FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)"

Transcrição

1 FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano/Semestre curricular Ano letivo 2015/2016 Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua de ensino ECTS - tempo de trabalho (horas) 2º. Ano / S1 Serviço Social e Serviço Social Pós-Laboral Intervenção Social e Comunitária Português ECTS Total T TP PL S OT TT E O* Docente Responsável/Carga letiva [Nome completo, categoria, número de horas letivas, contacto de ] (máx1000 caracteres) Outros Docentes e respetivas cargas letivas [Nomes completos, categorias, número de horas letivas, contacto de ] (máx1000 caracteres) Pré-requisitos [unidades curriculares que lhe devem preceder ou competências à entrada] T - Teóricas; TP - Teórico-práticas; PL - Prática-laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação tutorial; TC - Trabalho de campo; E Estágio; O* - Outras horas caraterizadas como Ensino Clínico ao abrigo da Diretiva nº 77/453/CEE de 27 Junho adaptada pela Diretiva 2005/36/CE; Carlos Manuel Barbas do Rosário, Equiparado a Professor Adjunto, carosario@esep.pt Carlos Manuel Barbas do Rosário, Equiparado a Professor Adjunto, carosario@esep.pt / 75 horas (Serviço Social Pós-Laboral) Cristina Maria Ramos Coelho, Assistente de 2º. Triénio, cristina.coelho@esep.pt /75 horas (Serviço Social)

2 Objetivos de aprendizagem/ [Descrição dos objetivos gerais e/ou específicos] [Conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes] - Aplicar conhecimentos teóricos e saberes adquiridos no âmbito da intervenção social e comunitária; - Desenvolver um pensamento crítico, informado pelas ciências sociais sobre intervenção comunitária e participação; - Distinguir as componentes sociais, económicas, culturais, políticas e humanas no processo de intervenção social - Identificar etapas da metodologia na intervenção social e comunitária; - Situar a intervenção comunitária no plano mais geral da evolução da intervenção social: - Compreender os princípios da intervenção comunitária; - Conhecer as figuras da mediação social; - Identificar novos desafios profissionais de natureza interdisciplinar e intersectorial; - Compreender a tensão existente no desenvolvimento comunitário entre emancipação e regulação; - Desenvolver um posicionamento dialogante como base da metodologia participativa; - Conhecer as técnicas de intervenção comunitária; - Compreender a metodologia do trabalho de projeto; - Simular a metodologia do trabalho de projeto.

3 Conteúdos Programáticos Módulo 1 - Da intervenção social à intervenção comunitária vetores da evolução na abordagem dos problemas sociais e na forma de os enfrentar. a) O processo de intervenção social b) Sociedade e comunidade c) A evolução da intervenção social d) A intervenção comunitária: uma abordagem integrada e territorializada Módulo 2 Da intervenção à mediação. a) Os sentidos de uma distinção e clarificação conceptual b) Participação e cidadania c) Empowerment Módulo 3 Velhas e novas figuras da intervenção social e comunitária. a) Ação social b) Animação sociocultural c) O serviço social de comunidades d) Organização comunitária e) Desenvolvimento comunitário f) Desenvolvimento local Módulo 4 Quadros institucionais e organizacionais emergentes de promoção da ação social e da intervenção social e comunitária. a) Terceiro sector b) Sector cívico e solidário c) Mundo associativo d) Economia social Módulo 5 Metodologias de intervenção comunitária. a) Métodos e técnicas de intervenção b) Metodologia do trabalho de projeto c) A investigação-ação Demonstração da coerência entre os conteúdos e os objetivos da Unidade Curricular Apelando a situações concretas do terreno, a disciplina procura estimular o pensamento crítico dos alunos através da sua participação em atividades reflexivas. Os objetivos desenhados prendem-se sobretudo com uma compreensão global dos contornos dos processos de Intervenção Social e Comunitária e, nesse sentido, aprofundam, de forma concêntrica, esses processos nas suas complexas dimensões. Nesse sentido vai-se situando a prática do Assistente Social na vastidão de abordagens no campo da Intervenção Comunitária.

