Manual de aplicação das logomarcas do Grupo

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de aplicação das logomarcas do Grupo"

Transcrição

1 Manual de aplicação das logomarcas do Grupo

2 Sumário Apresentação 1. Contexto 2. Logomarcas 2.1. Cruzeiro do Sul Educacional 2.2. Universidade Cruzeiro do Sul 2.3. Módulo Centro Universitário 2.4. UDF Centro Universitário 3. Elementos das logomarcas 4. Proporções e alinhamento das logomarcas 5. Versões das logomarcas 5.1. Versões preferenciais positivas 5.2. Versões preferenciais negativas 5.3. Versões bicromáticas positivas 5.4. Versões bicromáticas negativas 5.5. Versões em PB positivas 5.6. Versões em PB negativo 5.7. Versões secundárias 6. Assinaturas secundárias 7. Área de reserva 8. Redução máxima 9. Cortes do símbolo gráfico 10. Identidade cromática 11. Identidade tipográfica 12. Usos incorretos 13. Arquivos eletrônicos

3 Apresentação Todas as vezes que uma marca conversa com seus públicos ela expressa sua identidade, seja através de um , de folhetos, anúncios, comerciais para TV, embalagens de produtos, uniformes etc. A logomarca é a primeira expressão dessa identidade e deve simbolizar a síntese de tudo o que a marca representa. Aqui você encontra as principais características e normas que devem ser observadas e aplicadas para garantir uma implementação efetiva das novas identidades visuais das instituições que compõem a holding Cruzeiro do Sul Educacional, representadas neste manual através de suas logomarcas. Elas estão contempladas aqui, e são quatro: a logomarca da holding Cruzeiro do Sul Educacional e as logomarcas das instituições de ensino Universidade Cruzeiro do Sul, Módulo Centro Universitário e UDF Centro Universitário. As regras identificadas neste manual devem ser seguidas com atenção para garantir a integridade das marcas do Grupo e estabelecer coerência entre o que elas são e a forma como são percebidas pelos seus públicos.

4 1. Contexto Ao ampliar sua atuação por meio da aquisição de outras instituições de ensino superior, a Universidade Cruzeiro do Sul deu origem à holding Cruzeiro do Sul Educacional, composta pela Universidade Cruzeiro do Sul, Módulo Centro Universitário e UDF Centro Universitário. Diante dessa realidade, houve a necessidade de rever a identidade visual dessas marcas em função dos atributos e objetivos do grupo, e da maneira como ele queria ser percebido. Assim, foram criadas novas logomarcas para cadauma das instituições do Grupo, que refletem sua singularidade como uma holding educacional de qualidade incontestável, que tem tradição e está adaptada às necessidades contemporâneas de ensino e aprendizagem, com respeito às pessoas, proximidade, excelência, seriedade, e, principalmente, diversidade que é a sua grande riqueza. Essas logomarcas seguem um sistema de identidade visual que alinha as unidades de negócio do Grupo e objetiva criar sinergia e continuidade entre elas, para que sejam percebidas como parte de um grupo que caminha em direção a objetivos únicos e fala por meio de uma única voz.

5 2. Logomarcas 2.1. Cruzeiro do Sul Educacional A Cruzeiro do Sul Educacional é a logomarca-mãe. A partir dela, foram criadas as logomarcas das outras três instituições, que se relacionam diretamente através da utilização do símbolo gráfico estrela, do logotipo, do descritivo e de suas proporções.

6 2. Logomarcas 2.2. Universidade Cruzeiro do Sul

7 2. Logomarcas 2.3. Módulo Centro Universitário

8 2. Logomarcas 2.4. UDF Centro Universitário

9 3. Elementos das logomarcas As logomarcas do Grupo são formadas por três elementos: o símbolo gráfico, o logotipo e o descritivo. Logotipo Símbolo Gráfico O símbolo gráfico das logomarcas é representado por uma estrela que traz uma cor diferente para cada logomarca. Contemporânea, ela reflete o nome do Grupo e traduz os principais atributos da marca Cruzeiro do Sul Educacional e das suas outras três marcas: a constelação que aponta o caminho para formar indivíduos capazes de transformar a realidade por meio do conhecimento. O símbolo gráfico estrela pode ser utilizado separado do logotipo. Logotipo O logotipo presente nas logomarcas foi desenvolvido a partir da tipografia Bliss Extra Bold, com ajustes nas entreletras e formas, para melhorar a legibilidade. Símbolo gráfico Descritivo Símbolo gráfico Logotipo Descritivo Logotipo Descritivo O descritivo direciona a área de atuação da instituição e é composto a partir da tipografia Bliss Regular, também com ajustes nas entreletras e formas. Símbolo gráfico Logotipo Descritivo Símbolo gráfico Descritivo

10 4. Proporções e alinhamento das logomarcas Ao lado são demonstradas as proporções para a construção correta das logomarcas do Grupo. As distâncias entre os elementos das logomarcas e suas alturas são proporcionais à medida de. Cada unidade do grid de construção é obtida dividindo-se em 12 partes. /12 /3 /6 Em situações onde mais de uma logomarca do Grupo for utilizada, o alinhamento entre estas deve ser baseado pela estrela, tanto na horizontal, quanto na vertical. /3 /6 Atenção: Não redesenhe as logomarcas, sempre utilize os arquivos originais fornecidos com este manual. /12 /12 /3 /6 /6 /12 /3 /6 /6

11 5. Versões das logomarcas 5.1. Versões preferenciais positivas As versões preferenciais positivas das logomarcas do Grupo estão demonstradas ao lado. Não existem outras variações quanto à diagramação entre seus elementos, eles devem compor as logomarcas tal como aparecem aqui.

