O cinema nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até à síntese do movimento, utilizando a persistência de visão.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O cinema nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até à síntese do movimento, utilizando a persistência de visão."

Transcrição

1

2 O cinema nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até à síntese do movimento, utilizando a persistência de visão.

3 Em 1876, Eadweard Muybridge fez uma experiência: colocou 12 cameras ao longo de um hipódromo (mais tarde, 24) e tirou várias fotografias da passagem de um cavalo. Obteve, assim, a decomposição do movimento em várias fotografias e através de um zoopraxiscópio pôde recompor o movimento.

4 William Kennedy Laurie Dickson, chefe engenheiro da Edison Laboratories, inventou uma tira de celulóide, contendo uma sequência de imagens que seria a base para a fotografia e para a projeção de imagens em movimento.

5 Em 1891,Thomas Edison inventou o cinetógrafo e, posteriormente, o cinetoscópio. O último era uma caixa movida a eletricidade que continha a película inventada por Dickson, mas com funções limitadas. O cinetoscópio não projetava o filme.

6 Em 1895, o pai dos irmãos Lumière, Antoine, organizou uma exibição pública de filmes, paga, no dia 28 de dezembro, no Salão do Grand Café de Paris. Nesta exibição estavam presentes pessoas de grande importância.

7 A exibição foi um sucesso. Este dia, data da primeira projeção pública paga, é comummente conhecido como o dia do nascimento do cinema, mesmo não tendo os irmãos Lumière reivindicado para eles a invenção de tal feito.

8 Os irmãos Lumière, a fim de apresentarem pequenos filmes, enviaram ao mundo, os primeiros registos existentes, fomentando o início do cinema amador. Alguns dos seus filmes são: Sortie de l'usine Lumière à Lyon (que significa Empregados deixando a Fábrica Lumière) e L'Arrivée d'un Train à La Ciotat (que significa A Chegada de um Comboio à Estação de La Ciotat ).

9 Desde o início, inventores e produtores tentaram casar a imagem com o som sincronizado. Mas nenhuma técnica deu certo até à década de Assim sendo, durante 30 anos os filmes eram praticamente silenciosos, sendo acompanhados, muitas vezes, de música ao vivo; outras vezes de efeitos especiais, narração e diálogos escritos presentes entre cenas. Destaca-se Charles Chaplin, um dos atores pioneiros do cinema mudo em todo o mundo.

10 O ilusionista francês Georges Méliès começou a exibir filmes em 1896, quando ganhou uma "filmadora". Ele foi pioneiro em alguns efeitos especiais. O seu filme "Le Voyage dans la Lune" (ou Viagem à Lua), de apenas 14 minutos, foi provavelmente o primeiro a tratar o assunto de seres alienígenas.

11 Até esta época, Itália e França tinham o cinema mais popular e poderoso do mundo, mas, com a Primeira Guerra Mundial, a indústria europeia de cinema foi arrasada. Os EUA começaram a destacar-se no mundo do cinema, fazendo e importando diversos filmes. Alguns produtores independentes emigraram de Nova York para a costa oeste, para um pequeno povoado chamado Hollywoodland, graças a Griffith, que já o sugeria.

12 Aí, encontraram condições ideais para filmar: dias ensolarados quase todo ano; diferentes paisagens que puderam servir como locações; e quase todos as etnias como, negros, brancos, latinos, indianos, índios orientais etc., um "banquete" de coadjuvantes. Assim, nasceu a chamada "Meca do Cinema", e Hollywood transformou-se no mais importante centro da industria cinematográfica do planeta.

13 Nesta época foram fundados os mais importantes estúdios de cinema (Fox, Universal, Paramount) controlados por judeus (Daryl Zanuck, Samuel Bronston, Samuel Goldwyn, etc.) que viam o Cinema como um negócio. Lutaram entre si para apurarem qual seria o melhor. Acabaram por juntar as empresas e, assim, nasceu a 20th Century Fox (da antiga Fox) e Metro Goldwyn Meyer (união dos estúdios de Samuel Goldwyn com Louis Meyer).

14 Os estúdios encontraram diretores e atores e, assim, nasceu o "star system", um sistema de promoção de estrelas e um painel de ideologias e pensamentos de Hollywood.

15 Até então, já tinham sido feitas experiências com som, mas com problemas de sincronização e amplificação. Em 1926, a Warner Brothers introduziu o sistema de som Vitaphone (gravação de som num disco) até que, em 1927, a Warner lançou o filme "The Jazz Singer", um musical, que pela primeira vez, na história do cinema, tinha alguns diálogos e cantorias sincronizados e aliados a partes sem som.

16 Em 1928, o filme "The Lights of New York" (também da Warner) tornou-se o primeiro filme com som totalmente sincronizado. O som gravado no disco do sistema Vitaphone foi sendo substituído por outros sistemas como o Movietone da Fox, DeForest Phonofilm e Photophone da RCA, com sistema de som no próprio filme.

17 No final de 1929, o cinema de Hollywood já era quase totalmente falado. No resto do mundo, por razões económicas, a transição do mudo para o falado foi feita mais lentamente. No ano de 1929, foi também criado o prémio Oscars ou Prémios da Academia, que se mantêm até aos dias de hoje, para premiar os melhores do cinema.

18 Em Itália, foi criada a Cinecittà, por ordem de Mussolini, em Na América Latina, destacaram-se o mexicano Cantinflas e a luso-brasileira Carmem Miranda. Carmem Miranda estreou-se no filme "Alô, Alô Carnaval, em 1936, mas conseguiria sucesso internacional na década seguinte, atuando em Hollywood.

19 A Segunda Guerra Mundial fez com que a Inglaterra e os Estados Unidos produzissem vários filmes com apelo patriota e que serviram de propaganda de guerra. Havia, também, já no final da guerra, filmes antinazistas. Na Itália, nesta época, nascia o Neo-realismo como reação ao cinema fascista do regime de Mussolini e procurava a máxima naturalidade, com atores não profissionais, iluminação natural e com uma forte componente de crítica social.

20 O início da década de 50 marcou, para os atores brasileiros, uma enorme reviravolta. Embora a Atlântida se tenha consagrado na década anterior, como uma das mais fortes indústrias cinematográficas do país, ainda assim as produções eram um tanto desleixadas.

