PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA IGREJA LOCAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA IGREJA LOCAL"

Transcrição

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA IGREJA LOCAL

2 Questões Estratégicas Que tipo de igreja queremos ser nos próximos 10 anos? Como chegar lá? Quais os rumos, os caminhos que devemos seguir? Que planos devemos traçar? Que ações executar? Que recursos serão necessários? Quais são nossas maiores dificuldades e como superá-las? Como definir nossas prioridades? Como manter os diversos ministérios / departamentos alinhados e comprometidos com a visão? Como coordenar suas ações de forma a otimizar o tempo e os recursos? Como gerenciar os recursos de forma a suprir as diversas demandas?

3 Planejamento Estratégico É uma ferramenta gerencial que permite estabelecer os grandes objetivos, de longo alcance, definir as estratégias a serem adotadas para atingi-los, e a alocação dos recursos necessários, sempre visando maior grau de integração com o ambiente.

4 Modelo de Planejamento Oportunidades Ambiente Externo Ameaças MARCAS Missão Visão Valores Pontos Fortes Ambiente Interno Pontos Fracos Estratégias Objetivos Plano de Ação Orçamento Avaliação

5 Será isto Espiritual? Será que precisamos de algo que é dirigido para os negócios? Parece mais coisa de empresa do que de igreja! E se Deus alterar os nossos rumos? Não seria melhor a gente apenas orar e tentar seguir por onde o Senhor nos dirigir?

6 As dimensões da Igreja Dimensão espiritual ORGANISMO Atos 2:42-47 Salvação Integração Edificação Adoração Mutualidade Restauração Serviço Mordomia Dimensão estrutural ORGANIZAÇÃO Estrutura / Ministérios Evangelismo Membresia Educação cristã Celebração Grupos Pequenos Celebrando Restauração Ministérios Pessoas Finanças Planejamento

7 A dinâmica da Igreja Liderança Liderança Espiritual Visão Operacionalização da Visão Administração Gerenciamento Celebração Educação Cristã Rede Ministerial Grupos Pequenos Evangelismo Membresia Mordomia P r o c e s s o s Planejamento Organização Coordenação Controle Comunidade / Sociedade Mutualidade Edificação Integração Serviço Igreja Viva e Relevante Mordomia Adoração Salvação

8 O Planejamento Estratégico na Igreja Um instrumento que nos ajuda a descobrir e a nos ajustarmos aos planos de Deus Uma ferramenta que possibilita à igreja administrar com responsabilidade seus recursos Um processo que ajuda a prosseguir na visão com eficiência, eficácia e efetividade Um método que facilita o alinhamento e a coordenação dos esforços de cada ministério Um instrumento que permite medir o progresso

9 Alguns Cuidados Apoio da liderança Comunidade da visão Expectativas irreais Engessamento vs flexibilidade Centralização vs descentralização Ações de ministérios isoladas do planejamento Gerenciamento do processo de mudança Programas vs necessidades

10 As marcas da Igreja Marcas Missão Maturidade Mutualidade Ministério Mordomia

11 Missão É a declaração da finalidade da igreja; sua razão de ser; seu propósito. Responde à questão: Para que existimos?

12 Nossa Missão Tornar pessoas descrentes em verdadeiros e frutíferos discípulos de Jesus Cristo.

13 Visão É uma clara e vívida imagem do futuro preferido. Retrata que situação deseja-se alcançar em um determinado tempo. Responde à questão: O que queremos ser?

14 Nossa Visão Ser uma comunidade viva e relevante que, fundamentada na Bíblia e motivada pela glória de Deus, avança no propósito de, a partir de Fortaleza, levar pessoas a conhecer e crescer em Cristo, desenvolvendo e compartilhando um modelo criativo de igreja local, onde cada membro se reproduz no evangelismo, é aperfeiçoado na Pessoa, Obra e Palavra de Jesus, vivencia o pastoreio mútuo, exerce um ministério de acordo com seus dons espirituais, e administra com sabedoria os recursos dados por Deus para o avanço do Seu Reino.

15 Valores São princípios e convicções que orientam as ações, decisões e relações da igreja com seus membros e com a sociedade. Os Valores são importantes porque: Formam o alicerce para a visão Dão o sentido de continuidade quando ocorrem mudanças nas prioridades e necessidades

16 Nossos Valores M I S S Ã O Porque Deus se importa com os perdidos, nós nos importamos também. Gn 3:9, Jn 3:11, Mt 28, Jo 1, Lc 19:41, At. 2:47; Mt. 5:14-16; Cl. 4:5, I Tm 2:4) A evangelização deve ser relacional e encarada como um processo. (Lc 5:30-32; Lc 15; Mt 18:14)

17 Nossos Valores M A T U R I D A D E O verdadeiro discípulo de Jesus Cristo deve ser frutífero e buscar sua restauração e crescimento contínuos, desenvolvendo um caráter que reflita a imagem de Jesus. Ef 4:22-25, 32; Jo 15:8, 16; 2 Pe 3:18; Hb 12:1; Fp 1:11; 2:12) O ensino da Palavra de Deus são a base de transformação do indivíduo e da congregação, e deve ser exercitado por cada discípulo. (Rm 12:7, 2 Tm 3:16; 17, Tg 1:23-25)

