Regimento Escolar. Manual da Família e do Aluno 2015 Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio 1. HORÁRIO DAS AULAS ANO CURSO. PERÍODOMan- HORÁRIO

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Regimento Escolar. Manual da Família e do Aluno 2015 Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio 1. HORÁRIO DAS AULAS ANO CURSO. PERÍODOMan- HORÁRIO"

Transcrição

1 Manual da Família e do Aluno 2015 Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio As regras e orientações deste manual se aplicam aos alunos, pais ou responsáveis com importantes informações que deverão ser validadas por todos e é parte integrante do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. 1. HORÁRIO DAS AULAS CURSO Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio ANO Todos 1º ao 3º ano 6º ao 9º ano 4º e 5º ano 4º e 5º ano 1º ao 3º ano PERÍODOMan- Manhã Tarde Manhã Tarde Manhã Tarde Manhã HORÁRIO 7h40 às 12h10 13h40 às 18h10 7h40 às 12h10 13h40 às 18h10 7h40 às 12h10 (segunda, quinta e sexta-feira) 7h40 às 13h10 (terça e quarta-feira) 13h40 às 18h10 (segunda, quinta e sexta-feira) 12h40 às 18h10 (terça e quarta-feira) 7h00 às 13h10 (segunda, terça e quarta-feira) 7h00 às 12h20 (quinta e sexta-feira) O aluno deverá chegar à Escola pelo menos cinco minutos antes do início das aulas, após o término das aulas haverá tolerância de 15 minutos para permanência dentro de suas dependências, exceto para os alunos que forem participar de atividades extracurriculares. Se necessitar retirar o aluno antes do término das aulas, o pai ou responsável deverá fazer a solicitação por escrito, ou pessoalmente na Secretaria da Escola. Não é permitida a entrada de pais, familiares ou acompanhantes nas dependências da Escola, sem a devida autorização.

2 Solicitamos aos pais ou responsáveis que, ao se aproximarem da Escola, não estacionem em fila dupla, dirigindo o veículo com o máximo de atenção. Respeitem as orientações dos colaboradores que comandam o embarque e desembarque dos alunos. Eles estão ali para auxiliá-los. 2. UNIFORME Para acesso à Escola, inclusive no uso da biblioteca para pesquisa o aluno deverá estar devidamente uniformizado. Deverão ainda, ser utilizados os uniformes específicos para atividades extracurriculares. Não é permitido o uso de camisetas comemorativas, chinelos, sandálias e tamancos. Solicitamos aos pais ou responsáveis colocarem a identificação do aluno no uniforme. O aluno que desrespeitar o uso correto do uniforme será punido conforme o, podendo ser impedido de frequentar as aulas. Fazem parte do uniforme escolar: camiseta manga curta, longa ou regata; saia shorts, bermuda, calça capri, moletom, tactel, blusão tactel e moletom. Será permitido durante o inverno a utilização de touca, cachecol e outros tipos de blusas deverão ser usadas por baixo da camiseta da Escola. Os uniformes poderão ser adquiridos no departamento específico da nossa Unidade Escolar (segunda a sexta-feira das 7h00 às 18h30). 3. AGENDA ESCOLAR A agenda é um meio de comunicação entre a Escola e a Família. Por esta razão seu uso é obrigatório. O aluno deverá trazê-la diariamente para serem registrados avisos, tarefas, justificativas de ausências, material e uniforme. Os pais devem verificá-la diariamente.

3 4. AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR Educação Infantil A avaliação é o resultado de um acompanhamento constante do desenvolvimento do aluno nos aspectos socioafetivo, psicomotor, lógico-matemático, linguístico e cognitivo. Esta avaliação é formalizada através da ficha de avaliação do desempenho escolar entregue aos pais ou responsáveis trimestralmente nas reuniões. 1º ao 9º ano Ensino Fundamental e Ensino Médio A avaliação é contínua e cumulativa realizada através de vários instrumentos ao longo de cada trimestre, quantificada em uma nota que será a média trimestral divulgada no Boletim Escolar. As médias trimestrais são expressas em notas de 0 (zero) a 10 (dez) com variações de 0,5 (meio) em 0,5 (meio) ponto. No Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano nas disciplinas de Música, Ed. Física, Inglês, Espanhol e Artes, a avaliação será por meio da participação e frequência nas aulas, portanto, estas disciplinas não terão notas. Composição de notas por disciplinas: Em cada trimestre, serão atribuídos até 100 pontos na seguinte conformidade: a. 10 (dez) pontos considerando a avaliação dissertativa dos alunos aplicada pela Coordenação Pedagógica; b. 60 (sessenta) pontos distribuídos pelas avaliações no trimestre aplicadas pelo professor; c. 15 (quinze) pontos relativos ao desenvolvimento de projetos multidisciplinar e/ou interdisciplinar; d. 15 (quinze) pontos atribuídos pela realização de trabalhos em salas de aula e extraclasse.

4 O boletim, tarefas, datas e conteúdo das avaliações e outras informações podem ser consultados na área do aluno serviços online no site da Escola acessado por login e senha individual (disponível na Secretaria da Escola). Estará promovido o aluno que obtiver média final igual ou superior a 6 (seis). Terá direito aos exames finais o aluno que obtiver média final inferior a 6 (seis) em até cinco disciplinas. Será considerado retido, sem direito ao exame final, o aluno que obtiver média final inferior a 6 (seis) em mais de cinco disciplinas. Vejamos um exemplo. Notas obtidas por um aluno em uma determinada disciplina: Trimestre Nota Peso Pontos Total 1º 5, º 5, º 6, pontos dividido por 4 = 5,5 Média Final = 5,5 Neste caso o aluno será encaminhado para Conselho de Classe, que poderá deliberar pela promoção ou exame final. Supondo que este aluno realizou o exame final obtendo nota 6,5. Então ele terá 5,5 (média final) + 6,5 = 12 dividido por 2 = 6,0 Resultado: PROMOVIDO. Se o aluno realizar o(s) exame(s) e obtiver média inferior a 6 (seis) em até três disciplinas, será Promovido com Dependências (DP), e em mais de três será considerado R e ti d o. NÃO SE APLICA A PROGRESSÃO PARCIAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 9º ANO). 5. FREQUÊNCIA O controle de frequência é realizado por chamada na sala de aula e registrado no diário de classe virtual (online via Web) e enviadas a Secretaria da Escola trimestralmente.

