Capítulo Comunicação de dados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo Comunicação de dados"

Transcrição

1 Capítulo Comunicação de dados Este capítulo mostra-lhe tudo o que precisa de saber para transferir programas entre duas calculadoras CASIO Power Graphic ligadas através do cabo que acompanha as unidades. Também pode utilizar o cabo para ligar a calculadora a uma impressora de rótulos CASIO para imprimir dados do ecrã. Para transferir dados entre a calculadora e um computador pessoal, precisa de comprar o kit de ligação CASIO FA Ligar duas unidades 10-2 Ligar a unidade a uma impressora de rótulos CASIO 10-3 Ligar a unidade a um computador pessoal 10-4 Realizar a operação de comunicação de dados 10-5 Precauções com a comunicação de dados 10-6 Enviar uma captura de ecrã 10-7 Add-ins 10-8 Modo de memória (MEMORY)

2 Ligar duas unidades 10-1 Ligar duas unidades O procedimento seguinte descreve como ligar duas unidades através do cabo de ligação que acompanha a calculadora. u Ligar as duas unidades 1. Verifique se a alimentação das duas unidades está desligada. 2. Retire as capas dos conectores das duas unidades. 3. Ligue as duas unidades com o cabo. Cabo # Os modelos que não são suportados para esta configuração são indicados abaixo. # Mantenha a capas dos conectores num lugar seguro de modo a voltar a usa-los depois de terminar a comunicação de dados. # Mantenha os conectores tapados quando não os tiver a usar.

3 Ligar a unidade a uma impressora de rótulos CASIO 10-2 Ligar a unidade a uma impressora de rótulos CASIO Depois de ligar a unidade à impressora de rótulos CASIO através do cabo, pode utilizar a impressora para imprimir capturas de ecrã (consulte 10-6 Enviar uma captura de ecrã). Consulte o manual da impressora para mais detalhes sobre esta operação. A operação descrita anteriormente pode ser realizadad utilizando os seguinte modelos da impressora de rótulos: KL-2000, KL-2700, KL-8200, KL-8700 (actualizado em Fevereiro de 1999). uligar a unidade a uma impressora de rótulos 1. Verifique se a alimentação da calculadora e da impressora está desligada. 2. Ligue o cabo há impressora de rótulos. 3. Remova a capa do conector da unidade. 4. Ligue a outra extremidade do cabo há unidade. 5. Ligue a alimentação, primeiro da unidade e depois da impressora de rótulos. Impressora de rótulos Cabo Depois de terminar a comunicação de dados, desligue a alimentação na seguinte sequência: primeiro a unidade e depois a impressora de rótulos. Finalmente desligue o cabo do equipamento. # Mantenha a capas dos conectores num lugar seguro de modo a voltar a usa-los depois de terminar a comunicação de dados.

4 Ligar a unidade a um computador pessoal 10-3 Ligar a unidade a um computador pessoal Para transferir dados e capturas de ecrã entre a unidade e um computador pessoal, deve liga-los através do kit de ligação CASIO FA-123 que se vende em separado. Para detalhes sobre a operação, os tipo de computadores que podem ser ligados e as limitações de hardware, consulte o manual que acompanha o FA-123. Não é possivel transferir alguns tipos de dados entre a unidade e um computador pessoal. u Ligara unidade a um computador pessoal 1. Verifique se a alimentação da unidade e a do compuador pessoal está desligada. 2. Ligue o computador ao kit de ligação FA Remova a capa do conector da unidade. 4. Ligue a unidade ao kit de ligação FA Ligue a alimentação da unidade e depois a do computador pessoal. Depois de terminar a comunicação de dados, desligue a alimentação na seguinte sequência: primeiro a unidade e depois o computador de rótulos. Finalmente desligue o cabo do equipamento. #É possível transferir programas criados usando calculadoras da série CFX # Mantenha a capas dos conectores num lugar seguro de modo a voltar a usa-los depois de terminar a comunicação de dados.

5 Realizar a operação de comunicação de dados 10-4 Realizar a operação de comunicação de dados A partir do menu principal, entre o modo LINK, surgindo no ecrã o seguinte menu principal de comunicação de dados: {TRNS}/{Recv}... menu de {enviar especificações}/{receber especificações} Os parâmetros de comunicações encontram-se fixos nas seguintes especificações: Velocidade(BPS): 38.4 kbps (enviar dados) 9,600bps (enviar captura de ecrã) Paridade(PARITY): NONE k Realizar uma operação de transferência de dados Ligue as duas unidades e de seguida realize os seguintes procedimentos: Unidade receptora Para preparar a calculadora para receber dados, pressione 2(Recv) com o menu principal de comunicação no ecrã. A calculadora entra num modo de espera de recepção de dados e espera que estes cheguem. A recepção começa assim que as unidade trasmissora enviar os dados.

6 Realizar a operação de comunicação de dados Unidade transmissora Para preparar a calculadora, pressione 1(TRNS) com o menu principal de comunicação de dados no ecrã. Pressione a tecla numérica correspondente ao tipo de dados que quer enviar. {Select}... {selecciona items de dados e envia-os} {Currnt}... {selecciona items de dados a partir de dados seleccionados e envia-os} {Backup}... {envia todos os conteúdos da memória incluindo ajustes de modo} {H-Copy}... {selecciona o ecrã H-Copy e envia-o} u Enviar items de dados seleccionados Pressione b(select) ou c(currnt) para visualizar um ecrã de selecção de item de dados. {Sel}... {selecciona o item de dados onde se encontra o cursor} {All}... {selecciona todos os dados} {Trns}... {envia os items de dados seleccionados} Utilize as teclas de cursor f e c para mover o cursor para o item de dados que pretende seleccionar e pressione 1(Sel) para o seleccionar. Items de dados actualmente seleccionados são marcados com '. Pressionar6 (Trns) envia todos os items de dados seleccionados. Para deseleccionar um item de dados, mova o cursor para o que pretende e pressione 1(Sel) novamente. Apenas items que contêm dados surgem no ecrã de selecção de items de dados. Se existirem demasiados items de dados para um ecrã, este move-se automáticamente quando mexe o cursor.

