Capítulo Comunicação de dados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo Comunicação de dados"

Transcrição

1 Capítulo Comunicação de dados Este capítulo mostra-lhe tudo o que precisa de saber para transferir programas entre duas calculadoras CASIO Power Graphic ligadas através do cabo que acompanha as unidades. Também pode utilizar o cabo para ligar a calculadora a uma impressora de rótulos CASIO para imprimir dados do ecrã. Para transferir dados entre a calculadora e um computador pessoal, precisa de comprar o kit de ligação CASIO FA Ligar duas unidades 10-2 Ligar a unidade a uma impressora de rótulos CASIO 10-3 Ligar a unidade a um computador pessoal 10-4 Realizar a operação de comunicação de dados 10-5 Precauções com a comunicação de dados 10-6 Enviar uma captura de ecrã 10-7 Add-ins 10-8 Modo de memória (MEMORY)

2 Ligar duas unidades 10-1 Ligar duas unidades O procedimento seguinte descreve como ligar duas unidades através do cabo de ligação que acompanha a calculadora. u Ligar as duas unidades 1. Verifique se a alimentação das duas unidades está desligada. 2. Retire as capas dos conectores das duas unidades. 3. Ligue as duas unidades com o cabo. Cabo # Os modelos que não são suportados para esta configuração são indicados abaixo. # Mantenha a capas dos conectores num lugar seguro de modo a voltar a usa-los depois de terminar a comunicação de dados. # Mantenha os conectores tapados quando não os tiver a usar.

3 Ligar a unidade a uma impressora de rótulos CASIO 10-2 Ligar a unidade a uma impressora de rótulos CASIO Depois de ligar a unidade à impressora de rótulos CASIO através do cabo, pode utilizar a impressora para imprimir capturas de ecrã (consulte 10-6 Enviar uma captura de ecrã). Consulte o manual da impressora para mais detalhes sobre esta operação. A operação descrita anteriormente pode ser realizadad utilizando os seguinte modelos da impressora de rótulos: KL-2000, KL-2700, KL-8200, KL-8700 (actualizado em Fevereiro de 1999). uligar a unidade a uma impressora de rótulos 1. Verifique se a alimentação da calculadora e da impressora está desligada. 2. Ligue o cabo há impressora de rótulos. 3. Remova a capa do conector da unidade. 4. Ligue a outra extremidade do cabo há unidade. 5. Ligue a alimentação, primeiro da unidade e depois da impressora de rótulos. Impressora de rótulos Cabo Depois de terminar a comunicação de dados, desligue a alimentação na seguinte sequência: primeiro a unidade e depois a impressora de rótulos. Finalmente desligue o cabo do equipamento. # Mantenha a capas dos conectores num lugar seguro de modo a voltar a usa-los depois de terminar a comunicação de dados.

4 Ligar a unidade a um computador pessoal 10-3 Ligar a unidade a um computador pessoal Para transferir dados e capturas de ecrã entre a unidade e um computador pessoal, deve liga-los através do kit de ligação CASIO FA-123 que se vende em separado. Para detalhes sobre a operação, os tipo de computadores que podem ser ligados e as limitações de hardware, consulte o manual que acompanha o FA-123. Não é possivel transferir alguns tipos de dados entre a unidade e um computador pessoal. u Ligara unidade a um computador pessoal 1. Verifique se a alimentação da unidade e a do compuador pessoal está desligada. 2. Ligue o computador ao kit de ligação FA Remova a capa do conector da unidade. 4. Ligue a unidade ao kit de ligação FA Ligue a alimentação da unidade e depois a do computador pessoal. Depois de terminar a comunicação de dados, desligue a alimentação na seguinte sequência: primeiro a unidade e depois o computador de rótulos. Finalmente desligue o cabo do equipamento. #É possível transferir programas criados usando calculadoras da série CFX # Mantenha a capas dos conectores num lugar seguro de modo a voltar a usa-los depois de terminar a comunicação de dados.

5 Realizar a operação de comunicação de dados 10-4 Realizar a operação de comunicação de dados A partir do menu principal, entre o modo LINK, surgindo no ecrã o seguinte menu principal de comunicação de dados: {TRNS}/{Recv}... menu de {enviar especificações}/{receber especificações} Os parâmetros de comunicações encontram-se fixos nas seguintes especificações: Velocidade(BPS): 38.4 kbps (enviar dados) 9,600bps (enviar captura de ecrã) Paridade(PARITY): NONE k Realizar uma operação de transferência de dados Ligue as duas unidades e de seguida realize os seguintes procedimentos: Unidade receptora Para preparar a calculadora para receber dados, pressione 2(Recv) com o menu principal de comunicação no ecrã. A calculadora entra num modo de espera de recepção de dados e espera que estes cheguem. A recepção começa assim que as unidade trasmissora enviar os dados.

6 Realizar a operação de comunicação de dados Unidade transmissora Para preparar a calculadora, pressione 1(TRNS) com o menu principal de comunicação de dados no ecrã. Pressione a tecla numérica correspondente ao tipo de dados que quer enviar. {Select}... {selecciona items de dados e envia-os} {Currnt}... {selecciona items de dados a partir de dados seleccionados e envia-os} {Backup}... {envia todos os conteúdos da memória incluindo ajustes de modo} {H-Copy}... {selecciona o ecrã H-Copy e envia-o} u Enviar items de dados seleccionados Pressione b(select) ou c(currnt) para visualizar um ecrã de selecção de item de dados. {Sel}... {selecciona o item de dados onde se encontra o cursor} {All}... {selecciona todos os dados} {Trns}... {envia os items de dados seleccionados} Utilize as teclas de cursor f e c para mover o cursor para o item de dados que pretende seleccionar e pressione 1(Sel) para o seleccionar. Items de dados actualmente seleccionados são marcados com '. Pressionar6 (Trns) envia todos os items de dados seleccionados. Para deseleccionar um item de dados, mova o cursor para o que pretende e pressione 1(Sel) novamente. Apenas items que contêm dados surgem no ecrã de selecção de items de dados. Se existirem demasiados items de dados para um ecrã, este move-se automáticamente quando mexe o cursor.

7 Realizar a operação de comunicação de dados u Executar uma operação de envio Após seleccionar os items de dados a enviar, pressione 6(Trns). surge uma mensagem a confirmar a execução da operação enviar. w(yes)... envia os dados i(no)... regressa ao ecrã de selecção de dados Pressione w(yes) para enviar os dados. Pode interromper uma operação de dados em qualquer altura, pressionando A. A seguir demonstra-se os ecrãs da unidade transmissora e da unidade receptora depois de concluida a operação de envio de dados. Unidade transmissora Unidade receptora Pressione i para regressa ao menu principal de comunicação de dados.

8 Realizar a operação de comunicação de dados u Enviar dados da cópia de segurança Esta operação permite enviar todo o conteúdo das memórias, incluido os ajustes de modo. Com menu de selecção de tipo de dados de transmissão no ecrã, pressione d(backup), para visualizar o seguinte ecrã: Pressione w(yes) para iniciar a operação de envio. A seguir demonstra-se os ecrãs da unidade transmissora e da unidade receptora depois de concluida a operação de envio de dados. Unidade transmissora Unidade receptora Pressione i para regressa ao menu principal de comunicação de dados. # No caso de o cabo se desligar durante a comunicação de dados, os dados podem ficar alterados, sendo ncesserario executar a operação de RESET na unidade transmissora. Assegure-se de que o cabo está correctamente ligado antes de realizar qualquer tipo de transmissão de dados.