5 6. AVALIAÇÕES SUBSTITUTIVAS (4 AO 9 ANO E ENSINO MÉDIO) São autorizadas provas substitutivas por trimestre, mediante requerimento a ser entregue pelo aluno, com anuência do pai ou responsável, na Secretaria da Escola. As avaliações poderão ser dissertativas e com conteúdo cumulativo. O requerimento somente estará disponível na Secretaria da Escola 03 (três) dias antes da realização das provas. As datas das provas estão previamente definidas no Calendário Escolar, disponível na agenda e site da Escola. Não serão aceitos requerimentos no dia de aplicação das provas. Os valores das provas serão informados pela Secretaria da Escola. Estarão isentos os alunos que apresentarem documentos que justifiquem sua ausência, ex.: Atestado Médico, Obrigação Militar, etc. 7. ALUNO COM PP. (PROGRESSÃO PARCIAL) EM 2014 De acordo com as normas da Escola () os alunos com PP (Progressão Parcial), deverão frequentar as aulas no período diverso e/ou apresentar um trabalho por trimestre específico da Matéria em que ficou com dependência, sendo que este trabalho deverá ser composto de acordo com os seguintes itens: Capa (contendo nome da escola, disciplina, nome do aluno e o ano letivo); Folha de Rosto (título do trabalho e nome do professor que solicitou); Introdução (uma breve apresentação do que será abordado no trabalho); Desenvolvimento (corpo do trabalho, o texto que foi pesquisado referente ao assunto abordado); Conclusão (o que acrescentou ao aluno e em que o trabalho contribuiu para o aprendizado com a pesquisa realizada).

6 8. ATENDIMENTO AOS PAIS Será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00, pela Coordenação Pedagógica. 9. NORMAS DISCIPLINARES É obrigatório o uso do uniforme escolar completo por parte do aluno, bem como a aquisição de todo o material escolar individual solicitado. É proibido em qualquer dependência da Escola o uso de garrafas de vidro, comer nas salas de aula, laboratórios e biblioteca. O uso de aparelhos celulares ou eletrônicos é proibido durante as atividades pedagógicas. Em caso de utilização indevida, o aparelho será retirado do aluno e devolvido ao pai ou responsável. Não é permitido que o aluno permaneça fora da sala no horário de aula. Durante o intervalo o aluno deverá dirigir-se ao pátio, sendo proibida a sua permanência nos corredores ou salas. Somente serão permitidas comemorações de aniversário para Educação Infantil e 1º ao 5º ano, com bolo, refrigerante ou suco, desde que previamente comunicadas à professora. A Escola não fornece a terceiros o endereço, telefone ou outros dados pessoais dos alunos, pais ou responsáveis. A Escola não se responsabiliza pela guarda e consequente indenização, decorrente do extravio, perda, perecimento ou danos causados a quaisquer objetos eventualmente levados ao estabelecimento pelo aluno, pais e responsáveis e/ou seus acompanhantes, tais como: aparelhos eletroeletrônicos, telefones celulares, peças de vestuário ou adornos. A Escola será indenizada pelo pai ou responsável por qualquer dano ou prejuízo material e/ou moral que este, o aluno e/ou seus acompanhantes venham causar. Nos horários de entrada e saída do período de aulas os alunos deverão permanecer no pátio, sendo proibida a sua permanência nas ruas, calçadas e imediações da Escola.

7 10. ADVERTÊNCIAS E PENALIDADES O comportamento inadequado do aluno em qualquer atividade proposta pela Escola, inclusive extracurricular e passeios, poderá gerar as seguintes punições: comunicação verbal e/ou escrita, advertência escrita encaminhada aos pais para ciência, bem como, suspensão de todas ou parte das atividades escolares e até mesmo transferência compulsória. O aluno deverá conviver respeitosa e harmoniosamente com os colegas, funcionários e demais participantes de seu processo educativo. A agressão física é passível de punição rigorosa. Conforme a gravidade do comportamento inadequado do aluno, a transferência compulsória poderá ser aplicada independente de outras punições e em qualquer época do ano, nos termos do. As normas e orientações previstas neste manual se aplicam igualmente ao comportamento do aluno verificado nas ruas, calçadas e imediações da Escola. 11. CONSERVAÇÃO E LIMPEZA O aluno deverá colaborar com a ordem e limpeza dos ambientes escolares mantendo as carteiras na posição que as encontraram e descartando o lixo nas lixeiras. 12. SECRETARIA E ADMINISTRAÇÃO O horário de atendimento da Secretaria / Administração da Escola é de segunda a sexta-feira das 7h00 às 18h00. As solicitações de documentos deverão ser feitas na Secretaria da Escola pelos pais ou responsáveis. Os valores para emissão de segunda via e outros serviços deverão ser consultados na Secretaria. O prazo de entrega dos documentos é de no máximo 30 (trinta) dias.

8 13. BIBLIOTECA Rua Otelo Augusto Ribeiro, 579 Guaianazes São Paulo / SP A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira da 7h40 às 18h10 para consultas, pesquisas, grupo de estudo e elaboração de trabalhos que necessitam do uso de computadores e internet. 14. LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA O Laboratório de Informática funciona de segunda a sexta-feira das 7h40 às 18h10 e é utilizado como recurso pedagógico durante as aulas, associado as disciplinas, como suporte e aprofundamento dos conteúdos curriculares. 15. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES São oferecidas aos alunos atividades esportivas e culturais adequadas a faixa etária, tais como: Balé, Dança, Futsal e Taekwondo, em período diverso a que estudam. Os pais ou responsáveis deverão fazer a inscrição na Secretaria da Escola. Essas aulas serão semanais e o aluno deverá comparecer com o uniforme específico, disponível na Unidade Escolar. Os pais ou responsáveis não estão autorizados permanecer nos locais das atividades. Informamos que não é permitida a permanência do aluno nas dependências da Escola entre os períodos de aula e atividade extracurricular. Somente será formado o grupo se atingir no mínimo 15 (quinze) alunos. 16. MATERIAIS DIDÁTICOS (SISTEMA OBJETIVO DE ENSINO) De uso obrigatório e deverá ser adquirido na Escola até o início do ano letivo. 17. SEGURANÇA NO COLÉGIO Visando maior segurança, a Escola implantou sistema de câmeras, para zelar pela integridade física e/ou moral da comunidade escolar.

