DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-SP"

Transcrição

1 DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-SP A Biblioteca Napoleão de Carvalho esta localizada em um edifício especialmente projetado e construído para a sua instalação, dentro do complexo do campus Francisco Gracioso, em São Paulo. A Biblioteca ESPM-SP juntamente com as Bibliotecas das unidades ESPM RJ e SUL formam o Sistema de Bibliotecas ESPM (SBE). O acervo da Biblioteca está distribuído em 5 (cinco) andares personalizados, além de andares específicos para estudos em grupos e áreas administrativas e de processo técnico. Principais informações: Nome da Biblioteca: Napoleão de Carvalho. Registrada na categoria especializada pelo Ministério da Educação Instituto Nacional do Livro, divisão de biblioteca: Decreto 48902/60 sob o nº , em 10 de maio de Nome do prédio da Biblioteca: Luiz Celso de Piratininga Figueiredo (presidente da ESPM no período de abril de 2007 a outubro de 2009). Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 CEP: Bloco E. Telefones de atendimento: (11) /4573. Fax: (11) Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h30, aos sábados, das 9h às 14h. 1. ACERVO DE LIVROS E PERIO DICOS ACERVO DE LIVROS E PERIO DICOS Quanto ao acervo, a Biblioteca disponibiliza para os cursos de: Administração de Empresas títulos impressos e exemplares; 192 títulos em formato digital; 122 títulos de periódicos. Ciências Sociais e do Consumo títulos impressos e exemplares; 40 títulos em formato digital; 41 títulos de periódicos.

2 Design títulos impressos e 3270 exemplares; 15 títulos em formato digital; 43 títulos de periódicos. Jornalismo 836 títulos impressos e exemplares; 29 títulos em formato digital; 55 títulos de periódicos. Publicidade e Propaganda títulos impressos e exemplares; 20 títulos em formato digital; 133 títulos de periódicos. Relações Internacionais títulos impressos e exemplares; 63 títulos em formato digital; 54 títulos de periódicos. Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão 252 títulos impressos e 992 exemplares; 79 títulos em formato digital; 35 títulos de periódicos; 88 jogos de tabuleiro 58 jogos de cartas. 2. POLI TICA DE ATUALIZAC AÕ DO ACERVO A Biblioteca ESPM-SP atualiza seu acervo de acordo com a sua Politica de Atualização de Acervo, cujos critérios norteiam a seleção, aquisição, desbastamento, preservação e conservação de materiais informacionais. POLI TICA DE ATUALIZAC AÕ DE ACERVO A Biblioteca ESPM-SP tem como missão assegurar o acesso a informação, oferecendo serviços e produtos especializados, acompanhando as transformações tecnológicas e sociais, contribuindo para a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão nas áreas de especialização da ESPM.

3 Este documento e uma ferramenta primordial para que a Biblioteca possa proporcionar a comunidade ESPM um acervo de qualidade, dando suporte adequado às pesquisas acadêmicas e orientando quanto às diretrizes para a tomada de decisão, sendo elas baseadas na missão, na visão e nos valores da ESPM. Todos os critérios desta Política, os quais demandam orientações para a realização de tarefas, estão descritos no Manual de Procedimentos da Gestão do Acervo. OBJETIVO Este documento tem como objetivos: definir as normas para a seleção e aquisição de materiais para o acervo; promover o crescimento racional e equilibrado do acervo; estabelecer as formas de intercâmbio de publicações; determinar os critérios para o desbastamento do acervo; traçar as diretrizes para a avaliação das coleções; direcionar o uso racional dos recursos financeiros; determinar os critérios para a duplicação de títulos; estabelecer as prioridades de aquisição de material. RESPONSABILIDADE Responsabilidades de Seleção A seleção qualitativa de material documental e de responsabilidade do corpo docente, dos chefes e/ou lideres de área, do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante (NDE) dos cursos e dos coordenadores e/ou diretores de curso, havendo a participação do corpo discente, do gestor da Biblioteca e do bibliotecário responsável pela área da Gestão do Acervo. A seleção quantitativa para os cursos de graduação e de responsabilidade da Biblioteca, que segue os critérios de avaliação do Ministério da Educação (INEP-MEC) e as Diretrizes da Pro - Reitoria de Graduação, buscando conceito estabelecido pelos coordenadores e/ou diretores de curso, aprovados pela direção da unidade. A ESPM adota o seguinte padrão para os conceitos mínimos do MEC: cursos novos: conceito 5 em todas as bibliografias; cursos em andamento: conceito 3 para bibliografia básica e conceito 5 para bibliografia complementar e periódicos.

4 A seleção quantitativa para os cursos dos programas de pós-graduação stricto sensu e do coordenador e/ou diretor do programa e dos cursos de pós-graduação lato sensu e do diretor de pós-graduação. Responsabilidades de Aquisição O Manual de Procedimentos de cada unidade indica os responsáveis por cada processo da aquisição. Responsabilidades de Desbastamento O remanejamento e de responsabilidade da Biblioteca. O descarte e de responsabilidade compartilhada. A Biblioteca, considerando os critérios desta Política, seleciona os materiais e os encaminha para a aprovação do coordenador e/ou diretor de curso e validação do diretor da graduação. FORMAÇÃO DE ACERVO O acervo da Biblioteca abrange prioritariamente as áreas de conhecimento dos cursos da ESPM e são compostos pelas seguintes coleções: Referência: dicionários gerais e especializados, estatísticas, enciclopédias, guias, índices, almanaques, atlas, mapas geográficos e históricos, catálogos, anuários, relatórios, boletins, entre outros; Obras gerais: livros que atendam aos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu); Obras raras e especiais: reúnem documentos considerados preciosos em razão de sua importância histórica, literária, cultural e patrimonial; Literatura: romances, poesias, contos, crônicas, biografias; Periódicos: periódicos científicos e de generalidades; Publicações da ESPM: periódicos ou livros que estampem na capa ou folha de rosto o selo da ESPM; Produção cientifica: teses, dissertações, monografias, artigos científicos publicados por docentes e discentes da ESPM e trabalhos de conclusão de curso; Multimeios (VHS, CD-ROM, Blu-Ray, DVD): jogos eletrônicos, filmes, música,

5 softwares e materiais que acompanham livros e revistas; Recursos eletrônicos: periódicos eletrônicos, bases de dados e e-books; Materiais especiais: jogos de tabuleiro e objetos tridimensionais; Documentos avulsos: fascículos avulsos de periódicos que não formem coleção; Folhetos: documentos com menos de 48 folhas; Normas técnicas: conjunto de documentos que fixam padrões reguladores (ABNT, ISO etc.). Não farão parte do acervo os seguintes documentos: documentos arquivísticos; fotocópias de documentos. SELEC AÕ E ATUALIZAC AÕ DO ACERVO O acervo da Biblioteca devera atender, prioritariamente, as bibliografias básica e complementar, em consonância com as Diretrizes da Pro -Reitoria de Graduação, seguindo os seguintes critérios: Seleção Qualitativa Considera os tipos de documentos e títulos a incorporar o acervo a partir dos seguintes critérios: Critérios gerais: qualidade do conteúdo; adequação ao currículo acadêmico e as linhas de pesquisa; adequação ao número e a demanda de usuários; atualidade da obra; custo justificável; condições físicas da obra; autoridade do autor e/ou editor; língua acessível; formatos acessíveis às pessoas com deficiência, atendendo a demandas específicas. Critérios específicos: Trabalhos acadêmicos: todos os trabalhos, em PDF, mediante autorização para publicação (exceto para os cursos de Design e Jornalismo, que também são depositados em formato impresso ou outros formatos designados pelos coordenadores desses cursos).

