AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR"

Transcrição

1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2015/2016

2 A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 1 INTRODUÇÃO Enquadramento Normativo As principais orientações normativas relativas à avaliação na Educação Pré-Escolar estão consagradas no Despacho nº 5220/07 de 4 de Agosto (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar) e no Ofício Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007, de 17 de Outubro da DGIDC (Gestão do Currículo na Educação Pré-Escolar). Estas orientações articulam-se com o Decreto-Lei nº 241/2001 de 30 de Agosto (Perfil Específico de Desempenho Profissional do educador de Infância), devendo também ter em consideração as Metas de Aprendizagem definidas para o final da Educação Pré-Escolar. Avaliar o processo e os efeitos, implica tomar consciência da ação para adequar o processo educativo às necessidades das crianças e do grupo e à sua evolução. A avaliação realizada com as crianças é uma atividade educativa, constituindo também uma base de avaliação para o educador a avaliação é suporte do planeamento in Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, (v.p.27). No Perfil de Desempenho Profissional do Educador de Infância, é referido que o educador avalia, numa perspetiva formativa (anexo nº 1, alínea e), ponto 3, Capítulo II). Assim, na nossa perspectiva, a avaliação deverá ser encarada como monitorização dos processos das aprendizagens efetuadas pelas crianças. Este documento é um referencial para se planearem processos, estratégias e modos de progressão, de forma a que todas as crianças possam realizar aprendizagens em cada área de conteúdo, antes de ingressarem no 1º ciclo do ensino básico. O currículo em educação de infância é concebido pelo educador, através da planificação, organização e avaliação do ambiente educativo, bem como das atividades e projetos curriculares, com vista à construção de aprendizagens integradas, que irão sendo avaliadas numa perspetiva formativa. A avaliação formativa é um processo integrado que implica o desenvolvimento de estratégias de intervenção adequadas às características de cada criança e do grupo, incidindo preferencialmente sobre os processos, entendidos numa perspetiva de construção progressiva das aprendizagens e de regulação da ação. 2- FINALIDADES A avaliação, enquanto elemento integrante e regulador da prática educativa, permite uma recolha sistemática de informação que, uma vez analisada e interpretada, sustenta a tomada de decisões adequadas e promove a qualidade das aprendizagens. Assim, a avaliação tem como finalidade:

3 Contribuir para a adequação das práticas, tendo por base uma recolha sistemática de informação que permita aos educadores regularem a atividade educativa, tomar decisões e planear a ação; Refletir sobre os efeitos da ação educativa, a partir da observação de cada criança e do grupo de modo a estabelecer a progressão das aprendizagens; Promover e acompanhar processos de aprendizagem, tendo em conta a realidade do grupo e de cada criança, favorecendo o desenvolvimento das suas competências e desempenhos, de modo a contribuir para o desenvolvimento de todas e de cada uma; Envolver a criança num processo de análise e de construção conjunta, que lhe permita, enquanto protagonista da sua aprendizagem, tomar consciência dos progressos e das dificuldades que vai tendo e como as vai ultrapassando; Conhecer a criança e o seu contexto, numa perspetiva holística, o que implica desenvolver processos de reflexão, partilha de informação e aferição entre os vários intervenientes pais, equipa e outros profissionais tendo em vista a adequação do processo educativo. 3 PRINCÍPIOS A avaliação assenta nos seguintes princípios: Caráter holístico e contextualizado do processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança; Coerência entre os processos de avaliação e os princípios subjacentes à organização e gestão do currículo, definidos nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; Utilização de técnicas e instrumentos de observação e registo diversificados; Marcadamente formativo; Valorização dos progressos da criança; Promoção da igualdade de oportunidades e equidade. 4 - PROCESSOS DE AVALIAÇÃO Avaliação diagnóstica Com esta avaliação os educadores pretendem conhecer o que cada criança e o grupo já sabem e são capazes de fazer, as necessidades e interesses e os seus contextos familiares que servirão de base para a tomada de decisões da ação educativa, no âmbito do Plano de Trabalho da Turma/Grupo (PTT/G). Avaliação formativa - esta avaliação permite a adoção de estratégias de diferenciação pedagógica, contribuindo para a elaboração, adequação e reformulação do PTG e ainda para facilitar a integração da criança no contexto educativo.

4 Avaliação realizada com as crianças a participação das crianças na avaliação promove o seu envolvimento na construção do processo educativo, constituindo também uma base da avaliação para os educadores. A avaliação em Educação Pré-Escolar, enquanto processo contínuo de registo dos progressos realizados pela criança, ao longo do tempo, utiliza procedimentos de natureza descritiva e narrativa, centrados sobre o modo como a criança aprende, como processa a informação, como constrói conhecimento ou resolve problemas, em articulação com as Áreas de Conteúdo das Orientações Curriculares e as Metas de Aprendizagem para a Educação Pré-Escolar. 5 - INTERVENIENTES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO A avaliação é da responsabilidade do educador titular de grupo, competindo-lhe definir uma metodologia de avaliação de acordo com as conceções e opções pedagógicas, capaz de integrar de forma articulada os conteúdos das diferentes áreas das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Para além do educador intervêm no processo de avaliação: As crianças; A equipa (outros docentes, assistentes operacionais, outros técnicos ou agentes educativos) com responsabilidades na educação da criança; Os encarregados de educação; Os órgãos de gestão os dados da avaliação realizados pelo Departamento Curricular de Educação Pré-Escolar, deverão estar na base das orientações e decisões, bem como, na mobilização e coordenação dos recursos educativos existentes. 6 MÉTODOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Avaliar é um ato pedagógico, que requer uma atitude e um saber específico que permitam desenvolver estratégias adequadas, tendo em conta os contextos de cada criança e do grupo no respeito pelos valores de uma pedagogia diferenciada. Neste sentido, compete aos educadores, de acordo com as suas opções metodológicas, utilizar técnicas e instrumentos de observação e registo diversificados: Observação; Entrevistas; Abordagens narrativas; Fotografias; Gravações de áudio e vídeo; Registos de autoavaliação;