9 18. SERVIÇO DE TRANSPORTE ESCOLAR Serviços terceirizados, atendendo diversas regiões com veículos e condutores habilitados junto aos órgãos competentes. 19. LOCAÇÃO DE ARMÁRIOS (4 AO 9 ANO E ENSINO MÉDIO) Com objetivo de proporcionar mais conforto e praticidade aos alunos, a Escola firmou parceria com a GLOBALBOX, empresa especializada em locação de armários pessoais, destinado à guarda de livros, cadernos, materiais esportivos e acessórios. Os interessados devem acessar o site ou entrar em contato pelos telefones (11) / (11)

M.A.P.A ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano)

M.A.P.A ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) M.A.P.A. 2015 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física

Leia mais

M.A.P.A ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado

M.A.P.A ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado M.A.P.A. 2014 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado Descrição O Ensino Médio Integrado é o projeto do COC em que os conteúdos programáticos do Ensino Médio são trabalhados

Leia mais

Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I

Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I Buscando a plena qualidade no processo ensino-aprendizagem e possibilitando um melhor acompanhamento da vida escolar de seus filhos, procuramos especificar

Leia mais

M.A.P.A ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado

M.A.P.A ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado M.A.P.A. 2015 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado Descrição O Ensino Médio Integrado é o projeto do COC em que os conteúdos programáticos do Ensino Médio são trabalhados

Leia mais

Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil

Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil Buscando a plena qualidade no processo ensino-aprendizagem e possibilitando um melhor acompanhamento da vida escolar de seus filhos, procuramos especificar

Leia mais

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS. Terceirão

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS. Terceirão M.A.P.A. 2016 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS Descrição Terceirão Terceirão é a denominação que o COC utiliza, há mais de 30 anos, para a terceira série do Ensino Médio Integrado, em que todos os conteúdos

Leia mais

CALENDÁRIO Início das Férias 11 a 22 - Capacitação Pedagógica 25 - Retorno às aulas

CALENDÁRIO Início das Férias 11 a 22 - Capacitação Pedagógica 25 - Retorno às aulas CALENDÁRIO 2016 Janeiro Fevereiro Março Abril 01 - Confraternização Universal 28 e 29 - Capacitação Pedagógica Ed. Infantil e E.F. I 01 - Início das aulas / 1º trimestre 08 e 09 - Carnaval 10 - Feriado

Leia mais

Colégio Nomelini Cirandinha Código Disciplinar e de Conduta

Colégio Nomelini Cirandinha Código Disciplinar e de Conduta Colégio Nomelini Cirandinha Código Disciplinar e de Conduta Versão de 09.10.14 Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Sumário Sumário 1. Pontualidade... 2 2 Uso do Uniforme... 3 3 Saída Antecipada...

Leia mais

PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS DO 8º e 9º ANOS 15/02/2017

PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS DO 8º e 9º ANOS 15/02/2017 COMUNICADO 13/2017 OBJETIVOS DA REUNIÃO PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS DO 8º e 9º S 15/02/2017 Orientações sobre o trabalho pedagógico e a rotina escolar de 2017. Estabelecimento de parceria Escola-Família.

Leia mais

Horários e atrasos. Os atendimentos financeiro-administrativos ocorrerão somente nos horários: de 8h às 11h, de 14h às 16h30 e de 17h30 às 18h30.

Horários e atrasos. Os atendimentos financeiro-administrativos ocorrerão somente nos horários: de 8h às 11h, de 14h às 16h30 e de 17h30 às 18h30. Horários e atrasos Os atendimentos financeiro-administrativos ocorrerão somente nos horários: de 8h às 11h, de 14h às 16h30 e de 17h30 às 18h30. Já os atendimentos com a Coordenação pedagógica e com as

Leia mais

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE AUTOMAÇÃO E MODELAGEM DE SISTEMAS /01

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE AUTOMAÇÃO E MODELAGEM DE SISTEMAS /01 NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE AUTOMAÇÃO E MODELAGEM DE SISTEMAS 2016.1/01 QUANTO A MISSÃO DO LADAMS Art.01º A missão do LADAMS é oferecer aos alunos infraestrutura de suporte à execução

Leia mais

Orientações Gerais para Família/Aluno

Orientações Gerais para Família/Aluno 1 São Luís Guanella Rogai por nós. www.emdp.com.br Orientações Gerais para Família/Aluno 2 Apresentação Querido Aluno, É com muito carinho que recebemos você em nossa Escola. Iniciamos um novo ano com

Leia mais

ESCOLA CONSTRUTIVA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL REGULAMENTO ESCOLAR 2017

ESCOLA CONSTRUTIVA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL REGULAMENTO ESCOLAR 2017 ESCOLA CONSTRUTIVA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL REGULAMENTO ESCOLAR 2017 1 A Escola funciona de 2ª (segunda-feira) a 6ª (sexta-feira), nos seguintes horários: Secretaria da Escola Manhã: das

Leia mais

Efetivação da Rematrícula para o ano de a 12/12

Efetivação da Rematrícula para o ano de a 12/12 São Paulo, 19 de Novembro de 2015. Circular nº 001/15 Aos Pais e Alunos do Colégio Elias Zarzur Assunto: Encerramento das atividades / 2015 Senhores Pais, Estamos chegando ao final do ano letivo e julgamos

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 2013

MANUAL DO ALUNO 2013 MANUAL DO ALUNO 2013 Caro aluno, Todo local que frequentamos, assim como em qualquer grupo social, há regras que permitem e facilitam a convivência. O objetivo deste Manual é que você conheça nossas rotinas

