CENTRO DE EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROCEDIMENTO PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO DE EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROCEDIMENTO PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO"

Transcrição

1 CENTRO DE EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROCEDIMENTO PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Prezado aluno, CURSO TÉCNICO AMBIENTAL E DE SEGURANÇA Este procedimento visa estabelecer diretrizes básicas para orientação quanto à realização do estágio curricular supervisionado. Todas as informações necessárias estarão descritas abaixo. Porém, caso você necessite de outras informações que não estejam aqui citadas, você poderá procurar o coordenador de estágios. 1 QUAL A CARGA HORÁRIA MÍNIMA DE ESTÁGIO QUE DEVO CUMPRIR? Você deverá cumprir uma carga horária mínima de 400 (quatrocentas horas) e deverá ser realizado durante o curso ou até 180 dias após o término das aulas. 2 CASO EU JÁ TENHA ME FORMADO, PRECISO CONTINUAR PAGANDO MENSALIDADE PARA TER DIREITO A FAZER ESTÁGIO? Caso você ainda não tenha cumprido as 400 horas de estágio, você não precisará pagar. Mas, caso já tenha cumprido, você precisará pagar uma taxa de R$40,00 por mês, para manter o seu vínculo com a escola e, assim, poder permanecer no estágio. 3 CONSEGUI UM ESTÁGIO! E AGORA, QUAIS OS PRIMEIROS DOCUMENTOS QUE EU PRECISAREI TRAZER PARA A ESCOLA? Após conseguir um estágio, você deverá assinar um CONTRATO DE ESTÁGIO com a empresa. Este contrato deverá ser impresso em 3 (três) vias, impresso em papel timbrado e com o carimbo do CNPJ na última página. Este contrato deverá ser encaminhado ao coordenador de estágios em, NO MÁXIMO, 7 dias úteis. Você só deverá encaminhar as três vias do contrato ao coordenador de estágios, após estarem assinadas, rubricadas em todas as páginas e carimbadas pela empresa e por você. 4 COMECEI MEU ESTÁGIO HÁ 3 MESES ATRÁS, E ATÉ HOJE NÃO ENCAMINHEI O CONTRATO PARA O COORDENADOR DE ESTÁGIOS. O QUE ACONTECERÁ COM O MEU ESTÁGIO? Fique atento ao prazo de 7 dias úteis. A ESCOLA NÃO ACEITARÁ CONTRATO RETROATIVO. 5 ENTÃO, SE EU NÃO TROUXER O CONTRATO NO PRAZO CERTO, POSSO PERDER MEU ESTÁGIO? Sim. 6 ALÉM DO CONTRATO DE ESTÁGIOS, QUAIS OUTROS DOCUMENTOS PRECISAREI APRESENTAR PARA A ESCOLA? Juntamente com o seu contrato de estágios, você deverá solicitar da empresa uma PROGRAMAÇÃO DE ESTÁGIOS, relacionando as atividades que você desenvolverá durante o seu estágio na empresa. Este documento também deve conter: o nome do supervisor de estágio, sua formação profissional e o número do seu registro. 7 O MEU SUPERVISOR DE ESTÁGIO DEVE TER QUAL FORMAÇÃO? O seu supervisor de estágios deverá ser formado em Segurança do trabalho e/ou Meio Ambiente, nível técnico ou superior e deverá ser registrado no MTb, CREA ou CRQ. 8 DEPOIS QUE EU TROUXER O MEU CONTRATO DE ESTÁGIO E A PROGRAMAÇÃO DE ESTÁGIOS, PRECISAREI APRESENTAR OUTROS DOCUMENTOS? Sim, apenas no final do estágio. São eles: a) Declaração de conclusão de estágio; b) Avaliação da empresa; c) Autoavaliação; d) Projeto de estágio; e) Relatório final de estágio. 9 ONDE EU ENCONTRO OS MODELOS DESTES DOCUMENTOS?

