Módulo 2 PRODUÇÃO E EDIÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo 2 PRODUÇÃO E EDIÇÃO"

Transcrição

1 Vídeos de bolso

2 Módulo 2 PRODUÇÃO E EDIÇÃO

3 Programação Módulo 2 Produção e edição Roteiro Captação de som Captação de imagem Edição e finalização Canais da internet

4 Roteiro PRODUÇÃO E EDIÇÃO

5 Roteiro O roteiro é o primeiro passo para colocar em prática a sua ideia. Com o roteiro será mais fácil planejar e realizar a gravação do seu vídeo de bolso. O roteiro será o ponto de referência para nortear a organização de todo o processo de produção da sua gravação em audiovisual.

6 Roteiro Tenha em mente que o seu vídeo será um veículo de comunicação de massa e deve falar para muitas pessoas. Para dar certo, o encadeamento das imagens que irão compor a história não pode estar disposto de qualquer maneira. O processo de produção de um audiovisual passa por 3 etapas básicas: pré-produção, produção e finalização. Elas são guiadas pelo roteiro e passam por um processo de edição para dar sentido. Os roteiros para o vídeo de bolso devem seguir um formato específico, uma estrutura na hora de escrever, podendo ser de ficção (quando se tem um argumento) ou de documentário (quando se tem uma pauta). Um bom exemplo de roteiro consegue capturar um momento histórico, uma história universal ou é voltado para um público específico.

7 Roteiro ve em consideração questões como: Que mensagem quero passar com o vídeo? De que maneira vou passar a mensagem? Como e qual será o texto? Haverá um narrador ou não? Onde se passa a história? Há personagens? Há falas? Como serão feitas as filmagens? Quando serão feitas as filmagens?

8 Roteiro A ideia O ponto de partida de um vídeo é sempre uma ideia. Essa semente pode surgir de uma ficção ou de uma istória real. Pode surgir de uma lenda ou notícia, de um livro, ou de um fato histórico, de um personagem ou ma demanda específica. O mais importante é entender que todo o vídeo tem um público-alvo e é preciso promover a reação desse público a partir da mensagem que se deseja transmitir. Uma dica é tentar se colocar no lugar de quem vai assistir a história para avaliar se está sendo elaborada de orma clara. Faça um teste, apresente sua ideia para amigos e debata com eles. Também é importante analisar se a ideia é viável.

9 Roteiro pesquisa Se seu objetivo for a gravação de um vídeo documentário para registrar algo eal, é fundamental uma pesquisa prévia ao roteiro. Você pode buscar formações sobre o tema em diversas fontes, como prefeituras, bibliotecas, scolas. Converse com moradores mais antigos, pesquise textos e fotografias ntigas. é-roteiro O pré-roteiro é quase literário, com a história completa e seus elementos ramáticos. Deve ser bem descritivo. Semelha-se a um conto, porém objetivo e em diálogos.

10 Roteiro Exemplo didático Áudio/ texto magens Narração OFF: ERA UMA VEZ três porquinhos que viviam na floresta com a sua mãe. lano geral casa dos três porquinhos lano de conjunto dentro da casa, mãe e os três porquinhos em foco Contra plongée mãe falando lano americano os três porquinhos, lado a lado Narração OFF: Um dia, como já estavam muito crescidos, decidiram ir viver cada um em sua casa. A mãe concordou, mas avisou-os: - Tenham muito cuidado, pois na floresta também vive o lobo mau, e eu não vou estar lá para protegêlos - Sim mamãe!

11 Roteiro Exemplo prático Áudio / texto magens Sonora: lano geral parque lano médio plongée Sílvia em fala de abertura Bem-vindo ao curso Vídeos de Bolso. Esse curso é uma iniciativa da Rede Mobilizadores, vinculada à Rede Nacional de Mobilização Social, o COEP. (...) Narração OFF: Nas próximas duas semanas a gente se encontra por aqui pra trocar experiência e pra que você grave os seus vídeos com um pouco mais de orientação e conhecimento técnico. (...) anorâmica Sílvia em narração OFF lano médio plongée Sílvia em fala de echamento Sonora: Por favor, aceite o meu convite e faça as leituras, acesse os links, entre no bate-papo do fórum comigo e com os outros colegas do curso. (...)

12 Roteiro xemplo roteiro de ficção MUNDO 42 m roteiro de Luiz Caramez Adaptação do conto Pausa, de Moacyr Scliar ADE IN: Quarto Casal. Interior. Amanhecer. Close num relógio despertador antigo, daqueles de ponteiros. Faltam quinze segundos para as sete da manhã. Ouve-se penas o tic-tac do relógio, compassado com o movimento do ponteiro de segundos. Ao completar mais um minuto, o espertador dispara. urge a mão de SAMUEL, que tateia à procura do pino da campainha do despertador, até conseguir desligá-lo. Câmera fica no despertador. O ponteiro de segundos avança em sua marcha sincronizada e implacável. Entra ES de água orrente.

13 Roteiro A Produtora Experimental da Faculdade Cásper Líbero, publicou no Youtube 4 vídeos excelentes a respeito do tema. Clique nas imagens para assistir.

14 Roteiro lementos do roteiro jornalístico É muito comum as pessoas tentarem transformar seus vídeos em pequenas reportagens. Nesta modalidade, para que deo fique agradável ele precisa ter ritmo. Para dar esse tom utilize variedade dos elementos utilizados; e evite offs, abeças ou entrevistas muito longos. CABEÇA: Cena em que um apresentador ou repórter aparece na tela falando. Pode ser feita por um repórter na rua zendo uma passagem, ou pelo âncora, no estúdio. O espectador costuma prestar atenção no que é dito nesse formato cabeça também pode ser usada para abrir ou fechar uma reportagem. OFF: Momento em que um texto é falado por um narrador (em geral o repórter) que não aparece no vídeo. A fala é oberta por imagens que ilustram o que está sendo dito (podem ser imagens gravadas ou produzidas em computador, omo gráficos, por exemplo). Uma entrevista também pode ter um trecho em off, quando cobre-se parte da fala do ntrevistado com imagens (inserts). O trecho em off serve para descansar o espectador que, nesse momento, presta ais atenção nas imagens e menos no texto. Por isso, evite colocar em off informações muito importantes para o ntendimento da matéria.

