Glossário AgroSustentável

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Glossário AgroSustentável"

Transcrição

1 Glossário AgroSustentável

2 Editorial A população do planeta deverá chegar a 9 bilhões de habitantes em Alimentar esses consumidores com carne, fibras e verduras exigirá o aumento da produção e da qualidade agrícola em níveis muito superiores aos que assistimos hoje. Além disso, o aumento da produção envolvem três áreas: Sustentabilidade, Ciência e Educação, sendo esta última representada pela ANDEFedu. As ações da ANDEF e de seus associados contribuem para o incremento dos resultados ao empresário rural brasileiro, trazendo novos conhecimentos 2 e tecnologias, produtos mais eficientes, responsabilidade socio- enfrentará os desafios de um clima cada vez mais instável e a limitação da expansão das áreas plantadas. Diante do desafio mundial de produzir ambiental e, principalmente, mais educação à família rural. O Glossário 3 alimentos de modo sustentável, a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF) promove e incentiva a ciência e a inovação tecnológica como recursos essenciais para suprir as demandas crescentes da agricultura com cada vez menos uso dos recursos naturais. As iniciativas da entidade, que representa 14 empresas atuantes no País em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de defensivos agrícolas, AgroSustentável, iniciativa inédita da instituição dirigida à imprensa nacional, tem a intenção de contribuir para a disseminação do conhecimento sobre a agricultura brasileira, esclarecendo termos e siglas, e a importância da sustentabilidade agrícola e das boas práticas no campo. Esperamos que apreciem. Boa leitura!

3 Introdução A Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF), suas empresas associadas, cooperativas e os canais de distribuição contribuem de forma significativa para a promoção das boas práticas agrícolas com o uso de agrotóxicos. Há mais de 30 anos, muito antes dos temas responsabilidade social e sustentabilidade integrarem a agenda da sociedade, as indústrias fabricantes de defensivos agrícolas já desenvolviam, sob a liderança da ANDEF, programas de educação para a temática. Suas diversas ações de educação têm foco no uso seguro de defensivos agrícolas e na conscientização socioambiental dos produtores rurais. Entre os programas liderados pela Associação, que envolveram nos últimos 20 anos milhares de produtores rurais, estão o Sistema Integrado de Manejo na Produção Sustentável (SIMPAS) e o Curso de Proteção de Plantas, realizado em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG). Outro destaque é o Prêmio ANDEF, que reconhece os esforços de técnicos, agentes multiplicadores, produtores, trabalhadores rurais e suas famílias, na disseminação de ações de educação para a adoção das boas práticas agrícolas no campo. Em 2012, o prêmio da entidade completa 15 anos de existência. Publicações como livros, cartilhas e manuais técnicos sobre os temas de fitossanidade, boas práticas no uso de agrotóxicos e responsabilidade socioambiental são outras importantes ações de educação desenvolvidas pela ANDEF com o apoio de empresas e instituições. Muitas delas estão disponíveis no portal e podem ser baixadas gratuitamente. Acesse e confira. 5

4 Glossário Acaricida Pesticida utilizado no controle de pragas, como os ácaros. (Ver pesticida, pragas primárias e pragas secundárias) Agrotóxico ou defensivo agrícola É o produto químico utilizado na agricultura para combater diferentes tipos de pragas que atacam as lavouras, como insetos, fungos e ervas daninhas. Podem ser inseticidas, fungicidas, herbicidas, acaricidas, formicidas, nematicidas ou moluscicidas. (Ver acaricida, fungicida, herbicida, inseticida e pesticida) Alimento convencional Alimento produzido com o uso de aditivos químicos. O produtor aplica fertilizante no solo para aumentar sua produção, aplica pesticida para proteger suas plantas contra pragas e doenças e 6 usa herbicida para controlar o crescimento das ervas daninhas. (Ver fertilizante, 7 herbicida, pesticida, pragas primárias e pragas secundárias) Alimento orgânico É aquele produzido em sistemas que não utilizam agrotóxicos ou insumos artificiais. Os alimentos orgânicos não podem ser organismos geneticamente modificados (OGM), como os transgênicos. Para um alimento processado ser considerado orgânico e receber o selo de qualidade é preciso que contenha pelo menos 95% de ingredientes originados da agricultura orgânica. (Ver agrotóxico) ANDEF Associação Nacional de Defesa Vegetal, que representa 14 empresas atuantes no País em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de defensivos agrícolas.

5 Andefino Mascote da ANDEF, que integra as ações de educação da associação. É engenheiro agrônomo e produtor rural, cultiva a responsabilidade em utilizar as boas práticas agrícolas no campo e manter o convívio harmônico com o meio ambiente. Participa de feiras, eventos e cursos nos meios rural e urbano, além de ilustrar os manuais, cartilhas e as diversas peças de divulgação da entidade. Biotecnologia Conjunto de técnicas e processos de manipulação de células ou de microrganismos que passam pelo nível de transformação do DNA, visando à obtenção de novos produtos, processos ou serviços, com aplicação nas saúdes humana e animal, na agropecuária, no meio ambiente, na indústria e no comércio. APP Área de Preservação Permanente. Podendo ser cobertas por vegetação nativa, essas áreas têm como função preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, além de proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações. 8 Toda a vegetação natural (arbórea ou não) presente ao longo das margens dos rios e ao redor de nascentes e de reservatórios deve ser preservada. 9 Biocombustíveis São combustíveis de origem biológica fabricados a partir de vegetais, como milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, canola, babaçu, cânhamo, além do lixo orgânico, podendo ser usados em veículos de forma integral ou misturados com combustíveis fósseis. Sua vantagem é a redução significativa da emissão de gases poluentes. Biomassa Recurso renovável oriundo de matéria orgânica (de origem animal ou vegetal), que pode ser utilizado para produção de energia. A biomassa como fonte de energia passou a ser encarada como uma alternativa aos derivados de petróleo.