2 Mais a frente, neste próprio informativo, você encontrará modelos e roteiros para a elaboração dos documentos necessários para a finalização do seu estágio. 10 O COORDENADOR DE ESTÁGIOS PODE SOLICITAR ALGUM DOCUMENTO ALÉM DOS QUE ESTÃO CITADOS AQUI? Sim, o coordenador de estágios poderá solicitar da empresa, qualquer documento paralelo relativo ao estagiário que julgar necessário; 11 EU PRECISO SAIR DO MEU EMPREGO PARA FAZER ESTÁGIO? Não. Caso você já seja funcionário de alguma empresa que queira lhe dar a oportunidade de vivenciar a área de segurança e/ou meio ambiente, você deverá apresentar a escola: a) cópia da Carteira de Trabalho onde consta sua foto e nome, e da página que contém a assinatura. b) anexa a esta cópia, você deverá trazer uma declaração da empresa explicitando a condição de estagiário (carga horária, área de atuação, nome do supervisor, data de início e término do estágio). Esta declaração deverá ser impressa em papel timbrado da empresa com assinatura do responsável e carimbo do CNPJ. 12 TRAZENDO ESSA DOCUMENTAÇÃO, FICO LIVRE DAS OUTRAS? Não. Esta documentação do número 11 só substitui o contrato de estágio. Todos os outros documentos permanecem iguais. 13 EU JÁ ATUO NA ÁREA DE SEGURANÇA E/OU MEIO AMBIENTE NA MINHA EMPRESA. AINDA ASSIM, PRECISO FAZER ESTÁGIO? Não. Caso você já atue na área de segurança ou meio ambiente como funcionário da empresa, não é necessária a realização do estágio. Neste caso, você deverá apresentar: a) relatório das atividades desenvolvidas na empresa (em papel timbrado da empresa, assinatura do responsável pela empresa e carimbo do CNPJ, assinado por você e pelo seu supervisor), b) cópia da carteira de trabalho onde consta o vínculo empregatício e a sua foto e nome. c) declaração da empresa, explicitando a condição de funcionário na área de segurança e/ou meio ambiente, impresso em papel timbrado da empresa com assinatura do responsável e carimbo do CNPJ. 14 SENDO FUNCIONÁRIO NA ÁREA DE SEGURANÇA E/OU MEIO AMBIENTE, FICO LIVRE DE APRESENTAR O SEMINÁRIO DE ESTÁGIO? Não. 15 ENTÃO, EM QUAL SITUAÇÃO EU NÃO PRECISO APRESENTAR O SEMINÁRIO DE ESTÁGIO? Em nenhuma. Todos tem que apresentar. 16 É VERDADE QUE A EMPRESA É OBRIGADA A FAZER UM SEGURO DE VIDA PARA MIM? Sim. O contrato de estágio deverá conter o nome da seguradora e o número da apólice de seguro em seu nome. 17 CASO EU OU A EMPRESA QUEIRA RESCINDIR O CONTRATO ANTES DO PRAZO, O QUE DEVE SER FEITO? Deverá ser assinado um TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE ESTÁGIO em 3 (três) vias, em papel timbrado, assinado por você, com carimbo do CNPJ e assinatura do responsável pela empresa. Este termo deve ser entregue a escola. 18 FIZ UM ESTÁGIO MAS NÃO COMPLETOU 400 HORAS. E AGORA? Não se desespere. Faça outro estágio para complementar as horas faltantes. 19 NESSE CASO, POSSO APRESENTAR A DOCUMENTAÇÃO DE APENAS UM DELES? Não! Serão dois processos separados e cada um deles deve ter a sua documentação completa.

3 20 QUANTO TEMPO LEVA PRA EU RECEBER MEU DIPLOMA DEPOIS DE APRESENTAR MEU SEMINÁRIO DE ESTÁGIO? Aproximadamente 30 (trinta) dias. 21 ONDE EU CONSIGO MEU REGISTRO DE TÉCNICO EM SEGURANÇA? Na DRT Delegacia Regional do Trabalho, na Rua Tamoios nº 596, 8º Andar Centro, Belo Horizonte-MG. Telefone do Setor de Identificação e Registro Profissional: (31) QUAIS OS DIAS E HORÁRIOS PARA ATENDIMENTO NO SETOR DE ESTÁGIOS? Às segundas-feiras, das 19:00hs às 22:30hs. 23 POSSO PROCURAR O COORDENADOR DE ESTÁGIOS ENQUANTO ELE ESTIVER DANDO AULA? Não. 24 MAS É RAPIDINHO!!! Mesmo assim FIZ ESTÁGIO NA ÁREA DE SEGURANÇA. SOU OBRIGADO A FAZER NA ÁREA DE MEIO AMBIENTE PARA RECEBER MEU DIPLOMA? O ideal é fazer estágio nas duas áreas. Mas, caso não consiga, você deverá elaborar o PROJETO DE ESTÁGIO. Portanto, quem fez estágio apenas em segurança, deverá elaborar e aplicar um Projeto de Estágio na área de meio ambiente e vice-versa. O roteiro para elaboração deste PROJETO DE ESTÁGIO está mais a frente! 26 POSSO SER REPROVADO NO SEMINÁRIO DE ESTÁGIO? Pode. Você será avaliado por uma banca de professores e, caso a sua apresentação não seja satisfatória, você será reprovado. Portanto, leia o roteiro da apresentação do seminário com atenção. Procure manter uma postura profissional e estude sua apresentação. 27 CASO EU SEJA REPROVADO NO SEMINÁRIO DE ESTÁGIO, PRECISAREI FAZER OUTRO ESTÁGIO? Não. Precisará apenas realizar outra apresentação. Mas, caso você seja reprovado por insuficiência de conteúdo ou falta de domínio do conteúdo apresentado (caracterizando que você, na realidade, não realizou o estágio), você terá que realizar outro estágio.

