Ligar e Desligar o Computador em segurança

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ligar e Desligar o Computador em segurança"

Transcrição

1 Ligar e Desligar o Computador em segurança Com este módulo aprenderá a ligar e desligar o computador em segurança. Terá ainda acesso a ligações que poderá consultar para saber mais sobre as principais funcionalidades de um computador e os seus componentes mais importantes. Ligar e desligar o computador Para começar a utilizar o computador há que aprender como ligá-lo e desligá-lo em segurança. A grande maioria dos computadores tem um botão com um símbolo, semelhante ao da Figura 1. Este botão serve para ligar e para desligar o computador. Tenha em atenção que este botão nem sempre se encontra no mesmo local, podendo ter localizações diferentes de computador para computador. Normalmente, encontra-se na parte da frente do computador no caso dos computadores de secretária, conhecidos como desktops. No caso dos computadores portáteis (ou laptops) o botão de ligar / desligar encontra-se geralmente na parte superior do teclado..

2 Figura 1 - Botão de ligar / desligar o computador. Para ligar o computador há que carregar no botão que liga e desliga o computador (ver Figura 1). Tratando-se de um computador equipado com o sistema operativo da Microsoft, depois de ligado, o computador precisa de algum tempo para iniciar. Deverá, por isso, aguardar um pouco enquanto o círculo azul no centro do ecrã estiver em movimento (ver Figura 2). Quando o círculo azul desaparecer, isso significa que o Sistema Operativo (SO) foi carregado e o computador está pronto a ser utilizado. Só a partir deste momento é que pode começar a usar as funcionalidades que o computador lhe proporciona.

3 Figura 2 - Ecrã de início / carregamento do Sistema Operativo Windows.

4 Caro tenha outros periféricos ligados ao computador, como colunas, câmara de vídeo externa, monitores ou impressoras, também terá de os ligar. Tal como no computador, o botão que permite ligar ou desligar os periféricos terá o símbolo Em alguns casos, ao ligar o computador, será necessário introduzir um nome de utilizador e uma palavra-passe (previamente definidos para si) para que possa aceder à sua área de trabalho conta de utilizador (ver Figura 3). Esta funcionalidade é útil quando o mesmo computador é utilizado por várias pessoas. Deste modo, permite-se que cada utilizador tenha credenciais de acesso individualizadas para que só possa aceder à informação associada à sua área de trabalho. Assim, fica assegurada a privacidade da informação armazenada no computador por cada utilizador.

5 Figura 3 - Ecrã de um computador configurado com uma área de trabalho específica para um utilizador concreto Lembre-se que no caso de computadores que tenham áreas de trabalho diferenciadas é muito importante não se esquecer do nome de utilizador e da palavra passe que escolheu. Do mesmo modo, ao terminar a sua sessão de trabalho, não deve esquecer-se de sair da sua área de trabalho - este tutorial explica a seguir como fazer para Encerrar ou Terminar Sessão no computador. Quando terminar de utilizar o computador deverá encerrar a sessão de trabalho e/ou encerrar o computador. Caso não queira voltar a usar o computador nas horas mais próximas, é conveniente encerrá-lo. Poderá fazê-lo de duas maneiras: 1) ou premindo o botão com o símbolo do Windows no teclado ; 2) ou levando o ponteiro do rato até ao canto inferior esquerdo do ecrã e fazendo um clique com o botão esquerdo do rato sobre o símbolo do windows que se encontra na Barra de Tarefas (ver o destaque 1 da Figura 4). De seguida, ao abrir o menu Iniciar, escolha a opção que se encontra à direita - Encerrar (ou Shut down) fazendo novamente um clique com o botão esquerdo do rato sobre a palavra (destaque 3 na Figura 4). Assim, desliga o computador de forma correta, protegendo e o disco duro do computador e toda a sua informação de possíveis danos. Ao desligar o computador, todos os programas abertos serão terminados. Por isso, antes de desligar o computador, deverá verificar se guardou todo o trabalho que esteve a fazer no computador, nos vários programas que utilizou. Para tal, deve orientar-se pela Barra de Tarefas. Esta barra está localizada na parte inferior do ecrã e não fica tapada quando abrimos uma janela. A Barra de Tarefas inclui o botão Iniciar, a que já nos referimos (destaque 1 na

6 figura 4), bem como os símbolos dos programas que temos em utilização (destaque 2 na figura 4) e ainda o relógio, o ícone de volume, e o ícone de rede, entre outros (destaque 4 na figura 4). Por vezes, quando se faz um clique no botão Encerrar, o computador faz atualizações ao Sistema Operativo Quando tal acontecer, surgirá, no ecrã, essa informação. Deverá aguardar que as atualizações terminem antes de desligar o computador. Se por alguma razão não conseguir desligar o computador pelo método apresentado pode premir o botão de desligar/ligar o computador (como fez para o ligar) durante alguns segundos, largando apenas o botão quando o computador desligar.