12 5. Versões das logomarcas 5.2. Versões preferenciais negativas As versões preferenciais negativas das logomarcas do Grupo estão demonstradas ao lado. Elas são de uso exclusivo em fundos com a cor azul da identidade cromática do Grupo. Não existem outras variações quanto à diagramação entre seus elementos, eles devem compor as logomarcas tal como aparecem aqui. Atenção: As logomarcas ao lado são de uso restrito.

13 5. Versões das logomarcas 5.3. Versões bicromáticas positivas As versões bicromáticas positivas das logomarcas do Grupo estão demonstradas ao lado. Elas são indicadas somente para serigrafia, adesivo recortado e reduções extremas (vide capítulo Redução máxima). Atenção: As logomarcas ao lado são de uso restrito.

14 5. Versões das logomarcas 5.4. Versões bicromáticas negativas As versões bicromáticas negativas são indicadas somente para serigrafia, adesivo recortado e reduções extremas (vide capítulo Redução máxima). Atenção: As logomarcas ao lado são de uso restrito.

15 5. Versões das logomarcas 5.5. Versões em PB positivas As versões em PB positivas das logomarcas do Grupo estão demonstradas ao lado. Elas são indicadas somente para relevo seco, hot stamping e impressões em uma cor. Atenção: As logomarcas ao lado são de uso restrito.

16 5. Versões das logomarcas 5.6. Versões em PB negativas As versões em PB negativas das logomarcas do Grupo estão demonstradas ao lado. Elas são indicadas somente para relevo seco, hot stamping e impressões em uma cor. Atenção: As logomarcas ao lado são de uso restrito.

17 6. Assinaturas secundárias Para suportes em que, por restrições de formato, as logomarcas do grupo não puderem ser aplicadas em sua assinatura principal, foi desenvolvida a assinatura secundária. Seu uso é restrito e recomendado para materiais com formatos mais verticais, exemplo: totens de sinalização, banners... Para sua correta utilização, o regramento das assinaturas secundárias é o mesmo utilizado nas assinaturas horizontais. Atenção: As logomarcas ao lado são de uso restrito.

18 7. Área de reserva A área de reserva tem o objetivo de preservar a integridade das logomarcas e melhorar sua identificação quando aplicadas juntamente com outros elementos visuais. Ela é delimitada por. Não interfira na área delimitada pela moldura cinza com desenhos, fotos ou textos.

19 8. Redução máxima A redução máxima é determinada com o objetivo de preservar a legibilidade da logomarca. As versões bicromáticas devem ser utilizadas apenas para reduções menores que as estabelecidas para versões preferenciais. Reduções máximas para versões preferenciais Reduções máximas para versões de uso restrito 32 mm 25 mm 32 mm 25 mm 20 mm 16 mm 18 mm 14 mm

20 9. Cortes do símbolo gráfico O símbolo gráfico, um elemento de apoio à diagramação O símbolo gráfico, estrela, presente em todas as logomarcas do grupo pode ser utilizado isoladamente 1y 1x 2x 3x 4x 5x 6x como elemento de apoio à diagramação dos materiais do grupo. Ele transmite atributos de jovialidade e 2y contemporâneidade além de representar em sua simbologia o caminho do conhecimento, esses conceitos 3y são muito importantes em toda a instituição, por isso utilize o símbolo gráfico do grupo pensando em tudo o 4y que ele representa em seu desenho. 5y A partir da divisão do símbolo gráfico em 6 partes na largura (cada parte representada pela letra X) e 6 6y partes na altura (cada parte representada pela letra Y) estabelecemos um regramento e possibilidades de cortes. Cada corte deve conter no mínimo 2 unidades no eixo X e 2 unidades no eixo Y. Alguns exemplos são demonstrados ao lado. Exemplo 1: Corte 1x / 1y a 6y Exemplo 2: Corte 1x a 6x / 1y a 3y Exemplo 3: Corte 5x a 6x / 2y a 3y

21 10. Identidade cromática A identidade cromática do Grupo tem como cor principal o Azul Pantone 541C acrescida de cores complementares para cada instituição. A cor complementar do Cruzeiro do Sul Educacional é preferêncialmente prata (Pantone 877C), a utilização do cinza correspondente é de uso restrito onde não há Cruzeiro do Sul Educacional Pantone 541C 100C 60M 0Y 50K 11R 66G 121B Hexadecimal 0B4279 Pantone 877C (prata) 0C 0M 0Y 35K (cinza correspondente) 184R 184G 184B Hexadecimal B8B8B8 possibilidade de reproducão desta cor. Universidade Cruzeiro do Sul Pantone 541C 100C 60M 0Y 50K 11R 66G 121B Hexadecimal 0B4279 Pantone 144C C 35M 100Y K 228R 171G 0B Hexadecimal E4AB00 Módulo Centro Universitário Pantone 541C 100C 60M 0Y 50K 11R 66G 121B Hexadecimal 0B4279 Pantone 390C 30C 0M 100Y 0K 202R 210G 22B Hexadecimal CAD216 UDF Centro Universitário Pantone 541C 100C 60M 0Y 50K 11R 66G 121B Hexadecimal 0B4279 Process Color Cyan 100C 0M 0Y 0K 0R 163G 231B Hexadecimal 00A3E7

22 11. Identidade tipográfica Família principal A identidade tipográfica do grupo Cruzeiro do Sul Educacional é formada pela família Bliss, a mesma usada na construção do logotipo do Grupo. É a única que pode ser utilizada no desenvolvimento de qualquer material de comunicação da marca. Família secundária Em cartas, dados variáveis de formulários, memorandos, s, os textos deverão ser compostos com a família tipográfica Verdana nos variados pesos. Nas massas de texto usar, preferencialmente, corpo 10. Grafia Para padronização da grafia do Grupo devemos utilizar: Cruzeiro do Sul Educacional (iniciais C, S, E maiúsculas); Universidade Cruzeiro do Sul (iniciais U, C, S maiúsculas); Módulo Centro Universitário (iniciais M, C, U maiúsculas); UDF Centro Universitário (Iniciais UDF, C, U maiúsculas). A tipografia Bliss deve ser adquirida por meio do site: Fornecê-la sem a compra é pirataria. Família Principal Bliss Light Bliss Light Italic Bliss Bold Bliss Bold Italic Família Secundária Verdana Regular Verdana Italic Verdana Bold ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz Verdana Bold Italic ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

23 12. Usos incorretos Respeitar as regras de aplicação das logomarcas do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional é respeitar sua identidade e garantir sua integridade, portanto, não se deve alterar nenhum elemento das logomarcas, seguindo apenas os direcionamentos presentes neste manual. Ao lados estão representados alguns exemplos de usos incorretos da logomarca Cruzeiro do Sul Educacional. Estes usos incorretos se estendem para as demais logomarcas do grupo. Não utilize o logotipo sem o símbolo gráfico estrela. Não distorça a forma da logomarca. Não altere a diagramação entre o símbolo e o logotipo Não altere a diagramação entre o descritivo e o logotipo Não altere as cores institucionais. Não altere a tipografia do logotipo

24 12. Usos incorretos Ao lados estão representados alguns exemplos de usos incorretos da logomarca Cruzeiro do Sul Educacional. Estes usos incorretos se estendem para as demais logomarcas do grupo. Não aplique a logomarca no meio de um texto Não rotacione a logomarca Rud dolortio od ming ea faccum illandr ercipsumim del ulla commy nulla at. Pit laorper illamcommy nos. Não interfira na área de reserva da logomarca Não distorça a logomarca na horizontal ou na vertical Não utilize a logomarca em fundos sem contraste Não utilize a logomarca em fundos fotográficos que interfiram na legibilidade da logomarca

25 13. Arquivos eletrônicos O CD fornecido com este manual traz sua versão em PDF e os originais eletrônicos das logomarcas. O sistema de nomenclatura demonstrado ao lado auxilia na identificação dos arquivos. A organização das pastas, representada abaixo, separa cada logomarca do Grupo e ajuda na localização dos arquivos. Logomarcas Educacional Preferencial Bicromatica PB pref (preferncial) bi (bicromática) pb cmyk pantone rgb pb educacional_pref_pos_cmyk.eps Cruzeiro do Sul Preferencial Bicromatica PB educacional cruzeiro modulo udf pos (positiva) neg (negativa).ai.eps.jpg Modulo Preferencial Bicromatica PB UDF Preferencial Bicromatica PB Atenção: Não redesenhe as logomarcas, sempre utilize os arquivos originais fornecidos com este manual. As logomarcas foram desenvolvidas em Adobe Illustrator CS3, é recomendado o uso deste software para uma perfeita reprodução das logomarcas.

26 Recomendações importantes Esse Manual contempla todo o regramento das logomarcas da holding Cruzeiro do Sul Educaciona. Não altere, em hipótese alguma, os elementos aqui apresentados, siga sempre as regras que esse Manual instrui. Os elementos aqui apresentados não podem ser alterados e nem utilizados na criação de novas logomarcas. Em caso de dúvidas consulte o Departamento de Marketing com Mary Wakabara (11) Créditos Coordenação geral: Mary Wakabara Projeto: Interbrand

Sumário. Apresentação. 1. Assinaturas 1.1. Simples. Produto mínima 1.2. Comunicação Cores institucionais. 3. Tipografia institucional

Sumário. Apresentação. 1. Assinaturas 1.1. Simples. Produto mínima 1.2. Comunicação Cores institucionais. 3. Tipografia institucional Manual de aplicação Sumário Apresentação 1. Assinaturas 1.1. 1.2. 1.3. Simples Produto mínima Comunicação 2. Cores institucionais 3. Tipografia institucional 4. Usos incorretos Apresentação I m green é

Leia mais

Sumário. Apresentação. 1. Assinaturas. 1.1. Completa. 1.2. Completa em português. 1.3. Completa sem endosso. 1.4. Simples. 1.5. Simples com descritivo

Sumário. Apresentação. 1. Assinaturas. 1.1. Completa. 1.2. Completa em português. 1.3. Completa sem endosso. 1.4. Simples. 1.5. Simples com descritivo Manual de aplicação Sumário Apresentação 1. Assinaturas 1.1. Completa 1.2. Completa em português 1.3. Completa sem endosso 1.4. Simples 1.5. Simples com descritivo 1.6. Produto 1.7. Produto mínima 1.8.

Leia mais

Manual da Marca e da Identidade Visual

Manual da Marca e da Identidade Visual Manual da Marca e da Identidade Visual fev 2017 versão 20170223 índice apresentação 2 marca desenho da marca 3 assinaturas 4 malha de construção 5 dimensionamento mínimo 6 área de proteção 7 cores cromia

Leia mais

Manual de Identidade Visual. agrega

Manual de Identidade Visual. agrega Manual de Identidade Visual 1.Versão Preferencial 1.1 Versão Padrão Versão de uso preferencial. Deve-se usar a logomarca na cor apresentada sobre fundo branco. No caso do fundo totalmente preto ou na cor

Leia mais

Diretrizes de Utilização da Marca Corporativa. Manual de Identidade Visual da CTIS

Diretrizes de Utilização da Marca Corporativa. Manual de Identidade Visual da CTIS Diretrizes de Utilização da Marca Corporativa Assinatura Visual O símbolo e o logotipo devem ser sempre usados com tamanho e relação de proporção fixos. Versão vertical Símbolo acima do logotipo. Esta

Leia mais

MANUAL DA MARCA (VERSÃO COMPACTA)

MANUAL DA MARCA (VERSÃO COMPACTA) MANUAL DA MARCA (VERSÃO COMPACTA) SUMÁRIO 1.0 Apresentação... 03 2.0 Malha construtiva e área de reserva... 04 2.1 Versões... 05 2.2 Cores... 06 2.3 Distorções... 07 2.4 Tipografia... 09 2.5 Aplicação

Leia mais

Madeira Manual de Marca. Elementos Básicos

Madeira Manual de Marca. Elementos Básicos Madeira Manual de Marca Elementos Básicos Madeira Manual de Marca Elementos Básicos ESTE MANUAL TEM COMO OBJETIVO DEFINIR UM CONJUNTO DE REGRAS E RECOMENDAÇÕES QUE GARANTAM UMA APLICAÇÃO CORRETA DA MARCA

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA www.ielusc.br Envelope DL Formato: 23x11,5 cm Cores: 4x0 Papel: Alvura 120g Acabamento: faca de corte + colagem Índice 1 cm 4,3 cm 05 Apresentação

Leia mais

O cumprimentos destas normas evita a ocorrência de erros técnicos que prejudiquem a marca e fortalece a identidade da empresa.

O cumprimentos destas normas evita a ocorrência de erros técnicos que prejudiquem a marca e fortalece a identidade da empresa. ÍNDICE 03 INTRODUÇÃO 04 LOGOTIPO Versão Principal 05 CONSTRUÇÃO & ZONA DE EXCLUSÃO 06 DIMENSÕES MÍNIMAS 07 REFERÊNCIAS CROMÁTICAS 08 LOGOTIPO Variações Cromáticas 09 LOGOTIPO Variações Monocromáticas 10

Leia mais

Confie na estratégia. No futuro, ela vai te ensinar por quê.

Confie na estratégia. No futuro, ela vai te ensinar por quê. Território da marca Estratégia de marca Confie na estratégia. No futuro, ela vai te ensinar por quê. No dicionário, estratégia quer dizer combinação engenhosa para atingir um objetivo. Quando falamos de

Leia mais

Manual de Normas C ONSELHO D E

Manual de Normas C ONSELHO D E Manual de Normas Manual de Normas Julho 2010 O manual da marca Conselho de Prevenção da Corrupção define um conjunto de regras e recomendações que garantem a sua correcta utilização. É indispensável o

Leia mais

manual de identidade

manual de identidade manual de identidade MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Sumário Visando o fortalecimento da marca Agência Peixe Vivo, disponibilizamos este Manual de Identidade Visual, essencial para a correta aplicação do logotipo

Leia mais

manual de normas gráficas

manual de normas gráficas 6 MARCA GRÁFICA 6 7 Marca principal Variações formais da marca 13 DIMENSÕES MÍNIMAS 13 14 Marca principal Marcas complementares 21 COR 1 2 3 4 5 6 7 8 9 21 22 Versões cromáticas Cores oficiais 26 26 27

Leia mais

Manual de Identidade Visual Certificação Profissional

Manual de Identidade Visual Certificação Profissional Manual de Identidade Visual Certificação Profissional 1.1 Apresentação Este é o selo de Certificação Profissional FEBRABAN. Um símbolo que possui alta credibilidade e tem por finalidade certificar conhecimentos

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Faculdade de Educação - UFG

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Faculdade de Educação - UFG MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Faculdade de Educação - UFG INDICE 1. Apresentação 2. Versões 3. Cores 4. Tipografia 5. Reprodução 6, Usos incorretos 7. Redução da marca 8. Arejamento da marca 9. Verão monocromática

Leia mais

marca gerdau A versão horizontal configura a versão preferencial da marca.

marca gerdau A versão horizontal configura a versão preferencial da marca. 1. versão HORIZONTAL A versão horizontal configura a versão preferencial da marca. X/5 X X/10 X/10 X/10 Redução máxima 20mm 2. versão vertical A versão vertical tem uso restrito. Deverá ser aplicada somente

Leia mais

TRANSFORMANDO REALIDADES

TRANSFORMANDO REALIDADES TRANSFORMANDO REALIDADES Lá onde a identidade individual se apaga, não há nem punição nem recompensa. Ernst Junger 2 Sumário APRESENTAÇÃO OBJETIVOS E BENEFÍCIOS INTRODUÇÃO A Logomarca O Símbolo Padrão

Leia mais

Identidade Visual da Unitel T+

Identidade Visual da Unitel T+ Manual da Marca O manual de Normas Básicas estabelece um conjunto de regras e recomendações que garantem uma aplicação correcta e coerente da marca UNITEL T+. A aplicação consistente deste conjunto de

Leia mais

Manual de Identidade Visual. An ASSA ABLOY Group brand

Manual de Identidade Visual. An ASSA ABLOY Group brand Manual de Identidade Visual An ASSA ABLOY Group brand Apresentação Manual de Marca - Yale O objetivo deste Manual de Marca é uniformizar as aplicações do logo da Yale, na criação de documentos, papelaria,

Leia mais

Manual de uso da marca das Superintendências da UFBA

Manual de uso da marca das Superintendências da UFBA Manual de uso da marca das Superintendências da UFBA Apresentação Logotipo Nomenclatura Símbolo Exemplo das marcas das outras Superintendências: A marca é o elemento central de uma identidade visual. Quando

Leia mais

manual de identidade visual Cremer

manual de identidade visual Cremer manual de identidade visual Cremer 2 A marca Cremer apresenta sua nova identidade visual. A percepção dos em contato com a nova logomarca dependerá da máxima clareza e coerência na sua forma de aplicação.

Leia mais

a marca 3 Manual de normas

a marca 3 Manual de normas MANUAL DE NORMAS índice a marca construção do logótipo área de segurança dimensões mínimas referências cromáticas variações cromáticas comportamentos sobre fundos de cor comportamentos sobre fundos fotográficos

Leia mais

Manual de Uso e Aplicação da Marca

Manual de Uso e Aplicação da Marca Manual de Uso e Aplicação da Marca O Valor da Marca A marca é o maior patrimônio de uma empresa. Leva-se muitos anos para se construir uma marca forte. É preciso compreender o impressionante poder que

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual 2014 Manual de Identidade Visual Dealernet Automotive Ecosystem Identidade Visual é a representação gráfica que caracteriza uma empresa. TK ATHAYDE DEALERNET Automotive Ecosystem 08/04/2014 Uma marca é

Leia mais

GUIA DE IDENTIDADE DE MARCA

GUIA DE IDENTIDADE DE MARCA 2 INTRODUÇÃO Você está recebendo o Guia de Identidade de Marca Ecofrotas. Tudo o que você verá aqui também será visto por todos e por isso toda atenção é importante quando o assunto é construir a relação

Leia mais

PTI Parque Tecnológico Itaipu

PTI Parque Tecnológico Itaipu Introdução Para manter e fortalecer a percepção desejada da marca, foram estabelecidas diretrizes, a identidade visual foi otimizada e as melhores práticas definidas e documentadas com o objetivo de enfatizar

Leia mais

Universidade Aberta da Terceira Idade Sub-Reitoria de Extensão e Cultura

Universidade Aberta da Terceira Idade Sub-Reitoria de Extensão e Cultura MANUAL DA MARCA iversidade Aberta da Terceira Idade Este manual contém todos os elementos gráficos que representam a padronização visual da marca ati. Aqui são especificados todos os formatos, tamanhos,

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS AVANÇADAS. Manual de Normas Gráficas

INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS AVANÇADAS. Manual de Normas Gráficas Manual de Normas Gráficas 1. A marca 2. Identidade 2.1. Logotipo 2.2. Margem de Segurança 2.3. Dimensão mínima 2.4. Cor 2.5. Versões 2.6. Fundos de Cor 2.7. Fundos Fotográficos 2.8. Tipografia 2.9. Utilizações

Leia mais

Manual de aplicação da marca

Manual de aplicação da marca Manual de aplicação da marca SumárioApresentação 3 A marca 4 Versão preferencial... 5 Versão sem assinatura... 6 Padrões cromáticos... 7 Versões positiva/negativa... 8 Utilização 9 Dimensionamento mínimo...

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Sumário 1. Marca 2. Aplicações 03 Apresentação 18 Papelaria 04 Conceito 22 Identificação 05 Marca 23 Frota 06 Grid de Construção 24 Uniformes 07 Tipografia 28 Brindes 08 Padrão

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização Manual de Identidade Visual Normas e padrões de utilização Apresentação A Fundep - Fundação de Desenvolvimento da pesquisa, vem através deste documento consolidar o bem mais valioso que uma instituição

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Este manual também pode ser visualizado em Adobe Acrobat 8.0 arquivo PDF para Windows ou OSX. Recomendamos o download do arquivo e visualizá-lo em seu desktop. Todas as itens

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice 1.Logotipo Apresentação Marca...03 Cores Completa...04 Cores Fundo Completa...05 Família Tipográfica...08 Reprodução da Marca...10 Versão Simples Apresentação...12 Versão

Leia mais

Manual de identidade Visual

Manual de identidade Visual Manual de identidade Visual.1 Manual de identidade Visual Neste volume apresentamos o sistema de identidade visual Libitun. É a apresentação gráfica do produto e que representa os valores e conceitos estabelecidos

Leia mais

manual de identidade visual

manual de identidade visual manual de identidade visual apresentação A marca de uma instituição é o seu maior patrimônio. É através dela que os atributos e valores da organização são traduzidos e representados. O manual de identidade

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução O manual da marca do Consultório na Rua tem a função de ordenar e padronizar o signo que distingue e diferencia o serviço, compreendendo os padrões e regras de aplicação

Leia mais

GUIA DE LINGUAGEM VISUAL

GUIA DE LINGUAGEM VISUAL ÍNDICE INTRODUÇÃO 05 EMBALAGENS POSICIONAMENTO 07 Objetivos 30 Abordagem 31 LOGOMARCA Versões preferenciais 08 ELEMENTOS COMPONENTES Versões secundárias 10 Posicionamento da marca 32 Versões de uso restrito

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Obrigado! Este manual apresenta as normas e orientações para o uso da identidade visual do INEA. No entanto, somente com a sua participação será atingido o objetivo de comunicar

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE MARCA--------------------------------------------- Apresentação--------------------------------------------- Assinaturas----------------------------------------- Cores

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 1. MARCA APRESENTAÇÃO CORES INSTITUCIONAIS FAMÍLIA TIPOGRÁFI CA REPRODUÇÃO DA MARCA USOS INCORRETOS REDUÇÃO DA MARCA AREJAMENTO DA MARCA 04 05 06 07 09 10 11 2. PAPELERIA

Leia mais

Manual de Normas Gráficas

Manual de Normas Gráficas Manual de Normas Gráficas Manual de Normas Gráficas Este manual estabelece as normas básicas da Identidade Visual PROMAIS, bem como, as respectivas normas para a sua correcta utilização e reprodução. Perante

Leia mais

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017 FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017 2 SUMÁRIO Introdução... 03 Versões... 04 Slogan... 05 Aplicação em fundos coloridos... 06 Usos Incorretos... 07 Área de Não Interferência... 08

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Versão 2.0 Atualizado em Setembro / 2015

Manual de Identidade Visual. Versão 2.0 Atualizado em Setembro / 2015 Manual de Identidade Visual Versão 2.0 Atualizado em Setembro / 2015 Diretrizes para gestão da marca A marca, é a representação simbólica de determinada entidade, produto ou serviço. Sendo assim, regras

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução O Programa Academia da Saúde é uma nova estratégia da Atenção Básica que compõe a Rede de Atenção à Saúde a fim de contribuir para a promoção da saúde e produção

Leia mais

I N S T I T U T O D E A Ç Ã O S O C I A L E C U L T U R A L MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

I N S T I T U T O D E A Ç Ã O S O C I A L E C U L T U R A L MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1. MARCA Í N D I C E Apresentação Cores Institucionais Família Tipográfica Reprodução da Marca Usos Incorretos Redução da Marca Arejamento da Marca Versão Monocromática Marca

Leia mais

guia de uso da marca

guia de uso da marca guia de uso da marca sumário Clique nos itens abaixo para navegar pelo conteúdo. 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 HISTÓRIA DA MARCA FNQ VERSÕES DA MARCA CONSTRUÇÃO DA MARCA MARGEM DE SEGURANÇA REDUÇÕES MONOCROMIA

Leia mais

INTRODUÇÃO. Conheça essas regras nas próximas páginas deste manual.

INTRODUÇÃO. Conheça essas regras nas próximas páginas deste manual. MANUAL DA MARCA INTRODUÇÃO Este manual tem o objetivo de orientar as aplicações da marca ACIAP São José dos Pinhais. Os elementos gráficos que compõem a identidade visual são o logotipo, as cores institucionais

Leia mais

Olá, Este manual tem como objetivo apresentar a correta aplicação de nossa marca em toda a sua comunicação.

Olá, Este manual tem como objetivo apresentar a correta aplicação de nossa marca em toda a sua comunicação. Olá, Este manual tem como objetivo apresentar a correta aplicação de nossa marca em toda a sua comunicação. Qualquer dúvida entre em contato com ascom@fuvs.br 1 2 3 4 5 6 7 Sumário ASSINATURA PRINCIPAL

Leia mais

IDENTIDADE VISUAL manual

IDENTIDADE VISUAL manual IDENTIDADE VISUAL manual Em conformidade com a Lei 3.527/11 que obriga o Poder Executivo de Parnaíba a utilizar como símbolo da administração municipal apenas a bandeira, o brasão e o selo municipal. objetivo

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA RAMO SISTEMAS

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA RAMO SISTEMAS MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA RAMO SISTEMAS ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 03 2. IDENTIDADE 04 2.1 Assinatura principal 04 2.2 Assinatura vertical 05 2.3 Parceiros de negócios 06 2.3 Paleta de cores 07 2.4 A marca

Leia mais

Manual da Marca Versão 2017

Manual da Marca Versão 2017 Manual da Marca Versão 2017 Conteúdo Apresentação Assinaturas Malha de Construção Área de Proteção Dimensionamento............... 4 5 6 7 8 Cromias Institucionais... 9,. 10 Tipologia Padrões da Marca Assinaturas

Leia mais

BIOSEG SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE BRANDING BOOK

BIOSEG SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE BRANDING BOOK BRANDING BOOK Este manual tem como objetivo formular regras para a aplicação da marca em suas áreas institucionais, publicações e produtos. Com a correta utilização, a empresa mantém sua integridade visual

Leia mais

FUNDAÇÃO COPEL Manual de Identidade Visual

FUNDAÇÃO COPEL Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Manual_Identidade_Fundação_Copel.indd 1 18/11/2011 09:11:50 Índice 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 A Marca O Logotipo A Marca Estrutura

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA O VALOR DAS GRANDES DECISÕES

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA O VALOR DAS GRANDES DECISÕES MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA AGO / 2015 ESTE É O MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA QUE FORNECERÁ OS DIRECIONAMENTOS NECESSÁRIOS PARA A IDENTIDADE VISUAL DA APSIS. NAS PRÓXIMAS PÁGINAS, VOCÊ ENCONTRARÁ DIRETRIZES

Leia mais

MANUAL DA MARCA Julho 2011

MANUAL DA MARCA Julho 2011 MANUAL DA MARCA Julho 2011 INTRODUÇÃO Esta é a nossa marca. É por meio dela que nos relacionamos com colaboradores, fornecedores, parceiros, consumidores e o mercado. O objetivo deste manual é oferecer

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA - CAMPANHA DE MISSÕES MUNDIAIS 2015

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA - CAMPANHA DE MISSÕES MUNDIAIS 2015 MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA - CAMPANHA DE MISSÕES MUNDIAIS 2015 VERSÃO 1.0 JUNHO DE 2014 JMM GUIA DE CONTEÚDO Utilize este manual para criação de qualquer material de comunicação da Campanha de Missões

Leia mais

Manual de Identidade Visual Indústria de Impressoras Tecnológicas da Amazônia Ltda

Manual de Identidade Visual Indústria de Impressoras Tecnológicas da Amazônia Ltda Manual de Identidade Visual INTRODUÇÃO Com a importância que a IITA tem conquistado no Brasil, é essencial que a nossa marca seja utilizada seguindo o Manual de Identidade Visual. Uma marca sempre bem

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Ano de Elaboração 2014 Apresentação A empresa E. Orlando Roos Comércio de Cereais Ltda, vem através deste documento consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter:

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual 2.0 - Manual de identidade visual 2.1 - Elementos da marca 2.2 - Redução 2.3 - Área de proteção 2.4 - Aplicação 2.5 - Versões PB 2.6 - Malha construtiva 2.7 - Paleta de cores

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO VISUAL DIMENSÕES MÍNIMAS ÁREAS DE SEGURANÇA TIPOGRAFIA UNIVERSO CROMÁTICO COMPORTAMENTOS SOBRE FUNDOS CROMÁTICOS

IDENTIFICAÇÃO VISUAL DIMENSÕES MÍNIMAS ÁREAS DE SEGURANÇA TIPOGRAFIA UNIVERSO CROMÁTICO COMPORTAMENTOS SOBRE FUNDOS CROMÁTICOS MANUAL DE NORMAS IDENTIFICAÇÃO VISUAL DIMENSÕES MÍNIMAS ÁREAS DE SEGURANÇA TIPOGRAFIA UNIVERSO CROMÁTICO Este manual fornece os elementos standard da Identidade Visual Norte 2020, bem como as respetivas

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS O logótipo assume um papel fundamental nas relações que se estabelecem com o público interno e externo. Por ser um elemento

Leia mais

Índice. Índice...2. Logomarca do Ipasgo...3. Logomarca do Ipasgo em Tons de Cinza...4. Uso do Selo NBR ISO 9001:

Índice. Índice...2. Logomarca do Ipasgo...3. Logomarca do Ipasgo em Tons de Cinza...4. Uso do Selo NBR ISO 9001: 1 Índice Índice...2 Logomarca do Ipasgo...3 Logomarca do Ipasgo em Tons de Cinza...4 Uso do Selo NBR ISO 9001:2008...5 Modelos Vetoriais e Monocromáticos...6 Aplicação de Fundo Escuro...7 Cores...8 Tipografia...9

Leia mais

Manual da Marca e da Identidade Visual. Versão reduzida

Manual da Marca e da Identidade Visual. Versão reduzida Manual da Marca e da Identidade Visual Versão reduzida conceito Design O ensino do futuro do mundo: pessoas inovando pela transformação do Brasil A representação gráfica do pensamento inovador é dada

Leia mais

w e A manual de normas gráficas 2016

w e A manual de normas gráficas 2016 r w e A manual de normas gráficas 2016 manual de normas gráficas 2016 índice Este manual tem como objetivo orientar a utilização prática da identidade visual weareaware, fornecendo um conjunto de regras

Leia mais

manual de normas gráficas

manual de normas gráficas manual de normas gráficas 01 introdução Este manual de normas gráficas constitui um guia dos elementos da identidade visual da Viamodul, bem como, as respectivas normas para a sua correcta utilização e

Leia mais

Cinco eixos, dentro da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, visam fortalecer as políticas públicas e dar

Cinco eixos, dentro da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, visam fortalecer as políticas públicas e dar M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A L Cinco eixos, dentro da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, visam fortalecer as políticas públicas e dar voz e vez às pessoas

Leia mais

HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP

HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP índice APRESENTAÇÃO o processo de simplificação A NOVA MARCA padrão cromático padrão tipográfico redução e área de reserva usos incorretos

Leia mais

Manual de Imagem Normas Gráficas da AAFDL Cores Manual de Imagem Normas Gráficas da AAFDL Abril de

Manual de Imagem Normas Gráficas da AAFDL Cores Manual de Imagem Normas Gráficas da AAFDL Abril de Cores Manual de Imagem Normas Gráficas Abril de 2008 1 Logótipo Logótipo São componentes do logótipo o símbolo e o lettering referente ao nome da entidade. Estes componentes estão agregados de uma forma

Leia mais

A UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, vem através deste manual consolidar a sua marca.

A UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, vem através deste manual consolidar a sua marca. A UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, vem através deste manual consolidar a sua marca. Através da utilização deste Manual, o processo de comunicação da marca será normatizado e terá definições

Leia mais

IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE NORMAS BÁSICO

IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE NORMAS BÁSICO 01 IDENTIDADE E COERÊNCIA Para que todo o projecto visual da Molaflex seja coerente e eficaz, é fundamental que a identidade seja utilizada de acordo com as normas definidas. Para que fique sempre assegurada

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Apresentação Manual de normas gráficas Quem somos Identidade Visual Marca Versões Margens de segurança Dimensões mínimas Cor Tons de cinza, positivo/negativo Aplicação

Leia mais

ESTA É A NOSSA NOVA IDENTIDADE

ESTA É A NOSSA NOVA IDENTIDADE MANUAL DE MARCA SBC ESTA É A NOSSA NOVA IDENTIDADE 3 Agora, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) está de cara nova. Uma nova identidade, que representa melhor tudo o que somos. E, para que possamos

Leia mais

Manual de Identidade Visual >

Manual de Identidade Visual > Manual de Identidade Visual São Paulo 2011 Introdução A manutenção da Identidade Visual depende da aplicação. correta e consistente da Marca, Logomarca, Cores e Tipografias. Este manual contém todas as

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri 3 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Diretoria de Comunicação Social

Leia mais

01. Apresentação. in Carta de Armas

01. Apresentação. in Carta de Armas A simbologia da Emblemática é a seguinte: dos metais, o ouro simboliza a justiça, a prata a fidelidade; dos esmaltes, o vermelho simboliza o ânimo, o azul a lealdade, o negro a ciência; das peças, os dois

Leia mais

CADERNO DE NORMAS DE APLICAÇÃO

CADERNO DE NORMAS DE APLICAÇÃO MARQUES, S.A. COMO USAR ESTE MANUAL SÍMBOLO LOGÓTIPO MALHA CONSTRUTIVA PADRÃO TIPOGRÁFICO PADRÃO CROMÁTICO PANTONE MARCA PRETO E BRANCO / MARCA NEGATIVA MARCA SOBRE FUNDOS DE COR DA PALETA MARCA SOBRE

Leia mais

Manual de uso da marca

Manual de uso da marca Este manual estabelece as regras de aplicação e orienta o uso da marca do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE) que, por meio de renúncia scal de ICMS, possibilita a valorização,

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS 01 01. IDENTIDADE VISUAL O objetivo deste manual é orientar a aplicação da identidade visual da marca CERIS através da apresentação detalhada das normas gráficas que foram definidas.

Leia mais

MANUAL DE USO DA MARCA DO SELO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL AMOR PELA VIDA

MANUAL DE USO DA MARCA DO SELO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL AMOR PELA VIDA C e n t r o d e R e a b i l i t a ç ã o e R e i n s e r ç ã o S o c i a l d e D e p e n d e n t e s d e D r o g a s d o Instituto de Estudos Legislativos Brasileiro - IDELB Projeto Social Salvando Vidas

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Índice 1 2 3 4 5 6 7 8 9 9.1 9.2 9.3 10 Introdução Apresentação Grid Arejamento Paleta de cores Tipografia Usos incorretos Redução Aplicações Monocromática Uma cor Negativa

Leia mais

Normas gráficas Março 2016

Normas gráficas Março 2016 Normas gráficas Março 2016 Estas normas gráficas pretendem definir a aplicação correta dos elementos gráficos da identidade visual do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro para garantir uma comunicação

Leia mais

Apresentação. A letra F, vem abraçando as letras APG, demonstrando a união e a cooperação da entidade.aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Apresentação. A letra F, vem abraçando as letras APG, demonstrando a união e a cooperação da entidade.aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa LOGOMARCA Apresentação A FAPG é uma fundação da APG do Ita, Fundação de Apoio à Pesquisa de Pós- Graduandos, logo a sua logomarca é uma derivação da logomarca da APG do ITA, mantendo a apresentação bem

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual > / Rio de Janeiro'1999 Introdução > A manutenção da Identidade Visual criada para a RADE depende da aplicação correta e consistente da Marca, Logomarca, Cores e Tipografias.

Leia mais

Sumário 1. A MARCA APRESENTAÇÃO 05

Sumário 1. A MARCA APRESENTAÇÃO 05 Sumário 1. A MARCA APRESENTAÇÃO 05 1.1 Logo 06 1.2 Símbolo 07 1.3 Marca vertical 08 1.4 Marca horizontal 09 1.5 Aplicação sobre fundos 10 1.6 Paleta de cores 11 1.7 Aplicação monocromática 12 1.8 Aplicação

Leia mais

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL INTRODUÇÃO A finalidade deste Manual é normatizar a utilização da nova marca do Governo do Estado de Pernambuco, de forma a garantir a uniformidade de sua

Leia mais

Assessoria de Comunicação e Marketing Instituto Nacional de Telecomunicações

Assessoria de Comunicação e Marketing Instituto Nacional de Telecomunicações Dez/16 Revisão 02 Assessoria de Comunicação e Marketing Instituto Nacional de Telecomunicações índice 1. Logotipo 2. Construção do Logotipo 3. Área Mínima 4. Alfabeto Complementar 5. Logotipo Finatel 6.

Leia mais

Manual de Identidade Visual do Curso de Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente

Manual de Identidade Visual do Curso de Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente Manual de Identidade Visual do Curso de Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente Equipe de criação e design Cristine Machado Schwanke - cristine.schwanke@unipampa.edu.br Lucas Feksa Ramos lucasfeksaramos@gmail.com

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PROCFIT

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PROCFIT MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PROCFIT ÍNDICE APRESENTAÇÃO...1...1 CONCEITO...2...2 POSICIONAMENTO...3 TIPOGRAFIA...4 PADRÕES CROMÁTICOS...6 LOGOTIPO...7 LOGOTIPO POSITIVO NEGATIVO...8 FUNDOS COLORIDOS...9

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Rio Pardo

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Rio Pardo MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Rio Pardo Índice: Apresentação: 02 A marca 03/04 Variações da aplicação da marca 05 Alinhamento da marca:. Padrão cromático

Leia mais

Manual de Identidade Visual Conceito & Aplicações ASSA ABLOY, the global leader in door opening solutions

Manual de Identidade Visual Conceito & Aplicações ASSA ABLOY, the global leader in door opening solutions Manual de Identidade Visual Conceito & Aplicações Manual de Identidade Visual Metalika/ASSA ABLOY O objetivo deste Manual é uniformizar as aplicações do logotipo da Metalika/ASSA ABLOY, na criação de documentos,

Leia mais

Manual de Identidade Visual ARTE COM CIÊNCIA

Manual de Identidade Visual ARTE COM CIÊNCIA Manual de Identidade Visual ARTE COM CIÊNCIA ÍNDICE 1. Apresentação, 02 2. Marca, 03 logotipo, 05 símbolo, 06 3. Cores, 09 versão monocromática, 10 4. Tipografia, 12 5. Recomendações, 14 redução e ampliação,

Leia mais

Manual de marca. Aplicações da marca

Manual de marca. Aplicações da marca Manual de marca Aplicações da marca 1 assinatura institucional 2 1. assinatura institucional Logotipos são assinaturas institucionais e devem ser usados em todas as manifestações visuais da empresa. Sua

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1. logotipo aplicação preferencial área de reserva aplicação MonocroMática aplicação em boxes redução MáxiMa cores institucionais família tipográfica família tipográfica alternativa

Leia mais

Manual de Identidade. 85 anos da Escola de Veterinária da

Manual de Identidade. 85 anos da Escola de Veterinária da Manual de Identidade 85 anos da Escola de Veterinária da Apresentação Este manual de identidade visual contém normas que devem ser rigorosamente seguidas em todas as iniciativas de comunicação da Escola

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 02 ÍNDICE Introdução Elementos Básicos Logotipo 2. Slogan 3. Logomarca 4. Aplicações 5. Aplicações não aceitáveis 6. Versão Horizontal 7. Limites 8. Redução 9. Alfabeto Padrão

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS Família Missionária Verbum Dei

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS Família Missionária Verbum Dei MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS Família Missionária Verbum Dei Este manual estabelece as regras gráicas da marca Família Missionária Verbum Dei com vista a uma uniformização das peças gráicas e coerência visual

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS Este manual contém as regras básicas de utilização dos elementos fundamentais de design da marca Viseu Empreendedor e o modo como eles se aplicam de

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Versão 04 - publicado em 12/junho/2013.

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Versão 04 - publicado em 12/junho/2013. MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Versão 04 - publicado em 12/junho/2013. Marca Introdução A marca da nossa empresa tem vida: ela reflete nossos valores, cultura e imagem. Por isso, o respeito na aplicação da

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2 MOVIMENTO PAULISTA DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é um programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo reduzir as

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL O Manual Este Manual tem como objetivo apresentar a marca da Casa Hope e estabelecer um conjunto de regras para aplicações da sua assinatura visual, garantindo a integridade

Leia mais