Unidade Central de Processamento (CPU) Processador. Bernardo Gonçalves Introdução ao Computador 2008/01
|
|
- Geraldo Valgueiro de Abreu
- 5 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Unidade Central de Processamento (CPU) Processador Bernardo Gonçalves Introdução ao Computador 2008/01
2 Componentes de um Computador (1) Computador Eletrônico Digital É um sistema composto por: Memória Principal e Secundária Unidade Central de Processamento (CPU Central Processing Unit) ou Processador Unidades de Entrada/Saída (I/O Input/Output Unit) Barramentos (vias de interligação)
3 Componentes de um Computador (2) Memória Função: Armazenar dados e programas (conjunto de instruções), permitindo o processamento automático dos dados. Tipos: Memória Principal (MP) Memória Secundária (MS) Para serem executados pela CPU, os programas devem estar armazenados na MP.
4 Componentes de um Computador (3) Memória Principal (MP) Limitada (armazena somente alguns programas e dados). É a memória de trabalho, nela são carregados todos os programas e dados usados pela CPU no momento. Geralmente o seu conteúdo será perdido uma vez que o computador seja desligado. Ex.: RAM (Random Access Memory) Memória Secundária (MS) Grande capacidade de armazenamento Mais lentas do que a MP Geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Ex.: Discos rígidos (HD - Hard Disk), CDs, DVDs, disquetes, etc.
5 Componentes de um Computador (4) Unidade Central de Processamento Processador Função: Executar os programas armazenados na MP, buscando cada instrução, interpretando-a e em seguida a executando. Unidade de Controle (UC): busca instruções na MP e determina o tipo de cada instrução. Unidade Lógica e Aritmética (ULA): realiza um conjunto de operações necessárias à execução das instruções. Conjunto (Banco) de Registradores: pequena memória de alta velocidade, usada para armazenar resultados temporários e certas informações de controle.
6 Componentes de um Computador (5) Dispositivos de Entrada/Saída Função: Servem para a comunicação do computador com o meio externo. Transformam e transferem da representação interna dos dados (sinais eletrônicos usados no computador) para a representação externa usada por pessoas ou vice-versa. Ex.: impressoras, teclados, mouses, monitores, caixas de som, etc.
7 Componentes de um Computador (6)
8 Componentes de um Computador (7) Barramentos (Bus) Função: interconectar os demais elementos básicos. Nesse modelo, é possível transferência direta de dados entre os dispositivos de E/S e a memória Transferência feita por dispositivos especiais Controlador de DMA (Direct Memory Access) ou processador E/S Assumem momentaneamente o controle do barramento e isolam a comunicação CPU com a memória e dispositivos E/S.
9 Componentes de um Computador (9) Tipos de barramentos: Barramento de Dados: responsável pela transferência de dados e instrução entre os dispositivos. É de três estados entre a memória e a CPU e unidirecional com a possibilidade de desconexão elétrica nos dispositivos E/S. Barramento de Endereços: conduz o endereço a ser selecionado na memória ou dispositivos E/S. É geralmente unidirecional entre a CPU (que define o endereço) e a memória e os dispositivos E/S. Barramento de Controle: transfere os sinais de controle que ativam ou desativam os dispositivos, que selecionam determinado modo de operação ou sincronizam os circuitos. Formam a Arquitetura de Barramentos
10 Componentes de um Computador (10)
11 Unidade Central de Processamento - CPU (1) O processador é o cérebro do computador Função: Executar os programas armazenados na memória principal, buscando cada uma das instruções do programa, examinando-as, e executando-as uma após a outra. Gera sinais de controle, além de reconhecer e responder sinais externos (interrupções) A CPU é responsável pela supervisão e controle de todo o funcionamento da máquina e pela realização das operações lógicas e aritméticas sobre os dados Clock (ou Relógio) é a referência de tempo necessária a CPU. Circuito eletrônico oscilador que gera uma forma de onda quadrada, essencial para o seqüenciamento das operações eletrônicas realizadas pela CPU. Está relacionado com a freqüência (taxa) de operação do processador.
12 Unidade Central de Processamento - CPU (2) Seção de Controle Unidade de Controle (UC): responsável pela busca das instruções na memória principal, sua decodificação e execução. Controla todos os componentes e dispositivos de um computador, emitindo sinais elétricos (pulsos de controle). A UC inicia ou termina a leitura de dados, controla o armazenamento de palavras na memória, a execução de uma instrução, o início de uma operação aritmética, etc.