5 Outros registos (Dossiers, capas, portefólios, arquivos construídos com as crianças); Questionários a crianças, pais ou outros parceiros educativos; Outros: ficha de avaliação diagnóstica, ficha de observação/avaliação, etc. Considerando que a avaliação é realizada em contexto, qualquer momento de interação, qualquer tarefa realizada pode permitir aos educadores a recolha de informação sobre as aprendizagens e progressos realizados pela criança e pelo grupo e simultaneamente recolher elementos concretos para a reflexão e adequação da sua intervenção educativa. 7 MOMENTOS DE AVALIAÇÃO Apesar da avaliação ser um processo contínuo importa definir alguns procedimentos: Avaliação diagnóstica Será realizada no início do ano letivo sob a forma de caracterização do grupo, de identificação de interesses e necessidades e tem como objetivo a elaboração a adequação do PTT/G e a adoção de estratégias de diferenciação pedagógica; Na caraterização do grupo, no que concerne à avaliação de desenvolvimento por níveis etários, devem ser referidos os seguintes aspetos: - 3 anos: adaptação; autonomia; socialização; interesse pelas atividades; - 4 anos: autonomia; interação entre as crianças e com os adultos; cumprimento de regras; interesse e participação nas atividades; curiosidade e desejo de aprender; motricidade global e fina; jogo simbólico; linguagem oral. - 5/6 anos: autonomia/iniciativa; cooperação/partilha; cumprimento de regras e tarefas; interesse, envolvimento e desempenho nas atividades; esquema corporal; motricidade global e fina; expressões: dramática/ plástica/musical; linguagem oral e abordagem à escrita; conceitos lógico-matemáticos e interesse pelo meio físico e social. Avaliação formativa No final dos 3 períodos lectivos: - Os educadores procederão à sistematização das informações recolhidas através do preenchimento do Registo de Observação/Avaliação do desenvolvimento e das aprendizagens das crianças; - De acordo com o Despacho nº 8248/2013, ponto 1.6, na programação das reuniões de avaliação é assegurada a articulação entre os educadores de infância e os professores do 1º ciclo do ensino básico, de modo a garantir o acompanhamento pedagógico das crianças no seu percurso entre estes níveis de educação e de ensino.

6 Estas reuniões, no nosso agrupamento, ficaram estabelecidas para 4 vezes no ano e periodicamente no âmbito da planificação das atividades do PAA e sempre que necessário. - Os educadores comunicarão aos Pais e Encarregados de Educação a avaliação do desenvolvimento e das aprendizagens das crianças, centrando-se numa apreciação positiva das competências, sem omitir as dificuldades que possam existir. CRITÉRIOS GERAIS PARA A AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR COMPETÊNCIAS As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar definem, de uma forma global, as condições favoráveis para que as crianças possam iniciar o 1º Ciclo com possibilidades de sucesso. No entanto, importa definir um conjunto de competências mais específicas, por áreas de conteúdo e por níveis etários, que orientem os educadores na avaliação do desenvolvimento e das aprendizagens das crianças. 3 ANOS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Estabelece relações afetivas com os adultos Estabelece relações afetivas com os seus pares Sabe dizer o seu nome Sabe dizer a sua idade Nomeia as principais partes do corpo Identifica as principais partes do corpo Participa nas rotinas diárias do JI (arruma os seus pertences, vai ao wc, veste e despe algumas peças de roupas sem botões/fechos) Participa em atividades de grupo Inicia a partilha de brinquedos Cumpre regras (espera pela sua vez para participar; arruma os materiais que utiliza) É autónomo nas atividades da sala (inicia o trabalho sozinho, escolhe sozinho o que vai fazer, utiliza diferentes materiais da sala) Pede a colaboração do adulto para resolver problemas Sabe utilizar regras de convivência social (bom dia, obrigada, por favor ) ÁREA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO Desenha a figura humana simples Atribui significado ao que faz

7 Utiliza diversos materiais de expressão plástica Segura lápis e pincel corretamente Amachuca pedaços de papel para fazer bolas Adapta o corpo a diferentes posturas por imitação Cria os seus próprios jogos e brincadeiras (casinha das bonecas, garagem etc.) Representa uma personagem numa peça ou história Reproduz canções mimadas Imita vozes de animais e sons familiares Anda, salta, corre Sobe escadas com alternância de pés Desce escadas com alternância de pés Pontapeia uma bola DOMÍNIO DA LINGUAGEM ORAL E ABORDAGEM À ESCRITA Compreende uma tarefa/ordem se o discurso for simples e direto Utiliza frases simples Identifica e nomeia objetos pela sua função Descreve e identifica imagens simples Comunica verbalmente com o adulto (responde a perguntas simples, conta acontecimentos do dia a dia, faz perguntas) Comunica verbalmente com os seus pares Gosta de ver livros Gosta de ouvir histórias DOMÍNIO DA MATEMÁTICA Identifica cores primárias (vermelho, azul e amarelo) Tem noção de grande/pequeno Tem noção de dentro/fora Tem noção de em cima/em baixo Agrupa objetos segundo uma característica Identifica objetos iguais Faz jogos de encaixe com figuras simples/puzzles Faz construções em volume (torres, comboios) ÁREA DO CONHECIMENTO DO MUNDO Mostra interesse pelo meio envolvente (é curioso, é observador, faz perguntas) Identifica os principais membros da família (pai, mãe, irmãos, avós)