6 Dissertações e teses: As dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação da ESPM deverão ser depositadas na Biblioteca em PDF e impressos, mediante autorização para publicação. E-books: melhor modelo de negócio em relação ao custo x benefício; acesso simultâneo e 24 x 7 para atender toda a comunidade acadêmica; conveniência do formato e compatibilização com equipamentos existentes. Periódicos eletrônicos: classificação Qualis e demais índices de impacto; fascículos de periódicos que completem falhas na coleção; periódicos não disponíveis nas bases de dados assinadas pela ESPM. Seleção Quantitativa Serão seguidas as regras dos órgãos regulamentadores, Pró-Reitoria de Graduação e diretorias das unidades. Fontes de seleção: análise de catálogos de editoras e livreiros; sugestões de usuários; bibliografias especializadas; bibliografias dos programas e planos de ensino; diretórios de periódicos; base de dados. AQUISIÇÃO A aquisição dos materiais que compõem o acervo pode ocorrer das seguintes formas: compra; doação; dação; permuta; consórcios; reposição de documentos.

7 Critérios gerais: novos cursos; atualização de cursos; sugestões de aquisição; preferência por publicações em formato eletrônico, obedecendo-se as recomendações das Diretrizes da Pro -Reitoria de Graduação; a existência do material na forma impressa e digital, sendo a forma digital prioritária, desde que o conteúdo seja o mesmo do formato impresso; demanda pelo material; excesso/escassez do material sobre o assunto na coleção. Compra A Biblioteca da ESPM possui recurso orçamentário específico para a aquisição de materiais, previstos em seu planejamento anual e aprovado pela direção da unidade. Havendo necessidade de suprir uma demanda não prevista, são solicitados recursos extraorçamentários. A aquisição e/ou o cancelamento de assinaturas de Bases de Dados e de responsabilidade da Vice-Presidência-Acadêmica (VPA). O cancelamento da assinatura de periódicos se dará por: frequência de uso baixa ou nula; mudanças de enfoque, de modo que a revista deixou de atender às necessidades da área a que esta vinculada; preferência por outros títulos da área (sugestões de professores). Doação A Biblioteca recebe e solicita doações desde que estas estejam em concordância com o item Seleção desta Política. A Biblioteca reserva-se o direito de não receber materiais nas seguintes condições: fotocópias de materiais bibliográficos e outras formas de reprodução não autorizadas, tendo em vista o Art. 29 da Lei de Direito Autoral, Lei n.º 9.610, de 19 de fevereiro de 1998; materiais riscados, infectados e/ou danificados; materiais em formatos obsoletos e para os quais a Biblioteca não possua equipamentos adequados para acesso ao conteúdo; obras publicadas ha mais de cinco anos cujo conteúdo esta claramente desatualizado e não possui caráter histórico;

8 fascículos de periódicos já existentes no acervo. Dação A Biblioteca podem receber, considerando-se as regras locais, materiais de editores e livreiros em troca da cessão de espaço físico para exposições de livros nas dependências da ESPM. A escolha dos livros a receber por dação deve levar em conta os critérios desta Política. Permuta A Biblioteca realiza permuta de publicações periódicas cientificas correntes e impressas da ESPM por periódicos similares de outras instituições com o objetivo de manter a diversidade do acervo, desde que estejam de acordo com os critérios desta Política. Consórcios A participação das Bibliotecas da ESPM em consórcios e redes de informação tem como objetivo tornar acessível aos seus usuários um maior número de informações necessárias ao seu desenvolvimento intelectual e facilitar o alcance a informação, de maneira a contribuir para melhor fundamentar estudos e pesquisas e elevar o desempenho nos cursos de graduação, pósgraduação e extensão. Critérios para a adesão a consórcios de bibliotecas: ter afinidade com os objetivos da ESPM; possibilitar a aquisição de recursos de informação e outros materiais/produtos com valores diferenciados; melhorar os serviços; compartilhar recursos; facilitar a cooperação entre membros; possibilitar o intercâmbio de informações e experiências. Reposição de Documentos A reposição de documentos poderá ser feita pela própria Biblioteca ou pelo usuário, quando ele for o responsável pelo extravio. Reposição pela Biblioteca: o título deve ter a mesma edição ou mais atualizada; devera ser baseada na demanda, importância e no valor do título, levando em conta os critérios desta Política.

9 Reposição pelo usuário: a reposição deve ser de obra idêntica a extraviada; não sendo possível, caberá ao bibliotecário responsável pela área da Gestão do Acervo a indicação de título similar. DESBASTAMENTO O desbastamento e o processo pelo qual se retira títulos e/ou exemplares, partes de coleções, quer para remanejamento ou descarte. Como resultado de um processo sistemático semestral de avaliação, a Biblioteca poderá efetuar o remanejamento e/ou descarte de parte do seu acervo. O objetivo principal do desbastamento e a adequação da coleção aos interesses dos usuários, evitando o crescimento desordenado da coleção e desperdícios de recursos humanos, financeiros e de infraestrutura. As regras de desbastamento não se aplicam aos itens das bibliografias básicas e complementares da grade vigente. Critérios Gerais de Remanejamento Os materiais remanejados serão retirados do acervo e irão para um arquivo inativo ou outro local determinado pelo bibliotecário responsável pela gestão do acervo, porém, estarão à disposição para consulta. No processo de remanejamento, os seguintes critérios devem ser considerados: títulos que nunca foram utilizados em um período de dois anos; títulos com somente um a três empréstimos em um período de cinco anos. Critérios Gerais de Descarte Os materiais descartados serão retirados definitivamente do acervo. Para o descarte, devem ser observados os seguintes critérios: Impertinência: obras que, por modificação ou alteração nos programas de ensino ou pesquisa, já não apresentam mais interesse para a Instituição; Desatualização: obras consideradas superadas ou ultrapassadas pelo seu tempo de publicação. Esse critério depende da área ou do campo de conhecimento;

