LIDERANÇA. Profª. Caroline Ferreira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIDERANÇA. Profª. Caroline Ferreira"

Transcrição

1 LIDERANÇA Profª. Caroline Ferreira LIDERANÇA Hoje em dia, a tecnologia não é mais o grande diferencial competitivo, pois está acessível para todas as empresas, sejam elas pequenas ou grandes. Mas as pessoas são o grande capital das organizações. O conhecimento técnico passou para segundo plano. Porém, a motivação, o comprometimento e as competências dos colaboradores são fundamentais para a excelência do trabalho, para a qualidade dos produtos e processos, para o alcance dos objetivos e resultados empresariais e para a sustentabilidade da mesma. Para isso, é necessário entender o papel do líder, sua importância e sua contribuição para os negócios, bem como sutil diferença entre liderança e poder, além de estudar como isso afeta a motivação dos colaboradores. O QUE É LIDERANÇA O líder ativa os seus próprios valores, promovendo, permanentemente, que cada um seja um líder.

2 Segundo o dicionário Aurélio, liderar quer dizer... dirigir na condição de líder..., significa também... dar direção, gerir, governar, direcionar, encaminhar... Liderança é um dom presente em todos os seres humanos. Líderes, na antiguidade, eram tidos como seres divinos, mandados por Deus, pessoas das quais dependiam todas as relações. DEFINIÇÕES DE LIDERANÇA 1 LIDERAR é conectar os seus empregados ao seu negócio; 2 LIDERAR é obter e manter empregados que ajam e trabalhem como proprietários; 3 LIDERANÇA é a arte de fazer com que os outros tenham vontade de fazer algo que você está convencido que deva ser feito; 4 LIDERANÇA é a arte de mobilizar os outros a batalhar por aspirações compartilhadas; 5 LIDERANÇA é a arte de obter resultados desejados, acordados e esperados através de empregados engajados. AUTORIDADE FORMAL X LIDERANÇA Para melhor entender o processo da liderança é importante distingui-la da autoridade formal, que é uma das bases das organizações e um atributo dos cargos gerenciais. Cada gerente ocupa uma posição (um cargo) dentro de uma hierarquia regida por normas impessoais, que dá ao seu ocupante o direito de tomar decisões e de comandar uma equipe durante um certo período de tempo. Os funcionários obedecem ao gerente porque tem a obrigação legal de fazê-lo. As normas impessoais transformam o ocupante do cargo numa figura de autoridade, com poderes formais para influenciar o comportamento dos seus subordinados.

3 AUTORIDADE FORMAL (CHEFIA) x LIDERANÇA Chefiar é fazer com que as pessoas façam o que é preciso Liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer o que é preciso. CHEFIA X LIDERANÇA Os Chefes empurram Os Chefes comandam Os Chefes são mestres Os Chefes são comandantes Os Chefes são os donos da voz mais alta O Chefe administra Os Chefes é um cópia O Chefe mantém O Chefe focaliza os sistemas e a estrutura Os líderes puxam Os líderes comunicam Os líderes são maestros Os líderes são treinadores Os líderes dos ouvidos mais acurados O líder inova O líder é um original O líder desenvolve O líder inspira confiança AUTORIDADE FORMAL X LIDERANÇA Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotada de poder de comando. O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade, não à pessoa que ocupa o cargo. A lei é o instrumento para possibilitar a convivência social. A autoridade formal é limitada no tempo e no espaço geográfico, social e organizacional. Os limites definem a jurisdição da autoridade. A autoridade formal é temporária para a pessoa que desempenha o papel de figura de autoridade. A autoridade formal inclui o poder de força a obediência das regras aceitas para a convivência. Fundamenta-se na crença dos seguidores a respeito das qualidades do líder e de seu interesse em segui-lo. O seguidor obedece ao líder e à missão que ele representa. O líder é o instrumento para resolver problemas da comunidade. A liderança é limitada ao grupo que acredita no líder ou precisa dele. Os limites da liderança definem a área de influencia do líder. A liderança tem a duração da utilidade do líder para o grupo de seguidores. Os líderes têm o poder representado pela massa que o segue. A autoridade formal é atributo singular. A liderança é produto de inúmeros fatores. Não é qualidade pessoal singular.

4 AUTORIDADE FORMAL X LIDERANÇA Autoridade formal e liderança nem sempre andam juntas. A pessoa que ocupa uma posição de autoridade formal pode não ter liderança informal sobre seus colaboradores. Da mesma forma, a pessoa que exerce liderança informal sobre um grupo pode não ocupar um cargo com autoridade formal correspondente. Todos os gerentes e administradores eficazes combinam os dois atributos: autoridade formal e a habilidade de liderança. Muitos ocupantes de posições formais têm grande liderança informal sobre seus subordinados. Muitas vezes, a autoridade formal legitima a liderança. É o que acontece quando uma pessoa é escolhida pelo voto para ocupar uma posição de poder. A liderança inclui a realização de objetivos com e através de pessoas. Portanto, um líder deve ocupar - se das tarefas a serem realizadas e das relações humanas entre as pessoas que irão realizá-las. CONTEXTO DA LIDERANÇA Muitas definições de liderança parecem pressupor pessoas dotadas de virtudes extraordinárias, que formam grandes condutores de pessoas. De fato, a liderança muitas vezes é um virtude ou qualidade singular e inata, que dão a uma pessoa a capacidade de influenciar outras pessoas. No entanto, a liderança não pode ser vista apenas como habilidade pessoal, que torna pessoas mais aptas a influenciar outras. Na realidade, liderança é um processo interpessoal dentro de um contexto complexo, no qual outros elemento estão presentes.