4 MODELO PARA CONTRATO DE ESTÁGIO. CASO A SUA EMPRESA NÃO POSSUA UM MODELO DE CONTRATO DE ESTÁGIOS, ELA PODE UTILIZAR O MODELO ABAIXO. ESTE CONTRATO DEVERÁ SER IMPRESSO EM TRÊS VIAS, EM PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA, COM CARIMBO DE CNPJ E NÃO DEVE SER PREENCHIDO A MÃO. 1) CONTRATO DE ESTÁGIO Termo de Compromisso de realização de Vivência Profissional Orientada sem vínculo empregatício, objetivando proporcionar vivência, no mercado de trabalho, de atividades típicas do empreendedor, seja do ponto de vista técnico-científico-cultural, seja do ponto de vista do relacionamento interpessoal, a estudantes das Escolas Técnicas de Formação Gerencial, do Sistema Sebrae/MG de Formação Gerencial, nos termos da Lei nº 6.494, de 07 de dezembro de 1977, do Decreto nº , de 18 de agosto de 1982 e da Resolução CEE nº 321, de 19 de novembro de 1984, celebrado entre: EMPRESA Razão Social: CNPJ: Endereço: Bairro: CEP: Cidade: Estado: MG Telefax: Representante legal: ESTAGIÁRIO Nome: Endereço: Bairro: Cidade: Estado: MG Telefone: Apólice de Seguro Nº: Validade: Companhia: ESCOLA TÉCNICA DE FORMAÇÃO GERENCIAL Endereço: Rua Hum, 303 Bairro Santa Maria CEP: Cidade: Contagem Estado: MG Telefones: (031) / (fax) - CNPJ: / Coordenador: Diogo César Pereira da Silva A Empresa, o Estagiário e a ETFG-Contagem, identificados acima, têm entre si combinado o seguinte: Cláusula Primeira: A Vivência Profissional Orientada tem por objetivo permitir ao Estagiário vivenciar as atividades típicas do empreendedor, seja do ponto de vista técnico-científico-cultural, seja do ponto de vista do relacionamento interpessoal. Cláusula Segunda: A Empresa se compromete a conceder ao Estagiário, Vivência Profissional Orientada em suas dependências, visando a complementar e consolidar, na prática, os conhecimentos ministrados pela ETFG-Contagem. Cláusula Terceira: A Vivência Profissional Orientada terá a duração de , contados a partir da assinatura do presente Termo de Compromisso, devendo o Estagiário cumprir uma jornada diária de , das às horas. Parágrafo Único: O prazo de duração da Vivência Profissional Orientada será renovado automaticamente, por igual período, de acordo com interesse das partes, desde que não exceda de um ano. Cláusula Quarta: Será concedida ao ESTAGIÁRIO bolsa de complementação educacional no valor de Cláusula Quinta: O Estagiário se obriga a conhecer e cumprir as normas internas da Empresa, especialmente aquelas relativas à orientação do estágio, bem como observar a programação para realização da Vivência Profissional Orientada, elaborada pela ETFG -Contagem. Cláusula Sexta: O Estagiário responderá por perdas e danos decorrentes da inobservância das normas internas da Empresa ou das constantes do presente Termo de Compromisso.

