Síntese da denúncia realizada pela Federação Interestadual das Escolas Particulares ao Tribunal de Contas da União

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Síntese da denúncia realizada pela Federação Interestadual das Escolas Particulares ao Tribunal de Contas da União"

Transcrição

1 Síntese da denúncia realizada pela Federação Interestadual das Escolas Particulares ao Tribunal de Contas da União Assunto: FIES Processo: / Data da apresentação: 12/06/2015 Relatora: MIN. ANA LÚCIA ARRAES DE ALENCAR Andamento: Em ainda aguardando parecer do Relator após juntada de documentação complementar em A Federação Interestadual das Escolas Particulares denunciou junto ao Tribunal de Contas de União a irregularidade praticada pelo Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE por violação à Lei de Responsabilidade Fiscal, retratada nas PORTARIAS NORMATIVAS Nº 21 (publicada no D.O.U. em ) e 23 (publicada no D.O.U. em ) do Ministério da Educação. Esclareceu-se ao TCU que por força do programa de financiamento estudantil FIES dispôs o artigo 7º da Lei 10260/2001 que a União estaria autorizada a emitir títulos da dívida pública em favor do FIES, os quais seriam representados por certificados de emissão do Tesouro Nacional (par. 1º), autorizando-se a utilização em pagamento dos créditos securitizados (art. 8º). Os certificados em questão seriam destinados pelo Fies exclusivamente ao pagamento às mantenedoras de instituições de ensino dos encargos educacionais financiados (art.9º). Essa seria a forma como chegam às mantenedoras a contrapartida econômica pelos serviços educacionais que prestam. Nos estritos contornos da legislação de regência (art. 10º) tais certificados:... serão utilizados para pagamento das contribuições sociais previstas nas alíneas a e c do parágrafo único do art. 11 da Lei n o 8.212, de 24 de julho de 1991, bem como das contribuições previstas no art. 3 o da Lei n o , de 16 de março de (Redação dada pela Lei nº , de 2010) (...) 3 o Não havendo débitos de caráter previdenciário, os certificados poderão ser utilizados para o pagamento de quaisquer tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, e respectivos débitos, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, exigíveis ou com exigibilidade suspensa, bem como de multas, de juros e de demais encargos legais incidentes. (Redação dada pela Lei nº , de 2010)

2 Segundo os contornos da legislação de regência, as mantenedoras são remuneradas primeiramente pela possibilidade de mensalmente realizarem a compensação de créditos do Fies retratados nos certificados acima referidos com débitos previdenciários próprios, e sucessivamente com outros débitos tributários administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. Aliado à forma ordinária de contraprestação, o art. 11º da Lei 10260/2001 determinou que a Secretaria do Tesouro Nacional resgatasse os certificados utilizados para quitação dos tributos, sendo que o FIES estaria obrigado a realizar a recompra dos certificados em periodicidade mínima trimestral (art. 13º). Visando outorgar segurança jurídica e maior clareza ao que já dispunha a legislação retro transcrita, o MEC editara a Portaria Normativa nº 15, de 8 de julho de 2011, a qual possuía anteriormente à edição da Portaria 23, de 2014, a seguinte redação: Art. 33. Os Certificados Financeiros do Tesouro Série E (CFT-E) destinados ao pagamento dos encargos educacionais deverão ser emitidos e disponibilizados às entidades mantenedoras em conta individualizada de subcustódia mantida em sistema próprio do agente operador, a partir do mês imediatamente subseqüente à formalização do contrato de financiamento e de seus termos aditivos pelos agentes financeiros do Fies. Parágrafo único. O prazo de que trata o caput deste artigo condiciona-se ao recebimento, pelo agente operador, dos contratos e termos aditivos encaminhados pelo agente financeiro até o dia 20 de cada mês, ressalvados os instrumentos contratuais que exigirem correção após a conclusão do processo de validação pelo agente operador. A Portaria 23, de 2014, acima referida, alterou o disposto no artigo 33, nos seguintes termos: Art. 2º A Portaria Normativa MEC nº 15, de 8 de julho de 2011, passa a vigorar com a seguinte alteração: "Art º O prazo de que trata o caput deste artigo condiciona-se ao recebimento, pelo agente operador, dos contratos e termos aditivos encaminhados pelo agente financeiro até o dia 20 de cada mês, ressalvados os instrumentos contratuais que exigirem correção após a conclusão do processo de validação pelo agente operador.