8 Identifica alguns estados meteorológicos (está calor, está frio, está a chover) Reconhece plantas Reconhece animais Distingue dia /noite Mostra interesse pelas festividades (natal, carnaval, aniversário) - 4 ANOS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Estabelece relações afetivas com os adultos Estabelece relações afetivas com os seus pares Sabe dizer o nome e apelido Sabe dizer a sua idade Sabe dizer o nome dos pais e dos irmãos Identifica e nomeia as diferentes partes do corpo Identifica-se como pertencendo ao sexo M/F Exprime sentimentos/emoções Nomeia os seus amigos Brinca em cooperação com outras crianças Manifesta atitudes de respeito pelos outros Partilha objetos /materiais Espera pela sua vez para participar Conhece e respeita as regras de convivência Respeita as regras do jogo Participa em atividades de grupo Inicia e termina uma tarefa/atividade Pede ajuda quando sente dificuldades Responsabiliza-se pelo cumprimento das tarefas que lhe são confiadas Identifica as diversas áreas da sala e utiliza-as corretamente Arruma os materiais disponíveis na sala Resolve pequenos problemas sem ajuda Revela autonomia nas rotinas (ir ao wc, comer sozinho, vestir/despir roupa sem botões/fechos) ÁREA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO Desloca-se no espaço obedecendo a vários ritmos e em várias direções

9 Salta a pés juntos Sobe e desce escadas com alternância de pés Salta usando alternadamente um pé e o outro Pontapeia uma bola em movimento Lança e agarra uma bola com as duas mãos Revela equilíbrio em várias situações (andar, correr, saltar) Rola sobre si próprio Situa-se relativamente aos outros e aos objetos Recorta com tesoura sobre uma linha simples Pega corretamente no lápis/pincel Desenha a figura humana com, pelo menos, as três partes principais Inicia a pintura figurativa Explora e utiliza diferentes materiais Respeita espaços delimitados Modela com intenção de obter um resultado Utiliza linguagem corporal e gestual Imita/representa vivências familiares Mima com facilidade histórias/canções/lengalengas Assume um papel numa dramatização Reproduz ritmos simples utilizando o próprio corpo Identifica e reconhece diferentes sons (meio envolvente, vozes humanas, natureza ) Memoriza canções simples Respeita momentos de silêncio Movimenta-se ao som de ritmos diferentes DOMÍNIO DA LINGUAGEM ORAL E ABORDAGEM À ESCRITA É comunicativo (participa nas conversas da sala, relata acontecimentos) Transmite recados (se forem simples e curtos) Utiliza frases corretas Descreve imagens com pormenor Conta/reconta histórias simples Tem vocabulário adequado à idade Identifica o nome próprio Escreve o nome com recurso a um modelo

10 Participa nos registos escritos DOMÍNIO DA MATEMÁTICA Identifica 5 a 10 cores Conta estabelecendo correspondência um a um Ordena segundo um modelo Classifica atendendo a critérios (cor, tamanho, forma, função) Identifica/nomeia o círculo e o quadrado Tem noção de: grande /pequeno Dentro/fora À frente/atrás Lento/rápido Em cima/em baixo Identifica muito, pouco/nada Identifica aberto/fechado Elabora puzzles com nove ou mais peças ÁREA DO CONHECIMENTO DO MUNDO Conhece alguns aspetos do ambiente natural e social Identifica condições atmosféricas Respeita e valoriza a preservação do meio ambiente Identifica e nomeia diferentes tipos de transporte Participa em festividades Revela curiosidade e desejo de saber Revela interesse pela realização de experiências Responde a questões sobre o que observou Distingue e caracteriza: manhã/tarde/noite 5/6 ANOS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Estabelece relações afetivas com os adultos Estabelece relações afetivas com os seus pares Sabe dizer o nome completo Sabe dizer a idade Sabe dizer a data de aniversário Sabe dizer onde mora Identifica os principais membros da família e respetivo grau de parentesco

11 Partilha ideias Respeita as características dos outros Aceita pequenas frustrações e tenta superar dificuldades Participa e coopera em atividades de grupo Adapta-se a novas situações Mostra iniciativa e participa na tomada de decisões, nas atividades diárias Valoriza o trabalho, reconhece os erros e aceita as correções Veste-se e despe-se sozinha Calça-se corretamente É autónomo em relação à higiene (vai sozinha ao wc, lava mãos sozinha) Desenvolve atitudes de ajuda e colaboração com o grupo Partilha objetos pessoais Espera pela sua vez de falar e de participar nas atividades Escolhe/planeia o que vai fazer, inicia, persiste e termina uma tarefa sem ajuda Revela sentido crítico Respeita as regras de jogos em grupo Cumpre as regras da sala (utiliza as áreas corretamente, arruma os materiais disponíveis, etc.) AREA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO Apresenta coordenação global do movimento Salta ao pé-coxinho Mantém o equilíbrio em situações estáticas e dinâmicas Posiciona-se em relação a algo ou alguém, a partir de uma ordem verbal Imita posições com o corpo Identifica a direita e a esquerda em si próprio Memoriza e realiza percursos simples Realiza atividades de controlo motor fino Recorta uma imagem com contornos irregulares Recria/mima/dramatiza situações do quotidiano/e ou imaginário Exprime emoções/sentimentos Utiliza formas de expressão não verbal Utiliza adereços Nas dramatizações coordena o seu papel com outras crianças/adulto Representa para um público diferente (que não pertence à sua sala) Desenha a figura humana com pormenores Faz desenhos com detalhes Representa graficamente uma história/ personagem/ um acontecimento Manifesta um progressivo controlo do traço e de orientação no espaço gráfico Experimenta diversas técnicas e materiais