6 Cooperativa agrícola Entidade formada por agricultores ou microempresários agrícolas para a qual entregam os seus produtos à comercialização e, vendidos os produtos, recebem o valor da venda de acordo com o preço conseguido pela cooperativa. Ervas daninhas, plantas daninhas Plantas que nascem espontaneamente, em local e momento indesejado, podendo interferir negativamente na agricultura. Culturas invadidas por ervas daninhas crescem mal e podem morrer, pois elas disputam entre si os elementos nutritivos, a água, os raios solares e o espaço. Fitotoxicidade Fenômeno associado a alterações observadas no desenvolvimento das plantas em decorrência de efeitos tóxicos produzidos por agrotóxicos e outros produtos químicos. Uma vez instalada, a fitoto- 10 Etanol (álcool etílico) É um álcool derivado de cereais e vegetais. xicidade pode resultar em perda de produtividade e até mesmo na morte das plantas. (Ver agrotóxicos) 11 No Brasil, utiliza-se cana-de-açúcar para a sua produção, enquanto em outros países, como os Estados Unidos e o México, usa-se o milho. Fungicida Compostos químicos empregados no controle de doenças de Além de ser aplicado na fabricação de bebidas alcoólicas fermentadas plantas causadas por fungos, bactérias e algas. Os fungicidas podem não e produtos de limpeza, tem sido amplamente usado na produção de matar os fungos, mas inibem temporariamente a germinação dos esporos, combustíveis para automóveis. sendo chamados de fungistáticos. Quando inibem ou previnem a produção de esporos são classificados de antiesporulantes. (Ver fungos) FAO Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação FAO (Food and Agriculture Organization) tem como objetivo aumentar a capacidade da comunidade internacional na promoção do suporte adequado e sustentável à segurança alimentar e à nutrição. Fertilizante É toda substância mineral ou orgânica, natural ou sintética, fornecedora de um ou mais nutrientes para as plantas. Há variados tipos de fertilizante: mineral simples, misto e complexo, além do orgânico. Fitossanidade Aplicação prática de medidas de combate às pragas e controle das doenças que engloba conhecimentos e técnicas de várias ciências, entre elas a fitopatologia, ciência das plantas daninhas, e a entomologia. Fungos Grupo de organismos considerados vegetais inferiores. Estão incluídos neste grupo organismos de dimensões consideráveis, como os cogumelos, mas também muitas formas microscópicas, como bolores e leveduras. (Ver fungicida)

7 Herbicida Produto utilizado para destruir ou controlar o crescimento de plantas daninhas, arbustos e outras plantas indesejáveis na cultura. (Ver ervas daninhas, plantas daninhas) Ingestão Diária Aceitável (IDA) É um valor numérico, medido em mg/kg, que significa a quantidade máxima de uma determinada substância que pode ser ingerida, por toda a vida, que parece não oferecer risco à saúde humana, à luz dos conhecimentos atuais. Intervalo de reentrada Número de dias entre a última aplicação de um agrotóxico e a reentrada de pessoas na área tratada sem risco de contaminação. (Ver agrotóxico, intervalo de aplicação e intervalo de segurança ou período de carência) Intervalo de segurança ou período de carência Número de dias que deve ser respeitado entre a última aplicação dos defensivos agrícolas e a colheita. Sua especificação está descrita na bula do produto. Inseticida Pesticida usado para controlar insetos, seus ovos e larvas, principalmente. Os inseticidas são bastante usados na agricultura e sua 12 aplicação é considerada um dos principais fatores responsáveis pelo aumento da produtividade agrícola. (Ver agrotóxico e pesticida) 13 Insetos Formam a maior classe do reino animal, com mais de 800 mil espécies conhecidas. Eles vivem espalhados por todo o mundo, desde as regiões polares até as zonas tropicais, passando por rios, mares e oceanos. Intervalo de aplicação Cada herbicida, fungicida, inseticida ou acaricida tem seu intervalo de aplicação, o qual está especificado nas bulas e receitas agronômicas, devendo ser rigorosamente seguido. Significa o intervalo em dias, horas, entre aplicações dos agrotóxicos. (Ver agrotóxico e receituário agronômico)

8 Este prazo é importante para garantir que o alimento colhido não possua resíduo acima do limite máximo permitido. (Ver agrotóxico e Limite Máximo de Resíduos) Limite Máximo de Resíduos (LMR) É a quantidade máxima de resíduo de agrotóxico permitida no alimento medido em ppm ou ppb (parte por milhão ou bilhão). (Ver agrotóxico e Ingestão Diária Aceitável) Mata ciliar Fica próxima às nascentes, aos córregos, rios e lagos, protegendo suas margens da erosão e do ressecamento dos barrancos, evitando o estreitamento de seus leitos e facilitando a infiltração da água Plantio direto Técnica de cultivo conservacionista na qual procura- 14 da chuva, que chega com maior facilidade ao lençol freático. São consi- -se manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por 15 deradas áreas de preservação permanente pelo Código Florestal e pelas legislações estaduais. disposições permanentes, com critérios a serem seguidos a partir de 22 de julho de 2008, data da publicação do Decreto 6.514/2008, que define penas previstas na Lei de Crimes Ambientais. A mesma data é o marco temporal para isentar de recuperação as propriedades rurais de até quatro módulos que desmataram as Reservas Legais (RLs). Pesticida Substância química ou agente biológico que visa impedir, controlar ou diminuir qualquer praga. (Ver agrotóxico, pragas primárias e pragas secundárias) resíduos vegetais. A intenção é protegê-lo do impacto das gotas de chuva, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica. Matriz energética É toda energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos. É uma representação quantitativa da oferta de energia, ou seja, da quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região. (Ver biocombustíveis, biomassa e etanol) Novo Código Florestal Estabelece disposições transitórias para contemplar as chamadas áreas consolidadas, nas quais há atividades agrossilvopastoris em Áreas de Preservação Permanente (APPs), além de Pragas primárias São aquelas que ocorrem todos os anos, em altas populações, provocando danos econômicos e, por isso, requer medidas de controle. São consideradas pragas primárias o ácaro da ferrugem, a orthezia, a larva minadora (em viveiro ou pomar novo), a cochonilha escama farinha e a broca do tronco. (Ver acaricida, pesticida e pragas secundárias) Pragas secundárias São aquelas que ocorrem em baixas populações, raramente causam danos econômicos e, por isso, não costumam exigir medidas de controle. São classificadas como secundárias as moscas-das-

9 Regiões do Brasil com produção ativa Policultura Culturas de grãos Monocultura* Culturas diversificadas e criação Culturas de grãos e criação Policultura e criação Criação melhorada Criação extensiva Criação extensiva e policultura Florestas Extrativismo Concentração leiteira Fonte: Portal Brasil *predomínio de cana-de-açúcar, laranja e café.

10 -frutas, a mosca branca, o pulgão preto, entre outras. (Ver pesticida e pragas primárias) Receituário agronômico Seu principal objetivo é orientar e regulamentar o uso de agrotóxicos, sendo que o diagnóstico é pré-requisito essencial para a prescrição da receita. Com ela, o agricultor pode adquirir o defensivo agrícola em qualquer estabelecimento comercial registrado na Secretaria da Agricultura e Abastecimento de seu estado. (Ver agrotóxico) Residual Substância ou mistura de substâncias remanescentes, existentes em alimentos e no meio ambiente, sendo decorrentes do uso ou 18 não de defensivos agrícolas, inclusive qualquer derivado específico, como 19 produtos de conversão e de degradação, produtos de reação e impurezas considerados toxicológica e ambientalmente importantes. (Ver agrotóxico e Limite Máximo de Resíduos) Sustentabilidade A sustentabilidade da agricultura leva em consideração os aspectos ambientais, econômicos e sociais, enfatizando a manutenção dos recursos ambientais, a viabilidade econômica e a justiça social. (Ver mata ciliar e Novo Código Florestal) Fontes: ANDEFedu, Agromundo, EcoDesenvolvimento.org, Embrapa, FAO, inpev.

11 Boas práticas no campo Uso de EPI Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são ferramentas de trabalho que visam à saúde do trabalhador. No caso do uso de produtos fitossanitários, os principais são luvas, respiradores, viseira facial ou óculos, jaleco e calça hidrorrepelentes, boné árabe, capuz ou touca, avental e botas e têm a finalidade de reduzir os riscos de intoxicações decorrentes da exposição. Em setembro de 2009, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou várias portarias que alteraram o Certificado de Aprovação por responsabilidade mais conhecido como CA. Foram instituídas normas para ensaios e padrões de qualidade para EPIs e respectivos manuais técnicos de utilização. Na área agrícola, a nova legislação sobre EPI para obtenção ou renovação de CA passou a vigorar em 7 de junho de Com isso, empresas fabricantes e importadoras de EPI têm de realizar procedimentos e ensaios baseados na ISO 27065, além de montar e submeter um processo-padrão ao MTE prevendo possíveis correções por não conformidade. A legislação trabalhista prevê que é OBRIGAÇÃO do EMPREGADOR fornecer, capacitar e educar sobre EPI no trabalho. Em contrapartida, o EMPREGADO deve usar e cuidar do EPI. É responsabilidade do fabricante de EPI cumprir os requisitos estabelecidos na ISO e na Portaria 121 do Ministério do Trabalho, sob pena de não obter o CA e perder o direto de comercializar seus produtos junto a revendas, cooperativas, aos agricultores e à indústria. 21

12 Transporte e armazenamento de defensivos agrícolas A maioria dos agrotóxicos é considerada um produto perigoso. Seu transporte Tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários engloba os conhecimentos exige medidas de prevenção de acidentes conforme a legislação vigente. O desrespeito científicos que proporcionem a correta colocação do produto biologicamente às normas de transporte de agrotóxicos é passível de multa tanto para ativo no alvo, em quantidade necessária, de forma econômica, com o mínimo quem vende como para quem transporta esse tipo de produto. Transportar produtos de contaminação de outras áreas. fitossanitários é uma tarefa de alta responsabilidade e exige que sejam Além da capacitação de seus trabalhadores quanto ao uso seguro e eficaz tomadas várias medidas de prevenção para diminuir o risco de acidentes em vias dos equipamentos de aplicação dos defensivos agrícolas, é preciso selecionar públicas e aumentar as chances de sucesso em uma ação de atendimento de um equipamento de qualidade e adequado às condições da cultura (tamanho emergência. São medidas para proteger a integridade física das pessoas, conservar o patrimônio público e preservar o meio ambiente. É preciso ter conhecimento da área, espaçamento de plantio, topografia, distância do ponto de reabastecimento, entre outros), que proporcione o máximo de rendimento com um em transporte de produtos perigosos, disposição e acondicionamento da carga, 22 menor custo, e ter cuidado com o manuseio e o ambiente, para que não haja 23 documentação necessária, veículos adequados, embalagens e EPI. Para o armazenamento, as normas foram revistas e tornaram-se mais rigorosas a partir da publicação do Decreto 4.074, de 4 de janeiro de Além da exigência do Licenciamento Ambiental, as implicações legais em caso de acidente podem ser agravadas se comprovada a não observância das normas vigentes, pois os infratores poderão ser enquadrados na Lei de Crimes Ambientais. Os canais de distribuição de produtos fitossanitários devem cumprir normas para que o armazenamento seja realizado com segurança e responsabilidade. É importante levar em conta a localização e a construção do armazém, fazer um gerenciamento do local, mesmo que em pequenas propriedades, além da higiene, da segurança pessoal e dos cuidados com as embalagens. Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas desperdício e sobras, nem a contaminação de rios, lagos e coleções de água. Outra ação importante é a lavagem de embalagens vazias por meio da Tríplice Lavagem. Programa Nacional de Descarte de Embalagens Vazias A legislação federal (Lei 9.974/2000 e Decreto 4.074/2002) determina que a destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos é de responsabilidade de todos os agentes atuantes na produção agrícola: agricultores, canais de distribuição, cooperativas, indústria fabricante e poder público. O primeiro projeto-piloto do sistema foi implantado em Guariba/SP, em 1993, liderado pela

13 ANDEF e pelo Sindicato Nacional da Indústria de Defesa Vegetal (SINDAG), com o apoio de instituições parceiras. Hoje todo este processo é liderado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens (inpev). O Brasil é, atualmente, referência internacional no trabalho de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas, sendo que 94% das embalagens primárias (aquelas que entram em contato direto com o produto) e 80% do total das embalagens comercializadas são enviadas para a destinação ambientalmente correta. Segurança alimentar 24 Todo alimento deve oferecer segurança para ser consumido. As quantidades 25 residuais em alimentos são insignificantes, determinadas e Permitidas em Partes por Milhão ou Bilhão (PPM ou PPB), portanto, especialistas desconhecem Sustentabilidade evidências científicas de que, quando usados apropriadamente, os agrotóxicos legalmente aprovados causem efeito maléfico à saúde, tanto dos agricultores como dos consumidores. Para determinar a segurança alimentar dos produtos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encomenda estudos de resíduos totalmente controlados e validados por laboratórios aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e por meio da cesta alimentar brasileira (o que é consumido diariamente pelos brasileiros) em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE. Além disso, dois parâmetros são utilizados para dar segurança aos consumidores, o Limite Máximo de Resíduos LMR (quantidade máxima de resíduos permitida para um determinado produto, em uma determinada cultura) e a Ingestão Diária Aceitável IDA (quantidade máxima de uma determinada substância que pode ser ingerida por toda a vida, sem oferecer risco à saúde humana, à luz dos conhecimentos atuais, considerando que o ser humano é 100 vezes mais sensível que um camundongo). Estes parâmetros apresentam a segurança necessária para que os alimentos produzidos no Brasil estejam aptos a serem consumidos. Do ponto de vista prático, para que o consumo do alimento seja ainda mais seguro, o produtor deve obedecer a um único parâmetro: o intervalo de segurança ou período de carência, ou seja, o intervalo de dias entre a aplicação e a colheita, determinado por meio de estudos e citado na bula. A sustentabilidade da agricultura leva em consideração os aspectos ambientais, econômicos e sociais, enfatizando a manutenção dos recursos ambientais, a viabilidade econômica e a justiça social. A agricultura sustentável deve envolver o manejo bem-sucedido de recursos para agricultura, visando satisfazer as necessidades variáveis da humanidade, mantendo ou melhorando a qualidade do meio ambiente e conservando os recursos naturais. Já o desenvolvimento sustentado baseia-se no atendimento das necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender às suas próprias. A sustentabilidade agrícola garante que os consumidores tenham acesso a alimentos baratos, seguros e com qualidade.

14 Práticas sustentáveis na agricultura Os cursos e projetos realizados pela ANDEF e por suas empresas associadas visam à capacitação dos principais agentes do campo, utilizando as inovações no momento da produção. Entre as ações promotoras de boas práticas agrícolas, sociais e ambientais para o desenvolvimento sustentável, destacam-se: Sistemas Integrados do Manejo na Produção Agrícola Sustentável Existente há mais de 20 anos, apresenta tendências e reúne grandes associações do setor agrícola e de insumos (ANDA, IPNI, ABAG, ABRASEM), responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira. No simpósio, são apresentadas as mais modernas técnicas e os conceitos para a aplicação de tecnologias em busca da produção agrícola sustentável Curso de Pós-graduação em Proteção de Plantas O curso de pós-graduação em Proteção de Plantas, realizado em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG), é direcionado a engenheiros agrônomos, florestais, agrícolas e professores de Ciências Agrárias. O objetivo é incentivar os participantes a aprimorarem seus conhecimentos nas áreas de pesquisa, legislação, plantas daninhas, entomologia, fitopatologia, boas práticas agrícolas e tecnologia de aplicação. Curso Técnico em Manejo Integrado na Produção Agrícola Sustentável O curso de extensão a distância Manejo integrado em sistemas na produção agrícola sustentável é destinado a técnicos de nível médio em Ciências Agrá-

15 rias e a profissionais com formação superior em qualquer área do conhecimento. Entre os objetivos, destacam-se a capacitação quanto ao manejo integrado aplicado ao controle de pragas, doenças e plantas daninhas, ao impacto ambiental, ao uso correto e seguro de tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários, ao manejo e à conservação do solo, nutrição de plantas, certificação e rastreabilidade de produtos agrícolas. O curso é essencialmente prático, possibilitando ao aluno aplicar os conhecimentos aprendidos em sua empresa agrícola. A carga horária é de 439 horas e são oferecidas 100 vagas. Estão envolvidos professores dos departamentos de Fitopatologia, Biologia Animal, Fitotecnia e Solos da UFV, além de profissionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF). Projeto Hortaliças: Alimento Seguro é Saudável Com a intenção de levar conhecimento aos pequenos produtores, teve início em 2005 um projeto focado em melhorar a qualidade de vida e dos alimentos dos pequenos produtores de hortaliças. Desde sua criação, foram capacitados mais de 2 mil produtores de diversas regiões do Estado de São Paulo. O projeto é desenvolvido em parceria com prefeituras, ONGs e universidades. Os resultados obtidos são excepcionais. No início do projeto, em média, o grau de conhecimento dos produtores em relação às boas práticas não passa de 50%. Após o término, chega a ultrapassar 98%. Prêmio ANDEF A maior premiação da agricultura brasileira tem por objetivo fomentar ações de educação no campo visando à sustentabilidade do agronegócio bra- 28 MBA em Fitossanidade O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, e sileiro. São cinco categorias: indústria, revendas e canais, cooperativismo, campo limpo e jornalismo, que em mais de 15 anos capacitaram mais 10 milhões pessoas, entre 29 a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF) possuem um longo histórico de elas agentes multiplicadores, agricultores e familiares na implantação de boas práticas parcerias inovadoras. Desta vez, as duas instituições unem seus conhecimentos em agrícolas e de programas de responsabilidade socioambiental. prol da educação. O IAC possui curso de pós-graduação, desde 1999, sendo referendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A ANDEF dispõe de trabalhos voltados à educação, nos quais se dedica a planejar, organizar, inovar, desenvolver novas formas de educar, além de levar a responsabilidade socioambiental e as boas práticas agrícolas aos campos brasileiros. Com sua primeira turma em 2012, o curso tem o objetivo de reunir conhecimentos sobre fitossanidade, segurança na agricultura, gestão de pessoas, comunicação com as abordagens teórica e prática, além de agregar conhecimentos práticos de engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, biólogos e profissionais de nível superior na área de fitossanidade com conhecimento em administração.

16 Ficha Técnica O agroglossário é uma publicação gratuita, distribuída pela ANDEF. 30 Rua Capitão Antônio Rosa, º andar Jardim Paulistano São Paulo/SP CEP Tel.: 55 (11) Direção geral: José A. Annes Marinho Gerente de Educação Produção: TEIA Editorial Edição: Danielly Herobetta Redação: Stefanie Leipert Colaboração: Emília Zampieri Diagramação: Via B Branding + Design

17

PERGUNTAS FREQUENTES E RESPOSTAS.

PERGUNTAS FREQUENTES E RESPOSTAS. PERGUNTAS FREQUENTES E RESPOSTAS. O QUE É IMPORTANTE VOCÊ SABER SOBRE AGROTÓXICOS, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. O que são os AGROTÓXICOS? Agrotóxicos, pesticidas, produtos fitossanitários, defensivos agrícolas

Leia mais

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013 Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013 SOJA BRASILEIRA A soja é a principal cultura agrícola do Brasil - 28 milhões de ha (25% da área mundial plantada)

Leia mais

Legal. sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente. Legal. Crescer. SC e PR

Legal. sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente. Legal. Crescer. SC e PR Crescer Legal SC e PR Baseado no acordo firmado em 1º de março de 2011 pelo SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco), suas empresas associadas e Afubra (Associação dos Fumicultores

Leia mais

Tecnologia & Engenharia Desafio Prático. Temporada 2014. Tecnologia & Engenharia. Desafio Prático. Torneio Brasil de Robótica

Tecnologia & Engenharia Desafio Prático. Temporada 2014. Tecnologia & Engenharia. Desafio Prático. Torneio Brasil de Robótica Temporada 2014 Tecnologia & Engenharia Desafio Prático Tecnologia & Engenharia Desafio Prático 7 3 1 4 5 6 2 1. Agroenergia: Descrição: trata-se da fabricação e uso dos diversos tipos de biocombustíveis

Leia mais

Etapas para a Certificação do Café: Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) Norma Técnica Específica da Produção Integrada do Café

Etapas para a Certificação do Café: Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) Norma Técnica Específica da Produção Integrada do Café Etapas para a Certificação do Café: Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) Norma Técnica Específica da Produção Integrada do Café Marcus Vinícius Martins M.Sc. em Agronomia Fiscal Federal Agropecuária

Leia mais

NUTRIÇÃO E SUSTENTABILIDADE. Luciana Dias de Oliveira CRN2 4498

NUTRIÇÃO E SUSTENTABILIDADE. Luciana Dias de Oliveira CRN2 4498 NUTRIÇÃO E SUSTENTABILIDADE Luciana Dias de Oliveira CRN2 4498 O que é SUSTENTABILIDADE? Como aliar SUSTENTABILIDADE e NUTRIÇÃO? O que é sustentabilidade? Constituição Federal Art. 225. Todos têm o direito

Leia mais

FOLDER PRODUÇÃO INTEGRADA DE ARROZ IRRIGADO. Produção Integrada de Arroz Irrigado

FOLDER PRODUÇÃO INTEGRADA DE ARROZ IRRIGADO. Produção Integrada de Arroz Irrigado FOLDER PRODUÇÃO INTEGRADA DE ARROZ IRRIGADO Produção Integrada de Arroz Irrigado O que é a Produção Integrada de Arroz Irrigado? A Produção Integrada é definida como um sistema de produção agrícola de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jaboticabal

Prefeitura Municipal de Jaboticabal LEI Nº 4.715, DE 22 DE SETEMBRO DE 2015 Institui a Política Municipal de estímulo à produção e ao consumo sustentáveis. RAUL JOSÉ SILVA GIRIO, Prefeito Municipal de Jaboticabal, Estado de São Paulo, no

Leia mais

Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos

Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos Consideram-se resíduos sólidos como sendo rejeitos resultantes das diversas atividades humanas. Podem ser de diversas origens: industrial, doméstica, hospitalar,

Leia mais

Café Sustentável. Riqueza do Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento CAPA. MA-0005-Cafe_sustentavel_200x200_NOVO.

Café Sustentável. Riqueza do Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento CAPA. MA-0005-Cafe_sustentavel_200x200_NOVO. 12 MA-0005-Cafe_sustentavel_200x200_NOVO.indd 12-1 CAPA 1 30.10.09 16:08:10 Data (M/D/A): 10/30/09 Contato: (61) 3344-8502 Formato (F): 200x200 mm Formato (A): 400x200 mm Data (M/D/A): 10/30/09 Ministério

Leia mais

Agricultura fortalecida: futuro sustentável do planeta.

Agricultura fortalecida: futuro sustentável do planeta. ANDEF Sustentabilidade Agricultura fortalecida: futuro sustentável do planeta. Na visão da ANDEF e suas indústrias associadas, a capacidade humana de inovar e desenvolver tecnologias é condição essencial

Leia mais

REGULAMENTO XIII PRÊMIO MÉRITO FITOSSANITÁRIO COOPERATIVAS 2009

REGULAMENTO XIII PRÊMIO MÉRITO FITOSSANITÁRIO COOPERATIVAS 2009 REGULAMENTO XIII PRÊMIO MÉRITO FITOSSANITÁRIO COOPERATIVAS 2009 1. Apresentação O Prêmio Mérito Fitossanitário é o reconhecimento ações de responsabilidade social e ambiental das indústrias de defensivos

Leia mais

Legislação Anterior Novo Código Florestal Avanços

Legislação Anterior Novo Código Florestal Avanços A APP era computada a partir das margens de rio ou cursos d água, pelo nível mais alto do período de cheia. Várzeas eram consideradas parte dos rios ou cursos d água, porque são inundadas durante o período

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA EXECUÇÃO DO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA MAPA x ABRAS

PLANO DE AÇÃO PARA EXECUÇÃO DO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA MAPA x ABRAS PLANO DE AÇÃO PARA EXECUÇÃO DO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA MAPA x ABRAS Rosilene Ferreira Souto Luzia Souza Setembro 2014 Parceria Institucional com foco na rastreabilidade Acordo de Cooperação entre

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

ecoturismo ou turismo. As faixas de APP que o proprietário será obrigado a recompor serão definidas de acordo com o tamanho da propriedade.

ecoturismo ou turismo. As faixas de APP que o proprietário será obrigado a recompor serão definidas de acordo com o tamanho da propriedade. São as áreas protegidas da propriedade. Elas não podem ser desmatadas e por isso são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APPs). São as faixas nas margens de rios, lagoas, nascentes, encostas

Leia mais

Tipos de Sistema de Produção

Tipos de Sistema de Produção Tipos de Sistema de Produção Os sistemas de cultura dominantes conjunto de plantas cultivadas, forma como estas se associam e técnicas utilizadas no seu cultivo apresentam grandes contrastes entre o Norte

Leia mais

PRÊMIO SETCESP DE SUSTENTABILIDADE REGULAMENTO

PRÊMIO SETCESP DE SUSTENTABILIDADE REGULAMENTO PRÊMIO SETCESP DE SUSTENTABILIDADE REGULAMENTO A palavra SUTENTABILIDADE, derivada de sustentável tem origem no latim "sustentare", que significa sustentar, apoiar, conservar. O conceito de sustentabilidade

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL SEBRAE - SP

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL SEBRAE - SP PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL SEBRAE - SP DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

Curso Agenda 21. Resumo da Agenda 21. Seção I - DIMENSÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS

Curso Agenda 21. Resumo da Agenda 21. Seção I - DIMENSÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS Resumo da Agenda 21 CAPÍTULO 1 - Preâmbulo Seção I - DIMENSÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS CAPÍTULO 2 - Cooperação internacional para acelerar o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento e políticas

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental

Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental 1.CURSOS COM ÊNFASE EM : Gestão Ambiental de Empresas 2. CONCEPÇÃO DOS CURSOS: O Brasil possui a maior reserva ecológica do planeta sendo o número um em

Leia mais

1156 Pesquisa e Desenvolvimento para a Competitividade e Sustentabilidade do Agronegócio

1156 Pesquisa e Desenvolvimento para a Competitividade e Sustentabilidade do Agronegócio Programa úmero de Ações 8 1156 Pesquisa e Desenvolvimento para a Competitividade e Sustentabilidade do Agronegócio Objetivo Indicador(es) Incrementar a base de conhecimentos científicos e tecnológicos

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

Levantamento Sócioambiental do Município de Vera Cruz do. Loana B. dos Santos, Daniela Mondardo, Luciane Luvizon, Patrícia P.

Levantamento Sócioambiental do Município de Vera Cruz do. Loana B. dos Santos, Daniela Mondardo, Luciane Luvizon, Patrícia P. Levantamento Sócioambiental do Município de Vera Cruz do Oeste PR Loana B. dos Santos, Daniela Mondardo, Luciane Luvizon, Patrícia P. Bellon, Cristiane C. Meinerz, Paulo S. R. Oliveira INTRODUÇÃO Nestes

Leia mais

O processo de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas

O processo de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas O processo de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas O inpev - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - é uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria

Leia mais

Exemplos de políticas de compra responsável para produtos florestais. Exemplo 1

Exemplos de políticas de compra responsável para produtos florestais. Exemplo 1 Exemplos de políticas de compra responsável para produtos florestais Exemplo 1 Política de compra responsável produtos florestais Esta organização tem compromisso com a compra responsável de produtos florestais.

Leia mais

Crescimento global da consciência socioambiental

Crescimento global da consciência socioambiental Programa de Sustentabilidade Bunge 1. Contextualização Crescimento global da consciência socioambiental Sociedade Importância do tema Estruturação e articulação das entidades civis Pressões comerciais

Leia mais

CONSULTA SOBRE O PLANO CONJUNTO BNDES/FINEP PARA DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA QUÍMICA PADIQ

CONSULTA SOBRE O PLANO CONJUNTO BNDES/FINEP PARA DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA QUÍMICA PADIQ CONSULTA SOBRE O PLANO CONJUNTO BNDES/FINEP PARA DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA QUÍMICA PADIQ I - Objetivos do PADIQ O Plano Conjunto BNDES-FINEP de Apoio à Diversificação e Inovação da Indústria

Leia mais

Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil): Norma Técnica Específica da Produção Integrada do Café

Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil): Norma Técnica Específica da Produção Integrada do Café Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil): Norma Técnica Específica da Produção Integrada do Café Marcus Vinícius Martins M.Sc. em Agronomia Coordenador de Produção Integrada da Cadeia Agrícola Secretaria

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS LCF-1581

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS LCF-1581 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS LCF-1581 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas Trabalho final: Projeto de adequação

Leia mais

Mobilização - construir parcerias e articulações integradas às dimensões ambientais: social, cultural e econômica.

Mobilização - construir parcerias e articulações integradas às dimensões ambientais: social, cultural e econômica. MISSÃO Desenvolver e implantar projetos que tenham como foco a geração de benefícios para o Planeta, provocando modificações conscientes, tanto no campo das ciências, quanto das atividades humanas. PRINCÍPIOS

Leia mais

Módulo fiscal em Hectares 20 10 16 12

Módulo fiscal em Hectares 20 10 16 12 CÓDIGO FLORESTAL COMO SE REGULARIZAR O QUE É CÓDIGO FLORESTAL? O Código é uma lei que estabelece limites e obrigações no uso da propriedade,, que deve respeitar a vegetação existente na terra, considerada

Leia mais

Agronegócios: conceitos e dimensões. Prof. Paulo Medeiros

Agronegócios: conceitos e dimensões. Prof. Paulo Medeiros Agronegócios: conceitos e dimensões Prof. Paulo Medeiros Agricultura e Agronegócios Durante milhares de anos, as atividades agropecuárias sobreviveram de forma muito extrativista, retirando o que natureza

Leia mais

Regulamento do projeto "50 Telhados"

Regulamento do projeto 50 Telhados Regulamento do projeto "50 Telhados" Iniciativa Fevereiro de 2014 Sumário 1. Contextualização... 3 2. Missão do projeto 50 Telhados... 3 3. Objetivo... 3 3.1. Pequenas cidades... 3 4. Benefícios para empresas/clientes/cidades

Leia mais

PRODUTOR ORGÂNICO: PARCEIRO DA NATUREZA NA PROMOÇÃO DA VIDA

PRODUTOR ORGÂNICO: PARCEIRO DA NATUREZA NA PROMOÇÃO DA VIDA PRODUTOR ORGÂNICO: PARCEIRO DA NATUREZA NA PROMOÇÃO DA VIDA A natureza trabalha o tempo todo para promover a Vida. Podemos notar isso facilmente observando o que se passa à nossa volta, com plantas nascendo

Leia mais

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 1. APRESENTAÇÃO Com o intuito de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira de

Leia mais

REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli)

REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli) 1 REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli) Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo sugerindo à Agência Nacional de Águas que determine às empresas concessionárias deste serviço a divulgação em suas

Leia mais

CLIPPING De 05 de maio de 2015

CLIPPING De 05 de maio de 2015 CLIPPING De 05 de maio de 2015 VEÍCULO EDITORIA DATA 2 3 VEÍCULO DATA 04/05/2015 Cultivares do IPA contam com proteção de direitos de propriedade intelectual A Tomate Ferraz IPA 8 será a primeira cultivar,

Leia mais

25/06/2015 PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Câmpus de Jaboticabal DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO. Sinonímias: Agrotóxicos

25/06/2015 PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Câmpus de Jaboticabal DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO. Sinonímias: Agrotóxicos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Câmpus de Jaboticabal Depto. Fitossanidade Tecnologia de Aplicação Introdução Cultivo de plantas graníferas (culturas anuais) na safra 2014/15: Área de 57,21 milhões de ha

Leia mais

As Principais Fontes De Energia Presentes No Mundo

As Principais Fontes De Energia Presentes No Mundo As Principais Fontes De Energia Presentes No Mundo INTRODUÇÃO: Desde a pré-história o homem vem se utilizando de diversas fortes e formas de energia, para suprir suas necessidades energéticas, por isso,

Leia mais

EVOLUÇÃO DO CONSUMO DE AGROTOXICOS NO BRASIL 2003-2007

EVOLUÇÃO DO CONSUMO DE AGROTOXICOS NO BRASIL 2003-2007 EVOLUÇÃO DO CONSUMO DE AGROTOXICOS NO BRASIL 2003-2007 Resumo com base em dados publicados pela Andef- Associação Nacional das Empresas de Defensivos Agrícolas (ORGANIZADOS pelo Diretor executivo da ANDEF

Leia mais

etanol questões para a sustentabilidade

etanol questões para a sustentabilidade etanol questões para a sustentabilidade Ocupação de biomas ameaçados Áreas de atenção especial Monocultura Impactos sobre biodiversidade (positivos se deslocar pastos e grãos) Deslocamento de outras culturas

Leia mais

SEGURANÇA DO APLICADOR DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS

SEGURANÇA DO APLICADOR DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA SEMINÁRIO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA I SEGURANÇA DO APLICADOR

Leia mais

Cartilha Agronegócio Sustentável

Cartilha Agronegócio Sustentável Cartilha Agronegócio Sustentável Agronegócio Sustentável A melhor maneira de pensar o seu negócio OAgronegócio é uma atividade fundamental para a economia brasileira. Tem grande participação no PIB do

Leia mais

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira 2014 EMPRESAS ASSOCIADAS ABIOVE Quais os números da SOJA BRASILEIRA? É a principal cultura agrícola do Brasil - 30 milhões de ha; O Brasil

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA SDA/SDC/ANVISA/IBAMA Nº 1, DE 24 DE MAIO DE 2011.

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA SDA/SDC/ANVISA/IBAMA Nº 1, DE 24 DE MAIO DE 2011. INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA SDA/SDC/ANVISA/IBAMA Nº 1, DE 24 DE MAIO DE 2011. O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA, o SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

ACORDO-QUADRO SOBRE MEIO AMBIENTE DO MERCOSUL

ACORDO-QUADRO SOBRE MEIO AMBIENTE DO MERCOSUL MERCOSUL/CMC/DEC. N o 02/01 ACORDO-QUADRO SOBRE MEIO AMBIENTE DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Resolução N o 38/95 do Grupo Mercado Comum e a Recomendação

Leia mais

O selo verde garante que o produto respeita rios e nascentes

O selo verde garante que o produto respeita rios e nascentes O selo verde garante que o produto respeita rios e nascentes Secretária executiva do FSC, ONG que gerencia a principal certificação de florestas, diz que o desafio agora é ampliar atuação na Mata Atlântica

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO

CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO Por que é importante dar preferência aos produtos orgânicos? Os sistemas de produção orgânica se baseiam em princípios da agroecologia e, portanto, buscam

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO. O IFFarroupilha, em seus cursos, prioriza a formação de profissionais que:

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO. O IFFarroupilha, em seus cursos, prioriza a formação de profissionais que: PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO O IFFarroupilha, em seus cursos, prioriza a formação de profissionais que: Tenham competência técnica e tecnológica em sua área de atuação; Sejam capazes de se inserir no

Leia mais

10 ANOS. Conte até 10 e saiba por quê.

10 ANOS. Conte até 10 e saiba por quê. 10 ANOS O Programa de Aquisição de Alimentos completou dez anos. Instituído pela Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003, o PAA tem se consolidado como um instrumento de estímulo à organização produtiva e

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

Especialização em Direito Ambiental. 3. As principais funções das matas ciliares são:

Especialização em Direito Ambiental. 3. As principais funções das matas ciliares são: Pedro da Cunha Barbosa. Especialização em Direito Ambiental. Área do conhecimento jurídico que estuda as relações entre o homem e a natureza, é um ramo do direito diferenciado em suas especificidades e,

Leia mais

Princípios e Critérios para Biocombustíveis Sustentáveis. Eduardo Trevisan Gonçalves Imaflora

Princípios e Critérios para Biocombustíveis Sustentáveis. Eduardo Trevisan Gonçalves Imaflora Princípios e Critérios para Biocombustíveis Sustentáveis Eduardo Trevisan Gonçalves Imaflora IMAFLORA O IMAFLORA - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, é uma entidade não governamental,

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL Reciclagem e Valorizaçã ção o de Resíduos Sólidos S - Meio Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO S O PAULO "PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, o CEMPRE se dedica à promoção

Leia mais

Manual de Elaboração dos Memoriais. Participação no 13º Prêmio Mérito Fitossanitário

Manual de Elaboração dos Memoriais. Participação no 13º Prêmio Mérito Fitossanitário Manual de Elaboração dos Memoriais Participação no 13º Prêmio Mérito Fitossanitário Departamento Técnico Setembro de 2009 O que é o Prêmio Mérito Fitossanitário (PMF) O Prêmio Mérito Fitossanitário é o

Leia mais

Agricultura de Baixo Carbono e Bioenergia. Heitor Cantarella FAPESP: Programa BIOEN & Instituto Agronômico de Campinas(IAC)

Agricultura de Baixo Carbono e Bioenergia. Heitor Cantarella FAPESP: Programa BIOEN & Instituto Agronômico de Campinas(IAC) Agricultura de Baixo Carbono e Bioenergia Heitor Cantarella FAPESP: Programa BIOEN & Instituto Agronômico de Campinas(IAC) Bioenergia: energia renovável recicla o CO 2 E + CO 2 + H 2 O CO 2 + H 2 O Fotossíntese

Leia mais

ALVES 1,1, Paulo Roberto Rodrigues BATISTA 1,2, Jacinto de Luna SOUZA 1,3, Mileny dos Santos

ALVES 1,1, Paulo Roberto Rodrigues BATISTA 1,2, Jacinto de Luna SOUZA 1,3, Mileny dos Santos DIFUSÃO DA TECNOLOGIA DE CONTROLE BIOLÓGICO DE INSETOS - PRAGAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE AREIA - PB ALVES 1,1, Paulo Roberto Rodrigues

Leia mais

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente 1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS Eu um ser no ambiente Higiene Corporal Os cinco sentidos Corpo humano Perceber a importância do cuidado com o corpo, da vacinação e da prevenção de acidentes.

Leia mais

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas.

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas. 1. OBJETIVOS Estabelecer diretrizes que norteiem as ações das Empresas Eletrobras quanto à promoção do desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social,

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL. Profª: Cristiane M. Zanini

GESTÃO AMBIENTAL. Profª: Cristiane M. Zanini GESTÃO AMBIENTAL Profª: Cristiane M. Zanini Afinal, O que é Gestão Ambiental? A novíssima área de conhecimento e trabalho intitulada "Gestão Ambiental" vem causando muita confusão entre os especialistas

Leia mais

PRODUTO ORGÂNICO. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

PRODUTO ORGÂNICO. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento PRODUTO ORGÂNICO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 2009 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta

Leia mais

ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIXOS, PROG

ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIXOS, PROG ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIXOS, PROG EIXOS E PROGRAMAS EIXO 1 - Uso sustentável dos recursos naturais Programa de fortalecimento do sistema de gestão ambiental Programa de formação e manutenção

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento D.O.U. Nº 225, sexta-feira, 24 de novembro de 2006. Pág. 10 SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 65, DE 21 DE NOVEMBRO

Leia mais

Política Ambiental das Empresas Eletrobras

Política Ambiental das Empresas Eletrobras Política Ambiental das Empresas Eletrobras Versão 2.0 16/05/2013 Sumário 1 Objetivo... 3 2 Princípios... 3 3 Diretrizes... 3 3.1 Diretrizes Gerais... 3 3.1.1 Articulação Interna... 3 3.1.2 Articulação

Leia mais

Carlos Massaru Watanabe/ Marcos Gennaro Engenheiros Agrônomos

Carlos Massaru Watanabe/ Marcos Gennaro Engenheiros Agrônomos DEDETIZAÇÃO Carlos Massaru Watanabe/ Marcos Gennaro Engenheiros Agrônomos TRATAMENTO DOMISSANITARIO: MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS Carlos Massaru Watanabe Engenheiro Agrônomo Pragas Interesse Agrícola Interesse

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA Política Nacional de Resíduos Sólidos Instituída pela Lei 12.305/2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, após 21 anos de tramitação no Congresso nacional Tem interação

Leia mais

PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012

PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012 PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012 1. APRESENTAÇÃO Com o objetivo de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira

Leia mais

DICAS PRÁTICAS PARA O CONSUMO CONSCIENTE

DICAS PRÁTICAS PARA O CONSUMO CONSCIENTE DICAS PRÁTICAS PARA O CONSUMO CONSCIENTE VOTE COM O SEU DINHEIRO Investigue quais marcas e lojas buscam reduzir as emissões de carbono, tratam dignamente seus fornecedores e são socioambientalmente responsáveis.

Leia mais

Dia Nacional da Prevenção

Dia Nacional da Prevenção Relatório da Organização Internacional do Trabalho A proteção dos trabalhadores e do meio ambiente Este relatório da celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2014 analisa a situação atual

Leia mais

CAPÍTULO I Seção I Da Exigência e do Uso da PTV

CAPÍTULO I Seção I Da Exigência e do Uso da PTV INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 37, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2006 (Revogada pela IN 54, de 04/Dez/2007) O MINISTRO DE ESTADO, INTERINO, DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere

Leia mais

Recursos Genéticos brasileiros. Derly José Henriques da Silva Professor do Departamento de Fitotecnia Universidade Federal de Viçosa

Recursos Genéticos brasileiros. Derly José Henriques da Silva Professor do Departamento de Fitotecnia Universidade Federal de Viçosa Recursos Genéticos brasileiros Derly José Henriques da Silva Professor do Departamento de Fitotecnia Universidade Federal de Viçosa Acesso aos recursos genéticos (antes da CDB ECO - RIO 1992) recursos

Leia mais

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Forest Stewardship Council FSC Brasil

Forest Stewardship Council FSC Brasil São Paulo, 19 de dezembro de 2014. Edital de convocação Candidatura para Grupo Consultivo Nacional de Manejo Integrado de Pragas (GCNMIP) O Conselho Brasileiro de Manejo Florestal FSC Brasil, é uma organização

Leia mais

Resolução SMA - 44, de 30-6-2008 Define critérios e procedimentos para a implantação de Sistemas Agroflorestais

Resolução SMA - 44, de 30-6-2008 Define critérios e procedimentos para a implantação de Sistemas Agroflorestais Resolução SMA - 44, de 30-6-2008 Define critérios e procedimentos para a implantação de Sistemas Agroflorestais O Secretário do Meio Ambiente, considerando: A necessidade de regulamentação da utilização

Leia mais

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira. Campo Grande, 11/04/2013

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira. Campo Grande, 11/04/2013 Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Campo Grande, 11/04/2013 Organizadores Parceiros UFV LINHAS DE AÇÃO I. Qualidade de vida no trabalho II. Melhores práticas de produção

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAPEJARA SECRETARIA DE AGRICULATURA E MEIO AMBIENTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAPEJARA SECRETARIA DE AGRICULATURA E MEIO AMBIENTE PREFEITURA MUNICIPAL DE TAPEJARA SECRETARIA DE AGRICULATURA E MEIO AMBIENTE AUDIÊNCIA PÚBLICA - ESTUDOS TÉCNICOS MACRODRENAGEM E APP S EM ÁREAS URBANA CONSOLIDADA PROPOSTA DE CONDICIONANTES E RESTRIÇÕES

Leia mais

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM GESTÃO AMBIENTAL

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM GESTÃO AMBIENTAL Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM GESTÃO AMBIENTAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração Empresarial Meio Ambiente. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo

Leia mais

Agrotóxicos Adjuvantes e Produtos Afins. Autor: Douglas Fernando Ferrari Auditor em Saúde e Segurança do Trabalho IAS/ABNT.

Agrotóxicos Adjuvantes e Produtos Afins. Autor: Douglas Fernando Ferrari Auditor em Saúde e Segurança do Trabalho IAS/ABNT. Agrotóxicos Adjuvantes e Produtos Afins Autor: Douglas Fernando Ferrari Auditor em Saúde e Segurança do Trabalho IAS/ABNT. AGROTÓXICOS DEFINIÇÃO: Agrotóxicos são produtos químicos utilizados para combater

Leia mais

A necessidade do profissional em projetos de recuperação de áreas degradadas

A necessidade do profissional em projetos de recuperação de áreas degradadas A necessidade do profissional em projetos de recuperação de áreas degradadas Moacyr Bernardino Dias-Filho Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA www.diasfilho.com.br Conceito

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia PRGRA Pró-Reitoria de Graduação DIRPS Diretoria de Processos Seletivos

Universidade Federal de Uberlândia PRGRA Pró-Reitoria de Graduação DIRPS Diretoria de Processos Seletivos GEOGRAFIA Gabarito Final - Questão 1 A) Dentre os fatores que justificam a expansão da cana-de-açúcar no Brasil, destacam-se: Aumento da importância do álcool ou etanol na matriz energética brasileira;

Leia mais

Regulamento do projeto "50 Telhados"

Regulamento do projeto 50 Telhados Regulamento do projeto "50 Telhados" Iniciativa Novembro de 2013 Sumário 1. Contextualização... 3 2. Missão do projeto 50 Telhados... 3 3. Objetivo... 3 4. Benefícios para empresas/clientes/cidades participantes...

Leia mais

Produção e consumo sustentáveis

Produção e consumo sustentáveis Produção e consumo sustentáveis Fernanda Capdeville Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis DPCS Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental - SAIC 14 Plenária do Fórum Governamental

Leia mais

Saiba mais sobre o Novo Código Florestal Brasileiro e o CAR COLADO NA CAPA

Saiba mais sobre o Novo Código Florestal Brasileiro e o CAR COLADO NA CAPA Saiba mais sobre o Novo Código Florestal Brasileiro e o CAR COLADO NA CAPA Índice O que o agricultor brasileiro deve saber sobre o Novo Código Florestal?...1 Começando a regularizar o imóvel rural...2

Leia mais

FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ENSINO INOVADOR

FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ENSINO INOVADOR FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ENSINO INOVADOR Título do Projeto: Fruticultura: Tecnologias para a fruticultura regional. Unidade(s) de aprendizagem ou disciplina de referência: Fruticultura

Leia mais

CONSERVADOR DAS ÁGUAS LEI MUNICIPAL 2.100/2005

CONSERVADOR DAS ÁGUAS LEI MUNICIPAL 2.100/2005 CONSERVADOR DAS ÁGUAS LEI MUNICIPAL 2.100/2005 EXTREMA EXTREMO SUL DE MINAS. SERRA DA MANTIQUEIRA. 480 KM BH E 100 KM DA CIDADE DE SP. POPULAÇÃO 24.800 HABITANTES. CONTINUIDADE ADMINISTRATIVA DE 20 ANOS

Leia mais

Apartamentos, Casas e Terrenos.

Apartamentos, Casas e Terrenos. A Urbanização que de planejamento e sustentabilidade. A Riviera de São Lourenço é uma referência mundial em desenvolvimento urbano sustentável. Seu Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela norma ISO

Leia mais

Porque é assim que a vida deve ser.

Porque é assim que a vida deve ser. A Urbanização que de planejamento e sustentabilidade. A Riviera de São Lourenço é uma referência mundial em desenvolvimento urbano sustentável. Seu Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela norma ISO

Leia mais

Histórico. Decreto 7.029/2009 (Decreto Mais Ambiente) Lei Federal 12.651/2012 Decreto 7.830/2012

Histórico. Decreto 7.029/2009 (Decreto Mais Ambiente) Lei Federal 12.651/2012 Decreto 7.830/2012 Histórico Decreto 7.029/2009 (Decreto Mais Ambiente) Lei Federal 12.651/2012 Decreto 7.830/2012 É criado o Cadastro Ambiental Rural - CAR, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 Disciplina a profissão de Agroecólogo. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º É requisito mínimo para o exercício da função profissional de Agroecólogo a comprovação

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI N o 6.036, DE 2013 Dispõe sobre a restrição do uso de agentes aromatizantes ou flavorizantes em bebidas alcoólicas e da outras providências. Autora:

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE 118 IABAS Relatório de Gestão Rio de Janeiro 2010/2011/2012 Programa de Sustentabilidade nas Unidades de Saúde O Programa de Sustentabilidade promove

Leia mais