10 Desuso: obras que, após remanejadas, não foram solicitadas por 5 anos, desde que não sejam obras especiais ou raras; Desgaste: obras danificadas ou gastas pelo excesso de uso e que não tenham condições de restauro ou, ainda, que representem risco de deterioração aos outros materiais; O espaço físico da Biblioteca. Obs.: Esses critérios não se aplicam a obras raras e especiais. Descarte de livros e multimeios Livros são considerados patrimônios institucionais, portanto, sujeitos às regras da Política de Disponibilização de Bens do Acervo Patrimonial, elaborado pelo Departamento Financeiro. O período de depreciação do acervo e de dez anos. A lista de documentos descartados deve ser encaminhada ao Setor de Contabilidade para que seja feita a baixa no ativo da Escola. Todo material descartado e doado para outra instituição e/ou outros usuários. Descarte de periódicos Os periódicos não são bens patrimoniais, portanto, não estão sujeitos às regras da Política de Disponibilização de Bens do Acervo Patrimonial da ESPM. Após a avaliação do bibliotecário da Gestão do Acervo, por meio de estatística de consulta e análise de pertinência de conteúdo e dos critérios abaixo, e realizado o descarte. A lista de documentos descartados deve ser encaminhada ao chefe de área, coordenador e/ou diretor do curso. Critérios para descarte de periódicos: fascículos recebidos em duplicata (número excedente do mesmo fascículo); periódicos de divulgação geral e/ou de interesse temporário (entretenimento); formato/suporte obsoleto; título cujo conteúdo pode ser obtido mediante o acesso eletrônico; adequação à Tabela de Temporalidade. Edições especiais, encartes especiais e suplementos, caso atendam as áreas da ESPM, poderão ser mantidos no acervo, mesmo se o fascículo que os acompanha tenha sido descartado.

11 CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO ACERVO Os materiais danificados pelo uso e que sejam relevantes ao acervo são encaminhados para a encadernação e pequenos reparos após a avaliação do bibliotecário da gestão do acervo. As coleções de periódicos poderão ser encaminhadas para a encadernação conforme relevância e pertinência acadêmico-científica. Periodicamente, o acervo deve ser higienizado (de responsabilidade da Biblioteca), e o ambiente desinfestado (de responsabilidade da ESPM). A Biblioteca orienta os funcionários e usuários quanto ao acondicionamento e manuseio dos materiais de forma a garantir a sua integridade física. Obras Raras Os critérios, utilizados pela Fundação Biblioteca Nacional, devem ser considerados para caracterizar obras raras: impresso na Europa ate o século XVIII; impresso no Brasil ate 1841; edição com tiragem reduzida; edição clandestina; obra esgotada e não mais impressa; exemplar com anotações manuscritas; autoria intelectual importante; exemplar autografado por pessoa de reconhecida projeção; obra com bela composição tipográfica, de papel especial, modelo de encadernação. Obs.: Obras que se enquadram nesses critérios devem ser armazenadas em locais especiais e devem ser identificadas como não circulantes. Obras Especiais São consideradas obras especiais: obras autografadas por professores, coordenadores, diretores, presidente e conselheiros da ESPM; obras autografadas por autores de relevância para os cursos da Escola; obras de elevado valor de aquisição.

12 AVALIAÇÃO DE COLEÇÃO O processo de avaliação e entendido como o meio utilizado para se determinar a importância e a adequação da coleção em função dos objetivos da ESPM, empregando metodologias quantitativas, qualitativas e fatores de uso, possibilitando, assim, traçar diretrizes quanto ao seu desenvolvimento. Cabe ao bibliotecário da Gestão do Acervo gerar relatórios de estatísticas de utilização que permitirão a ele verificar o número de consultas e empréstimos que servirão de base para a análise dos materiais que necessitam de duplicação e ou devem ser descartados. Anualmente, devera ser realizado o inventário das coleções para detectar possíveis perdas e materiais danificados. REVISÃO DA POLÍTICA A Biblioteca revisa, periodicamente, a Política de Desenvolvimento de Coleções, garantindo a sua adequação aos projetos pedagógicos dos cursos, aos interesses da comunidade universitária e aos objetivos da Biblioteca. 3. INFORMATIZAÇÃO A Biblioteca ESPM-SP utiliza o sistema de gerenciamento da informação Pergamum, que facilita a descrição, o armazenamento e a recuperação da informação. As expressões de busca podem ser formuladas considerando-se autor, título e assunto descritos na catalogação. O sistema permite o uso de lógica booleana (e, ou, não), o que possibilita a recuperação de dados mais precisa. O catálogo da Biblioteca esta disponível no site institucional, permitindo o acesso local pelo usuário ou de onde ele estiver. O sistema de automação administra, também, a circulação dos documentos. Utiliza código de barras, o que permite maior agilidade e segurança nos processos de empréstimo, devolução e reserva. O uso de biometria visa à segurança e confiabilidade do processo de empréstimo de documentos. O sistema de automação fornece, ainda, relatórios e estatísticas de circulação de documentos. Para organizar e representar o conhecimento registrado tendo por objetivo, a recuperação da informação, a Biblioteca utiliza a Classificação Decimal Universal (CDU), esquema de classificação universal pela pretensão de abranger todo o universo do conhecimento, oferecendo

13 conceitos e símbolos que o representem e pelo emprego de símbolos numéricos e não numéricos reconhecidos universalmente. Possibilita maior especificidade e flexibilidade na construção de notações para novos assuntos não previstos pelo esquema e permite a ordenação física dos documentos nas estantes, agrupando assuntos afins, e a ordenação em catálogos e listas referenciais. A Tabela PHA auxilia na construção da notação de autor, pois possibilita a individualização deles dentro das diversas áreas do conhecimento. Também são adotadas as normas do Código de Catalogação AACR2 e NBR 6023 para a elaboração de referencias na descrição dos documentos e listas de cabeçalho de assunto para a representação dos conceitos. 4. ÁREA FÍSICA DISPONÍEL (infraestrutura) A Biblioteca ESPM SP dispõe de: 10 computadores para a consulta ao acervo; 12 computadores para a utilização e os treinamentos de bases de dados; 5 computadores para o uso livre; 1 computador acessível (sistema operacional DOSVOX); 4 computadores para o uso de jogos digitais. Áreas para estudo A Biblioteca ESPM-SP ocupa uma área de m2, dividida em sete andares, abrigando nesse espaço o acervo, as salas para estudo em grupo, estudos individuais, multimeios e multimídia, área para jogos, espaço para exposição de periódicos, atendimento, administração e organização do acervo, conforme abaixo: Áreas para jogos 8 consoles de videogames. Áreas para estudo: 4º andar: área para estudo em grupo, contendo 44 mesas com 136 cadeiras; 3º andar: área para estudo em grupo, contendo 12 mesas com 58 cadeiras e 4 poltronas; 1º andar Ludoteca: área para estudo em grupo, contendo 8 mesas com 32 cadeiras; Mezanino: aérea para leitura, contendo 7 poltronas; Térreo: áreas para leitura, contendo 11 poltronas, 6 pufes e 2 sofás;