18 Nossos Valores M I N I S T É R I O A Igreja deve funcionar como uma comunidade de ministros que unanimemente desenvolve dons espirituais para a edificação e a unidade do Corpo. (1 Co 12, 14; Rm 12; Ef 4; 1 Pe 4:10, 11; Sl 133:1) A Igreja deve ser liderada por aqueles que possuem dons espirituais, visão, convicção, vocação e aceitação da comunidade. (Ne 1; 2; Rm 12:8; At 6: 2-5)

19 Nossos Valores M U T U A L I D A D E O amor deve permear os relacionamentos entre os membros da Igreja, sendo a verdadeira medida de maturidade espiritual. (1 Co 13; Ne 3; Cl 2:12-16; Jo 13:34, 35) As mudanças mais profundas e duradouras acontecem no âmbito dos Grupos Pequenos, com a vivência do discipulado, da transparência, da responsabilidade mútua e da prestação de contas. (Lc 6:12-13; At 2:44-47)

20 Nossos Valores M O R D O M I A A boa administração e dedicação do tempo, dons, talentos, bens e finanças devem ser atitudes essenciais de todo discípulo. (Ag 2:8; Sl 24; Dt 8:17-18, Lc 12:42-48 Cl 3:23) A busca da excelência traz honra a Deus e reflete o Seu caráter. (Cl 3:17; Ml 1:6-14; Pr 27:17)

21 Análise do Ambiente externo Oportunidades Política Fatores sociais Tecnologia Legislação Cultura Ameaças Economia

22 Fatores do Ambiente externo PEDRAS VIVAS AQUISIÇÃO E CONSTRUÇÃO Legislação e Plano Diretor da cidade Clima Característica cultural com forte tendência à informalidade População de entorno CELEBRANDO RESTAURAÇÃO Crescimento dos grupos de 12 passos Crescimento dos índices de drogadição e de dependências

23 Análise do Ambiente interno Pontos Fortes Pontos Fracos Gestão Competências Estrutura Recursos Pessoas Processos

24 Fatores do Ambiente interno ALGUNS DESAFIOS Como fazer um ministério bíblico mas culturalmente relevante para 800 jovens, numa sociedade pós moderna? Como integrar e discipular 400 novos convertidos por ano, em média? Como garantir o pastoreio de 2000 pessoas? Como ensinar e pastorear 450 crianças todos os domingos de forma divertida, criativa, atrativa e de acordo com as necessidades e interesses de seis diferentes faixas etárias? Como viabilizar o estacionamento de 1800 carros a cada domingo? Como montar uma estrutura capaz de acomodar 3000 pessoas a cada domingo?

25 Estratégias Caminhos a serem seguidos para o cumprimento da Missão e a concretização da Visão. São respostas a questões do tipo: O que Deus espera que façamos? Que grandes ações devemos implementar para concretizar nossa Visão e cumprir nossa Missão? Que coisas essenciais deveríamos fazer que fariam uma grande diferença? Onde e como expandir a atuação da igreja e melhorar sua performance?

26 Nossas Estratégias RESTAURAÇÃO Levar a igreja ao exercício pleno do seu potencial Restaurador. SUSTENTABILIDADE Dar sustentabilidade ao crescimento da igreja, fortalecendo o exercício da boa mordomia na vida de cada membro e na gestão da igreja no plano dos recursos humanos, materiais e financeiros.

27 Objetivos São os alvos a serem alcançados dentro de um determinado período de tempo. Serão efetivos se atenderem aos seguintes critérios: uma resposta direta a uma necessidade genuína desafiador realista, atingível mensurável prazo para ser atingido permite uma clara imagem do resultado esperado com seu cumprimento

28 Nossos Objetivos RESTAURAÇÃO Levar toda a congregação a vivenciar o processo de restauração. Preparar a congregação para alcançar, acolher e favorecer a restauração integral de pessoas afligidas por sofrimento emocional e social. Aperfeiçoar as condições facilitadoras da integração, dos relacionamentos íntegros e restauradores, do pastoreio mútuo e do discipulado.

29 Nossos Objetivos SUSTENTABILIDADE Prover a IBC de um novo modelo de gestão administrativa e financeira, compatível com seu tamanho atual e suas perspectivas de crescimento. Levar todos os membros da IBC a serem fiéis nos dízimos e ofertas. Sistematizar o trabalho de incentivo e Capacitação do voluntariado nos ministérios da IBC.

30 Plano de Ação O que Como Com que Quem Quando Quanto O Plano de Ação é o conjunto articulado de Ações, acrescido da definição dos responsáveis, prazos e recursos materiais e financeiros necessários à sua execução. A definição dos recursos financeiros compõe o ORÇAMENTO, ou Planejamento Financeiro.

