M A S C O M P U T A C I O N A I S P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O

I N T R O D U Ç Ã O A O S S I S T E M A S C O M P U T A C I O N A I S P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O I N T R O D U Ç Ã O A O S S I S T E M A S C O M P U T A C I O N A I S P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O O QUE É INFORMÁTICA? Em 1957, o alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik:

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional Roteiro

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Informática: termo que provém da contração das palavras Informação. Processamento de dados: operações que se praticam com dados.

Informática: termo que provém da contração das palavras Informação. Processamento de dados: operações que se praticam com dados. Informática: termo que provém da contração das palavras Informação automática. É a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação. Principais funções: - desenvolvimento de novas máquinas

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores. Histórico. Gerações

Arquitetura e Organização de Computadores. Histórico. Gerações Histórico Gerações 00001 As gerações dos computadores Os computadores são máquinas capazes de realizar vários cálculos automaticamente, além de possuir dispositivos de armazenamento e de entrada e saída.

Leia mais

FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES

FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES www.tassiogoncalves.com.br tassiogoncalvesg@gmail.com APRESENTAÇÃO TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES Mestrando em Informática pela UFAL Especialista

Leia mais

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. 1.º Período. Aula 5, 6. 1 Magda Lopes

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. 1.º Período. Aula 5, 6. 1 Magda Lopes Tecnologias de Informação e Comunicação 7ºAno 1.º Período Aula 5, 6 1 - Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.3 Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático. informático

Leia mais

Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios. Tecnologias da Informação e Comunicação

Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios. Tecnologias da Informação e Comunicação Agrupamento Campo Aberto - Beiriz Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Áreas de Aplicação das TIC n n n Computação l l Informática Burótica Comunicação

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017 Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com Componentes Básicos de um Computador Principais Componentes do Gabinete 3 4 CPU ou UCP (Processador)

Leia mais

Fundamentos da Informática e Manutenção de Computadores. Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação

Fundamentos da Informática e Manutenção de Computadores. Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação Fundamentos da Informática e Manutenção de Computadores Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Dispositivos de entrada e saída Qual a diferença entre dispositivos

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE. Disciplina: Informática Básica (História da Informática)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE. Disciplina: Informática Básica (História da Informática) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (História da Informática) 1 Necessidade de realizar cálculos matemáticos Ábaco criado por volta de 2000 A.C., foi a primeira calculadora

Leia mais

Sistemas de Computação. O Computador. Eng. Jorge Munguambe. Lic. em Engenharia Informática

Sistemas de Computação. O Computador. Eng. Jorge Munguambe. Lic. em Engenharia Informática O Computador Eng. Jorge Munguambe O que é um computador? É uma unidade Funcional programável, composta por uma ou mais unidades de processamento associadas e por equipamentos periférico, que é controlado

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Slides N. 2 C / Prof. SIMÃO Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares elaborados pelo Prof. Robson Linhares http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~robson/ Jean Marcelo SIMÃO

Leia mais

Componentes de um Computador Típico

Componentes de um Computador Típico Componentes de um Computador Típico Assim como em um aparelho de dvd, no qual é necessário ter o aparelho de dvd e um dvd contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

Informática I. Aula /09/2006 1

Informática I. Aula /09/2006 1 Informática I Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ 06/09/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação de Dados

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA AULA

INFORMÁTICA BÁSICA AULA INFORMÁTICA BÁSICA AULA 01 2014 1 História dos Computadores Antigamente os computadores eram grandes e difíceis de usar; Eram usados principalmente para fazer cálculos, ou seja, computar, por isso eram

Leia mais

Processamento. É onde os dados são processados para gerar um determinado resultado.

Processamento. É onde os dados são processados para gerar um determinado resultado. Hardware e Software Processamento É onde os dados são processados para gerar um determinado resultado. O computador executa um arquivo. Como por ex: o cálculo salarial, uma complexa expressão matemática,

Leia mais

Hardware. Informática

Hardware. Informática Hardware Informática l Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores = hardware b) Os programas = software c) Os seres humanos

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Fundamentos Hardware

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Fundamentos Hardware Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Fundamentos Hardware Prof. Renato Pimentel 1 Informática Informática: ciência que estuda métodos para o tratamento da informação por meios computacionais.

Leia mais

HARDWARE. Givanaldo Rocha

HARDWARE. Givanaldo Rocha HARDWARE Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Componentes Básicos e Funcionamento Hardware Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores

Montagem e Manutenção de Computadores Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,

Leia mais

Introdução a Informática

Introdução a Informática Introdução a Informática PROF. DANIEL BRANDÃO www.danielbrandao.com.br Me apresentando Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Na informática desde

Leia mais

O Que é Informação? Dados = Informação? Na realidade, a informação é o resultado de dados processados pelo computador. Processamento.

O Que é Informação? Dados = Informação? Na realidade, a informação é o resultado de dados processados pelo computador. Processamento. A Informática Assuntos O Que é Computação? O Que é Informação? O Que é o Computador? Gerações dos Microcomputadores Dispositivos do Computador Partes que Compõe o Computador Software Aplicação do Computador

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Sistemas Computacionais Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br

Leia mais

Blog: om.br/ Facebook: https://www.facebook.

Blog:  om.br/ Facebook: https://www.facebook. Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.c om.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Livro Informática para Concursos Teoria e Questões - 3a

Leia mais

Informática. Aula 02 Introdução a Microinformática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos

Informática. Aula 02 Introdução a Microinformática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Informática Aula 02 Introdução a Microinformática Objetivos

Leia mais

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMÁTICA E CONTABILIDADE Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMAÇÃO Informação significa fatos. Expressada verbalmente, visualmente, por ondas, etc. Primórdios do processamento da informação:

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

INFORMÁTICA APLICADA AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA PROF.ª DANIELLE CASILLO SUMÁRIO Objetivos; Ementa; Técnicas

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AS GERAÇÕES DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AS GERAÇÕES DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA AS GERAÇÕES DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ AS GERAÇÕES DOS COMPUTADORES Os computadores são máquinas capazes de realizar vários cálculos automaticamente, além de possuir

Leia mais

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. 05 Aula 05 Fundamentos de Hardware e Software Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Site Disciplina: http://fundti.blogspot.com.br/ Fundamentos de Hardware Sistemas de Computação Sistemas de Computação Computador

Leia mais

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 2 2 Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 3 Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a CPU, a memória e os dispositivos de entrada/saída de um sistema de computador

Leia mais