14 1º subsolo: área para estudo individual contendo 18 baias com 18 cadeiras e 4 poltronas além do ambiente externo para estudo em grupo, contendo 6 mesas com 36 cadeiras; 2º subsolo: área para estudo individual contendo 15 baias com 15 cadeiras e 2 poltronas. 5. FORMAS DE ACESSO E UTILIZAÇÃO Espaços Os computadores são de uso exclusivo dos estudantes, ex-estudantes associados a Alumni e dos funcionários acadêmicos e administrativos da ESPM, salvo os computadores de consulta ao acervo, que também poderão ser utilizados pelos visitantes (usuários externos). A reserva dos computadores poderá ser solicitada, apenas para aulas e treinamentos, pelo biblioteca-sp@espm.br. Os espaços de estudo são de livre acesso aos estudantes, ex-estudantes associados a Alumni e aos funcionários acadêmicos e administrativos. O agendamento prévio poderá ser solicitado apenas para as aulas nas áreas destinadas a estudo em grupo. As reservas devem ser feitas pelo biblioteca-sp@espm.br. Visitantes (usuários externos) poderão utilizar os espaços de estudo para consulta local de livros, periódicos e trabalhos acadêmicos, mediante agendamento prévio. Acervo Empréstimo entre bibliotecas da ESPM As solicitações de material das unidades Rio de Janeiro e Porto Alegre devem ser realizadas pelo usuário no catálogo on-line. Prazos e quantidades de empréstimo são definidos pela unidade de destino, e as penalidades são definidas pela unidade cedente do material. Renovação A renovação pode ser realizada pelo usuário pessoalmente na Biblioteca ou via web. Contudo, a justificativa de atraso na entrega do material por impossibilidade de acesso ao serviço via internet, não impede a cobrança de multa.

15 A renovação e concedida pelo mesmo período do empréstimo inicial, a contar do dia da efetivação. Não pode haver reserva para o documento a ser renovado, e o usuário deve estar em dia com suas obrigações com a Biblioteca. Não são concedidas solicitações de renovação para materiais com atraso na devolução. Reserva A reserva de material pode ser solicitada para os documentos que estejam emprestados e deve ser efetuada diretamente no balcão de atendimento ou na web. A reserva e nominal e obedece a ordem cronológica de pedidos. Não são concedidas reservas para trabalhos acadêmicos impressos, jogos de tabuleiro, materiais especiais ou de consulta local. O item fica disponível para o primeiro usuário da lista de reserva pelo prazo de 48h, após a sua devolução. Decorrido esse prazo, o documento e liberado para o próximo da lista ou retorna a estante, quando não houver outra reserva. O usuário e informado por sobre a disponibilidade do material. Itens que estão na lista de reserva não podem ser utilizados para consulta local. E dever do usuário estar em dia com suas obrigações com a Biblioteca a fim de usufruir desse serviço. Devolução A devolução deve ser realizada no balcão de atendimento ou na caixa coletora (devolução expressa) localizada ao lado das catracas de entrada da escola. Em ambos os casos, a Biblioteca emitira comprovante de devolução, sempre que solicitado pelo usuário. A Biblioteca envia um dia antes do término do prazo de empréstimo um lembrete de devolução para o acadêmico ou administrativo do usuário.

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA Informatização A Biblioteca ESPM SP utiliza o sistema de gerenciamento da informação Pergamum que facilita a descrição, o armazenamento e a recuperação da informação. As expressões

Leia mais

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-Sul

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-Sul 1 INFORMATIZAÇÃO DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-Sul A Biblioteca ESPM-Sul utiliza o sistema de gerenciamento da informação Pergamum o qual facilita a descrição, o armazenamento e a recuperação da informação.

Leia mais

BIBLIOTECA ESPM-Rio 1 - ACERVO DE LIVROS E PERIÓDICOS

BIBLIOTECA ESPM-Rio 1 - ACERVO DE LIVROS E PERIÓDICOS BIBLIOTECA ESPM-Rio 1 - ACERVO DE LIVROS E PERIÓDICOS A Biblioteca ESPM Rio busca promover o acesso e a recuperação da informação nas áreas de especialização da Escola, contribuindo para a excelência do

Leia mais

Belo Horizonte/MG 2018

Belo Horizonte/MG 2018 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE FELUMA Belo Horizonte/MG 2018 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO OBJETIVO Definir critérios que possibilitem a formação do acervo de

Leia mais

Biblioteca Universitária

Biblioteca Universitária PUBLICO ALVO Bibliotecas, Diretoria de Áreas, Diretoria de Faculdades, Diretoria Acadêmica, Regulatório, Coordenação de Cursos de Graduação e Pós-graduação, Professores. PALAVRAS-CHAVE Desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFAL BIBLIOTECA CENTRAL DA UFAL PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO ACERVO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFAL BIBLIOTECA CENTRAL DA UFAL PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO ACERVO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFAL BIBLIOTECA CENTRAL DA UFAL PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO ACERVO 1. POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES A Política de Desenvolvimento

Leia mais

BIBLIOTECA POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE ACERVOS INFORMACIONAIS

BIBLIOTECA POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE ACERVOS INFORMACIONAIS BIBLIOTECA POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO Objetivo: Adquirir, manter e atualizar as coleções de livros, periódicos e demais materiais, em qualquer suporte (papel, meio magnético ou eletrônico) por meio

Leia mais

FACULDADE PAULO PICANÇO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA

FACULDADE PAULO PICANÇO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA FACULDADE PAULO PICANÇO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA FORTALEZA 2014 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA... 3 1.1 Objetivos... 4 1.2 Comissão

Leia mais

PLANO DE ATUALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA

PLANO DE ATUALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA PLANO DE ATUALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA APRESENTAÇÃO A proposta da criação de uma Política de Desenvolvimento de Acervo para a Biblioteca da Faculdade ISE deve-se ao fato de se considerar

Leia mais

Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília Política de Seleção e Atualização do Acervo A Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília adota os procedimentos descritos a seguir

Leia mais

BIBLIOTECA MINISTRO RUBEN ROSA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

BIBLIOTECA MINISTRO RUBEN ROSA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES BIBLIOTECA MINISTRO RUBEN ROSA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES 1. INTRODUÇÃO A elaboração de uma Política de Desenvolvimento de Coleções para a deve-se à necessidade de criação de um instrumento

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO 1 POLÍTICA DE SELEÇÃO 1.1 Objetivos Permitir o crescimento racional e equilibrado do acervo de acordo com cada curso; Identificar os elementos adequados à formação

Leia mais

BIBLIOTECA PROF. JOSÉ ROBERTO SECURATO POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ACERVO

BIBLIOTECA PROF. JOSÉ ROBERTO SECURATO POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ACERVO POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ACERVO São Paulo 2012 Atualização em 2017 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. OBJETIVO GERAL... 2 2.1. Objetivos específicos... 2 3. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO... 2 3.1.