31 Aspectos do Plano de Ação RESTAURAÇÃO Levar toda a congregação a vivenciar o processo de restauração. Realizar 1 Retiro Espiritual por mês atingindo 80% da liderança da igreja, no ano de Ministrar para a congregação a série das bem-aventuranças, durante os meses de outubro e novembro. Adaptar a série das bem-aventuranças para o Geração Radical. Elaborar o estudo sobre a série das bem-aventuranças para Aplicação nos Grupos Pequenos.

32 Plano de Ação Integrado Visão / Missão Estratégias Objetivos / Metas Ministérios Plano de Ação A A1 A2 $ B C D B1 B2 B3 B4 $ C1 $ D1 D2 D3 $ Orçamento

33 Importância da Avaliação Priorize o avaliar tanto quanto o planejar Executar sem controlar e avaliar pode invalidar o seu planejamento Sistematize o processo de avaliação Não abandone seus indicadores Trabalhe com informações fidedignas Não faça ajustes com base em fatos isolados, impressões ou sentimentos

34 Etapas de Avaliação Ciclos de Planejamento T c V W T c V W T c V W

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO]

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] OS DONS ESPIRITUAIS ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] Êx 18.13-27; At 27.11; 1Co 12.28, Entender os objetivos a curto e a longo prazo de uma determinada parte do trabalho da igreja e elaborar planos eficientes

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

Deus tem um plano para cada um de nós, com propósitos bem definidos (Pv 16.4).

Deus tem um plano para cada um de nós, com propósitos bem definidos (Pv 16.4). Leitura: Romanos 12.1-8 Deus tem um plano para cada um de nós, com propósitos bem definidos (Pv 16.4). O plano é perfeito e inclui a salvação em Cristo (2 Ts 2.13) e a capacitação para lhe servirmos (2

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1

Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1 2 Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1 Precisamos ver a igreja dentro do modelo de Deus 1 Co 14:26-32 Hc 3:1-2 Jl 2:28-29 Hc 1:5 Que fazer pois quando vos reunis? A pergunta é feita a todos

Leia mais

UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS

UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS CALENDÁRIO ANUAL UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS R. B A R Ã O D E C O R O M A N D E L, 6 7 1 B A R R E I R O. B E L O H O R I Z O N T E / M G W W

Leia mais

O CONCEITO DOS DONS ESPIRITUAIS

O CONCEITO DOS DONS ESPIRITUAIS ECLESIOLOGIA AULA V JESUS CRISTO COMO CABEÇA DA IGREJA DISTRIBUI AOS MEMBROS DO CORPO, DONS, RESPONSABILIDADES E MINISTÉRIOS, PARA EDIFICAÇÃO UNS DOS OUTROS E PARA CRESCIMENTO. Definição de Dons Os dons

Leia mais

INFORMA. equilibrando sua. pessoal. de Canoas. Igreja Batista

INFORMA. equilibrando sua. pessoal. de Canoas. Igreja Batista INFORMA Igreja Batista de Canoas Vida equilibrando sua pessoal Nº 889 26 de Junho a 02 de Julho de 2016 equilibrando sua Vida pessoal "Pois Deus não quer que nós vivamos em desordem e sim em paz." 1 Cor.

Leia mais

- Um compromisso de oração que vai mudar a sua vida -

- Um compromisso de oração que vai mudar a sua vida - 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 - Um compromisso de oração que vai mudar a sua vida - Dia 0 - Tempo de adoração e gratidão Leitura Bíblica: Ap. Motivos de Oração: Agradeça pela salvação, família,

Leia mais

RELACIONAMENTO DISCIPULADOR

RELACIONAMENTO DISCIPULADOR RELACIONAMENTO DISCIPULADOR O QUE É DISCIPULO? Dicionário Aprendiz, aluno receptivo a ensinamentos, seguidor devotado e/ou disposto a dar prosseguimento ao trabalho (de seu mestre) DISCIPULOS DE QUEM?

Leia mais

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger Dinâmica e estrutura do discipulado Ide, pregai o evangelho e fazei discípulos, constitui a essência do mandato de Jesus Cristo. Existem duas razões fundamentais no discipulado cristão: 1. Levar o discípulo

Leia mais

Dom Espiritual. Capacitaçãodivina distribuída livremente pelo. comumdo corpo de Cristo, e ainda o progresso pessoal

Dom Espiritual. Capacitaçãodivina distribuída livremente pelo. comumdo corpo de Cristo, e ainda o progresso pessoal Dom Espiritual Capacitaçãodivina distribuída livremente pelo Espírito Santo a todo crente, segundo a vontade e graça de Deus para edificaçãoda Igreja e bem comumdo corpo de Cristo, e ainda o progresso

Leia mais

Líderes Vida Familiar

Líderes Vida Familiar LIDERES EFICAZES INTRODUÇÃO Líderes Vida Familiar 80% creem que o ministério pastoral afetou negativamente suas famílias. 33% afirmam que estar no ministério representa um verdadeiro obstáculo para suas

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA "Abre os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua Lei". Sl.119.18 PLANO DE LEITURA BÍBLICA ANUAL - JANEIRO 01 Gn 1-3 Sl 1 02 Gn 4-7 Sl 2 03 Gn 8-10 Sl 3 04 Gn 11-13 Sl 4 05 Gn 14-17 Sl 5 06