13 Unidade Central de Processamento - CPU (3) Seção de Controle Contador de Instrução (Program Counter PC): é quem armazena o endereço da (aponta para a) próxima instrução a ser executada. Determina a seqüência (fluxo) de execução de um programa, endereçando instrução por instrução Registrador de Instruções (Instruction Register RI): armazena (contém) a instrução que está sendo executada.
14 Unidade Central de Processamento - CPU (4) Seção Lógica e Aritmética Unidade de Lógica e Aritmética (ULA): possui os circuitos necessários para executar operações lógicas e aritméticas. Exemplos: Somas, subtrações, determinação de sinal, comparações algébricas de números, verificar se um número é maior ou menor que zero, etc. Possui também pelo menos um registrador encarregado de armazenar números a serem operados pela ULA ou resultados de operações. Esse registrador é chamado de Acumulador (ACC).
15 Ex. 1 (circuitos ULA): Comparadores Existem também redes de comparadores em que a saída pode assumir valores do conjunto (G,E,S) (Greater, Equal, Smaller)
16 Ex. 2 (circuitos ULA): Somadores Não se pode imaginar um computador sem um somador Meio-Somador Adequado para somar os bits de mais baixa ordem de duas palavras
17 Unidade Central de Processamento - CPU (5) Conjunto (Banco) de Registradores Memória interna de pequena capacidade de armazenamento, mas de alta velocidade, usada para armazenar resultados temporários e certas informações de controle Formada por: Registradores de uso geral: acessíveis ao usuário no nível convencional de máquina Registradores de uso específico: acessíveis diretamente apenas pela UC durante a execução de um programa.
18 Unidade Central de Processamento - CPU (6) CPU Genérica
19 Unidade Central de Processamento - CPU (7) Instruções São comandos atômicos fornecidos ao computador para que ele execute uma tarefa específica (soma, teste, desvio, etc) Uma série dessas instruções constituem um programa. Cada processador tem um repertório particular de instruções, cuja rapidez de execução é um fator determinante na potência de computação (performance) da máquina Conforme proposto por Von Neumann, as instruções, tal qual os dados, devem residir na MP, e dispostas sequencialmente. A seqüência de execução pode ser alterada por Instruções de Desvio
20 Unidade Central de Processamento - CPU (8) Formato das Instruções Código da Instrução (OpCode) Operando - Op (Informação Complementar) OpCode: identifica a instrução a ser efetuada Op: identifica sobre o que (quem) a instrução manipulará Existem instruções de 1, 2 ou 3 operandos O tamanho do OpCode indica o número máximo de instruções da máquina. n bits => até 2 n instruções
21 Unidade Central de Processamento - CPU (9) Palavras são as unidades de dados movidas entre a memória e os registradores. Instruções Registrador-Memória Permitem que o conteúdo de palavras de memória seja armazenado nos registradores (load) ou conteúdos de registradores armazenados na memória (store) Referências a uma palavra deve ser feita através de Endereços. Instruções Registrador-Registrador Típico: busca dois operandos em registradores, coloca-os nas entradas da ULA, realiza alguma operação sobre eles, e armazena o resultado em um dos registradores Determina uma caminho de dados
22 Unidade Central de Processamento - CPU (10) Caminho de Dados Registradores ULA Controlado pela UC A velocidade do ciclo do caminho de dados (Ciclo de Instrução) determina, em última análise, a velocidade do processador.
23 Unidade Central de Processamento - CPU (11) Ciclo de Instrução Conjunto de ações (operações) realizadas pela CPU para completar a execução de uma instrução Divide-se em Ciclo de Busca (Fetch Cycle) e Ciclo de Execução (Execution Cycle). Ciclo de busca 1. A UC lê (busca) a instrução na memória e carrega (armazena) a instrução em RI para ser decodificada e executada. 2. Atualização do valor de PC (incremento), fazendo-o apontar para a instrução seguinte
24 Unidade Central de Processamento - CPU (12) Ciclo de execução 3. Determinação do tipo de instrução que está armazenada em RI (decodificação) 4. Determinação de onde (endereço) uma palavra será armazenada, caso necessário 5. Busca da palavra, se necessário, e armazenamento em um dos registradores do processador 6. Execução da instrução 7. Retorno ao passo 1 para iniciar a execução da instrução seguinte
25 Unidade Central de Processamento - CPU (13) Programa Interpretador Equivalência em software do Ciclo de Instrução realizado em hardware Emular um processador: interpretando instruções através de software Pode ser feito, por exemplo, em C
26 Paralelismo (1) Maior gargalo para a velocidade de execução de instruções é o acesso à memória Execução em Pipeline O processamento em pipeline divide a execução de instruções em várias partes, cada uma das quais tratada por um hardware dedicado exclusivamente a ela.
