Relatório de vivência do VER-SUS. Período: 16 a 23/07/2015. São Luis-MA. Daianny Cristiny Brenha Saldanha

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de vivência do VER-SUS. Período: 16 a 23/07/2015. São Luis-MA. Daianny Cristiny Brenha Saldanha"

Transcrição

1 Relatório de vivência do VER-SUS Período: 16 a 23/07/2015. São Luis-MA Daianny Cristiny Brenha Saldanha Faculdade Pitágoras, 6º período de Psicologia. 1º dia (16/07) manhã: Expectativa, muita expectativas. Mas muita alegria e vontade aprender e viver o VER SUS. Fomos recebidos no CEUMA e nos reunimos em uma sala, na qual ficamos em uma grande roda e foi feita uma dinâmica de apresentação com um barbante, simbolizando uma rede. Dissemos nosso nome, curso, cidade, o que gostávamos ou não de fazer etc. foi um momento muito bom no qual pudemos ter esse primeiro contato de forma bem dinâmica. Também recebemos envelopes que deveríamos personalizar, de acordo com nossa identidade, e colar na parede. Logo após, fomos divididos por NB, e criamos nosso nome, nosso cartaz. O facilitador foi o Bruno Luiz, e escolhemos nosso nome: METANOIA. É uma palavra de origem grega, que significa mudança de mente, alteração significativa na forma de pensa, e posteriormente de agir, mudança de comportamento. Apresentamos nosso NB aos demais colegas e depois seguimos para o hotel (que não sabíamos onde seria); até que chegou ao Praia Mar Hotel, na Ponta D Areia, onde fomos almoçar, e guardar nossas coisas.

2 Tarde: Fomos para o CEUMA assistir um documentário sobre a história da saúde pública do Brasil, até chegar a criação do Sistema Único de Saúde do país. Dentre muitas informações que o mesmo trouxe, uma das mais marcantes é o fato de que no começo do século XX, o atendimento à saúde era visto como filantrópico, como caridade, então após todo um percurso histórico, social, politico, chegou-se ao fato da saúde ser um direito do cidadão, um dever do Estado. Noite: Logo após o jantar, tivemos uma mística, na qual ficamos de olhos fechados e recebemos nas mãos a camisa e a mochila do VER SUS, enquanto o facilitador lia um texto belíssimo sobre vários aspectos que iriam ser contemplados na vivencia, como construção, desconstrução etc. Para mim foi um momento muito emocionante. Logo após nos sentamos e começou a discussão em roda, sobre o documentário exposto à tarde, e foi bem interessante fazer as ligações deste com o que já vinhamos aprendendo ao longo da vida, na faculdade, e no próprio uso do sistema único de saúde. Achei muito importante colocar minha opinião e ouvir as dos colegas. 2º dia (17/07) manhã: Tivemos uma abertura com um NB de atividade de alongamento, que foi bem divertida. Logo após, recebemos textos pelos facilitadores para leitura nos NB S da regulamentação do SUS( Leis nº 8080 e 8142). Nosso NB ficou com a última, lemos, e discutimos entre nós seus aspectos; depois abrindo para o grupo maior, com todos. Foi um momento também muito importante, pois tivemos acesso as mesmas, e pudemos ter um espaço para discuti-las claramente.

3 Tarde: Palestra no CEUMA com Paola Trindade. Tema: Atenção Básica em Saúde. A Palestrante contemplou muitos aspectos sobre o tema, e ao meu ver, foi uma palestra como que um divisor de águas para o entendimento no Sistema, fazendo incialmente a diferenciação entre atenção básica e prioritária ou primaria. Foi apresentado o que seria essa atenção básica (promoção, prevenção, tratamento e reabilitação), a portaria nº 2488 de 21/10/11; a importância de conhecer e saber qual o perfil epidemiológico da minha comunidade, e atributos como: respeitar a cultura, o contexto do individuo. Foi apresentado também os programas da ABS, tais como: rede cegonha, saúde na escola etc. no total de 11 programas. (a palestrante não explicou todos detalhadamente devido ser inviável por conta do tempo), logo seu foco esteve em discutir sobre a ESF, NASF etc. citando o autor Gastão Wagner como referência sobre o assunto. Outro aspecto bastante enfatizado pela mesma foi a questão do exercício do controle social através dos conselhos de saúde. O SUS é fruto de luta popular.. Logo após, a mesma distribuiu casos hipotéticos para discutirmos em NB, de acordo com a atuação de cada um, o que bastante significativo também. Noite: Discutimos a politica de humanização, que foi bem significativa, a discussão foi muito proveitosa e enriquecedora. 3º dia (sábado, 18/07) manhã: Nossa primeira vivência externa, meu GV foi do facilitador Bruno Campelo, fomos à UPA do Vinhais. Quem nos recebeu foi a coordenadora e enfermeira Jaqueline. Foi uma visita na qual podemos perceber muitas coisas, ela nos trouxe bastante dados sobre a estrutura. De começo, falou que o prédio já existia e foi adaptado para construção da UPA, o que via como uma dificuldade. Do lado da UPA tinha uma centro de especialidades medicas, que servia como UBS. Vimos a questão da classificação de risco, e como funciona todo o processo: triagem, avaliação médica, sala de medicação. Me chamou atenção o fato de que há casos em

4 que o paciente (usuário) ficava até o dia todo na UPA esperando seu atendimento, e em outros casos, o que seria em 24h, alguns ficavam por meses internados lá ( na sala vermelha, que possui 5 leitos-semi UTI). Olhamos a ala amarela (observação) e a sala de serviço social, que me chamou atenção dentro desta haver o espaço mulher feito para ouvir mulheres que estejam sofrendo abuso sexual e domestico. Tarde: Visita ao Asilo de Mendicidade de São Luis. Nesta visita fomos caracterizados, e com o coração cheio de alegria e amor para doar aos idosos. Ir naquele local me proporcionou muitas coisas boas. Valeu muito a pena ter conversado com a maioria dos idosos, ouvir Dona Conceição falando sobre homens, e Dona Jeni, que não podia falar com a boca, mas falou com os olhos, em um momento me olhou, sorriu e seus olhos ficara marejados. Foi lindo este momento, e as horas desta tarde que passamos com eles. A Noite, sentados na roda, trocamos as experiências do dia, o que foi muito significativo também.