9 Precauções com a comunicação de dados 10-5 Precauções com a comunicação de dados Os tipos de dados que podem ser enviados, são os seguintes: Item de dados Conteúdos Confirmação de Confirmação de sobreposição* 1 palavra-chave* 2 Nome de Programa Conteúdos do programa (São listados todos os programas.) Sim Sim Mat n Conteúdos da memória de matrizes (A a Z) Sim List n Conteúdos da memória de listas (1 a 20) Sim File n Conteúdos da memória de arquivos de listas (1 a 6) Sim Y=Data Expressões gráficas, condição escrever/ não escrever gráfico, conteúdo do ecrã de visualização, factor de zoom Não G-Mem n Conteúdos da memória gráfica (1 a 20) Sim V-Win n Conteúdos da memória do ecrã de visualização Não Picture n Dados (1 a 20) da memória de imagem (gráfico) Não DynaMem Funções de gráfico dinâmico Sim Equation Valores de coeficiente do cálculo de equações Não Alpha Memory Conteúdos da memória de variáveis Não F-Mem n Conteúdos da memória de funções Não CAS Algebra Conteúdos dos dados da fórmula CAS (Apenas ALGEBRA FX 2.0 PLUS) Conteúdos de dados de álgebra (Apenas ALGEBRA FX 2.0 PLUS) Não Não DIFF Equation Dados de equações diferenciais Não E-CON Data Dados E-CON Não Nome de aplicações add-in Dados de aplicações add-in (todas as aplicações add-in são listadas) * 1 Sem confirmação de sobreposição: se a unidade receptora já contem o mesmo tipo de dados, os dados existentes são substituidos pelos novos dados. Com confirmação de sobreposição: se a unidade receptora já contem o mesmo tipo de dados, surge uma mensagem a confirmar a substituição dos dados. Nome de item de dados Não

10 Precauções com a comunicação de dados 1(YES)... {substitui os dados existentes na unidade receptora pelos novos} 6(NO)... {salta para o item de dados seguinte} * 2 Com verificação de palavra-chave: se um ficheiro é protegido por palavra-chave, surge uma mensagem para a introdução da palavra-chave. Nome do ficheiro protegido por palavra-chave Campo para a introdução da palavra-chave 2 Depois de introduzir a palavra-chave, pressione w. Tome as seguintes precauções quando realizar comunicações de dados: Um erro ocorre sempre que tenta enviar dados para uma unidade que ainda não está preparada. Quando isso acontecer, pressione i para limpar o erro e tente novamente depois de preparar a unidade receptora para receber os dados. Ocorre um erro sempre que a unidade receptora não receber dados num espaço de seis minutos após ser preparada para a operação. Quando isto acontecer, pressione i para limpar o erro. Ocorre um erro durante a comunicação de dados se o cabo se desligar, se os parâmetros das duas unidades não coincidirem ou se ocorrer qualquer tipo de problama de comunicações. Quando isto acontecer, pressione i para limpar o erro e corrija o problema antes de tentar novamente a comunicação. Se a comunicação de dados for interrompida devido à pressão da tecla i ou a um erro, todos os dados recebidos com sucesso antes da interrupção mantêm-se na memória da unidade receptora. Ocorre um erro se a memória da unidade receptora ficar cheia durante a comunicação de dados. Quando isto acontecer, pressione i para limpar o erro e apague dados desnecessários da unidade receptora e tente de novo. O item E-CON contém os seguintes dados: 1. Dados da configuração actual 2. Dados da memória de configuração 3. Dados da memória de sensores personalizados Os dados correspondentes são sobrepostos no receptor. Os dados da memória de configuração e dados da memória de sensores personalizados sobrepõem os dados para o número da mesma memória no receptor. Se não quiser que os dados sejam sobrepostos no receptor, mude o número da sua memória

11 Enviar uma captura de ecrã 10-6 Enviar uma captura de ecrã Utilize os seguintes procedimentos para enviar uma cópia do ecrã directamente para um computador pessoal (ou para uma impressora de rótulos CASIO) ou para salvar a captura de ecrã na memória para enviar mais tarde. Capturas de ecrã também podem ser enviadas para uma impressora de rótulos CASIO. Utilize o ajuste do modo LINK (u3(set UP)) para especificar se quer enviar a captura de encrã agora ou salvá-la na memória. u H-Copy {Dirct}/{Mem}... {enviar directo}/{armazenar} u Enviar uma captura de ecrã sirectamente para um computador (ou impressora de rótulos CASIO) (Direct) 1. Ligue a unidade ao computador (ou impressora de rótulos CASIO). No computador (ou impressora de rótulos CASIO), realize os procedimentos necessários à recepção de dados. 2. Visualize o ecrã que pretende enviar. 3. Pressione u6(h-copy). u Armazenar uma captura de ecrã na memória (Memory) 1. Visualize o ecrã que pretende armazenar. 2. Pressione u6(h-copy). Pode armazenar até 20 capturas de ecrã na memória, sendo-lhes dado nomes sequênciais de Hcopy1 a Hcopy20. # Não pode enviar os seguintes tipos de ecrã para o computador ou impressora de rótulos: O ecrã que surge aquando da comunicação de dados. O ecrã que surge quando um cálculo está em execução. O ecrã que surge após a execução da operação de reset. A mensagem de pilhas fracas. #O cursor a piscar não é incluido na imagem de ecrã que é enviada. # Não pode utilizar fita de 6mm para imprimir a captura de um gráfico.

12 Enviar uma captura de ecrã u Enviar uma catura de ecrã armazenada para um computador ou impressora de rótulos CASIO 1. Ligue a unidade ao computador (ou impressora de rótulos CASIO). No computador (ou na impressora de rótulos CASIO), realize os procedimentos necessários para a recepção de dados. 2. No modo LINK, pressione 1(TRNS)e(H-Copy) para visualizar a lista de capturas de ecrã que estão em memória. 3.Utilize as teclas de cursor f e c para seleccionar o nome do ecrã que pretende enviar e de seguida pressione 6(Trns).