Leia mais

Matrículas 2017 MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PRÓPRIO EU C

Matrículas 2017 MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PRÓPRIO EU C Matrículas 2017 MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PRÓPRIO ORAÇÃO DE JE SUS EU C LIC www.liceucoracaodejesus.com.br (11) 3221-3622 #VemSerLiceu São Paulo, 12 de setembro de 2016. Prezados pais e responsáveis, A

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Programa Sabin+Esportes&Cultura

Orientações gerais para as famílias. Programa Sabin+Esportes&Cultura Programa Sabin+Esportes&Cultura Prezados Pais, A fim de iniciar com tranquilidade o novo ano letivo, solicitamos que verifiquem a inscrição dos seus filhos no Programa Sabin+Esportes&Cultura. Observem,

Leia mais

GUIA DO EDUCANDO 1. ABERTURA E FECHAMENTO DOS PORTÕES/ ENTRADA E SAÍDA DO ESTUDANTE

GUIA DO EDUCANDO 1. ABERTURA E FECHAMENTO DOS PORTÕES/ ENTRADA E SAÍDA DO ESTUDANTE GUIA DO EDUCANDO 1. ABERTURA E FECHAMENTO DOS PORTÕES/ ENTRADA E SAÍDA DO ESTUDANTE No turno matutino, os portões são abertos às 7h10 e fechados às 7h30. No turno vespertino, os portões são abertos às

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 2016 O amor é o eterno fundamento da educação Pestalozzi

REUNIÃO DE PAIS 2016 O amor é o eterno fundamento da educação Pestalozzi REUNIÃO DE PAIS 2016 O amor é o eterno fundamento da educação Pestalozzi Direção: Maxilane Santos da Silva Letieri Coordenação Pedagógica Educação Infantil: Reni Alves da Silva Coordenação Pedagógica Ensino

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING 30 ANOS Fundação: 23 de fevereiro de 1981 NORMAS DE CONVIVÊNCIA ENSINO FUNDAMENTAL I

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING 30 ANOS Fundação: 23 de fevereiro de 1981 NORMAS DE CONVIVÊNCIA ENSINO FUNDAMENTAL I COLÉGIO ALEXANDER FLEMING 30 ANOS Fundação: 23 de fevereiro de 1981 NORMAS DE CONVIVÊNCIA ENSINO FUNDAMENTAL I CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO Direção Administrativa: Vítor Hugo Bordignon Direção Pedagógica:

Leia mais

COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS RJ

COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS RJ COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS RJ INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANO LETIVO DE 2015) 1 Horários Entrada: 7h e 10 minutos Saída: 11h e 55 min (cinco aulas) e 12h e 45 min (seis

Leia mais

COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS - RJ INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (ANO LETIVO DE 2015)

COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS - RJ INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (ANO LETIVO DE 2015) COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS - RJ INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (ANO LETIVO DE 2015) 1 Horários: Manhã (entrada): 7h e 10 min/saída: 12h e 45 min 2ª série na 2ª feira/saída: 13h e

Leia mais

Estando sempre com ele, poderão eliminar as dúvidas que, porventura venham a ocorrer.

Estando sempre com ele, poderão eliminar as dúvidas que, porventura venham a ocorrer. Srs. Pais Através deste manual, os senhores terão informações importantes sobre o funcionamento da nossa escola, instruções sobre horários, atrasos, faltas e orientações referentes ao comportamento de

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2 Em cada trimestre o aluno será avaliado através dos seguintes instrumentos: 1. AVALIAÇÃO FORMATIVA (AVF) Consiste na avaliação

Leia mais

1ª Reunião dos Responsáveis com a Direção Geral CAMPUS CENTRO

1ª Reunião dos Responsáveis com a Direção Geral CAMPUS CENTRO 2017 1ª Reunião dos Responsáveis com a Direção Geral CAMPUS CENTRO Direção do Campus Diretora Geral: Prof a. Andréa Bandeira Diretora Administrativa: Valéria Guterres Diretora Pedagógica: Prof a. Mirna

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

REGULAMENTO DAS PROVAS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA REGULAMENTO DAS PROVAS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA I. DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º As Provas de Proficiência em Língua Estrangeira (PROLE) são um projeto de extensão mantido pelos docentes do Departamento

Leia mais

MANUAL DA FAMÍLIA E DO ALUNO

MANUAL DA FAMÍLIA E DO ALUNO 1 MANUAL DA FAMÍLIA E DO ALUNO - 2017 As regras e orientações deste manual se aplicam aos alunos, pais ou responsáveis, com importantes informações que deverão ser observadas por todos. 1. HISTÓRIA DO

Leia mais

HORÁRIO DAS AULAS. * O horário da saída dos alunos deve ser obedecido, salvo em casos excepcionais. SAÍDA DO ALUNO DO COLÉGIO

HORÁRIO DAS AULAS. * O horário da saída dos alunos deve ser obedecido, salvo em casos excepcionais. SAÍDA DO ALUNO DO COLÉGIO O Mediterrâneo Kids, prepara a criança para atuar no presente e futuro, de forma ativa e participativa, estimulando-a e acreditando sempre que ela é capaz, sem exigir dela um esforço maior do que ela pode

Leia mais

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2016

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2016 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início das avaliações e que não a deixem sem assinar a lista, que

Leia mais

Sistema Anglo de Ensino Aula dada/aula estudada

Sistema Anglo de Ensino Aula dada/aula estudada Sistema Anglo de Ensino Aula dada/aula estudada Coleção de Inglês do Fund. II GOT IT da OXFORD Projeto de Vida Material da OPEE Sistema Anglo de Ensino Material Bienal - 1ºs e 2ºs Anos Revisanglo 3ºs Anos

Leia mais

Regulamento para inscrição na 11ª Semana da Música de Ouro Branco

Regulamento para inscrição na 11ª Semana da Música de Ouro Branco Regulamento para inscrição na 11ª Semana da Música de Ouro Branco 1. Inscrições e seleção 1.1 Para efetuar a inscrições para a 11ª Semana da Música de Ouro Branco, o candidato deverá acessar o site www.semanadamusica.com;