Leia mais

Valores de uma Igreja RELACIONAL

Valores de uma Igreja RELACIONAL Valores de uma Igreja RELACIONAL O que já aprendemos... A Igreja deve valorizar e incentivar os relacionamentos Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum... Da multidão dos que creram, uma

Leia mais

Aula 1 TREINAMENTO DE PROFESSORES. Ministério de Educação Cristã. Igreja Batista Cidade Universitária

Aula 1 TREINAMENTO DE PROFESSORES. Ministério de Educação Cristã. Igreja Batista Cidade Universitária TREINAMENTO DE PROFESSORES Igreja Batista Cidade Universitária Ministério de Educação Cristã PERÍODO Aula 1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO Qual é a imagem do ensino que você traz? Perigos enfrentados pela igreja

Leia mais

Formas de fazer discípulos. E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo.

Formas de fazer discípulos. E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo. Formas de fazer discípulos E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo. (At 5:42) OBJETIVO Instruir o estudante da Bíblia a adotar estas duas formas de

Leia mais

IGREJA BATISTA ITATIAIA

IGREJA BATISTA ITATIAIA IGREJA BATISTA ITATIAIA QUE IGREJA QUEREMOS SER? Que palavras expressam melhor a Igreja Batista Itatiaia? Escreva. Compartilhe com a pessoa ao lado. Vídeo: O verdadeiro discipulado QUE IGREJA QUEREMOS

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Todo o poder e autoridade no céu e na terra foi dada ao Senhor Jesus, e esta autoridade o

Leia mais

LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Os discípulos de Cristo formam a igreja e imperativamente segundo a ordenança do

Leia mais

Função e Organização do CTL na Igreja Local

Função e Organização do CTL na Igreja Local Função e Organização do CTL na Igreja Local Função e Organização do CTL na Igreja Local - Revisão 02 - Fevereiro 2007 Reprodução proibida por qualquer meio ou mídia, impressa ou eletrônica. 2006-2007 Associação

Leia mais

SERMÃO 4 METAS ESPIRITUAIS

SERMÃO 4 METAS ESPIRITUAIS SERMÃO 4 METAS ESPIRITUAIS INTRODUÇÃO Olá, queridos irmãos, que a graça de Cristo seja abundante na vida de todos adoradores. O sábado é dia de adoração, dia de crescimento, por isso estamos aqui para

Leia mais

Ano 6 Edição nº 261 Fortaleza, 10 de agosto de 2014

Ano 6 Edição nº 261 Fortaleza, 10 de agosto de 2014 Ano 6 Edição nº 261 Fortaleza, 10 de agosto de 2014 A Igreja Batista Central é uma comunidade comprometida em amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus. Vivemos relacionamentos em pequenos grupos,

Leia mais

II FÓRUM DE PEQUENOS GRUPOS DA DSA. PROPOSTAS Brasília, setembro de 2009

II FÓRUM DE PEQUENOS GRUPOS DA DSA. PROPOSTAS Brasília, setembro de 2009 II FÓRUM DE PEQUENOS GRUPOS DA DSA VISÃO PROPOSTAS Brasília, setembro de 2009 Considerando a orientação bíblica sobre os Pequenos Grupos, observada na experiência de Moisés com o povo de Israel no deserto

Leia mais

Importância da Ressurreição de Cristo

Importância da Ressurreição de Cristo Introdução à 22/08/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Importância da Ressurreição de Cristo O que as escrituras afirmam sobre a ressurreição de Cristo? 1. Doutrina fundamental do Cristianismo:

Leia mais

O que significa discipular? E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. (Mt 4:19)

O que significa discipular? E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. (Mt 4:19) O que significa discipular? E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. (Mt 4:19) OBJETIVO Conscientizar o aluno da Escola Bíblica sobre o significado de discipular, mostrando-lhe

Leia mais

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO DE EVANGELIZAR O discípulo de Cristo tem a nobre missão de evangelizar o mundo proclamando a Palavra de Deus

Leia mais

PRAM - Plano Regional Ação Missionária. Igreja Metodista Segunda Região Eclesiástica - RS

PRAM - Plano Regional Ação Missionária. Igreja Metodista Segunda Região Eclesiástica - RS PRAM - Plano Regional Ação Missionária Igreja Metodista Segunda Região Eclesiástica - RS 2014-2015 DEFINIÇÕES CONCILIARES ÊNFASES DO PLANO NACIONAL 1. Intensificar o zelo evangelizador; 2. Fortalecer o

Leia mais

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA Como Ler a Bíblia Reserve tempo para ler a Bíblia cada dia. É bom guardar sempre a mesma hora. Dedique tanto tempo quanto seja possível, cuidando para que outras coisas não interrompam

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013 CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013 patriciacgrion@gmail.com Educadora Cristã da PIB Venda das Pedras e Psicopedagoga Clínica O estilo de aprendizagem

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS Considerando que: A Igreja Metodista define que o participar da sinalização do Reino de Deus em nosso mundo, pelo Espírito Santo, constitui-se

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

INFORMA. retratos. na família. Nº de Maio a 04 de Junho. de Canoas. Igreja Batista

INFORMA. retratos. na família. Nº de Maio a 04 de Junho. de Canoas. Igreja Batista INFORMA na família de Canoas Igreja Batista Esperança Nº 885 29 de Maio a 04 de Junho retratos Família de Esperança na Família SÉRIE: Retratos de Família João 2.1-11 Acabou! Terminou! Não dá mais. Ainda

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO A Bíblia retrata a igreja como

Leia mais

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU.

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU. CONTEÚDO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS CAPÍTULO III - DOS OBJETIVOS CAPÍTULO IV - DA OPERACIONALIZAÇÃO CAPÍTULO V - DAS COMPETÊNCIAS CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Leia mais

NetACT WORKSHOP CALUQUEMBE - ANGOLA 2013

NetACT WORKSHOP CALUQUEMBE - ANGOLA 2013 NetACT WORKSHOP CALUQUEMBE - ANGOLA 2013 PLANEAMENTO ESTRATÉGICO Façá-lo na dependência de Deus Leitura: Isaias 30: 1-5 Versiculo chave: Vs 1 O Senhor declara: Ai de vós, filhos rebeldes, que fazeis projectos

Leia mais

CONECTAR MISSIONAL. Os 5 módulos são esses:

CONECTAR MISSIONAL. Os 5 módulos são esses: CONECTAR MISSIONAL O Conectar Missional é um curso de introdução à missões transculturais para Igrejas locais, explorando tanto os aspectos bíblicos, como a realidade do campo hoje, a apresentação de estratégias

Leia mais

4 O que é uma igreja baseada em princípios?

4 O que é uma igreja baseada em princípios? 4 O que é uma igreja baseada em princípios? Essa igreja é uma comunidade local onde todos os membros, vivenciando os princípios apresentados na Palavra de Deus, têm por objetivo glorificar a Deus e cumprir

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO O CAMINHO DOS DOS ESPIRITUAIS

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO O CAMINHO DOS DOS ESPIRITUAIS OS DONS DO ESPÍRITO SANTO O CAMINHO DOS DOS ESPIRITUAIS O DOM ESPIRITUAL E A EDIFICAÇÃO DA IGREJA Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Romanos 12,6 A cada um, porém, é dada a

Leia mais

VISÃO DO GERAÇÃO FUTURO

VISÃO DO GERAÇÃO FUTURO FASE CRIANÇA 1 VISÃO DO GERAÇÃO FUTURO Ser um ministério fundamentado na palavra de Deus que ensine e seja modelo para a criança de como se tornar um verdadeiro e frutífero discípulo de Jesus. Discípulo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

Curso Liderança Bíblica. Tesouro em vasos de barro (2Co 4.7)

Curso Liderança Bíblica. Tesouro em vasos de barro (2Co 4.7) Curso Liderança Bíblica Tesouro em vasos de barro (2Co 4.7) Recado do Rev. Misael 02/07 O que é liderança? Quais são os requisitos para liderar? O que Deus concede e exige dos líderes da igreja? Como liderar

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA 2014

APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA 2014 PROPOST A 2014 "Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo.

Leia mais

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO ANUNCIANDO A PALAVRA DE DEUS Os discípulos de Cristo formam a igreja e imperativamente segundo a ordenança

Leia mais

Mas o que precisa ter um bom modelo de gestão? Foco em Resultado; Liderança Competente; Interligação entre as partes; Boa Rotina.

Mas o que precisa ter um bom modelo de gestão? Foco em Resultado; Liderança Competente; Interligação entre as partes; Boa Rotina. 2016/2017 Mas o que precisa ter um bom modelo de gestão? Foco em Resultado; Liderança Competente; Interligação entre as partes; Boa Rotina. Fatores Críticos de Sucesso A Gestão para Resultados é fundamentada

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

- A principal tarefa da Igreja é a evangelização, ou seja, a pregação do Evangelho a judeus e a gentios.

- A principal tarefa da Igreja é a evangelização, ou seja, a pregação do Evangelho a judeus e a gentios. INTRODUÇÃO LIÇÃO 3 IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA - A principal tarefa da Igreja é a evangelização, ou seja, a pregação do Evangelho a judeus e a gentios. - A igreja existe para dizer ao mundo que Jesus

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO E ORÇAMENTO PLURIANUAL

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO E ORÇAMENTO PLURIANUAL MANUAL DE ORGANIZAÇÃO COD. 100 ASSUNTO: DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE APROVAÇÃO: Deliberação CONSAD nº 54, de 26/08/2015 VIGÊNCIA: 26/08/2015 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO E

Leia mais

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja.

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Querido Irmão (a), Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Queremos conhecê-lo melhor para poder ajudá-lo na sua caminhada cristã e também para que você nos ajude a

Leia mais

CRONOGRAMA. Identidade Visão e Missão Valores Objetivos Metas e Ação Fechamento Diagnóstico Situacional...

CRONOGRAMA. Identidade Visão e Missão Valores Objetivos Metas e Ação Fechamento Diagnóstico Situacional... CRONOGRAMA Identidade Visão e Missão... 30 Valores... 20 Objetivos... 10 Metas e Ação... 45 Diagnóstico Situacional...10 Fechamento... 5 O QUE É PLANEJAR? Processo gerencial de formulação de objetivos

Leia mais

Cristo procura reproduzir-se no coração dos homens; e faz isto por intermédio daqueles que n Ele crêem. O objetivo da vida cristã é a frutificação a

Cristo procura reproduzir-se no coração dos homens; e faz isto por intermédio daqueles que n Ele crêem. O objetivo da vida cristã é a frutificação a 1 Cristo procura reproduzir-se no coração dos homens; e faz isto por intermédio daqueles que n Ele crêem. O objetivo da vida cristã é a frutificação a reprodução do caráter de Cristo no crente, para que

Leia mais

Mordomia Cristã. Série

Mordomia Cristã. Série Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores Martinho Sonntag (VPEC) e Geraldo W. Schüler (VPEM), visando assessorar os pastores e

Leia mais

Princípios de Aconselhamento

Princípios de Aconselhamento Princípios de Aconselhamento O conselheiro cristão procura levar pessoas a um relacionamento pessoal com Jesus Cristo Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo: ensinem e aconselhem-se uns aos outros

Leia mais

Ampliando nossa visão acerca do seguir a Cristo

Ampliando nossa visão acerca do seguir a Cristo Ampliando nossa visão acerca do seguir a Cristo Fundamento bíblico: A Grande Comissão Indo, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Leia mais

ÍNDICE GERAL INTRODUÇÃO... 13

ÍNDICE GERAL INTRODUÇÃO... 13 ÍNDICE GERAL INTRODUÇÃO... 13 SEÇÃO I CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE A MUTUALIDADE Índice pormenorizado da Seção I... 19 Caracterizando a Comunhão... 21 A Mutualidade e a Comunhão... 24 A Mutualidade é o

Leia mais

V Dons espirituais e ministérios na igreja

V Dons espirituais e ministérios na igreja Igreja Povo de Deus V Dons espirituais e ministérios na igreja 22 homens no gramado milhares de pessoas nas arquibancadas Nas arquibancadas, todos sabem como jogar Gritam Criticam mais que aplaudem 1.

Leia mais

1.! Quem'somos?' 2.! Visão'

1.! Quem'somos?' 2.! Visão' 1. Quem'somos?' Perspectivas é um movimento internacional que une cristãos no propósito de pensarepotencializarseuenvolvimentonatarefadeglorificaradeusentretodosos povos. Oferecemos12temposdereflexãosobreaMissioDei,nasperspectivasBíblica,

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

PLANTAÇÃO DE IGREJAS VOLUME II

PLANTAÇÃO DE IGREJAS VOLUME II PLANTAÇÃO DE IGREJAS VOLUME II Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina Informações Gerais

Leia mais

PLANO NACIONAL MISSIONÁRIO (PNM)

PLANO NACIONAL MISSIONÁRIO (PNM) PLANO NACIONAL MISSIONÁRIO (PNM) Ênfases Missionárias Nacionais 1. Estimular o zelo evangelizador na vida de cada metodista, de cada igreja local. 2. Revitalizar o carisma dos ministérios clérigo e leigo

Leia mais

Plano Regional de Ação Missionária PRAM

Plano Regional de Ação Missionária PRAM Igreja Metodista 2ª Região Eclesiástica 1.Ação evangelizadora permanente Alvo: crescimento da igreja Mt. 28:18-20; At. 8:25; I Cor. 9:16; I Pe. 2:9 1.Agir em unidade e conexidade:distritos, igrejas, ministérios,

Leia mais

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 4ª semana: VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Arquidiocese de Florianópolis(SC) MOTIVAÇÃO INICIAL AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre

Leia mais

Tema: A importância da maturidade cristã EFÉSIOS PR. PAULO ALESSANDRO

Tema: A importância da maturidade cristã EFÉSIOS PR. PAULO ALESSANDRO Tema: A importância da maturidade cristã EFÉSIOS 4.12-16 PR. PAULO ALESSANDRO INTRODUÇÃO! Pr. Paulo Alessandro Mensagem passada: Refere-se ao texto trabalhado anteriormente! 4.7-12 Deus concedeu Graça,

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

10 PALAVRAS ESSENCIAIS DE CRISTO PARA OS PASTORES. Por Robert W. Kellemen.

10 PALAVRAS ESSENCIAIS DE CRISTO PARA OS PASTORES. Por Robert W. Kellemen. 10 PALAVRAS ESSENCIAIS DE CRISTO PARA OS PASTORES Por Robert W. Kellemen. www.santoevangelho.com.br Quando eu faço aconselhamentos em igrejas locais, eu repetidamente ouço a preocupação de que nossa igreja

Leia mais

INFORME. Ano 5 Edição nº 239 Fortaleza, 9 de Março de Oportunidade para Servir: Geração Futuro - Saiba mais >> Pág. 3

INFORME. Ano 5 Edição nº 239 Fortaleza, 9 de Março de Oportunidade para Servir: Geração Futuro - Saiba mais >> Pág. 3 INFORME Ano 5 Edição nº 239 Fortaleza, 9 de Março de 2014 Oportunidade para Servir: Geração Futuro - Saiba mais >> Pág. 3 A Igreja Batista Central é uma comunidade comprometida em amar a Deus, amar uns

Leia mais

IGREJA BATISTA DE VIRADOURO Pr. José Antônio Corrêa

IGREJA BATISTA DE VIRADOURO Pr. José Antônio Corrêa IGREJA BATISTA DE VIRADOURO Pr. José Antônio Corrêa MINISTRAÇÕES PARA CASAS DE PAZ Módulo II Ministério de Evangelismo e Missões ESTUDOS PARA CASAS DE PAZ Pr. José Maria Savazzi Pr. José Antônio Corrêa

Leia mais

MUNDO MISSIONÁRIO ESTRATÉGIAS MISSIONAIS NEGÓCIOS MISSIONAIS RESPONSABILIDADE MISSIONAL TECNOLOGIA MISSIONAL

MUNDO MISSIONÁRIO ESTRATÉGIAS MISSIONAIS NEGÓCIOS MISSIONAIS RESPONSABILIDADE MISSIONAL TECNOLOGIA MISSIONAL ÇÃ MUNDO MISSIONÁRIO ESTRATÉGIAS MISSIONAIS NEGÓCIOS MISSIONAIS RESPONSABILIDADE MISSIONAL TECNOLOGIA MISSIONAL MUNDO MISSIONÁRIO 1. Aspectos bíblicos: tópicos da Teologia Bíblica de Missões 2. Realidade

Leia mais

Guia Prático do Planejamento Estratégico

Guia Prático do Planejamento Estratégico Guia Prático do Planejamento Estratégico Introdução A todo o momento surgem ideias para melhorar nossas vidas. A maior parte destas ideias morre, porque não são sistematizadas. Numa empresa também é assim,

Leia mais

Slide 2

Slide 2 O Um dos pontos mais polêmicos da doutrina cristã: a questão da liberdade do homem e da soberania do Senhor ante o plano divino para a salvação. O Este tema é um dos que mais dividem os estudiosos das

Leia mais

Estratégia para uma igreja sadia. Mentalizado para crescer! Diagrama: A igreja concentrada em uma ESTRATÉGIA x A igreja concentrada em PROGRAMAS

Estratégia para uma igreja sadia. Mentalizado para crescer! Diagrama: A igreja concentrada em uma ESTRATÉGIA x A igreja concentrada em PROGRAMAS 1 VIDA TOTAL DA IGREJA Brasil e Países de Língua Portuguesa Pastor Odilon S. Pereira Coordenador Nacional 13-3251-1948 13-9783-4411 Email: odilon@vidatotaldaigreja.com.br Website: www.vidatotaldaigreja.com.br

Leia mais

Bíblia: A evangelização dentro e fora da igreja. Integração e comunhão. Brincadeiras, tempo livre. Tempo livre

Bíblia: A evangelização dentro e fora da igreja. Integração e comunhão. Brincadeiras, tempo livre. Tempo livre Acampamento 2017 A igreja evangelista: Dentro e fora das quatro paredes SAB (25/02) DOM (26/02) SEG (27/02) TER (28/02) Bíblia: A igreja evangelista é a igreja de Lausanne? Bíblia: As tarefas do reino

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Duas verdades básicas acerca da igreja

Duas verdades básicas acerca da igreja Igreja Povo de Deus Duas verdades básicas acerca da igreja A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos da igreja

Leia mais

erbreberbebebrbeabe ebetbet

erbreberbebebrbeabe ebetbet erbreberbebebrbeabe ebetbet Mensagem 01 Piedade na Palavra Pregador: Davi Merkh Data: 2 08 2009 INTRODUÇÃO: PIEDADE NA PALAVRA (pelo Espírito) 2 Últimas Palavras * Como foram as entradas hoje em Nova Iorque?

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 LIÇÃO 2 DEUS PAI Ponto de partida: Cremos em Deus Pai, pessoal, espírito, eterno, infinito, imutável e insondável em seu Ser,

Leia mais

CÉLULAS DEVO FAZER A TRANSIÇÃO?

CÉLULAS DEVO FAZER A TRANSIÇÃO? CÉLULAS DEVO FAZER A TRANSIÇÃO? Base Bíblica Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os

Leia mais

Jo 15,16: não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais frutos, e o vosso fruto permaneça.

Jo 15,16: não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais frutos, e o vosso fruto permaneça. Jo 15,16: não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais frutos, e o vosso fruto permaneça. O objetivo deste ensino é orientar aqueles que assumem uma

Leia mais

Somos uma Rede de Relacionamentos, que se reúne em grandes ajuntamentos e de casa em casa através dos Grupos de Relacionamento.

Somos uma Rede de Relacionamentos, que se reúne em grandes ajuntamentos e de casa em casa através dos Grupos de Relacionamento. SOU NOVO AQUI! A Igreja Batista Central de Fortaleza é uma comunidade comprometida em amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus. SEJA BEM-VINDO! Estamos felizes com a sua presença em nossa igreja.

Leia mais

Resgatando a Ambição Bíblica. Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017

Resgatando a Ambição Bíblica. Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017 Resgatando a Ambição Bíblica Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017 Data Tema Professor 01/10 Resgatando a Ambição pela Excelência Profissional Dante Stopglia 08/10 Resgatando a Ambição pela

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

Assembleia Ordinária Nº 3. Agenda

Assembleia Ordinária Nº 3. Agenda Assembleia Ordinária Nº 3 Informações úteis Agenda Apresentação do relatório 2014/2015 Sessão de esclarecimentos de dúvidas Avaliação de desempenho Apresentação do plano Estratégico e Orçamento 2015/2016

Leia mais

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O MINISTÉRIO TRÍPLICE DE JESUS Jesus Cristo em seu ministério tríplice pregou, curou e ensinou, mas o ensino foi a atividade mais

Leia mais

Cristo procura reproduzir-se no coração dos homens; e faz isto por intermédio daqueles que n Ele creem. O objetivo da vida cristã é a frutif icação a

Cristo procura reproduzir-se no coração dos homens; e faz isto por intermédio daqueles que n Ele creem. O objetivo da vida cristã é a frutif icação a Cristo procura reproduzir-se no coração dos homens; e faz isto por intermédio daqueles que n Ele creem. O objetivo da vida cristã é a frutif icação a reprodução do caráter de Cristo no crente, para que

Leia mais

O que é Planejamento Estratégico?

O que é Planejamento Estratégico? O que é Planejamento Estratégico? Conforme Oliveira (2003, p. 47) planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser

Leia mais

AULA 6 TÉCNICAS E PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA PARA GESTÃO DE PROJETOS

AULA 6 TÉCNICAS E PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA PARA GESTÃO DE PROJETOS AULA 6 TÉCNICAS E PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA PARA GESTÃO DE PROJETOS Gestão: [Do lat. gestione.] S. f. Ato de gerir; gerência, administração. Tabela 1 Habilidades do Gerente de Projetos, segundo Kerzner (1992)

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 4 Família Espiritual Texto Básico: Romanos 8.1-17 O próprio Espírito testifica com nosso espírito, que somos filhos de Deus. Romanos 8.16 A partir desse ponto, Jesus passa

Leia mais

LIÇÃO 3 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA O modelo organizacional de uma instituição traduz a sua capacidade ou não de realizar a sua missão

Leia mais

LIÇÃO 2- FAZENDO DISCÍPULOS Texto Bíblico: Mateus

LIÇÃO 2- FAZENDO DISCÍPULOS Texto Bíblico: Mateus LIÇÃO 2- FAZENDO DISCÍPULOS Texto Bíblico: Mateus 28.18-20 Introdução: Eu creio que andar em obediência a Deus é um consenso de todos os cristãos, mas parece que nos esquecemos da ordem de Jesus para a

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL. EDUARDO ASSIS GONÇALVES

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL. EDUARDO ASSIS GONÇALVES ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA SUA ESCOLA DOMINICAL EDUARDO ASSIS GONÇALVES eduardo@cep.org.br Introdução Na sua igreja é feito o planejamento de currículo? Quem faz esse planejamento? Quais as principais dificuldades

Leia mais

Igreja Metodista Segunda Região Eclesiástica - RS PRAM - Plano Regional de Ação Missionária 2016

Igreja Metodista Segunda Região Eclesiástica - RS PRAM - Plano Regional de Ação Missionária 2016 ÊNFASES DO PLANO NACIONAL 1. Intensificar o zelo evangelizador; 2. Fortalecer o ministério pastoral; 3. Valorizar o ministério leigo; 4. Disseminar discipulado; 5. Zelar com a criação do Senhor: meio ambiente;

Leia mais

morramos para o mundo e vivamos para Deus.

morramos para o mundo e vivamos para Deus. OA salvação faz com que morramos para o mundo e vivamos para Deus. OO salvo não mais vive, mas Cristo vive nele. www.portalebd.org.br Slide 2 O O apóstolo Paulo chama os salvos de homens espirituais e

Leia mais

CAP. 10 DIFERENTES MODELOS DE PEQUENOS GRUPOS

CAP. 10 DIFERENTES MODELOS DE PEQUENOS GRUPOS CAP. 10 DIFERENTES MODELOS DE PEQUENOS GRUPOS INTRODUÇÃO Vivemos em um mundo de constantes mudanças e, portanto, é importante saber que na evangelização se deve fazer adaptações permanentes, entre as quais

Leia mais

INFORME ANO 6 EDIÇÃO Nº 299 FORTALEZA, 3 DE MAIO DE 2015

INFORME ANO 6 EDIÇÃO Nº 299 FORTALEZA, 3 DE MAIO DE 2015 INFORME ANO 6 EDIÇÃO Nº 299 FORTALEZA, 3 DE MAIO DE 2015 A Igreja Batista Central de Fortaleza é uma comunidade comprometida em amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus. Somos uma Rede de Relacionamentos

Leia mais