4 Metodologias de ensino (avaliação incluída) [indicar os produtos, critérios e pesos de avaliação] A metodologia a desenvolver obedece a três intenções principais: a) A experiência e as vivências dos alunos no domínio do social no seu percurso de vida; b) A necessidade de privilegiar estratégias que relativizem e reorientem o papel do professor, colocando como organizador da informação, conciliando exposição e sistematização de conhecimentos; c) A necessidade de adotar metodologias e estratégias que impliquem os estudantes, favoreçam as aprendizagens significativas, bem como a produção de saberes. Assim, será privilegiada fundamentalmente a modalidade de trabalho de grupo. A turma organizar-se-á em grupos de cinco elementos no máximo. Os grupos formados deverão desenvolver e atividades. Os produtos deste trabalho constituirão material de avaliação sobre a forma de p documentos de relatórios finais. Atendendo à metodologia proposta, e à sua relação com o processo de avaliação, tornando-o, efectivamente, contínuo e em estreita articulação com a abordagem dos conteúdos, considera-se a frequência mínima obrigatória uma assistência de 75%. De acordo com o referido na metodologia os produtos a avaliar serão de dois tipos: o primeiro corresponde ao conjunto de produtos resultantes do trabalho em aula; o segundo é composto por dois testes a realizar durante o semestre. O peso do primeiro produto no cômputo geral da avaliação é de 40% e do segundo é de 60%. A nota de cada um dos produtos deverá ser sempre positiva (nove valores e meio) para efeitos de conclusão da disciplina em regime de frequência. Demonstração da coerência entre as metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem (máx3000 carateres) Na medida em que a UC procura chamar a atenção para o trabalho em equipa, privilegiam-se, na própria prática letiva, as abordagens colaborativas. Estas têm uma expressão concreta na permanente relação entre teoria e prática a partir de trabalhos de análise de situações reais (e com expressão na avaliação final). As sessões letivas oscilam entre trabalho de exposição do docente e dinâmicas participativas em plenário e pequeno grupo.

5 Bibliografia [de acordo com as normas em vigor no IPP/Unidades Orgânicas] Bibliografía principal ANDER-EGG, E. (1980). Metodologia y practica del desarrollo de la comunidad. Tarragona, Unieurop. CARMO, H. (1999). Desenvolvimento comunitário. Lisboa: Universidade Aberta. Pp 33-43; COELHO, C. (2009) Mediação, Texto didático, Portalegre, IPP- ESE. FAZENDA, I. (S/d) Empowerment e participação, uma estratégia de mudança. Disponível on line em GARCIA, O. (2004). Animação comunitária nos processos de desenvolvimento. In, José Alberto Correia e Rui D Espiney Inovação, Cidadania e Desenvolvimento Local. Setúbal. ICE, pp. 123 a 134 GARCIA, F. e LOPEZ PELÁEZ, A. (2008) Trabajo social comunitário. Madrid, Alianza Editorial. pp ; LEITE, E., MALPIQUE, M. e SANTOS, M. (1990). Trabalho de projeto. 2 Leituras comentadas. Porto: Afrontamento. LILLO, N. e ROSELLÒ, E. (2001) Manual par el Trabajo Social Comunitário, Madrid, Narcea. pp MENDIETA, I. e outros (2006) El análisis de necessidades en la intervención social in: MENDIETA, I. e Outros, Intervención Social y Comunitária, Málaga, Ediciones Aljibe. Pp MONTENEGRO, M. e FERNANDES, T. (2008) Projeto nómada: um campo de possibilidades in Vários. Que Sorte, Ciganos na Nossa Escola!, Lisboa, Centre de Recherches tsiganes/secretariado Entreculturas. Pp PINTO, C. (1998). Empowerment: uma prática de serviço social, In Óscar Soares Barata (coord.) Política Social, Lisboa, ISCSP, pp Disponível online em: RICARDO, J. (s/d) Terceiro Sector e Economia Social e Solidária: algumas pistas para reflexão... Disponív em: ROBERTS, C. e PASCAL, H. (1994) La intervencuion colectiva en trabajo social, Buenos Aires, El Ateneon. ROBERTIS, C. (2007) Metodologia da Intervenção em Trabalho Social, Porto, Porto Editora. MARANGO, C. E OUTROS (1996) Identidad y participación en un barrio deprimido, in: VIDAL, A. e OCHOA Intervención comunitária: aspectos científicos, técnicos y valorativos, Barcelona, EUB. Pp SANTANA, L. (2012) Centros Sociais e intervenção comunitária: um reatar de laços do passado? Santana: um estudo de caso, Tese de dissertação de Mestrado, Coimbra, Instituto Superior Miguel Torga. pp QUINTÃO, C. (2004) Terceiro sector elementos para referenciação teórica e conceptual, Braga, Actas do V Congresso Português de Sociologia, disponível online em: WEBGRAFIA

6 Bibliografía complementar BARBIER, J.M. (1993). Elaboração de Projectos de Acção e Planificação. Porto: Porto. Editora. BELLENGUER, L. e COUCHARE, M-J. (1994). Animer et gérer un project. Paris: ESF Editora. BOUTINET, J-P. (1990). Anthropologie du projet. Paris: PUF. FAVREAU, L. (2003). L economie sociale et solidaire : Pôle éthique de la mondialisation? Paris : Unesco FREIRE, P. (1969) Educação como prática da Liberdade, Rio de Janeiro: Paz e Terra. FRIEDMANN, J (ed. port.) Empowerment: uma política de desenvolvimento alternativo Oeiras: Celta. GUERRA, I. (2000) Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção O Planeamento em Ciências Sociais In Publicações Universitárias e Cientificas, 1.º Edição, Lisboa, Editora Principia. MELO, A. (2005). Consolidação, visibilidade e reconhecimento. Para uma economia social organizada, eficaz e sustentável. EQUAL, Ministério do trabalho e da solidariedade social, União europeia/fundo Social Europeu. Situações especiais [estudantes com estatuto especial,

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) 1º Ano / 1º semestre Mestrado em Educação Pré-escolar Contextos e processos em educação de infância.

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) 1º Ano / 1º semestre Mestrado em Educação Pré-escolar Contextos e processos em educação de infância. Ano/Semestre curricular FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2014/2015 Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] Língua de ensino 1º Ano / 1º semestre Mestrado

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2015-2016 Ano/Semestre curricular 1º Semestre Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua de

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2018-2019 Ano/Semestre curricular 2º Semestre Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua de

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2016/2017 Ano/Semestre curricular Anual (2.ºS) Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua de ensino

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano/Semestre curricular Ano letivo 2016/17 Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua de ensino ECTS -

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2014-2015 Ano/Semestre curricular 1ºano/ 1º semestre Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] Língua de ensino ECTS - tempo de trabalho (horas) FICHA DE UNIDADE

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano/Semestre curricular Ano letivo 2016 / 2017 Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua de ensino ECTS

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2014/2015 Ano/Semestre curricular 1ºAno/2ºSemestre Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Curso Equinicultura Ano letivo

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2014/2015 Ano/Semestre curricular 3º ano 1ª semestre Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] Língua de ensino ECTS

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano/Semestre curricular Ano letivo 2016 / 2017 Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua de ensino ECTS

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2016/2017 Ano/Semestre curricular 1.º ano/2.ºsemestre Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2016-2017 Ano/Semestre curricular 1º/1º Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Licenciatura em

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2014/2015 Ano/Semestre curricular 1º Ano / 2º Semestre Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] Língua de ensino ECTS - tempo de trabalho (horas) FICHA

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2018-2019 Ano/Semestre curricular Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua de ensino ECTS

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular TEORIA E METODOLOGIA DA INTERVENÇÃO EM GRUPOS E COMUNIDADES EM SERVIÇO Ano Lectivo 2019/2020 1. Unidade Orgânica Instituto Superior de Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular Teoria e Metodologia de Interv. em Grupos e Comunidades em Serv.Soc. Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular Teoria e Metodologia de Interv. em Grupos e Comunidades em Serv.Soc. Ano Lectivo 2013/2014 2.

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano/Semestre curricular Ano letivo 2018/19 Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] Língua de ensino ECTS - tempo de trabalho (horas) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular Teoria e Metodologia de Interv. em Grupos e Comunidades em Serv.Soc. Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo

Leia mais

ES C O L A S U PERI O R A G RÁ RI A

ES C O L A S U PERI O R A G RÁ RI A Licenciatura em Ecoturismo Ref.ª : 1821002 Ano lectivo: 2012-13 DESCRITOR DA UNIDADE CURRICULAR CIÊNCIAS SOCIAIS SOCIAL SCIENCES 1. Unidade Curricular: 1.1 Área científica: 31 - Ciências Sociais e do Comportamento

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: AIS Ciclo: 1º Ramo: Ano: 2º Designação: Pedagogia e Educação ao longo da Vida Créditos: 5 Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia Tipo: Área científica: Pedagogia

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2018-19 Unidade Curricular PRÁTICA I Cursos EDUCAÇÃO SOCIAL - Regime Pós-Laboral (1.º ciclo) Unidade Orgânica Escola Superior de Educação e Comunicação

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTÁGIO Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTÁGIO Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular ESTÁGIO Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular ESTÁGIO (L4425) 5. Área Científica

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Seminário de Reflexão e Análise de Práticas Profissionais Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Seminário de Reflexão e Análise de Práticas Profissionais Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular Seminário de Reflexão e Análise de Práticas Profissionais Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular POLÍTICA SOCIAL E SEGURANÇA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular POLÍTICA SOCIAL E SEGURANÇA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular POLÍTICA SOCIAL E SEGURANÇA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I - EMPREENDEDORISMO SOCIAL Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I - EMPREENDEDORISMO SOCIAL Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I EMPREENDEDORISMO SOCIAL Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular OPÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular FILOSOFIA E DEONTOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular FILOSOFIA E DEONTOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular FILOSOFIA E DEONTOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Instituto Superior de Serviço Social (3º Ciclo) 2. Curso DOUTORAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTÁGIO Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTÁGIO Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular ESTÁGIO Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular ESTÁGIO (L4425) 5. Área Científica

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular ANIMAÇÃO COMUNITÁRIA Cursos EDUCAÇÃO SOCIAL (1.º ciclo) Unidade Orgânica Escola Superior de Educação e Comunicação Código

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2018/2019 Ano/Semestre curricular Segundo semestre Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2018-19 Unidade Curricular EDUCAÇÃO SOCIAL I Cursos EDUCAÇÃO SOCIAL - Regime Pós-Laboral (1.º ciclo) Unidade Orgânica Escola Superior de Educação

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2018/2019 Ano/Semestre curricular Primeiro semestre Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2015/2016 Ano/Semestre curricular 2º Ano 1º Semestre Curso Licenciatura em Enfermagem (1º Ciclo) Unidade Curricular Gestão de cuidados de enfermagem [designação

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano/Semestre curricular Ano letivo 2014/2015 Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua de ensino ECTS

Leia mais

ACEF/1314/12287 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1314/12287 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1314/12287 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1314/12287 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTÁGIO Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTÁGIO Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular ESTÁGIO Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Instituto Superior de Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular ESTÁGIO

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de Novembro de

Diário da República, 2.ª série N.º de Novembro de Diário da República, 2.ª série N.º 217 9 de Novembro de 2010 55331 QUADRO N.º 5 2.º ano/4.º semestre Seminário IV...................................... AV S 168 T -4; TP -8;S-9; OT -8 6 Obrigatória Tese.............................................

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2018-19 Unidade Curricular ANIMAÇÃO COMUNITÁRIA Cursos EDUCAÇÃO SOCIAL (1.º ciclo) Unidade Orgânica Escola Superior de Educação e Comunicação Código

Leia mais

Escola Superior de Saúde de Santa Maria Curso de Licenciatura em Fisioterapia (a aguardar publicação em Diário da República)

Escola Superior de Saúde de Santa Maria Curso de Licenciatura em Fisioterapia (a aguardar publicação em Diário da República) Caracterização, Estrutura Curricular e Plano de Estudos: Escola Superior de Saúde de Santa Maria Curso de Licenciatura em Fisioterapia (a aguardar publicação em Diário da República) 1 - Estabelecimento

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: Mestrado em Educação Pré-escolar Ciclo: 2º Ramo: Educação Ano: 1º Designação: Seminários de Investigação e de Projecto Créditos: 5 Departamento: Ciências Sociais e

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANIMAÇÃO TURÍSTICA Ano Lectivo 2019/2020

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANIMAÇÃO TURÍSTICA Ano Lectivo 2019/2020 Programa da Unidade Curricular ANIMAÇÃO TURÍSTICA Ano Lectivo 2019/2020 1. Unidade Orgânica Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Turismo 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2017-18 Unidade Curricular TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO Cursos SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO Unidade Orgânica Instituto Superior de Engenharia Código

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ORGANIZAÇÃO DO DESPORTO Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ORGANIZAÇÃO DO DESPORTO Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular ORGANIZAÇÃO DO DESPORTO Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão das Organizações Desportivas 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular GESTÃO E EMPREENDEDORISMO Cursos SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO Unidade Orgânica Instituto Superior de Engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular História Social e do Serviço Social Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular História Social e do Serviço Social Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular História Social e do Serviço Social Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2017-18 Unidade Curricular PROJETO DE SIMULAÇÃO EMPRESARIAL Cursos CONTABILIDADE Unidade Orgânica Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo Código

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Desporto Ano letivo 2015-2016 Unidade Curricular Regime Psicologia do Desporto e do Exercício Físico Obrigatório ECTS 5 Ano 2º Semestre 2º sem Horas de trabalho globais Docente Teresa Fonseca Total

Leia mais

Serviço Social VI serviço social de comunidades, intervenção territorial

Serviço Social VI serviço social de comunidades, intervenção territorial Ficha de Unidade Curricular [FUC] 1. Unidade curricular / Curricular Unit Serviço Social VI serviço social de comunidades, intervenção territorial 2. Docente responsável e respectiva carga lectiva na unidade

Leia mais

Ficha de unidade curricular. Curso de MESTRADO DE INTERIORIDADE E RELAÇÕES TRANSFRONTEIRIÇAS

Ficha de unidade curricular. Curso de MESTRADO DE INTERIORIDADE E RELAÇÕES TRANSFRONTEIRIÇAS Ficha de unidade curricular Curso de MESTRADO DE INTERIORIDADE E RELAÇÕES TRANSFRONTEIRIÇAS Unidade curricular Política Pública do Ordenamento do Território e Cidades Docente responsável e respetiva carga

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º 26 6 de fevereiro de

Diário da República, 2.ª série N.º 26 6 de fevereiro de Diário da República, 2.ª série N.º 26 6 de fevereiro de 2014 3723 2.º Ano/3.º Semestre QUADRO N.º 3 Trabalho de Projeto........................................ LP Semestral 616 22 Obrigatória. Seminário

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Gestão de Recursos Humanos Ano letivo 2013/2014 Unidade Curricular Estágio ECTS 17 Regime Obrigatório Ano 3º Semestre 2º semestre Horas de trabalho globais Docente (s) Docente nomeado pelo Diretor

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular POLÍTICA SOCIAL E SEGURANÇA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular POLÍTICA SOCIAL E SEGURANÇA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular POLÍTICA SOCIAL E SEGURANÇA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SUPERVISÃO, ACOMPANHAMENTO E ACONSELHAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SUPERVISÃO, ACOMPANHAMENTO E ACONSELHAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular SUPERVISÃO, ACOMPANHAMENTO E ACONSELHAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular TEORIA E METODOLOGIA DA INTERVENÇÃO INDIVIDUAL E COM FAMÍLIAS EM SERVI Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular MÉTODOS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO SOCIAL Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular MÉTODOS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO SOCIAL Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular MÉTODOS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO SOCIAL Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Serviço Social (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 2º 4.

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano/Semestre curricular Ano letivo 2014-2015 Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] Língua de ensino ECTS - tempo de trabalho (horas) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANIMAÇÃO TURÍSTICA Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANIMAÇÃO TURÍSTICA Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular ANIMAÇÃO TURÍSTICA Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Turismo 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular ANIMAÇÃO

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ano letivo 2015/2016 Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico Unidade Curricular Didática das Expressões ECTS 7 Regime Obrigatório Ano 1.º Semestre 2º semestre Horas

Leia mais

Teresa de Jesus Costa Fonseca. GFUC previsto

Teresa de Jesus Costa Fonseca. GFUC previsto Curso DESPORTO Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular Prática dos Desportos II Ginástica ECTS 2 Regime OBRIGATÓRIO Ano 1º Semestre 2ºSEM Horas de trabalho globais Docente (s) Jorge dos Santos Casanova

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. Relatório de Unidade Curricular. Distribuição das horas de contacto segundo o tipo de metodologia adotada

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO. Relatório de Unidade Curricular. Distribuição das horas de contacto segundo o tipo de metodologia adotada INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Relatório de Unidade Curricular Departamento: Eng. Electrotécnica Curso: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica Unidade Curricular:

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano/Semestre curricular Ano letivo 2018-2019 Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua de ensino ECTS

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular CONTABILIDADE PÚBLICA Cursos CONTABILIDADE Unidade Orgânica Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo Código da Unidade

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 201718 Unidade Curricular A CONSTRUÇÃO DO REINO DE PORTUGAL Cursos PATRIMÓNIO CULTURAL E ARQUEOLOGIA (1.º ciclo) RAMO DE ARQUEOLOGIA RAMO DE PATRIMÓNIO

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA

ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA Licenciatura em Engenharia Agro-pecuária Ref.ª : 1532002 Ano lectivo: 2008-09 DESCRITOR DA UNIDADE CURRICULAR ENQUADRAMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA 1. Unidade Curricular: 1.1 Área científica: 62 - Agricultura,

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS Cursos GESTÃO DE ANIMAÇÃO TURÍSTICA Unidade Orgânica Escola Superior de Gestão,

Leia mais

8266 Diário da República, 2.ª série N.º 47 8 de março de 2016

8266 Diário da República, 2.ª série N.º 47 8 de março de 2016 8266 Diário da República, 2.ª série N.º 47 8 de março de 2016 Curso: Comunicação e Design Multimédia 2.º Ano/4.º semestre QUADRO N.º 4 Produção e Realização de Vídeo Digital........ CCOM S 168 T -13; PL

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular TÉCNICAS DE EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA Cursos CONTABILIDADE Unidade Orgânica Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 201718 Unidade Curricular CONTABILIDADE NO IMOBILIÁRIO Cursos AVALIAÇÃO E GESTÃO DA ATIVIDADE IMOBILIÁRIA (pósgraduação) Tronco comum Unidade Orgânica

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular PRÁTICA III Cursos EDUCAÇÃO SOCIAL - Regime Pós-Laboral (1.º ciclo) Unidade Orgânica Escola Superior de Educação e Comunicação

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA SOCIAL E DO SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA SOCIAL E DO SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA SOCIAL E DO SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Instituto Superior de Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular PROJETO DE SIMULAÇÃO EMPRESARIAL Cursos CONTABILIDADE Unidade Orgânica Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo Código

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular ÉTICA NO NEGÓCIO IMOBILIÁRIO Cursos AVALIAÇÃO E GESTÃO DA ATIVIDADE IMOBILIÁRIA (pós-graduação) Tronco comum Unidade Orgânica

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2017-18 Unidade Curricular ÉTICA NO NEGÓCIO IMOBILIÁRIO Cursos AVALIAÇÃO E GESTÃO DA ATIVIDADE IMOBILIÁRIA (pós-graduação) Tronco comum Unidade Orgânica

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Supervisão, Acompanhamento e Aconselhamento em Serviço Social Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Supervisão, Acompanhamento e Aconselhamento em Serviço Social Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular Supervisão, Acompanhamento e Aconselhamento em Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica (1º Ciclo) 2. Curso 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular Supervisão, Acompanhamento

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano Letivo 2016 / 2017 Ano / Semestre Curricular Curso Unidade Curricular [Designação e tipo / se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx. 100 carateres) Língua de Ensino

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO DAS EMPRESAS DESPORTIVAS Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO DAS EMPRESAS DESPORTIVAS Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular GESTÃO DAS EMPRESAS DESPORTIVAS Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão das Organizações Desportivas

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Mestrado em Marketing e Comunicação Ano letivo 2018/2019 Unidade Curricular Modelos Contemporâneos de Comunicação ECTS 5 Regime Obrigatório Ano 1 Semestre 1º sem Horas de trabalho globais Docente

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2018-19 Unidade Curricular CONTABILIDADE FINANCEIRA I Cursos CONTABILIDADE Unidade Orgânica Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo Código

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2018-19 Unidade Curricular PROJETO DE ANIMAÇÃO Cursos GESTÃO DE ANIMAÇÃO TURÍSTICA Unidade Orgânica Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular PLANEAMENTO, GESTÃO DE OBRAS E CONTRATOS Cursos MANUTENÇÃO E REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS E INFRAESTRUTURAS Unidade Orgânica

Leia mais

Considerando os objetivos da unidade curricular, pretende-se, com o programa apresentado, que os estudantes obtenham os resultados seguintes:

Considerando os objetivos da unidade curricular, pretende-se, com o programa apresentado, que os estudantes obtenham os resultados seguintes: CONTABILIDADE FINANCEIRA AVANÇADA [12004] GERAL Ano Letivo: 201718 Grupo Disciplinar: Contabilidade e Relato Financeiro ECTS: 6,0 Regime: D, PL Semestre: S2 OBJETIVOS Com esta unidade curricular, pretende-se

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR 2018/2019

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR 2018/2019 FICHA DE UNIDADE CURRICULAR 2018/2019 MESTRADO EM DIREITO E CIÊNCIA JURÍDICA DOUTORAMENTO Unidade curricular Direito do Trabalho Turma A Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2018-19 Unidade Curricular AUDITORIAS HIGIO-SANITÁRIAS Cursos SEGURANÇA E HIGIENE ALIMENTAR Unidade Orgânica Instituto Superior de Engenharia Código

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR. Animação e Intervenção Sociocultural Promoção Artística e Património. Ciclo: 1º Ramo: Ano: 2º/3º

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR. Animação e Intervenção Sociocultural Promoção Artística e Património. Ciclo: 1º Ramo: Ano: 2º/3º PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: Animação e Intervenção Sociocultural Promoção Artística e Património Ciclo: 1º Ramo: Ano: 2º/3º Designação: Animação, Promoção e Património Cultural Créditos: 5 Departamento:

Leia mais

GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DA FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (Responsável da unidade curricular - RUC)

GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DA FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (Responsável da unidade curricular - RUC) Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem (SIMEA) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (FUC) GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DA FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (Responsável da unidade curricular - RUC) Versão

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SEMINÁRIO DE REFLEXÃO E ANÁLISE DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SEMINÁRIO DE REFLEXÃO E ANÁLISE DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular SEMINÁRIO DE REFLEXÃO E ANÁLISE DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Desporto Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular Prática dos Desportos III - Andebol ECTS 3 Regime Obrigatório Ano 2º Semestre 1º Semestre Horas de trabalho globais Docente (s) Teresa Fonseca Total

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular ESTÁGIO Cursos MANUTENÇÃO E REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS E INFRAESTRUTURAS Unidade Orgânica Instituto Superior de Engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Contextos Profissionais em Serviço Social Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Contextos Profissionais em Serviço Social Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular Contextos Profissionais em Serviço Social Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

ACEF/1112/12127 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1112/12127 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/12127 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/12127 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: Desporto Ciclo: 1º Ramo: Licenciatura em Desporto Ano: 3º Designação: ECONOMIA E MARKETING DO DESPORTO Créditos: 6 Departamento: Ciências e Tecnologias Tipo: Área

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: Licenciatura em língua Gestual portuguesa Ciclo: 1º Ciclo Ramo: Ano: 1º Ano Designação: DESPORTO E RECREAÇÃO Créditos: 5 Departamento: Ciências da Comunicação e da

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2017-18 Unidade Curricular EDUCAÇÃO DE ADULTOS II Cursos EDUCAÇÃO SOCIAL (1.º ciclo) Unidade Orgânica Escola Superior de Educação e Comunicação Código

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Unidade Curricular Designação Forma e Design (prática laboratorial) Área Científica: Design de Produto Ciclo de Estudos: Licenciatura Carácter: Obrigatória Semestre: 1º ECTS:

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular MATEMÁTICA FINANCEIRA Cursos AVALIAÇÃO E GESTÃO DA ATIVIDADE IMOBILIÁRIA (pós-graduação) Tronco comum Unidade Orgânica

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular MEDIAÇÃO EM ACÇÃO SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular MEDIAÇÃO EM ACÇÃO SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular MEDIAÇÃO EM ACÇÃO SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Instituto Superior de Serviço Social (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Serviço Social 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SOCIOLOGIA ECONÓMICA E DAS ORGANIZAÇÕES Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SOCIOLOGIA ECONÓMICA E DAS ORGANIZAÇÕES Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular SOCIOLOGIA ECONÓMICA E DAS ORGANIZAÇÕES Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Teoria e Metodologia da Interv. Individual e com Famílias em Serv.Soc. (L4314)

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Teoria e Metodologia da Interv. Individual e com Famílias em Serv.Soc. (L4314) Programa da Unidade Curricular Teoria e Metodologia da Interv. Individual e com Famílias em Serv.Soc. Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo

Leia mais

20524 Diário da República, 2.ª série N.º de agosto de 2014

20524 Diário da República, 2.ª série N.º de agosto de 2014 20524 Diário da República, 2.ª série N.º 152 8 de agosto de 2014 Electrocardiologia II.............................. CFC Semestral...... 132,5 TP -30; PL -30 5 Estudos de Condução Nervosa.......................

Leia mais