27 Paralelismo (2) Multiprocessadores É composto de vários v processadores independentes que compartilham uma mesma memória por um barramento principal Podem ter também m memórias locais Executam processamentos locais Liberam tráfego do barramento principal É necessário gerenciar conflitos
28 Paralelismo (3) (a) Multiprocessador sem memórias locais. (b) Multiprocessador com memórias locais.
29 Desempenho de Computadores (1) Medindo o Desempenho Sistema Multiprogramado (sistema em que vários usuários ou programas compartilham a mesma CPU) Tempo de execução de um programa pode ser descrito por: User CPU time: tempo de CPU gasto pelo usuário System CPU time: tempo de CPU gasto pelo sistema I/O (Input/Output) time: tempo gasto com entrada/saída Existem programas próprios para testar o desempenho de um computador. Normalmente são chamados de benchmarks.
30 Desempenho de Computadores (2) Princípios Quantitativos para o Projeto de Computadores O principal princípio a ser seguido é: Torne mais rápidas as tarefas mais freqüentes Lei de Amdahl A quantidade de melhoria de desempenho provida por um atributo da arquitetura é limitada pela quantidade de tempo que este atributo é utilizado. A lei de Amdahl define o speedup, que pode ser obtido por um atributo particular de um sistema. Speedup = Tempo de execução da tarefa inteira sem usar o novo atributo Tempo de execução da tarefa inteira usando o novo atributo quando possível
31 Desempenho de Computadores (3) Desempenho da CPU O tempo de execução T de um programa em uma determinada CPU, pode ser expresso por: T (segundos) = N (instrução) x C (ciclos/instrução) x S (segundos/ciclo) N é o número total de instruções executadas C (ou clocks por instrução Clocks per Instruction (CPI)): é a média do número de ciclos por instrução S é o número de segundos por ciclo Quanto menor o tempo, maior o desempenho. N, C e S são afetados primariamente: pela capacidade de otimização do compilador; pela arquitetura do processador e de seu conjunto de instruções; e pela tecnologia empregada na implementação da máquina.
32 Desempenho de Computadores (11) Exercício: Um projetista de compiladores está tentando decidir sobre qual seqüência de instruções ele deve utilizar para implementar um comando de uma linguagem de alto nível. Ele dispõe das seguintes informações: Existem duas seqüências de instruções possíveis para implementar o comando. Seqüência 1: duas instruções A, uma B e duas C; Seqüência 2: quatro A, uma B e uma C. Na máquina alvo, a instrução A tem o CPI de 1, B tem CPI de 2, e C de Que seqüência de código executa mais instruções? 2 - Qual seqüência executa mais rápido? 3 - Qual é o CPI para cada seqüência? Respostas: 1: seq1 = = 5 instruções; seq2 = = 6 instruções, logo, resposta = seq2 2: seq1 = 2x1 + 1x 2 + 2x3 = 10 ciclos; seq2 = 4x1 + 1x2 + 1x3 = 9 ciclos 3: CPI(seq1) = 10 ciclos/5 instruções = 2 CPI; CPI(seq2) = 9 / 6 = 1.5 CPI
33 Referências Andrew S. Tanenbaum, Organização Estruturada de Computadores, 4ª edição, Prentice-Hall do Brasil, John L. Hennessy and David A. Patterson, Arquitetura de Computadores: Uma Abordagem Quantitativa. 3ª edição. Editora Campus, Lúcia Helena M. Pacheco, Visão Geral de Organização Estruturada de Computadores e Linguagem de Montagem. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico, Departamento de Informática e de Estatística.
