PREÇOS REFERENCIAIS EM LICITAÇÕES DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREÇOS REFERENCIAIS EM LICITAÇÕES DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO"

Transcrição

1 PREÇOS REFERENCIAIS EM LICITAÇÕES DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO Jorge Luís Campinho Pereira da Mota AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ESPECIALIDADE ENGENHARIA ASSESSOR DA 7ª INSPETORIA GERAL DE CONTROLE EXTERNO 7ª IGE DO TCMRJ

2 RESUMO DA EXPOSIÇÃO 1. Preço Referencial: conceito e principais funções; 2. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia; 3. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ; 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ.

3 1. Preço Referencial: conceito e principais funções Conceito de Preço Referencial - Preço Referencial pode ser vislumbrado como a expressão monetária utilizada pela Administração Pública para indicação do valor previsto da despesa em uma determinada licitação. - Indica o valor médio de mercado esperado.

4 1. Preço Referencial: conceito e principais funções Funções do Preço Referencial a) Delimitação dos recursos orçamentários necessários à licitação; b) Definição da modalidade licitatória (ou mesmo a realização de licitação), quando o valor influencie tal escolha; c) Auxílio à justificativa de preços na contratação direta; d) Definição de competências sobre a contratação, quando o valor influencie a mesma; e) Definição do patamar para percepção de sobrepreços; f) Identificação de sobrepreços em itens de planilhas de custos; g) Identificação de proposta possivelmente inexequível; TORRES, Ronny Charles Lopes de. Pesquisa de Preços nas Licitações. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 18, nº 3.773, 30/10/2013. Disponível em: < Acesso em: 31 maio 2016.

5 1. Preço Referencial: conceito e principais funções Funções do Preço Referencial (cont.) h) Identificação de possível inexequibilidade em itens das planilhas de custos; i) Auxílio à identificação de vantagem econômica na renovação (prorrogação) contratual; j) Auxílio à identificação de vantagem econômica na adesão a uma ata de registro de preços; k) Auxílio ao gestor na identificação da necessidade de negociação com fornecedores, sobre os preços registrados em ata, em virtude da exigência de pesquisa periódica; l) Estabelecimento de parâmetro para eventuais alterações contratuais.

6 1. Preço Referencial: conceito e principais funções Funções do Preço Referencial (cont.) - Uma das principais funções do Preço Referencial em uma licitação é a de permitir uma correta reserva orçamentária, atendendo a diversos dispositivos legais sobre a matéria. - Outra função relevante: permitir a fixação e avaliação do critério de aceitabilidade dos preços ofertados.

7 1. Preço Referencial: conceito e principais funções Função do Preço Referencial (cont.) - Exemplo: Art. 7º, 2º, inciso III, da Lei nº 8.666/93: Art. 7 o - As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte sequência:... 2 o - As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:... III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma.

8 1. Preço Referencial: conceito e principais funções Função do Preço Referencial (cont.) - Exemplo: Art. 14 da Lei nº 8.666/93: Art Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa.

9 1. Preço Referencial: conceito e principais funções Função do Preço Referencial (cont.) - Exemplo: Art. 40, inciso X, da Lei nº 8.666/93: Art O edital conterá no preâmbulo o número de ordem em série anual, o nome da repartição interessada e de seu setor, a modalidade, o regime de execução e o tipo da licitação, a menção de que será regida por esta Lei, o local, dia e hora para recebimento da documentação e proposta, bem como para início da abertura dos envelopes, e indicará, obrigatoriamente, o seguinte:... X - o critério de aceitabilidade dos preços unitário e global, conforme o caso, permitida a fixação de preços máximos e vedados a fixação de preços mínimos, critérios estatísticos ou faixas de variação em relação a preços de referência, ressalvado o disposto nos parágrafos 1º e 2º do art. 48.

10 2. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia Preços em Licitações de Obras e Serviços - Art. 7º, 2º, inciso II, da Lei nº 8.666/93: Art. 7 o - As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte sequência:... 2 o - As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:... II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários.

11 2. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia Deve ser encontrado o preço justo!!! BRASIL, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO; Cartilha Orientações para Elaboração de Planilhas Orçamentárias de Obras Públicas, 2014.

12 2. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia - CICLO DE ORÇAMENTAÇÃO: 1. Inicialmente devem ser analisados os documentos do projeto, identificando e quantificando os serviços necessários: a) Cuidados com disposições editalícias; b) Função dos critérios de medição; c) Divisão dos serviços racionalização dos itens; d) Via de regra são empregados itens de serviço definidos em sistemas referenciais de preços.

13 2. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia - CICLO DE ORÇAMENTAÇÃO (CONT.): 2. Após a definição dos itens de serviço, passa-se à fixação dos respectivos custos unitários: a) Preços de mercado pesquisa ou cadastro; b) Para o caso de sistemas referenciais de preços, adotar as respectivas tabelas; c) Itens não enquadráveis nos sistemas existentes: pesquisa e montagem de preços de mercado; d) Atributos específicos e/ou particularidades (prazo, localização etc.) e seus impactos nos custos unitários.

14 2. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia Vantagens da Utilização de Sistemas Referenciais de Preços: Padronização dos orçamentos do Órgão; Aderência dos orçamentos ao caderno de encargos do Órgão/Entidade; Racionalização dos serviços: evita-se extenso trabalho de elaboração de composições de custo unitário e a pesquisa do preço de centenas de insumos cada vez que um orçamento for elaborado; Segurança jurídica para os orçamentistas e gestores públicos; Transparência e diminuição dos custos das construtoras para participação em licitações; Parâmetros de avaliação objetivos para os órgãos de controle; Servem como fonte de entrada para estatísticas oficiais sobre os custos da construção civil. BAETA, A. P. Formação de Preços em Obras Públicas. In: VII SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PUBLICAS - Tribunal de Contas da União, Brasília, 2002.

15 2. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia IMPORTANTE: - A ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DEFINE A NECESSIDADE DE RECURSOS PÚBLICOS PARA OBTENÇÃO DA MELHORIA DESEJADA. - NUNCA PODE SER VISLUMBRADA A INVERSÃO NESTA ORDEM, OU SEJA, O VALOR DISPONÍVEL EM CAIXA (FINANCIAMENTO ETC.) PAUTAR A ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE DETERMINADO ESCOPO/PROJETO JÁ DEFINIDO. - É CLARO QUE A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS IRÁ DEFINIR A ATUAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO, MAS NÃO PODE HAVER DIMINUIÇÃO DA IMPORTÂNCIA DE DEFINIÇÃO PRECISA DO PREÇO REFERENCIAL, VISANDO PERMITIR OU VIABILIZAR A EXECUÇÃO DA OBRA OU SERVIÇO.

16 3. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do Rio de Janeiro Existe Sistema Referencial de Preços para obras e serviços de engenharia no Município do Rio de Janeiro, qual seja, O Sistema de Custos para Obras e Serviços de Engenharia SCO-RIO. Decreto Municipal nº /1996 implantação e obrigatoriedade do SCO-RIO. Consulta disponível a todos, bastando acessar Pesquisa de preços mensal a cargo da Fundação Getúlio Vargas FGV.

17 3. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do Rio de Janeiro

18 3. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do Rio de Janeiro

19 3. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do Rio de Janeiro

20 3. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do Rio de Janeiro

21 3. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do Rio de Janeiro

22 3. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do Rio de Janeiro

23 3. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do Rio de Janeiro E quando o serviço previsto não encontra similar dentre os itens SCO-RIO existentes? Torna-se necessário criar um Item Especial (figura no orçamento como categoria IE ). O Item Especial é elaborado a partir de insumos já existentes no SCO-RIO ou com base em pesquisa direta de mercado (no mínimo três fornecedores/executores). Ainda pode haver confluência destas duas hipóteses em um único item especial.

24

25 3. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do Rio de Janeiro Dificuldade em cotações de mercado para a Administração Pública. Falta de interesse das empresas em cotar sem retorno; Sobrepreço visando futura contratação. Itens especiais são potenciais focos de incertezas para formação do preço referencial em Licitações de Obras e Serviços de engenharia. Qual a relevância do Itens Especiais nos orçamentos?

26 3. Preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do Rio de Janeiro Concorrência SMO nº valor do orçamento (R$) % relativa a itens especiais valor relativo a itens especiais (R$) 03/ ,69 41, ,29 04/ ,90 39, ,38 05/ ,23 54, ,51 06/ ,14 38, ,53 07/ ,76 35, ,89 TOTAL ,72 40, ,60

27 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ Dentre as diversas competências/atribuições do TCMRJ, encontra-se a análise dos Editais de Licitação na modalidade de Concorrência Pública. Esta análise é efetuada por órgão especializado, qual seja, a 7ª Inspetoria Geral de Controle Externo 7ª IGE. Principal base legal: 2º do Art. 113 da Lei nº 8.666/93, que faculta aos Tribunais de Contas a solicitação dos Editais para exame.

28 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ Art O controle das despesas decorrentes dos contratos e demais instrumentos regidos por esta Lei será feito pelo Tribunal de Contas competente, na forma da legislação pertinente, ficando os órgãos interessados da Administração responsáveis pela demonstração da legalidade e regularidade da despesa e execução, nos termos da Constituição e sem prejuízo do sistema de controle interno nela previsto o Os Tribunais de Contas e os órgãos integrantes do sistema de controle interno poderão solicitar para exame, até o dia útil imediatamente anterior à data de recebimento das propostas, cópia de edital de licitação já publicado, obrigando-se os órgãos ou entidades da Administração interessada à adoção de medidas corretivas pertinentes que, em função desse exame, lhes forem determinadas.

29 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ O Tribunal de Contas pode determinar a correção de edital e, neste caso, os órgãos e entidades ficam obrigados a adotar as medidas corretivas determinadas. Nesse sentido já decidiu o STF: Exame de editais pelos Tribunais de Contas efeitos STF decidiu:...contrariando diametralmente as disposições ínsitas no 2º do artigo 113 da Lei nº 8.666/93, que estabelece, expressa e textualmente, a obrigatoriedade de submissão dos Editais à Corte de Contas, obrigando-se, ainda, o Administrador a promover as alterações determinadas. Fonte: STF. Suspensão de segurança nº DJU, 19 out Seção 1. Pág.26/27.

30 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ Aumento das necessidades do Município do RJ (JMJ em 2013, Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016) gerou um número expressivo de Licitações voltadas para a execução de obras públicas, diversas delas com valores muito elevados. A parcela mais relevante das Concorrências analisadas pela 7ª IGE, tanto em quantidade de Editais como no que se refere aos custos envolvidos, versa sobre a execução de obras de engenharia (acima de 90%).

31 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ No Município do Rio de Janeiro, o TCMRJ determina a remessa dos Editais de Concorrência em 03 (três) dias úteis a contar da publicação do aviso de licitação. Sequência/prazos de tramitação interna dos autos de Editais de Concorrência até a votação em Plenário assegura que o exame seja finalizado antes do prazo para entrega das propostas das licitantes.

32 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ Dois Aspectos Distintos: a) Análise quanto ao atendimento (formal e material) dos ditames legais que regem a matéria. b) Análise de Engenharia: Compatibilidade entre os documentos técnicos - projetos básicos e correlatos (Desenhos, ET s, MD s, TR s etc.); Orçamento e respectiva MC de quantitativos PREÇO REFERENCIAL; Parcelas de maior relevância técnica.

33 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ Atendimento aos ditames legais que regem a matéria: - Tempestividade da remessa da cópia do Edital e documentação correlata ao TCMRJ; - Existência e conformidade legal (elementos mínimos) da publicação dos Avisos de Licitação nos Veículos adequados (D.O. Rio, jornal de grande circulação e D.O.U., se for o caso); - Observância da antecedência mínima entre a publicação do Aviso e a realização do Certame; - Envio de cópia do Parecer Jurídico por parte da Procuradoria Geral do Município - PGM, com fundamentação e/ou ajustes da Jurisdicionada em caso de restrições; - Comprovação do atendimento aos requisitos impostos pelo Art. 16 da LRF;

34 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ Atendimento aos ditames legais que regem a matéria (cont.): - Atendimento ao Art. 2º do Decreto Municipal nº /09, através do envio da cópia da Declaração de Conformidade do Edital e do Contrato com as respectivas Minutas-Padrão; - Encaminhamento da cópia do Acompanhamento da Reserva de Dotação, suficiente para a execução das obras ou serviços no exercício financeiro em curso, em conformidade com o art. 7º, 2º, inciso III, da Lei nº 8.666/93; - Adequado equacionamento das questões ligadas ao meio ambiente, incluindo, quando pertinente, todas as licenças, permissões e autorizações necessárias ao pleno exercício das atividades objeto do Certame, nos termos da legislação vigente; - Outros aspectos concernentes a exigências da Lei 8.666/93 (cópia do Edital datada e assinada/rubricada etc.).

35 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ Análise de engenharia: - Projetos Básicos e correlatos - compatibilidade Via de regra insuficiente (conflito com regramento jurídico) problema de âmbito nacional; Impacto no orçamento (incertezas); Importante: o TCMRJ não possui como missão institucional analisar tecnicamente os projetos de engenharia quando da análise dos Editais de Licitação publicados pelo Poder Executivo. - Parcelas de Maior Relevância Motivação e imprescindibilidade das parcelas; Preocupação em não comprometer a competitividade do Certame.

36 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ Análise de engenharia (cont.): - Orçamento PREÇO REFERENCIAL Pertinência na escolha dos itens de serviço compatibilidade com projeto melhor definição possível nesta fase; Quantitativos: nível da avaliação e MC de quantidades; Consistência entre itens correlatos (ex: concreto, aço e fôrma); Curva ABC; Itens de mão-de-obra e equipamentos avulsos ; Itens de transporte (DMT, capacidade do caminhão etc.) e de disposição final de resíduos; Itens Especiais (fora do sistema SCO-Rio).

37 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ Itens Especiais principais aspectos Realmente não há item(ns) SCO compatível(is)? (ex. demolição de viadutos). Quantitativo de insumo não justificado e sem base conhecida. Definição da unidade mais coerente. (ex. comprimento para estrutura metálica, ao invés de peso). Comparação com item especial já empregado em obras passadas. (ex. pavimentos especiais). Quantitativo de insumo maior do que em item SCO semelhante. (ex. camada de rachão para subleito hora de servente e rolo compactador até 10x maior do que em itens similares SCO).

38 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ Itens Especiais principais aspectos (cont.) Menos de três propostas de mercado. Todas as propostas de outras praças. Proposta inserida para outro item especial contempla serviço mais barato. (ex. banco e guarda corpo em aço). Escopo da proposta contempla serviços que já estão considerados em item/insumo em separado. (ex. porta automática proposta incluía fornecimento e montagem, tendo sido inseridos insumos em separado para montagem). Material proposto de maior qualidade do que o exigido no Termo de Referência e/ou Projeto Básico. (ex. batente em borracha com dureza elevada, sem parâmetro balizador no Termo de Referência e/ou projeto básico)

39 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ Itens Especiais principais aspectos (cont.) Algum insumo já está previsto em item SCO em separado. (ex. escada para passarela e respectivo guarda-corpo). Análise da confiabilidade das propostas. (ex. redação idêntica, formatação semelhante, preços muito próximos, mesmo CNPJ etc).

40 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ Efeito do controle externo a cargo do TCMRJ sobre os preços referenciais das Concorrências de obras e serviços de engenharia O exame das Licitações ligadas à execução de obras públicas por parte do TCMRJ apresenta um caráter pedagógico, por vezes intangível, que já pode ser percebido nos Editais de Concorrência mais recentes, onde se verifica que as não conformidades têm aparecido em menor freqüência, demonstrando que o objetivo comum vem sendo alcançado, qual seja, uma contratação mais vantajosa para a Administração.

41 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ Efeito do controle externo a cargo do TCMRJ sobre os preços referenciais das Concorrências de obras e serviços de engenharia O que se busca é o preço justo para o escopo pretendido. O foco do TCMRJ não é restrito à diminuição do orçamento, já tendo ocorrido solicitações para corrigir inconsistências que levam a um aumento nos custos.

42 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ Efeito do controle externo a cargo do TCMRJ sobre os preços referenciais das Concorrências de obras e serviços de engenharia (cont.): O exame pelo TCMRJ antes do recebimento/abertura dos envelopes pela Administração possibilita que eventuais imperfeições sejam sanadas antes da adjudicação e formalização do Contrato, objetivando proporcionar uma contratação mais vantajosa, que poderia ser prejudicada por algum vício nos documentos licitatórios, cuja reparação a posteriori não surtiria o efeito desejado, em prol da garantia da legalidade, legitimidade e economicidade.

43 4. Atuação do TCMRJ no controle dos preços referenciais em Licitações de Obras e Serviços de engenharia no Município do RJ Efeito do controle externo a cargo do TCMRJ sobre os preços referenciais das Concorrências de obras e serviços de engenharia (cont.): A partir das análises técnicas efetuadas pela 7ª IGE, a Administração Municipal realizou ajustes nos orçamentos (preços referenciais) que resultaram na supressão de aproximadamente R$ 700 milhões na estimativa total de custos em Editais de Concorrência de obras públicas, apenas no período dos últimos cinco anos. Este valor é só um indicador mensurável, mas certamente o aspecto intangível da atuação do TCMRJ é sensivelmente maior.

44 OBRIGADO PELA ATENÇÃO Jorge Luís Campinho Pereira da Mota ASSESSOR DA 7ª INSPETORIA GERAL DE CONTROLE EXTERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO PARECER PRÉVIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO PARECER PRÉVIO PARECER PRÉVIO Processo nº 37/2018 PMCC CPL Convite nº 2/2018 Solicitante: Presidente da CPL. Objeto: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO DE IMPRESSÃO DE ALTA PERFORMANCE VISANDO ATENDER ÀS NECESSIDADES DO DEPARTAMENTO

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática CAPACITAÇÃO Funcionários Departamento de Compras e Licitações Membros da Comissão de Licitações Pregoeiro e Equipe de Apoio Legislação e Prática LICITAÇÃO Procedimento administrativo prévio à contratação

Leia mais

Noções de Administração de Recursos Materiais

Noções de Administração de Recursos Materiais Noções de Administração de Recursos Materiais Lei nº 8.666 Edital de Licitação Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Noções de Administração de Recursos de Materiais EDITAL DE LICITAÇÃO

Leia mais

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE ABARE/BAHIA. PROCESSO LICITATÓRIO DE N. 0021/2016 PARECER JURÍDICO

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE ABARE/BAHIA. PROCESSO LICITATÓRIO DE N. 0021/2016 PARECER JURÍDICO PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE ABARE/BAHIA. PROCESSO LICITATÓRIO DE N. 0021/2016 PARECER JURÍDICO EMENTA: DIREITO ADMINISTRATIVO, LICITAÇÃO, PREGÃO, PRESENCIAL, MENOR PREÇO, GLOBAL, REFORMA, AMPLIAÇÃO

Leia mais

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública Magno Subtil Registro de Preços Decreto Estadual 7.437/2011 Sistema de Registro de Preços é o conjunto de procedimentos para registro

Leia mais

Divisão de Gestão de Materiais

Divisão de Gestão de Materiais Divisão de Gestão de Materiais Coordenadoria Administrativa do Complexo da Reitoria e Administração Central - ETAGAE Ciclo de Palestras Reitoria 27/02/14 Rua Sena Madureira, 1500 5 andar 11-3385-4209 Divisão

Leia mais

Estado do Pará PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX DO XINGU Controladoria Geral do Munícipio PARECER DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO

Estado do Pará PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX DO XINGU Controladoria Geral do Munícipio PARECER DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO PARECER DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO Parecer CGM nº 006/2016 Solicitante: Departamento de Licitação Expediente: Processo Licitatório nº TP010/2015 Modalidade: Tomada de Preço Tratam os autos de

Leia mais

PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA Assessoria e Consultoria Jurídica - ACJUR Construindo Uma Nova História

PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA Assessoria e Consultoria Jurídica - ACJUR Construindo Uma Nova História PARECER JURÍDICO 2017 ACJUR Processo n 7325/2017 Tomada de Preços nº: 006/2017-PMJ Assunto: Licitação. Tomada de Preços. Minuta de Edital. Base Legal: Leis Federais n.º 8.666/93 e n.º 10.520/02. Decreto

Leia mais

Elementos de Controle na Licitação e Execução de Contratos

Elementos de Controle na Licitação e Execução de Contratos Elementos de Controle na Licitação e Execução de Contratos Folha de São Paulo 25.07.2016 Plano Normativo de Referência Lei nº 11.079/2004 - PPP Lei Complementar nº 101/2000 - LRF Instrução Normativa

Leia mais

Os novos paradigmas da engenharia brasileira

Os novos paradigmas da engenharia brasileira Os novos paradigmas da engenharia brasileira Como compatibilizar as novas tecnologias, custos e preços Debatedor: André P. Baeta Disposições Legais sobre Preços de Obras Públicas 2 LDO 2012 Lei 12.465/2011

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO DE MOZ União Força e Trabalho Procuradoria Jurídica PARECER JURÍDICO

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO DE MOZ União Força e Trabalho Procuradoria Jurídica PARECER JURÍDICO PARECER JURÍDICO Assunto: Fase interna da Tomada de Preço nº 2001-2/2017-FME Interessado (a): Comissão Permanente de Licitação Trata o Presente parecer de análise do edital da licitação do tipo Tomada

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO PREGÃO PRESENCIAL SRP nº 012/2018 PMI PROCESSO ADMINISTRATIVO N 079/2018 I DA CONSULTA Assunto: Processo Licitatório na modalidade pregão presencial, pelo sistema de Registro de Preço,

Leia mais

Processo de Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação

Processo de Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação Processo de Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação Solução de TI: Conjunto de bens e serviços de Tecnologia da Informação e automação que se integram para o alcance dos resultados pretendidos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 3 DE JANEIRO DE 2007.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 3 DE JANEIRO DE 2007. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria Federal de Controle Interno INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 3 DE JANEIRO DE 2007. Estabelece o conteúdo do Plano Anual de Atividades de Auditoria

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

ORIENTAÇÃO NORMATIVA AGU Nº

ORIENTAÇÃO NORMATIVA AGU Nº RELAÇÃO DOS ENUNCIADOS DAS ORIENTAÇÕES NORMATIVAS 10, 17, 21, 23, 24, 25, 26, 33, 34, 35, 36, 37, 38 e 39, VEICULADAS NA PORTARIA Nº 572, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 (PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidade de Licitação Professor Leandro Roitman Direito Administrativo MODALIDADE DE LICITAÇÃO CAPÍTULO II DA LICITAÇÃO Seção I DAS MODALIDADES, LIMITES E DISPENSA Art. 20. As

Leia mais

CATEGORIAS, SUBCATEGORIAS E CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

CATEGORIAS, SUBCATEGORIAS E CRITÉRIOS DE JULGAMENTO Edição 2017 12º Congresso Brasileiro de Pregoeiros ANEXO ÚNICO CATEGORIAS, SUBCATEGORIAS E CRITÉRIOS DE JULGAMENTO O envio de documentos obedecerá às cláusulas 2 e 4 do Regulamento. Para maiores informações,

Leia mais

Estado do Pará - Poder Executivo Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri/PA Assessoria Jurídica

Estado do Pará - Poder Executivo Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri/PA Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO Processo Licitatório nº. 214/2017/ GAB / PMI SEGOV Modalidade: Pregão Presencial Interessado: Secretaria Municipal de Educação. Assunto:CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO

Leia mais

PARECER FINAL DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO

PARECER FINAL DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO PARECER FINAL DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO Parecer nº 1844/2018 CCI/PMNR Processo Licitatório: 9/2018-013 Modalidade: Pregão Presencial SRP Forma: Menor Preço por Lote Requerente: Comissão Permanente

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação Belém, 05 de dezembro de 2012. Conforme disposto no art. 2º da Lei nº 8.666/93 as obras, serviços,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Fase Interna de Licitação Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 FASE INTERNA DE LICITAÇÃO A fase

Leia mais

Lista de verificação CONCORRÊNCIA E TOMADA DE PREÇOS

Lista de verificação CONCORRÊNCIA E TOMADA DE PREÇOS UFC Pró-Reitoria de Planejamento e Administração Lista de verificação CONCORRÊNCIA E TOMADA DE PREÇOS Código: CPACPL01 Unidade demandante: Nº do Processo: Nº da Licitação: S N EP Sim Não Em parte Não se

Leia mais

EDITAL PROCESSO LICITATÓRIO PROCESSO 0003/2016 CARTA CONVITE Nº 001/2016

EDITAL PROCESSO LICITATÓRIO PROCESSO 0003/2016 CARTA CONVITE Nº 001/2016 EDITAL PROCESSO LICITATÓRIO PROCESSO 0003/2016 CARTA CONVITE Nº 001/2016 TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO GLOBAL MARCELO ALVES DE FREITAS, diretor executivo do INSTITUTO DE PREV DOS SERVIDORES DO MUNICIPIO

Leia mais

BOLETIM AUDITORIA INTERNA LEGISLAÇÕES E JURISPRUDÊNCIAS TCU 4ª Edição, 28/04/2015 Compilação - 01/04/2015 a 27/04/2015

BOLETIM AUDITORIA INTERNA LEGISLAÇÕES E JURISPRUDÊNCIAS TCU 4ª Edição, 28/04/2015 Compilação - 01/04/2015 a 27/04/2015 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais BOLETIM AUDITORIA INTERNA LEGISLAÇÕES E JURISPRUDÊNCIAS TCU 4ª Edição, 28/04/2015 Compilação - 01/04/2015 a 27/04/2015 PESSOAL

Leia mais

Ministério Público do Trabalho Procuradoria Geral Departamento de Administração

Ministério Público do Trabalho Procuradoria Geral Departamento de Administração REFERÊNCIA:Processo n 08130.000046/2012 ASSUNTO: Análise de Pedido de Impugnação - Pregão Eletrônico nº 36/2012 IMPUGNANTE: CINCO F CONSULTORIA PARTICIPAÇÕES E SERVIÇOS LTDA. Insurge a empresa CINCO F

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

MUNICÍPIO DE SINIMBU/RS SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 036/2017

MUNICÍPIO DE SINIMBU/RS SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 036/2017 /RS SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 036/2017 O Município de Sinimbu comunica aos interessados que está procedendo ao CREDENCIAMENTO de pessoas jurídicas

Leia mais

SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016

SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016 Diário Oficial da União n. 108, de 08.06.2016, pag. 61. SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016 O SECRETÁRIO DE GESTÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO,

Leia mais

Seminário. Projeto Básico e Executivo nas Contratações Públicas

Seminário. Projeto Básico e Executivo nas Contratações Públicas Seminário Projeto Básico e Executivo nas Contratações Públicas Objetivo Verificar os entendimentos entre contratantes e contratados na Administração Pública sobre questões que envolvem projeto básico e

Leia mais

CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PÚBLICO ALVO: CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Todos os profissionais da iniciativa privada que se dispõem a contratar com a Administração Pública; profissionais que desejam reciclar

Leia mais

Como contratar TI com riscos baixos. Carlos Mamede Sefti/TCU

Como contratar TI com riscos baixos. Carlos Mamede Sefti/TCU Como contratar TI com riscos baixos Carlos Mamede Sefti/TCU Contratação de TI Riscos envolvidos na contratação Mitigação dos riscos Como contratar TI com riscos baixos 2 Agenda 1. Contratações públicas

Leia mais

Instrução TÉcnica 03 / SELCC

Instrução TÉcnica 03 / SELCC Instrução TÉcnica 03 / SELCC Informe selcc/proad Colaboradores 1 Dando continuidade as atividades de assessoria a SELCC publica a Instrução Técnica 003/SELCC com foco em trâmites dos contratos administrativos.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO PARECER CGIM Processo: 014/2018/FMS - CPL Pregão Presencial: 006/2018 Exame Prévio de Minuta de Edital e Contratual de licitação, na modalidade Pregão Presencial Registro de Preços, menor preço por item

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cotegipe publica:

Prefeitura Municipal de Cotegipe publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 898 Prefeitura Municipal de publica: Resposta a Impugnação de Edital Pregão Presencial nº006/2018.(tn Locadora e Serviços Ltda ME). Gestor - Mã?rcia Da Silva Sã? Teles

Leia mais

REQUISITANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

REQUISITANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. PARECER/2018-PROGEM. REQUISITANTE: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. REFERÊNCIA: PROCESSO LICITATÓRIO Nº 57.783/2017- CEL/SEVOP/PMM CONCORRÊNCIA (SRP) Nº 023/2017- CEL/SEVOP/PMM. OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE

Leia mais

Comissão de Obras Públicas COP. Construção CBIC

Comissão de Obras Públicas COP. Construção CBIC Comissão de Obras Públicas COP da Câmara Brasileira da Indústria da Construção CBIC Regime Diferenciado i de Contratações t Públicas RDC Benedicto Porto Neto Benedicto Porto Neto portoneto@porto.adv.br

Leia mais

R E L A T Ó R I O T É C N I C O

R E L A T Ó R I O T É C N I C O R E L A T Ó R I O T É C N I C O Análise de Qualificação Técnica Concorrência nº 007/2014 Aracaju, 06 de janeiro de 2015. INTRODUÇÃO O presente Relatório Técnico visa a Análise da Qualificação Técnica das

Leia mais

PARECER JURÍDICO. a) Breves considerações a respeito do processo licitatório:

PARECER JURÍDICO. a) Breves considerações a respeito do processo licitatório: PARECER JURÍDICO ASSUNTO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ENGENHARIA ESPECIALIZADA PARA REFORMA E ADEQUAÇÃO DO ESPAÇO DA FEIRA DO PRODUTOR DA CIDADE DE ABAETETUBA/PA. INTERESSADO: COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO.

Leia mais

OBRAS PÚBLICAS EFETIVIDADE SOCIAL. Luiz Henrique de Barbosa Jorge Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas - DIFOP

OBRAS PÚBLICAS EFETIVIDADE SOCIAL. Luiz Henrique de Barbosa Jorge Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas - DIFOP OBRAS PÚBLICAS EFETIVIDADE SOCIAL Luiz Henrique de Barbosa Jorge Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas - DIFOP ONDE ESTÃO NOSSOS ENGENHEIROS? O Brasil e seu Estado precisam de engenheiros. De muitos.

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS Maria Aparecida Fontes Cal JANEIRO / 2017 LICITAÇÃO É o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Fernanda Nunes Base Legal Lei Federal nº 8.666/1993 art. 15, inciso II, e parágrafos 1º ao 6º Decreto Federal nº 3.931/2001 (aplicável no âmbito da União). Decreto Estadual

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX DO XINGU Controladoria Geral do Município PARECER CGM

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX DO XINGU Controladoria Geral do Município PARECER CGM PARECER CGM Parecer nº 009/2017-CGM PROCESSO Nº PP060/2017 MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL INTERESSADO: SECRETARIA EXECUTIVA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. OBJETO: Aquisição de caminhão

Leia mais

* Curso com alta indicação para os setores requisitantes.

* Curso com alta indicação para os setores requisitantes. CURSO PRÁTICO O PLANEJAMENTO DA LICITAÇÃO NA IN 05/2017 E O PLANO ANUAL DE CONTRATAÇÕES NA IN 01/2018. ESTUDOS PRELIMINARES. TERMO DE REFERENCIA. MAPA DE RISCOS. PESQUISA DE PREÇOS. COMPLIANCE (PROGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PÓS CONTRATAÇÃO PÓS CONTRATAÇÃO FISCALIZAÇÃO MEDIÇÕES E RECEBIMENTO VIGÊNCIA CONTRATUAL ADITAMENTOS CONTRATUAIS INEXECUÇÃO E SANÇÕES Lei nº 8.666/93 FISCALIZAÇÃO Art. 58. O regime

Leia mais

Consultoria e Assessoria Pública Ltda

Consultoria e Assessoria Pública Ltda Consultoria e Assessoria Pública Ltda Ofício n.º xxxxxxxx Araçatuba, xx de março de 2012. A Sua Excelência o Senhor Nome do destinatário Cargo do destinatário Assunto: Cronograma de das NBCASP (Portaria

Leia mais

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Aquisições através das Regras do Banco Mundial O Artigo 42 5º da Lei 8.666 permite que os

Leia mais

Controle de preços em obras públicas:

Controle de preços em obras públicas: Controle de preços em obras públicas: Princípios gerais na utilização dos sistemas oficiais de preços Rafael Jardim Cavalcante Contextualização Decisão Lei para o caso concreto; Interpretação da Lei direito

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO DA COORDENAÇÃO DE COMPRAS E LICITAÇÕES ANO 2015 SUMÁRIO

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO DA COORDENAÇÃO DE COMPRAS E LICITAÇÕES ANO 2015 SUMÁRIO RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO DA COORDENAÇÃO DE COMPRAS E LICITAÇÕES ANO 2015 SUMÁRIO 1. GESTÃO DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 1 1.1. Quantitativo de licitações tramitadas em 2015... 1 1.2. Capacitação dos envolvidos

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE RURÓPOLIS PROCURADORIA DO MUNICÍPIO

ESTADO DO PARÁ PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE RURÓPOLIS PROCURADORIA DO MUNICÍPIO PROCESSO Nº 001/2018/PMR CONCORRÊNCIA PÚBLICA PARECER JURÍDICO 1) RELATÓRIO: PARECER SOBRE CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº. 001/2018 PMR - CP, REFERENTE À CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA EXECUÇÃO DE

Leia mais

Orientação Nº 01: TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS ENTRE ÓRGÃOS FEDERAIS (TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA T.E.D.)

Orientação Nº 01: TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS ENTRE ÓRGÃOS FEDERAIS (TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA T.E.D.) Orientação Nº 01: TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS ENTRE ÓRGÃOS FEDERAIS (TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA T.E.D.) I. Informações Iniciais I.I Instrumento por meio do qual é ajustada a descentralização de crédito

Leia mais

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria 1ª Versão 1 Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria PROCESSO DE LICITAÇÃO, DISPENSA OU INEXIGIBILIDADE 1ª Versão 2 ÍNDICE 1

Leia mais

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM LICITAÇÃO. PREGÃO PRESENCIAL.. AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS, ÓLEOS E LUBRIFICANTES PARA VEÍCULOS,

Leia mais

Diálogo TCU-CBIC. As especificidades das licitações por preço global e por preços unitários. Nivaldo Dias Filho. Curitiba, 3/12/2018

Diálogo TCU-CBIC. As especificidades das licitações por preço global e por preços unitários. Nivaldo Dias Filho. Curitiba, 3/12/2018 Diálogo TCU-CBIC Nivaldo Dias Filho Curitiba, 3/12/2018 As especificidades das licitações por preço global e por preços unitários Regimes de execução (EPG, EPU) A empreitada por preço global geralmente

Leia mais

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA.

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Licitação Pag 3.1 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Princípio da motivação (interesse / necessidade) Solicitação/Requisição Objeto Obras Serviços Compras Alienações Concessões Permissões Locações

Leia mais

MUNICÍPIO DE BRASIL NOVO CNPJ nº /

MUNICÍPIO DE BRASIL NOVO CNPJ nº / PARECER JURÍDICO 2018 - PROGEM/PMBN CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 001/2018 INTERESSADO: 1 - DOS FATOS ASSUNTO: LICITAÇÃO CONCORÊNCIA PÚBLICA Nº 001/2018 PMBN MINUTA DE EDITAL E CONTRATO. BASE LEGAL: LEI FEDERAL

Leia mais

MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP

MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP VIG: 12.03.2018 1 MÓDULO 2: PROCEDIMENTOS AUXILIARES DAS LICITAÇÕES CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP ANEXO: 1 - Fluxo do Subprocesso da Contratação por

Leia mais

LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS

LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS na MODALIDADE DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA ou PREGÃO art 15, 3º, I da Lei 8666/93 art 11 da Lei nº 10.520/2002

Leia mais

Obras Públicas: Novo Patamar de Qualidade Custos Realistas

Obras Públicas: Novo Patamar de Qualidade Custos Realistas 83º ENIC Obras Públicas: Novo Patamar de Qualidade Custos Realistas PALESTRANTE: ANDRÉ PACHIONI BAETA Propriedades de um Orçamento ESPECIFICIDADE Todo orçamento está intrinsecamente ligado à empresa e

Leia mais

Atenciosamente, Silvina da Costa Marques Auditora-Chefe

Atenciosamente, Silvina da Costa Marques Auditora-Chefe MEMO-CIRCULAR N.º 010 - AUDIN DATA: 07/05/2002 DE: AUDITORIA INTERNA PARA: DIRETORES DAS UNIDADES e MEMBROS DO CD Sr(a). Diretor(a), Reportamo-nos às determinações do Tribunal de Contas da União ao julgar

Leia mais

DECISÃO SINGULAR DS2 TC 00047/2017

DECISÃO SINGULAR DS2 TC 00047/2017 155 Jurisdicionado: Prefeitura Municipal de Cabedelo Objeto: Inspeção Especial de Licitações e Contratos Responsáveis: Wellington Viana França (Prefeito) e Simone Mendonça Bezerra (Presidente da CPL) RELATOR:

Leia mais

Planejamento das compras governamentais

Planejamento das compras governamentais Planejamento das compras governamentais Pedro Henrique Magalhães Azevedo Advogado. Assessor do Conselheiro Vice-Presidente do TCE/MG. Mestrando em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação

Leia mais

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23)

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23) Olá, pessoal! Eis aqui a segunda aula sobre a Lei n 8.666/93 para o concur so da Câmara. Lembrem se que é fundamental a memor ização dos artigos da Lei par a as provas da FCC, que costumam trazer questões

Leia mais

Regimes de execução dos contratos e contratação integrada

Regimes de execução dos contratos e contratação integrada Regime Diferenciado de Contratações - RDC Lei Federal nº 12.462/11 Regimes de execução dos contratos e contratação integrada Augusto Dal Pozzo Artigo 8º Regimes de contratação de obras e serviços de engenharia

Leia mais

Estado do Pará Prefeitura de Monte Alegre Procuradoria Jurídica

Estado do Pará Prefeitura de Monte Alegre Procuradoria Jurídica Parecer nº 101/2018 PREGÃO PRESENCIAL Nº 031/2018 INTERESSADO: SECRETARIO DE SAÚDE INTERESSADO: SETOR DE COMPRAR E LICITAÇÃO ASSUNTO: PARECER PREGÃO PRESENCIAL CONTRATAÇÃO DE AUTOMOVÉL TIPO AMBULÂNCIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Prefeitura do Campus Universitário

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Prefeitura do Campus Universitário PROJETO BASICO REFORMA DAS COBERTURAS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO E CENTRO DE VIVÊNCIA UFOP - CAMPUS MORRO DO CRUZEIRO Projeto básico é o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de

Leia mais

1. DO OBJETO: 2. ESPECIFICAÇÕES:

1. DO OBJETO: 2. ESPECIFICAÇÕES: Cotação Prévia de Preço n 28/2016 Convênio nº 792864/2012 MTE/CAMP. Projeto: Fortalecimento e Expansão das Iniciativas de Fundos Solidários na Região Sul Critério: Menor Preço e Melhor Técnica. Cotação

Leia mais

PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS

PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS Curso 1: COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS Curso 2: OS GRANDES PROBLEMAS ENFRENTADOS NO JULGAMENTO DAS LICITAÇÕES

Leia mais

Prefeitura Municipal de Aratuípe publica:

Prefeitura Municipal de Aratuípe publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 1685 Prefeitura Municipal de publica: Resposta ao Pedido de Impugnação Processo Administrativo Nº. 493/2018 Pregão Presencial N O. 013/2018 - Objeto: Locação de estruturas

Leia mais

Os presentes autos do processo administrativo chegaram à esta Procuradoria Jurídica em 19/03/2018.

Os presentes autos do processo administrativo chegaram à esta Procuradoria Jurídica em 19/03/2018. PARECER LICITATÓRIO Processo Administrativo nº 01602001/18 Assunto: LICITAÇÃO. PREGÃO. REGISTRO DE PREÇOS. CONSTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA PARA FORNECIMENTO DE MATERIAIS GRÁFICOS. REGULARIDADE DO PROCEDIMENTO.

Leia mais

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222 SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 Na falta de normas legais regimentais específicas, aplicam-se, analógica e subsidiariamente, no que couber, a juízo do Tribunal de Contas da União, as disposições do Código

Leia mais

PROCEDIMENTOS PRÁTICOS DOS PROCESSOS DE COMPRA DIRETA E LICITAÇÃO

PROCEDIMENTOS PRÁTICOS DOS PROCESSOS DE COMPRA DIRETA E LICITAÇÃO PROCEDIMENTOS PRÁTICOS DOS PROCESSOS DE COMPRA DIRETA E LICITAÇÃO Em conformidade com a CF, Lei 8.666/93, Lei 10.520/02, IN 05/13/UDESC Setor de Compras ABRIL/2015 PRINCIPAIS ATIVIDADES DO SETOR MONTAGEM

Leia mais

CRONOGRAMA DE AQUISIÇÕES 2014 MATERIAL DE CONSUMO E MATERIAL PERMANENTE

CRONOGRAMA DE AQUISIÇÕES 2014 MATERIAL DE CONSUMO E MATERIAL PERMANENTE MATERIAL DE CONSUMO E MATERIAL PERMANENTE TIPO DE COMPRA Pregão Eletrônico Tradicional 2014 OBJETO DA Material de consumo ou permanente SO DE CADASTRO De 24 Fevereiro a 07 de Março AJUSTE DOS CADASTROS

Leia mais

PROCESSO LICITATÓRIO Nº - 001/2017 PREGÃO PRESENCIAL OBJETO - AQUISIÇÃO DE PRODUTOS ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE VIAS URBANAS.

PROCESSO LICITATÓRIO Nº - 001/2017 PREGÃO PRESENCIAL OBJETO - AQUISIÇÃO DE PRODUTOS ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE VIAS URBANAS. PARECER JURÍDICO 2017 - PMITB REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL PROCESSO LICITATÓRIO Nº - 001/2017 PREGÃO PRESENCIAL OBJETO - AQUISIÇÃO DE PRODUTOS ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE VIAS URBANAS.

Leia mais

ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso da Conclusão do Processo Licitatório 2 - Regras da Conclusão do Processo Licitatório

ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso da Conclusão do Processo Licitatório 2 - Regras da Conclusão do Processo Licitatório MÓD: 5 MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO VIG: 22.01.2018 1 MÓDULO 5: CONTRATAÇÕES POR LICITAÇÃO CAPÍTULO 5: CONCLUSÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso da Conclusão do Processo Licitatório

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES ORGANIZAÇÃO SOCIAL INSTITUTO ÂNIMA CNPJ N 05.947.341/0001-92 SUMÁRIO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO... 2 CAPÍTULO II DAS COMPRAS...

Leia mais

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009) ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009) ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 1º DE ABRIL DE 2009. A VIGÊNCIA DO CONTRATO DE SERVIÇO CONTÍNUO NÃO ESTÁ ADSTRITA AO EXERCÍCIO FINANCEIRO. REFERÊNCIA:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG Compras e Contratações via Sistemas da UFG Pesquisa de preços: IN nº 03/2017 e boas práticas Instrutor: Webber Tavares de Carvalho Março de 2019 Fundamentação legal

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93)

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) 1. (CESPE / SEGER / 2013) De acordo com o princípio da impessoalidade, a conduta dos licitantes deve ser lícita e compatível com a moral, a ética e os bons costumes.

Leia mais

REFERÊNCIA: PROCESSO Nº /2017-PMM CONVITE Nº 003/2018- CEL/SEVOP/PMM. REQUISITANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS.

REFERÊNCIA: PROCESSO Nº /2017-PMM CONVITE Nº 003/2018- CEL/SEVOP/PMM. REQUISITANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS. PARECER/2018-PROGEM. REFERÊNCIA: PROCESSO Nº 60.989/2017-PMM CONVITE Nº 003/2018- CEL/SEVOP/PMM. REQUISITANTE: SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS. OBJETO: SERVIÇOS DE ENGENHARIA - REFORMA DO CONSELHO

Leia mais

Estado do Pará Prefeitura de Monte Alegre Procuradoria Jurídica

Estado do Pará Prefeitura de Monte Alegre Procuradoria Jurídica Parecer nº 100/2018 PREGÃO PRESENCIAL Nº 030/2018 INTERESSADO: SECRETARIO DE SAÚDE INTERESSADO: SETOR DE COMPRAR E LICITAÇÃO INTERESSADO: PREFEITO MUNICIPAL ASSUNTO: PARECER PREGÃO PRESENCIAL CONTRATAÇÃO

Leia mais

WORKSHOP ELABORAÇÃO PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DE OBRAS COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

WORKSHOP ELABORAÇÃO PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DE OBRAS COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS WORKSHOP ELABORAÇÃO PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DE OBRAS COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS Data: 25 e 26 de julho de 2019 Carga horária: 16h/aula Horário: 8h30 às 17h30 (com intervalo para almoço) APRESENTAÇÃO

Leia mais

Prestação de Contas aos Órgãos de Controle. Marilsa da Silva e Silva Diretor Técnico III Secretaria de Estado da Saúde

Prestação de Contas aos Órgãos de Controle. Marilsa da Silva e Silva Diretor Técnico III Secretaria de Estado da Saúde Prestação de Contas aos Órgãos de Controle Marilsa da Silva e Silva Diretor Técnico III Secretaria de Estado da Saúde Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Financeira CGOF

Leia mais

Treinamento de compras

Treinamento de compras Treinamento de compras Fonte Programa de Trabalho Programa de Trabalho Resumido Plano Interno Dotação Usuário solicitante CADASTRAR CALENDÁRIO Continuando o processo de compra... Agora a requisição foi

Leia mais

Licitações, Pregão e Contratos

Licitações, Pregão e Contratos Licitações, Pregão e Contratos Objetivo Destina-se Datas Carga horária Capacitar servidores municipais para a realização de licitações e gestão dos contratos da Administração Municipal. Aos profissionais

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2017

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2017 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2017 Versão: 01 Data da aprovação: 18/05/2017 Publicação: Diário Oficial dos Municípios DOM-SC Regulamenta no âmbito da administração municipal direta, do Município de São José

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP PROJETO BÁSICO REVITALIZAÇÃO CAMPO DE FUTEBOL UFOP MORRO DO CRUZEIRO Projeto Básico é o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar obra ou serviço

Leia mais

Diário Oficial do Município

Diário Oficial do Município Prefeitura Municipal de Potiraguá BA Diário Oficial do Município SUMÁRIO EXECUTIVO DECRETOS NUMERADOS 1 DECRETO Nº 018, DE 03 DE JANEIRO DE 2017 Declara situação anormal caracterizada como situação emergencial,

Leia mais

FUNDAÇÃO THEODOMIRO SANTIAGO TERMO DE REFERÊNCIA COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº TIPO: MENOR PREÇO

FUNDAÇÃO THEODOMIRO SANTIAGO TERMO DE REFERÊNCIA COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº TIPO: MENOR PREÇO TERMO DE REFERÊNCIA COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº 201150030 TIPO: MENOR PREÇO A FUNDAÇÃO THEODOMIRO SANTIAGO, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 50/2018 DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 12/2018 PRÊAMBULO

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 50/2018 DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 12/2018 PRÊAMBULO 1 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 50/2018 DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 12/2018 PRÊAMBULO O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO OESTE DO PARANÁ CISOP, inscrito no CNPJ sob o nº 00.944.673/0001-08, com sede na Rua

Leia mais

Jorge Resende Junior

Jorge Resende Junior EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO Referente: RDC ELETRÔNICO 001/2017 MARCIO G. SILVA EIRELI, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n. 26.255.387/0001-10, nome

Leia mais

Estado do Pará Prefeitura de Monte Alegre Procuradoria Jurídica

Estado do Pará Prefeitura de Monte Alegre Procuradoria Jurídica Parecer nº 086/2018 PREGÃO PRESENCIAL Nº 023/2018 INTERESSADO: SECRETARIA DE SAÚDE INTERESSADO: SETOR DE COMPRAR E LICITAÇÃO ASSUNTO: PARECER PREGÃO PRESENCIAL AQUISIÇÃO DE AMBULÂNCIA Senhor Pregoeiro.

Leia mais

PROC IBR GER 022/2016 Análise de Superfaturamento em Obras e Serviços de Engenharia

PROC IBR GER 022/2016 Análise de Superfaturamento em Obras e Serviços de Engenharia INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP 1. INSTITUTO OBJETIVOS/JUSTIFICATIVAS RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS O procedimento tem por objetivo verificar a existência ou não de

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO REGRAS E FLUXO PARA LICITAÇÕES E COMPRAS PÚBLICAS CAMPUS SÃO PAULO - CAPES PROAP E PNDP

MANUAL DE ORIENTAÇÃO REGRAS E FLUXO PARA LICITAÇÕES E COMPRAS PÚBLICAS CAMPUS SÃO PAULO - CAPES PROAP E PNDP MANUAL DE ORIENTAÇÃO REGRAS E FLUXO PARA LICITAÇÕES E COMPRAS PÚBLICAS - CAPES PROAP E PNDP 2017 São Paulo, 12 de abril de 2017. Prezado secretário e coordenador de programa de pós-graduação, A Portaria

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Ref.: Pedido de Recurso pela inabilitação técnica no Pregão Eletrônico n o 70/2012 Autor: 3A Marques e Nunes Comércio e Serviço de Instalações e Projetos Ltda. Em: 19/12/2012 Do Recurso ao Pregão: 1. Amparada

Leia mais

LICITAÇÃO PRESENCIAL N 02/2017- MODO DE DISPUTA FECHADO CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO

LICITAÇÃO PRESENCIAL N 02/2017- MODO DE DISPUTA FECHADO CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO LICITAÇÃO PRESENCIAL N 02/2017- MODO DE DISPUTA FECHADO CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO OBJETO: Contratação de empresa especializada ou consórcio de empresas na prestação de serviços para a execução

Leia mais

DINOP / CENOP LOGÍSTICA CURITIBA (PR) ESCLARECIMENTOS DIVERSOS

DINOP / CENOP LOGÍSTICA CURITIBA (PR) ESCLARECIMENTOS DIVERSOS Curitiba, 02 de Abril de 2014. ESCLARECIMENTOS DIVERSOS CONCORRÊNCIA 2014/002264 (7419) Registro de preços referente à execução de obras diversas de construção, reformas e serviços de engenharia, incluindo

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Benedito publica:

Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 1401 Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Carta Cotação - Contratação dos serviços de Elaboração do Projeto Básico, visando o gerenciamento completo do Sistema

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Manual de Normas e Procedimentos Capítulo PROCEDIMENTOS SETOR 1 MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Manual de Normas e Procedimentos Capítulo PROCEDIMENTOS SETOR 2 Índice 1.1- Coordenadores técnicos, almoxarifes,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itabuna publica:

Prefeitura Municipal de Itabuna publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 3327 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Financeiro Nº001, de 02 de Janeiro de 2018-Ementa:Dispõe sobre o processamento da Despesa Pública e da Programação de Execução

Leia mais