7 Realizar a operação de comunicação de dados u Executar uma operação de envio Após seleccionar os items de dados a enviar, pressione 6(Trns). surge uma mensagem a confirmar a execução da operação enviar. w(yes)... envia os dados i(no)... regressa ao ecrã de selecção de dados Pressione w(yes) para enviar os dados. Pode interromper uma operação de dados em qualquer altura, pressionando A. A seguir demonstra-se os ecrãs da unidade transmissora e da unidade receptora depois de concluida a operação de envio de dados. Unidade transmissora Unidade receptora Pressione i para regressa ao menu principal de comunicação de dados.

8 Realizar a operação de comunicação de dados u Enviar dados da cópia de segurança Esta operação permite enviar todo o conteúdo das memórias, incluido os ajustes de modo. Com menu de selecção de tipo de dados de transmissão no ecrã, pressione d(backup), para visualizar o seguinte ecrã: Pressione w(yes) para iniciar a operação de envio. A seguir demonstra-se os ecrãs da unidade transmissora e da unidade receptora depois de concluida a operação de envio de dados. Unidade transmissora Unidade receptora Pressione i para regressa ao menu principal de comunicação de dados. # No caso de o cabo se desligar durante a comunicação de dados, os dados podem ficar alterados, sendo ncesserario executar a operação de RESET na unidade transmissora. Assegure-se de que o cabo está correctamente ligado antes de realizar qualquer tipo de transmissão de dados.

9 Precauções com a comunicação de dados 10-5 Precauções com a comunicação de dados Os tipos de dados que podem ser enviados, são os seguintes: Item de dados Conteúdos Confirmação de Confirmação de sobreposição* 1 palavra-chave* 2 Nome de Programa Conteúdos do programa (São listados todos os programas.) Sim Sim Mat n Conteúdos da memória de matrizes (A a Z) Sim List n Conteúdos da memória de listas (1 a 20) Sim File n Conteúdos da memória de arquivos de listas (1 a 6) Sim Y=Data Expressões gráficas, condição escrever/ não escrever gráfico, conteúdo do ecrã de visualização, factor de zoom Não G-Mem n Conteúdos da memória gráfica (1 a 20) Sim V-Win n Conteúdos da memória do ecrã de visualização Não Picture n Dados (1 a 20) da memória de imagem (gráfico) Não DynaMem Funções de gráfico dinâmico Sim Equation Valores de coeficiente do cálculo de equações Não Alpha Memory Conteúdos da memória de variáveis Não F-Mem n Conteúdos da memória de funções Não CAS Algebra Conteúdos dos dados da fórmula CAS (Apenas ALGEBRA FX 2.0 PLUS) Conteúdos de dados de álgebra (Apenas ALGEBRA FX 2.0 PLUS) Não Não DIFF Equation Dados de equações diferenciais Não E-CON Data Dados E-CON Não Nome de aplicações add-in Dados de aplicações add-in (todas as aplicações add-in são listadas) * 1 Sem confirmação de sobreposição: se a unidade receptora já contem o mesmo tipo de dados, os dados existentes são substituidos pelos novos dados. Com confirmação de sobreposição: se a unidade receptora já contem o mesmo tipo de dados, surge uma mensagem a confirmar a substituição dos dados. Nome de item de dados Não

10 Precauções com a comunicação de dados 1(YES)... {substitui os dados existentes na unidade receptora pelos novos} 6(NO)... {salta para o item de dados seguinte} * 2 Com verificação de palavra-chave: se um ficheiro é protegido por palavra-chave, surge uma mensagem para a introdução da palavra-chave. Nome do ficheiro protegido por palavra-chave Campo para a introdução da palavra-chave 2 Depois de introduzir a palavra-chave, pressione w. Tome as seguintes precauções quando realizar comunicações de dados: Um erro ocorre sempre que tenta enviar dados para uma unidade que ainda não está preparada. Quando isso acontecer, pressione i para limpar o erro e tente novamente depois de preparar a unidade receptora para receber os dados. Ocorre um erro sempre que a unidade receptora não receber dados num espaço de seis minutos após ser preparada para a operação. Quando isto acontecer, pressione i para limpar o erro. Ocorre um erro durante a comunicação de dados se o cabo se desligar, se os parâmetros das duas unidades não coincidirem ou se ocorrer qualquer tipo de problama de comunicações. Quando isto acontecer, pressione i para limpar o erro e corrija o problema antes de tentar novamente a comunicação. Se a comunicação de dados for interrompida devido à pressão da tecla i ou a um erro, todos os dados recebidos com sucesso antes da interrupção mantêm-se na memória da unidade receptora. Ocorre um erro se a memória da unidade receptora ficar cheia durante a comunicação de dados. Quando isto acontecer, pressione i para limpar o erro e apague dados desnecessários da unidade receptora e tente de novo. O item E-CON contém os seguintes dados: 1. Dados da configuração actual 2. Dados da memória de configuração 3. Dados da memória de sensores personalizados Os dados correspondentes são sobrepostos no receptor. Os dados da memória de configuração e dados da memória de sensores personalizados sobrepõem os dados para o número da mesma memória no receptor. Se não quiser que os dados sejam sobrepostos no receptor, mude o número da sua memória

11 Enviar uma captura de ecrã 10-6 Enviar uma captura de ecrã Utilize os seguintes procedimentos para enviar uma cópia do ecrã directamente para um computador pessoal (ou para uma impressora de rótulos CASIO) ou para salvar a captura de ecrã na memória para enviar mais tarde. Capturas de ecrã também podem ser enviadas para uma impressora de rótulos CASIO. Utilize o ajuste do modo LINK (u3(set UP)) para especificar se quer enviar a captura de encrã agora ou salvá-la na memória. u H-Copy {Dirct}/{Mem}... {enviar directo}/{armazenar} u Enviar uma captura de ecrã sirectamente para um computador (ou impressora de rótulos CASIO) (Direct) 1. Ligue a unidade ao computador (ou impressora de rótulos CASIO). No computador (ou impressora de rótulos CASIO), realize os procedimentos necessários à recepção de dados. 2. Visualize o ecrã que pretende enviar. 3. Pressione u6(h-copy). u Armazenar uma captura de ecrã na memória (Memory) 1. Visualize o ecrã que pretende armazenar. 2. Pressione u6(h-copy). Pode armazenar até 20 capturas de ecrã na memória, sendo-lhes dado nomes sequênciais de Hcopy1 a Hcopy20. # Não pode enviar os seguintes tipos de ecrã para o computador ou impressora de rótulos: O ecrã que surge aquando da comunicação de dados. O ecrã que surge quando um cálculo está em execução. O ecrã que surge após a execução da operação de reset. A mensagem de pilhas fracas. #O cursor a piscar não é incluido na imagem de ecrã que é enviada. # Não pode utilizar fita de 6mm para imprimir a captura de um gráfico.