Introdução à Computação: Arquitetura von Neumann
Introdução à Computação: Arquitetura von Neumann Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,
Unidade Central de Processamento (CPU) Processador. Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01
Unidade Central de Processamento (CPU) Processador Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01 Componentes de um Computador (1) Computador Eletrônico Digital É um sistema composto por: Memória Principal
Introdução à Engenharia de Computação
Introdução à Engenharia de Computação Tópico: Organização Básica de um Computador Digital Introdução à Engenharia de Computação 2 Componentes de um Computador Computador Eletrônico Digital É um sistema
Unidade Central de Processamento UCP (CPU)
Unidade Central de Processamento UCP (CPU)! Arquitetura Convencional (Von Neumann) UCP BARRAMENTO MEMÓRIA PRINCIPAL ENTRADA E SAÍDA ! Visão geral da CPU UC - UNIDADE DE CONTROLE REGISTRADORES A B C D ALU
SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA
SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA REVISÃO DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Arquitetura X Organização Arquitetura - Atributos de um Sistema Computacional como visto pelo programador, isto é a estrutura
INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL
INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ ORGANIZAÇÃO DE UM COMPUTADOR TÍPICO Memória: Armazena dados e programas Processador (CPU - Central Processing Unit): Executa
Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores
Ciência da Computação Arq. e Org. de Computadores Processadores Prof. Sergio Ribeiro Composição básica de um computador eletrônico digital: Processador Memória Memória Principal Memória Secundária Dispositivos
AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador
AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador Karina Girardi Roggia karina.roggia@udesc.br Departamento de Ciência da Computação Centro de Ciências Tecnológicas Universidade do Estado de Santa Catarina 2016
Organização e Arquitetura de Computadores I
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Organização e Arquitetura de
Estrutura Básica de um Computador
SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Estrutura Básica de um Computador Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira INTRODUÇÃO n Organização Æ implementação do hardware, componentes, construção
INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Função e Estrutura. Introdução Organização e Arquitetura. Organização e Arquitetura
Introdução Organização e Arquitetura INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Eduardo Max Amaro Amaral Arquitetura são os atributos visíveis ao programador. Conjunto de instruções, número
Introdução à Ciência da Computação
1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: lsousa@id.uff.br site: http://www.ic.uff.br/~lsousa
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Organização de Computadores ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Curso: Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Ano: 2011 Conhecida como Processador ou é o cerebro do computador Unifica todo sistema e
COMPUTADOR. Adão de Melo Neto
COMPUTADOR Adão de Melo Neto 1 PROGRAMA É um conjunto de instruções LINGUAGEM BINÁRIA INTRODUÇÃO Os caracteres inteligíveis são apenas zero(0) e um (1). É uma linguagem de comunicação dos computadores.
MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador
MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador Kelly Rosa Braghetto DCC IME USP 25 de março de 2014 MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador DCC IME USP 1
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO 6: PROCESSADORES. Prof. Juliana Santiago Teixeira
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO 6: PROCESSADORES Prof. Juliana Santiago Teixeira julianasteixeira@hotmail.com INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável
Organização de Sistemas Computacionais Processadores: Organização da CPU
Universidade Paulista UNIP Curso: Ciências da Computação Turma: CCP30 Turno: Noturno Disciplina: Arquitetura de Computadores Professor: Ricardo Loiola Alunos: Thiago Gomes dos Santos Matrícula: C63873-0
Micro-Arquiteturas de Alto Desempenho. Introdução. Ementa
DCC-IM/NCE UFRJ Pós-Graduação em Informática Micro-Arquiteturas de Alto Desempenho Introdução Gabriel P. Silva Ementa Revisão de Organização de Computadores Hierarquia de Memória Memória Virtual Memória
Microprocessadores CPU. Unidade de Controle. Prof. Henrique
Microprocessadores CPU Unidade de Controle Prof. Henrique Roteiro Registradores; Unidade de Controle Níveis de Complexidade Introdução Um sistema microprocessado conta com diversos dispositivos para um
Arquitetura de Computadores. Professor: Vilson Heck Junior (Material: Douglas Juliani)
Arquitetura de Computadores Professor: Vilson Heck Junior (Material: Douglas Juliani) Agenda Conceitos Componentes Funcionamento ou tarefas Otimização e desempenho Conceitos Componente de Hardware que
Componentes de um Computador Típico
Componentes de um Computador Típico Assim como em um aparelho de dvd, no qual é necessário ter o aparelho de dvd e um dvd contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada
Conceitos Básicos Processador
Infra-Estrutura de Hardware Conceitos Básicos Processador Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Conceitos básicos Organização da CPU Execução das Instruções RISC x CISC Paralelismo
SSC0112 Organização de Computadores Digitais I