12 Utiliza criativamente materiais de desperdício Exprime-se através da pintura, digitinta, recorte, colagem e modelagem Preocupa-se com a apresentação dos trabalhos Sabe escutar e identificar diferentes sons Sabe cantar várias canções simples Reproduz ritmos Explora e identifica a intensidade, a altura a duração e timbre dos sons Reconhece e nomeia instrumentos musicais Utiliza instrumentos musicais individualmente e em grupo Exprime-se através da dança DOMÍNIO DA LINGUAGEM ORAL E ABORDAGEM À ESCRITA Conta, reconta e inventa histórias Mantém uma conversa participando de forma alternada Utiliza vocabulário diversificado Articula as palavras com clareza Utiliza frases corretas e complexas Compreende e executa uma sequência de ordens/tarefas Relata experiências vividas Planeia oralmente o que pretende fazer e conta o que realizou Realiza leitura e interpretação de imagens, códigos e símbolos Organiza sequências É capaz de distinguir a escrita do desenho e dos números Reconhece símbolos convencionais Reproduz símbolos e algumas palavras Estabelece correspondência entre o código oral e escrito Compreende as diferentes funções da escrita Aplica o sentido da leitura e da escrita (da esquerda para a direita e de cima para baixo) Identifica e reproduz o seu nome sem recurso a modelo Sabe produzir rimas simples de palavras Reconhece os sons das palavras que começam ou acabam de forma igual DOMÍNIO DA MATEMÁTICA Identifica e nomeia todas as cores e tonalidades Conta até 10, estabelecendo correspondência um a um Identifica e nomeia a ordem: 1º, 2º 3º Ordena sequências de 3 ou mais itens Identifica e nomeia as figuras geométricas básicas (retângulo, triângulo, círculo e quadrado) Classifica e forma conjuntos de acordo com critérios previamente estabelecidos Reconhece semelhanças e diferenças

13 Distingue o ontem, hoje e amanhã Explora as unidades de tempo, dia, semana mês Identifica os conceitos grosso/fino; largo/estreito, leve/pesado Identifica posições face a um elemento de referência: em cima/em baixo; dentro/fora; interior/exterior, à frente/atrás; debaixo; à volta de Compara tamanhos e pesos entre objetos Tem a noção de quantidade Faz seriações Resolve problemas simples ÁREA DO CONHECIMENTO DO MUNDO Observa/explora aspetos do meio físico e social Identifica e caracteriza as estações do ano Observa e identifica os fenómenos atmosféricos mais frequentes Reconhece e identifica elementos da natureza: água, terra, ar Identifica alguns fatores de poluição e valoriza a preservação do meio ambiente Identifica e compreende as funções de algumas partes do corpo Conhece as regras de uma alimentação saudável Identifica profissões e reconhece a sua importância para a sociedade Manifesta curiosidade em aprender Mostra gosto pela pesquisa e experimentação Observa e formula questões Dá sugestões para a resolução de problemas Distingue e carateriza: manhã/tarde/noite Regista o que observou CONCLUSÃO Este documento pretende clarificar e uniformizar os procedimentos e práticas organizativas e pedagógicas relativamente à avaliação na Educação Pré-Escolar, neste Agrupamento. A definição de competências procura ser uma referência e uma orientação para os educadores, sem pôr em causa o respeito pelos valores de uma pedagogia diferenciada. Neste contexto, a avaliação deve centrar-se sempre na criança e na sua evolução e a referência comparativa deve ser sempre a própria criança, em diferentes momentos de aprendizagem. Tendo como principal função a melhoria da qualidade das aprendizagens, a avaliação implica, no quadro da relação entre o Jardim-de infância, a família e a escola, uma construção partilhada que passa pelo diálogo, pela comunicação de processos e resultados, tendo em vista a criação de contextos facilitadores de um percurso educativo e formativo de sucesso.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2016/2017 A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 1 INTRODUÇÃO Enquadramento Normativo Avaliar o processo e os efeitos, implica

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ- ESCOLAR

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ- ESCOLAR CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ- ESCOLAR ANO LETIVO 2015/2016 Departamento do Pré- Escolar 2015/2016 Page 1 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Introdução A avaliação em educação é um elemento integrante

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Critérios Gerais de Avaliação Agrupamento de Escolas Figueira Mar Educação Pré-Escolar 2017/18 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR A avaliação é um elemento integrante e regulador da

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Introdução A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa em cada nível de educação e de ensino e implica princípios e procedimentos

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR (De acordo com a Circular nº. 4 /DGIDC/DSDC/2011) Disposições Gerais As principais orientações normativas relativas à avaliação na Educação Pré-Escolar estão

Leia mais

Critérios de Avaliação na educação pré-escolar

Critérios de Avaliação na educação pré-escolar Critérios de Avaliação na educação pré-escolar 1 - Modalidades de avaliação e suas funções O ato de avaliar contempla duas vertentes fundamentais: A avaliação da ação educativa - avaliação da qualidade

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR ANO LETIVO DE 2014/2015 Expressões 1- Educação Pré-escolar 1.1 - Objecto da avaliação 1.1.1 - Parâmetros de avaliação, por áreas curriculares Na educação pré-escolar

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Educação Pré-Escolar

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Educação Pré-Escolar 1 - PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO O princípio consensualmente partilhado de que a avaliação é um elemento integrante regulador da prática educativa em cada nível de

Leia mais

Critérios de Avaliação Jardim de Infância

Critérios de Avaliação Jardim de Infância CASA DE INFÂNCIA DE SANTO ANTÓNIO Departamento Curricular de Creche e Jardim de Infância Critérios de Avaliação Jardim de Infância Horta 2016/2017 2 Critérios de Avaliação Jardim de Infância A avaliação

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Introdução A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa em cada nível de educação e de ensino e implica princípios e procedimentos

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO Pré Escolar ANO LETIVO 2018/2019 DISCIPLINA ANO 3,4,5 anos Critérios Específicos de Avaliação 1. ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Relaciona-se com as outras crianças Relaciona-se com os adultos

Leia mais

Departamento da Educação Pré-Escolar. Perfil de Aprendizagens Específicas, no final dos 4 Anos

Departamento da Educação Pré-Escolar. Perfil de Aprendizagens Específicas, no final dos 4 Anos DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código 152213 Departamento da Educação Pré-Escolar Ano Letivo 2016/2017 Perfil de Aprendizagens Específicas,

Leia mais

Instituto Superior de Educação e Ciências Data: Junho Lista de Verificação de Competências

Instituto Superior de Educação e Ciências Data: Junho Lista de Verificação de Competências ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Diz o nome completo Verbaliza sentimentos Tem uma atitude global autónoma Utiliza a casa de banho sozinho Veste-se sozinho Utiliza corretamente os talheres Age por iniciativa

Leia mais

Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS e Comunicação Formação Pessoal e Social Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Nome: Idade: 4 anos Sala: Educação pré-escolar Ano letivo / 1º período Assiduidade Presenças: Faltas: Sabe o seu nome e idade.

