Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão"

Transcrição

1

2 Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

3 PROFº CLAUDIO F GALDINO - GEOGRAFIA

4 DIVISÃO HISTÓRICA-CULTURAL Divisão História-Cultural da América América Anglo-Saxônica América Latina

5 CONTINENTE AMERICANO

6 Os anglo-saxões e os latinos Se considerarmos a língua falada e os traços culturais impostos pelos colonizadores, a América pode ser subdividida em: América Anglo-saxônica: - Canadá e Estados Unidos. - Língua inglesa. - Religião protestante. América Latina: - México, América Central e América do Sul. - Portugueses e espanhóis. - Religião católica. - Línguas mais faladas: espanhol e português.

7

8

9

10 DIVISÃO GEOGRÁFICA Divisão Geográfica da América América do Norte América Central América do Sul

11 DIVISÃO GEOGRÁFICA América do Norte América do Sul

12 A dimensão territorial do continente americano é um dos fatores que favorecem a existência de um quadro natural bastante diversificado.

13 O conjunto de terras dos dois países estendem-se desde as latitudes subtropicais até as latitudes polares Proporcionando uma diversidade climática caracterizada pela presença de lugares com temperaturas elevadas e outros extremamente frias.

14 Fatores determinantes do clima do continente americano O continente americano apresenta: grande extensão territorial, diferentes formas de relevo, extensa costa oceânica. Que contribuem para a grande variedade climática e botânica. Entre os fatores que influenciam na formação dos climas do continente destacam-se: latitude, relevo, correntes marítimas, continentalidade.

15 CLIMA E TEMPO SÃO IGUAIS? Clima: é a sucessão habitual dos tipos de tempo em determinado local do espaço terrestre.

16 Observando as variações do tempo no decorrer de um ano e verificando o comportamento desses fenômenos por um longo período. Define-se o clima predominante de um lugar. Que pode variar entre 20 e 35 anos. Para definir o clima de uma região, utilizam-se,sobretudo, as médias de temperatura, precipitação e umidade do ar durante vários anos seguidos (geralmente 30 anos de observação).

17 O TEMPO E O CLIMA Tempo estado instantâneo da atmosfera em determinado lugar.

18

19 FATORES CLIMÁTICOS CADA REGIÃO TEM SEU PRÓPRIO CLIMA, ISTO OCORRE PORQUE OS ELEMENTOS CLIMÁTICOS MODIFICAM AS CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS.

20

21 Marcos Aurélio A INFLUÊNCIA DA ALTITUDE(RELEVO) SOBRE AS TEMPERATURAS A temperatura diminui com o aumento da altitude. É por isso que lugares situados na zona intertropical da Terra, mas com altitudes superiores a m, permanecem cobertos de neve. Em média, para cada 180 metros de altitude que se sobe, a temperatura diminui aproximadamente 1º C.

22

23 VARIAÇÕES DE TEMPERATURA CONFORME A LATITUDE Isso acontece porque, em razão da forma geóide da Terra, os raios solares atingem a superfície terrestre de forma diferenciada.

24 NADA A VER COM O CONTEÚDO MAS É LEGAL, RSRSRS

25 SÃO MASSAS DE ÁGUA QUE SE DESLOCAM CONTINUAMENTE NA MESMA DIREÇÃO E COM IGUAL VELOCIDADE NO INTERIOR DOS OCEANOS. CORRENTES MARÍTIMAS QUENTE CONFORME A LATITUTE EM QUE SE ORIGINAM AS CORRENTES PODEM SER: FRIA

26 RELEVO também contribui para a grande variedade de climas e de paisagens vegetais. O relevo pode facilitar ou dificultar as circulações das massas de ar, influindo na temperatura As cadeias montanhosas do oeste servem como barreiras da baixa umidade vinda do Pacífico, criando desertos. Na costa leste a passagem da corrente quente do Golfo e as baixas altitudes, provocando climas mais chuvosos.

27

28 Mário Yoshida América - Climas Fonte: L Environment. Paris: Nathan, p.9 (adaptado).

29 Mário Yoshida América Vegetação Original Fonte: L Environment. Paris: Nathan, p.9 (adaptado).

30 Floresta boreal(taiga) Tundra Vegetação de montanhas Vegetação mediterrânea Estepe e pradaria temperada e subtropical Vegetação desértica Floresta tropical Floresta equatorial savanas Floresta tropical

31 CLIMA POLAR Presente nas altas latitudes do hemisfério Norte. Principal característica são suas temperaturas baixíssimas. Médias anuais de temperatura estão sempre abaixo de 0 C. Precipitações médias anuais são inferiores a 250 mm, sendo quase sempre na forma de neve. Não permite um maior desenvolvimento de vegetação, apenas durante alguns meses do ano desenvolve-se um tipo de vegetação chamado tundra. Duas importantes atividades são: caça e pesca.

32 Tundra Desenvolve-se durante o verão no extremo norte do Canadá e do Alasca, onde há clima frio polar, com invernos longos e rigorosos. É formada, sobretudo, por gramíneas, musgos e liquens.

33 CLIMA FRIO CONTINENTAL Momatiuk-Eastcott/Corbis/LatinStock Encontrado entre os 50 e 60 de latitude norte é menos rigoroso que o polar. A temperatura média do mês mais quente é de 10 C e, no inverno, cai para 10 C. As precipitações pluviométricas variam de 250 a mm anuais. Floresta Boreal no Canadá.

34 Floresta boreal (taiga) Predomina, sobretudo, nas regiões onde há o domínio de clima frio. Esta ao Sul da tundra e constitui-se principalmente de coníferas.

35 Theo Allofs/Corbis/LatinStock Clima frio de montanha OCORRRE A VEGETAÇÃO DE ALTITUTE

36 VEGETAÇÃO DE ALTITUDE OCORRE EM ELEVADAS ALTITUDES NESSAS ÁREAS HÁ A PRESENÇA DE GRAMÍNEAS, MUSGOS E LIQUENS.

37 Clima temperado No litoral da América do Norte e no litoral do sul do Chile, encontra-se o clima temperado oceânico, que se caracteriza por inverno muito frio, verão ameno e chuvas bem distribuídas durante o ano. Nas planícies centrais da América do Norte encontrase o clima temperado continental, com verões muito quentes, invernos bastante rigorosos, chuvas escassas e fortes precipitações de neve no inverno.

38 Floresta Temperada Zonas temperadas com invernos frios e verões mais longos Fauna semelhante à da taiga, mas com porcos, esquilos e outros, além de algumas aves granívoras.

39 PRADARIAS Na porção central do Canadá e dos Estados Unidos, a vegetação original é formada de estepes, que, na região, recebem o nome de pradarias. Essas áreas são intensamente aproveitadas para agricultura favorecidas pelo solo.

40 Campo de gramíneas (pradaria e estepe) Climas temperados secos e/ou sazonais Fogo é frequente Predominam gramíneas; alguns arbustos e nenhuma árvore

41 Andre Seale/Pulsar Imagens CLIMA EQUATORIAL Ocorre na maior parte das terras banhadas pelos rios da bacia Amazônica. As temperaturas médias anuais situam-se entre 24 C a 27 ºC. A pluviosidade é superior a mm e pode ultrapassar mm. Sua paisagem vegetal mais abundante é a floresta equatorial. Floresta Amazônica.

42 FLORESTA AMAZÔNICA (FLORESTA EQUATORIAL) Sempre verde (perenifólia), pois ao longo do ano não perde todas as folhas como ocorre nas florestas das zonas temperadas em certos períodos. É muito densa, tem grande variedade de espécies (heterogênea), com árvores altas e de copas largas. Conhecida como a maior floresta equatorial do mundo, está associada a um clima quente e úmido. Recobre quase toda a Região Amazônica, que corresponde a cerca da metade do território brasileiro (40%).

43 FLORESTA AMAZÔNICA (FLORESTA EQUATORIAL)

44 Clima tropical Diferencia-se do equatorial por apresentar duas estações bem definidas: a seca, que corresponde ao inverno, a chuvosa, que corresponde ao verão.

45 As savanas são formações arbustivas que apresentam raízes profundas, folhas grossas e troncos retorcidos. No Brasil, as savanas correspondem ao Cerrado.

46 Cerrado Vegetação que se desenvolve em uma grande extensão do território brasileiro. Suas árvores possuem cascas grossas e, em geral, são baixas, com troncos e galhos retorcidos. Entre as árvores, crescem arbustos e plantas rasteiras que estão adaptadas ao clima com uma estação chuvosa e outra seca.

47 Floresta Tropical Floresta densa, com grande diversidade de plantas. Nas áreas próximas ao litoral, essa formação é conhecida como Mata Atlântica e recebe grande umidade trazida pelos ventos oceânicos. Os poucos trechos preservados dessa mata são encontrados em uma faixa litorânea, entre o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul.

48 Javier Etcheverry/Alamy/Other Images Clima desértico ou árido Ocorre principalmente: no sudoeste dos Estados Unidos; no norte do México; em parte do litoral peruano; no norte do Chile (deserto de Atacama); no sul da Argentina (deserto da Patagônia). Deserto da Patagônia, na Argentina.

49 As grandes montanhas são responsáveis pela formação dos desertos na Planície Central Americana, Deserto do Atacama no Chile e o clima árido do sertão nordestino no Brasil. Como ocorre este fenômeno é representado neste desenho: Vai em direção ao continente Não consegue atravessa a montanha condensa e chove ar úmido Teremos uma região árida com cactáceas

50 José Ramalho/Folha Imagem Deserto de Atacama, no Chile. A vegetação das áreas de clima desértico é constituída por ervas e pequenos arbustos, sendo muito comum a presença de cactáceas.

51 Clima semiárido Antônio Ronaldo/Correio da Paraíba As temperaturas médias anuais são superiores a 25 C. As médias anuais de chuvas são muito irregulares. No Nordeste brasileiro, o clima semiárido é encontrado em uma área de aproximadamente 1 milhão de km². O tipo de vegetação é a caatinga. Processo de desertificação em Santa Terezinha, na Paraíba. O clima semiárido abrange ainda o oeste dos Estados Unidos e o México, na periferia de suas áreas desérticas. A vegetação apresenta-se bastante esparsa, na forma de tufos de grama.

52 Clima subtropical Ocorre em zonas de transição, entre as áreas de domínio dos climas temperado e tropical. Na América do Norte, ele é encontrado no sul e no sudeste. Na América do Sul, na porção meridional do território brasileiro. Suas temperaturas médias anuais oscilam entre 17 C e 24 C. A pluviosidade média anual varia entre e mm. No Brasil, o tipo de vegetação que corresponde a esse clima é a mata de Araucária ou mata dos Pinhais. Essa floresta, de grande importância econômica para a indústria de móveis e de papel, vem sendo intensamente devastada.

53 Mata de Araucárias Os pequenos trechos que ainda restam desse tipo de vegetação encontram-se nas áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste do Brasil, onde as temperaturas são mais baixas. Essa vegetação é formada, principalmente, por árvores conhecidas como pinheiro-do-paraná ou araucária.

54 Clima mediterrâneo Está presente No litoral da Califórnia (EUA), e em alguns trechos do Chile. Suas temperaturas médias anuais variam entre 15 C (meses mais frios) e 20 C (meses mais quentes). O verão corresponde à estação seca, enquanto o inverno marca a estação das chuvas. A vegetação típica desse clima é a mediterrânea, que se caracteriza por árvores de pequeno porte e arbustos.

55

56 Formação do Continente Americano Está relacionado a dinâmica da tectônica de placas - formação dos recortes continentais; Formação de cadeias de montanhas na borda ocidental;

57 Disposição do Relevo Em linhas gerais o relevo americano possui semelhança no sentido sul/norte; Altas cordilheiras a oeste (presença de montanhas recentes e altos planaltos; Planícies e depressões no centro; Planaltos e montanhas antigas desgastadas no leste. Os rios que drenam o Atlântico constituem grandes bacias, já os que drenam o Pacífico são de curta extensão e encachoeirados.

58 HIDROGRAFIA DA AMÉRICA América do Norte e América do Sul Há rios bastante extensos. Disponibilidade de água é relativamente confortável. que formam grandes bacias hidrográficas. A situação é mais dramática nos países insulares, ameaçados de ficarem com carência crônica de água.

59 Em muitos países a água está mal distribuída. Existindo extensas áreas de clima seco. América Central Possui rios de pequena dimensão. Densidades demográficas relativamente elevadas. Nas regiões de concentração excessiva de população corre-se o risco de faltar suprimento hídrico no futuro.

60 Vertente do Ártico Rios congelados na maior parte do ano. Destaque para o Rio Mackenzie, Canadá. Vertentes As Vertentes indicam para onde fluem as águas dos rios. Vertente do golfo do México Abriga a maior bacia Hidrográfica da América do Norte. Nascentes nos Apalaches a Leste e nas Rochosas a oeste. Destaque para o rio Mississípi e seus afluentes.

61

62 Fonte/imagem/texto:savetheanimalsincludeyou.com

63 HIDROGRAFIA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA Canadá Caracterizado por invernos rigorosos, dificulta a navegação e o aproveitamento do potencial hidrelétrico. A existência de muitos lagos no território está ligada ao degelo da calota polar, que recobriam a região na área glacial. Os rios são provenientes principalmente da precipitação em forma de neve, o que ocasiona grandes cheias na primavera e no verão

64 BAÍA DE HUDSON - CANADÁ

65 Destaca-se o rio Mississípi, um dos cursos d aguá mais extensos do mundo Nasce na fronteira com o Canadá. É navegável em quase toda a sua extensão, configurando uma das hidrovias mais movimentadas do mundo.

66 Importante via de transporte de cargas e pessoas possibilitando um intenso intercâmbio comercial entre os dois países.

67 RIO MISSISSIPI MAIOR DOS EUA, ALTAMENTE NAVEGÁVEL VERTENTE DO GOLFO DO MÉXICO

68

69

70

71

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina:

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: O que são os fatores climáticos? Os fatores climáticos são responsáveis pela formação dos climas. Portanto, são eles que fazem o clima

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia MARATONA DE EXERCÍCIOS REVISÃO DE N1 GABARITO

Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia MARATONA DE EXERCÍCIOS REVISÃO DE N1 GABARITO Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental Anos Finais Goiânia, 05/11/2018. 6º ano Turma: nº Nome do (a) Aluno (a): Professor(a): Diego Oliveira Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia

Leia mais

CLIMAS E FORMAÇÕES VEGETAIS

CLIMAS E FORMAÇÕES VEGETAIS CLIMAS E FORMAÇÕES VEGETAIS Anglo Atibaia 1º ano Aulas 42 46 Professor Marcelo Gameiro CLIMAS DO MUNDO Climas do mundo Baixa latitude Média latitude Alta latitude ZONA INTERTROPICAL ZONA TEMPERADA ZONA

Leia mais

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA 8º ANO Geografia Prof. Esp. Franciane Borges Créditos: Zonas térmicas Altitude Amplitude térmica: é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima, em determinado

Leia mais

Terminologia Vegetal Aciculifoliadas folhas em forma de agulha; Latifoliadas folhas largas e grandes; Perenes nunca perdem as folhas por completo; Caducas (decíduas) perdem as folhas antes de secas ou

Leia mais

FORMAÇÕES VEGETACIONAIS AULA 7

FORMAÇÕES VEGETACIONAIS AULA 7 FORMAÇÕES VEGETACIONAIS AULA 7 Climas quentes Clima Equatorial Quente e úmido; Médias térmicas entre 24 a 28 C; Baixa amplitude térmica; Elevado índice pluviométrico, acima de 2.000 mm; Ex: Amazônia, Floresta

Leia mais

Geografia. Prof. Franco.

Geografia. Prof. Franco. Geografia Prof. Franco Email: ffrancogeo@bol.com.br BIOMAS Bioma Tundra Taiga (Florestas Boreais) Florestas Temperadas Precipitação e umidade umidade e chuva moderadas umidade e chuva moderadas chuva

Leia mais

Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO

Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO É uma comunidade de plantas e animais, com formas de vidas e condições ambientais semelhantes, cada bioma é representado por um tipo de vegetação. Um bioma

Leia mais

ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA

ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Monte McKinley, EUA Grand Canyon, EUA. Idaho, EUA Montes Apalaches, EUA e

Leia mais

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia Climas Do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CLIMAS DO BRASIL Tempo x Clima Tempo meteorológico estado momentâneo da atmosfera. Clima sucessão habitual

Leia mais

Revisão de Geografia. 1ª prova do 4º Bimestre PROFESSOR DANILO. d) Polar e marítima CONTEÚDO AS MASSAS DE AR. a) Conceito. c) Massas de ar no Brasil

Revisão de Geografia. 1ª prova do 4º Bimestre PROFESSOR DANILO. d) Polar e marítima CONTEÚDO AS MASSAS DE AR. a) Conceito. c) Massas de ar no Brasil Revisão de Geografia 1ª prova do 4º Bimestre PROFESSOR DANILO a) Conceito CONTEÚDO AS MASSAS DE AR Massas de ar são porções da atmosfera que se deslocam e carregam consigo as características dos lugares

Leia mais

Terminologia Vegetal

Terminologia Vegetal Efeitos da latitude e da altitude sobre os biomas. Terminologia Vegetal Aciculifoliadas folhas em forma de ; Coriáceas folhas, e normalmente ; Decíduas antes de secas ou invernos rigorosos; Latifoliadas

Leia mais

O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL

O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL [...] Não tinha inverno e verão em Brasília, tinha o tempo da seca e tempo das chuvas. Uma vez choveu onze dias sem parar, e as pessoas andavam quase cegas debaixo do aguaceiro,

Leia mais

Prof.ª: Leila Fritz Ciências

Prof.ª: Leila Fritz Ciências Prof.ª: Leila Fritz Ciências 2018 Bioma: Uma comunidade de plantas e animais, com formas de vida e condições ambientais semelhantes. (Clements, 1916) Tundra Tundra A tundra é o bioma mais jovem da Terra.

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS Prof ª Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia.

Leia mais

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA 8º ANO Geografia Prof. Esp. Franciane Borges Créditos: Sistema de Ensino CNEC - MG A maior parte da Europa está situada entre o Trópico de Câncer e o Círculo

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série:

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série: Professor: Yuri Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade). BIOMAS Um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Caracterizado por um tipo principal de vegetação (Num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma

Leia mais

Temperatura Pressão atmosférica Umidade

Temperatura Pressão atmosférica Umidade O CLIMA Elementos do clima Temperatura Pressão atmosférica Umidade São responsáveis por caracterizar os climas. TEMPERATURA Corresponde à quantidade de calor. Pressão atmosférica Força que o peso do ar

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA QUADRO NATURAL (FÍSICO) VEGETAÇÃO CLIMA Você já estudou 6º ano RELEVO HIDROGRAFIA O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) Teoria

Leia mais

CONTINENTE EUROPEU. Prof.º Sueli Onofre

CONTINENTE EUROPEU. Prof.º Sueli Onofre CONTINENTE EUROPEU Prof.º Sueli Onofre TAMANHO E LOCALIZAÇÃO América Do Norte EUROPA Ásia OCEANO ÁRTICO América Central África OCEANO PACÍFICO América do Sul OCEANO ATLÂNTICO OCEANO ÍNDICO Oceania TAMANHO

Leia mais

Formações vegetais do mundo

Formações vegetais do mundo Climas do mundo Formações vegetais do mundo Fatores climáticos Latitude: Quanto mais nos afastarmos do Equador, menor a temperatura. A Terra é iluminada pelos raios solares com diferentes inclinações.

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2

Leia mais

Os principais aspectos físicos do continente americano

Os principais aspectos físicos do continente americano Os principais aspectos físicos do continente americano O CONTINENTE AMERICANO CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente americano se destaca pela sua grande extensão Norte-Sul. É o segundo maior continente do

Leia mais

CLIMAS DE PERNAMBUCO

CLIMAS DE PERNAMBUCO CLIMAS DE PERNAMBUCO EP quente e úmida TP quente e úmida PP Fria e úmida EC Quente e úmida EA Quente e úmida TA Quente e úmida TC Quente e SECA PA Fria e úmida FENÔMENOS DA MPA Friagem na Amazônia

Leia mais

Escola Estadual Senador Filinto Müller. Tipos De Clima

Escola Estadual Senador Filinto Müller. Tipos De Clima Escola Estadual Senador Filinto Müller Tipos De Clima Trabalho De Geografia Tipos De Clima Nome: João Vitor, Wuanderson N:09, 23. Equatorial Clima quente e úmido durante o ano todo, em regiões localizadas

Leia mais

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas).

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). CLIMAS DO MUNDO ;;. V jlóyufrdcdf Latitude Tipos de Chuvas Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). Chuvas Frontais: é resultado do encontro

Leia mais

Clima tempo atmosférico

Clima tempo atmosférico CLIMA E TEMPO ATMOSFÉRICO Clima tempo atmosférico é o conjunto de variações do tempo determinado lugar necessita de pelo menos de 30 anos de medições, observações e estudos das características dos tipos

Leia mais

Tempo & Clima. é o estado físico das condições. atmosféricas em um determinado momento e local, podendo variar durante o mesmo dia.

Tempo & Clima. é o estado físico das condições. atmosféricas em um determinado momento e local, podendo variar durante o mesmo dia. Climatologia É uma parte da que estuda o tempo e o clima cientificamente, utilizando principalmente técnicas estatísticas na obtenção de padrões. É uma ciência de grande importância para os seres humanos,

Leia mais

Biomas terrestres. Gabriela Ferreira 6º ano

Biomas terrestres. Gabriela Ferreira 6º ano Biomas terrestres Gabriela Ferreira 6º ano Tundra Tundra é um tipo de vegetação rasteira típica de regiões polares que ficam cobertas por gelo durante grande parte do ano. Na época do verão, este gelo

Leia mais

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas Aluno(a): Série(Ano): Turma: Turno: Data: / / Professor(a): 1- Observe a figura abaixo. EXERCÍCIO ONLINE 6º ANO GEOGRAFIA

Leia mais

CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS. GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira

CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS. GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira PRINCIPAIS CLIMAS MUNDIAIS PRINCIPAIS CLIMAS MUNDIAIS Tefe 3º 22 S 28 Thiruvanantha 8º 29 N 28 24 24 2 2 Temperaturas médias mensais sempre

Leia mais

Hidrografia e Climatologia

Hidrografia e Climatologia Hidrografia e Climatologia Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Ficha técnica da água A fórmula química da água é H 2 O; A origem da água na Terra está associada ao processo

Leia mais

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO A colonização na América do Norte iniciou-se depois quando comparada ao processo de colonização da América

Leia mais

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 3 Biomas e Domínios Morfoclimáticos

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 3 Biomas e Domínios Morfoclimáticos Geografia Física Turmas: T/R Chicão Aula 3 Biomas e Domínios Morfoclimáticos Geografia Física Turmas TR 1 Sem Cartografia, escala, fuso horário, geologia e relevo 02/08 Dinâmica climática 16/08 Dinâmica

Leia mais

Ásia: características naturais gerais. Páginas 26 à 45.

Ásia: características naturais gerais. Páginas 26 à 45. Ásia: características naturais gerais Páginas 26 à 45. Ásia: formas de relevo Extremos altitudinais do relevo mundial. PONTO MAIS ELEVADO Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia. PONTO MAIS BAIXO Depressão

Leia mais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais Continente Americano Aspectos Gerais Módulo 19 frente 03 Livro 3 páginas 131 a 132 As diferenças culturais e linguísticas dos povos que colonizaram a América deram origem à divisão do continente americano

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) QUADRO NATURAL (FÍSICO) VEGETAÇÃO CLIMA Você já estudou 6º ano RELEVO HIDROGRAFIA

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Ufsc 2013) A caracterização do clima de uma região depende de elementos como temperatura, umidade e pressão atmosférica. Há também fatores como a distância de uma região para o mar, correntes marítimas,

Leia mais

Localização : em áreas de baixas latitudes, ao longo da linha equatorial.

Localização : em áreas de baixas latitudes, ao longo da linha equatorial. Curso Completo Professor João Felipe Geografia Tipos de Clima No Brasil e no Mundo CLIMA EQUATORIAL Localização : em áreas de baixas latitudes, ao longo da linha equatorial. 1 Apresentam baixas pressões

Leia mais

. 01Questão: (UFRJ-RJ) O texto a seguir se refere aos grandes conjuntos climatobotânicos.

. 01Questão: (UFRJ-RJ) O texto a seguir se refere aos grandes conjuntos climatobotânicos. IV - REVISA CAESP HUMANAS 6ºANO 3ºBIMESTRE Nome: N o Turma: Prof.(ª): ELIELTON FUCKS Data: / /. 01Questão: (UFRJ-RJ) O texto a seguir se refere aos grandes conjuntos climatobotânicos. A vegetação é reflexo

Leia mais

Recursos hídricos. Especificidade do clima português

Recursos hídricos. Especificidade do clima português Recursos hídricos Especificidade do clima português Recurso insubstituível e suporte de Vida A água é fundamental para os sistemas naturais, para a vida humana e para as atividades económicas. O Tejo,

Leia mais

Domínios Florestais do Mundo e do Brasil

Domínios Florestais do Mundo e do Brasil Domínios Florestais do Mundo e do Brasil Formações Florestais: Coníferas, Florestas Temperadas, Florestas Equatoriais e Florestas Tropicais. Formações Herbáceas e Arbustivas: Tundra, Pradarias Savanas,

Leia mais

BIOLOGIA» UNIDADE 10» CAPÍTULO 1. Biomas

BIOLOGIA» UNIDADE 10» CAPÍTULO 1. Biomas Bioma: área do espaço geográfico, distribuída em várias partes do mundo, que apresenta uniformidade da fitofisionomia vegetal e de seus organismos associados; Principais determinantes do padrão de cada

Leia mais

AULA CLIMA MUNDO. Prof. Diogo Máximo

AULA CLIMA MUNDO. Prof. Diogo Máximo AULA CLIMA MUNDO Prof. Diogo Máximo O clima de um lugar ou região é a sucessão habitual dos estados de tempo, ao longo do ano, sobre esse mesmo lugar ou região, ou seja, uma síntese anual do tempo. O estado

Leia mais

O que você deve saber sobre BIOMAS MUNDIAIS

O que você deve saber sobre BIOMAS MUNDIAIS Biomas Terrestres O que você deve saber sobre BIOMAS MUNDIAIS Existe uma relação direta entre os chamados fatores abióticos e as formações vegetais terrestres. Elementos do clima, como temperatura e umidade,

Leia mais

ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA

ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA AULA 5 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA CARACTERÍSTICAS DO RELEVO CARACTERÍSTICAS DO RELEVO Norte Planície da Sibéria Subsolo rico em petróleo e gás natural CARACTERÍSTICAS DO RELEVO Sul

Leia mais

Fatores climáticos altitude. Inversão de proporcionalidade em relação à temperatura

Fatores climáticos altitude. Inversão de proporcionalidade em relação à temperatura Clima Fatores climáticos altitude Inversão de proporcionalidade em relação à temperatura Maior altitude menor temperatura 23 0 C 30 0 C Altitude Brasil Relevo de pequena variação altimétrica Pequena influência

Leia mais

Biomas do Brasil. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Professor Alexson Costa Geografia

Biomas do Brasil. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Professor Alexson Costa Geografia Biomas do Brasil Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Biomas Biomas: conjunto de diversos ecossistemas. Ecossistemas: conjunto de vida biológico. Biomassa: é quantidade

Leia mais

ECA_2ª etapa. 2. Observe os gráficos a seguir: Página 1 de 6

ECA_2ª etapa. 2. Observe os gráficos a seguir: Página 1 de 6 1. Analise os dois climogramas que seguem e, pelas informações que eles apresentam e pelos seus conhecimentos sobre o tema, identifique a classificação climática e a cidade onde ocorrem. a) 1) Equatorial

Leia mais

Conjunto de ecossistemas caracterizados por tipos fisionômicos vegetais comuns.

Conjunto de ecossistemas caracterizados por tipos fisionômicos vegetais comuns. OS BIOMAS BIOMAS Conjunto de ecossistemas caracterizados por tipos fisionômicos vegetais comuns. ECOSSISTEMA Comunidade de organismos (biocenose) junto com o ambiente físico e químico (biótopo) no qual

Leia mais

REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017

REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017 REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017 O Brasil apresenta predomínio de climas quentes devido à sua localização no planeta, com grande porção de terras na zona intertropical. A diversidade climática do país é

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 6 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 3 1- (0,5) Embora haja dificuldade em oficializar a data do primeiro mapa

Leia mais

Geografia. Climas do Brasil. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Climas do Brasil. Professor Thomás Teixeira. Geografia Climas do Brasil Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CLIMATOLOGIA BRASILEIRA O clima é formado pelo conjunto de todos os fenômenos climáticos. Já o tempo é o estado

Leia mais

REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO

REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO ASPECTOS FÍSICOS Dentre todos os aspectos físicos presentes na região Nordeste, os que mais se destacam por suas peculiaridades são o clima e a vegetação.

Leia mais

Biomas / Ecossistemas brasileiros

Biomas / Ecossistemas brasileiros GEOGRAFIA Biomas / Ecossistemas brasileiros PROF. ROGÉRIO LUIZ 3ºEM O que são biomas? Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna

Leia mais

1. (FACERES) 2. (FATEC) 3. (UNIMES)

1. (FACERES) 2. (FATEC) 3. (UNIMES) 1. (FACERES) Característico das regiões localizadas em médias latitudes, como Buenos Aires, nas quais já começam a se delinear as quatro estações do ano. Tem chuvas abundantes e bem distribuídas, verões

Leia mais

A NATUREZA DO BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO

A NATUREZA DO BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO A NATUREZA DO BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO A NATUREZA DO BRASIL (...) Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso (...) Hino Nacional Brasileiro A NATUREZA DO BRASIL: O CLIMA Os climas

Leia mais

Grandes Ideias. CLIMAS QUENTES: Os. climas quentes situam-se, como o nome zona quente (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio).

Grandes Ideias. CLIMAS QUENTES: Os. climas quentes situam-se, como o nome zona quente (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio). PÁG: 1 / Os Climas do Mundo: CLIMAS QUENTES: Os climas quentes situam-se, como o nome indica, na zona quente (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio). 1. Clima Equatorial: Estação Quente e Húmida:

Leia mais

Geo. Monitor: Bruna Cianni

Geo. Monitor: Bruna Cianni Geo. Professor: Claudio Hansen Monitor: Bruna Cianni Climogramas e climas do Brasil 03/05 out RESUMO Como é feita a representação climática? O climograma são formas de representar graficamente os padrões

Leia mais

Continente Americano. (prof. Padovani 8º ano) LOCALIZAÇÃO

Continente Americano. (prof. Padovani 8º ano) LOCALIZAÇÃO LOCALIZAÇÃO Com a maior parte das terras localizadas no Hemisfério Norte, parte no Hemisfério Sul e totalmente a oeste do Meridiano de Greenwich, esse continente é cortado pela Linha do Equador, na altura

Leia mais

Climatologia -> um dos ramos da geografia

Climatologia -> um dos ramos da geografia Climatologia -> um dos ramos da geografia física que estuda o clima e o tempo e as relações entre fenômenos da atmosfera e outros elementos geográficos Destacar a diferença entre tempo e clima - tempo

Leia mais

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Para realizar as atividades, consulte os Slides sobre Continente Americano (Ativ. nº 25 - Site padogeo.com) ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

BIO GEOGRAFIA Dominios Morfoclimáticos

BIO GEOGRAFIA Dominios Morfoclimáticos BIO GEOGRAFIA Dominios Morfoclimáticos Domínio Morfoclimático É uma unidade do espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia, o solo e a altitude específicos (biomas). Alguns,

Leia mais

Confidencial Personalizado para Nome da empresa Versão 1.0. Clima. Prof. Gonzaga

Confidencial Personalizado para Nome da empresa Versão 1.0. Clima. Prof. Gonzaga Confidencial Personalizado para Nome da empresa Versão 1.0 Clima Prof. Gonzaga Tempo Clima - Tempo condições atmosféricas de um determinado lugar/momento - Clima: histórico do comportamento do tempo atmosférico

Leia mais

CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza CLIMA BRASIL: tipos climáticos 1 Equatorial 2 Tropical 3 Tropical de Altitude 4 Tropical Atlântico/Úmido 5 Semi-Árido 6- Subtropical -Inverno rigoroso - chuvas

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) ÁSIA: BERÇO DE IMPÉRIOS MILENARES Império Otomano 1299-1923 Império Chinês 1250 a.c. - 1916 d.c.

Leia mais

Biomas Terrestres. Prof. Bosco Ribeiro

Biomas Terrestres. Prof. Bosco Ribeiro Biomas Terrestres Prof. Bosco Ribeiro Introdução São regiões de grande extensão onde se desenvolveu, predominantemente, um determinado tipo de vida, as quais são, em grande parte, distribuídas pela superfície

Leia mais

https://www.youtube. com/watch?v=o6fni7 MLnfY

https://www.youtube. com/watch?v=o6fni7 MLnfY https://www.youtube. com/watch?v=o6fni7 MLnfY Área aproximada de 42 milhões de km². Grande extensão latitudinal. Composta por 35 países e 18 territórios. Oceanos: Atlântico e Pacífico. Regionalizações

Leia mais

9 ANO CIÊNCIAS PROF. REJANE C. BARCELLOS

9 ANO CIÊNCIAS PROF. REJANE C. BARCELLOS 9 ANO CIÊNCIAS PROF. REJANE C. BARCELLOS TUNDRA: LOCALIZA-SE NO CÍRCULO POLAR ÁRTICO. COMPREENDE NORTE DO ALASCA E DO CANADÁ, GROELÂNDIA, NORUEGA, SUÉCIA, FINLÂNDIA, SIBÉRIA. RECEBE POUCA ENERGIA SOLAR

Leia mais

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS - Aquáticos Mares e oceanos Talássicos São as regiões com a maior variedade de vida do planeta, nem as florestas tropicais igualam-se às regiões litorâneas;

Leia mais

RELEVO E CLIMA DO BRASIL. Prof. Bruno Peres

RELEVO E CLIMA DO BRASIL. Prof. Bruno Peres RELEVO E CLIMA DO BRASIL Prof. Bruno Peres Relevo submarino Relevo submarino CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO Aroldo de Azevedo - esta classificação data de1940, sendo a mais tradicional. Ela considera

Leia mais

MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO

MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO CLIMA MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO Link para o vídeo que demonstra o movimento de translação da terra, comentando sobre as estações do ano e sobre a incidência dos raios solares na terra. http://www.youtube.com/watch?v=xczimavuxge

Leia mais

CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza CLIMA BRASIL: tipos climáticos 1 Equatorial 2 Tropical 3 Tropical de Altitude 4 Tropical Atlântico/Úmido 5 Semi-Árido 6- Subtropical Clima Equatorial Caracteriza-se

Leia mais

PROFº CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA

PROFº CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA PROFº CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA AQUELA QUE TRAZ EMOÇÃO. PARA VOCÊ E SEU IRMÃO!!!A Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão CLIMA E TEMPO SÃO IGUAIS? Clima: é a sucessão habitual dos tipos de tempo

Leia mais

Diferenciando Tempo e Clima

Diferenciando Tempo e Clima Diferenciando Tempo e Clima A atmosfera terrestre é essa instável camada gasosa que nos cerca, retida pela força da gravidade e fundamental à manutenção da vida no nosso planeta. Isso é possível e m função

Leia mais

9. Formações vegetais. Páginas 02 à 23.

9. Formações vegetais. Páginas 02 à 23. 9. Formações vegetais Páginas 02 à 23. Formação e distribuição da vegetação ECOSSISTEMAS Ambientes formados pela relação entre seres vivos e não vivos que interagem entre si, dando suporte ao desenvolvimento

Leia mais

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS Profº Gustavo Silva de Souza Os Biomas Brasileiros O Brasil possui grande diversidade climática e por isso apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 12/09/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 2 Dinâmica Climática

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 2 Dinâmica Climática Geografia Física Turmas: T/R Chicão Aula 2 Dinâmica Climática Geografia Física Turmas TR 1 Sem Cartografia, escala, fuso horário, geologia e relevo 02/08 Dinâmica climática 16/08 Dinâmica climática 30/08

Leia mais

CAMADAS DA ATMOSFERA

CAMADAS DA ATMOSFERA CAMADAS DA ATMOSFERA 1 BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO AUMENTOU, mas... Segundo um relatório divulgado em 2009 pelo Comitê Científico de Pesquisa Antártica, SCAR, o buraco na camada de ozônio continua regredindo

Leia mais

EUROPA ASPECTOS NATURAIS Módulo 12 Frente 03 Livro 2 (paginas 210 a 215)

EUROPA ASPECTOS NATURAIS Módulo 12 Frente 03 Livro 2 (paginas 210 a 215) EUROPA ASPECTOS NATURAIS Módulo 12 Frente 03 Livro 2 (paginas 210 a 215) Vamos conhecer melhor as características naturais da Europa Imagem:TUBS/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Imagem:

Leia mais

Duas dessas massas de ar são formadas nas proximidades do Equador:

Duas dessas massas de ar são formadas nas proximidades do Equador: GEOGRAFIA DO BRASIL Massas de ar Além da importância dos fatores climáticos estáticos (latitude e altitude), deve-se destacar também a atuação dos fatores dinâmicos sobre os climas encontrados no território

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO. ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSORA: Adriana Soares

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO. ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSORA: Adriana Soares LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSORA: Adriana Soares DATA: / / QUESTÃO 01 - A teoria da Deriva Continental, defendida por cientistas como Alfred Wegener, apontava que

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 26 PAISAGENS CLIMATOBOTÂNICAS: FATORES E ELEMENTOS

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 26 PAISAGENS CLIMATOBOTÂNICAS: FATORES E ELEMENTOS GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 26 PAISAGENS CLIMATOBOTÂNICAS: FATORES E ELEMENTOS Como pode cair no enem No mapa, as letras A, B e C indicam as posições e as trajetórias das principais massas

Leia mais

DEFINIÇÃO DE BIOMA. Segundo o IBGE:

DEFINIÇÃO DE BIOMA. Segundo o IBGE: BIOMAS DA TERRA DEFINIÇÃO DE BIOMA Segundo o IBGE: Um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com

Leia mais

Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA I

Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA I Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 2ª Data: / / 2018. LISTA DE GEOGRAFIA I Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel

Leia mais

Como estudar o o tempo?

Como estudar o o tempo? Clima e tempo Como estudar o o tempo? É preciso observar os tipos de tempo. Realiza-se a medição dos elementos climáticos, ou seja, das características do tempo. Analisa-se os fatores climáticos, ou seja,

Leia mais

AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos.

AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos. AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos. Relevo de Santa Catarina Clima de Santa Catarina Fatores de influência do Clima Latitude; Altitude; Continentalidade

Leia mais

Região Nordestina. Cap. 9

Região Nordestina. Cap. 9 Região Nordestina Cap. 9 Divisão Regional -IBGE Eles têm características semelhantes. As primeiras divisões regionais propostas para o país, eram baseadas apenas nos aspectos físicos, ou seja, ligados

Leia mais

Climas, formações vegetais e produções agrícolas

Climas, formações vegetais e produções agrícolas Climas, formações vegetais e produções agrícolas Tipos de Climas O modo como se combinam os diferentes elementos climáticos, em especial a temperatura e a precipitação, conduz à existência de vários tipos

Leia mais

Com base nos pontos foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como. pontos : nordeste (NE), (NO), sudeste (SE) e (SO).

Com base nos pontos foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como. pontos : nordeste (NE), (NO), sudeste (SE) e (SO). PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Complete as

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Geografia.

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Geografia. FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2011 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE Geografia [2 a VG] 5 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Você está recebendo o APICE (Atividade para Intensificar

Leia mais

2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Clima e Formações Vegetais.

2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Clima e Formações Vegetais. 2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Clima e Formações Vegetais. Tempo estado momentâneo; condições atmosféricas ou meteorológicas de um dado momento ou lugar: * Tempo frio, quente, chuvoso, seco...

Leia mais

BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Prof ª Gustavo Silva de Souza BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Prof ª Gustavo Silva de Souza O bioma pode ser definido, segundo o IBGE, como um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de

Leia mais

A interdependência entre os elementos na BIOSFERA.

A interdependência entre os elementos na BIOSFERA. A interdependência entre os elementos na BIOSFERA. A biosfera contém inúmeros ecossistemas (conjunto formado pelos animais e vegetais em harmonia com os outros elementos naturais). Biomas: conjuntos dinâmicos

Leia mais

Clima: seus elementos e fatores de influência. Professor Fernando Rocha

Clima: seus elementos e fatores de influência. Professor Fernando Rocha Clima: seus elementos e fatores de influência Professor Fernando Rocha O que é Clima? Definições Não confundir Tempo e Clima Tempo (meteorológico): são condições atmosféricas de um determinado lugar em

Leia mais

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CARACTERÍSTICAS NATURAIS E CULTURAIS CARACTERÍSTICAS NATURAIS DO CONTINENTE AFRICANO A ÁFRICA APRESENTA ASPECTOS FÍSICOS DIVERSOS: RIOS CAUDALOSOS; EXTENSOS

Leia mais

EXEMPLO DE FAUNA. Urso-polar: Lemingue:

EXEMPLO DE FAUNA. Urso-polar: Lemingue: BIOMAS TERRESTRES TUNDRA É uma vegetação típica de regiões de altas latitudes, das áreas polares, resistente a baixas temperaturas e ao gelo. Necessita de pouca quantidade de sol durante o ano. Uma característica

Leia mais