5 Cláusula Sétima: A Empresa designará o Sr , formação , registro para supervisor da Vivência Profissional Orientada ao nível da Empresa, enquanto vigorar o presente Termo de Compromisso. Cláusula Oitava: A Empresa se compromete a facilitar as atividades do Supervisor da ETFG-Contagem, para que o mesmo, juntamente com o Supervisor ao nível da Empresa, possa auxiliar o Estagiário em eventuais problemas que surjam com relação ao Estagiário. Cláusula Nona: O Estagiário compromete-se, formalmente, a manter sigilo sobre informações, dados ou trabalhos reservados da Empresa aos quais tenha acesso. Cláusula Décima: O presente Termo de Compromisso ficará automaticamente rescindido nas seguintes hipóteses: a) Serem atribuídas ao Estagiário atividades incompatíveis com sua habilidade e formação; b) Término das atividades de Vivência Profissional Orientada pelo final da vigência aqui estipulada; c) Não comparecimento do aluno ás atividades de Vivência Profissional Orientada por período superior a 02 ( dois ) dias, sem justificativa; d) Pela vontade das partes envolvidas, sem necessidade de comunicação prévia ou indenização de qualquer natureza. Parágrafo único: A realização de exames escolares, devidamente comprovados pela ETFG-Contagem será considerado motivo justo para falta do Estagiário. Cláusula Décima Primeira: A Empresa se compromete a acompanhar e avaliar, através do Supervisor da Empresa, o desempenho do Estagiário. Cláusula Décima Segunda: A Empresa se obriga a fazer, às suas expensas, Seguro de Acidentes Pessoais para a cobertura de qualquer acidente que possa ocorrer ao Estagiário durante a vigência do presente Termo de Compromisso. Cláusula Décima Terceira: Ao final das atividades de Vivência Profissional Orientada o Estagiário deverá apresentar à ETFG - Contagem, por escrito e oralmente, Trabalho de Conclusão do Curso Técnico Ambiental e de Segurança, contendo a síntese do trabalho por ele desenvolvido na Empresa. E, por estarem assim justos e contratados, assinam as partes o presente instrumento, em 03 (três) vias de igual teor e forma, na presença das testemunhas abaixo....,... de... de... EMPRESA ESTAGIÁRIO ETFG - CONTAGEM SUPERVISOR DE ESTÁGIO DA EMPRESA TESTEMUNHA 1 TESTEMUNHA 2

6 FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO. DEVE SER PREENCHIDO E ASSINADO PELO SEU SUPERVISOR DE ESTÁGIO E COM CARIMBO DE CNPJ. 2) AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO ESTAGIÁRIO: EMPRESA: SUPERVISOR: ASSINATURA: PERÍODO ESTÁGIO: CARGA HORÁRIA: ITENS (INS= Insuficiente; REG = Regular; BOM = Bom; MB = Muito Bom) 1 Assiduidade e pontualidade no cumprimento dos horários e dias de trabalho 2 Rapidez e facilidade em interpretar ou entender instruções verbais ou escritas 3 Conhecimentos teóricos demonstrados no cumprimento das tarefas, considerando sua escolaridade 4 Agilidade em executar determinações ou tarefas recebidas 5 Capacidade de planejar e utilizar meios racionais visando organização e eficiência na execução dos trabalhos 6 Empenho para o cumprimento de prazos estabelecidos 7 Usa os equipamentos adequadamente 8 Qualidade na apresentação final de suas tarefas 9 Capacidade para se adaptar a novas situações, flexibilidade 10 Criatividade, capacidade de inovar 11 Profissionalismo, posturas adequadas e comportamento ético 12 Envolvimento com as atividades da empresa 13 Sociabilidade, relacionamento interpessoal 14 Capacidade de trabalho em equipe, cooperação 15 Capacidade de liderança 16 Maturidade INS REG BOM MB Com relação às expectativas que você tinha quanto à atuação do estagiário, ele as Superou Atendeu Ficou aquém A experiência obtida pelo estagiário e sua evolução ao longo de sua estada na empresa... Foi muito significativa Foi adequada Foi pouco significativa Você se interessaria em receber novo estagiário em sua empresa? Sim Não Você diria que o estagiário tem Capacidade de atuar nas áreas Sim Não De sua formação? Contribua com sugestões quanto à formação dos nossos alunos e ao programa de estágio. / / Local DATA ASSINATURA DO SUPERVISOR