5 4º dia( domingo, 19/07) manhã: Discutimos em NB sobre Rede de Atenção Psicossocial, de acordo com sua portaria e suas particularidades, o que nos trouxe uma compreensão muito boa, através dos conhecimentos e experiências de cada um, apresentamos de forma lúdica, através de uma peça.

6 Tarde: Discutimos em NB um caso sobre como utilizar o Sistema, como referenciar, literalmente o que fazer naquela situação. Em suma, o caso, falava de uma menina de 10 anos que sofreu abuso sexual etc. 5º dia (segunda-feira, 20/07) manhã: Visita a UBS da cohama. Unidade de Saúde da Família AMAR, localizada no bairro da Cohama. Também foi uma visita muito significativa, que me permitiu ampliar os conhecimentos, obter um olhar critico sobre a realidade etc. Quem nos recebeu foi o diretor administrativo Salatiel, que nos informou que a unidade contava com aproximadamente 45 funcionarios, 3 equipes de saúde da família, 14 ACS, além de foco em programas como: antitabagismo, idosos e gestantes. 5 comunidades abrangidas. Sobre o atendimento, foi nos informado que acontece por ordem marcada, mas o que percebemos foi que nem sempre o usuário é atendido no dia, devido esta ordem de atendimento. Ou seja, refletir bastante sobre o fato de ter somente 1 profissional para marcar consulta, e o gestor falar que é um trabalho muito fácil. Um outro aspecto que me chamou atenção foi o fato de não ter segurança na unidade. Tivemos a oportunidade de conversar com 2 ACS que estavam la na unidade, e para mim, foi bem mais significativo ouvir deles sobre a realidade de sua comunidade. Nos contaram que possuem em media 150 a 163 familias para visitar, e que sua ferramenta de trabalho é a convivência, a conversa, ouvir a família e ajuda-los. A agente comunitária de saúde chegou a dizer que sentia-se muito feliz em poder ajudar as pessoas que precisavam de saúde, porém queixou-se do descaso e procrastinação por parte de alguns gestores.

7 Tarde: confeccionamos a bandeira do VER SUS! Foi muito bacana fazê-la! Noite: Palestra com o enfermeiro Alexandre, responsável pelo distrito de saúde indígena do Maranhão. Foi uma palestra muito interessante, na qual ele explorou bastante como funciona esta questão da saúde indígena. Trouxe bastante dados, relatos etc.

8 6º dia (terça-feira, 21/07) manhã: Fomos para o CEUMA para apresentação do OTICS, tutorial para esclarecimentos de como iriamos fazer nossos relatórios e nossas postagens etc. (somente alguns foram nesse período, outros estavam em vivências externas e faria o contrário de ir para o CEUMA a tarde.) Logo após isto, nos dividimos em GV S para discutir textos sobre vigilância, o nosso foi a sanitária. A proposta era criar uma disciplina com o tema, na perspectiva de ter multiprofissional, interdisciplinar. Após a leitura do texto e das nossas discussões sobre a vigilância sanitária estruturamos a disciplina: Normatização Técnica e Vigilância Sanitária, e apresentamos aos colegas.

9 Tarde: Visita à HEMOMAR. (Centro de hematologia e hemoterapia do Maranhão). Quem nos recebeu foi a assistente social Teresa que foi muito solícita e gentil conosco. Dentre muitos aspectos que foram falados, me chamou atenção ao fato da HEMOMAR ter a missão de oferecer sangue para toda rede hospitalar do Maranhão, e para isso, trabalhar incansavelmente na divulgação em busca de doadores para manter a pratica nas igrejas, empresas, faculdades, comunidades, uma vez que foi bastante enfatizado por ela que a doação de sangue é voluntaria, é um ato de cidadania e responsabilidade social. Conhecemos todo o processo na integra, desde o cadastro, a triagem, a entrevista e as informações sobre janela imunológica etc. Vimos o setor de distribuição de bolsas que funciona 24h, o laboratório de hematologia, imunohematologia, sorologia etc. conversamos com usuário que estava doando sangue naquele momento perguntando sua motivação, e ele respondeu: o que me motiva é saber que tem pessoas precisando. Para mim, esta visita foi muito significativa, uma vez que eu me emocionei, e refletir muito, pois sempre tive vontade de ir ao lugar mas tinha oportunidade. Em um momento, chegamos em uma sala onde estava uma criança, a sua mãe, uma medica e uma enfermeira. A profissional falou que ele tinha 10 anos e possuía anemia falciforme, e precisaria de sangue para o resto da vida. Mostrou seus bracinhos com muitas furadas e agulha, e sua mãe fazia carinho nele, e agradeceu as pessoas que doavam sangue para ele. Desde o começo, eu e outros colegas nos prontificamos para doar, afinal não iriamos perder esta oportunidade por nada!! Então fizemos todo o processo, e doamos! Eu doei 400 ml de sangue, fui muito bem atendida e recebi lanche no