21 Os estúdios estavam mal acomodados, os equipamentos sem a manutenção necessária e os atores recebiam quantias ínfimas pelo árduo trabalho de interpretar em condições precárias. No fim da década 40, mais precisamente no ano 1947, o sucesso dos atores trouxe, para a Atlântida, uma série de novos investidores, interessados principalmente em participar nos lucros da empresa, então ainda sob a administração dos irmãos Burle e Moacyr Fenelon.

22 Entra em cena, nesta altura, um personagem que será fundamental na consolidação das produções da Atlântida, na década de 50: Luís Severiano Ribeiro Jr.. Severiano entrou, juntamente com vários outros empresários, nos investimentos em produções, que a ele principalmente interessavam pelo seu domínio em pelo menos 40% das salas de exibição no Brasil. Assim, ele poderia participar dos lucros de uma forma muito maior.

23 A grande surpresa veio ainda em 1947, quando noticiaram que Severiano tinha comprado uma grande quantia de ações da Atlântida, tornando-se acionista maioritário e consequentemente, dono da companhia.

24 Nos anos 60, o sistema Hollywood começou a entrar em declínio. Muitas produções passaram a ser feitas em Pinewood Studios, na Inglaterra, e Cinecittà, na Itália, ficando fora de Hollywood. Iniciado pelo diretor John Cassavetes, o cinema americano passou a tomar novos rumos, com produção independente e com orçamento reduzido.

25 Hoje em dia, o cinema baseia-se em projeções públicas de imagens animadas. O cinema atual é feito em salas próprias, onde os filmes são projetados numa tela branca por um projetor. Nos últimos anos, surgiram várias inovações, como, por exemplo, o sistema de 3D. O cinema atual é muito desenvolvido em comparação ao cinema inicial.

26 Na minha opinião, o cinema é muito divertido, uma ótima forma de entretenimento e foi, sem dúvida, uma grande inovação para a humanidade.

27 Os meus atores favoritos são Johnny Depp, Tom Cruise e George Clooney. Os meus filmes favoritos são Piratas da Caraíbas, Missão Impossível e O Marine. Na minha opinião estes filmes são muito bons.

28 Johnny Depp é um ator americano que já participou em vários filmes. Alguns dos seus filmes são: O Turista, Piratas das Caraíbas e Charlie e a Fábrica de Chocolate.

29 Tom Cruise é um ator americano que já ganhou vários prémios. Ele também participou em vários filmes. Alguns dos seus filmes mais famosos são Missão Impossível, Guerra dos Mundos e O Último Samurai.

30 O ator George Clooney é americano e muito famoso. Os seus filmes são muito bons. Alguns dos filmes em que participou são: O Pacificador, Batman & Robin e Pequenos Espiões.

31 Eu adorei fazer este trabalho e, com ele, fiquei a conhecer melhor o cinema e o seu nascimento, desde a primeira edição de cinema, até o cinema atual. Este foi um dos maiores sucessos mundiais, que eu muito aprecio.

32 Eu sou o José Miguel Gonçalves Ribeiro, sou do 6º A e realizei este trabalho no âmbito de uma das atividades do Clube de Cinema. Oleiros,25 de janeiro de 2013.

33

imagens em movimento projectadas numa tela branca, através de uma máquina de madeira.

imagens em movimento projectadas numa tela branca, através de uma máquina de madeira. Os Irmãos Lumière 1 Irmãos Lumière Auguste (1862-1954) Louis (1864-1948) O Nascimento de uma nova Arte A 28 de Setembro de 1985, em Paris, o público esperava ansioso pela primeira exibição de um espectáculo

Leia mais

FOTOGRAFIA ESPELHO, MOLDURA; FRAGMENTOS E TÉCNICA. Introdução à história da fotografia.

FOTOGRAFIA ESPELHO, MOLDURA; FRAGMENTOS E TÉCNICA. Introdução à história da fotografia. FOTOGRAFIA ESPELHO, MOLDURA; FRAGMENTOS E TÉCNICA Introdução à história da fotografia. FOTOGRAFIA A história da fotografia tem diversas datas, vários inventores e muitas observações e pesquisas que propiciaram

Leia mais

Ana Gonçalves Área: CLC- Cultura Língua e Comunicação Módulo: CLC5- Cultura Língua Comunicação e Media Formador: Vítor Dourado

Ana Gonçalves Área: CLC- Cultura Língua e Comunicação Módulo: CLC5- Cultura Língua Comunicação e Media Formador: Vítor Dourado Área: CLC- Cultura Língua e Comunicação Módulo: CLC5- Cultura Língua Comunicação e Media Formador: Vítor Dourado A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu para objectivos militares, servia para

Leia mais

Usando a ferramenta Expert Sinta para a sugestão de Filmes

Usando a ferramenta Expert Sinta para a sugestão de Filmes Usando a ferramenta Expert Sinta para a sugestão de Filmes Leonardo Malheiros 1, Luiz F. D. de Mello 1, Gabriel S. Jochims 1, Ruan Henryque Toledo Silva¹, Patricia Mariotto Mozzaquatro¹ 1 Ciencias da Computação

Leia mais

Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial GEDAI UFPR. 27 de julho de 2017 Prof. Dr. Marcos Wachowicz

Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial GEDAI UFPR. 27 de julho de 2017 Prof. Dr. Marcos Wachowicz 27 de julho de 2017 Direito Autoral na Música Novas Tecnológicas = Novas formas de criação e difusão Invenção do Gramofone : Revolução na reprodução da música O Fonógrafo é um aparelho inventado em 1877

Leia mais

4 - Da fotografia ao smartphone compreensão do processo de produção de vídeo e manuseio de equipamentos

4 - Da fotografia ao smartphone compreensão do processo de produção de vídeo e manuseio de equipamentos 4 - Da fotografia ao smartphone compreensão do processo de produção de vídeo e manuseio de equipamentos João Paulo Vani SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros VANI, JP. Da fotografia ao smartphone:

Leia mais

DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. 2 3 As Histórias em Quadrinhos (HQs) normalmente estão associadas

Leia mais

Eletrostática, Eletrodinâmica e. Eletromagnetismo.

Eletrostática, Eletrodinâmica e. Eletromagnetismo. Eletricidade : A Eletricidade é a área da Física que estuda fenômenos associados a cargas elétricas. Ela é dividida em três partes: Eletrostática, Eletrodinâmica e Eletromagnetismo. Eletricidade : Eletrostática

Leia mais

Animação Digital. Luis Retondaro. CEFET/RJ Campus Petrópolis 1 / 25.