7 Figura 4 - Botões da Barra de Tarefas a ter em atenção quando encerrar o computador: destaque 1 - símbolo do Windows; destaque 2 - símbolos dos programas em utilização; destaque 3 - botão encerrar Shut down; destaque 4 - relógio, ícone de volume, ícone de rede, etc. Caso pretenda simplesmente fazer um pequeno intervalo e voltar a usar o computador pouco tempo depois, poderá usar as opções que indicamos a seguir. Para aceder a estas opções deverá deslocar o ponteiro do até à pequena seta que se encontra à direita, frente ao botão Encerrar (ou shut down) (destaque 1 na Figura 5) e fazer um clique com o botão esquerdo do rato sobre essa seta.

8 Figura 5 - Opções a que pode aceder a partir do botão Encerrar.

9 De entre a lista de opções que surgem, pode selecionar a que mais lhe interessa para interromper o trabalho no computador: Terminar Sessão ou Log off - Esta opção permite encerrar a sessão no computador, não permitindo que mais ninguém possa entrar na sua Área de Trabalho. Esta opção encerra todos os programas abertos, no entanto, não desliga o computador; Suspender ou Sleep - Este modo permite poupar energia e colocar em pausa todo o trabalho que estiver a realizar, não encerrando os programas que estão abertos, nem desligando o computador. Usa-se quando se faz um pequeno intervalo pois permite retomar o que se estava a fazer de forma rápida; Bloquear ou Block (esta opção também poderá ser designada por Hibernar ou Hibernate) -Este modo permite também poupar energia e é utilizado essencialmente para computadores portáteis. Este modo guarda todo o trabalho que foi desenvolvido e desliga o computador. Deve ser utilizado quando sabe que não vai utilizar o computador por um longo período de tempo e que não poderá recarregar a bateria durante esse mesmo período de tempo; Reiniciar ou Restart - Este modo irá desligar o computador e voltar a ligá-lo de seguida sem a necessidade de intervenção do utilizador. Normalmente esta opção é utilizada quando se fazem atualizações ao sistema ou quando ocorreu algum erro no sistema operativo; Mudar de utilizador ou Switch user - Esta opção que permite mudar de utilizador sem encerrar a sessão corrente, mantendo abertos os programas em utilização para que outro utilizador possa continuar a usá-los de seguida. Outra forma (menos rápida) de mudar de utilizador é escolher a opção "Terminar sessão" (explicada no início desta listagem) e a seguir escolher um novo utilizador (ver Figura 3). A Reter:

10 Deve ter em atenção que o botão para ligar o computador de secretária (ou desktop) e o do computador portátil (ou laptop) podem ter várias localizações mas, na maioria dos equipamentos, têm o mesmo ícone. (ver Figura 1); Deve aguardar que o computador inicie (ou seja, que verifique se todos os componentes estão operacionais e carregue o Sistema Operativo - geralmente Windows) antes de o começar a utilizar; Deve desligar o computador, no botão Encerrar ou Shut down no menu Iniciar para que este encerre em segurança. Para saber mais... Depois de saber ligar e desligar o computador em segurança, é importante que conheça os diferentes componentes do seu computador e que saiba usá-lo em segurança. Para saber mais sobre estes assuntos, consulte: o tutorial "Conhecer o Computador" em (leve o ponteiro do rato até às letras em azul e sublinhadas e faça clique com o botão esquerdo do rato para ser direcionado para este tutorial). Veja também as indicações sobre como Dominar o Teclado" - (leve o ponteiro do rato até às letras em azul e sublinhadas e faça clique com o botão esquerdo do rato para ser direcionado para este tutorial). E ainda o que é dito sobre como "Dominar o Rato" - (leve o ponteiro do rato até às letras em azul e sublinhadas e faça clique com o botão esquerdo do rato para ser direcionado para este tutorial).