Leia mais

FICHA DE OBSERVAÇÃO DO GRUPO DE CRIANÇAS

FICHA DE OBSERVAÇÃO DO GRUPO DE CRIANÇAS FICHA DE OBSERVAÇÃO DO GRUPO DE CRIANÇAS Jardim-de-Infância de: Benavente Faixa Etária: 4 anos Observador: Elisabete Cruz Período de observação: 3 manhãs por semana de 18 de Outubro a 18 de Novembro de

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR 2012/2013

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR 2012/2013 Escola Básica Integrada Torreira CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR 2012/2013 INTRODUÇÃO A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa em cada nível de educação e de ensino,

Leia mais

1. Princípios orientadores e funções da avaliação Objetivos da avaliação Processos de avaliação Avaliação Diagnóstica 3

1. Princípios orientadores e funções da avaliação Objetivos da avaliação Processos de avaliação Avaliação Diagnóstica 3 Índice 1. Princípios orientadores e funções da avaliação 2 2. Objetivos da avaliação 2 3. Processos de avaliação 3 3.1. Diagnóstica 3 3.2. Formativa 3 3.3. Instrumentos de avaliação 4 3.3. Períodos de

Leia mais

Departamento da Educação Pré-Escolar. Perfil de Aprendizagens Específicas, no final dos 3 Anos

Departamento da Educação Pré-Escolar. Perfil de Aprendizagens Específicas, no final dos 3 Anos DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código 152213 Departamento da Educação Pré-Escolar Ano Letivo 2016/2017 Perfil de Aprendizagens Específicas,

Leia mais

Critérios de Avaliação na Educação Pré-Escolar

Critérios de Avaliação na Educação Pré-Escolar Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal Critérios de Avaliação na Educação Pré-Escolar Revistos e aprovados na reunião de Departamento de 13 de setembro de 2016 Introdução O princípio consensualmente

Leia mais

REFERENCIAL DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS AVALIAÇÃO 3 ANOS. Aprendizagens. Construção da identidade e da autoestima

REFERENCIAL DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS AVALIAÇÃO 3 ANOS. Aprendizagens. Construção da identidade e da autoestima ANO LETIVO 2016/217 REFERENCIAL DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS AVALIAÇÃO 3 ANOS Área de Construção da identidade e da autoestima Sabe o seu primeiro nome Sabe a idade Tem consciência de si e do outro Reconhece

Leia mais

Formação Pessoal e Social

Formação Pessoal e Social e Formação Pessoal e Social Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Nome: Idade: 5 anos Sala: Educação pré-escolar Ano letivo / 1º período Assiduidade Presenças: Faltas: Identifica relações de parentesco (mais

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Critérios de Avaliação Departamento de Educação Pré - Escolar 2018/2019 Agrupamento de Escolas de Miraflores Aprovado em reunião de Conselho Pedagógico em Julho de 2018 As principais orientações normativas

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR (De acordo com o Despacho n.º 91807/2016, de 19 de Julho)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR (De acordo com o Despacho n.º 91807/2016, de 19 de Julho) Disposições Gerais CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR (De acordo com o Despacho n.º 91807/2016, de 19 de Julho) As principais orientações normativas relativas à avaliação na Educação

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação. Departamento de Educação Pré-escolar

Critérios Gerais de Avaliação. Departamento de Educação Pré-escolar Critérios Gerais de Avaliação Departamento de Educação Pré-escolar Ano Letivo 2018/2019 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar A avaliação em educação é um elemento integrante e regulador

Leia mais

01/01/2018 a 21/06/2019. Indicadores. Identificação de imagens observação do eu e do outro.

01/01/2018 a 21/06/2019. Indicadores. Identificação de imagens observação do eu e do outro. Outubro Crianças Autonomia e Responsabilidade Janeiro e Fevereiro FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Outubro a Dezembro Conhecimento de Si Outubro e Plano Individual Idade: 2 Anos Nome: Criança exemplo Data de

Leia mais

Introdução às metas de aprendizagem:

Introdução às metas de aprendizagem: Introdução às metas de aprendizagem: No respeito pela matriz/estrutura curricular do Pré-escolar definida nas Orientações Curriculares, orientações essas que enquadram o trabalho pedagógico do educador,

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA O

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA O CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO PRÉ-ESCOLAR 1/11 De acordo com a Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007, de 17 de Outubro da DGIDC (Gestão do Currículo na Educação Pré-escolar) a avaliação é um elemento

Leia mais

Nome do Aluno: Data de Nascimento: / / EA EM APRENDIZAGEM S - SIM NO NÃO OBSERVADO N - NÃO. 1. Área de Formação Pessoal e Social

Nome do Aluno: Data de Nascimento: / / EA EM APRENDIZAGEM S - SIM NO NÃO OBSERVADO N - NÃO. 1. Área de Formação Pessoal e Social 4 Anos Nome do Aluno: Data de Nascimento: / / Momentos de Avaliação A Educadora de Infância O Encarregado de Educação 1º Período / / 2º Período / / 3º Período / / Código de Avaliação S - SIM N - NÃO EA

Leia mais

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Elaborado pela Educadora de Infância Helena Rodrigues Plano Anual de Atividades Introdução O Plano Anual de Atividades

Leia mais

FICHA DE DIAGNÓSTICO 5 ANOS

FICHA DE DIAGNÓSTICO 5 ANOS Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga 161068 Estabelecimento de Educação Pré-Escolar de Talhadas Ficha de diagnóstico 5 anos 2011/2012 FICHA DE DIAGNÓSTICO JARDIM DE INFÂNCIA DE SALA: EDUCADORA DE INFÂNCIA:

Leia mais

Plano Anual - Pré - Escolar II. (4 anos de idade)

Plano Anual - Pré - Escolar II. (4 anos de idade) Plano Anual - Pré - Escolar II (4 anos de idade) Conhecimento do Mundo. Aquisição de noções espaciais (Ex: em cima/em baixo, dentro/fora, perto/longe, atrás/à frente).. Conhecimento de elementos dos seus

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO (Despacho Normativo Nº 13/2014 de 15 de setembro) A avaliação dos alunos do ensino básico e secundário incide sobre as aprendizagens e competências definidas

Leia mais

CHECK-LIST FINAL DO GRUPO

CHECK-LIST FINAL DO GRUPO Utiliza noções espaciais relativas a partir da sua perspetiva como observador (em cima/em baixo) Utiliza noções espaciais relativas a partir da sua perspetiva como observador (dentro/fora,) Utiliza noções

Leia mais

Departamento da Educação Pré-Escolar. Perfil de Aprendizagens Específicas, no final dos 5 Anos

Departamento da Educação Pré-Escolar. Perfil de Aprendizagens Específicas, no final dos 5 Anos DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código 152213 Departamento da Educação Pré-Escolar Ano Letivo 2016/2017 Perfil de Aprendizagens Específicas,

Leia mais

Plano Geral - Pré - Escolar -

Plano Geral - Pré - Escolar - Plano Geral - Pré - Escolar - - Linguagem Oral e Abordagem à Escrita -. Ser capaz de participar/manter um diálogo;. Ser capaz de se expressar em diferentes contextos;. Ser capaz de negociar a distribuição

Leia mais

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos PRÉ-ESCOLAR 4 anos O aluno deverá ser capaz de: ÁREAS DE CONTEÚDO DOMÍNIO/COMPONENTES DESCRITOR Construção da identidade e autoestima - Saber dizer o seu nome próprio e a sua idade - Verbalizar as necessidades

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

Planificação Curricular 1º Período Lectivo 2010/2011

Planificação Curricular 1º Período Lectivo 2010/2011 Planificação Curricular 1º Período Lectivo 2010/2011 Prática Pedagógica Supervisionada I Supervisor Científico e Pedagógico: Fernanda Rodrigues Instituição de Intervenção: EB1/JI Dr. João dos Santos Jardim

Leia mais

Quadro de competências - Grupo. Áreas Competências previstas e realizadas Adquiridas

Quadro de competências - Grupo. Áreas Competências previstas e realizadas Adquiridas Quadro de competências - Grupo Áreas Competências previstas e realizadas Adquiridas Sabe que a escrita e os desenhos transmitem informação Descreve pessoas, objetos e ações Faz perguntas e responde, demonstrando

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO Agrupamento de Escolas de Rio Tinto CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO (De acordo com o Despacho Normativo n.º 1-F/2016 de 5 de abril e com os Decretos-Lei n. 139/2012 de 5 de julho e n.º17/2016

Leia mais

ANEXO 5 ANO LECTIVO 2008/2009 GRELHA DE AVALIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO (5 ANOS)

ANEXO 5 ANO LECTIVO 2008/2009 GRELHA DE AVALIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO (5 ANOS) ANEXO 5 ANO LECTIVO 2008/2009 GRELHA DE AVALIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO (5 ANOS) Nome da criança: Data de nascimento: / / Idade: Data: / / Tomei conhecimento: (o encarregado de educação) A educadora: I ÁREA

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ANO LECTIVO 2010-2011 1. INTRODUÇÃO A avaliação na Educação Pré-Escolar assume uma dimensão marcadamente formativa, pois trata-se, essencialmente, de um processo contínuo e interpretativo

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO Agrupamento de Escolas de Rio Tinto CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO (De acordo com o Despacho Normativo n.º 1-F/2016 de 5 de abril e com os Decretos-Lei n. 139/2012 de 5 de julho e n.º17/2016

Leia mais

Critérios e procedimentos de avaliação

Critérios e procedimentos de avaliação Critérios e procedimentos de avaliação Relativamente à avaliação, quer dos alunos, quer do desempenho dos docentes, aplicamos, nesta escola, as diretrizes da legislação em vigor. A avaliação é encarada

Leia mais

Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico

Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico 2017/2018 Aprovado em Conselho de Docentes em setembro de 2017 Diretora Pedagógica Helena Pinto da Cunha Princípios Orientadores Processo regulador das

Leia mais

Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso

Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso ANO LETIVO: 2016/2017 Amadeo de Souza-Cardoso Critérios Gerais de Avaliação do Agrupamento Dando cumprimento ao disposto no Decreto-Lei 139/2012, na sua redação atual, e no Despacho normativo nº 1-F/2016,

Leia mais

AERT CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO

AERT CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO AERT CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO (De acordo com o Despacho Normativo n. 17-A/2015 de 22 de setembro e com o Decreto-Lei n. 139/2012 de 5 de julho) Disposições Gerais A avaliação tem uma

Leia mais

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO PERFIL DO ALUNO DOMÍNIOS Níveis de Avaliação DRAMÁTICA/ TEATRO Identifica,

Leia mais

DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR COMPETÊNCIAS

DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR COMPETÊNCIAS DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Formação Pessoal e Social Consciência de Si/Identidade Independência e Autonomia Sabe o seu primeiro nome; Reconhece-se numa fotografia; Conhece o seu cabide; É capaz

Leia mais

Critérios de Avaliação 2015/2016

Critérios de Avaliação 2015/2016 Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de Santana Critérios de Avaliação 2015/2016 Código do estabelecimento: 3109106 Contactos: 291 572072 / 291576123 Outubro 2015 0 ÍNDICE 1. Introdução 2. Indicadores