10 final. Saímos com muita alegria e satisfação pela visita, e fomos direto para o CEUMA. Noite: Tivemos uma dinâmica de grupo com o nome: Vivência em estigmas este momento também foi para mim, e tenho certeza que para todos, um momento chave em toda a vivência! A dinâmica consistia em ser colocados em nós papeis como que placas escritas de estigmas como: sou aidético fique longe de mim. Sou doente mental se afaste de mim. Sou poderoso, se aproxime de mim, etc etc! andamos pela sala e tratamos nossos colegas conforme as placas, sentimos na pele como seria se vivêssemos com esses estigmas e foi incrível a experiência! Muitos de nós nos emocionamos, contamos historias de vida reais, oferecemos abraço. Ao fundo tocava uma musica, e depois foi passado um vídeo para finalizar este momento riquíssimo! 7º dia (quarta-feira, 22/07) manhã: Visita à Fazenda Cannã, para dependentes químicos. A fazenda Cannã fica bem distante do hotel, 1 hora, porem foi muito gratificante ter ido conhecer esse local. Cerca de 21 homens residem lá e estão na luta para largar as drogas. Eles são responsáveis por cuidar do local e todas as suas tarefas, ligadas a agricultura etc. lá possui um cunho religioso muito forte, de forma que só podem permanecer se estiverem dispostos a cumprir com as regras do local. Um momento bastante rico foi de ouvir alguns dos habitantes da casa, cerca de 6 deles falaram um pouco para nos sobre a experiência de estar lá, de ter suas vidas mudadas, restauradas, de terem de volta a esperança, a vida, a família, e principalmente a dignidade. Vimos o empenho dos pastores e demais funcionários em manter a casa, a fazenda em ordem, de forma que possa abrigar mais pessoas e continuar fazendo este belo trabalho. Para mim, foi muito interessante conhecer o local, e ouvir os relatos dos residentes da casa, estando mais próxima dessa realidade.

11 Tarde: Visita ao parque botânico da Vale, um local muito bonito, muito bem cuidado e agradável! Fomos divididos em dois grupos para fazer a trilha, e ao longo do percurso o guia nos informava tudo sobre a natureza, os aspectos ambientais de lá, nos fazendo perguntas, deixando aberto para que nós façamos também etc. Vimos belas arvores, e animais como macaquinhos. Como choveu, infelizmente não pudemos visitar outros locais, mas valeu a pena, foi bem interessante ver que na cidade possui um lugar como este. Noite: Palestra com a psicóloga Mae Soares sobre Rede de Atenção Psicossocial no CEUMA. Foi uma verdadeira aula repleta de conhecimento sobre esta rede, como ela funciona na integra. A profissional foi bem enfática e dinâmica, e conseguiu passar as informações com bastante clareza e domínio de assunto. Como de costume, debate foi aberto para discussões sobre o tema, o que trouxe ainda mais conhecimento e aprofundamento. 8º dia (quinta-feira, 23/07) manhã: Fomos para o CEUMA, onde ocorreu a revelação dos anjos, um momento de muita descontração, e a análise final da vivência, relatos, impressões, percepções etc. foi um momento maravilhoso, emocionante, forte e sem duvida, inesquecível. Depois, pegamos nossos envelopes, e em meio a muitos abraços, nos despedimos. O VER SUS para mim foi uma experiência singular, que realmente marcou minha vida. Nele, pude olhar mais para dentro de mim, e então para o outro. Pude mergulhar na realidade do Sistema Único de Saúde nas observações e entrevistas na UPA, UBS, HEMOMAR; porém foi muito mais que isso. Pude compreender melhor como ele funciona a partir do olhar de quem já trabalha lá, quem estagia lá, ou simplesmente usa o serviço, através das palestras e discussões em NB, GV e grupão. Esse olhar mais profundo e diferenciado veio das falas e discursos dos usuários, alguns que nem falaram nada, mas

12 unicamente estavam ali, e o seus olhares, seus sorrisos, falaram, como no asilo, na fazenda. Trocar experiências e conhecer pessoas de outros cursos, faculdades e cidades foi incrível!!! Em cada conversa, principalmente nas informais, eu ia aprendendo, crescendo, vivendo, a partir do contato tao próximo com a individualidade e particularidade do outro. As dinâmicas e místicas permitiram criar vínculos, laços e muito afeto! Muitas risadas, muitas mesmos, companheirismo a mil, na hora de comer, de dormir, de sair... Vestir a camisa literalmente, e carregar nas costas a conscientização, o compromisso, o respeito, o trabalho em equipe, e principalmente, a humanização! Posso afirmar sem duvida alguma, que o projeto me proporcionou uma verdadeira metanoia, mudança de mente e de atitude, acredito piamente que serei uma profissional melhor, que tentará fazer a diferença no mercado, uma vez que acredita no Sistema vigente de saúde do seu país. Só tenho a agradecer aos colegas que me informaram do projeto, das divulgações nas redes sociais, da insistência para fazer o seletivo, da presença de cada facilitador e vivente. O VER SUS foi inesquecível para mim, apenas posso dizer que valeu a pena, e que ele alcance cada vez mais estudantes e profissionais, mobilizando mentes e corações.

Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA

Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA Vivente: Icariane Barros de Santana Araújo Relatório de Vivência - VER-SUS São Luís - MA Transmita amor, por onde for! Vivência: 06/09/2016 a 13/09/2016 Data: 06/09/2016 As atividades se iniciaram com

Leia mais

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO VER-SUS Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, um projeto estratégico do ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que tem como foco a formação de militantes para o SUS. Facilitador:

Leia mais

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS Na cidade Paço do Lumiar 2016.1 Vivente: JACYENNE DE ARAUJO BATISTA Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal do

Leia mais

VER-SUS-Imperatriz-MA

VER-SUS-Imperatriz-MA VER-SUS-Imperatriz-MA 2016.1 Relatoria de Vivencia Alana Bethyere Rodrigues Silva Acadêmica de Enfermagem-UFMA CCSST VER-SUS (Imperatriz-Ma) 06/01/2016 Foi o dia que a nossa vivência teve início. Fomos

Leia mais

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e Portfolio do dia 8 Finalmente chegou o grande dia, o início de mais uma vivência, o dia que marcaria o inicio de uma caminhada longa e árdua, cheia de desafios e de fortes emoções. Ao desembarcamos no

Leia mais

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO AGOSTO DE 2016 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 Na segunda-feira de manhã, 01 de agosto, teve o primeiro

Leia mais

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS 2016.2 IMPERATRIZ-MA 2016 A 3º edição do VER-SUS Imperatriz foi realizada no período de 12 a 18 de agosto de 2016. Uma experiência única, proporcionou

Leia mais

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 VIVENTE: Sarah Rakel Barbosa Rocha, acadêmica de Psicologia,7º período da Faculdade Pitágoras- São luís.

Leia mais

Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08

Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08 Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08 Dia 08/08/16 O primeiro dia de vivência foi um momento um tanto quanto explicativo nos dando uma noção do que compunha a rede de saúde em Caxias do Sul.

Leia mais

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia:

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Teve início a 4ª vivência do VerSus. Cada equipe foi encaminhada para seus locais conforme o sorteio. Minha equipe foi composta

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL.

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. O Projeto ocorreu entre os dias 10 e 22 de dezembro. Neste período ficamos alojados na Universidade Federal de Alagoas.

Leia mais

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO Facilitadora: Fabiane Santos Barros Acadêmica de Enfermagem UFT Palmas-TO O VER-SUS Tocantins, edição de verão 2016 aconteceu do dia 11 a 17 de janeiro, na cidade

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI 1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI PARNAÍBA-PI 2016.2 2 RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS MA 2016.2

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR RELATÓRIO DE VIVÊNCIA CAXIAS MA 2016 1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIA O VER-SUS é um projeto que

Leia mais

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 Entre os dias 15 e 22 de fevereiro de 2016, ocorreu o Estágio de Vivência na Realidade do Sistema Único de Saúde VER-SUS, na cidade de Belo Horizonte. Como proposta,

Leia mais

Onde a vida se reinventa a cada segundo, todo instante é mágico e todo encontro inesquecível.

Onde a vida se reinventa a cada segundo, todo instante é mágico e todo encontro inesquecível. Onde a vida se reinventa a cada segundo, todo instante é mágico e todo encontro inesquecível. A visita ao Instituto do Câncer INCA sempre envolve uma variedade de fortes sentimentos e cada momento que

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA. 1º dia:

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA. 1º dia: RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 1º dia: Iniciamos o primeiro dia de nossa vivência com o acolhimento na Universidade Ceuma, onde os Facilitadores e Comissão Organizadora se apresentaram e depois cada vivente fez

Leia mais

Relatório de Vivência VER-SUS SÃO LUÍS Bruno Campêlo de Andrade Medicina (8ºs) Universidade CEUMA Facilitador

Relatório de Vivência VER-SUS SÃO LUÍS Bruno Campêlo de Andrade Medicina (8ºs) Universidade CEUMA Facilitador Relatório de Vivência VER-SUS SÃO LUÍS 2015.2 Bruno Campêlo de Andrade Medicina (8ºs) Universidade CEUMA Facilitador Dentro da proposta do projeto VER-SUS, estudantes são apresentados ao SUS de uma maneira

Leia mais

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI Frederico Westphalen 2016.2 Cícera Michel Facilitadora A experiência do VERSUS Alto Uruguai após recepção da 19º. Coordenadoria de saúde ficou hospedada

Leia mais

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor!

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor! 2ª FEIRA 25 de Fevereiro Bom dia! Uma coisa que aprendemos com o testemunho dos missionários da semana passada foi a importância de cuidarmos uns dos outros. Cada missionário, na sua missão, é chamado

Leia mais

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT Amanda Souza da Silva Araujo Vivência: 23/10/2016 à 29/10/16 Versus é mais do que viver a realidade SUS, é renascer em cada dificuldade, é chorar em cada

Leia mais

2ª FEIRA 04 DE JUNHO

2ª FEIRA 04 DE JUNHO 2ª FEIRA 04 DE JUNHO INTRODUÇÃO Bom dia. Hoje vamos escutar uma pequena fábula que nos ensina a valorizar algo muito importante que recebemos aqui na escola. Vamos escutar. TEXTO A raposa e a pantera Uma

Leia mais

2ª FEIRA 25 de Fevereiro.

2ª FEIRA 25 de Fevereiro. 2ª FEIRA 25 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana daremos especial atenção a uma mensagem que o Evangelho de Jesus nos apresenta. O cuidado que devemos ter com o nosso próximo, que é também nosso

Leia mais

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba.

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Esse relatório tem como objetivo apresentar os meus dias de vivência no programa VERSUS na cidade do Rio de Janeiro. Foram vários dias muito produtivos e que me trouxeram muito contato com a realidade

Leia mais

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS.

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS. Relatório de vivência VERSUS Imperatriz Local: Universidade Federal do Maranhão Período: 06/01/2016 a 17/01/2016 Facilitadora: Thailane Maria Silva Santana O primeiro contato do grupo aconteceu a partir

Leia mais

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Bom dia! Depois de um fim de semana para re carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Sonia Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 5 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

VER-SUS PAÇO DO LUMIAR VIVENTE: MILENA VIEIRA SILVA RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS

VER-SUS PAÇO DO LUMIAR VIVENTE: MILENA VIEIRA SILVA RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS PAÇO DO LUMIAR VIVENTE: MILENA VIEIRA SILVA RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS Paço do Lumiar, Brasil Agosto, 2016 O VER-SUS Paço do Lumiar 1ª edição começou dia 22 de agosto e encerrou dia 28 do mesmo mês.