5 CONTEXTO DA LIDERANÇA Segundo Douglas McGregor a liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas uma combinação de quatro variáveis ou elementos: 1. As características do líder 2. As atitudes, necessidades e outras características pessoas dos liderados 3. A características da organização, em especial a tarefa a ser realizada 4. A conjuntura social, econômica e política CONTEXTO DA LIDERANÇA Características pessoais do líder Contexto organizacional e social da liderança LIDERANÇA Características pessoais dos liderados Características da tarefa ou missão CONTEXTO DA LIDERANÇA 1. CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DO LÍDER A liderança é uma função, papel, tarefa ou responsabilidade que qualquer pessoa precisa desempenhar quando é responsável pelo desempenho de um grupo. Independente de suas qualidades, muitas pessoas são colocadas em posições de liderança, em que precisa dirigir esforços de outros para realizar objetivos: treinadores de equipes esportivas, professores, regentes de orquestras, sacerdotes, gerentes, etc. A liderança é um dos papéis que devem desempenhar para atingir suas metas, entre outros papéis que definem os gerentes.

6 CONTEXTO DA LIDERANÇA 1. CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DO LÍDER Algumas pessoas são mais eficazes do que outras no desempenho da liderança. As características individuais importantes para o entendimento dessa diferenças são as habilidades e a motivação. Outro elemento importante no comportamento do líder é a maneira como se relaciona com sua equipe. O desempenho eficaz do papel de líder não é garantia do desempenho global de uma pessoa como gerente. Há pelo menos quatro papéis dos quais o líder precisa se ocupar para ser eficaz como gerente: - Planejador; Administrador de sistemas internos; Relações públicas; e Líder. CONTEXTO DA LIDERANÇA 1. CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DOS LIDERADOS Na análise dos liderados é importante considerar duas características pessoais: suas motivações e suas competências Motivação: - Os liderados seguem o líder por alguma razão ou motivo. O líder propõe uma tarefa ou missão para seus liderados porque é de seu interesse que esta seja realizada. Os liderados só realizarão a tarefa ou a missão se também tiverem interesse na realização da mesma. - Dessa forma, toda liderança é um processo de troca entre o líder e os liderados. CONTEXTO DA LIDERANÇA 1. CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DOS LIDERADOS 2.2. Competências dos Liderados: - A competência varia de forma inversamente proporcional à liderança. Mais competência dos liderados, menos necessidade de intervenção do líder, e vice-versa. - A teoria da substituição da liderança afirma que os líderes são desnecessários, desde que as pessoas saibam cuidar de si próprias e que as condições sejam apropriadas. - A competência e a organização podem substituir a liderança.

7 CONTEXTO DA LIDERANÇA 1. CARACTERÍSTICAS DA TAREFA O que liga o líder aos liderados é a existência de uma tarefa ou missão. A missão pode situar-se num contexto social (organizar uma formatura) ou organizacional. As missões que o líder propõe ao grupo podem ser classificadas nos três tipos de envolvimento: - Missão Moral: a obediência é fruto da crença ou fé na norma, pessoa ou ordenação. - Missão Calculista: o líder estabelece metas e oferece incentivos para a sua realização (troca). - Missão Alienatória: a obediência é fruto da coerção ou do desejo de se evitar um castigo, não estando convencido da necessidade de obedecer. HABILIDADES DO LÍDER HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO A comunicação é o alicerce da liderança, já que o requisito básico para um líder é a capacidade de transmitir sua mensagem de modo a persuadir, inspirar ou motivar seus seguidores. Comunicação é a capacidade de transformar idéias em mensagens convincentes. A comunicação é um processo que envolve troca de informações, e utiliza os sistemas de interação com outras pessoas e efetuando algum tipo de troca informacional. HABILIDADES DO LÍDER HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO O líder deve estar constantemente consciente de sua visão, deve verificar se está comunicando-a efetivamente aos membros do seu grupo, e se o grupo está trabalhando para a execução dessa tarefa.

8 HABILIDADES DO LÍDER HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO Ao comunicar-se, dê o melhor de si: 1. Assuma a responsabilidade pela comunicação, e você terá o controle dos resultados desejados; 2. Evite julgamentos e crenças preconceituosas; 3. Ofereça toda a sua compreensão; 4. Evitando todo e qualquer julgamento, conseguimos perceber a intenção positiva por trás de todos os comportamentos... inclusive dos nossos! E isso abre muitos caminhos; 5. Com atitudes corretas, conseguimos transformar experiências negativas em lições e oportunidades positivas. HABILIDADES DO LÍDER COMPETÊNCIA TÉCNICA A competência técnica é fator importante na autoridade de muitos gerentes. A confiança e o respeito dos liderados está associado à experiência do líder na atividade a ser comandada e na competência deste de exercer a atividade. Os liderados sentem-se seguros quando o líder demonstra saber o que faz. HABILIDADES DO LÍDER HABILIDADE DE DELEGAR O papel do líder é conduzir as pessoas a executarem as diferentes tarefas exigidas no grupos, no setor ou na organização. Logo, uma das habilidades que deve ter é a de delegar. Para delegar eficientemente o líder deve: - Não dar ordens num tom autoritário; - Usar a técnica do nós; - Dar ordens, fazendo perguntas; - Aprender a delegar; - Aprenda a elogiar os outros; - Resolva os problemas rapidamente.