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO ORIENTAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Orientações Curriculares A educação pré-escolar contempla

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento Orientador: Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar PRÉ-ESCOLAR Na Educação Pré-escolar os conteúdos

Leia mais

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Educação Pré-escolar PLANIFICAÇÃO 3º PERÍODO 3 e 4 ANOS ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES - Atividades na sala e no exterior; - Pequenos registos individuais e coletivos;

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ANO Ano Letivo de 2018/2019

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ANO Ano Letivo de 2018/2019 FORMAÇÃO ESPECIFICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS CAPACIDADES/ COMPETÊNCIAS DESCRITORES DE DESEMPENHO PONDERAÇÃO Oralidade 20% O aluno: - escuta para interagir; - compreende enunciados orais; - identifica

Leia mais

Critérios de Avaliação. EB 2,3 D. Luís de Mendonça Furtado. 3.º Ciclo. Ano Letivo 2015/2016

Critérios de Avaliação. EB 2,3 D. Luís de Mendonça Furtado. 3.º Ciclo. Ano Letivo 2015/2016 Critérios de Avaliação EB 2,3 D. Luís de Mendonça Furtado 3.º Ciclo Ano Letivo 2015/2016 Alteração aprovada em Conselho Pedagógico na sequência do Despacho Normativo n.º 17-A/2015 de 2015/09/22 A Presidente

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO De acordo com a Portaria n.º 223-A/2018 de 3 de agosto Disposições Gerais A avaliação assume caráter contínuo e sistemático, ao serviço das aprendizagens, e fornece

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 1.º ANO Ano Letivo de 2018/2019

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 1.º ANO Ano Letivo de 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS Oralidade 20% - escuta para interagir; - compreende enunciados orais; - identifica a intenção comunicativa de enunciados orais; - retém informação essencial. expressa-se

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR e 1º CICLO Ano letivo 2018 /2019 Escola Sede: Rua Escola Secundária 4445-263 Alfena Telefone 229698860 Fax 229670773 Direção- direcao@age-alfena.net Serviços

Leia mais

Avaliação na Educação Pré-escolar

Avaliação na Educação Pré-escolar Avaliação na Educação Pré-escolar Avaliação em educação de infância é tão importante como em qualquer outro nível do sistema educativo. É uma peça fundamental no trabalho dos bons profissionais de educação,

Leia mais

Critérios de Avaliação. Departamento. 1º Ciclo. Ano Letivo 2015/2016. A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves

Critérios de Avaliação. Departamento. 1º Ciclo. Ano Letivo 2015/2016. A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves Critérios de Avaliação Departamento 1º Ciclo Ano Letivo 2015/2016 Alteração aprovada em Conselho Pedagógico na sequência do Despacho Normativo n.º 17-A/2015 de 2015/09/22 A Presidente do Conselho Pedagógico

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 2.º ANO Ano Letivo de 2018/2019

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 2.º ANO Ano Letivo de 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS Oralidade 20% - escuta para interagir; - compreende enunciados orais; - identifica a intenção comunicativa de enunciados orais; - retém informação essencial. expressa-se

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém. Avaliação de alunos. 1.º Ciclo

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém. Avaliação de alunos. 1.º Ciclo 1 Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém de alunos 1.º Ciclo 1 INTRODUÇÃO Sendo a avaliação um elemento integrante e regulador da prática educativa, permite uma recolha sistemática de informações

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Agrupamento de Escolas de Campo Maior Critérios de Avaliação 4º Ano Ano Lectivo 2010/2011 Língua Portuguesa Compreensão e Expressão Oral Relata acontecimentos e situações Dialoga sobre assuntos do seu

Leia mais

Planificação anual da Educação Préescolar

Planificação anual da Educação Préescolar Planificação anual da Educação Préescolar Ano letivo 2015/2016 Introdução A planificação de atividades nasce da intencionalidade educativa do trabalho do educador. Planear atividades não pode ser confundido

Leia mais

EXTERNATO S. JOÃO BOSCO VIANA DO CASTELO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO ANO LETIVO 2016/2017

EXTERNATO S. JOÃO BOSCO VIANA DO CASTELO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO ANO LETIVO 2016/2017 EXTERNATO S. JOÃO BOSCO VIANA DO CASTELO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO ANO LETIVO 2016/2017 Aprovado em Conselho de Docentes em julho de 2016 Diretora Pedagógica Rosa Cândida Gomes Princípios Orientadores

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO «É importante que sejam proporcionados aos alunos vários momentos de avaliação, multiplicando as suas oportunidades de aprendizagem e diversificando os métodos

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos - Escola Básica Zeca Afonso Plano Anual de Atividades 2011/2012 Departamento do Pré escolar

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos - Escola Básica Zeca Afonso Plano Anual de Atividades 2011/2012 Departamento do Pré escolar Atividades Objetivos Intervenientes Recursos/Custos Calendário Avaliação Receção na sala de aula (cada sala será identificada por uma fruta) Apresentação das equipes de sala às crianças Exploração de materiais

Leia mais

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE ATIVIDADES SALA 1 AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS MATERIAS/HUMANOS

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE ATIVIDADES SALA 1 AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS MATERIAS/HUMANOS AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS MATERIAS/HUMANOS SOCIO-AFETIVO PSICO-MOTOR Estabelecer uma relação afetiva com base no seu desenvolvimento global; Favorecer a compreensão da sua relação com os outros;

Leia mais

Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar

Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar SETEMBRO A minha escola Conhecer os diferentes espaços da Instituição, regras da e da escola; Adquirir hábitos de atenção, observação

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul 161780 Escola-sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2017/2018 1. Modalidades de Avaliação Avaliação Diagnóstica

Leia mais

Avaliação Individual

Avaliação Individual Avaliação Individual A.M. É um menino muito meigo e um pouco teimoso. Área da Formação Pessoal e Social: sabe o seu nome, a sua idade, os nomes dos pais. Sabe a que grupo pertence na escola e fora da escola.