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA HELOISA PADESKI RODONISKI 1. SOBRE A FACILITADORA Heloisa Padeski Rodoniski, 20 anos, natural de Curitiba/PR e residente do mesmo. Atualmente graduanda do curso de Farmácia da Universidade

Leia mais

CONHECE DEUS NA SUA ESSÊNCIA O AMOR

CONHECE DEUS NA SUA ESSÊNCIA O AMOR 2ªf (28 set) CONHECE DEUS NA SUA ESSÊNCIA O AMOR Guia Bom Dia! Jesus, numa das suas Parábolas, compara Deus a um pastor. Ao apresentar esta parábola, Jesus quis mostrar o tamanho do amor de Deus pelas

Leia mais

Saindo da bolha. Maratona Saúde

Saindo da bolha. Maratona Saúde PORTIFÓLIO Saindo da bolha Domingo, 03 de agosto de 2014. Eu estava muito ansiosa pra viajar e conhecer meus colegas de viagem, até então só tinha falado com o nosso facilitador. Cheguei a rodoviária por

Leia mais

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS APOSTILA CRIANÇAS GUIA DE ATIVIDADES ATIVIDADES PREPARATÓRIAS Escolher a atividade mais adequada ao seu grupo de alunos. Cada professor poderá elaborar sua própria atividade se assim o desejar. Abaixo

Leia mais

VÍDEO

VÍDEO 4ª FEIRA 27 de Fevereiro Bom dia! No início desta semana terminámos a Semana Missionária Salesiana. Uma coisa que aprendemos com o testemunho dos missionários foi a importância de cuidarmos uns dos outros.

Leia mais

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO Bom dia! Estamos quase a chegar ao último dia de aulas e já ouvimos falar de tantas pessoas que nos ajudam a preparar

Leia mais

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al,

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, MINISTÉRIO DA SAÚDE- MS Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, 2016.1 Acadêmica de enfermagem: Tatiane da Silva Santos Local de Execução: Serviços de saúde do municipio e Universidade Estadual de Alagoas UNEAL,

Leia mais

VER-SUS Litoral Piauiense 2016 A INTENSIDADE DE VIVER SÓ ENQUANTO EU RESPIRAR VOU ME LEMBRAR DE VOCÊ (S)

VER-SUS Litoral Piauiense 2016 A INTENSIDADE DE VIVER SÓ ENQUANTO EU RESPIRAR VOU ME LEMBRAR DE VOCÊ (S) VER-SUS Litoral Piauiense 2016 A INTENSIDADE DE VIVER SÓ ENQUANTO EU RESPIRAR VOU ME LEMBRAR DE VOCÊ (S) Lanniely Sousa Lima 1º Dia - 23/01/2016 As primeiras impressões ao adentra no campo de vivencia

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS Vivente: JOCELINE CONRADO DA SILVA Graduanda em Psicologia pela Universidade CEUMA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS Vivente: JOCELINE CONRADO DA SILVA Graduanda em Psicologia pela Universidade CEUMA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS 2016.2 Vivente: JOCELINE CONRADO DA SILVA Graduanda em Psicologia pela Universidade CEUMA VER-SUS SÃO LUÍS 2016 Dia 01: 06/09/2016 Terça-feira O acolhimento dos viventes foi

Leia mais

Atividades Pedagógicas

Atividades Pedagógicas Atividades Pedagógicas IV B CANTIGAS DE RODA Cantar é um momento de convivência entre as crianças. É importante cantar, não só pensando na linguagem musical, como podemos sensibilizar a criança para a

Leia mais

RELATOS DIÁRIOS DE VIVÊNCIA DO VERSUS Vivente: Kaique Queiroz da Silva

RELATOS DIÁRIOS DE VIVÊNCIA DO VERSUS Vivente: Kaique Queiroz da Silva RELATOS DIÁRIOS DE VIVÊNCIA DO VERSUS 2016.2 Vivente: Kaique Queiroz da Silva São Luís MA 2016 São Luís, 06 de setembro de 2016. O VERSUS iniciou no dia seis de setembro, às 8 horas, na Universidade CEUMA

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP MÊS JANEIRO- TEMA NOSSAS FÉRIAS Criar um contato com as Educadores, Crianças e Criar um vínculo através da Fazendo parte do dia a dia, crianças e educadores do funcionários da instituição do comunicação.

Leia mais

XXXI PROGRAMA DE FORMAÇÃO CULTURAL DO INSTITUTO GIRASSOL VII PROGRAMA INTERAÇÕES IMPROVÁVEIS QUEM CANTA

XXXI PROGRAMA DE FORMAÇÃO CULTURAL DO INSTITUTO GIRASSOL VII PROGRAMA INTERAÇÕES IMPROVÁVEIS QUEM CANTA 1 1 Você já havia participado do Programa de Formação Cultural? sim não Não entregou Total 77 24 11 112 10% 21% sim não não entregou 69% 2 2 - Conhecia a região da Luz que percorremos hoje? sim não Não

Leia mais

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

Participação no programa da mobilidade do Projecto Comenius a Almada

Participação no programa da mobilidade do Projecto Comenius a Almada Eu penso que este projecto contribuiu para uma interacção entre diferentes culturas e contribuiu também para aprendermos outras línguas. Eu gostei muito de participar neste projecto dado que foi muito