9 O PODER DO ELOGIO Temos consciência da nossa aparência e se alguém nos faz um elogio, isso nos faz resplandecer nosso dia. Dedicar alguns minutos do nosso tempo, seja pessoalmente, ao telefone ou outra correspondência, para manifestar interesse pelo estado das pessoas. A ARTE DE OUVIR E RECEBER CRÍTICAS Saber ouvir é uma habilidade que permite obter muitas respostas e identificar os interesses das pessoas envolvidas, facilitando a decisão. Escutar atenta e ativamente o outro, lembrando-se de que escutar é mais que ouvir; Demonstrar respeito e aceitação; Tentar estabelecer empatia com outro; Formular perguntas; Analisar cada crítica recebida; Não descarte a possibilidade de avaliar uma atitude, gesto ou decisão. RESPEITO Quando se fala de respeito, o termo possui o significado de conceder ao outro um grau de reverência desejado para si próprio e/ou para sua escala de valores. É fundamental estabelecer que todo cidadão é igualmente merecedor de respeito na sua expressão máxima, seja ele quem for, faça o que fizer.

10 GESTÃO DO TEMPO Planejar(lista de tarefas); Atribuir grau de importância da tarefa; Atribuir grau de urgência da tarefa; Prever a duração da tarefa; Realizar revisão periódica dos seus horários; Utilize os tempinhos. RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Ao nos comunicarmos, transmitimos ao outro ou pelo menos procuramos transmitir, a outra pessoa, idéias, sentimentos e emoções, de tal forma que ela saiba, sinta ou experimente as mesmas coisas que nós. O relacionamento entre as pessoas compõe-se de: - Atitudes - Conhecimentos - Valores e Expectativas recíprocas, que caracterizam o clima da Comunicação e o Intercâmbio entre as Pessoas. RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Como estão os grupos e equipes em seu setor? Você contribui para um bom relacionamento e produtividade no seu ambiente de trabalho? Como está o relacionamento interpessoal no seu ambiente de trabalho? Pense em soluções definitivas e não provisórias!

11 LÍDER COMO FACILITADOR DA EQUIPE 1 O líder não deve ter dificuldades em atrair apoio eficiente; 2 Influencie os outros à medida que seu poder pessoal se desenvolve, de bons conselhos; 3 O líder deve gerir bem o seu tempo, é perfeitamente organizado e sempre pontual; 4 O líder é um ser situacional; sempre encontrando as soluções certas, na hora certa; 5 O líder tem que ser um bom vendedor, tem que saber convencer os outros. ESTILOS DE LIDERANÇA Autocrática quando a autoridade é concentrada no líder e as decisões são tomadas independente da participação ou da aceitação da equipe. O líder fixa as diretrizes, as formas de execução das tarefas e as atribuições de cada um no grupo (interesse pela tarefa). Líder Subordinados Democrática quando a autoridade é concentrada na equipe e as decisões são tomadas com a influencia ou com a participação das mesmas. As diretrizes, as formas de execução e as tarefas de cada um são debatidas e decididas pelo grupo, com o apoio e estímulo do líder (interesse pelas relações humanas). Líder Subordinados

12 Liberal quando o líder transfere sua autoridade para os liderados, conferindo-lhes o poder de tomar decisões. As formas de execução e as tarefas de cada um são decididas exclusivamente pelo grupo, sem a participação do líder, que não interfere no curso dos acontecimentos. Subordinados Líder DISFUNÇÕES DOS ESTILOS DE LIDERANÇA TIRANIA Abuso de autoridade; excesso de poder. AUTOCRACIA Centralização de poder de decisão no chefe. DEMOCRACIA Divisão de poderes de decisão entre chefe e grupo. LIBERALISMO Delegação do poder de decisão ao grupo. DEMAGOGIA Abuso de autoridade; excesso de poder. DISFUNÇÃO ESTILOS DE LIDERANÇA DISFUNÇÃO PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA Autodisciplina: um líder tende a viver de acordo com um conjunto de regras ou princípios que ele considera que são adequados para si mesmo e aceitáveis para seus seguidores. Propósito: um líder desenvolve intensa determinação de alcançar suas metas e objetivos. A determinação intensa eleva o moral e o espírito dos seguidores. Isso permite que o líder empregue com eficácia o poder tanto pessoal quanto organizacional para completar suas metas. Realização: Um líder define resultados em termos da satisfação das necessidades de seus seguidores. Os resultados de sucesso são pilastras da liderança. Agir com eficácia é a base necessária para se obter resultados de sucesso.