3 2º As entidades mantenedoras com número igual ou superior a (vinte mil) matrículas financiadas pelo Fies terão a emissão e disponibilização de que trata o caput efetuadas em até 8 (oito) parcelas anuais. 3º As parcelas de que trata o parágrafo anterior terão intervalo mínimo de 45 (quarenta e cinco) dias entre cada parcela e abrangerá um único mês de competência de encargos educacionais a cada emissão. 4º As datas previstas para emissão serão divulgadas no Sisfies, conforme Programação de Repasses de CFT-E. 5º Para fins da apuração do número de matriculas de que trata o parágrafo segundo serão consideradas todas as instituições de ensino superior vinculadas a uma mesma entidade mantenedora e todas as entidades mantenedoras vinculadas a um mesmo grupo controlador, observadas as informações constantes do Sisfies e do Cadastro e-mec de Instituições e Cursos Superiores do Ministério da Educação, dentre outras de livre acesso ao agente operador do Fies. Art. 50-A O intervalo mínimo entre as parcelas de que trata o 3º do Art. 33 desta Portaria, no exercício de 2015, será de 40 (quarenta) dias nas emissões referentes ao primeiro semestre e de 45 (quarenta e cinco) dias nas emissões referentes ao segundo semestre." (NR) A limitação expressa nos 2º e 3º da Portaria Normativa MEC n 15/2011, com redação conferida pela Portaria Normativa MEC nº 23/2014 pode ser visualizada através da simples análise do calendário de emissão de CFT-Es divulgado pelo FIES para o ano de 2015: A despeito das instituições de ensino superior prestarem serviços aos alunos beneficiários do FIES durante 12 (doze) meses do ano, receberão a remuneração de somente 08 (oito) meses, postergando-se o pagamento dos outros 04 (quatro) meses remanescentes para data futura, que sequer se encontra prevista em qualquer ato normativo.

4 Ademais, o intervalo de emissão dos CFT-Es será de até 45 (quarenta e cinco) dias, mas referente à remuneração de somente 30 (trinta), ou seja, clara apropriação de receita pertencente às IES. Como se pode observar da Programação de Repasse de CFT-E 2015 referente às mantenedoras com menos de alunos matriculados no FIES, lhes será garantida a emissão e repasse de 12 parcelas mensais dos CFT-Es (tabela abaixo). Para as mantenedoras (ou grupo de mantenedoras com mesmo controle) com ou mais alunos no FIES, por outro lado (tabela acima), somente haverá 08 repasses de títulos anuais: A inexistência de provisão ou contingenciamento das obrigações prorrogadas por força das referidas Portarias no orçamento da União e/ou do Mec e/ou do FNDE violou o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal na esteira de precedentes do TCU (TC /2014-8), no qual se constatou a prática de atrasos e outras irregularidades nos repasses do Governo Federal às instituições financeiras e aos demais entes federados, sem o devido registro de dívida e despesa primária nas estatísticas fiscais, gerando um suposto superávit de crédito. Esclareceu-se que uma forma tradicional de postergar o pagamento de despesas é a criação dos restos a pagar. Como os orçamentos públicos tem periodicidade anual, a

5 despesa pública contratada em um ano, mas que não foi efetivamente paga naquele ano passa a contar do orçamento do exercício seguinte como resto a pagar. Assim quanto mais despesas o governo consegue colocar em restos a pagar, menor o seu desembolso de caixa no ano corrente e, portanto, maior o resultado primário. Essa é a manobra contábil que o Governo Federal vem adotando para o Programa FIES. O Governo Federal promoveu um adiamento dos pagamentos dos contratos do FIES mesmo sabendo que as Instituições de Ensino Superior haviam prestado os serviços aos alunos beneficiários. Anunciaram que apesar das IES prestarem os serviços durante 12 (doze) meses no ano somente receberão a remuneração equivalente a 08 (oito) meses, postergando-se o pagamento dos outros 4 (quatro) meses para uma data futura, não prevista nem determinada em qualquer instrumento normativo. A emissão dos títulos deixou de ser mensal para IES com mais de 20 mil contratos, passando a ser a cada 45 dias, contudo, referindo-se apenas a um período equivalente a 30 dias.como não há previsão nos orçamentos da União, do MEC e do FNDE quanto ao pagamento de tais créditos das IES por serviços educacionais prestados, bem como não há a identificação individualizada na rubrica de Restos a Pagar, as associadas da Federação Interestadual das Escolas Particulares tem um justo receio de que serão vítimas de calote. Denuncia-se que na Lei Orçamentária, rubrica que trata do FIES, tal circunstância estaria evidente, bastando acessar-se os sites: Não obstante as irregularidade acima indicadas ainda denunciou-se ao Tribunal de Contas o atraso injustificado, com a consequente mora no repasse de CFT-e por parte do FNDE e MEC conforme seu próprio cronograma, independentemente do número de alunos. Finalmente, a denúncia esclarece que mesmo os CFT-e emitidos estariam com valores claramente inferiores aos valores aos quais as IES fariam jus, tendo em vista o fato de que além de não considerarem os alunos em aditamento preliminar (excluídos da base) e os que não conseguiram completar o processo por problemas no SISFIES, o MEC/FNDE ainda teria efetivado a leitura e emissão no mês de fevereiro, e não posteriormente, quando um grande contingente de alunos finalmente conseguiu concluir o processo de aditamento (obstado por esses mesmos órgãos). Tal

6 circunstancia reduziu substancialmente os valores de CFT-e que deveriam ser repassados às instituições de ensino superior com mais de vinte mil alunos financiados pelo Fies. A denúncia ainda esclarece que o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal possui previsão específica sobre restos a pagar, asseverando que é vedado ao titular do Poder ou órgão referido no art. 20, nos últimos dois quadrimestres de seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. Atenciosamente, Fonte: FENEP Data: 15 de agosto

LEI Nº , DE 14 DE JANEIRO DE 2010

LEI Nº , DE 14 DE JANEIRO DE 2010 CÂMARA DOS DEPUTADOS Centro de Documentação e Informação LEI Nº 12.202, DE 14 DE JANEIRO DE 2010 Altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do

Leia mais

Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior e dá outras providências.

Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Medida Provisória n 2.094-28, de 13 de junho de 2001 Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO RETIFICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO RETIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO RETIFICAÇÃO Na Portaria Normativa nº 19, de 31 de outubro de 2012, publicada no DOU nº 212, de 1º 11-2012, Seção 1, página 31, leia-se: Art. 11. A Portaria Normativa

Leia mais

Portaria Mec/Normativa nº 21, de 20 de outubro de 2010

Portaria Mec/Normativa nº 21, de 20 de outubro de 2010 Portaria Mec/Normativa nº 21, de 20 de outubro de 2010 Diário Oficial da União nº 202, de 21 de outubro de 2010 (quinta-feira) Seção 1 Pág. 13/14 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 25, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 25, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 25, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011 (Texto Compilado) Dispõe sobre transferência integral de curso e de instituição de ensino realizada por estudante financiado com

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 28, DE 28 DE DEZEMBRO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 28, DE 28 DE DEZEMBRO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 28, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a suspensão temporária da utilização de financiamento concedido com recursos do Fundo de Financiamento

Leia mais

FIES SOBRE O FIES. O que é o FIES?

FIES SOBRE O FIES. O que é o FIES? SOBRE O FIES O que é o FIES? O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes

Leia mais

PORTARIA Nº 161, DE 6 DE MARÇO DE 2013

PORTARIA Nº 161, DE 6 DE MARÇO DE 2013 PORTARIA Nº 161, DE 6 DE MARÇO DE 2013 Dispõe sobre o Fundo de Financiamento Estudantil, na modalidade de educação profissional e tecnológica. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, INTERINO, no uso da atribuição

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 17, DE 12 DE AGOSTO DE 2016 Dispõe sobre a ocupação de vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil Fies referente ao segundo

Leia mais

ATUALIZADA EM 29/12/2014

ATUALIZADA EM 29/12/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 25, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011 Dispõe sobre transferência integral de curso e de instituição de ensino realizada por estudante financiado

Leia mais

PORTARIA MPAS Nº 2.346, DE 10 DE JULHO DE Dispõe sobre a concessão do Certificado de Regularidade Previdenciária.

PORTARIA MPAS Nº 2.346, DE 10 DE JULHO DE Dispõe sobre a concessão do Certificado de Regularidade Previdenciária. PORTARIA MPAS Nº 2.346, DE 10 DE JULHO DE 2001 Publicada no DOU de 12.07.2001 Atualizada até 27.01.2005 Dispõe sobre a concessão do Certificado de Regularidade Previdenciária. O MINISTRO DE ESTADO DA PREVIDÊNCIA

Leia mais

6º ENCONTRO SOBRE CERTIFICAÇÃO E RENOVAÇÃO DOS CERTIFICADOS DE FILANTROPIA NO BRASIL

6º ENCONTRO SOBRE CERTIFICAÇÃO E RENOVAÇÃO DOS CERTIFICADOS DE FILANTROPIA NO BRASIL 6º ENCONTRO SOBRE CERTIFICAÇÃO E RENOVAÇÃO DOS CERTIFICADOS DE FILANTROPIA NO BRASIL Reflexões sobre os riscos de oferta de bolsas de estudos e descontos como forma de suprir a demanda perdida com oferta

Leia mais

Portaria MEC nº 161, de 6 de março de 2013.

Portaria MEC nº 161, de 6 de março de 2013. Portaria MEC nº 161, de 6 de março de 2013. Diário Oficial da União nº 45, de 7 de março de 2013 (quinta-feira) Seção 1 Pág. 9 Ministério da Educação PORTARIA Nº 161, DE 6 DE MARÇO DE 2013 Dispõe sobre

Leia mais

RESTOS A PAGAR. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado

RESTOS A PAGAR. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado RESTOS A PAGAR Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado CONCEITO Consideram-se restos a pagar as despesas empenhadas e não pagas até o dia 31 de dezembro (Lei 4.320/1964, art. 36) Pertencem ao exercício financeiro

Leia mais

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 26, DE 5 DE JUNHO DE 2018

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 26, DE 5 DE JUNHO DE 2018 Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 26, DE 5 DE JUNHO DE 2018 Dispõe sobre o estabelecimento dos indicadores de desempenho

Leia mais

Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011

Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011 Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011 DOU de 17.10.2011 Dispõe sobre procedimentos fiscais dispensados aos consórcios constituídos nos termos dos arts. 278 e 279 da Lei nº 6.404, de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 03/08/2015 15:47:59 Ato: Portaria Normativa 10/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 31 DE JULHO DE 2015 Altera dispositivos das Portarias Normativas MEC nº 1, de 22 de janeiro de 2010,

Leia mais

Siglas deste documento:

Siglas deste documento: O Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC) possui 13 itens a serem observados para a efetivação de uma transferência voluntária. Veja adiante a legislação relativa a cada

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Estágios da Receita e Despesa Professor Sergio Barata MCASP 7ª Edição Parte I PCO No setor público, o regime orçamentário reconhece a despesa orçamentária no exercício

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PORTARIA Nº 6, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PORTARIA Nº 6, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PORTARIA Nº 6, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017 Estabelece as normas e procedimentos para o encerramento do exercício financeiro

Leia mais

MANIFESTAÇÃO CONCLUSIVA DO CONTROLE INTERNO

MANIFESTAÇÃO CONCLUSIVA DO CONTROLE INTERNO 3.0.0.6 Pág.: 1/6 Nome da Entidade: CNPJ: 87613485000177 ORGÃO Nº: 63200 Código de Barras do RGF que originou o Relatório: 31602013085682765 (Modelo 9) Possui RPPS? Sim Forma de Organização? Fundo Responsável

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL Nº de 23/11/2009

DIÁRIO OFICIAL Nº de 23/11/2009 DIÁRIO OFICIAL Nº. 31550 de 23/11/2009 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 06 DE 17 DE NOVEMBRO DE 2009 Número de Publicação: 45269 O Defensor Público Geral no uso das atribuições que lhe confere o Art. 8º, da Lei

Leia mais

LEI Nº , DE 12 DE JULHO DE 2001

LEI Nº , DE 12 DE JULHO DE 2001 LEI Nº 10.260, DE 12 DE JULHO DE 2001 Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 1º DE SETEMBRO DE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 1º DE SETEMBRO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 1º DE SETEMBRO DE 2017 Dispõe sobre a ocupação de vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil

Leia mais

ATUALIZADA EM 12/12/2013

ATUALIZADA EM 12/12/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO Nº 30, DE 5 DE JULHO DE 2013 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Constituição Federal de 1988, Título VIII, Capítulo

Leia mais

LEI Nº , DE 12 DE JULHO DE 2001

LEI Nº , DE 12 DE JULHO DE 2001 LEI Nº 10.260, DE 12 DE JULHO DE 2001 Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta

Leia mais

Altera a Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Simples Nacional.

Altera a Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Simples Nacional. Altera a Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Simples Nacional. O COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL, no uso das competências que lhe conferem a Lei Complementar nº 123, de

Leia mais

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS. Claudia Meucci Andreatini UNIP Universidade Paulista Seminário ABMES 05 de julho de 2016

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS. Claudia Meucci Andreatini UNIP Universidade Paulista Seminário ABMES 05 de julho de 2016 FINANCIAMENTO ESTUDANTIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS Claudia Meucci Andreatini UNIP Universidade Paulista Seminário ABMES 05 de julho de 2016 Distribuição de vagas do FIES 2010 a 1º/2016 2010 até 2015/1

Leia mais

REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 501-D, DE 2010 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 15 DE 2010

REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 501-D, DE 2010 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 15 DE 2010 REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 501-D, DE 2010 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 15 DE 2010 Dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios,

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE AGUAS DE CHAPECO AUDIÊNCIA PÚBLICA DE AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 1º QUADRIMESTRE/2017

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE AGUAS DE CHAPECO AUDIÊNCIA PÚBLICA DE AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 1º QUADRIMESTRE/2017 ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE AGUAS DE CHAPECO AUDIÊNCIA PÚBLICA DE AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 1º QUADRIMESTRE/2017 EXIGÊNCIA LEGAL Lei Complementar n 101, de 04 de Maio de 2000,

Leia mais

Ofício nº 449 (SF) Brasília, em 30 de abril de Senhor Primeiro-Secretário,

Ofício nº 449 (SF) Brasília, em 30 de abril de Senhor Primeiro-Secretário, Ofício nº 449 (SF) Brasília, em 30 de abril de 2015. A Sua Excelência o Senhor Deputado Beto Mansur Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Assunto: Emendas do Senado ao Projeto de Lei da Câmara. Senhor

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 179, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 179, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 179, DE 2015 Altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior, para estabelecer critérios qualitativos

Leia mais

DOU 30/06/ SEÇÃO 1 PÁGINA 101

DOU 30/06/ SEÇÃO 1 PÁGINA 101 DOU 30/06/2017 - SEÇÃO 1 PÁGINA 101 RESOLUÇÃO No - 790, DE 28 DE JUNHO DE 2017 Disciplina o pagamento do Abono Salarial referente ao exercício de 2017/2018. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao

Leia mais

LEI 1440/2008 Dispõe sobre as DIRETRIZES para elaboração do ORÇAMENTO do Município de Mangueirinha, para o EXERCÍCIO DE 2009 e dá outras providências.

LEI 1440/2008 Dispõe sobre as DIRETRIZES para elaboração do ORÇAMENTO do Município de Mangueirinha, para o EXERCÍCIO DE 2009 e dá outras providências. LEI 1440/2008 Dispõe sobre as DIRETRIZES para elaboração do ORÇAMENTO do Município de Mangueirinha, para o EXERCÍCIO DE 2009 e dá outras providências. Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LC nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 2 Professor Sergio Barata 2 o O refinanciamento da dívida pública constará separadamente na lei orçamentária

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 526, DE 2016

SENADO FEDERAL COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 526, DE 2016 SENADO FEDERAL COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 526, DE 2016 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 159, de 2015 (nº 74, de 2015, na Câmara dos Deputados). A Comissão Diretora

Leia mais

ANÁLISE DAS CONTAS DE GOVERNO REGRAS DE FINAL DE MANDATO

ANÁLISE DAS CONTAS DE GOVERNO REGRAS DE FINAL DE MANDATO ANÁLISE DAS CONTAS DE GOVERNO REGRAS DE FINAL DE MANDATO COMPETÊNCIAS DO TCE EMISSÃO DE PARECER PRÉVIO LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL DESPESAS COM PESSOAL A LRF prevê a nulidade do ato que resulte aumento

Leia mais

FIES Mudanças para Análise das Resoluções e Implicações para as Instituições de Ensino Superior

FIES Mudanças para Análise das Resoluções e Implicações para as Instituições de Ensino Superior FIES Mudanças para 2018 Análise das Resoluções e Implicações para as Instituições de Ensino Superior FIES RISCO ZERO, CUSTO ZERO Visão Geral Atendimento às recomendações e determinações do Tribunal de

Leia mais

Lei de Compensação do Estado de Goiás

Lei de Compensação do Estado de Goiás Lei de Compensação do Estado de Goiás Lei Ass. Leg. - GO 15.316/05 - Lei ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS nº 15.316 de 05.08.2005 DOE-GO: 11.08.2005 Revoga a Lei nº 13.646/00, que dispõe sobre

Leia mais

EDITAL DE ADITAMENTO FIES - 2º SEMESTRE 2017

EDITAL DE ADITAMENTO FIES - 2º SEMESTRE 2017 EDITAL DE ADITAMENTO FIES - 2º SEMESTRE 2017 1. DO PROGRAMA O Instituto de Ensino Superior de Contagem Ltda., entidade mantenedora da Faculdade de Direito de Contagem - FDCON, por meio da Comissão Permanente

Leia mais

ARTIGO 65 DA LEI Nº , DE 11 DE JUNHO DE Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial ARTIGO 65

ARTIGO 65 DA LEI Nº , DE 11 DE JUNHO DE Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial ARTIGO 65 ARTIGO 65 LEI Nº 12.249, DE 11 DE JUNHO DE 2010 Art. 65. Poderão ser pagos ou parcelados, em até 180 (cento e oitenta) meses, nas condições desta Lei, os débitos administrados pelas autarquias e fundações

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 475, DE 21 DE MAIO DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 475, DE 21 DE MAIO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 475, DE 21 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre a ocupação de vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil Fies referente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 475, DE 21 DE MAIO DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 475, DE 21 DE MAIO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 475, DE 21 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre a ocupação de vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies referente

Leia mais

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), no uso das competências que lhe

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), no uso das competências que lhe 1 RESOLUÇÃO CGSN Nº 092, de 18/11/2011 Publicado no Diário Oficial da União em 22/11/2011 Dispõe sobre o parcelamento dos débitos tributários apurados no Simples Nacional. O Comitê Gestor do Simples Nacional

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 5, DE 14 DE MARÇO DE 2013

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 5, DE 14 DE MARÇO DE 2013 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 5, DE 14 DE MARÇO DE 2013 Altera as Portarias Normativas MEC nº 1, de 22 de janeiro de 2010; nº 23, de 10 de novembro de 2011; nº 25, de 22 de dezembro de 2011;

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador RESOLUÇÃO Nº 430, DE 2 DE JUNHO DE 2005

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador RESOLUÇÃO Nº 430, DE 2 DE JUNHO DE 2005 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador RESOLUÇÃO Nº 430, DE 2 DE JUNHO DE 2005 Disciplina o pagamento do Abono Salarial referente ao exercício de 2005/2006.

Leia mais

1º O saldo devedor consolidado, na forma do caput, será utilizado exclusivamente para fins de apuração do valor correspondente à parcela mensal fixa

1º O saldo devedor consolidado, na forma do caput, será utilizado exclusivamente para fins de apuração do valor correspondente à parcela mensal fixa PORTARIA NORMATIVA No 4, DE 2 DE MARÇO DE 2011 Regulamenta o inciso I do art. 6º-B da Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, incluído pela Lei nº 12.202, de 14 de janeiro de 2010. O MINISTRO DE ESTADO

Leia mais

Rio de Janeiro, 12 de dezembro de Of. Circ. Nº 308/17

Rio de Janeiro, 12 de dezembro de Of. Circ. Nº 308/17 Of. Circ. Nº 308/17 Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2017. Assunto: Prestação das informações para fins de consolidação dos débitos no Programa de Regularização Tributária (PRT), instituído pela Medida

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Programação Orçamentária e Financeira Parte 3 Professor Sergio Barata 4) (FGV - Analista Administrativo - TJ/SC - 2015) As operações extraorçamentárias não são incluídas

Leia mais

LEI N 6.365, DE 30 DE MAIO DE (DOM de )

LEI N 6.365, DE 30 DE MAIO DE (DOM de ) LEI N 6.365, DE 30 DE MAIO DE 2018 (DOM de 01.06.2018) Institui programa de incentivo à quitação de créditos tributários de devedores em falência, recuperação judicial, insolvência civil ou risco de insolvência

Leia mais

Tributos e Contribuições Federais Previdenciária - PGFN regulamenta o Programa Especial de Regularização Tributária Pert

Tributos e Contribuições Federais Previdenciária - PGFN regulamenta o Programa Especial de Regularização Tributária Pert Publicada em 30.06.2017-09:21 Tributos e Contribuições Federais Previdenciária - PGFN regulamenta o Programa Especial de Regularização Tributária Pert O Programa Especial de Regularização Tributária (Pert),

Leia mais

Portaria Mec/Normativa nº 15, de 8 de julho de 2011

Portaria Mec/Normativa nº 15, de 8 de julho de 2011 Portaria Mec/Normativa nº 15, de 8 de julho de 2011 Diário Oficial da União nº 131, de 11 de julho de 2011 (segunda-feira) Seção 1 Pág. 28/29/30 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA

Leia mais

s ~ GOVERNO DO ESTADO DESAO PAULO

s ~ GOVERNO DO ESTADO DESAO PAULO ~ ~ s ~ GOVERNO DO ESTADO DESAO PAULO ~ SECRETARIA DA CULTURA ~ Gabinete do Secretário ~ ~fl~4f t~ Processo SC no 146223/2014 Contrato de Gestão n 0112014 3 TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE GESTÃO N

Leia mais

Comunicado ao Mercado

Comunicado ao Mercado Comunicado ao Mercado Recife, 6 de janeiro de 2016, a Ser Educacional (BM&FBOVESPA SEER3, Bloomberg SEER3:BZ e Reuters SEER3.SA), um dos maiores grupos privados de educação do Brasil e líder nas regiões

Leia mais

FIES. 1 - Dados cadastrais da mantenedora Dados da mantenedora: Mantenedora: FUNDACAO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS

FIES. 1 - Dados cadastrais da mantenedora Dados da mantenedora: Mantenedora: FUNDACAO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Diretoria de Políticas e Programas de Graduação - Dipes Fundo de Financiamento Estudantil FIES Termo de Participação Proposta de Oferta

Leia mais

CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 26, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2012 Dispõe sobre os procedimentos para oferta de bolsas e seleção de bolsistas de que trata o Programa de Estímulo

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 6, DE 8 DE MARÇO DE 2017

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 6, DE 8 DE MARÇO DE 2017 Diário Oficial da União Seção 1 Edição Número 47, páginas 28 e 29, quinta-feira, de 9 de março de 2017 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 6, DE 8 DE MARÇO DE 2017 Dispõe sobre a ocupação de vagas

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS DO SUL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS DO SUL ANEXO ÚNICO PLANO DE TRABALHO DO CONTROLE INTERNO PARA O EXERCÍCIO DE 2013 MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Acompanhar a aplicação pelo Município do mínimo Constitucional de 25% dos recursos recebidos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPARICA - BA. Terça-feira 15 de Janeiro de 2019 Ano III Edição n 08 Caderno 03

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPARICA - BA. Terça-feira 15 de Janeiro de 2019 Ano III Edição n 08 Caderno 03 DIÁRIO OFICIAL - BA Terça-feira 15 de Janeiro de 2019 Ano III Edição n 08 Caderno 03 Esta edição encontra-se disponível no site www.diariooficialba.com.br e garantido sua autenticidade por certificado

Leia mais

Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 69, DE 12 DE JULHO DE 2017

Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 69, DE 12 DE JULHO DE 2017 Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 69, DE 12 DE JULHO DE 2017 PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - FIES O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 69, DE 12 DE JULHO DE 2017 PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL FIES O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL. Esse município. temautonomia. Índice do diário. Publicações de Atos Oficiais. Câmara Municipal de Miguel Calmon.

DIÁRIO OFICIAL. Esse município. temautonomia. Índice do diário. Publicações de Atos Oficiais. Câmara Municipal de Miguel Calmon. Câmara Municipal de Miguel Calmon Páginas: 06 Segunda-Feira Índice do diário Atos Oficiais Lei - Nº 569/2017 Lei - Nº 570/2017 Esse município temautonomia Diário Oficial Publicações de Atos Oficiais Página

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrativos Fiscais Prof. Cláudio Alves RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal LRF, concernente às

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2017

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2017 RESOLUÇÃO Nº 7, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2017 Dispõe sobre a regulamentação para concessão de financiamentos com recursos advindos dos fundos de desenvolvimento, fundos constitucionais, BNDES e outras receitas

Leia mais

FIES. 1 - Dados cadastrais da mantenedora Dados da mantenedora: Mantenedora: FUNDACAO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS

FIES. 1 - Dados cadastrais da mantenedora Dados da mantenedora: Mantenedora: FUNDACAO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Diretoria de Políticas e Programas de Graduação - Dipes Fundo de Financiamento Estudantil FIES Termo de Participação Proposta de Oferta

Leia mais

BRASÍLIA Complexo Brasil XXI SH Sul Quadra 06, Conj. A, Bloco C, 12º andar Tel. (5561)

BRASÍLIA Complexo Brasil XXI SH Sul Quadra 06, Conj. A, Bloco C, 12º andar Tel. (5561) SÃO PAULO Rua Dona Maria Paula, 123, 19º andar Ed. Main Offices Tel. (5511) 3105-7823 smda@dobler.com.br BRASÍLIA Complexo Brasil XXI SH Sul Quadra 06, Conj. A, Bloco C, 12º andar Tel. (5561) 3035-7823

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Página 1 de 9 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 64, DE 16 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE DE 2016 A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, SUBSTITUTA, no uso da atribuição que lhe confere

Leia mais

PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE DE 2016

PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE DE 2016 20/06/2016 09:58:23 Ato: Edital 64/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE DE 2016 EDITAL Nº 64, DE 16 DE JUNHO DE 2016 A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR,

Leia mais

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI N o 10.028, DE 19 DE OUTUBRO DE 2000. Altera o Decreto-Lei n o 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, a Lei n o 1.079, de 10 de abril de 1950, e o Decreto-Lei n o 201, de 27 de fevereiro de

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Obrigações fiscais Prof. Bruno Valente Lei 9.430/96 legislação tributária federal Lei nº 8.212/91 Código Tributário Nacional - CTN Sempre que o recolhimento das contribuições previdenciárias

Leia mais

Edição Número 217 de 13/11/2015 Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior EDITAL Nº 33, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015

Edição Número 217 de 13/11/2015 Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior EDITAL Nº 33, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015 Edição Número 217 de 13/11/2015 Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior EDITAL Nº 33, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE

Leia mais

Prefeitura Municipal de Glória publica:

Prefeitura Municipal de Glória publica: Prefeitura Municipal de Glória 1 Terça-feira Ano Nº 963 Prefeitura Municipal de Glória publica: Decreto Nº 04, de 18 de Janeiro de 2018 - Aprova a Programação da Execução Financeira dos órgãos, entidades

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 85, DE 4 DE SETEMBRO DE 2017 FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - FIES PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 780, DE 19 DE MAIO DE 2017.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 780, DE 19 DE MAIO DE 2017. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 780, DE 19 DE MAIO DE 2017. Institui o Programa de Regularização de Débitos não Tributários junto às autarquias e fundações públicas federais e à Procuradoria-Geral Federal e dá outras

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 81, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 Diário Oficial da União

Leia mais

DECRETO 6.003, DE 28 DE DEZEMBRO DE

DECRETO 6.003, DE 28 DE DEZEMBRO DE DECRETO 6.003, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2006 Regulamenta a arrecadação, a fiscalização e a cobrança da contribuição social do salário-educação, a que se referem o art. 212, 5º, da Constituição, e as Leis 9.424,

Leia mais

Categoria Administrativa: Pessoa Jurídica de Direito Privado - Com fins lucrativos - Sociedade Civil

Categoria Administrativa: Pessoa Jurídica de Direito Privado - Com fins lucrativos - Sociedade Civil Ministério da Educação MEC Secretaria de Educação Superior SESu Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior DPPES Fundo de Financiamento Estudantil FIES Programa de Financiamento Estudantil

Leia mais

PREFEITURA JUNHO/ Informativo - Edição 06

PREFEITURA JUNHO/ Informativo - Edição 06 PREFEITURA JUNHO/2019 - Informativo - Edição 06 PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até o 5º dia útil Efetuar o pagamento dos salários, relativos ao mês vencido, aos servidores celetistas.

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais IRPJ Parte XII. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais IRPJ Parte XII. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais IRPJ Parte XII Prof. Marcello Leal 1 Conceito de Lucro Líquido Art. 248. O lucro líquido do período de apuração é a soma algébrica do lucro operacional (Capítulo V),

Leia mais

-Transparência da Gestão Fiscal

-Transparência da Gestão Fiscal DIREITO FINANCEIRO Fiscalização, Controle Interno e Externo da Execução Orçamentária e Tribunal de Contas Controle da execução orçamentária Parte - 1 Prof. Thamiris Felizardo -Transparência da Gestão Fiscal

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES JANEIRO/2017

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES JANEIRO/2017 CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES JANEIRO/2017 Tempo real (Primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil) Liberar informações sobrea execução orçamentária e financeira Até dia 6 Tornar disponível na

Leia mais

EDITAL Nº 45, DE 28 DE ABRIL DE 2016 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2016

EDITAL Nº 45, DE 28 DE ABRIL DE 2016 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2016 Edição Número 81 de 29/04/2016 Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior EDITAL Nº 45, DE 28 DE ABRIL DE 2016 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI PROCESSO SELETIVO - SEGUNDO SEMESTRE DE

Leia mais

PREFEITURA. JULHO/ Informativo - Edição 07.

PREFEITURA. JULHO/ Informativo - Edição 07. PREFEITURA JULHO/2019 - Informativo - Edição 07 PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 02/07 Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de maio de 2019 (balancetes isolados e

Leia mais

Resolução Ad Referendum nº. 002/2017 Conselho Superior de Administração da Sociedade Educacional Caxiense - SOEDUCA

Resolução Ad Referendum nº. 002/2017 Conselho Superior de Administração da Sociedade Educacional Caxiense - SOEDUCA Resolução Ad Referendum nº. 002/2017 Conselho Superior de Administração da Sociedade Educacional Caxiense - SOEDUCA Ementa:Dispõe sobre a disponibilidade de vagas do Programa CRED FAI para os alunos que

Leia mais

Guia para comprovação de investimentos FINEP Inovacred

Guia para comprovação de investimentos FINEP Inovacred Guia para comprovação de investimentos FINEP Inovacred 1 2 4 5 Introdução Acompanhamento na Fase de Análise ETAPA 1 Comprovação Financeira ETAPA 2 Comprovação Física ETAPA Comprovação Jurídica ETAPA 4

Leia mais

F I E S FINANCIAMENTO

F I E S FINANCIAMENTO F I E S FINANCIAMENTO ESTUDANTIL RELATÓRIO DE GESTÃO EXERCÍCIO 2002 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL FEVEREIRO/2003 Sumário 1. Apresentação...4 2. Execução do Programa...4 2.1.Origem dos Recursos...4 2.2.Descentralização

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 30/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 30/2018 ANO XXIX - 2018-4ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 30/2018 ASSUNTOS CONTÁBEIS PROVISÃO DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO - ASPECTOS CONTÁBEIS... Pág. 417 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA DECLARAÇÃO

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO N o 3.112, DE 6 DE JULHO DE 1999. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o inciso IV do art. 84 da

Leia mais

DECRETO Nº 3.112, DE 6 DE JULHO DE 1999.

DECRETO Nº 3.112, DE 6 DE JULHO DE 1999. DECRETO Nº 3.112, DE 6 DE JULHO DE 1999. Atualizada até 16/07/2009 Dispõe sobre a regulamentação da Lei nº 9.796, de 5 de maio de 1999, que versa sobre compensação financeira entre o Regime Geral de Previdência

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO SEGURO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO SEGURO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO SEGURO AVENIDA DOS NAVEGANTES, Nº 260-2º PISO CENTRO C.N.P.J. : 13.635.016/0001-12 DECRETO Nº 2866, DE 04 DE MAIO DE 2009. Aprova a Programação da Execução Financeira dos

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 94, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 94, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016 EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 94, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016 Altera o art. 100 da Constituição Federal, para dispor sobre o regime de pagamento de débitos públicos decorrentes de condenações judiciais; e acrescenta

Leia mais

CONSELHO CURADOR DO FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO

CONSELHO CURADOR DO FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO CONSELHO CURADOR DO FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO RESOLUÇÃO Nº 392, DE 6 DE JUNHO DE 2002 Altera a Resolução n.º 289, de 30 de junho de 1998, e dá outras providências O PRESIDENTE DO CONSELHO CURADOR

Leia mais

PROUNI - Impostos e Contribuições - Isenção às Empresas que Aderirem - Disposições

PROUNI - Impostos e Contribuições - Isenção às Empresas que Aderirem - Disposições PROUNI Impostos e Contribuições Isenção às Empresas que Aderirem Disposições INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB nº 1.394/2013DOU: 13.09.2013 Dispõe sobre a isenção do Imposto sobre a Renda e de contribuições aplicável

Leia mais

PREFEITURA. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior

PREFEITURA. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior JANEIRO/2019 - Informativo - Edição 01 PREFEITURA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até o 5º dia útil Efetuar o pagamento dos salários, relativos ao mês vencido, aos servidores celetistas.

Leia mais

A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM:

A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM: A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM: PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 30 DE ABRIL DE 2010(FIES), com alterações

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIJINGUE C.N.P.J: /

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIJINGUE C.N.P.J: / DECRETO FINANCEIRO Nº 002, DE 02 DE JANEIRO DE 2019. Dispõe sobre a Programação Financeira do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social dos órgãos e fundos do Município de Quijingue, para o exercício financeiro

Leia mais