13 Add-ins 10-7 Add-ins A capacidade dos add-ins permite instalar aplicações disponíveis separadamente e outro software de modo a "moldar" a calculadora às suas necessidades. Os add-ins são instalados a partir de um computador utilizando a comunicação de dados descrita na página Os tipos de software que podem ser instalados como add-ins, são os seguintes: u Aplicação Add-in Depois de instalar uma aplicação, o seu icon surge no menu principal e pode executá-la como uma aplicação da própria calculadora. u Melhoramentos das aplicações da calculadora Estes melhoramentos são para as aplicações que estão pré-programadas na memória ROM da calculadora. u Dados do idioma das mensagens de ecrã. Estes dados são necessarios para visualizar as mensagens do ecrã noutros idiomas. A isntalação destes dados faz com que todas as mensagens de ecrã surjam no idioma correspondente

14 Modo de memória (MEMORY) 10-8 Modo de memória (MEMORY) Esta calculadora tem duas área de memória: a "área actual" e a "área de armazenamento". A área actual é uma área de trabalho onde introduz dados, realiza cálculos e executa programas. Os dados na área actual estão relativamente seguros, mas podem ser apagados quando as pilhas acabam e quando realiza a operação de reset. A área de armazenamento utiliza "memória flash", de modo que os dados estão seguros quando a alimentação é interrompida. Normalmente, usa a área de armazenamento para dados que precisa de armazenar com segurança por longos períodos e carrega-los na área actual quando necessita. Utilize o modo MEMORY para transferir dados entre a área actual e a área de armazenamento e para realizar outras operações de gestão de memória. A partir do menu principal, seleccione o icon MEMORY para entrar o modo MEMORY e visualizar o seu ecrã inicial. {PROG}... {Procurar, apagar, carregar e salvar ficheiro de programa} {BACK}... {cópia de segurança e retoma da área actual} {OPT}... {optimização da área de armazenamento} k Armazenar e carregar ficheiros de programas Utilize os seguintes procedimentos para armazenar um ficheiro de programa da área actual na área de armazenamento e carregar um ficheiro da área de armazenamento numa área actual.

15 Modo de memória (MEMORY) u Armazenar um ficheiro de programa na área de armazenagem 1. No ecrã inicial do modo MEMORY, pressione 1(PROG). Visualiza a lista de ficheiros de programas armazenados na área actual.* 1 2. Seleccione o ficheiro de programa que pretende armazenar. Utilize as teclas de cursor f e c para seleccionar o nome do ficheiro de programa que pretende salvar e de seguida pressione 1(SEL). 3. Pressione 5(SAVE). Quando a operação estiver completa, surge a mensagem "Complete!" Pressione ipara regressar ao ecrã visualizado no passo 1. Surge a mensagem de erro "Memory ERROR" e a operação de armazenamento é terminada se a área de armazenamento estiver cheia. O ecrã seguinte aparece se já existir um programa armazenado na área de armazenamento com o mesmo nome do programa que está a tentar salvar. Pressione w(yes) para salvar o nome ficheiro de programa ou i(no)para cancelar a operação. * 1 Se não existirem ficheiros de programa na área actual quando inicia a operação de armazenamento, o ecrã assemelha-se ao do exemplo ao lado.

16 Modo de memória (MEMORY) u Carregar um ficheiro de programa da área de armazenamento 1. No ecrã inicial do modo MEMORY, pressione 1(PROG). 2. Pressione 6(STRG). Visualiza a lista de ficheiros de programas armazenados na área de armazenamento.* 1 3. Seleccione o ficheiro de programa que pretende carregar. Utilize as teclas de cursor f e c para seleccionar o arquivo de ficheiro que pretende carregar e de seguida pressione 1(SEL). 4. Pressione 5(LOAD). Quando a operação estiver completa, surge a mensagem "Complete!" Pressione ipara regressar ao ecrã visualizado no passo 1. Surge a mensagem de erro "Memory ERROR" e a operação de carregamento é terminada que a área actual estiver cheia. O ecrã seguinte aparece se já existir um programa armazenado na área actual com o mesmo nome do programa que está a tentar carregar. Pressione w(yes) para carregar o nome ficheiro de programa ou i(no) para cancelar a operação. * 1 Se não existirem ficheiros de programa na área de armazenamento quando inicia a operação de carregamento, o ecrã assemelha-se ao do exemplo ao lado.

17 Modo de memória (MEMORY) k Apagar ficheiros de programas Utilize os seguintes procedimentos para apagar ficheiros individualmente ou todos os ficheiros da área actual ou área de armazenamento. u Apagar o ficheiro de programa da área actual 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 1(PROG). Visualiza a lista de ficheiros de programas armazenados na área de actual. 2. Utilize as teclas de cursor f e c para seleccionar o nome do ficheiro de programa que pretende apagar e pressione 2(DEL). Pressione w(yes) para apagar o ficheiro de programa. Pressione i(no) para cancelar a operação. u Apagar um ficheiro de programa da área de armazenamento 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 1(PROG). 2. Pressione 6(STRG). Visualiza a lista de ficheiros de programas armazenados na área de armazenamento. 3. Utilize as teclas de cursor f e c para seleccionar o nome do ficheiro de programa que pretende apagar e pressione 2(DEL). Pressione w(yes) para apagar o ficheiro de programa. Pressione i(no) para cancelar a operação. u Apagar todos os programas da área actual 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 1(PROG). Visualiza a lista de ficheiros de programas armazenados na área de actual. 2. Pressione 3(DEL A). Pressione w(yes) para apagar o ficheiro de programa. Pressione i(no) para cancelar a operação.

18 Modo de memória (MEMORY) u Apagar todos os programas da área de armazenamento 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 1(PROG). 2. Pressione 6(STRG). Visualiza a lista de ficheiros de programas armazenados na área de armazenamento. 3. Pressione 3(DEL A). Pressione w(yes) para apagar o ficheiro de programa. Pressione i(no) para cancelar a operação. k Pesquisar um ficheiro de programa Utilize os procedimentos seguintes para pesquisar um ficheiro de programa específico na área actual ou na área de armazenamento. u Pesquisar um programa de ficheiro na área actual * 1 Exemplo Pesquisar todos os ficheiros de programa na área actual cujos nomes começam pela letra "C" 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 1(PROG). Visualiza a lista de ficheiros de programas armazenados na área actual. 2. Pressionar 4(SRC). Introduza a letra C como a Keyword. O primeiro ficheiro de programa que começa com a letra "C" surge seleccionado no ecrã. * 1 Pode introduzir até 8 caracteres para a "keyword". Se não for encontrado nenhum programa de ficheiro que coincida com a sua "keyword", surge a mensagem "Not Found".

19 Modo de memória (MEMORY) u Pesquisar um ficheiro de programa na área de armazenamento Exemplo Pesqisar todos os ficheiros de programa na área de armazenamento cujos nomes começem pela letra "S". 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 1(PROG). 2. Pressione 6(STRG). Visualiza a lista de ficheiros de programas armazenados na área de armazenamento. 3. Pressione 4(SRC). Introduza a letra S como a Keyword. O primeiro ficheiro de programa que começa com a letra "S" surge seleccionado no ecrã. Pressione c ou 1(SRC) para seleccionar nome de ficheiro seguinte que coincide com a keyword. Pressione f para seleccionar nome de ficheiro anterior que coincide com a keyword. Se não for encontrado nenhum programa de ficheiro que coincida com a sua "keyword", surge a mensagem "Not Found". Pressione i para sair da pesquisa.

20 Modo de memória (MEMORY) k Fazer cópias de segurança dos dados da área actual Pode fazer cópias de segurança de todos os dados na área actual e armazená-los na área de armazenamento. Mais tarde pode restaurar a cópia de segurança para a área actual se necessitar. u Fazer cópias de segurança dos dados da área actual 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 2(BACK). O ecrã A surge se já existir uma cópia de segurança na área de armazenamento. O ecrã B surge se não existir nenhuma cópia de segurança na área de armazenamento. Ecrã A Ecrã B 2. Pressione 1(SAVE) para realizar a cópia de segurança. A mensagem "Complete!" surge quando a operação de cópia de segurança estiver concluida. Pressione i para regressar ao ecrã do passo 1. O ecrã seguinte aparece se já existir uma cópia de segurança na área de armazenamento. Pressione w(yes) para reazlizar a cópia de segurança ou i(no) para cancelar a operação. Se não existir espaço suficiente na área de armazenamento para concluir a operação, surge a mensagem "Memory ERROR".

21 Modo de memória (MEMORY) u Restaurar uma cópia de segurança para a área actual 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 2(BACK). No ecrã que surge, pode confirmar se existe ou não uma cópia de segurança na área de armazenamento. 2. Pressione 2(LOAD). Surge uma mensagem a confirmar se pretende realmente restaurar a cópia de segurança. Pressione w(yes) para restaurar os dados e apagar os dados que estiverem na área actual. Pressione i(no)para cancelar operação de restauro da cópia de segurança. A mensagem "Complete!" surge quando a operação de cópia de segurança estiver concluida. Pressione i ao passo visualizado no passo 1. u Apagar uma cópia de segurança da área de armazenamento 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 2(BACK). No ecrã que surge, pode confirmar se existe ou não uma cópia de segurança na área de armazenamento. 2. Pressione 3(DEL). Surge uma mensagem a confirmar se pretende realmente restaurar a cópia de segurança. Pressione w(yes) para apagar a cópia de segurança da área de armazenamento. Pressione i(no) para cancelar a operação e não apagar a cópia de segurança. A mensagem "Complete!" surge quando a operação de cópia de segurança estiver concluida. Pressione i para regressar ao ecrã do passo 1, que tem agora a mensagem No Backup Data.

22 Modo de memória (MEMORY) k Optimizar a área de armazenamento A área de memória pode ficar fragmentada depois de muitas operações de armazenamento e carregamento. A fragmentação pode criar blocos de memória que se tornam indisponíveis para o armazenamento de dados. Por isso, deve a operação de optimização da área de armazenamento, que reorganiza os dados na área de armazenamento e torna mais economica a utilização da memória. u Optimizar a área de armazenamento No ecrã do modo MEMORY, pressione 3(OPT) para iniciar a optimização da área de armazenamento. A mensagem "Complete!" surge quando a operação de cópia de segurança estiver concluida. Pressione i para regressar ao ecrã inicial do modo MEMORY.

Capítulo. Comunicação de Dados Capítulo 9

Capítulo. Comunicação de Dados Capítulo 9 Capítulo 9 Capítulo Este capítulo descreve o que é preciso saber para transferir programas entre a fx-7400g PLUS e certos modelos de calculadoras científicas com função de gráficos CASIO ligados com um

Leia mais

ALGEBRA FX 9-1 9-2 9-3 9-4 9-5 2.0 PLUS)

ALGEBRA FX 9-1 9-2 9-3 9-4 9-5 2.0 PLUS) Capítulo Menu de ajuste do sistema Utilize o menu de ajustes do sistema para visualizar a informação do sistema e realizar ajustes do sistema. O menu de ajustes do sistema permite-lhe: 9 Ver informação

Leia mais

PROGRAM-LINK FA-124 Manual de Instruções

PROGRAM-LINK FA-124 Manual de Instruções Po PROGRAM-LINK FA-124 Manual de Instruções Website Mundial de Educação CASIO http://edu.casio.com FÓRUM EDUCACIONAL CASIO http://edu.casio.com/forum/ RJA510188-4 Nota Os exemplos de visualização mostrados

Leia mais

PROGRAM-LINK FA-124 Ver. 2.00 Manual de Instruções

PROGRAM-LINK FA-124 Ver. 2.00 Manual de Instruções Po PROGRAM-LINK FA-124 Ver. 2.00 Manual de Instruções Website Mundial de Educação CASIO http://edu.casio.com FÓRUM EDUCACIONAL CASIO http://edu.casio.com/forum/ RJA510188-4 Nota Os exemplos de visualização

Leia mais

Manual de Utilizador MP-209/509/1009

Manual de Utilizador MP-209/509/1009 ALL RIGHTS RESERVED COPY RIGHT DENVER ELECTRONICS A/S www.denver-electronics.com Manual de Utilizador MP-209/509/1009 Aviso: Obrigado por escolher os nossos produtos! Leia atentamente o manual de utilizador

Leia mais

Software da Impressora

Software da Impressora Software da Impressora Acerca do Software da Impressora O software Epson inclui o controlador de impressão e o EPSON Status Monitor 3. O controlador de impressão é um software que permite controlar a impressora

Leia mais

TRABALHAR COM O ANALISADOR DE DADOS - EA-200

TRABALHAR COM O ANALISADOR DE DADOS - EA-200 CASIO Portugal TRABALHAR COM O ANALISADOR DE DADOS - EA-200 Para a família de máquinas FX-9860 e Analisador de Dados EA-200 O equipamento Para realizar experiência de laboratório necessitamos de: - Calculadora

Leia mais

Lumitester PD-20. Manual de uso. Índice. Software de controlo

Lumitester PD-20. Manual de uso. Índice. Software de controlo Índice Lumitester PD-20 Software de controlo Manual de uso Muito obrigado por comprar o aparelho Lumitester PD-20. Antes de pôr em operação este manual deve ser lido na sua totalidade para o uso seguro

Leia mais

Segurança 24, Lda VIDEOGRAVADOR DIGITAL EM DISCO DURO TRANSMISOR POR TCP-IP SERVIDOR WEB MANUAL DO UTILIZADOR

Segurança 24, Lda VIDEOGRAVADOR DIGITAL EM DISCO DURO TRANSMISOR POR TCP-IP SERVIDOR WEB MANUAL DO UTILIZADOR VIDEOGRAVADOR DIGITAL EM DISCO DURO TRANSMISOR POR TCP-IP SERVIDOR WEB MANUAL DO UTILIZADOR Capítulo 4 Guia Básico de Operação 4.1 Ligar o DVR Nota: Certifique-se que liga correctamente os conectores de

Leia mais

Função visualizar cartão de memória

Função visualizar cartão de memória Manual de utilizador Função visualizar cartão de memória Este é o manual da função visualizar cartão de memória. Leia este manual atentamente antes de operar com a função visualizar cartão de memória.

Leia mais

ClassPad Add-In Installer

ClassPad Add-In Installer Para a ClassPad 300/ClassPad 300 PLUS Po ClassPad Add-In Installer Manual de Instruções http://world.casio.com/edu/ http://classpad.net/ ClassPad Add-In Installer O ClassPad Add-In Installer permite-lhe

Leia mais

Capítulo Tabelas e Gráficos

Capítulo Tabelas e Gráficos Capítulo O menu de tabelas e gráficos torna possível criar tabelas numéricas de funções guardadas na memória. Poderá também utilizar funções múltiplas para criar tabelas. Como utiliza a mesma lista de

Leia mais

Manual de utilizador. Função Memory Viewer. Índice

Manual de utilizador. Função Memory Viewer. Índice Manual de utilizador Função Memory Viewer Este é o manual da função Memory Viewer. Leia este manual atentamente antes de operar com a função Memory Viewer. Primeiro, leia o manual de utilizador do projector

Leia mais

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 3 - MANUAL DO UTILIZADOR Diogo Mateus 3.1. REQUISITOS MÍNIMOS * Computador Pessoal com os seguintes Programas * Microsoft Windows 95 * Microsoft Access 97 A InfoMusa

Leia mais

INTERACÇÕES CALCULADORA-CALCULADORA E CALCULADORA-COMPUTADOR

INTERACÇÕES CALCULADORA-CALCULADORA E CALCULADORA-COMPUTADOR INTERACÇÕES CALCULADORA-CALCULADORA E CALCULADORA-COMPUTADOR Havendo necessidade de passar dados, programas, aplicações, etc entre calculadoras ou entre uma calculadora e um computador, é necessário fazer

Leia mais

Label Editor. For Windows. Guia do utilizador. Leia este documento com atenção para utilizar o produto de forma segura e correcta.