Leia mais

João Pedro Pinto Moreira 4º Ano EB1 Azenha Nova. A Pequena Diferença

João Pedro Pinto Moreira 4º Ano EB1 Azenha Nova. A Pequena Diferença João Pedro Pinto Moreira 4º Ano EB1 Azenha Nova A Pequena Diferença Era uma vez um menino chamado Afonso que nasceu no primeiro dia do ano de 2000. Era uma criança muito desejada por toda a família, era

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

RESULTADO DA AVALIAÇÃO REALIZADA PELOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RESULTADO DA AVALIAÇÃO REALIZADA PELOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS RESULTADO DA AVALIAÇÃO REALIZADA PELOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Palestra: ÁGUA E GESTÃO: REFLETINDO SOBRE O NOVO CENÁRIO Palestrantes: Gladys Nunes; Micheline Savignon; Rodrigo Ismael Lacerda Data:

Leia mais

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017 Compromisso: Igreja da Acolhida Formar e preparar: agentes das pastorais movimentos, serviços, funcionários e padres. 2017 O quê? Como? Quem? Quando? Conscientizar que somos Igreja de Acolhida. Encontro

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA 2016.2 VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA 2016 DIA 01 (30/11/2016) Relatório de Vivência Pinheiro, MA 30/11 à 06/12 A primeira edição do Ver-SUS

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), Brasil, Montes Altos-MA, 08 a 14 de janeiro, 2018. Jheimyson Rêgo Barnabé, estudante de medicina Universidade

Leia mais

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar. 2ª FEIRA 11 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz GPS Bom dia! Iniciamos o tempo da quaresma. 40 dias antes da Páscoa. Como tem acontecido todos os anos, temos para a comunidade alguns

Leia mais

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da VER-SUS 2018.1 No dia, 14/01/2018, deu início ao VER-SUS Maceió/AL, aproximadamente as 14:00h da tarde. Ao chegarmos fomos para a plenária, local onde aconteceu a apresentação de cada vivente e a separação

Leia mais

Programa Nacional de Saúde Mental. Aristides da Luz Coordenador do Programa de Saúde Mental

Programa Nacional de Saúde Mental. Aristides da Luz Coordenador do Programa de Saúde Mental Programa Nacional de Saúde Mental Aristides da Luz Coordenador do Programa de Saúde Mental O programa de saúde mental esta contemplada no Sistema nacional de saúde nos níveis de: u Atenção primária u Atenção

Leia mais

PRIMEIRA INFÂNCIA - CRECHE -

PRIMEIRA INFÂNCIA - CRECHE - PRIMEIRA INFÂNCIA - CRECHE - Apresentação dos principais resultados da pesquisa Ana Lúcia Lima NECESSIDADES E INTERESSES DE FAMÍLIAS E CRIANÇAS PESQUISA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA - CRECHE - Realização: Fundação

Leia mais

Encontro LMC - 11 e 12 de fevereiro de 2012

Encontro LMC - 11 e 12 de fevereiro de 2012 Encontro LMC - 11 e 12 de fevereiro de 2012 Contagem/MG Nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2012 aconteceu o Encontro Anual dos Leig@s Missionári@s Combonian@s brasileiros. Vivemos um momento privilegiado

Leia mais

3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO. Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO. Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

RELATÓRIO VERSUS

RELATÓRIO VERSUS RELATÓRIO VERSUS 2015.1 Natália Luiza Matos de Sousa Discente em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba Vivente e facilitadora do VERSUS João Pessoa-2015.1 João Pessoa 2015 Portfolio como

Leia mais

O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em

O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em O Amor O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em ter alguém por perto ou fazer algo que goste.

Leia mais

A cena se repete há 11 anos. Voluntários da organização não governamental (ONG)

A cena se repete há 11 anos. Voluntários da organização não governamental (ONG) ONG em Brasília reforma bicicletas usadas para doar a crianças pobres A expectativa, em 2014, é aumentar para 400 o número de bikes reformadas e doadas e chegar a 500 no início de 2015 Matéria publicada

Leia mais

ATRIBUTOS E PROCESSO DE TRABALHO PNAB 2017 TERRITORIALIZAÇÃO

ATRIBUTOS E PROCESSO DE TRABALHO PNAB 2017 TERRITORIALIZAÇÃO ATRIBUTOS E PROCESSO DE TRABALHO PNAB 2017 TERRITORIALIZAÇÃO A desconformidade entre as estruturas da demanda e da oferta na atenção primária à saúde ESTRUTURA DA DEMANDA Condições agudas Condições crônicas

Leia mais

Atividades durante o Treinamento O desenvolvimento filosófico das pessoas também me chamaram muito minha atenção,

Atividades durante o Treinamento O desenvolvimento filosófico das pessoas também me chamaram muito minha atenção, Depoimento de Bolsista JICA Nome completo: Glauco Fernandes Lopes Nome curso: Programa de Capacitação para Gestão de Empresas de Metrô no Brasil Período do curso: 20/11/2016 a 01/12/2016 Agradecimento

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO 2018.1 VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO QUINTO DIA (05.02.2018) TEMA: CENÁRIO DO SUS E REALIDADES INSTITUCIONAIS MANHÃ Inicialmente

Leia mais

Espalhando Alegria no Natal

Espalhando Alegria no Natal Espalhando Alegria no Natal --Eu tenho que ir no Bingo de Natal da Vovó amanhã? perguntou Érica, enquanto ajudava a mãe a fazer saquinhos de guloseimas. Minha amiga Amanda perguntou se podia vir aqui brincar.