Leia mais

ALINE MEDEIROS D OLIVEIRA CRB POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA ARTENIR WERNER DA FACULDADE AVANTIS BALNEÁRIO CAMBORIÚ

ALINE MEDEIROS D OLIVEIRA CRB POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA ARTENIR WERNER DA FACULDADE AVANTIS BALNEÁRIO CAMBORIÚ ALINE MEDEIROS D OLIVEIRA CRB 14-1063 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA ARTENIR WERNER DA FACULDADE AVANTIS BALNEÁRIO CAMBORIÚ BALNEÁRIO CAMBORIÚ 2016 SUMÁRIO 1 AQUISIÇÃO... 1 2 OBJETIVOS...

Leia mais

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO DAS BIBILIOTECAS DO SIB /UnP

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO DAS BIBILIOTECAS DO SIB /UnP POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO DAS BIBILIOTECAS DO SIB /UnP 1 CONCEITO Consiste em agregar itens a coleção por meio de compra, doação e permuta. É o meio para concretização das

Leia mais

FACULDADE CUIABÁ Plano de formação, atualização e manutenção do acervo

FACULDADE CUIABÁ Plano de formação, atualização e manutenção do acervo FACULDADE CUIABÁ Plano de formação, atualização e manutenção do acervo Avenida Dom Aquino nº 38 Dom Aquino Fone: 65 3052-8120 CUIABÁ MT CEP 78.0015-200 http://www.faculdadecuiaba.com.br FACULDADE CUIABÁ

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Goiânia, janeiro de 2014.

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Goiânia, janeiro de 2014. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Goiânia, janeiro de 2014. TITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. A Biblioteca da Faculdade Noroeste tem por finalidade reunir, organizar e catalogar os documentos de interesse

Leia mais

FACULDADE CALAFIORI - CALAFIORI. Política de Atualização do Acervo da Biblioteca Calafiori

FACULDADE CALAFIORI - CALAFIORI. Política de Atualização do Acervo da Biblioteca Calafiori FACULDADE CALAFIORI - CALAFIORI Política de Atualização do Acervo da Biblioteca Calafiori SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO ANO 2013 SUMÁRIO 1 OBJETIVO GERAL... 2 2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 2 3 CONSTRUÇÃO DO ACERVO...

Leia mais

Política de Desenvolvimento de Coleção para Biblioteca da Faculdade Noroeste

Política de Desenvolvimento de Coleção para Biblioteca da Faculdade Noroeste 1 Política de Desenvolvimento de Coleção para Biblioteca da Faculdade Noroeste Goiânia 2011 2 Política de Desenvolvimento de Coleção para Biblioteca da Colégio Noroeste Goiânia 2015 3 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ACERVO 1. OBJETIVOS A política de desenvolvimento da coleção tem os seguintes objetivos: Permitir o crescimento racional e equilibrado do acervo em todos os

Leia mais

BIBLIOTECA CENTRAL DA FASETE POLÍTICA INSTITUCIONAL DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO E FORMAS DE SUA OPERACIONALIZAÇÃO

BIBLIOTECA CENTRAL DA FASETE POLÍTICA INSTITUCIONAL DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO E FORMAS DE SUA OPERACIONALIZAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL DA FASETE POLÍTICA INSTITUCIONAL DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO E FORMAS DE SUA OPERACIONALIZAÇÃO Apresentação: A política de gestão do acervo da biblioteca da FASETE

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DA BIBLIOTECA Dr. JAIRO CORREA - FACSETE

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DA BIBLIOTECA Dr. JAIRO CORREA - FACSETE POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DA BIBLIOTECA Dr. JAIRO CORREA - FACSETE Sete lagoas 2017 SUMÁRIO 1 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES... 4 1.1 Objetivos... 4. 1.2 Comissão para desenvolvimento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA. Odete Batista dos Santos Gonçalves

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA. Odete Batista dos Santos Gonçalves REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA Odete Batista dos Santos Gonçalves INFORMATIZAÇÃO DA BIBLIOTECA: A biblioteca é informatizada para a consulta ao acervo, aos recursos de pesquisa informatizados e ao empréstimo

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES E MANUTENÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA DA BIBLIOTECA FAMMA

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES E MANUTENÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA DA BIBLIOTECA FAMMA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES E MANUTENÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA DA BIBLIOTECA FAMMA MARINGÁ 2018 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 4 2 OBJETIVO GERAL... 4 3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 5 4 POLITICA

Leia mais

Composição geral do acervo Obras Impressas. Periódicos Vídeos e DVDs Multimídias Total Geral. Área do Conhecimento

Composição geral do acervo Obras Impressas. Periódicos Vídeos e DVDs Multimídias Total Geral. Área do Conhecimento Biblioteca A Faculdade dispõe de uma biblioteca especializada para uso do corpo docente, discente e demais membros da comunidade, sob a responsabilidade de profissional legalmente habilitado. O acesso

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. CAPÍTULO I Das Finalidades e Objetivos

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. CAPÍTULO I Das Finalidades e Objetivos REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I Das Finalidades e Objetivos Art, 1º A Biblioteca da Faculdade Santa Maria- FSM é regida pelo presente Regulamento. Art, 2º A Biblioteca da Faculdade Santa Maria, denominada

Leia mais

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O I N T E R N O Porto Alegre, 2008 TITULO I DA NATUREZA E SEUS FINS Art. 1 A Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo, criada em 1962, registrada sob o nº.

Leia mais

Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades:

Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades: Biblioteca UMC Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades: reunir, organizar e facilitar o acesso a todo o material institucional destinado ao

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE ACERVO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRJ

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE ACERVO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRJ INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS (SIBi) POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE ACERVO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRJ Anexo à Resolução nº 24 de 25 de julho de 2017. Rio de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SISTEMA UNIVERSITÁRIO DE BIBLIOTECAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SISTEMA UNIVERSITÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SISTEMA UNIVERSITÁRIO DE BIBLIOTECAS DIRETRIZES PARA DESCARTE DE MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS NAS BIBLIOTECAS DO SISTEMA UNIVERSITÁRIO DE BIBLIOTECAS DA UFBA Salvador 2017 2 DIRETRIZES

Leia mais

RESOLUÇÃO N 114-CS, DE 10 DE ABRIL DE 2017.

RESOLUÇÃO N 114-CS, DE 10 DE ABRIL DE 2017. Convalida a Resolução-AR nº 03, de 06/01/2017 que dispõe sobre a aprovação do Regulamento da Política Geral de Aquisição, Expansão e Atualização dos Acervos das Bibliotecas do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Dispõe sobre o Regulamento da Política de Atualização e Expansão do Acervo da Biblioteca DA FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA FIBRA

Dispõe sobre o Regulamento da Política de Atualização e Expansão do Acervo da Biblioteca DA FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA FIBRA ANEXO - II REGULAMENTO DA POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO E EXPANSÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA FIBRA. Aprovada pela Resolução nº36/2016 do Conselho Superior - CONSUP Dispõe

Leia mais

REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA

REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA 2015 CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1º A Biblioteca, órgão vinculado à Diretoria Acadêmica, é um serviço especializado, na aquisição, tratamento, organização,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I. Das Finalidades e Objetivos

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I. Das Finalidades e Objetivos REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I Das Finalidades e Objetivos Art, 1º A Biblioteca da FAFIC, denominada MONSENHOR LUIZ GUALBERTO DE ANDRADE, é coordenada por um Bibliotecário e funciona como suporte

Leia mais

Política do Desenvolvimento das Coleções do Sistema de Bibliotecas UNIDAVI RESOLVE

Política do Desenvolvimento das Coleções do Sistema de Bibliotecas UNIDAVI RESOLVE RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº 024/2016 Política do Desenvolvimento das Coleções do Sistema de Bibliotecas UNIDAVI O Presidente do Conselho Universitário do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIÚNA FAJ. Biblioteca Paulo Freire Política de desenvolvimento de coleções

FACULDADE DE JAGUARIÚNA FAJ. Biblioteca Paulo Freire Política de desenvolvimento de coleções FACULDADE DE JAGUARIÚNA FAJ Biblioteca Paulo Freire Política de desenvolvimento de coleções INSTITUTO EDUCACIONAL JAGUARY - IEJ JAGUARIÚNA/SP 2012 2 SUMÁRIO 1 - POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

Leia mais

Caracterização, acervo, atualização e manutenção

Caracterização, acervo, atualização e manutenção BIBLIOTECA HISAE MATSUBARA Caracterização, acervo, atualização e manutenção Osasco 2015 1 SUMÁRIO 1 Denominação da Biblioteca, p. 3 2 Localização, p. 3 3 Horário de funcionamento, p. 3 4 Missão, p. 3 5

Leia mais

Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA

Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA A Biblioteca da UNA é gerenciada em suas rotinas pelo software Pergamum, programa desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Leia mais

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO. BIBLIOTECA RAIMUNDA LOIOLA

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO. BIBLIOTECA RAIMUNDA LOIOLA POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO. BIBLIOTECA RAIMUNDA LOIOLA 1- Introdução A política de aquisição, expansão, atualização e desenvolvimento de coleções bibliográficas devem ser traçadas

Leia mais

ANEXO X PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA

ANEXO X PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA 569 ANEXO X PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA 570 ANEXO X PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA: Os Coordenadores dos Cursos de Graduação da IES, por ocasião

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS- IBGEN BIBLIOTECA REGULAMENTO TÍTULO I DA NATUREZA, OBJETIVO E SERVIÇOS

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS- IBGEN BIBLIOTECA REGULAMENTO TÍTULO I DA NATUREZA, OBJETIVO E SERVIÇOS REGULAMENTO TÍTULO I DA NATUREZA, OBJETIVO E SERVIÇOS Art. 1 Este Regulamento pretende fixar normas e procedimentos pertencentes à Biblioteca da Faculdade IBGEN Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios.

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFSC.

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFSC. POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFSC. Florianópolis 2009 2 SUMÁRIO 1 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES...3 1.1 OBJETIVOS:...3 1.2 COMISSÃO PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Carlos Luciano Sant Ana Vargas, Reitor.

Carlos Luciano Sant Ana Vargas, Reitor. ANEXO DA RESOLUÇÃO UNIV N o 034, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017. FL. 0 DE 13 RESOLUÇÃO UNIV N o 034, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017. Aprova Regulamento da Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Central

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA APOENA EDUCAÇÃO BAE CENTRO

MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA APOENA EDUCAÇÃO BAE CENTRO MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA APOENA EDUCAÇÃO BAE CENTRO Fortaleza 2012 1 APRESENTAÇÃO A Biblioteca tem como objetivo disponibilizar a informação registrada em qualquer suporte documental,

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES BIBLIOTECA PAULO ERNESTO TOLLE 1 INTRODUÇÃO A Biblioteca Paulo Ernesto Tolle é mantida pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAP, e desempenha o papel

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES BIBLIOTECA CENTRAL COR JESU 2018

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES BIBLIOTECA CENTRAL COR JESU 2018 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CENTRAL COR JESU (Aprovado pelo Parecer do CONSEPE n. 036/16 de 18 de novembro de 2016) POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES BIBLIOTECA CENTRAL COR JESU 2018 BAURU SUMÁRIO

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES (PDC) DA BIBLIOTECA FESPSP

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES (PDC) DA BIBLIOTECA FESPSP POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES (PDC) DA BIBLIOTECA FESPSP São Paulo 2018 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO... 4 2.1 Objetivo geral... 4 2.2 Objetivos específicos...

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE ESTRATEGO HENRIQUE NUNES CUTRIM

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE ESTRATEGO HENRIQUE NUNES CUTRIM REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE ESTRATEGO HENRIQUE NUNES CUTRIM I DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO Art. 1. O presente regulamento contém as normas que regem e orientam as rotinas dos serviços prestados

Leia mais

Nome da Política Sistema de Bibliotecas. Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) original. original arquivado) arquivado)

Nome da Política Sistema de Bibliotecas. Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) original. original arquivado) arquivado) Código do Documento SISBAM 001 Nome da Política Sistema de Bibliotecas Versão Autor Aprovação Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) (Ver no documento (Ver no documento (Ver no documento

Leia mais

RELATÓRIO DA BIBLIOTECA MINISTRO OLAVO BILAC PINTO

RELATÓRIO DA BIBLIOTECA MINISTRO OLAVO BILAC PINTO INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RELATÓRIO DA BIBLIOTECA MINISTRO OLAVO BILAC PINTO Dezembro 2014 1 SUMÁRIO: Pág. A.) Informações Estruturais e do Acervo... 04 1. Serviços oferecidos aos usuários...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA PRO-REITORIA DE ENSINO BIBLIOTECA LOURENÇO JOSE TAVARES VIEIRA DA SILVA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA PRO-REITORIA DE ENSINO BIBLIOTECA LOURENÇO JOSE TAVARES VIEIRA DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA PRO-REITORIA DE ENSINO BIBLIOTECA LOURENÇO JOSE TAVARES VIEIRA DA SILVA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES (PDC) DA BIBLIOTECA LOURENÇO JOSE TAVARES VIEIRA DA

Leia mais

REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UCB

REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UCB REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UCB 1. INTRODUÇÃO O Sistema de Bibliotecas da UCB possui um acervo com mais de 200.000 volumes possibilitando o acesso dos usuários aos livros, sistemas de consulta,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO LESTE

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO LESTE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO LESTE Biblioteca Pe. Benjamim Morando Faculdade Salesiana Dom Bosco Leste Av. Cosme Ferreira, 5122 Zumbi dos Palmares - CEP:69088-000 /www.fsdb.edu.br

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL ALMENARA ALFA FACULDADE DE ALMENARA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

INSTITUTO EDUCACIONAL ALMENARA ALFA FACULDADE DE ALMENARA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES INSTITUTO EDUCACIONAL ALMENARA ALFA FACULDADE DE ALMENARA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES ALMENARA 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL ALMENARA ALFA FACULDADE DE ALMENARA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE

Leia mais

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA DEPARTAMENTO DE BIB DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO GUIA DO USUÁRIO CONSULTA AO ACERVO OU RESERVA Acesse o site: www.utfpr.edu.br/franciscobeltrao Entre

Leia mais

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ACERVO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I - POLÍTICA DE AQUISIÇÃO DE ACERVO

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ACERVO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I - POLÍTICA DE AQUISIÇÃO DE ACERVO A Diretoria Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICA a Política de Aquisição e Desenvolvimento do Acervo da Biblioteca da Faculdade Ortodoxa, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue:

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus Diadema Biblioteca. Política de Desenvolvimento de Coleção

Universidade Federal de São Paulo Campus Diadema Biblioteca. Política de Desenvolvimento de Coleção Universidade Federal de São Paulo Campus Diadema Biblioteca Política de Desenvolvimento de Coleção 2016 SUMÁRIO 1 Introdução 01 2 Objetivos 01 2.1 Geral 01 2.2 Específicos 02 3 Comunidade 02 4 Formação

Leia mais

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO APRESENTAÇÃO

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO APRESENTAÇÃO POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO APRESENTAÇÃO A existência de uma Política de Desenvolvimento de Coleções para o Sistema de Bibliotecas do UNIFESO SIB-UNIFESO deve-se à necessidade

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA RENCANTO DAS EMAS - FMRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

FACULDADE METROPOLITANA RENCANTO DAS EMAS - FMRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES FACULDADE METROPOLITANA RENCANTO DAS EMAS - FMRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES A Política de Desenvolvimento de Coleções para a Biblioteca da Faculdade Metropolitana do Recanto das Emas - FMRE deve-se

Leia mais

REGULAMENTO - Biblioteca ESPM-Rio

REGULAMENTO - Biblioteca ESPM-Rio REGULAMENTO - Biblioteca ESPM-Rio A Biblioteca ESPM-Rio tem como missão promover o acesso e incentivar o uso e a criação de conhecimento nas áreas de comunicação, marketing e gestão, contribuindo para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS REITORIA ASSESSORIA PARA DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO Biblioteca Universitária

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS REITORIA ASSESSORIA PARA DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO Biblioteca Universitária Regulamento do Serviço de Empréstimo entre Bibliotecas Externas (SEEBE/UFLA) Art. 1. O presente regulamento dispõe sobre o funcionamento do Serviço de Empréstimo entre Bibliotecas Externas, doravante denominado

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DA BIBLIOTECA ATAÍDE DA SILVA

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DA BIBLIOTECA ATAÍDE DA SILVA 1 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DA BIBLIOTECA ATAÍDE DA SILVA São Paulo 2012 2 SUMÁRIO 1 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES... 3 1.2 COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DA BIBLIOTECA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO 04/2015/CONEPE Aprova a Política de Desenvolvimento de Coleções do

Leia mais

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: 19.412.711/0001-30 POLITICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO TAGUAÍ SP 2015 POLITICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO CEP 18.890-000 - Taguaí SP 2 POLITICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO OBJETIVO

Leia mais

FACULDADE DO SERTÃO DO ARARIPE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

FACULDADE DO SERTÃO DO ARARIPE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE DO SERTÃO DO ARARIPE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Introdução No entendimento da FASA, o processo educacional requer a consonância entre a concepção, as ações e a utilização de recursos pedagógicos

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE 1 CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE Art.1 O Sistema de Bibliotecas da Anhembi Morumbi - SISBAM, órgão vinculado à Pró-reitoria Acadêmica reportando-se à Diretoria de Planejamento e Suporte Acadêmico,

Leia mais

REGIMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS- FAT

REGIMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS- FAT REGIMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS- FAT Da Finalidade e da Administração Art. 1º. A Biblioteca da Faculdade de Tecnologia de Alagoas- FAT tem como finalidade ser o suporte atualizado

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SERRA DO CARMO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SERRA DO CARMO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SERRA DO CARMO Palmas, maio de 2014 Diretora Geral Bárbara Cristiane Cardoso Costa Monteiro Núcleo de Gestão Pedagógica Andréia Gabardo Ayres da Rosa Izabel Cristina Fernandes

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR FACULDADE UNA DE DIVINÓPOLIS RESOLUÇÃO Nº 01 DE 08 DE ABRIL DE 2015

CONSELHO SUPERIOR FACULDADE UNA DE DIVINÓPOLIS RESOLUÇÃO Nº 01 DE 08 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO SUPERIOR FACULDADE UNA DE DIVINÓPOLIS RESOLUÇÃO Nº 01 DE 08 DE ABRIL DE 2015 Dispõe sobre o regulamento da Biblioteca da Faculdade UNA de Divinópolis O Presidente do Conselho Superior da Faculdade

Leia mais

FACULDADE LEGALE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

FACULDADE LEGALE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE LEGALE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SÃO PAULO 2018 REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA E SUA APLICAÇÃO Este regulamento disciplina e normatiza o funcionamento e os serviços de circulação de material

Leia mais

REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS - CEFET-MG

REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS - CEFET-MG REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS - CEFET-MG As Bibliotecas do CEFET-MG operam basicamente pelo sistema de livre acesso, sendo seus acervos descentralizados fisicamente, ou seja, concentra-se nas Bibliotecas

Leia mais

REGULAMENTO. Biblioteca Central. Das Disposições Gerais

REGULAMENTO. Biblioteca Central. Das Disposições Gerais Biblioteca Central REGULAMENTO Das Disposições Gerais Artigo 1 º - As Bibliotecas da UMC destinam-se ao atendimento do corpo docente, corpo discente, estagiários, ex-alunos e funcionários, oferecendo os

Leia mais

Manual de usuário: Biblioteca Centro Cultural do Alumínio

Manual de usuário: Biblioteca Centro Cultural do Alumínio Manual de usuário: Biblioteca Centro Cultural do Alumínio Manual de usuário: Biblioteca - Centro Cultural do Alumínio ABAL- Associação Brasileira do Alumínio São Paulo, 2016. 5 f. ; 30 cm.. 1. Manual.

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí RESOLUÇÃO 04/2008 Regulamenta o uso da Biblioteca das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. CONSIDERANDO que a Biblioteca das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí destinam-se a atender à comunidade acadêmica

Leia mais

Regulamento da BIBLIOTECA Carmélia Ignácio de Mello

Regulamento da BIBLIOTECA Carmélia Ignácio de Mello Regulamento da BIBLIOTECA Carmélia Ignácio de Mello 1. A Biblioteca A Biblioteca Carmélia Ignácio de Mello tem como objetivo dar suporte informacional aos professores, alunos, funcionários e ao público

Leia mais

PLANO DE ATUALIZAÇÃO, MANUTENÇÃO DO ACERVO E INFRAESTRUTURA DA BIBLIOTECA GUGLIELMO TURANO

PLANO DE ATUALIZAÇÃO, MANUTENÇÃO DO ACERVO E INFRAESTRUTURA DA BIBLIOTECA GUGLIELMO TURANO PLANO DE ATUALIZAÇÃO, MANUTENÇÃO DO ACERVO E INFRAESTRUTURA DA BIBLIOTECA GUGLIELMO TURANO MONTES CLAROS, MG 2018 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 02 2 ACERVO E POLÍTICAS DE AQUISIÇÃO E SELEÇÃO... 02 2.1 Acervo

Leia mais

Regulamento da Biblioteca

Regulamento da Biblioteca Regulamento da Biblioteca Art. 1º A Biblioteca da Unicampo - Faculdade União de Campo Mourão é regida pelo presente Regulamento e por normas adicionais emitidas pelos órgãos competentes da Faculdade União

Leia mais

APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL FADIRE

APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL FADIRE FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL FADIRE SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO VALE DO CAPIBARIBE - SODECAP Resolução CONSUP/001/2014 APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS COORDENADORIA DE BIBLIOTECAS REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DA UEMG CAPÍTULO I DAS FINALIDADES E ATRIBUIÇÕES

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS COORDENADORIA DE BIBLIOTECAS REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DA UEMG CAPÍTULO I DAS FINALIDADES E ATRIBUIÇÕES UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS COORDENADORIA DE BIBLIOTECAS REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DA UEMG CAPÍTULO I DAS FINALIDADES E ATRIBUIÇÕES Art. 1º As Bibliotecas são centros de cultura, estudo e

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES PDC PARA AS BIBLIOTECAS SETORIAIS DA UDESC

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES PDC PARA AS BIBLIOTECAS SETORIAIS DA UDESC POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES PDC PARA AS BIBLIOTECAS SETORIAIS DA UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DA BIBLIOTECA

Leia mais

RESOLUÇÃO N 004/2007 DG

RESOLUÇÃO N 004/2007 DG RESOLUÇÃO N 004/2007 DG Altera a Resolução nº 004/2007 DG que Regulamenta Procedimentos para Aquisição e Publicações da Biblioteca da FCV. Considerando o disposto na Resolução n o 005/12-DG e Considerando

Leia mais

NORMAS GERAIS DA BIBLIOTECA DO IFCE CAMPUS TIANGUÁ

NORMAS GERAIS DA BIBLIOTECA DO IFCE CAMPUS TIANGUÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ BIBLIOTECA CAMPUS TIANGUÁ Rodovia CE 187, s/n, Aeroporto CEP: 62.320-000 Tianguá - CE (88) 3671.2299 / tiangua.ifce.edu.br

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO BIOMÉDICA. DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SBiB/ICB/USP

REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO BIOMÉDICA. DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SBiB/ICB/USP REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO BIOMÉDICA Regimento SBiB/ICB/USP DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SBiB/ICB/USP CAPÍTULO 1 DAS ATRIBUIÇÕES Art. 1º

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 046/2012, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2012

RESOLUÇÃO Nº 046/2012, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2012 RESOLUÇÃO Nº 046/2012, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2012 Define a Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Universitária da FURB. O Reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, no uso

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES SANTA RITA DO SAPUCAÍ 2012 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES Elaboração: Eduardo César Borges Bibliotecário - Documentalista SANTA RITA DO SAPUCAÍ 2012 SUMÁRIO

Leia mais

REGULAMENTO. A Biblioteca da Escola de Enfermagem funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 09:00 às 18:00.

REGULAMENTO. A Biblioteca da Escola de Enfermagem funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 09:00 às 18:00. Capítulo I. Das disposições gerais Este Regulamento tem por objetivo estabelecer normas de funcionamento para a Biblioteca da Escola de Enfermagem de acordo com o disposto na Ordem de Serviço NDC 01/2000.

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA REGULAMENTO Aprovado pelos Colegiados dos Cursos de Medicina e Enfermagem em 17/08/06 e pela Congregação em 23/11/06 Marilia 2006 DA NATUREZA

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE ACERVO

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE ACERVO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE ACERVO ITÁPOLIS-SP 2017 Política de atualização de acervo A Instituição A Faculdade de Itápolis implementa a sua missão pautando-se num processo de educação que deve organizar-se

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA TÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1 o. A Biblioteca da UNEB, adiante citada Biblioteca, é Instituição de Consulta Bibliográfica, mantida pela UNEB, pessoa jurídica de direito privado,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA RAIMUNDA LOIOLA FACULDADE DO MACIÇO DE BATURITÉ FMB CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA E DE SUA FINALIDADE

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA RAIMUNDA LOIOLA FACULDADE DO MACIÇO DE BATURITÉ FMB CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA E DE SUA FINALIDADE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA RAIMUNDA LOIOLA FACULDADE DO MACIÇO DE BATURITÉ FMB CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA E DE SUA FINALIDADE Art. 1º. A Biblioteca da Faculdade do Maciço de Baturité FMB, órgão de apoio subordinado

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE 1 CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE Art.1 O Sistema de Bibliotecas SISBAM, órgão vinculado à Reitoria Acadêmica reportando-se à Diretoria de Regulação e Suporte Acadêmico, tem como objetivo principal

Leia mais

REGULAMENTO BIBLIOTECA. Cafelândia 2014

REGULAMENTO BIBLIOTECA. Cafelândia 2014 UNICA União de Ensino Superior de Cafelândia CNPJ 04.058.620/0001-32 Faculdade de Cafelândia Reconhecida pela Portaria MEC Nº 222, de 22/03/2007 DOU 23/03/07 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Cafelândia 2014 1

Leia mais

Art. 1º O Acervo da Biblioteca da Faculdade Unimed é composto por materiais que

Art. 1º O Acervo da Biblioteca da Faculdade Unimed é composto por materiais que Regulamenta a Política de Serviços e Atualização do Acervo da Biblioteca da Faculdade Unimed. Art. 1º O Acervo da Biblioteca da Faculdade Unimed é composto por materiais que complementam e dão suporte

Leia mais

REGULAMENTO. Biblioteca. Das Disposições Gerais

REGULAMENTO. Biblioteca. Das Disposições Gerais Biblioteca REGULAMENTO Das Disposições Gerais Artigo 1 º - As Bibliotecas da UMC, subordinadas à Vice-Reitoria destinam-se ao atendimento do corpo docente, corpo discente, estagiários, ex-alunos e funcionários,

Leia mais

DESCRIÇÃO BIBLIOTECA

DESCRIÇÃO BIBLIOTECA DESCRIÇÃO BIBLIOTECA BIBLIOTECA SÃO JOSÉ Gerência a informação e o conhecimento; organiza, conserva e dissemina todo tipo de informação; importante fonte de apoio bibliográfico e não bibliográfico para

Leia mais