Label Editor. For Windows. Guia do utilizador. Leia este documento com atenção para utilizar o produto de forma segura e correcta. Label Editor For Windows Guia do utilizador Leia este documento com atenção para utilizar o produto de forma segura e correcta. 2013 Seiko Epson Corporation. All rights reserved. Introdução Obrigado por

Leia mais

Capítulo. 4-1 Equações lineares simultâneas 4-2 Equações de elevado grau 4-3 Cálculos de resoluções 4-4 O que fazer quando surje um erro

Capítulo. 4-1 Equações lineares simultâneas 4-2 Equações de elevado grau 4-3 Cálculos de resoluções 4-4 O que fazer quando surje um erro Capítulo 4 Cálculos de equações A sua calculadora gráfica pode realizar os três seguintes tipos de cálculos: Equações lineares simultâneas Equações de grau elevado Cálculos de resoluções A partir do menu

Leia mais

Para ClassPad 300. ClassPad Manager. (ProgramLink) Versão limitada. Manual de Instruções. http://world.casio.com/edu_e/ RJA510188-4

Para ClassPad 300. ClassPad Manager. (ProgramLink) Versão limitada. Manual de Instruções. http://world.casio.com/edu_e/ RJA510188-4 Para ClassPad 300 Po ClassPad Manager (ProgramLink) Versão limitada Manual de Instruções RJA510188-4 http://world.casio.com/edu_e/ Nota Os exemplos de visualização mostrados neste manual de instruções

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO E REFERÊNCIA ECR8200S/8220SPROGRAMMING UTILITY. P Code: 578413

GUIA DE INSTALAÇÃO E REFERÊNCIA ECR8200S/8220SPROGRAMMING UTILITY. P Code: 578413 GUIA DE INSTALAÇÃO E REFERÊNCIA ECR8200S/8220SPROGRAMMING UTILITY P Code: 578413 PUBLICAÇÃO EMITIDA POR: Olivetti S.p.A. www.olivetti.com Copyright 2013, Olivetti Todos os direitos reservados Chamamos

Leia mais

EMP Multi Screen Adjustment. Guia de Funcionamento

EMP Multi Screen Adjustment. Guia de Funcionamento EMP Multi Screen Adjustment Guia de Funcionamento Simbologia Utilizada no Manual 1 IMPORTANTE Indica operações que podem provocar danos ou ferimentos se não se tiver os cuidados devidos. NOTA Indica informações

Leia mais

Perguntas Frequentes para o Transformer TF201

Perguntas Frequentes para o Transformer TF201 Perguntas Frequentes para o Transformer TF201 PG7211 Gerir ficheiros... 2 Como acedo aos meus dados armazenados no cartão microsd, SD e dispositivo USB?... 2 Como movo o ficheiro seleccionado para outra

Leia mais

ClassPad Manager. Manual de Instruções. Versão 2.2. Para a ClassPad 300 PLUS (PROGRAM-LINK TM ) http://world.casio.com/edu/ http://classpad.

ClassPad Manager. Manual de Instruções. Versão 2.2. Para a ClassPad 300 PLUS (PROGRAM-LINK TM ) http://world.casio.com/edu/ http://classpad. Para a ClassPad 300 PLUS Po ClassPad Manager Versão 2.2 (PROGRAM-LINK TM ) Manual de Instruções RJA510188-4 http://world.casio.com/edu/ http://classpad.net/ Nota Os exemplos de visualização mostrados neste

Leia mais

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo Conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior; Windows: sistema operativo mais utilizado nos

Leia mais

Características da Câmara de Look 316

Características da Câmara de Look 316 Símbolo para a recolha separada em países da Europa Este símbolo indica que este produto tem de ser recolhido separadamente. Os seguintes pontos aplicam-se somente a utilizadores de países europeus: Este

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

Manual do utilizador

Manual do utilizador Manual do utilizador Índice Acerca da nova impressora......................................................................5 Introdução.....................................................................................5

Leia mais

Computer Link Software

Computer Link Software Computer Link Software Informações importantes Excepto se indicado expressamente na Licença que acompanha um programa, Texas Instruments não dá garantia, explícita ou implícita, incluindo mas não se limitando

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE

GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE SISTEMA MULTIFUNÇÕES DIGITAL Página INTRODUÇÃO ANTES DA INSTALAÇÃO INSTALAR O DRIVER DA IMPRESSORA LIGAÇÃO A UM COMPUTADOR 9 CONFIGURAR O CONTROLADOR DA IMPRESSORA 0 COMO

Leia mais

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas. Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração.

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas. Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração. Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração. Conteúdo Introdução... 3 Acerca da recuperação... 3 Acerca da cópia

Leia mais

Guia de actualização de firmware

Guia de actualização de firmware Modelo N.º Guia de actualização de firmware Este manual explica como actualizar o firmware do controlador da máquina e o firmware PDL. Pode descarregar estas actualizações a partir do nosso sítio Web.

Leia mais

Características da Câmara de Look 312P. Instalar a Câmara de Look 312P

Características da Câmara de Look 312P. Instalar a Câmara de Look 312P Características da Câmara de Look 312P 1 2 3 Objectiva Focagem manual através do ajuste da objectiva Bolsa Pode colocar o cabo na bolsa. Corpo dobrável Pode ajustar a Look 312P em diferentes posições.

Leia mais

Manual do Utilizador para DS150E. Dangerfield June. 2009 V3.0 Delphi PSS

Manual do Utilizador para DS150E. Dangerfield June. 2009 V3.0 Delphi PSS Manual do Utilizador para DS150E 1 ÍNDICE Componente principal.....3 Instruções de instalação.... 5 Configurar o Bluetooth...26 Programa de diagnóstico....39 Escrever no ECU (OBD)...86 Digitalizar.89 Histórico......94

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

YAMAHA MAGICSTOMP GUITAR EFFECTS PROCESSOR

YAMAHA MAGICSTOMP GUITAR EFFECTS PROCESSOR Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para YAMAHA MAGICSTOMP GUITAR EFFECTS PROCESSOR. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas

Leia mais

Aplicação OS Update. Manual de Instruções. (Sistema operativo ClassPad versão 2.20) Para a ClassPad 300/ClassPad 300 PLUS

Aplicação OS Update. Manual de Instruções. (Sistema operativo ClassPad versão 2.20) Para a ClassPad 300/ClassPad 300 PLUS Para a ClassPad 300/ClassPad 300 PLUS Po Aplicação OS Update (Sistema operativo ClassPad versão 2.20) Manual de Instruções http://world.casio.com/edu/ http://classpad.net/ Aplicação OS Update A aplicação

Leia mais

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5 Manual do usuário Softcall Java versão 1.0.5 Sumário Iniciando SoftCall...3 Tela Principal...3 Configurando o SoftCall...4 Agenda...5 Incluindo um contato...5 Procurando um contato...6 Apagando um contato...6

Leia mais

Favor ler este manual antes de utilizar seu telefone e guardá-lo para referência futura.