7 FORMULÁRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO. DEVE SER PREENCHIDO E ASSINADO POR VOCÊ. 3) AUTO AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO ALUNO: ASSINATURA: TURMA: DATA: ITENS (INS= Insuficiente; REG = Regular; BOM = Bom; MB = Muito Bom) 1 Contribuí, oferecendo idéias e sugestões que foram aceitas 2 Programei, executei e entreguei os trabalhos dentro dos prazos 3 Participei do planejamento dos trabalhos 4 Recorri à literatura técnica para soluções de problemas e realização dos trabalhos 5 Pontualidade 6 Trabalhei com método, organização e senso de responsabilidade 7 Soube priorizar os trabalhos 8 Comunicação e habilidades interpessoais em relação à Supervisão e equipe de trabalho INS REG BOM MB

8 4) PROJETO DE ESTÁGIO OBJETIVO DO PROJETO Este projeto deve ser desenvolvido para atender os seguintes casos: a) Quando o aluno estagiar na área de Meio Ambiente, não tendo a oportunidade de vivenciar na prática atividades voltadas para a área de Segurança do Trabalho. b) Quando o aluno estagiar na área de Segurança do Trabalho, não tendo a oportunidade de vivenciar na prática atividades voltadas para a área de Meio Ambiente. ELABORE O SEU PROJETO, SEGUINDO O ROTEIRO ABAIXO: 01 - CARACTERIZAÇÃO EMPRESA - RAZÃO SOCIAL/NOME FANTASIA: ENDEREÇO COMPLETO: RAMO DE ATIVIDADE: ÁREA NA QUAL SERÁ DESENVOLVIDO O PROJETO: 02 - OBJETIVOS DO PROJETO Descreva quais os objetivos a serem alcançados no desenvolvimento dos trabalhos CONTEÚDO Descrição das atividades. Nesta parte, você deverá descrever o projeto detalhadamente METODOLOGIA Descreva a(s) metodologia(s) a serem utilizadas no desenvolvimento do projeto, ou seja, qual o passoa-passo para a aplicação deste projeto na empresa. 05 ACOMPANHAMENTO / AVALIAÇÃO Descrição das ferramentas a serem utilizadas no acompanhamento/avaliação dos resultados alcançados. 06 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Descrição das atividades efetivamente realizadas. Nesta parte, você deverá descrever, detalhadamente, qual foi a sua efetiva participação pessoal nas atividades descritas neste projeto. 05 RESULTADOS ALCANÇADOS Descrição dos resultados alcançados. Nesta parte, você deve descrever quais foram os resultados alcançados. Se possível, ilustre com fotos e/ou documentos que comprovem que este projeto realmente foi aplicado. IMPORTANTE: Para que o projeto tenha validade, ele deve ser aplicado! Não precisa ser necessariamente na empresa em que você estagiou.

9 5) RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO OBJETIVO DO RELATÓRIO FINAL Este relatório deve ser desenvolvido de forma detalhada, visando contemplar todas as atividades realizadas pelo aluno durante o período de estágio. Para melhor entendimento, os critérios abaixo devem orientar para: a) Situação em que: O aluno não realizou estágio nas duas áreas, somente em uma delas: Contemplar todas as atividades de segurança do trabalho ou meio ambiente neste caso elaborar o projeto de estágio para a área onde não foi possível vivenciar o estágio (item 4). b) Situação em que: O aluno realizou estágio nas duas áreas: Contemplar todas as atividades desenvolvidas e vivenciadas na área ambiental e de segurança do trabalho. Não elaborar o projeto de estágio (item 4). 1 CAPA É suficiente que dela constem o título e o nome do estagiário. 2 FOLHA DE ROSTO Deve conter os dados necessários à identificação do estagiário: Nome do estagiário; Endereço completo (telefone, ) Escola, período; Título do relatório Local onde o estágio foi realizado: empresa, setor, supervisor e endereço completo da empresa; Período do estágio; Duração total do período. 3 - DADOS DA EMPRESA Razão social/nome de fantasia: Endereço completo: Setor / ramo de atividade: Atividade principal: Nº de Funcionários e estrutura geral da Empresa Supervisor: 4 - DESCRIÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO Faça uma breve descrição das condições físicas de trabalho 5 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS É a síntese das atividades desenvolvidas durante o estágio, citando a metodologia utilizada, o tipo de trabalho desempenhado e a unidade onde foi realizada. Escreva o título da atividade e, embaixo, um texto na 1 pessoa, detalhando a SUA PARTICIPAÇÃO nesta atividade. Exemplo: CONTROLE DE EPI s Eu controlava os EPI s da empresa, entregando aos trabalhadores novatos. Todo EPI era entregue, mediante a assinatura do funcionário na Ficha de EPI. Diariamente também, eu realizava a troca de EPI s dos trabalhadores em geral. Quando algum equipamento estragava ou atingia o final de sua vida útil, o trabalhador me procurava. Caso eu constatasse a real necessidade da troca, eu me dirigia ao almoxarifado, entregava o EPI novo ao