12 Enviar uma captura de ecrã u Enviar uma catura de ecrã armazenada para um computador ou impressora de rótulos CASIO 1. Ligue a unidade ao computador (ou impressora de rótulos CASIO). No computador (ou na impressora de rótulos CASIO), realize os procedimentos necessários para a recepção de dados. 2. No modo LINK, pressione 1(TRNS)e(H-Copy) para visualizar a lista de capturas de ecrã que estão em memória. 3.Utilize as teclas de cursor f e c para seleccionar o nome do ecrã que pretende enviar e de seguida pressione 6(Trns).

13 Add-ins 10-7 Add-ins A capacidade dos add-ins permite instalar aplicações disponíveis separadamente e outro software de modo a "moldar" a calculadora às suas necessidades. Os add-ins são instalados a partir de um computador utilizando a comunicação de dados descrita na página Os tipos de software que podem ser instalados como add-ins, são os seguintes: u Aplicação Add-in Depois de instalar uma aplicação, o seu icon surge no menu principal e pode executá-la como uma aplicação da própria calculadora. u Melhoramentos das aplicações da calculadora Estes melhoramentos são para as aplicações que estão pré-programadas na memória ROM da calculadora. u Dados do idioma das mensagens de ecrã. Estes dados são necessarios para visualizar as mensagens do ecrã noutros idiomas. A isntalação destes dados faz com que todas as mensagens de ecrã surjam no idioma correspondente

14 Modo de memória (MEMORY) 10-8 Modo de memória (MEMORY) Esta calculadora tem duas área de memória: a "área actual" e a "área de armazenamento". A área actual é uma área de trabalho onde introduz dados, realiza cálculos e executa programas. Os dados na área actual estão relativamente seguros, mas podem ser apagados quando as pilhas acabam e quando realiza a operação de reset. A área de armazenamento utiliza "memória flash", de modo que os dados estão seguros quando a alimentação é interrompida. Normalmente, usa a área de armazenamento para dados que precisa de armazenar com segurança por longos períodos e carrega-los na área actual quando necessita. Utilize o modo MEMORY para transferir dados entre a área actual e a área de armazenamento e para realizar outras operações de gestão de memória. A partir do menu principal, seleccione o icon MEMORY para entrar o modo MEMORY e visualizar o seu ecrã inicial. {PROG}... {Procurar, apagar, carregar e salvar ficheiro de programa} {BACK}... {cópia de segurança e retoma da área actual} {OPT}... {optimização da área de armazenamento} k Armazenar e carregar ficheiros de programas Utilize os seguintes procedimentos para armazenar um ficheiro de programa da área actual na área de armazenamento e carregar um ficheiro da área de armazenamento numa área actual.

15 Modo de memória (MEMORY) u Armazenar um ficheiro de programa na área de armazenagem 1. No ecrã inicial do modo MEMORY, pressione 1(PROG). Visualiza a lista de ficheiros de programas armazenados na área actual.* 1 2. Seleccione o ficheiro de programa que pretende armazenar. Utilize as teclas de cursor f e c para seleccionar o nome do ficheiro de programa que pretende salvar e de seguida pressione 1(SEL). 3. Pressione 5(SAVE). Quando a operação estiver completa, surge a mensagem "Complete!" Pressione ipara regressar ao ecrã visualizado no passo 1. Surge a mensagem de erro "Memory ERROR" e a operação de armazenamento é terminada se a área de armazenamento estiver cheia. O ecrã seguinte aparece se já existir um programa armazenado na área de armazenamento com o mesmo nome do programa que está a tentar salvar. Pressione w(yes) para salvar o nome ficheiro de programa ou i(no)para cancelar a operação. * 1 Se não existirem ficheiros de programa na área actual quando inicia a operação de armazenamento, o ecrã assemelha-se ao do exemplo ao lado.

16 Modo de memória (MEMORY) u Carregar um ficheiro de programa da área de armazenamento 1. No ecrã inicial do modo MEMORY, pressione 1(PROG). 2. Pressione 6(STRG). Visualiza a lista de ficheiros de programas armazenados na área de armazenamento.* 1 3. Seleccione o ficheiro de programa que pretende carregar. Utilize as teclas de cursor f e c para seleccionar o arquivo de ficheiro que pretende carregar e de seguida pressione 1(SEL). 4. Pressione 5(LOAD). Quando a operação estiver completa, surge a mensagem "Complete!" Pressione ipara regressar ao ecrã visualizado no passo 1. Surge a mensagem de erro "Memory ERROR" e a operação de carregamento é terminada que a área actual estiver cheia. O ecrã seguinte aparece se já existir um programa armazenado na área actual com o mesmo nome do programa que está a tentar carregar. Pressione w(yes) para carregar o nome ficheiro de programa ou i(no) para cancelar a operação. * 1 Se não existirem ficheiros de programa na área de armazenamento quando inicia a operação de carregamento, o ecrã assemelha-se ao do exemplo ao lado.

17 Modo de memória (MEMORY) k Apagar ficheiros de programas Utilize os seguintes procedimentos para apagar ficheiros individualmente ou todos os ficheiros da área actual ou área de armazenamento. u Apagar o ficheiro de programa da área actual 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 1(PROG). Visualiza a lista de ficheiros de programas armazenados na área de actual. 2. Utilize as teclas de cursor f e c para seleccionar o nome do ficheiro de programa que pretende apagar e pressione 2(DEL). Pressione w(yes) para apagar o ficheiro de programa. Pressione i(no) para cancelar a operação. u Apagar um ficheiro de programa da área de armazenamento 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 1(PROG). 2. Pressione 6(STRG). Visualiza a lista de ficheiros de programas armazenados na área de armazenamento. 3. Utilize as teclas de cursor f e c para seleccionar o nome do ficheiro de programa que pretende apagar e pressione 2(DEL). Pressione w(yes) para apagar o ficheiro de programa. Pressione i(no) para cancelar a operação. u Apagar todos os programas da área actual 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 1(PROG). Visualiza a lista de ficheiros de programas armazenados na área de actual. 2. Pressione 3(DEL A). Pressione w(yes) para apagar o ficheiro de programa. Pressione i(no) para cancelar a operação.

18 Modo de memória (MEMORY) u Apagar todos os programas da área de armazenamento 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 1(PROG). 2. Pressione 6(STRG). Visualiza a lista de ficheiros de programas armazenados na área de armazenamento. 3. Pressione 3(DEL A). Pressione w(yes) para apagar o ficheiro de programa. Pressione i(no) para cancelar a operação. k Pesquisar um ficheiro de programa Utilize os procedimentos seguintes para pesquisar um ficheiro de programa específico na área actual ou na área de armazenamento. u Pesquisar um programa de ficheiro na área actual * 1 Exemplo Pesquisar todos os ficheiros de programa na área actual cujos nomes começam pela letra "C" 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 1(PROG). Visualiza a lista de ficheiros de programas armazenados na área actual. 2. Pressionar 4(SRC). Introduza a letra C como a Keyword. O primeiro ficheiro de programa que começa com a letra "C" surge seleccionado no ecrã. * 1 Pode introduzir até 8 caracteres para a "keyword". Se não for encontrado nenhum programa de ficheiro que coincida com a sua "keyword", surge a mensagem "Not Found".

19 Modo de memória (MEMORY) u Pesquisar um ficheiro de programa na área de armazenamento Exemplo Pesqisar todos os ficheiros de programa na área de armazenamento cujos nomes começem pela letra "S". 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 1(PROG). 2. Pressione 6(STRG). Visualiza a lista de ficheiros de programas armazenados na área de armazenamento. 3. Pressione 4(SRC). Introduza a letra S como a Keyword. O primeiro ficheiro de programa que começa com a letra "S" surge seleccionado no ecrã. Pressione c ou 1(SRC) para seleccionar nome de ficheiro seguinte que coincide com a keyword. Pressione f para seleccionar nome de ficheiro anterior que coincide com a keyword. Se não for encontrado nenhum programa de ficheiro que coincida com a sua "keyword", surge a mensagem "Not Found". Pressione i para sair da pesquisa.

20 Modo de memória (MEMORY) k Fazer cópias de segurança dos dados da área actual Pode fazer cópias de segurança de todos os dados na área actual e armazená-los na área de armazenamento. Mais tarde pode restaurar a cópia de segurança para a área actual se necessitar. u Fazer cópias de segurança dos dados da área actual 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 2(BACK). O ecrã A surge se já existir uma cópia de segurança na área de armazenamento. O ecrã B surge se não existir nenhuma cópia de segurança na área de armazenamento. Ecrã A Ecrã B 2. Pressione 1(SAVE) para realizar a cópia de segurança. A mensagem "Complete!" surge quando a operação de cópia de segurança estiver concluida. Pressione i para regressar ao ecrã do passo 1. O ecrã seguinte aparece se já existir uma cópia de segurança na área de armazenamento. Pressione w(yes) para reazlizar a cópia de segurança ou i(no) para cancelar a operação. Se não existir espaço suficiente na área de armazenamento para concluir a operação, surge a mensagem "Memory ERROR".

21 Modo de memória (MEMORY) u Restaurar uma cópia de segurança para a área actual 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 2(BACK). No ecrã que surge, pode confirmar se existe ou não uma cópia de segurança na área de armazenamento. 2. Pressione 2(LOAD). Surge uma mensagem a confirmar se pretende realmente restaurar a cópia de segurança. Pressione w(yes) para restaurar os dados e apagar os dados que estiverem na área actual. Pressione i(no)para cancelar operação de restauro da cópia de segurança. A mensagem "Complete!" surge quando a operação de cópia de segurança estiver concluida. Pressione i ao passo visualizado no passo 1. u Apagar uma cópia de segurança da área de armazenamento 1. No ecrã inicial do modo MEMORY pressione 2(BACK). No ecrã que surge, pode confirmar se existe ou não uma cópia de segurança na área de armazenamento. 2. Pressione 3(DEL). Surge uma mensagem a confirmar se pretende realmente restaurar a cópia de segurança. Pressione w(yes) para apagar a cópia de segurança da área de armazenamento. Pressione i(no) para cancelar a operação e não apagar a cópia de segurança. A mensagem "Complete!" surge quando a operação de cópia de segurança estiver concluida. Pressione i para regressar ao ecrã do passo 1, que tem agora a mensagem No Backup Data.

22 Modo de memória (MEMORY) k Optimizar a área de armazenamento A área de memória pode ficar fragmentada depois de muitas operações de armazenamento e carregamento. A fragmentação pode criar blocos de memória que se tornam indisponíveis para o armazenamento de dados. Por isso, deve a operação de optimização da área de armazenamento, que reorganiza os dados na área de armazenamento e torna mais economica a utilização da memória. u Optimizar a área de armazenamento No ecrã do modo MEMORY, pressione 3(OPT) para iniciar a optimização da área de armazenamento. A mensagem "Complete!" surge quando a operação de cópia de segurança estiver concluida. Pressione i para regressar ao ecrã inicial do modo MEMORY.

Capítulo. Comunicação de Dados Capítulo 9

Capítulo. Comunicação de Dados Capítulo 9 Capítulo 9 Capítulo Este capítulo descreve o que é preciso saber para transferir programas entre a fx-7400g PLUS e certos modelos de calculadoras científicas com função de gráficos CASIO ligados com um

Leia mais

ALGEBRA FX 9-1 9-2 9-3 9-4 9-5 2.0 PLUS)

ALGEBRA FX 9-1 9-2 9-3 9-4 9-5 2.0 PLUS) Capítulo Menu de ajuste do sistema Utilize o menu de ajustes do sistema para visualizar a informação do sistema e realizar ajustes do sistema. O menu de ajustes do sistema permite-lhe: 9 Ver informação

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5 Manual do usuário Softcall Java versão 1.0.5 Sumário Iniciando SoftCall...3 Tela Principal...3 Configurando o SoftCall...4 Agenda...5 Incluindo um contato...5 Procurando um contato...6 Apagando um contato...6

Leia mais

TRABALHAR COM O ANALISADOR DE DADOS - EA-200

TRABALHAR COM O ANALISADOR DE DADOS - EA-200 CASIO Portugal TRABALHAR COM O ANALISADOR DE DADOS - EA-200 Para a família de máquinas FX-9860 e Analisador de Dados EA-200 O equipamento Para realizar experiência de laboratório necessitamos de: - Calculadora

Leia mais

INTERACÇÕES CALCULADORA-CALCULADORA E CALCULADORA-COMPUTADOR

INTERACÇÕES CALCULADORA-CALCULADORA E CALCULADORA-COMPUTADOR INTERACÇÕES CALCULADORA-CALCULADORA E CALCULADORA-COMPUTADOR Havendo necessidade de passar dados, programas, aplicações, etc entre calculadoras ou entre uma calculadora e um computador, é necessário fazer

Leia mais

Capítulo Tabelas e Gráficos

Capítulo Tabelas e Gráficos Capítulo O menu de tabelas e gráficos torna possível criar tabelas numéricas de funções guardadas na memória. Poderá também utilizar funções múltiplas para criar tabelas. Como utiliza a mesma lista de

Leia mais

Manual do Utilizador para DS150E. Dangerfield June. 2009 V3.0 Delphi PSS

Manual do Utilizador para DS150E. Dangerfield June. 2009 V3.0 Delphi PSS Manual do Utilizador para DS150E 1 ÍNDICE Componente principal.....3 Instruções de instalação.... 5 Configurar o Bluetooth...26 Programa de diagnóstico....39 Escrever no ECU (OBD)...86 Digitalizar.89 Histórico......94

Leia mais

Ricoh MP 2550. Guia do usuário. Fax

Ricoh MP 2550. Guia do usuário. Fax Ricoh MP 2550 Guia do usuário Fax Índice Mapa da impressora...3 Mapa do painel...5 Funções Envio de fax automático...9 Envio de fax manual...10 Outros métodos de fax...11 Múltiplos envios de fax...12 Recebimento

Leia mais

ClassPad Add-In Installer

ClassPad Add-In Installer Para a ClassPad 300/ClassPad 300 PLUS Po ClassPad Add-In Installer Manual de Instruções http://world.casio.com/edu/ http://classpad.net/ ClassPad Add-In Installer O ClassPad Add-In Installer permite-lhe

Leia mais

1 - Imprimir documentos na rede da escola.

1 - Imprimir documentos na rede da escola. 1 - Imprimir documentos na rede da escola. 1.1 - Entrar no sistema interno da escola (escopal.edu) Inserir o seu Nome de Utilizador Inserir a sua Palavra - passe Seleccionar ESCOPAL 1.2 Instalar a impressora

Leia mais

Aplicação OS Update. Manual de Instruções. (Sistema operativo ClassPad versão 2.20) Para a ClassPad 300/ClassPad 300 PLUS

Aplicação OS Update. Manual de Instruções. (Sistema operativo ClassPad versão 2.20) Para a ClassPad 300/ClassPad 300 PLUS Para a ClassPad 300/ClassPad 300 PLUS Po Aplicação OS Update (Sistema operativo ClassPad versão 2.20) Manual de Instruções http://world.casio.com/edu/ http://classpad.net/ Aplicação OS Update A aplicação

Leia mais

Manual Brother Image Viewer para Android

Manual Brother Image Viewer para Android Manual Brother Image Viewer para Android Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: NOTA As Notas indicam o que fazer perante uma determinada situação

Leia mais

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento.

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Sessão nº 2 Iniciar um novo documento Objectivos: No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Iniciar um novo documento Ao iniciar-se o Word, este apresenta

Leia mais

EMP Multi Screen Adjustment. Guia de Funcionamento

EMP Multi Screen Adjustment. Guia de Funcionamento EMP Multi Screen Adjustment Guia de Funcionamento Simbologia Utilizada no Manual 1 IMPORTANTE Indica operações que podem provocar danos ou ferimentos se não se tiver os cuidados devidos. NOTA Indica informações

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Software da Impressora

Software da Impressora Software da Impressora Acerca do Software da Impressora O software Epson inclui o controlador de impressão e o EPSON Status Monitor 3. O controlador de impressão é um software que permite controlar a impressora

Leia mais

Moldura Digital para Fotografias

Moldura Digital para Fotografias DENVER DPF 741 Manual do Utilizador Moldura Digital para Fotografias ATENÇÃO O cabo de alimentação com adaptador/dispositivo para desligar o aparelho deve estar facilmente acessível e deve poder ser desligado

Leia mais

Aplicação OS Update (Ver. 2.0)

Aplicação OS Update (Ver. 2.0) Para ClassPad 300 Po Aplicação OS Update (Ver. 2.0) Manual de Instruções RJA510188-4 http://classpad.net/ Aplicação OS Update A aplicação OS Update executa um processo de vários passos que realiza as seguintes

Leia mais

Como utilizar o P-touch Transfer Manager

Como utilizar o P-touch Transfer Manager Como utilizar o P-touch Transfer Manager Versão 0 POR Introdução Nota importante O conteúdo deste documento e as especificações do produto estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. A Brother reserva

Leia mais

Manipulação de Células, linhas e Colunas

Manipulação de Células, linhas e Colunas Manipulação de Células, linhas e Colunas Seleccionar células Uma vez introduzidos os dados numa folha de cálculo, podemos querer efectuar alterações em relação a esses dados, como, por exemplo: apagar,

Leia mais

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE Devido a um bug detectado no motor da base de dados, situação agora corrigida pelo fabricante, esta nova actualização do GIAE é disponibilizada numa

Leia mais

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador Acronis Servidor de Licença Manual do Utilizador ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Descrição geral... 3 1.2 Política de licenças... 3 2. SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS... 4 3. INSTALAR O SERVIDOR DE LICENÇA

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Elementos necessários 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

Transição de POC para SNC

Transição de POC para SNC Transição de POC para SNC A Grelha de Transição surge no âmbito da entrada em vigor, no ano de 2010, do Sistema de Normalização Contabilística (SNC). O SNC vem promover a melhoria na contabilidade nacional,

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle Manual do Usuário 1. Instalação 1. Conector USB: Insira o conector a uma porta USB livre do seu computador. 2. Conector da Antena: Conecte a Antena que acompanha o produto

Leia mais

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização Internet Update de PaintManager TM Manual de instalação e utilização do programa de actualização ÍNDICE O que é o programa Internet Update? 3 Como se instala e executa o programa? 3 Aceder ao programa

Leia mais

First Step Linux. Instalação do VirtualBox Para instalar o software VirtualBox siga os seguintes passos :

First Step Linux. Instalação do VirtualBox Para instalar o software VirtualBox siga os seguintes passos : First Step LINUX First Step Linux Experimente o Linux É possível experimentar o Linux sem alterar o sistema operativo actual do seu computador. Com o software Virtual Box consegue criar um ambiente virtual

Leia mais

Lumitester PD-20. Manual de uso. Índice. Software de controlo

Lumitester PD-20. Manual de uso. Índice. Software de controlo Índice Lumitester PD-20 Software de controlo Manual de uso Muito obrigado por comprar o aparelho Lumitester PD-20. Antes de pôr em operação este manual deve ser lido na sua totalidade para o uso seguro

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO

MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO SDILAB Investigação e Desenvolvimento de Software, Lda. Parque Industrial de Celeirós - 1ª Fase, Lote C 4705 Celeirós Braga, Portugal +351 253 678

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Contéudo 3 Introdução 4 Elementos necessários 5 Descrição geral da instalação 5 Passo 1: Verificar se existem actualizações 5 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

CAPÍTULO 6 COMUNICAÇÃO SERIAL

CAPÍTULO 6 COMUNICAÇÃO SERIAL CAPÍTULO 6 COMUNICAÇÃO SERIAL DEIXADO INTENCIONALMENTE EM BRANCO ÌNDICE 1 COMUNICAÇÃO SERIAL... 5 1.1 - Enviar um arquivo do Proteo... 6 1.2 - Receber um arquivo No Proteo... 9 1.3 - Verificando resultados

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows 4 Passo

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA REPASSAR BACKUP s EM CNC s FAGOR 8035 / 8055 ATRAVÉS DO SOFTWARE FAGOR WINDNC. REVISÃO 2.0

PROCEDIMENTO PARA REPASSAR BACKUP s EM CNC s FAGOR 8035 / 8055 ATRAVÉS DO SOFTWARE FAGOR WINDNC. REVISÃO 2.0 PROCEDIMENTO PARA REPASSAR BACKUP s EM CNC s FAGOR 8035 / 8055 ATRAVÉS DO SOFTWARE FAGOR WINDNC. REVISÃO 2.0 1 Ajustes dos parâmetros no CNC. 1.1 Explicações sobre parâmetros de Linha de Série 2 Software

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Do que necessita 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Procurar actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows

Leia mais

Comece aqui. Alinhar os tinteiros sem um computador

Comece aqui. Alinhar os tinteiros sem um computador Comece aqui Alinhar os tinteiros sem um computador Certifique-se de que segue os passos descritos na Folha de Instalação para instalar o hardware. Para optimizar a qualidade de impressão, proceda do modo

Leia mais

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação Ministério das Finanças Instituto de Informática Departamento de Sistemas de Informação Assiduidade para Calendários Específicos Junho 2010 Versão 6.0-2010 SUMÁRIO 1 OBJECTIVO 4 2 ECRÃ ELIMINADO 4 3 NOVOS

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L. Plataforma Office 365. Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas

SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L. Plataforma Office 365. Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L Plataforma Office 365 Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas Conteúdo Nota prévia... 2 Alojamento de ficheiros o OneDrive para Empresas... 2 Funcionalidades do

Leia mais

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador VM Card Manuais do Utilizador Referência das Definições Web das Funções Avançadas 1 Introdução 2 Ecrãs 3 Definição de Arranque 4 Informações de Função Avançada 5 Instalar 6 Desinstalar 7 Ferramentas do

Leia mais

Usar Serviços Web para escanear em sua rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8)

Usar Serviços Web para escanear em sua rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8) Usar Serviços Web para escanear em sua rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8) O protocolo de Serviços Web permite aos usuários do Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows

Leia mais

Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador

Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador Índice 1. Introdução... 2 2. Requisito do Sistema... 2 3. Instalar Ladibug... 3 4. Ligação... 6 5. Iniciar a utilização do Ladibug...

Leia mais

Thunder Pro II Gold Edition Manual de operações v 8.7 Rev:b

Thunder Pro II Gold Edition Manual de operações v 8.7 Rev:b Thunder Pro II Gold Edition Manual de operações v 8.7 Rev:b Este manual foi escrito exclusivamente para o chip Thunder Pro II Gold e será atualizado juntamente com as atualizações do chip, portanto acesse

Leia mais

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:...

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 0 Conteúdo Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 4 1.2 Acesso através do teclado (digitando a matrícula):...

Leia mais

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 3 - MANUAL DO UTILIZADOR Diogo Mateus 3.1. REQUISITOS MÍNIMOS * Computador Pessoal com os seguintes Programas * Microsoft Windows 95 * Microsoft Access 97 A InfoMusa

Leia mais

Instalação do Sistema Operativo Windows XP

Instalação do Sistema Operativo Windows XP Curso Profissional - Técnico de Informática de Gestão 10ºB Prof. Pedro Lopes Ficha de Trabalho nº1 S i s t e m a s d e I n f o r m a ç ã o Instalação do Sistema Operativo Windows XP A instalação de um

Leia mais

Características da Câmara de Look 312P. Instalar a Câmara de Look 312P

Características da Câmara de Look 312P. Instalar a Câmara de Look 312P Características da Câmara de Look 312P 1 2 3 Objectiva Focagem manual através do ajuste da objectiva Bolsa Pode colocar o cabo na bolsa. Corpo dobrável Pode ajustar a Look 312P em diferentes posições.

Leia mais

Guia de instalação e Activação

Guia de instalação e Activação Guia de instalação e Activação Obrigado por ter escolhido o memoq 5, o melhor ambiente de tradução para tradutores freelancer, companhias de tradução e empresas. Este guia encaminha-o através do processo

Leia mais

Manual do PDFCreator Versão 1

Manual do PDFCreator Versão 1 Manual do PDFCreator Versão 1 O PDFCreator é um software livre que permite criar documentos em formato PDF a partir outras aplicações. Centro de Formação de Penalva e Azurara www.cfpa.pt 2006 Índice Índice...

Leia mais

Como obter Ajuda. Mensagens do sistema. Acessar. Ícones do painel de controle

Como obter Ajuda. Mensagens do sistema. Acessar. Ícones do painel de controle Como obter Ajuda Para obter informações/assistência, verifique o seguinte: Guia do Usuário, para obter informações sobre como usar a Xerox 4595. Para obter assistência on-line, visite: www.xerox.com Clique

Leia mais

SOFTWARE DE INSTALAÇÃO. Instruções de Instalação

SOFTWARE DE INSTALAÇÃO. Instruções de Instalação SOFTWARE DE INSTALAÇÃO SOFTWARE Instruções de Instalação Manual de instruções para programa de gravação de dados (WS- 9010) Esta estação meteorológica juntamente com o programa de gravação de dados é um

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações aqui contidas

Leia mais

Manual de Instalação Rápida do Cabo de Ligação de Dados CA-42

Manual de Instalação Rápida do Cabo de Ligação de Dados CA-42 Manual de Instalação Rápida do Cabo de Ligação de Dados CA-42 9234594 2ª Edição Nokia, Nokia Connecting People e Pop-Port são marcas registadas da Nokia Corporation. Copyright 2005 Nokia. Todos os direitos

Leia mais

Verificar o conteúdo da embalagem

Verificar o conteúdo da embalagem Verificar o conteúdo da embalagem suporte de papel CD-ROM do guia do Utilizador e do software da impressora pacote de tinteiros (contém tinteiros a cores e preto.) Utilização diária Instalação cabo de

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

Guia de Definições de Wi-Fi

Guia de Definições de Wi-Fi Guia de Definições de Wi-Fi uu Introdução Existem dois modos de wireless LAN: modo de infra-estrutura para ligação através de um ponto de acesso e modo ad-hoc para estabelecer ligação directa com um equipamento

Leia mais

Perguntas Frequentes para o Transformer TF201

Perguntas Frequentes para o Transformer TF201 Perguntas Frequentes para o Transformer TF201 PG7211 Gerir ficheiros... 2 Como acedo aos meus dados armazenados no cartão microsd, SD e dispositivo USB?... 2 Como movo o ficheiro seleccionado para outra

Leia mais

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software com SnapShot Guia de Instalação Procedimento de instalação 1. Insira o CD de instalação do OneTouch Zoom Pro na unidade de CD-ROM. NOTA: Se instalar o programa

Leia mais

Conceitos importantes

Conceitos importantes Conceitos importantes Informática Informação + Automática Tratamento ou processamento da informação, utilizando meios automáticos. Computador (Provem da palavra latina: computare, que significa contar)

Leia mais

Acer erecovery Management

Acer erecovery Management 1 Acer erecovery Management Desenvolvido pela equipa de software da Acer, o Acer erecovery Management é uma ferramenta que lhe permite de forma fácil, fiável e segura restaurar o seu computador para o

Leia mais

Guia de Instalação do "Google Cloud Print"

Guia de Instalação do Google Cloud Print Guia de Instalação do "Google Cloud Print" Versão A POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado o estilo de nota seguinte: As Notas indicam o que fazer se ocorrerem determinadas

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Conteúdo 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações... 19 8 SIM Tool

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

3.1) Baixe os arquivos necessários para preparação neste link: http://www.emumaniacos.com.br/gateway/gw_release_1.1a.zip

3.1) Baixe os arquivos necessários para preparação neste link: http://www.emumaniacos.com.br/gateway/gw_release_1.1a.zip Gateway Manual do Usuario 1.1 (25/08/2013) (atualizado com link para download para nova firmware spoof e multi região) Por Cirino Souza Goulart www.playtronics.com.br facebook.com/lojaplaytronics 1) Conteúdo

Leia mais

Introdução ao Microsoft Windows

Introdução ao Microsoft Windows Introdução ao Microsoft Windows Interface e Sistema de Ficheiros Disciplina de Informática PEUS, 2006 - U.Porto Iniciar uma Sessão A interacção dos utilizadores com o computador é feita através de sessões.

Leia mais

Função visualizar cartão de memória

Função visualizar cartão de memória Manual de utilizador Função visualizar cartão de memória Este é o manual da função visualizar cartão de memória. Leia este manual atentamente antes de operar com a função visualizar cartão de memória.

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA INSTALAR REDE ETHERNET EM CNC s FAGOR.

PROCEDIMENTO PARA INSTALAR REDE ETHERNET EM CNC s FAGOR. PROCEDIMENTO PARA INSTALAR REDE ETHERNET EM CNC s FAGOR. INDICE 1 Verificar a compatibilidade dos sistemas de hardware e software 1.1 Opcionais de Hardware 1.2 Opcionais de Software 2 Parametrização do

Leia mais

Guia de Instalação do "Google Cloud Print"

Guia de Instalação do Google Cloud Print Guia de Instalação do "Google Cloud Print" Versão A POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado o estilo de nota seguinte: As Notas indicam o que fazer se ocorrerem determinadas

Leia mais

Guia para atualização de Firmware dos consoles CL5, CL3 e CL1. (Firmware 1.51)

Guia para atualização de Firmware dos consoles CL5, CL3 e CL1. (Firmware 1.51) Guia para atualização de Firmware dos consoles CL5, CL3 e CL1 (Firmware 1.51) Yamaha Musical do Brasil www.yamaha.com.br PRECAUÇÕES 1. O usuário assume total responsabilidade pela atualização. 2. Atualize

Leia mais

Ricoh MP 2550. Guia do usuário. Scanner

Ricoh MP 2550. Guia do usuário. Scanner Ricoh MP 2550 Guia do usuário Scanner Índice Mapa da impressora...3 Mapa do painel...5 Funções Escaneando um documento Scan to e-mail...9 Scan to folder...12 Salvando arquivos escaneados na impressora...13

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

PAINEL DE ADMINISTRADOR

PAINEL DE ADMINISTRADOR PAINEL DE ADMINISTRADOR IMPORTANTE: O Painel de administrador APENAS deverá ser utilizado pelo responsável do sistema. são: Nesta aplicação, poderá configurar todo o sistema de facturação. As opções do

Leia mais

Software de Gerência de Dados de Música. Data Manager para Windows. Guia do Usuário

Software de Gerência de Dados de Música. Data Manager para Windows. Guia do Usuário P Software de Gerência de Dados de Música Data Manager para Windows Guia do Usuário Use este manual em combinação com o guia do usuário que acompanha o instrumento. DATAMANAGERP1C Sumário Introdução...3

Leia mais

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Castelo Branco Departamento de Informática Curso de Engenharia Informática Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais Ano Lectivo de 2005/2006

Leia mais

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo Conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior; Windows: sistema operativo mais utilizado nos

Leia mais

Atualização de Software para comandos Efka

Atualização de Software para comandos Efka Atualização de Software para comandos Efka - com Interface IF232 - ou Pen USB Guia Sumário Nr. 406444 Português FRANKL & KIRCHNER GMBH & CO KG SCHEFFELSTRASSE 73. D-68723 SCHWETZINGEN TEL.: +49-6202-2020.

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de cópias de segurança simples para um mundo digital complexo. O Memeo Instant Backup protege os seus dados, realizando automática e continuamente uma cópia

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Manual do Utilizador MAC OS

Manual do Utilizador MAC OS Manual do Utilizador MAC OS Impressoras de Rede / Sistemas Operativos MAC OS Versão 1.1, Setembro de 2012 Quaisquer duvidas podem ser esclarecidas através do email: si@esmae-ipp.pt Serviços de Informática,

Leia mais

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Iniciando o Spectacle 6 3 Como usar o Spectacle 7 3.1 Capturar uma imagem...................................

Leia mais

MODEM USB LTE. Manual do Usuário

MODEM USB LTE. Manual do Usuário MODEM USB LTE Manual do Usuário 2 Conteúdo Manual do Usuário... 1 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 4 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações...

Leia mais

Versão 1.0. GEP Gabinete de Estratégia e Planeamento. aneamento. Rua Castilho, Nº 24 Lisboa 1250-069 Lisboa Homepage : http://www.gep.mtss.gov.

Versão 1.0. GEP Gabinete de Estratégia e Planeamento. aneamento. Rua Castilho, Nº 24 Lisboa 1250-069 Lisboa Homepage : http://www.gep.mtss.gov. Versão 1.0 GEP Gabinete de Estratégia e Planeamento aneamento. Rua Castilho, Nº 24 Lisboa 1250-069 Lisboa Homepage : http://www.gep.mtss.gov.pt Índice Folha 2 ÍNDICE Folha 1 - Requisitos -------------------------------------------------------------

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Placa Acessório Modem Impacta

Placa Acessório Modem Impacta manual do usuário Placa Acessório Modem Impacta Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Modem é um acessório que poderá ser utilizado em todas as centrais

Leia mais

Administração da disciplina

Administração da disciplina Administração da disciplina Agrupamento Vertical de Escolas de Tarouca Documento disponível em: http://avetar.no-ip.org 1.Acesso e utilização da plataforma:. Seleccione a opção Entrar, que se encontra

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

XPontos. Manual de Instruções

XPontos. Manual de Instruções XPontos Manual de Instruções 2 XPontos LIGAR O EQUIPAMENTO Na parte inferior do equipamento, ligar o cabo de alimentação de acordo com a ilustração. COLOCAR O ROLO PARA IMPRESSÃO Pressionar o botão OPEN

Leia mais

Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR. Windows

Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR. Windows Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR Windows Obrigado por ter escolhido um produto Nikon. Este guia descreve como actualizar este firmware. Se não tiver a certeza de que pode executar correctamente

Leia mais

PROGRAMAÇÃO Microsoft WINDOWS XP

PROGRAMAÇÃO Microsoft WINDOWS XP Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização do MS-DOS e apresentar

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO E REFERÊNCIA ECR8200S/8220SPROGRAMMING UTILITY. P Code: 578413

GUIA DE INSTALAÇÃO E REFERÊNCIA ECR8200S/8220SPROGRAMMING UTILITY. P Code: 578413 GUIA DE INSTALAÇÃO E REFERÊNCIA ECR8200S/8220SPROGRAMMING UTILITY P Code: 578413 PUBLICAÇÃO EMITIDA POR: Olivetti S.p.A. www.olivetti.com Copyright 2013, Olivetti Todos os direitos reservados Chamamos

Leia mais

Gerenciador de Conteúdo Magellan 2.0

Gerenciador de Conteúdo Magellan 2.0 Gerenciador de Conteúdo Magellan 2.0 Instalando o Gerenciador de Conteúdo Magellan. 1. Baixe o Gerenciador de Conteúdo Magellan de www.magellangps.com. 2. Dê um duplo clique no arquivo CM_Setup que foi

Leia mais

Projecto Final de Curso 2004/2005 RESPIFE. Reengenharia de Sistema Produtivo Integrado para Fins Educacionais. Guia do Robot

Projecto Final de Curso 2004/2005 RESPIFE. Reengenharia de Sistema Produtivo Integrado para Fins Educacionais. Guia do Robot RESPIFE Reengenharia de Sistema Produtivo Integrado para Fins Educacionais Guia do Robot Alunos: Filipe Barbosa de Sá Pinto, nº. 0005030955 Rui Alexandre da Costa Ribeiro, n.º 000503073 Docente: Armando

Leia mais

Xerox ColorQube 8700 / 8900 Painel de controle

Xerox ColorQube 8700 / 8900 Painel de controle Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo com a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário. 3 5 Liberação da porta

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650 Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650...1 3. SELECCIONAR

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

Educação Digital... 41... 19

Educação Digital... 41... 19 Versão 1.1 ... 3... 3... 3... 3... 3... 4... 4... 6... 9... 9... 10... 13... 15... 16... 16... 17... 18... 19... 21... 23... 27... 41... 42... 43... 44... 46... 60... 65 2 A aplicação 20 Manual é um novo

Leia mais

Capítulo. 4-1 Equações lineares simultâneas 4-2 Equações de elevado grau 4-3 Cálculos de resoluções 4-4 O que fazer quando surje um erro

Capítulo. 4-1 Equações lineares simultâneas 4-2 Equações de elevado grau 4-3 Cálculos de resoluções 4-4 O que fazer quando surje um erro Capítulo 4 Cálculos de equações A sua calculadora gráfica pode realizar os três seguintes tipos de cálculos: Equações lineares simultâneas Equações de grau elevado Cálculos de resoluções A partir do menu

Leia mais