15 Roteiro ENTREVISTA: serve para comprovar o que a matéria jornalística traz por meio do off ou das cabeças. É importante avaliar o quão é qualificada a fonte que irá falar sobre o assunto abordado. O POVO FALA: Como o nome indica, é a coleta de opiniões de pessoas na rua. Tem a mesma função da entrevista, só que no caso do povo fala, o que vale é a quantidade de gente emitindo a mesma opinião e não a qualificação do entrevistados. CLIPE DE IMAGENS: Sequência de imagens com música. Tem também a função de descansar o espectador. Pode ser útil para finalizar ou abrir uma reportagem, ou para dar um ritmo ao vídeo após uma sequência muito longa de falas. CRÉDITOS E CARTELAS: Créditos são as informações que aparecem escritas na tela sobre imagens: nome e profissão dos entrevistados, por exemplo. Algumas vezes as informações escritas aparecem sobre um fundo preparado para esse fim, as chamadas cartelas.

16 Som PRODUÇÃO E EDIÇÃO

17 Captação de som Não se pode confiar na boa qualidade do som gravado por uma câmera digital ou celular, e como esses aparelhos nem sempre têm uma entrada para microfone externo, sempre existe a necessidade de minimizar as imperfeições desse tipo de gravações, como por exemplo: Localizar aonde fica o microfone do celular, normalmente no lugar oposto à lente, e tentar falar diretamente para ele; Chegar mais perto da fonte do som, ou orientar o microfone para ela; Usar um gravador externo (se não tiver, usar outro celular) para captar o áudio mais perto da fonte, depois sincroniza o áudio e o vídeo no computador; Evitar gravar pessoas falando o tempo todo, apontando a câmera para outros enquadramentos, assim se evitará problemas com a sincronia labial (lip sync) que costuma dar trabalho em vídeos gravados com celular e editados no computador;

18 Captação de som Usar espuma ou outras proteções ao redor do celular para evitar o barulho do vento ou outros áudios não desejados; Com uma câmera portátil, é importante compensar as limitações de áudio com o máximo de cuidado na escolha de um ambiente silencioso. Toda equipe deve cuidar para que ruídos externos sejam minimizados; O câmera nunca deve ser o mesmo a fazer as perguntas, pois sua voz está mais próxima do microfone embutido nas máquinas e irá prejudicar o equilíbrio final do som. Além disso, falar pode prejudicar na estabilidade da imagem; Evite posicionar o microfone de frente para o vento. O barulho causado pode atrapalhar a captação do som, deixando ruídos indesejáveis.

19 Imagem PRODUÇÃO E EDIÇÃO

20 Captação de imagem Preferir a captação o mais perto possível do objeto ou da pessoa, como nos planos fechados (closes), que registrará imagens mais nítidas e fáceis de assistir em telas pequenas; Preferir a proximidade com a fonte de áudio; Evitar movimentos rápidos, com mudanças rápidas do fundo das cenas, já que exigirá mais processamento do celula e perderá qualidade; Evitar o uso do zoom digital. Faça esses movimentos movendo a câmera; Tentar apoiar a câmera/celular em alguma superfície ou tripé e segurar com ambas as mãos; Realizar testes de vídeo e áudio antes de começar a gravação das tomadas finais; Para gravar vídeo com a maior estabilidade possível, na ausência de um tripé ou de estabilizador de câmera, o ideal é segurar a câmera ou celular com as duas mãos, e o mais perto do corpo possível, de preferência com os cotovelos colados ao corpo, e realizando os movimentos de câmera com o corpo em lugar das mãos, criando movimentos mais suaves.

21 Captação de imagem Para estabilizar a câmera também se recomenda realizar movimentos naturais e fluidos, ou se apoiar em muros ou sobre alguma superfície. A diferença entre segurar a câmera com uma ou duas mãos é muito grande, a câmera perde estabilidade e as imagens ficam mais tremidas e com pior qualidade, já que se precisa de mais processamento por parte do aparelho. Filmando a favor da luz - evite se posicionar contra uma fonte de luz na hora de filmar. Quando você está a favor da iluminação, exige menos da câmera do aparelho e você capta imagens melhor iluminadas. Portanto, nada de pessoa ao lado de abajures acesos ou contra sol. Locações ao ar livre - apesar de possuir a opção modo noturno para filmagens, a maioria dos celulares se sai melhor quando a filmagem acontece em ambientes abertos e sob luz diurna. Se possível, opte por este horário. Tente não filmar contra o sol, pois você perderá a nitidez da imagem das pessoas ou do local que está filmando. Verá que seus personagens vão parecer sombras. Esse é o efeito da contraluz. Por isso, use a luz do sol a seu favor, ou seja, para iluminar a cena. Além de dar um ar natural ao seu filme, ela é gratuita e eficiente. A menos que você queira usar a contraluz como efeito artístico.

22 Edição e finalização PRODUÇÃO E EDIÇÃO

23 Edição e finalização Depois de acabadas as filmagens do seu vídeo é preciso entrar na fase de edição ou montagem. É a hora em que, de fato, o filme vai tomar corpo e chegar ao formato final para contar sua história. Nessa etapa é feita a triagem do que foi filmado, definido o que serve e o que não serve para o seu vídeo. Você vai precisar basicamente de um computador e de um programa de edição de vídeos. Na internet, existem vários desses programas para download gratuito. Alguns sites de distribuição de vídeos oferecem ferramentas de edição direto na internet. tapas: 1) Captura do material (vídeo, trilha, locução, fotos, desenhos escaneados) no programa de edição a. Passe as imagens, o áudio, a trilha e tudo o mais para dentro do computador. Escolha nomes para cada um dos trechos captados. Isso ajudará bastante no controle dos materiais que você está editando, além de garantir fácil acesso a cada uma das cenas gravadas. b. Tente conhecer bem o programa de edição que você escolher, isso vai ajudar bastante a economizar tempo.