Leia mais

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE SALA SALA 1. Crescer a brincar ANO ESCOLAR 2016/2017

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE SALA SALA 1. Crescer a brincar ANO ESCOLAR 2016/2017 Crescer a brincar Educadora de Infância: Daniela Caiado Auxiliares de Ação Educativa: Fátima Soares e Marlene Esteves ANO ESCOLAR 2016/2017 Página 1 de 5 Áreas Objetivos Estratégias Recursos Humanos e

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação 1 - Considerações Gerais: A avaliação incide sobre as aprendizagens, sendo um processo contínuo. Os alunos participam no processo de avaliação através da auto-avaliação. A avaliação deverá ser: Individualizada

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia

Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia 9% 91% EA- em aquisição A- adquirido Gráfico 2 Formação Pessoal e Social- Convivência Democrática/ Cidadania 9% 91% EA- em aquisição A- adquirido Gráfico

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES INTRODUÇÃO O Plano Anual de Atividades constitui-se como um documento orientador de todas as atividades desenvolvidas ao longo de um ano letivo. Este plano é caracterizado por

Leia mais

AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO (7º/8º/9º ANOS) INTRODUÇÃO

AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO (7º/8º/9º ANOS) INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO (7º/8º/9º ANOS) INTRODUÇÃO A avaliação incide sobre as metas de aprendizagem (capacidades e conhecimentos) definidas no currículo nacional

Leia mais

Partir á descoberta!

Partir á descoberta! Partir á descoberta! TEMA:Partir á descoberta! EDUCADORA DE INFÂNCIA: Deolinda Alves AUXILIARES DE AÇÃO EDUCATIVA: Paula Santos e Ondina Gomes ANO ESCOLAR 2018/2019 Página 1 de 7 AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES INTRODUÇÃO O Plano Anual de Atividades constitui-se como um documento orientador de todas as atividades desenvolvidas ao longo de um ano letivo. Este plano é caracterizado por

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANADIA Critérios Gerais de Avaliação 1º Ciclo do Ensino Básico 2011/2012. Critérios Gerais de Avaliação 1º CEB

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANADIA Critérios Gerais de Avaliação 1º Ciclo do Ensino Básico 2011/2012. Critérios Gerais de Avaliação 1º CEB Critérios Gerais de Avaliação 1º CEB 0 Introdução No Ensino Básico A avaliação constitui um processo regulador das aprendizagens, orientador do percurso escolar e certificador das diversas aquisições realizadas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Mensal Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Mensal Ano Letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Mensal Ano Letivo 2015/2016 MÊS: maio Área de Conteúdo Domínio Objetivos Estratégias Formação Pessoal e Social

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação do Agrupamento

Critérios Gerais de Avaliação do Agrupamento Critérios Gerais de Avaliação do Agrupamento O Grupo de trabalho: Coordenadoras de Departamento Coordenadoras de Diretores de Turma 14 de julho de 2015 Critérios Gerais de Avaliação do Agrupamento Introdução

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1. Avaliação A constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades desenvolvidas pelo Tem por

Leia mais

CRECHE. Educadora Responsável. Cristiana Andias. 24 aos 36 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO

CRECHE. Educadora Responsável. Cristiana Andias. 24 aos 36 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO Educadora Responsável Cristiana Andias A CONTEXTUALIZAÇÃO DO 24 aos 36 meses sala A A Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu circulo familiar,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO

CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO - 1ºAno e 2ºAno de escolaridade Domínios Competências Avaliação Sabe escutar para reproduzir pequenas mensagens e para

Leia mais

Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo

Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 No Ensino Básico a avaliação constitui um processo regulador do ensino e da aprendizagem, que orienta o percurso escolar dos alunos e certifica as aprendizagens

Leia mais

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano Ano letivo: 2017/2018 Calendarização Bloco/Conteúdos N.º de aulas Expressão Físico- Motora Ginástica - Realização de habilidades gímnicas básicas em

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Índice 1. Introdução... 3 2 MODALIDADES DE AVALIAÇÃO... 3 2.1 Avaliação de Diagnóstico... 3 2.2 Avaliação Formativa... 3 2.3 Avaliação Sumativa... 4 3. EFEITOS DA AVALIAÇÃO... 4 3.1 Ensino básico... 4

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano) 2018-2019 DOMÍNIOS PONDERAÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DRAMÁTICA / TEATRO. INTERPRETAÇÃO E Identifica, em manifestações performativas, personagens,

Leia mais

CONHECIMENTOS. Ponderação% 1º 2º 3º anos. Instrumentos de Avaliação. Domínios Disciplinas Domínios de referência Parâmetros.

CONHECIMENTOS. Ponderação% 1º 2º 3º anos. Instrumentos de Avaliação. Domínios Disciplinas Domínios de referência Parâmetros. CONHECIMENTOS Domínios Disciplinas Domínios de referência Parâmetros Português Matemática Estudo do Meio Inglês Expressão Física Motora Expressão Dramática Expressão Plástica Expressão musical Oralidade

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO 1. FINALIDADES DA AVALIAÇÃO A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa, permitindo uma recolha sistemática de informações que, uma vez analisadas,

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS CAPACIDADES INDICADORES INSTRUMENTOS Domínio Cognitivo (Saber) Componentes do Currículo Conceitos Identifica/Reconhece/Adquire conceitos; Domina

Leia mais

A avaliação no 1º Ciclo do Ensino Básico

A avaliação no 1º Ciclo do Ensino Básico DEPARTAMENTO DO 1º CICLO Aprovados em reunião do Departamento do 1º ciclo no dia 06 de outubro de 2016. A avaliação no 1º Ciclo do Ensino Básico Ano letivo 2016/2017 A Avaliação no 1º Ciclo 1. Objetivos

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais