Legião da Boa Vontade (LBV) Alziro Zarur José de Paiva Netto Educação com Espiritualidade Ecumênica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Legião da Boa Vontade (LBV) Alziro Zarur José de Paiva Netto Educação com Espiritualidade Ecumênica"

Transcrição

1

2

3 Quem somos A Legião da Boa Vontade (LBV) é uma associação civil de direito privado, de natureza beneficente e filantrópica, sem fins econômicos, de caráter educacional, cultural e de assistência social. Fundada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, Brasil, em 1 o de janeiro de 1950 (Dia da Paz e da Confraternização Universal), pelo radialista e poeta Alziro Zarur ( ), tem como diretor-presidente o jornalista, radialista, escritor e compositor José de Paiva Netto. Referência internacional em Educação com Espiritualidade Ecumênica, a LBV tem colaborado, desde seus primórdios, para a melhoria da qualidade de vida de populações em situação de vulnerabilidade social. Sua missão é Promover Desenvolvimento Social e Sustentável, Educação e Cultura, com Espiritualidade Ecumênica, para que haja Consciência Socioambiental, Alimentação, Segurança, Saúde e Trabalho para todos, no despertar do Cidadão Planetário.

4 Programa de Aprendizagem É destinado a adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos e prevê a execução de atividades teóricas e práticas, sob a orientação de Entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica, observando os parâmetros estabelecidos na Portaria MTE n o 723, de 23 de abril de Trata-se de um contrato especial de trabalho por tempo determinado (Art. 428 da CLT), de, no máximo, dois anos. Os jovens beneficiários são contratados por empresas, com sete ou mais empregados, que estão obrigadas a contratar aprendizes de ofício previsto na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de acordo com o percentual exigido por lei (Art. 429 da CLT). A carga horária estabelecida no contrato deverá somar o tempo necessário à vivência das práticas do trabalho na empresa e ao aprendizado de conteúdos teóricos ministrados na Entidade qualificadora. De acordo com a legislação vigente, a cota de aprendizes está fixada entre 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, por estabelecimento, calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional, cabendo ao empregador, dentro dos limites fixados, contratar o número de aprendizes que melhor atender às suas necessidades. As frações de unidade darão lugar à admissão de um aprendiz (Art. 429, caput, e parágrafo 1 o da CLT). As funções gerenciais, as de nível superior e as de nível técnico são retiradas da base de cálculo.

5 Programa Aprendiz da Boa Vontade O programa Aprendiz da Boa Vontade prevê atividades socioeducativas, sob a orientação de uma equipe multidisciplinar (pedagogo, assistente social, instrutor de cursos e gestor social), que coordena as atividades na Entidade, bem como acompanha as atividades práticas do aprendiz na empresa. Oferece formação profissional ao adolescente e ao jovem, segundo as diretrizes previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Art. 62). Tem por finalidade o cumprimento de políticas públicas voltadas à promoção do trabalho e emprego para a juventude. O seu propósito é contribuir para o desenvolvimento social e profissional do adolescente e do jovem, mediante atividades teóricas e práticas, oportunizando a eles sua primeira experiência no mundo do trabalho. As atividades práticas são desenvolvidas no estabelecimento do contratante e devem estar de acordo com o Catálogo Nacional de Aprendizagem Profissional (Conap). O curso oferecido pela Instituição está elencado no arco ocupacional: administração, que limita um conjunto de ocupações, sendo arquivista, almoxarife, auxiliar de escritório/administrativo e contínuo/office-boy/office-girl.

6 Destacam-se as atividades relacionadas às famílias de ocupações: Arquivista/Arquivador Separação de documentos e organização de arquivos, auxiliando na ordem dos documentos na empresa; Almoxarife Auxilia na organização e estocagem dos materiais, de forma a preservar a sua integridade física e condições de uso, de acordo com as características de cada material, bem como para facilitar a sua localização e manuseio; Auxiliar de Escritório/Administrativo Atende o telefone e anota as informações pertinentes; digita cartas, relatórios, memorandos, atas de reunião e outros documentos; prepara apresentações e planilhas; organiza os arquivos da empresa ou do setor; solicita materiais de escritório; ajuda na recepção, se necessário; elabora orçamentos e relação de estoque, entre outras atividades de suporte; Contínuo/Office-boy/Office-girl Executa serviços da rotina administrativa, envolvendo recepção e distribuição da correspondência e de documentos, confecção de cópias e serviços na própria empresa.

7 Atividades práticas e teóricas Atividades práticas são realizadas quatro vezes por semana na empresa e não se traduzem na inserção do aprendiz como mera mão de obra. Embora ele execute operações típicas do ofício em que está obtendo a formação, não está subordinado ao rigor técnico e à produtividade inerentes ao empregado normal da empresa. Deve, inclusive, estar sob a orientação de um profissional da empresa. Atividades teóricas são feitas durante um encontro semanal na Entidade qualificadora, que visam à formação técnico-profissional metódica do aprendiz, com conteúdos programáticos direcionados à qualificação profissional dele, observando os parâmetros estabelecidos na Portaria MTE nº 723, de 23 de abril de Atividades complementares ocorrem uma vez por mês, em dia determinado pela Entidade qualificadora. Tem por objetivo desenvolver habilidades, conhecimentos e competências do aprendiz por meio de conteúdos pedagógicos direcionados ao público jovem.