13 PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA Responsabilidade: um líder aceita os deveres e obrigações que derivam da confiança e poder a ele concedidos. O mais importante nessas obrigações é ter percepção clara, ação determinada e uma preocupação intensa com os melhores interesses de seus seguidores. Um verdadeiro líder não esconde os resultados de suas decisões e ações e compartilha suas conseqüências com seus seguidores. Conhecimento: a base da liderança de sucesso. O conhecimento tem três aspectos. O primeiro, conhecimento fundamental, diz respeito a estudar as ciências, a história e a natureza humana. O segundo, conhecimento estratégico, aborda o entendimento das necessidades e metas tanto dos seus seguidores quanto dos adversários e do planejamento de operações efetivas para alcançar objetivos. O terceiro, conhecimento tático, diz respeito a descobrir ameaças e oportunidades e a responder rápida e apropriadamente a elas, respeitando uma estrutura estratégica, através de inovações e improvisações. PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA Liderança: um líder compreende a natureza do contrato social e moral existentes entre seus líderes e seus seguidores. O poder do líder, bem como sua habilidade em produzir resultados, depende de seus seguidores. Sendo assim, ele deve trabalhar cooperativamente com eles para alcançar objetivos sobre os quais todos concordam. Um líder é encarregado da responsabilidade de impor, exercendo o poder apropriado, ordens e disciplina de qualquer nível necessárias para realizar os objetivos. Ele assim o faz usando em parte um sistema de recompensas e penalidades que seja considerado justo por seus seguidores. Exemplo: As ações de um líder tornam-se modelo para as ações de seus seguidores. Além disso, o caráter do líder define o tom moral da liderança. Os padrões que ele estabelece tornam-se a marca registrada do grupo. Humildade: O líder não está consciente da sua própria humildade, porque a humildade não tem consciência de si mesma. Mas ele deve estar vigilante quanto a atitudes e práticas suas que possam violar esse princípio. PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA Autocontrole: A consciência é um ingrediente essencial ao autocontrole, pois para se ter uma liderança vitoriosa é preciso autocontrole, embora o próprio sucesso torne difícil a prática do domínio próprio. Comunicação: A comunicação é um processo que está sempre acontecendo. O líder precisa comunicar-se eficientemente e para isso deve estar constantemente consciente das sete regras de comunicação e fazer com que elas se tornem para ele como que uma segunda natureza. A conscientização é a chave para uma comunicação eficiente. Poder de persistência: As dificuldades existem. Sempre haverá problemas. Mas tais dificuldades e problemas podem ser superados -- não necessariamente eliminados -- pelo poder da persistência.

14 DICAS DE LIDERANÇA Faz com que as pessoas sob seu comendo gostem de executar o q ele quer; Consegue que subordinados queiram ajudá-lo e se sintam realizados com isso; Não tem subordinados. Tem seguidores; Não dá ordens, mas todo mundo faz o que ele deseja; Faz com que as pessoas acreditem que o interesse delas e o dele são o mesmo; Transmite segurança, confiança e inspira lealdade; Deixa as pessoas a vontade para falar a verdade; DICAS DE LIDERANÇA Transmite senso de justiça e atitudes transparentes; Dá o exemplo. Chega na hora e cumpre fielmente as determinações feitas ao grupo; Não precisa ser infalível, mas precisa ter mais acertos do que erros; Faz cm que as pessoas sigam na mesma direção, transparente, justa e clara; Sabe que não consegue fazer tudo sozinho; Não comanda pelo medo, mas porque as pessoas acreditam na sua visão.

Liderança 04/11/2011. Fonte: Maximiano (2009)

Liderança 04/11/2011. Fonte: Maximiano (2009) Fonte: Maximiano (2009) Autoridade Formal Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder de comando. O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Humanística Parte 3. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Humanística Parte 3. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Humanística Parte 3 Prof. Fábio Arruda LIDERANÇA Enquanto a Teoria Clássica enfatizava a autoridade formal, considerando apenas a chefia dos níveis hierárquicos superiores

Leia mais

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio Prof. Valter de Menezes Eugenio O mundo empresarial mudou muito nas ultimas décadas, particularmente nos últimos 20 anos. Estas mudanças influenciam no comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.

Leia mais

ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS FILIPE S. MARTINS ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS LIDERANÇA LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO LIDERANÇA É UM DOS PAPÉIS DOS ADMINISTRADORES. O LÍDER INFLUENCIA O COMPORTAMENTO DE UM OU MAIS LIDERADOS OU SEGUIDORES.

Leia mais

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 Relações Humanas e Liderança Introdução Chefia e Liderança Aspectos Fundamentais da Liderança Estilos de Liderança Seleção de Estilos de Liderança

Leia mais

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO 1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇAÃ O AÀ ADMINISTRAÇAÃ O 3ª Função do processo administrativo DIREÇÃO 18 DE SETEMBRO DE 2018 Prof. Carlos Ronaldo Mafuci 3ª Funça o do Processo administrativo- Direção Os

Leia mais

Teorias Motivacionais

Teorias Motivacionais Teorias Motivacionais 1) A Hierarquia das Necessidades de Maslow 2) Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivadores de Herzberg Fatores Higiênicos Salários e benefícios Condições de trabalho e conforto Política

Leia mais

Grupos e Equipes de Trabalho

Grupos e Equipes de Trabalho Aula 6 Grupos e Equipes de Trabalho Agenda Comportamento de grupos Caso Uma Equipe Desunida Trabalho em equipe 2 1 Fundamentos do comportamento de grupos Definição Um grupo é definido como dois ou mais

Leia mais

Lidere sua equipe para ter melhores resultados

Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Objetivo: Sensibilizar os empresários das micro e pequenas empresas sobre a importância da liderança eficaz

Leia mais

Direção da Ação Empresarial

Direção da Ação Empresarial Direção da Ação Empresarial Ação Empresarial Direção Estilos de Direção Teoria X Homem é preguiçoso, indolente Falta-lhe ambição Egocêntrico Resiste às mudanças Dependência: precisa ser dirigido Ação Empresarial

Leia mais

Administração Geral. Habilidades e papéis do administrador. Professor Rafael Ravazolo.