SSC0112 Organização de Computadores Digitais I 3ª Aula Visão Geral e Conceitos Básicos Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Copyright William Stallings & Adrian J Pullin Tradução, revisão e
Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO
Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO A Arquitetura de Computadores trata do comportamento funcional de um sistema computacional, do ponto de vista do programador (ex. tamanho de um tipo
Linguagem de Montagem Funcionamento de CPU e Assembly Rudimentar
Componentes de um Computador (5) Linguagem de Montagem Funcionamento de CPU e Assembly Rudimentar Prof. João Paulo A. Almeida (jpalmeida@inf.ufes.br) 2007/01 - INF02597 Com slides de Roberta Lima Gomes
Estrutura de um computador digital. Gustavo Queiroz Fernandes
Gustavo Queiroz Fernandes Atualizado em: 18/02/2019 Sumário Objetivos... 1 Pré-requisitos... 1 Recursos e Materiais... 1 Última Atualização... 1 1. Memória primária... 1 2. Memória secundária... 2 3. Unidade
Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware
Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR Prof. Filippo Valiante Filho http://prof.valiante.info Estrutura do Computador Computador CPU (Central Processing Unit) Sistema de Armazenamento (Memórias) Sistema
Processador. Processador
Departamento de Ciência da Computação - UFF Processador Processador Prof. Prof.Marcos MarcosGuerine Guerine mguerine@ic.uff.br mguerine@ic.uff.br 1 Processador Organização básica de um computador: 2 Processador
COMPUTADOR 2. Professor Adão de Melo Neto
COMPUTADOR 2 Professor Adão de Melo Neto Modelo Barramento de Sistema É uma evolução do Modelo de Von Newman. Os dispositivos (processador, memória e dispositivos de E/S) são interligados por barramentos.
Todo processador é constituído de circuitos capazes de realizar algumas operações primitivas:
Todo processador é constituído de circuitos capazes de realizar algumas operações primitivas: Somar e subtrair Mover um dado de um local de armazenamento para outro Transferir um dado para um dispositivo
Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:
Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais CAP 2: Conceitos de Hardware e Software Prof. MSc. Diego R. Moraes diegorm@anhanguera.com Download de todo conteúdo da disciplina https://sites.google.com/site/diegorafaelmoraes/downloads
Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1
Barramento Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Componentes do Computador; Funções dos Computadores; Estrutura de Interconexão; Interconexão de Barramentos Elementos de projeto de barramento;
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PROF. DEJAIR PRIEBE
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PROF. DEJAIR PRIEBE PROCESSADOR A função de um computador é executar tarefas com a finalidade de resolver problemas. Uma tarefa pode ser executada por meio de
Organização Básica de Computadores (Parte I)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Paraíba Unidade Acadêmica de Informação e Comunicação Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Organização Básica de Computadores (Parte
William Stallings Computer Organization and Architecture
William Stallings Computer Organization and Architecture Capítulo 3 Como o Processador Funciona Arquitetura von Neumann Como discutido anteriormente, os projetos dos computadores modernos são baseados
Organização e Arquitetura de Computadores I
Organização e Arquitetura de Computadores I BARRAMENTO Slide 1 Sumário Introdução Componentes de Computador Funções dos Computadores Estruturas de Interconexão Interconexão de Barramentos Slide 2 Introdução
2. A influência do tamanho da palavra
PROCESSAMENTO 1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos etc.) e de controle, durante
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores Unidade 2 Organização Funcional dos Sistemas de Computação Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com Unidade 2 Conteúdo Programático Componentes
COMPUTADOR. Adão de Melo Neto
COMPUTADOR Adão de Melo Neto 1 Modelo Barramento de Sistema É uma evolução do Modelo de Von Newman Processador = UCP = unidade de controle + unidade lógica aritmética Memória; Barramento (novo elemento):
UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO FELIPE G. TORRES
Tecnologia da informação e comunicação UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO FELIPE G. TORRES CICLO DE INSTRUÇÕES OU DE EXECUÇÃO Arquitetura de computadores 2 CICLO DE EXECUÇÃO No inicio de cada ciclo de instrução,
Arquitetura de Von Neumann
Arquitetura de Von Neumann Leandro Tonietto Algoritmos e Programação em C++ Curso de Segurança da Informação ltonietto@unisinos.br http://www.inf.unisinos.br/~ltonietto/tsi/apc/arqvonneumann.pdf Fev-2008
2. A influência do tamanho da palavra
1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos etc.) e de controle, durante a execução de
Disciplina: Arquitetura de Computadores
Disciplina: Arquitetura de Computadores Estrutura e Funcionamento da CPU Prof a. Carla Katarina de Monteiro Marques UERN Introdução Responsável por: Processamento e execução de programas armazenados na
FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR. Adão de Melo Neto
FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR Adão de Melo Neto 1 ELEMENTOS DE UM COMPUTADOR PROCESSADOR (UCP) unidade de controle (UC) + unidade lógica aritmética (ULA) + registradores MEMÓRIA; BARRAMENTOS barramento de
Ivinhema-MS. Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens.