Favor ler este manual antes de utilizar seu telefone e guardá-lo para referência futura. Telefone Sem Fio ATEL AWP-L300 Manual do Usuário Favor ler este manual antes de utilizar seu telefone e guardá-lo para referência futura. Para obter as versões mais atuais da documentação, visite o site

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Contéudo 3 Introdução 4 Elementos necessários 5 Descrição geral da instalação 5 Passo 1: Verificar se existem actualizações 5 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

Função Visualizar cartão de memória

Função Visualizar cartão de memória Manual de utilizador Função Visualizar cartão de memória Este é o manual da função Visualizar cartão de memória. Leia este manual atentamente antes de operar com a função Visualizar cartão de memória.

Leia mais

Software de utilitário

Software de utilitário Software de utilitário 3-207-419-62(2) UPX-C200 Manual do utilizador O software UPX-C200 permite carregar fotografias a partir de uma máquina fotográfica, seleccionar um esquema apropriado para as mesmas

Leia mais

PORTUGUÊS. Mesa Digitalizadora. Manual do Utilizador. Windows 2000 / XP / Vista

PORTUGUÊS. Mesa Digitalizadora. Manual do Utilizador. Windows 2000 / XP / Vista Mesa Digitalizadora Manual do Utilizador Windows 2000 / XP / Vista 1 I. Informação Geral 1. Visão Geral Bem-vindo ao mundo das canetas digitais! Irá descobrir que é muito fácil controlar o seu computador

Leia mais

Termômetro Registrador de Dados com Termopar

Termômetro Registrador de Dados com Termopar Guia do Usuário Termômetro Registrador de Dados com Termopar Sete (7) tipos de entrada de Termopar K, J, T, E, R, S, N Entrada Dupla de Termopar com Interface para PC Modelo EA15 Introdução Parabéns pela

Leia mais

Manual do Utilizador de Software. Introdução. Criar Etiquetas. Anexo

Manual do Utilizador de Software. Introdução. Criar Etiquetas. Anexo Manual do Utilizador de Software O conteúdo deste manual e as especificações do produto estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. A Brother reserva o direito de alterar sem aviso prévio as especificações

Leia mais

Os primeiros passos com a TI-Nspire

Os primeiros passos com a TI-Nspire Os primeiros passos com a TI-Nspire 1. Cria um novo documento: pressiona a tecla HOME, c, e selecciona 6:New Doc pressionando 6 ou quando o ícone estiver seleccionado. Se tiveres outro documento aberto,

Leia mais

Instalação e Manutenção de Microcomputadores (COI)

Instalação e Manutenção de Microcomputadores (COI) Instalação e Manutenção de Microcomputadores (COI) 4. Montagem do Computador Disco rígido limpeza; Disco rígido verificação de erros (modo gráfico); Disco rígido verificação de erros (linha de comandos;

Leia mais

Software de Gerência de Dados de Música. Data Manager 6.0. Guia do Usuário

Software de Gerência de Dados de Música. Data Manager 6.0. Guia do Usuário P Software de Gerência de Dados de Música Data Manager 6.0 Guia do Usuário Use este manual em combinação com o Guia do Usuário que acompanha o instrumento. DM6-P-1A Sumário Introdução...4 O que é o Data

Leia mais

Comece aqui. Alinhar os tinteiros sem um computador

Comece aqui. Alinhar os tinteiros sem um computador Comece aqui Alinhar os tinteiros sem um computador Certifique-se de que segue os passos descritos na Folha de Instalação para instalar o hardware. Para optimizar a qualidade de impressão, proceda do modo

Leia mais

EA2500010 Conjunto de Secretária Sem Fios Sweex. No caso de a embalagem não conter todos os itens requeridos, por favor contacte o fornecedor.

EA2500010 Conjunto de Secretária Sem Fios Sweex. No caso de a embalagem não conter todos os itens requeridos, por favor contacte o fornecedor. EA2500010 Conjunto de Secretária Sem Fios Sweex Introdução Antes de mais, gostaríamos de agradecer-lhe por ter escolhido adquirir o Conjunto de Secretária sem Fios Sweex. Este é um conjunto de secretária

Leia mais

Software de Gerência de Dados de Música. Data Manager para Windows. Guia do Usuário

Software de Gerência de Dados de Música. Data Manager para Windows. Guia do Usuário P Software de Gerência de Dados de Música Data Manager para Windows Guia do Usuário Use este manual em combinação com o guia do usuário que acompanha o instrumento. DATAMANAGERP1C Sumário Introdução...3

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES BOX IPTV HD + BANTU

MANUAL DE INSTRUÇÕES BOX IPTV HD + BANTU MANUAL DE INSTRUÇÕES BOX IPTV HD + 2 ÍNDICE BOX HD IPTV... 5 Introdução... 5 Modelo preto... 6 Modelo cinza... 7 Comando... 8 MIDDLEWARE... 10 Menu Principal (Botão Home)... 10 Guia... 12 Lista de canais...

Leia mais

Copyright 2006 GrupoPIE Portugal S.A.

Copyright 2006 GrupoPIE Portugal S.A. ScanPAL A Restauração do Séc. XXI ScanPAL Copyright 2006 GrupoPIE Portugal S.A. - 2 - ScanPAL Índice Pag. 1. ScanPAL Terminal Portátil...5 1.1. Organização do Software...7 2. Operações...8 2.1. Operações

Leia mais

Manual Brother Image Viewer para Android

Manual Brother Image Viewer para Android Manual Brother Image Viewer para Android Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: NOTA As Notas indicam o que fazer perante uma determinada situação

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Aplicação OS Update (Ver. 2.0)

Aplicação OS Update (Ver. 2.0) Para ClassPad 300 Po Aplicação OS Update (Ver. 2.0) Manual de Instruções RJA510188-4 http://classpad.net/ Aplicação OS Update A aplicação OS Update executa um processo de vários passos que realiza as seguintes

Leia mais

CAPÍTULO 6 COMUNICAÇÃO SERIAL

CAPÍTULO 6 COMUNICAÇÃO SERIAL CAPÍTULO 6 COMUNICAÇÃO SERIAL DEIXADO INTENCIONALMENTE EM BRANCO ÌNDICE 1 COMUNICAÇÃO SERIAL... 5 1.1 - Enviar um arquivo do Proteo... 6 1.2 - Receber um arquivo No Proteo... 9 1.3 - Verificando resultados

Leia mais

Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para a Câmara de Documento Manual do Utilizador

Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para a Câmara de Documento Manual do Utilizador Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para a Câmara de Documento Manual do Utilizador Índice 1. Introdução... 2 2. Requisitos do Sistema... 2 3. Instalação de Ladibug... 3 4. Ligação ao hardware... 8 5. Iniciar

Leia mais

A L ERT. Para uma Iniciação Rápida com o

A L ERT. Para uma Iniciação Rápida com o A L ERT Para uma Iniciação Rápida com o I NSTA L AÇ Ã O Para iniciar a instalação da Solução Micromedia, insira CD-ROM de instalação no leitor de CDs do PC. Se a instalação não iniciar automaticamente

Leia mais

Sugestões importantes

Sugestões importantes Sugestões importantes Comuns ao N91 e N91 8GB Nokia PC Suite (especialmente para o Nokia Audio Manager) O Nokia PC Suite foi optimizado para a gestão dos dados existentes na memória do telefone [C:]. O

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Elementos necessários 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

s em Me d iç USB Agronegócio Transporte Laboratórios Alimentos Processo Aquecimento Refrigeração Klimalogg Smart Industrial Termo-higrômetro

s em Me d iç USB Agronegócio Transporte Laboratórios Alimentos Processo Aquecimento Refrigeração Klimalogg Smart Industrial Termo-higrômetro es u çõ In s tr Soluç s em Me ão d iç õe USB Agronegócio Transporte O TE RM Laboratórios KL -H IG RÔ IM A M ET SM LO RO AR GG T M l a u an de Alimentos Termo-higrômetro Klimalogg Smart Processo Aquecimento

Leia mais

Telekit, Componentes Electrónicos S.A. - 2004. Manual Técnico do Interface GSM LEVEL GB RDIS - Sincronismo

Telekit, Componentes Electrónicos S.A. - 2004. Manual Técnico do Interface GSM LEVEL GB RDIS - Sincronismo Manual Técnico do Interface GSM LEVEL GB RDIS - Sincronismo Configuração / Parâmetros: Quando iniciar o programa, os parâmetros de configuração só ficam acessíveis quando os seus valores forem lidos a

Leia mais

Conversão do POC para o SNC

Conversão do POC para o SNC Manual do Utilizador Conversão do POC para o SNC Data última versão: 18.02.2010 Versão: 128 Data criação: 3.12.2009 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf. +351 289 899 620 Fax. +351 289

Leia mais

604 wifi. Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual.

604 wifi. Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual. 604 wifi FUNÇÕES WIFI e Internet Suplemento ao Manual do Utilizador ARCHOS 504/604 Versão 1.2 Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual. Este manual contém informações

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador 24849402-04_09 ÍNDICE INFORMAÇÕES GERAIS.................................................................. Pag. 4 Características técnicas..............................................................................

Leia mais

Introdução. Nokia N77-1 1ª Edição PT

Introdução. Nokia N77-1 1ª Edição PT Introdução Nokia N77-1 1ª Edição PT Teclas e componentes (frente e lateral) Número do modelo: Nokia N77-1. A seguir referido como Nokia N77. 1 Sensor de luz 2 Câmara secundária com menor resolução 3 Teclas

Leia mais

Moldura Digital para Fotografias

Moldura Digital para Fotografias DENVER DPF 741 Manual do Utilizador Moldura Digital para Fotografias ATENÇÃO O cabo de alimentação com adaptador/dispositivo para desligar o aparelho deve estar facilmente acessível e deve poder ser desligado

Leia mais

Manual do Usuário. Telefone Sem Fio LS3 MANUAL DO USUÁRIO

Manual do Usuário. Telefone Sem Fio LS3 MANUAL DO USUÁRIO Telefone Sem Fio LS3 MANUAL DO USUÁRIO Introdução 3 1. Indicações de segurança 4 2 Instrução ao teclado e aos ícones 6 2.1 Teclado 6 2.2 Ícones 7 3 Instalação 7 3.1 Instalação do sim card 7 3.2 Carregando

Leia mais

SIM - SUPPLIERS INVOICING MANAGER - MANUAL DE UTILIZADOR

SIM - SUPPLIERS INVOICING MANAGER - MANUAL DE UTILIZADOR Leaseplan Portugal Bertrand Gossieaux SIM - SUPPLIERS INVOICING MANAGER - MANUAL DE UTILIZADOR Page2 INDICE 1. LOGIN, ESTRUTURA E SAÍDA DO SIM... 3 a) Login... 3 b) Estrutura principal... 4 c) Saída da

Leia mais

Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador

Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador Índice 1. Introdução... 2 2. Requisito do Sistema... 2 3. Instalar Ladibug... 3 4. Ligação... 6 5. Iniciar a utilização do Ladibug...

Leia mais

Controlador da impressora

Controlador da impressora 2-699-392-71 (1) Controlador da impressora Manual de instalação Este manual descreve a instalação e utilização dos Controladores da Impressora para o Windows XP e. Antes de utilizar este Software Antes

Leia mais

O ícone do programa a ser utilizado para programa o CLP é aparecerá a tela abaixo:

O ícone do programa a ser utilizado para programa o CLP é aparecerá a tela abaixo: UNIDADE 1: CONFIGURAÇÃO O ícone do programa a ser utilizado para programa o CLP é aparecerá a tela abaixo: Pc12.lnk, ao ser clicado, Para iniciar um projeto, utilize a barra de ferramentas abaixo: Clique

Leia mais

Manipulação de Células, linhas e Colunas

Manipulação de Células, linhas e Colunas Manipulação de Células, linhas e Colunas Seleccionar células Uma vez introduzidos os dados numa folha de cálculo, podemos querer efectuar alterações em relação a esses dados, como, por exemplo: apagar,

Leia mais

Alarme Aquecimento Quarto Sala Cozinha Garagem Presente Param. Mensagem

Alarme Aquecimento Quarto Sala Cozinha Garagem Presente Param. Mensagem Minha habitação Aplicação para telemóvel Manual de instalação e utilização PT Alarme Aquecimento Quarto Sala Cozinha Garagem Presente Mensagem Índice 1- Apresentação...............................................3

Leia mais

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE Devido a um bug detectado no motor da base de dados, situação agora corrigida pelo fabricante, esta nova actualização do GIAE é disponibilizada numa

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS XP Sistema Operativo

MICROSOFT WINDOWS XP Sistema Operativo MICROSOFT WINDOWS XP Sistema Operativo Índice 1. O que é o Windows XP 1 2. Para que serve o Windows XP 1 3. O Ambiente de Trabalho 2 4. Menu Iniciar 3 5. Janelas 4 6. Vistas 5 7. Iniciar 10 8. Encerrar

Leia mais

Cartão PC para LAN sem fios

Cartão PC para LAN sem fios Cartão PC para LAN sem fios AWL-100 Manual do utilizador Versão 1.1 Junho de 2002 i Aviso I Declaração de copyright Este manual não pode ser reproduzido sob nenhuma forma, por quaisquer meios ou ser utilizado

Leia mais

fx-cg10 Ha r dwa re Guia do Usuário http://edu.casio.com Website Mundial de Educação CASIO

fx-cg10 Ha r dwa re Guia do Usuário http://edu.casio.com Website Mundial de Educação CASIO Po fx-cg10 fx- CG20 Ha r dwa re Guia do Usuário Website Mundial de Educação CASIO http://edu.casio.com Os nomes das companhias e produtos usados neste manual podem ser as marcas registradas ou comerciais

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR POR KF 14925 MANUAL DO UTILIZADOR Conteúdo Introdução... 2 Características... 2 Lista de Acessórios... 2 Ilustração... 3 Preparando a máquina para Detectar... 3 Operação... 4 Relatório de Detecção... 4

Leia mais

PROGRAMAÇÃO Microsoft WINDOWS XP

PROGRAMAÇÃO Microsoft WINDOWS XP Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização do MS-DOS e apresentar

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES

MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES OBRIGADO por ter adquirido a aplicação ClickFree Backup. Estas instruções foram reunidas para o ajudar a utilizar o produto, mas de um modo geral esperamos que

Leia mais

Seu manual do usuário SONY DCR-IP1E http://pt.yourpdfguides.com/dref/1095548

Seu manual do usuário SONY DCR-IP1E http://pt.yourpdfguides.com/dref/1095548 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows 4 Passo

Leia mais

SOFTWARE OPTAC. Manual do Utilizador

SOFTWARE OPTAC. Manual do Utilizador SOFTWARE OPTAC Manual do Utilizador Stoneridge Limited Claverhouse Industrial Park Dundee DD4 9UB Help-line Telephone Number: 800860008 E-Mail: optacpt@stoneridge.com Document version 4.0 Part Number:

Leia mais

Introdução ao Microsoft Windows

Introdução ao Microsoft Windows Introdução ao Microsoft Windows Interface e Sistema de Ficheiros Disciplina de Informática PEUS, 2006 - U.Porto Iniciar uma Sessão A interacção dos utilizadores com o computador é feita através de sessões.

Leia mais

Atualização para Windows 8.1

Atualização para Windows 8.1 Atualização para Windows 8.1 Português Atualização para Windows 8.1 Antes de começar Antes de começar, prepare o seu Tesla W8 Recomendamos seguir estes passos preliminares para preparar o seu tablet antes

Leia mais

Manual de actualização passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53

Manual de actualização passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53 Manual de passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53 Índice 1. 1. Processo de configuração do Windows 8 2. Requisitos do sistema 3. Preparativos 2. Opções de 3. 4. 5. 6. 1. Personalizar 2. Sem fios 3.

Leia mais

Lhe apresentamos. ScanExpress 2400 USB

Lhe apresentamos. ScanExpress 2400 USB Lhe apresentamos ScanExpress 2400 USB Índice Bem-vindo!... 1 Ajuda... 2 Desempacotar o scanner... 2 Instalar os controladores... 3 Os componentes do scanner... 4 Instalar o hardware... 4 Se aparecer o

Leia mais

ZS Rest. Manual de Iniciação. BackOffice

ZS Rest. Manual de Iniciação. BackOffice Manual de Iniciação BackOffice 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar o ZSRest... 3 a) BackOffice:... 4 b) Acesso BackOffice:... 4 4. Zonas... 6 c) Criar Zona:... 7 d) Modificar Zona:... 8 e) Remover

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Noções Básicas de Informática Componentes de hardware Monitor : permite visualizar informação na forma de imagem ou vídeo; todo o trabalho desenvolvido com o computador pode ser

Leia mais

ELECTRONIC ENGINEERING LTD. Teclado OLED. Guia do Utilizador. Fevereiro 2011 Ver 1.0

ELECTRONIC ENGINEERING LTD. Teclado OLED. Guia do Utilizador. Fevereiro 2011 Ver 1.0 ELECTRONIC ENGINEERING LTD. Teclado OLED Guia do Utilizador Fevereiro 2011 Ver 1.0 Indice TECLAS DE FUNÇÃO...2 TECLAS ALFANUMÉRICAS...3 SINAIS AUDÍVEIS...3 INDICADORES...3 SUMÁRIO DE FUNÇÕES...3 COMO ARMAR

Leia mais

Programação Básica em STEP 7 Documentando, Salvando, Arquivando. SITRAIN Training for Automation and Drives. Página 12-1

Programação Básica em STEP 7 Documentando, Salvando, Arquivando. SITRAIN Training for Automation and Drives. Página 12-1 Conteúdo Página Panorâmica das Possibilidades de Documentação... 2 Documentação de Bloco... 3 Configuração de Página... 4 Visualizar Impressão... 5 Outras Possibilidades de Documentação... 6 Trabalhando

Leia mais

Guia de configuração do software

Guia de configuração do software Guia de configuração do software ANTES DE INSTALAR O SOFTWARE CONFIGURAÇÃO NUM AMBIENTE WINDOWS CONFIGURAÇÃO NUM AMBIENTE MACINTOSH RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Obrigado por ter adquirido este produto. Este

Leia mais

Manual de Configuração do Software

Manual de Configuração do Software SISTEMA MULTIFUNÇÕES DIGITAL Manual de Configuração do Software ANTES DE INSTALAR O SOFTWARE CONFIGURAÇÃO NUM AMBIENTE WINDOWS CONFIGURAÇÃO NUM AMBIENTE MACINTOSH RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Obrigado por ter

Leia mais

PORTUGUÊS INSTRUÇÕES ANALÓGICAS MODELOS DE DATA. Acerto da Hora

PORTUGUÊS INSTRUÇÕES ANALÓGICAS MODELOS DE DATA. Acerto da Hora PORTUGUÊS INSTRUÇÕES ANALÓGICAS Acerto da Hora 1. Puxe a coroa para fora para a posição 2. 2. Rode a coroa para acertar os ponteiros das horas e dos minutos para a hora pretendida. 3. Volte a colocar a

Leia mais

TA300. Terminal de Secretária de Impressões Digitais para Controlo Horário e de Assiduidade. Manual de Utilizador

TA300. Terminal de Secretária de Impressões Digitais para Controlo Horário e de Assiduidade. Manual de Utilizador Facilitamos as Coisas TA300 Terminal de Secretária de Impressões Digitais para Controlo Horário e de Assiduidade Manual de Utilizador 2-4 CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO Ver o Manual de Utilizador na Internet TA300

Leia mais

RIQASNet. Instruções de utilização. Introdução. Registo para o RIQASNet

RIQASNet. Instruções de utilização. Introdução. Registo para o RIQASNet RIQASNet Instruções de utilização Introdução O RIQASNet é um sistema de entrada de dados utilizando a internet que permite aos utilizadores enviarem os resultados e alterações de método para o RIQAS, e

Leia mais

Aplicação adicional para calculadoras da série fx-9860g/série GRAPH 85. Geometria. Manual de Instruções. http://edu.casio.com

Aplicação adicional para calculadoras da série fx-9860g/série GRAPH 85. Geometria. Manual de Instruções. http://edu.casio.com Aplicação adicional para calculadoras da série fx-9860g/série GRAPH 85 Po Geometria Manual de Instruções http://edu.casio.com Índice Índice 1 Apresentação do Modo Geometria 2 Desenhar e editar objectos

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A CHAVE DE ACTIVAÇÃO DRM WIP NAV PLUS / CONNECT NAV PLUS (RT6)

INSTRUÇÕES PARA A CHAVE DE ACTIVAÇÃO DRM WIP NAV PLUS / CONNECT NAV PLUS (RT6) INSTRUÇÕES PARA A CHAVE DE ACTIVAÇÃO DRM (RT6) 1 0. Pré-requisitos 1. O seu veículo está equipado com um sistema de navegação original da fábrica WIP Nav Plus / Connect Nav Plus. Para a funcionalidade

Leia mais