Leia mais

NORMAS PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA É DISPONIBILIZADO AO ALUNO NÃO É PERMITIDO AO ALUNO

NORMAS PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA É DISPONIBILIZADO AO ALUNO NÃO É PERMITIDO AO ALUNO NORMAS PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA Para o bom funcionamento da escola e para formação dos valores necessários para o desenvolvimento de nossa sociedade, esperamos que nosso aluno: - Respeite os princípios

Leia mais

Informações importantes para o início do ano de 2013

Informações importantes para o início do ano de 2013 Informações importantes para o início do ano de 2013 Início das Aulas 31.01.2013 Horário das Aulas Das 7h45min às 12h15min Reunião de Pais (Reunião de início de ano para pais novos e antigos) Reunião de

Leia mais

ORIENTAÇÕES E NORMAS DE CONVIVÊNCIA 2017

ORIENTAÇÕES E NORMAS DE CONVIVÊNCIA 2017 ORIENTAÇÕES E NORMAS DE CONVIVÊNCIA 2017... As normas, os regulamentos, as decisões, as ações e a relação estabelecida entre os membros da comunidade educativa transparecem os valores que pregamos. Educamos

Leia mais

REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2015/2016 COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS

REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2015/2016 COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2015/2016 A Sra. Iduína Mont'Alverne Braun Chaves do Colégio Universitário Professor Geraldo Achilles dos Reis COLUNI/UFF, mantido pela Universidade Federal Fluminense.

Leia mais

MANUAL DO ALUNO ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO MÉDIO Criciúma/SC

MANUAL DO ALUNO ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO MÉDIO Criciúma/SC MANUAL DO ALUNO ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO MÉDIO 2016 Criciúma/SC Prezados pais e estudantes, O Manual do Aluno tem o objetivo de normatizar a convivência escolar. Como espaço social, a escola precisa estabelecer

Leia mais

O Centro Educacional JK espera de seus alunos:

O Centro Educacional JK espera de seus alunos: 2015 Caros Alunos, Este documento apresenta informações importantes relativas às questões institucionais que visam o bom relacionamento entre a Escola, Pais e Alunos O Centro Educacional JK espera de seus

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 02/02/ Apresentação da professora. 2-Identificar todo material do aluno:

REUNIÃO DE PAIS 02/02/ Apresentação da professora. 2-Identificar todo material do aluno: REUNIÃO DE PAIS 02/02/2013 1- Apresentação da professora 2-Identificar todo material do aluno: Encapar e identificar com o nome do aluno o material que deverá trazer diariamente. Marcar data de entrega

Leia mais

Normas e Orientações Gerais

Normas e Orientações Gerais Normas e Orientações Gerais I. Horário Ensino Fundamental (do 6.º ao 9.º ano) 1. Os horários de entrada e de saída devem ser respeitados, pois criar o hábito de ser pontual é importante para a vida social

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO DA UFU CAMPUS PONTAL. Manhã Tarde Noite

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO DA UFU CAMPUS PONTAL. Manhã Tarde Noite MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRO-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROEX PONTAL- SETOR DE EXTENSÃO,CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DA ACADEMIA DE

Leia mais

MANUAL DA EMPRESA JÚNIOR DA UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO LÍDERES JR.

MANUAL DA EMPRESA JÚNIOR DA UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO LÍDERES JR. CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E SOCIAIS APLICADAS MANUAL DA EMPRESA JÚNIOR DA UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO LÍDERES JR. BAURU APRESENTAÇÃO Neste manual encontram-se as informações gerais da Empresa Júnior,

Leia mais

Objetivos e filosofia

Objetivos e filosofia Objetivos e filosofia Através de sua atuação educacional e pedagógica, o CCJ visa participar efetiva e ativamente na formação de seus alunos, provendo-lhes, com o máximo de qualidade e dedicação, a educação,

Leia mais

Resumo dos Principais Pontos do Regimento, do Calendário, do Plano Escolar e da Matriz Curricular do Ensino Fundamental Ciclo I

Resumo dos Principais Pontos do Regimento, do Calendário, do Plano Escolar e da Matriz Curricular do Ensino Fundamental Ciclo I Resumo dos Principais Pontos do Regimento, do Calendário, do Plano Escolar e da Matriz Curricular do Ensino Fundamental Ciclo I 1. ENTRADA DOS ALUNOS NA ESCOLA O(a) aluno(a) deverá estar na escola no horário

Leia mais

Normas do Colégio: O uso de uniforme é obrigatório para todos, camiseta, calça ou bermuda e tênis (proibido o uso de sandálias e chinelos, devido a

Normas do Colégio: O uso de uniforme é obrigatório para todos, camiseta, calça ou bermuda e tênis (proibido o uso de sandálias e chinelos, devido a PROPOSTA PEDAGÓGICA Desenvolver no aluno o pleno domínio da leitura, escrita e do cálculo, tornando-o capaz de analisar, interpretar e mudar a realidade, por meio de projetos pedagógicos e atividades artísticas

Leia mais

10 anos. Análise e Desenvolvimento de Sistemas BOAS VINDAS. Prof. Me. Rebecca Bignardi Arambasic. São Paulo, 01 de Agosto de 2016

10 anos. Análise e Desenvolvimento de Sistemas BOAS VINDAS. Prof. Me. Rebecca Bignardi Arambasic. São Paulo, 01 de Agosto de 2016 10 anos Análise e Desenvolvimento de Sistemas BOAS VINDAS Prof. Me. Rebecca Bignardi Arambasic São Paulo, 01 de Agosto de 2016 AGENDA PROGRAMÁTICA Segundo Semestre de 2016 Calendário e Horário de Aulas

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Direito de Ribeirão Preto Biblioteca REGULAMENTO

Universidade de São Paulo Faculdade de Direito de Ribeirão Preto Biblioteca REGULAMENTO Universidade de São Paulo Faculdade de Direito de Ribeirão Preto Biblioteca REGULAMENTO 1. Horário de Funcionamento - Período letivo: segunda a sexta-feira: 8-22h e sábados: 9-13h (sábados próximos à feriados

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS 2015 REGIME DISCIPLINAR DISCENTE DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS APROVAÇÃO RECUPERAÇÃO REPROVAÇÃO SEGUNDA CHAMADA DE AVALIAÇÕES REVISÃO DOS RESULTADOS ELOIZA

Leia mais

REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM

REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM TUPÃ/SP 2016 SUMÁRIO I DOS OBJETIVOS DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM II DAS DISPOSIÇÕES GERAIS III DO FUNCIONAMENTO IV DOS DIREITOS E DEVERES DOS

Leia mais

INFORMAÇÕES 2014 ENSINO MÉDIO

INFORMAÇÕES 2014 ENSINO MÉDIO Osasco, 27 de janeiro de 2014. Comunicado n.º 03 HORÁRIOS DAS AULAS INFORMAÇÕES 2014 ENSINO MÉDIO A pontualidade é essencial à formação do aluno e ao bom aproveitamento escolar. Ele deve estar no colégio,

Leia mais

REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM

REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM 2015 I. DOS OBJETIVOS DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM 1. Auxiliar o aluno na introdução das práticas experimentais das disciplinas específicas de

Leia mais

MANUAL DA FAMÍLIA. Este manual visa orientar os pais/responsáveis e alunos quantos às NORMAS E PROCEDIMENTOS DO IBE. MISSÃO DA INSTITUIÇÃO

MANUAL DA FAMÍLIA. Este manual visa orientar os pais/responsáveis e alunos quantos às NORMAS E PROCEDIMENTOS DO IBE. MISSÃO DA INSTITUIÇÃO MANUAL DA FAMÍLIA Este manual visa orientar os pais/responsáveis e alunos quantos às NORMAS E PROCEDIMENTOS DO IBE. MISSÃO DA INSTITUIÇÃO Proporcionar condições para que as pessoas aprimorem seus conhecimentos,

Leia mais

MIDI Manual Interno do Discente

MIDI Manual Interno do Discente MIDI Manual Interno do Discente Guiando para o futuro. Estimados alunos, pais e responsáveis, Buscando possibilitar a compreensão do funcionamento e estrutura, o Colégio BJ apresenta à comunidade escolar

Leia mais

Normas e Orientações Gerais

Normas e Orientações Gerais Normas e Orientações Gerais Ensino Fundamental I (do 2º ao 5º ano) I. Horário 1. Os Horários de entrada e de saída devem ser rigorosamente respeitados, pois formar o hábito da pontualidade é importante

Leia mais

3 - DISCIPLINA 4- PARTICIPÃO NAS AULAS E ENVOLVIMENTO COM OS ESTUDOS 1 - PONTUALIDADE E ASSIDUIDADE 2- UNIFORME

3 - DISCIPLINA 4- PARTICIPÃO NAS AULAS E ENVOLVIMENTO COM OS ESTUDOS 1 - PONTUALIDADE E ASSIDUIDADE 2- UNIFORME 1 - PONTUALIDADE E ASSIDUIDADE O aluno deve estar na sala de aula antes do início da primeira aula. Qualquer situação que provoque o atraso para a primeira aula deverá ser justificado pelo responsável.

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015/CSF

EDITAL Nº 01/2015/CSF EDITAL Nº 01/2015/CSF MATRÍCULA PARA PERÍODO AMPLIADO, EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO - ANO LETIVO DE 2016 A Diretora do Colégio Sagrada Família, mantido pela Sociedade Divina Providência,

Leia mais

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo Nelson Mandela

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo Nelson Mandela COLÉGIO COLÉGIO CARLOS BRUNETTI Rua Hirovo Kaminobo, 1061 A Itaquera São Paulo SP CEP 08260-160 Fone-Fax.: 2521-6086 www.ccbrunetti.com.br São Paulo, 29 de janeiro de 2016. Circular: 001/2016 Assunto:

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

Guia de Orientação da Rotina Escolar

Guia de Orientação da Rotina Escolar Guia de Orientação 1 GUIA DE ORIENTAÇÃO DA ROTINA ESCOLAR A escola é um ambiente público e coletivo que conta com a colaboração de todos para a construção de uma comunidade escolar autônoma e organizada.

Leia mais

GUIA DO ALUNO 2012 ENSINO FUNDAMENTAL 2º AO 5º ANO

GUIA DO ALUNO 2012 ENSINO FUNDAMENTAL 2º AO 5º ANO GUIA DO ALUNO 2012 ENSINO FUNDAMENTAL 2º AO 5º ANO I. PROPOSTA PEDAGÓGICA Desenvolve as habilidades cognitiva, social, emocional, cultural e espiritual da criança, preparando-a para o exercício da cidadania,

Leia mais

Ensino Fundamental 1 a 5 ano. Educação Infantil. Currículo. Currículo. Horário de 2ª a 6ª feira. Horário de 2ª a 6ª feira. Calendário Escolar

Ensino Fundamental 1 a 5 ano. Educação Infantil. Currículo. Currículo. Horário de 2ª a 6ª feira. Horário de 2ª a 6ª feira. Calendário Escolar Currículo Educação Infantil Disciplina Maternal Grupo I Grupo II Diferentes Linguagens X X X Pensamento Lógico Matemático X X X Natureza e Sociedade X X X Movimentos ( Ed. Física ) X X X Arte * X X X Inglês

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Programa Sabin+Esportes&Cultura

Orientações gerais para as famílias. Programa Sabin+Esportes&Cultura 2017 Orientações gerais para as famílias Programa Sabin+Esportes&Cultura Prezados Pais, A fim de iniciar com tranquilidade o novo ano letivo, solicitamos que verifiquem a inscrição dos seus filhos no Programa

Leia mais

NORMAS Na educação, evangelizar. Na missão, formar. No centenário, celebrar.

NORMAS Na educação, evangelizar. Na missão, formar. No centenário, celebrar. NORMAS - 2017 Na educação, evangelizar. Na missão, formar. No centenário, celebrar. Reiteramos nossa alegria em tê-los conosco como parceiros na Educação de seus (suas) filhos (as) e agradecemos a confiança

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE VISITA TÉCNICA

INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE VISITA TÉCNICA INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE VISITA TÉCNICA Orientações aos servidores da UTFPR Câmpus Curitiba com relação aos procedimentos para solicitação de visitas técnicas. O presente documento visa padronizar

Leia mais

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira. ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Médio e Técnico NOTURNO 2016 1 Caro Aluno, Seja bem-vindo! Neste manual, você encontrará informações importantes para o dia-a-dia no colégio: calendário, distribuições

Leia mais

REQUERIMENTO DE MATRÍCULA ALUNOS SORTEADOS PARA INGRESSO NO ANO DE 2016 COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS

REQUERIMENTO DE MATRÍCULA ALUNOS SORTEADOS PARA INGRESSO NO ANO DE 2016 COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS FOTO 3X4 REQUERIMENTO DE MATRÍCULA ALUNOS SORTEADOS PARA INGRESSO NO ANO DE 2016 COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS A Sra. Iduína Mont'Alverne Braun Chaves do Colégio Universitário

Leia mais

Art. 1º o Laboratório de Biodinâmica de ESEF-UPE tem os seguintes objetivos: I - Permitir o desenvolvimento de atividades de pesquisa;

Art. 1º o Laboratório de Biodinâmica de ESEF-UPE tem os seguintes objetivos: I - Permitir o desenvolvimento de atividades de pesquisa; RESOLUÇÃO DO CGAA-ESEF Nº 03/2011. EMENTA: Normatiza a utilização do Laboratório de Biodinâmica de ESEF-UPE. O Conselho de Gestão Acadêmica e Administrativa da Escola Superior de Educação Física da Universidade

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL 1 (1º AO 5º ANO)

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL 1 (1º AO 5º ANO) EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL 1 (1º AO 5º ANO) OREINTAÇÕES PARA A FAMÍLIA E O ALUNO 2015 Horário das aulas: HORÁRIOS EDUCAÇÃO INFANTIL (Maternal, Infantil 1, Infantil 2, Infantil 3) ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

RESOLUÇÃO CRCMG Nº 352, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO CRCMG Nº 352, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 RESOLUÇÃO CRCMG Nº 352, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 Estabelece o Regulamento dos cursos presenciais e a distância realizados pelo CRCMG. O PLENÁRIO DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE MINAS GERAIS,

Leia mais

AULA INAUGURAL EAD 2015

AULA INAUGURAL EAD 2015 AULA INAUGURAL EAD 2015 Universalização do Conhecimento EaD Educação a Distância Conforto; Comodidade; Disciplina; Comprometimento. Tecnologia PREFEITURAS Convênio entre o Instituto Federal de Educação,

Leia mais

NORMAS PARA O ALUNO DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3ª ANO DO ENSINO MÉDIO

NORMAS PARA O ALUNO DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3ª ANO DO ENSINO MÉDIO NORMAS PARA O ALUNO DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3ª ANO DO ENSINO MÉDIO A vida em comunidade supõe um comportamento baseado em valores assumidos e vividos em família e na Escola. As ações individuais

Leia mais

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR...4 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO ) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA ) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR...4 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO ) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA ) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 2 Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR.....4 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO... 4 3) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA... 5 4) SISTEMA DE AVALIAÇÃO... 5 4.1 Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/ CEFID

RESOLUÇÃO Nº 01/ CEFID RESOLUÇÃO Nº 01/2014 - CEFID Dispõe sobre as normas de funcionamento da Academia-Escola Dolermi Inês Gomes Bastiani. O Presidente do Conselho de Centro - CONCEFID do Centro do Ciencias da Saúde e Esporte

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I EQUIPE PEDAGÓGICA Dionéia Menin da Silva Oliveira - Coordenadora - dioneia@albertsabin.com.br Andréa Ferreira Silva - Assistente de Coordenação - asilva@albertsabin.com.br

Leia mais

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR Reunião de apresentação Ensino Médio I- Filosofia da Instituição Saber, Honra e Disciplina o Construção do saber integral com disciplina e honra; o O lema saber, honra e disciplina

Leia mais

Laboratório de Informática e Processamento Digital de Imagens Curso Superior de Tecnologia em Radiologia

Laboratório de Informática e Processamento Digital de Imagens Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Laboratório de Informática e Processamento Digital de Imagens Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Janeiro de 2016 EXPEDIENTE Presidente Antônio de Almeida Lago Filho Diretor de Ensino Médico Iure

Leia mais

ENTREGA DOS RESULTADOS DE 2016

ENTREGA DOS RESULTADOS DE 2016 Belo Horizonte, 23 de novembro de 2016. É preciso que você se proponha a avançar cada vez mais e em coisas mais perfeitas. - Santo Antonio Maria Zaccaria Ilmos. Srs. Pais e/ou Responsáveis Prezados Senhores

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 54-CEPE/UNICENTRO, DE 22 DE JUNHO DE 2009. Aprova o Regulamento interno para o funcionamento e utilização da Academia- Escola de Musculação do Campus de Irati, da UNICENTRO. O VICE-REITOR,

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I 2017 Orientações gerais para as famílias Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I Orientações gerais para as famílias EQUIPE PEDAGÓGICA coord01@albertsabin.com.br Dionéia Menin - Coordenadora

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA 2017

EDITAL DE MATRÍCULA 2017 EDITAL DE MATRÍCULA 2017 A Diretora do Colégio Nossa Senhora das Mercês, mantido pela Casa Nossa Senhora das Mercês CNPJ 15.147.481/0001-30 com sede na Av. Sete de Setembro, 1105 Mercês Salvador - BA,

Leia mais

REGULAMENTO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL FACULDADES ESEFAP

REGULAMENTO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL FACULDADES ESEFAP REGULAMENTO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL FACULDADES ESEFAP Tupã, SP 2016 REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL Define as normas internas de utilização do Laboratório de Avaliação

Leia mais

NORMA Nº 001, de 11 de julho de 2013.

NORMA Nº 001, de 11 de julho de 2013. NORMA Nº 001 de 11 de julho de 2013. Estabelece Normas Referentes à Avaliação do Rendimento Escolar dos alunos do Curso de Medicina O COLEGIADO DO CURSO DE MEDICINA DO CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU DA

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DO CURSO DE DIREITO. Título I Do Núcleo de Monografia

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DO CURSO DE DIREITO. Título I Do Núcleo de Monografia REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DO CURSO DE DIREITO Este regulamento destina-se a normatizar as atividades relacionadas com o Projeto de Monografia e a Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em

Leia mais

REGIMENTO ESCOLAR HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

REGIMENTO ESCOLAR HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO REGIMENTO ESCOLAR O regimento escolar regulamenta o funcionamento do colégio e estabelece normas que facilitam o relacionamento colégio, pais e/ou responsáveis, educadores e alunos. É importante que a

Leia mais

ANEXO I REGIMENTO INTERNO COLÉGIO TOP GUN ANO 2017

ANEXO I REGIMENTO INTERNO COLÉGIO TOP GUN ANO 2017 ANEXO I REGIMENTO INTERNO COLÉGIO TOP GUN ANO 2017 HORÁRIO DE AULAS UNIDADE MATRIZ MANHÃ TARDE NOITE 1ª aula 7h10 às 8h00 1ª aula 13h25 14h15 1ª aula 18h45 às 19h30 2ª aula 8h00 às 8h50 2ª aula 14h15 15h05

Leia mais

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA ANO LETIVO 2017 EDITAL DE INSCRIÇÃO

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA ANO LETIVO 2017 EDITAL DE INSCRIÇÃO UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA ANO LETIVO 2017 EDITAL DE INSCRIÇÃO A Coordenação do Curso de Medicina da Universidade de São

Leia mais

CÓDIGO DISCIPLINAR E DE CONDUTA DO ALUNO

CÓDIGO DISCIPLINAR E DE CONDUTA DO ALUNO Normas Respeito "Um direito, um dever" Todo homem tem o direito de ser respeitado em suas opiniões, sua crença, seus gostos... da mesma maneira ele deve retribuir esse respeito ao próximo. O respeito norteia

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE MONITORIA

REGULAMENTO GERAL DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ REGULAMENTO GERAL DE MONITORIA FAFIL/FAECO/FAENG Índice Capítulo I Das Finalidades 3 Capítulo II - Das Inscrições dos Alunos 3 Capítulo III - Dos critérios de

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ/DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EDITAL 2017.1 A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Fundação

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO SÃO PAULO BELO HORIZONTE 2017

EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO SÃO PAULO BELO HORIZONTE 2017 EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO SÃO PAULO BELO HORIZONTE 2017 A Diretora do COLÉGIO SÃO PAULO BH, Ir. Lenize de Nazaré Sena de Abreu, no uso de suas atribuições regimentais e

Leia mais

Educação Infantil 2016

Educação Infantil 2016 Educação Infantil 2016 SUMÁRIO 1. Apresentação 2. Parceria família-escola 3. Horários 4. Contato escola-família 5. Uniforme 6. Lanche 7. Ficha de saúde 8. Medicamentos 9. Doenças 10. Aniversários 11. Achados

Leia mais

PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO UNIVERSIDADE PAULISTA

PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO UNIVERSIDADE PAULISTA UNIVERSIDADE PAULISTA PIM Projeto Integrado Multidisciplinar (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO 2013 1 1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO: O PIM, Projeto Integrado Multidisciplinar, é uma atividade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 004/2017 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

REGIMENTO DA DISCIPLINA CE078 LABORATÓRIO DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

REGIMENTO DA DISCIPLINA CE078 LABORATÓRIO DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ REGIMENTO DA DISCIPLINA CE078 LABORATÓRIO DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Os alunos do Curso de Estatística da UFPR regularmente matriculados na disciplina CE078

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR As normas e os procedimentos para a organização do trabalho escolar deverão ser adaptados à faixa etária, elaborados, reavaliados e publicados

Leia mais

Instrução Normativa 04/10 PROGRAD

Instrução Normativa 04/10 PROGRAD Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Instrução Normativa 04/10 PROGRAD

Leia mais

NORMAS E REGIMENTOS Giroflê Giroflá Educação Infantil

NORMAS E REGIMENTOS Giroflê Giroflá Educação Infantil NORMAS E REGIMENTOS Giroflê Giroflá Educação Infantil Expediente Giroflê e Giroflá Educação Infantil Rua Southey, 24/46 - CEP 04276-080 - Ipiranga - São Paulo Fone: (11) 5063-2049 / 5061-1905 - www.giroflegirofla.com.br

Leia mais

Orientações Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Orientações Educação Infantil e Ensino Fundamental I Orientações 2017 Educação Infantil e Ensino Fundamental I Sumário Orientações sobre nosso dia a dia... 5 Saúde e bem-estar... 8 Atividades Especiais... 9 Reuniões...10 Orientações sobre nosso dia a dia

Leia mais

REGULAMENTO PARA FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA IR. IRACEMA FARINA

REGULAMENTO PARA FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA IR. IRACEMA FARINA REGULAMENTO PARA FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA IR. IRACEMA FARINA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - A Biblioteca Ir. Iracema Farina atende alunos, professores, coordenadores, diretores acadêmicos,

Leia mais

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE JUDÔ. BOLETIM OFICIAL FGJ 25/2016 Copa Grêmio Náutico União 110 Anos

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE JUDÔ. BOLETIM OFICIAL FGJ 25/2016 Copa Grêmio Náutico União 110 Anos BOLETIM OFICIAL FGJ 25/2016 Copa Grêmio Náutico União 110 Anos - DIVISÃO PRINCIPAL E ACESSO Data: 07/05/2016 Local: Grêmios Náutico União Endereço: Rua Quintino Bocaiuva, 500 Moinhos de Vento REGULAMENTO

Leia mais

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI Estabelece e regulamenta o processo de avaliação nos Cursos Técnicos de Nível Médio nas formas Integrado e Subsequente

Leia mais