1 Ivinhema-MS Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com NOÇOES BÁSICAS DE PERIFÉRICOS E ARQUITETURA DOS COMPUTADORES. Um sistema de informações é um conjunto de componentes
Introdução à Informática
Introdução à Informática Informática Aplicada Bacharelado em Engenharia de Pesca Flávia Coelho flaviacoelho@ufersa.edu.br 1 Elaborado por Yáskara Menescal e atualizado por Flávia Coelho, em março de 2009
Sistemas Operacionais. Conceitos de Hardware
Sistemas Operacionais Conceitos de Hardware Sumário 1. Introdução 7. RISC e CISC 2. Processador 1. Operações de Processamento 2. Unidade de Controle 3. Ciclos de uma Instrução 3. Memória 1. Memória Principal
Organização de Sistemas de Computadores
Organização de Sistemas de Computadores Cap. 2 (Tanenbaum), Cap. 3 (Weber) 2.1 Processadores 1 CPU UC = buscar instruções na memória principal e determinar o seu tipo ULA = adição e AND Registradores =
Algoritmos Computacionais
UNIDADE 1 Processador e instruções Memórias Dispositivos de Entrada e Saída Software ARQUITETURA BÁSICA UCP Unidade central de processamento MEM Memória E/S Dispositivos de entrada e saída UCP UNIDADE
Introdução à Informática Engenharia Agrícola
Conceitos Básicos Introdução à Informática Engenharia Agrícola Sumário Computador Processamento de dados Hardware Software Sistemas Arquivos Modalidades de Computadores Arquitetura Básica. Uma referência
Universidade Federal do Rio de Janeiro Bacharelado em Ciência da Computação. Arquitetura de Computadores I. Organização Básica do Computador
Universidade Federal do Rio de Janeiro Bacharelado em Ciência da Computação Arquitetura de Computadores I Organização Básica do Computador Gabriel P. Silva Ementa Unidade 2: Organização Lógica e Funcional
Elementos Físicos do SC e a Classificação de Arquiteturas
Elementos Físicos do SC e a Classificação de Arquiteturas IFBA Instituto Federal de Educ. Ciencia e Tec Bahia Curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas Arquitetura de Computadores 9 e 10/40 Prof.
Organização de Computadores Aula 05
Organização de Computadores Aula 05 Componente Computador Unidade Central de Processamento (CPU) Memória Unidades de E/S Barramentos Modelo de Von Neumann Apresentado em 1945 Conceito de programa armazenado
ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Organização de Sistemas Computacionais. Prof.: Agostinho S. Riofrio
ARQUITETURA DE COMPUTADORES Organização de Sistemas Computacionais Prof.: Agostinho S. Riofrio Agenda 1. Unidade Central de Processamento 2. Organização da CPU 3. Interpretador 4. RISC x CISC 5. Principios
Tópicos Avançados em Sistemas Computacionais: Infraestrutura de Hardware Aula 06
Tópicos Avançados em Sistemas Computacionais: Infraestrutura de Hardware Aula 06 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação COMO UM PROGRAMA ESCRITO
Elementos básicos de uma Arquitetura Computacional
ARQUITETURA DE COMPUTADORES Elementos básicos de uma Arquitetura Computacional Prof.: Mauri José Klein ELEMENTOS Uma memória; Uma unidade aritmética e lógica (ALU); Uma unidade central de processamento
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 7
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 7 Índice 1. A Organização do Computador...3 1.1 Processadores... 3 2 1. A ORGANIZAÇÃO DO COMPUTADOR Um computador digital consiste em um sistema interconectado de processadores,
Conceitos sobre Computadores
Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.
Organização e Arquitetura de Computadores. Leslier S. Corrêa
Organização e Arquitetura de Computadores Leslier S. Corrêa O nome refere-se ao matemático John Von Neumann, que foi considerado o criador dos computadores da forma como são projetados até hoje. Entretanto,
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Organização de Computadores ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Curso: Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Ano: 2011 Instrução Precisam ser entendidas pelo processador Precisam ser decodificadas e
Organização e Arquitetura de Computadores I
Organização e Arquitetura de Computadores I Entrada e Saída Slide 1 Entrada e Saída Dispositivos Externos E/S Programada Organização e Arquitetura de Computadores I Sumário E/S Dirigida por Interrupção
Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017
Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com Componentes Básicos de um Computador Principais Componentes do Gabinete 3 4 CPU ou UCP (Processador)
AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação
AULA 2 Prof.: Jadiel Mestre. Componentes de um Sistema de Informação Os componentes de um sistema de informação são divididos em três partes 2 1 Componentes físicos do computador Dispositivos de Entrada/Saída
ELETRÔNICA DIGITAL II. AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR
ELETRÔNICA DIGITAL II AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR acjunior@facthus.edu.br 1º SEMESTRE 2009 CONTEÚDO PROGRAMADO: 1 O que é um computador digital? 2 Como funcionam os computadores 3 O agente
Arquitetura de Computadores. Ciclo de Busca e Execução
Arquitetura de Computadores Ciclo de Busca e Execução Ciclo de Busca e Execução Início Buscar a próxima instrução Interpretar a instrução Executar a instrução Término Funções realizadas pela UCP Funções
Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura
Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CÂMPUS DE COXIM INTRODUÇÃO A SISTEMAS DIGITAIS. Lista de Exercícios 01
Data final de entrega 27/08/2014, até às 23h59min. Enviar o arquivo de respostas em formato PDF para o e-mail: mota.fernandomaia@gmail.com Lista de Exercícios 01 1. Descreva com suas palavras as principais
Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização
Hardware: Componentes Básicos Arquitetura dos Computadores Dispositivos de Entrada Processamento Dispositivos de Saída Armazenamento Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistema de
Célula, Palavra, Ciclo de Instruções e Lógica Temporizada
Célula, Palavra, Ciclo de Instruções e Lógica Temporizada IFBA Instituto Federal de Educ. Ciencia e Tec Bahia Curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas Arquitetura de Computadores 20 e 21/30 Prof.
INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.
INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2)
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Sistemas Operacionais (SOP A2) Conceitos de Hardware e Software Referências: Arquitetura de Sistemas Operacionais. F. B. Machado, L. P. Maia. Editora
Montagem e Manutenção de Computadores
Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,
Introdução a Tecnologia da Informação
Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Aula 03 Prof. Msc Ubirajara Junior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com.br Características do computador sistema eletrônico é rápido e
CPU. Funções: Componentes: Processamento; Controle. UC (Unidade de Controle); Registradores; ALU s, FPU s etc. Arquitetura de Computadores 3
CPU CPU Funções: Processamento; Controle Componentes: UC (Unidade de Controle); Registradores; ALU s, FPU s etc. Arquitetura de Computadores 3 Processador A função de um computador é executar tarefas
INTRODUÇÃO A ARQUITETURA DE COMPUTADORES FELIPE G. TORRES
INTRODUÇÃO A ARQUITETURA DE COMPUTADORES FELIPE G. TORRES ESSA APRESENTAÇÃO POSSUI QRCODE PARA ACESSAR INFORMAÇÕES ADICIONAIS AOS SLIDES. Código QR Reader Código QR OLHANDO UM COMPUTADOR PELO LADO DE FORA
Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Responde às seguintes questões 1. Qual o primeiro nome do computador à base de transístores?
ANO LETIVO 2018/2019 FICHA DE AVALIAÇÃO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES Módulo Nº: 4 Data: 13/03/20189 Tipo de Prova: Teórica Classificação: O Docente: (Rafael Henriques) Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Leia
Arquitetura de Computadores Aula 10 - Processadores
Arquitetura de Computadores Aula 10 - Processadores Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com 1/21 TÓPICOS ORGANIZAÇÃO COMPONENTES BÁSICOS INSTRUÇÃO DE MÁQUINA CICLO DE INSTRUÇÃO
Dispositivos de Entrada e Saída
Departamento de Ciência da Computação - UFF Dispositivos de Entrada e Saída Prof. Marcos A. A. Guerine mguerine@ic.uff.br 1 Dipositivos periféricos ou simplesmente periféricos permitem a comunicação da
1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA
1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais Aula 2 Introdução: conceitos, máquinas de níveis. Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br SO - Prof. Edilberto Silva O que é um sistema operacional? um provedor de abstrações
Hardware, Processador e Memória
Referências: STALLINGS, ZELENOVSKY, BERENGER Prof. Fabio D. Rocha, UTFPR CAMPO MOURÃO 1 Berenger, Stallings Um sistema embarcado computacional, é um conjunto de Hardware ( coponentes físicos) e Software
Unidade de Controle. UC - Introdução
Unidade de Controle Prof. Alexandre Beletti (Cap. 3 Weber, Cap.8 Monteiro, Cap. 10,11 Stallings) UC - Introdução Para gerenciar o fluxo interno de dados e o instante em que ocorrem as transferências entre
Modelo de Von Neumann
1 Modelo de Von Neumann Memória UC ALU Entrada Saída ACC 2 Arquitetura de Von Neumann 3 O Computador 4 Processador Microprocessadores São processadores contidos em um único encapsulamento (CI). Microcontroladores
SSC0611 Arquitetura de Computadores
SSC0611 Arquitetura de Computadores 6ª Aula Entrada e Saída Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Estrutura da máquina de von Neumann Dispositivos Periféricos Interface com o mundo exterior
MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador
MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador Kelly Rosa Braghetto DCC IME USP 14 de março de 2017 MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador DCC IME USP 1
Arquitetura e organização de computadores
Arquitetura e organização de computadores 3º. Semestre - Sistemas de informação Prof. Emiliano S. Monteiro Classificação de computadores Grande porte: Supercomputadores e Mainframes Médio porte: Minicomputadores
Infraestrutura de Hardware. Funcionamento de um Computador
Infraestrutura de Hardware Funcionamento de um Computador Computador: Hardware + Software Perguntas que Devem ser Respondidas ao Final do Curso Como um programa escrito em uma linguagem de alto nível é
SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I
SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Apresentação do curso Critério de avaliação Média final = 0.8 * MP + 0.2 * ME onde MP = (P1 + P2) / 2 e ME = Notas
ULA. Combina uma variedade de operações lógicas e matemáticas dentro de uma única unidade.
PROCESSADOR ULA Combina uma variedade de operações lógicas e matemáticas dentro de uma única unidade. ULA Uma ULA típica pode realizar as operações artiméticas: - adição; - subtração; E lógicas: - comparação
14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues
SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Prof. Evandro L. L. Rodrigues Tópicos do curso Conceitos básicos - Aplicações e utilizações dos microcontroladores
Hardware e Software. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD
Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD 1 Seção 1.1 Hardware 2 Unidades Funcionais Processador / U C P Unidade Lógica e Aritmética Unidade de Controle Registradores Memória Principal Dispositivos de
Dispositivos de Entrada e Saída
Departamento de Ciência da Computação - UFF Dispositivos de Entrada e Saída Prof. Marcos A. Guerine mguerine@ic.uff.br 1 Dipositivos periféricos ou simplesmente periféricos permitem a comunicação da máquina
Instruções de Máquina
Instruções de Máquina Operação básica (primitiva) que o hardware é capaz de executar diretamente Conjunto de bits que indica ao processador uma operação que ele deve realizar O projeto de um processador
Conceitos básicos de hardware, software e peopleware e modelo de Von Neumann
Conceitos básicos de hardware, software e peopleware e modelo de Von Neumann Professor Wagner Gadêa Lorenz wagnerglorenz@gmail.com Disciplina: Curso de Sistemas de Informação Cachoeira do Sul, 10 de Março
Microcontroladores. Rafael Silva de Lima https://sites.google.com/site/pensante91/
Microcontroladores Rafael Silva de Lima rafael_silvadelima@yahoo.com.br https://sites.google.com/site/pensante91/ CETTPS Centro de Ensino Técnico e Profissionalizante Curso Técnico em Automação/ Eletrotécnica
Evolução dos computadores
A máquina de Von Neumann AOC: Arquitetura e Organização de Computadores Evolução dos computadores Caracterizado: Aumento da velocidade dos processadores Diminuição do tamanho dos componentes Aumento da
Apresentação. Prof.: Roitier Campos Gonçalves
Apresentação Ano Letivo: 2017 Período: 1º Unidade Curricular: Introdução a Informática Carga Horária: 40hs Prof.: Roitier Campos Gonçalves http://roitier.pro.br Ementa Conceitos básicos de sistemas de