Administração Geral. Habilidades e papéis do administrador. Professor Rafael Ravazolo. Administração Geral Habilidades e papéis do administrador Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Geral HABILIDADES E PAPÉIS DO ADMINISTRADOR Administrar é tratar com complexidade

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 3.

Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 3. Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Dinâmica nas Organizações Prof.: Fernando Hadad Zaidan Unidade 3.3 3 A DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES E AS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO

Leia mais

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo. Administração Direção Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX DIREÇÃO Seguindo o fluxo do Processo Organizacional, logo após o Planejamento e a Organização tem-se

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA O que é empreender? Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforços

Leia mais

Marketing de Negociação. Empreendedorismo II. Empreendedorismo II. Unidade II: LIDERANÇA.

Marketing de Negociação. Empreendedorismo II. Empreendedorismo II. Unidade II: LIDERANÇA. Marketing de Negociação Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Administração Habilitação em Marketing 7a. fase - semestre 2009/2 Prof. Adm. Marco Antonio Murara,Esp. Unidade II: LIDERANÇA. A fonte

Leia mais

Liderança. Cap Liderança, do livro: PISANI, E. M.; PEREIRA, S.; RIZZON, L. A. Temas de Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1994.

Liderança. Cap Liderança, do livro: PISANI, E. M.; PEREIRA, S.; RIZZON, L. A. Temas de Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1994. Liderança Cap. 10 - Liderança, do livro: PISANI, E. M.; PEREIRA, S.; RIZZON, L. A. Temas de Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1994. pag 143 a 156 Um dos fatos mais impressionantes e universais sobre

Leia mais

LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO. Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed)

LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO. Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed) LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed) Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Thiago Ferreira Quilice Liderança O que faz um líder? Quais são os atributos

Leia mais

Administração Material de Apoio Professor Marcos Ferrari

Administração Material de Apoio Professor Marcos Ferrari Liderança Prof. Marco Ferrari @profmarcoferrari Cronograma Conceito Liderança É um fenômeno social, depende da relação das pessoas Capacidade de exercer influência Utilização do PODER para INFLUENCIAR

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

LIDERANÇA. Prof. Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira

LIDERANÇA. Prof. Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira LIDERANÇA Os objetivo deste estudo é conhecer os estilos de liderança. Reconhecer estes estilos nas pessoas dentro da organização de maneira que possamos orientar, treinar e desenvolver adequadamente os

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

Nesta aula, vamos falar do papel do líder na estratégia e como o envolvimento das pessoas é fator essencial ao atingimento dos resultados almejados.

Nesta aula, vamos falar do papel do líder na estratégia e como o envolvimento das pessoas é fator essencial ao atingimento dos resultados almejados. ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Prof Me Alan Mazuco Aula 7 Liderança de pessoas Nesta aula, vamos falar do papel do líder na estratégia e como o envolvimento das pessoas é fator essencial ao atingimento dos

Leia mais

Gestão em Saúde LIDERANÇA

Gestão em Saúde LIDERANÇA Gestão em Saúde LIDERANÇA Profa. Ms. Raquel J. Oliveira Lima A administração tinha como objetivos principais: alcançar a eficiência e eficácia, Hoje alcançar a excelência por meio da eficiência e eficácia

Leia mais

LIDERANÇA. Professor Douglas Pereira da Silva. Dps Seg Privada aula

LIDERANÇA. Professor Douglas Pereira da Silva. Dps Seg Privada aula LIDERANÇA Professor Douglas Pereira da Silva 1 "Liderança" é um tema que vem sendo discutido desde os mais remotos tempos pelo homem. Ser líder, formar líderes, parece ser um desafio constante do homem

Leia mais

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier.

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Liderança 1. (CESPE/STJ/Técnico/2008) O gestor de recursos humanos que utiliza a liderança centrada nas pessoas se preocupa em passar

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES IBFC AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO QUESTÕES IBFC - LISTA 01

CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES IBFC AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO QUESTÕES IBFC - LISTA 01 CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - LISTA 01 O inteiro teor desta apostila está sujeito à proteção de direitos autorais. Copyright 2016

Leia mais

O papel do líder no engajamento dos profissionais

O papel do líder no engajamento dos profissionais O papel do líder no engajamento dos profissionais O que é engajamento e para que serve? O comprometimento de um empregado e sua vontade para trabalhar além das expectativas, ou seja, o seu engajamento

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier.

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Liderança 1. (CESPE/ANTT/Analista Administrativo/2013) O modelo de liderança autocrático é um modelo orientado para a tarefa em que

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento O líder como administrador de conflitos A dinâmica dos grupos organizacionais é marcada por diferentes conflitos, principalmente do tipo interpessoal,

Leia mais

Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento Os princípios da Liderança Proativa Passividade é uma adjetivo que não combina com a liderança proativa, diferentemente da liderança reativa, na

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS SOCIAIS.

FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS SOCIAIS. FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS SOCIAIS www.institutocultiva.com.br www.rudaricci.com.br FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS SOCIAIS O termo líder concentra no indivíduo o poder da decisão, já o termo liderança traz a referência

Leia mais

Organização da Disciplina. Fundamentos da Administração. Aula 5. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização. Prof.

Organização da Disciplina. Fundamentos da Administração. Aula 5. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização. Prof. Fundamentos da Administração Aula 5 Prof. Daniel Rossi Organização da Disciplina Aula 1 Evolução de pensamento administrativo. Aula 2 Modelos de gestão. Aula 3 Estratégia empresarial. Aula 4 Estruturas

Leia mais

O Gestor Escolar. Histórias de um Construtor de Pontes.

O Gestor Escolar. Histórias de um Construtor de Pontes. O Gestor Escolar Histórias de um Construtor de Pontes robson@professorrobsonsantos.com.br Imagens do Gestor O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente

Leia mais

CAPÍT Í U T LO L 7 Papel dos Gerentes

CAPÍT Í U T LO L 7 Papel dos Gerentes CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes ESTUDOS SOBRE O PAPEL DOS GERENTES HENRI FAYOL (1916) PROCESSO ADMINISTRATIVO CHESTER BARNARD (1938) FUNÇÕES DO EXECUTIVO HERBERT SIMON (1960) PROCESSO DECISÓRIO HENRY MINTZBERG

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL LIDERANÇA. Prof. Walter Martins Júnior

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL LIDERANÇA. Prof. Walter Martins Júnior COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL LIDERANÇA Prof. Walter Martins Júnior O que é Liderança Habilidade de influenciar pessoas. Liderança é o processo de influenciar pessoas no sentido de que ajam a favor dos

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

05/05/2014 LIDERANÇA ESTILOS DE LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER

05/05/2014 LIDERANÇA ESTILOS DE LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER 1 LIDERANÇA Você já sentiu que não recebeu o reconhecimento merecido quando atingiu uma meta imposta por seu chefe ou realizou uma tarefa com sucesso? E, no entanto,

Leia mais

Estudo de caso da Galeteria Pingão

Estudo de caso da Galeteria Pingão Estudo de caso da Galeteria Pingão APRESENTAÇÃO Iolanda Ferreira Nicácio Objetivo Geral: observar o estilo de liderança na Galeteria Pingão e analisar a influência do líder sobre seus liderados Objetivos

Leia mais

TREINAMENTO DE GESTÃO? Você sabe a importância das pessoas no seu negócio?

TREINAMENTO DE GESTÃO? Você sabe a importância das pessoas no seu negócio? Boa tarde!!!! TREINAMENTO DE GESTÃO? Você sabe a importância das pessoas no seu negócio? CONVITE PARA REFLETIRMOS: Gestão é diferente de liderança? Quais são as formas com que me comunico com minha equipe?

Leia mais

Curso Expedito CHEFIA E LIDERANÇA NO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA MANUAL DO PARTICIPANTE. Nome:

Curso Expedito CHEFIA E LIDERANÇA NO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA MANUAL DO PARTICIPANTE. Nome: 29 Curso Expedito CHEFIA E LIDERANÇA NO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA MANUAL DO PARTICIPANTE Nome: 30 CURSO EXPEDITO Chefia e Liderança no Serviço de Assistência Humanitária Autor: Ten Cel BM Marcello

Leia mais

A Arte de Liderar e Inspirar

A Arte de Liderar e Inspirar A Arte de Liderar e Inspirar APRESENTAÇÃO DE APOIO 3 Encontro MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 EMENTA DA DISCIPLINA Diferença entre autoridade e poder. Criação de uma visão compartilhada para inspirar

Leia mais

PODER E LIDERANÇA LIDERANÇA. Definições e conceitos:

PODER E LIDERANÇA LIDERANÇA. Definições e conceitos: PODER E LIDERANÇA Profª Elizabeth Modelos de Liderança Bases do Poder: A capacidade de influenciar, persuadir e motivar pessoas, está fortemente ligada ao poder que o líder possui para a condução de sua

Leia mais

AÇÕES ESTRATÉGICAS DO CEERJ LIDERANÇA

AÇÕES ESTRATÉGICAS DO CEERJ LIDERANÇA AÇÕES ESTRATÉGICAS DO CEERJ LIDERANÇA O HOMEM É UM ANIMAL SOCIAL Aristóteles Deus fez o homem para viver em sociedade. Livro dos Espíritos p.766 O homem deve progredir. Sozinho, ele não pode porque não

Leia mais

Liderança, Atributos & Atribuições

Liderança, Atributos & Atribuições Liderança, Atributos & Atribuições Rosely Gaeta Liderança a Situacional Modelo de Hersey & Blanchard, 1986 Fonte: Apostila e Capítulo 7 Sobral & Peci 11/11/2015 A liderança situacional, ou líder que adapta

Leia mais

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica.

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Equipe Trabalho em Equipe São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Objetivo comum. Objetivos do grupo acima dos interesses

Leia mais

Questões para Estudo - Alunos Rotinas Administrativas

Questões para Estudo - Alunos Rotinas Administrativas Questões - 1) Sobre os exemplos hipotéticos de práticas comuns nos processos organizacionais de um hospital publico, assinale a alternativa correta. a) Quando o setor de pronto atendimento desenvolve um

Leia mais

LIDERANÇA EM ENFERMAGEM E GERÊNCIA DO CUIDADO EM UTI NEONATAL

LIDERANÇA EM ENFERMAGEM E GERÊNCIA DO CUIDADO EM UTI NEONATAL 1 LIDERANÇA EM ENFERMAGEM E GERÊNCIA DO CUIDADO EM UTI NEONATAL Drª. Zenith Rosa Silvino e Drª. Bárbara Pompeu Christovam Curso: II Curso de Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Leia mais

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle Aula 01: Introdução e conceitos básicos Ghislaine Miranda Bonduelle Introdução Importância da Qualidade Evolução da Qualidade Qualidade Qualidades dos produtos (ou serviços) De acordo com exigência explícita

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aula 3: Fundamentos do comportamento humano nas organizações 1 Cultura organizacional Molda as relações humanas dentro das organizações Normas, valores e as crenças são componentes

Leia mais

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 3 MATURIDADE DOS LIDERADOS

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 3 MATURIDADE DOS LIDERADOS MATURIDADE DOS LIDERADOS Maturidade é a capacidade e a disposição das pessoas de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento. A capacidade está relacionada com o conhecimento e a habilidade

Leia mais

Administração de Recursos Humanos II

Administração de Recursos Humanos II ADMINISTRAÇÃO Administração de Recursos Humanos II Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ REALIZADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova:

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

Clima e Socialização organizacional

Clima e Socialização organizacional Função Aplicação de pessoas: Clima e Socialização organizacional Livros: CHIAVENATO, Gestão de pessoas TACHIZAMA, et al. Material na xerox (pg.240-255) SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL É a maneira pela qual

Leia mais

Desafio: Administração Geral - Parte I

Desafio: Administração Geral - Parte I Desafio: Administração Geral - Parte I 1. Em uma organização, os líderes podem possuir diferentes perfis ou estilos. Qual o estilo em que a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa

Leia mais

LPI : Inventário de Práticas de Liderança JAMES M. KOUZES E BARRY Z. POSNER

LPI : Inventário de Práticas de Liderança JAMES M. KOUZES E BARRY Z. POSNER LPI : Inventário de Práticas de Liderança JAMES M. KOUZES E BARRY Z. POSNER Relatório de feedback individual Preparado para Filipe da Silva CONTEÚDO As Cinco Práticas da Liderança Exemplar e o relatório

Leia mais

LIDERANÇA Administração Geral

LIDERANÇA Administração Geral LIDERANÇA Administração Geral Processo Administrativo Planejamento Controle Organização Direção Conceito Dirigir é a condução de pessoas para a conquista de um propósito comum Conceito Direção essencialmente

Leia mais

Facebook.com/concursovirtual Gestão de pessoas Trabalho em equipe O que é um grupo? Grupo primário x Grupo Secundário Os grupos podem ser formais ou informais. Formais - designados pela organização. Criados

Leia mais

Inventário de Práticas de Liderança: LPI JAMES M. KOUZES E BARRY Z. POSNER

Inventário de Práticas de Liderança: LPI JAMES M. KOUZES E BARRY Z. POSNER Inventário de Práticas de Liderança: JAMES M. KOUZES E BARRY Z. POSNER Relatório de feedback individual Preparado para Filipe da Silva Amostra Relatório CONTEÚDO As Cinco Práticas da Liderança Exemplar

Leia mais

LIDERANÇA DE PESSOAS

LIDERANÇA DE PESSOAS LIDERANÇA DE PESSOAS João Paulo Pinto OGE 2016/17 05 Dezembro de 2016 LIDERANÇA DE PESSOAS E EQUIPAS A liderança é um processo de influência exercida em determinada situação através da comunicação (verbal

Leia mais

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE 18 e 19 de março de 2011 RECIFE/PE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO COM PESSOAS PARA O SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO Ana Paula Penido

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Rota. do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO

Rota. do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO Rota do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO A Rota dos 7 Níveis do Processo Evolutivo O Caminho dos 7 Níveis do Processo Evolutivo é um modelo para o ser humano evoluir

Leia mais

Fundamentos da Direção

Fundamentos da Direção Aula 7 Direção Fundamentos da Direção Inerente a qualquer organização está a necessidade de gerir esforços individuais em função de objetivos organizacionais. A direção é a função da administração responsável

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

Semana da Liderança Prática SLP. O Método 3Hs Para Desenvolver Lideres. WORKBOOK. GrupoElite Vivendo a Liderança Prática!

Semana da Liderança Prática SLP. O Método 3Hs Para Desenvolver Lideres. WORKBOOK. GrupoElite Vivendo a Liderança Prática! O Método 3Hs Para Desenvolver Lideres. WORKBOOK GrupoElite Olá Aqui é Victor Duarte, e obrigado por estar lendo esse material, me comprometo a deixar BEM PRÁTICO e você se compromete a ler até o final,

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Liderança Prof. Dra. Ana Carolina de Aguiar Rodrigues REFLEXÕES APÓS DEBATE Relembrar nosso contrato psicológico Avaliação geral da atividade O que aprenderam? Que insights

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

Liderança e Relacionamento

Liderança e Relacionamento Liderança e Relacionamento Interpessoal Professor Douglas Pereira da Silva 1 Reflexão sobre as relações humanas e sua dinâmica Desenvolver relações humanas com base em dinâmica de grupo significa criar

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

Personal & Executive Coaching e Leader Coaching

Personal & Executive Coaching e Leader Coaching Personal & Executive Coaching e Leader Coaching Coaching é uma palavra vinda do Inglês que significa: "treinar ou ensinar algo a alguém". O Objetivo do Coaching é desenvolver no indivíduo as habilidades

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Temas Educacionais Pedagógicos GESTÃO DE PESSOAS Prof. Stephanie Gurgel Uma organização é formada por pessoas, são os recursos humanos. Composta por estruturas formais e informais

Leia mais

Comunicação e Relacionamento Interpessoal

Comunicação e Relacionamento Interpessoal Comunicação e Relacionamento Interpessoal Prof. José Junio Lopes Prof. Roberto César Ferreira Comunicação e Relacionamento Interpessoal A beleza de um trabalho em equipe se dá através de um elemento muito

Leia mais

MBA em Gestão de Pessoas. Liderança. Aula 15

MBA em Gestão de Pessoas. Liderança. Aula 15 MBA em Gestão de Pessoas Liderança Aula 15 Profª Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Os desafios da Gestão de Pessoas Os desafios da Gestão de Pessoas Gerenciar pessoas Atuar como Coach

Leia mais

Training Course. MBA LEADERSHIP Liderança

Training Course. MBA LEADERSHIP Liderança MBA LEADERSHIP Liderança DESCRIÇÃO Cada vez mais, a liderança assume um papel preponderante no dia-a-dia das nossas empresas. O sucesso de uma equipa está dependente da capacidade de liderança do seu líder.

Leia mais

Liderança para resultados

Liderança para resultados Liderança para resultados O papel do líder nos times de mudança Educação Empreendedora Consultoria Gestão Inovação Resultados 0800 570 0800 / www.sebrae-rs.com.br S6 REFLEXÕES... Eu sou um líder? Eu posso

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Níveis de atuação na Empresa Indivíduo Grupo Organização AS ORGANIZA ÇÕES Pessoas Estrutura Organizacional Robbins, 1999 O comportamento

Leia mais

Teoria da Administração

Teoria da Administração Teoria da Administração RAD-0111 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.7 Direção Objetivos da aula Definir os conceitos de direção e de comportamento

Leia mais

PROJETO MARY KAY WAY

PROJETO MARY KAY WAY PROJETO MARY KAY WAY NASCEMOS LÍDERES OU NOS TORNAMOS UM? Sinto que a arte da liderança pode ser ensinada e dominada Mary Kay Ash O que significa Liderança: É a habilidade que uma pessoa teria para conduzir

Leia mais

Liderança. A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos.

Liderança. A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos. CHEFIA E LIDERANÇA Liderança A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos. Liderança Liderar significa possuir a capacidade e o discernimento para

Leia mais

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO VISÃO SISTÊMICA PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO Compreende o impacto e relação das suas atividades no contexto geral dos processos do Sistema FIEB. Não considera os impactos do desenvolvimento

Leia mais

6 Conclusões e Recomendações

6 Conclusões e Recomendações 93 6 Conclusões e Recomendações Este capítulo pretende relacionar as informações do referencial teórico com os resultados da pesquisa realizada com as duas pequenas empresas familiares no ramo do comércio.

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança A flecha invertida Introdução Um dos objetivos da gestão do desempenho é alinhar a gestão estratégica de pessoas, os objetivos organizacionais e as expectativas pessoais. Gerenciar o desempenho das pessoas

Leia mais

SBCOACHING. Já sabe qual é o seu tipo de liderança?

SBCOACHING. Já sabe qual é o seu tipo de liderança? 1 Já sabe qual é o seu tipo de liderança? 2 Há diferentes estilos de liderança. Como escolher o que é certo para você? A abordagem de liderança conhecida como abordagem de contingência diz que você deve

Leia mais

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 1 Competência SABER FAZER ACONTECER Alcançar metas Conhecimento Habilidade SABER SABER FAZER Aprender a aprender Aplicar o Aprender Agregar valor continuadamente Aumentar o

Leia mais

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE?

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE? Sistematização da atividade realizada pelos participantes do encontro sobre Investimento Social e Voluntariado Empresarial do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 13. Abr. 2013 Grupo 1 Análise

Leia mais

Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial

Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unidade Curricular Gestão Empresarial ADS 2 M/N Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial

Leia mais

ADMINISTRAÇãO DE RECURSOS HUMANOS para farmácias

ADMINISTRAÇãO DE RECURSOS HUMANOS para farmácias ADMINISTRAÇãO DE RECURSOS HUMANOS para farmácias ADMINISTRAÇãO DE RECURSOS HUMANOS para farmácias SUMÁRIO 1. Introdução/ prefácio...9 2. O que faz o Gerente quando administra bem os Recursos Humanos da

Leia mais

Vídeo-aulas de resoluções de questões PETROBRAS (Unidade I)

Vídeo-aulas de resoluções de questões PETROBRAS (Unidade I) Vídeo-aulas de resoluções de questões PETROBRAS (Unidade I) TAUANE PAULA GEHM Psicóloga, mestre e doutoranda Colaboradora do Educa Psico TEMAS 1. Modelos mentais e percepção. 2. Valores, atitudes e satisfação

Leia mais

Liderança para todos. 1ª edição

Liderança para todos. 1ª edição Silvia Osso Liderança para todos 1ª edição São Paulo Contento 2016 10 Prefácio Atualmente, o mundo corporativo, com suas rápidas mudanças, exige líderes com visão e dedicação para dirigir organizações

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais