O estudo sobre os Princípios de Marketing tem como objetivos:

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O estudo sobre os Princípios de Marketing tem como objetivos:"

Transcrição

1

2 O estudo sobre os Princípios de Marketing tem como objetivos: Definir os conceitos básicos nas áreas de conhecimento ligadas à Gestão de Negócios; Compreender e efetuar as Análises Econômica, Financeira e Contábil; Exercitar ferramentas para o desempenho de funções vinculadas ao Marketing, Vendas, Recursos Humanos e Logística; Difundir os conceitos de Negociação; Estudar os efeitos da Globalização sobre os Mercados.

3 O Marketing é focado em três principais objetivos: 1º) Manter um longo período de rentabilidade com o cliente. 2º) Manter o período de duração num valor crescente com o cliente já existente. 3º) Usar os lucros excedentes do sucesso dos objetivos anteriores para custear a conquista de novos clientes.

4 1) Necessidades e Desejos: O Marketing surge da necessidade e desejos humanos. Pode ser distinguida a necessidade humana com sendo um estado para satisfação básica, já os desejos são carências por satisfação específicas para atende às necessidades. Como exemplo, pode ser citado os consumidores norte-americanos que precisam de alimentação e desejam hambúrguer, batata-frita e coca-cola.

5 2) Demandas: São desejos por produtos específicos respaldos pela habilidade e disposição de comprá-los. Os desejos se tornam demanda quando apoiados pelo poder de compra. Muitos desejam uma Ferrari, mas poucos têm a habilidade e disponibilidade de comprá-la.

6 3) Marketing de Relacionamento: Uma das mais comentadas e concentradas ramificações do marketing atual é o aspecto do relacionamento, ou em termos técnicos o chamado CRM Customer Relationship Management. Nova face dos negócios, um conjunto de oportunidades estratégicas, no qual o consumidor torna-se o centro de toda atenção da organização em tempo integral.

7 As organizações podem projetar e lançar ações voltadas aos clientes, buscando sempre que estes se tornem cada vez mais próximos de seus produtos e/ou serviços, de forma a utilizá-los e recomendá-los a inúmeras pessoas, Pessoas reconhecem o valor e o esforço a eles disponibilizado por aquela empresa, que o todo o momento se preocupa com seu bem estar e atende prontamente suas solicitações. O relacionamento é uma forma presente no sistema de comercialização, pois faz parte do processo existente na venda, em suas três fases: pré-venda, venda e pós-venda, sendo nestes estágios que o trabalho começa.

8 As empresas devem se utilizar às oportunidades oferecidas pela identificação dos seus clientes, para assim saber quem são os clientes de maior valor e de maior potencial, para que assim possam ser desenvolvidas ações inteligentes, através de uma relação de constante aprendizado, pois é através deste ponto que a organização muda o seu comportamento frente aquilo que aprendeu a respeito de seus clientes, personalizando aspectos do serviço e produto.

9 4)Composto de Marketing A chave para formar o melhor Composto de Marketing é saber quais são os desejos das pessoas a serem servidas; 4 Ps : Produto, Preço, Ponto ou Praça (distribuição), Promoção O Produto refere-se ao que se oferecem aos clientes, incluindo toda atividade relativa ao produto em si, tais como formato, embalagem, qualidade, padronização e outras decisões. O Preço refere-se à quantidade de dinheiro, ou outros recursos que é pedido por aquilo que é oferecido.

10 O Ponto ou Praça (Distribuição) refere-se como produtos e serviços são entregues ao mercado para se tornarem disponíveis para troca. A Promoção é o elo de comunicação entre vendedores e compradores. As empresas usam meios muito diferentes para enviar suas mensagens sobre bens, serviços e idéias. A mensagem pode ser comunicada diretamente pelo pessoal de vendas ou indiretamente por meio de anúncios e promoções de vendas. O composto promocional compreende:

11 O Ponto ou Praça (Distribuição) refere-se como produtos e serviços são entregues ao mercado para se tornarem disponíveis para troca. A Promoção é o elo de comunicação entre vendedores e compradores. As empresas usam meios muito diferentes para enviar suas mensagens sobre bens, serviços e idéias. A mensagem pode ser comunicada diretamente pelo pessoal de vendas ou indiretamente por meio de anúncios e promoções de vendas. O composto promocional compreende:

12 5) Mercado O Mercado consiste num grupo de compradores reais e potenciais de um determinado produto ou serviço. O Mercado envolve o grupo de compradores (procura) e a Indústria o grupo de vendedores (demanda). O Mercado Potencial consiste no grupo de consumidores que demonstram algum nível de interesse por um determinado produto ou serviço similar. O Mercado Disponível consiste no conjunto de consumidores que têm interesse, renda e acesso a um determinado produto ou serviço. Para algumas ofertas de mercado, a empresa pode restringir as vendas a certos grupos.

13 O Mercado Qualificado Disponível representa o grupo de consumidores que tem interesse, renda, acesso e qualificações necessárias para um determinado produto ou serviço. 6) Classificação do Produto ou Serviço: Os produtos/serviços são classificados em três grupos, de acordo com a sua durabilidade e tangibilidade, conforme segue: Bens não-duráveis; Bens duráveis; Serviços.

14 Os Bens Não-Duráveis são os bens tangíveis normalmente consumidos ou usados uma ou poucas vezes, como cerveja e sabão. Os Bens Duráveis são os bens tangíveis normalmente usados durante um período de tempo, como geladeiras, ferramentas e vestuário. Os Serviços são os produtos intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis. Como exemplos, podem ser citados cortes de cabelo e serviços de reparos. Outros exemplos de empresas de serviços que podem ser citados: escolas, bancos, hospitais etc.

15 7) Sistema de Informação de Marketing (SIM): O Sistema de Informação de Marketing (SIM) consiste de pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar, avaliar e distribuir informações de marketing que sejam necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisões em marketing. O papel do SIM é avaliar as necessidades de informações do administrador, desenvolvê-las melhor e distribuí-las no momento adequado.

16 8) Vendas: A melhor definição de Vendas, diz que vender é estar comprometido com o sucesso do cliente, estar focado na sua satisfação com a compra e não apenas no cumprimento da meta; assim sendo parte do principio de que os consumidores e as empresas, por vontade própria normalmente não compram os produtos da organização em quantidade suficiente. A Venda está voltada para as necessidades do vendedor, o Marketing, para as necessidades do comprador. A Venda preocupa-se com a necessidade do vendedor de converter seu produto em dinheiro; o Marketing, com idéia de satisfazer as necessidades do cliente por meio do produto e de todo um conjunto de coisas associado a sua criação, entrega e consumo.

17 9) Definição de Logística: Logística é a junção de quatro atividades básicas: as aquisições, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. Para que essas atividades funcionem, é imperativo que as atividades de planejamento logístico, sejam de materiais ou de processos, e estejam intimamente relacionadas com as funções de manufaturas e marketing.

18 Os produtos que geram poluição devem ser vendidos com cuidados especiais, de acordo com a legislação e os sistemas de gestão ambiental, e a empresa que os comercializa deve estar atenta e comprometida com a recuperação deste produto, quando do término do uso, por parte do cliente.

19 Responsáveis pelo Conteúdo: Prof. Dr. João Luiz de Souza Lima Profª Isabel Souza Lima Revisão Textual: Profª Ms. Rosemary Toffoli Campus Liberdade R. Galvão Bueno, São Paulo SP Brasil Tel: (55 11)

A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta.

A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta. A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta. Todo Profissional de Marketing necessita de Pesquisas de

Leia mais

Unidade: Conceitos Básicos de Marketing. Unidade I:

Unidade: Conceitos Básicos de Marketing. Unidade I: Unidade: Conceitos Básicos de Marketing Unidade I: 0 Unidade: Conceitos Básicos de Marketing Necessidades e Desejos O Marketing surge da necessidade e desejos humanos. Pode ser distinguida a necessidade

Leia mais

Unidade de Revisão. Siga as orientações desta apresentação, reveja os conteúdos destacados e, ao final, faça as atividades de revisão.

Unidade de Revisão. Siga as orientações desta apresentação, reveja os conteúdos destacados e, ao final, faça as atividades de revisão. Unidade de Revisão Organizamos esta unidade para orientá-lo(a) na revisão dos conteúdos trabalhados ao longo da disciplina de Gestão e Marketing em Odontologia. Siga as orientações desta apresentação,

Leia mais

O Mercado consiste num grupo de compradores reais e potenciais de um determinado produto ou serviço.

O Mercado consiste num grupo de compradores reais e potenciais de um determinado produto ou serviço. O Mercado consiste num grupo de compradores reais e potenciais de um determinado produto ou serviço. O Mercado envolve o grupo de compradores (procura) e a Indústria o grupo de vendedores (demanda). O

Leia mais

As organizações que vendem para o mercado industrial e consumidor reconhecem que não podem apelar para todos os compradores deste mercado.

As organizações que vendem para o mercado industrial e consumidor reconhecem que não podem apelar para todos os compradores deste mercado. As organizações que vendem para o mercado industrial e consumidor reconhecem que não podem apelar para todos os compradores deste mercado. E diferentes empresas têm ampla variação em suas habilidades,

Leia mais

O Processo pode ser entendido como a seqüência de atividades que começa na percepção das necessidades explícitas e implícitas de um cliente e termina

O Processo pode ser entendido como a seqüência de atividades que começa na percepção das necessidades explícitas e implícitas de um cliente e termina O Processo pode ser entendido como a seqüência de atividades que começa na percepção das necessidades explícitas e implícitas de um cliente e termina com a superação de suas expectativas, através da transformação

Leia mais

Universidade Cruzeiro do Sul. Unidade: Sistemas de Informação de Marketing. Campus Virtual. Unidade I:

Universidade Cruzeiro do Sul. Unidade: Sistemas de Informação de Marketing. Campus Virtual. Unidade I: Universidade Cruzeiro do Sul Campus Virtual Unidade I: Unidade: Sistemas de Informação de Marketing 2010 0 Unidade: Sistemas de Informação de Marketing PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING A Pesquisa de Marketing

Leia mais

Maratona Banco do Brasil Atendimento Técnicas de Vendas

Maratona Banco do Brasil Atendimento Técnicas de Vendas Maratona Banco do Brasil Atendimento Técnicas de Vendas Professora Elaine Barros ATENDIMENTO focado em vendas 1. 2. 3. 4. Marketing em empresas de serviços; Satisfação e retenção de clientes; Valor percebido

Leia mais

O Comportamento do Consumidor engloba o estudo dos que compram, por que compram e onde compram.

O Comportamento do Consumidor engloba o estudo dos que compram, por que compram e onde compram. Refere-se ao aspecto de como os indivíduos tomam decisões de gastar seus recursos disponíveis (tempo, dinheiro, esforço etc.) em itens relacionados ao consumo. O Comportamento do Consumidor engloba o estudo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa APRESENTAÇÕES. Quem é você? Onde trabalha? Quais suas expectativas em relação à disciplina? ESCLARECIMENTOS INICIAIS. Contrato de convivência. Avaliações,

Leia mais

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS SEGMENTAÇÃO DE MERCADO UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS Prof. Dr. João Luiz de Souza Lima Profª Isabel Souza Lima CONCEITOS DE MERCADO O Mercado consiste num grupo de compradores reais e potenciais de um determinado

Leia mais

Profa. Daniela Menezes. Unidade II

Profa. Daniela Menezes. Unidade II Profa. Daniela Menezes Unidade II MIX DE MARKETING O marketing envolve: As competências da empresa; As exigências do cliente; O ambiente de marketing. Mix de marketing Os quatro elementos principais da

Leia mais

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO UNIDADE II AÇÕES E BASES DE SEGMENTAÇÃO

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO UNIDADE II AÇÕES E BASES DE SEGMENTAÇÃO SEGMENTAÇÃO DE MERCADO UNIDADE II AÇÕES E BASES DE SEGMENTAÇÃO Prof. Dr. João Luiz de Souza Lima Profª Isabel Souza Lima AÇÕES DE SEGMENTAÇÃO As organizações que vendem para o mercado industrial e consumidor

Leia mais

Banco do Brasil Revisão Véspera

Banco do Brasil Revisão Véspera Banco do Brasil Revisão Véspera Estratégias Genéricas de Marketing Marketing de resposta: Ocorre quando se identifica uma necessidade e prepara-se uma solução para atender a essa necessidade. Marketing

Leia mais

Logística Empresarial

Logística Empresarial Logística Empresarial Profª Esp. Mônica Suely Guimarães de Araujo Conceito Logística são os processos da cadeia de suprimentos (supply chain) que planejam, estruturam e controlam, de forma eficiente e

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. Prof. M. Sc. João Artur Izzo

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. Prof. M. Sc. João Artur Izzo ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Prof. M. Sc. João Artur Izzo PRINCIPAIS CONCEITOS RELACIONADOS AO MARKETING O senso comum nos leva a crer que marketing significa vendas e propaganda, mas isso é um engano.

Leia mais

A propaganda. Bens de consumo. Profª Ms Sueli Yngaunis. em cada setor da economia

A propaganda. Bens de consumo. Profª Ms Sueli Yngaunis. em cada setor da economia A propaganda em cada setor da economia Bens de consumo Profª Ms Sueli Yngaunis Qual é a função da propaganda? Informa Convence Anima Explica Motiva atitudes Influencia comportamentos Modifica imagens Ajuda

Leia mais

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área Visão por meio das atividades de valor) Preço Prazo Assistência Técnica Modelo de gestão Análise de aspectos políticos governamentais, econômicos e legais Planejamento estratégico Orçamento empresarial

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 5: Revisão Geral Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Estratégia Corporativa Estratégia corporativa é o processo essencial dentro das organizações,

Leia mais

O objetivo de montar uma linha de mercadorias é: 1. Atender as necessidades dos clientes; 2. Retomar posicionamento; 3. Maximizar lucro.

O objetivo de montar uma linha de mercadorias é: 1. Atender as necessidades dos clientes; 2. Retomar posicionamento; 3. Maximizar lucro. Mix Cláudio Pessanha Planejamento (Mix de Produtos) Produto, segundo a definição de Philip Kotler, é algo que pode ser oferecido a um mercado, para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo, que pode satisfazer

Leia mais

A Competição Empresarial tem a capacidade de transformar complexidade e especialização em desempenho. A competição permite construir organizações que

A Competição Empresarial tem a capacidade de transformar complexidade e especialização em desempenho. A competição permite construir organizações que A Competição Empresarial tem a capacidade de transformar complexidade e especialização em desempenho. A competição permite construir organizações que funcionem. A essência da competição é escolher o que

Leia mais

Marketing. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior

Marketing. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior Marketing Prof (a) Responsável: Márcio Borges Lacerda Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior Quais os conceitos da Disciplina de Marketing? Compreender os conhecimentos adquiridos na produção

Leia mais

Diferenciais. Oportunidades. Quem Somos. One time shopping Provemos a assessoria completa e gratuita no processo de aquisição do imóvel.

Diferenciais. Oportunidades. Quem Somos. One time shopping Provemos a assessoria completa e gratuita no processo de aquisição do imóvel. Quem Somos A ALKINVEST é uma empresa norte-americana, especializada em investimentos de, voltada para estrangeiros que ainda não conhecem as oportunidades e as facilidades de investimento para a compra

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Prof. Marcelo Mello Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Gerenciamento de serviços Nas aulas anteriores estudamos: 1) Importância dos serviços; 2) Diferença entre produtos x serviços; 3) Composto de Marketing

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor

Como Vender Mais e Melhor Como Vender Mais e Melhor 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 OBJETIVO Este curso visa proporcionar ao participante a competência para identificar oportunidades de mercado e saber aproveitá-las,

Leia mais

Marketing, Consumo, Estado e Sociedade

Marketing, Consumo, Estado e Sociedade Marketing, Consumo, Estado e Sociedade Conceito de Marketing...um processo pelo qual se planeja e efetua a concepção, a fixação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços que estimulam

Leia mais

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing AULA 14 Marketing Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing Objetivo - Estabelecer todas as bases para a ação no mercado. Benefícios - Explorar uma oportunidade oferecida pelo mercado. - Integrar

Leia mais

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade I Marketing Profª. Daniela Menezes O que é Marketing? Marketing é:...um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta

Leia mais

Marketing. Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de. Marketing. Análise ambiental

Marketing. Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de. Marketing. Análise ambiental Marketing Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de Marketing Análise ambiental Bibliografia : Princípios de Marketing KOTLER e ARMSTRONG; Marketing Criando valor para o cliente CHURCHILL JR e PETER;

Leia mais

Estratégia de produto

Estratégia de produto Estratégia de produto Capítulos 12 Luciano Mendes Características e classificação dos produtos Níveis de Produto: Hierarquia de Valor para o Cliente Atratividade da Oferta de Mercado 2 Classificação de

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

Unidade II. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade II. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade II Marketing Profª. Daniela Menezes Revisão O que é marketing? Necessidades e desejos Escopo de Marketing Mercado Alvo e Segmentação Abordagens de Marketing Marketing de Gerações Mix de Marketing

Leia mais

Administração Logística

Administração Logística INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA AULA PARA A TURMA DE ADMINISTRAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2010 2 Administração Logística Processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e armazenamento eficiente e eficaz em termos

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais. da Cadeia de Suprimento ao ERP e ao CRM

Sistemas de Informações Gerenciais. da Cadeia de Suprimento ao ERP e ao CRM Sistemas de Informações Gerenciais da Cadeia de Suprimento ao ERP e ao CRM Empresa digital 2 Sistema Integrado de Gestão e-commerce e empresas parceiras Compras BACK OFFICE FRONT OFFICE SCM - Supply Chain

Leia mais

Sumário. Nota Sobre os Autores, XV Prefácio I, XVII Prefácio II, XIX

Sumário. Nota Sobre os Autores, XV Prefácio I, XVII Prefácio II, XIX Sumário Nota Sobre os Autores, XV Prefácio I, XVII Prefácio II, XIX Parte I Cenários Contemporâneos em Marketing, 1 1 Marketing e Vantagem Competitiva, 3 Prof. André Giovanini Antas 1.1 Introdução, 4 1.2

Leia mais

BEM-VINDO AO E-BOOK DE BUSINESS MODEL CANVAS DA CANVAS ACADEMY! A LEI SUPREMA DOS MODELOS DE NEGÓCIOS Uau! Fascinante este título não acha?! O que é a lei suprema de modelos de negócios, e, mais importante

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Teoria Geral da Administração Professora: Daniele Campos Grupo: Cassius Silva Abreu Italo B. Leão Bettega Luiza Cunha de Menezes Natália Souto Pereira Raphael Gebhard Martins

Leia mais

DAFITI ABRE NOVO PROGRAMA DE ESTÁGIO

DAFITI ABRE NOVO PROGRAMA DE ESTÁGIO DAFITI ABRE NOVO PROGRAMA DE ESTÁGIO Publicado em 24.05.17 Já está aberto o programa de estágio do Dafiti Group através do site: https://www.99jobs.com/dafiti-group/jobs/10536-programa-de-estagio-dafiti-2017

Leia mais

Técnicas de Marketing Ativo

Técnicas de Marketing Ativo Técnicas de Marketing Ativo Marketing Ativo Marketing ativo consiste na realização de ligações para seus clientes, oferecendo seus produtos, tirando dúvidas, informando preços e promoções. Vantagens da

Leia mais

Esse estágio é chamado de Implementação.

Esse estágio é chamado de Implementação. A empresa, após realizar o Planejamento Estratégico, Tático e Operacional, deve gerar o produto designado, definir seu preço, distribuí-lo e promovê-lo. Esse estágio é chamado de Implementação. Todas as

Leia mais

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que o plano de marketing é essencial para o plano de negócios Como fazer o plano de marketing

Leia mais

Estrategias para Busca de Emprego

Estrategias para Busca de Emprego Estrategias para Busca de Emprego Apresentação Atualmente o problema de desemprego atinge a todos. Não importa se é homem, mulher, jovem, adulto, se tem ou não experiência nem o seu nível de qualificação,

Leia mais

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 4. Temas: 4Ps 4Cs 4Es

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 4. Temas: 4Ps 4Cs 4Es Comunicação Estratégica e Marketing AULA 4 Temas: 4Ps 4Cs 4Es Os 4Ps Assim como apresentamos na aula anterior, o Marketing é composto pelo chamado mixde marketingou 4Ps, que consiste em Produto, Preço,

Leia mais

16/02/2010. MSe. Paulo Cesar C. Rodrigues Mestre em Engenharia de Produção

16/02/2010. MSe. Paulo Cesar C. Rodrigues Mestre em Engenharia de Produção MSe. Paulo Cesar C. Rodrigues paulo.rodrigues@usc.br Mestre em Engenharia de Produção A logística integrada envolve o gerenciamento de informações, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais

Leia mais

Administrando os canais de distribuição

Administrando os canais de distribuição Administrando os canais de distribuição 12 Aula 25/4/2008 Objetivos da aula Compreender os envolvimentos da distribuição de bens e serviços. Entender como os profissionais de marketing disponibilizam os

Leia mais

PROGRAMA. Disciplina: Técnicas Promocionais Código: ADM Professora: Inayara Gonzalez. Período: 2008/2

PROGRAMA. Disciplina: Técnicas Promocionais Código: ADM Professora: Inayara Gonzalez. Período: 2008/2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075.910 -ES Brasil- Tel.

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

E-COMMERCE. Simplificadamente, podemos definir o conceito de E- Commerce como sendo a compra e venda de produtos e serviços por meios digitais.

E-COMMERCE. Simplificadamente, podemos definir o conceito de E- Commerce como sendo a compra e venda de produtos e serviços por meios digitais. E-COMMERCE E-COMMERCE Simplificadamente, podemos definir o conceito de E- Commerce como sendo a compra e venda de produtos e serviços por meios digitais. No seu estágio atual de desenvolvimento, porém,

Leia mais

Processos Mapeamento, Análise e Normatização. Métricas de mensuração dos processos. Métricas de Mensuração. Aula 03. Prof.

Processos Mapeamento, Análise e Normatização. Métricas de mensuração dos processos. Métricas de Mensuração. Aula 03. Prof. Processos Mapeamento, Análise e Normatização Métricas de mensuração dos processos Aula 03 Prof. Frank Pizo Métricas de Mensuração Mensurar: 1. Determinar a medida de; medir. 2. Determinar a extensão ou

Leia mais

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Profª. Daniela Menezes Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Definição de público-alvo Público- Alvo:...possíveis compradores dos produtos e/ou serviços de uma empresa, usuários atuais, pessoas que decidem

Leia mais

Capítulo 3. Ambiente interno: recursos da empresa, missão organizacional e objetivos

Capítulo 3. Ambiente interno: recursos da empresa, missão organizacional e objetivos Capítulo 3 Ambiente interno: recursos da empresa, missão organizacional e objetivos Quem define um problema, já o resolveu pela metade Julian Huxley ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AMBIENTE INTERNO

Leia mais

Administração Mercadológica I

Administração Mercadológica I Ambiente de Marketing Parte 01 O Marketing facilita a produção e o consumo DISCREPÂNCIAS DE QUANTIDADE: Os produtores preferem fabricar e vender em grandes quantidades. Os consumidores preferem comprar

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NÍVEL DE SERVIÇO E ESTRATÉGIA LOGÍSTICA. Prof. Dr. Daniel Caetano

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NÍVEL DE SERVIÇO E ESTRATÉGIA LOGÍSTICA. Prof. Dr. Daniel Caetano GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NÍVEL DE SERVIÇO E ESTRATÉGIA LOGÍSTICA Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Avaliar diferentes perspectivas de medição de nível de serviço Entender a importância do

Leia mais

VENDAS! COMO SER A MELHOR CONSULTORA...

VENDAS! COMO SER A MELHOR CONSULTORA... VENDAS! COMO SER A MELHOR CONSULTORA... O resultado do nosso negócio é proveniente de uma relação pessoal face a face e verdadeira: UMA AMIZADE Vendas fantásticas dependem de uma habilidade de pensar do

Leia mais

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de seus produtos ou serviços. A Intenção Estratégica consiste

Leia mais

MARKETING NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS. MURILO ALFREDO SITTA - Aluno do 10º semestre de Engenharia da Produção UNIFIA

MARKETING NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS. MURILO ALFREDO SITTA - Aluno do 10º semestre de Engenharia da Produção UNIFIA MARKETING NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS MURILO ALFREDO SITTA - Aluno do 10º semestre de Engenharia da Produção UNIFIA RESUMO O presente artigo tem como principal foco expor a função do profissional

Leia mais

Análise do Mercado Consumidor

Análise do Mercado Consumidor Gestão de Marketing Análise do Mercado Consumidor Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Análise do Mercado Consumidor

Leia mais

Logística. Oliveira, Felipe Flausino de. O48l Logística / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, slides; il.

Logística. Oliveira, Felipe Flausino de. O48l Logística / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, slides; il. Logística Oliveira, Felipe Flausino de. O48l Logística / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, 2015. 25 slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web 1. Logística.

Leia mais

O Sentido do Planejamento

O Sentido do Planejamento O Sentido do Planejamento O planejamento é essencial para todos os fatores que afetam a organização FIGUEREDO, Sandra (2004) Existem duas escolas de pensamento conflitantes com referência à profundidade

Leia mais

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA PERGUNTA O que entendo por Logística? E qual sua importância para as empresas no cenário atual? Porque estudar Logística? EVOLUÇÃO Logística Uma função essencial

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade II DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade II DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade II DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Centro de Distribuição - CD Centro de Distribuição - CD Centro de Distribuição (CD) é um armazém cuja operação é realizar a gestão dos estoques

Leia mais

Etec Gustavo Teixeira

Etec Gustavo Teixeira ETEC GUSTAVO TEIXEIRA SÃO PEDRO Etec Gustavo Teixeira PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. AVISO N 236/03/2016 de 27/06/2016. Processo n /2016 AVISO

Leia mais

Ciclo de Vida dos Produto

Ciclo de Vida dos Produto Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Ciclo de Vida dos Produto cynaracarvalho@yahoo.com.br Conceitos

Leia mais

Reduções de Custos Logísticos na Cadeia de Suprimentos

Reduções de Custos Logísticos na Cadeia de Suprimentos Reduções de Custos Logísticos na Cadeia de Suprimentos Ricardo Amadeu Da Silva Coordenador Comitê de Logística CEISE Br Diretor Presidente - TransEspecialista 1 Gestão de Suprimentos A gestão da cadeia

Leia mais

Gerenciamento de Produtos,

Gerenciamento de Produtos, Unidade I Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas Prof a. Daniela Menezes Produto No coração de uma marca há um grande produto. O produto é um elemento chave na oferta ao mercado. Líderes de mercado

Leia mais

Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96

Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96 Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96 leitos 19 leitos de UTI 5 Salas Cirúrgicas 300 Cirurgias/mês

Leia mais

Planejamento e Controle da Produção I

Planejamento e Controle da Produção I Planejamento e Controle da Produção I Atividades do Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2012 Gustavo S. C. Meireles 1 Introdução Sistemas produtivos: abrange produção de bens e de serviços; Funções básicas dos

Leia mais

Gestão de Logística Introdução Objetivo

Gestão de Logística Introdução Objetivo Gestão de Logística ntrodução A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor o nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento,

Leia mais

Concurso de Programação Java

Concurso de Programação Java Página: 1 de 6 e-core Novos Talentos Jornada Acadêmica FACIN - PUCRS Porto Alegre, 01 de agosto de 2006. Página: 2 de 6 Histórico Data Versão Descrição Responsável (is) 01/08/2006 1.0 Criação do documento

Leia mais

Gerenciamento de relacionamento com o consumidor

Gerenciamento de relacionamento com o consumidor Gerenciamento de relacionamento com o UNIBAN Instituto de Comunicação Curso de Tecnologia em Marketing Unidade Tatuapé SP Disciplina Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite Aulas de 18/10/2011.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Conceitue e-business e quais o seu principal objetivo? Exercício 01 Resposta Conceitue e-business e quais o seu principal objetivo? É todo

Leia mais

*Ao final desta apresentação, você deverá ser capaz de realizar os exercícios e trabalhar em conjunto com os colegas no fórum proposto.

*Ao final desta apresentação, você deverá ser capaz de realizar os exercícios e trabalhar em conjunto com os colegas no fórum proposto. * Bem-vindo à segunda Unidade da disciplina de Ambiente de Negócios. *Para melhor aproveitamento, esta apresentação deve ser assistida após a leitura do texto da Unidade 2. *Ao final desta apresentação,

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS Marketing Prof. Augusto Santana 31/01/2013 INTRODUÇÃO Atividade de Marketing Consiste em determinar as necessidades e

Leia mais

Contabilidade Básica I Seção 1 Definições

Contabilidade Básica I Seção 1 Definições Contabilidade Básica I Seção 1 Definições Prof. Me. Hélio Esperidião Objetivos: Compreender os princípios elementares da contabilidade. Surgimento A Contabilidade teve seu surgimento reconhecido durante

Leia mais

Sistemas de Canais Sistemas de Informação

Sistemas de Canais Sistemas de Informação É necessário o entendimento de como os produtos chegam aos clientes, o que ocorre por meio de uma série de entidades de Marketing conhecidas como canais. Os Sistemas de Canais são todos os sistemas envolvidos

Leia mais

Sistemas de Informação na Empresa

Sistemas de Informação na Empresa Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Slide 1. Prof a. Tathyane Chaves. Slide 2

Slide 1. Prof a. Tathyane Chaves. Slide 2 1 Prof a. Tathyane Chaves 2 é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoções e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas

Leia mais

Marketing Básico Capítulo IV. Os Canais de Distribuição dos Produtos

Marketing Básico Capítulo IV. Os Canais de Distribuição dos Produtos Marketing Básico Capítulo IV Os Canais de Distribuição dos Produtos Canais de Distribuição X Movimentação Física dos Produtos Qualidade e prazo não são atributos suficientes para garantir a venda de um

Leia mais

Gestão da Produção Logística

Gestão da Produção Logística UNIESP Campus Butantã Gestão da Produção Logística LOGÍSTICA EMPRESARIAL SUPPLY CHAIN MANAGEMENT FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS GERENCIAIS DE SÃO PAULO Rubens Vieira da Silva LOGÍSTICA EMPRESARIAL LOGÍSTICA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Disciplina: Economia e Administração Rural / Economia e Administração na Industria

Leia mais

TRABALHADOR. Relações profissionais Com investimentos. Empresa Lucro. Relação de domínio. Perda do Cliente Processos trabalhistas Gastos

TRABALHADOR. Relações profissionais Com investimentos. Empresa Lucro. Relação de domínio. Perda do Cliente Processos trabalhistas Gastos TRABALHADOR Relações profissionais Com investimentos Empresa Lucro Relação de domínio Perda do Cliente Processos trabalhistas Gastos RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E TREINAMENTO ETAPAS: Recrutamento Divulgue a

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

Pós GRADUAÇÃO. Marketing Industrial. Gestão inovadora da empresa gráfica. Introdução ao Marketing Industrial. Prof.

Pós GRADUAÇÃO. Marketing Industrial. Gestão inovadora da empresa gráfica. Introdução ao Marketing Industrial. Prof. Pós GRADUAÇÃO Marketing Industrial Introdução ao Marketing Industrial Prof. Alexandre Marques Gestão inovadora da empresa gráfica Marketing Industrial Introdução e Conceitos Fundamentais Uma forma de entender

Leia mais

II.2 GESTÃO AMBIENTAL Função: Estudos e Pesquisas

II.2 GESTÃO AMBIENTAL Função: Estudos e Pesquisas II.1 ADMINISTRAÇÃO JURÍDICA 1. Diferenciar nos processos administrativos: pessoa física e/ou pessoa jurídica. 2. Interpretar formas de contrato e compreender suas características. 3. Identificar as características

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

Pesquisa de Mercado. 07 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. MartieleCortes Borges, Ms.

Pesquisa de Mercado. 07 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. MartieleCortes Borges, Ms. Pesquisa de Mercado 07 de junho de 2017 Profa. Daniela Callegaro, Dr. MartieleCortes Borges, Ms. O que é? É o estudo de uma situação do mercado por meio do qual ultrapassamos a informação simples que chega

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE Módulo 12 ESTUDOS DE CASOS Casos: [1] da Bahia Sul; [2] da Politeno; [3] do Hospital Taquaral; [4] do 7.o Ofício. Os estudos de casos propostos podem ajudar,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Gestão de Negócios (8)

Gestão de Negócios (8) Gestão de Negócios (8) Modelo: BALANCED SCORECARD Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday A grande idéia O Balanced Scorecard (painel balanceado de controle) usa, essencialmente, a medição integral de desempenho

Leia mais

RETER E FIDELIZAR O CLIENTE

RETER E FIDELIZAR O CLIENTE Marketing de conteúdo para treinar, reter e fidelizar seu cliente Como já falamos algumas vezes, investir em uma estratégia de conteúdo traz muitos benefícios como um todo para seu negócio, e alguns deles

Leia mais

SOLUÇÃO COMPLETA DE SERVIÇOS DIGITAIS A CLICKWEB FAZ VOCÊ VENDER MAIS!

SOLUÇÃO COMPLETA DE SERVIÇOS DIGITAIS A CLICKWEB FAZ VOCÊ VENDER MAIS! SOLUÇÃO COMPLETA DE SERVIÇOS DIGITAIS A CLICKWEB FAZ VOCÊ VENDER MAIS! Em tempos de crise todo esforço em marketing e vendas pode fazer diferença para o seu empreendimento. Mostrar valor, alcançar mais

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 7 Cadeia de Valor São José dos Campos, março de 2011 Cadeia de Valor A vantagem competitiva de uma empresa não resulta simplesmente

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 01: Gestão das Cadeias de Suprimentos

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 01: Gestão das Cadeias de Suprimentos GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 01: Gestão das Cadeias de Suprimentos Objetivos O aluno deverá ser capaz de: Entender os principais conceitos de Cadeia de Suprimentos Conhecer a origem da Cadeia

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1- EMENTA Os novos desafios do mercado decorrentes da globalização e das mudanças tecnológicas; o desenvolvimento do conceito de e seus objetivos; ambiente de ; mercado-alvo; sistema de informações de

Leia mais

WORKSHOP DE VENDAS CONSULTIVAS. Técnicas Práticas para Vender e se Relacionar

WORKSHOP DE VENDAS CONSULTIVAS. Técnicas Práticas para Vender e se Relacionar WORKSHOP DE VENDAS CONSULTIVAS Técnicas Práticas para Vender e se Relacionar Prospectar Novos Clientes. Apresentar, Argumentar e Negociar. Vender e se Relacionar. Duração Encontro 2 a 8 Encontros 8 ou

Leia mais

Capítulo 3 O Produto Logístico

Capítulo 3 O Produto Logístico Logística Capítulo 3 O Produto Logístico O Produto Logístico O Produto Logístico é um conjunto de características que podem ser manipulados pelo profissional de logística, que, quando bem manipulados,

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE PROGRAMA DE RELACIONAMENTO WIN CLUB

POLÍTICA DE PRIVACIDADE PROGRAMA DE RELACIONAMENTO WIN CLUB Esta Política de Privacidade se aplica somente às páginas que a SOMMA FIDELIDADE LMG possui, opera e/ou mantém e nas quais a Política tenha sido publicada. Esta Política aplica-se somente aos dados coletados

Leia mais