24 Edição e finalização 2) Edição do material a. Utilize o roteiro do vídeo como guia na edição. Tente criar, inicialmente, uma linha do tempo. Primeiro acontece isso, depois acontece aquilo. Isso permitirá que você visualize o filme quadro a quadro. Se você tem mais de uma filmagem da mesma cena, escolha a que lhe agradar mais. b. Depois de montar a linha do tempo do filme, pode quebrar essa linearidade de acordo com sua criatividade, ou seja, você pode resolver trocar tudo de lugar. Começar pelo fim da trama, inverter a ordem das cenas e brincar livremente com a sequência da narrativa. É um grande jogo de recorta e cola até chegar a uma linguagem audiovisua dinâmica e interessante. c. Cada cena pode ter sido feita em um lugar diferente, portanto, talvez haja grandes diferenças de iluminação de uma cena para a outra. Verifique em seu programa de edição onde poderá encontrar os comandos para ajustar o brilho, o contraste, a nitidez e o balanço das cores de uma cena para a outra. d. Você poderá incluir a trilha sonora dando um clima diferente no seu vídeo. Escolha músicas que darão ritmo ao filme e que tenham a ver com a história.

25 Edição e finalização e. Um recurso que você pode utilizar é a inserção de letreiros. Eles costumam dar ênfase a uma ação ou permitem que as pessoas acompanhem melhor a história. Além dos letreiros, também é possível inserir legendas. Elas são úteis para ajudar o espectador a entender trechos de diálogos falados em outro idioma ou para corrigir problemas de áudio que você não conseguiu resolver. f. As legendas são úteis para resolver a compreensão de gírias e regionalismos. Dessa maneira, seu filme poderá ser visto e compreendido por pessoas de todas as regiões do Brasil e até de outros países. 3) Finalização (inserção de efeitos, legendas, correção de cor) a. No final da edição, é necessário aplicar os créditos do vídeo. Lembre-se de agradecer às pessoas que contribuíram com a produção. Liste os nomes de todas as pessoas e suas funções. 4) Produção de cópias para distribuição (sites, , redes sociais).

26 Edição e finalização O Youtube oferece gratuitamente um gerenciador de vídeos onde você pode editar informações e configurações, promover melhorias, ajustar o áudio ou adicionar uma trilha sonora, incluir legendar, recortar e colar cenas diferentes, adicionar fotos, títulos e legendas.

27 Canais da internet PRODUÇÃO E EDIÇÃO

28 Canais da internet onheça as principais plataformas para divulgar o seu vídeo na internet: O YouTube é a plataforma de vídeos mais famosa do mundo, aliás, um dos sites mais famosos do mundo. A cada mês ais de 1 bilhão de usuários visitam o site e gastam mais de 4 bilhões de horas assistindo a vídeos, isso é nada menos o que um a cada dois usuários de internet no mundo. Em termos de buscas, este é o segundo maior buscador do undo, com 3 bilhões de buscas por mês, ficando atrás apenas do Google. Mais do que música e entretenimento, os ternautas que navegam no Youtube estão frequentemente à caça de conteúdos educativos, informativos, tutoriais, views, releases, demonstrativos e por aí vai. O Facebook é a maior rede social do mundo, por isso é importante entender que, qualquer que seja o seu local de ospedagem preferido (o Youtube, por exemplo), sempre compartilhe o link do vídeo no seu perfil do Facebook, pois há andes oportunidades nesta rede social. Além da possibilidade de compartilhar o link do vídeo, o Facebook possui uma pção para hospedagem direta de vídeos.

29 Canais da internet O Twitter tem conquistado cada vez mais espaço como meio de divulgação de vídeos. Esta é uma rede social baseada em postagens curtas e objetivas, fáceis de assimilar e com as quais interagir e um exército de seguidores prontos para compartilhar conteúdo de que gostam. O WhatsApp é o mensageiro mais famoso do momento, com 45 milhões de usuários ativos no Brasil, ou seja, uma a cada 4 pessoas. Esta é uma ferramenta poderosa para espalhar vídeos virais, por causa do sistema de grupos e da facilidade de compartilhamento de conteúdo. O Instagram é uma rede social interativa que apresenta mais de 300 milhões de usuários, com bom nível de engajamento. Os vídeos são limitados a 15 segundos e podem ficar em loop. O Snapchat é um mensageiro semelhante ao WhatsApp, que encaminha vídeos para seus contatos. Algum tempo depois de postado o vídeo desaparece da caixa de entrada. O Tumblr é utilizado principalmente para GIFs animados e imagens humorísticas. Assim como o Instagram e o Facebook, nesse caso também existe o autoplay.

30 Canais da internet O Vine, com um limite de 6 segundos por vídeo, é uma plataforma exige criatividade, afinal, como sensibilizar em um tempo tão curto? Pois esse desafio nada mais é que uma oportunidade extra para inovar. O Vimeo é uma ótima plataforma se a sua prioridade é utilizar o vídeo no seu próprio website, por ter qualidade de reprodução muito boa, um player menos poluído, ausência de propagandas e opções avançadas de controle. Na opção paga, por um valor acessível, você pode escolher como será o player, tirar a logomarca do Vimeo (e inserir a sua), definir os sites nos quais o vídeo poderá ser usado, acionar a opção HD automaticamente, proteger vídeos com senha, e muitas outras funcionalidades para reprodução limpa, segura e de qualidade. *com informaçoes de

31 "Histórias fortes e envolventes, talentos nus e crus, novas ideias que realmente encantem ou sirvam ao público, marcas que têm significado e lastro; estas são as coisas que importam na próxima era da mídia." Joshua Topolsky

Limpeza das lentes. Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença.

Limpeza das lentes. Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença. AULA 3 IMAGEM Limpeza das lentes Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença. Primeiro passo: Limpe as lentes do seu

Leia mais

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural AULA 2 EQUIPAMENTOS BÁSICOS Celular, câmera fotográfica, tablet ou outro equipamento portátil para captação de imagens [e áudio, se não tiver gravador separado] Iluminação natural Equipamento portátil

Leia mais

YouTube. Sobre a rede e suas potencialidades para videoaulas

YouTube. Sobre a rede e suas potencialidades para videoaulas YouTube Sobre a rede e suas potencialidades para videoaulas 2005: Chad Jurley e Jawed Karim Alternativa para compartilhar vídeos com a família 2006: comprado pelo Google Nova maior plataforma de entretenimento

Leia mais

1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S SMARTPHONES EBOOK. [ ] michael oliveira

1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S SMARTPHONES EBOOK. [ ] michael oliveira 1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S DE COMO GRAVAR VIDEOS COM SMARTPHONES [ ] michael oliveira EBOOK BOAS VINDAS Antes de mais nada eu gostaria de te agradecer por você ter feito o Download deste ebook.

Leia mais

Fatec de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Coordenadoria do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Fatec de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Coordenadoria do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ORIENTAÇÕES PARA GRAVAÇÃO DA VÍDEODEFESA Chegou a hora de fazer a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso! Os alunos que já passaram pela qualificação e agora farão a DEFESA do TG II devem gravar uma

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

Apresentação de uma coleção

Apresentação de uma coleção Apresentação de uma coleção O que compartilhar no vídeo? O vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração e para o nosso estudo é fundamental: - apresentar a coleção. - contar como e quando foi iniciada.

Leia mais

INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE TENHA RESPONSABILIDADE...

INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE TENHA RESPONSABILIDADE... INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL.... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE... 10 TENHA RESPONSABILIDADE... 12 USE SUA PERSONALIDADE... 14 A MÁGICA DA EDIÇÃO DE VIDEO.... 16 CONCLUSÃO...

Leia mais

1. TUTORIAL DE COMO CRIAR CAMPANHAS NO MARKKIT

1. TUTORIAL DE COMO CRIAR CAMPANHAS NO MARKKIT 1. TUTORIAL DE COMO CRIAR CAMPANHAS NO MARKKIT Crie você mesmo suas campanhas de Marketing pelo celular, em formatos de landing page(mini website), considerando uma das ferramentas mais poderosas hoje

Leia mais

Edição básica. Também é quando se escolhe a trilha sonora.

Edição básica. Também é quando se escolhe a trilha sonora. AULA 4 EDIÇÃO E MONTAGEM Edição básica Feitas as gravações de áudio e captadas as imagens para o seu vídeo, é preciso entrar na etapa de edição e montagem. É nesta hora que, de fato, o trabalho vai tomar

Leia mais

GRAVANDO VÍDEOS COM TRANQUILIDADE. Tenha um propósito e desperte o interesse da audiência! Paulo Oliveira

GRAVANDO VÍDEOS COM TRANQUILIDADE. Tenha um propósito e desperte o interesse da audiência! Paulo Oliveira GRAVANDO VÍDEOS COM TRANQUILIDADE Tenha um propósito e desperte o interesse da audiência! Paulo Oliveira SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1 DEFINIR OBJETIVO 2 QUAL O TEMA? 3 TÍTULO 4 TÓPICOS 5 TEMPO DE GRAVAÇÃO 6 ROTEIRO

Leia mais

CRIANDO O SEU MELHOR VÍDEO! Uma lista do que considerar para criar excelente conteúdo no Vigo Video!

CRIANDO O SEU MELHOR VÍDEO! Uma lista do que considerar para criar excelente conteúdo no Vigo Video! CRIANDO O SEU MELHOR VÍDEO! Uma lista do que considerar para criar excelente conteúdo no Vigo Video! CRIANDO UM VÍDEO Ao abrir o aplicativo, clique no botão + na parte inferior da tela. Isso irá te levar

Leia mais

MANUAL PARA ENVIO DE IMAGENS FACEBOOK DEKALB BRASIL

MANUAL PARA ENVIO DE IMAGENS FACEBOOK DEKALB BRASIL FACEBOOK DEKALB BRASIL ESTE MATERIAL TEM COMO OBJETIVO ORIENTAR TODA A EQUIPE DEKALB SOBRE O ENVIO DE MATERIAIS PARA SEREM APROVEITADOS NOS CANAIS DIGITAIS DA MARCA. Recentemente, tivemos uma grande mudança

Leia mais

Edição - orientações para edição de filme - Tecnologia Educacional Ensino Médio

Edição - orientações para edição de filme - Tecnologia Educacional Ensino Médio Edição - orientações para edição de filme - O Windows Movie Maker O Windows Movie Maker possui uma interface intuitiva, contendo funções básicas para edição de vídeos capturados por câmeras comuns e de

Leia mais

Edição. - orientações para edição de filme - Tecnologia Educacional Ensino Médio

Edição. - orientações para edição de filme - Tecnologia Educacional Ensino Médio Edição - orientações para edição de filme - O imovie O imovie é um programa de edição de vídeos da Apple, que permite criar, editar e compartilhar filmes e trailers a partir de seu Mac ou ios. Sua interface,

Leia mais

Divulgação Massiva De Qualidade

Divulgação Massiva De Qualidade Divulgação Massiva De Qualidade IDEIAS TESTADAS E APROVADAS PARA ALCANÇAR MAIS PESSOAS (SEM FAZER SPAM) Você tem um blog, site negócio online, ou empresa e gostaria de conhecer um modelo testado e aprovado

Leia mais

Reduzindo o vídeo de 7 minutos por exemplo para 1 minuto.

Reduzindo o vídeo de 7 minutos por exemplo para 1 minuto. INTRODUÇÃO O conceito de Vídeo Nuggets veio do empresário e empreendedor digital Erico Rocha que é também fundador do curso Fórmula do Lançamento. A sacada dele deu muito certo em pegar um vídeo com um

Leia mais

O iphone é um dos melhores smartphones do mercado e ele ajuda bastante a facilitar a sua vida.

O iphone é um dos melhores smartphones do mercado e ele ajuda bastante a facilitar a sua vida. O iphone é um dos melhores smartphones do mercado e ele ajuda bastante a facilitar a sua vida. Apesar de ele ser mais caro que a maioria dos celulares do mercado, se bem usado, o iphone pode facilitar

Leia mais

Decupagem ou Análise Técnica: Com o roteiro pronto, começa o processo de levantamento de necessidades cena a cena. Este processo é conhecido como

Decupagem ou Análise Técnica: Com o roteiro pronto, começa o processo de levantamento de necessidades cena a cena. Este processo é conhecido como PARTE 2 DECUPAGEM TÉCNICA Decupagem ou Análise Técnica: Com o roteiro pronto, começa o processo de levantamento de necessidades cena a cena. Este processo é conhecido como decupagem. É aqui que se decide,

Leia mais

Oficina de Vídeo. Primeira projeção de imagens em movimento da História da Arte: O cavalo em movimento, de Eadweard Muybridge (1878)

Oficina de Vídeo. Primeira projeção de imagens em movimento da História da Arte: O cavalo em movimento, de Eadweard Muybridge (1878) Oficina de Vídeo Vídeo: O vídeo define toda a tecnologia envolvida na gravação, produção, edição, processamento e reprodução de uma série de imagens que compõem cenas com movimento. A palavra vem do latim

Leia mais

Antes. Dicas de filmagem. - Verificar materiais que são necessários. Câmara de filmar/ Smartphone. Tripé

Antes. Dicas de filmagem. - Verificar materiais que são necessários. Câmara de filmar/ Smartphone. Tripé Antes - Verificar materiais que são necessários Câmara de filmar/ Smartphone Tripé O tripé é muito importante, pois ajuda a manter a imagem estável. A iluminação é outro tipo de equipamento de grande utilidade,

Leia mais

TUTORIAL: POWERPOINT MIX

TUTORIAL: POWERPOINT MIX TUTORIAL: POWERPOINT MIX Luiza Regina Branco Fernandes https://mix.office.com/en-us/tutorials POWERPOINT MIX O PowerPoint Mix é uma extensão gratuita para o PowerPoint que torna mais fácil para transformar

Leia mais

E-BOOK PARA AFILIADOS QUE NÃO QUEREM APARECER. Por Thays Knight

E-BOOK PARA AFILIADOS QUE NÃO QUEREM APARECER. Por Thays Knight E-BOOK PARA AFILIADOS QUE NÃO QUEREM APARECER Por Thays Knight Existem diversas formas de ser afiliado sem aparecer nas mídias sociais. Aqui nesse e-book iremos discutir 5 dessas formas. Você pode escolher

Leia mais

ebook RECURSOS PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA DIÁRIO DE UM POLIGLOTA OTÁVIO BRETAS DIÁRIO DE UM POLIGLOTA

ebook RECURSOS PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA DIÁRIO DE UM POLIGLOTA OTÁVIO BRETAS DIÁRIO DE UM POLIGLOTA ebook 30 RECURSOS + PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA OTÁVIO BRETAS OBRIGADO! SEU DOWNLOAD É MUITO IMPORTANTE. Agora você tem disponível um poderoso guia de recursos para aprender idiomas sozinho. São mais

Leia mais

Conseguir tirar uma bela foto é o que todos desejam, é uma das principais funções que as pessoas mais desejam dos seus smartphones.

Conseguir tirar uma bela foto é o que todos desejam, é uma das principais funções que as pessoas mais desejam dos seus smartphones. Conseguir tirar uma bela foto é o que todos desejam, é uma das principais funções que as pessoas mais desejam dos seus smartphones. Sabendo desse grande desejo, as empresas que fabricam os aparelhos com

Leia mais

Windows Movie Maker TUTORIAL. Especialização em Letramento Digital

Windows Movie Maker TUTORIAL. Especialização em Letramento Digital Windows Movie Maker TUTORIAL Especialização em Letramento Digital Universidade do Estado do Amazonas UEA Elaborado por Prof. Msc. Almir de Oliveira Costa Junior Manaus, 2019. Sumário Instalando o Windows

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

5 dicas de como gravar vídeos com celular para o Youtube

5 dicas de como gravar vídeos com celular para o Youtube 5 dicas de como gravar vídeos com celular para o Youtube Se você está pensando em como gravar vídeos com celular para o youtube, você ainda não deve ter muitos equipamentos especializados para gravação,

Leia mais

Requisitos funcionais (what the application needs to be able to do?)

Requisitos funcionais (what the application needs to be able to do?) Requisitos funcionais (what the application needs to be able to do?) Plataforma web Registo de utilizadores a aplicação deve permitir o registo de utilizadores na plataforma. Apenas utilizadores registados

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim:

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER Por Elaine Flores Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: PARA INSERIR IMAGENS: - Arquivo - Selecionar as imagens (Assim, as imagens vão aparecer na pasta coleções.)

Leia mais

Vantagens gerais de se fazer slide online

Vantagens gerais de se fazer slide online Eu já falei em outros posts como você pode usar o Power Point para fazer todos os tipos de slides, desde apresentações de produtos até apresentações de resultados. Cheguei a mostrar também os 10 modelos

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO. Então vamos começar!

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO. Então vamos começar! GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO A plataforma Podio foi escolhida pela FEE como biblioteca padrão para o envio e compartilhamento de documentos, relatórios, imagens e qualquer outro arquivo relativo

Leia mais

WEBCAM SMARTPHONE. aparelhos que gravam em full hd e possuem microfone embutido.

WEBCAM SMARTPHONE. aparelhos que gravam em full hd e possuem microfone embutido. Introdução O objetivo deste material é auxiliar você na criação de um estúdio de acordo com seu orçamento e sua vontade de expandir no meio das transmissões ao vivo. Então vamos lá! Imagem CÂMERA Item

Leia mais

Marketing no Facebook

Marketing no Facebook Marketing no Facebook Créditos: www.resultadosdigitais.com.br CRIANDO, GERENCIANDO E DANDO CRESCIMENTO POR ONDE, QUANDO E COMO COMEÇAR? > CRIANDO A PÁGINA DA SUA EMPRESA O Facebook dispõe de um formato

Leia mais

VÍDEO DE BOLSO Prêmio Betinho Imagens de Cidadania curso rápido edição especial

VÍDEO DE BOLSO Prêmio Betinho Imagens de Cidadania curso rápido edição especial VÍDEO DE BOLSO Prêmio Betinho Imagens de Cidadania 2017 curso rápido edição especial Bem-vindo (a) ao curso rápido Vídeo de Bolso, nesta edição especial para o Prêmio Betinho Imagens de Cidadania. VÍDEO

Leia mais

população brasileira com perfis ativos nas redes sociais. (Fonte: Conversion (especializada em Search Engine Optmization)

população brasileira com perfis ativos nas redes sociais. (Fonte: Conversion (especializada em Search Engine Optmization) Na medida em que se democratiza o acesso à rede mundial de computadores, mais pessoas passam a usar as ferramentas on line para se informar e manter contato com amigos e familiares. Com isso, as redes

Leia mais

Fotografando fogos de artifício

Fotografando fogos de artifício 15 DE JUNHO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Fotografando fogos de artifício Por LINDSAY SILVERMAN Apresentando LINDSAY SILVERMAN Lindsay Silverman O verão é a estação para ver e fotografar fogos de artifício. Todos

Leia mais

ApowerEdit software GPETEC. Guia Instrucional para utilização do. Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências

ApowerEdit software GPETEC. Guia Instrucional para utilização do. Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências GPETEC Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências Linha de pesquisa: Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais Guia Instrucional para utilização do ApowerEdit software

Leia mais

18/10/2017 Manual do. YouTube. Trabalho do barato cultural. Maria Eduarda,Caetano e Gabriel 1EM

18/10/2017 Manual do. YouTube. Trabalho do barato cultural. Maria Eduarda,Caetano e Gabriel 1EM 18/10/2017 Manual do YouTube Trabalho do barato cultural Maria Eduarda,Caetano e Gabriel 1EM Índice O que é o youtube?...3 Como ter um canal de sucesso e ganhar dinheiro?...4 Como criar um canal?...7 Como

Leia mais

Tutoriais MULTIMÉDIA C.E.I.

Tutoriais MULTIMÉDIA C.E.I. Tutoriais MULTIMÉDIA C.E.I. 2016 Como converter vídeos do YouTube para mp3 Passo 1. Tenha instalado no seu computador um desses programas para baixar músicas do YouTube ou então algum outro que realize

Leia mais

BOOKTUBERS: o que é, quem são, o que fazem?

BOOKTUBERS: o que é, quem são, o que fazem? GUIA DO ALUNO apresentação Já parou para pensar que vocês passam várias horas do dia lendo? Posts em redes sociais, legendas e descrições de vídeos, blogs E se os livros fossem tão legais quanto todas

Leia mais

Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Como utilizar o Prezi Criar uma conta... 2

Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Como utilizar o Prezi Criar uma conta... 2 Conhecendo o Prezi Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Conteúdo Como utilizar o Prezi... 2 1. Criar uma conta... 2 2. Criando um Prezi... 2 3. Escolhendo template...

Leia mais

1 Riqueza constante 5 DICAS PARA VENDER COM O YOUTUBE

1 Riqueza constante 5 DICAS PARA VENDER COM O YOUTUBE 1 Riqueza constante 5 DICAS PARA VENDER COM O YOUTUBE POR GUSTAVO CARRIEL SUMÁRIO 2 Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Câmera Capítulo 3 Um bom Local para gravar Capítulo 4 Conteúdo de valor Capítulo 5 Duração

Leia mais

Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 5235 - Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 8 1.1. Novidades da Versão.........21 1.2. Tela de Bloqueio.........21 1.2.1. Personalizar a Tela de

Leia mais

3 CONFIGURAÇÃO DE IMAGENS

3 CONFIGURAÇÃO DE IMAGENS SUMÁRIO 1 MARKETING DIGITAL 2 EDIÇÃO DE VIDEO(Básico) 3 CONFIGURAÇÃO DE IMAGENS Para este e-book eu resolvi trazer algo fora da caixa...estou trazendo assuntos que são de extrema importância e de maneira

Leia mais

O que é educação a distância?

O que é educação a distância? Manual do Aluno O que é educação a distância? É uma modalidade educacional na qual professores e alunos estão separados no espaço e no tempo, mas podem interagir e serem avaliados por meio das tecnologias

Leia mais

Sobre a Agência Multifocal

Sobre a Agência Multifocal WhatsApp Marketing Sobre a Agência Multifocal Somos uma Agência de Marketing Digital com foco na área da Saúde. Elaboramos, planejamos e direcionamos ações de divulgação da sua Clínica para melhorar seus

Leia mais

Mercado mobile. Fábrica de Aplicativos. Vamos falar sobre, Plano revendedor

Mercado mobile. Fábrica de Aplicativos. Vamos falar sobre, Plano revendedor Plano Revendedor Mercado mobile Fábrica de Aplicativos Vamos falar sobre, Plano revendedor Mercado Estamos com uma oportunidade única de aproveitar o mercado que teve o maior crescimento na história da

Leia mais

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart Sumário 5 passos para você fazer a primeira venda no hotmart... 3 1º passo: Escolha o produto... 4 2º passo: Faça um canal no youtube... 5 3º passo: Crie um blog... 7 4º passo: Construa sua lista de e-mails...

Leia mais

GUIA DO CURSISTA Coordenador: Fernando Teubl Ferreira

GUIA DO CURSISTA Coordenador: Fernando Teubl Ferreira O presente texto faz parte do curso de Produção de Vídeo e é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 3.0. Não Adaptada. Permissões além do escopo dessa licença podem estar

Leia mais

MANUAL DO. aluno FORMAÇÃO DE ANÁLISE CORPORAL E COMPORTAMENTAL

MANUAL DO. aluno FORMAÇÃO DE ANÁLISE CORPORAL E COMPORTAMENTAL MANUAL DO aluno FORMAÇÃO DE ANÁLISE CORPORAL E COMPORTAMENTAL RECEBA NOSSAS Boas Vindas V ocê acabou de entrar nessa experiência incrível que é entender como uma pessoa funciona através do formato do corpo

Leia mais

Você. Ao Vivo. Multiplicado. Como usar o MultiplierApp em Eventos

Você. Ao Vivo. Multiplicado. Como usar o MultiplierApp em Eventos Você. Ao Vivo. Multiplicado. Como usar o MultiplierApp em Eventos PRECISA AUMENTAR O IMPACTO DAS CAMPANHAS DIGITAIS PARA OS SEUS EVENTOS PRECISA GERAR RESULTADOS INCRÍVEIS DE FORMA ORGÂNICA, COLABORATIVA

Leia mais

Dicas rápidas para fotografar retratos melhores

Dicas rápidas para fotografar retratos melhores 23 DE JULHO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Dicas rápidas para fotografar retratos melhores Escolha da lente, configurações de exposição e modos de foco Apresentando GARY SMALL Gary Small D300 e lente AF-S NIKKOR

Leia mais

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO TUTORIAL APPY PIE Por Tássia e Sibele. CADASTRO No primeiro acesso, você deve clicar no botão Inscreva-se no canto superior direito da tela, como mostra a imagem abaixo: Deve: preencher os campos nome,

Leia mais

Configurando sua conta no site CortaPraMim para transmissão

Configurando sua conta no site CortaPraMim para transmissão Como transmitir áudio ao vivo usando VLC Para transmissão ao vivo, você vai precisar do VLC. Ele é gratuito e pode ser baixado utilizando este link: http://www.videolan.org/vlc/ Configurando sua conta

Leia mais

Rede CIM passo a passo. Ferramenta de comunicação, articulação e cooperação

Rede CIM passo a passo. Ferramenta de comunicação, articulação e cooperação Rede CIM passo a passo. Ferramenta de comunicação, articulação e cooperação A Rede CIM Rede de agentes municipais Aberta, colaborativa e participativa Debates são promovidos livremente pelos usuários e

Leia mais

Manual do Professor. Conferência Web

Manual do Professor. Conferência Web Manual do Professor Conferência Web SUMÁRIO 1. Acesso ao serviço de Conferência Web... 2 Página principal do serviço... 3 Login Conferência Web... 5 2. Ativando o microfone (caso seja Professor)... 7 3.

Leia mais

6 Canais para promover o seu projeto

6 Canais para promover o seu projeto 6 Canais para promover o seu projeto 01 - Na página do seu projeto no Catarse A aba Novidades pode ser atualizada durante e até mesmo depois da finalização da campanha. É através dessa aba que você vai

Leia mais

Linguagem Cinematográfica. Myrella França

Linguagem Cinematográfica. Myrella França Linguagem Cinematográfica Myrella França I. Termos Básicos TOMADA - Filmagem contínua de cada segmento específico da ação do filme. "TAKE" - Tomada; começa no momento em que se liga a câmara até que é

Leia mais

Sistema de webconferência Mconf. Sessão 2

Sistema de webconferência Mconf. Sessão 2 Sistema de webconferência Mconf Sessão 2 O portal web é o ponto de entrada ao sistema Formato de rede social de usuários, comunidades e eventos Ele prôve: Autenticação de usuários Controle de permissões

Leia mais

10 dicas de como gravar um áudio para o Aprendocast. Siga os passos a seguir e entre para o nosso time de produtores

10 dicas de como gravar um áudio para o Aprendocast. Siga os passos a seguir e entre para o nosso time de produtores 10 dicas de como gravar um áudio para o Aprendocast Siga os passos a seguir e entre para o nosso time de produtores APRENDOCAST... 3 DICA #01 DICA #02 DICA #03 DICA #04 DICA #05 DICA #06 DICA #07 DICA

Leia mais

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online 2 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA ON LINE DE CAPTAÇÃO DE DO SESI-SP O SESI-SP na área da Cultura, anualmente, apresenta uma

Leia mais

Como monetizar no Youtube? Comece a GANHAR com seus vídeos (GARANTIDO)

Como monetizar no Youtube? Comece a GANHAR com seus vídeos (GARANTIDO) Como monetizar no Youtube? Comece a GANHAR com seus vídeos (GARANTIDO) Como monetizar no Youtube é uma dúvida frequente para várias pessoas que percebem que criar conteúdo em vídeos pode ser uma ótima

Leia mais

b) Os certames estadual e regional acontecerão simultaneamente, porém, apresentam normas e condições de inscrição distintas.

b) Os certames estadual e regional acontecerão simultaneamente, porém, apresentam normas e condições de inscrição distintas. REGULAMENTO DO 6º CINESERRA (2019) FESTIVAL DO AUDIOVISUAL DA SERRA GAÚCHA CAPÍTULO I - SOBRE O EVENTO a) O CINESERRA é um festival de cinema anual que destaca e premia as produções audiovisuais em âmbito

Leia mais

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo.

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo. fmc.digital O que você imaginar nós fazemos. O que não imaginar nós vamos pensar. Manual de Utilização Painel Administrativo FMC Dashboard Informações Gerais O conteúdo da aplicação poderá ser administrado

Leia mais

GUIA RÁPIDO SEU FUTURO VIDEO ROCKSTAR

GUIA RÁPIDO SEU FUTURO VIDEO ROCKSTAR GUIA RÁPIDO SEU FUTURO VIDEO ROCKSTAR O QUE É ROTEIRO? Roteiro é a forma escrita de qualquer audiovisual. É uma forma organizada de expor suas ideias, que por fim facilita a compreenção do espectador QUANDO

Leia mais

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis.

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis. 1 Prezado Aluno, Bem-vindo ao ambiente virtual destinado às comunidades de suas disciplinas. Trata-se da plataforma Moodle, criada para disponibilizar a você um espaço colaborativo, com recursos interessantes

Leia mais

Conheça o Mundo Digital.

Conheça o Mundo Digital. Conheça o Mundo Digital. Nós não estamos ficando digital. Nós somos digital. 2005 2013 Você sabia? Mais da metade da população brasileira já está inserida dentro do consumo digital. Anos 2000 Momento

Leia mais

8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos

8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos 8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos A internet cada vez mais tem se mostrado o lugar ideal para ver e ser visto, e conquistar mais inscritos em perfis de redes

Leia mais

b) Os certames estadual e regional acontecerão simultaneamente porém, apresentam normas e condições de inscrição distintas.

b) Os certames estadual e regional acontecerão simultaneamente porém, apresentam normas e condições de inscrição distintas. REGULAMENTO DO 5º CINESERRA (2017) FESTIVAL DO AUDIOVISUAL DA SERRA GAÚCHA CAPÍTULO I - SOBRE O EVENTO a) O CINESERRA é um festival de cinema anual que destaca e premia as produções audiovisuais em âmbito

Leia mais

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos Tutorial Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos 1. Na tela inicial, clique em Pixton por Escolas 2. Na próxima tela, clique em Conectar Tabela de nomes de usuário

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS Redes sociais: presença diária e ativa 89% celular 2013: 31% 2014: 47% 58% dos brasileiros usam internet 40% Comp. mesa 39% notebook 13% televisão Fonte: 11ª edição

Leia mais

DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS

DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS Tirar boas fotografias exige mais do que um simples apertar de botão, especialmente quando o assunto é carros. Por isso, veja a seguir

Leia mais

Como Montar Um Perfil Campeão No LinkedIn. 10 dicas para melhorar (e muito) a visibilidade do seu perfil no LinkedIn

Como Montar Um Perfil Campeão No LinkedIn. 10 dicas para melhorar (e muito) a visibilidade do seu perfil no LinkedIn Como Montar Um Perfil Campeão No LinkedIn 10 dicas para melhorar (e muito) a visibilidade do seu perfil no LinkedIn Por que usar o LinkedIn? O LinkedIn é uma importante rede social profissional. Ela ajuda

Leia mais

A TV MBM TV MBM YouTube O CONTEÚDO

A TV MBM TV MBM YouTube O CONTEÚDO MIDIA KIT 2017/2018 A TV MBM A TV MBM é um canal no YouTube que produz vídeos com temas variados, sempre ligados às novidades e boas histórias! Com um tom descontraído e ritmo dinâmico, nos preocupamos

Leia mais

Fotografando com um SRL Digital

Fotografando com um SRL Digital Fotografando com um SRL Digital por José Eduardo Deboni jose@eduardodeboni.com Fotografar com uma câmera digital SLR (aquelas que permitem trocar as lentes) pode ser um pouco intimidador. A quantidade

Leia mais

GUIA DO MOBILIZADOR VOLUNTÁRIO

GUIA DO MOBILIZADOR VOLUNTÁRIO GUIA DO MOBILIZADOR VOLUNTÁRIO COMUNIDADE DIGITAL O site da Rede de Mobilização Social (RMS) é um espaço virtual criado para reunir pessoas de idades, preferências, culturas e crenças as mais diversas

Leia mais

Gravação em nuvem de câmeras e DVRs

Gravação em nuvem de câmeras e DVRs Bem-vindo à Monuv Gravação em nuvem de câmeras e DVRs A Monuv é a plataforma para gravação de Câmeras e DVRs na nuvem pioneira no Brasil Com a Monuv você armazena e acessa às imagens das suas câmeras com

Leia mais

Manual do Voluntário

Manual do Voluntário Manual do Voluntário Homepage Últimas notícias do Programa de Voluntariado Ações que estão prestes a acontecer Cadastrando-se no portal Ao se cadastrar no portal, você poderá interagir com outros voluntários,

Leia mais

COMO GERENCIAR SEU NEGÓCIO PELO CELULAR? GUIA COMPLETO PASSO A PASSO PARA TRABALHAR PELO CELULAR

COMO GERENCIAR SEU NEGÓCIO PELO CELULAR? GUIA COMPLETO PASSO A PASSO PARA TRABALHAR PELO CELULAR COMO GERENCIAR SEU NEGÓCIO PELO CELULAR? GUIA COMPLETO PASSO A PASSO PARA TRABALHAR PELO CELULAR MONTEI MEU NEGÓCIO MOBILE, E AGORA? 1. Possíveis canais de comunicação 2. Definição de compromissos 3. Calendário

Leia mais

Gravação em nuvem de câmeras e DVRs

Gravação em nuvem de câmeras e DVRs Bem-vindo à Monuv Gravação em nuvem de câmeras e DVRs A Monuv é a plataforma para gravação de Câmeras e DVRs na nuvem pioneira no Brasil Com a Monuv armazena e acessa às imagens das suas câmeras com facilidade

Leia mais

Manual do Voluntário

Manual do Voluntário Manual do Voluntário O Que é o V2V? V2V é a rede social do Programa de Voluntariado da sua empresa. Através dela, você poderá participar de ações promovidas pela empresa ou por seus colegas, compartilhando

Leia mais

Deseja mais Sucesso no Facebook? >> Clique Aqui <<

Deseja mais Sucesso no Facebook? >> Clique Aqui << #1 DÊ PRIORIDADE A SUA FANPAGE, NÃO AO PERFIL É muito comum, cantores e músicos divulgarem no Facebook através de seus perfis pessoais. O problema é que esta prática não é recomendada pelo Facebook e você

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

Você. Ao Vivo. Multiplicado. Como usar o MultiplierApp na Esporte.

Você. Ao Vivo. Multiplicado. Como usar o MultiplierApp na Esporte. Você. Ao Vivo. Multiplicado. Como usar o MultiplierApp na Esporte. PRECISA AUMENTAR O IMPACTO DAS CAMPANHAS DIGITAIS PARA VOCÊ OU SEU CLUBE SEU TIME PRECISA GERAR RESULTADOS INCRÍVEIS DE FORMA ORGÂNICA,

Leia mais

CARTILHA DA LOCUÇÃO. Nós passamos nosso conhecimento para você atuar melhor. Conte conosco!

CARTILHA DA LOCUÇÃO. Nós passamos nosso conhecimento para você atuar melhor. Conte conosco! CARTILHA DA LOCUÇÃO CARTILHA DA LOCUÇÃO Nós passamos nosso conhecimento para você atuar melhor. Conte conosco! ALGUMAS SITUAÇÕES PODEM PREJUDICAR MUITO SUA LOCUÇÃO. ALGUMAS SÃO IMPERCEPTÍVEIS MAIORES OU

Leia mais

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Estado Português Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Ambiente gráfico do Sistema operativo Windows XP/vista. Windows Movie Maker

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP

EDITAL DE CHAMAMENTO MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP EDITAL DE CHAMAMENTO 2020 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP Manual do Usuário Sistema de Captação de Projetos culturais online do Sesi-SP O SESI-SP na área da

Leia mais

Pré-requisitos. Para começar

Pré-requisitos. Para começar Pré-requisitos Windows Live Movie Maker; Arquivos de vídeo, fotos e músicas (o que você preferir). Para começar Abrir o Windows Live Movie Maker, clique no Botão INICIAR do seu computador Preparando o

Leia mais

Manual de Utilização do Convert Video. Passo Fundo, abril de Av. Presidente Vargas, 1305 / Sala 201 Passo Fundo RS

Manual de Utilização do Convert Video. Passo Fundo, abril de Av. Presidente Vargas, 1305 / Sala 201 Passo Fundo RS Manual de Utilização do Convert Video Passo Fundo, abril de 2015 ÍNDICE 1) Acesso... 3 2) Permissões do Flash... 4 3) Configurações de Som... 5 4) Tela inicial do programa... 6 5) Funcionalidades da barra

Leia mais

Estratégias para Instagram

Estratégias para Instagram Estratégias para Instagram Índice 1 Hashtag 2 Instamizer 3. Publique no momento certo 4. Utilize as Hashtag s mais procuradas 5. Faça uma promoção/concurso 6. Faça perguntas no final das postagens 7. Peça

Leia mais

EDITAL Nº 1 - SELEÇÃO DE COLABORADORES PARA A RÁDIO PLURAL

EDITAL Nº 1 - SELEÇÃO DE COLABORADORES PARA A RÁDIO PLURAL EDITAL Nº 1 - SELEÇÃO DE COLABORADORES PARA A RÁDIO PLURAL A Coordenação Geral, Artística e Jornalística da Rádio Plural, webradio do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), torna

Leia mais