Leia mais

10 DIAS DE ORAÇÃO E 10 HORAS DE JEJUM (Material para menores)

10 DIAS DE ORAÇÃO E 10 HORAS DE JEJUM (Material para menores) Texto e Atividade 1 Frutos O que a Bíblia me diz : Eu sou a videira; vocês são os ramos. [...] Sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma (João 15:5). Você já viu uma plantação de uva? Para dar certo,

Leia mais

A história de Adão e Eva infantil

A história de Adão e Eva infantil A história de Adão e Eva infantil 13 DE JANEIRO DE 2019 Nesta história de Adão e Eva infantil fizemos um resumo de uma das mais conhecidas histórias bíblicas. Podemos aprender muitas coisas sobre essa

Leia mais

1º Edição

1º Edição Sensações 1º Edição WWW.Perse.com.br Página 1 Codinome: Tabrao Email: Tania_morenagata@hotmail.com Nasceu no dia 09 de Agosto de 1984 Natural da cidade de Lapa - PR Reside a Rua Francisco Veloso, 282 Ponta

Leia mais

USE A CRIATIVIDADE DESENVOLVIMENTO DA AULA RUMO AO CONHECIMENTO CONHECENDO MAIS E MAIS. Marcos 1:29 a 34

USE A CRIATIVIDADE DESENVOLVIMENTO DA AULA RUMO AO CONHECIMENTO CONHECENDO MAIS E MAIS. Marcos 1:29 a 34 Aprendendo a estar com outros Marcos 1:29 a 34 O Senhor é bondoso com todos e cuida com carinho de todas as criaturas Salmos 145:9 Ministrar o ensino de maneira que o aluno venha: Saber que Jesus nos ama

Leia mais

RELATÓRIO DO FEEDBACK DA COMUNIDADE 2017 MOD

RELATÓRIO DO FEEDBACK DA COMUNIDADE 2017 MOD RELATÓRIO DO FEEDBACK DA COMUNIDADE 2017 0 MOD.186.01 Índice 1. Introdução...2 2. Metodologia de entrega dos questionários...3 3. Apresentação de Resultados...4 3.1. Grau de Avaliação do Conhecimento da

Leia mais

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências Relatório de vivências VerSus Verão Recife 2016 21/01 Inicio das vivências No período da manhã foi realizado o acolhimento dos viventes no NAE(núcleo de apoio a eventos ). Após o almoço, nos dirigimos

Leia mais

Momento ideal para a nova consultora, inaugurar o seu negócio da forma correta e ter muito sucesso.

Momento ideal para a nova consultora, inaugurar o seu negócio da forma correta e ter muito sucesso. Momento ideal para a nova consultora, inaugurar o seu negócio da forma correta e ter muito sucesso. O inicio perfeito é a receita do nosso sucesso em Mary kay, e para isso devemos vestir a camisa e honrar!

Leia mais

Um lugar muito lindo, porém de difícil acesso, mas ainda assim conseguimos chegar fomos recepcionados por a cacique Dorinha, coordenadora de educação

Um lugar muito lindo, porém de difícil acesso, mas ainda assim conseguimos chegar fomos recepcionados por a cacique Dorinha, coordenadora de educação Como dizer que foi só um curso? No dia oito de Janeiro de 2015 embarquei em uma viagem, uma viagem que não imaginava que aprenderia tanto, que conheceria belíssimos lugares e pessoas maravilhosas. Fomos

Leia mais

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 JESUS ME AMA Compreender que Deus nos ama e deseja o melhor para cada um de Seus filhos. Reconhecer que Deus se revela por Sua

Leia mais

RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL No mês de fevereiro promovemos um treinamento interno com os colaborados da Pedagogia a fim

Leia mais

Débora Zambi. Aos Olhos do Poeta

Débora Zambi. Aos Olhos do Poeta Débora Zambi Aos Olhos do Poeta Primeira Edição São Paulo 2015 Agradecimentos Primeiro a Deus pelo dom que me deu, pela foça, pela vida, pelas conquistas, pelo seu amor, carinho e cuidado! Para o meu esposo

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE Tatiane Pecoraro Psicóloga Coordenadora de Saúde Mental Salgado Filho -PR Caracterização do Município Município de

Leia mais

Bom dia! Esperamos que tenha corrido bem o fim de semana. Durante esta semana vamos refletir sobre

Bom dia! Esperamos que tenha corrido bem o fim de semana. Durante esta semana vamos refletir sobre 2ª FEIRA 03 de junho MOMENTO DIVERTIDO Esperamos que tenha corrido bem o fim de semana. Durante esta semana vamos refletir sobre uma característica própria de Deus e Jesus, que foi muito vivida por Dom

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE JUNHO 2009/ JUIN 2009 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA EPREUVE DE LANGUE PORTUGAISE 6 ème- IDENTIFICAÇÃO (A preencher pelo aluno) Nome do aluno: Data de nascimento: Nacionalidade: Morada: Nome

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 5 - IRMÃOS, PRESENTES DO MEU AMIGO Olá querido professor (a) da classe Jardim de Infância hoje estarei apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO 1 Samuel 17.12-18,22

Leia mais

VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS

VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS Portifólio de Vivência Belém, 09 de Fevereiro de 2018 Relato de Experiência de um acadêmico de direito e usuário do SUS a respeito da

Leia mais

Debate com Aline Julião, Coordenadora de gestão estratégica e Participativa.

Debate com Aline Julião, Coordenadora de gestão estratégica e Participativa. Angra dos Reis, 15 de Agosto de 2016 Todas as manhãs ela deixa os sonhos na cama, acorda e põe a roupa de viver - Clarice Lispector (Trecho retirado da placa de identificação do programa saúde da mulher

Leia mais

HUMA M N A IZ I A Z Ç A Ã Ç O Ã NA APAE

HUMA M N A IZ I A Z Ç A Ã Ç O Ã NA APAE HUMANIZAÇÃO NA APAE É a proposta de uma nova relação entre usuário, profissionais que o atendem e os serviços. Todos juntos trabalhando para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil, com locais mais confortáveis;

Leia mais

Nº 36 C Domingo XXXI do Tempo Comum

Nº 36 C Domingo XXXI do Tempo Comum Nº 36 C Domingo XXXI do Tempo Comum-3.11.13 Como Zaqueu, quero acolher-te e mudar, Senhor Escuta-me, Senhor. Como Zaqueu, quero procurar-te, nem que seja preciso deixar coisas que me enchem a casa e a

Leia mais

Todos os domingos à tarde, depois do culto da manhã na igreja, o pastor e seu filho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos evangelísticos.

Todos os domingos à tarde, depois do culto da manhã na igreja, o pastor e seu filho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos evangelísticos. Todos os domingos à tarde, depois do culto da manhã na igreja, o pastor e seu filho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos evangelísticos. Numa tarde de domingo, quando chegou à hora do pastor

Leia mais

2ª FEIRA 15 de Outubro

2ª FEIRA 15 de Outubro 2ª FEIRA 15 de Outubro Durante esta semana vamos olhar para as nossas amizades e para os nossos amigos. Vamos olhar e perceber como é bom ter amigos. Texto Era uma vez dois amigos, o Francisco de 20 anos

Leia mais

Agendamento. Diretora Sênior de Vendas Mariana Gontijo

Agendamento. Diretora Sênior de Vendas Mariana Gontijo Agendamento Diretora Sênior de Vendas Mariana Gontijo Todo mundo aqui gostaria de ser presenteada com uma Sessão de Cuidados com a Pele Mary Kay? Não é verdade? Devemos proporcionar à cliente a oportunidade

Leia mais

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Ver-SUS - Zona da Mata Paraibana / 2015.2 Vivente: Dilayne Diniz Pereira dos Santos João Pessoa, PB Agosto de 2015 Introdução O Ver-SUS Zona

Leia mais

SUMÁRIO. Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade. Matemática

SUMÁRIO. Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade. Matemática SUMÁRIO Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade Quem sou eu? 09 Escrita do Nome 11 A Família 12 Coordenação Motora 14 Meninos e Meninas 18 As plantas

Leia mais

2ª FEIRA 15 de Outubro

2ª FEIRA 15 de Outubro 2ª FEIRA 15 de Outubro INTRODUÇÃO Bom Dia! Durante esta semana vamos olhar para as nossas amizades e para os nossos amigos. Vamos olhar e perceber como é bom ter amigos. Texto Era uma vez dois amigos,

Leia mais

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR:

Leia mais

Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru

Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru C onstrução o de um SUS Popular. " Os sonhos verdadeiros são coerentes; espalham em cada passo um bocado de sementes, para fazer o jardim do amanhecer.

Leia mais

Finalmente chegou a hora, meu pai era que nos levava todos os dias de bicicleta. --- Vocês não podem chegar atrasado no primeiro dia de aula.

Finalmente chegou a hora, meu pai era que nos levava todos os dias de bicicleta. --- Vocês não podem chegar atrasado no primeiro dia de aula. UM CONTO DE ESCOLA Por Isaque Correia Rocha 1 Começou mais um ano e desta vez aproveitei bastante porque a folga de comer, brincar e dormir havia acabado. Era o ano em que eu e minha irmã Rose, iríamos

Leia mais

AGENDAMENTO E CONTATO FRIO

AGENDAMENTO E CONTATO FRIO AGENDAMENTO E CONTATO FRIO ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO DE CLIENTES!!! Meios de transportes: trem, metro, ônibus (entregar amostras) Atitude: deve ser a melhor possível!!! Relacionamentos é a base do negócio:

Leia mais

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA Edith Monielyck Mendonça Batista Período: 01 a 10/08/2015 1 VISÃO SOBRE A VIVÊNCIA O VER-SUS foi uma experiência que permitiu o contato com realidade que talvez não

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Sentimento de Fraternidade

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Sentimento de Fraternidade Plano de Aula 17 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 13/06/2016 Título: Sentimento de Fraternidade

Leia mais

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu.

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu. PORTIFOLIO VER-SUS, PALMAS-TO - 2017/2018 VIVENTE: CECILIA MARQUES TENORIO PEREIRA ACADEMICA DO CURSO DE NUTRIÇÃO, UFT-PALMAS 14/01/2018 Nesta parte do dia, houveram apresentações de todos, falando do

Leia mais

Veranwortungsbewussterkonsum

Veranwortungsbewussterkonsum Veranwortungsbewussterkonsum Dia 18 - A partida estava marcada para as 7:40 da manhã, mas o avião só levantou voo as 8:10. Foi uma viagem maravilhosa, sem sustos nem sobressaltos. Aterramos em Frankfurt

Leia mais

RELATÓRIO VERSUS VERÃO 2016

RELATÓRIO VERSUS VERÃO 2016 RELATÓRIO VERSUS VERÃO 2016 Viviane Correia da Silva Enfermeira/Discente de Educação Física pela UFPE/CAV Facilitadora do NB 5 Vivência realizada na cidade de Vitória de Santo Antão no espaço do Centro

Leia mais

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Portfólio Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Um grupo de 27 viventes e 8 facilitadores vindouros de diversos estados do país, inclusive de outro país,

Leia mais

VER-SUS BARRA DO GARÇAS/MT.

VER-SUS BARRA DO GARÇAS/MT. VER-SUS BARRA DO GARÇAS/MT. THAIS PRISCILA MARQUES PSICOLOGIA UFMT CAMPUS CUIABÁ. Portfólio sobre vivência e estágio na realidade do Sistema Único de Saúde entre os dias 23 à 29 de outubro de 2016, em

Leia mais

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional)

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) 1ª Semana Mês das Missões Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) Vão pelo mundo todo e preguem o

Leia mais