Animação Digital. Luis Retondaro. CEFET/RJ Campus Petrópolis 1 / 25. Animação Digital Luis Retondaro CEFET/RJ Campus Petrópolis 1 / 25 Apresentação Conteúdo Programático Agenda Avaliação 2 / 25 Conteúdo Programático Criação História e Roteiro Conceito e Arte Modelagem Geométrica

Leia mais

Subprojeto Química. A Ciência no Cinema

Subprojeto Química. A Ciência no Cinema Subprojeto Química A Ciência no Cinema CUNHA, Márcia B.; GIORDAN, Marcelo. A ciência no cinema. QNEsc., v. 31, n. 1, fev. 2009 Bolsista: Luciano Marques Coordenadora: Fátima Gomes A História do Cinema

Leia mais

CINEMA NA EDUCAÇÃO. Ruth Benedita Lopes Fernandes do Amaral Passos(1); Lais Tuliana Martins da Hungria (2); Orientadora: Rubia Naspolini Yatsugafu

CINEMA NA EDUCAÇÃO. Ruth Benedita Lopes Fernandes do Amaral Passos(1); Lais Tuliana Martins da Hungria (2); Orientadora: Rubia Naspolini Yatsugafu CINEMA NA EDUCAÇÃO Ruth Benedita Lopes Fernandes do Amaral Passos(1); Lais Tuliana Martins da Hungria (2); Orientadora: Rubia Naspolini Yatsugafu Universidade Federal do Mato Grosso (ruthblfapassos@live.com)

Leia mais

Profº Ritielle Souza

Profº Ritielle Souza Profº Ritielle Souza ANIMAÇÃO Animação provém do latin Animus/anima, que significa ar, respirar, vida, alma e mente. Animar é então dar a ilusão de vida no que está inanimado. Não existe nenhuma definição

Leia mais

da FOTOGRAFIA ao CINEMA

da FOTOGRAFIA ao CINEMA da FOTOGRAFIA ao CINEMA A fotografia foi determinante para o aparecimento do cinema não só por questões técnicas: a película é o suporte onde são registadas as imagens e a câmara fotográfica está na génese

Leia mais

CINEMA DE BOLSO INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DO CINEMA. Histórico do cinema Formas de cinema Roteiro de cinema (Formato Master Scenes)

CINEMA DE BOLSO INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DO CINEMA. Histórico do cinema Formas de cinema Roteiro de cinema (Formato Master Scenes) CINEMA DE BOLSO CINEMA DE BOLSO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DO CINEMA Histórico do cinema Formas de cinema Roteiro de cinema (Formato Master Scenes) CONCEITOS BÁSICOS PARA REALIZAR UMA

Leia mais

A primeira apresentação pública aconteceu em Paris, em dezembro de Em 1896 acontece a primeira exibição pública no Brasil;

A primeira apresentação pública aconteceu em Paris, em dezembro de Em 1896 acontece a primeira exibição pública no Brasil; A História do Cinema No final da década de 1820, na França, o inventor Joseph Niepce demorou 8 horas para registrar uma paisagem sem pintá-la. Este feito foi conseguido usando uma câmera escura e uma placa

Leia mais

Produção Multimídia. Uma breve história do vídeoclip

Produção Multimídia. Uma breve história do vídeoclip Uma breve história do vídeoclip A primeira era (? 1965) 1894 A primeira notícia da música se juntando com o cinema foi em 1894, quando um vendedor de partituras contratou o eletricista George Thomas para

Leia mais

Ficha de Trabalho: Tema 3

Ficha de Trabalho: Tema 3 Área / UFCD Competência a atingir (RA) CLC5 - Reconhece os impactos dos mass media na constituição do poder mediático e sua influência na regulação institucional. Nome: Ricardo Pontes Ficha de Trabalho:

Leia mais

HISTÓRIAS DO CINEMA JEAN-PIERRE VERSCHEURE UMA HISTÓRIA DO SOM NO CINEMA

HISTÓRIAS DO CINEMA JEAN-PIERRE VERSCHEURE UMA HISTÓRIA DO SOM NO CINEMA 9 a 13 abril 2018 Sala M. Félix Ribeiro HISTÓRIAS DO CINEMA JEAN-PIERRE VERSCHEURE UMA HISTÓRIA DO SOM NO CINEMA No seguimento do programa sobre a história dos formatos de cinema apresentado em fevereiro

Leia mais

Depois de você uma história, várias interpretações 1

Depois de você uma história, várias interpretações 1 Depois de você uma história, várias interpretações 1 Isabella MAYER 2 Juliana CORDEIRO 3 Paula NISHIZIMA 4 Julius Nunes 5 Universidade Positivo, Curitiba, PR RESUMO O curta-metragem "Depois de Você uma

Leia mais

Das Origens aos Novos Olhares sobre a Música de Cinema

Das Origens aos Novos Olhares sobre a Música de Cinema curso / workshop / palestra A MÚSICA DO FILME Das Origens aos Novos Olhares sobre a Música de Cinema por Tony Berchmans janeiro / 2018 CONTEÚDO O módulo apresenta um amplo panorama do universo da música

Leia mais

Trilha Sonora. Apostila 1. Introdução às etapas de produção de audio para audiovisual. 1. Filme - Objeto de Arte e Complexidade

Trilha Sonora. Apostila 1. Introdução às etapas de produção de audio para audiovisual. 1. Filme - Objeto de Arte e Complexidade Trilha Sonora Apostila 1 Introdução às etapas de produção de audio para audiovisual AC 1. Filme - Objeto de Arte e Complexidade O cinema, muitas outras produções audiovuais, são definidas por muitos como

Leia mais

CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS DE CINEMATOGRAFIA

CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS DE CINEMATOGRAFIA Apostila de Cinematografia Prof. Filipe Salles 1 CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS DE CINEMATOGRAFIA O termo cinematografia vem de cinematógrafo, aparelho desenvolvido pelos irmãos Auguste e Louis Lumière na França,

Leia mais

Primeiro filme indiano rodado. em Lisboa e no Algarve

Primeiro filme indiano rodado. em Lisboa e no Algarve Balupu investe 150 mil euros em Portugal Primeiro filme indiano rodado em Lisboa e no Algarve As paisagens de Lisboa e do Algarve foram o cenário escolhido para uma produção de cinema indiano, contando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Universidade Federal do Espírito Santo Plano de Ensino Campus Goiabeiras Curso: Cinema e audiovisual Departamento

Leia mais

Yes You Can! ** Los Angeles & Las Vegas ** - 9 noites/10 dias Pacote Completo

Yes You Can! ** Los Angeles & Las Vegas ** - 9 noites/10 dias Pacote Completo Yes You Can! ** Los Angeles & Las Vegas ** - 9 noites/10 dias Pacote Completo Pacote Inclui: - Passagem aérea em classe econômica São Paulo / Los Angeles // Las Vegas / São Paulo - 4 Noites de hospedagem

Leia mais

A festa de entrega da 84ª edição do OSCAR será exibida pela Globo dia 26 de fevereiro, domingo, após o Big Brother Brasil 12, direto de Los Angeles,

A festa de entrega da 84ª edição do OSCAR será exibida pela Globo dia 26 de fevereiro, domingo, após o Big Brother Brasil 12, direto de Los Angeles, 01 A festa de entrega da 84ª edição do OSCAR será exibida pela Globo dia 26 de fevereiro, domingo, após o Big Brother Brasil 12, direto de Los Angeles, com apresentação de Billy Cristal. O mais importante

Leia mais

ENTRA NO NOSSO UNIVERSO CINEMA IMERSIVO.

ENTRA NO NOSSO UNIVERSO CINEMA IMERSIVO. ENTRA NO NOSSO UNIVERSO CINEMA IMERSIVO www.odisseiaimersiva.pt Planetário Itinerante A Odisseia Imersiva é a empresa líder na criação e gestão de conteúdos educativos na área do cinema imersivo. Com uma

Leia mais

A Difusão da Imprensa no Século XX

A Difusão da Imprensa no Século XX A Difusão da Imprensa no Século XX A comunicação sempre se fez presente em todos os estágios de evolução humana. O século XX foi, entre muitos outros aspectos identitários, um tempo dos media. O livro

Leia mais

UNIDADE I. Processo evolutivo da fotografia. Múltiplas descobertas

UNIDADE I. Processo evolutivo da fotografia. Múltiplas descobertas UNIDADE I Processo evolutivo da fotografia Múltiplas descobertas Fev/2012 Busca da Imagem IMAGEM do latim imagine,aquilo que possui semelhança com alguma coisa conhecida ou idealizada. Sendo a imagem uma

Leia mais

FILMES NOS COM 48 NOMEAÇÕES PARA OS ÓSCARES 2019

FILMES NOS COM 48 NOMEAÇÕES PARA OS ÓSCARES 2019 COMUNICADO DE IMPRENSA 22 /01/ 2019 FILMES NOS COM 48 NOMEAÇÕES PARA OS ÓSCARES 2019 Dezasseis filmes distribuídos pela NOS Audiovisuais obtiveram 48 nomeações para a edição 2019 dos Óscares. Os vencedores

Leia mais

Aula de março O cinema como representação visual e sonora

Aula de março O cinema como representação visual e sonora Aula 2. 11 de março O cinema como representação visual e sonora Bibliografia requisitada: AUMONT, Jacques. O filme como representação visual e sonora. In: AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas:

Leia mais

Mainstream - a Guerra Global Das Mídias e Das Culturas, de Frédéric Martel

Mainstream - a Guerra Global Das Mídias e Das Culturas, de Frédéric Martel MIAMI, CAPITAL POP DA AMÉRICA LATINA Mainstream - a Guerra Global Das Mídias e Das Culturas, de Frédéric Martel Ana Gabriela Galante Garcia Marcella Santos MIAMI Grande parte da população de Miami é latina.

Leia mais

Segunda revolucão industrial

Segunda revolucão industrial Segunda revolucão industrial As máquinas foram inventadas, com o propósito de poupar o tempo do trabalho humano. Uma delas era a máquina a vapor que foi construída na Inglaterra durante o século XVIII.

Leia mais

Pai e Filho 1 Paulo Victor Batista de SOUSA 2 Francisco Giovanni Fernandes RODRIGUES 3 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pai e Filho 1 Paulo Victor Batista de SOUSA 2 Francisco Giovanni Fernandes RODRIGUES 3 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte XXIII Prêmio Expocom 06 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Pai e Filho Paulo Victor Batista de SOUSA Francisco Giovanni Fernandes RODRIGUES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Leia mais

A fábrica do cinema português na Quinta das Conchas O nascimento da Tobis Portuguesa

A fábrica do cinema português na Quinta das Conchas O nascimento da Tobis Portuguesa A fábrica do cinema português na Quinta das Conchas O nascimento da Tobis Portuguesa Segundo esses planos, o estúdio compunha-se de três corpos: um compreendendo os edifícios para o material eléctrico,

Leia mais

5) The tramp (Parte da série out of Inkwell Imps )

5) The tramp (Parte da série out of Inkwell Imps ) 80 Transição/live-action/animação: Em 1923 a narratividade dos filmes tinha evoluído bastante, em Alice s comedies já existe créditos e uma equipe de produção. A animação ainda está ligada a prancheta

Leia mais

Equipe Técnica Cinema/TV Prof. André Galvan

Equipe Técnica Cinema/TV Prof. André Galvan Equipe Técnica Cinema/TV Prof. André Galvan Produção Apoio de set Assessor de imprensa Contador Coordenador de produção Co-produtor Diretor de Produção Enfermeira(o) de set Fotógrafo de Still Produtor

Leia mais

Aula 01. CINEMA: história

Aula 01. CINEMA: história Aula 01 CINEMA: história O cinema Cinema (do grego: κίνημα - kinema: movimento) significa a técnica e a arte de fixar e de reproduzir imagens que suscitam impressão Vídeo A Saída da Fábrica Lumière em

Leia mais

Ficha de Trabalho: Tema 3

Ficha de Trabalho: Tema 3 Área / UFCD Competência a atingir (RA) CLC5 - Reconhece os impactos dos mass media na constituição do poder mediático e sua influência na regulação institucional. Nome: Maria Helena ABEGÃO Data:11-7-11

Leia mais

O que o produtor faz então neste Contexto Atual? Vamos continuar com a nossa abordagem histórica:

O que o produtor faz então neste Contexto Atual? Vamos continuar com a nossa abordagem histórica: O que o produtor faz então neste Contexto Atual? Vamos continuar com a nossa abordagem histórica: Nos anos 2000, muito da qualidade dos grandes equipamentos de estúdios profissionais tornava-se de fácil

Leia mais

Aula Nº 2 Gerenciando a Mudança

Aula Nº 2 Gerenciando a Mudança Aula Nº 2 Gerenciando a Mudança Objetivos da aula: 1. Conceituar o processo de mudanças. 2. Verificar quando devemos mudar. 3. Demonstrar a velocidade das mudanças na atualidade. Como já vem sendo dito

Leia mais

Na tela, a música imortal deste relacionamento (As time goes by) que é interpretada por Sam um velho conhecido dos dois amantes.

Na tela, a música imortal deste relacionamento (As time goes by) que é interpretada por Sam um velho conhecido dos dois amantes. Casablanca É um filme de 1942 e isso o torna valioso, pois é um filme feito no meio da segunda guerra mundial e gira, como deveria ser, em torno da própria guerra em que o mundo estava envolvido. Feito

Leia mais

Filmmakers / Cine Guerrilha S/A

Filmmakers / Cine Guerrilha S/A Filmmakers / Cine Guerrilha S/A Reality Show - 26 Ep - 24m O que nos move é a história. Logline - Três equipes de filmagem têm a missão quase impossível de fazer um telefilme do roteiro após 26 dias, sendo

Leia mais

CINECLUBE NA ESCOLA: UMA IDEIA EM CONSTRUÇÃO.

CINECLUBE NA ESCOLA: UMA IDEIA EM CONSTRUÇÃO. CINECLUBE NA ESCOLA: UMA IDEIA EM CONSTRUÇÃO. Adelita Alves de Souza; Eliane Maria Dias; Karlla Christine Araújo Souza. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN (adelitalves@yahoo.com.br); UNIVERSIDADE

Leia mais

Prof. Franco Augusto

Prof. Franco Augusto Prof. Franco Augusto Moeda: Dólar Australiano População: 23.330.000 habitantes Área Total: 7.692.024./ km² Densidade: 2,96 hab./km² Renda per capta: US$ 40.234 IDH: 0,92 (2º IDH mais elevado do mundo).

Leia mais

História da Grã-Bretanha

História da Grã-Bretanha Grã-Bretanha História da Grã-Bretanha A Grã-Bretanha é uma das muitas Ilhas Britânicas da Europa que abrange a maior parte do Reino Unido. Nesta ilha estão três das quatro nações britânicas: Escócia,

Leia mais

FACULDADE CÁSPER LÍBERO PROGRAMA DE MESTRADO EM COMUNICAÇÃO

FACULDADE CÁSPER LÍBERO PROGRAMA DE MESTRADO EM COMUNICAÇÃO FACULDADE CÁSPER LÍBERO PROGRAMA DE MESTRADO EM COMUNICAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Mariana Telles d Utra Vaz A paisagem sonora em Eraserhead São Paulo 2013 MARIANA TELLES D UTRA VAZ A paisagem sonora

Leia mais

História do Cinema PRIMEIROS APARELHOS

História do Cinema PRIMEIROS APARELHOS História do Cinema PRIMEIROS APARELHOS - Para captar e reproduzir a imagem do movimento, são construídos vários aparelhos baseados no fenômeno da persistência retiniana (fração de segundo em que a imagem

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 12 18 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!/////////////////////////////////////// 3 CINEMA EM CASA!////////////////////////////////////////////////////////////////////// 4 BRINQUEDOS ÓPTICOS///////////////////////////////////////////////////////////////

Leia mais

Teatro e Cinema PROFESSORA: HILANETE PORPINO 7 ANO/2017 PARNAMIRIM/RN

Teatro e Cinema PROFESSORA: HILANETE PORPINO 7 ANO/2017 PARNAMIRIM/RN COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO Teatro e Cinema PROFESSORA: HILANETE PORPINO 7 ANO/2017 PARNAMIRIM/RN O QUE É TEATRO? Teatro é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores interpreta uma história

Leia mais

Revista do Cinema Brasileiro visita o set de?os Saltimbancos Trapalhões - Rumo a Hollywood?

Revista do Cinema Brasileiro visita o set de?os Saltimbancos Trapalhões - Rumo a Hollywood? Publicado em TV Brasil (http://tvbrasil.ebc.com.br) 26/04/2016-15h28 Revista do Cinema Brasileiro visita o set de?os Saltimbancos Trapalhões - Rumo a Hollywood? O programa Revista do Cinema Brasileiro

Leia mais

ARTE E Nos dias atuais, diante das rápidas e profundas transformações sociais, a tecnologia e as artes são ferramentas indispensáveis para a vida em

ARTE E Nos dias atuais, diante das rápidas e profundas transformações sociais, a tecnologia e as artes são ferramentas indispensáveis para a vida em ARTE E Nos dias atuais, diante das rápidas e profundas transformações sociais, a tecnologia e as artes são ferramentas indispensáveis para a vida em sociedade. Estas ferramentas estão por todo lugar, e

Leia mais

Vila Nova de Famalicão: Edições Quasi, 2008.

Vila Nova de Famalicão: Edições Quasi, 2008. Resenha Meirelles, Fernando. Diário de Blindness. Vila Nova de Famalicão: Edições Quasi, 2008. Lemuel da Cruz Gandara Aluno do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília TEL/UnB.

Leia mais

Linguagem Cinematográfica. Myrella França

Linguagem Cinematográfica. Myrella França Linguagem Cinematográfica Myrella França I. Termos Básicos TOMADA - Filmagem contínua de cada segmento específico da ação do filme. "TAKE" - Tomada; começa no momento em que se liga a câmara até que é

Leia mais

Café entre Aspas: Tito Rios

Café entre Aspas: Tito Rios Café entre Aspas: Tito Rios Em Uberaba há oito anos, o músico, poeta, intérprete e compositor mineiro, Tito Rios, nasceu em Araguari e ouviu desde cedo o melhor da música brasileira, sendo ela caipira,

Leia mais

ELISA TOLOMELLI PRODUTORA

ELISA TOLOMELLI PRODUTORA ELISA TOLOMELLI PRODUTORA 2017 PRODUÇÃO BERENICE PROCURA de Allan Fiterman MARIA DO CARITÓ de João Paulo Jabur ( Longa Metragem em Produção) LUNA CLARA de Flávia Lacerda ( Longa Metragem em Desenvolvimento)

Leia mais

POEMA. Professora: Ana Gabriela M. Disciplina: Redação

POEMA. Professora: Ana Gabriela M. Disciplina: Redação POEMA Professora: Ana Gabriela M. Disciplina: Redação Conhecendo o gênero No dia-a-dia, quando pretendemos transmitir nossas ideias, desejos, opiniões e emoções, normalmente combinamos palavras pela sua

Leia mais

Trabalho de Férias Ensino Médio. Nome: Número: Série:

Trabalho de Férias Ensino Médio. Nome: Número: Série: Trabalho de Férias Ensino Médio Nome: Número: Série: Trabalho de Férias para os alunos do Ensino Médio Documentário: Ilha das Flores Classificação: 14 anos. SINOPSE Este filme retrata a sociedade atual,

Leia mais

Faculdade Angel Vianna / Prática de criação em vídeo. Tipos de Plano - Enquadramento. Plano Geral Plano de Conjunto

Faculdade Angel Vianna / Prática de criação em vídeo. Tipos de Plano - Enquadramento. Plano Geral Plano de Conjunto Faculdade Angel Vianna / Prática de criação em vídeo // 01 Tipos de Plano - Enquadramento Um filme é dividido em sequências, cenas e planos. O plano corresponde a cada tomada de cena, ou seja, à extensão

Leia mais

X TROFÉU OMAR Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos Técnicos do município de Três de Maio.

X TROFÉU OMAR Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos Técnicos do município de Três de Maio. X TROFÉU OMAR 2012 Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação Charles Chaplin Promoção: Grêmio Estudantil SETREM (GESE). Modalidade: Curtas-metragens. Público

Leia mais

Uma oferta que você não vai poder recusar.

Uma oferta que você não vai poder recusar. Mídia Kit Vito Corleone O Poderoso Chefão Uma oferta que você não vai poder recusar. Você viu nosso site e está pensando em anunciar com a gente. Isso é uma ótima ideia! Com alguns dados, vamos provar:

Leia mais

A IMAGEM DE TELEVISÃO

A IMAGEM DE TELEVISÃO STV 18 AGO 2008 1 A IMAGEM DE TELEVISÃO a televisão, basicamente, reproduz imagens estáticas a seqüência dessas imagens, em rápida sucessão, nos dá a sensação de movimento cada uma das imagens, ou quadro,

Leia mais

espacial. Foi ele quem primeiro teve a ideia de levar (realmente) homens à Lua. Quatro meses após o lançamento da Sputnik 1, os Estados Unidos

espacial. Foi ele quem primeiro teve a ideia de levar (realmente) homens à Lua. Quatro meses após o lançamento da Sputnik 1, os Estados Unidos Corrida Espacial Corrida Espacial Corrida espacial foi uma disputa ocorrida na segunda metade do século XX entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos pela supremacia na exploração e tecnologia

Leia mais

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural AULA 2 EQUIPAMENTOS BÁSICOS Celular, câmera fotográfica, tablet ou outro equipamento portátil para captação de imagens [e áudio, se não tiver gravador separado] Iluminação natural Equipamento portátil

Leia mais

I Seminário de Co-Produção Internacional

I Seminário de Co-Produção Internacional I Seminário de Co-Produção Internacional URCA FILMES Produções para Tv: Tira Onda MSW 6ª. Temporada Estúdio 66 CBR 3ª. Temporada Pet.Doc GNT 1ª. Temporada Da Selva à Cordilheira, de Eryk Rocha - co-produção

Leia mais

SOUND DESIGN E MÚSICA PARA CINEMA E TV

SOUND DESIGN E MÚSICA PARA CINEMA E TV SOUND DESIGN E MÚSICA PARA CINEMA E TV O curso aborda conceitos e técnicas de criação sonora e musical e sua influência narrativa em projetos audiovisuais. A pós-produção sonora é uma etapa importante

Leia mais

RYU X SUPER MARIO - PIXILATION 1

RYU X SUPER MARIO - PIXILATION 1 RYU X SUPER MARIO - PIXILATION 1 Wilson Cesar de Sousa FILHO 2 Luciana Miranda de Carvalho MONTANHEIRO 3 Centro Universitário de Goiás Uni-ANHANGUERA, Goiânia, Goiás. RESUMO Este trabalho conta a história

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Unidade Curricular Designação História do Audiovisual I Área Científica CSH Som e Imagem Ciclo de Estudos 1º Ciclo - Licenciatura Carácter: Obrigatória Semestre: 1º ECTS: 3

Leia mais

T-SHIRT: origem, significado e história da T-SHIRT

T-SHIRT: origem, significado e história da T-SHIRT T-SHIRT: origem, significado e história da T-SHIRT Você saber qual a origem, significado e história do termo T-SHIRT? Você muito provavelmente já se perguntou porque dizemos t-shirt para nos referirmos

Leia mais

Encontro 02 - Introdução à Linguagem Audiovisual

Encontro 02 - Introdução à Linguagem Audiovisual Encontro 02 - Introdução à Linguagem Audiovisual Prof. Márcio Nascimento marcio@matematicauva.org Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Licenciatura em Matemática

Leia mais

MÚSICA E NEGÓCIOS TOMAM CONTA DE SÃO PAULO NO FIM DE SETEMBRO

MÚSICA E NEGÓCIOS TOMAM CONTA DE SÃO PAULO NO FIM DE SETEMBRO REPORTAGEM Fotos: Divulgação MÚSICA E NEGÓCIOS TOMAM CONTA DE SÃO PAULO NO FIM DE SETEMBRO Miguel Sá miguel@backstage.com.br Músicos, técnicos de áudio, lojistas, importadores, representantes e fabricantes:

Leia mais

As estratégias da Disney para um atendimento de excelência

As estratégias da Disney para um atendimento de excelência As estratégias da Disney para um atendimento de excelência Índice Capítulo 1: Como tudo começou: a história de Walt Disney Capítulo 2: Storytelling segundo a Disney Capítulo 3: Como a Disney faz Liderança

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO REFORÇO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA PE

A UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO REFORÇO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA PE A UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO REFORÇO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA PE Hellyton José Vieira Marinho¹; Thaynã Emanoela Guedes Carneiro²; Dra.

Leia mais

HAZANAVICIUS. Sheila Maria Ribeiro Saad (USP) 1

HAZANAVICIUS. Sheila Maria Ribeiro Saad (USP) 1 RESENHA: A PROBLEMÁTICA ATUAL DE HOLLYWOOD ATRAVÉS DE O ARTISTA, DE MICHEL HAZANAVICIUS Sheila Maria Ribeiro Saad (USP) 1 O artista. Direção: Michel Hazanavicius. França, Estados Unidos da América e Bélgica:

Leia mais

"Diversão para você e toda sua Família, neste período de Férias! "

Diversão para você e toda sua Família, neste período de Férias! "Diversão para você e toda sua Família, neste período de Férias! " Férias de Julho de 2018 Principais Atividades - Adulto e Melhor Idade Segundas - Feiras de Julho de 2018: Show de Palhaços: Se Encante

Leia mais

COLOQUE MAIS PIMENTA NOS SEUS INVESTIMENTOS. SEJA UM FRANQUEADO ZAPATA.

COLOQUE MAIS PIMENTA NOS SEUS INVESTIMENTOS. SEJA UM FRANQUEADO ZAPATA. COLOQUE MAIS PIMENTA NOS SEUS INVESTIMENTOS. SEJA UM FRANQUEADO ZAPATA. FRANQUIAS NEGÓCIO LUCRATIVO FATURAMENTO DO SETOR SEGUNDO A ABF (Associação Brasileira de Franchising) 2014 2015 CRESCIMENTO DE 7,7%

Leia mais

Multimídia Aula 5. Prof. Gale Ciências da Computação 2º. Semestre 2006

Multimídia Aula 5. Prof. Gale Ciências da Computação 2º. Semestre 2006 Multimídia Aula 5 Prof. Gale Ciências da Computação 2º. Semestre 2006 Registros de áudio Estátua de Menmon (Deusa do Amanhecer), construída em 1500 ac que "tocava" uma saudação (com cordas de harpa). Foi

Leia mais

The Roaring Twenties. A Loucura de Viver

The Roaring Twenties. A Loucura de Viver The Roaring Twenties A Loucura de Viver Os Loucos Anos 20 1 Jovens burgueses entregavam-se a fúria de viver, à busca desenfreada de prazeres e de divertimentos. 2 3 4 O entusiasmo pela vida nocturna. Frequência

Leia mais

CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX O AGUDIZAR DAS TENSÕES POLÍTICAS E SOCIAIS A PARTIR DOS ANOS

CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX O AGUDIZAR DAS TENSÕES POLÍTICAS E SOCIAIS A PARTIR DOS ANOS 1. Cultura de massas 2. Preocupações sociais 3. A cultura ao serviço dos estados 1. Cultura de massas Produzida para e consumida pelas massas anónimas Homogeneidade de gostos Difusão do ensino estandardizado

Leia mais

FILMES NOS COM 35 NOMEAÇÕES PARA OS GLOBOS DE OURO 2019

FILMES NOS COM 35 NOMEAÇÕES PARA OS GLOBOS DE OURO 2019 COMUNICADO DE IMPRENSA 06 /12/ 2018 FILMES NOS COM 35 NOMEAÇÕES PARA OS GLOBOS DE OURO 2019 15 filmes distribuídos pela NOS Audiovisuais obtiveram 35 nomeações para os Globos de Ouro. Os vencedores serão

Leia mais

Plano Sequência - Quatro minutos na balada 1

Plano Sequência - Quatro minutos na balada 1 Plano Sequência - Quatro minutos na balada 1 Rafael de JESUS 2 Ana Carolina Grützmann da SILVA 3 Luiza Torres LOPES 4 Marciele Ferrari TRINDADE 5 Taís IENSEN 6 Michele Kapp TREVISAN 7 Centro Universitário

Leia mais

Casu Filmes 1. Antonio Cassio Pimentel HAZIN 2. Fábio José da SILVA 4 Universidade Potiguar, Natal, RN

Casu Filmes 1. Antonio Cassio Pimentel HAZIN 2. Fábio José da SILVA 4 Universidade Potiguar, Natal, RN Casu Filmes 1 Antonio Cassio Pimentel HAZIN 2 Suerda Maria Ribeiro de MORAIS 3 Fábio José da SILVA 4 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO A presente Vinheta de abertura de filmes é uma marca que foi

Leia mais

Disciplina de Imagem e Som A 11º Ano Planificação do ano lectivo de 2011/2012

Disciplina de Imagem e Som A 11º Ano Planificação do ano lectivo de 2011/2012 Disciplina de Imagem e Som A 11º Ano Planificação do ano lectivo de 2011/2012 Professor: Alberto Pires TEMAS / CONTEÚDOS OBJECTIVOS METODOLOGIA 1º Período I Comunicação e Cultura audiovisual 1 1 Imagem

Leia mais

Resenha do livro Filosofia da Caixa Preta, de Vilhem Flusser

Resenha do livro Filosofia da Caixa Preta, de Vilhem Flusser Resenha do livro Filosofia da Caixa Preta, de Vilhem Flusser Este trabalho, realizado no âmbito do curso de pós-graduação em Fotografia da Universidade Cândido Mendes, tem como finalidade comentar o livro

Leia mais

Se este filme é um bom filme ou não realmente não me interessa, é uma questão de gosto.

Se este filme é um bom filme ou não realmente não me interessa, é uma questão de gosto. Faço agora uma homenagem a um filme que reputo de muitíssimo bom gosto e que por motivos não conhecidos não ganhou o Oscar de melhor filme do ano de 1953 perdendo-o para o filme O maior Espetáculo da Terra

Leia mais

PARQUE DE MONSERRATE DEIXA-SE ENCANTAR PELO FILME SERENATA À CHUVA

PARQUE DE MONSERRATE DEIXA-SE ENCANTAR PELO FILME SERENATA À CHUVA PARQUE DE MONSERRATE DEIXA-SE ENCANTAR PELO FILME SERENATA À CHUVA Serenata à Chuva, um dos maiores êxitos cinematográficos, é o filme que, no próximo sábado, 8 de julho, vai encantar o público, no Parque

Leia mais

Um Conto Noir 1. Felipe Leonel CARNEIRO 2 Lauriano Atílio BENAZZI 3 UEL - Universidade Estadual de Londrina, PR

Um Conto Noir 1. Felipe Leonel CARNEIRO 2 Lauriano Atílio BENAZZI 3 UEL - Universidade Estadual de Londrina, PR Um Conto Noir 1 Felipe Leonel CARNEIRO 2 Lauriano Atílio BENAZZI 3 UEL - Universidade Estadual de Londrina, PR RESUMO A fotonovela Um Conto Noir foi um trabalho originalmente realizado para a disciplina

Leia mais

ROTEIRO: A ROTINA DE UMA ÁRBITRA DE FUTEBOL FELIPE DE SOUSA E ÉDILAR FERREIRA / PERSONAGEM REGILDÊNIA DE HOLANDA MOURA

ROTEIRO: A ROTINA DE UMA ÁRBITRA DE FUTEBOL FELIPE DE SOUSA E ÉDILAR FERREIRA / PERSONAGEM REGILDÊNIA DE HOLANDA MOURA ROTEIRO: A ROTINA DE UMA ÁRBITRA DE FUTEBOL FELIPE DE SOUSA E ÉDILAR FERREIRA / PERSONAGEM REGILDÊNIA DE HOLANDA MOURA FILME HOMENS DE HONRA GC- HOMENS DE HONRA 20TH CENTURY FOX HOME ENTERTAINMENT ESTADIO

Leia mais

INÉDITO NO BRASIL. WORKSHOP O FOTÓGRAFO DO FUTURO Direção e Conexão com o fotografado - Jesh de Rox. Belo Horizonte 17 de Setembro

INÉDITO NO BRASIL. WORKSHOP O FOTÓGRAFO DO FUTURO Direção e Conexão com o fotografado - Jesh de Rox. Belo Horizonte 17 de Setembro INÉDITO NO BRASIL WORKSHOP O FOTÓGRAFO DO FUTURO Direção e Conexão com o fotografado - Jesh de Rox São Paulo 15 de Setembro Belo Horizonte 17 de Setembro Rio de Janeiro 19 de Setembro Este workshop foi

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO REGULAMENTO 2013

APRESENTAÇÃO DO PROJETO REGULAMENTO 2013 XII MOSTRA DE CURTAS DO COLÉGIO JOÃO XXIII PROJETO: UMA ESCOLA DE CINEMA APRESENTAÇÃO DO PROJETO REGULAMENTO 2013 Disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Professores: Elizabethi Frare, Fernanda

Leia mais

The Beatles. Yellow Submarine

The Beatles. Yellow Submarine 21306 The Beatles Yellow Submarine Quando o espetacular Yellow Submarine se estreou em 1968, foi imediatamente considerado um filme histórico que levou a animação para além de tudo o que tinha sido visto

Leia mais

ESTUDOS SEPEX - EDIÇÃO 6 - MAIO DE <a href='

ESTUDOS SEPEX - EDIÇÃO 6 - MAIO DE <a href=' ESTUDOS SEPEX - EDIÇÃO 6 - MAIO DE 2018 designed by Freepik UMA NOVA ERA DE OURO DA MÍDIA EXTERIOR MÍDIA EXTERIOR

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Prof. Rafael Robson Negrão rafael@uel.br Março/2008 1 Conteúdo 1. O que é computação 2. O que é informática 3. Componentes de um sistema de computação 4. Histórico e evolução 5.

Leia mais

Considerando os milhares de anos da história da humanidade, faz pouco tempo que as pessoas trabalham o dia inteiro, têm horários rígidos e vivem com

Considerando os milhares de anos da história da humanidade, faz pouco tempo que as pessoas trabalham o dia inteiro, têm horários rígidos e vivem com As revoluções inglesas e o capitalismo industrial. A origem da sociedade industrial Considerando os milhares de anos da história da humanidade, faz pouco tempo que as pessoas trabalham o dia inteiro, têm

Leia mais

o conceito Para além das fronteiras entre estilos musicais, nichos ou cenas, nosso objetivo é criar materiais de grande qualidade, o que transcende

o conceito Para além das fronteiras entre estilos musicais, nichos ou cenas, nosso objetivo é criar materiais de grande qualidade, o que transcende FOTO: nino andrés (JORGE MAUTNER) o conceito Para além das fronteiras entre estilos musicais, nichos ou cenas, nosso objetivo é criar materiais de grande qualidade, o que transcende conceitos estreitos.

Leia mais

BRÉSIL EN MOUVEMENTS 15a edição

BRÉSIL EN MOUVEMENTS 15a edição BRÉSIL EN MOUVEMENTS 15a edição Documentários e debates sobre direitos humanos e questões sociais e ambientais no Brasil 25 a 29 de setembro 2019 no cinema Les 7 Parnassiens em Paris REGULAMENTO 1. Apresentação

Leia mais

APÓS 12 ANOS, UMA DAS SÉRIES DE MAIOR SUCESSO DE TODOS OS TEMPOS ESTÁ CHEGANDO AO FIM.

APÓS 12 ANOS, UMA DAS SÉRIES DE MAIOR SUCESSO DE TODOS OS TEMPOS ESTÁ CHEGANDO AO FIM. APÓS 12 ANOS, UMA DAS SÉRIES DE MAIOR SUCESSO DE TODOS OS TEMPOS ESTÁ CHEGANDO AO FIM. TWO AND A HALF MEN É A 2ª SÉRIE MAIS ASSISTIDA DA WARNER PELAS PESSOAS AB 18-24 ANOS COM TV PAGA E A QUE POSSUI MAIOR

Leia mais

A primeira fábrica A história sobre duas rodas Onde colocar o motor? DE BICLETAS AS MOTOS DE HOJE A EVOLUÇÃO Documentos históricos guardados Três

A primeira fábrica A história sobre duas rodas Onde colocar o motor? DE BICLETAS AS MOTOS DE HOJE A EVOLUÇÃO Documentos históricos guardados Três A primeira fábrica A história sobre duas rodas Onde colocar o motor? DE BICLETAS AS MOTOS DE HOJE A EVOLUÇÃO Documentos históricos guardados Três anos depois Em 1914 Mais de 150 anos Amantes de motas Trabalho

Leia mais

Pop Rock Samba MPB Bossa Nova Jazz

Pop Rock Samba MPB Bossa Nova Jazz Pop Rock Samba MPB Bossa Nova Jazz NETTO PIO Jovem cantor, compositor e instrumentista que leva música de qualidade ao público por onde se apresenta. É respeitado no meio musical e vem ocupando cada vez

Leia mais

REGULAMENTO. Capitulo I - da organização

REGULAMENTO. Capitulo I - da organização REGULAMENTO A Mostra de dança infantil Pequenos Notáveis, objetiva a dança infantil contribuindo no seu crescimento artístico onde as academias poderão apresentar seus trabalhos desenvolvidos especialmente

Leia mais