10 funcionário e colhia a sua assinatura na Ficha de EPI. Esta ficha era arquivada na sala da segurança e o EPI usado era descartado. 6 - RESULTADOS ALCANÇADOS / CONCLUSÃO Descreva os resultados alcançados, comparando a situação encontrada com a situação atual e as conclusões ao término do trabalho. 7 - Conclusões e Sugestões Devem conter uma análise crítica do estágio como instrumento para a formação profissional do estagiário possibilitando a avaliação do estágio pela escola e pela empresa. Além disso, caso você tenha alguma sugestão para a melhoria do nosso curso, este é o espaço para expressá-la. 8 BIBLIOGRAFIA Caso tenha sido utilizado material bibliográfico durante o estágio deve se relacioná-lo ao final, pela ordem alfabética dos sobrenomes, dos autores, observando-se as normas técnicas da ABNT, para situação bibliográfica. 9 - ASSISTÊNCIA AO ESTAGIÁRIO Descreva a assistência recebida da Empresa e da ETFG COMENTÁRIOS FINAIS Faça comentários sobre a Empresa e seu supervisor, ETFG e coordenação, técnicas utilizadas, etc. Faça comentários que julgar pertinentes ASSINATURAS ESTAGIÁRIO SUPERVISOR DE ESTÁGIO NOME COMPLETO: FORMAÇÃO: N REGISTRO:

11 6) SEMINÁRIO DE ESTÁGIO OBJETIVO DO SEMINÁRIO Relatar as experiências, dificuldades e os trabalhos executados pelo aluno durante a prática do estágio DADOS DO ALUNO Nome: Ano de Formação: 02 - DADOS DA EMPRESA Razão social/nome de fantasia: Endereço completo: Setor / ramo de atividade: Atividade principal: Nº de Funcionários e estrutura geral da Empresa: Supervisor: 03 - CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO Apresentar os dados da empresa; Local de realização do estágio; Descrever as atividades desenvolvidas no estágio. Listar as principais atividades, considerando as mais significativas. Apresentar o Projeto ambiental ou de Segurança do Trabalho (item 4), principais tópicos; Listar as principais dificuldades encontradas na prática do estágio; O que você como profissional, acrescentaria no curso para agregar valor CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA APRESENTAÇÃO Carga horária: 15 Min. para cada aluno. 05 AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO O aluno é avaliado através da banca examinadora constituída dos professores presentes na data da apresentação do estágio. Os alunos serão avaliados conforme os seguintes critérios: a) Conteúdo apresentado b) Domínio do conteúdo c) Tempo da apresentação d) Postura e) Uso dos recursos áudio visuais f) Coerência g) Uso correto da língua portuguesa Caso seja evidenciado na apresentação do seminário de estágio algum item contrariando: As Leis Federais de Estágio; Grade do Curso de Técnico Ambiental e de Segurança do Trabalho; Contrato de Estágio; Condições de realização do estágio. Serão adotadas medidas entre a direção, coordenação do estágio e coordenação pedagógica, para resolver a questão.

12 MODELO PARA DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO. ESTA DECLARAÇÃO DEVERÁ SER IMPRESSA EM PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA, ASSINADA COM CARIMBO DE CNPJ E NÃO DEVE SER PREENCHIDA A MÃO. D E C L A R A Ç Ã O Declaramos para os devidos fins que, portador da C.T.P.S. Nº... série..., fez estágio supervisionado (a) desta empresa desde.../.../..., desempenhando as funções de.... Declaramos, ainda, que a carga horária total de estágio desenvolvida pelo aluno, no período de.../.../... a.../.../...,, foi de... horas de atividades. Por ser verdade, firmamos a presente....,... de... de... Carimbo e assinatura da empresa

13 ROTEIRO PARA A ENTREGA DE DOCUMENTOS REFERENTES AO ESTÁGIO: Ao iniciar o estágio: 1 Contrato de estágio em três vias; 2 Programação de estágio; Durante o estágio: 3 Desenvolver o projeto de estágio (se for o caso); Após a conclusão do estágio: 4 Entregar o projeto de estágio; 5 Avaliação da empresa; 6 Auto-avaliação; 7 Declaração de conclusão; 8 Relatório final de estágio.