8 Papel da Entidade Qualificadora Licenciada pelo Conselho da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para a execução do programa Aprendiz da Boa Vontade, ela é a responsável pelo acompanhamento pedagógico e social do aprendiz, por meio do seu curso de formação previsto na Lei n o /2000. Outras atribuições que competem à Entidade qualificadora são: assegurar o desenvolvimento dos aprendizes nas competências previstas no programa do curso; aplicar todo o conteúdo modular; orientar a empresa sobre os procedimentos de matrícula, operação do programa e acompanhamento dos aprendizes inscritos; analisar e emitir pareceres em solicitações de desligamento; certificar os aprendizes no término do programa; realizar visita técnica nas empresas, de acordo com o programa de curso; auxiliar no processo seletivo; treinar os tutores responsáveis pelo aprendiz na empresa. Papel da Empresa A empresa tem o papel de formar e orientar os aprendizes de acordo com o arco de ocupações para o qual ele foi contratado, bem como: preparar a estrutura física para receber o aprendiz; designar um profissional para acompanhar as atividades do aprendiz no setor de trabalho; encaminhar mensalmente informações sobre a frequência do aprendiz; endereçar trimestralmente relatório de acompanhamento do jovem; garantir o desenvolvimento das atividades práticas e previstas no plano de curso; responsabilizar-se por manter a cota mínima de jovens, conforme determinação da Lei n o /2000; indicar na ficha de cadastro do aprendiz o nome, o telefone e o do tutor que irá acompanhar o jovem na empresa. A empresa deve designar formalmente um tutor, elo principal no relacionamento Entidade qualificadora, empresa e aprendiz, que ficará responsável pela coordenação de exercícios práticos e acompanhamento das atividades no estabelecimento, buscando garantir uma formação que possa contribuir para o seu desenvolvimento integral.

9 O Tutor Cabe ao tutor: conhecer a Lei da Aprendizagem e demais legislações vigentes; definir, orientar, acompanhar e dar feedback das atividades do aprendiz na empresa; informar a Entidade qualificadora sobre o desempenho do aprendiz na empresa; elaborar relatório de atividades práticas trimestralmente para o acompanhamento do aprendiz na empresa; estimular o aprendiz a desenvolver atividades em sistema de rodízio de funções, de forma organizada e planejada, em conformidade com o plano de curso. O Aprendiz Aprendiz é o adolescente ou jovem com idade entre 14 e 24 anos que esteja matriculado e frequentando a escola (caso não tenha terminado o ensino médio) e inscrito em programa de aprendizagem (Art. 428, caput e parágrafo 1 o da CLT). Excepcionalmente, a contratação do aprendiz poderá ocorrer sem a frequência à escola, desde que ele já tenha concluído o ensino fundamental, nas localidades onde não houver oferta de ensino médio para o cumprimento do disposto no parágrafo 1 o do Art. 428 da CLT (Art. 428, parágrafo 7 o da CLT). Para o portador de deficiência não há limite máximo de idade para contratação como aprendiz.

10 Contrato de aprendizagem O contrato de aprendizagem é de natureza especial e tem como principal característica o compromisso de o empregador assegurar ao aprendiz formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e do aprendiz, de executar com zelo e diligência as tarefas necessárias a essa formação. O contrato de aprendizagem deve ser pactuado por escrito e com duração de até 24 meses, submetendo-se aos seguintes requisitos: a) registro e anotação na CTPS; b) matrícula e frequência do aprendiz à escola, caso não tenha concluído o ensino médio; c) inscrição do aprendiz no programa Aprendiz da Boa Vontade. Jornada de trabalho A jornada de trabalho dos aprendizes é de quatro a seis horas diárias, sendo uma vez por semana destinada à aprendizagem teórica na Entidade qualificadora. Salário do aprendiz A legislação garante o direito ao salário mínimo-hora, observando o piso estadual, se houver. No entanto, o contrato de aprendizagem, a convenção ou acordo poderá garantir ao aprendiz salário maior que o mínimo conforme o Art. 428, parágrafo 2 o da CLT e o Art. 17, parágrafo único do Decreto n o 5.598/2005. Além das horas destinadas às atividades práticas, deverão ser computadas no salário as horas destinadas às aulas teóricas, o descanso semanal remunerado e as férias, conforme previsto na CLT.

11 Rescisão contratual/ Desligamento do aprendiz A rescisão ou o desligamento ocorre pelos seguintes motivos: a) implemento da idade do aprendiz, chegando a 24 anos; b) desempenho insuficiente e inadaptação do aprendiz (este será atestado por relatório de desempenho das atividades feito pela Entidade qualificadora); c) falta disciplinar grave (Art. 482 da CLT); d) ausência injustificada à escola, que implique a perda do ano letivo; por pedido do aprendiz; e) término do prazo de duração do contrato. Sugestões de leitura Manual da Aprendizagem Ministério do Trabalho e Emprego < Portaria MTE n o 2.185, de 5 de novembro de Portaria n o 1.715, de 21 de setembro de Instrução Normativa SIT n o 75, de 8 de maio de Portaria 615, de 13 de dezembro de 2007, e anexos I e II. Decreto n o 5.598, de 1 o de dezembro de Lei Federal n o , de 19 de dezembro de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n o 9.394, de 20 de dezembro de Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente Conanda Resolução n o 74, de 13 de setembro de Estatuto da Criança e do Adolescente ECA (Lei n o 8.069, de 13 de julho de 1990). Consolidação das Leis do Trabalho CLT (Capítulo IV: DA PROTEÇÃO DO TRABALHO DO MENOR). Consolidação das Leis do Trabalho CLT (Art. 428). Decreto n o 6.481, de 12 de junho de 2008 Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP).

12 Tel.: (11)

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO EM SÃO PAULO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO DA ZONA SUL

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO EM SÃO PAULO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO DA ZONA SUL MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO EM SÃO PAULO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO DA ZONA SUL APRENDIZAGEM Elaboração Auditoria Fiscal do Trabalho LEGISLAÇÃO

Leia mais

PORTARIA Nº 123/2014 DE 16 de JUNHO de 2014

PORTARIA Nº 123/2014 DE 16 de JUNHO de 2014 PORTARIA Nº 123/2014 DE 16 de JUNHO de 2014 Disposto nas legislações DEL5452/43 Consolidação das Leis do Trabalho, L8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, L9394/96 Lei de Diretrizes e Bases

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.097, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000. Altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei

Leia mais

FORME UM TÉCNICO PARA SEU NEGÓCIO FIQUE EM DIA COM A LEI DÊ UMA OPORTUNIDADE PARA UM APRENDIZ

FORME UM TÉCNICO PARA SEU NEGÓCIO FIQUE EM DIA COM A LEI DÊ UMA OPORTUNIDADE PARA UM APRENDIZ Programa de Aprendizagem Alcides Maya FORME UM TÉCNICO PARA SEU NEGÓCIO FIQUE EM DIA COM A LEI DÊ UMA OPORTUNIDADE PARA UM APRENDIZ TEC Jovem Aprendiz APRESENTAÇÃO O presente manual busca apresentar o

Leia mais

APRENDIZAGEM. A aprendizagem é regulada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no capítulo referente ao menor (do art. 424 ao art.

APRENDIZAGEM. A aprendizagem é regulada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no capítulo referente ao menor (do art. 424 ao art. APRENDIZAGEM 1 INTRODUÇÃO A aprendizagem é regulada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no capítulo referente ao menor (do art. 424 ao art. 433) Foi alterada com a Lei n 10.097/2000 e a Lei 11.180/2005.

Leia mais

APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

APRENDIZAGEM PROFISSIONAL APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DIREITO DO JOVEM DEVER DA FAMÍLIA E DO ESTADO, COM A COLABORAÇÃO DA SOCIEDADE (Art. 205 da CF) OBRIGAÇÃO DA EMPRESA (Art. 170 da CF, Art. 429 da CLT) Análise Situacional da Aprendizagem

Leia mais

Pça: Olímpio Campos, 74 CENTRO CEP Fone

Pça: Olímpio Campos, 74 CENTRO CEP Fone PROJETO DE LEI Nº 78/2017 O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ARACAJU: Faz saber que a Câmara Municipal de Aracaju aprovou, e ele sanciona a seguinte Lei: Dispõe sobre a contratação de menor aprendiz no âmbito

Leia mais

DIREITO do TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista Contratos por prazo determinado. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO do TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista Contratos por prazo determinado. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO do TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista Contratos por prazo determinado. Parte II Prof. Cláudio Freitas - Outros dispositivos e diplomas normativos 1) CLT, Art. 428. Contrato de aprendizagem

Leia mais

Gerência Geral de Desenvolvimento Educacional Setor de Educação Inclusiva PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

Gerência Geral de Desenvolvimento Educacional Setor de Educação Inclusiva PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL Gerência Geral de Desenvolvimento Educacional Setor de Educação Inclusiva PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL 2017.2 ETAPAS PARA CONTRATAÇÃO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

Leia mais

NOVO PROJETO 2019 ADOLESCÊNCIA E APRENDIZAGENS 552H

NOVO PROJETO 2019 ADOLESCÊNCIA E APRENDIZAGENS 552H NOVO PROJETO 2019 ADOLESCÊNCIA E APRENDIZAGENS 552H O ITACOLOMI Organização Social Civil, atuando na área de Assistência Social e Educação Social. Inscrita no CMAS e CMDCA de Vinhedo e MTE. Possui título

Leia mais

Programa Jovem Aprendiz

Programa Jovem Aprendiz Programa Jovem Aprendiz Ramon Santos Auditor Fiscal do Trabalho Coordenador do Projeto Inserção de Aprendizes no Mercado de Trabalho da SRTE-RJ OBJETIVOS ORIENTAR CONECTAR FISCALIZAR CONTRAÇÃO DE JOVENS

Leia mais

Manual do Tutor. de Aprendizagem

Manual do Tutor. de Aprendizagem Manual do Tutor de Aprendizagem REVISÃO 01 16/01/2017 Índice APRESENTAÇÃO... 3 O CAMP SBC E O ROTARY... 4 SISTEMA DA QUALIDADE E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CAMP SBC... 5 EMPRESAS PARCEIRAS DO CAMP SBC...

Leia mais

Faço saber que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte lei:

Faço saber que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte lei: LEI Nº 1578/2010. Institui o Programa Social Municipal de Profissionalização de Adolescentes, assim como autoriza a Administração Pública realizar a contratação de aprendizes na forma desta lei, e da outras

Leia mais

Regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências.

Regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências. Edição Número 231 de 02/12/2005 Atos do Poder Executivo DECRETO N o 5.598, DE 1 o DE DEZEMBRO DE 2005 Regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.598, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2005. Regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

DECRETO Nº 5.598, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2005.

DECRETO Nº 5.598, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2005. DECRETO Nº 5.598, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2005. Regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição,

Leia mais

ETAPAS PARA CONTRATAÇÃO

ETAPAS PARA CONTRATAÇÃO ETAPAS PARA CONTRATAÇÃO 2017.1 No Senac em Minas a pré-reserva de vagas e o cadastro do Jovem Aprendiz são realizados pela empresa por meio do Sistema de Gerenciamento de Processo Seletivo (PRS), disponível

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS EXATAS, COM HABILITAÇÃO INTEGRADA EM FÍSICA, QUÍMICA, MATEMÁTICA E QUÍMICA, LICENCIATURA REGULAMENTO DE

Leia mais

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS 2011 UPE PROGRAD 2011 Manual para normatização de monitorias Página 1 de 8 SUMÁRIO Página 1. Apresentação 3 2. Definição de Monitoria

Leia mais

Manual de Orientações às Empresas

Manual de Orientações às Empresas Manual de Orientações às Empresas Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos Carga horária: 1.333 horas Fevereiro 2014 Fls: [ 1 ] / [ 15] Prezado(a) Senhor(a) O Senac São Paulo está

Leia mais

Câmara Municipal de Rebouças - Paraná

Câmara Municipal de Rebouças - Paraná LEI N. 1.815/2014 Súmula: Institui o Programa Jovem Aprendiz no âmbito do Município de Rebouças-PR, e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE REBOUÇAS, ESTADO DO PARANÁ, DECRETOU E EU, PRESIDENTE,

Leia mais

Manual de Orientações às Empresas

Manual de Orientações às Empresas Manual de Orientações às Empresas Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Farmácias e Carga horária: 1.333 horas Fevereiro 2014 Fls: [ 1 ] / [ 14] Prezado(a) Senhor(a) O Senac São Paulo está

Leia mais

LEI Nº 1.257/2016. Benjamin Constant/AM, 14 de abril de 2016.

LEI Nº 1.257/2016. Benjamin Constant/AM, 14 de abril de 2016. LEI Nº 1.257/2016. Benjamin Constant/AM, 14 de abril de 2016. Autoriza o Poder Executivo Municipal a instituir o Programa Jovem Aprendiz na forma que especifica e, dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

Manual de Orientações às Empresas

Manual de Orientações às Empresas Manual de Orientações às Empresas Aprendizagem Profissional Comercial em Operação e Programação de Carga horária: 1.333 horas Fevereiro 2014 Fls: [ 1 ] / [ 15] Prezado(a) Senhor(a) O Senac São Paulo está

Leia mais

LEI N , DE 19 DE DEZEMBRO DE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI N , DE 19 DE DEZEMBRO DE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Anexo 7 o LEI N 10.097, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 Mensagem de veto Altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto- Lei n o 5.452, de 1 o de maio de 1943. O PRESIDENTE

Leia mais

DIA 13/11/2018, das 8:30 às 10:30h, à Rua Breno Ferraz do Amaral, 328 Vila Firmiano Pinto

DIA 13/11/2018, das 8:30 às 10:30h, à Rua Breno Ferraz do Amaral, 328 Vila Firmiano Pinto BOM DIA! Aspectos Administrativos E-social: Atualizações Norma Técnica da Fiscalização Portaria MTb nº 634, de 9 de agosto de 2018 D.O.U. de 10.08.2018 Aspectos Pedagógicos Resultados do Projeto Visita

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº DE 15 DE AGOSTO DE 2016.

LEI MUNICIPAL Nº DE 15 DE AGOSTO DE 2016. LEI MUNICIPAL Nº 1.829 DE 15 DE AGOSTO DE 2016. INSTITUI O PROGRAMA JOVEN APRENDIZ DO MUNICÍPIO DE POCONÉ MT, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A PREFEITA MUNICIPAL DE POCONÉ, ESTADO DE MATO GROSSO, NILCE MARY

Leia mais

Lei de Dezembro de 2000.

Lei de Dezembro de 2000. Lei 10.097-19 de Dezembro de 2000. Altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT,aprovada pelo Decretolei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

EMPRESA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÕES DA PREVIDÊNCIA - DATAPREV

EMPRESA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÕES DA PREVIDÊNCIA - DATAPREV EMPRESA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÕES DA PREVIDÊNCIA - DATAPREV EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA CONTRATO DE APRENDIZAGEM PROGRAMA JOVEM APRENDIZ A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Dataprev, CNPJ

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente

Leia mais

Edital Processo Seletivo Jovem Aprendiz Nissan. Edital Nº 01/2018.

Edital Processo Seletivo Jovem Aprendiz Nissan. Edital Nº 01/2018. Edital Processo Seletivo Jovem Aprendiz Nissan Edital Nº 01/2018. A Universidade Livre Para a Eficiência Humana - UNILEHU, com base na Consolidação das Leis do Trabalho, Lei da Aprendizagem nº. 10.097/2000

Leia mais

ETAPAS PARA CONTRATAÇÃO

ETAPAS PARA CONTRATAÇÃO ETAPAS PARA CONTRATAÇÃO 2016.2 No SENAC em Minas a reserva de vagas e inscrição do Jovem Aprendiz é realizada pelo empresário por meio do Sistema de Reserva Online e Pré-Inscrição, disponível no site do

Leia mais

Gerência Geral de Desenvolvimento Educacional Setor de Educação Inclusiva PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

Gerência Geral de Desenvolvimento Educacional Setor de Educação Inclusiva PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL Gerência Geral de Desenvolvimento Educacional Setor de Educação Inclusiva PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL 2018.1 ETAPAS PARA CONTRATAÇÃO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

Leia mais

Dado: Síntese de Indicadores Sociais - IBGE

Dado: Síntese de Indicadores Sociais - IBGE A aprendizagem é cria oportunidades tanto para o aprendiz quanto para as empresas, pois prepara o jovem para desempenhar atividades pro ssionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC NÚCLEO DE CARREIRA PROFISSIONAL MAIO 2012 CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º. Este regulamento tem por finalidade disciplinar as atividades

Leia mais

Reunião de Alinhamento da Aprendizagem

Reunião de Alinhamento da Aprendizagem Reunião de Alinhamento da Aprendizagem Boas Vindas Apresentação do SENAI- Apresentação do Edital e Orientações da Legislação da Aprendizagem Palavra livre: Empresas alinhamentos para Reserva de vagas 2016/1.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA Currículo 3910 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Ciências Contábeis Disciplina: Cálculos Trabalhistas Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 4º Semestre Professores:

Leia mais

EMPRESA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÕES DA PREVIDÊNCIA - DATAPREV

EMPRESA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÕES DA PREVIDÊNCIA - DATAPREV EMPRESA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÕES DA PREVIDÊNCIA - DATAPREV EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA CONTRATO DE APRENDIZAGEM PROGRAMA JOVEM APRENDIZ A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Dataprev, CNPJ

Leia mais

EDITAL N 31/CGPE/PRDI/IFB DE 30 DE JULHO DE SELEÇÃO 2010/2 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE APRENDIZAGEM

EDITAL N 31/CGPE/PRDI/IFB DE 30 DE JULHO DE SELEÇÃO 2010/2 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE APRENDIZAGEM EDITAL N 31/CGPE/PRDI/IFB DE 30 DE JULHO DE 2010. SELEÇÃO 2010/2 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE APRENDIZAGEM A REITORA SUBSTITUTA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, nomeada pela Portaria nº 273, de 01

Leia mais

Art. 1º APROVAR o Programa de Bolsas de Extensão do IFFluminense, constante no Anexo I desta Resolução.

Art. 1º APROVAR o Programa de Bolsas de Extensão do IFFluminense, constante no Anexo I desta Resolução. RESOLUÇÃO Nº 036/2016 Campos dos Goytacazes, 11 de março de 2016 O Presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, no uso das atribuições que lhe foram

Leia mais

O QUE É JOVEM APRENDIZ?

O QUE É JOVEM APRENDIZ? O QUE É JOVEM APRENDIZ? O programa jovem aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem

Leia mais

Contrato de Trabalho: morfologia e tipos

Contrato de Trabalho: morfologia e tipos Contrato de Trabalho: morfologia e tipos Contrato de Trabalho: morfologia e tipos SARMENTO TRABALHADOR AVULSO (Lei 8.630/93 Do Trabalho Portuário Art. 26. O trabalho portuário de capatazia, estiva, conferência

Leia mais

Nas relações jurídicas pertinentes à contratação de aprendizes, será observado o disposto neste Decreto. CAPÍTULO I DO APRENDIZ Art.

Nas relações jurídicas pertinentes à contratação de aprendizes, será observado o disposto neste Decreto. CAPÍTULO I DO APRENDIZ Art. DECRETO Nº 5.598, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2005. Regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição,

Leia mais

Programa Jovem Aprendiz Cooperativo C. Vale. Edital nº 01/2017.

Programa Jovem Aprendiz Cooperativo C. Vale. Edital nº 01/2017. Programa Jovem Aprendiz Cooperativo C. Vale. Edital nº 01/2017. A C. Vale Cooperativa Agroindustrial, inscrita sob CNPJ nº.77.863.223/0001-07, com sede a Av. Independência, 2347, centro, Palotina-Paraná,

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 001/ Prorrogação

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 001/ Prorrogação EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 001/2015 - Prorrogação A Guarda Mirim de Londrina, visando garantir os princípios de legalidade, objetivando suprir necessidades de pessoal, TORNA PÚBLICA A PRORROGAÇÃO DO EDITAL

Leia mais

Manual de Orientações às Empresas

Manual de Orientações às Empresas Manual de Orientações às Empresas Manual de Orientações às Empresas SP São Paulo / SP 2018 Carga horária: 1.580 horas Prezado(a) Senhor(a) ÍNDICE 1. 1 1.1. 1 1.2. 2 1.3. 3 1.4. 3 1.5. 3 1.6. 3 1.7.

Leia mais

CATÁLOGO NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL CONAP

CATÁLOGO NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL CONAP CATÁLOGO NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL CONAP Informativo CGPI 003/2012 Brasília, 22 de Maio de 2012 A Secretaria de Políticas Públicas de Emprego SPPE informa a disponibilização do Catálogo Nacional

Leia mais

CEA430 CEA MODAS LTDA. Cargo: APRENDIZ EM OPERACAO DE VENDAS CBO: C.N.P.J.: / Empregador: CEA MODAS LTDA

CEA430 CEA MODAS LTDA. Cargo: APRENDIZ EM OPERACAO DE VENDAS CBO: C.N.P.J.: / Empregador: CEA MODAS LTDA Empregador: CEA MODAS LTDA C.N.P.J.: 45.242.914/0064-80 Endereco: TRAV PADRE EUTIQUIO - BEI, 1130 LJ ANCORA D Cidade: BELEM Estado: PA CEA430 Estabelecimento: Comercio Varejista Empregado: ELIAS NICOLAS

Leia mais

NOTA TÉCNICA 003/2011 Florianópolis, 20 de setembro de 2011

NOTA TÉCNICA 003/2011 Florianópolis, 20 de setembro de 2011 NOTA TÉCNICA 003/2011 Florianópolis, 20 de setembro de 2011 Interessado: Secretarias de Assistência Social e Conselhos Municipais de Assistência Social Assunto: Processo de inscrição das entidades e/ou

Leia mais

EMPRESA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÕES DA PREVIDÊNCIA - DATAPREV PROGRAMA JOVEM APRENDIZ EDITAL

EMPRESA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÕES DA PREVIDÊNCIA - DATAPREV PROGRAMA JOVEM APRENDIZ EDITAL EMPRESA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÕES DA PREVIDÊNCIA - DATAPREV PROGRAMA JOVEM APRENDIZ EDITAL CNPJ: 42.422.253/0001-01 ENDEREÇO: SETOR DE AUTARQUIAS SUL, QUADRA 01, BLOCOS E/F - BRASÍLIA-DF CEP: 70.070-931

Leia mais

Principais Dúvidas Sobre o Estágio

Principais Dúvidas Sobre o Estágio Principais Dúvidas Sobre o Estágio Lei 11.788, de 25 de Setembro de 2008. Centro de Integração Ensina Emprega 1 Sumário O que é o estágio?...4 Qual o objetivo do estágio?...4 Quem pode ser estagiário?...4

Leia mais

UniBrasil Centro Universitário

UniBrasil Centro Universitário 1 UniBrasil Centro Universitário REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURITIBA MARÇO DE 2014 2 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Do estágio e sua finalidade...3 CAPÍTULO 2 Das condições...3

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

COMUNICADO DE INSCRIÇÃO E PROCESSO SELETIVO PROGRAMA ADOLESCENTE APRENDIZ

COMUNICADO DE INSCRIÇÃO E PROCESSO SELETIVO PROGRAMA ADOLESCENTE APRENDIZ A Brasilcenter Comunicações compreendendo a importância do Programa de Aprendizagem abre inscrições para filhos(as), irmãos(ãs), sobrinhos(as), primos(as) e comunidade indicada por seus colaboradores e

Leia mais

MANUAL DO PROCESSO SELETIVO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL COMERCIAL

MANUAL DO PROCESSO SELETIVO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL COMERCIAL Superintendência Educacional Coordenação de Aprendizagem PROGRAMA Profissional DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL 2018.2 MANUAL DO PROCESSO SELETIVO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL COMERCIAL PROCESSO SELETIVO DO

Leia mais

Manual de Orientações às Empresas

Manual de Orientações às Empresas Manual de Orientações às Empresas Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Hoteleiros Carga horária: 1.333 horas Fevereiro 2014 Fls: [ 1 ] / [ 15] Prezado(a) Senhor(a) O Senac São Paulo está empenhado

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL PALESTRA MENOR APRENDIZ O QUE É PRECISO SABER PARA CONTRATAR

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL PALESTRA MENOR APRENDIZ O QUE É PRECISO SABER PARA CONTRATAR Le f is c L e g i s l a c a o F i s c a l CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL MINÁRIO DE ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO DE

Leia mais

APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

APRENDIZAGEM PROFISSIONAL APRENDIZAGEM PROFISSIONAL A importância da Aprendizagem para o Esporte Aprendizagem Profissional a LEI promove o Trabalho Decente para a Juventude Departamento de Políticas Públicas de Trabalho, Emprego

Leia mais

Cargos e funções do NCC Belém

Cargos e funções do NCC Belém s e funções do NCC Belém Gestor Administrativo Gerencia, planeja e controla os recursos humanos e financeiros, juntamente as atividades da área administrativa para garantir conformidade com as normas e

Leia mais

Edital Processo Seletivo Jovem Aprendiz Nissan. Edital Nº 02/2018.

Edital Processo Seletivo Jovem Aprendiz Nissan. Edital Nº 02/2018. Edital Processo Seletivo Jovem Aprendiz Nissan Edital Nº 02/2018. A Universidade Livre Para a Eficiência Humana - UNILEHU, com base na Consolidação das Leis do Trabalho, Lei da Aprendizagem nº. 10.097/2000

Leia mais

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM SESC/ EMPRESA

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM SESC/ EMPRESA CONTRATO Nº /2014 PROGRAMA DE APRENDIZAGEM SESC/ EMPRESA O SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC Departamento Regional no Estado do Amazonas, com sede na Rua Henrique Martins, Nº 427, Centro, CEP: 69.010-010,

Leia mais

Portaria nº 4.781, de 18 de dezembro de 2015

Portaria nº 4.781, de 18 de dezembro de 2015 Portaria nº 4.781, de 18 de dezembro de 2015 Trata-se dos Acordos de Cooperação Técnica referentes ao Programa de Aprendizagem. O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO,

Leia mais

CONSIDERANDO a Orientação Normativa nº 7, de 30 de outubro de 2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão,

CONSIDERANDO a Orientação Normativa nº 7, de 30 de outubro de 2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, RESOLUÇÃO nº 04 DE 08 DE JUNHO DE 2009 Dispõe sobre a realização de Estágios obrigatórios e não obrigatórios por alunos da UFPel O Presidente do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão

Leia mais

Edital Processo Seletivo Jovem Aprendiz Nissan. Edital Nº 01/2018.

Edital Processo Seletivo Jovem Aprendiz Nissan. Edital Nº 01/2018. Edital Processo Seletivo Jovem Aprendiz Nissan Edital Nº 01/2018. A Universidade Livre Para a Eficiência Humana - UNILEHU, com base na Consolidação das Leis do Trabalho, Lei da Aprendizagem nº. 10.097/2000

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização do Estágio Curricular

Leia mais

PORTARIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE Nº 723 DE 23 de abril de 2012

PORTARIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE Nº 723 DE 23 de abril de 2012 PORTARIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE Nº 723 DE 23 de abril de 2012 O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO - INTERINO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II do parágrafo único

Leia mais

Programa Jovem Aprendiz Cooperativo C. Vale. Edital nº 03/2018.

Programa Jovem Aprendiz Cooperativo C. Vale. Edital nº 03/2018. Programa Jovem Aprendiz Cooperativo C. Vale. Edital nº 03/2018. A C. Vale Cooperativa Agroindustrial, inscrita sob CNPJ nº.77.863.223/0001-07, com sede a Av. Independência, 2347, centro, Palotina-Paraná,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 075/2007

RESOLUÇÃO Nº 075/2007 RESOLUÇÃO Nº 075/2007 Dispõe sobre o Programa de Atendimento de Aprendizagem - Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000 e regulamenta os procedimentos de registro de Organizações Governamentais e Não Governamentais

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT. RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de 2014.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT. RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de 2014. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de 2014. Fixa normas para o Programa de Iniciação Científica, no Instituto Superior de Educação

Leia mais

Aprendiz Legal é um programa voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei da Aprendizagem (10.097/2000).

Aprendiz Legal é um programa voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei da Aprendizagem (10.097/2000). INSTITUCIONAL O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE é uma associação filantrópica de direito privado, sem fins lucrativos, beneficente de assistência social e reconhecida de utilidade pública que,

Leia mais

Publicado em: 10/08/2018 Edição: 154 Seção: 1 Página: 139 Órgão: Ministério do Trabalho/Gabinete do Ministro

Publicado em: 10/08/2018 Edição: 154 Seção: 1 Página: 139 Órgão: Ministério do Trabalho/Gabinete do Ministro Publicado em: 10/08/2018 Edição: 154 Seção: 1 Página: 139 Órgão: Ministério do Trabalho/Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 634, DE 9 DE AGOSTO DE 2018 O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO, no uso das atribuições

Leia mais

6 FATOS SOBRE A CONTRATAÇÃO DE APRENDIZES QUE VOCÊ PRECISA SABER!

6 FATOS SOBRE A CONTRATAÇÃO DE APRENDIZES QUE VOCÊ PRECISA SABER! 6 FATOS SOBRE A CONTRATAÇÃO DE APRENDIZES QUE VOCÊ PRECISA SABER! Para muitos recrutadores e empresas, a contratação de aprendizes ainda é um tema pouco explorado, apesar de ser extremamente importante

Leia mais

Este documento é um modelo técnico desenvolvido pela Organização Social e será

Este documento é um modelo técnico desenvolvido pela Organização Social e será REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL Este documento é um modelo técnico desenvolvido pela Organização Social e será disponibilizado para que os profissionais das diversas unidades administradas

Leia mais

Manual da Aprendizagem O que é preciso saber para contratar o aprendiz

Manual da Aprendizagem O que é preciso saber para contratar o aprendiz Manual da Aprendizagem O que é preciso saber para contratar o aprendiz Edição revista e ampliada Presidente da República Dilma Rousseff Ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias Secretário-Executivo Nilton

Leia mais

NOVA LEI DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NOVA LEI DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOVA LEI DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei

Leia mais

Considerando que a Faculdade Pilares está em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e;

Considerando que a Faculdade Pilares está em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e; RESOLUÇÃO CONSEPE 01/2009 REFERENDA A PORTARIA DG 04/2008 QUE APROVOU A INSERÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS OFERTADOS PELA. O Presidente do Conselho

Leia mais

esocial 2018 Cartilha Simplificada

esocial 2018 Cartilha Simplificada esocial 2018 Cartilha Simplificada (principais pontos) Cartilha atualizada e simplificada do esocial para implantação 2 Índice O que é o esocial? Quais os objetivos do esocial? Admissões Desligamentos

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1 o A Monitoria no Centro de Comunicação e Letras (CCL) será regida por este regulamento e corresponderá ao conjunto

Leia mais

REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA E/OU ADAPTAÇÃO Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA E/OU ADAPTAÇÃO Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA E/OU ADAPTAÇÃO Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC Bom Jesus do Itabapoana Atualizado em 2017 REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA E/OU ADAPTAÇÃO Art. 1º - O presente Regimento tem

Leia mais

Manual de Orientações às Empresas

Manual de Orientações às Empresas Manual de Orientações às Empresas Manual de Orientações às Empresas SP São Paulo / SP - 2017 Carga horária: 1.560 horas Prezado(a) Senhor(a) ÍNDICE 1 1 2 3 3 3 3 no SENAC São Paulo 4 5 5 6 6 6 Workshop

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/ TGP

RESOLUÇÃO 01/ TGP UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - SEPT COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO - CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 01/2016

PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 01/2016 MATERNIDADE NASCER CIDADÃO O Diretor Executivo da FUNDAHC, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, comunica a realização de processo seletivo para os cargos abaixo

Leia mais

Evento Especial Aprendizagem e Estágio Considerações Gerais

Evento Especial Aprendizagem e Estágio Considerações Gerais Evento Especial Aprendizagem e Estágio Apresentação: Érica Nakamura Luciana Escatena Buganza Terça-feira, 13 de Maio de 2014 Estágio Considerações Gerais Legislação Lei n 11.788/2008 Observação: CLT não

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 1, DE 21 DE JANEIRO DE 2004.(*)

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 1, DE 21 DE JANEIRO DE 2004.(*) CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 1, DE 21 DE JANEIRO DE 2004.(*) Estabelece Diretrizes Nacionais para a organização e a realização de Estágio de alunos da Educação

Leia mais

CONTRATO DE ESTÁGIO. Lei /2008

CONTRATO DE ESTÁGIO. Lei /2008 Primeiramente convém esclarecer que não pode ser firmado contrato estágio apenas entre o estagiário e a empresa A participação da instituição de ensino é obrigatória Inclusive isso fica bem evidente no

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

EDITAL N.º 044/2016 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP

EDITAL N.º 044/2016 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que estão abertas as inscrições para a seleção

Leia mais

EXPERIÊNCIA PRÁTICA DO APRENDIZ - NOVAS ALTERAÇÕES Decreto nº de DOU de

EXPERIÊNCIA PRÁTICA DO APRENDIZ - NOVAS ALTERAÇÕES Decreto nº de DOU de Data do boletim informativo Volume 1, Edição 1 Di Informativo 08/2016 EXPERIÊNCIA PRÁTICA DO APRENDIZ - NOVAS ALTERAÇÕES Decreto nº 8.740 de 04.05.2016 - DOU de 05.05.2016 Foi publicado no Diário Oficial

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 97, DE 30 DE JULHO DE 2012 (DOU de 31/07/2012 Seção I Pág. 73) Dispõe sobre a fiscalização das condições de trabalho

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 152-CS, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 152-CS, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2017. RESOLUÇÃO Nº 152-CS, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2017. Dispõe sobre o Regulamento dos Núcleos de Aprendizagem dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Gestão E Negócio Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio de Técnico

Leia mais

CAPITULO I DA FINALIDADE

CAPITULO I DA FINALIDADE REGULAMENTO PARA O PROGRAMA DE MONITORIAS CAPITULO I DA FINALIDADE Art. 1º. A função de monitor relaciona-se às atividades de uma determinada disciplina ou conjunto de disciplinas afins, sempre sob a orientação

Leia mais

Manual de Orientações às Empresas

Manual de Orientações às Empresas Manual de Orientações às Empresas Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Restaurante e Bar Carga horária: 1.333 horas Dezembro 2014 Fls: [ 1 ] / [ 17] Prezado(a) Senhor(a) O Senac São Paulo

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA

REGULAMENTO DA MONITORIA FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA REGULAMENTO DA MONITORIA FLORESTA 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 1 DA CARACTERIZAÇÃO... 1 CAPÍTULO II... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO III... 3 DO PROFESSOR ORIENTADOR... 3 CAPÍTULO IV... 4 DO ALUNO MONITOR...

Leia mais

POLÍTICA DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE PESSOAL, PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS

POLÍTICA DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE PESSOAL, PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS PL n º Pág: 1/8 Data de CAPÍTULO I. DA INTRODUÇÃO Art. 1º. O presente regulamento tem por finalidade estabelecer normas e critérios para o recrutamento, seleção, contratação e avaliação de desempenho de

Leia mais

LEI No , DE 25 DE SETEMBRO DE 2008

LEI No , DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 LEI No - 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio

Leia mais

NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM JORNALISMO

NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM JORNALISMO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO COLEGIADO DO CURSO JORNALISMO NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Leia mais