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação Objetivos Definir o conceito de Sistema Operativo Caracterizar os diferentes elementos do Ambiente de trabalho Explicar a finalidade da barra de tarefas Trabalhar ao mesmo tempo com várias janelas Definir

Leia mais

1.2.5 As operações básicas do sistema operativo de interface gráfico

1.2.5 As operações básicas do sistema operativo de interface gráfico Marco Soares 1 Um sistema operativo de interface gráfico, como o Windows XP, inclui inúmeras formas de ajudar o utilizador sempre que lhe surjam dúvidas sobre como executar determinada tarefa Marco Soares

Leia mais

Serviço de Rede Wireless para Eventos Manual de Configuração. 1. Windows Windows Windows Vista MacOS Ubuntu...

Serviço de Rede Wireless para Eventos Manual de Configuração. 1. Windows Windows Windows Vista MacOS Ubuntu... Campus de Gualtar 4710-057 Braga P Serviços de Comunicações Serviço de Rede Wireless para Eventos Manual de Configuração Índice 1. Windows 8... 2 2. Windows 7... 5 3. Windows Vista... 7 4. MacOS... 11

Leia mais

Tutorial de configuração de rede Wireless ISPGayaRadius

Tutorial de configuração de rede Wireless ISPGayaRadius Tutorial de configuração de rede Wireless ISPGayaRadius 1 Índice Como configurar a rede wireless do ISPGayaRadius no Windows XP?... 3 Como configurar a rede wireless do ISPGayaRadius no Windows Vista ou

Leia mais

Agrupamento Campo Aberto - Beiriz. Tecnologias da Informação e Comunicação. Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.2.

Agrupamento Campo Aberto - Beiriz. Tecnologias da Informação e Comunicação. Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.2. Agrupamento Campo Aberto - Beiriz Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conteúdos Tecnologias da Informação e Comunicação - 9º ano n n n Ambiente gráfico

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação

Tecnologias de Informação e Comunicação EB1/PE Prof. Eleutério de Aguiar 2012/2013 Introdução à Informática Formação - Coordenação TIC Magda Lopes Tecnologias de Informação e Comunicação 1ª Unidade Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Professora:

Leia mais

Aspeto. 1.Objetiva; 2.Botão de gravação 3.Botão para tirar fotografias _ POR 01

Aspeto. 1.Objetiva; 2.Botão de gravação 3.Botão para tirar fotografias _ POR 01 Aspeto 3 2 1 1.Objetiva; 2.Botão de gravação 3.Botão para tirar fotografias POR 01 13 10 12 11 6 7 8 9 4.Porta Micro USB 5.Interruptor de Alimentação da bateria 4 6.Botão subir página 7.Botão de Alimentação

Leia mais

Actualizações de software Manual do utilizador

Actualizações de software Manual do utilizador Actualizações de software Manual do utilizador Copyright 2008, 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, TURISMO E LAZER UNIDADE ESCOLAR

SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, TURISMO E LAZER UNIDADE ESCOLAR SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, TURISMO E LAZER UNIDADE ESCOLAR RESUMO Com este primeiro módulo o aluno deverá: # Compreender o conceito de soft livre e proprietário;

Leia mais

Dispositivos Apontadores e Teclado Manual do Utilizador

Dispositivos Apontadores e Teclado Manual do Utilizador Dispositivos Apontadores e Teclado Manual do Utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações

Leia mais

Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador

Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA Microsoft Surface Hub

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA Microsoft Surface Hub GUIA DE CONSULTA RÁPIDA Microsoft Surface Hub Saiba como tirar pleno partido das potencialidades do grupo com o Microsoft Surface Hub. Índice Iniciar sessão Faça uma chamada Adicionar pessoas a uma chamada

Leia mais

Actualizações de software Manual do utilizador

Actualizações de software Manual do utilizador Actualizações de software Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos EUA. As informações aqui contidas

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Transcend JetFlash SecureDrive Obrigado por adquirir a unidade USB Flash da Transcend com encriptação de 256-bit AES integrada. O JetFlash SecureDrive ajuda-o(a) a salvaguardar os

Leia mais

Painel táctil e teclado

Painel táctil e teclado Painel táctil e teclado Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos EUA. As informações aqui contidas

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DA REDE eduroam

CONFIGURAÇÃO DA REDE eduroam Acesso à eduroam O presente manual tem como objetivo documentar todos os passos necessários para a configuração da rede eduroam (Education Roaming) do sistema operativo Windows 10. 14.09. 2016 CONFIGURAÇÃO

Leia mais

Controlo Remoto HP ScrollSmart Mobile (somente em alguns modelos) Manual do utilizador

Controlo Remoto HP ScrollSmart Mobile (somente em alguns modelos) Manual do utilizador Controlo Remoto HP ScrollSmart Mobile (somente em alguns modelos) Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registadas da Microsoft

Leia mais

Comando 2.0 Guia utilização rápida

Comando 2.0 Guia utilização rápida Comando 2.0 Guia utilização rápida Comando Acompanhe a nova forma de ver televisão com um comando totalmente inovador. 1. Stand by 2. Sem som (Mute) 3. Controlar a televisão 4. Gravar 5. Gosto 6. Navegar

Leia mais

Configurar e usar o Voltar ao meu Mac

Configurar e usar o Voltar ao meu Mac Configurar e usar o Voltar ao meu Mac Date : 31 de Agosto de 2015 Há funcionalidades que são muito simples de fazer num sistema operativo e mais complicado de activar num outro diferente. Deixamos hoje

Leia mais

Menu Iniciar. Ou através das teclas CTRL+ESC ELABORADO POR MARCO SOARES 1

Menu Iniciar. Ou através das teclas CTRL+ESC ELABORADO POR MARCO SOARES 1 ELABORADO POR MARCO SOARES 1 Menu Iniciar Em baixo à esquerda fica o menu iniciar para aceder aos programas, ficheiros, configurações, ou até mesmo para desligar o computador Ao dar um clique aparece um

Leia mais

Dispositivos apontadores e teclado Manual do Utilizador

Dispositivos apontadores e teclado Manual do Utilizador Dispositivos apontadores e teclado Manual do Utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador

Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

Controlo Remoto de Multimédia HP (somente nalguns modelos) Manual do utilizador

Controlo Remoto de Multimédia HP (somente nalguns modelos) Manual do utilizador Controlo Remoto de Multimédia HP (somente nalguns modelos) Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas comerciais ou marcas comerciais

Leia mais

Página Inicial do Moodle

Página Inicial do Moodle Moodle: Formando 1 Índice Página Inicial do Moodle... 3 Navegar no Moodle... 4 Editar Perfil... 5 a 7 Participar no Fórum... 8 a 9 Entrega de Trabalhos... 10 a 11 Enviar Mensagens aos Participantes...

Leia mais

7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP)

7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP) 7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP) 7.1 ÍCONES Representação gráfica de um arquivo, pasta ou programa. Você pode adicionar ícones na área de trabalho, assim como pode excluir. Alguns ícones são padrões do Windows:

Leia mais

Campus Samambaia INFORMÁTICA PROFESSOR ALESSANDRO

Campus Samambaia INFORMÁTICA PROFESSOR ALESSANDRO SOFTWARE TIPOS DE SISTEMA OPERACIONAIS Para os computadores: MAcOX Linux Windows Presente nos computadores da Apple conhecidos como Mac. O Linux possui varias distribuições gratuitas desse sistema operacional,

Leia mais

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN)

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) 5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) Sistema Operacional multitarefa e múltiplos usuários. O novo sistema operacional da Microsoft trouxe, além dos recursos do Windows Seven, muitos recursos que tornam

Leia mais

Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador

Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE INFRAESTRUTURAS APTAS (SIIA)

MANUAL DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE INFRAESTRUTURAS APTAS (SIIA) MANUAL DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE INFRAESTRUTURAS APTAS (SIIA) GESTOR DE OCORRÊNCIAS 1/20 ÍNDICE 1. Introdução e Objetivos... 4 2. Acesso ao SIIA... 5 2.1 Página Inicial Consulta de informação... 7 3.

Leia mais

Obrigado por adquirir o dispositivo Mobile WiFi. Este Mobile WiFi oferece-lhe uma ligação de alta velocidade à rede sem fios.

Obrigado por adquirir o dispositivo Mobile WiFi. Este Mobile WiFi oferece-lhe uma ligação de alta velocidade à rede sem fios. Início Obrigado por adquirir o dispositivo Mobile WiFi. Este Mobile WiFi oferece-lhe uma ligação de alta velocidade à rede sem fios. Este manual irá ajudá-lo a compreender o seu Mobile WiFi para começar

Leia mais

Como atualizar o seu tablet ou PC TOSHIBA Windows para o Windows 10

Como atualizar o seu tablet ou PC TOSHIBA Windows para o Windows 10 Como atualizar o seu tablet ou PC TOSHIBA Windows para o Windows 10 Caro(a) cliente, A informação incluída neste documento explica como atualizar determinados tablets ou PC TOSHIBA Windows com o Windows

Leia mais

Colocar em prática. Colocar em prática. Tópicos para aprender

Colocar em prática. Colocar em prática. Tópicos para aprender Usar o Microsoft Power Point num quadro interactivo SMART Board TM Quando elabora uma apresentação em Power Point, fá-lo com um objectivo comunicar uma mensagem. Com o quadro interactivo SMART Board, poderá

Leia mais

Controlo remoto (só em alguns modelos)

Controlo remoto (só em alguns modelos) Controlo remoto (só em alguns modelos) Manual do utilizador Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior.

O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Um Sistema Operativo com ambiente gráfico, como o Windows Vista, por exemplo,

Leia mais

Acesso à rede minedu

Acesso à rede minedu O presente manual tem como objetivo documentar todos os passos necessários para a configuração da rede minedu nos dispositivos com o do sistema operativo Windows 10 e Android. 01.09.2018 Configuração da

Leia mais

DOCUMENTOS ORIENTADORES

DOCUMENTOS ORIENTADORES Configuração da rede Minedu PTE DOCUMENTOS ORIENTADORES 1 Configuração da Rede Minedu Equipa do Plano Tecnológico de Educação (PTE) 2 Ficha técnica Autor: Equipa do Plano Tecnológico de Educação Artur

Leia mais

Barra de tarefas no Windows 7 (continuação)

Barra de tarefas no Windows 7 (continuação) ELABORADO POR MARCO SOARES 1 Barra de tarefas no Windows 7 (continuação) Clique com o botão direito do rato em cima da barra de tarefas e verá que aparece um menu de contexto com várias opções Repare que

Leia mais

Dispositivos apontadores e teclado Manual do Utilizador

Dispositivos apontadores e teclado Manual do Utilizador Dispositivos apontadores e teclado Manual do Utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

Jogos de Memória Sénior

Jogos de Memória Sénior Jogos de Memória Sénior O programa Jogos de Memória Sénior destina-se ao treino da memória. O programa inclui nove actividades diferentes, cinco das quais são visuo espaciais e quatro visuo auditivas.

Leia mais

1.2 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

1.2 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Marco Soares 1 1.2 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico O Sistema operativo é o software que faz arrancar o computador e que serve de interface entre o utilizador e o computador Tendo um papel tão importante,

Leia mais

Painel táctil e teclado

Painel táctil e teclado Painel táctil e teclado Manual do utilizador Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações aqui contidas

Leia mais

Seu manual do usuário HP PAVILION DV9030EA

Seu manual do usuário HP PAVILION DV9030EA Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para HP PAVILION DV9030EA. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a HP PAVILION

Leia mais

Print anywhere, anytime!

Print anywhere, anytime! Print anywhere, anytime! POSIMPT9BT COMO INSTALAR A IMPRESSORA EUROSYS N O S I S T E M A O P E R A T I V O W I N D O W S 8 Como instalar drivers não assinados no Windows 8 O sistema operativo Windows 8

Leia mais

Gestão de energia Manual do utilizador

Gestão de energia Manual do utilizador Gestão de energia Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada nos EUA da Microsoft Corporation. As informações aqui contidas estão

Leia mais

Bomgar Connect Apoio Técnico a Dispositivos Apple ios

Bomgar Connect Apoio Técnico a Dispositivos Apple ios Bomgar Connect Apoio Técnico a Dispositivos Apple ios TC: 8/22/2016 Índice Fornecer Apoio Técnico a Dispositivos ios Apple com o Bomgar 3 O que o seu Cliente Vê: O Cliente ios 4 Cliente ios 5 Utilizar

Leia mais

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN)

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) 5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) Sistema Operacional multitarefa e múltiplos usuários. O novo sistema operacional da Microsoft trouxe, além dos recursos do Windows Seven, muitos recursos que tornam

Leia mais

Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM Windows XP

Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM Windows XP Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM Windows XP Conteúdos: Índice de figuras... 3 Introdução... 4 Windows XP... 5 Configuração para acesso wireless... 5 2 Índice de figuras Figura 1-

Leia mais

Como começar a Jogar? Para iniciar o jogo a forma mais fácil é ir a e começar a jogar.

Como começar a Jogar? Para iniciar o jogo a forma mais fácil é ir a  e começar a jogar. Manual do Utilizador Como começar a Jogar? Para iniciar o jogo a forma mais fácil é ir a http://mega.ist.utl.pt/~jsnl/sudoku/ e começar a jogar. O que preciso para jogar? Precisa de um computador, ligação

Leia mais

Bomgar Connect Consola de Apoio Técnico do Android 2.2.6

Bomgar Connect Consola de Apoio Técnico do Android 2.2.6 Bomgar Connect Consola de Apoio Técnico do Android 2.2.6 TC: 8/18/2016 Índice Consola de Apoio Técnico Connect para Android 3 Instalar a Consola de Apoio Técnico em Android Connect 4 Iniciar Sessão na

Leia mais

Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM Windows Vista

Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM Windows Vista Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM Windows Vista Conteúdos: Índice de figuras... 3 Introdução... 4 Windows Vista... 5 Configuração para acesso wireless... 5 2 Índice de figuras Figura

Leia mais

Guia para configurar a rede eduroam

Guia para configurar a rede eduroam Guia para configurar a rede eduroam 2016 Índice Configuração Windows 10... 2 Configuração Windows 7... 6 Configuração MAC... 15 Configuração Android... 18 A autenticação na rede Eduroam da UP é feita recorrendo

Leia mais

Controlo Remoto HP Mobile (somente nalguns modelos) Manual do Utilizador

Controlo Remoto HP Mobile (somente nalguns modelos) Manual do Utilizador Controlo Remoto HP Mobile (somente nalguns modelos) Manual do Utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas comerciais ou marcas comerciais registadas

Leia mais

Este manual descreve as características comuns à maioria dos modelos. Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis no seu computador.

Este manual descreve as características comuns à maioria dos modelos. Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis no seu computador. Iniciar aqui Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações

Leia mais

Estação de ancoragem de viagem USB-C HP. Manual do Utilizador

Estação de ancoragem de viagem USB-C HP. Manual do Utilizador Estação de ancoragem de viagem USB-C HP Manual do Utilizador Copyright 2016 HP Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada ou uma marca comercial da Microsoft Corporation nos Estados

Leia mais

1.1 1.2 2.1 2.2 2.3 3.1 3.2 INTRODUÇÃO À UTILIZAÇÃO DO SEU TELEMÓVEL Conheça a localização das funcionalidades do seu telemóvel, botões, ecrã e ícones. Na parte de trás do seu telefone, poderá observar

Leia mais

EOL Aplicação Local. Manual do utilizador

EOL Aplicação Local. Manual do utilizador EOL Aplicação Local Manual do utilizador Introdução... 3 Objetivos... 3 Convenções de Linguagem... 3 Acesso à EOLPP Aplicação local... 4 Funcionalidades Comuns a Todas as Páginas... 5 Página Principal...

Leia mais

Manual de Configuração de Ligação à Internet por placas 3G

Manual de Configuração de Ligação à Internet por placas 3G Manual de Configuração de Ligação à Internet por placas 3G TMN ZTE MF620 USB Caixa Mágica 12 29 de Outubro de 2007 Identificação do documento Nome: Manual de Configuração de Ligação à Internet por Placas

Leia mais

ednet.power Manual de Instalação Rápida

ednet.power Manual de Instalação Rápida ednet.power Manual de Instalação Rápida 84290 84291 84292 84290 Kit de iniciação ednet.power (1x Unidade Central WiFi + 1x Tomada Inteligente Interior) Unidade Central WiFi Tomada Inteligente Interior

Leia mais

Painel táctil e teclado

Painel táctil e teclado Painel táctil e teclado Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações aqui contidas estão sujeitas

Leia mais

Utilitário de Configuração

Utilitário de Configuração Utilitário de Configuração Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos EUA. As informações aqui contidas

Leia mais

Como utilizar as impressoras de rede

Como utilizar as impressoras de rede 2016 Índice Noções gerais... 2 Como imprimir... 3 Como digitalizar e enviar por e-mail... 9 Como digitalizar para um dispositivo de armazenamento USB... 11 Como fotocopiar um documento... 13 1 Noções gerais

Leia mais

Manual de Instruções TM é uma marca registada de ETSI.

Manual de Instruções TM é uma marca registada de ETSI. Manual de Instruções Obrigado por adquirir o Optimus Kanguru Hotspot 4G. Este guia irá ajudá-lo a compreender as funções básicas do seu dispositivo de Internet móvel. Leia este documento com atenção antes

Leia mais

Perguntas Frequentes para o Eee Pad TF201

Perguntas Frequentes para o Eee Pad TF201 PG6915 Perguntas Frequentes para o Eee Pad TF201 Gerir ficheiros... 2 Como acedo aos meus dados armazenados no cartão microsd, SD e dispositivo USB?... 2 Como movo o ficheiro seleccionado para outra pasta?...

Leia mais

Painel táctil e teclado

Painel táctil e teclado Painel táctil e teclado Número de publicação do documento: 393522-132 Dezembro de 2005 Este manual explica o funcionamento do painel táctil e do teclado. Conteúdo 1 Painel táctil Identificar o painel táctil.........................

Leia mais

1.1 1.2 2.1 2.2 2.3 3.1 3.2 INTRODUÇÃO À UTILIZAÇÃO DO SEU TELEMÓVEL Conheça a localização das funcionalidades do seu telemóvel, botões, ecrã e ícones. Na parte de trás do seu telefone, poderá observar

Leia mais

Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador

Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações aqui

Leia mais

Explorador do Windows (manipulação de ficheiros)

Explorador do Windows (manipulação de ficheiros) Vamos começar a explorar o Sistema Operativo Windows 7. Após ligar o Computador e o Sistema Operativo terminar de carregar aparecerá no ecrã uma área de trabalho semelhante à seguinte. Explorador do Windows

Leia mais

Painel táctil e teclado

Painel táctil e teclado Painel táctil e teclado Manual do utilizador Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações aqui contidas

Leia mais

Passo Ligue o cabo do modem à porta da encaminhadora (router) dedicada para a ligação do modem (a porta azul).

Passo Ligue o cabo do modem à porta da encaminhadora (router) dedicada para a ligação do modem (a porta azul). Passo 1 1. Ligue o cabo do modem à porta da encaminhadora (router) dedicada para a ligação do modem (a porta azul). 2. Ligue o adaptador à encaminhadora e insira a ficha na tomada. 3. Ligue-se à rede sem

Leia mais

Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador

Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada nos EUA da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

INICIAÇÃO RÁPIDA PROFESSORES

INICIAÇÃO RÁPIDA PROFESSORES INICIAÇÃO RÁPIDA PROFESSORES INTRODUÇÃO Caro(a) professor(a), Obrigado por descarregar esta iniciação rápida para professores do Ephorus. O Ephorus é utilizado para detectar e prevenir o plágio. Em caso

Leia mais

Guia de Referência Explicações breves para operações de rotina

Guia de Referência Explicações breves para operações de rotina Guia de Referência Explicações breves para operações de rotina HL-L2310D HL-L2350DW HL-L2357DW HL-L2370DN HL-L2375DW A Brother recomenda manter este guia junto do seu equipamento Brother para uma consulta

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc O Software permite-lhe criar um CD, DVD ou Pen USB de restauro que pode utilizar para: 1. Restaurar uma cópia de segurança para o seu disco rígido principal. Isto não pode ser efetuado

Leia mais

Instalar Windows Vista

Instalar Windows Vista Instalar Windows Vista Neste guia vamos aprender a instalar de raiz o Windows Vista versão Portuguesa de Portugal num computador. Antes de começarmos a instalação do Windows Vista, deveremos verificar

Leia mais

Gestão de energia Manual do utilizador

Gestão de energia Manual do utilizador Gestão de energia Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada nos EUA da Microsoft Corporation. As informações contidas neste documento

Leia mais

PAXI young. Introdução

PAXI young. Introdução PAXI young Precauções de segurança 1. Esta câmara é um produto de elevada precisão; manusear com cuidado. 2. Não expor a câmara ou o cartão microsd a campos magnéticos fortes e evitar radiação HF forte.

Leia mais

ThinkPad X Series. Manual de Instalação

ThinkPad X Series. Manual de Instalação Part Number: 92P1934 ThinkPad X Series Manual de Instalação Lista de verificação de componentes A IBM agradece a sua preferência por um IBM ThinkPad X Series. Confronte os itens indicados nesta lista com

Leia mais

Manual de Apoio à Prova de Conhecimentos. Procedimento Concursal Para Assistente Operacional

Manual de Apoio à Prova de Conhecimentos. Procedimento Concursal Para Assistente Operacional Manual de Apoio à Prova de Conhecimentos Procedimento Concursal Para Assistente Operacional Índice Introdução... 2 Registo Escrito de uma Ocorrência a Reportar a um Superior... 3 Ligar e Desligar Equipamento

Leia mais

Jogos de Memória. Como instalar

Jogos de Memória. Como instalar Jogos de Memória O programa Jogos de Memória destina-se ao treino da memória. O programa inclui nove actividades diferentes, cinco das quais são visuo espaciais e quatro visuo auditivas. O treino deve

Leia mais

Controlo remoto HP Mini (somente em alguns modelos) Manual do utilizador

Controlo remoto HP Mini (somente em alguns modelos) Manual do utilizador Controlo remoto HP Mini (somente em alguns modelos) Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registadas da Microsoft Corporation

Leia mais

Painel táctil e teclado

Painel táctil e teclado Painel táctil e teclado Manual do utilizador Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações aqui contidas

Leia mais

Acesso à plataforma de webconference Colibri

Acesso à plataforma de webconference Colibri Acesso à plataforma de webconference Colibri Autor: ENSP - Gabinete de Informática Data: 16/03/2015 Objetivo: Descrever os procedimentos para o processo de acesso ao serviço de webconference Colibri Controlo

Leia mais

Guia rápido de utilização

Guia rápido de utilização Guia rápido de utilização Componentes e controlos 1. Botão Pág. Seguinte 2. Botão Pág. Anterior 3. Botão teclado Botão de início 4. Botão voltar 5. Botão direcional / Botão aceitar 6. Botão menu 7. Botão

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Funcionamento com cartões Sistema Pré-Pago. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Funcionamento com cartões Sistema Pré-Pago. v2011 Manual Avançado Funcionamento com cartões Sistema Pré-Pago v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. Iniciar cartões pré-pagos... 4 b) Adicionar Cartões Pré-Pagoc) Atribuir

Leia mais

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox De entre os vários serviços disponibilizados pela Internet, as plataformas de armazenamento

Leia mais

Dispositivos apontadores e teclado Guia do usuário

Dispositivos apontadores e teclado Guia do usuário Dispositivos apontadores e teclado Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações aqui

Leia mais

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula.

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Apresentação Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Você também precisa, paralelamente à leitura do mesmo,

Leia mais

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 4 20 Escola Digital Visão Geral... 4 2. Autenticação... 6 3. Mural... 7 3.1. Partilhar um comentário... 7 3.2. Comentar um

Leia mais

Seu manual do usuário HP PAVILION DV9565EA

Seu manual do usuário HP PAVILION DV9565EA Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para HP PAVILION DV9565EA. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a HP PAVILION

Leia mais

Usar o Notebook da GIGABYTE pela primeira vez

Usar o Notebook da GIGABYTE pela primeira vez Parabéns pela aquisição deste Notebook da GIGABYTE! Este Manual permite-lhe fazer a instalação de forma correcta e rápida do seu equipamento. Para mais detalhes, por favor navegue em www.gigabyte.com.

Leia mais

TouchPad e teclado Manual do utilizador

TouchPad e teclado Manual do utilizador TouchPad e teclado Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações aqui contidas estão sujeitas

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS XP

MICROSOFT WINDOWS XP MICROSOFT WINDOWS XP ÍNDICE CAPÍTULO 1 HISTÓRIA DO COMPUTADOR...7 O COMPUTADOR...8 CAPÍTULO 2 O WINDOWS...12 UTILIZANDO O MOUSE E O TECLADO...15 CAPÍTULO 3 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS...20 BARRA DE TAREFAS...21

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Bluetooth é uma marca comercial detida pelo respetivo proprietário e utilizada pela Hewlett-Packard Company sob licença. Google

Leia mais

Como instalar o Kobo Desktop para Mac Como encontrar livros Como classificar a sua biblioteca... 11

Como instalar o Kobo Desktop para Mac Como encontrar livros Como classificar a sua biblioteca... 11 Kobo Desktop Manual Do Utilizador Índice Sobre o Kobo Desktop... 4 Como descarregar e instalar o Kobo Desktop... 6 Como instalar o Kobo Desktop para Mac... 7 Como comprar ebooks com o Kobo Desktop... 9

Leia mais

Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) do Windows 7.

Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) do Windows 7. BREVES NOTAS Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) e do Windows 7. PC é uma máquina electrónica capaz de receber dados, processalos, armazena-los e tirar

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Procedimentos para instalar e aceder a um programa Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Windows Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer os procedimentos associados

Leia mais

1. Distinga hardware de software. 2. Complete o quadro seguinte assinalando com um X, os diversos componentes apresentados:

1. Distinga hardware de software. 2. Complete o quadro seguinte assinalando com um X, os diversos componentes apresentados: Estado Português Ficha de trabalho nº1 1. Qual a origem da palavra informática? A palavra informática deriva de Informação e Automática 2. Defina informática. A palavra Informática significa o tratamento

Leia mais

Instale facilmente o OpenVPN num Mac com o Tunnelblick

Instale facilmente o OpenVPN num Mac com o Tunnelblick Instale facilmente o OpenVPN num Mac com o Tunnelblick Date : 11 de Janeiro de 2017 Cada vez mais devemos considerar usar uma VPN para podermos garantir que não temos "espiões" no meio do nosso circuito

Leia mais

Portátil Série Aspire

Portátil Série Aspire Portátil Série Aspire Guia rápido Registo do produto Ao utilizar o dispositivo pela primeira vez, recomenda-se que o registe. O registo dar-lhe-á acesso a vantagens úteis, como: Assistência mais rápida

Leia mais